sou chamada de japonesa no Brasil e brasileira no japão... Isso quando não me chamam de gaijin... japoneses não gostam de estrangeiros mas acham que tem mais que o direito de usufruir o que o exterior tem pra oferecer. Eles não querem estrangeiros no japão mas querem sempre ser os melhores do mundo... como assim????... japoneses ir pro país dos outros e ainda querer ser melhor que eles na casa deles... é muita ousadia... mas o contrário eles não aceitam... que nome se dá pra isso:??
Perfeito seu comentário, obrigado. Eu não tinha ideia que uma pessoa de descendência japonesa ser chamada assim de "japonês" ou "japa" no Brasil era difícil para a pessoa ouvir....esses dias li uma atriz que se pronunciou a respeito.....Você se incomoda quando se dirigem à vc aqui assim ? Vc corrige a pessoa ?
@@josuelpedro654 não é essa a questão e sim que descendentes de japoneses parece não terem lugar proprio, porque no Brasil são considerados estrangeiros "japoneses", ai vão para o Japão e tb não são acolhidos e são tb chamados de brasileiros, estrangeiros... o cara descende de japones ja é a terceira ou quarta geração ele quer ser chamado do que ele é, um brasileiro.
Eu entrei no mercado com uma sacola de outro mercado - sou branca. Mostrei pro vigilante - negro - e pedi pra ele passar o durex que tem na entrada e o selo, pra não levantar suspeita. Ele sorriu e disse pra eu não me preocupar. Achei simpático, ter confiança nos clientes. Nisso, entrou uma moça negra com uma bolsa de couro com tampa, que estava fechada. Ele saiu falando comigo, foi atrás dela mandando ela voltar pra selar a bolsa de couro que já estava fechada com tampa. Aquilo doeu na minha alma.
@@juliodasilva6681 Sim, o pessoal acha ou insinua que negro é racista com negro. Mas geralmente essas ordens vem de cima. Isso quando a maioria não passa por tanta discriminação que reproduz aquilo que vive.
Meu esposo tem seus filhos do primeiro casamento , bem!!! Quando engravidei , um filho dele falou ( eles são americanos ). Eu sou brasileira branca , mas meus cabelos são ondulados castanhos . E o filho do meu esposo falou: será que o menino vai ser marrom? E a mãe do meu esposo olhou pra meu filho e disse: “ ele não parece da família. 🙄 senti preconceito na pele e meu filho é mais loiro que os netos do meu marido . E aqui nos Estados Unidos quase apanhei de um moreno só pq dei tchau para filhinha dele e achou que eu tinha tocado . Aqui tb amigo já sofri muitos preconceitos . Por sinal nos aniversários do meu filho eles nunca vem, tudo me deixou mal, mas quando visitam a gente eu trato muito bem ( a família dele) mas tb não visito nenhum deles mais . Aqui o preconceito corre de todos os lados, dos brancos, loiros, dos morenos americanos . E como vc falou: “… alguns brasileiro tem um coração alegre do bem, infelizmente não são todos, (conheci uns brasileiros aqui esnobes demais 🤢). Aprendi a focar só em Jesus!!🙏
Muito obrigado pelo seu depoimento, Anne.....realmente nunca morei nos EUA ( no futuro eu vou!) , apenas visitei muitas cidades, mas imagino como vc deva sentir isso diariamente, de diferentes formas.....
infelizmente existe esses tipo de pessoas , e o que é pior eles passam isso para as criança por isso a pergunta de uma delas , e na cultura americana eles não pegam nem bsj bebê ou crianças de outra pessoa SÓ a família .no Brasil quando estamos em algum lugar agente pega o bebê no colo brinca e até da bsj mesmo não conhecendo direito , se fosse eu nem tchau dv
Americano é um povo impressionante, pra tudo, literalmente tudo eles acham um motivo pra te taxar ou te denominar. Os caras não conseguem tratar as pessoas como simples pessoas, tudo é latino, negro, asiático, branco e etc... Um exemplo pra mim é essa nomenclatura branco caucasiano, cara, se não fosse por ver temas assim na internet eu jamais saberia o que significaria, mas lá eles fazem questão de deixar isso bem claro. Parece até piada. Pra tudo tem que ter uma nomenclatura e um estereótipo.
Que ódio!! Me relacionei com um chinês (conseguiu um comércio aqui e tem uma condição financeira melhor que a minha) e simplesmente descobri que ele me escondia da família há meses por ser brasileira, a mãe dele me odiaria por ser brasileira e ele disse que ela diria pra tomar cuidado comigo porque temos fama de preguiçosos, interesseiros e malandros (isso mesmo, ladrões), eu chorei copiosamente na frente dele quando ele me disse porque não podia continuar comigo... REVOLTANTE!
Nossa, Lillium....q coisa horrível. Não posso nem imaginar o que vc sentiu. Como é que a mãe dele foi deixar o cara vir trabalhar e morar logo aqui, então ? Achou que ele não ia conhecer ninguém interessante ?
@@atlas7097 Uau, que legal esse pensamento bosta, sendo assim eu poderia taxar ele de coisas bem ruins específicas da China? Não né? Pois é. Eu fui humilhada por ele como indivíduo, não foi somente isso que ele falou, obviamente, não vou por tudo né mas foi discriminação somente por eu ser brasileira e não uma pessoa ruim.
@@diegoeascoisasdomundo Exatamente, triste isso, imagino como tenha se sentido durante todo o vídeo por isso comentei minha experiência. Horrível essas coisas!
@@ItaMochiMochi @Lillium bom, em partes sim, não totalmente... mas não é atoa que o nosso país é afundado na corrupção, o que é inegável, ora... isso basicamente comprova que a maioria da população é corrupta (que se você preferir traduzir como preguiçoso, interesseiro e malandro, dá na mesma), afinal, o caos político é o reflexo do caos social ao qual nós mesmos somos responsáveis... preconceito? sim... mentira? nem tanto :v
No programa do 'What Would You Do ?' (Tem no RUclips), quando há essas situaçoes os americanos observam e se retiram, pq eles sabem que há determinados ambientes no país que são coniventes com essas praticas, não á toa o país é dividido com escolas/igrejas/universidades e etc. Se me permite dizer o seguinte, racism e injuria tb são praticadas como brincadeira, sarcasmo, ironia e vindo de americano, povo culturalmente fechado, é nitido que não foi brincadeira!
Concordo totalmente. E naquela cidade, St Louis, a questão racial como falei no vídeo é muito forte. Porém, como respondi agora em outro comentário, uma pessoa brasileira que mora nos EUA há 30 anos me escreveu para dizer que ela não viu o ocorrido como racismo.....cada um acaba interpretando de um jeito.
@@FuturoDeRedpillEhAlcoolismo E o futuro de casamento é galhada, filho de outro para cuidar, alcoolismo, solidão e suicídio. (A não ser que você encontre uma exceção.
@@carlosbarbosaads Quem tá falando desses assuntos aqui, maluco?? Vc viu alguém falando dessas coisas aqui no vídeo? Vai fazer uma terapia e desapega de mulher de uma vez! A gente tá falando de imigração, ninguém quer saber da tua choradeira de mgtow!
hahaha mas eu estava morto de fome, ia comer lá mesmo...se eu respondesse assim não ia dar pra fazer isso :) Aproveito para te falar que juntei o conteúdo desse canal aqui com um outro maior que eu já tinha, daí esse não vai ser mais atualizado. Lá continuarei falando desses temas, inclusive acabei de levar esse video daqui pra lá. É Diegocêntrico o nome do canal. Meu último video aqui explica isso e dá o link. ;)
@@diegoeascoisasdomundo entendo. Vc e que estava lá na hora né! Tb não posso afirmar que falaria o que acho que falaria né! Só estando lá para saber l.ok vou me inscrever no outro canal!
Olhe, eu sou português e vivo em Portugal. Não tendo mudado de cidade, comecei a sentir que passei a ser olhado de modo diferente pelos seguranças dos supermercados a partir do momento em que uma doença neurológica que tenho há muito começou a provocar-me uma notória deficiente motora dos membros inferiores e me obrigou a usar um par de canadianas. Ainda antes de usar canadianas, mas quando já andava torto, já tinha notado alguma coisa em esplanadas de praia onde eu ia e que também eram frequentadas por famílias de classe média média alta. É assim.
O complicado é que você não pode se sentir ofendido por nada hoje em dia, se não é "mimimi" ou "frescura" KKKKKKKKKKKKK Quem aceita, aceita, quem não, faz alguma coisa e não paga de cabaço otário.
@@diegoeascoisasdomundo Poh irmãozinho, é nóis!! Eu fico muito puto com tanta ignorância dessa galera, sempre tem um bando de sarnento que não perde a oportunidade em querer se achar melhor que o outro e faz uns comentários podres, ainda mais na internet terra sem lei né. Mas fica tranquilo meu amigo, quem tem bom senso e simpatiza com teu relato sabe que essa galerona falando asneira são gente de mente limitada, vivem num mundinho muito pequeno perto de quem entende a podridão de um ser humano com outro, ainda mais um desconhecido que se expressa através de uma "piada". Abraços e sucesso com teu canal, não se atenta muito a ignorância do povo, é bem desgastante.
Muito obrigado pelas palavras, espero q vc volte mais por aqui para poder dar sua opinião inteligente e embasada sobre outros temas.....vêm alguns polêmicos pela frente. Exemplo: vou falar do porte de armas no Brasil....
Sou pardo, sei que o preconceito existe e pior ainda quando parte de sua própria família. Por incrível que pareça eu não me lembro de episódios de racismo que aconteceram comigo até porque eu me preparei muito na vida para superar o preconceito de minha família e pra mim nada me abala. Entro em qualquer lugar, sempre sorridente e de cabeça erguida, me respeito, respeito a minha luta para chegar onde cheguei. Já viajei pra Europa, nunca percebi nada de anormal e foda-se meu dinheiro não tem cor rsrsrs Mas falando sério.... O preconceito dói na alma e só quem passou por isso entende de verdade o quanto é constrangedor até quando lembramos.
@@rogerio7546na eua é negócio é raça e origem, lá vc vai sofrer racismo de brancos e pretos. Latinos são bastardos mesmo os que parecem brancos, o filho do neymar por exemplo não é mais branco.
já passei por situações parecida e até pior, ficaria feliz se me pedisse desculpas. Entrei no supermercado pra resolver problema do cartão de crédito, cheguei cedo e o atendimento só iria funcionar 15 minutos depois, então comecei a circular vendo os preços do computador que iria comprar e percebi o segurança se aproximando e começou a mexer como se estivesse limpando e olhando sempre pra mim, aí foi pra outro lado e me acompanhava o segurança sempre fingindo limpar e organizar, quando deu tempo e começou o atendimento fui falar com atendente e só aí o segurança foi pra o posto dele, Acabei cancelando o cartão e não voltei mais a esse lugar, Me deixou triste.
Mas as vezes é só o trabalho do segurança, independente de quem fosse, pode ser que ele apenas estava checando por você passar um bom tempo circulando... Não se pode tirar uma conclusão precipitada se existem várias outras possibilidades.
É por isso que nunca tive curiosidade e nenhuma vontade de conhecer esse País eu sei que muitos Brasileiros sofrem preconceito aí principalmente os Mexicanos somos considerados uma Raça inferior aos olhos dos Americanos os indianos sofrerão nas mãos dos Britânicos so porque são Brancos acha que são melhores que nós os asiáticos eles chamam de povo amarelo e todos Brasileiros pra eles são índios ou negros pois sou morena dos cabelos cacheados não tenho inveja desses Americanos preconceituoso meu país e lindo tropical colorido gente de todas as raças que OBrasil abraça tenho orgulho da minha cor morena tropicana gostei do seu vídeo
"Tem dois caras correndo...um preto e um branco...Qual deles parece um ladrão?" Essa era uma piada corrente que eu ouvia nós anos 80 e 90...Hoje não se pode mais contar piadas assim, e segundo alguns, o mundo está chato e não se pode mais fazer piadas, que não tem nada de racista. Enfim, o fim da piada é que quando a pessoa responde que é o preto que parecia um ladrão, dizia-se "Não!, É o branco, pois o preto de fato é"...e todos gargalhavam, incluindo o preto no grupo. Ainda bem que o mundo ficou chato.
"Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45.6-7) Talvez a gente não esqueça, talvez seja nossa semelhança com o criador do mal, o deus.
Acho que aí a gente entende como as “brincadeiras” pesadas com negros, LGBTQI+ e mulheres no Brasil pesa. Quando se passa por uma situação de preconceito você perde o chão, porque você não fez nada pra merecer aquilo - exceto por características com as quais você nasceu e que não pode mudar. Só quem passou conhece, e quem não passou não entende como é pro outro. Por isso tantos homens brancos cis (e algumas mulheres brancas cis) acham legal o “politicamente incorreto” (outro nome pra pura grosseria) ou lembram com saudade dos anos 80 em que tinham uma falsa sensação de liberdade por poderem humilhar o outro com brincadeiras como quisessem - sem que eles próprios fossem alvo dessas brincadeiras e ofensas
Maravilhoso seu comentário, Felipe, e muito bem escrito. Isso mesmo. Por isso gravei o vídeo contando, levanto essa pergunta de que todos deveriam passar por isso pra sentir na pele o que é sofrer preconceito. E olha que menciono no relato que meu amigo negro ao meu lado nem se abalou, morando lá certamente ele está acostumado.....infelizmente. Vc viu meu vídeo aqui do canal que começa com o título "Não é mimimi" ?
Escutei uma piada sobre mulher e entrei em pânico, o pior foi que o cara percebeu e foi na minha direção, só recomendei um jogo (mindustry) e ele voltou, mesmo que eu não seja uma mulher aquilo me incomodou muito.
O racismo, a bem da verdade, demonstra fraqueza. Geralmente o "fraco" tende a lutar (atacar) ou fugir quando se sente ameaçado. Ao ver alguém diferente, o fraco tem que agir. Ele tem medo de perder algo que possui, seja o espaço, o posto, os bens, os títulos, etc. Isso também vale para a xenofobia.
Kkkk sim. Quandos os europeus subjulgaram países africanos e exprolaram o maximo possivel o seus povos ,sob a premissa que esses povos eram inferiores, estavam demonstrando fraqueza.
É bem isso mesmo. Principalmente quando racistas veem pessoas pretas frequentando lugares que são "exclusivos" de brancos. Tenho amigos pretos que só se sentem bem em algum ambiente quando veem outras pessoas pretas no local.
@@MariaCarvalho-ks5ix se forem pros EUA. .eles vão achar q são europeus ...aí vão dizer : NOSSA NÃO SABIA Q TINHA BRANCO NO BRASIL ....EU NÃO ACREDITO QUE VC É BRASILEIRO !!
E eu que entrei numa padaria e o atendente, me perguntou se eu era segurança, respondi que não, perguntou novamente se eu era manobrista, respondi que não. Daí ele respondeu que fez uma aposta quando eu entrei, com o colega, que eu seria uma das duas profissões. Ou seja o preto em um lugar com um padrão melhor, será sempre observado e especulado por idiotas... Independente da profissão, se a pessoa está consumindo. Merece o respeito dos donos e funcionários mal treinados.
Isso acontece comigo direto, quando vou a um supermercado ou loja as pessoas sempre me confundem com o repositor, atendente, segurança. Apesar de ter 32 anos tenho aparência de mais novo, sou pardo e bem magro. Um vez uma senhora chegou no supermercado e me perguntou se havia um tipo de produto, por educação tentei ajudar e como não consegui falei para ela que não sabia. Ela ficou toda nervosa colocou a mão na cintura e começou a falar alto ao melhor estilo barraqueira: Se você não sabe sou eu que tenho que saber então, será que vou ter que falar com quem para ter essa informação. Respondi: Não sei, talvez com alguém que trabalhe no supermercado. Ela ficou toda sem graça e começou a pedir desculpas. Foi hilário.
Lembrando q gostamos muito de apontar o dedo para outras nacionalidades, mas quando se trata de tratar com respeito venezuelano, haitiano as coisas mudam mto
Uma vez eu estava na França e eu e uma amiga fomos numa loja ver roupas.... o segurança ficou o tempo todo seguindo a gente achando que iríamos roubar algo.... sou branca, eu nunca tinha passado por aquilo, fiquei bem chateada.... imaginei como é ser negro e passar por isso quase todo dia quando entra em algum lugar, vai acabando com a autoestima da pessoa, pois o pouco que eu vivi já fiquei bem triste
@@diegoeascoisasdomundo mais isso está internalizado neles, mesmo sem querer acabam soltando essas" pérolas"...São " brincadeirinhas" de mal gosto na minha opinião...Você provavelmente percebeu a expressão corporal do cara, o olhar e etc...Portanto, provavelmente só você terá a capacidade de decodificar essa atitude. Infelizmente muitos irão dizer que é apenas um " Mi mi mi" , no entanto eu tenho um " pé atrás " com esse tipo de " brincadeirinhas"...
