Nemo Google Earth, tão útil para todas as engenharias (da agronômica a marítma, passando por todas as demais), geologia, geografia e tantas outras profissões, no setor público e privado....
Nem a space X... O engraçado disso tudo é ver que qualquer idiota se acha especialista em alguma coisa sem nunca ter estudado a sério tal coisa. Vivemos é a era da (des)informação.
Exatamente, não é nem uma questão de opinião ou ideologia,, é a verdade!!, " Na história da civilização, o Estado foi preponderante para a construção de uma economia forte e diversificada" ( Dr. Adriano Benayon)
@@Linkin-park555 É como glorificar o traficante pela gatonet ou as máfias pela paz nas ruas japonesas. As pessoas vivem conforme as circunstâncias, mas não é como se ter uma gangue dominando seu bairro fosse necessário pra deixar sua vida melhor...
@@Linkin-park555 o Marcos Santana , provavelmente, não tem consciência de qual estratégia de desenvolvimento as nações mais prósperas do planeta utilizaram.
Mas é tão simples, o Estado emite mais notas de promessa que aquele valor, no momento injetado com valor artificial, vai ser usado de forma consciente para que o valor, futuramente, seja real, mas o André falando deve ser muito top. (ah, se eu estiver errado, mals ai, compreendi assim :D)
Você expande sua base monetária emitindo papel moeda ou crédito. E reza para alguém precisar da sua moeda, pois do contrário vai sofrer rápido com a inflamação que você gerou, no caso dos EUA ou China é mais uma bolha, pois sempre precisamos dessas moedas no comércio, então difícil eles serem pegos pela inflação, mas uma hora a conta chega.
@@comunistasim4002 A expansão monetária é o maior problema da inflação, países como China e EUA se aproveitam dos comércios enormes das empresas e povo de seus respectivos países, para se financiarem. Criação de bolhas né, inclusive daí vem a teoria de ciclos econômicos pois é algo comum já essa tática usada pelos governos, infelizmente quem é mais afetado é o mais pobre, onde sua renda é usada muito para sobrevivência básica. Pros governos é ótimo essa distorção econômica, podem culpar o capitalismo no caso da china, e na democracia culpar o adversário caso a economia vá mal naqueles anos.
Provado que a maioria da inovação tecnológica do iPhone foi iniciativa do Estado. Entretanto, isso não é a mesma coisa que dizer que a iniciativa privada não teria feito. Uma coisa é você ser o primeiro a desenvolver tal coisa. Outra coisa é somente você ter essa capacidade. Outro ponto a ser considerado. A comparação iniciativa estatal vs iniciativa privada na inovação tecnológica é INJUSTA, pelo seguinte... O Estado tem condições de assumir riscos muito maiores que a iniciativa privada, pois somente ele consegue tomar prejuízos grandes por muito tempo. Um empreendimento que, para a iniciativa privada, requer muito investimento e tem muita chance de fracasso, pode ser feito pelo Estado que tem a prerrogativa de se autofinanciar, por meio da emissão de moeda, endividamento e aumento de impostos. Quando a iniciativa privada tem prejuízo, ela quebra. Quando o Estado tem prejuízo, ele repassa a conta pra população pagar. Assim fica fácil sair na frente! Também devemos lembrar que em muitos casos (não estou dizendo que o iPhone é um deles) o Estado impede ou dificulta a participação da iniciativa privada na inovação tecnológica, por meio de leis, regulações, taxas, concessões, monopólios, etc. Não há mérito nenhum em ganhar uma corrida onde você é o único competidor. Pessoas que defendem intervenção estatal na economia frequentemente esquecem que Estado e iniciativa privada não competem com as mesmas regras.
O ponto é que existem inovações que não trazem lucro em breve periodo …o setor privado não se interessa ou acha que tem muito risco pra muito investimento
Sem o Estado não teríamos educação pública de qualidade, saúde gratuita de qualidade, rodovias pavimentadas e sem buracos, segurança pública de qualidade... Realmente o Estado é o grande salvador da humanidade!
@@danielramosteixeira ue cara, é verdade, por isso existe leis para os porcos pobres conseguirem viver suas vidas medíocres, precisamos ensinar como ensinar nossas crianças porque somos burros demais para isto, obvio, se não fizer isto você perde a guarda de seu filho, porque você é burro dmais para isto, excerto no dias de eleições, nesse dia, por algum milagre, deus envia o conhecimentos para a cabeça de todos os povos , e fazem os votarem nas pessoas corretamente.
