A ENGESA tem uma das histórias mais incríveis tanto no sentido positivo quanto negativo. Um orgulho da indústria nacional. Achei que o único veículo (exceto tratores) fabricado pela ENGESA disponibilizado ao público civil havia sido o ENGESA 4 (nomenclatura militar EE-12). Já o Jararaca seria muito útil para a Polícia carioca. Na época de lançamento do Osório eu estava na Cavalaria. Em todo canto do regimento só se falava nele. Era motivo de orgulho. Uma das mais maravilhosas máquinas de guerra da época.
Gostei a Engesa era uma das melhores Indústria Nacionais no final das contas quem comprou as patentes do projeto dos Tanks Osório e sua tecnologia no século XX foi os Empresário da Alemanha que hoje os melhores Tanks Osório se tornou uso exclusivo do Exército da Alemanha por ser uma tecnologia muito avançada da época que foi Fabricado e vendido a outro países o Governo da Alemanha considerou o Osório uma dos melhores Tanks no seu país.
Collor de Mello, o governo que começou a sesinsustrializacão do país, no final dos anos 70, nossa indústria era quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%. Nossa indústria foi arrasada.
Poderia falar da Gurgel? Antes de falir, o Gurgel tinha fundado uma outra empresa chamada Dummont,para fabricar motores para veículos,aviões dentre outros, futuramente tbm vc poderia falar da puma que fábricava caminhões, e a miura.
O Brasil, alguns, não todos, não tem a tradição em valorizar o que presta, haja visto o que houve nessa recente eleição! A Engesa era top, e eu sempre lembro do que dizia sua propaganda: "Converta..." , ou "Transforme seu carro de tração simples para tração 4x4 da Engesa e veja só o resultado!" E as imagens da propaganda tinha uma camionete passando com dificuldades por um atoleiro com a tração simples, então, ao passar para o modo 4x4 ela vencia o atoleiro sem problemas! É o que lembro.
Sim, governo imbecil, governo Collor de Mello, o governo que mais desindustrializou o país. No final dos anos 70 nossa indústria era responsável por quase 40% do PIB hoje graças ao governo desse maldito e os que o sucederam, não chega à 8%. Nossa indústria foi arrasada!
Resumindo tua resposta camarada? Foi o seguinte! Como sempre desde sempre o Brasil puxa o saco do EUA que sempre fura o zóio nosso e breca os briques daqui. O Ozório da Engesa foi superior em todos os concorrentes no teste e os americanos como sempre uns fura olho invejosos deram o jeito de chupar o ovo do sadan e vender os deles e nós? Quebrou a Engesa que investiu milhões.
Deveria ser refundada pela sua importância estratégica. Seria uma empresa de economia mista uns 20% estatal e o restante pelo menos dois terços de investidores brasileiros como a Embraer caoa avibras etc Produzia tanques caminhões off Roald pra uso militar e civil e caminhões on Roald seria uma espécie de tatra.
Era, junto com a Embraer as pérolas da indústria nacional! Uma pena o Brasil ter perdido essa grande empresa, e isso acontece com toda nossa indústria, hoje só se quer criar gado e minerar o solo neste país. Viramos uma fazenda e um garimpo
Extremamente TRISTE , nos lembrarmos da enorme capacidade , criativa e técnica da nossa gloriosa indústria dos anos 70 , 80 e 90 , atualmente desmantelada e empobrecida !!! Mais um EXCELENTE vídeo , Parabéns por essa homenagem à esse nome que foi um grande ícone nacional !!!
2 года назад+4
Muito obrigado 🤠🤠 a Engesa merece 👏👏👏 essa é uma empresa que dá uma certa tristeza em saber que faliu 🙁
Infelizmente o Brasil não é um país para empreendedores, uma empresa assim jamais poderia ser deixada a deriva, mas assim como a Gurgel, a Engesa foi mais um patrimônio tecnológico brasileiro que fechou as portas.
Excelente vídeo. Lamentável a falta de apoio a industria nacional, em especial , a ENGESA , que detinha tecnologia e espertize para equipar nossas Forças Armadas. Triste.
2 года назад
Muito obrigado 🤠🤠 realmente é triste demais saber que uma empresa desse nível tenha sido desmantelada pelo próprio governo 😞😞
Se houver 0,0000000000000000000009% de alguma chance de recriar com outro nome que seja e retrabalhar tudo o que se fazia e até os projetos futuros seria épico. Eu acredito!!! Sou de São José dos Campos-SP. O berço da ENGESA.
O primeiro caminhão 4x4 foi produzido pela Mercedes-Benz, no ano de 1960 , apresentado na inauguração de Brasília, era o LAP 321.assista o vídeo coluna norte
Me lembro de ter visto essa Pick up Agrale em algum lugar ! Nem imaginei que teria um dedinho da Engesa ali..... Mas só podia vir mesmo da Engesa essa maravilha ! Viajei em um carro desse da Engesa em 1.998 aquí em Rondônia ! Dava pra sentir no ronco do motor a excelente qualidade do produto ! Tinha uma potência típica de um veículo militar ...... ! É pena ter acabado assim......
Parabéns pelo documentário, só uma anotação , o ENGESA EE-34 não ficou só no protótipo , segundo pesquisas ele foi feito somente para o Exército, sendo que numa primeira fase foram 86 unidades pela Envemo e 386 pela Engesa , já a segunda fase não consegui essa informação , sendo que sou um admirador e um feliz proprietário de um exemplar ano 1989 da 2 fase , o qual já viajei por vários estados Brasileiros. O bicho é bruto...