Eu estava bem te respondendo e o sistema do RUclips não te mandou a resposta.....vai ver porque vc estava editando seu comentário original junto comigo mandando o meu. :) Te respondo de novo aqui entao: Sim, percebi o olhar do cara pra mim na hora em que cheguei na porta do restaurante..Era óbvio que havia algo ali. E vc acrescentou no seu comentário exatamente o assunto que eu estava te falando....dá uma olhada num vídeo mais antigo aqui deste canal (ainda não levei pro canal maior, como este do racismo)....falo EXATAMENTE dessas brincadeirinhas de mau gosto.....o titulo começa com "Não é mimimi".
Moro em Pttisburgh, minha amiga casou. Com o cara de Utah ela é do Rio Grande do Sul loira dos olhos azuis, a mãe do cara brigou com ela disse que ela era latina (negra) que não era bem vinda na família dela a briga foi feia ela mora em outro estado hoje é a mãe e alguns parentes racista não aceitam ela de jeito nenhum .
Pessoas que não são alvos de qualquer tipo de preconceito dificilmente entendem isso. Obviamente que também há aqueles que possuem mais empatia. Mas esse negócio de piada é exatamente isso. A pessoa acha uma besteira pq não foi ele o ofendido e, também, pq ele jamais se sentiria ofendido por isso. Entender o racismo, sem ser negro, é uma questão de empatia, pq você não sabe o que é ver uma pessoa escondendo a bolsa quando você chega perto ou atravessar a rua em passos apreçados quando percebe que você tá do lado dela, preferindo a insegurança de ser atropelado ao "risco" de está perto de vc, até que essas coisas aconteçam com você. Então pra o seu amigo de NY isso foi apenas uma piada pq ele não consegue se ofender por isso. Mas xinga a mãe dele e diz que é uma piada pra você vê que ele não vai ficar bravo. Piada no c* dos outros é refresco.
É chato muito chato essa situação. Aqui em BH eu não gosto de entrar em lojas de chineses, eles sempre olham para gente como se fôssemos roubar. Teve uma vez que o dono ficou me encarando o tempo todo que estive na loja.
Já passei por situações parecidas também. Infelizmente eles sao tao roubados que hoje desconfiam até da sombra....é mais uma defesa, um amigo oriental me disse isso.
Assim , eu acredito que a seja a cultura deles , mais eles tão certo em não confiar em estranho o problema e o exagero do até o dono teve que andar com vc te vigiando aí e foda
@@caron-bilzerian8076 e complicado meu amigo. Mas estou na minha cidade no meu dia de folga é claro que vou andar mais a vontade ainda mais que aqui é muito calor. Acho que eles vieram para cá tem que procurar entender os aspectos da cultura local.
São por causa dessas situações que eles tem aquele jargão de que "esse é um país livre"... aqui no Brasil isso caberia até processo, já nos USA já é liberdade de expressão da forma deles. Para se viver nos USA uma das coisas mais importantes é saber como ter o sangue frio. Alguns nomes brasileiros que ficaram famosos no mundo conseguiram dar um pouco mais de luz para os americanos a respeito de nossas culturas. Por exemplo, já são mais pessoas que não pensam que falamos espanhol e que a capital do Brasil é Buenos Aires ou Rio de Janeiro. Nomes como os da família Gracie esclareceu isso para eles. Agora aí tem também o lance de imigrantes não terem direitos iguais aos nascidos no USA. Eles tem um patriotismo bem enraizado.
Perfeito. Obrigado pelo seu comentário. Só fico pensando se seria mesmo considerado "liberdade de expressão" pra eles, visto que no fim do vídeo (não sei se vc viu) comento que dois americanos da própria cidade onde ocorreu o fato consideraram a questão como racista e ficaram chocados.
@@diegoeascoisasdomundo Com certeza, os USA tem culturas bem diferenciadas dependendo da de cada região. No sul aqui do Brasil também tem uns lances assim... justamente por lá terem mais descendentes diretos dos europeus. Mas aí também tem uma maneira muito diferente de distinguir raças. Eu não sabia que eles consideram algumas nacionalidades como raça. Tipo, italiano... tem pessoas que colocam italiano como etnia. Assim como os brasileiros são latinos para os americanos, branco para os hispanos, e "white cracker" para os negros americanos. "White Cracker" é uma expressão para brancos inferiores, ou brancos pobres. E os que nos consideram latinos não é por causa da etnia mas por causa do idioma derivar do latin. É muito louco isso.
Eu já tinha ouvido "White Trash" para caucasianos (no caso os americanos brancos) pobres ou mal educados...."White Cracker" não conhecia. Eu gosto de conhecer lugares do mundo que a maioria das pessoas não tem interesse em ir, como no caso dos EUA esse fato do vídeo aconteceu em St. Louis, onde a imensa maioria dos brasileiros não vai. Gosto de explorar o que poucos conhecem e ter contato com o país "real", fora das cidades e pontos turísticos. Obrigado pelo seu comentário, Karlos, dá pra ver que vc é um cara inteligente e que gosta do bom debate. Espero saber mais das suas opiniões em temas e vídeos futuros.
@Malu di Presley Não se trata de superioridade, mas de cultura. No Brasil, depois que teve a lei áurea, os negros e brancos se misturaram, lá eles se auto segregaram por vontade própria. E em muitas regiões, se mantém assim até hoje. E também é o país que mais tem imigrantes no mundo, nas décadas de 40 - 50 vieram grupos de italianos, chineses, russos, latinos, árabes, etc... Então pelo convívio direto, os americanos tem comunidades do mundo todo dentro dos USA. E isso que causou esse desinteresse de querer saber onde ficam cada país do mundo. É parecido quando aqui no Brasil eles perguntam se o estado do Acre existe. A gente tem uma ideia de como seja mas teríamos que pesquisar ou ir pra lá pra saber como é. Agora se falar de São Paulo, a gente já sabe de cor de tanto que se fala.
@Malu di Presley eles não interpretam como guerra. Lá, depois da abolição, os negros se mudaram em massa para determinados bairros e até cidades, como o bairro do Bronx NY. E até hoje eles não são fãs de brancos e latinos circulando por lá. No Brasil eles se misturaram, era comum achar brancos em roda de samba num morro do RJ. Agora nos USA eles se separaram culturalmente. Preste atenção nas séries como um maluco no pedaço, eu a patroa e as crianças. Você vê que os personagens sempre tem namoradas/os da mesma etnia. A gente aqui se choca porque somos acostumados com a cultura do Brasil. Mas o mundo tem várias e várias outras bem diferentes daqui.
Aí já não tem nada a ver com racismo tem a ver com preconceito. Racismo está direcionado a uma etnia. O racismo acaba no dia que as pessoas entenderem que todas as etnias pertencem a uma só raça, a humana.
Em Miami meu amigo entrou em uma loja e perguntou ao lojista o preço de um equipamento eletrônico, o americano olhou ele de cima abaixo, não respondeu e chamou um mexicano para atender.
Aqui em Berlim vc poderia passar po Bavaro. Ou talvez turco ou arabe. Sou mulato emeu filho é loiro como meu paí, a minha esposa é ruiva. Aqui tem uma escola Americana, para filhos de pessoas dos Estados Unidos, perto da escola do meu filho. Pegamos o mesmo trem, como pego há 5 anos o trem no mesmo horario, entao vc acaba conhecendo de vistas as pessoas. Tinha uma americana preta, sempre comprimentava-me, mas um dia peguei junto com meu filho, essa gringa tratou-me mal. Nao entendi, ai outra americana falou que a preta americana, assustou porque eu tinha um filho branco. Ela nunca mais conversou comigo.
@@diegoeascoisasdomundo oq ocorreu foi q ela é negra americana ! E essa etnia nn gosta de Negros com filhos branco pois ele vê como um ato de traição. Preto com preto branco com branco.
Eu como Preto já entendi q se eu for brigar por cada “microagressão” vai ser tempo perdido. Natal de 2022 pintei minha barba de Branco e fui de Papai Noel para o trabalho (trabalho num supermercado) fiz a alegria da criançada, para dps na Rua ser Chamado de Papai Noel Preto, Saci com 2 Pernas, Preto Velho (Entidade dr Umbanda). Então isso q vc sentiu é horrível, mas enqnto, um negro passar por isso, acredito q seria bom q tds os demais tbm passassem para entender q não é mimimi.
Aí uma coisa que nunca ia acontecer com vc no eua, os bastardos latinos e norte africanos são racistas sem ter raça, no eua vc só é preto se for igual os africanos, vc só é brancos se for igual os europeus.
Por quê? No Brasil não existe racismo? Aqui é muito pior, porque esse tipo de preconceito é dissimulado por estas bandas. É só perguntar para um negro que já viveu em ambos os países, Brasil e Estado Unidos. Vou um pouco mais longe: a maioria dos negros brasileiros que não vê racismo no Brasil é porque não tem consciência da própria existência, como cidadão, bem dito.
Pode falar o q quiser, o ódio não cola aqui. Quem nasce aqui é brasileiro, xara . Não é afro, hispânico, asiático, etc. E quem agir como a gente é brasileiro também. Somos a luz do mundo ! Acorde .
Mais aqui tem isso também, porém de uma (forma) mais sutil, pelos menos antes disto que estamos vivendo agora não é? Aqui no Brasil o racismo está respaldado pelo classismo principalmente. Para uma pessoa negra e supostamente pobre, os espaços são ainda mais reduzidos. É o racismo estrutural.
5:11 Eu fico chocado com a atitude desse cara. Brincadeira tem sua hora e seu lugar. E tem pessoas tbm que vc pode brincar. Como é a pessoa brinca com uma outra que nem conhece? Vc tem que conhecer minimamente a pessoa pra saber se ela aceita brincadeira, que tipo de brincadeira que ela aceitaria ou não. E ainda brincar com um cliente. O cara não foi profissional.
Morei nos EUA por um tempo e lá entendi que brancos são os americanos brancos, canadenses ou europeus. Negros são os americanos negros ou africanos. Brasileiros, independente da cor, são latinos. Nunca sofri nenhum tipo de discriminação lá, ressaltando que fiquei na região norte (NY e NJ), onde as pessoas são mais “tranquilas”.
Pra se chegar a conclusão se foi racismo ou não temos que fazer uma pergunta, se fosse dois estadunidenses loirinhos ele iria fazer a mesma "brincadeira" ?
Mas isso é bom pra muitos brasileiros brancos, que aqui no Brasil são racistas e qdo vão pros EUA, esquecem que são latinos, muitos destes negam que são sul-americanos. Que sirva de aprendizado e que não façam mais com o próprio povo, só que pobre, negro e Indígenas do Brasil!
Eu morei muito anos nos EUA, já senti um certo preconceito mas deixe de lado. Presenciei uma discriminação por um estrangeiro árabe que qdo falei que minha língua era o português ele disse que era coisa de gay quem falava essa língua. A outra experiencia foi quando fui trabalhar em Dorchester MA em um restaurante e me deparei com um morador local reclamando que tinha um white man in the house, sentado se alimentando.... sendo que o dono do local era branco Grego, trabalhei lá somente aquele dia e nunca mais voltei rs...
Uma colega de faculdade que é branca no Brasil, não branca como ele, era mais morena, de família rica, muito rica, me disse que quando chegou foi considerada negra e latina. Não conseguiu trabalho na época e olha que ela é profissional de TI, ah e isso em Nova Iorque.
Moro nos EUA ha 15 anos. Esse tipo de piada é super normal. Sou latino e devolvo a piada da mesma maneira na primeira oportunidade. E segue o baile. Ninguém se ofende. Aliás, após isso cerra a animosidade, pois o suposto ofensor se toca que eu também sou ofensivo e após estabelecermos essa perfeita via de comunicação começa a surgir uma amizade. E meus amigos negros também fazem varias piadas desse tipo sobre mim. Enfim. Se é racista ou não, esta na cultura dos caras. Relaxa e jogue o jogo. Abraço. Detalhe, moro em Atlanta.
Rômulo, obrigado pelo seu comentário. Mas vc explicitou uma situação onde supostamente haverá uma continuidade do contato, a ponto de vc poder devolver "da mesma maneira na primeira oportunidade" e também onde poderia surgir uma amizade. Eu estava numa situação gerente-cliente ali, ao lado de um amigo negro....e tudo bem, poderia sim ser só piada, mas se vc juntar o olhar pesado que o cara me deu quando entrei, desconfiado.....estranho mesmo.....De qualquer maneira, aceitei as desculpas dele e fiquei lá, até realizando a refeição. Sobre Atlanta, conheci. Gosto muito de cidades que têm parte importante na História americana. Fora ser a cidade da Margareth Mitchell, ser a sede da CNN e da Coca-Cola.....e ter maravilhosos museus sobre as guerras que se passaram no local. Vc escolheu viver em Atlanta dentre todas as cidades americanas ou foi pra essa específica por questões de trabalho ou estudo ? Sempre fico curioso porque um brasileiro escolhe esta ou aquela cidade - fora das mais tradicionais - pra morar. Abraços!
Acho normal dos estrangeiros não entenderem uma piada ou uma ironia de tal país e acabar saindo ofendido , mais as piadas nos EUA na minha opinião eles pegam muito pesado parecem que estão falando sério
Agora q vc resumiu nessa frase, fiquei pensando....será que no exterior usam esse termo também, pra acusações racistas, homofóbicas, transfóbicas.... ?
Sou um negro dos Estados Unidos. Não pode falar do racismo no Brasil por que querem que os negros fiquem numa posição inferior sem abrir a boca para reclamar.
@@Brandespada Se os Estados Unidos fossem tão ruim, por que 3 milhões brasileiros estão lá? A cultura brasileira valoriza tudo que tenha pele mais clara e você sabe disso.
@@skatebordstephen Não tem nada a ver com cultura, tem a ver com sentido estético. Morei na África e a cor negra da pele tem uma ampla variedade de matizes, sendo que as mais claras são consideradas esteticamente mais bonitas. Conheci por exemplo uma negra retinta, a pele chegava a brilhar. Achei lindo, mas os africanos locais não concordavam
Com certeza,foi racismo! Parabéns pela sua atitude. Se todos se manifestassem dessa forma,esses ignorantes pensariam duas vezes antes de agirem como escrotos.
Muito chocante isso, né, Maria Helena ? Peguei um trem em St. Louis e só havia negros...ficaram me olhando com uma cara.....estranhando um latino estar ali.
Moro nos EUA, e felizmente não sofri este tipo de problema pelo menos até os dias de hoje. Mas, dentro da sala de aula, no Brasil, como professora os meus alunos, a sua maioria mulatos ou negros me chamavam de branquela e fazia bullying perguntando se eu tinha aquela doença de pele. Uma vez na feira, uma menina negra estava com o seu pai. Acho que ela tinha 9 ou 10 anos; simplesmente olhou para mim e disse, " Que mulher feia". Fiquei chocada, o pai nem ligou. O bullying está nos corações das pessoas e no caráter que antigamente as famílias pobres ou ricas tinham e ensinavam os seus filhos a respeitar a todos.
Concordo. Tenho um amigo que era professor de geografia de escola pública no Brasil e passava o inferno. Teve até depressão. Anos depois mudou-se para o exterior e nunca mais voltou.
@@melkisedekesilva7830 Eu nem sou tão branco tenho um tom de pele parecido com o do cara do vídeo mas sou de Salvador e a maioria das pessoas aqui é negra lembro que boa parte do fundamental 2 sofri bullyng por isso era chamado de branquinho, branquelo e não sei o que pelos alunos negros além de várias intimidações como se quisessem me por no meu lugar sem motivo algum, isso que meu pai é negro e eu nunca tive preconceito algum relacionado a cor de pele
Isto aqui infelizmente e normal , isto não me afeta mais , sinto orgulho de ser latina racismo e sintoma de ignorâncias isto não me afeta , americanos não conhecem outras culturas e são mal informados .
Sou branco caucasiano e fui algumas vezes para os EUA. No geral sempre fui muito bem tratado por 97% das pessoas, com cordialidade e respeito. No entanto, quando morei no Novo Mexico em 2010/11… passei por mais de uma situação de racismo por ser “latino”. É aquela coisa… infelizmente eles ( essa minoria ultra conservadora americana ) nos consideram inferiores. E não sei o que possa haver que vá mudar isso.
Obrigado pelo seu depoimento, Arthur. Coincidentemente eu conheci o Novo México, fui visitar as locações de Breaking Bad em Albuquerque e depois com meu amigo que me hospedava fomos à Santa Fe. Talvez porque estava com ele o tempo todo, ele americano de lá, não senti nada contra mim. E concordo com vc, acho que não há nada que vá mudar isso.
