Pai: -shinji entra no robô. Shinji: não Pai: pessoas vão morrer. Shinji: não vou entrar. 24 episódio depois... Entidade: shinji entra no sopão. Shinji: não Entidade: mais lá fora só tem dor e sofrimento e no sopão tem só felicidades pra todo mundo. Shinji: vai se fu... todo mundo, não vou entrar no sopão.
Essa e uma otima metáfora pra eva, inicialmente, shinji não queria ser juntar a mais ninguém, nem ao eva (sua mãe), porém depois isso chegou num outro nível de aceitar a vida material sofrida, negando agora as pessoas que se tornaram uma só, mas no final elas negaram a individualidade, enfim, é complexo, porém interessante.
"Shinji não é o protagonista que queremos, é o protagonista que merecemos" Vi essa citação em um comentário esses dias atrás, e se você pensar e refletir um pouco, vai ver que é a pura verdade, ainda mais nesse momento atual das várias sociedades que existem no planeta, onde a depressão domina vários jovens e adultos.
O shinji é odiado pelo simples fato de ser um personagem humano, as pessoas em geral não gostam de ver representações delas mesmas na tela da TV, elas gostam de ver a representação daquilo que elas queriam ser. Eu queria ver se as pessoas que criticam o shinji teriam coragem de entrar no robô e lutar contra um monstro gigante kkkk
@@user-nc2bz7ty8g se chegassem pra mim e desse a opção vc tem a chance de tentar morrer lutando e salvando os outros ou ficar chorando que nem um merda eu ia pro robô direto mesmo se eu morre se 15 segundos depois
O shinji é humano o problema é que a ideia dos personagens terem essa coisa se vazio e pouco apronfudamento mental faz com que as pessoas não gostem,porque ele praticamente só chora e foge,mas isso faz parte da temática do anime
De jeito nenhum eu odeio o Shinji. Não estou defendendo ele pelo que ele fez,mas acho compreensível a personalidade dele.Gosto muito do personagem por ele ser um dos personagens mais humanos que existem e por eu me identificar com ele (principalmente na minha adolescência).
o que ele fez? preciso assistir o filme "the end of evangelion" pra entender o finam? de verdade to procurando informações pq detestei esse anime e quero entender pq raios as pessoas gostam dele.
Comecei a ver Evagelion só agora e eu tô surpreso no quanto eu sinto empatia e me conecto com o Shinji. Tem horas que eu penso: "puts... Eu faria o mesmo que ele nessa hora..." ou sinto que vivi ou estou vivendo "o mesmo" que ele... Isso só me fez querer ver cada vez mais essa obra! Edit: inclusive, seu vídeo só me fez me comparar cada vez mais ao Shinji, por que aí sim eu senti que estavam falando sobre mim hahahaha Ótimo vídeo!
Shinji e o personagem mais realista de todos animes, o cara cresceu solitário total e do nada o pai chama de volta simplesmente pra usar o mlk, nada mais que isso. Um cara que passa a vida toda sem conhecer amor e nem mesmo ter que sofrer a vida inteira, ele foi criado de maneira que o deixou frágil a tudo tanto ao mundo quanto aos sentimentos que ele não sabe lidar. Não é um caso igual ao do Gutz que é o que todos queriam que ele fosse, alguém fodao que pilota o EVA q nem um fodao, pq nem isso ele faz. O melhor piloto é a Rei em toda a série, ele é uma pessoa que não se ama pq ngm o ensinou nem ele teve algo pra se amar... Então o crescimento dele no fim da série ele mesmo se aceitando e rejeitando a instrumentalidade é simplesmente magnífico de foda
Na hora que a Gabi falou do Kaworu, meus olhos se encheram de lágrimas porque eu lembrei que quando eu estava assistindo não havia entendido o porquê da repentina aproximação tão grande do Kaworu - e sinceramente, continuo não entendendo -, mas achei muito tocante o fato do Kaworu se apresentar como a primeira pessoa que compreendia o Shinji e lhe ofereceu carinho, algo que o Shinji não estava nem um pouco familiriazado. O Shinji estava tão frágil que se entregou nessa oferenda de ternura de um completo desconhecido, pra nós vermos o quanto lhe faltava afeto. E ai o Kaworu o "traiu", deve ter sido realmente muito angustiante para o Shinji ter que aceitar que voltaria ao estado de apatia que ele vivia antes, sem ninguém com quem contar. Ter que viver na bolha da indiferença, sozinho, outra vez, e sem nenhuma visão de outra pessoa que pudesse lhe dar a paz interior e mental que ele tanto ansiava.
Acho que quem fala mal dele simplesmente não sabe ver os próprios defeitos,acho que protagonista tem que ser o melhor e ser certinho e protagonista deve ser somente o principal da história
FATO: 99℅ das pessoas que odeiam o Shinji por ele ser um covarde na maior parte do tempo, não fariam nem metade do que ele faz se tivessem na mesma situação.
Convenhamos, acho que as pessoas deveriam odiar mais o pai do Shinji do que o próprio Shinji, se o Shinji é depressivo e tem tendências suicidas durante a série, pelo menos 70% da culpa é do Gendo.
o shinji é o personagem perfeito pra quem tem problemas com os pais como eu, da pra se ver completamente no personagem, usado, odiado, ngm o queria, mas queria o que ele podia fazer, ele tentou fugir, tentou ficar, tentou lutar, tentou ser forte, mas era humano assim como eu sou, ele queria agradar, queria ser amado, ou melhor, queria não ser odiado, e por isso foi visto como fraco, mas era humano, assim como eu sou.
O mesmo que destruiu o mundo. Começou o 3° impacto ao tentar salvar a rei, e o 4° Impacto por pegar as lanças. E a típica história que precisa de protagonista idiotas para funcionar.
@@quartzoclockstudios Poxa irmão, ele não sabia que ir atrás da Rei iria causar o terceiro impacto. Até porque ele só tinha a informação que derrotar os anjos seria para evitar o terceiro impacto.
Confesso que, de todos os vídeos sobre Evangelion (meu segundo mangá favorito depois de Shaman King), esse é O melhor vídeo. Sério Gabi, parabéns, de verdade, por mais que outros canais tenham captado muito bem a essência do anime, e sobre como falar dele, com certeza esse foi o mais sensível e detalhista sentimentalmente que já vi.
Shinji é até certo ponto a Nadia la Arwall, ambos são desconfiados e isolados socialmente, mas a Nadia ainda se sente aceita e amada pelo jean que morreria por ela. O shinji não, tem ninguém que o apoie para consegue se levantam sendo muito mais dificil.
Gabi eu queria muito te sugerir um tema que nunca vi ninguém que fala de SNK fazer. Eu acho bastante curioso e interessante, que são os titans puros de snk. Seria possivel saber a maioria deles quem são? por exemplo reparei que o pai do Conny é o mesmo titã de 3 metros que atacou a sasha. poderia fazer um video de todos eles?
5 лет назад+13
Evangelion sem Shinji não seria NADA, todo plot é em torno dele, e a personalidade dele molda tudo que acontece no decorrer do anime, podem até não gostar dos momentos depressivos dele, mas se querem personagens felizes, confiantes e etc, vão assistir shounens da JUMP
Os seres em si mesmos são coisas inconscientes, que podem ser consideradas essências, que existem independentemente de qualquer observador e que constituem todas as coisas do mundo. Seres para si mesmos são seres conscientes cuja consciência os torna inteiramente diferentes dos outros coisas, na relação entre si e um com o outro, e com essas outras coisas. Ao categorizar dois tipos de seres, Sartre destaca a autonomia que o ser humano possui. Pode ser prejudicada pela má-fé, que, como ele define, é uma tendência a escolher e examinar uma atitude determinada, essencial à realidade humana e que é tal que a consciência, em vez de direcionar sua negação para fora, a volta para si mesma. Shinji obviamente tem má fé. Ele decide dirigir o Evangelion e mantém fazendo isso apenas por causa do comando de seu pai e pela esperança de obter seu reconhecimento. Ele não é um ser sobrevivendo por si mesmo. Não importa aceitar ou fugir dos desafios, ele tem que lidar com os indesejados assombro de memória que aumenta sua ansiedade de aceitar o resultado de qualquer decisão que ele toma por conta própria. Ele não pode ser autenticamente confiante em seguir ou examinar sua intenção, e preferiria ficar perplexo com o atitude determinada constituída por sua experiência passada e sua preocupação com a perspectiva de outras pessoas.
