Esse tema é tão sombrio, tão escabroso, cujo panorama chega a ser a soma de todos os medos e de difícil assimilação por todos nós. Mas como o tema sobre Apocalipse já foi abordado em filmes e séries de forma exaustiva, sendo a mais recente a série "The Last of Us", mas por outros motivos. Mas por tudo o que se mostra nos fimes, já dá para se ter uma idéia de como seria, mesmo sobrevivendo a explosão, teriamos a radiação, a destruição, as guerras internas e a sobrevivência a todo o custo.
O Coronel Enio Fonteneli já abordou sobre esse assunto, inclusive ele levantou a hipótese do Brasil ser uma zona de retaguarda para os EUA em caso de uma guerra nuclear.
Foi ótima a entrevista, parabéns, Marcelo, só não concordei com o convidado em um item da manufatura, depois do DAY-AFTER ...Mesmo o BRASIL ter perdido a manufatura na década de 90 . O Brasil tem plena condições de reparar suas maquinas agrícolas, caminhões aviões navios ou turbinas porque hoje e muito mais fácil que a 60 anos atrás onde manufatureiro tinha nascer com (DOM) e muito anos de prática para confeccionar um molde ou ferramenta progressiva ou BL-SUISSO que é coraçao das industria de metalurgia ,trabalhei nessa área nas maiores empresa do mundo duarante 42 aaanos
11:35 PENSO QUE NÓS SERÍAMOS SERIAMENTE PREJUDICADO , TODAS AS POTÊNCIAS NUCLEARES DO HEMISFÉRIO NORTE ESTARIAM COM SUAS TERRAS CONTAMINADAS POR SÉCULOS, E SEM DÚVIDAS TODOS IRIAM QUERER CONQUISTAR O BRASIL , UM PAÍS RIQUÍSSIMO E SEM DEFESA.
Não ia sobrar nada de boa parte do arsenal militar desses países, pois certamente as bases seriam os alvos prioritarios e o resto que “restasse” das grandes potências se concentrariam em últimos ataques ao que pouco restou das outras grandes potências do lado de lá. Fato é que seria um cenário tão caótico que quem sobrar por aqui verá em carne e osso o que chamamos de “inferno”…
Eu queria saber as forças Armadas do Brasil tem um plano a seguir em caso de uma guerra nuclear por ex. Mapear pessoas no mundo que são estratégicas para trazer ao Brasil que possa produzir itens essenciais para manter a vida no país e no quesito segurança será que as FAAS tem algum planejamento em um cenário pós guerra nuclear para proteger nosso país.
Meus parabéns Marcelo e Renato! A live foi muito boa, muito elucidativa! É bom que essa informação seja disseminada para que todos saibam dos riscos dessas armas! O curso tem duração de quanto tempo? Obrigado!
Só para aumentar a reflexão de cenários: dependência brasileira de diesel externo é só de 10%, então não seria tão difícil contingenciar e racionalizar este gasto. Maquinário também poderia ser suprido pela indústria local, que já detém uma fatia do mercado. Ameaças de invasão estrangeiras: uma incursão dos países do hemisfério norte, distante, demandaria recursos para manter uma linha suprimento tão longa. Haveria combustível, alimentos e munição para manter uma guerra longa, com longa linha se suprimentos), sem que houvesse uma infraestrutura industrial da potência invasora, já que os grandes centros daqueles países seria destruindo?
Bom dia Marcelo, acompanho teus vídeos diariamente e estou assistindo esse sobre o "inverno nuclear", gostaria de sugerir um vídeo sobre armas escalares!
Tão legal ver o Marcelo em Live. Duro que vc fica escutando ele falar igual nos vídeos. Sem falar o hj na segunda guerra mundial kkkk caros amigos. Continue com as Lives. Super legal ver vc
Desde o dia deste vídeo, a um ano atrás , até hoje, novembro de 2024, as coisas ficaram muito mais tensas do que vc pode imaginar neste podcast meu caro Renato.