Eu acho que é por conta da misigenação, um povo muito "misturado" sem identidade própria, cor bronzeada marrom bombom, e com características e origens indígenas, resultam neles ter um certo preconceito e até nojo, até os próprios latinos são assim um com os outros.
Na Minha opinião, foi racismo porém eu ignorava e o trataria com indiferença e deixava o universo fazer justiça com ele . Mais sim claro, foi racismo infelizmente.
Eu achei q devia dizer algo pois eu tenho "força" pra isso......pra que esse cara não faca algo semelhante com outra pessoa que não poderá revidar e que pode ficar deprimida se ouvir coisas como eu ouvi - ou piores.
Por isso que eles tornaram-se admirados, porque eram raros! Com as novas gerações foi aumentando gradativamente e ficando mais comum em certas populações. Eu não tenho olhos claros, mas acho-os maravilhosos. Estou dizendo beleza da cor dos olhos e não da pessoa como um todo.
A frase em si eu levaria como uma brincadeira, porém tem toda a questão do contexto e do “feel” que você tem da situação. Meu tom de pele é muito parecido com o teu, me considero moreno, não branco, muito menos “latino”. Eles nos EUA enquadram todos com tons mais escuros em “latinos”, mas o que esperar de um povo que mal sabe geografia?
O "feel" que eu tive, Mimir´s Vision, teve a ver também com o olhar pesado e desconfiado que o cara nos deu assim que chegamos na porta do restaurante.....isso combinado com a piada deu o tom. Perfeita a observação da geografia...não tinha pensado nisso ainda. p.s. Que nick diferente e original o seu. Muito bonito. O nome tem a ver com o avatar ? O que é Mimir´s Vision ?
@@diegoeascoisasdomundo Oi Diego, obrigado 😊 O avatar é uma representação de Mimir, um deus “Æsir” da mitologia nórdica. Mimir foi enviado como captivo para os deuses Vanir em uma guerra em Asgard, porém ele foi decaptado e a cabeça enviada para Odin; Odin por sua vez conservou a cabeça de Mimir, poia Mimir era o Deus do Conhecimento. Porém como Odin era paranoico, em um momento ele achou que Mimir estava ajudando os Jotuns (Gigantes) de Jotunheim, e o aprisionou numa montanha em Midgaard e removeu um dos seus olhos. :)
Muitas pessoas têm colocado língua e outras questões alem da posição geográfica do nascimento, Renee CAT. P.S. Q bonito e diferente esse nick. Vc tem mesmo um gato chamado Renee ?
Muito bom pela sua coragem e determinaçao de fazer com que seja conhecido essa experiência negativa. Que seja para nos fortalecer ainda mais contra essas atitudes imundas.
@@diegoeascoisasdomundo Se o cara tivesse mencionado a palavra negro por exemplo, você poderia ter perguntado para o cara que falou isso pra você se ele sabe o nome e quem eram os 8 bisavós e os 16 tataravós dele, ou seja, ele pode muito bem ter um descendente negro e não sabe, vindo de uma espécie que tem muito mais de 100 mil anos de existência, a probabilidade dele, de mim e de você não ter nenhuma pessoa negra na árvore genealógica é mais alta do que uma mesma pessoa acertar 5 vezes na Mega Cena, ou seja, o cara critica, tem preconceito com aquilo que ele mesmo é
Meu sogro é branco e quando foi trabalhar em Angola disse que sofreu lá muito preconceito. Infelizmente a pessoa quando é ruim, é ruim em qualquer quanto do mundo
Até no Brasil o negro sofre esse tipo de preconceito ao entrar em determinado lugar isso é um absurdo mas uma realidade a desculpa é estávamos brincando. 😔
Vamos lá eu moro nos Estados Unidos e tenho alguns amigos e colegas daqui. Na mentalidades do americano e isso eles aprendem desde pequeno, para você ser considerado branco você precisa desses 3 fatores, ter nascido na Europa (norte ou meio da Europa, pois o sul da Europa não são brancos, Portugal é um exemplo de país que as pessoas não são brancas e Suécia é um exemplo de país com pessoas brancas), se não nascer na Europa ter nascido num país que foi colonizado por brancos (Estados Unidos por exemplo) e ser descendente direto de Europeu branco sem mistura com outras raças. Ou seja, se você nascer nos EUA com olhos castanhos, cabelo castanho e pele branca será considerado branco caucasiano, mas se uma pessoa nascer no Brasil com os olhos azuis, cabelo loiro e pele branca, será chamado de latino, pois nasceu num país que não foi colonizado por pessoas brancas.
Onde que os europeus ibéricos não são considerados brancos pelos EUA? Os europeus ibéricos se enquadram e são classificados como caucasianos, por serem europeus. Tente me convencer ao contrário.@@Franklin_fars
@@Franklin_fars Cara os ibéricos atuais são uma mistura de Mouros povos Norte africanos celtas germânicos e judeus ou seja são mestiços Também tem os portugueses do norte que são de origem germânica olhos azuis cabelos loiros ruivos olhos verdes
Acho esse video excelente em termos de informação, sou pardo qse negro e percebo muito o preconceito mas o que mais me choca são meus amigos brancos que dizem q não há racismo no Brasil, alguns chamam de mimimi! Gostariam que eles passassem por essa experiência.
em Israel, Eu era "nativo"... na Suiça, a polícia veio conversar comigo 2x em 10 dias... no Brasil me pararam em apenas 1 blitz em mais de 40 anos de vida... será q é racismo? :-D
Cara eu moro aqui nos eua e trabalho com pessoal do interior e cowboys... eles brincam e fazem Piada mas e so tentando ser engracado ou quebrar o gelo. Nunca me ofenderam e ate perguntaram se haviam me ofendido alguma vez. Eu sou muito brincalhao tambem e achei que sofreria preconceito, mas pelo contrario o pessoal me abracou e me aceitou muito bem !
Lydson, fico feliz pela sua experiência. Vc mora no Texas, imagino ? Entendo o que vc fala, mas é estranho no meu caso o cara fazer piada com alguém que nunca viu na vida, um cliente do restaurante dele e ainda por cima depois de ter me dado aquele olhar bem desconfiado quando entrei no local......juntando tudo......
Aqui em Manaus apesar de ser branco, já fui confundido com alguém perigoso numa fila de Banco. Poderia processar a pessoa que fez isso comigo. Trabalho uma repartição pública, e lá o preconceito da Administração é com funcionários pobres. São tratados como lixo, preconceito e tudo o que imaginar. Nessa situação que você passou, não sei se é porque já estou acostumado a passar isso no Brasil em Manaus, mas achei uma brincadeira do gerente, mas posso está errado afinal não estava lá. Mas, enfim, o mundo está com falta de amor no coração e no Brasil também existe muito isso.
Conheço um cara que foi para os EUA, no estado do texas, ele a esposa dele estavam em um bar quando de repente três caras se dirigiram a mesa deles e pedir para se retirarem pois não toleravam latinos no estabelecimento.
@@diegoeascoisasdomundo Não to ligado a cidade, mas vou procurar saber com ele e te digo. Realmente um absurdo. Se você estiver no Canadá não tem esse tipo de coisa.
Preconceito tem em todos os lugares, vejam os Nigerianos, os bolivianos sofrem bullying direto nas escolas mas só um detalhe, quando o cara é pobre é discriminado mas quando tem grana já não, essa nossa cultura aprendeu a puxar o saco de japonês, ahhh que japonês é inteligente é isso é aquilo, eles mesmos não tão nem ai com a gente.
Morei 11 anos nos usa , quero dizer que nunca senti preconceito ao contrário me sentia igual a eles meus amigos eram americanas e americanos . Morei minha cidade chamada wourborn próximo bostn a única coisa que sou branco e tenho olhos bem claros . Ao contrário quando fazia frio e caia neve muitos me traziam chocolate quente . Ao contrário meitos gostavam de conversar comigo . Não tenho nada a reclamar .
Que bom, Izael. Até seu nome me remete à um anjo, olhos claros....vc não tem aspecto de homem latino então. Se tivesse vc não acha q poderia ter sido diferente sua experiencia ?
ENTAO O NEGOCIO É USAR LENTES DE CONTATO AZUIS E TINGIR OS CABELOS DE LOIRO..HEHE, E FALAR INGLES FLUENTE, ATE DESCOBRIREM QUE TEM SOBRENOME LATINO...ALIAS EXISTEM PESSOAS LOIRAS NOS EUA COM DNA NEGRO, SUA EXPERIENCIA NAO REFLETE NECESSARIAMENTE A REALIDADE, VC AINDA É UM LATINO, O ESTERIOTIPO NAO REFLETE NECESSARIAMENTE SEU GENOTIPO.
Mas será que nesse tipo de acontecimento acontece com frequência na Ásia e na Oceania? Tipo; igual os Americanos e europeus nos vens como latino e não branco ( pra quem é). Será que na australia q é um país com a mesma diversidade e começo de colorização igual o Brasil é assim tbm?? Na Ásia se um branco latino for pra lá, eles vão trata a pessoa como branco ou latino tbm ? Ps:(preconceito eu sei q tem em todo lugar, e o asiaticos não gostam de estrangeiros no geral , mas eu quero saber mais como eles enxergam os brancos latino? ).
Isso ae e mt vdd mano, sou descendem de holandês, más quando fui estudar la nos eua eu era considerado latino, eles não ligam pra cor da sua pele, mas sim pro lugar de onde você veio.
Ver os comentários com tantos depoimentos semelhantes me deixou em pânico de certa forma ;-; Tinha planos de sair do país, mas agr de certo que pensarei melhor... Não acho que teria mente o suficiente pra sofrer preconceitos assim...
Aproveito para te dizer que juntei os vídeos no meu outro canal, maior, se quiser muda pra lá....esse aqui não será mais atualizado. Um link desse canal novo, "Diegocêntrico" (levei esse vídeo por ex daqui pra lá) ruclips.net/video/mkQopP9fTuw/видео.html
@@eliaspereira4961 do México para baixo são todos bandoleiros para eles eles têm complexo de superioridade é são narcisistas tbm se acham melhores que todo mundo eles falam muitas coisas para inferiorizar as pessoas da América-Latina
O pior é quando você vê que esse tipo de situação ocorre de modo muito comum no Brasil, tenho parentes e amigos Nordestinos que já passaram situações desagradáveis no Sul do País sendo denominados de modo pejorativo de Jabá, cabeça chata, come calango, Paraíbas (não importa se você nasceu no Ceará, Maranhão ou qualquer outro estado do Nordeste chamam todo mundo de Paraíba, acho que pensam que é algo ofensivo quando na realidade nem devem saber que a Paraíba é um estado lindo e Culturalmente rico. Ainda rola muito de algumas pessoas metidas a esnobes no Sul e Sudeste discriminarem Nordestinos, Negros, Índios e pessoas mestiças de modo geral o que não deixa de ser um troço louco no País que tem a maior diversidade étnica no Planeta...
Osmar, sei que não é justificativa e você deixou claro que são certas pessoas, mas acontece o inverso também se não for pior. Sou paulista neto de nordestinos, tenho colegas que foram para o Nordeste e essas brincadeiras também acontecem lá, não vem com essa que só pessoas do Sul e Sudeste discriminam não, acontece que é mais comum ver pessoas do Nordeste no Sudeste do que o contrário. Quando em 2014 faltou agua em São Paulo fiquei chocado ao ler as mensagens na internet com as pessoas do Nordeste desejando que as pessoas aqui morressem de fome e sede, dizendo coisas que eu jamais imaginei na minha vida e era a maioria dos comentários, não era um ou outro não. Ademais os próprios Nordestinos tem preconceitos entre eles mesmo e piadas e exclusão rolam em cidades ricas do Nordeste como Fortaleza e Recife contra pessoas que vem do interior destes estados e outros.
@@abner2787 Entendo brother, na realidade falei sobre um situação específica mas sei que infelizmente isso acontece independente de região, a questão é a falta de conhecimento sobre a formação e a diversidade étnica no Brasil misturada a falta de empatia e senso de igualdade por parte de algumas pessoas...
Em Portugal é pior, sou filho de brasileira. Sou fluente em espanhol, english , Galego e PT BR. Quando falo sotaque brasileiro, los portugueses me tratam diferente. Quando eu falo em espanhol ou english, me tratam mais amigavelmente. Minha mãe tinha deixado bem claro, para evitar falar com sotaque brasileiro. Para eles não importa se você é branco ou negro, simplesmente é mais preconceito linguístico ( PRINCIPALMENTE COM PORTUGUÊS BRASILEIRO)...
@@marileikessler7129 pelo que pude perceber, o preconceito dos argentinos é em relação a toda a América Latina. Eles se sentem como nós que moramos na Europa, se sentem europeus, apesar de grande parte da população ser meros mestiços. Conheço alguns argentinos que estão a trabalhar cá em Espanha, eles tratam melhor os brasileiros do que chilenos e peruanos.
@@UberGamerr sim eles se sentem os europeus mas agora na copa muitos brasileiros estavam apoiando a Argentina acho que estão deixando a rivalidade do lado pelo menos os brasileiros
@@marileikessler7129 brasileiros sempre foram um pouco mais Pacífico em relação aos argentinos. Brasileiro sempre gostou de estrangeiros, sou Galego não é o mesmo termo usado no Brasil para pessoas brancas, e sim porque nasci em Galícia Espanha. Quando viajo para o Brasil e encontro meus parentes brasileiros, muitos me tratam diferente em relação aos outros, apesar de meu sotaque quando fala em português se brasileiro. Muitos relatam isso também, que brasileiros se inferiorizam em relação a um estrangeiro. Já isso não acontece com os argentinos, eles tratam estrangeiros como pessoas normais, tanto é que eles são muito nacionalistas e sempre coloca a Argentina acima do resto da América Latina. Os brasileiros são brincalhões, talvez muitos estrangeiros interpretam isso de maneira errada, mesmo que o estrangeiro seja diferente a brincadeira continua mas o ódio não. Um apresentador argentino deixou bem claro "ficamos surpreendidos com os brasileiros torcerem para a Argentina ganhar a copa do mundo, eu como argentino e grande maioria dos argentinos jamais fariam isto",. Nota-se que depende do povo, sim o povo brasileiro consegue conciliar e deixar a rivalidade de lado, já os argentinos é algo velado, trabalhei com argentinos aqui em Espanha, e eles tratam os peruanos e chilenos como seres inferiores.
É muito ignorância ainda tem pessoas racista não entra na minha cabeça,a maior parte dos americanos tem preconceito como em vários lugares,é ter a mente muito pequena.
Os americanos tem preconceito com os próprios americanos que moram no interior do país....sabia ? Aproveito para te falar que juntei o conteúdo desse canal aqui com um outro maior que eu já tinha, daí esse não vai ser mais atualizado. Lá continuarei falando desses temas, inclusive acabei de levar esse video daqui pra lá. É Diegocêntrico o nome do canal. Meu último video aqui explica isso e dá o link. ;)
Galera no Brasil precisa aprender o que os nossos irmãos Latinos ja sabem a muito tempo que independente da carga genética se somos mais clarinho mais escurinho somos um povo mestiço nascemos da mistura de branco indio e negro independente da porcentagem.. por exemplo os Mexicanos e os Chicanos(Mexicanos nascidos em USA) sempre tiveram esse orgulho de ser moreno mestiço o moreno que eles dizem é do cabelo preto ou castanho não é so de pele bronzeda a pessoa pode ser clara por isso eles sempre falam Viva La Raza é a Raza Mexicana a Raza Chicana e tbm agrupando a Raza Latina por exemplo o lutador de MMA Cain Velasquez é claro e tem tatuado no peito "Brown Pride" isso significa orgulho moreno ta mostrando o orgulho de ser do povo Latino do povo que a origem é mestiça outro fato que ocorreu na epoca dos disturbios civis de Los Angeles os Brown Pride lutaram junto com o pessoal negro dos Black Phanters tem todo um contexto uma consciêntização histórica.. Nós Latinos pessoal não somos Brancos somos misturados se as pessoas compreender isso vai ter até menos racismo dentro do nosso pais pessoas Brancas são chamadas de Arianas elas descendem de povos apenas brancos é dificil de ter até na Europa imagine nós que somos Latinoamericanos.. Como diz os Mexicanos somos de La Raza somos os Browns e isso é muito maneiro pois a historia dos nossos povos é as mais fodas do mundo 🙏🏽✊🏽
Existe uma grande confusão com o termo latino, pois muita gente não sabe que esse termo designa todas as pessoas de cultura latina, portanto um francês, romeno, italiano, espanhol, português por exemplo, são todos europeus mas também latinos, independentemente de sua etnia. Todos os povos que falam línguas de origem do latin, são considerados latinos, independentemente do conitnente e da etnia.
