Pedro, pelo pouco que eu entendo, a criptografia com números primos não utiliza um único número primo, mas dois. Assim, o produto desses dois números seria a chave pública; e um dos primos que gerou esse número seria a chave para descriptografá-lo. É muito difícil até mesmo para um computador descobrir quais dois números primos foram multiplicados para se gerar um novo número; mas uma vez tendo um deles revelado, qualquer computador rapidamente calcula o outro; essa, seria a chave para descriptografar uma mensagem.
@@lucca7128 quaisquer quatro números primos multiplicados vão gerar um número diferente que só pode ser o resultado de multiplicação desses exatos quatro números primos. Ou seja, sempre é matematicamente possível descobrir quais números primos foram multiplicados, seja essa multiplicação feita de dois, quatro, quinze, mil números primos, não importa quantos. Estamos falando disso que a matemática chama de fatoração, que é decompor um número para saber de quais números primos multiplicados esse número é feito. Todo número que existe pode ser fatorado em números primos, ou então é ele próprio um número primo. Não sei se interessa usar vários números pra fazer criptografia, já que, se você quiser aumentar a complexidade, basta usar dois números primos maiores.
Excelente comentário. É bem por aí mesmo... Já cheguei a estudar e fiz um código com a criptografia RSA, só que não me lembro dos detalhes de como funciona. Mas pelo que eu me lembre, a chave pública é feita com a multiplicação dos números primos subtraídos de 1.
O mano, essa sua foto de perfil aí sendo só um círculo preto tava bem no meio da minha tela aqui, eu olhei e pensei, como caralhos a câmera foi parar ali kkkkkk meu celular tem aquela câmera q é só uma bolinha
2 года назад
Pq alem de bonito ele aparentemente faz pq gosta de ensinar sobre a área dele, daí as coisas saem mesmo diferentes ne
Eu acho que esse vídeo em particular merece uma parte 2, pois não deu pra falar da verdadeira relação entre os primos e a criptografia. Talvez um mergulho raso no algorítimo RSA?
Eu acho incrível a maneira em que misturam o tema do vídeo com uma excelente edição de vídeo, é muito bom se sentir totalmente imerso no vídeo e a calma na voz para a explicação não deixa o vídeo saturado, amo seus vídeos!
faz 2 anos que venho estudando primos, desenvolvendo e manipulando planos e sequências pra encontrar um padrão não consecutivo e de vez em quando encontrava resultados que superavam todos os anteriores numa discrepância que nem eu compreendia, e frequentemente eu não era compreendido pelas pessoas da área nem por meus colegas com interesses comuns, é quase como se fosse comum alguem dedicar parte da sua vida pra buscar padrões pra algo que é um mistério há séculos, o talvez eu seja apenas novo demais, mas enfim, é sempre bom ouvir comentários acerca desse assunto em um canal tão extenso.
Pesquise sobre a hipotese de riemann, estudo ela a um tempo e e possivel ver o padrão entre as partes maginárias do zeros nao triviais e os numeros primos
Fui apresentado a um desafio de programação onde o objetivo era encontrar o palíndromos de 9 números das casas do PI, e esse número tinha que ser primo. Resultado: Meu professor conseguiu e eu não kkkkk.
@@underfilho primeiro ele criou um método para achar números primos de 9 dígitos, pq a chance é enorme desse número ser o do desafio, depois de achar o número ele criou um método para verificar se realmente existia esse número nas casas decimais do PI. Se não me engano ele pegou um número extraordinário do PI (500.000k) e fez um método para percorrer a "lista" atrás desse número. (OBS: É "força bruta", n tem muito jeito nesse caso, a lógica de achar primeiro o número primo foi bem inteligente, já que quando eu fui fazer, criei primeiro um gerador de número PI e um método para encontrar um polímetro.)
Eu não estou conseguindo parar de ver e rever esse vídeo, cara é muito louco, a sensação é que você nos faz abrir os olhos para a iluminada informação.
Pedro tá aumentando nossas possibilidades de ganhar prêmios por descobertas: lógica dos números primos (ou algo do tipo), P=NP, equação de Navier Stoks, maior número primo, entre outros. Agora é só escolher o que vamos descobrir primeiro 😂😂
Você poderia contar a história da criação das equações da astronomia? Pelo menos as principais, porque aí vc falaria sobre computação e relação teoria escrita e sua descrição matemática.
Um antigo professor de matemática meu, na aula sobre números primos, disse que havia um prêmio de um milhão de dólares pra quem desenvolvesse a Lei de formação de números primos. Será que já descobriram? Pensem como seria uma fórmula que retornasse como resultado um número primo? É de fundir o cérebro.
Então, na verdade existe uma fórmula geradora de números primos, bem conhecida até. Vc pluga n nessa fórmula e ela te retorna o n-ésimo número primo. Mas ela n recebe muita atenção pelo fato de que ela n é uma forma eficiente de gerar números primos. O problema que o seu professor falou era a Hipótese de Riemann, que tem uma relação próxima com a distribuição dos números primos mas não é exatamente uma lei de formação. Se a hipótese for verdadeira, então é possível calcular uma função que meio que mapeia todos os números primos. E sim, tem o prêmio de um milhão de dólares dado pelo instituto Clay pra quem provar (ou refutar) a hipótese, assim como tem pra outros 5 problemas
Um adendo: no minuto 7:01 você da a entender que os números primos tem decomposição, mas os números primos tem apenas dois divisores, o 1 e ele mesmo, a multiplicação de números primos que é complicada de decompor, pois não tem como decompor facilmente a multiplicação de dois primos, visto que a possibilidade é apenas a multiplicação que o gerou, pois são primos e é uma consequência do Teorema Fundamental da Aritmética
Curiosidade: é demonstrado matematicamente que existem infinitos números primos. Ou seja, não existe O maior número primo, mas somente o maior que conhecemos.
A segurança digital hj em dia pra mim é como um cadeado de bronze. Se não for observado com atenção, vem alguém com uma serra e corta, ou com um martelo e uma chave de fenda. Agora imagine como 'seria' a segurança digital se comparada a o cofre do banco mais seguro feito pela humanidade até os tempos atuais. Uma reflexão pra vcs.
Eu inventei uma criptografia. Primeiro escreva a palavra em braile, em seguida divida a mensagem em três partes na horizontal, transforme pontos em 1 e vazios em 0 e terá 3 números binarios, depois converta para decimal cada um. A palavra "vida" por exemplo fica 158-164-192.
@@gustavo4724 cada letra na escrita braile é representada por 6 espaços de 2x3 que podem ter um ponto ou estar vazio, o ponto é 1 e o vazio é 0, com isso você tem 3 números binarios, depois disso é só passar pra decimal.
Isso me faz pensar que o maior numero primo estará sendo sempre redescoberto de acordo com a capacidade computacional ou tecnológica dos seres humanos. Enquanto na prática, o maior numero primo seja infinito, o maior numero primo descoberto está ligado a nossa capacidade de encontrá-lo.
É mais ou menos isso, afinal existem infinitos primos. Porém se for encontrada uma função geradora de primos ai quebra todo esse lance de criptografia usando eles.