@@aurimarlk1 incrível no sentido que não dá para acreditar os efeitos que uma bomba nuclear pode fazer nas pessoas e na natureza! Fiquei muito impressionado…
Na verdade ele falou um pouco diferente .... Perguntaram pra ele como seria uma III guerra mundial e ele respondeu : " Não sei te responder como seria a III guerra mundial . Só sei que a quarta guerra será com paus e pedras " .
@24'19": fertilizantes - o Brasil só não é autosuficiente em fertiliznates porque há uma lei proibindo a extração local. Num evento catastrófico destas proporções, tal lei pode ser revogada e nos tornaríamos autosuficientes rapidamente. O diesel ainda seria um problema, mas muitos (não todos) motores a diesel poderiam ser substituídos por motores a álcool, o que já daria um "respiro energético" temporário.
nao tem como substituir o diesel pelo etanol, um caminhao consome muito diesel, caminhao a gasolina ja existiu, e era um 'mico' ter um, etanol, seria ridiculo, seriam muito fracos, e gastadores.
lembre-se que a situação não seria de mercado normal, mas catastrófica. Soluções num mercado em ambiente de catástrofe podem ser diferentes de ambientes normais.
Acho que mais 10 anos que acompanho a voz do Marcelo Rios, agora pela primeira vez vejo sua face 😅, um abraço e muito obrigado, aprendi muita coisa sobre o mundo!
Muito interessante está live, Marcelo! E o Renato é “fera” 👏👏👏. Uma coisa que o Renato comentou, a sendo um 11/Set, já fez um caos - de fato. Felizmente nunca houve uma bomba nuclear tática, mas se houvesse, isso poderia de o estopim para o Apocalipse, como os discutidos nesta Live. Parabéns a vocês, Marcelo e Renato!
Bom dia. Partindo da tese levantada pelo sr. Ênio Fontenelle, a da "Zona de Retaguarda", o Brasil continuaria não sendo alvo? Não seria o caso de uso da "terra arrasada"? Ou o fato de o Brasil ser o "celeiro do mundo" o tornaria uma área neutra, por garantir a segurança alimentar do mundo pós-conflito nuclear?
A vida humana é muito muito muito frágil. Basta um pequeno click nesse cenário e bilhões de mortes seriam o evitáveis. Mas mesmo assim a raça humana sobreviveria
De fato., as previsões são sombrias em caso de uma guerra nessas proporções,, mas há inúmeros fatores que o entrevistado não leva em conta. Portanto, não levaria tanto em conta o que ele diz. Nós importamos diesel, mas apenas uma parte.
Bom dia, ao ouvir esse matéria falando sobre o inverno nuclear, fiquei em dúvida pois assisti um documentário intitulado: zona de refugo explicando que não viriam para nossa região devido às correntes marítimas d etc, e tanto a Rússia quanto o USA sabem disto e investiram pesado em suas zona de refugo no caso Brasil para USA e Austrália para Rússia
Bela live. Vocês estão falando sobre explosões nucleares, mas nem precisa tanto. Uma terceira guerra mundial já seria um caos completo mesmo sem nenhuma explosão nuclear (o que seria improvável nessa situação). É fundamental que as pessoas tenham noção disso.
Parece que estou num filme Apocalíptico baseado em fatos reais futuro!!!! Tô aqui meditando tudo isso , pq isso realmente vindo dos homens pode chegar à isso sem sombra de dúvidas!
o lance dos caminhoes sem diesel dá pra contornar com trens, mas de qualquer forma os nossos politicos preferem gastar o orçamento com MERDA em vez de desenvolver o país de uma forma a minimizar esses efeitos, estamos lascados de qualquer forma.
esse ano uma ameaça de greve nos trens cargueiros dos USA pôs o país em polvorosa...as coisas funcionam muito bem quando vc impõe na marra o pagamento de energia com papel pintado. Até os anos 80 alguns dos nossos principais dirigentes sabiam como o mundo é de verdade..
DEPOIS DE MUITOS ANOS OUVINDO SUA VOZ NARRANDO SEUS VÍDEOS VEJO SEU ROSTO PELA PRIMEIRA VEZ KKKK VC É BOM NO QUE FAZ !
O Marcelo era uma espécie de Lombardi de geopolítica
É pq vcs não acompanham ele no inst4, ele tem algumas fotos em eventos milit4res..