Esse protagonista é mto interesse, já vi mta gente assim passar por minha vida, até eu mesma já fui um pouco assim quando era criança, eu estava smp em minha concha, mais n lembro de querer está com aquelas pessoas, eu simplesmente estava bem sozinha. Mais se estivesse com alguém, também n me importava muito, tipo era normal, talvez é pq sou introvertida. 🤔
Caraca Gabi, parabéns por esse excelente vídeo. Otimas palavras que me tocaram mt! Falou tudo. Eu gosto desse protagonista, por que no fim das costas ele foge do padrão dos "heroizinhos" que geralmente todos os protagonistas são assim.
Gabi, que ótimo vídeo! Parabéns! Evangelion é um anime que me marcou profundamente. Na época em que eu assisti pela primeira vez (há mais de 10 anos), eu passava por um momento da minha vida que era repleta de questionamentos existenciais. Ver o comportamento do Shinji durante todo o anime fez com que eu me identificasse em alguns pontos com ele. Hoje em dia, assistindo novamente, com olhos mais maduros, assistindo alguns videos de mais explicações sobre o anime, eu vejo o quanto eu era egoísta ao pensar mais nos meus problemas e esquecer que os outros também têm. Digam o que quiserem, mas Shinji Ikari é um dos personagens mais humanos e mais mal compreendidos. Sobre o The End of Evangelion, tem um video do "Quadro Em Branco" em que ele faz uma citação do Hideaki. O final do anime gerou revolta em muitos espectadores e por causa disso ele fez o "The End...", com esse teor muito mais revoltoso e violento. Depois, ele disse que se entristecia por ver que vários fãs não podiam ver o esforço dele e da equipe da Gainax no final do anime. Já me alonguei demais, espero que leia este comentário. Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho!
Eu terminei o vídeo chorando porque Eva foi o primeiro mangá da minha vida. Eu só tinha 13 anos e nem conseguia entender tão profundamente, mas acabava me vendo no Shinji e apesar de algumas coisas terem mudado, eu ainda me vejo muito nele. Então sempre foi um personagem que eu amei muito, aprendi a amar na verdade. Obrigada por esse vídeo maravilhoso. ❤️
Gabi, quando acabar Vinland Saga, faz um Desconstruindo Personagens do protagonista, o Thorfinn, eu acho que seria uma ótima idéia levando em conta o peso que o personagem carrega.
Shinji é tão bem construído que essa personagem ajudou bastante no tratamento da minha depressão, passei por muitas coisas semelhantes a ele e lidava com as coisas como ele, a epifania final do personagem me fez refletir sobre mim mesmo, todo o ensinamento final foi muito importante para mim
acabei de ver evangelion, nem sabia que odiavam ele... Queria se devia ver o filme e as coisas alem dos 26 eps???? pior q me identifiquei nas loucuras e questionamentos do shinji e as minas nos ultimos 2 eps, doido demais
Eu não gostava do Shinji muito pela insegurança dele. E é curioso pensar nisso agora pelo época. Quando assisti Evangelion, passava por questões similares, mas não entendi a profundidade da obra pela falta de maturidade e autoconhecimento. Continuo não gostando do personagem hoje mesmo com todos os pontos compreendidos, até na própria vivência ao longo dos anos, e talvez essa seja justamente a intenção. Obrigado pela análise :D
Ótima interpretação! Shinji se fecha tanto aos outros que não consegue ter empatia por eles. Como o Kaworu disse em algum momento: só podemos ter noção verdadeira de nós à medida que nos diferenciamos dos outros, não significa comparação, mas exposição. Por se colocar para fora de si, é possível saber suas capacidades e dificuldades, é possível perceber o outro e saber do que eles também são verdadeiramente capazes, ao invés de imaginar isso na própria cabeça. É uma questão de fenomenologia - só se pode saber de verdade meio à experiência. Ao não se expor, Shinji consegue o benefício de evitar a dor e, ironicamente, isso cria uma dor por si - ele não evita a dor de verdade, só tenta controlá-la, por ter medo do Acaso dela.
Já há muito tempo tenho divagações sobre como eu me odeio, já comentei esse fato com várias pessoas próximas e outras nem tão próximas... tanto que na conversa acabei ajudando outras pessoas a entender o como elas mesmas se odiavam e, assim como eu mesmo, se sabotavam nas menores coisas só na base da inação. Concordo com você ao pensar que esse "se odiar" seja um fenómeno até comum. Tam comum que acho até interessante que aconteça, tão interessante que até tento aprender a gostar de mim mesmo só pelo de ter passado por isso (já seria mais do que o bastante). Me reconheci muito no Shinji e criei muita empatia pelo personagem desde do início. O lance do Kaoru tocando a mão do Shinji...meu Zeus (infelizmente não é todo dia que encontramos um anjo em nossas vidas (e olha que o Shinji encontrou dois, o Kaoru e a Asuka (inclusive faz um vídeo sobre ela))), quase chorei, muito mais emocionante do que a verdade sobre os Eva ou a Ayanami. Infelizmente coloquei infinitas esperanças no final de Evangelion, de que ele ofereceria um motor para me mover daqui em diante, puts...era até previsível que a proposta iria ser justamente o contrário, se é errado esperar pelas pessoas, chega a ser infantil esperar por um anime. Coloquei infinitas esperanças, sim, mas o final não me decepcionou. Vi alguns vídeos de análise sobre Evangelion, citando coisas como sobre o dilema do porco espinho e explicando o final (que diferente do que contei a um amigo só para puxar conversa, deu sim para entender), essas análises eram muito boas, mas acho que a sua foi de longe a melhor. Muito obrigado pelo vídeo.
Melhor canal de anime do RUclips,suas explicações são MTS claras,e eu vejo que vc tem uma dedicação e paixão com o mundo dos animes,tô adorando seu canal
Ou seja; Shinji é uma pessoa como eu, você e todos. O que é normal. Um personagem real. Há também um ditado que diz: nós odiamos as pessoas, por elas refletirem aquilo que nós odiamos em nós mesmo.
O que pesa é medo da morte, solidão, angústia nas escolhas e busca em um sentido da vida. Ninguém vai lutar para lutar, mas vai lutar pro alguma coisa, seja dinheiro ou proteger alguém que ama. Shinji luta para se sentir útil e não heroismo.
Acho realmente preocupante que tantas pessoas se vejam no personagem. É uma prova dos tempos depressivos que vivemos e do quanto pessoas precisam se ajudar mais. A apatia e falta de empatia dele me incomodavam bastante, ao mesmo tempo que eu sabia q se tratava de uma criança que precisava de ajuda.
Cara eu nunca cheguei a odiar o Shinji, existem dois fatores pra isso, apesar de em vários momentos ele se demonstrar um personagem chato e desinteressante, primeira delas é que ele é uma criança, então agir como uma criança e perfeitamente normal e entendivel, e segunda, como alguns comentários que lí aqui, ele é humano, não é um herói, só um moleque inseguro que acabou entrando numa situação dessa. Inclusive, apesar de achar ele meio chatão, ele é um personagem muito bem escrito, assim como o anime como um todo.
No último ato do filme End of Evangelion, ele consegue ver os sentimentos de todo mundo, e inclusive o lado podre de todos que estavam ao seu redor, e acaba reconhecendo que ele não era o único com defeitos, no mangá tem uma parte extra que mostra como o mundo ficou depois da instrumentalização humana, e como ele se tornou alguém melhor ( e não apenas ele). Ah e o final do filme é sim otimista, ele da um voto de confiança na humanidade, recomeçando tudo novamente, aquela cena dele sozinho com a Asuka é uma parte extra como um final alternativo, e na verdade tem um certo humor negro nessa cena, o filme ele compila os episódios 27 e 28 mais essa cena extra, e de certa forma meio que exclui o episódio 26 que é basicamente um resumo, lembrando que o estúdio gainax quase foi a falência e o futuro do anime era incerto.
Gabi.. tenho muito a lhe agradecer por este video.. Eu me vi completamente em suas palavras e me senti como o shinji... me afastei de pessoas que se importam comigo por erros meus e sabe... após ver seu video.. comecei a enchegar coisas diferentes...tentando deixar de ser o shinji rs Eu até mesmo voltei a conversar com a pessoa mais importante pra mim que eu havia afastado Eh hora de mudar muitas coisas Novamente... obrigado
Gaby, parece que você disse tudo. Eu adoro a música de abertura (A Cruel Angel's Thesis) e me dá nostalgia da época que assisti. Mas quando eu lembro do #$@#$ do Shinji, me deixa tá zonzo que me faz não querer rever. Se ele tem ou não pontos positivos eu não lembro, e justamente por isso não quero relembrar. Mas que o anime, no seu todo, é bom, isso é 'clássico'. Todo bom apreciador de animes precisa ver e tomar suas dores ou prazeres.