Professor, gostei muito dos “cortes” do seu canal. Suas aulas são sensacionais mas às vezes eu não tinha tempo de assisti-las do começo ao fim, e os cortes me ajudam bastante a não perder os highlights. Ah, e parabéns pelo conteúdo e pelas excelentes referências.
Parabéns pelo conteúdo, é difícil encontrar canais com qualidade acadêmica. Em tese, tudo que é produzido dentro de um Estado seria impossível sem ele, dado os direito de propriedade, moeda, infraestrutura, etc. O que entendi do nacional-desenvolvimentismo, que o fim é a distribuição da riqueza, por meio da economia de mercado, começando com investimento estatal em tecnologia. No entanto, ainda tenho dúvidas sobre a sustentabilidade econômica e social desse projeto. O jeito é continuar estudando.
Que bom ler um comentário assim. Também estou tentando entender, não sou da área de economia. Eu não sei se estou certo, mas não vejo o desenvolvimentismo como uma ideologia. Seria mais como um modelo de desenvolver de uma forma agressiva, partindo pra briga mesmo (é uma espécie de legítima defesa, porque os países ricos estão na briga faz tempo). O capitalismo é um sistema que faz todos competirem pelo lucro. Tecnologia descoberta não é compartilhada com o mundo, é escondida e explorada até o limite do lucro.
@@danielsphor2535 isso mesmo meu caro, o Desenvolvimentismo é uma estratégia geoeconomica, os EUA utilizaram esta estratégia a partir de Alexandre Hamilton e do alemão Friedrich List para se desenvolverem e posteriormente o imperialismo para expandir seu mercado.
Neste caso a sustentabilidade econômica e social deve passar pela reforma tributária e da política econômica na esteira de um robusto pacto federativo, nos moldes do ESM alemão de Alfred Muller-Armack, mas ou menos o que o Ciro Gomes propõe no seu PND.
Realmente. Eles acham, por exemplo, que a Coreia do Sul, um país que produzia bicicletas virou do nada uma nação que produz microchips? Não, teve planejamento e investimento na indústria privada com dinheiro de IMPOSTOS hahaha E sem contar que a Correia do Sul tem uma das maiores indústrias metalúrgicas do mundo, uma estatal criada pelo General Park.
Conhecendo o canal, excelente. Quantos jovens que nunca estiveram em um chão de fábrica, para conhecer o sistema produtivo, a exploração que existe nesse sistema e se julgam sábios, mas não passam de crianças mimadas.
Um complemento para aqueles que tem interesse nas motivações que levaram os EUA a criarem toda essa tecnologia e o vale do silício. "The secret history of silicon valley" ministrado na universidade de Berkeley. Vcs encontram fácil aqui no RUclips.
Como voce pode provar que aconteceria? O fato é que a tecnologia surgiu do estado, esse é o FATO, agora abstracoes do que poderia ser ou que poderia ter acontecido não leva em conta a realidade, sendo assim voce pode fazer a abstracao que quiser mas o onus da prova esta contigo
André sempre didático e perfeito nas ponderações. Já esse cidadão "liberal", definitivamente, não dispõe de linguajar técnico e usa artifícios pra esconder o seu despreparo.
Esse professor fala muita besteira e o mais engraçado são comentários como "nossa como ele é inteligente,como argumenta bem como ele é estudado etc" brasileiro gosta muito de título e status a pessoa basta ter diploma pode falar qualquer merda e ser prestigiado
Acredito que o equilíbrio entre o público e o privado é essencial, o Estado não produz nada, mas detém a arrecadação de impostos, que com responsabilidade sobre a gestão desses recursos, pode financiar setores de desenvolvimento tecnológico e socioeconômico. Afinal não foi o Estado que construiu a tecnologia empregada pela Apple, mas foi seu "investidor", denotando a dependência do Estado de suas empresas, imaginem um Banco Itaú quebrando, por exemplo, o estrago financeiro que isso não traria, o Estado interviria, isso é uma certeza. E as empresas dependem de uma política econômica favorável, então é o que se chama de interdependência.
