Filosofia do erro: eu não passei no enem da primeira vez. Eu nunca tirei dez na universidade. Eu nãosei falar e escrever inglês aos 40 anos. Jamais consegui bolsa em Universidade pública. Mesmo assim, agradeço imensamente por ser um humano único e especial através de cada encontro. Nossa genialidade está na reinvenção de cada erro como oportunidade de se aproximar desses mundos diversificados em sociedade. Parabéns canal.
Tô assistindo pela terceira vez esse vídeo, enquanto escrevo as minhas 400 palavras depois de 3 semanas na paralisia. Resolvi comentar porque esse movimento era tudo que a gente precisava nesse momento. Obrigada por isso, profes!
Galera q achou a live "reconfortante" tem q correr por blog da Karina, toda vez q travo a escrita, aperta o coração e bate a auto crítica eu corro pra lá
@@gabilore isso acontece com todos em muitos momentos da vida acadêmica , por isso o blog da Karina me ajudou tanto, perceber q até o professores q "chegaram lá" vivem esses momentos é consolador. Dê uma passada por lá, tenho certeza que vai até ajudar tb !
Estou muito grato pela belíssima aula, estou passando por esse adoecimento.... estava difícil para mim escrever meu Tcc, não conseguia escrever nada... até mesmo tendo uma carga de leitura que me possibilitaria escrever algo. mas precisei entender o meu ritmo e meu tempo ( tudo que me envolvia). vendo este vídeo fiquei mega empolgado para escrever. Obrigado
Pensei exatamente isso... Um aulão com esse vídeo! Muitos professores e orientadores precisam ver isso também, porque muitos já esqueceram o quão difícil é escrever uma tese, ainda mais em meio a uma pandemia e a falta de perspectiva que o Brasil vive.
Palavras amorosas pra explicar o árduo trabalho de escrever... Karina tem uma clareza, uma simplicidade de linguagem, uma objetividade, sempre cheia de dicas... empatia total com os "sofredores" hehehe... absolutamente tudo o que ela disse tem utilidade, cria vínculo, engaja, anima, e nos faz ver que ninguém está sozinho nessa tarefa... Parabéns, Karina! Mais que uma AULA, foi uma conversa de gente REAL, sem nenhum tom professoral e linguajar complicado, com uma preocupação genuína com o sucesso e a realização de quem a escuta. Lindo, lindo!!!
Assisti quatro aulas do curso hoje, porque eu simplesmente estava travada na 3ª seção do capítulo 2 da minha dissertação. Me senti abraçada por todas vocês. Estou parando agora para descansar, devo retomar ao curso amanhã, mas só agradecer a todes vocês. Karina, sua voz, seu timbre e todas as suas palavras foram um abraço e um acalanto.
Sou Professor há 29 anos dos quais 19 no Ensino Medio e vivo lendo e escrevendo e sempre tive dificuldade na produção deste tipo de material por ter medo de errar. Fico feliz ao ouvir esta fala. Como disse adoro escrever também textos científicos apesar de recear errar.
Me identifiquei perfeitamente em todas as colocações da Profa. Karina, graças a DEUS as Universidades estão ganhando professores e professoras com sentimento de empatia pelo próximo. 🙏🏽
Eu creio que há um tempo certo para cada coisa. Mas, eu gostaria tanto de ter tido acesso a um curso deste quando inciei o meu mestrado. E esta aula então, com a Profa Karina, fala basicamente tudo o que eu passei, lutei para vencer e confesso, ainda tenho lutado. Vou concluir agora a minha dissertação, mas com várias lutas internas e até externas a mim. Muito obrigado pela sua fala, Profa. Fundamental para o aprendizado da escrita acadêmica, mas além disso, um bálsamo para quem se achava incapaz de escrever bem como eu, com interrupções decorrentes dessas lutas. Percebi que só lutava comigo mesmo. Resolvi levantar a bandeira branca para mim. Obrigado. Espero um dia conhecê-la.
Excelente aula! O mais importante desse curso é que as professoras são "gente como a gente" e passam as orientações com propriedade e com gentileza. A aula de hoje foi um "colo de mãe", tipo: - fica calmo, vai dar certo, você consegue. Muito obrigada, @KarinaKuschnir foi emocionante.
Gratidão Karina por essa aula maravilhosa e por todo conteúdo do blog que me ajuda muito na vida acadêmica. Como na escrita do blog e agora na oralidade você transmite muito afeto ao abordar questões sensíveis e que por muitas vezes a interpretamos e vivenciamos como duras e difíceis. Mas com certeza com suas palavras nos ajuda a visualizar uma luz no fim do túnel. Força pra você também e sua família. Gratidão imensa .
O ponto de achar que tudo o que escreve é ruim foi um tiro de 12 nos peito hahahah Excelente aula! Muito confortável, consciente e sensível.... nem vi o tempo passar.
Nossa , amei essa aula. A palestrante foi bem realista e falou coisas possíveis de ser realizadas, sem aquelas técnicas que normalmente são inviáveis. A parte que ela menciona que não devemos nos comparar com os outros achei ótima , as vezes isso acaba nos frustrando é atrapalhando nosso desempenho acadêmico.
Só gostaria de agradecer pela fala. Não tive como não me emocionar ao perceber que o que aconteceu comigo estava longe de ser algo incomum no meio acadêmico.
Prof, Karina! Obrigada pelo carinho com as palavras e todo saber partilhado. Aqui, seguimos o sonho do mestrado na sua fase após a qualificação, a pesquisa em campo. Lutando internamente para o sonho não virar um pesadelo. Obrigada!
Mais uma ótima aula do curso. Só tenho que agradecer à Rosana por nos presentear com essa oportunidade. É muito reconfortante pode ouvir que os problemas e traumas que temos durante o processo de escrita não são apenas nossos, e acho que compartilhar isso ajuda a tirar um pouco desse peso. Obrigado também à professora Karina.
