(FUVEST) IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR (#72)
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Agora você pode ajudar o canal comprando "Iracema" na livraria da sua preferência!
Amazon: amzn.to/1TW5uXY
Cultura: compre.vc/s/c81...
Submarino: compre.vc/s/49e...
Saraiva: compre.vc/s/2d5...
Travessa: compre.vc/s/4e0...
O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do RUclips. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.
Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
_
CONTATO PARA PARCERIAS: comercial@lerantesdemorrer.com
_
ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:
A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 9º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
_
Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
Skoob: www.skoob.com.b...
Sound Cloud: / radio-ler-antes-de-morrer
O que complicou minha vida foi que eles usam a 3° pessoa pra falar deles mesmo, aí tinha hora que eu não sabia quem tava falando kkkk
Eu tbm kkkk, as vezes fico perdido e tenho que voltar um pouco para entender melhor.
Siiiim
😆😆😆😆Eita!!!
Kk sim
Iracema é um livro maaraavilhoso!!!!! Sempre foi, mas fácil não é realmente 😁. A única coisa q é fácil é se apaixonar pela história, pelas personagens e pelas paisagens. Aqui no Ceará, temos váaaarias homenagens à Iracema, várias estátuas espalhadas pelas cidades, nomes de bairros, ruas, escolas, teatros, museus, etc. O único exagero é a beleza e exuberância real da nossa gente e natureza. O livro não chega aos pés. Só conhecendo p entender e sentir.😘😘😘 Parabéns pelo vídeo.😘😘😘😘😘🥰🥰🥰🥰
Há alguns meses fui a Fortaleza, é realmente tudo muito lindo!!
somos obrigados a ler isso .... "lábios de mel" só isso que eu lembro.
espero que na prova venha uma pergunta sobre o sabor da boca dela kkkkkkkkkk
hahahahah morri
+Lucas E aí? A música se chama Hungarian Rhapsody No.2, foi composta por Franz Liszt. O trecho que Isa usou , não são as notas de abertura, logo no começo antes de um minuto (mais ou menos) parece que haverá; uma pausa (mas não acontece) e continua com esse trecho que ouvimos no vídeo que vc descreveu.
Obs: tente ouvir uma versão de orquestra.
+Lucas, De nada meu amigo! Aproveite a boa música, ela é muito bonita, e faz lembrar mesmo memórias de uma guerra. Até!
Ora , Machado de Assis escreveu em Don Casmurro que ela tinha olhos de ressaca, e o livro não menciona que Capitu bebia.
@@asteroidesilverio , a palavra " ressaca ", no caso de Dom Casmurro, não carrega o significado mais usual da atualidade. Eu fiquei confusão no momento que li a metáfora do Machado. Segundo o Google, ressaca foi abrasileirado e ganhou outro sentido, que é o do mal estar após ingerir bebidas alcoólicas . No entanto, outro forma de denominar ressaca é, segundo ele: " forte movimento das ondas sobre si mesmas, resultante de mar muito agitado, quando se chocam contra obstáculos no litoral. ". :a. Bom, eu não sabia se você tava ou não tava consciente sobre isso. Se sim, foi mal. Flw, meu bom! :)
Adorei a parte: " quando o José de Alencar capricha e faz um parágrafo incompreensível" kkkkkk perfeito demais
Sabia que IRACEMA é um anagrama da palavra AMÉRICA?
Interessante.
Carolina Luzia de Menezes Basilio Matin, Marte Deus da guerra, Europeu.
*Martin
Oooloooko
Carolina Luzia de Menezes Basilio vc viu isso num vídeo aqui no RUclips que eu sei...
Foi com Iracema que corri atrás de mais histórias, além da carioca. Literatura cearense, mineira, paulista; de todos os estados deve ser valorizada e não apenas servir como referência. A literatura brasileira é gigante, e tem muitos autores brasileiros (além dos estudados) que devem ser valorizados.
Fez lembrar Heráclito: Não se toma banho 2 vezes no mesmo rio.