A tempo eu busco canais com rigor acadêmico em economia pra ouvir, muito obrigado professor, projeto incrível. Não tenho posicionamento com relação as escolas e me deixo afetar por todas elas, degustando cada conceito e argumento, é um deleite ouvir pessoas boas no que fazem, com fundamento para defender as próprias ideias, independente de posicionamento político ou forma de enxergar a realidade econômica. Mais uma vez, obrigado!
Na verdade você busca o chamado "viés de confirmação" e nem percebeu que o "professor" usou apenas argumentos falsos. Mas tudo bem, a maioria das pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema que irão lutar para protegê-lo.
Esse livro não faz sentido, o estado nunca sera empreendedor ja que usa dinheiro dos outros e não sofre pelo risco de fracassar ja que o prejuizo vai para o "contribuinte" o que por definição não é empreendedorismo. Ja a colocação do André, sim o Iphone não existiria sem o estado de fato, o estado pega sua grana e põe para matar outros e isso tambem é um fato, outro fato é que as grandes recessões economicas também não existira se não fosse impresso tanto dinheiro sem aumentar a produção de bens como vimos recentemente com os hermanos Argentinos, ou seja, é verdade a questão do Iphone, mas o estado faz muita merda que afeta a economia negativamente tambem
Cara, mas isso de cobrar imposto por importação é protecionismo, é altamente necessário. O governo precisa proteger o povo de ter acesso a produtos mais baratos.
@@victoroliveira7694 primeiro; governo não protege nada e nem ninguém, ele é uma contradição em termos lógicos a) te assalta para se beneficiar disso e em troca te "dá" algumas migalhas b) impostos sobre importação só aumentam o valor do custo, fazendo com que tal valor seja atribuído o tornando mais caro c) o estado não tem que intervir em absolutamente nada, nem mesmo que seja feito na "melhor" das intenções. Pois assim, ele causa mais problemas ao tentar resolver outros d) o problema econômico, basta 2 neurônios pra entender: se o governo aumenta impostos, torna o serviço/produto mais caro, fazendo com que o empresário reflita o valor no seu produto que logicamente está mais caro pelos parasitas estatais. e) olha a merda que vc falou seu ditadorzinho de merda, "o governo precisa proteger de produtos mais baratos" então as pessoas mais pobres e carentes não podem usufruir de um produto que logicamente seria mais barato se não fosse a máfia estatal intervindo, roubando indivíduos pacíficos e ademais, e isso obviamente aumentaria a oferta e demanda aumentando a qualidade de vida e melhorando a economia. Capacidade cognitiva de uma lixeira vc tem hein.
André, boa tarde, como vc enxerga o papel do Exército em um plano nacional-desenvolvimentista? Pois no caso do Exército Americano, apesar de desenvolverem tecnologias fundamentais para algumas industrias como vc colocou, ele tbm participa ativamente em conflitos em outras regiões do planeta, inclusive como todos nos sabemos até iniciam alguns conflitos, e isso na minha visão é algo ruim de modo geral para o mundo
Esse avanço é mais como uma consolação da desgraça da guerra que qualquer coisa, acontece muito pela facilidade em justificar aumentos das despezas estatais durante um conflito. Até fora de guerra também a retórica bélica é muito usada para outros fins, como por exemplo classificar "áreas estratégicas" da economia transforma a pauta do desenvolvimento em uma pauta existência e de soberânia do país, algo muito mais facil de se justificar para opositores. Isso tudo a parte também temos outros exemplos mais pacíficos, como a corrida espacial gerada pela rivalidade entre duas potências, nessa época o investimento em ciência era quase tão grande quanto com o exército e de resultado temos toda a industria espacial de hoje baseada nisso. No fim o papel do exercito no desenvolvimento então é um de convenência, de facilitador da execução de um plano de desenvolvimento e não um requerimento para se haver progresso em uma sociedade.
Uma vez eu ouvi uma dessas: "Sem o estado nós teríamos uma miríade de produtores de microchips para computadores todos competindo e vendendo a preços baixíssimos". Eu pensei: "Mano, tu tá achando que produzir nano e microtecnologia é como abrir mercearias?".