Então, querido, há um equívoco no seu texto. A identidade Latina é tanto linguística, quanto geográfica. Só é latino quem nasce do México até o final da Patagônia e fala um idioma de origem românica . Os franceses, italianos e os outros povos que você situou não são considerados latinos. São brancos europeus de língua românica.
@@pedrohenriquesarmento4901 Desculpe-me, mas sua definição estaria corretíssima no que tange aos povos latino-americanos, porém o termo latino é muito mais abrangente, ele não se restringe apenas à geografia e sim a cultura pois as línguas românicas também são latinas. A RAE (Real Academia de la Lengua Española) define latino como: 5. adj. Diz-se de uma pessoa: de algum dos povos que falam línguas derivadas do latim. 6. adj. Pertencente ou relativo aos povos que falam línguas derivadas do latim. Ex.: Os países latinos da América. O caráter latino. Me esqueci da Moldávia, que também pertente a Europa Latina (sugiro pesquisar sobre o assunto) O que eu escrevi não foi uma opinião, tampouco um "achismo" e sim me baseio em estudos! Abraços, querido!
@@emanoelmeireles1798 vou ter que discordar de você mais uma vez. Usar apenas o tronco linguístico para definir uma identidade é muito pouco. Quando falamos de povo latino estamos falando povos que tem semelhanças históricas-político-sociais que os unem. Colonialismo, escravidão, diáspora negra, imperialismo, exploração de recursos naturais para enriquecimento da Europa. Lélia Gonzalez vai falar sobre Amefricanidade uma identidade que nasce também da cultura negra. E essas coisas não aconteceram com esses países da Europa. Muito pelo contrário, eles que trouxeram as mazelas para nosso povo. Tenho um amigo francês que a gente estava conversando sobre esse assunto e é algo que não é discutido por (Europa) eles não se veem como latinos. Eles são europeus. Tem um vídeo muito bom do Silvio de Almeida sobre o que é ser latino. Ps: eu também me baseio em estudos e não em achismos.
@@pedrohenriquesarmento4901 Não, desculpe-me mas você misturou todo o assunto e mais uma vez, o que você define é o termo latino-americano e não o termo latino em sua totalidade. Já estudei e morei na Espanha e estive na França e posso confirmar que eles realmente não se sentem latinos, pois lhes foi ensinado que esse termo restringe-se apenas aos latino-americanos, mas com base em estudos línguisticos, podemos afirmar que latino é todo aquele povo que oriunda da cultura latina e a língua é uma das manifestações mais fortes de cultura. Lamento mas o seu colega francês e tantos outros espanhóis que conheci não se afirmam como latinos por mero achismo, xenofobia e principalmente por desonhecer a origem do termo em questão. Você precisa ter humildade e estudar sobre a Europa Latina assim como a África latina (países que falam português, francês e espanhol) poxa já citei a definição da academia de língua espanhola é só dar um Google. Concluindo: existem europeus, africanos, americanos(para você só existem esses) e até asiáticos (Macau) e na oceania (Timor Leste) que são latinos. Ah, o enfoque de Silvio de Almeida é apenas no latino-americano e não no termo Latino em sua totalidade.
Eu Sendo Negro, já estou acostumado (não deveria está) mas infelizmente é o mundo onde vivemos, não é preciso sair do país pra se deparar com alguns absurdos desses.
Isso é um aprendizado para todos, nós temos que olhar para nós mesmo também . Há tanta xenofobia no Brasil para pessoas de Estados diferentes, e quem o diga ainda alguns países (principalmente portugueses), também devemos aprender a respeitar, e saber que o mundo é isto. Alguns se acham superiores a outros .
Nos EUA com certeza eu sofreria um racismo pesado. Apesar de ter nascido com os cabelos lisos,e não ter traços faciais negros(somente os lábios carnudos), minha cor de pele seria considerada "suja" pra eles. Sinto muito por você cara,racismo é um negócio muito embaçado
Moro em Connecticut e no trabalho eles dizem certas coisas que podem ser consideradas xenofobicas. Sou branco, mas pelo fato de ser sul-americano eles não consideram como tal. Para eles, brancos são norte-americanos, ou europeus. Já ouvi de uns colegas que eu era o Hispano mais branco que eles já viram. E no preenchimento do currículo de trabalho e de uma ficha médica eles bugaram, pois nas fichas as opções de etnia são essas : - branco sem origem hispânica. -negro -latino -nativo americano -asiático -havaiano -outro Então, é uma luta explicar pra eles a diferença entre etnia e nacionalidade. Eles são muito ignorantes nessa parte, e acabo sempre preenchendo como latino.
Perfeito seu comentário e seus exemplos, Ricardo. Obrigado. Nunca morei nos EUA mas visitei 26 cidades diferentes exatamente porque gosto de ver como a vida e as percepções mudam de uma pra outra. Tenho a mesma impressão que vc, branco pra eles é americano do norte ou europeu.
Por isso que eu só quero sair do Brasil para países que são amigáveis com estrangeiros. Existem mapas e estatísticas onde mostra os países que são amigáveis com estrangeiros. Só quero saber do meu país.
@@diegoeascoisasdomundo Chile, Portugal, Austrália, Canadá, Espanha, Colômbia, Suécia, Tailândia, África do sul, Peru (mais ou menos), México, Finlândia, Noruega, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bélgica, Áustria, Nova Zelândia e entre outros países. Agora, na questão de ter cidades mais boas para estrangeiros, deve ter sim, porém, eu não iria arriscar do mesmo jeito. Meu tio já apanhou nos EUA, no estado de Oklahoma, por ser estrangeiro (brasileiro). Meu tio também relatou que vários mexicanos sofrem DIARIAMENTE com x3n0f0b14. O Brasil é uns dos país mais perceptíveis com estrangeiros DO MUNDO, e os EUA está bem atrás.
Foi e não foi, depende muito de como você lidou e o tom que isso foi falado. Mas eles são bem apegados na cor mesmo, estive lá em 2020 com minha família, o policial do aeroporto elogiou meu pai e minha vó falando que eles pareciam muito (só porque eles são loiros e olho azul e verde), eu dei risada e traduzi para eles. Eu mesmo só sou loiro, então lá não sou o que eles consideram Branco
Pra eles você só é branco, além da cor, se tiver olhos azuis e cabelos loiros, aqui tem brasileiro que é mestiço e já quer incorporar o ditador alemão kkkkk
É foda quando as pessoas fazem piadas com duplo sentido, comentários que maldosos e dizem que é só brincadeira. Por isso que não dá pra aceitar o colega hétero chamando o outro colega de viado ou de outras coisas só porque acha que é piada. Intolerável isso.
Sim, fiz um video exatamente sobre isso aqui no canal, q vc fala.....um amigo hétero que chamava o irmão dele de boiola...e porque isso nao é legal. Dá uma olhada, veja se vc acha o vídeo, se preferir, posso te passar o link direto. :)
Racismo dói na alma, eu vivi isso, e o pior é que no momento que você sofre ou passa por isso você fica indignado por existir isso até hoje! Muito triste tudo isso! 😔
Logo antes de responder vc, Delton, respondi outro brasileiro que me desancou aqui nos comentários dizendo que não sei "aguentar brincadeira mais ácida"....me chamou de revoltadinho....Impressionante como cada um percebe de um jeito....nos EUA e aqui também.
@@diegoeascoisasdomundo então, Brasil também está cheio de gente assim. Acho que esse mal não tem fim. Preconceito sempre vai existir, infelizmente machuca muito passar por isso. Mas força, os bons Deus vê quem são. 🙏🏻
Obrigado pelo seu comentário. Gostaria q vc acompanhasse os novos vídeos no outro canal....viu que eu vou passar a atualizar apenas o outro e vou passar os vídeos daqui aos poucos pra lá?
sou chamada de japonesa no Brasil e brasileira no japão... Isso quando não me chamam de gaijin... japoneses não gostam de estrangeiros mas acham que tem mais que o direito de usufruir o que o exterior tem pra oferecer. Eles não querem estrangeiros no japão mas querem sempre ser os melhores do mundo... como assim????... japoneses ir pro país dos outros e ainda querer ser melhor que eles na casa deles... é muita ousadia... mas o contrário eles não aceitam... que nome se dá pra isso:??
Perfeito seu comentário, obrigado. Eu não tinha ideia que uma pessoa de descendência japonesa ser chamada assim de "japonês" ou "japa" no Brasil era difícil para a pessoa ouvir....esses dias li uma atriz que se pronunciou a respeito.....Você se incomoda quando se dirigem à vc aqui assim ? Vc corrige a pessoa ?
Um japonês não deveria se incomodar pois eu não me incomodaria se me chamasse de brasileiro
@@josuelpedro654 não é essa a questão e sim que descendentes de japoneses parece não terem lugar proprio, porque no Brasil são considerados estrangeiros "japoneses", ai vão para o Japão e tb não são acolhidos e são tb chamados de brasileiros, estrangeiros... o cara descende de japones ja é a terceira ou quarta geração ele quer ser chamado do que ele é, um brasileiro.
Japonês, tem complexo de inferioridade , tem inveja de homem branco.
Se você é estrangeira, qual o problema de ser chamada pelo que você é?
Eu entrei no mercado com uma sacola de outro mercado - sou branca. Mostrei pro vigilante - negro - e pedi pra ele passar o durex que tem na entrada e o selo, pra não levantar suspeita. Ele sorriu e disse pra eu não me preocupar. Achei simpático, ter confiança nos clientes. Nisso, entrou uma moça negra com uma bolsa de couro com tampa, que estava fechada. Ele saiu falando comigo, foi atrás dela mandando ela voltar pra selar a bolsa de couro que já estava fechada com tampa.
Aquilo doeu na minha alma.
Maravilhoso seu exemplo, obrigado por contar-nos essa situação. E foi de uma pessoa negra com a outra.
@@diegoeascoisasdomundo na maioria das vezes são ordens do alto escalão da empresa
@@juliodasilva6681 Sim, o pessoal acha ou insinua que negro é racista com negro. Mas geralmente essas ordens vem de cima. Isso quando a maioria não passa por tanta discriminação que reproduz aquilo que vive.
Isso não é culpa dele não, moça.
Tenho colegas seguranças e, pasme, eles são obrigados a seguir certos estereótipos.
São ordens.
😥que triste
Meu esposo tem seus filhos do primeiro casamento , bem!!! Quando engravidei , um filho dele falou ( eles são americanos ). Eu sou brasileira branca , mas meus cabelos são ondulados castanhos . E o filho do meu esposo falou: será que o menino vai ser marrom? E a mãe do meu esposo olhou pra meu filho e disse: “ ele não parece da família. 🙄 senti preconceito na pele e meu filho é mais loiro que os netos do meu marido . E aqui nos Estados Unidos quase apanhei de um moreno só pq dei tchau para filhinha dele e achou que eu tinha tocado . Aqui tb amigo já sofri muitos preconceitos . Por sinal nos aniversários do meu filho eles nunca vem, tudo me deixou mal, mas quando visitam a gente eu trato muito bem ( a família dele) mas tb não visito nenhum deles mais . Aqui o preconceito corre de todos os lados, dos brancos, loiros, dos morenos americanos . E como vc falou: “… alguns brasileiro tem um coração alegre do bem, infelizmente não são todos, (conheci uns brasileiros aqui esnobes demais 🤢). Aprendi a focar só em Jesus!!🙏
Muito obrigado pelo seu depoimento, Anne.....realmente nunca morei nos EUA ( no futuro eu vou!) , apenas visitei muitas cidades, mas imagino como vc deva sentir isso diariamente, de diferentes formas.....
@@diegoeascoisasdomundo Eu sendo vc escolheria outro lugar para morar...
@@annecunha5201 mas NYC é mais mente aberta, não?
infelizmente existe esses tipo de pessoas , e o que é pior eles passam isso para as criança por isso a pergunta de uma delas , e na cultura americana eles não pegam nem bsj bebê ou crianças de outra pessoa SÓ a família .no Brasil quando estamos em algum lugar agente pega o bebê no colo brinca e até da bsj mesmo não conhecendo direito , se fosse eu nem tchau dv
@@diegoeascoisasdomundo Meu sobrinho viveu lá e se decepcionou. Achou TB as pessoas muito agressivas , ele hoje vive no Canadá .
você fez o certo, não abaixou a cabeça, confrontou o criminoso. Parabéns pela atitude!
Obrigado, Igor !
Estranho quando falo que essas coisas acontece comigo a galera já fala que é " mímimi agora tudo e racismo " o preconceito e seletivo no Brasil.
@@wolfs4043 não sinta vergonha, exponha o racismo!
@@diegoeascoisasdomundo Fez certo irmão, melhor do que não ter feito e se arrepender depois.
@@Arnl_godjujubas Essa é uma boa mentalidade pra levarmos pra vida!
Americano é um povo impressionante, pra tudo, literalmente tudo eles acham um motivo pra te taxar ou te denominar. Os caras não conseguem tratar as pessoas como simples pessoas, tudo é latino, negro, asiático, branco e etc... Um exemplo pra mim é essa nomenclatura branco caucasiano, cara, se não fosse por ver temas assim na internet eu jamais saberia o que significaria, mas lá eles fazem questão de deixar isso bem claro. Parece até piada.
Pra tudo tem que ter uma nomenclatura e um estereótipo.
Verdade, Victor S.....nunca tinha pensado nisso....acho que tem a ver com a cultura deles...com a forma como vêem o mundo.
Real
Isso é algo horrível, não consigo me acostumar com esses formulários, e praticamente TODOS tem essa questão...
E olha que são mais de 15 anos aqui!!
@@diegoeascoisasdomundo Nos Estados Unidos, Brasileiros são considerados Latinos mesmo sendo Brancos
Mas quem inventou essa categorização de raças não foram os americanos kkkkkkkk
E sim os brancos europeus
Que ódio!! Me relacionei com um chinês (conseguiu um comércio aqui e tem uma condição financeira melhor que a minha) e simplesmente descobri que ele me escondia da família há meses por ser brasileira, a mãe dele me odiaria por ser brasileira e ele disse que ela diria pra tomar cuidado comigo porque temos fama de preguiçosos, interesseiros e malandros (isso mesmo, ladrões), eu chorei copiosamente na frente dele quando ele me disse porque não podia continuar comigo... REVOLTANTE!
Nossa, Lillium....q coisa horrível. Não posso nem imaginar o que vc sentiu. Como é que a mãe dele foi deixar o cara vir trabalhar e morar logo aqui, então ? Achou que ele não ia conhecer ninguém interessante ?
mas a gente tem fama disso tudo mesmo ora kk
@@atlas7097 Uau, que legal esse pensamento bosta, sendo assim eu poderia taxar ele de coisas bem ruins específicas da China? Não né? Pois é. Eu fui humilhada por ele como indivíduo, não foi somente isso que ele falou, obviamente, não vou por tudo né mas foi discriminação somente por eu ser brasileira e não uma pessoa ruim.
@@diegoeascoisasdomundo Exatamente, triste isso, imagino como tenha se sentido durante todo o vídeo por isso comentei minha experiência. Horrível essas coisas!
@@ItaMochiMochi @Lillium bom, em partes sim, não totalmente... mas não é atoa que o nosso país é afundado na corrupção, o que é inegável, ora... isso basicamente comprova que a maioria da população é corrupta (que se você preferir traduzir como preguiçoso, interesseiro e malandro, dá na mesma), afinal, o caos político é o reflexo do caos social ao qual nós mesmos somos responsáveis...
preconceito? sim...
mentira? nem tanto :v
No programa do 'What Would You Do ?' (Tem no RUclips), quando há essas situaçoes os americanos observam e se retiram, pq eles sabem que há determinados ambientes no país que são coniventes com essas praticas, não á toa o país é dividido com escolas/igrejas/universidades e etc. Se me permite dizer o seguinte, racism e injuria tb são praticadas como brincadeira, sarcasmo, ironia e vindo de americano, povo culturalmente fechado, é nitido que não foi brincadeira!
Concordo totalmente. E naquela cidade, St Louis, a questão racial como falei no vídeo é muito forte. Porém, como respondi agora em outro comentário, uma pessoa brasileira que mora nos EUA há 30 anos me escreveu para dizer que ela não viu o ocorrido como racismo.....cada um acaba interpretando de um jeito.
@@diegoeascoisasdomundo na minha opinião, quem acha q é brincadeira é conivente com esse racismo
Racismo começa exatamente assim
@@FuturoDeRedpillEhAlcoolismo E o futuro de casamento é galhada, filho de outro para cuidar, alcoolismo, solidão e suicídio. (A não ser que você encontre uma exceção.
@@carlosbarbosaads Quem tá falando desses assuntos aqui, maluco?? Vc viu alguém falando dessas coisas aqui no vídeo?
Vai fazer uma terapia e desapega de mulher de uma vez! A gente tá falando de imigração, ninguém quer saber da tua choradeira de mgtow!