10:43 a melhor transformação que eu já vi na vida 😍😍😍
Simmm 🥰🥰
O conteúdo é excelente, a beleza dessa moça, junto com a desenvoltura e o carisma fica muito fácil ser magnetizado pelo video. Essas jogadas de plano uma hora la atrás outrora aqui na frente, o video fica tao dinamico... se pudesse dar uma nota de 0 a 10 eu daria 11 pelo conteudo e o carisma dessa menina. Meus parabens.
Eu gostei de Iracema! Eu moro Em Fortaleza e fui à casa de José de Alencar, que é um museu com restaurante, muito legal! Essa edição que vc mostrou está lindíssima!
Li Iracema quando tinha anos numa edição do Objetivo, porque era o que vinha com a apostila da escola. Sou apaixonada por esse livro desde então, sério. Juro que não entendo quando as pessoas dizem que não gostam e que é chato. Ainda bem que agora existe uma edição mais divertida pra que assim todos possam ler e ver a grande obra que é esse livro.
A história é apaixonante, pelo menos doq eu entendi do livro
Isa eu sou de fortaleza Ceará , aqui também temos uma estátua da Iracema na grande conhecida praia de Iracema , amei que você gostou dessa vez do livro , adoro José de Alencar ! 😊
Paula Alves é nois ✌
Foda
Eu gosto da obra mas nao admiro nem um pouco o carater de José de Alencar!
Muito obrigada por essa explicação! Sério, me ajudou muito a entender sobre Iracema. Virei fã do canal.
Sou fã e subscritora do seu canal. Pesquiso Alencar e fico sempre feliz quando você comenta alguma obra do meu escritor preferido no mundo. Particularmente gostei desse vídeo-resenha em que você fala de "Iracema". Parabéns sempre.
PARABENS PELA FORMA BRILHANTE DE DESCREVER O LIVRO IRACEMA!
Eu nunca li Iracema, mas já li o livro "O Guarani", e achei simplesmente Fantástico!
Sempre que quero um resumo sobre livros que quero ler, sempre recorro ao seu canal, amo demais. Parabéns 👏🏻♥️
Muito boa sua resenha, Isa. Me fez olhar as obras de José de Alencar e de outros autores da literatura brasileira com outros olhos. Adorei.
👏👏👏👏
Sem palavras para descrever esse canal! Ficar vidrada do começo ao fim do vídeo que fala sobre um livro que eu nunca na vida tive vontade de ler e agora quero ler essa edição o quanto antes! Mais uma vez: parabéns Isa!!!
Eu me sinto meio alienígena por ter gostado de Iracema quando li na escola para o vestibular. A versão que tinha também tinha notas explicando algumas passagens então foi de boa ler. Na real os únicos livros que de fato não gostei de estudar para o vestibular foram "a cidade e as serras" e "memórias de um soldado de milicia".
Já eu fui a única aluna da minha sala que gostei de "A cidade e as serras"! No entanto, também achei "Memórias de um sargento" meio chato. Foi só quando eu reli o livro, no ano passado, que entendi o humor da história. Até fiz resenha aqui no canal ;)
Até errei o nome do livro hahahaha Hoje eu reconheço a qualidade dele, até poderia tentar reler, junto com cidade e as serras. O problema é que o autor deu origem a características que posteriormente foram muito utilizadas em outras obras, sobretudo a dramaturgia da globo, então me pareceu tudo muito "batido", estilo uma novela das 6. Na adolescência revoltada é difícil apreciar tais coisas hahahaha
+Ler Antes de Morrer
fale sobre o livro ( viver tem dessas coisas mano)
Memória póstumas de Brás cuba é o livro mais chato que já li
Eu gosto de Iracema em sobrenatural tbm tem esses lances por exemplo Anael tem a ver com touro que é um signo fixo ligado a matéria ao pecado carnal e lúcifer que era o guardião do jardim do éden
Acabei de exibir o vídeo para uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Obrigado!!!
nossa muito obrigado me ajudou muito no meu seminario sobre iracema
continue assim sucesso
Que delícia de vídeo! Também tive a experiência de realmente ler Iracema como se deve, numa edição maravilhosa com notas explicativas e significado das palavras difíceis. É um role que eu super recomendo!