Verdade, posso pelo mesmo, a sensação é muito estranha
Ele fez um vídeo de apresentação mostrando o rosto dele a 5 anos atrás!
@@sobrevivencialistabra8665 ele tem video aqui no Brasil no batalhão andando em tanque a convite do exercito
Esse tema é tão sombrio, tão escabroso, cujo panorama chega a ser a soma de todos os medos e de difícil assimilação por todos nós. Mas como o tema sobre Apocalipse já foi abordado em filmes e séries de forma exaustiva, sendo a mais recente a série "The Last of Us", mas por outros motivos. Mas por tudo o que se mostra nos fimes, já dá para se ter uma idéia de como seria, mesmo sobrevivendo a explosão, teriamos a radiação, a destruição, as guerras internas e a sobrevivência a todo o custo.
Sombrio e Escabroso é Pouco, é muito amedrontador simplesmente a hipótese disso...
Zé e só vc ler as estorias deis que existe terra tem as guerras Nem Deus pode mudar estórias dos seres humanos temos livre arbítrio Matar 😂
Agradeçam pela aula gratuita.
Obrigado Marcelo 🇵🇹❤️⚔️🇧🇷
Benfica e o maiore
@@sobrevivencialistabra8665 para mim, sem sombra de dúvida 😉
@@89toze pramin também 🇧🇷
@@sobrevivencialistabra8665 de todos um 😉
Gratidão
Caraca olha o Marcelo depois de anos nós conseguimos ver o professor. Parabéns pelo trabalho realizado ao longo dos anos.
Ah uns 4 anos atrás ele apareceu numa live aí e já tínhamos visto a lata dele kkkk😅
Eu já vi ele no instagram algumas vezes
Que legal ver o rosto desse soldado valoroso que há tanto tempo nos ensina! Muito sucesso!
Que legal poder ver o Marcelo, você um dia poderia vir ao Brasil participar de algum podcast, seu canal tem um conteúdo muito bom e interesante.
Marcelo mora no Brasil acho
@@Heinrichhoffmann1 mora não, mora em Portugal
@@sparcosds Legal! obrigado por informar
Parabéns! Que Deus abençoe vocês grandemente pela dedicação e pela aula que nos passa a cada vídeo.
A melhor live do ano até agora. Parabéns!!! 👍
23:30 potência do mundo ? Sem armas ? E como vam9s defender a comida ?
Marcelo creio que seu canal vai virar uma revista eletrônica na área militar... Parabéns.
Virou faz anos
Uma das vozes honestas do Brasil. Trazendo informações de qualidade!!!
Muito bom, Renato explica tudo muito bem detalhadamente, e exemplificado numa linguagem mais simples a respeito de diversos aspectos.
Só falha na parte do clima e da radiação rs
Nota 10 a live .e a simpatia .assunto interessante..impactante .
O Coronel Enio Fonteneli já abordou sobre esse assunto, inclusive ele levantou a hipótese do Brasil ser uma zona de retaguarda para os EUA em caso de uma guerra nuclear.
Os generais brasileiros só pensam em ser o tapete dos EUA ,são os cachorrinhos adestrados tudo que os EUA madam os generais obedecem.
Muito bom assistir essa live.
Grande Marcelo,nascido em Cambé vizinho de minha cidade de Londrina no Paraná.trabalho excelente parabéns
Agradeço a oportunidade de aprender com o conhecimento de vocês.
Melhor canal brasileiro sobre temas militares, parabéns!
Parabéns Marcelo
Não perco nenhum conteúdo seu 👏👏👏👏
Foi muito boa essa aula de Geopolítica.
Parabéns por essa excepcional live, obrigado Marcelo, obrigado Renato. Torcemos que seja só especulações.