Acho que foi racismo! Mas de boa, eu responderia assim: a que pena, o dinheiro deve ser o melhor que tem aqui! Kkkkkk
hahaha mas eu estava morto de fome, ia comer lá mesmo...se eu respondesse assim não ia dar pra fazer isso :)
Aproveito para te falar que juntei o conteúdo desse canal aqui com um outro maior que eu já tinha, daí esse não vai ser mais atualizado. Lá continuarei falando desses temas, inclusive acabei de levar esse video daqui pra lá. É Diegocêntrico o nome do canal. Meu último video aqui explica isso e dá o link. ;)
@@diegoeascoisasdomundo entendo. Vc e que estava lá na hora né! Tb não posso afirmar que falaria o que acho que falaria né! Só estando lá para saber l.ok vou me inscrever no outro canal!
Obrigado! Muitos assuntos interessantes pra entrar lá no outro canal. ;)
@@diegoeascoisasdomundo Acho que não foi, foi uma brincadeira de mau gosto
Obrigado, mas brincadeiras podem ter fundo racista, não ? Cada pessoa percebe de uma forma.....dá uma lida só nos comentários aqui.
Olhe, eu sou português e vivo em Portugal. Não tendo mudado de cidade, comecei a sentir que passei a ser olhado de modo diferente pelos seguranças dos supermercados a partir do momento em que uma doença neurológica que tenho há muito começou a provocar-me uma notória deficiente motora dos membros inferiores e me obrigou a usar um par de canadianas. Ainda antes de usar canadianas, mas quando já andava torto, já tinha notado alguma coisa em esplanadas de praia onde eu ia e que também eram frequentadas por famílias de classe média média alta. É assim.
Lamento que passe por isso, Luís.....
Quem mais sofre racismo em Portugal são os portugueses.
@YuuZ muitos conflitos na Europa são causados pelo excesso de imigração e pelo multiculturalismo.
@YuuZ mas a invasão imigrante tem aumentado os conflitos.
@@LuisFernando-kl9xf verdade, hoje em dia portugal tem mais brasileiro que português
Sinto muito. O racismo dói na alma. Imagina vivenciar isso quase sempre em lojas e estabelecimentos. É o meu caso.
Eu imagino. Foi como falei no vídeo, talvez todos precisassem passar por isso para sentir como é. Lamento que isso ocorra com vc até hoje.
Isso nem é racismo, foi uma atitude xenófoba, até pro americano apenas ele é branco ou negro.
O complicado é que você não pode se sentir ofendido por nada hoje em dia, se não é "mimimi" ou "frescura" KKKKKKKKKKKKK
Quem aceita, aceita, quem não, faz alguma coisa e não paga de cabaço otário.
Muito obrigado, Fernando.....A quantidade de gente aqui dizendo que é frescura minha, que tenho que virar homem......
@@diegoeascoisasdomundo Poh irmãozinho, é nóis!! Eu fico muito puto com tanta ignorância dessa galera, sempre tem um bando de sarnento que não perde a oportunidade em querer se achar melhor que o outro e faz uns comentários podres, ainda mais na internet terra sem lei né. Mas fica tranquilo meu amigo, quem tem bom senso e simpatiza com teu relato sabe que essa galerona falando asneira são gente de mente limitada, vivem num mundinho muito pequeno perto de quem entende a podridão de um ser humano com outro, ainda mais um desconhecido que se expressa através de uma "piada". Abraços e sucesso com teu canal, não se atenta muito a ignorância do povo, é bem desgastante.
Muito obrigado pelas palavras, espero q vc volte mais por aqui para poder dar sua opinião inteligente e embasada sobre outros temas.....vêm alguns polêmicos pela frente. Exemplo: vou falar do porte de armas no Brasil....
Mas qm fala esse "mimimi" geralmente é o preconceituoso ou o carinha do QI rebaixado.
Coisa de bolsonáristas ultra direita que são cheios de eliminar o outro.
Sou pardo, sei que o preconceito existe e pior ainda quando parte de sua própria família. Por incrível que pareça eu não me lembro de episódios de racismo que aconteceram comigo até porque eu me preparei muito na vida para superar o preconceito de minha família e pra mim nada me abala. Entro em qualquer lugar, sempre sorridente e de cabeça erguida, me respeito, respeito a minha luta para chegar onde cheguei. Já viajei pra Europa, nunca percebi nada de anormal e foda-se meu dinheiro não tem cor rsrsrs
Mas falando sério.... O preconceito dói na alma e só quem passou por isso entende de verdade o quanto é constrangedor até quando lembramos.
Da sua família, Tyson ?
Vc sofreu tanto preconceito que nem lembra mais?
@@jonathanstuart1903 sou pardo e ja sofri, mas sou do tipo de pessoa que não liga. Aliás, só sofri racismo de negros até onde me lembro
@@rogerio7546 Racismo?? Tá de zuação comigo, 80% dos brasileiros é negro, então é racismo de negro contra negro mesmo
@@rogerio7546na eua é negócio é raça e origem, lá vc vai sofrer racismo de brancos e pretos. Latinos são bastardos mesmo os que parecem brancos, o filho do neymar por exemplo não é mais branco.
já passei por situações parecida e até pior, ficaria feliz se me pedisse desculpas. Entrei no supermercado pra resolver problema do cartão de crédito, cheguei cedo e o atendimento só iria funcionar 15 minutos depois, então comecei a circular vendo os preços do computador que iria comprar e percebi o segurança se aproximando e começou a mexer como se estivesse limpando e olhando sempre pra mim, aí foi pra outro lado e me acompanhava o segurança sempre fingindo limpar e organizar, quando deu tempo e começou o atendimento fui falar com atendente e só aí o segurança foi pra o posto dele, Acabei cancelando o cartão e não voltei mais a esse lugar, Me deixou triste.
Nossa, cara, lamento que tenha passado por isso. E não para de acontecer. Viu nas notícias sobre o filho do Mussum agora esses dias ?
O segurança era negro?
@@marlosmedeiros4802 não, mas ainda que ele fosse negro e eu um branco, foi uma situação desagradável.
@@JoseAntonio-pd9ji Sem dúvida é uma situação desagradável.
Mas as vezes é só o trabalho do segurança, independente de quem fosse, pode ser que ele apenas estava checando por você passar um bom tempo circulando... Não se pode tirar uma conclusão precipitada se existem várias outras possibilidades.
É por isso que nunca tive curiosidade e nenhuma vontade de conhecer esse País eu sei que muitos Brasileiros sofrem preconceito aí principalmente os Mexicanos somos considerados uma Raça inferior aos olhos dos Americanos os indianos sofrerão nas mãos dos Britânicos so porque são Brancos acha que são melhores que nós os asiáticos eles chamam de povo amarelo e todos Brasileiros pra eles são índios ou negros pois sou morena dos cabelos cacheados não tenho inveja desses Americanos preconceituoso meu país e lindo tropical colorido gente de todas as raças que OBrasil abraça tenho orgulho da minha cor morena tropicana gostei do seu vídeo
Muito obrigado, Vilma. ;)
Bem ridiculo isso
Se bem que mexicanos e indianos também são muito racistas no geral...rsrsr Principalmente os indianos.
@@douglassmith5188 brasileiro também
@@douglassmith5188os africanos tmb, vai lá sendo bastardo de cabelo cacheado pra vc vê uma coisa kkkkkkkk
"Tem dois caras correndo...um preto e um branco...Qual deles parece um ladrão?"
Essa era uma piada corrente que eu ouvia nós anos 80 e 90...Hoje não se pode mais contar piadas assim, e segundo alguns, o mundo está chato e não se pode mais fazer piadas, que não tem nada de racista.
Enfim, o fim da piada é que quando a pessoa responde que é o preto que parecia um ladrão, dizia-se "Não!, É o branco, pois o preto de fato é"...e todos gargalhavam, incluindo o preto no grupo.
Ainda bem que o mundo ficou chato.
Ainda bem!!!
Pimenta no dos outros é refresco né? ainda bem q mudou mesmo
O mundo se esquece que somos todos filhos do mesmo Criador, quanto mais longe de Deus, mais longe do amor e do respeito...
Obrigado.
assinado; Silas malafaia
Curtíssimo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
"Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45.6-7)
Talvez a gente não esqueça, talvez seja nossa semelhança com o criador do mal, o deus.
Pois vou durmi na tua casa e na cama da tua mulher os imigrante que votem pro paises deles
Acho que aí a gente entende como as “brincadeiras” pesadas com negros, LGBTQI+ e mulheres no Brasil pesa. Quando se passa por uma situação de preconceito você perde o chão, porque você não fez nada pra merecer aquilo - exceto por características com as quais você nasceu e que não pode mudar. Só quem passou conhece, e quem não passou não entende como é pro outro. Por isso tantos homens brancos cis (e algumas mulheres brancas cis) acham legal o “politicamente incorreto” (outro nome pra pura grosseria) ou lembram com saudade dos anos 80 em que tinham uma falsa sensação de liberdade por poderem humilhar o outro com brincadeiras como quisessem - sem que eles próprios fossem alvo dessas brincadeiras e ofensas
Maravilhoso seu comentário, Felipe, e muito bem escrito. Isso mesmo. Por isso gravei o vídeo contando, levanto essa pergunta de que todos deveriam passar por isso pra sentir na pele o que é sofrer preconceito. E olha que menciono no relato que meu amigo negro ao meu lado nem se abalou, morando lá certamente ele está acostumado.....infelizmente.
Vc viu meu vídeo aqui do canal que começa com o título "Não é mimimi" ?
Exatamente
Escutei uma piada sobre mulher e entrei em pânico, o pior foi que o cara percebeu e foi na minha direção, só recomendei um jogo (mindustry) e ele voltou, mesmo que eu não seja uma mulher aquilo me incomodou muito.
@@handesonrenatoguimaraes2615 eu seu q isso n vem ao caso mas mindustry é mt bom
@@lsddreamemulator concordo, se quiser outra recomendação de Tower Defender eu recomendo Infinitoide.
O racismo, a bem da verdade, demonstra fraqueza. Geralmente o "fraco" tende a lutar (atacar) ou fugir quando se sente ameaçado. Ao ver alguém diferente, o fraco tem que agir. Ele tem medo de perder algo que possui, seja o espaço, o posto, os bens, os títulos, etc. Isso também vale para a xenofobia.
E para todos os preconceitos, acredito. O medo do diferente causa essa estranheza, essa reação.....excelentemente observado, Gabriel Maciel. Obrigado.
Kkkk sim. Quandos os europeus subjulgaram países africanos e exprolaram o maximo possivel o seus povos ,sob a premissa que esses povos eram inferiores, estavam demonstrando fraqueza.
É bem isso mesmo. Principalmente quando racistas veem pessoas pretas frequentando lugares que são "exclusivos" de brancos.
Tenho amigos pretos que só se sentem bem em algum ambiente quando veem outras pessoas pretas no local.
A xenofobia na Europa é consequência do excesso de imigração.
Acho que você acabou de tirar da sua cabeça as motivações de um xenófobo e um racista
Bom que esse vídeo seja mostrado aos brasileiros que pensam que são brancos, principalmente o pessoal do Sul.
Já me disseram exatamente isso.
O problema q alguns são realmente brancos caucasianos
Mas são brancos mesmo, tanto que os estados com poucos negros são os estados do Sul...
@@westvam2006 Mas se forem pra fora do Brasil serão sempre latinos e não adianta chorar.
@@MariaCarvalho-ks5ix se forem pros EUA. .eles vão achar q são europeus ...aí vão dizer : NOSSA NÃO SABIA Q TINHA BRANCO NO BRASIL ....EU NÃO ACREDITO QUE VC É BRASILEIRO !!
E eu que entrei numa padaria e o atendente, me perguntou se eu era segurança, respondi que não, perguntou novamente se eu era manobrista, respondi que não. Daí ele respondeu que fez uma aposta quando eu entrei, com o colega, que eu seria uma das duas profissões.
Ou seja o preto em um lugar com um padrão melhor, será sempre observado e especulado por idiotas...
Independente da profissão, se a pessoa está consumindo. Merece o respeito dos donos e funcionários mal treinados.
Talvez não. Pode ser que eles simplesmente estavam tentando adivinhar a profissão das pessoas que entram ali
Excelente exemplo, Ronaldo, obrigado por nos contar.
Pois é, Darth Vader, mas o ponto do Ronaldo é esse....o negro só poderia ser segurança ou manobrista ?? Segundo o cara, só poderia ser UM dos dois.
Isso acontece comigo direto, quando vou a um supermercado ou loja as pessoas sempre me confundem com o repositor, atendente, segurança. Apesar de ter 32 anos tenho aparência de mais novo, sou pardo e bem magro. Um vez uma senhora chegou no supermercado e me perguntou se havia um tipo de produto, por educação tentei ajudar e como não consegui falei para ela que não sabia. Ela ficou toda nervosa colocou a mão na cintura e começou a falar alto ao melhor estilo barraqueira: Se você não sabe sou eu que tenho que saber então, será que vou ter que falar com quem para ter essa informação.
Respondi: Não sei, talvez com alguém que trabalhe no supermercado.
Ela ficou toda sem graça e começou a pedir desculpas. Foi hilário.
@@abner2787 Verdade, me identifico com essa situação. Já não fico mais chateado como antes.
Lembrando q gostamos muito de apontar o dedo para outras nacionalidades, mas quando se trata de tratar com respeito venezuelano, haitiano as coisas mudam mto
Verdade, João.....o pessoal tem metido o pau em americanos aqui.....quando a situação poderia perfeitamente ter acontecido na Europa.....
Uma vez eu estava na França e eu e uma amiga fomos numa loja ver roupas.... o segurança ficou o tempo todo seguindo a gente achando que iríamos roubar algo.... sou branca, eu nunca tinha passado por aquilo, fiquei bem chateada.... imaginei como é ser negro e passar por isso quase todo dia quando entra em algum lugar, vai acabando com a autoestima da pessoa, pois o pouco que eu vivi já fiquei bem triste
Perfeito, Volkanna, experiência bem parecida com a minha, que também me deixou chateado. Obrigado por compartilhar.
Voce so eh Branca no Brasil, na Europa e nos EUA nao eh nem a pau
@@brianrockefeller3552 eu sei... nos EUA somos CHICANOS
Eu passo por isso quase todos os dias no Brasil,mas se reclamar é mimizento.
@@renataarruda1935 não é mimimi. Eu entendo perfeitamente a indignação de quem passa por isso.
Realmente foi um ato de xenofobia...
Vc vê, uma moça brasileira que mora nos EUA há 30 anos me escreveu para dizer que ela acha que não foi. Cada um percebe de um jeito mesmo.
@@diegoeascoisasdomundo mais isso está internalizado neles, mesmo sem querer acabam soltando essas" pérolas"...São " brincadeirinhas" de mal gosto na minha opinião...Você provavelmente percebeu a expressão corporal do cara, o olhar e etc...Portanto, provavelmente só você terá a capacidade de decodificar essa atitude. Infelizmente muitos irão dizer que é apenas um " Mi mi mi" , no entanto eu tenho um " pé atrás " com esse tipo de " brincadeirinhas"...
Eu estava bem te respondendo e o sistema do RUclips não te mandou a resposta.....vai ver porque vc estava editando seu comentário original junto comigo mandando o meu. :)
Te respondo de novo aqui entao:
Sim, percebi o olhar do cara pra mim na hora em que cheguei na porta do restaurante..Era óbvio que havia algo ali. E vc acrescentou no seu comentário exatamente o assunto que eu estava te falando....dá uma olhada num vídeo mais antigo aqui deste canal (ainda não levei pro canal maior, como este do racismo)....falo EXATAMENTE dessas brincadeirinhas de mau gosto.....o titulo começa com "Não é mimimi".
Moro em Pttisburgh, minha amiga casou. Com o cara de Utah ela é do Rio Grande do Sul loira dos olhos azuis, a mãe do cara brigou com ela disse que ela era latina (negra) que não era bem vinda na família dela a briga foi feia ela mora em outro estado hoje é a mãe e alguns parentes racista não aceitam ela de jeito nenhum .
Exatamente, xenofobia
Pessoas que não são alvos de qualquer tipo de preconceito dificilmente entendem isso. Obviamente que também há aqueles que possuem mais empatia. Mas esse negócio de piada é exatamente isso. A pessoa acha uma besteira pq não foi ele o ofendido e, também, pq ele jamais se sentiria ofendido por isso. Entender o racismo, sem ser negro, é uma questão de empatia, pq você não sabe o que é ver uma pessoa escondendo a bolsa quando você chega perto ou atravessar a rua em passos apreçados quando percebe que você tá do lado dela, preferindo a insegurança de ser atropelado ao "risco" de está perto de vc, até que essas coisas aconteçam com você. Então pra o seu amigo de NY isso foi apenas uma piada pq ele não consegue se ofender por isso. Mas xinga a mãe dele e diz que é uma piada pra você vê que ele não vai ficar bravo. Piada no c* dos outros é refresco.