Год назад
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que relíquia hein? Parabéns 👏👏👏
Sem dúvida... Teve problemas sérios com a "perda" da concorrência da Arábia Saudita e desleal por parte das negociatas de quem nem é preciso dizer... Situação econômica da época também contribuiu... Apenas espero que nessa atualidade possa observar quem quer mesmo manter a nossa soberania nacional e sem depender de ninguém...
o vídeo é maravilhoso, mostra que faltou papel, organização é tudo, não adianta ter inventor, economista, cientista, se não tiver quem imponha ordem no empreendimento, claro que os americanos iriam barrar, foram até longe demais, deveriam ter feito o inverso, para a agricultura, igual a china tá fazendo..
2 года назад
Muito obrigado 🤠🤠 o povo tem que realmente valorizar essas pessoas, mas infelizmente o que ocorre mais é o contrário 🙁
Lamentável que os EUA tenham aplicado mais este golpe aos brasileiros tbm. Engesa era pra ser multinacional exportando engenharia genuinamente brasileira.
Foram vários os fatores que faliram a Engesa, mas o golpe de misericórdia foi dado por Collor de Mello e seu governo "visionário". Ele desprezou o Osório, essas encomendas desse tanque seriam vitais para a Engesa, com isso o maldito governo Collor tb inviabilizou as exportações do blindado. Quem iria comprar um veículo que nem seu próprio exército adota? E esses "visionários" das forças armadas estão em nova geração, recentemente adotaram o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras, o corpo de fuzileiros navais tb desprezou nossos veículos, adotou um veículo do tipo, só que norte americano. É não para por aí, a FAB tb entra nessa, esta alega não ter $$$, cancelou várias unidades do KC390, que inclusive está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas para continuar viva, mas em vez disso, adquiriu do exterior dois "imprescindíveis" aviões Airbus A330, para missões que nosso KC390 com unidades à mais poderia fazer, como fez recentemente repatriando brasileiros da Ucrânia. A mesma FAB que alegando razões estapafúrdias tb desativou os helicópteros russos Mi35, deixando nossa Amazônia ainda mais vulnerável, mais ainda: tb "deu um tempo" no míssil anti radar que estava em desenvolvimento. Tudo esse $$$$$$ foi desviado para a compra desses elefantes brancos A330. Como já disse é uma tradição de descaso com nossa indústria pelos "visionários" essa foi a causa da falência da Engesa e muitas outras, como a Bernrdini e a gaúcha Motopeças, a AVIBRAS tb está em recuperação judicial. Quem tem "visionário" não precisa de inimigo.
Temos que valorizar nossas cores, assim como é feito em outros países. ENGESA, Gurgel e tantas outras, nesse vídeo temos o exemplo do Uirapuru que teve seu projeto planejado pela inglesa Jansen e nada foi feito.
Na verdade o motor do Osório não pode ser importado por conta de embargos. Nenhum país do exterior iria fornecer um motor diesel de 1000 CV p fazer um MBT. Daí a Engesa solicitou a MWM, motores Diesel, feitos originalmente p uso em geradores de energia. Fizeram algumas adaptações p uso no blindado e deu muito certo. Portanto o motor do Osório foi produzido no Brasil mesmo.
Lembro dos caminhões com tração nos tres eixos... Eram utilizados para o Pantanal com as campanhas de mapeamentos do RadamBR e da Divisão de Geociências do Centro-Oeste do IBGE... Depois foram utilizandos cada vez mais os jeeps Toyotas Bandeirantes com tanques sobressalentes de 200 litros... Os caminhões foram importantes para se servirem como apoios às atividades das equipes menores como postos de combustíveis e dormitórios adaptados nas suas caçambas...
Pode ter havido pressão americana para a Arábia Saudita não ter adquirido o tanque Osório, mas a verdade é que nenhum país compra equipamento militar de qualquer tipo que não seja utilizado operacionalmente pelo país de origem. O uso regular com sucesso é a prova definitiva de que o produto é realmente bom. Isso não aconteceu com o Osório, pois o Exército Brasileiro não o adquiriu. Essa é a verdadeira causa do seu triste fim.
Sabe descobri uma coisa o problemas que o Brasil não tem casife pra encomendar muito tankes aí a indústria de tankes fecha só tem uma solidão e o seguinte
Como todas as empresas nacionais, nunca ouve interesse de nossos governantes em privilegia-las, Gurgel, FNM e outras Enquanto algumas fabricantes de automóveis que eram subsidiadas pelo governo viraram as costas para o nosso país, os imprendedores nacionais são deixados a própria sorte, por interesses escusos. Realmente uma pena uma empresa desse porte acabar dessa forma.
2 года назад+3
Temos governos sequencialmente empenhados em acabar com as grandes indústrias nacionais, sempre mantendo os "vantajosos" (para alguém, não para o país) com as multinacionais que fabricam produtos bem mais caros e de manutenção extremamente complicada e cara.
@ Os motores da CBT eram bem menores para uso bem mais difundido, motores como os desse grandes tanques fugiriam totalmente do escopo da Engesa, não teriam mercado, escala de produção, etc.