É uma prazer poder assistir essa live! Um salve de Belo Horizonte
Obrigado Renato
Foi ótima a entrevista, parabéns, Marcelo, só não concordei com o convidado em um item da manufatura, depois do DAY-AFTER ...Mesmo o BRASIL ter perdido a manufatura na década de 90 . O Brasil tem plena condições de reparar suas maquinas agrícolas, caminhões aviões navios ou turbinas porque hoje e muito mais fácil que a 60 anos atrás onde manufatureiro tinha nascer com (DOM) e muito anos de prática para confeccionar um molde ou ferramenta progressiva ou BL-SUISSO que é coraçao das industria de metalurgia ,trabalhei nessa área nas maiores empresa do mundo duarante 42 aaanos
E as peças?
@@valesioadolfofilho5805 planta, Capacidade técnica dos criadores...
11:35 PENSO QUE NÓS SERÍAMOS SERIAMENTE PREJUDICADO , TODAS AS POTÊNCIAS NUCLEARES DO HEMISFÉRIO NORTE ESTARIAM COM SUAS TERRAS CONTAMINADAS POR SÉCULOS, E SEM DÚVIDAS TODOS IRIAM QUERER CONQUISTAR O BRASIL , UM PAÍS RIQUÍSSIMO E SEM DEFESA.
Nós temos os melhores soldados de selva para nós proteger
Não ia sobrar nada de boa parte do arsenal militar desses países, pois certamente as bases seriam os alvos prioritarios e o resto que “restasse” das grandes potências se concentrariam em últimos ataques ao que pouco restou das outras grandes potências do lado de lá. Fato é que seria um cenário tão caótico que quem sobrar por aqui verá em carne e osso o que chamamos de “inferno”…
Eu queria saber as forças Armadas do Brasil tem um plano a seguir em caso de uma guerra nuclear por ex. Mapear pessoas no mundo que são estratégicas para trazer ao Brasil que possa produzir itens essenciais para manter a vida no país e no quesito segurança será que as FAAS tem algum planejamento em um cenário pós guerra nuclear para proteger nosso país.
Brasil não tem plano pra enfrentar chuva, vai ter plano pra enfrentar inverno nuclear.
Comprar toda tinta do mundo!!
@@brunocoelho7468 Brasil vai ajusar revitalizar todos os meio-fios do mundo!
Vento que venta lá não venta cá. Grande coronel Ênio
Muito obrigado hjnm
America do Sul ia sofrer com o inverno clear e com uma grande invasão de refugiados.
Meus parabéns Marcelo e Renato! A live foi muito boa, muito elucidativa! É bom que essa informação seja disseminada para que todos saibam dos riscos dessas armas! O curso tem duração de quanto tempo? Obrigado!
Deus abençoe vcs e nós que estamos compreendendo o que vcs falam
Só para aumentar a reflexão de cenários: dependência brasileira de diesel externo é só de 10%, então não seria tão difícil contingenciar e racionalizar este gasto. Maquinário também poderia ser suprido pela indústria local, que já detém uma fatia do mercado. Ameaças de invasão estrangeiras: uma incursão dos países do hemisfério norte, distante, demandaria recursos para manter uma linha suprimento tão longa. Haveria combustível, alimentos e munição para manter uma guerra longa, com longa linha se suprimentos), sem que houvesse uma infraestrutura industrial da potência invasora, já que os grandes centros daqueles países seria destruindo?
Marcelo, vc eh o Pelé do RUclips q live maravilhosa. Parabéns pelo seu trabalho. Com vc passei a conhecer o tema geopolítica e BID.
Bom dia Marcelo, acompanho teus vídeos diariamente e estou assistindo esse sobre o "inverno nuclear", gostaria de sugerir um vídeo sobre armas escalares!
Parabéns aos dois. Excelente assunto.
Obrigado, pelos ensinamentos.
Parabéns. Muito boa matéria..
Tão legal ver o Marcelo em Live. Duro que vc fica escutando ele falar igual nos vídeos. Sem falar o hj na segunda guerra mundial kkkk caros amigos.
Continue com as Lives. Super legal ver vc
Nossa nunca tinha visto a face dessa voz incrível de hoje ño mundo militar, grande Marcelo
Legal essas expllicacoes e debatendo o assunto
Desde o dia deste vídeo, a um ano atrás , até hoje, novembro de 2024, as coisas ficaram muito mais tensas do que vc pode imaginar neste podcast meu caro Renato.