Demorei para assistir esse vídeo. Talvez pelo tema, pois me sinto bastante sensível mesmo após alguns meses da defesa da tese. Só que depois de vencida a barreira, me senti bastante acolhido pelas palavras e até pelo tom da professora Karina. Muito obrigado.
Profa. Karina: muito informativa, mas também, doce, tranquila, e principalmente humana, porque mostrou que podemos errar sim, mas é tentando, escrevendo, melhorando é que chegaremos lá - Muito Obrigado e sucesso na sua carreira!
Eu tive uma orientadora que era a mistura dos dois tipos, tanto não orientava, assim como quando parava pra orientar queria cobrar com muita exigência da minha escrita. Na verdade, não era exigência, ela queria que eu seguisse a mesma vertente da corrente teórica que ela. Queria que eu escrevesse apenas usando um livro que ela escreveu, que ainda não era publicado e dizia que eu tinha uma concepção errada da área de estudo que trabalhei, área essa que não era sua formação, mas era o curso que eu tinha uma aproximação por ter feito um mestrado nessa outra área. Eu gostava muito dela e durante quase 3 anos do meu doutorado segui com ela, pois ela tbm foi minha orientadora da graduação. Tudo foi piorando quando a gente, já que ela marcava comigo e não aparecia, daí queria orientar pelo bate papo do Messenger, passamos a trocar orientações por emails, mas os embates teóricos pioraram, porque comecei a conseguir falar e questionar o direcionamento dela. Eram enormes textos em cada email e ela me tratando como uma jovem que não entendia sobre o que estava falando. Até que um dia mandei meu projeto pra ela e ela me respondeu com uma mensagem assediadora pelo Facebook, praticamente me chamando de burra e escrevendo ao final em caixa alta para eu refazer todo o projeto. Era o meu projeto de qualificação. Após ler a mensagem, tive a primeira crise grave da ansiedade da minha vida. Me faltava ar, o coração era acelerado, a angústia era tamanha e chorava de forma descontrolada. Na hora peguei o celular e falei com a coordenadora do meu PPG, que super me apoiou e me tranquilizou. No outro dia pela manhã estava me reunindo com a coordenadora e com a vice, relatando tudo que passei e mudando oficialmente de orientadora. Apenas mandei email para ela, comunicando o fim da orientação, conforme fui orientada pela coordenação. Ela me respondeu duas vezes, uma me chamando de imatura e ainda mandou outro email me dizendo que esquecesse o sanduíche na Itália usando os contatos dela. Não respondi mais! Troquei de orientadora e agora estou quase finalizando o doutorado, qualifiquei o mesmo projeto que tinha escrito, apenas com poucas alterações, mas que teve aprovação unânime da banca. Sigo o meu caminho tentando descobrir como finalizar essa tese, num doutorado que me rendeu muito sofrimento. Mas, seguirei em breve para a pré-banca, com uma tese já no forno. Não era a tese que eu queria, não estou com a produtividade que eu também queria, mas vai ser a tese possível e com ajuda de professoras com vocês que me inspiram, penso em seguir essa vida acadêmica muito mais atenta às opressões e dona dos meus próprios processos. :)
Amei as leituras sugeridas e vou fazê-las, muito interessante ao falar do efeito de fuga e resolver uma coisa de cada vez as metas são maneiras de sair da paralisia
Tenho passado por várias situações colocadas pela profa. Karina, nesse momento do meu doutorado...uma mistura de sofrimento, de querer ler tudo, produzir. Tem dia que consigo escrever...tem dia que só quero ficar deitada...dias felizes, dias em que choro.
O que mais me assusta é a romantização desse adoecimento acadêmico. Jamais vou relativizar a dor/sofrimento dx outrx. Às vezes só ouvir faz toda a diferença. Excelente aula, prof.
Gostaria (e muito) de agradecer às Professoras Rosana e Karina pela organização desse material. Uma fala extremamente humana, confortante e amorosa. Um abraço, mesmo.
Prof Karina, eu tenho adoração por ti! Me ajudou muito com teus textos na graduação para seguir em frente com algumas disciplinas. E agora, depois de algum tempo, me deparo contigo neste vídeo da Universidade da Pinheira. Risos... Agradeço muito por essa oportunidade. Obrigada de coração!
@@rosanapinheiro-machado9854 agradeço a ti Prof Rosana pelo curso. A "Universidade da Pinheira" foi a Prof Karina que sugeriu no tt. Risos... Um abraço forte em todes vocês!
Que aula mais necessária, no início do ano abriu processo para Unifesp, sempre quis um mestrado, mas com muitas dificuldades, não conseguia achar nem o processo, certo dia, rolando o feed do face vi a publicação de uma colega, avisando que havia aberto, estava super animada, ai veio a pandemia, bagunçou o emocional demais, havia escolhido um tema, depois mudei, depois desisti, não tive tcc na faculdade, o que dificultou a minha montagem do pré projeto, nos 45 do segundo tempo consegui enviar, depois vi que não havia feito o plano de trabalho, agora estou esperando analisar meu projeto, mas tudo bem, foi uma experiência, agora vi como se faz a montagem, se meu projeto passar, ficarei feliz, se não continuarei tentando, que curso maravilhoso, que palavras mais doces, ela nos confortam e nos dão ânimo para seguir! Obrigada equipe! :>)
Obrigada e muito boa sorte no seu projeto 🍀🍀🍀Seja qual for o resultado, não desiste não. Tenho amigas que só passaram na terceira tentativa e hoje são doutoras e professoras maravilhosas 💜💜
Ei Karina! Obrigada, obrigada! Venho da graduação atropelada, acredito que essa seria essa a melhor palavra. No meu TCC não consegui escrever o que queria e hoje mais madura e encontrando professoras (com faces sinceras) como você, reconheço que vivenciei uma relação de abuso. RECONHECER isso me faz ELABORAR pra seguir, afinal ainda vou escrever o que me foi interditado. Os sonhos não morrem! 🙂
A Karina é muito amor! 💕 Encontrei o blog dela no início da pandemia enquanto pesquisava sobre escrita acadêmica. Estava passando por um momento de bloqueio de escrita e o blog foi um abraço caloroso. Essa aula foi maravilhosa! Obrigada! 🌻💕
No minuto 52:59 desse vídeo eu lembrei de uma frase que escutei numa meditação guiada pra me ajudar nesse processo de escrita que é "A única maneira de acabar com a angústia de ter algo pra fazer, é fazer." Não tem outra...a solução, nesse caso, é escrever mesmo...