Sou do Rio Grande do Norte (chamado norte riograndense ou tbm Potiguar) que descobri, por causa das notas do Jose de Alencar, que significa comedor de camarão (algo que particularmente nao gosto e sou alérgico) KKKKKKKK
Ler este livro esta sendo divertido, apesar de dificil, devido a forma como eles se referem a eles mesmo (3ª pessoa pra falar algo que seria em 1ª) e algumas palavras que sao antigas. O que tá me salvando é: tenho um dicionario fisico, pra palavras mais “normais”, e acesso online pra palavras de origem indígena.
Uma dica: usem edições com notas de rodapé ou com notas explicativas, fica mt mais simples. Eu estou lendo uma da editora Moderna (que acredito que seja voltada para o pessoal do ensino medio/escolas). Enfim, boa leitura! 🥰🥰🥰
Oi, Isa! Por mim cada vídeo teria um fundo musical só dele rsrs não sei se isso é pouco praticável, mas é que sempre que ouço essa música lembro da resenha do Mia Couto. Cada resenha com seu próprio fundo musical, se puder. Bjinhos e obrigada por mais uma resenha interessante! 😘😘
Hahahahah você tem boa memória. Nem todo mundo identifica as trilhas sonoras e se lembra em quais vídeos eu já usei. Infelizmente, não tenho uma variedade tão grande assim de trilhas para trabalhar, porque uso os soundtracks gratuitos da Biblioteca de Áudio do RUclips. Preciso me virar com o que encontro por lá!
Nossa, que edição lindaaaaa! Já passei dessa fase de vestibular mas fiquei muito interessada em ler essa edição tão caprichada ;)
Eu amo essa obra desde a infância.
Tenho um amor profundo por Iracema, Isa, sua resenha condiz com a beleza do livro!
Nunca li Iracema, mas quando você falava sobre a visão idealizada dos índios, me lembrei muito também de "O Guarani", também do Alencar. Tem toda aquela ideia do índio fiel, inocente, bom, e do homem branco mal, ambicioso, cruel. Mas acabei gostando.
Eu não entendo como o pessoal acha José de Alencar uma leitura densa e cansativa... Ano passado eu fui ler TIL com o pé atrás por causa das resenhas que li na Internet e acabei me surpreendendo positivamente.
Esse ano de novo fiquei com o pé atrás de ler Iracema, mas depois que vi seu vídeo comprei o livro e o devorei em um dia e meio e amei a história.
Muitíssimo obrigado pela indicação e continue gravando sobre livros para vestibular, pois saiba que estas fazendo diferença na vida dos estudantes.
Parabéns! Beijos!
Poucos minutos de aula, mas muitos produtivos. OBRIGADA
Realmente essa edição é linda, acho que só lendo essa edição pra gostar também. Ta MUITO caprichada mesmo.
Muito interessante! AMO TODAS as suas resenhas!Não sei se isso vai ser util no vestibular, ainda bem que já passei por isso kkkkk. Importante lembrar que a discussão a respeito do encorporamento da cultura nativa brasileira na identidade brasileira é uma discussão que se arrastou durante muito tempo, com os conservadores eurocentristas esccravistas defendendo a ideia de que o Brasil deveria construir sua cultura se espelhando no que já era feito na Europa. Muito interessante a posição do José de Alencar. AMO também o fato de vc sempre trazer literatura brasileira pra gente!
+Victor Ribeiro Roda PS lembrando que eu não sou nenhum estudioso, só me interesso por estes assuntos, se alguem tiver um ponto de vista melhor construido gostarei de ouvir
Eu olhei a foto e pensei que fosse o menino Bruno kkkkkkkk
Parabéns, muito bom!
