José de Alencar se tornou meu escritor favorito depois que li Luciola, na adolescência. Senhora é um livro maçante no início, mas da metade pra frente fica ótimo.
Simplesmente amo os clásssicos da literatura desde de criança,a linguaguem rebuscada só me encanta!A maneira como eles escrevem e as palavras dificeis e algumas que já nem se usam mais,é parte da história tbm,reflete uma época,o proprio momento em que escritor viveu,é fantastico,como escritora(amadora)nao sei se serei capaz algum dia de empregar uma linguaguem assim tao sofisticada em minhas obras rs bem... a linguaguem se modifica afinal ela é viva né? De José de Alencar já li a viuvinha e cinco munutos(era um livro que continha as duas hitorias em um)li Iracema,o guarani como já faz mto tempo necessito reler,assim como fiz com Dom casmurro recentemente ,independente das ideias algumas um pouco absurdas de José de Alencar,isso nao impedia que ele fosse um ótimo escritor,quando se refere a pessoas nada é perfeito,da minha parte tenho orgulho que José de Alencar tenha sido um escritor do meu estado que contribuiu tanto para nossa literatura brasileira,e vou ler Senhora,será meu próximo livro.
Eu gosto do Alencar. E Senhora é uma estória linda. Embora fantasiosa. Mas considero a fantasia um combustível pra enfrentar a realidade. E sem a fantasia, o que resta a não ser o hospício? E viva ao romantismo, ainda tão presente na nossa sociedade. Afinal, as músicas românticas são as que mais fazem sucesso, e os finais das telenovelas sempre recheados de casamentos e crianças nascendo agrada a todos. E o que dizer dos romances que os filmes de Hollywood produz? Vamos ler e lembrar nosso UM AMOR PARA RECORDAR. Me emocionou Senhora e outros romances deste fantástico escritor, cujo tema ainda é tão comercial.
Sou estudante de letras e por acaso me deparei com o seu canal... confesso que fiquei admirada com tantos vídeos falando desse assunto tão importante que é a literatura brasileira. Vocês estão de Parabéns! E muito obrigada pelo seu trabalho... Abraço
Carine Balbinot Olha só, estou disputando uma vaga em medicina na UFMT, porém não é na capital e sim no Campus de Sinop. Você conhece Barra do Garças ?
Li algumas obras de José de Alencar na adolescência e simplesmente amei. Gostei tanto da linguagem 😅 me passava a impressão de trazer mais emoção ao enredo.
Tenho 14 anos e acabei de ler “Senhora”. Olha, admito que não foi uma tarefa fácil, pois teve até momentos em que li o mesmo parágrafo umas duas vezes... mas valeu a pena! É um livro bem rebuscado e me causou diversos sentimentos! Pretendo lê-lo novamente daqui a uns meses e tentar compreender melhor ainda :)
Adorei a resenha. Parabéns! Deveria ler o Guarani. Já digo que é um deslumbre e o enredo é digno dos melhores filmes de ação e aventura... sem dizer o romance arrebatador e impossível entre Peri ' nosso indígena representante do Povo Guarani, transformado em um bravo cavaleiro medieval e a doce heroína romântica Ceci. O livro é um primor!
Assistindo em 01/05/2018.....Seguinte: acho que sempre fui "diferente" em relação a leituras. Escrevo isso porque quando eu tinha 14 anos, estava na casa de minha avó e descobri um livro chamado Senhora, que pertencia aos meus tios. Foi quando li pela primeira vez, sem imposição de escola, e gostei.. Creio que aos 16 anos, já no segundo ano, o professor de Literatura nos pediu para ler. e li novamente, feliz da vida, pois enquanto alguns dos meus colegas sofriam, eu me divertia. Foi assim com O ateneu também.. Enfim, sempre achei interessantes "os três perfis de mulher " do José de Alencar:
Eu comecei lendo clássicos também. A Mocinha, Senhora, Dom Casmurro... Me apaixonei por leitura graças a eles e muito antes de chegar no ensino médio e ter q lê-los por obrigação.
Eu conheci a obra justamente por meio da novela da record. Pra quem diz que novela não é arte e não tem nada a acrescentar, se desapeguem dos seus preconceitos. As novelas falam a linguagem do povo. Claro que muitas são pura bobagem, mas muitas também fazem críticas sociais nos fazem pensar ao mesmo tempo que nos entretêm.
Os livros são independentes de seus autores. Depois de escritos ganham vida própia. Se a gente for saber a história de todos os artistas não vamos consumir arte. José de Alencar era sim tudo isso que você falou, era um homem de seu tempo... Graças a Deus a sociedade evolui e questiona isso, mas enfim, se o livro é bom, transcende o seu escritor! Obrigada pela resenha! Viciei no seu canal! Você é uma fofa. Beijos e parabéns pelo trabalho.
A história que eu mais gosto do José de Alencar, é Diva! Lê, é muito bom,
9 лет назад+197
A história da mocinha pobre ou desengonçada que progride, sempre gera empatia. Vide, para usar exemplos do cinema, Uma Linda Mulher e O Diabo Veste Prada.