Por isso que estou fazendo doutorado em Lisboa. Lá tenho assistência em todos os aspectos. Os professores são parceiros e amigos! Essa conversa faz parte de uma disciplina.
Precisamos de mais pessoas que pensem assim nas universidades. Não conclui meu mestrado, pois durante o processo perdi minha mãe e me tornei mãe da minha irmã especial, fora outras coisas. Me senti muito culpada por não concluir. Esse curso me fez lembrar o quanto eu adorava meu tema de pesquisa e tinha prazer na escrita, estou pensando em retomar. Obrigada!
Sensacional!! Excelentes dicas!!! Humanização dos pesquisadores... Me senti representada... Gratidão à professora Karina e à professora Rosana pela oportunidade de agregar conhecimento no desafio da escrita ... 😘😍💕
AMEI essa aula !!!!!!! Me ajudou muito !!!!!! Obrigada orofessora Karina por sua generosidade em compartilhar conosco toda sua experiência e conhecimento.
Adorei as dicas,os "truques", criar, revisar, buscar opiniões, escrever com simplicidade, textos mais didáticos, revelam clareza das ideias... não pular "degraus", para não perder a conexão. A introdução do trabalho pode ser no final. Enxugar as ideias! Começar pela parte prazerosa. Falar da pesquisa, explicar o problema. Ser autor. Ler muito. Não se apavorar com a defesa. Obrigada professora!
Que aula maravilhosa!! A professora Karina foi de uma sensibilidade ímpar, não só deu dicas práticas para a escrita acadêmica, mas também abordou questões importantes sobre o que acontece conosco neste período, puro autoconhecimento!!! Parabéns!!!
Já tive muita estafa ao longo da pós, sempre aos finais de semestre. Trabalhando e pesquisando ao mesmo tempo, não é fácil. Fui aprender a lidar depois de uma breve terapia e autoconhecimento. Foi bem no final do doutorado, mas antes tarde do que nunca, rs. Agora levo todos esses aprendizados para a vida profissional mais equilibrada
Eu ainda nem terminei o vídeo e já me sinto grata por estar ouvindo suas contribuição, pois aliviam a alma. Eu fiz graduação e mestrado e nesse caminho tiveram muitos momentos duros que senti tudo o que falou. Ouvindo você me fez entender tantas questões que perpassam essa trajetória. Vou compartilhar com amigos para que todos possam também sentir-se acolhidos.
Eu acompanho a Professora Karina Kuschnir em seu blog já tem algum tempo. Semana passada recebi um e-mail com um novo conteúdo por ela postado no blog. Além de ler o maravilhoso texto que ela escreveu eu tive o privilégio de encontrar a programação do curso - ESCRITA ACADÊMICA - e certamente, esse foi meu presente do semestre. As aulas anteriores do curso foram incríveis e a aula da professora Karina veio a complementar as demais e trazer a realidade da vida acadêmica, onde há sim sofrimento (passei pelo doutorado com filho e casa, e não foi fácil), mas que o sonho é mais forte do que as dificuldades (nunca desista de seu ideal de vida), que o apoio da família (meu esposo foi fundamental para me manter calma e me ajudar a finalizar minha tese) nos da coragem de ir até o fim. Bem, gratidão é a palavra para as professoras e os professores que estam dedicando um tempo de suas vidas para partilhar conosco os conhecimentos de cada um.
Professora Karina, tu és maravilhosa demais! Teu blog é um grande presente. Amei vê-la aqui pelo youtube, neste curso de uma generosidade sem precedentes. Somente gratidão!
Muito obrigada Dra Karina pelo compartilhar de suas experiências, você mostra grande generosidade com todos que estão assistindo o curso da professora Rosana.
Que vídeo maravilhoso! Nossa! Muito obrigada por cada minuto❤️ To extremamente ansiosa com a minha dissertação, paralisei nas fontes e estou atrasada, ouvir essas palavras foram um alento e uma retomada de fôlego!
Esse vídeo veio no momento que eu mais precisava e foi verdadeiramente terapêutico. Me identifiquei com várias situações. Obrigada por este carinho em forma de palavras, Karina =)
Se eu tivesse escutado isso no processo de adoecimento que foi minha escrita final da dissertação, eu estaria em outro estado, teria sofrido bem menos. Obrigada.
Karinaaaa, muitoooo obrigado pela aula, que foi um grande aprendizado, mas também um enorme abraço. ❤️😊 A sua visão das coisas, o jeito que você se expressa... Tudo nos ajuda de uma forma muito especial. 🥰 Vocês desse curso são o máximo!
A karina é uma Professora maravilhosa e sua fala é coerente e inspiradora.A unica coisa ruim das aulas dela é que precisamos sentar na frente pq ela fala muito baixinho :p
Muito obrigado, Karina, pela palavras. Eu realmente estava "sofrendo" com tudo isso que você descreveu. E adicionaria algo a mais: viva um dia de cada vez! Escrever 400 palavras por dia será incrível! Gratidão!
Eu amei demais. Achei incrível isso de entender que o sofrimento é estrutural e não meu. Não só ajuda a entender que não somos menos capazes ou menos preparados por estar atravessando esse sofrimento, mas tb estimula a querer trabalhar na academia pra ajudar a mudar isso!