Quando fui para Hiroshima eu vi o efeito da bomba 💣 nuclear ☢️! O museu de Hiroshima é incrível
Incrivel ou lamentavel😢
@@aurimarlk1 incrível no sentido que não dá para acreditar os efeitos que uma bomba nuclear pode fazer nas pessoas e na natureza! Fiquei muito impressionado…
As aulas com esse cara sao mto top
Excelente programa
Parabéns pelo trabalho fantástico
Gosto muito desse assunto me faz pensar q o conforto q todos nós desfrutamos pode acabar e a lei do mais forte impere
Resumindo nós estamos lascados ☢️☠️💥👀🤯
Nesse Formato os vídeos ficaram sensacionais!
Cara!!!!!.... até que em fim "vi" a voz por trás do ( Hoje no mundo militar)...valeu Marcelo parabéns pela voz mais emblemática do RUclips.
Pela segunda vez vejo o rosto do Marcelo. Cabra bom. 👏👏👏👏👏🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Como Albert Einstein disse uma vez :" A terceira guerra mundial seria com uso de armas nucleares e quarta guerra mundial seria por paus e pedras."
Na verdade ele falou um pouco diferente .... Perguntaram pra ele como seria uma III guerra mundial e ele respondeu : " Não sei te responder como seria a III guerra mundial . Só sei que a quarta guerra será com paus e pedras " .
@@marcellosantos5416 Sim, eu não me lembrava com exatidão.
@@marcellosantos5416 Sim, é que não me lembrava com exatidão.
Clima não irá mudar nunca
Caros amigos bem vindo ao hoje no mundo militar
Grande Marcelo, muito tempo venho acompanhado o hoje no mundo militar
Que prazer Marcelo! Primeira vez que te vejo! Deus te abençoe!
@24'19": fertilizantes - o Brasil só não é autosuficiente em fertiliznates porque há uma lei proibindo a extração local. Num evento catastrófico destas proporções, tal lei pode ser revogada e nos tornaríamos autosuficientes rapidamente. O diesel ainda seria um problema, mas muitos (não todos) motores a diesel poderiam ser substituídos por motores a álcool, o que já daria um "respiro energético" temporário.
nao tem como substituir o diesel pelo etanol, um caminhao consome muito diesel, caminhao a gasolina ja existiu, e era um 'mico' ter um, etanol, seria ridiculo, seriam muito fracos, e gastadores.
lembre-se que a situação não seria de mercado normal, mas catastrófica. Soluções num mercado em ambiente de catástrofe podem ser diferentes de ambientes normais.
Acho que mais 10 anos que acompanho a voz do Marcelo Rios, agora pela primeira vez vejo sua face 😅, um abraço e muito obrigado, aprendi muita coisa sobre o mundo!
Ótimo conteúdo, desejo saúde pra vocês e um bom diaa !
Obrigado a vcs nobres amigos por fortalecerem a minha confiança no Eterno. O homem realmente é limitado e sem D'us apenas teme e nada controla.
Suas imaginações são recheadas de possibilidades.
Muito interessante está live, Marcelo! E o Renato é “fera” 👏👏👏.
Uma coisa que o Renato comentou, a sendo um 11/Set, já fez um caos - de fato. Felizmente nunca houve uma bomba nuclear tática, mas se houvesse, isso poderia de o estopim para o Apocalipse, como os discutidos nesta Live.
Parabéns a vocês, Marcelo e Renato!
Obrigada pelo vídeo.
Parabéns pelo trabalho.
Bom dia. Partindo da tese levantada pelo sr. Ênio Fontenelle, a da "Zona de Retaguarda", o Brasil continuaria não sendo alvo? Não seria o caso de uso da "terra arrasada"? Ou o fato de o Brasil ser o "celeiro do mundo" o tornaria uma área neutra, por garantir a segurança alimentar do mundo pós-conflito nuclear?
Quem vai ser maluco de atacar uma das únicas fontes de alimentos que restam de graça? Só se quiser destruir a própria população.
Parabéns, pela excelente explicação sobre o assunto tão terrível... para a humanidade.
Primeira vez em anos, que acompanho o canal, que vejo o rosto do Marcelo.