Eu simplesmente amo Aurélia. Meu escritor favorito sem sombra de dúvidas é José de Alencar. Vejo muitas pessoas enaltecendo apenas Machado de Assis, sem nunca parar para ler José de Alencar, que é tão bom quanto. Eu amo Senhora e amo O guarani. Pela primeira vez estou lendo Diva. Lucíola e Iracema eu li na época de escola. Assim como alguém aqui disse, eu não fui forçada a ler, não teve imposição escolar, graças a Deus eu amo ler e sempre me deliciei nos livros que minha avó possuía, ela sempre foi uma.leitora voraz e me fascinava quando conversávamos sobre nossas leituras. Também recomendo: A Moreninha, Jacó e Esaú e também Helena - são obras de arte INDESCRITÍVEIS!!!! Parabéns pelo canal.
O político no séc XVIII, ao menos lia e era um pensador, mesmo que descordassemos de suas idéias. Hoje o político é ex-presidiario ou lunáticos perniciosos. Que pena dos nossos Brasileirinhos. Ame o Rio! Cruz-maltino RJ.
ex. presidiario acusado injustamente pq foi severamente investigado ele e toda família dele e nada foi provado, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência saberia que foi pura armação de prisão política só por causa de influência de um lunático.
não tenho outra palavra para descrever esse livro, ele é PERFEITO , simplesmente maravilhoso, apaixonada é pouco pelo que eu to sentindo por esse livro
9 лет назад+12
Gente do Céu! Senhora era um de meus livros favoritos. Li por indicação escolar, mas me apaixonei pela obra. Apresentei um seminário maravilhoso sobre esse livro.Nunca consegui ver um defeito, mas sua resenha que era para defender me causou efeito contrário, kkk Comecei a ver defeitos que não tinha enxergado. Acho que é por isso que eu adorei o seu vídeo. Foi surpreendente! Você me fez mudar a maneira de pensar sobre José de Alencar. Abraços!!!
Já li o livro e depois, vi a novela. Na novela, demorei um pouco a perceber que se tratava do livro kkkkkk. Desconfiava depois que descobri, me apaixonei mais ainda kkkk. Livro é maravilhoso. Uma verdadeira obra prima da nossa literatura brasileira. Parabéns pela resenha maravilhosa!
Alessandra Ap Rozzino esse até não achei tão complicado, tem outros autores que o leitor precisa viajar demais pra entender o que ele quis dizer. Rsrsr
Aquela parte que a Aurélia confronta o Fernando ficou incrível na novela Essas mulheres, quando ela fala que construiu um ídolo e ele o jogou na lama; eu achei incrível gosto dessa linguagem rebuscada.
Assistir o Ler Antes de Morrer dá gosto! O que eu quero dizer é que alguém que realmente lê a literatura brasileira e passa uma boa impressão dela, é o que mais precisamos, e você, Isabela, faz isto muito bem. Em nome de todos que te assistem, obrigado :)
Sensacional como você apresentou este clássico da nossa literatura, sou professor de Língua Portuguesa e compartilhei o seu vídeo em minhas aulas! Parabéns!
Esse livro é maravilhoso. Em 1993 um amigo estava lendo e fez uma descrição tão perfeita da Aurélia que eu tive que ler. Li em 1995 e fiquei frustradíssima. Chorei muito com o desfecho da história.
Isa, amei a resenha que, além de ser divertida e interessante, nos deu uma aula de literatura. Na verdade todas as suas resenhas são assim. Não perco nenhuma por nada! Mas pra gostar de José de Alencar, temos mesmo que nos esforçar na leitura e entender o contexto literário das obras. Obrigada por nos presentear com uma resenha tão rica sobre Senhora e nos falar um pouco do escritor, por quem eu tenho uma relação de amor e ódio desde o colégio. Um beijo, Isa!
Na verdade ele não era contra a Abolição. Ele era contra a forma com qual estavam fazendo isso: tirar os negros das fazendas e "jogá-los" na rua sem condições de saúde, ou seja sem nenhuma dignidade.
Sendo assim, ele tinha toda razão. Foi feito dessa forma e deu no que deu. Os negros, além do preconceito da cor, sofrem imensamente esse atraso histórico.
Fiz pesquisas sobre José de Alencar e chegue na mesma conclusão! Ele tinha medo de os negros serem libertos de uma hora pra outra e acabasse acontecendo, no Brasil, a mesma coisa que aconteceu na colônia francesa! "Nem nos meus discursos e escritos aplaudi a escravidão; manifestei-me sempre de sua extinção espontânea e natural, que devia resultar da revolução de costumes”. - José de Alencar. Um grande conservador com uma visão bem além do seu tempo.
Perfeita sua recuperação da verdade! Essa verdade foi subtraída da história desse grande brasileiro e idealista de valores e princípios... José de Alencar. RR
Isa, você se supera! A interpretação do cotidiano nas palavras do Zé foi maravilhosa! Obrigado por nos ouvir, afinal, apesar de toda a pompa da narrativa, Aurélia é humana e essa resenha não podia faltar! Beijos!
eu odiava livros nacionais,principalmente os que eram do século 19,mas aí eu tive que lê Dom Casmurro pra escola ano passado e cara,o livro é bom demais e me surpreendeu... agora to louca para lê mais livros assim...e acho que vou ler senhora. ganhou uma inscrita.