Ninguém vai ler mas foda-se... Meu o povo fala o Shinji é um péssimo protagonista, não sabe fazer decisões e não sei o que... Vamos entender que o contexto do anime é o que só sobrecarrega mais o personagem, fazer coisas que ele não quer, estar com que ele não queria, ser ou não ser aquilo que todos querem mas não esperam, querer avançar mas tem medo do que pode acontecer, medo do erro. Como também o fato de não ter amor de uma mãe ou pai para ter algo para proteger. Eu como um adolescente terias os mesmos dilemas, medos e problemas do cara, ainda mais na situação de perigo constante que tem encarar. Vejamos com um olhar realista a situação dele meus amigos. Por falar em amigos, ele não tem realmente, ou um alguém para se apoiar, uma ajuda que pode contar... Na minha opinião não dá pra odiar o protagonista quando tudo isso leva ele á ser quem ele é.
cara, eu tenho a teoria de quanto mais o personagem é humano e próximo da realidade, menos as pessoas gostam, justamente pq elas provavelmente agiriam da msm forma q o personagem naquelas situações (menos aquela do hospital com asuka '-')
@@lukinhas2947 "Eu gosto muito do Shinji, muito humano!" tem gente dizendo isso nos comentário . Então sim, o humano pode fazer isso que Shinji fez no hospital e coisas piores, é só assistir ao jornais.
Shinji é um personagem tão complexo que eu literalmente me vi nele em determinado momento da minha vida. Ele deve refletir muito da personalidade do próprio autor, porque não consigo conceber que alguém conseguiria escrever um perfil tão verossímil sem estar se baseando em si mesmo.
Essa foi a melhor análise dessa sua linha de vídeos Gabi, parabéns pelo trabalho! Pessoas procurem quem vocês são é a resposta pode demorar mas... como os filósofos dizem, oque importa é a jornada
Os personagens em Evangelion, sobretudo o Shinji, têm muitos traços - acho que esse é o termo certo - do criador do anime, Hideaki Anno. Existe um documentário muito interessante em que ele dá aula para uma turma e, quando perguntam ''o que você não gosta em seu trabalho'', ele responde que ''não gosta quando vê a sí próprio nos personagens''. Então, Evangelion tem muita subjetividade por parte do criador. A maneira que o Shinji pensa e tenta se relacionar com as pessoas, mas acaba se afastando pra não se machucar (o dilema do ouriço) é também, muito provavelmente, como Hideaki Anno se vê; ele é bem tímido, dá pra notar no documentário. A meneira que os persongens estão constantemente tentando ajudar o Shinji e aos outros, oferecendo, algumas vezes, auto ajuda barata (''ele vai descobrir que ser adulto é saber se aproximar e se afastar das pessoas até achar a distância certa para se relacionar sem se machucar'') mas, na grande maioria, reflexões profundas do tipo ''o que eu sou? Existem dois de mim. O que as pessoas enxergam e a maneira como eu me enxergo. Mas então, o que eu sou, de fato?'', são sua filosofia de vida. Além de que, Evangelion tem um considerável teor religioso e repleto de simbolismos (The end of evangelion que o diga). A Instrumentalidade Humana foi o último e mais radical recurso que Shinji encontrou para que, finalmente, as pessoas pudessem entendê-lo, já que ele ''não consegue mostrar o que sente'' (Ep 03 ou 04). Pode-se dizer que Shinji buscou durante o anime todo entender a sí mesmo e as outras pessoas, tentando visualizar algo invisível, diria até que buscava um sentido metafísico pra realidade, o que confunde e irrita as pessoas que tentam entender Evangelion pela lógica, pensando que tudo tem algum siguinificado racional.
Caraca, quase mas quase a minha personalidade seria igual a do Shinji. A parte de se menosprezar é muito eu. Agora, não espero que ninguém me salve. Eu sou o meu proprio salvador.
Eu achava o Shinji o único personagem que prestava no anime (tirando o Kaworu que durou só um episódio), o comportamento dele era realista, e quebra um monte de clichês, mas aí veio o filme e estragou o personagem, fazendo ele fazer coisas não condizentes com o personagem do anime de 26 episódios na minha opinião, realmente a melhor forma de analisar o personagem é separando o Shinji do Anime do Shinji do filme (The End of Evangelion) do jeito que você fez Gabi, ótimo vídeo.
Assisti a várias análises sobre o Shinji e o anime, e, na minha opinião, a sua foi a que trouxe uma linguagem mais acessível ao público em geral, fora a profundidade em destrinchar as camadas do protagonista. Ao assistir o anime me enxerguei demais no Shinji em relação a alguns aspectos (autopreciação como mecanismo de defesa e não se permitir a oportunidade de ser feliz), e olhe que eu tenho 29 anos e uma vida movimentada em termos de responsabilidades, por isso achei interessante a Gabi ressaltar que o Shinji representa problemas vivenciados por adolescentes e também por adultos. Por conta disso achei o Shinji um personagem extremamente bem desenvolvido, pois ele permite ao expectador um momento de introspecção e auto análise, e não uma projeção do que a gente quer ser, como outros animes estimulam. É um personagem e um anime pé no chão. Enfim, o último anime que me levou a esse nível de reflexão foi Cowboy Bebop!
Mais um vídeo incrível Gabi! Eu acredito no fato de que a maioria das pessoas não gosta do Shinji por ele não ser um personagem muito óbvio, ele é simplesmente um reflexo de nós humanos. Quando nos vemos em uma pessoas ou algo que não é agradável, costumamos a querer a pessoa ou esse algo longe de nós.
Incrível essa obra de arte,nos mostra que mesmo diante de enormes problemas externos, ficamos paralisados em nossos próprios pensamentos e bagagens emocionais,de forma consciente ou não. Diante de um cenário apocalíptico,demostra que nossa maior fraqueza não é exterior pois conseguimos nos impor de todas as formas no sentido da aparência como demonstra a obra pois conseguimos nos adaptar aos angels criando os EVAS no entanto a maior limitação é no campo da mente e dos sentimentos demonstrando como somos vulneráveis mesmo diante de enormes responsabilidades,porém quando se trata de essência necessitamos de uma auto análise...
Muito bom, Gabi! Seria legal tbm sobre Asuka e Rei ou algo sobre daddy e mommy issues em Evangelion. Depois do último capítulo de Shingeki, acho que o Grisha tbm merece uma análise mais profunda.
Tive que parar no 6:30 pra comentar . Me identifiquei muito com o Shinji , sinto essa mesma dor , necessito que alguém me tire desse vazio que sinto . Mas eu preciso sair sozinho , só não sei como , e cada dia piora . No momento que escrevo isso cada palavra é uma lágrima que desce .
Moça vc é psicóloga? Achei sua análise muito boa, o mais estranho foi que me identifiquei com o que você falou, e vi que eu tenho um comportamento parecido com o do Shinji em uns aspectos, e eu não tinha percebido isso assistindo ao anime, mas percebi após ver o seu vídeo. Digo a parte de fazer o que os outros mandam.
shinji é a definição de oposição, os lados que ele desenvolve são bons demais, mesmo que ele acabe não sendo de todo bom é isso que dá mais profundidade. mais um videozao pra conta, gabi💛
Eu tbm acho que a construção e o fim dos 26 eps seja legal, só tem the end of evangelion por causa do hate que o anno e a gainax sofreram por causa do fim confuso
o ultimo ep de evangelion me fez realmente ficar muito pensativo, a atmosfera e as músicas faz vc realmente se sentir dentro da sua mente, com vc pensando em tudo e vindo imagens na sua cabeça e vc imaginando pessoas, coisas abstratas, eu realmente gosto, o filme veio por conta da galera n ter curtido o final (qneu considero oficial) ent fizeram pra agradar eles e ao mesmo tempo criticar o publico, ate hj sinto q o publico d evangelion n entendem a mensagem do anime e olha como um anime generico e q o personagem tem q sempre ser algo n humano e bom em tudo, pq se ele se assemelhar demais a um humano a pessoa assistindo n vai querer ver, porque as pessoas n querem ver alguém representando de fato um humano igual ela, mas sim alguém representando os desejos dela em forma de humano, tipo um escapismo, e é justamente isso que o shanji faz, tenta fugir da realidade e abraçar uma ideia falsa, e é isso q anime quer q vc não faça
Eu tmb preferi deixar as pessoas me dizerem o q fazer a vida toda pq é o mais fácil. Pra fugir da responsabilidade imensa a é Tomar uma decisão pq aí existe o risco de errar feio
É a maior idiotice odiar o Shinji por ele ter fraquezas. Talvez, nesse mundo dos animes, ele seja um dos personagens mais verossímeis. Quem não fugiria de uma responsabilidade tão alta quanto salvar o mundo? Quem, com poder que o Shinji teve nas mãos, conseguiria se manter a mesma pessoa? Ele evoluiu até, para melhor, inclusive.