6:47 Da forma como ficou a edição ficou parecendo que o eixo utilizava a criptografia simples descrita anteriormente no video. Não é verdade, a tecnologia de criptografia deles era bastante sofisticada e só foi quebrada totalmente por que alguns usuários desobedeceram os critérios de segurança, como quase sempre. Caso alguém não tenha assistido recomendo fortemente O Jogo da Imitação que apesar de algumas incorreções descreve relativamente bem essa história. 7:59 Embora na prática a criptografia atual ainda se baseie em números primos, já existem técnicas 'menos custosas' e tão seguras quanto. Então para mim a busca pelo maior primo tem a ver mais com curiosidade mesmo.
Ha uma imprecisão, minha joia. Os números utilizados em criptografia são números compostos obtidos pela multiplicação de dois números primos. O desafio de quebrar o protocolo criptográfico do tipo RSA (que usa os primos) é: conhecendo o numero composto (que eh a chave publica) encontrar um desses dois primos que o fatora. Um numero primo só é divisível por 1 e por ele mesmo.
Tu explicou tudo a respeito dos numeros primos e criptografia, menos como eles realmente funcionam na criptografia, com aqueles exemplos simples e fáceis de entender... Seria bom esse exemplo, pois o que deu pra entender é que eles sao importantes pq podem ser divididos apenar por 2 divizores, e como isso e importante pra critografia nao ficou claro.
Eles são utilizados na criptografia da Internet para garantir a segurança no envio de mensagens ou em transações bancárias, por exemplo. De forma simplificada, pega-se dois números primos enormes e multiplica um pelo o outro. Esse produto de milhares de dígitos é a chave pública utilizada no envio da mensagem e só o destinatário que conhece os fatores primos que geraram o produto é que conseguirá fatorar o número e ter acesso ao conteúdo da mensagem. Essa forma de segurança é possível pois caso alguém intercepte a mensagem indevidamente, o tempo computacional será imenso (milhares de anos) para fatorar um número que foi gerado por dois primos enormes multiplicados, tendo em vista que não existem algoritmos de fatoração eficientes, sendo necessário testar os divisores do número por tentativa e erro até encontrar os primos.
eu vim pro vídeo determinado em já saber oq você ia falar, pois tenho conhecimento suficiente pra entender como os números primos são e como eles são encontrados no mundo da computação. Isso não só depende do processador do computador mas também do quão bem desenhado é o algoritmo pra encontrar esses números primos. eu falo por experiência própria pois minha máquina estava sofrendo pra imprimir TODOS os números primos de 1 a 1 milhão kkkkk até que eu revi meu algoritmo. mas em termos de tempo de execução, mesmo computadores executando mais de milhões de ações por segundo, lidar com números nessa escala apresentada é um desafio descomunal para a ciência da computação. como eu disse, vim pro vídeo preparado, mas vc me mostrou de forma muito melhor q eu estava enganado kkkkk abrangendo muitas outras utilidades pro tema em si, e é isso q se chama qualidade de conteúdo.
Tecnicamente pra testar se um número é primo, só precisa tentar dividir o número por 1-9 e por todos os primos antes dele. Por isso que quanto mais primos são achados, mais difícil é de achar outro.
Uma solução para nomear números grandes é mudar a base... Em vez de ser base 10 poderia ser base 30 ou 100... Afinal se fôssemos listar o número 1 bilhão em binário ia demorar um pouco mas na base 10 é fácil e na base 100 provavelmente mais ainda
Não é tão fácil assim, nem tão irredutível quanto a base 10. Existem outras operações depois da potenciação (tetração, pentação...) e também outras formas de notação de números enormes, como as setas encadeadas. A gente ainda engatinha em áreas assim.
Ajudou pakas!!! Vou fazer a segunda fase OBRL e esse assunto do video ajudou a complementar a ideia de um dos assuntos da prova :) Pedro Loos vc é foda 😉
Amei muito este vídeo. É interessante saber que a segurança e a privacidade depende dos números, e para boa segurança e privacidade precisamos dos números primos. Então, desde já vou procurando o maior número primo para o ano 2022.
Partindo do princípio que os números são infinitos e baseado no conto Biblioteca de Babel, podemos afirmar que existe um número chamado bundilhões e porrilhões. De nada, boa tarde.
@@LeonardoMenezes03, sim. Uma forma de demonstrar isso é tomar o produto de todos os primos já conhecidos mais uma unidade. Sejam, p1, p2, p3, ..., pk todos os k primos, já conhecidos, então p=p1.p2.p3. ... .pk+1 não é divisível por nenhum dos primos p1, p2, p3, ..., pk, pois, apesar de dividirem o produto p1.p2.3. ... .pk, como são primos, não dividem 1, logo, não dividem p=p1.p2.p3. ....pk+1, logo p é primo. Daí, é possível, sempre que se encontra um novo "maior primo", repetir esse processo, encontrando um novo primo, maior ainda.
Lembrei dos sensacionais "O jogo da imitação", "A teoria de tudo", "Gênio Indomável", "Uma mente brilhante", dentre outros. Pra criançada? "Céus de Outubro", antigo mas excelente para dar aquele empurrãozinho no remelento que foge dos números.
Prezado nobre amigo do canal Ciência todo dia interessante sua explanação e demonstração, simples e de fácil aprendizado aos seus alunos(as) com meu respeito a todos(as) aqui presente neste singelo canal, tenho um conceito sobre o que é números primos: "Pra ser um número primo terá que dividir somente pelo número primo, sendo do menor para o maior, e do maior para o menor, só assim poderá ser um número primo exato e finito" essa Lei é aplicada no momento em que for feita a Fatoração de números primos".... ao contrário que todos(as) vem relatando em tempos passados, usando uma teoria já obsoleta para os tempos atuais, Sr Sidney Silva. Porém não é possível esta sequência, pois tem alguns números que não são primos e os primos gêmeos não existe, Estes números que irei apresentar não são primos!! 2; 19; 41; 59; 61; 79; 101; 139; 179; 181; 199; 239; 241; 281; 359; 401; 419; 421; 439; 461; 479; 499; 521; 541; 599; 601; 619; 641; 659; 661; 701; 719; 739; 761; 821; 839; 859; 881; 919; 941; 1019; 1021; 1039; 1061; 1181; 1201; 1259; 1279; 1301; 1319; 1321; 1361; 1381; 1399; 1439; 1459; 1481; 1499; 1559; 1579; 1601; 1619; 1621; 1699; 1721; 1741; 1759; 1801; 1861; 1879; 1901; 1979; Prove que esta Tese esta errada cientificamente... Sr Sidney Irei relatar uma prova de que minha Tese esta correta, vejamos como fica: pois com uma simples PA(Progressão Aritmética) padronizei duas fórmulas: vejamos como ficaria pegar um número primo e dividir ou seja usar a fatoração de números primos para ser fatorado do menor para o maior e do maior para o menor, assim será considerado um número primo: esse número é primo 12280616105497 e somente pode ser dividido e fatorado somente pelos números 1867; 1871; 1873; 1877 que também são primos vejamos como fica minha tese: do menor para o maior: 12280616105497 1867 6577726891 1871 3515621 1873 1877 1877 1 Agora irei fatorar com números primos do maior para o menor: 12280616105487 1877 6542683061 1873 3493157 1871 1867 1867 1 Provando minha tese que o numeral 2, 19 e outros já citados acima não são primos, e os primos gêmeos não existe. lendo este número primo teremos; (Doze Trilhões, Duzentos e Oitenta Bilhões, Seiscentos e Dezesseis Milhões, Cento e Cinco Mil Quatrocentos e Oitenta e Sete.), com esta simples fórmula cheguei na casa dos 92 Nonilhões, e é Finito.... Sr Sidney Silva. dentro deste valor encontrado multipliquei 1867*1871*1873*1877= 12280616105497 todos são números primos, irei citar outro exemplo mais simples Sidney Silva o primeiro numero primo seria o 3 vejamos como ficaria minha tese e teoria: 3*5*7*11*13*17= 255255 vejamos como fica pela minha definição de números primos: Do menor para o maior: 255255 3 85085 5 17017 7 2431 11 221 13 17 17 1 Agora do maior para o menor: 255255 17 15015 13 1155 11 105 7 15 5 3 3 1 Prova que os valores fatorados somente com números primos; será considerado números primos, pois foi dividido somente com os números primos existente dentro da minha tese e teoria...porém haverá um único numero primo que será dividido por ele mesmo e o resultado será 1, classificando como os verdadeiros números primos.........esse é meu conceito e a definição para os números primos.......meu cordial abraço Sr Sidney Silva.