+MariêhOfficial Seja bem vinda, Mariêh. Um aviso: Machado de Assis e José de Alencar tem escritas muito diferentes um do outro. Pode ser que vc se decepcione. Machado é excepcional... Beijo!!
Ah amo demaaaais esse livro, acho que é meu favorito da literatura brasileira… já vou deixar aqui a contribuição para lerem 5 minutos, dele também, vale a pena demais mesmo!!!
Isa... Você tem toda razão eu nunca consegui me acostumar com a linguagem alencarina. Li o senhora em 1997 na época do ensino médio, e depois disso nunca mais tive coragem de pegar outro livro dele pra ler. Acho que já te falei isso, mas eu moro em em Messejana bem pertinho da casa onde José de Alencar nasceu, lá hoje em dia é um museu bastante visitado e perto da lagoa da Messejana que é citado no livro Iracema. Um dia quando você vier a Fortaleza levo você lá pra conhecer, não sou a melhor guia turística do mundo, mas acho que você vai gostar. bjs!!!
Na Estante da Imy Tenho certeza que vc seria uma excelente guia. Não negaria a tradição nordestina de levar a pessoa pela mão com todo o carinho... Como vc já tinha de me "convidado" pra visitar Fortaleza no vídeo de Til, uma hora eu aceito viu? hahahaha
Amei o vídeo, PRINCIPALMENTE a parte do Chico (morro de amores por ele). Adorei sua interpretação de como um personagem descreve que está cansado num livro do José de Alencar, hahaha. Já quero comprar! Tinha um pé atrás com esse livro por causa dessa "fama" do José de Alencar, mas depois dessa resenha já quero devorá-lo. Obrigada, Isa, beijo.
A estética romântica pode estar ultrapassada, mas o retrato da hipocrisia, dos vícios e da mente das pessoas daquele época será permanente. A edição do vídeo ficou excelente Isa. Parabéns.
Assisti a novela, fiquei super interessada na história e logo quis ler o livro. O sarcasmo de Aurélia. A metamoforse de Fernando. "Senhora" é amorzinho! 😊
Por favor!! O Ateneu!!! Um dia me interessei por um livro(aparentemente de bela e inigmática capa) na estante da biblioteca da minha antiga escola, aluguei o livro já no fim do meu derradeiro ano lá. eu passei meses lendo e aquelas palavras chatas e difíceis me faziam reler a cada parágrafo, Então dei um basta e parei de ler porém foi bem guardado na mala de uma viagem que fiz ao interior. No agreste Pernambucano, minha meta era ler aquele livro e com um dicionário na mão, consegui com muito esforço! e adorei porque entendi. Só após lê o livro me deparei com a situação que estava - li o Ateneu em época de transição escolar para o ensino médio para uma escola integral! atualmente to no meio do ensino médio e tenho uma apresentação sobre realismo e naturalismo e Raul Pompéia vai estar no slide com certeza.
Eu também tinha uma birra com José de Alencar por conta de "Lucíola", que eu li há muitos anos no ensino médio. Mas, apesar de ambos serem romances urbanos do autor, achei "Senhora" muito diferente (e superior). Aliás, uma coisa que ninguém me falou sobre "Senhora" é que Aurélia é bem diferente das heroínas-padrão do Romantismo (educadas, afáveis, compreensivas, abnegadas, prestimosas... um saco! Risos). O exagero nas virtudes está lá, é verdade, mas corre sangue de gente normal nas veias de Aurélia! E ela é muito inteligente e ácida o livro inteiro, é uma delícia ler - eu marquei no meu livro uma passagem em que ela revela a um pretendente recalcado qual o preço pago por Seixas, dei gargalhadas com o diálogo. Outra coisa que me chamou a atenção é que, em diversas passagens, o narrador do livro é bastante mordaz em relação aos costumes e caráter dos cariocas do Século XIX. Era o tipo de narrador que eu esperava encontrar lendo Machado de Assis, e não José de Alencar. Quanto ao vocabulário, eu fiz um teste que deu muito certo pra mim: ler num leitor digital (kindle, kobo, lev, etc.). Porque como eles já vêm com um dicionário na memória, facilita bastante na hora de procurar palavras antigas: basta pressionar a palavra desconhecida por dois segundo e uma janelinha se abre na tela com o significado. Muito prático, muito rápido, quase não interrompe a leitura.
Seus vídeos são uma EXPLOSÃO de cultural, meu deus... eu to me tornando uma pessoa 100x melhor e mais culto. Meu estilo musical mudou e agora amo ler e compreender livros importantes para a nossa cultura e história.. MUITO OBRIGADO!