Faço um curso ligado a programação e tenho uma matéria chamada análise de requisitos, nela temos como projeto abstrair um programa e fazer todo o processo de lidar com os requisitos até o fim do semestre, minha equipe fez muitas sugestões de projeto, um sugeriu um gacha, outro uma cópia do uber, eu um gestor de estoque e o meu colega ancap um mercado livre de energia elétrica, a entrega do projeto é feita em etapas e na primeira entre outras coisas tínhamos que dizer oque impede o projeto de ser implementado, se há concorrência, uma lei ou algo do tipo, e eu simplesmente tive que dizer que pra o mercado livre dele ser implementado teríamos que ir contra deus e o mundo e com o orçamento de 4 desempregados.
@@lucianoomordomodecombate8456 ADS? Me formei ano passado, boa sorte no curso, espero que você goste e consiga uma boa colocação no mercado de trabalho. Aproveitando o fim de ano, feliz ano novo pra você e sua família.
Realmente. Eles acham por exemplo que a Coreia do Sul, um país que produzia bicicleta virou do nada nação que produz microchips? Não, teve planejamento e investimento na indústria privada com dinheiro de IMPOSTOS hahaha E sem contar que a Correia do Sul tem uma das maiores indústrias metalúrgicas do mundo, uma estatal criada pelo General Park.
Esquecem que com a chegada de space x o mercado conseguiu participa da corrida aeroespacial bem na hora que a propriedade privada deu uma oportunidade para a iniciativa privada
Você fala que o estado é responsável pelo desenvolvimento tecnológico, mas alguém consegue desenvolver algo sem que o estado se intrometa? Sem o estado se intrometendo em tudo , acredito que a tecnologia estaria bem mais avançada hoje!
Pode desenvolver sim, fica a vontade, constrói um iPhone na sua garagem. Te garanto que o estado não vai chamar a polícia para ir te prender, fica tranquilo.
@@rafaelchiaranda905 não vai nao, eu preparei um lanche aqui hj. Estudei um pouco de programação também aqui e fiz uns códigos. Subimeti ao Github tbm. O estado não veio me matar ainda, fica tranquilo.
@@rafaelchiaranda905 Vem e ainda mandar fechar se não tiver registro, estado sem o empreendedor para parasitar morre de fome, agora o empreendedor sem o estado sobrevive.
O estado Americano é o maior estado, portanto o que rouba mais(inclusive ultrapassando as próprias fronteiras geográficas). Com centenas de bilhões de orçamento os caras não conseguiram reunir tecnologias que muitas eles mesmos inventaram pra fazer um smartphone. A iniciativa privada quem fez isso. Com muito menos dinheiro e sem roubar ninguém.
O que o Rafael quiz dizer foi simplesmente que a intervenção do estado não boa pq essas informações sobre a economia faz as coisas ficarem mais caras devido a cobrança de impostos!!! Sem contar que existem certos produtos e serviços que todo mundo é forcado a bancar e também a consumir por causa do Estado autoritário!!!
Então vamos acabar com o Estado e viver em feudos empresariais? Que lindo hein! A ética libertária parece uma religião, você acha mesmo que o caos não seria bem pior sem o Estado? Não entendo essa utopia anarcocapitalista, é mais bizarra que o comunismo.
Dependendo do ponto de vista, muitos argumentos se tornam válidos, como por exemplo dizer : “Ainda bem que aconteceu a primeira guerra mundial, com ela conseguimos desenvolver o sinal de rádio!”(guerra financiado pelo estado) Por outra perspectiva não sei foi tão bom assim … No fim ta todo mundo defendendo o que mais lhe convém.
@@danielsphor2535 como eu disse : ao que lhe convém . Me convém favorecer os ricos, em consequência eu consigo mais trabalho … geralmente quem constrói é quem tem dinheiro, quem contrata engenheiro civil é quem tem uma condição melhor . Se favorecer os ricos tem como consequência benefícios pra mim, logo é essa ideia que eu quero apoiar . (Obs a título panorâmico de situação : sou pobre filho de pobre com descendência escravizada, que estudou e tá lutando pra reverter isso )
@@Gouthierresf e ai mano. Realmente é fácil moldar um argumento ao que é conveniente, mas nesse caso acho q o Andre so quis dar um exemplo baseado no próprio exemplo do iphone levantado pelo cara do Ideias radicais. Dito isso, todas essas tecnologias q a gnt vê por ai estão alicerçadas na ciência de base, a qual, via de regra, sobrevive graças ao investimento estatal. Isso eu nao acho que é uma questão de perspectiva, sabe? Setor privado quer retorno certo e no espaço de tempo mais curto possível. Ciência pura é algo q vc nao faz pensando no que vai virar de tecnologia nem quando. Por isso é importantíssimo investemento do estado.