Gaby, parabéns pelo quadro. Personagem que seria interessante (Ippo Makunouchi, Mamoru Takamura, Tatsuya Kimura, Masaru Aoki, Itagaki Manabu, Ichirou Miyata, Takeshi Sendou, Ryou Mashiba, Alexander Volg Zangief, Eiji Date) Todos do Anime Hajime no Ippo, acho que todos eles foram perfeito para o quadro.
Parabéns pelo vídeo. Sempre achei que o anime fosse uma jornada de auto-conhecimento, no qual temos que descobrir as nossas vocações, habilidades e ter a vontade de nos amar superando os nossos erros, independentemente de aprovação, de não viver no mundo idealizado que no final das contas só nos machuca, para daí podermos amar e ajudar melhor as pessoas ao nosso redor, por mais diferentes e conflituosas elas sejam.
No final é bem interessante ver a descontrução acontecendo, pois assim como ele vai se perguntando o por que das coisas, a animação e as imagens vão mudando, começam com fotografias complexas e bem contrastadas e depois vai mudando pro anime e depois pra um sketch de anime e depois uma colorização de canetinha se reformulando de novo, até voltar a forma original
****Aviso, esse comentário foi postado a um ano atrás, minha visão atual já mudou um tanto sobre a obra, e desculpas antecipadas caso eu tenha dito algo arrogante ou por algum motivo se ofendeu com ele, desculpa, hoje em dia eu escreveria um comentário completamente diferente sobre o tópico**** Quem odeia o personagem do shinji não entendeu evangelion. Eu falo isso sem pre-potencia pois quem odeia o shinji ignora todos os traumas que ele passou pela história e os episódios de Evangelion, ignora que ele não recebeu nem afeto materno quanto paterno, que em cada luta com os anjos ele estava arriscando sua vida e que ele é apenas um Adolescente depressivo, que por acaso recebeu essa função de pilotar um robô gigante e salvar a humanidade, que peso ein? vc é apenas um adolescente e recebe toda essa responsabilidade, me impressiona até que o shinji não tenha se suicidado. Ei mas quando é para falar mal dele ninguem leva isso que falei em compensação, ninguém tenta se colocar no lugar dele (até pq quem quer ser o shinji ikari) e quando eu falo que eles não entenderam ele me chamam de arrogante, pseudo-intelectual, olha, eu apenas assisti a obra e procurei entender, não é a primeira vez que assisto e eu não entendi eva de primeira ****Caso alguém comente pedindo a minha atual opinão sobre o tópico eu edito denovo esse comentário****
eu sempre falo para as pessoas quando falo sobre evangelion "vc realmente entraria em um robô gigante para lutar com um ser totalmente desconhecido?" isso só para mostrar que shinji não é tão distante da gente, e real, depois de vc ver os traumas dele eu entendo cada vez mais a relação de amor/raiva que tinha com asuka (assim tbm como os traumas dela) dois personagens que não sabiam lidar com as próprias emoções e acabam se destruindo, mas no final entendendo que cada um tem sua individualidade
QuEm NuM GoStA dO XinJi NaO InTeNdEu EvAnJEGuE Olha o protagonista de sangatsu que é similar que é muito melhor que o shinji, fã de Eva é tão nojento quanto pqp
O midoriya não se encaixa MT nisso, ele sempre vai pra cima sem se importar cm seus problemas, ele é MT amado e não tem problemas com o "vazio" familiar, ele é na vdd beem contrário do Shinji, embora seus traumas com o fato de n ter poder, ele seguiu em frente
Pai: -shinji entra no robô.
Shinji: não
Pai: pessoas vão morrer.
Shinji: não vou entrar.
24 episódio depois...
Entidade: shinji entra no sopão.
Shinji: não
Entidade: mais lá fora só tem dor e sofrimento e no sopão tem só felicidades pra todo mundo.
Shinji: vai se fu... todo mundo, não vou entrar no sopão.
Sopão!! hahahahaha! Muito bom!
Única coisa que esse sopão não é é vegano
Fanta laranja kkkkk
Para de ficar dichavando Evangelion seu bobo >:(
Essa e uma otima metáfora pra eva, inicialmente, shinji não queria ser juntar a mais ninguém, nem ao eva (sua mãe), porém depois isso chegou num outro nível de aceitar a vida material sofrida, negando agora as pessoas que se tornaram uma só, mas no final elas negaram a individualidade, enfim, é complexo, porém interessante.
"Shinji não é o protagonista que queremos, é o protagonista que merecemos"
Vi essa citação em um comentário esses dias atrás, e se você pensar e refletir um pouco, vai ver que é a pura verdade, ainda mais nesse momento atual das várias sociedades que existem no planeta, onde a depressão domina vários jovens e adultos.
Pois e
Shinji não é o protagonista que queremos, é o protagonista que precisamos*
@@dez2864 poise mano obg por existir evangelion
@@glitchedanimacoes9565 toda vez que eu assisto o último ep de eva, sempre aprendo algo novo
@@dez2864 sim mesmo não entendendo algumas partes eu considero este anime o melhor do mundo
O shinji é odiado pelo simples fato de ser um personagem humano, as pessoas em geral não gostam de ver representações delas mesmas na tela da TV, elas gostam de ver a representação daquilo que elas queriam ser.
Eu queria ver se as pessoas que criticam o shinji teriam coragem de entrar no robô e lutar contra um monstro gigante kkkk
Duvido que alguém ia ficar chorando kkkkkkk
Realmente :v
@@antoniorubem8638 você com certeza iria chorar se tivesse vivido as mesmas coisas que ele viveu kkkkkkk
Realmente n e algo normal, massssssss para min o personagem e forçado a ser um merda.
@@user-nc2bz7ty8g se chegassem pra mim e desse a opção vc tem a chance de tentar morrer lutando e salvando os outros ou ficar chorando que nem um merda eu ia pro robô direto mesmo se eu morre se 15 segundos depois
O shinji é humano o problema é que a ideia dos personagens terem essa coisa se vazio e pouco apronfudamento mental faz com que as pessoas não gostem,porque ele praticamente só chora e foge,mas isso faz parte da temática do anime
De jeito nenhum eu odeio o Shinji. Não estou defendendo ele pelo que ele fez,mas acho compreensível a personalidade dele.Gosto muito do personagem por ele ser um dos personagens mais humanos que existem e por eu me identificar com ele (principalmente na minha adolescência).
o que ele fez? preciso assistir o filme "the end of evangelion" pra entender o finam? de verdade to procurando informações pq detestei esse anime e quero entender pq raios as pessoas gostam dele.
@@gBaldaconi sim, tem que assistir ao filme pra assistir ao final "verdadeiro" da história.
A única vez que fiquei com raiva do Shinji, foi na cena do hospital
@@amendoboboyeah8388 quem nao ficou puto com aquela cena. Eu gosto dele mais aquela cena foi a unica que eu fiquei muito puto
@@amendoboboyeah8388 eu também, sempre defendi o Shinji mas naquela situação não tinha condições.
Faz um da Misato... Ela é uma personagem interessante além de ser a minha favorita
é um personagem que vai perdendo o respeito ao longo do anime :v
@@euquini Eu não acho, gosto muito dela do início ao fim
@@vecturhoff7502 no começo ela parece ser o único personagem sem nenhum defeito mas com o tempo a gente ver que ela é como todo os outros
@@euquini Sim, eu gosto disso porquê é realista, ela sofre mas tem que se manter no poder
Me decepcionei com ela.
Faltou um psicólogo na Nerv. Faz da Asuka, ela tem problemas bastante sérios também.
Obrigado por falar do meu personagem favorito de TODA a ficção.
Prefiro o Hiro de Darling in the franxx
@@williamsantos3065 personagens como o hiro existe em milhões de outros animes clichês 💩
@@brunoryan4652 exemplo?