Sou fã dos clássicos nacionais.
verdade não existia tantos canais assim tão legais quanto o seu ♡♥
Isaaa obrigada pela indicação do canal, vai me ajudar muito! Isa você sempre me surpreende plantando a vontade de ler os livros considerados ''chatos'' na escola, através da maneira de colocar as informações.
Isa, cada vez mais você está se superando. Vídeo ótimo e um Cosplay perfeito!!
eu fiquei 10 minutos esperando a historia de iracema, ou um resumo, quase dei um jóinha ao contrário, mas o cosplay salvou o video, jóinha super positivo 🥰🥰🤣🤣🤣
Ficou uma gatinha caracterizada de Iracema. Bem, bonita já é, mas gostei da caracterização. Excelente vídeo também. Muito esclarecedor. Vou comprar essa edição. Parabéns!
Você é uma fofa! Faz um trabalho muito legal aqui no youtube, é inteligente (claro). Obrigada
Muito bom o video. Eu tenho muita vontade de ler iracema.
José de Alencar é um enorme poeta envolvido com a política da época das grandes colonizações.
oi Boa noite esse vídeo foi ótimo vai mim ajudar muito na minha apresentação do meu trabalho muito obrigada
Eu tô apaixonada pelo seu canal 😍😍😍
muito obrigada mesmo😍
Estou no perfil de minha mãe. Li a versão antiga hoje de manhã e gostei do teor da criação de um mito, me remeteu ao Semióforo de Chauí. Porém romantizar o colonialismo não soa tão lírico ! Belíssima você,parabens pelo canal!
Oi Isabella estou devagarzinho vendo todas as suas resenhas, e estou amando, pra mim ler era um desafio, não por não gostar de ler mas por que tenho o tempo curto mesmo... Me desafiei graças a vc, a ler um livro por semana e essa semana comprei 5 livros da Agatha Christie, vou tentar meeeesmo ler um por semana rsrsrs..
Obg e beijosssss
Amei a edição e esse livro já está na lista de próximas leituras nacionais!
Conheci teu canal há pouco, agorinha mesmo. E, nossa! Você fala SUPER bem, a coisa flui demais! Adorei o modelo dos vídeos e adorei você também, você é linda!
PS: adorei a música de fundo. Adorei tudo! rs
Obrigada, Mathias. Espero continuar agradando. Sinta-se a vontade por aqui para dar suas opiniões e sugestões.
Beijo!!
Acabei de conhecer o canal, e estou achando ele incrível! Parabéns pelo seu trabalho, continue assim!
Estou admirado com o seu português, ao contrário de mim, consegue falar fluentemente sem tropeçar nas palavras :)
A primeira fase do romantismo brasileiro e bem descrevida por Iracema o nacionalismo como forma de orgulhar com as raízes da nação.
Eu não devo ser normal. Li o livro em 2008 e AMEI! ha ha!
Também amei desde a primeira leitura. Li esse ano (2019).
eu li aos 11 e amei. 😂
reli esses meses, com 14, e achei um amor lkkkkk
@@leticiac.9591 Cara, eu o li em 2018 e AMEEEI!😱😱😍
O povo odeia pq lê por obrigação... Eu li sem essa obrigação e amei!
Sou jovem ms os clássicos na minha concepção deve sempre ter o seu lugar de destaque porque cultura de qualidade e CULT.📚
obrigado pela maneira linda de por esta resenha
Gente você traz uma paz imensa, adorei o video
Muito bom! Ótima edição, fala muito bem e a música do fundo deu um toque especial ao vídeo! Parabéns, acabei de conhecer o canal e já estou inscrita!!!
Que mulher linda que você é
Ajudou bastante valeu !!!