Sim Alencar era a favor da escravização de outro ser humano,mas é o caso de Monteiro Lobato,.eram pessoas de outra época, outras crenças. Um livro que amo é O Guarani.E ri muito com As Patas da Gazela. Este romance Senhora não é dos meus preferidos, gostei muito de A viuvinha também, que lembra muito a história do Mulan Rouge (o filme), ópera La Traviata.
Eu tô super prestando atenção nela, mas quando olho na instante de livros, vejo os livros de capa mole do Harry Potter, J.K Rowling, um livro enorme de HP, jogos vorazes... Amo kkkk, e muito obrigada seu vídeo me ajudou muito 🤗💕❤️
Eu também li Senhora por causa de uma atividade que o professor solicitou, mas ao contrário de muitas pessoas, eu amei o livro. Foi o primeiro livro do José de Alencar que eu li. A escola literária Do Romantismo é a minha predileta, depois vêm o Modernismo. Gostaria que você fizesse resenha do livro O Guarani. Estou lendo ele agora.
E eu que descobri amar José de Alencar... mas só depois de não estar mais obrigada a ler seus livros :)
Deus q me livre,lê essa chatisse com Td respeito em minha mera opinião
Tem gente q gosta,eu não crus credo
Descobri agora amar José de Alencar,lendo Senhora. Passei a gostar de literatura brasileira.
Eu agora
José de Alencar se tornou meu escritor favorito depois que li Luciola, na adolescência. Senhora é um livro maçante no início, mas da metade pra frente fica ótimo.
Tô lendo Senhora agora,nunca tive tanto ódio de ler um livro na minha vida
Ah... eu amo Aurélia, e fiquei encantada com a sua resenha.
Simplesmente amo os clásssicos da literatura desde de criança,a linguaguem rebuscada só me encanta!A maneira como eles escrevem e as palavras dificeis e algumas que já nem se usam mais,é parte da história tbm,reflete uma época,o proprio momento em que escritor viveu,é fantastico,como escritora(amadora)nao sei se serei capaz algum dia de empregar uma linguaguem assim tao sofisticada em minhas obras rs bem... a linguaguem se modifica afinal ela é viva né?
De José de Alencar já li a viuvinha e cinco munutos(era um livro que continha as duas hitorias em um)li Iracema,o guarani como já faz mto tempo necessito reler,assim como fiz com Dom casmurro recentemente ,independente das ideias algumas um pouco absurdas de José de Alencar,isso nao impedia que ele fosse um ótimo escritor,quando se refere a pessoas nada é perfeito,da minha parte tenho orgulho que José de Alencar tenha sido um escritor do meu estado que contribuiu tanto para nossa literatura brasileira,e vou ler Senhora,será meu próximo livro.
Eu sou apaixonada por esse livro
O primeiro livro que eu me conectei verdadeiramente na adolescência
Na infância foi um saci no meu quintal
Eu gosto do Alencar. E Senhora é uma estória linda. Embora fantasiosa. Mas considero a fantasia um combustível pra enfrentar a realidade. E sem a fantasia, o que resta a não ser o hospício? E viva ao romantismo, ainda tão presente na nossa sociedade. Afinal, as músicas românticas são as que mais fazem sucesso, e os finais das telenovelas sempre recheados de casamentos e crianças nascendo agrada a todos. E o que dizer dos romances que os filmes de Hollywood produz? Vamos ler e lembrar nosso UM AMOR PARA RECORDAR. Me emocionou Senhora e outros romances deste fantástico escritor, cujo tema ainda é tão comercial.
Sou estudante de letras e por acaso me deparei com o seu canal... confesso que fiquei admirada com tantos vídeos falando desse assunto tão importante que é a literatura brasileira. Vocês estão de Parabéns! E muito obrigada pelo seu trabalho... Abraço
é estudante de Letras em qual UF ?
UFMT de Cuiabá - MT
Carine Balbinot Olha só, estou disputando uma vaga em medicina na UFMT, porém não é na capital e sim no Campus de Sinop. Você conhece Barra do Garças ?
Estive em Barra uma vez, mas já faz algum tempo, pq?
Amiga, você já se formou?
Muito bom o vídeo sobre 'Senhora' de José de Alencar! Meu professor indicou e não decepcionou. Explicação clara e objetiva.
Li algumas obras de José de Alencar na adolescência e simplesmente amei. Gostei tanto da linguagem 😅 me passava a impressão de trazer mais emoção ao enredo.
Amo
.... Meu preferido da vida. Leio releio e nunca me canso
Eu amo a literatura nacional, sou fã de José de Alencar e vez ou outra é que leio um livro gringo.
amo José de Alencar e "senhora" é incrível... gosto muito de literatura e no Brasil existem muitos autores muito bom
Vendo o video em 2024 . Que bom ...já somos 700 mil inscritos ! E o nível dos vídeos sempre excelente.
Realmente é um otimo livro, li semana passada e sempre gostei da literatura brasileira. Esse principalmente é um otimo livro!
Tenho 14 anos e acabei de ler “Senhora”. Olha, admito que não foi uma tarefa fácil, pois teve até momentos em que li o mesmo parágrafo umas duas vezes... mas valeu a pena! É um livro bem rebuscado e me causou diversos sentimentos! Pretendo lê-lo novamente daqui a uns meses e tentar compreender melhor ainda :)
Leu dnv?