GURGEL / ENGESA / ENTRE OUTRAS = Aqui nesse pais de "carnaval" as boas empresas morrem ! Por isso não temos uma fabricante de automoveis ....quem se arrisca...investir...nadar...nadar...ser roubado e morrer na praia! Tomara que nosso pais amadureça um dia, antes que seja tarde demais e sejamos totalmente dependente de tecnologias extrangeiras. E lá fora nossa imagen seja de um bordel a céu aberto!
Eram muito competentes na engenharia, mas muito fracos em administrar riscos. O empresaria nao pode contar muito com a sorte, principalmente quando a sorte depende de governos, ou seja, o risco tem que ser muito mais gerenciado.
Foi destruído pelo governo Collor de Mello, assim como toda nossa indústria. Só para ter uma idéia: Nossa indústria, que no final dos anos 70, era quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%, nossa indústria foi destruída!
No governo Bolsonaro o exército brasileiro adotou o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras, (Avibras que está em recuperação judicial),o corpo de fuzileiros navais tb desprezou nossa indústria, adquiriu um veículo do tipo, só que norte americano. Em seu governo até os "visionários" da FAB tb agiram, compraram os "imprescindíveis" aviões Airbus A330, mesmo com o Embraer KC390 podendo com unidades à mais, cumprir a mesma missão, que inclusive fez recentemente, repatriando brasileiros na guerra da Ucrânia. O KC390 tb está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas para se manter "viva", mas os "visionários " da FAB não se importam, desativaram tb os helicópteros russos Mi35 alegando razões estapafúrdias, deixando nossa Amazônia ainda mais desguarnecida, mais ainda: deixaram de lado o desenvolvimento junto à indústria nacional do míssil anti radar, tudo em prol de ter caixa $$$$$ para adotar esses elefantes brancos Airbus A330. Como visto então, temos longa tradição de "visionários" sabotando nossa indústria, quem tem esses "visionários" não precisa de inimigo!
Um ex Engenheiro da engesa disse que hj a empresa era pra ser maior até que a embraer, imagina onde estaríamos? E pensar que hj uma extrangeira, IVECO fábrica o nosso Guarani...
Sim, os "visionários" destruíram nossa indústria bélica, não só a Engesa (que era de longe a maior), mas tb a gaúcha Motopeças e a Bernardini. E esses "visionários" agora estão em nova geração. Recentemente o exército brasileiro adotou o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras (Avibras que está em recuperação judicial). A FAB com seus "visionários" tb entra nessa, adquiriu dois carissimos $$$$$ aviões Airbus A330 para transporte de longo alcance, missão esta que nosso KC390 poderia com unidades à mais poderia fazer (pode ser até reabatecido em vôo), como fez recentemente na guerra da Ucrânia repatriando brasileiros. Inclusive o KC390 está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas urgente, a FAB tb desativou os poderosos helicópteros russos Mi35 alegando razões estapafúrdias, deixando nossa Amazônia ainda mais desguarnecida. Mais outra da FAB: o desenvolvimento do míssil anti radar tb foi posto de lado. Tudo para ter $$$$$$ para se comprar esses "imprescindíveis" Airbus A330 que serão usados de vez em nunca. Pelo exposto se vê que temos longa tradição de descaso com nossa indústria. Quem tem "visionário" não precisa de inimigo!
História linda! Mas pelo que vi ela deixou seu legado no país. Talvez se continuasse investindo em tratores continuaria viva. Mas a parte do próprio país não acreditar no projeto do melhor tanque do mundo foi forte.
O Brasil sempre teve as maiores Fabricação e demanda mais o Governo Brasileiro e o culpado estamos falando da América latina do Sul mais rica do mundo.
Aquela época se tinha engenheiro de verdade, nos dias de hoje nem carros que presta sabem fazer, tem alguns modelos que para trocar uma correia tem que tirar a carcaça do carro deixando só motor e chassi. Triste fazendo uma avaliação profunda as indústrias em certas coisas ANDAM PARA TRÁS.
Vendo eu esta historia , ficando sempre ...inconformado...!!! De como deixaram uma empresa bélica genuinamente nacional a chegar a este ponto !! Sem nada podendo ou pior ?? Não se demostrando nenhum interesse ao fazer algo que pudesse salva la !! Poderíamos hoje nesta atual geopolítica ? Sermos uma das maiores potencias mundiais neste seguimento!! ..faltou patriotismo ..!!
2 года назад+1
É o que sinto também...se a tivessem ajudado hoje seria uma multinacional com certeza!
O PROBLEMA DA ENGESA FOI PRINCIPALMENTE DE GESTÃO. ELA DEVIA PACAS, AÍ ENTRA NESSA DO OSÓRIO QUE ERA APENAS UM PROTÓTIPO, NÃO TINHA LINHA DE MONTAGEM E AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ELA APOSTOU ALTO E ERRADO. O TANQUE ERA ÓTIMO, MAS VINHAM PEÇAS DE TUDO QUE ERA LUGAR: A LAGARTA DE UM, TORRE DE OUTRO, MOTOR NÃO SEI DA ONDE ETC. PÉSSIMA GESTÃO E ELA TINHA GARANTIA NENHUMA DE SUA COMPRA, FOI UM TIRO NO ESCURO.
Sim, governo Collor de Mello, o que iniciou a desindustrialização do país, no final dos anos 70 nossa indústria representava quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%. Nossa indústria em geral foi destruída!