Oi, Isa! Li esse livro recentemente pois estou estudando Romantismo, e eu amei. Me apaixonei por romances indianista depois que li Iracema, mas confesso que fiquei perdida algumas vezes. Amei sua resenha. Beijos 😘
AHHH! OBRIGADA, comprei essa edição, estou muito animada para começar a ler 😍
Muito bom esta edição. Não sabia que existia. Vou comprar. Obrigada pela dica.
Também fiquei maluco quando eu vi... Vou correr atrás também. Aliás, está aí algo muito legal. É bom quando às editoras criam essas edições com um complemento especial para entender melhor à obra.
+Denilson - Ler ou não Ser O mesmo... Incrível
+Alisson Brandemarte Moreira com certeza Alisson! É isso aí
Ainda vou ter uma hehe ;)
vc ta locona de cessio????
A sugestão da Daniela de você fazer um mini vídeo do que vai ler é boa e eu apoio Isa. Já li alguns livros do José de Alencar, entre eles O Guarani, que é muito bom, mas graças ao seu cosplay de Iracema(queria ter uma índia assim hahaha) que ficou fodástico, vou lê-lo também. Sempre que possível faça mais cosplays, você ficou realmente linda!
seu cabelo está cada dia mais lindoooooo
Este livro ajuda também em entender o quanto nosso povo sofreu devido a colonização diversa, ou seja, por diferentes povos europeus que se aliaram com tribos distintas promovendo guerras entre eles, inclusive o próprio Martim em trechos do livro
Sugiro a leitura e resenha de The Turn of the Screw (A volta do parafuso ou A outra volta do parafuso) de Henry James, escritor norte-americano naturalizado britânico. Ele é uma das principais figuras do realismo na literatura do século XIX. Você vai ficar surpresa com a qualidade da obra.
+Bruno Coriolano Já li esse livro, muito bom mesmo!
Isa, eu li "Iracema" quando tinha 11 anos e amei (hj tenho 23) Sempre amei clássicos!
Achei difícil sim, mas achei lindo tmbm :)
ah e lembro q fiquei bem triste com o final na época :( rs
Gostei muito do livro. Tenho me tornado um grande fã da literatura brasileira
Muito bom esse livro com ilustrações fica mais legal de ler .E vc ficou muito linda vestida de Índia , arrasou meu coração kkkkk....
li na faculdade, na disciplina: Literatura Brasileira. e' incrivel o jeito como IRACEMA e' descrita.
Quando li na adolescência amei. Decorei até o início do livro.
parabéns Isa, mais uma excelente resenha
Essa menina é maravilhosa ❤❤❤❤
Pois é, Isa. Os milagres acontecem. O grande lance é reler após mais tempo. A gente vai amadurecendo, a carga de leitura também influencia. Um abraço!
"Espero que com esse visual eu ajude a te inspirar" moça você girou a pressão caiu na hora, acabei de ler o livro em 2hrs de tão inspirado, simplesmente apaixonado...
Caramba! Vc lê rapido demais
Nossa, que diferença faz uma boa edição. Valeu a dica!
Eu comprei essa edição assim que saiu mas ainda nao li, tenho o livro "memorias de um sargento de milicias" dessa mesma editora, que foi construido do mesmo jeito, completamente ilustrado, com comentários e explicações, é simplismente sensacional! gostaria que a pandabooks fizesse mais obras clássicas nesse formato, é um jeito muito legal de quebrar o tabu de "literatura chata" que muitos trazem como bagagem das escolas (que é meu caso kkkkk).
Você arrasou !!!! Fiquei com vontade de ler Iracema.
As edições dessa editora são lindas, conhecia o trabalho que eles tinham feito para Memória de um Sargento de Milícias e aparentemente eles estão seguindo o mesma tipografia para outras obras.
Ainda não li nada do Alencar, mas pretendo começar por Senhora.
Abraços ;D
Adorei o seu cosplay Isa, confesso que só agora depois de ver sua resenha me deu vontade de ler Iracema, um livro que nunca me chamou tanta atenção, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ela arrasaa👏👏
Estou louca pra ler dessa coleção que você tanto fala, mas eu baixei da coleção da Câmara dos deputados e estou amando esse livro! Depois acho que vou ler O Cortiço ou Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Quero muito essa edição...