Adorei a resenha. Parabéns! Deveria ler o Guarani. Já digo que é um deslumbre e o enredo é digno dos melhores filmes de ação e aventura... sem dizer o romance arrebatador e impossível entre Peri ' nosso indígena representante do Povo Guarani, transformado em um bravo cavaleiro medieval e a doce heroína romântica Ceci. O livro é um primor!
Assistindo em 01/05/2018.....Seguinte: acho que sempre fui "diferente" em relação a leituras. Escrevo isso porque quando eu tinha 14 anos, estava na casa de minha avó e descobri um livro chamado Senhora, que pertencia aos meus tios. Foi quando li pela primeira vez, sem imposição de escola, e gostei.. Creio que aos 16 anos, já no segundo ano, o professor de Literatura nos pediu para ler. e li novamente, feliz da vida, pois enquanto alguns dos meus colegas sofriam, eu me divertia. Foi assim com O ateneu também.. Enfim, sempre achei interessantes "os três perfis de mulher " do José de Alencar:
Nada como ser "diferente" do lugar comum em relação ao gosto literário. Somos especiais.
Beijo!!
Eu comecei lendo clássicos também. A Mocinha, Senhora, Dom Casmurro... Me apaixonei por leitura graças a eles e muito antes de chegar no ensino médio e ter q lê-los por obrigação.
20/10/21
Eu conheci a obra justamente por meio da novela da record. Pra quem diz que novela não é arte e não tem nada a acrescentar, se desapeguem dos seus preconceitos. As novelas falam a linguagem do povo. Claro que muitas são pura bobagem, mas muitas também fazem críticas sociais nos fazem pensar ao mesmo tempo que nos entretêm.
Sim, uma das novelas mais emocionantes que já assisti 😍
Senhora, volta aqui!!
KnupPrays mano eu conheci a repórter do vídeo senhora cê pira.
KnupPrays kkkkkkkkkkkkkk
Eu gosto muito da literatura brasileira. Principalmente Machado de Assis. Helena me emocionou muito em vários momentos.
Os livros são independentes de seus autores. Depois de escritos ganham vida própia. Se a gente for saber a história de todos os artistas não vamos consumir arte. José de Alencar era sim tudo isso que você falou, era um homem de seu tempo... Graças a Deus a sociedade evolui e questiona isso, mas enfim, se o livro é bom, transcende o seu escritor!
Obrigada pela resenha! Viciei no seu canal! Você é uma fofa.
Beijos e parabéns pelo trabalho.
Meu Deus! Isabella faz uma resenha impecável! Muito leve, criativa, fascinante! Dá muita vontade de ler tudo que ela resenha!👏👏👏👏
é verdade ela consegue despertar a vontade na gente de ler
Amo José de Alencar... e a obra a senhora é maravilhosa!!!
Assistindo em 2022 e contente por ver que o canal tem mais de 600 mil inscritos. E que vídeo incrível, Isa, parabéns!
Tenho uma paixão inexplicável por esse livro, a narrativa, a descrição dos personagens...
A história que eu mais gosto do José de Alencar, é Diva! Lê, é muito bom,
A história da mocinha pobre ou desengonçada que progride, sempre gera empatia. Vide, para usar exemplos do cinema, Uma Linda Mulher e O Diabo Veste Prada.
Diário de Leitura Da mocinha pobre ou desengonçada, porém inteligente, que não só progride: se sofistifica,
Desengoncada é tudo o que Aurelia nao é...
E... comparar Senhora com a narrativa fã tal da tal da linda mulher e com aquela babaquice do mundo da "muoda"... ruim e incoerente, hein?
@@leonardobaldi6140 Maravilhosa ela kkkk
pobre pode ate ser mas desengonçada nunca, Aurélia sempre foi inteligente e astuta, sabia lidar muito bem com as pessoas.
Grande José de Alencar . Gosto muito dos seu livros .
José de Alencar foi um poeta que escrevia suas poesias em formato de prosa.
Eu simplesmente amo Aurélia. Meu escritor favorito sem sombra de dúvidas é José de Alencar. Vejo muitas pessoas enaltecendo apenas Machado de Assis, sem nunca parar para ler José de Alencar, que é tão bom quanto. Eu amo Senhora e amo O guarani. Pela primeira vez estou lendo Diva. Lucíola e Iracema eu li na época de escola. Assim como alguém aqui disse, eu não fui forçada a ler, não teve imposição escolar, graças a Deus eu amo ler e sempre me deliciei nos livros que minha avó possuía, ela sempre foi uma.leitora voraz e me fascinava quando conversávamos sobre nossas leituras. Também recomendo: A Moreninha, Jacó e Esaú e também Helena - são obras de arte INDESCRITÍVEIS!!!! Parabéns pelo canal.
O político no séc XVIII, ao menos lia e era um pensador, mesmo que descordassemos de suas idéias. Hoje o político é ex-presidiario ou lunáticos perniciosos.
Que pena dos nossos Brasileirinhos.
Ame o Rio!