Na boa....Engesa faliu por gestão ruim e falta de liderança. No mais era um ralo de dinheiro público. Obvio que se faz ótimos projetos quando se tem orçamento "infinito" do Estado. Foi dar uma balancadinha e faliu. Muuuuitos políticos e militares enriqueceram com a corrupção da Engesa.
O triste fim da Engesa foi provocado por dois fatores externos, nos quais o governo teve mesmo parte da culpa. O calote do Iraque era quase garantido. Foi uma aposta alta. E os americanos não perdoaram, quando os brasileiros ousaram apresentar um produto melhor aos árabes (Osório X Abrahams). Usaram toda a sua influência para obrigar os árabes a escolher seu tanque. Um mea culpa deve ser feito também por não haver uma boa gestão interna na empresa, que tinha uma enorme gama de produtos bons, dava para sanear e focar nos sucessos absolutos. Tomara que de alguma forma a lição tenha sido aprendida. Infelizmente parece que não, ao invés de privatizar, estamos estatizando e militarizando nossa sofrida indústria espacial...
Faz um progeto de vinte anos aí não aperta o governo e as indústrias não fechado encomendado o ozorio 600 tankes 500 8/8 120 obuzeiro avibraz tupan envestir em canhão 20/155 tudo estritamente nacional só assim o Brasil vai ficar independencias tem que ter investimento só pra desenvolver cinco bilhões aí sim o Brasil anda
Um orgulho da engenharia nacional que o governo deixou falir
O povo Brasileiro agradece a tecnologia nacionais aos engenheiros e empresários que investiu na tecnologia de ponta do Brasil.
A ENGESA tem uma das histórias mais incríveis tanto no sentido positivo quanto negativo. Um orgulho da indústria nacional. Achei que o único veículo (exceto tratores) fabricado pela ENGESA disponibilizado ao público civil havia sido o ENGESA 4 (nomenclatura militar EE-12). Já o Jararaca seria muito útil para a Polícia carioca. Na época de lançamento do Osório eu estava na Cavalaria. Em todo canto do regimento só se falava nele. Era motivo de orgulho. Uma das mais maravilhosas máquinas de guerra da época.
Gostei a Engesa era uma das melhores Indústria Nacionais no final das contas quem comprou as patentes do projeto dos Tanks Osório e sua tecnologia no século XX foi os Empresário da Alemanha que hoje os melhores Tanks Osório se tornou uso exclusivo do Exército da Alemanha por ser uma tecnologia muito avançada da época que foi Fabricado e vendido a outro países o Governo da Alemanha considerou o Osório uma dos melhores Tanks no seu país.
Uma das melhores empresas do país,uma das melhores do mundo! A ENGESA não deveria se acabar assim! Lamentável 😔
Collor de Mello, o governo que começou a sesinsustrializacão do país, no final dos anos 70, nossa indústria era quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%. Nossa indústria foi arrasada.
*desindustrialização
Poderia falar da Gurgel? Antes de falir, o Gurgel tinha fundado uma outra empresa chamada Dummont,para fabricar motores para veículos,aviões dentre outros, futuramente tbm vc poderia falar da puma que fábricava caminhões, e a miura.
Vail Gomes...ex diretor da Engesa. Parabéns pelo video
Muito obrigado amigo 🤠🤠 com certeza é uma honra ter feito parte de uma empresa tão sensacional como foi a Engesa 😃😃 parabéns 👏👏👏
Excelente vídeo, parabéns. Triste saber que uma grande empresa como a Engesa teve um fim tão triste.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 realmente é uma história de dar pena 😞 uma empresa tão foda se acabar assim
Excelente, documentário espetacular, edição, narração.⚔️🇧🇷⚔️
Muito obrigado amigo 🤠🤠 Valeu!
Aqui neste país uma pena tinha uma grande empresa mais governo não ajudou imagina hoje seria uma das grandes do mundo
É sempre assim!
Os Engesa 4 ainda são vistos nas dunas do nordeste, em off-road severo. Se sai muito bem, mesmo andando com os modernos Troller 3.0.
O Brasil, alguns, não todos, não tem a tradição em valorizar o que presta, haja visto o que houve nessa recente eleição! A Engesa era top, e eu sempre lembro do que dizia sua propaganda: "Converta..." , ou "Transforme seu carro de tração simples para tração 4x4 da Engesa e veja só o resultado!" E as imagens da propaganda tinha uma camionete passando com dificuldades por um atoleiro com a tração simples, então, ao passar para o modo 4x4 ela vencia o atoleiro sem problemas! É o que lembro.
A Engesa está de Parabéns por representar uma das melhores tecnologia avançada na época.
Problema do Osório é que ele era uma salada de peças de vários países, e isso gera uma dependência que é ruim para um pais em guerra.
ENGESA, GURGEL, CBT; grandes empresa e grande capacidade de tecnologia e criatividade que não foram respeitados pelo governo
resumo de empresas no brasil : viu uma demanda, atendeu a demanda, teve problemas com concorrentes e financeiros, governo virou as costas
Não tinha lei Rouanet
Kkkkkk
Sim, governo imbecil, governo Collor de Mello, o governo que mais desindustrializou o país. No final dos anos 70 nossa indústria era responsável por quase 40% do PIB hoje graças ao governo desse maldito e os que o sucederam, não chega à 8%. Nossa indústria foi arrasada!