Dandy Nemo se vc gosta dele então vc gosta de todos os personagens bundões e nojentos esses pra mim e pior do que o makoto kkkk o shinji e um merda
@@bichuduru2686 pra mim tbm kkkkk ele e uma merda
Comecei a ver Evagelion só agora e eu tô surpreso no quanto eu sinto empatia e me conecto com o Shinji.
Tem horas que eu penso: "puts... Eu faria o mesmo que ele nessa hora..." ou sinto que vivi ou estou vivendo "o mesmo" que ele...
Isso só me fez querer ver cada vez mais essa obra!
Edit: inclusive, seu vídeo só me fez me comparar cada vez mais ao Shinji, por que aí sim eu senti que estavam falando sobre mim hahahaha
Ótimo vídeo!
Entrei para entender melhor o final de EVA, acabei tendo uma mini consulta psicológica. Estou deveras impressionado. Ótima análise Gabi!
Shinji e o personagem mais realista de todos animes, o cara cresceu solitário total e do nada o pai chama de volta simplesmente pra usar o mlk, nada mais que isso.
Um cara que passa a vida toda sem conhecer amor e nem mesmo ter que sofrer a vida inteira, ele foi criado de maneira que o deixou frágil a tudo tanto ao mundo quanto aos sentimentos que ele não sabe lidar. Não é um caso igual ao do Gutz que é o que todos queriam que ele fosse, alguém fodao que pilota o EVA q nem um fodao, pq nem isso ele faz. O melhor piloto é a Rei em toda a série, ele é uma pessoa que não se ama pq ngm o ensinou nem ele teve algo pra se amar...
Então o crescimento dele no fim da série ele mesmo se aceitando e rejeitando a instrumentalidade é simplesmente magnífico de foda
Guts e foda, mas ele n faz isso pq quer, e sim pq ele e obrigado a isso
Na hora que a Gabi falou do Kaworu, meus olhos se encheram de lágrimas porque eu lembrei que quando eu estava assistindo não havia entendido o porquê da repentina aproximação tão grande do Kaworu - e sinceramente, continuo não entendendo -, mas achei muito tocante o fato do Kaworu se apresentar como a primeira pessoa que compreendia o Shinji e lhe ofereceu carinho, algo que o Shinji não estava nem um pouco familiriazado. O Shinji estava tão frágil que se entregou nessa oferenda de ternura de um completo desconhecido, pra nós vermos o quanto lhe faltava afeto. E ai o Kaworu o "traiu", deve ter sido realmente muito angustiante para o Shinji ter que aceitar que voltaria ao estado de apatia que ele vivia antes, sem ninguém com quem contar. Ter que viver na bolha da indiferença, sozinho, outra vez, e sem nenhuma visão de outra pessoa que pudesse lhe dar a paz interior e mental que ele tanto ansiava.
nossa chorei com o que você digitou :(
Acho que quem fala mal dele simplesmente não sabe ver os próprios defeitos,acho que protagonista tem que ser o melhor e ser certinho e protagonista deve ser somente o principal da história
Esse anime é muito excelente. Assistir Evangelion e fiquei triste uma semana... eu sou igual a uma esponja, eu absorvo tudo.
FATO: 99℅ das pessoas que odeiam o Shinji por ele ser um covarde na maior parte do tempo, não fariam nem metade do que ele faz se tivessem na mesma situação.
Pior que é verdade
Verdade.
Outra combinação que eu gosto, Gabi Xavier e Evangelion.
Convenhamos, acho que as pessoas deveriam odiar mais o pai do Shinji do que o próprio Shinji, se o Shinji é depressivo e tem tendências suicidas durante a série, pelo menos 70% da culpa é do Gendo.
Mas o Gendo também é assim, fica claro em The End of Evangelion e mais ainda em Evangelion 3.0+1.01
Fala sobre Asuka Rei Misato e outros personagens de Evangelion
Amei seu vídeo!
Apoio da Misato
o shinji é o personagem perfeito pra quem tem problemas com os pais como eu, da pra se ver completamente no personagem, usado, odiado, ngm o queria, mas queria o que ele podia fazer, ele tentou fugir, tentou ficar, tentou lutar, tentou ser forte, mas era humano assim como eu sou, ele queria agradar, queria ser amado, ou melhor, queria não ser odiado, e por isso foi visto como fraco, mas era humano, assim como eu sou.
Tem gente que fala que o shinji é um inútil, mas as pessoas esquecem que foi ele que matou mais anjos e salvos muitas vidas
O mesmo que destruiu o mundo. Começou o 3° impacto ao tentar salvar a rei, e o 4° Impacto por pegar as lanças. E a típica história que precisa de protagonista idiotas para funcionar.
@@quartzoclockstudios Poxa irmão, ele não sabia que ir atrás da Rei iria causar o terceiro impacto. Até porque ele só tinha a informação que derrotar os anjos seria para evitar o terceiro impacto.
@@quartzoclockstudios pronto ele é advinha, e tem bola de cristal.
Evangelion mexeu de uma forma profunda, difícil explicar a sensação
Confesso que, de todos os vídeos sobre Evangelion (meu segundo mangá favorito depois de Shaman King), esse é O melhor vídeo. Sério Gabi, parabéns, de verdade, por mais que outros canais tenham captado muito bem a essência do anime, e sobre como falar dele, com certeza esse foi o mais sensível e detalhista sentimentalmente que já vi.
Muito obrigada!!
Acho que o fato de eu literalmente me ver no Shinji, foi o que me fez amar Evangelion
O certo seria odiar kkkk
o shinji e mo legal
Ótimo vídeo, Vou levar pra vida toda
Perfeito!!! Essa mulher é uma deusa. Tinha que ser lei,assistir Gaby Xavier.👏🏼👏🏼❤️❤️
Shinji é até certo ponto a Nadia la Arwall, ambos são desconfiados e isolados socialmente, mas a Nadia ainda se sente aceita e amada pelo jean que morreria por ela. O shinji não, tem ninguém que o apoie para consegue se levantam sendo muito mais dificil.
Gabi eu queria muito te sugerir um tema que nunca vi ninguém que fala de SNK fazer. Eu acho bastante curioso e interessante, que são os titans puros de snk. Seria possivel saber a maioria deles quem são? por exemplo reparei que o pai do Conny é o mesmo titã de 3 metros que atacou a sasha. poderia fazer um video de todos eles?
Evangelion sem Shinji não seria NADA, todo plot é em torno dele, e a personalidade dele molda tudo que acontece no decorrer do anime, podem até não gostar dos momentos depressivos dele, mas se querem personagens felizes, confiantes e etc, vão assistir shounens da JUMP
Os seres em si mesmos são coisas inconscientes, que podem ser consideradas essências, que existem independentemente de qualquer observador e que constituem todas as coisas do mundo. Seres para si mesmos são seres conscientes cuja consciência os torna inteiramente diferentes dos outros coisas, na relação entre si e um com o outro, e com essas outras coisas. Ao categorizar dois tipos de seres, Sartre destaca a autonomia que o ser humano possui. Pode ser prejudicada pela má-fé, que, como ele define, é uma tendência a escolher e examinar uma atitude determinada, essencial à realidade humana e que é tal que a consciência, em vez de direcionar sua negação para fora, a volta para si mesma.
Shinji obviamente tem má fé. Ele decide dirigir o Evangelion e mantém
fazendo isso apenas por causa do comando de seu pai e pela esperança de obter seu reconhecimento. Ele não é um ser sobrevivendo por si mesmo. Não importa aceitar ou fugir dos desafios, ele tem que lidar com os indesejados assombro de memória que aumenta sua ansiedade de aceitar o resultado de qualquer decisão que ele toma por conta própria.
Ele não pode ser autenticamente confiante em seguir ou examinar sua intenção, e preferiria ficar perplexo com o
atitude determinada constituída por sua experiência passada e sua preocupação com a perspectiva de outras pessoas.
Esse protagonista é mto interesse, já vi mta gente assim passar por minha vida, até eu mesma já fui um pouco assim quando era criança, eu estava smp em minha concha, mais n lembro de querer está com aquelas pessoas, eu simplesmente estava bem sozinha. Mais se estivesse com alguém, também n me importava muito, tipo era normal, talvez é pq sou introvertida. 🤔
Caraca Gabi, parabéns por esse excelente vídeo. Otimas palavras que me tocaram mt! Falou tudo. Eu gosto desse protagonista, por que no fim das costas ele foge do padrão dos "heroizinhos" que geralmente todos os protagonistas são assim.