Ficou linda de índia!!!
José de Alencar, nascido em 1829, foi o "Fundador do Romance Nacional", Patrono da Academia Brasileira de Letras.
- Daí... já ganha todos os créditos. Criou e deu alma a um personagem mítico que ganhou vida e é venerado nos cânticos ritualísticos do Toré (cerimônia indígena), pelos povos das nações Tabajaras, Potiguaras, Tapebas, Cariris, Canindés... entre outro do Nordeste Brasileiro. - Sim! ... O filho de Revolucionário da Confederação do Equador é cearense! - Talvez esteja aí a falta de reconhecimento. Foi, além de Escritor, Bacharel em Diteito em SP, Editor de Jornal (Correio Mercantil), Redator Chefe do Diário do Rio de Janeiro, Deputado e Ministro da Justiça.
Toda essa trajetória lhe rendeu diversas homenagens. ... Não! ...não foi homenageado apenas no Ceará, com monumentos, memóriais, praças, logradouros e um Teatro maravilhoso; ...não só no Ceará, mas em muitos Estados brasileiro. Ganhou inclusive monumento na cidade do Rio de Janeiro, na Praça José de Alencar.
Quanto ao romance Iracema, a índia dos lábios de mel, para deliciar seu
encanto requer a bravura da Alteridade e busca de conhecimento, ao qual fez questão em pôr nas entrelinhas.
Realmente para um adolescente sem maiores informações fica chato a leitura, pois, não entenderá facilmente e desistirá, mas, com um pouco de atenção e curiosidade a leitura se revelará como em um sonho. Faço esse comentário por me identificar com Iracema, por ser cearense e trabalhar com turismo receptivo, pelos caminhos de Iracema.
Ao ler Iracema, eu pensei várias vezes, através da obra, sobre o etnocentrismo europeu e o evolucionismo social. Olhe o porquê: a Iracema é a idealização da américa com toda sua formosura e o Martim do europeu branco, um agente civilizatório da colonização, criada entre ambos uma relação amorosa desvela no final do livro que a Iracema morre por conta desta, ou seja, ela sacrificou-se pelo amor de Martim, que é o amor de civilizar os indígenas. A partir do que eu disse, consegue-se fazer uma analogia que a américa se sacrificou pelo europeu. Como se a colonização europeia no Brasil fosse um favor do homem branco europeu, aqui apresenta o evolucionismo social, pois até o José de Alencar nomeia os indígenas de primitivos, na carta do Dr. Jaguaribe, segundo os parâmetros de civilização europeia. Particularmente, então, considero o livro Iracema uma obra do século XIX, que “comprova” o evolucionismo social, isto é, as sociedades mais avançadas, mais próximas da “civilização”, achavam ter o direito de “ajudar” as civilizações distantes dos parâmetros postos por tais sociedade. A loucura do evolucionismo social é pensar que todas sociedades estão caminhando para o mesmo estado de civilização, logo as sociedades mais próximas têm o direito de ajudar as sociedades mais distantes, por meio da colonização, categorizam as sociedades em uma escala linear rumo à civilização, a partir de parâmetros e critérios criados pela sociedade Europeia etnocêntrica dita.
se eu tivesse lido essa edição teria gostado mais, mesmo assim fiquei satisfeito, li uma versão da escola com notas no rodapé e ajudou bastante (principalmente os mil termos de animais, plantas em línguas indígenas)
Você e ótima
que maravilha essa edição!
preciso de uma edição dessa de macunaíma pq ta dificil viu! mesmo aquela edição da penguin e companhia não ta ajudando muito.
ótimo vídeo!
bjus
Também tô tomando coragem de ler Macunaíma. Eu vi o filme de 1969 para ver se me animava, mas a coisa só piorou. Achei o filme uma maluquice sem muito sentido. Quem sabe, daqui uns anos, outro milagre não acontece...