Político bom você já sabe o resto né kkkkk
Resumindo tua resposta camarada? Foi o seguinte! Como sempre desde sempre o Brasil puxa o saco do EUA que sempre fura o zóio nosso e breca os briques daqui. O Ozório da Engesa foi superior em todos os concorrentes no teste e os americanos como sempre uns fura olho invejosos deram o jeito de chupar o ovo do sadan e vender os deles e nós? Quebrou a Engesa que investiu milhões.
Deveria ser refundada pela sua importância estratégica.
Seria uma empresa de economia mista uns 20% estatal e o restante pelo menos dois terços de investidores brasileiros como a Embraer caoa avibras etc
Produzia tanques caminhões off Roald pra uso militar e civil e caminhões on Roald seria uma espécie de tatra.
Um dos melhores vídeo que eu vi falando da Engesa
Muito obrigado 🤠🤠 fico muito feliz de saber disso 😊
Tô ficando velho.... lembro do Osório, Urutu e Cascavel. Salvo engano, governo Geisel...
Que pena o governo deixar a ENGESA ir a falência pois era uma empresa que competia com produtos de primeiro mundo !
Jairo Severo dos Santos Jr. - Campo Grande-MS, 16/07/2022. Tbém assisto e apoio esse canal.🤝🏼🙌🏼🇧🇷🇧🇷
Muito obrigado 🤠🤠🙏🙏
Era, junto com a Embraer as pérolas da indústria nacional! Uma pena o Brasil ter perdido essa grande empresa, e isso acontece com toda nossa indústria, hoje só se quer criar gado e minerar o solo neste país. Viramos uma fazenda e um garimpo
É lamentável ter acabado dessa maneira a Engesa me admiro muito com esses equipamentos principalmente com os tratorzão
Extremamente TRISTE , nos lembrarmos da enorme capacidade , criativa e técnica da nossa gloriosa indústria dos anos 70 , 80 e 90 , atualmente desmantelada e empobrecida !!! Mais um EXCELENTE vídeo , Parabéns por essa homenagem à esse nome que foi um grande ícone nacional !!!
Muito obrigado 🤠🤠 a Engesa merece 👏👏👏 essa é uma empresa que dá uma certa tristeza em saber que faliu 🙁
O que aconteceu com a ENGESA, foi o mesmo que aconteceu com a GURGEL (falta de incentivo do governo).
Foi ótimo.
Muito obrigado 🤠🤠 que bom que gostou 😊🙏
Infelizmente o Brasil não é um país para empreendedores, uma empresa assim jamais poderia ser deixada a deriva, mas assim como a Gurgel, a Engesa foi mais um patrimônio tecnológico brasileiro que fechou as portas.
Lamentável como esse país age com quem empreende...
Nossa na minha opinião foi a maior é á mais moderna na quela época pois tênho muito adimiraçao desta . Sem apoio governamental e difiçio
Excelente vídeo. Lamentável a falta de apoio a industria nacional, em especial , a ENGESA , que detinha tecnologia e espertize para equipar nossas Forças Armadas. Triste.
Muito obrigado 🤠🤠 realmente é triste demais saber que uma empresa desse nível tenha sido desmantelada pelo próprio governo 😞😞
Uma jóia que o brasileiro não soube dar valor.
Se houver 0,0000000000000000000009% de alguma chance de recriar com outro nome que seja e retrabalhar tudo o que se fazia e até os projetos futuros seria épico. Eu acredito!!!
Sou de São José dos Campos-SP. O berço da ENGESA.
O primeiro caminhão 4x4 foi produzido pela Mercedes-Benz, no ano de 1960 , apresentado na inauguração de Brasília, era o LAP 321.assista o vídeo coluna norte
Mas até onde sei não era com o sistema bumerangue,usava dois diferenciais
Muito LEGAL, valeu!
Muito obrigado 🤠🤠 eu é quem agradeço pela audiência 😄😄🙏🙏
Parabéns pelo documentário, mostrou com excelência a história da Engesa.
Muito obrigado 🤠🤠 que bom que gostou 😃
Me lembro de ter visto essa Pick up Agrale em algum lugar ! Nem imaginei que teria um dedinho da Engesa ali..... Mas só podia vir mesmo da Engesa essa maravilha ! Viajei em um carro desse da Engesa em 1.998 aquí em Rondônia ! Dava pra sentir no ronco do motor a excelente qualidade do produto ! Tinha uma potência típica de um veículo militar ...... ! É pena ter acabado assim......
Ali não foi dedinho, a Agrale não projeta nada, faz só sob licença, copia e cola. O projeto é todo Engesa.
Boa noite ,uma pena ter um fim assim ,a engesa ajudou muito o Brasil com sua tecnologia .Muito bom seu vídeo 👏👏.
Muito obrigado 🤠🤠
Parabéns pelo documentário, só uma anotação , o ENGESA EE-34 não ficou só no protótipo , segundo pesquisas ele foi feito somente para o Exército, sendo que numa primeira fase foram 86 unidades pela Envemo e 386 pela Engesa , já a segunda fase não consegui essa informação , sendo que sou um admirador e um feliz proprietário de um exemplar ano 1989 da 2 fase , o qual já viajei por vários estados Brasileiros. O bicho é bruto...