Ótimo comentário Maíra. Concordo demais: as estruturas estão aí mas cabe a nós questiona-las! Esse curso da Rosana faz justamente isso! Um grande abraço coletivo 🤗🤗🤗🤗
Professora Karina, que aula iluminada! Como apontaram os outros colegas, deveríamos ter uma sessão dessas no nosso primeiro dia da graduação. Lidando por aqui com muitos medos e ansiedades para terminar a tese, e o curso tem me ajudado imensamente a enfrentar meus bloqueios. Obrigado a todos os envolvidos por essa iniciativa tão motivadora!
Tema muito importante!!! Tão importante quanto os temas mais aplicados à escrita propriamente dita. Parabéns aos organizadores do curso, e à professora dessa aula.
Nossa! Esta aula da Professora Karina foi um grande abraço! Que leveza! Maravilha de aula! Gratidão! Gratidão a Professora Rosana também! O curso está muito bom mesmo! Estou num programa de mestrado recente, e nossa como tem me ajudado!
Cada aula é mostrado a sensibilidades de professores que defendem uma escrita como hobby e prazer por escrever. É tão bom encontrar professores assim que nos incentivam a ser bom nos detalhes mínimos, ressaltando nosso potencial , nossas dificuldades e angústia. Obrigado!!!
Que aula incrível! Muito obrigada profa. Karina Kuschnir e profa. Rosana Pinheiro-Machado :) Fui ouvindo parcelado, intercalando com minhas escrituras e foi essencial para me ajudar a avançar com o texto da qualificação.
Gratidão por essa aula, Karina! Fiquei emocionado em vários momentos. Nesta pandemia, pensei muito em pedir o desligamento do mestrado após duas prorrogações de prazo. Cheguei até mesmo a conversar com o meu orientador, que felizmente me acolheu e apontou caminhos. Não foi fácil, mas com apoio da família e a amigos e acesso aos serviços de saúde mental (viva o SUS!) concluí esta etapa em 2021. Se cobrar menos e escrever um pouquinho a cada dia realmente vale a muuito a pena
Filosofia do erro: eu não passei no enem da primeira vez. Eu nunca tirei dez na universidade. Eu nãosei falar e escrever inglês aos 40 anos. Jamais consegui bolsa em Universidade pública. Mesmo assim, agradeço imensamente por ser um humano único e especial através de cada encontro. Nossa genialidade está na reinvenção de cada erro como oportunidade de se aproximar desses mundos diversificados em sociedade. Parabéns canal.
Tô assistindo pela terceira vez esse vídeo, enquanto escrevo as minhas 400 palavras depois de 3 semanas na paralisia. Resolvi comentar porque esse movimento era tudo que a gente precisava nesse momento. Obrigada por isso, profes!
Que legal, Fani!! Força pra ti 💜
que legal que você está conseguindo. Estou em paralisia e me sinto culpada por isso. Espero sair de onde estou. Força ♥️
@@gabilore tente se desprender do julgamento. Vou estar torcendo daqui.
igual aqui! mandando a paralisia para o inferno!!!!
Galera q achou a live "reconfortante" tem q correr por blog da Karina, toda vez q travo a escrita, aperta o coração e bate a auto crítica eu corro pra lá
Obrigadaaaaaaaaaa 💕💕💕
Corri na mesma hora.
travei a escrita. Não consigo escrever nada. Espero sair de onde estou.
@@gabilore isso acontece com todos em muitos momentos da vida acadêmica , por isso o blog da Karina me ajudou tanto, perceber q até o professores q "chegaram lá" vivem esses momentos é consolador. Dê uma passada por lá, tenho certeza que vai até ajudar tb !
Corri lá e AMEI! Obrigada!
Estou muito grato pela belíssima aula, estou passando por esse adoecimento.... estava difícil para mim escrever meu Tcc, não conseguia escrever nada... até mesmo tendo uma carga de leitura que me possibilitaria escrever algo. mas precisei entender o meu ritmo e meu tempo ( tudo que me envolvia). vendo este vídeo fiquei mega empolgado para escrever. Obrigado
Este curso foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida acadêmica até agora
Esse momento da escrita é muito delicado essa aula amplia nossas possibilidades e olhar para fora transformar o medo em oportunidade.
Nossa, essa aula poderia ser apresentada como introdução a faculdade em todo início de graduação! ahahahah
Nossa, se eu tivesse tido uma aula dessa 3 anos atrás, teria mudado minha vida!
Obrigada 💕
Muito clara a aula . Adorei!!
A busca da beleza
Pensei exatamente isso... Um aulão com esse vídeo! Muitos professores e orientadores precisam ver isso também, porque muitos já esqueceram o quão difícil é escrever uma tese, ainda mais em meio a uma pandemia e a falta de perspectiva que o Brasil vive.
Palavras amorosas pra explicar o árduo trabalho de escrever... Karina tem uma clareza, uma simplicidade de linguagem, uma objetividade, sempre cheia de dicas... empatia total com os "sofredores" hehehe... absolutamente tudo o que ela disse tem utilidade, cria vínculo, engaja, anima, e nos faz ver que ninguém está sozinho nessa tarefa... Parabéns, Karina! Mais que uma AULA, foi uma conversa de gente REAL, sem nenhum tom professoral e linguajar complicado, com uma preocupação genuína com o sucesso e a realização de quem a escuta. Lindo, lindo!!!
Ahhhhhh amiga, te amo 💜💜💜💜
Gratidão, tão doce é essa professora maravilhosa , estou aprendendo a cada aula super feliz, por acompanhar esse belo trabalho
Assisti quatro aulas do curso hoje, porque eu simplesmente estava travada na 3ª seção do capítulo 2 da minha dissertação. Me senti abraçada por todas vocês. Estou parando agora para descansar, devo retomar ao curso amanhã, mas só agradecer a todes vocês. Karina, sua voz, seu timbre e todas as suas palavras foram um abraço e um acalanto.