Eu ainda não assisti o vídeo, mas eu estava me perguntando exatamente isso na semana passada, simplesmente do nada eu parei pra me perguntar qual seria o maior numero primo, pq eu imagino que va ficando mais raro de aparecer numeros primos quanto mais cresce as casas decimais.
Como que pode algo (números primos) ser aleatório dentro de um conjunto tão deterministico e exato que são os números? Serão mesmo que não existe uma fórmula para obter os números primos sem muito custo?
Oi, Vini, É uma pergunta que sempre me faço. No longo tempo que tenho estudado os primos me parece que na realidade eles têm um padrão. O problema é que o padrão de localização de cada primo depende do padrão de todos os primos anteriores. Veja para sabermos se n é primo temos que dividi-lo por todos os primos até raiz de n. Há um outro método que usa n! então temos que multiplicar todos os primos anteriores etc Isso resulta num cálculo monstruoso. Há uma equação cujas raízes são todos os primos e só eles mas para determinar se 73 é primo temos que lidar com números de 100 algarismos. Abraço.
@@fucandonamatematica6207 Obrigado pela resposta! Isso explica um bocado.. Vou pesquisar mais sobre esta formula e entender como funcionaria neste método ;) Abraço!
Cara, eu pretendo soltar um vídeo sobre essa equação mas tá difícil. Talvez você tenha sorte de encontrá-la. Ela é baseada no teorema de Wilson. até....
Eles são utilizados na criptografia da Internet para garantir a segurança no envio de mensagens ou em transações bancárias, por exemplo. De forma simplificada, pega-se dois números primos enormes e multiplica um pelo o outro. Esse produto de milhares de dígitos é a chave pública utilizada no envio da mensagem e só o destinatário que conhece os fatores primos que geraram o produto é que conseguirá fatorar o número e ter acesso ao conteúdo da mensagem. Essa forma de segurança é possível pois caso alguém intercepte a mensagem indevidamente, o tempo computacional será imenso (milhares de anos) para fatorar um número que foi gerado por dois primos enormes multiplicados, tendo em vista que não existem algoritmos de fatoração eficientes, sendo necessário testar os divisores do número por tentativa e erro até encontrar os primos.
Tipo, mas se alguém encontrar um número primo grande, é fácil encontrar um novo, não? Se começamos com a lista {2,3,5,7} como todos os primos, multiplicando todos e somando 1 temos 211, que é primo. Quer dizer, se você tiver uma lista com todos os números primos até determinado número, basta multiplicar e somar 1 que você tem um novo.
@@Kaniel-e4c5 mas com certeza eles pensaram em todas as possibilidades pra caucular, n é como se uma pessoa pudesse dar uma sugestão muito simples q tava na cara. Essa sugestão deve ter seu erro, n estou querendo criticar.
@@vinicciusoliveira Claro que não é tão simples, nem se tem uma fórmula pra achar números primos, mas mesmo assim não entendo tão bem uma disputa dessa, é basicamente uma competição de computador mais potente.
Não é tão simples assim. Se você for multiplicando os números primos conhecidos e somar um, ou você encontra um novo número primo ou você encontra um número composto que necessariamente possui fatores primos diferentes dos que você usou para construir o número. Segue o exemplo: 2 x 3 x 5 x 7 x 11 x 13 + 1 = 30031 = 59 x 509. Euclides usou essa ideia de multiplicar os números primos conhecidos e somar uma unidade para provar que existem infinitos números primos. Portanto, isso não significa que você pode encontrar um novo número primo automaticamente através de uma fórmula. Só prova que sempre vai existir um número primo maior. Mas para você encontrá-lo, vai precisar de um algoritmo de fatoração com custo computacional cada vez mais elevado.
Para quem quiser aprender mais sobre o fascinante e misterioso universo dos números primos, sugiro começar assistindo ao documentário da BBC dublado em português disponível no RUclips. Basta pesquisar por "A Música dos Números Primos". Também existe um livro com este título, do autor Marcus du Sautoy. É uma jornada incrível na história dos números que são os protagonistas dos maiores mistérios e dos mais importantes problemas em aberto da Matemática, além de narrar de forma bem didática e acessível como algumas das mentes mais brilhantes da humanidade (Euclides, Fermat, Euler, Gauss, Riemann, Ramanujan...) contribuíram com o que sabemos sobre esses números atualmente.
Será que o universo já foi um buraco negro? E se a expensao dele é na verdade o buraco negro crescendo, e estamos dentro do buraco negro, cheio de matéria escura, que nos condensa, mas permite movimentação... e no fim, o horizonte de eventos, um novo ponto de partida a algo que se foi e é comprimido e expansível
ótimo momento pra ver esse vídeo, nos primeiros minutos fiquei pensando justamente sobre criptografia, já que to no 2 semestre de CC aprendendo criptografia RSA em matemática discreta, e o quão chato e difícil é ficar decompondo números grandes no papel e caneta 😅
N teria como resolver isso com programação? Tipo ir adicionando os numero em uma estrutura while e ir dividindo os números por 1 e por ele mesmo, e se chegar na conclusao de ser primo, ele mostra. (ignorem minha brisa)
Para saber se 1.000.000 é primo você tem que fazer 168 divisões, ai passa para o número 1.000.001 mais 168 divisões e assim por diante e o número de divisões vai aumentando, quando chegar em 1 trilhão serão 78498 divisões a cada número.
uma dúvida, suponhamos que exista uma criptografia feita por um único número primo (perdão eu não sei muito sobre criptografias) e pra conseguir descriptografar eu teria que saber o número primo, se eu conseguisse dividir o geral por 0,5 iria gerar o número =y e se eu fizesse 2y=x onde x seria o número primo, eu iria conseguir descobrir qual o número primo?