Só vou dizer uma palavra:
PARABÉNS 👏👏👏
Parabains shinji
PARABAINS
Boa cindy
Parabéns
Entendi a referência
Sugestão pro próximo vídeo: Kiritsugu Emiya de Fate/Zero
Up
Ótima sugestão.Esse eu quero ver
*UP*
Siiiiim, por favor!
Up
Gabi, que ótimo vídeo! Parabéns!
Evangelion é um anime que me marcou profundamente. Na época em que eu assisti pela primeira vez (há mais de 10 anos), eu passava por um momento da minha vida que era repleta de questionamentos existenciais. Ver o comportamento do Shinji durante todo o anime fez com que eu me identificasse em alguns pontos com ele. Hoje em dia, assistindo novamente, com olhos mais maduros, assistindo alguns videos de mais explicações sobre o anime, eu vejo o quanto eu era egoísta ao pensar mais nos meus problemas e esquecer que os outros também têm. Digam o que quiserem, mas Shinji Ikari é um dos personagens mais humanos e mais mal compreendidos.
Sobre o The End of Evangelion, tem um video do "Quadro Em Branco" em que ele faz uma citação do Hideaki. O final do anime gerou revolta em muitos espectadores e por causa disso ele fez o "The End...", com esse teor muito mais revoltoso e violento. Depois, ele disse que se entristecia por ver que vários fãs não podiam ver o esforço dele e da equipe da Gainax no final do anime.
Já me alonguei demais, espero que leia este comentário. Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho!
Eu terminei o vídeo chorando porque Eva foi o primeiro mangá da minha vida. Eu só tinha 13 anos e nem conseguia entender tão profundamente, mas acabava me vendo no Shinji e apesar de algumas coisas terem mudado, eu ainda me vejo muito nele. Então sempre foi um personagem que eu amei muito, aprendi a amar na verdade. Obrigada por esse vídeo maravilhoso. ❤️
Gabi, quando acabar Vinland Saga, faz um Desconstruindo Personagens do protagonista, o Thorfinn, eu acho que seria uma ótima idéia levando em conta o peso que o personagem carrega.
Shinji é tão bem construído que essa personagem ajudou bastante no tratamento da minha depressão, passei por muitas coisas semelhantes a ele e lidava com as coisas como ele, a epifania final do personagem me fez refletir sobre mim mesmo, todo o ensinamento final foi muito importante para mim
Adoro seu canal e esse quadro tem sido incrível parabéns pela qualidade Gaby Xavier !
Shinji merece amor, isso sim
acabei de ver evangelion, nem sabia que odiavam ele... Queria se devia ver o filme e as coisas alem dos 26 eps????
pior q me identifiquei nas loucuras e questionamentos do shinji e as minas nos ultimos 2 eps, doido demais
Uma boa produção textual para análise de animes, era esse o canal do yt q tava buscando.Obg! Já tava cansado de procurar kkkk
Eu não gostava do Shinji muito pela insegurança dele. E é curioso pensar nisso agora pelo época. Quando assisti Evangelion, passava por questões similares, mas não entendi a profundidade da obra pela falta de maturidade e autoconhecimento. Continuo não gostando do personagem hoje mesmo com todos os pontos compreendidos, até na própria vivência ao longo dos anos, e talvez essa seja justamente a intenção.
Obrigado pela análise :D
Ótima interpretação! Shinji se fecha tanto aos outros que não consegue ter empatia por eles. Como o Kaworu disse em algum momento: só podemos ter noção verdadeira de nós à medida que nos diferenciamos dos outros, não significa comparação, mas exposição. Por se colocar para fora de si, é possível saber suas capacidades e dificuldades, é possível perceber o outro e saber do que eles também são verdadeiramente capazes, ao invés de imaginar isso na própria cabeça.
É uma questão de fenomenologia - só se pode saber de verdade meio à experiência.
Ao não se expor, Shinji consegue o benefício de evitar a dor e, ironicamente, isso cria uma dor por si - ele não evita a dor de verdade, só tenta controlá-la, por ter medo do Acaso dela.
Um vídeo necessário, maduro e crítico. Talvez o melhor do canal que já assisti. Parabéns!
Já há muito tempo tenho divagações sobre como eu me odeio, já comentei esse fato com várias pessoas próximas e outras nem tão próximas... tanto que na conversa acabei ajudando outras pessoas a entender o como elas mesmas se odiavam e, assim como eu mesmo, se sabotavam nas menores coisas só na base da inação. Concordo com você ao pensar que esse "se odiar" seja um fenómeno até comum. Tam comum que acho até interessante que aconteça, tão interessante que até tento aprender a gostar de mim mesmo só pelo de ter passado por isso (já seria mais do que o bastante).
Me reconheci muito no Shinji e criei muita empatia pelo personagem desde do início. O lance do Kaoru tocando a mão do Shinji...meu Zeus (infelizmente não é todo dia que encontramos um anjo em nossas vidas (e olha que o Shinji encontrou dois, o Kaoru e a Asuka (inclusive faz um vídeo sobre ela))), quase chorei, muito mais emocionante do que a verdade sobre os Eva ou a Ayanami.
Infelizmente coloquei infinitas esperanças no final de Evangelion, de que ele ofereceria um motor para me mover daqui em diante, puts...era até previsível que a proposta iria ser justamente o contrário, se é errado esperar pelas pessoas, chega a ser infantil esperar por um anime. Coloquei infinitas esperanças, sim, mas o final não me decepcionou.
Vi alguns vídeos de análise sobre Evangelion, citando coisas como sobre o dilema do porco espinho e explicando o final (que diferente do que contei a um amigo só para puxar conversa, deu sim para entender), essas análises eram muito boas, mas acho que a sua foi de longe a melhor.
Muito obrigado pelo vídeo.
Melhor canal de anime do RUclips,suas explicações são MTS claras,e eu vejo que vc tem uma dedicação e paixão com o mundo dos animes,tô adorando seu canal
Gosto muito do Shinji porque ele é 100%, com tristeza, desespero, solidão, depressão e falhas de caráter.
Ou seja; Shinji é uma pessoa como eu, você e todos.
O que é normal. Um personagem real. Há também um ditado que diz: nós odiamos as pessoas, por elas refletirem aquilo que nós odiamos em nós mesmo.
O que pesa é medo da morte, solidão, angústia nas escolhas e busca em um sentido da vida. Ninguém vai lutar para lutar, mas vai lutar pro alguma coisa, seja dinheiro ou proteger alguém que ama. Shinji luta para se sentir útil e não heroismo.
Eu não gosto é da historia na ter um final de fato
@@gabriellf1262 Têm sim, o The End of Evangelion é a continuação do Neon Genesis, e têm os novos filmes que são um reboot da série original
@@luizfernandoferreirasousa6322 isso! Por exemplo a Asuka é nossa representação
Acho realmente preocupante que tantas pessoas se vejam no personagem. É uma prova dos tempos depressivos que vivemos e do quanto pessoas precisam se ajudar mais.
A apatia e falta de empatia dele me incomodavam bastante, ao mesmo tempo que eu sabia q se tratava de uma criança que precisava de ajuda.
Cara eu nunca cheguei a odiar o Shinji, existem dois fatores pra isso, apesar de em vários momentos ele se demonstrar um personagem chato e desinteressante, primeira delas é que ele é uma criança, então agir como uma criança e perfeitamente normal e entendivel, e segunda, como alguns comentários que lí aqui, ele é humano, não é um herói, só um moleque inseguro que acabou entrando numa situação dessa.
Inclusive, apesar de achar ele meio chatão, ele é um personagem muito bem escrito, assim como o anime como um todo.
No último ato do filme End of Evangelion, ele consegue ver os sentimentos de todo mundo, e inclusive o lado podre de todos que estavam ao seu redor, e acaba reconhecendo que ele não era o único com defeitos, no mangá tem uma parte extra que mostra como o mundo ficou depois da instrumentalização humana, e como ele se tornou alguém melhor ( e não apenas ele). Ah e o final do filme é sim otimista, ele da um voto de confiança na humanidade, recomeçando tudo novamente, aquela cena dele sozinho com a Asuka é uma parte extra como um final alternativo, e na verdade tem um certo humor negro nessa cena, o filme ele compila os episódios 27 e 28 mais essa cena extra, e de certa forma meio que exclui o episódio 26 que é basicamente um resumo, lembrando que o estúdio gainax quase foi a falência e o futuro do anime era incerto.