Sou Professor há 29 anos dos quais 19 no Ensino Medio e vivo lendo e escrevendo e sempre tive dificuldade na produção deste tipo de material por ter medo de errar.
Fico feliz ao ouvir esta fala. Como disse adoro escrever também textos científicos apesar de recear errar.
Me identifiquei perfeitamente em todas as colocações da Profa. Karina, graças a DEUS as Universidades estão ganhando professores e professoras com sentimento de empatia pelo próximo. 🙏🏽
vontade de ser uma sortuda privilegiada que tem Karina como orientadora, né minha filha?!
Hahahahaha amei isso 😂😂😂
Eu!!!
Com certeza queria!!!! Rsrs
Eu não tinha objetivo na vida para depois do doutorado, agora tenho: dar um abraço nessa professora.
Eu creio que há um tempo certo para cada coisa. Mas, eu gostaria tanto de ter tido acesso a um curso deste quando inciei o meu mestrado. E esta aula então, com a Profa Karina, fala basicamente tudo o que eu passei, lutei para vencer e confesso, ainda tenho lutado. Vou concluir agora a minha dissertação, mas com várias lutas internas e até externas a mim. Muito obrigado pela sua fala, Profa. Fundamental para o aprendizado da escrita acadêmica, mas além disso, um bálsamo para quem se achava incapaz de escrever bem como eu, com interrupções decorrentes dessas lutas. Percebi que só lutava comigo mesmo. Resolvi levantar a bandeira branca para mim. Obrigado. Espero um dia conhecê-la.
Alento para alma conflituosa daquela que presente a construção de um artigo científico, imensamente grata, seguindo suas dicas e orientações.
Excelente aula! O mais importante desse curso é que as professoras são "gente como a gente" e passam as orientações com propriedade e com gentileza. A aula de hoje foi um "colo de mãe", tipo: - fica calmo, vai dar certo, você consegue. Muito obrigada, @KarinaKuschnir foi emocionante.
Obrigada 💕❤️💕 vcs me emocionaram demais no chat tb🥰
Não tenho nem palavras para agradecer por esse curso e para agradecer à Karina por essa aula. Senti como um abraço, obrigada!
Gratidão Karina por essa aula maravilhosa e por todo conteúdo do blog que me ajuda muito na vida acadêmica.
Como na escrita do blog e agora na oralidade você transmite muito afeto ao abordar questões sensíveis e que por muitas vezes a interpretamos e vivenciamos como duras e difíceis.
Mas com certeza com suas palavras nos ajuda a visualizar uma luz no fim do túnel. Força pra você também e sua família. Gratidão imensa .
Muito obrigada Flávia! 🥰🥰
Ouvi achando que não ia precisar fazer anotações, mas do que assisti até agora das aulas, foi a que mais me senti abraçada! Obrigada professora!
O ponto de achar que tudo o que escreve é ruim foi um tiro de 12 nos peito hahahah Excelente aula! Muito confortável, consciente e sensível.... nem vi o tempo passar.
Muito obrigada 💕❤️
Nossa , amei essa aula. A palestrante foi bem realista e falou coisas possíveis de ser realizadas, sem aquelas técnicas que normalmente são inviáveis.
A parte que ela menciona que não devemos nos comparar com os outros achei ótima , as vezes isso acaba nos frustrando é atrapalhando nosso desempenho acadêmico.
Aula fantástica, gratidão Karina
Parabéns Karina, parabéns Rosana e tod@s @s que se somaram a esta iniciativa. Não é (só) um curso de escrita, é um curso de sobrevivência à academia!
Excelente, excelente, excelente.
Só gostaria de agradecer pela fala. Não tive como não me emocionar ao perceber que o que aconteceu comigo estava longe de ser algo incomum no meio acadêmico.
Muito obrigada 💕 queria poder responder a todos pq vcs me emocionam demais! 😍
Que maravilha de aula! Muito obrigado.
o final é emocionante! Esse vídeo me motivou demais e me deu ânimo! Fundamental!!!
GRATIDÃO por esse vídeo! Obrigada, professoras 💜
Amei o blog Karina! Vou ler tudooo!
Prof, Karina! Obrigada pelo carinho com as palavras e todo saber partilhado. Aqui, seguimos o sonho do mestrado na sua fase após a qualificação, a pesquisa em campo. Lutando internamente para o sonho não virar um pesadelo. Obrigada!
Meu Deus, que professora maravilinda !!!! Da vontade de colocar ela em uma xícara de chocolate com gotinhas de chocolate
Que fofa!! Nossa, me deu até vontade de comer chocolate!!! 🍫🍩🍮☕
Mais uma ótima aula do curso. Só tenho que agradecer à Rosana por nos presentear com essa oportunidade. É muito reconfortante pode ouvir que os problemas e traumas que temos durante o processo de escrita não são apenas nossos, e acho que compartilhar isso ajuda a tirar um pouco desse peso. Obrigado também à professora Karina.
Quando eu concluir o doutorado, meus agradecimentos serão para os professores que ministraram esse curso :) . Muito obrigada, de coração.
cristine gabriela campos ❤️
Que sensacional! Quanta empatia, cuidado e carinho com as pessoas!!!
Foi super gratificante ouvi-la, tanto que o tempo passou e nem percebi. Gratidão!
Demorei para assistir esse vídeo. Talvez pelo tema, pois me sinto bastante sensível mesmo após alguns meses da defesa da tese. Só que depois de vencida a barreira, me senti bastante acolhido pelas palavras e até pelo tom da professora Karina. Muito obrigado.
Profa. Karina: muito informativa, mas também, doce, tranquila, e principalmente humana, porque mostrou que podemos errar sim, mas é tentando, escrevendo, melhorando é que chegaremos lá - Muito Obrigado e sucesso na sua carreira!
Obrigada, Professora! Sua sensibilidade e cuidado são sensacionais!