Rigorosamente falando, não existe maior número primo. Se houvesse, poderíamos tomar o produto de todos os números primos (que seriam em quantidade finita) e somar 1. Como nenhum primo divide este produto mais um, teríamos um novo número primo, o que é um absurdo.
mais alguns dos meus resultados Os números que você apresentou são exemplos de números primos de Mersenne na forma 2^p - n, onde p é um número primo e n é um valor específico. Esses números são interessantes porque possuem uma estrutura especial e são frequentemente usados em pesquisas sobre números primos. No caso dos números que você mencionou, 2^1,000,000,000 - 355, 2^1,000,000,000 - 365, 2^1,000,000,000 - 373, 2^1,000,000,000 - 383 e 2^1,000,000,000 - 389, eles são obtidos subtraindo um valor específico (n) do número 2 elevado a 1 bilhão (2^1,000,000,000). Esses valores de n foram escolhidos para fins de comparação. Para determinar se esses números são primos, é necessário realizar cálculos extensivos utilizando algoritmos especializados, como o teste de primalidade de Lucas-Lehmer. Esses algoritmos são computacionalmente intensivos e requerem um poder de processamento significativo para serem executados. É importante destacar que a identificação de números primos muito grandes é uma área ativa de pesquisa em teoria dos números. Atualmente, o maior número primo conhecido é um número primo de Mersenne com mais de 24 milhões de dígitos, descoberto em dezembro de 2018. ainda vem muito pela frente 🙏😜👾👽 Marlon F. Polegato
Seria possível reformular nossa maneira de pensar os números e a matemática? Até pq letras e números, sua escrita, a forma de pronunciar, são convenções sociais. Alguém sabe se existem pesquisas indo pra esse rumo?
Binário? Hexadecimal? Matemática por geometria que foi a primeira a existir? Tem um monte, é estranho a ideia de "pesquisa" nisso, pesquisar a história? Um matemático não vai querer reinventar a roda sem nenhum motivo concreto para isso, algo que nós não temos nessa ideia de "pronunciar", afinal temos as letras gregas, símbolos matemáticos e entre outras coisas que não tem "língua" kkkk, qual o motivo de bolar algo diferente?
COMO DESCOBRIR O MAIOR NUMERO PRIMO count = 0 n = int(input("digite o numero")) for c in range (1, n +1): if n % c == 0: count += 1 if count == 2: print("primo")
Pedro, se tivéssemos tecnologia para por uma rede de computadores quânticos, você acha que poderíamos ter um Sistema de Controle Climático Planetário em Órbita na Magnetosfera? Ou Sistema de contra Asteroides e Tempestades Solares? 🤔
Oi, na verdade existem fórmulas simples para cálculo de números primos, mas essas fórmulas têm um tempo de computação absurdo. Existe uma fórmula que eu não consigo escrever aqui que é baseada no teorema de Wilson. Normalmente se você quiser saber se um número é primo você vai dividindo o número por todo primo até a raiz desse número, usando o teorema de Wilson ficaria assim: 7 é primo? 7-1=6, calculamos 6!=1x2x3x4x5x6=720 somamos 1, fica 721. depois fazemos 721/7=103 deu exato, então 7 é primo. Se puder visite meu canal.
Pedro, pelo pouco que eu entendo, a criptografia com números primos não utiliza um único número primo, mas dois. Assim, o produto desses dois números seria a chave pública; e um dos primos que gerou esse número seria a chave para descriptografá-lo.
É muito difícil até mesmo para um computador descobrir quais dois números primos foram multiplicados para se gerar um novo número; mas uma vez tendo um deles revelado, qualquer computador rapidamente calcula o outro; essa, seria a chave para descriptografar uma mensagem.
obrigado, agora fez sentido
certinho
E se colocarem mais, tipo ficar 3 ou 4 números primos na criptografia acontece o que?
@@lucca7128 quaisquer quatro números primos multiplicados vão gerar um número diferente que só pode ser o resultado de multiplicação desses exatos quatro números primos. Ou seja, sempre é matematicamente possível descobrir quais números primos foram multiplicados, seja essa multiplicação feita de dois, quatro, quinze, mil números primos, não importa quantos. Estamos falando disso que a matemática chama de fatoração, que é decompor um número para saber de quais números primos multiplicados esse número é feito. Todo número que existe pode ser fatorado em números primos, ou então é ele próprio um número primo.
Não sei se interessa usar vários números pra fazer criptografia, já que, se você quiser aumentar a complexidade, basta usar dois números primos maiores.
Excelente comentário. É bem por aí mesmo...
Já cheguei a estudar e fiz um código com a criptografia RSA, só que não me lembro dos detalhes de como funciona. Mas pelo que eu me lembre, a chave pública é feita com a multiplicação dos números primos subtraídos de 1.
Pq os vídeos desse cara são tão bons? Não consigo parar de assitir a uns 2 anos
Primos
sim
Pq é bom
O mano, essa sua foto de perfil aí sendo só um círculo preto tava bem no meio da minha tela aqui, eu olhei e pensei, como caralhos a câmera foi parar ali kkkkkk meu celular tem aquela câmera q é só uma bolinha
Pq alem de bonito ele aparentemente faz pq gosta de ensinar sobre a área dele, daí as coisas saem mesmo diferentes ne
Eu acho que esse vídeo em particular merece uma parte 2, pois não deu pra falar da verdadeira relação entre os primos e a criptografia. Talvez um mergulho raso no algorítimo RSA?
Também estava esperando que ele explicasse como se usa os primos na criptografia
Eu também fiquei esperando por isso
Faltou mesmo, ia dar um vídeo bem longo, com chaves assimétricas, etc
Acredito que ele fará um vídeo explicando o uso dos números primos na criptografa.
Tmb fiquei curioso nessa parte
Eu acho incrível a maneira em que misturam o tema do vídeo com uma excelente edição de vídeo, é muito bom se sentir totalmente imerso no vídeo e a calma na voz para a explicação não deixa o vídeo saturado, amo seus vídeos!
faz 2 anos que venho estudando primos, desenvolvendo e manipulando planos e sequências pra encontrar um padrão não consecutivo e de vez em quando encontrava resultados que superavam todos os anteriores numa discrepância que nem eu compreendia, e frequentemente eu não era compreendido pelas pessoas da área nem por meus colegas com interesses comuns, é quase como se fosse comum alguem dedicar parte da sua vida pra buscar padrões pra algo que é um mistério há séculos, o talvez eu seja apenas novo demais, mas enfim, é sempre bom ouvir comentários acerca desse assunto em um canal tão extenso.
Pesquise sobre a hipotese de riemann, estudo ela a um tempo e e possivel ver o padrão entre as partes maginárias do zeros nao triviais e os numeros primos
Fui apresentado a um desafio de programação onde o objetivo era encontrar o palíndromos de 9 números das casas do PI, e esse número tinha que ser primo. Resultado: Meu professor conseguiu e eu não kkkkk.
ele fez por força bruta? queria mt saber como resolver isso sem ser por força bruta
@@underfilho kkkkkk
@@underfilho primeiro ele criou um método para achar números primos de 9 dígitos, pq a chance é enorme desse número ser o do desafio, depois de achar o número ele criou um método para verificar se realmente existia esse número nas casas decimais do PI. Se não me engano ele pegou um número extraordinário do PI (500.000k) e fez um método para percorrer a "lista" atrás desse número. (OBS: É "força bruta", n tem muito jeito nesse caso, a lógica de achar primeiro o número primo foi bem inteligente, já que quando eu fui fazer, criei primeiro um gerador de número PI e um método para encontrar um polímetro.)