@@cng8603 bem levantado seu ponto de vista amigo. Eu não gosto é da maneira com que eles tratam, colocando um como santo e o outro como demônio. Estado demais é muito difícil dar certo ( é poder demais na mão de pouca gente , e isso nunca dá certo) e capitalismo demais coloca todo mundo numa corrida de ratos. Eu gostaria do meio termo . Eu vejo problema dos dois lados, inclusive nos próprios RUclipsrs : Eu acho o André muito sarcástico (já assisti 1 hora e meia e 1 hora era falando apenas sobre a pessoa em si, nada de informação sobre o conteúdo propriamente dito, parece mais uma briga pessoal), e às vezes argumenta de forma tendenciosa, e acho os demais economistas alarmistas e simplistas demais no quesito modelo econômico ideal . Como eu disse : no fim, cada um defende seu peixe, recebe monetização do RUclips e nós batemos palmas.
@@cng8603 reconheço o papel do estado e claro, não acho que ele não deveria existir. Mas vamos falar a verdade, o estado precisa melhorar DEMAIS sua gestão de pessoas, dinheiro, e etc, etc, etc etc .
Quem criou o iPhone foi o Steve Jobs não um burocrata americano ( político) O Jobs já éra bilionário quando criou o iPhone pq tinha criado uma empresa na garagem d casa chamada Apple décadas atrás junto com "Osniack".
@@andreroncaglia Vc não explicou as tecnologias necessárias pra um iPhone tbm, o touch screen por ex: já existia a décadas, só não tinha aplicação pratica. No livro do Bill Gates "A estrada do futuro" d 1995, ele já descrevia um iPhone, o chamava d micro de bolso, todos do meio Já imaginavam as possibilidades dessa área. E é fato q muitas empresas criadas em garagens sem grandes investimentos superaram empresas gigantescas q tinham lobby político forte como a IBM e a Xerox. São os indivíduos q empreendem e consomem, são eles q movem a economia, não o estado.
Sem o estado norte americano que deu o financiamento e durante 15 anos conseguiu a tecnologia que apos usso do exército foi passado ao uso civil, ate porque empresário nenhum iria gastar 40 bilhões em valores atuais pra algo que não sabiam se iria dar certo e além do dinheiro investido o tempo que demorou pra isso sair .
Sem guerra e conflito vc nao teria esse iphone* Eu nao gosto de usar esse exemplo pq eu nao acho um exemplo eh que: (vou falar uma besteira com um pouco de logica) Estados sao empresas, entao, Uniao Sovietica e Estados Unidos tavam fazem concorrência economica e tecnologica, entao os dois estavam correndo atras de serem mais competitivos, mais inovativos e nao ficar para tras. Isso eh algo como Apple x Samsung em tecnologia de smartphones. Nvidia x Amd, Intel x Amd, Dell x Apple, Xbox/Microsoft/Windows vs Valve/Linux. Olha o projeto manhattan, maioria ali, se nao todos os cientistas que contribuíram para o projeto nao eram americanos, eh uma questão de trazer mente brilhantes e isso o brasil nunca conseguiu fazer e nunca vai pq nos estamos ANOS e ANOS atras tecnologicamente. O ponto dele eh meio falho, mas eu entendo ate pelo fato de que: O Estado tem que ser MUITO FODA para escolher corretamente no que investir e vamos ser sinceros, os ultimos governos nao souberam investir corretamente. Lembro da fala do Steve Jobs quando fechou a Apple no brasil pq o brasil era uma merda para colocar um negocio e ainda eh. Mas esse seu argumento do estado, pow eh mt errado, eh mesma coisa que dizer que a Guerra foi uma delicia pq foi quando Turing desenvolveu o primeiro computador, nao eh assim neh pow.
São dois debates diferentes, eu vejo. O foco aqui é desenvolvimento tecnológico e a função do Estado. Um outro debate importante é este que você levantou. Eu considero os dois, mas enfatizei o primeiro neste corte. Tratamos disso bastante no programa Conexão Xangai. Obrigado!
" eh mesma coisa que dizer que a Guerra foi uma delicia pq foi quando Turing desenvolveu o primeiro computador," Não é não. A Guerra é um fato, um acontecimento, um dado da realidade em determinada época e local. Investir em tecnologia, inteligência, defesa, como consequência, é resultado da guerra. Não misture alhos com bugalhos.