Muito obrigado amigo 🤠🤠 que relíquia hein? Parabéns 👏👏👏
Que dor no coração ver essa gigante e os desgovernantes terem-na deixado morrer
Uma verdadeira VERGONHA ❗❗❗NEM os militares conseguiram bater o pé é salvar uma indústria tão necessária ao BRASIL como a saudosa ENGESA ❗❗❗😔😔😔
Sem dúvida... Teve problemas sérios com a "perda" da concorrência da Arábia Saudita e desleal por parte das negociatas de quem nem é preciso dizer...
Situação econômica da época também contribuiu...
Apenas espero que nessa atualidade possa observar quem quer mesmo manter a nossa soberania nacional e sem depender de ninguém...
o vídeo é maravilhoso, mostra que faltou papel, organização é tudo, não adianta ter inventor, economista, cientista, se não tiver quem imponha ordem no empreendimento, claro que os americanos iriam barrar, foram até longe demais, deveriam ter feito o inverso, para a agricultura, igual a china tá fazendo..
Muito obrigado 🤠🤠 o povo tem que realmente valorizar essas pessoas, mas infelizmente o que ocorre mais é o contrário 🙁
O Brasil tem tecnologia, o que falta é investimento do governo.
Se precisa de dinheiro público para sobreviver edqueca
Esse canal é uma joia !! O melhor documentário sobre, que eu já vi
Muito obrigado 🤠🤠 fiquei lisonjeado! Fiquei feliz pelo elogio 😃😃
@ ❤
Lamentável que os EUA tenham aplicado mais este golpe aos brasileiros tbm. Engesa era pra ser multinacional exportando engenharia genuinamente brasileira.
Triste fim, eu era jovem, tive interesse de trabalhar nesta empresa.
Foram vários os fatores que faliram a Engesa, mas o golpe de misericórdia foi dado por Collor de Mello e seu governo "visionário".
Ele desprezou o Osório, essas encomendas desse tanque seriam vitais para a Engesa, com isso o maldito governo Collor tb inviabilizou as exportações do blindado. Quem iria comprar um veículo que nem seu próprio exército adota?
E esses "visionários" das forças armadas estão em nova geração, recentemente adotaram o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras, o corpo de fuzileiros navais tb desprezou nossos veículos, adotou um veículo do tipo, só que norte americano.
É não para por aí, a FAB tb entra nessa, esta alega não ter $$$, cancelou várias unidades do KC390, que inclusive está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas para continuar viva, mas em vez disso, adquiriu do exterior dois "imprescindíveis" aviões Airbus A330, para missões que nosso KC390 com unidades à mais poderia fazer, como fez recentemente repatriando brasileiros da Ucrânia.
A mesma FAB que alegando razões estapafúrdias tb desativou os helicópteros russos Mi35, deixando nossa Amazônia ainda mais vulnerável, mais ainda: tb "deu um tempo" no míssil anti radar que estava em desenvolvimento. Tudo esse $$$$$$ foi desviado para a compra desses elefantes brancos A330.
Como já disse é uma tradição de descaso com nossa indústria pelos "visionários" essa foi a causa da falência da Engesa e muitas outras, como a Bernrdini e a gaúcha Motopeças, a AVIBRAS tb está em recuperação judicial.
Quem tem "visionário" não precisa de inimigo.
Temos que valorizar nossas cores, assim como é feito em outros países. ENGESA, Gurgel e tantas outras, nesse vídeo temos o exemplo do Uirapuru que teve seu projeto planejado pela inglesa Jansen e nada foi feito.
Muito bom o vídeo!
Muito obrigado 🤠🤠
apenas uma das tantas empresas nacionais que os Estados Unidos fizeram.irem a falência da forma mais imunda e desumana .cruel e desumana imaginada
Um show de empresa e show de políticos incompetentes .
Na verdade o motor do Osório não pode ser importado por conta de embargos.
Nenhum país do exterior iria fornecer um motor diesel de 1000 CV p fazer um MBT.
Daí a Engesa solicitou a MWM, motores Diesel, feitos originalmente p uso em geradores de energia.
Fizeram algumas adaptações p uso no blindado e deu muito certo.
Portanto o motor do Osório foi produzido no Brasil mesmo.
Lembro dos caminhões com tração nos tres eixos... Eram utilizados para o Pantanal com as campanhas de mapeamentos do RadamBR e da Divisão de Geociências do Centro-Oeste do IBGE... Depois foram utilizandos cada vez mais os jeeps Toyotas Bandeirantes com tanques sobressalentes de 200 litros... Os caminhões foram importantes para se servirem como apoios às atividades das equipes menores como postos de combustíveis e dormitórios adaptados nas suas caçambas...
O usa , atrapalhou a venda do tanque 😢😢😢😢😢😢
Pode ter havido pressão americana para a Arábia Saudita não ter adquirido o tanque Osório, mas a verdade é que nenhum país compra equipamento militar de qualquer tipo que não seja utilizado operacionalmente pelo país de origem. O uso regular com sucesso é a prova definitiva de que o produto é realmente bom. Isso não aconteceu com o Osório, pois o Exército Brasileiro não o adquiriu. Essa é a verdadeira causa do seu triste fim.
Top
O último yankee mariner tatuado com quem me deparei me perguntando onde era o Museu do Amanhã o mandei pegar o 474 até o ponto final.
O que move o mundo é o dinheiro. E dinheiro tem nome: chama-se Dolar.
Chega doe coração
Emgeza focou na lembranças paracenpre
Que pena brasileiro não é patriota .
Canal Top Top Top 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷!!