Amei essa aula e o sentimento que ela me proporcionou. Parabéns à professora e a iniciativa do curso.
Eu tive uma orientadora que era a mistura dos dois tipos, tanto não orientava, assim como quando parava pra orientar queria cobrar com muita exigência da minha escrita. Na verdade, não era exigência, ela queria que eu seguisse a mesma vertente da corrente teórica que ela. Queria que eu escrevesse apenas usando um livro que ela escreveu, que ainda não era publicado e dizia que eu tinha uma concepção errada da área de estudo que trabalhei, área essa que não era sua formação, mas era o curso que eu tinha uma aproximação por ter feito um mestrado nessa outra área. Eu gostava muito dela e durante quase 3 anos do meu doutorado segui com ela, pois ela tbm foi minha orientadora da graduação. Tudo foi piorando quando a gente, já que ela marcava comigo e não aparecia, daí queria orientar pelo bate papo do Messenger, passamos a trocar orientações por emails, mas os embates teóricos pioraram, porque comecei a conseguir falar e questionar o direcionamento dela. Eram enormes textos em cada email e ela me tratando como uma jovem que não entendia sobre o que estava falando. Até que um dia mandei meu projeto pra ela e ela me respondeu com uma mensagem assediadora pelo Facebook, praticamente me chamando de burra e escrevendo ao final em caixa alta para eu refazer todo o projeto. Era o meu projeto de qualificação. Após ler a mensagem, tive a primeira crise grave da ansiedade da minha vida. Me faltava ar, o coração era acelerado, a angústia era tamanha e chorava de forma descontrolada. Na hora peguei o celular e falei com a coordenadora do meu PPG, que super me apoiou e me tranquilizou. No outro dia pela manhã estava me reunindo com a coordenadora e com a vice, relatando tudo que passei e mudando oficialmente de orientadora. Apenas mandei email para ela, comunicando o fim da orientação, conforme fui orientada pela coordenação. Ela me respondeu duas vezes, uma me chamando de imatura e ainda mandou outro email me dizendo que esquecesse o sanduíche na Itália usando os contatos dela. Não respondi mais! Troquei de orientadora e agora estou quase finalizando o doutorado, qualifiquei o mesmo projeto que tinha escrito, apenas com poucas alterações, mas que teve aprovação unânime da banca. Sigo o meu caminho tentando descobrir como finalizar essa tese, num doutorado que me rendeu muito sofrimento. Mas, seguirei em breve para a pré-banca, com uma tese já no forno. Não era a tese que eu queria, não estou com a produtividade que eu também queria, mas vai ser a tese possível e com ajuda de professoras com vocês que me inspiram, penso em seguir essa vida acadêmica muito mais atenta às opressões e dona dos meus próprios processos. :)
Eu vou assistir mil vezes essa aula.
Amei as leituras sugeridas e vou fazê-las, muito interessante ao falar do efeito de fuga e resolver uma coisa de cada vez
as metas são maneiras de sair da paralisia
Tenho passado por várias situações colocadas pela profa. Karina, nesse momento do meu doutorado...uma mistura de sofrimento, de querer ler tudo, produzir. Tem dia que consigo escrever...tem dia que só quero ficar deitada...dias felizes, dias em que choro.
Abraço apertado pra ti, Ana 🤗🤗
Resumiu a minha vida
Muito obrigada por essa aula, Karina. Não tenho palavras para expressar minha gratidão.
Obrigada por te reencontrar aqui, Karina! Teu blog me acalentou durante o Doutorado! Deve ser divulgada cada vez mais a tua experiência e reflexão!
Ah, viva, seja bem vinda! São sete anos de blog e apenas uma aula no RUclips kkkk mas vamos em frente, aprendendo e acolhendo. Super obrigada 💟💟
O que mais me assusta é a romantização desse adoecimento acadêmico. Jamais vou relativizar a dor/sofrimento dx outrx. Às vezes só ouvir faz toda a diferença. Excelente aula, prof.
A voz da professora Karina e da professora Débora são tranquilizadoras demais. Sensacional essas lives.
Gostaria (e muito) de agradecer às Professoras Rosana e Karina pela organização desse material. Uma fala extremamente humana, confortante e amorosa. Um abraço, mesmo.
Aiii quero bota ela num potinho !!! que sonho deve ser ter uma orientadora dessas
É um alívio ouvir isso.. obrigada
Prof Karina, eu tenho adoração por ti! Me ajudou muito com teus textos na graduação para seguir em frente com algumas disciplinas. E agora, depois de algum tempo, me deparo contigo neste vídeo da Universidade da Pinheira. Risos... Agradeço muito por essa oportunidade. Obrigada de coração!
Dani Amparo adorei o universidade da Pinheira vou fundar
@@rosanapinheiro-machado9854 agradeço a ti Prof Rosana pelo curso. A "Universidade da Pinheira" foi a Prof Karina que sugeriu no tt. Risos... Um abraço forte em todes vocês!
Oba! Tá vingando a ideia viu @_pinheira 💟💟💟
Uma terapia essa aula que mulher mais doce, amei!!
Excelente!!
Que aula mais necessária, no início do ano abriu processo para Unifesp, sempre quis um mestrado, mas com muitas dificuldades, não conseguia achar nem o processo, certo dia, rolando o feed do face vi a publicação de uma colega, avisando que havia aberto, estava super animada, ai veio a pandemia, bagunçou o emocional demais, havia escolhido um tema, depois mudei, depois desisti, não tive tcc na faculdade, o que dificultou a minha montagem do pré projeto, nos 45 do segundo tempo consegui enviar, depois vi que não havia feito o plano de trabalho, agora estou esperando analisar meu projeto, mas tudo bem, foi uma experiência, agora vi como se faz a montagem, se meu projeto passar, ficarei feliz, se não continuarei tentando, que curso maravilhoso, que palavras mais doces, ela nos confortam e nos dão ânimo para seguir! Obrigada equipe! :>)
Obrigada e muito boa sorte no seu projeto 🍀🍀🍀Seja qual for o resultado, não desiste não. Tenho amigas que só passaram na terceira tentativa e hoje são doutoras e professoras maravilhosas 💜💜
Se você está em dúvida se assiste ou não esse vídeo, simplesmente assista ! Que maravilha. Obrigada, por isso!