Cruz-maltino RJ.
ex. presidiario acusado injustamente pq foi severamente investigado ele e toda família dele e nada foi provado, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência saberia que foi pura armação de prisão política só por causa de influência de um lunático.
😂😂😂 disse tuuudo
Esse aí e do sec IXX.
não tenho outra palavra para descrever esse livro, ele é PERFEITO , simplesmente maravilhoso, apaixonada é pouco pelo que eu to sentindo por esse livro
Gente do Céu! Senhora era um de meus livros favoritos. Li por indicação escolar, mas me apaixonei pela obra. Apresentei um seminário maravilhoso sobre esse livro.Nunca consegui ver um defeito, mas sua resenha que era para defender me causou efeito contrário, kkk Comecei a ver defeitos que não tinha enxergado. Acho que é por isso que eu adorei o seu vídeo. Foi surpreendente! Você me fez mudar a maneira de pensar sobre José de Alencar. Abraços!!!
Já li o livro e depois, vi a novela. Na novela, demorei um pouco a perceber que se tratava do livro kkkkkk. Desconfiava depois que descobri, me apaixonei mais ainda kkkk. Livro é maravilhoso. Uma verdadeira obra prima da nossa literatura brasileira. Parabéns pela resenha maravilhosa!
Já li duas vezes o livro Senhora, apesar da linguagem rebuscada eu gosto bastante do José de Alencar.
Alessandra Ap Rozzino esse até não achei tão complicado, tem outros autores que o leitor precisa viajar demais pra entender o que ele quis dizer. Rsrsr
Eu achei a linguagem de Senhora muito rebuscada também.
Pode me falar o nome da editora do livro, local e a data publicado?
Uma obra de arte!!
Olá! Sou Vitória Ellen dos Santos Pereira da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE.Parabéns,execelente canal,análise compreendida.
Aquela parte que a Aurélia confronta o Fernando ficou incrível na novela Essas mulheres, quando ela fala que construiu um ídolo e ele o jogou na lama; eu achei incrível gosto dessa linguagem rebuscada.
Assistir o Ler Antes de Morrer dá gosto!
O que eu quero dizer é que alguém que realmente lê a literatura brasileira e passa uma boa impressão dela, é o que mais precisamos, e você, Isabela, faz isto muito bem.
Em nome de todos que te assistem, obrigado :)
Gostei muito do jeito que você contou a história 👏👏
Gente, que cabelo maravilhoso é esse que você tem?! 😱😍
Sensacional como você apresentou este clássico da nossa literatura, sou professor de Língua Portuguesa e compartilhei o seu vídeo em minhas aulas! Parabéns!
Esse livro é maravilhoso. Em 1993 um amigo estava lendo e fez uma descrição tão perfeita da Aurélia que eu tive que ler. Li em 1995 e fiquei frustradíssima. Chorei muito com o desfecho da história.
Isa, amei a resenha que, além de ser divertida e interessante, nos deu uma aula de literatura. Na verdade todas as suas resenhas são assim. Não perco nenhuma por nada! Mas pra gostar de José de Alencar, temos mesmo que nos esforçar na leitura e entender o contexto literário das obras. Obrigada por nos presentear com uma resenha tão rica sobre Senhora e nos falar um pouco do escritor, por quem eu tenho uma relação de amor e ódio desde o colégio. Um beijo, Isa!
Christiane Dias Alencar causa dessas coisas hahahaha; Bjks
Só litaratura boa, adoro Jose de Alencar e Machado de Assis
Amo literatura brasileira. Estava com saudades de José de Alencar. Estou relendo seus livros.
Na verdade ele não era contra a Abolição. Ele era contra a forma com qual estavam fazendo isso: tirar os negros das fazendas e "jogá-los" na rua sem condições de saúde, ou seja sem nenhuma dignidade.
Sendo assim, ele tinha toda razão. Foi feito dessa forma e deu no que deu. Os negros, além do preconceito da cor, sofrem imensamente esse atraso histórico.
Exatamente.
Fiz pesquisas sobre José de Alencar e chegue na mesma conclusão! Ele tinha medo de os negros serem libertos de uma hora pra outra e acabasse acontecendo, no Brasil, a mesma coisa que aconteceu na colônia francesa!
"Nem nos meus discursos e escritos aplaudi a escravidão; manifestei-me sempre de sua extinção espontânea e natural, que devia resultar da revolução de costumes”. - José de Alencar. Um grande conservador com uma visão bem além do seu tempo.
Perfeita sua recuperação da verdade! Essa verdade foi subtraída da história desse grande brasileiro e idealista de valores e princípios... José de Alencar.
RR
Obvio que ele não era contra a abolição, só era um escravocrata né
Isa, você se supera! A interpretação do cotidiano nas palavras do Zé foi maravilhosa!
Obrigado por nos ouvir, afinal, apesar de toda a pompa da narrativa, Aurélia é humana e essa resenha não podia faltar! Beijos!
eu odiava livros nacionais,principalmente os que eram do século 19,mas aí eu tive que lê Dom Casmurro pra escola ano passado e cara,o livro é bom demais e me surpreendeu... agora to louca para lê mais livros assim...e acho que vou ler senhora.
ganhou uma inscrita.