Gabi.. tenho muito a lhe agradecer por este video..
Eu me vi completamente em suas palavras e me senti como o shinji... me afastei de pessoas que se importam comigo por erros meus e sabe... após ver seu video.. comecei a enchegar coisas diferentes...tentando deixar de ser o shinji rs
Eu até mesmo voltei a conversar com a pessoa mais importante pra mim
que eu havia afastado
Eh hora de mudar muitas coisas
Novamente... obrigado
Shinji não é o que queremos que ele fosse, ele é o que precisavamos ver
Melhor anime cara e melhor youtuber que fala sobre anime s2
Gaby, parece que você disse tudo. Eu adoro a música de abertura (A Cruel Angel's Thesis) e me dá nostalgia da época que assisti. Mas quando eu lembro do #$@#$ do Shinji, me deixa tá zonzo que me faz não querer rever. Se ele tem ou não pontos positivos eu não lembro, e justamente por isso não quero relembrar. Mas que o anime, no seu todo, é bom, isso é 'clássico'. Todo bom apreciador de animes precisa ver e tomar suas dores ou prazeres.
Analisa gankutsuou que adaptou o conde de monte cristo. ou shoujo cosette que adaptou os Miseráveis.
Ninguém vai ler mas foda-se...
Meu o povo fala o Shinji é um péssimo protagonista, não sabe fazer decisões e não sei o que...
Vamos entender que o contexto do anime é o que só sobrecarrega mais o personagem, fazer coisas que ele não quer, estar com que ele não queria, ser ou não ser aquilo que todos querem mas não esperam, querer avançar mas tem medo do que pode acontecer, medo do erro. Como também o fato de não ter amor de uma mãe ou pai para ter algo para proteger. Eu como um adolescente terias os mesmos dilemas, medos e problemas do cara, ainda mais na situação de perigo constante que tem encarar.
Vejamos com um olhar realista a situação dele meus amigos.
Por falar em amigos, ele não tem realmente, ou um alguém para se apoiar, uma ajuda que pode contar...
Na minha opinião não dá pra odiar o protagonista quando tudo isso leva ele á ser quem ele é.
Eu li
@@1mexicanonuub724 pega um 🍪
cara, eu tenho a teoria de quanto mais o personagem é humano e próximo da realidade, menos as pessoas gostam, justamente pq elas provavelmente agiriam da msm forma q o personagem naquelas situações (menos aquela do hospital com asuka '-')
@@lukinhas2947 "Eu gosto muito do Shinji, muito humano!" tem gente dizendo isso nos comentário
.
Então sim, o humano pode fazer isso que Shinji fez no hospital e coisas piores, é só assistir ao jornais.
Nunca odiei o Shinji, me sinto culpado, mas me vejo nele... Um pouco, entendo ele.
Shinji é um personagem tão complexo que eu literalmente me vi nele em determinado momento da minha vida. Ele deve refletir muito da personalidade do próprio autor, porque não consigo conceber que alguém conseguiria escrever um perfil tão verossímil sem estar se baseando em si mesmo.
Meu anime predileto!! Faz da Asuka agora!
Eu adoro o Shinji!
Todos nós temos algo de Shinji, querendo reconhecimento mas cheio de medos!
VIDEOZÃO
Essa foi a melhor análise dessa sua linha de vídeos Gabi, parabéns pelo trabalho! Pessoas procurem quem vocês são é a resposta pode demorar mas... como os filósofos dizem, oque importa é a jornada
Gabi amei demais esse video! Quando puder, faz também dos demais personagens em Evangelion, tipo o Gendon
Os personagens em Evangelion, sobretudo o Shinji, têm muitos traços - acho que esse é o termo certo - do criador do anime, Hideaki Anno. Existe um documentário muito interessante em que ele dá aula para uma turma e, quando perguntam ''o que você não gosta em seu trabalho'', ele responde que ''não gosta quando vê a sí próprio nos personagens''.
Então, Evangelion tem muita subjetividade por parte do criador. A maneira que o Shinji pensa e tenta se relacionar com as pessoas, mas acaba se afastando pra não se machucar (o dilema do ouriço) é também, muito provavelmente, como Hideaki Anno se vê; ele é bem tímido, dá pra notar no documentário.
A meneira que os persongens estão constantemente tentando ajudar o Shinji e aos outros, oferecendo, algumas vezes, auto ajuda barata (''ele vai descobrir que ser adulto é saber se aproximar e se afastar das pessoas até achar a distância certa para se relacionar sem se machucar'') mas, na grande maioria, reflexões profundas do tipo ''o que eu sou? Existem dois de mim. O que as pessoas enxergam e a maneira como eu me enxergo. Mas então, o que eu sou, de fato?'', são sua filosofia de vida. Além de que, Evangelion tem um considerável teor religioso e repleto de simbolismos (The end of evangelion que o diga).
A Instrumentalidade Humana foi o último e mais radical recurso que Shinji encontrou para que, finalmente, as pessoas pudessem entendê-lo, já que ele ''não consegue mostrar o que sente'' (Ep 03 ou 04). Pode-se dizer que Shinji buscou durante o anime todo entender a sí mesmo e as outras pessoas, tentando visualizar algo invisível, diria até que buscava um sentido metafísico pra realidade, o que confunde e irrita as pessoas que tentam entender Evangelion pela lógica, pensando que tudo tem algum siguinificado racional.
No mangá do Eva, vemos que o Gendou odiava o shinji porque quando o shinji nasceu a Yue dava mais atenção ao filho do que ao marido.
Faz da Re-L de Ergo Proxy, é muito foda ver ela no começo da série como uma personagem e completamente diferente no final apesar de não demonstrar.
Muito legal. O canal Quadro em Branco tem uma analise massa tb.
Caraca, quase mas quase a minha personalidade seria igual a do Shinji. A parte de se menosprezar é muito eu. Agora, não espero que ninguém me salve. Eu sou o meu proprio salvador.
Me vi nesse comentário inteiro o.o “Sou o meu próprio salvador”.
Toca aqui! o/
Eu achava o Shinji o único personagem que prestava no anime (tirando o Kaworu que durou só um episódio), o comportamento dele era realista, e quebra um monte de clichês, mas aí veio o filme e estragou o personagem, fazendo ele fazer coisas não condizentes com o personagem do anime de 26 episódios na minha opinião, realmente a melhor forma de analisar o personagem é separando o Shinji do Anime do Shinji do filme (The End of Evangelion) do jeito que você fez Gabi, ótimo vídeo.
Os episódios 25 e 26 se passam durante o terceiro ato do filme
Assisti a várias análises sobre o Shinji e o anime, e, na minha opinião, a sua foi a que trouxe uma linguagem mais acessível ao público em geral, fora a profundidade em destrinchar as camadas do protagonista.
Ao assistir o anime me enxerguei demais no Shinji em relação a alguns aspectos (autopreciação como mecanismo de defesa e não se permitir a oportunidade de ser feliz), e olhe que eu tenho 29 anos e uma vida movimentada em termos de responsabilidades, por isso achei interessante a Gabi ressaltar que o Shinji representa problemas vivenciados por adolescentes e também por adultos. Por conta disso achei o Shinji um personagem extremamente bem desenvolvido, pois ele permite ao expectador um momento de introspecção e auto análise, e não uma projeção do que a gente quer ser, como outros animes estimulam. É um personagem e um anime pé no chão.
Enfim, o último anime que me levou a esse nível de reflexão foi Cowboy Bebop!
Falou muito bem !!!
Mais um vídeo incrível Gabi!
Eu acredito no fato de que a maioria das pessoas não gosta do Shinji por ele não ser um personagem muito óbvio, ele é simplesmente um reflexo de nós humanos. Quando nos vemos em uma pessoas ou algo que não é agradável, costumamos a querer a pessoa ou esse algo longe de nós.
Parabéns,ótima análise!
tava terminando envangelion agr será coincidência
Incrível essa obra de arte,nos mostra que mesmo diante de enormes problemas externos, ficamos paralisados em nossos próprios pensamentos e bagagens emocionais,de forma consciente ou não. Diante de um cenário apocalíptico,demostra que nossa maior fraqueza não é exterior pois conseguimos nos impor de todas as formas no sentido da aparência como demonstra a obra pois conseguimos nos adaptar aos angels criando os EVAS no entanto a maior limitação é no campo da mente e dos sentimentos demonstrando como somos vulneráveis mesmo diante de enormes responsabilidades,porém quando se trata de essência necessitamos de uma auto análise...