@@ryuzzakibsb Guerra é uma merda feita por parasitas, desarmamentista são contraditórios defendem o estado malvadão de entupir de armas inúteis que só atende a máfia estatal e satanizam o cidadão de bem andar armado.
Me perdeu quando falou que o estado que financiou algo, como se o "Estado" por sí só gerasse riqueza. Quem financia estudo cientifico são as pessoas por meio de impostos (Obrigatórios). Esse é a base do argumento do Rafael na qual você simplesmente não entendeu, ou não quer entender .... Resumindo, o estado não é "Bonzinho" que financia as coisas tirando dinheiro do nada, as coisas são financiadas com o seu e o meu dinheiro, querendo nós ou não.
O Estado não precisa coletar impostos pra financiar seus gastos. Isso parou de funcionar qdo se adotou a moeda fiduciária. Se tiver abertura, leia o novo livro de Barry Eichengreen, In defense of public debt. Vai te ajudar a esclarecer este ponto.
@@andreroncaglia qual é a fodendo diferença? Ou ele pega parte do seu dinheiro ou ele imprime a moeda que ele te força a usar, cuja ´produçãoe ele tem monopólio, fazendo com que seu dinheiro desvalorize. Dá na mesma, é roubo em ambos os casos.
@@victoroliveira7694 nem perca tempo, o André é MMT, que é uma corrente totalmente heterodoxa na academia que acha que imprimir dinheiro magicamente multiplica a riqueza do país e não gera inflação, igual aconteceu na Argentina e na Venezula kkkkkkkkkkkkk
@@victoroliveira7694 Isso mesmo, mas aí ele se cala, esses estatistas pensam que somos otários, tanto faz ser impostos ou emissão monetária e isto é tautológico e só confunde desavisado.
@@cocoronfonfinfun5813 se dependesse do estado, nem telefone celular básico a população teria kkķķk o estado não liga para carro, moto , celular, a única coisa que o estado te deixaria ter é uma TV para vc assistir futebol e ficar quetinho .... tenho 40 anos, todos esses anos , o estado apenas aumentou preços e colocou imposto no sol kkkkkkk tem de ser idiota para não entender que o estado tá que se foda para vc... estado não liga se vc vai comer , passar fome, ele simplesmente bota imposto na comida sem dó e sem piedade , ou vc acha que o imposto na comida é para ajudar as crianças comerem mais kkkkkkkk
Aeee Profº Andre fazendo cortes como o Luide falou na live dele, faça bastante corte desses liberaloides falando merda pra expor a merda que eles falam kkkkkkk
Não é um salto lógico dizer que pq os estudos que desenvolveram a tecnologia foi financiado pelo estado, então sem o estado não teriamos essa tecnologia?
Não, pq nem as mega empresas querem perder dinheiro em desenvolver pesquisa pra alcançar a tecnologia. Elas sempre querem subsídios, isenções e injeção de capital pra financiar a pesquisa. Advinha pra quem elas se socorrem dessas ajudas? O estado malvadão. Isso quando muito, a maioria mesmo só espera o estado criar uma empresa estatal até ela ficar grande e operacional, e depois pressionam o poder público pra privatizar ela, com a estrutura e a operação toda montada. Daí o pq de governos liberais sempre sucatearem as estatais. Isso faz crescer o anseio na população de que elas precisam ser privatizadas.
Noticia que li.hoje Em segredo, CEO de empresa dona do ChatGPT doa milhões de dólares para financiar o maior estudo sobre renda básica universal Há anos Sam Altman procura uma forma de reduzir os impactos negativos da IA na economia e na sociedade.
@@MReidogadoquem produziu idealizou serviu de alicerce para as maiores invenções da história da civilização foi a revolução industrial capitalismo indivíduos visionários que não possui vínculo assimetria nexo substrato nenhum com estado
O estado investiu pesadamente no iPhone. Logo...? Logo não teria como o iPhone surgir de nenhum outro jeito? É isso? Essa resposta é bem preguiçosa, na verdade. Nem chega a ser um argumento, é só o levantamento de um fato. "O estado investiu no iPhone". Legal, bom pra ele. Como isso é só um corte, não vou julgar que a resposta do economista tenha sido apenas isso. Assim que eu ver o vídeo inteiro vou poder ver a versão elaborada da resposta que ele deve ter dado.