Caraca que interessante!
O que é um polimetro
Eu não estou conseguindo parar de ver e rever esse vídeo, cara é muito louco, a sensação é que você nos faz abrir os olhos para a iluminada informação.
Pedro tá aumentando nossas possibilidades de ganhar prêmios por descobertas: lógica dos números primos (ou algo do tipo), P=NP, equação de Navier Stoks, maior número primo, entre outros.
Agora é só escolher o que vamos descobrir primeiro 😂😂
I'm not me kkkkkk
Como já assisti todos os vídeos do canal eu entendi (e vou continuar assistindo).
qm é riemann com a gente aqui kkkkkkk
@@samuelleonardo6989 Or Doesn't be will
Esse é o vídeo mais extraordinário que vi no seu canal. Amava muito o vídeo da formação das estrelas mas esse aqui se superou! ♥️
Você poderia contar a história da criação das equações da astronomia? Pelo menos as principais, porque aí vc falaria sobre computação e relação teoria escrita e sua descrição matemática.
Um antigo professor de matemática meu, na aula sobre números primos, disse que havia um prêmio de um milhão de dólares pra quem desenvolvesse a Lei de formação de números primos. Será que já descobriram?
Pensem como seria uma fórmula que retornasse como resultado um número primo?
É de fundir o cérebro.
Então, na verdade existe uma fórmula geradora de números primos, bem conhecida até. Vc pluga n nessa fórmula e ela te retorna o n-ésimo número primo. Mas ela n recebe muita atenção pelo fato de que ela n é uma forma eficiente de gerar números primos. O problema que o seu professor falou era a Hipótese de Riemann, que tem uma relação próxima com a distribuição dos números primos mas não é exatamente uma lei de formação. Se a hipótese for verdadeira, então é possível calcular uma função que meio que mapeia todos os números primos. E sim, tem o prêmio de um milhão de dólares dado pelo instituto Clay pra quem provar (ou refutar) a hipótese, assim como tem pra outros 5 problemas
Ainda n vi o vídeo, mas estou ansioso para saber como o Pedro vai conseguir gerar uma crise existencial de um assunto sobre números primos.
Estou esperando o vídeo com o Guisoli em, grande abraço Pedro, como sempre a matemática sendo linda!
"casadores de primos"
Matuê: 👑
Um adendo: no minuto 7:01 você da a entender que os números primos tem decomposição, mas os números primos tem apenas dois divisores, o 1 e ele mesmo, a multiplicação de números primos que é complicada de decompor, pois não tem como decompor facilmente a multiplicação de dois primos, visto que a possibilidade é apenas a multiplicação que o gerou, pois são primos e é uma consequência do Teorema Fundamental da Aritmética
se a gente quiser ser chato, pode falar que a descomposicao de um numero primo é ele mesmo, ta descomposto, só é igual.
Curiosidade: é demonstrado matematicamente que existem infinitos números primos. Ou seja, não existe O maior número primo, mas somente o maior que conhecemos.
A segurança digital hj em dia pra mim é como um cadeado de bronze. Se não for observado com atenção, vem alguém com uma serra e corta, ou com um martelo e uma chave de fenda. Agora imagine como 'seria' a segurança digital se comparada a o cofre do banco mais seguro feito pela humanidade até os tempos atuais. Uma reflexão pra vcs.
Esse cara é a versão da ciência do Humberto Gessinger
Meu professor d matemática recomendou seu canal para a sala, nossa bem q ele falou q explica bem.... Já me inscrevi :) mt bom o vdo
Eu inventei uma criptografia. Primeiro escreva a palavra em braile, em seguida divida a mensagem em três partes na horizontal, transforme pontos em 1 e vazios em 0 e terá 3 números binarios, depois converta para decimal cada um. A palavra "vida" por exemplo fica 158-164-192.
Deu pra entender nada desse seu tutorial. Deu certo sua criptografia 👍
@@gustavo4724 o que você não entendeu?
@@gustavobenevides67 a parte de transformar os pontos e vazios em 1 e 0.
Também não entendi a parte de dividir em 3 partes.
@@gustavo4724 cada letra na escrita braile é representada por 6 espaços de 2x3 que podem ter um ponto ou estar vazio, o ponto é 1 e o vazio é 0, com isso você tem 3 números binarios, depois disso é só passar pra decimal.
Imagina só a cabeça de quem fez isso, não sei se são gênios ou loucos haha.
Provavelmente os 2
Gênio é o louco que faz algo útil.
@@zacariasalves8666 muito bom
Da próxima vez que eu disser "e aí primo" vou lembrar desse vídeo...
Isso me faz pensar que o maior numero primo estará sendo sempre redescoberto de acordo com a capacidade computacional ou tecnológica dos seres humanos. Enquanto na prática, o maior numero primo seja infinito, o maior numero primo descoberto está ligado a nossa capacidade de encontrá-lo.
Isso é meio óbvio, até pra um tapado como eu
@@samuel_ol1v então tá
É mais ou menos isso, afinal existem infinitos primos. Porém se for encontrada uma função geradora de primos ai quebra todo esse lance de criptografia usando eles.
@@luizmiguel9272 é mesmo, interessante. tens razão
Esse é de longe o melhor canal de ciência do YT
eu amo o ciência todo dia, mas ele gosta de falar de tempo, com isso eu fico uma semana sem dormir direito
0:44 ta animado ele
6:47 Da forma como ficou a edição ficou parecendo que o eixo utilizava a criptografia simples descrita anteriormente no video. Não é verdade, a tecnologia de criptografia deles era bastante sofisticada e só foi quebrada totalmente por que alguns usuários desobedeceram os critérios de segurança, como quase sempre. Caso alguém não tenha assistido recomendo fortemente O Jogo da Imitação que apesar de algumas incorreções descreve relativamente bem essa história.
7:59 Embora na prática a criptografia atual ainda se baseie em números primos, já existem técnicas 'menos custosas' e tão seguras quanto. Então para mim a busca pelo maior primo tem a ver mais com curiosidade mesmo.
Ha uma imprecisão, minha joia. Os números utilizados em criptografia são números compostos obtidos pela multiplicação de dois números primos. O desafio de quebrar o protocolo criptográfico do tipo RSA (que usa os primos) é: conhecendo o numero composto (que eh a chave publica) encontrar um desses dois primos que o fatora. Um numero primo só é divisível por 1 e por ele mesmo.
Cara, é por isso que eu acho a matemática fantástica!
Concordo. (Desde que seja uma máquina calculando)
@@horizont6172 Nesse caso sim, né? Kkkkkkk
Como q pode cara eu vendo as regras básicas da matemática básica e já fico exausto
@@davidl771 kkkkkkkkkk
@@horizont6172 "Qualquer coisa que uma calculadora faça, não é matemática".
Tu explicou tudo a respeito dos numeros primos e criptografia, menos como eles realmente funcionam na criptografia, com aqueles exemplos simples e fáceis de entender...