+MariêhOfficial Seja bem vinda, Mariêh. Um aviso: Machado de Assis e José de Alencar tem escritas muito diferentes um do outro. Pode ser que vc se decepcione. Machado é excepcional...
Beijo!!
+Ler Antes de Morrer vc prefere livros nacionais ou estrangeiros?
Alencar não é leitura para moçoilas do século XXI. Já Machado é atemporal. Foi bom que você tenha dado o aviso para a Mariêh. :)
Dom Casmurro é dmmss
tenho prova amanha :,(
Ah amo demaaaais esse livro, acho que é meu favorito da literatura brasileira… já vou deixar aqui a contribuição para lerem 5 minutos, dele também, vale a pena demais mesmo!!!
Oi isabelaa Globo também exibiu uma novela Senhora em 1975. A Aurélia era a Cristina Pereira.beijos
Era a Norma Blum. Vc tá confundindo tudo!
Isa... Você tem toda razão eu nunca consegui me acostumar com a linguagem alencarina. Li o senhora em 1997 na época do ensino médio, e depois disso nunca mais tive coragem de pegar outro livro dele pra ler. Acho que já te falei isso, mas eu moro em em Messejana bem pertinho da casa onde José de Alencar nasceu, lá hoje em dia é um museu bastante visitado e perto da lagoa da Messejana que é citado no livro Iracema. Um dia quando você vier a Fortaleza levo você lá pra conhecer, não sou a melhor guia turística do mundo, mas acho que você vai gostar. bjs!!!
Na Estante da Imy Tenho certeza que vc seria uma excelente guia. Não negaria a tradição nordestina de levar a pessoa pela mão com todo o carinho... Como vc já tinha de me "convidado" pra visitar Fortaleza no vídeo de Til, uma hora eu aceito viu? hahahaha
Admiro demais Aurélia , nossa senhora dos salões da alta sociedade fluminense.
Amei o vídeo, PRINCIPALMENTE a parte do Chico (morro de amores por ele). Adorei sua interpretação de como um personagem descreve que está cansado num livro do José de Alencar, hahaha. Já quero comprar! Tinha um pé atrás com esse livro por causa dessa "fama" do José de Alencar, mas depois dessa resenha já quero devorá-lo. Obrigada, Isa, beijo.
A estética romântica pode estar ultrapassada, mas o retrato da hipocrisia, dos vícios e da mente das pessoas daquele época será permanente. A edição do vídeo ficou excelente Isa. Parabéns.
+Jose Tadeu Vicari Junior Com toda certeza!! Isso é atemporal!!!
Assisti a novela, fiquei super interessada na história e logo quis ler o livro.
O sarcasmo de Aurélia. A metamoforse de Fernando. "Senhora" é amorzinho! 😊
Olá!sou lara dos santos da Escola Humberto soares, Petrolina/PE , gosto dos livros de José de Alencar
Salve professora karina, a mais linda do dr. candido
Eu amo José de Alencar, um pioneiro cearense na literatura. A forma de ele escrever é devido ao Romantismo da época. Estou lendo Iracema agora.
Eu amo essa novela 😍😍😍😍
Meu livro preferido 😍😢
Por favor!! O Ateneu!!!
Um dia me interessei por um livro(aparentemente de bela e inigmática capa) na estante da biblioteca da minha antiga escola, aluguei o livro já no fim do meu derradeiro ano lá. eu passei meses lendo e aquelas palavras chatas e difíceis me faziam reler a cada parágrafo, Então dei um basta e parei de ler porém foi bem guardado na mala de uma viagem que fiz ao interior. No agreste Pernambucano, minha meta era ler aquele livro e com um dicionário na mão, consegui com muito esforço! e adorei porque entendi. Só após lê o livro me deparei com a situação que estava - li o Ateneu em época de transição escolar para o ensino médio para uma escola integral! atualmente to no meio do ensino médio e tenho uma apresentação sobre realismo e naturalismo e Raul Pompéia vai estar no slide com certeza.
Eu amo José de Alencar.
Senhora é o meu preferido. É muito lindo. ❤❤❤
Eu também tinha uma birra com José de Alencar por conta de "Lucíola", que eu li há muitos anos no ensino médio. Mas, apesar de ambos serem romances urbanos do autor, achei "Senhora" muito diferente (e superior).
Aliás, uma coisa que ninguém me falou sobre "Senhora" é que Aurélia é bem diferente das heroínas-padrão do Romantismo (educadas, afáveis, compreensivas, abnegadas, prestimosas... um saco! Risos). O exagero nas virtudes está lá, é verdade, mas corre sangue de gente normal nas veias de Aurélia! E ela é muito inteligente e ácida o livro inteiro, é uma delícia ler - eu marquei no meu livro uma passagem em que ela revela a um pretendente recalcado qual o preço pago por Seixas, dei gargalhadas com o diálogo.