O estado bonzinho que você diz arrecadando milhões mensalmente! Só um mero deputado federak ganha mais de 30k por mês fora inúmeros ouros auxílios que chegam a dar quase 100 mil por mês pra um único deputado, enquanto isso o trouxa aqui lutando pra sair do salário mínimo. Esse é o estado bonzinho de vocês? Não sou ancap, mas é inegável enxergar que um estado atrapalha e muito seu povo.
Gosto dos seus vídeos, ainda que eu seja libertário. Acho você um cara com profundidade e muito conhecimento na história do pensamento econômico, apesar de não dominar a fundo o pensamento austríaco. O Rafael é bem raso nas explicações dele, e têm dificuldade argumentativa. Sobre esse assunto pautado no vídeo eu gostaria que você refutasse o livro: “Science, Technology, and Government” do Murray Rothbard. Acho que pode ser de bom proveito já que você se propõe a expor aquilo que enxerga da absurdo nas ideias libertárias.
"Dinheiro falso"!!!! Meodeos! Pense na besteira que é um influenciador de jovens para economia falar isso. E se trata de apenas uma dentre muitas! É muita crença no mundo mágico da escola austríaca mesmo.
O indivíduo não pode se desvencilhar do Estado, não pode declarar sua própria casa soberana e negar pagar imposto em cima do que em tese seria sua propriedade. Se houvesse essa opção meu caro, eu não tenho dúvidas que anarquistas negariam o Estado em um piscar de olhos. Agora um comunista pode perfeitamente dar um jeito de ir morar em um país comunista, pq não o faz?
"Sempre houve roubo e estupro na sociedade, logo sem esses dois crimes nós não estariamos aqui e agora com essa tecnologia avançada, portanto eles são necessários". É sério que é esse o tipo de argumento usado pra defender o estado? Ele usou um exemplo, pode ter sido um exemplo infeliz, mas foi para tentar explicar melhor o ponto dele, desonestidade intelectual intepretar de forma literal o argumento.
Não entendi essa sua história, qual a dificuldade de entender que o estado teve atuação direta para o desenvolvimento, reveja aí no min 2.2, mas se vc acha o que tudo no mundo pode ser explicado pela simples lógica de trocas livres, tudo bem, mas tenta entender aí
@@ViaDuplaEngenharia Em nenhum momento neguei que o estado teve atuação para o desenvolvimento, volto a perguntar: logo ele é necessário? Eu não me propus a entender e explicar o mundo. Como você explica a geração de riqueza? Agredindo outros e redistribuindo o saque igual o estado faz? Ou poupando recursos, investindo e trocando? Falta conhecimento de economia básica.
@@thallesfouly9439 investindo é claro, bom, parece vc tem muitas dúvidas com economia básica, tem os vídeos do André e do Paulo gala, da pra entender algumas coisas, conexão Xangai é bom tb
@@pedrobrant9564 Agradeça aos pagadores de impostos norte-americano e os pesquisadores que são trabalhadores, enfim os contribuintes e os pesquisadores possibilitaram essa inovação e o político apenas direcionou o recurso para estas pesquisas, enfim sem o indivíduo contribuinte e o indivíduo pesquisador o político não faz nada, sem o indivíduo a ficção estado não sairia do papel.
quem produziu idealizou serviu de alicerce para as maiores invenções da história da civilização foi a revolução industrial capitalismo indivíduos visionários que não possui vínculo assimetria nexo substrato nenhum com estado
Bom dia! E boas chuvas tb 😏, tudo mudou, o verão não é + aquela estação do ano cheia de sol e alegrias. Só não muda os tontos de direita q não entendem patavinas de políticas públicas, sempre criticando o Estado com discursos vazios.
O desenvolvimento tecnológico segue uma lógica simples. O risco da pesquisa e desenvolvimento de ponta é socializado com o dinheiro do contribuinte. O lucro da comercialização de produtos baseados nessas tecnologias são privatizados em poucas mãos. Quem financia desenvolvimento tecnológico e ciência de ponta é o contribuinte. Gostaria até de ouvir do André Roncaglia, o que ele acha da dita "excessão" que foi o desenvolvimento de turbinas a gás e a formulação da termodinâmica que caminhou lado a lado com essa etapa da revolução industrial. De qualquer forma, era capital de estado que permitia esse desenvolvimento. O resto é imposto se transformando em grants que financiam pesquisas de ponta.