Absolutamente perfeito e muito bem escrito seu comentário, Coi. Obrigado. Um monte de gente aqui tem me chamado de fresco, que não sou homem etc...
@@diegoeascoisasdomundo infelizmente falta empatia às pessoas.
@@diegoeascoisasdomundo tenho uma curiosidade e entre os Espanhóis?somos tratados como semelhantes?
@@alberbraz7979 Mesma coisa, no canal do Henry Bugalho ele tem um vídeo falando de como foi a experiência deles, e eles são brasileiros de pele branca
É chato muito chato essa situação. Aqui em BH eu não gosto de entrar em lojas de chineses, eles sempre olham para gente como se fôssemos roubar. Teve uma vez que o dono ficou me encarando o tempo todo que estive na loja.
Já passei por situações parecidas também. Infelizmente eles sao tao roubados que hoje desconfiam até da sombra....é mais uma defesa, um amigo oriental me disse isso.
manda eles voltarem pra china
Assim , eu acredito que a seja a cultura deles , mais eles tão certo em não confiar em estranho o problema e o exagero do até o dono teve que andar com vc te vigiando aí e foda
@@caron-bilzerian8076 e complicado meu amigo. Mas estou na minha cidade no meu dia de folga é claro que vou andar mais a vontade ainda mais que aqui é muito calor. Acho que eles vieram para cá tem que procurar entender os aspectos da cultura local.
Chineses sāo assim muito desconfiados. Aqui na Espanha, eles fazem o mesmo com os espanhóis
São por causa dessas situações que eles tem aquele jargão de que "esse é um país livre"... aqui no Brasil isso caberia até processo, já nos USA já é liberdade de expressão da forma deles. Para se viver nos USA uma das coisas mais importantes é saber como ter o sangue frio. Alguns nomes brasileiros que ficaram famosos no mundo conseguiram dar um pouco mais de luz para os americanos a respeito de nossas culturas. Por exemplo, já são mais pessoas que não pensam que falamos espanhol e que a capital do Brasil é Buenos Aires ou Rio de Janeiro. Nomes como os da família Gracie esclareceu isso para eles. Agora aí tem também o lance de imigrantes não terem direitos iguais aos nascidos no USA. Eles tem um patriotismo bem enraizado.
Perfeito. Obrigado pelo seu comentário. Só fico pensando se seria mesmo considerado "liberdade de expressão" pra eles, visto que no fim do vídeo (não sei se vc viu) comento que dois americanos da própria cidade onde ocorreu o fato consideraram a questão como racista e ficaram chocados.
@@diegoeascoisasdomundo Com certeza, os USA tem culturas bem diferenciadas dependendo da de cada região. No sul aqui do Brasil também tem uns lances assim... justamente por lá terem mais descendentes diretos dos europeus. Mas aí também tem uma maneira muito diferente de distinguir raças. Eu não sabia que eles consideram algumas nacionalidades como raça. Tipo, italiano... tem pessoas que colocam italiano como etnia. Assim como os brasileiros são latinos para os americanos, branco para os hispanos, e "white cracker" para os negros americanos. "White Cracker" é uma expressão para brancos inferiores, ou brancos pobres. E os que nos consideram latinos não é por causa da etnia mas por causa do idioma derivar do latin. É muito louco isso.
Eu já tinha ouvido "White Trash" para caucasianos (no caso os americanos brancos) pobres ou mal educados...."White Cracker" não conhecia. Eu gosto de conhecer lugares do mundo que a maioria das pessoas não tem interesse em ir, como no caso dos EUA esse fato do vídeo aconteceu em St. Louis, onde a imensa maioria dos brasileiros não vai. Gosto de explorar o que poucos conhecem e ter contato com o país "real", fora das cidades e pontos turísticos. Obrigado pelo seu comentário, Karlos, dá pra ver que vc é um cara inteligente e que gosta do bom debate. Espero saber mais das suas opiniões em temas e vídeos futuros.
@Malu di Presley Não se trata de superioridade, mas de cultura. No Brasil, depois que teve a lei áurea, os negros e brancos se misturaram, lá eles se auto segregaram por vontade própria. E em muitas regiões, se mantém assim até hoje. E também é o país que mais tem imigrantes no mundo, nas décadas de 40 - 50 vieram grupos de italianos, chineses, russos, latinos, árabes, etc... Então pelo convívio direto, os americanos tem comunidades do mundo todo dentro dos USA. E isso que causou esse desinteresse de querer saber onde ficam cada país do mundo. É parecido quando aqui no Brasil eles perguntam se o estado do Acre existe. A gente tem uma ideia de como seja mas teríamos que pesquisar ou ir pra lá pra saber como é. Agora se falar de São Paulo, a gente já sabe de cor de tanto que se fala.
@Malu di Presley eles não interpretam como guerra. Lá, depois da abolição, os negros se mudaram em massa para determinados bairros e até cidades, como o bairro do Bronx NY. E até hoje eles não são fãs de brancos e latinos circulando por lá. No Brasil eles se misturaram, era comum achar brancos em roda de samba num morro do RJ. Agora nos USA eles se separaram culturalmente. Preste atenção nas séries como um maluco no pedaço, eu a patroa e as crianças. Você vê que os personagens sempre tem namoradas/os da mesma etnia. A gente aqui se choca porque somos acostumados com a cultura do Brasil. Mas o mundo tem várias e várias outras bem diferentes daqui.
As vezes a gente tem que entender que raça não é só cor de pele, mas formato do corpo, cabeça e cabelo, muita gente sofre racismo por essas coisas.
Perfeito, Odd Blues, obrigado.
Aí já não tem nada a ver com racismo tem a ver com preconceito. Racismo está direcionado a uma etnia.
O racismo acaba no dia que as pessoas entenderem que todas as etnias pertencem a uma só raça, a humana.
Em Miami meu amigo entrou em uma loja e perguntou ao lojista o preço de um equipamento eletrônico, o americano olhou ele de cima abaixo, não respondeu e chamou um mexicano para atender.
Q coisa horrível, Jr S.....preconceito puro!
Aqui em Berlim vc poderia passar po Bavaro. Ou talvez turco ou arabe. Sou mulato emeu filho é loiro como meu paí, a minha esposa é ruiva. Aqui tem uma escola Americana, para filhos de pessoas dos Estados Unidos, perto da escola do meu filho. Pegamos o mesmo trem, como pego há 5 anos o trem no mesmo horario, entao vc acaba conhecendo de vistas as pessoas. Tinha uma americana preta, sempre comprimentava-me, mas um dia peguei junto com meu filho, essa gringa tratou-me mal. Nao entendi, ai outra americana falou que a preta americana, assustou porque eu tinha um filho branco. Ela nunca mais conversou comigo.
Nossa, Pepito, que historia. Vc pensou em falar com ela alguma coisa ?
Elas se ofendem se um negro casa com uma mulher branca,se sentem rejeitadas
@@diegoeascoisasdomundo oq ocorreu foi q ela é negra americana ! E essa etnia nn gosta de Negros com filhos branco pois ele vê como um ato de traição. Preto com preto branco com branco.
Eu como Preto já entendi q se eu for brigar por cada “microagressão” vai ser tempo perdido. Natal de 2022 pintei minha barba de Branco e fui de Papai Noel para o trabalho (trabalho num supermercado) fiz a alegria da criançada, para dps na Rua ser Chamado de Papai Noel Preto, Saci com 2 Pernas, Preto Velho (Entidade dr Umbanda).
Então isso q vc sentiu é horrível, mas enqnto, um negro passar por isso, acredito q seria bom q tds os demais tbm passassem para entender q não é mimimi.
Aí uma coisa que nunca ia acontecer com vc no eua, os bastardos latinos e norte africanos são racistas sem ter raça, no eua vc só é preto se for igual os africanos, vc só é brancos se for igual os europeus.
Viva o Brasil e o brasileiro !
Obrigado
Por quê? No Brasil não existe racismo? Aqui é muito pior, porque esse tipo de preconceito é dissimulado por estas bandas. É só perguntar para um negro que já viveu em ambos os países, Brasil e Estado Unidos. Vou um pouco mais longe: a maioria dos negros brasileiros que não vê racismo no Brasil é porque não tem consciência da própria existência, como cidadão, bem dito.
Pode falar o q quiser, o ódio não cola aqui. Quem nasce aqui é brasileiro, xara . Não é afro, hispânico, asiático, etc. E quem agir como a gente é brasileiro também. Somos a luz do mundo ! Acorde .
@@claudiopiteri8621 Como eu disse, o preconceito racial, sobretudo em relação ao negro é dissimulado, quase imperceptível para quem não o vivencia.
Mais aqui tem isso também, porém de uma (forma) mais sutil, pelos menos antes disto que estamos vivendo agora não é? Aqui no Brasil o racismo está respaldado pelo classismo principalmente. Para uma pessoa negra e supostamente pobre, os espaços são ainda mais reduzidos. É o racismo estrutural.
Acho xenofobia mistura com falta de educação
Perfeito.
5:11 Eu fico chocado com a atitude desse cara. Brincadeira tem sua hora e seu lugar. E tem pessoas tbm que vc pode brincar. Como é a pessoa brinca com uma outra que nem conhece? Vc tem que conhecer minimamente a pessoa pra saber se ela aceita brincadeira, que tipo de brincadeira que ela aceitaria ou não. E ainda brincar com um cliente. O cara não foi profissional.
Exatamente....e numa cidade racista como aquela......eu estando ao lado de um cara negro.
Morei nos EUA por um tempo e lá entendi que brancos são os americanos brancos, canadenses ou europeus. Negros são os americanos negros ou africanos. Brasileiros, independente da cor, são latinos. Nunca sofri nenhum tipo de discriminação lá, ressaltando que fiquei na região norte (NY e NJ), onde as pessoas são mais “tranquilas”.
Sim, perfeitamente observado. Já fui muito em NYC e NJ e nunca senti nenhum problema por lá......
mas latino é da cor e sim da origem
Infelizmente o preconceito sempre existiu e vai continuar existindo.😔😔😔
Concordo plenamente....
Pra se chegar a conclusão se foi racismo ou não temos que fazer uma pergunta, se fosse dois estadunidenses loirinhos ele iria fazer a mesma "brincadeira" ?
Perfeito, Iago.....claro que não fariam !
Mas isso é bom pra muitos brasileiros brancos, que aqui no Brasil são racistas e qdo vão pros EUA, esquecem que são latinos, muitos destes negam que são sul-americanos.
Que sirva de aprendizado e que não façam mais com o próprio povo, só que pobre, negro e Indígenas do Brasil!
Por isso fiz o vídeo, César, perguntando se todos deveriam passar por uma situacao dessas para saber NA PELE o que é.
Bom? Racismo é bom? Cala a boca...
@@person2702 vc não tem direito
@@fernaooliveira7226 direito do que?
@@person2702 acho que vc não entendeu direito, em nenhum momento disse que racismo é bom, releia que qm sabe vc entende o que tá lendo.
Eu morei muito anos nos EUA, já senti um certo preconceito mas deixe de lado. Presenciei uma discriminação por um estrangeiro árabe que qdo falei que minha língua era o português ele disse que era coisa de gay quem falava essa língua. A outra experiencia foi quando fui trabalhar em Dorchester MA em um restaurante e me deparei com um morador local reclamando que tinha um white man in the house, sentado se alimentando.... sendo que o dono do local era branco Grego, trabalhei lá somente aquele dia e nunca mais voltei rs...
Cezar, nossa, nunca ouvi na vida alguém dizer que português era língua de gay......
Foi mal, mas eu respondia que a dele era de homem bomba.
Era só vc responder ele: tá bom, mas por favor não me exploda.
Racismo explícito e que não fiquem dourando a pílula porque é isso que sempre se fez para minimizar o ato racista.
Já me chamaram de tudo aqui nos comentários....frescura, besteira.....dá uma olhada...
Uma colega de faculdade que é branca no Brasil, não branca como ele, era mais morena, de família rica, muito rica, me disse que quando chegou foi considerada negra e latina. Não conseguiu trabalho na época e olha que ela é profissional de TI, ah e isso em Nova Iorque.
E olha que NYC é considerada uma cidade de imigrantes.....imagina no resto do país......
Moro nos EUA ha 15 anos. Esse tipo de piada é super normal. Sou latino e devolvo a piada da mesma maneira na primeira oportunidade. E segue o baile. Ninguém se ofende. Aliás, após isso cerra a animosidade, pois o suposto ofensor se toca que eu também sou ofensivo e após estabelecermos essa perfeita via de comunicação começa a surgir uma amizade. E meus amigos negros também fazem varias piadas desse tipo sobre mim. Enfim. Se é racista ou não, esta na cultura dos caras. Relaxa e jogue o jogo. Abraço. Detalhe, moro em Atlanta.
Rômulo, obrigado pelo seu comentário. Mas vc explicitou uma situação onde supostamente haverá uma continuidade do contato, a ponto de vc poder devolver "da mesma maneira na primeira oportunidade" e também onde poderia surgir uma amizade. Eu estava numa situação gerente-cliente ali, ao lado de um amigo negro....e tudo bem, poderia sim ser só piada, mas se vc juntar o olhar pesado que o cara me deu quando entrei, desconfiado.....estranho mesmo.....De qualquer maneira, aceitei as desculpas dele e fiquei lá, até realizando a refeição.
Sobre Atlanta, conheci. Gosto muito de cidades que têm parte importante na História americana. Fora ser a cidade da Margareth Mitchell, ser a sede da CNN e da Coca-Cola.....e ter maravilhosos museus sobre as guerras que se passaram no local.
Vc escolheu viver em Atlanta dentre todas as cidades americanas ou foi pra essa específica por questões de trabalho ou estudo ? Sempre fico curioso porque um brasileiro escolhe esta ou aquela cidade - fora das mais tradicionais - pra morar.
Abraços!
Ah sim a síndrome de Estocolmo
Acho normal dos estrangeiros não entenderem uma piada ou uma ironia de tal país e acabar saindo ofendido , mais as piadas nos EUA na minha opinião eles pegam muito pesado parecem que estão falando sério
E porque raios você vai querer ser amigo de alguém assim?
@@gloomysunday8242 pq ele tá em território inimigo kkkkkk
Que bom ver alguém de pele clara entedé oque passam os negros .
No Brasil não se pode falar sobre racismo. Pelo menos não a vítima, agora chamam de vitimismo.
Agora q vc resumiu nessa frase, fiquei pensando....será que no exterior usam esse termo também, pra acusações racistas, homofóbicas, transfóbicas.... ?
Sou um negro dos Estados Unidos. Não pode falar do racismo no Brasil por que querem que os negros fiquem numa posição inferior sem abrir a boca para reclamar.
Meu caro, você está importando o que há de pior nos Estados Unidos. No Brasil é vitimismo, sim!
@@Brandespada Se os Estados Unidos fossem tão ruim, por que 3 milhões brasileiros estão lá? A cultura brasileira valoriza tudo que tenha pele mais clara e você sabe disso.
@@skatebordstephen Não tem nada a ver com cultura, tem a ver com sentido estético. Morei na África e a cor negra da pele tem uma ampla variedade de matizes, sendo que as mais claras são consideradas esteticamente mais bonitas. Conheci por exemplo uma negra retinta, a pele chegava a brilhar. Achei lindo, mas os africanos locais não concordavam
Muitas pessoas só se preocupam com algo dessa natureza quando passa por uma experiência semelhante. Na falta de empatia, chamam de vitimismo 😐
Estão me chamando daí pra baixo aqui, Ayrton.....já até me disseram que precisava "virar homem".
@@diegoeascoisasdomundo Na falta de amor próprio o homem tende a transferir para os outros o seu fracasso. Receba nosso abraço e as melhores energias!
Muito obrigado, Ayrton!
Cara, já morei na FL e não consigo imaginar isso acontecendo por lá. Daria muito problema, muita gente não aceitaria uma piadinha dessas.
Geraldo, e um monte de gente aqui mesmo me dizendo que sou fresco, que tenho q virar homem......q estou de mimimi
Na Flórida a presença latina é muito forte, já estão acostumados a lidar com micigenação latina por lá.
Não podemos generalizar , no Brasil acontece isso tb , infelizmente .
Com certeza,foi racismo!
Parabéns pela sua atitude. Se todos se manifestassem dessa forma,esses ignorantes pensariam duas vezes antes de agirem como escrotos.
Obrigado, Cacilda!
Estive Por duas vezes nos Estados Unidos , observei que brancos e negros não se misturam !!!
Muito chocante isso, né, Maria Helena ? Peguei um trem em St. Louis e só havia negros...ficaram me olhando com uma cara.....estranhando um latino estar ali.