Muito bom, Gabi! Seria legal tbm sobre Asuka e Rei ou algo sobre daddy e mommy issues em Evangelion. Depois do último capítulo de Shingeki, acho que o Grisha tbm merece uma análise mais profunda.
Tive que parar no 6:30 pra comentar . Me identifiquei muito com o Shinji , sinto essa mesma dor , necessito que alguém me tire desse vazio que sinto . Mas eu preciso sair sozinho , só não sei como , e cada dia piora . No momento que escrevo isso cada palavra é uma lágrima que desce .
Cruzes pare de dar espaço entre as vírgulas
Me sinto Shinji todo dia
Eu também
Mais não deveria
@@shinjiikari5029 já passei essa fase já 😌
@@zehpf2269 demorou um ano kkk
@@shinjiikari5029 antes um ano que nunca KKKKK
Moça vc é psicóloga? Achei sua análise muito boa, o mais estranho foi que me identifiquei com o que você falou, e vi que eu tenho um comportamento parecido com o do Shinji em uns aspectos, e eu não tinha percebido isso assistindo ao anime, mas percebi após ver o seu vídeo.
Digo a parte de fazer o que os outros mandam.
shinji é a definição de oposição, os lados que ele desenvolve são bons demais, mesmo que ele acabe não sendo de todo bom é isso que dá mais profundidade. mais um videozao pra conta, gabi💛
Eu tbm acho que a construção e o fim dos 26 eps seja legal, só tem the end of evangelion por causa do hate que o anno e a gainax sofreram por causa do fim confuso
o ultimo ep de evangelion me fez realmente ficar muito pensativo, a atmosfera e as músicas faz vc realmente se sentir dentro da sua mente, com vc pensando em tudo e vindo imagens na sua cabeça e vc imaginando pessoas, coisas abstratas, eu realmente gosto, o filme veio por conta da galera n ter curtido o final (qneu considero oficial) ent fizeram pra agradar eles e ao mesmo tempo criticar o publico, ate hj sinto q o publico d evangelion n entendem a mensagem do anime e olha como um anime generico e q o personagem tem q sempre ser algo n humano e bom em tudo, pq se ele se assemelhar demais a um humano a pessoa assistindo n vai querer ver, porque as pessoas n querem ver alguém representando de fato um humano igual ela, mas sim alguém representando os desejos dela em forma de humano, tipo um escapismo, e é justamente isso que o shanji faz, tenta fugir da realidade e abraçar uma ideia falsa, e é isso q anime quer q vc não faça
Poxa Gabi ótimo vídeo, sem dúvida alguma o melhor desse quadro.
Eu precisava deste vídeo ... Obrigado ...
Shinji te ensina a levar leite para a sua amiga que está doente no hospital '-'
Nível de zoeira é mais de 8.000
Você está muito zoeira jovem.. continua
Yatao vc já comentou isso no "Vicio Nerd " sei até o vídeo "Os piores protagonista dos animes "
Shinji ensina que se vc acha que a sua vida e uma merda e só olhar pra vida dele que tu melhora kkkkk
@Rafael Santana up kkkkkkk
Obrigada por falar do meu personagem favorito e o que eu mais me identifico :)
Eu tmb preferi deixar as pessoas me dizerem o q fazer a vida toda pq é o mais fácil. Pra fugir da responsabilidade imensa a é Tomar uma decisão pq aí existe o risco de errar feio
É a maior idiotice odiar o Shinji por ele ter fraquezas. Talvez, nesse mundo dos animes, ele seja um dos personagens mais verossímeis. Quem não fugiria de uma responsabilidade tão alta quanto salvar o mundo? Quem, com poder que o Shinji teve nas mãos, conseguiria se manter a mesma pessoa? Ele evoluiu até, para melhor, inclusive.
Gaby, parabéns pelo quadro. Personagem que seria interessante (Ippo Makunouchi, Mamoru Takamura, Tatsuya Kimura, Masaru Aoki, Itagaki Manabu, Ichirou Miyata, Takeshi Sendou, Ryou Mashiba, Alexander Volg Zangief, Eiji Date) Todos do Anime Hajime no Ippo, acho que todos eles foram perfeito para o quadro.
Sugestão: Johan Liebert, anime Monster
Parabéns pelo vídeo. Sempre achei que o anime fosse uma jornada de auto-conhecimento, no qual temos que descobrir as nossas vocações, habilidades e ter a vontade de nos amar superando os nossos erros, independentemente de aprovação, de não viver no mundo idealizado que no final das contas só nos machuca, para daí podermos amar e ajudar melhor as pessoas ao nosso redor, por mais diferentes e conflituosas elas sejam.
Gabi seus vídeos são show parabéns. 👍👍
Gabi Xavier analisando coisas de Evangelion é um luxo.
Gabi, tem que fazer um v~ideo falando sobre os REBUILDS...
Faz sobre a asuka
Eu odiava ela mas depois entendi seus motivos e comecei a odiar o shinji 🖒
Um dos motivos de eu ter amado tanto Evangelion foi o fato de eu ter me identificado demais com o Shinji.
No final é bem interessante ver a descontrução acontecendo, pois assim como ele vai se perguntando o por que das coisas, a animação e as imagens vão mudando, começam com fotografias complexas e bem contrastadas e depois vai mudando pro anime e depois pra um sketch de anime e depois uma colorização de canetinha se reformulando de novo, até voltar a forma original
Eu gosto muito do shinji :)
Acho a personalidade dele interesante e gosto da sua personalidade ;)
****Aviso, esse comentário foi postado a um ano atrás, minha visão atual já mudou um tanto sobre a obra, e desculpas antecipadas caso eu tenha dito algo arrogante ou por algum motivo se ofendeu com ele, desculpa, hoje em dia eu escreveria um comentário completamente diferente sobre o tópico****
Quem odeia o personagem do shinji não entendeu evangelion. Eu falo isso sem pre-potencia pois quem odeia o shinji ignora todos os traumas que ele passou pela história e os episódios de Evangelion, ignora que ele não recebeu nem afeto materno quanto paterno, que em cada luta com os anjos ele estava arriscando sua vida e que ele é apenas um Adolescente depressivo, que por acaso recebeu essa função de pilotar um robô gigante e salvar a humanidade, que peso ein? vc é apenas um adolescente e recebe toda essa responsabilidade, me impressiona até que o shinji não tenha se suicidado. Ei mas quando é para falar mal dele ninguem leva isso que falei em compensação, ninguém tenta se colocar no lugar dele (até pq quem quer ser o shinji ikari) e quando eu falo que eles não entenderam ele me chamam de arrogante, pseudo-intelectual, olha, eu apenas assisti a obra e procurei entender, não é a primeira vez que assisto e eu não entendi eva de primeira
****Caso alguém comente pedindo a minha atual opinão sobre o tópico eu edito denovo esse comentário****
e tbm não sabe sobre o criador hideaki anno
eu sempre falo para as pessoas quando falo sobre evangelion "vc realmente entraria em um robô gigante para lutar com um ser totalmente desconhecido?" isso só para mostrar que shinji não é tão distante da gente, e real, depois de vc ver os traumas dele eu entendo cada vez mais a relação de amor/raiva que tinha com asuka (assim tbm como os traumas dela) dois personagens que não sabiam lidar com as próprias emoções e acabam se destruindo, mas no final entendendo que cada um tem sua individualidade
QuEm NuM GoStA dO XinJi NaO InTeNdEu EvAnJEGuE
Olha o protagonista de sangatsu que é similar que é muito melhor que o shinji, fã de Eva é tão nojento quanto pqp
@@EduardoLucas-ni7gn Uma dúvida, porque o personagem de sangatsu seria melhor que o shinji?
@@omiquelangelo a pior parte é que o robô simula a dor de todos os danos feitos a ele em você
personagem assim são os que eu mais gosto, curto muito o YUKITERO, SHINJI, ZENITSU, MIDORYA
O midoriya não se encaixa MT nisso, ele sempre vai pra cima sem se importar cm seus problemas, ele é MT amado e não tem problemas com o "vazio" familiar, ele é na vdd beem contrário do Shinji, embora seus traumas com o fato de n ter poder, ele seguiu em frente
o yukitero se encaixa tb ele so vive chorando ate final.
Zenitsu ficou muito foda nos últimos capítulos. Midoryia já tá mudando muito Mas no começo era igualzinho, porém cm o instinto de herói