A vida humana é muito muito muito frágil. Basta um pequeno click nesse cenário e bilhões de mortes seriam o evitáveis.
Mas mesmo assim a raça humana sobreviveria
Talvez não soubesse ninguém
Qual a temperatura que o Brasil ia ficar, com o congelamento ,muitas plantação dependem de um clima mais quente.
sem sol... nao tem agro...
Nao tem vida
Valeu Marcelo pelos seus vídeos topzeira de mais!!!
De fato., as previsões são sombrias em caso de uma guerra nessas proporções,, mas há inúmeros fatores que o entrevistado não leva em conta. Portanto, não levaria tanto em conta o que ele diz. Nós importamos diesel, mas apenas uma parte.
Paz na Terra 🌎
O ex chefe do SNI, Coronel Ênio Fontenele fala bem sobre isso em seu livro ZR Brasil.
Ainda procurando vida inteligente na Terra. Como temos tanto poder de alto destruição 😢
Excelente como sempre!
Excelente! Ótima aula! Obg
Vai acontecer com certeza, só resta saber quando.
nesse cenário ficaríamos sem internet? como iríamos fazer para assistir as novidades do HMM?
Mano, foda se a internet!. Isso seria o de menos
📻
@@marcioceliosilvasantos mas e o vício... kkkk
@@rodrigoaletorres aí é complicado mesmo 🤣
Hoje no mundo militar via rádio? Será que nem a infraestrutura de rádio no Brasil sobraria?
O ser humano é capaz de tudo.
Parabéns pela aula senhores.
Alguém já te disse que você parece com o Kiko do ceriado chaves em Marcelo?
Primeira vez que vi rosto do hoje no mundo militar. Marcelo
Bom dia, ao ouvir esse matéria falando sobre o inverno nuclear, fiquei em dúvida pois assisti um documentário intitulado: zona de refugo explicando que não viriam para nossa região devido às correntes marítimas d etc, e tanto a Rússia quanto o USA sabem disto e investiram pesado em suas zona de refugo no caso Brasil para USA e Austrália para Rússia
Bela live. Vocês estão falando sobre explosões nucleares, mas nem precisa tanto. Uma terceira guerra mundial já seria um caos completo mesmo sem nenhuma explosão nuclear (o que seria improvável nessa situação). É fundamental que as pessoas tenham noção disso.
Atualmente tem pouca mão de obra no campo, o que torna problematico sera produção caso vou desmatar varios equitares pra produzir.
Prazer em conhecer-te Marcelo
Voadora tática no like sempre ⚔️🛡️⚔️
Eu sou fã deste canal mundo militar acompanha sempre
Seria bem mais proveitoso uma entrevista com o Dr Ricardo Felício, mas os melhores nunca têm chance nos canais grande
Sim, também poderia chamar o Gandalf...e Papai Noel, grandes caras.
Marcelo, você poderia voltar a fazer vídeos de equipamentos militares, seria bem legal um vídeo sobre o 2s7 malka.
Quanto tempo duraria o inverno nuclear?
Conteúdo top esse 👏🏿👏🏿👏🏿
Coronel Ênio Fontenelle. Zona de retaguarda.
Conteúdo Excelente!
Simplesmente incrível!!!!!
Parece que estou num filme Apocalíptico baseado em fatos reais futuro!!!! Tô aqui meditando tudo isso , pq isso realmente vindo dos homens pode chegar à isso sem sombra de dúvidas!
Muy interesante, obrigado!! 👏👏👍
O irónico é que com uma guerra nuclear, o Brasil finalmente seria do país do futuro.
Excelente live 👏👏👏👏
o lance dos caminhoes sem diesel dá pra contornar com trens, mas de qualquer forma os nossos politicos preferem gastar o orçamento com MERDA em vez de desenvolver o país de uma forma a minimizar esses efeitos, estamos lascados de qualquer forma.
esse ano uma ameaça de greve nos trens cargueiros dos USA pôs o país em polvorosa...as coisas funcionam muito bem quando vc impõe na marra o pagamento de energia com papel pintado. Até os anos 80 alguns dos nossos principais dirigentes sabiam como o mundo é de verdade..