@@diegoeascoisasdomundo Que bom que não acontece por aqui!!
Não com essa intensidade!!!
Mas se respeitam, cada um cuida o seu nariz bem diferente do Brasil .
Se respeitam ? Os negros e brancos americanos???? Nossa, nao podem nem se esbarrar que lá vem confusão.
@@pipocaagringa4805 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta vivendo na Disney
Moro nos EUA, e felizmente não sofri este tipo de problema pelo menos até os dias de hoje. Mas, dentro da sala de aula, no Brasil, como professora os meus alunos, a sua maioria mulatos ou negros me chamavam de branquela e fazia bullying perguntando se eu tinha aquela doença de pele. Uma vez na feira, uma menina negra estava com o seu pai. Acho que ela tinha 9 ou 10 anos; simplesmente olhou para mim e disse, " Que mulher feia". Fiquei chocada, o pai nem ligou. O bullying está nos corações das pessoas e no caráter que antigamente as famílias pobres ou ricas tinham e ensinavam os seus filhos a respeitar a todos.
Concordo. Tenho um amigo que era professor de geografia de escola pública no Brasil e passava o inferno. Teve até depressão. Anos depois mudou-se para o exterior e nunca mais voltou.
Quem diria eu na escola que sofria bullying porque tinha o cabelo liso e era só de pessoas negras
@@melkisedekesilva7830 Eu nem sou tão branco tenho um tom de pele parecido com o do cara do vídeo mas sou de Salvador e a maioria das pessoas aqui é negra lembro que boa parte do fundamental 2 sofri bullyng por isso era chamado de branquinho, branquelo e não sei o que pelos alunos negros além de várias intimidações como se quisessem me por no meu lugar sem motivo algum, isso que meu pai é negro e eu nunca tive preconceito algum relacionado a cor de pele
@@baluarte_ssa2571se o seu pai é negro vc tb é negro
@@Mrs.Skull_a mãe dele pode ser Branca, e ele puxou a cor dela.
Isto aqui infelizmente e normal , isto não me afeta mais , sinto orgulho de ser latina racismo e sintoma de ignorâncias isto não me afeta , americanos não conhecem outras culturas e são mal informados .
Mas o problema não foi ser latino, foi ser chamado indiretamente de ladrao por isso.
Sou branco caucasiano e fui algumas vezes
para os EUA. No geral sempre fui muito bem tratado por 97% das pessoas, com cordialidade e respeito.
No entanto, quando morei no Novo Mexico em 2010/11… passei por mais de uma situação de racismo por ser “latino”.
É aquela coisa… infelizmente eles ( essa minoria ultra conservadora americana ) nos consideram inferiores. E não sei o que possa haver que vá mudar isso.
Obrigado pelo seu depoimento, Arthur. Coincidentemente eu conheci o Novo México, fui visitar as locações de Breaking Bad em Albuquerque e depois com meu amigo que me hospedava fomos à Santa Fe. Talvez porque estava com ele o tempo todo, ele americano de lá, não senti nada contra mim.
E concordo com vc, acho que não há nada que vá mudar isso.
Ironicamente o nome do lugar é "Novo México"
Eu acho que é por conta da misigenação, um povo muito "misturado" sem identidade própria, cor bronzeada marrom bombom, e com características e origens indígenas, resultam neles ter um certo preconceito e até nojo, até os próprios latinos são assim um com os outros.
@@luc4s_4lmeid4
vaya, vaya, no encuentro fallas en su lógica!!
Engraçado que nesse lugar é onde tem mais latinos...
Na Minha opinião, foi racismo porém eu ignorava e o trataria com indiferença e deixava o universo fazer justiça com ele . Mais sim claro, foi racismo infelizmente.
Eu achei q devia dizer algo pois eu tenho "força" pra isso......pra que esse cara não faca algo semelhante com outra pessoa que não poderá revidar e que pode ficar deprimida se ouvir coisas como eu ouvi - ou piores.
Se os negros norte americanos fossem esperar o universo fazer algo, estariam até hoje no "fundo do ônibus".
Originalmente, todos nós tínhamos olhos castanhos, olhos azuis são uma mutação genética.
Muito bem observado, olhos verdes também , mas poucos sabem dessa info que vc deu.
Por isso que eles tornaram-se admirados, porque eram raros!
Com as novas gerações foi aumentando gradativamente e ficando mais comum em certas populações.
Eu não tenho olhos claros, mas acho-os maravilhosos. Estou dizendo beleza da cor dos olhos e não da pessoa como um todo.
A frase em si eu levaria como uma brincadeira, porém tem toda a questão do contexto e do “feel” que você tem da situação.
Meu tom de pele é muito parecido com o teu, me considero moreno, não branco, muito menos “latino”.
Eles nos EUA enquadram todos com tons mais escuros em “latinos”, mas o que esperar de um povo que mal sabe geografia?
O "feel" que eu tive, Mimir´s Vision, teve a ver também com o olhar pesado e desconfiado que o cara nos deu assim que chegamos na porta do restaurante.....isso combinado com a piada deu o tom.
Perfeita a observação da geografia...não tinha pensado nisso ainda.
p.s. Que nick diferente e original o seu. Muito bonito. O nome tem a ver com o avatar ? O que é Mimir´s Vision ?
@@diegoeascoisasdomundo Oi Diego, obrigado 😊
O avatar é uma representação de Mimir, um deus “Æsir” da mitologia nórdica. Mimir foi enviado como captivo para os deuses Vanir em uma guerra em Asgard, porém ele foi decaptado e a cabeça enviada para Odin; Odin por sua vez conservou a cabeça de Mimir, poia Mimir era o Deus do Conhecimento. Porém como Odin era paranoico, em um momento ele achou que Mimir estava ajudando os Jotuns (Gigantes) de Jotunheim, e o aprisionou numa montanha em Midgaard e removeu um dos seus olhos.
:)
Sensacional. Obrigado por contar os detalhes. ;)
"Latino" não seria qualquer pessoa q nasceu na América Latina (América do Sul) independente de cor?
Muitas pessoas têm colocado língua e outras questões alem da posição geográfica do nascimento, Renee CAT. P.S. Q bonito e diferente esse nick. Vc tem mesmo um gato chamado Renee ?
Muito bom pela sua coragem e determinaçao de fazer com que seja conhecido essa experiência negativa. Que seja para nos fortalecer ainda mais contra essas atitudes imundas.
Muito obrigado, José! Abraços!
@@diegoeascoisasdomundo Se o cara tivesse mencionado a palavra negro por exemplo, você poderia ter perguntado para o cara que falou isso pra você se ele sabe o nome e quem eram os 8 bisavós e os 16 tataravós dele, ou seja, ele pode muito bem ter um descendente negro e não sabe, vindo de uma espécie que tem muito mais de 100 mil anos de existência, a probabilidade dele, de mim e de você não ter nenhuma pessoa negra na árvore genealógica é mais alta do que uma mesma pessoa acertar 5 vezes na Mega Cena, ou seja, o cara critica, tem preconceito com aquilo que ele mesmo é
Perfeito. Isso não passa pela cabeça de muita gente, Bruno.
Meu sogro é branco e quando foi trabalhar em Angola disse que sofreu lá muito preconceito.
Infelizmente a pessoa quando é ruim, é ruim em qualquer quanto do mundo
Obrigado, Rubia. ;)
Acho que eles odeia os brancos devido a escravidão dos europeus
Até no Brasil o negro sofre esse tipo de preconceito ao entrar em determinado lugar isso é um absurdo mas uma realidade a desculpa é estávamos brincando. 😔
Sempre vêm com essa do "brincadeira inofensiva".......mas é assim que começa o bullying, o ódio........
Vamos lá eu moro nos Estados Unidos e tenho alguns amigos e colegas daqui. Na mentalidades do americano e isso eles aprendem desde pequeno, para você ser considerado branco você precisa desses 3 fatores, ter nascido na Europa (norte ou meio da Europa, pois o sul da Europa não são brancos, Portugal é um exemplo de país que as pessoas não são brancas e Suécia é um exemplo de país com pessoas brancas), se não nascer na Europa ter nascido num país que foi colonizado por brancos (Estados Unidos por exemplo) e ser descendente direto de Europeu branco sem mistura com outras raças. Ou seja, se você nascer nos EUA com olhos castanhos, cabelo castanho e pele branca será considerado branco caucasiano, mas se uma pessoa nascer no Brasil com os olhos azuis, cabelo loiro e pele branca, será chamado de latino, pois nasceu num país que não foi colonizado por pessoas brancas.
@Santtini Porque eu iria mentir? O que eu menti? Só pesquisar que vai ver que é verdade. Além do mais, morando aqui nos EUA se vê a realidade
Onde que os europeus ibéricos não são considerados brancos pelos EUA? Os europeus ibéricos se enquadram e são classificados como caucasianos, por serem europeus. Tente me convencer ao contrário.@@Franklin_fars
@@Franklin_fars Cara os ibéricos atuais são uma mistura de Mouros povos Norte africanos celtas germânicos e judeus ou seja são mestiços
Também tem os portugueses do norte que são de origem germânica olhos azuis cabelos loiros ruivos olhos verdes
Acho esse video excelente em termos de informação, sou pardo qse negro e percebo muito o preconceito mas o que mais me choca são meus amigos brancos que dizem q não há racismo no Brasil, alguns chamam de mimimi! Gostariam que eles passassem por essa experiência.
Muito obrigado, Carlos.
em Israel, Eu era "nativo"... na Suiça, a polícia veio conversar comigo 2x em 10 dias... no Brasil me pararam em apenas 1 blitz em mais de 40 anos de vida... será q é racismo? :-D
Nossa, hein, Zé.
Cara eu moro aqui nos eua e trabalho com pessoal do interior e cowboys... eles brincam e fazem Piada mas e so tentando ser engracado ou quebrar o gelo. Nunca me ofenderam e ate perguntaram se haviam me ofendido alguma vez. Eu sou muito brincalhao tambem e achei que sofreria preconceito, mas pelo contrario o pessoal me abracou e me aceitou muito bem !
Lydson, fico feliz pela sua experiência. Vc mora no Texas, imagino ? Entendo o que vc fala, mas é estranho no meu caso o cara fazer piada com alguém que nunca viu na vida, um cliente do restaurante dele e ainda por cima depois de ter me dado aquele olhar bem desconfiado quando entrei no local......juntando tudo......
Ele quis dizer que vocês poderiam levar tudo…. Menos o dinheiro. Ou seja, poderia comprar a loja toda.
hahaha boa
Aqui em Manaus apesar de ser branco, já fui confundido com alguém perigoso numa fila de Banco. Poderia processar a pessoa que fez isso comigo. Trabalho uma repartição pública, e lá o preconceito da Administração é com funcionários pobres. São tratados como lixo, preconceito e tudo o que imaginar. Nessa situação que você passou, não sei se é porque já estou acostumado a passar isso no Brasil em Manaus, mas achei uma brincadeira do gerente, mas posso está errado afinal não estava lá. Mas, enfim, o mundo está com falta de amor no coração e no Brasil também existe muito isso.
Nossa, o q não devem passar esses funcionários pobres q vc citou....
Brincadeira bem preconceituosa
Mas preconceito em Manaus??? Onde a maioria claramente é parda e também é um estado auto-declarado indígena??
Conheço um cara que foi para os EUA, no estado do texas, ele a esposa dele estavam em um bar quando de repente três caras se dirigiram a mesa deles e pedir para se retirarem pois não toleravam latinos no estabelecimento.
Meu Deus, q horror, Ian.....em que cidade do Texas foi isso, vc sabe ?
@@diegoeascoisasdomundo Não to ligado a cidade, mas vou procurar saber com ele e te digo. Realmente um absurdo. Se você estiver no Canadá não tem esse tipo de coisa.
Obrigado, Ian.
Preconceito tem em todos os lugares, vejam os Nigerianos, os bolivianos sofrem bullying direto nas escolas mas só um detalhe, quando o cara é pobre é discriminado mas quando tem grana já não, essa nossa cultura aprendeu a puxar o saco de japonês, ahhh que japonês é inteligente é isso é aquilo, eles mesmos não tão nem ai com a gente.
Sim, se formos falar ou debater sobre preconceito em geral a internet não conseguirá nem ter espaço pra tantas formas e situações....
O preconceito é uma das coisas mais horrendas que existe no interior da alma de muita gente.
Perfeito, Marilda....
Morei 11 anos nos usa , quero dizer que nunca senti preconceito ao contrário me sentia igual a eles meus amigos eram americanas e americanos . Morei minha cidade chamada wourborn próximo bostn a única coisa que sou branco e tenho olhos bem claros . Ao contrário quando fazia frio e caia neve muitos me traziam chocolate quente . Ao contrário meitos gostavam de conversar comigo . Não tenho nada a reclamar .
Que bom, Izael. Até seu nome me remete à um anjo, olhos claros....vc não tem aspecto de homem latino então. Se tivesse vc não acha q poderia ter sido diferente sua experiencia ?
@@Rafaelleao1977 realmente...
Os sulistas de Bacurau... rsrs
ENTAO O NEGOCIO É USAR LENTES DE CONTATO AZUIS E TINGIR OS CABELOS DE LOIRO..HEHE, E FALAR INGLES FLUENTE, ATE DESCOBRIREM QUE TEM SOBRENOME LATINO...ALIAS EXISTEM PESSOAS LOIRAS NOS EUA COM DNA NEGRO, SUA EXPERIENCIA NAO REFLETE NECESSARIAMENTE A REALIDADE, VC AINDA É UM LATINO, O ESTERIOTIPO NAO REFLETE NECESSARIAMENTE SEU GENOTIPO.
Brasileiro Kkkkkkkkkk sou bem ariano de olhos claros lkkkkkkkkkkkkkkk
Mas será que nesse tipo de acontecimento acontece com frequência na Ásia e na Oceania?
Tipo; igual os Americanos e europeus nos vens como latino e não branco ( pra quem é). Será que na australia q é um país com a mesma diversidade e começo de colorização igual o Brasil é assim tbm??
Na Ásia se um branco latino for pra lá, eles vão trata a pessoa como branco ou latino tbm ?
Ps:(preconceito eu sei q tem em todo lugar, e o asiaticos não gostam de estrangeiros no geral , mas eu quero saber mais como eles enxergam os brancos latino? ).
Isso ae e mt vdd mano, sou descendem de holandês, más quando fui estudar la nos eua eu era considerado latino, eles não ligam pra cor da sua pele, mas sim pro lugar de onde você veio.
Perfeito, cara. Obrigado.
Descendente de holandes nordestino? kkkkk certeza que vc é bastardo que só pega a descendência holandesa igual muitos bostaleiros
Ver os comentários com tantos depoimentos semelhantes me deixou em pânico de certa forma ;-; Tinha planos de sair do país, mas agr de certo que pensarei melhor... Não acho que teria mente o suficiente pra sofrer preconceitos assim...
Vai sofrer preconceito até o diabo dizer CHEGA!
@@IndividuoAnonimo que horror!! KKKKKKK
Já sou o contrário, antes eu era calmo, hoje falo à altura .
Mas vc chega a fazer barraco, Carambolas ?
Eu teria orgulho de ser taxado de latino...
Mas nao de latino ladrão né ?
@@diegoeascoisasdomundo De ladrão ninguém gosta de ser chamado, a não ser o lula...
Aproveito para te dizer que juntei os vídeos no meu outro canal, maior, se quiser muda pra lá....esse aqui não será mais atualizado.
Um link desse canal novo, "Diegocêntrico" (levei esse vídeo por ex daqui pra lá)
ruclips.net/video/mkQopP9fTuw/видео.html
@@eliaspereira4961 do México para baixo são todos bandoleiros para eles eles têm complexo de superioridade é são narcisistas tbm se acham melhores que todo mundo eles falam muitas coisas para inferiorizar as pessoas da América-Latina
E como nordestisno!
É por isso que eu falo preconceito e racismo acaba com o mundo deveriam ter pena pesadas pra essas coisas pra se arrependerem do que fazem.
Estavam me lembrando aqui que os EUA não tem lei contra o racismo!
O pior é quando você vê que esse tipo de situação ocorre de modo muito comum no Brasil, tenho parentes e amigos Nordestinos que já passaram situações desagradáveis no Sul do País sendo denominados de modo pejorativo de Jabá, cabeça chata, come calango, Paraíbas (não importa se você nasceu no Ceará, Maranhão ou qualquer outro estado do Nordeste chamam todo mundo de Paraíba, acho que pensam que é algo ofensivo quando na realidade nem devem saber que a Paraíba é um estado lindo e Culturalmente rico. Ainda rola muito de algumas pessoas metidas a esnobes no Sul e Sudeste discriminarem Nordestinos, Negros, Índios e pessoas mestiças de modo geral o que não deixa de ser um troço louco no País que tem a maior diversidade étnica no Planeta...