Que linda Iracema! Atiça qualquer leitor!
Melhor canal❤😍📚
Boa resenha isa! Mas eu confesso que ainda tenho pavor desse livro haha... Você podia resenhar O Guarani também... eu sei que eu li mas faz muito muito tempo e não lembro mais nada! Esses dias eu ganhei um livro que eu tanto queria! Conheci através da sua resenha, o livro Senhor das Moscas de William Golding. Amei a resenha que você fez dele e agora vou ler! Continue com o seu canal do jeito que é, sempre inspirando e trazendo informações e aprendizados pra nós leitores! Bjo!
Vanessa Arruda livro pavoroso mesmo
Li esse livro por acaso e achei surpreendentemente divertido. Sim, no começo a linguagem "carregada" cansa, e isso desestimula, mas do meio para o final achei que o "roteiro" (por assim dizer) dá uma decolada e fica bem interessante. Ao longo da leitura, também você se acostuma com o excesso de termos indígenas e com a linguagem toda romanceada. Também o li sem saber que era referente ao Ceará e sem qualquer contexto histórico, e achei isso muito bom, pois me fez ler o livro com os olhos dos protagonistas (índigenas, na maior parte).
Fiquei ao longo do livro tentando adivinhar onde era que se passava, quem eram os "guerreiros com cabelo de sol", etc, e isso tornou a coisa toda muito mais interessante. Eu recomendaria que, quem indicasse o livro, não desse esses "spoilers", eu acho que melhora bem a leitura só saber dessas coisas ao final.
Parabéns pelo conteúdo e por saber se comunicar com jovens, logo devo me formar professor e estudar esse tipo de conteúdo me ajuda a pensar maneiras e estratégias para lidar com os "aborrecentes". A minha tendência é logo mandá-los à p%$@ e dizer: "porra, leia a merda do livro, pelo menos é diferente; se é para ficar na mesma, vai ouvir funk, etc", mas desse jeito que você aborda deve ser mais produtivo. Sucesso e parabéns novamente.
Sua linda, com seus vídeos tirei a nota mais alta na prova do livro Iracema ❤❤
Estou terminando uma edição bem antiga, com as páginas amareladas, por um momento achei que somente eu estava com dificuldade de entender, mas, vendo sua resenha percebi que trata-se de algo muito além de uma simples leitura. Parabéns pelo trabalho.
Iracema também é uma anagrama pra palavra América, por causa dos portugueses que vinham para a América, precisamente o Brasil, etc. Ótimo vídeo !
Amei, aliás, amo suas resenhas! Já mostrei algumas em sala de aula ( "Viu, ela é linda e apaixonada por livros!") Obrigada por divulgar tal edição de Iracema. Já estou comprando a minha! Beijos
Amei! ❤️
Amei o vídeo!!💗
Eu li esse livro já fazem uns 10 anos tb. E sim, achei um saco. Mas para eu que moro no ambiente onde esse livro foi escrito, é de fato uma experiência diferente e até engraçada. Afinal, se vc for pesquisar, vai ver que a bica do Ipu fica longe demaaaais da lagoa de Messejana. Logo, não dá pra ir correndo em uma manhã. rs
Não tinha pensado nisso! Mas é verdade, o José de Alencar deve ter dado uma bela "forçada" nas distâncias dos lugares para conseguir escrever a história!
Poxa! Amei tanto🥺💖
Comecei assistindo o vídeo já irritada com você pois falou mal de um livro tão bonito, mas resolvi assistir até o final e foi uma grata surpresa ver seu cosplay de índia haha, e principalmente ver você elogiando o livro mesmo que tenha sido em função dessa nova edição, e tendo enxergado a beleza da história, se emocionado com ela e com a personagem Iracema, que pra mim possui uma história linda porém muito triste, fica gravada pra sempre na mente de quem lê.
Tive a mesma impressão. Exatamente tudo o que você disse. Iracema é um livro inesquecível.