Karina, saiba que vc salvou almas e pesquisas com essa abordagem tão empática! Um retumbante "MUITO OBRIGADA!"
Muito obrigada!! 🥰🥰🥰
Ei Karina! Obrigada, obrigada! Venho da graduação atropelada, acredito que essa seria essa a melhor palavra. No meu TCC não consegui escrever o que queria e hoje mais madura e encontrando professoras (com faces sinceras) como você, reconheço que vivenciei uma relação de abuso. RECONHECER isso me faz ELABORAR pra seguir, afinal ainda vou escrever o que me foi interditado. Os sonhos não morrem! 🙂
A Karina é muito amor! 💕 Encontrei o blog dela no início da pandemia enquanto pesquisava sobre escrita acadêmica. Estava passando por um momento de bloqueio de escrita e o blog foi um abraço caloroso. Essa aula foi maravilhosa! Obrigada! 🌻💕
Que legal, Jennifer! Eu fiquei paralisada na fase inicial da Pandemia. Que bom q o blog não deixou de ajudar rs ..força e paciência pra ti 💜
No minuto 52:59 desse vídeo eu lembrei de uma frase que escutei numa meditação guiada pra me ajudar nesse processo de escrita que é "A única maneira de acabar com a angústia de ter algo pra fazer, é fazer." Não tem outra...a solução, nesse caso, é escrever mesmo...
Li seu post no blog sobre a aula e quero dizer que foi muito boa. Obrigado pelo seu tempo.
Por isso que estou fazendo doutorado em Lisboa. Lá tenho assistência em todos os aspectos. Os professores são parceiros e amigos! Essa conversa faz parte de uma disciplina.
Não consigo parar de ouvir essa mulher. Ela passa uma calma tão grande. Grata por essa aula.
Muito obrigada 💕❤️!
Karina (e Rosana)... muito grata. /|\
Precisamos de mais pessoas que pensem assim nas universidades. Não conclui meu mestrado, pois durante o processo perdi minha mãe e me tornei mãe da minha irmã especial, fora outras coisas. Me senti muito culpada por não concluir. Esse curso me fez lembrar o quanto eu adorava meu tema de pesquisa e tinha prazer na escrita, estou pensando em retomar. Obrigada!
Luciana Scanoni obrigada pelo depoimento Luciana
Meu abraço apertado, Luciana! Toda força e paciência do mundo pra você. Obrigada por compartilhar sua história conosco. 🥰🥰
Sensacional!! Excelentes dicas!!! Humanização dos pesquisadores... Me senti representada... Gratidão à professora Karina e à professora Rosana pela oportunidade de agregar conhecimento no desafio da escrita ... 😘😍💕
AMEI essa aula !!!!!!! Me ajudou muito !!!!!! Obrigada orofessora Karina por sua generosidade em compartilhar conosco toda sua experiência e conhecimento.
Adorei as dicas,os "truques", criar, revisar, buscar opiniões, escrever com simplicidade, textos mais didáticos, revelam clareza das ideias... não pular "degraus", para não perder a conexão. A introdução do trabalho pode ser no final. Enxugar as ideias! Começar pela parte prazerosa. Falar da pesquisa, explicar o problema. Ser autor. Ler muito. Não se apavorar com a defesa.
Obrigada professora!
Que legal esse resumo, Márcia! Muito obrigada pelo carinho e a escuta. Força pra ti 💜💜
Que aula maravilhosa!! A professora Karina foi de uma sensibilidade ímpar, não só deu dicas práticas para a escrita acadêmica, mas também abordou questões importantes sobre o que acontece conosco neste período, puro autoconhecimento!!! Parabéns!!!
Muito obrigada 💕❤️
EXCELENTE! DICAS MARAVILHOSAS!! FANTÁSTICO!
Já tive muita estafa ao longo da pós, sempre aos finais de semestre. Trabalhando e pesquisando ao mesmo tempo, não é fácil. Fui aprender a lidar depois de uma breve terapia e autoconhecimento. Foi bem no final do doutorado, mas antes tarde do que nunca, rs. Agora levo todos esses aprendizados para a vida profissional mais equilibrada
Eu ainda nem terminei o vídeo e já me sinto grata por estar ouvindo suas contribuição, pois aliviam a alma. Eu fiz graduação e mestrado e nesse caminho tiveram muitos momentos duros que senti tudo o que falou. Ouvindo você me fez entender tantas questões que perpassam essa trajetória. Vou compartilhar com amigos para que todos possam também sentir-se acolhidos.
Muito obrigada 💕❤️
@@karinakuschnir Eu que agradeço!!
Eu acompanho a Professora Karina Kuschnir em seu blog já tem algum tempo. Semana passada recebi um e-mail com um novo conteúdo por ela postado no blog.
Além de ler o maravilhoso texto que ela escreveu eu tive o privilégio de encontrar a programação do curso - ESCRITA ACADÊMICA - e certamente, esse foi meu presente do semestre.
As aulas anteriores do curso foram incríveis e a aula da professora Karina veio a complementar as demais e trazer a realidade da vida acadêmica, onde há sim sofrimento (passei pelo doutorado com filho e casa, e não foi fácil), mas que o sonho é mais forte do que as dificuldades (nunca desista de seu ideal de vida), que o apoio da família (meu esposo foi fundamental para me manter calma e me ajudar a finalizar minha tese) nos da coragem de ir até o fim.
Bem, gratidão é a palavra para as professoras e os professores que estam dedicando um tempo de suas vidas para partilhar conosco os conhecimentos de cada um.