Muito obrigado 🤠🤠
Péssimos governos que não ajudaram a tecnologia nacional.
Lamentável mesmo uma pena ter acabado
Sabe descobri uma coisa o problemas que o Brasil não tem casife pra encomendar muito tankes aí a indústria de tankes fecha só tem uma solidão e o seguinte
É a versão Tatra no Brasil.
Fãs um vídeo sobre os micro tratores tobatta
Por isso dou risada da crise da Boeing, não dos acidentes que são perdas de inocentes, mas dá turbulência e perda de clientes...
Como todas as empresas nacionais, nunca ouve interesse de nossos governantes em privilegia-las, Gurgel, FNM e outras
Enquanto algumas fabricantes de automóveis que eram subsidiadas pelo governo viraram as costas para o nosso país, os imprendedores nacionais são deixados a própria sorte, por interesses escusos.
Realmente uma pena uma empresa desse porte acabar dessa forma.
Temos governos sequencialmente empenhados em acabar com as grandes indústrias nacionais, sempre mantendo os "vantajosos" (para alguém, não para o país) com as multinacionais que fabricam produtos bem mais caros e de manutenção extremamente complicada e cara.
Deveria ter desenvolvido motores próprios, o q os poderosos não permitiriam, infelizmente.
Sabe que pensei nisso também? A CBT chegou a fazer motor próprio...outra grande que não sobreviveu ☹️
@ Os motores da CBT eram bem menores para uso bem mais difundido, motores como os desse grandes tanques fugiriam totalmente do escopo da Engesa, não teriam mercado, escala de produção, etc.
@@edilsonmartins6653 os motores da cbt eram para uso veicular né?
@@edilsonmartins6653 motores para blindados é muito caro e complexo, nem a mwm deve ter um modelo do tipo.
Uma pena que perdemos essa empresa tão promissora. É,... se estivesse um made in USA. achariamos os melhores do mundo
Ótimo documentário, parabéns 👏👏👏👏👏👏
GURGEL / ENGESA / ENTRE OUTRAS = Aqui nesse pais de "carnaval" as boas empresas morrem ! Por isso não temos uma fabricante de automoveis ....quem se arrisca...investir...nadar...nadar...ser roubado e morrer na praia! Tomara que nosso pais amadureça um dia, antes que seja tarde demais e sejamos totalmente dependente de tecnologias extrangeiras. E lá fora nossa imagen seja de um bordel a céu aberto!
💪
Lamento pela engesa e a cbt . Assim como a varig a vidraria santa marina .
Santa Marina é francesa, nunca foi brasileira.
Faz a história da fendt quando começou e quando chegou ao Brasil
Eram muito competentes na engenharia, mas muito fracos em administrar riscos. O empresaria nao pode contar muito com a sorte, principalmente quando a sorte depende de governos, ou seja, o risco tem que ser muito mais gerenciado.
Era para ter respaldo do governo, ainda mais uma empresa estratégica, na epoca uma das maiores fabricantes de armamento bélico no mundo.
Quando vejo uma foto do Osório até me arrepia...
Foi destruído pelo governo Collor de Mello, assim como toda nossa indústria. Só para ter uma idéia: Nossa indústria, que no final dos anos 70, era quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%, nossa indústria foi destruída!
Mas tem informação errada aí,...o EE34 não ficou só no protótipo, a não ser que ele esteja comigo agora.
Espero que o presidente tente revitalizar essa empresa
Só se for o próximo. Nada espero "desse daí".
No governo Bolsonaro o exército brasileiro adotou o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras, (Avibras que está em recuperação judicial),o corpo de fuzileiros navais tb desprezou nossa indústria, adquiriu um veículo do tipo, só que norte americano. Em seu governo até os "visionários" da FAB tb agiram, compraram os "imprescindíveis" aviões Airbus A330, mesmo com o Embraer KC390 podendo com unidades à mais, cumprir a mesma missão, que inclusive fez recentemente, repatriando brasileiros na guerra da Ucrânia. O KC390 tb está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas para se manter "viva", mas os "visionários " da FAB não se importam, desativaram tb os helicópteros russos Mi35 alegando razões estapafúrdias, deixando nossa Amazônia ainda mais desguarnecida, mais ainda: deixaram de lado o desenvolvimento junto à indústria nacional do míssil anti radar, tudo em prol de ter caixa $$$$$ para adotar esses elefantes brancos Airbus A330.
Como visto então, temos longa tradição de "visionários" sabotando nossa indústria, quem tem esses "visionários" não precisa de inimigo!
Bem que as indústrias tenta envestir mais o governo não apoia aí as fábricas fecham o Brasil hoje seria uma potência mundial se o governo apoiar
Dá vontade de chorar 🥹
TOP 10
Um ex Engenheiro da engesa disse que hj a empresa era pra ser maior até que a embraer, imagina onde estaríamos? E pensar que hj uma extrangeira, IVECO fábrica o nosso Guarani...
Sim, os "visionários" destruíram nossa indústria bélica, não só a Engesa (que era de longe a maior), mas tb a gaúcha Motopeças e a Bernardini. E esses "visionários" agora estão em nova geração. Recentemente o exército brasileiro adotou o veículo blindado leve Lince da Iveco Fiat Italiana em detrimento de nacionais em desenvolvimento como o Gladiador da Imbra e o Guará da Avibras (Avibras que está em recuperação judicial).