Seria bom esse exemplo, pois o que deu pra entender é que eles sao importantes pq podem ser divididos apenar por 2 divizores, e como isso e importante pra critografia nao ficou claro.
Eles são utilizados na criptografia da Internet para garantir a segurança no envio de mensagens ou em transações bancárias, por exemplo. De forma simplificada, pega-se dois números primos enormes e multiplica um pelo o outro. Esse produto de milhares de dígitos é a chave pública utilizada no envio da mensagem e só o destinatário que conhece os fatores primos que geraram o produto é que conseguirá fatorar o número e ter acesso ao conteúdo da mensagem. Essa forma de segurança é possível pois caso alguém intercepte a mensagem indevidamente, o tempo computacional será imenso (milhares de anos) para fatorar um número que foi gerado por dois primos enormes multiplicados, tendo em vista que não existem algoritmos de fatoração eficientes, sendo necessário testar os divisores do número por tentativa e erro até encontrar os primos.
eu vim pro vídeo determinado em já saber oq você ia falar, pois tenho conhecimento suficiente pra entender como os números primos são e como eles são encontrados no mundo da computação. Isso não só depende do processador do computador mas também do quão bem desenhado é o algoritmo pra encontrar esses números primos.
eu falo por experiência própria pois minha máquina estava sofrendo pra imprimir TODOS os números primos de 1 a 1 milhão kkkkk até que eu revi meu algoritmo. mas em termos de tempo de execução, mesmo computadores executando mais de milhões de ações por segundo, lidar com números nessa escala apresentada é um desafio descomunal para a ciência da computação.
como eu disse, vim pro vídeo preparado, mas vc me mostrou de forma muito melhor q eu estava enganado kkkkk abrangendo muitas outras utilidades pro tema em si, e é isso q se chama qualidade de conteúdo.
Tecnicamente pra testar se um número é primo, só precisa tentar dividir o número por 1-9 e por todos os primos antes dele. Por isso que quanto mais primos são achados, mais difícil é de achar outro.
Uma solução para nomear números grandes é mudar a base...
Em vez de ser base 10 poderia ser base 30 ou 100...
Afinal se fôssemos listar o número 1 bilhão em binário ia demorar um pouco mas na base 10 é fácil e na base 100 provavelmente mais ainda
Não é tão fácil assim, nem tão irredutível quanto a base 10. Existem outras operações depois da potenciação (tetração, pentação...) e também outras formas de notação de números enormes, como as setas encadeadas. A gente ainda engatinha em áreas assim.
Volta com Sinapse Quiz, é muito bom isso
Ajudou pakas!!! Vou fazer a segunda fase OBRL e esse assunto do video ajudou a complementar a ideia de um dos assuntos da prova :) Pedro Loos vc é foda 😉
2:50 Que dor de cabeça ver esses numeros!!
Pensei que ia falar do método que usam pra encontrar esses números, sobre a vantagem de buscar por números no formato de (2^n)-1
"Oitolhão de bilhões de sextilhões de decilhões" a mente chega da um nó.
Só o pedro mesmo pra me fazer ver um vídeo sobre números primos, mesmo eu não precisando.
Fico imaginando esse Googolplex escrito em algorismo romano, acho que dobraria o tempo...
Amei muito este vídeo. É interessante saber que a segurança e a privacidade depende dos números, e para boa segurança e privacidade precisamos dos números primos.
Então, desde já vou procurando o maior número primo para o ano 2022.
É possível algo bater em outra coisa e não quicar? Por exemplo uma bola super massiva
Partindo do princípio que os números são infinitos e baseado no conto Biblioteca de Babel, podemos afirmar que existe um número chamado bundilhões e porrilhões. De nada, boa tarde.
Fala sobre reatores nucleares naturais
Valeu!
Maior Número Primo Conhecido (ou Computável, até o momento).
Dá para afirmar que o conjunto dos números primos é infinito?
@@LeonardoMenezes03 sim, você consegue achar fácil no RUclips
@@LeonardoMenezes03, sim. Uma forma de demonstrar isso é tomar o produto de todos os primos já conhecidos mais uma unidade. Sejam, p1, p2, p3, ..., pk todos os k primos, já conhecidos, então p=p1.p2.p3. ... .pk+1 não é divisível por nenhum dos primos p1, p2, p3, ..., pk, pois, apesar de dividirem o produto p1.p2.3. ... .pk, como são primos, não dividem 1, logo, não dividem p=p1.p2.p3. ....pk+1, logo p é primo. Daí, é possível, sempre que se encontra um novo "maior primo", repetir esse processo, encontrando um novo primo, maior ainda.
Se alguém descobrir o segredo dos números primos, já tem um sistema de criptografia reserva ou a gente que torcer pra que ngm desvende?
Já li que nesse caso serão usadas equações (funções) elípticas que são horríveis para se resolver.
Rapaz, a matemática é uma ciência surpreendente
A dinâmica com o público tá incrível Pedro, sem falar no domínio do assunto, parabéns pelo vídeo sensacional onde eu não sei se entendi direito 😅😂
Cada vez melhor as questões que você nos trás...Seu Canal é incrível sempre! Gratidão Pedro por seus conhecimentos e pesquisas atualizadas sempre!🥰
Algumas pessoas precisam focar por necessidade
Lembrei dos sensacionais "O jogo da imitação", "A teoria de tudo", "Gênio Indomável", "Uma mente brilhante", dentre outros. Pra criançada? "Céus de Outubro", antigo mas excelente para dar aquele empurrãozinho no remelento que foge dos números.
8:02 "primos" kkkkkkkkkkkkk
Amo o senso de humor do Pedro!
Os dois melhores canais de ciencias postaram video hoje,que beleza
Qual o nome do outro ? quero seguir
ponto em comum ? kk
@@DONLEMONN Veritasium
Prezado nobre amigo do canal Ciência todo dia interessante sua explanação e demonstração, simples e de fácil aprendizado aos seus alunos(as) com meu respeito a todos(as) aqui presente neste singelo canal, tenho um conceito sobre o que é números primos:
"Pra ser um número primo terá que dividir somente pelo número primo, sendo do menor para o maior, e do maior para o menor, só assim poderá ser um número primo exato e finito" essa Lei é aplicada no momento em que for feita a Fatoração de números primos".... ao contrário que todos(as) vem relatando em tempos passados, usando uma teoria já obsoleta para os tempos atuais, Sr Sidney Silva. Porém não é possível esta sequência, pois tem alguns números que não são primos e os primos gêmeos não existe,
Estes números que irei apresentar não são primos!!