Outra coisa que me chamou a atenção é que, em diversas passagens, o narrador do livro é bastante mordaz em relação aos costumes e caráter dos cariocas do Século XIX. Era o tipo de narrador que eu esperava encontrar lendo Machado de Assis, e não José de Alencar.
Quanto ao vocabulário, eu fiz um teste que deu muito certo pra mim: ler num leitor digital (kindle, kobo, lev, etc.). Porque como eles já vêm com um dicionário na memória, facilita bastante na hora de procurar palavras antigas: basta pressionar a palavra desconhecida por dois segundo e uma janelinha se abre na tela com o significado. Muito prático, muito rápido, quase não interrompe a leitura.
Eduardo Souza Também percebi um certo cinismo machadiano nessa obra. e ler num e.book facilita mesmo o entendimento das palavras rebuscadas. Beijos
Ler Antes de Morrer Esqueci de mencionar a autopropaganda de "Diva"! Simplesmente não acreditei quando li!
José de Alencar realmente é incrível!!! Amo.😍
realmente senhora é um livro excelente li ele quando tinha 14 anos e desde então n li livro melhor
Seu canal é o melhor e vc explica super bem!!! Adoro suas resenhas vc me encanta!!! Faça mais recomendações de livros e muito mais resenhas
Amo literatura Brasileira .❤😧📚
Um livro ótimo do José de Alencar é Cinco Minutos; Vale a pena ler...
Eu amo Senhora! Único livro da literatura brasileira que li duas vezes. Já Luciola, não me desce.
Senhora é um livro fascinante! Chorei ao final do livro 😢
Achei a novela idêntica ao livro...perfeita.
eu amo você... sério, é incondicional... não para nunca de postar seus vídeos...
Olá! Sou Fernanda de Sá ,da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE.Ótima aula
Olá! Sou Miguel Angelo, da Escola Humberto Soares, Petrolina/PE, top
Eu amo a novela Essas Mulheres exibida pela Record em 2005.
Sinceramente, única pessoa que já vi falando de literatura, livro e não foi cansativo mas até um pouco divertido, muito bom !
Foi uma ótima opinião e mudou minha visão dos livros clássicos. Obrigada por proporcionar esse conteúdo.
Amo esse livro, e hei de me deslumbrar sobre os belos braços de uma Aurélia.
Amo José de Alencar
Assisteindo em 2024 e amando. Virei fã
Seus vídeos são uma EXPLOSÃO de cultural, meu deus... eu to me tornando uma pessoa 100x melhor e mais culto. Meu estilo musical mudou e agora amo ler e compreender livros importantes para a nossa cultura e história.. MUITO OBRIGADO!
Minha salvação! Amanhã tem seminário sob est livro!
Senhora, um dos meu livros favoritos!!!
Li Senhora no tempo da escola e amei!
cada dia mais fã do seu canal! Li no ensino médio e não gostei, mais tarde, um pouco mais madura, li novamente e gostei.
Você é incrível, apaixonada pelo seu canal desde já. Além de linda inteligente, por mais gnt assim no mundo.
É pensar que acompanho o canal desde esse vídeo, "rumo ao dez mil inscritos" e hoje já vamos rumo a 150 mil.
Nossa você uma artista falou de um heito tao bonito que ate me deu vontade de ler este livro.
+Isabel Martins hahaha, você é muito gentil. Obrigada!
Ler Antes de Morrer Assim que eu puder irei comprar tantos livros, que terei que ler um livro por semana.
Uma obra admirável
... e eu como romântica que sou, amo a forma rebuscada da escrita de josé de Alencar.
Sim Alencar era a favor da escravização de outro ser humano,mas é o caso de Monteiro Lobato,.eram pessoas de outra época, outras crenças. Um livro que amo é O Guarani.E ri muito com As Patas da Gazela. Este romance Senhora não é dos meus preferidos, gostei muito de A viuvinha também, que lembra muito a história do Mulan Rouge (o filme), ópera La Traviata.
eu odiava literatura brasileira, o José de Alencar me fez apaixonar por tal❤️
Li Senhora na escola e nunca esqueci
Essa resenha está incrível, amei!!!
Eu tô super prestando atenção nela, mas quando olho na instante de livros, vejo os livros de capa mole do Harry Potter, J.K Rowling, um livro enorme de HP, jogos vorazes... Amo kkkk, e muito obrigada seu vídeo me ajudou muito 🤗💕❤️
Amo esse livro, gosto muito de Lucíola também, será a obra analisada no meu TCC.
Eu também li Senhora por causa de uma atividade que o professor solicitou, mas ao contrário de muitas pessoas, eu amei o livro. Foi o primeiro livro do José de Alencar que eu li. A escola literária Do Romantismo é a minha predileta, depois vêm o Modernismo. Gostaria que você fizesse resenha do livro O Guarani. Estou lendo ele agora.
Esse livro é ótimo, um dos melhores que já li até hoje ou talvez o melhor
Eu amei ler esse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O enredo me lembrou Maria do bairro, a pobrezinha que é rejeitada que dá a volta por cima haha! Curioso para ler! Beijos isa♥️
Um dos livros preferidos meus ❤❤