A FAB com seus "visionários" tb entra nessa, adquiriu dois carissimos $$$$$ aviões Airbus A330 para transporte de longo alcance, missão esta que nosso KC390 poderia com unidades à mais poderia fazer (pode ser até reabatecido em vôo), como fez recentemente na guerra da Ucrânia repatriando brasileiros. Inclusive o KC390 está com sua linha de produção ociosa necessitando de encomendas urgente, a FAB tb desativou os poderosos helicópteros russos Mi35 alegando razões estapafúrdias, deixando nossa Amazônia ainda mais desguarnecida. Mais outra da FAB: o desenvolvimento do míssil anti radar tb foi posto de lado. Tudo para ter $$$$$$ para se comprar esses "imprescindíveis" Airbus A330 que serão usados de vez em nunca.
Pelo exposto se vê que temos longa tradição de descaso com nossa indústria.
Quem tem "visionário" não precisa de inimigo!
História linda!
Mas pelo que vi ela deixou seu legado no país.
Talvez se continuasse investindo em tratores continuaria viva.
Mas a parte do próprio país não acreditar no projeto do melhor tanque do mundo foi forte.
O Brasil sempre teve as maiores Fabricação e demanda mais o Governo Brasileiro e o culpado estamos falando da América latina do Sul mais rica do mundo.
Aquela época se tinha engenheiro de verdade, nos dias de hoje nem carros que presta sabem fazer, tem alguns modelos que para trocar uma correia tem que tirar a carcaça do carro deixando só motor e chassi. Triste fazendo uma avaliação profunda as indústrias em certas coisas ANDAM PARA TRÁS.
Gotava da marca
Shooow amigão já conhecia a história da Engesa infelizmente não é a única q os governos nossos deicharao acabar🤦♂️pbns pelo vídeo amigão 👏👏👏🙋♂️
Muito obrigado 🤠🤠 infelizmente ela não foi a única que foi pro saco. Tem muita empresa chique que acabou
@ sim infelizmente. Abcao 🙋♂️
🏆🏆🏆
Vendo eu esta historia , ficando sempre ...inconformado...!!! De como deixaram uma empresa bélica genuinamente nacional a chegar a este ponto !! Sem nada podendo ou pior ?? Não se demostrando nenhum interesse ao fazer algo que pudesse salva la !! Poderíamos hoje nesta atual geopolítica ? Sermos uma das maiores potencias mundiais neste seguimento!! ..faltou patriotismo ..!!
É o que sinto também...se a tivessem ajudado hoje seria uma multinacional com certeza!
Pena que faliu faz parte da nossa história
O PROBLEMA DA ENGESA FOI PRINCIPALMENTE DE GESTÃO. ELA DEVIA PACAS, AÍ ENTRA NESSA DO OSÓRIO QUE ERA APENAS UM PROTÓTIPO, NÃO TINHA LINHA DE MONTAGEM E AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ELA APOSTOU ALTO E ERRADO. O TANQUE ERA ÓTIMO, MAS VINHAM PEÇAS DE TUDO QUE ERA LUGAR: A LAGARTA DE UM, TORRE DE OUTRO, MOTOR NÃO SEI DA ONDE ETC. PÉSSIMA GESTÃO E ELA TINHA GARANTIA NENHUMA DE SUA COMPRA, FOI UM TIRO NO ESCURO.
Engesa e Troller e o desmonte de nossa industria, uma imensa vergonha para nosso país, somos competentes mas o governo atrapalha 👍🏻
Maldito governo, não salvou a empresa 🤬
Sim, governo Collor de Mello, o que iniciou a desindustrialização do país, no final dos anos 70 nossa indústria representava quase 40% do PIB, hoje não chega à 8%.
Nossa indústria em geral foi destruída!
@@edilsonmartins6653 me diga uma coisa, esse governo morreu? Se morreu tomara que foi pro inferno
Na boa....Engesa faliu por gestão ruim e falta de liderança. No mais era um ralo de dinheiro público. Obvio que se faz ótimos projetos quando se tem orçamento "infinito" do Estado. Foi dar uma balancadinha e faliu.
Muuuuitos políticos e militares enriqueceram com a corrupção da Engesa.
Acabei de vez com Máfia governamental e todo mundo fica rico de novo e acaba com toda pobreza do Brasil.
O triste fim da Engesa foi provocado por dois fatores externos, nos quais o governo teve mesmo parte da culpa. O calote do Iraque era quase garantido. Foi uma aposta alta. E os americanos não perdoaram, quando os brasileiros ousaram apresentar um produto melhor aos árabes (Osório X Abrahams). Usaram toda a sua influência para obrigar os árabes a escolher seu tanque. Um mea culpa deve ser feito também por não haver uma boa gestão interna na empresa, que tinha uma enorme gama de produtos bons, dava para sanear e focar nos sucessos absolutos.
Tomara que de alguma forma a lição tenha sido aprendida. Infelizmente parece que não, ao invés de privatizar, estamos estatizando e militarizando nossa sofrida indústria espacial...
Faz um progeto de vinte anos aí não aperta o governo e as indústrias não fechado encomendado o ozorio 600 tankes 500 8/8 120 obuzeiro avibraz tupan envestir em canhão 20/155 tudo estritamente nacional só assim o Brasil vai ficar independencias tem que ter investimento só pra desenvolver cinco bilhões aí sim o Brasil anda