2; 19; 41; 59; 61; 79; 101; 139; 179; 181; 199; 239; 241; 281; 359; 401; 419; 421; 439; 461; 479; 499; 521; 541; 599; 601; 619; 641; 659; 661; 701; 719; 739; 761; 821; 839; 859; 881; 919; 941; 1019; 1021; 1039; 1061; 1181; 1201; 1259; 1279; 1301; 1319; 1321; 1361; 1381; 1399; 1439; 1459; 1481; 1499; 1559; 1579; 1601; 1619; 1621; 1699; 1721; 1741; 1759; 1801; 1861; 1879; 1901; 1979; Prove que esta Tese esta errada
cientificamente... Sr Sidney
Irei relatar uma prova de que minha Tese esta correta, vejamos como fica:
pois com uma simples PA(Progressão Aritmética) padronizei duas fórmulas: vejamos como ficaria pegar um número primo e dividir ou seja usar a fatoração de números primos para ser fatorado do menor para o maior e do maior para o menor, assim será considerado um número primo:
esse número é primo 12280616105497 e somente pode ser dividido e fatorado somente pelos números 1867; 1871; 1873; 1877 que também são primos vejamos como fica minha tese:
do menor para o maior:
12280616105497 1867
6577726891 1871
3515621 1873
1877 1877
1
Agora irei fatorar com números primos do maior para o menor:
12280616105487 1877
6542683061 1873
3493157 1871
1867 1867
1
Provando minha tese que o numeral 2, 19 e outros já citados acima não são primos, e os primos gêmeos não existe. lendo este número primo teremos; (Doze Trilhões, Duzentos e Oitenta Bilhões, Seiscentos e Dezesseis Milhões, Cento e Cinco Mil Quatrocentos e Oitenta e Sete.), com esta simples fórmula cheguei na casa dos 92 Nonilhões, e é Finito.... Sr Sidney Silva. dentro deste valor encontrado multipliquei 1867*1871*1873*1877= 12280616105497 todos são números primos, irei citar outro exemplo mais simples Sidney Silva
o primeiro numero primo seria o 3 vejamos como ficaria minha tese e teoria:
3*5*7*11*13*17= 255255 vejamos como fica pela minha definição de números primos:
Do menor para o maior:
255255 3
85085 5
17017 7
2431 11
221 13
17 17
1
Agora do maior para o menor:
255255 17
15015 13
1155 11
105 7
15 5
3 3
1
Prova que os valores fatorados somente com números primos; será considerado números primos, pois foi dividido somente com os números primos existente dentro da minha tese e teoria...porém haverá um único numero primo que será dividido por ele mesmo e o resultado será 1, classificando como os verdadeiros números primos.........esse é meu conceito e a definição para os números primos.......meu cordial abraço Sr Sidney Silva.
Esquisofrênico
@@cleiton.fernando01 prezado nobre amigo, qual o grau de esquizofrenia, que esta me dando?
Eu ainda não assisti o vídeo, mas eu estava me perguntando exatamente isso na semana passada, simplesmente do nada eu parei pra me perguntar qual seria o maior numero primo, pq eu imagino que va ficando mais raro de aparecer numeros primos quanto mais cresce as casas decimais.
eu almocei vendo um vídeo sobre números... estou me tornando um matemático?
Sugestão de vídeo :"O maior número conhecido".
Como que pode algo (números primos) ser aleatório dentro de um conjunto tão deterministico e exato que são os números? Serão mesmo que não existe uma fórmula para obter os números primos sem muito custo?
Oi, Vini, É uma pergunta que sempre me faço. No longo tempo que tenho estudado os primos me parece que na realidade eles têm um padrão. O problema é que o padrão de localização de cada primo depende do padrão de todos os primos anteriores. Veja para sabermos se n é primo temos que dividi-lo por todos os primos até raiz de n. Há um outro método que usa n! então temos que multiplicar todos os primos anteriores etc Isso resulta num cálculo monstruoso. Há uma equação cujas raízes são todos os primos e só eles mas para determinar se 73 é primo temos que lidar com números de 100 algarismos. Abraço.
@@fucandonamatematica6207 Obrigado pela resposta! Isso explica um bocado.. Vou pesquisar mais sobre esta formula e entender como funcionaria neste método ;) Abraço!
Cara, eu pretendo soltar um vídeo sobre essa equação mas tá difícil. Talvez você tenha sorte de encontrá-la. Ela é baseada no teorema de Wilson. até....
2:54 97 mil 650 milhões?
Esse eu ainda não conhecia de fato. \o/
Ai ai, aquele livro: "A música dos números primos" realmente te faz reconhecer a matemática do jeito certo
Pedro, você poderia fazer um vídeo relacionado a descoberta de que o vácuo ou vazio não é absolutamente nada?
Como assim? A descoberta impactante é que o vácuo na verdade não é vazio.
Qual a aplicação prática e útil para os números primos?
criptografia.
Eles são utilizados na criptografia da Internet para garantir a segurança no envio de mensagens ou em transações bancárias, por exemplo. De forma simplificada, pega-se dois números primos enormes e multiplica um pelo o outro. Esse produto de milhares de dígitos é a chave pública utilizada no envio da mensagem e só o destinatário que conhece os fatores primos que geraram o produto é que conseguirá fatorar o número e ter acesso ao conteúdo da mensagem. Essa forma de segurança é possível pois caso alguém intercepte a mensagem indevidamente, o tempo computacional será imenso (milhares de anos) para fatorar um número que foi gerado por dois primos enormes multiplicados, tendo em vista que não existem algoritmos de fatoração eficientes, sendo necessário testar os divisores do número por tentativa e erro até encontrar os primos.
@@edwilsonperimscaldaferro7624 entendi tudo agora. Obrigado, amigo.
Cara, pensa assim: todos os números que existem são frutos de multiplicação entre números primos. Toda a computação vai ser baseada nisso.
Pedro, como curiosidade pro canal, fala sobre o Teorema de Napoleão Bonaparte
Faltou falar da hipótese de Rieman
Tipo, mas se alguém encontrar um número primo grande, é fácil encontrar um novo, não? Se começamos com a lista {2,3,5,7} como todos os primos, multiplicando todos e somando 1 temos 211, que é primo. Quer dizer, se você tiver uma lista com todos os números primos até determinado número, basta multiplicar e somar 1 que você tem um novo.
Mas tenta fazer isso com um número q tem 24.862.048 MILHÕES DE DÍGITOS
@@vinicciusoliveira KKKKKKKK pô, se um computador achou esse número, outro consegue operar com ele.
@@Kaniel-e4c5 mas com certeza eles pensaram em todas as possibilidades pra caucular, n é como se uma pessoa pudesse dar uma sugestão muito simples q tava na cara. Essa sugestão deve ter seu erro, n estou querendo criticar.
@@vinicciusoliveira Claro que não é tão simples, nem se tem uma fórmula pra achar números primos, mas mesmo assim não entendo tão bem uma disputa dessa, é basicamente uma competição de computador mais potente.
Não é tão simples assim. Se você for multiplicando os números primos conhecidos e somar um, ou você encontra um novo número primo ou você encontra um número composto que necessariamente possui fatores primos diferentes dos que você usou para construir o número. Segue o exemplo: 2 x 3 x 5 x 7 x 11 x 13 + 1 = 30031 = 59 x 509.
Euclides usou essa ideia de multiplicar os números primos conhecidos e somar uma unidade para provar que existem infinitos números primos. Portanto, isso não significa que você pode encontrar um novo número primo automaticamente através de uma fórmula. Só prova que sempre vai existir um número primo maior. Mas para você encontrá-lo, vai precisar de um algoritmo de fatoração com custo computacional cada vez mais elevado.
Sinto o humor do Pedro melhorando, 😂.