Perfeito, Osmar.....brilhantemente observado. Obrigado.
Osmar, sei que não é justificativa e você deixou claro que são certas pessoas, mas acontece o inverso também se não for pior. Sou paulista neto de nordestinos, tenho colegas que foram para o Nordeste e essas brincadeiras também acontecem lá, não vem com essa que só pessoas do Sul e Sudeste discriminam não, acontece que é mais comum ver pessoas do Nordeste no Sudeste do que o contrário.
Quando em 2014 faltou agua em São Paulo fiquei chocado ao ler as mensagens na internet com as pessoas do Nordeste desejando que as pessoas aqui morressem de fome e sede, dizendo coisas que eu jamais imaginei na minha vida e era a maioria dos comentários, não era um ou outro não. Ademais os próprios Nordestinos tem preconceitos entre eles mesmo e piadas e exclusão rolam em cidades ricas do Nordeste como Fortaleza e Recife contra pessoas que vem do interior destes estados e outros.
@@abner2787 Entendo brother, na realidade falei sobre um situação específica mas sei que infelizmente isso acontece independente de região, a questão é a falta de conhecimento sobre a formação e a diversidade étnica no Brasil misturada a falta de empatia e senso de igualdade por parte de algumas pessoas...
Oxente, presente! 😅
Em Portugal é pior, sou filho de brasileira. Sou fluente em espanhol, english , Galego e PT BR. Quando falo sotaque brasileiro, los portugueses me tratam diferente. Quando eu falo em espanhol ou english, me tratam mais amigavelmente. Minha mãe tinha deixado bem claro, para evitar falar com sotaque brasileiro. Para eles não importa se você é branco ou negro, simplesmente é mais preconceito linguístico ( PRINCIPALMENTE COM PORTUGUÊS BRASILEIRO)...
Oi Leonard, vou responder seu comentário no outro vídeo, vc o colocou lá também. ok!
Acho que hoje em dia é mais fácil os brasileiros serem mais amigáveis com os argentinos que com os portugueses
@@marileikessler7129 pelo que pude perceber, o preconceito dos argentinos é em relação a toda a América Latina. Eles se sentem como nós que moramos na Europa, se sentem europeus, apesar de grande parte da população ser meros mestiços. Conheço alguns argentinos que estão a trabalhar cá em Espanha, eles tratam melhor os brasileiros do que chilenos e peruanos.
@@UberGamerr sim eles se sentem os europeus mas agora na copa muitos brasileiros estavam apoiando a Argentina acho que estão deixando a rivalidade do lado pelo menos os brasileiros
@@marileikessler7129 brasileiros sempre foram um pouco mais Pacífico em relação aos argentinos. Brasileiro sempre gostou de estrangeiros, sou Galego não é o mesmo termo usado no Brasil para pessoas brancas, e sim porque nasci em Galícia Espanha. Quando viajo para o Brasil e encontro meus parentes brasileiros, muitos me tratam diferente em relação aos outros, apesar de meu sotaque quando fala em português se brasileiro. Muitos relatam isso também, que brasileiros se inferiorizam em relação a um estrangeiro. Já isso não acontece com os argentinos, eles tratam estrangeiros como pessoas normais, tanto é que eles são muito nacionalistas e sempre coloca a Argentina acima do resto da América Latina. Os brasileiros são brincalhões, talvez muitos estrangeiros interpretam isso de maneira errada, mesmo que o estrangeiro seja diferente a brincadeira continua mas o ódio não. Um apresentador argentino deixou bem claro "ficamos surpreendidos com os brasileiros torcerem para a Argentina ganhar a copa do mundo, eu como argentino e grande maioria dos argentinos jamais fariam isto",. Nota-se que depende do povo, sim o povo brasileiro consegue conciliar e deixar a rivalidade de lado, já os argentinos é algo velado, trabalhei com argentinos aqui em Espanha, e eles tratam os peruanos e chilenos como seres inferiores.
É muito ignorância ainda tem pessoas racista não entra na minha cabeça,a maior parte dos americanos tem preconceito como em vários lugares,é ter a mente muito pequena.
Os americanos tem preconceito com os próprios americanos que moram no interior do país....sabia ?
Aproveito para te falar que juntei o conteúdo desse canal aqui com um outro maior que eu já tinha, daí esse não vai ser mais atualizado. Lá continuarei falando desses temas, inclusive acabei de levar esse video daqui pra lá. É Diegocêntrico o nome do canal. Meu último video aqui explica isso e dá o link. ;)
No Brasil Tmb .
Bem vindo ao clube, abraço!
Conta aí suas experiencias, Clayton! Abraços !
Os americanos são meio Monark, meio Léo Lins
Boa definição.....mas vou ter q pesquisar pra entender melhor ;)
Se foi racismo ou não nunca saberemos mas com certeza foi uma piada bem infeliz e inoportuna
Com certeza, Marcos.
Galera no Brasil precisa aprender o que os nossos irmãos Latinos ja sabem a muito tempo que independente da carga genética se somos mais clarinho mais escurinho somos um povo mestiço nascemos da mistura de branco indio e negro independente da porcentagem.. por exemplo os Mexicanos e os Chicanos(Mexicanos nascidos em USA) sempre tiveram esse orgulho de ser moreno mestiço o moreno que eles dizem é do cabelo preto ou castanho não é so de pele bronzeda a pessoa pode ser clara por isso eles sempre falam Viva La Raza é a Raza Mexicana a Raza Chicana e tbm agrupando a Raza Latina por exemplo o lutador de MMA Cain Velasquez é claro e tem tatuado no peito "Brown Pride" isso significa orgulho moreno ta mostrando o orgulho de ser do povo Latino do povo que a origem é mestiça outro fato que ocorreu na epoca dos disturbios civis de Los Angeles os Brown Pride lutaram junto com o pessoal negro dos Black Phanters tem todo um contexto uma consciêntização histórica.. Nós Latinos pessoal não somos Brancos somos misturados se as pessoas compreender isso vai ter até menos racismo dentro do nosso pais pessoas Brancas são chamadas de Arianas elas descendem de povos apenas brancos é dificil de ter até na Europa imagine nós que somos Latinoamericanos.. Como diz os Mexicanos somos de La Raza somos os Browns e isso é muito maneiro pois a historia dos nossos povos é as mais fodas do mundo 🙏🏽✊🏽
Obrigado, Jeferson. Pesquisei o Cain Velasquez que eu não conhecia.
Melhor comentário. 👏👏
Sim até mesmo eu que sou Brasileira vejo que esse cara no vídeo ta longe de ser branco. Ele tem a aparência indígena
Existe uma grande confusão com o termo latino, pois muita gente não sabe que esse termo designa todas as pessoas de cultura latina, portanto um francês, romeno, italiano, espanhol, português por exemplo, são todos europeus mas também latinos, independentemente de sua etnia. Todos os povos que falam línguas de origem do latin, são considerados latinos, independentemente do conitnente e da etnia.
Sim, Emanoel, enorme confusão.....muita gente considera latino "quem nasceu na América Latina". E só.
Então, querido, há um equívoco no seu texto. A identidade Latina é tanto linguística, quanto geográfica. Só é latino quem nasce do México até o final da Patagônia e fala um idioma de origem românica . Os franceses, italianos e os outros povos que você situou não são considerados latinos. São brancos europeus de língua românica.
@@pedrohenriquesarmento4901 Desculpe-me, mas sua definição estaria corretíssima no que tange aos povos latino-americanos, porém o termo latino é muito mais abrangente, ele não se restringe apenas à geografia e sim a cultura pois as línguas românicas também são latinas. A RAE (Real Academia de la Lengua Española) define latino como:
5. adj. Diz-se de uma pessoa: de algum dos povos que falam línguas derivadas do latim.
6. adj. Pertencente ou relativo aos povos que falam línguas derivadas do latim. Ex.: Os países latinos da América. O caráter latino.
Me esqueci da Moldávia, que também pertente a Europa Latina (sugiro pesquisar sobre o assunto)
O que eu escrevi não foi uma opinião, tampouco um "achismo" e sim me baseio em estudos! Abraços, querido!
@@emanoelmeireles1798 vou ter que discordar de você mais uma vez. Usar apenas o tronco linguístico para definir uma identidade é muito pouco. Quando falamos de povo latino estamos falando povos que tem semelhanças históricas-político-sociais que os unem. Colonialismo, escravidão, diáspora negra, imperialismo, exploração de recursos naturais para enriquecimento da Europa. Lélia Gonzalez vai falar sobre Amefricanidade uma identidade que nasce também da cultura negra. E essas coisas não aconteceram com esses países da Europa. Muito pelo contrário, eles que trouxeram as mazelas para nosso povo. Tenho um amigo francês que a gente estava conversando sobre esse assunto e é algo que não é discutido por (Europa) eles não se veem como latinos. Eles são europeus. Tem um vídeo muito bom do Silvio de Almeida sobre o que é ser latino.
Ps: eu também me baseio em estudos e não em achismos.
@@pedrohenriquesarmento4901 Não, desculpe-me mas você misturou todo o assunto e mais uma vez, o que você define é o termo latino-americano e não o termo latino em sua totalidade. Já estudei e morei na Espanha e estive na França e posso confirmar que eles realmente não se sentem latinos, pois lhes foi ensinado que esse termo restringe-se apenas aos latino-americanos, mas com base em estudos línguisticos, podemos afirmar que latino é todo aquele povo que oriunda da cultura latina e a língua é uma das manifestações mais fortes de cultura. Lamento mas o seu colega francês e tantos outros espanhóis que conheci não se afirmam como latinos por mero achismo, xenofobia e principalmente por desonhecer a origem do termo em questão. Você precisa ter humildade e estudar sobre a Europa Latina assim como a África latina (países que falam português, francês e espanhol) poxa já citei a definição da academia de língua espanhola é só dar um Google. Concluindo: existem europeus, africanos, americanos(para você só existem esses) e até asiáticos (Macau) e na oceania (Timor Leste) que são latinos. Ah, o enfoque de Silvio de Almeida é apenas no latino-americano e não no termo Latino em sua totalidade.
Foi racismo sim!! Não lembro ter passado nada parecido lá. Imagino que em determinados lugares isso seja uma realidade cotidiana.
Gabriella, também acho, mas a quantidade imensa de pessoas aqui nos comentários me acusando de mimimi.......
@@diegoeascoisasdomundo , deixa isso pra lá. Aqui é terra de ninguém. Continue postando seus vídeos e tente não se preocupar com esses comentários.
Ainda tem gente que fala que racismo não existe...
Pois é...
Eu Sendo Negro, já estou acostumado (não deveria está) mas infelizmente é o mundo onde vivemos, não é preciso sair do país pra se deparar com alguns absurdos desses.
Triste situação
Sinto muito, Piccolo....
Muito triste....
Isso é um aprendizado para todos, nós temos que olhar para nós mesmo também . Há tanta xenofobia no Brasil para pessoas de Estados diferentes, e quem o diga ainda alguns países (principalmente portugueses), também devemos aprender a respeitar, e saber que o mundo é isto. Alguns se acham superiores a outros .
Perfeito, Levi. Obrigado. Pelos comentários todos aqui, dá pra perceber bem tudo isso q vc mencionou.
É horrivel sentir isso, racismo dói
Com certeza.....
O racista sempre desconversa, não assume seu racismo.
Já vi muitos casos em q a pessoa sequer se dava conta que era racista.
Realmente e muito triste passar por uma situação dessas
Obrigado.
Aqui no Brasil, sou branco. Já nos Estado Unidos sou mixed race. O negócio aí é estranho mesmo.
Mixed race, Guilherme ? O que te falam lá ?
Nos EUA com certeza eu sofreria um racismo pesado. Apesar de ter nascido com os cabelos lisos,e não ter traços faciais negros(somente os lábios carnudos), minha cor de pele seria considerada "suja" pra eles.
Sinto muito por você cara,racismo é um negócio muito embaçado
Obrigado, Samira.....mas veja só, um monte de brasileiro aqui no vídeo me chamando de fresco, mimizento, me mandando virar homem......
Moro em Connecticut e no trabalho eles dizem certas coisas que podem ser consideradas xenofobicas. Sou branco, mas pelo fato de ser sul-americano eles não consideram como tal. Para eles, brancos são norte-americanos, ou europeus. Já ouvi de uns colegas que eu era o Hispano mais branco que eles já viram. E no preenchimento do currículo de trabalho e de uma ficha médica eles bugaram, pois nas fichas as opções de etnia são essas :
- branco sem origem hispânica.
-negro
-latino
-nativo americano
-asiático
-havaiano
-outro
Então, é uma luta explicar pra eles a diferença entre etnia e nacionalidade.
Eles são muito ignorantes nessa parte, e acabo sempre preenchendo como latino.
Perfeito seu comentário e seus exemplos, Ricardo. Obrigado. Nunca morei nos EUA mas visitei 26 cidades diferentes exatamente porque gosto de ver como a vida e as percepções mudam de uma pra outra. Tenho a mesma impressão que vc, branco pra eles é americano do norte ou europeu.
Geografia não é a única coisa que os americanos não sabem
Complicado essa situação e muito desrespeito. Foi racismo sim.
Obrigado!
Por isso que eu só quero sair do Brasil para países que são amigáveis com estrangeiros. Existem mapas e estatísticas onde mostra os países que são amigáveis com estrangeiros. Só quero saber do meu país.
Conta aí, por favor, que países seriam esses ? E sobre os EUA, será que outras cidades não seriam mais tranquilas com os visitantes ?
@@diegoeascoisasdomundo Chile, Portugal, Austrália, Canadá, Espanha, Colômbia, Suécia, Tailândia, África do sul, Peru (mais ou menos), México, Finlândia, Noruega, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bélgica, Áustria, Nova Zelândia e entre outros países. Agora, na questão de ter cidades mais boas para estrangeiros, deve ter sim, porém, eu não iria arriscar do mesmo jeito. Meu tio já apanhou nos EUA, no estado de Oklahoma, por ser estrangeiro (brasileiro). Meu tio também relatou que vários mexicanos sofrem DIARIAMENTE com x3n0f0b14. O Brasil é uns dos país mais perceptíveis com estrangeiros DO MUNDO, e os EUA está bem atrás.
Foi e não foi, depende muito de como você lidou e o tom que isso foi falado. Mas eles são bem apegados na cor mesmo, estive lá em 2020 com minha família, o policial do aeroporto elogiou meu pai e minha vó falando que eles pareciam muito (só porque eles são loiros e olho azul e verde), eu dei risada e traduzi para eles. Eu mesmo só sou loiro, então lá não sou o que eles consideram Branco
Perfeito, José.....Obrigado.
Pra eles você só é branco, além da cor, se tiver olhos azuis e cabelos loiros, aqui tem brasileiro que é mestiço e já quer incorporar o ditador alemão kkkkk
É foda quando as pessoas fazem piadas com duplo sentido, comentários que maldosos e dizem que é só brincadeira. Por isso que não dá pra aceitar o colega hétero chamando o outro colega de viado ou de outras coisas só porque acha que é piada. Intolerável isso.
Sim, fiz um video exatamente sobre isso aqui no canal, q vc fala.....um amigo hétero que chamava o irmão dele de boiola...e porque isso nao é legal. Dá uma olhada, veja se vc acha o vídeo, se preferir, posso te passar o link direto. :)
Racismo dói na alma, eu vivi isso, e o pior é que no momento que você sofre ou passa por isso você fica indignado por existir isso até hoje!
Muito triste tudo isso! 😔
Obrigado, W Campo.
Parece que ser latino ou ser branco nos EUA depende de micro detalhes, não sei se nos EUA sou branco ou latino
isso mesmo.
Nasceu no brasil? Você é latino
po eu levantava e ia embora, mesmo com fome, ia comer em outro lugar, um lugar em que eu seja bem-vindo sem precisar me pintar de ouro
Eu aceitei as desculpas dele, Andrew. Por isso fiquei. Acho que temos que procurar a paz, mesmo q seja difícil.
chocada demais
Pra mim esse seu amigo que achou normal, não é seu amigo. Eu levantaria da mesa e iria atrás de outro restaurante.
Logo antes de responder vc, Delton, respondi outro brasileiro que me desancou aqui nos comentários dizendo que não sei "aguentar brincadeira mais ácida"....me chamou de revoltadinho....Impressionante como cada um percebe de um jeito....nos EUA e aqui também.
@@diegoeascoisasdomundo então, Brasil também está cheio de gente assim. Acho que esse mal não tem fim. Preconceito sempre vai existir, infelizmente machuca muito passar por isso. Mas força, os bons Deus vê quem são. 🙏🏻
Obrigado pelo seu comentário. Gostaria q vc acompanhasse os novos vídeos no outro canal....viu que eu vou passar a atualizar apenas o outro e vou passar os vídeos daqui aos poucos pra lá?