Que gentileza, muito obrigada 💕
@@karinakuschnir gentileza é a sua de compartilhar conosco tanto conhecimento e amor pela sua profissão. Abraços
Reconfortante é a palavra perfeita pra descrever essa aula. Que coisa maravilhosa! Obrigada!!
Professora Karina, tu és maravilhosa demais! Teu blog é um grande presente. Amei vê-la aqui pelo youtube, neste curso de uma generosidade sem precedentes. Somente gratidão!
Que gentileza, muito obrigada 💕❤️!
Muito obrigada Dra Karina pelo compartilhar de suas experiências, você mostra grande generosidade com todos que estão assistindo o curso da professora Rosana.
Que vídeo maravilhoso! Nossa! Muito obrigada por cada minuto❤️ To extremamente ansiosa com a minha dissertação, paralisei nas fontes e estou atrasada, ouvir essas palavras foram um alento e uma retomada de fôlego!
Esse vídeo veio no momento que eu mais precisava e foi verdadeiramente terapêutico. Me identifiquei com várias situações. Obrigada por este carinho em forma de palavras, Karina =)
Que bom saber!! Muito obrigada 💕❤️💕
Amo esse vídeo💙
Se eu tivesse escutado isso no processo de adoecimento que foi minha escrita final da dissertação, eu estaria em outro estado, teria sofrido bem menos. Obrigada.
Que incrível!!!!! Acalenta meu coração ver esse vídeo. Parabéns 👏👏
Karinaaaa, muitoooo obrigado pela aula, que foi um grande aprendizado, mas também um enorme abraço. ❤️😊 A sua visão das coisas, o jeito que você se expressa... Tudo nos ajuda de uma forma muito especial. 🥰 Vocês desse curso são o máximo!
Muito obrigada 💕🤗🤗
Essa aula é essencial!!!
Estou vivenciando esta angustia aqui no mestrado. Por isso esta aula foi muito oportuna. Karina deu o diagnóstico sem conhecer o paciente.
Gratidão Karina, reconfortantes suas palavras!!!🍀🙌🙌🌹👏👏👏👏👏👏
A karina é uma Professora maravilhosa e sua fala é coerente e inspiradora.A unica coisa ruim das aulas dela é que precisamos sentar na frente pq ela fala muito baixinho :p
Muito obrigado, Karina, pela palavras. Eu realmente estava "sofrendo" com tudo isso que você descreveu. E adicionaria algo a mais: viva um dia de cada vez! Escrever 400 palavras por dia será incrível! Gratidão!
Eu amei demais. Achei incrível isso de entender que o sofrimento é estrutural e não meu. Não só ajuda a entender que não somos menos capazes ou menos preparados por estar atravessando esse sofrimento, mas tb estimula a querer trabalhar na academia pra ajudar a mudar isso!
Ótimo comentário Maíra. Concordo demais: as estruturas estão aí mas cabe a nós questiona-las! Esse curso da Rosana faz justamente isso! Um grande abraço coletivo 🤗🤗🤗🤗
Muitíssimo obrigada por sua fala professora. Que palavras reconfortantes!!!🥰
Muuuuito obrigada pela sua sinceridade, gentileza e humildade.Me ajudou demais!
Obrigado! Foi maravilhoso te ouvir 😍
Professora Karina, que aula iluminada! Como apontaram os outros colegas, deveríamos ter uma sessão dessas no nosso primeiro dia da graduação. Lidando por aqui com muitos medos e ansiedades para terminar a tese, e o curso tem me ajudado imensamente a enfrentar meus bloqueios. Obrigado a todos os envolvidos por essa iniciativa tão motivadora!
Muito obrigada 💕❤️!! Agradeço demais à Rosana pela iniciativa de me.chamar!
Que delícia de conversa, dicas maravilhosas, me sinto muito mais segura para desenvolver a escrita depois dessa aula.
Obrigada!!!
Que aula incrível. Só posso dizer "Obrigada!!!" Ficaria todo o dia te ouvindo falar
Que vídeo reconfortante. Muito obrigada.
Seu blog foi um alento na época em que eu estava terminando o doutorado, obrigada por continuar compartilhar a sua experiência tão rica.
Pessoal que aula foi esta! Simplesmente uma maravilha. Obrigado professora Karina por tantos apontamentos e estímulos.
Tema muito importante!!! Tão importante quanto os temas mais aplicados à escrita propriamente dita. Parabéns aos organizadores do curso, e à professora dessa aula.
Muito obrigada 💕
Nossa! Esta aula da Professora Karina foi um grande abraço! Que leveza! Maravilha de aula! Gratidão! Gratidão a Professora Rosana também! O curso está muito bom mesmo! Estou num programa de mestrado recente, e nossa como tem me ajudado!
Cada aula é mostrado a sensibilidades de professores que defendem uma escrita como hobby e prazer por escrever. É tão bom encontrar professores assim que nos incentivam a ser bom nos detalhes mínimos, ressaltando nosso potencial , nossas dificuldades e angústia. Obrigado!!!
Nossa, tava precisando disso! Amei a conversa com a profª Karina!
Que aula incrível! Muito obrigada profa. Karina Kuschnir e profa. Rosana Pinheiro-Machado :) Fui ouvindo parcelado, intercalando com minhas escrituras e foi essencial para me ajudar a avançar com o texto da qualificação.
Gratidão por essa aula, Karina! Fiquei emocionado em vários momentos. Nesta pandemia, pensei muito em pedir o desligamento do mestrado após duas prorrogações de prazo. Cheguei até mesmo a conversar com o meu orientador, que felizmente me acolheu e apontou caminhos. Não foi fácil, mas com apoio da família e a amigos e acesso aos serviços de saúde mental (viva o SUS!) concluí esta etapa em 2021. Se cobrar menos e escrever um pouquinho a cada dia realmente vale a muuito a pena
Parabéns pela conquista!
@@daniluba obrigado 🌈