Para quem quiser aprender mais sobre o fascinante e misterioso universo dos números primos, sugiro começar assistindo ao documentário da BBC dublado em português disponível no RUclips. Basta pesquisar por "A Música dos Números Primos". Também existe um livro com este título, do autor Marcus du Sautoy. É uma jornada incrível na história dos números que são os protagonistas dos maiores mistérios e dos mais importantes problemas em aberto da Matemática, além de narrar de forma bem didática e acessível como algumas das mentes mais brilhantes da humanidade (Euclides, Fermat, Euler, Gauss, Riemann, Ramanujan...) contribuíram com o que sabemos sobre esses números atualmente.
Será que o universo já foi um buraco negro? E se a expensao dele é na verdade o buraco negro crescendo, e estamos dentro do buraco negro, cheio de matéria escura, que nos condensa, mas permite movimentação... e no fim, o horizonte de eventos, um novo ponto de partida a algo que se foi e é comprimido e expansível
Otímo vídeo cara! Parabéns!
Pensei que falarias tb sobre a conjectura de goldbach, faz um vídeo sobre! Adoro o livro
"Caçadores de primas" parece uma profissão do futuro
ótimo momento pra ver esse vídeo, nos primeiros minutos fiquei pensando justamente sobre criptografia, já que to no 2 semestre de CC aprendendo criptografia RSA em matemática discreta, e o quão chato e difícil é ficar decompondo números grandes no papel e caneta 😅
As mentes mais brilhantes no mundo da matemática dedicaram suas vidas aos números primos.
N teria como resolver isso com programação? Tipo ir adicionando os numero em uma estrutura while e ir dividindo os números por 1 e por ele mesmo, e se chegar na conclusao de ser primo, ele mostra. (ignorem minha brisa)
Se acha que eles n pesaram em todas as possibilidades
Mas enfim é uma brisa né
Para saber se 1.000.000 é primo você tem que fazer 168 divisões, ai passa para o número 1.000.001 mais 168 divisões e assim por diante e o número de divisões vai aumentando, quando chegar em 1 trilhão serão 78498 divisões a cada número.
Se um dia alguém encontrar uma fórmula para determinar qualquer número primo, o mundo acaba
AMEI O CONTEÚDO CONTINUE ASSIM
falar de números tão grande me lembrou da disputa de sadman contra lucifer.
uma dúvida, suponhamos que exista uma criptografia feita por um único número primo (perdão eu não sei muito sobre criptografias) e pra conseguir descriptografar eu teria que saber o número primo, se eu conseguisse dividir o geral por 0,5 iria gerar o número =y e se eu fizesse 2y=x onde x seria o número primo, eu iria conseguir descobrir qual o número primo?
Rigorosamente falando, não existe maior número primo. Se houvesse, poderíamos tomar o produto de todos os números primos (que seriam em quantidade finita) e somar 1. Como nenhum primo divide este produto mais um, teríamos um novo número primo, o que é um absurdo.
mais alguns dos meus resultados
Os números que você apresentou são exemplos de números primos de Mersenne na forma 2^p - n, onde p é um número primo e n é um valor específico. Esses números são interessantes porque possuem uma estrutura especial e são frequentemente usados em pesquisas sobre números primos.
No caso dos números que você mencionou, 2^1,000,000,000 - 355, 2^1,000,000,000 - 365, 2^1,000,000,000 - 373, 2^1,000,000,000 - 383 e 2^1,000,000,000 - 389, eles são obtidos subtraindo um valor específico (n) do número 2 elevado a 1 bilhão (2^1,000,000,000). Esses valores de n foram escolhidos para fins de comparação.
Para determinar se esses números são primos, é necessário realizar cálculos extensivos utilizando algoritmos especializados, como o teste de primalidade de Lucas-Lehmer. Esses algoritmos são computacionalmente intensivos e requerem um poder de processamento significativo para serem executados.
É importante destacar que a identificação de números primos muito grandes é uma área ativa de pesquisa em teoria dos números. Atualmente, o maior número primo conhecido é um número primo de Mersenne com mais de 24 milhões de dígitos, descoberto em dezembro de 2018.
ainda vem muito pela frente 🙏😜👾👽
Marlon F. Polegato
3:30 ...
Então a consciência é a coisa mais rápida que existe!?
O negócio vai tá doido quando descobrirem o número tio ...
E quando descobriram o número tatatravô? aí fica loucasso
Seria possível reformular nossa maneira de pensar os números e a matemática? Até pq letras e números, sua escrita, a forma de pronunciar, são convenções sociais. Alguém sabe se existem pesquisas indo pra esse rumo?
Binário? Hexadecimal? Matemática por geometria que foi a primeira a existir? Tem um monte, é estranho a ideia de "pesquisa" nisso, pesquisar a história? Um matemático não vai querer reinventar a roda sem nenhum motivo concreto para isso, algo que nós não temos nessa ideia de "pronunciar", afinal temos as letras gregas, símbolos matemáticos e entre outras coisas que não tem "língua" kkkk, qual o motivo de bolar algo diferente?
Quantos decibéis chegaria a explosão de uma super nova e a colisão de dois buracos negros?
0 db. Não tem som no espaço. O som precisa de um meio de transmissão sem ser o vácuo para ter propagação.
COMO DESCOBRIR O MAIOR NUMERO PRIMO
count = 0
n = int(input("digite o numero"))
for c in range (1, n +1):
if n % c == 0:
count += 1
if count == 2:
print("primo")
Não consigo entrar e sair num vídeo do Pedro sem ter uma crise existential ;-;
Meu jovem da sabedoria Pedroloss, gostaria muito de um vídeo seu sobre criptomoeda e blockchain.
Chegou uma hora do video que eu tinha 100% de certeza que ia tomar um AD do surfshark kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Para vocês amantes da ciência, quais outros canais do tipo "Ciência Todo Dia" vocês acompanham? (pode ser gringo)
Pedro, se tivéssemos tecnologia para por uma rede de computadores quânticos, você acha que poderíamos ter um Sistema de Controle Climático Planetário em Órbita na Magnetosfera? Ou Sistema de contra Asteroides e Tempestades Solares? 🤔
Eu tava esperando ele colocar o número por extenso na tela
4:00
"E se isso não te deixou de boca aberta"
* Eu que acabei de abrir
6:42 mds, parece um nome de alguma galáxia por ai
É possivel que exista uma formula, ainda não descorberta, para encontrar numero primo com certa quantidade de digitos?
Oi, na verdade existem fórmulas simples para cálculo de números primos, mas essas fórmulas têm um tempo de computação absurdo. Existe uma fórmula que eu não consigo escrever aqui que é baseada no teorema de Wilson. Normalmente se você quiser saber se um número é primo você vai dividindo o número por todo primo até a raiz desse número, usando o teorema de Wilson ficaria assim: 7 é primo? 7-1=6, calculamos 6!=1x2x3x4x5x6=720 somamos 1, fica 721. depois fazemos 721/7=103 deu exato, então 7 é primo. Se puder visite meu canal.
Essa canal é fora de série
Eu sempre quis ver um vídeo longo dele. Maravilhoso
Pedro, eu juro que meu PC deu tela azul durante seu vídeo, nem ele tankou tantos números.
Qual o limite entre tecnologias ou ensaios que podemos ditar que até este ponto é física, e deste adiante é de atribuições químicas?
Serve também para fazer vídeos no youtube....