Eu conheci esse canal justamente por conta desse corte quando ele foi mostrado numa das lives do Luide.
também KKKKKK, ele colocou por sei lá, uns 30 seg e cheguei aq, e to faz uns 5 dia so ouvindo esse canal
Mesmo aqui. O luide recomendou e vim checar. Realmente MT bom💯💯
Eu também.
eu tbm!
Eu acabei de conhecer e aqui estou eu. kkkkk
Sem estado malvadão não teríamos nem satélites artificiais, GPS, a NASA, a estação espacial internacional, o LHC...
Nem mesmo internet...
Nemo Google Earth, tão útil para todas as engenharias (da agronômica a marítma, passando por todas as demais), geologia, geografia e tantas outras profissões, no setor público e privado....
Acho q nunca saberemos, pq nunca tivemos essa experiência.
Como vc sabe disso?
Nem a space X... O engraçado disso tudo é ver que qualquer idiota se acha especialista em alguma coisa sem nunca ter estudado a sério tal coisa. Vivemos é a era da (des)informação.
Exatamente, não é nem uma questão de opinião ou ideologia,, é a verdade!!, " Na história da civilização, o Estado foi preponderante para a construção de uma economia forte e diversificada" ( Dr. Adriano Benayon)
kkkkkkkkkk
@@marcossantana4259 pq a risada?
@@Linkin-park555
É como glorificar o traficante pela gatonet ou as máfias pela paz nas ruas japonesas.
As pessoas vivem conforme as circunstâncias, mas não é como se ter uma gangue dominando seu bairro fosse necessário pra deixar sua vida melhor...
Verdade, pois o Brasil é a grande economia de hoje pelas iniciativas dos Imperadores, Getúlio e Jk. E também dos Militares.
@@Linkin-park555 o Marcos Santana , provavelmente, não tem consciência de qual estratégia de desenvolvimento as nações mais prósperas do planeta utilizaram.
Boa professor, esse projeto de cortes ficou ótimo
André pelamor de deus fala sobre "IMPRIMIR DINHEIRO" que da muita polêmica e nunca vi ninguém fundamentar essa ideia
Mas é tão simples, o Estado emite mais notas de promessa que aquele valor, no momento injetado com valor artificial, vai ser usado de forma consciente para que o valor, futuramente, seja real, mas o André falando deve ser muito top. (ah, se eu estiver errado, mals ai, compreendi assim :D)
Você expande sua base monetária emitindo papel moeda ou crédito. E reza para alguém precisar da sua moeda, pois do contrário vai sofrer rápido com a inflamação que você gerou, no caso dos EUA ou China é mais uma bolha, pois sempre precisamos dessas moedas no comércio, então difícil eles serem pegos pela inflação, mas uma hora a conta chega.
@@ygorrochaimoveis então o problema é a moeda não ser emitida por um país imperialista, não simplesmente a expansão monetária, né?
@@comunistasim4002 A expansão monetária é o maior problema da inflação, países como China e EUA se aproveitam dos comércios enormes das empresas e povo de seus respectivos países, para se financiarem. Criação de bolhas né, inclusive daí vem a teoria de ciclos econômicos pois é algo comum já essa tática usada pelos governos, infelizmente quem é mais afetado é o mais pobre, onde sua renda é usada muito para sobrevivência básica. Pros governos é ótimo essa distorção econômica, podem culpar o capitalismo no caso da china, e na democracia culpar o adversário caso a economia vá mal naqueles anos.
@@ygorrochaimoveis você não respondeu minha pergunta
Provado que a maioria da inovação tecnológica do iPhone foi iniciativa do Estado. Entretanto, isso não é a mesma coisa que dizer que a iniciativa privada não teria feito. Uma coisa é você ser o primeiro a desenvolver tal coisa. Outra coisa é somente você ter essa capacidade.
Outro ponto a ser considerado. A comparação iniciativa estatal vs iniciativa privada na inovação tecnológica é INJUSTA, pelo seguinte... O Estado tem condições de assumir riscos muito maiores que a iniciativa privada, pois somente ele consegue tomar prejuízos grandes por muito tempo. Um empreendimento que, para a iniciativa privada, requer muito investimento e tem muita chance de fracasso, pode ser feito pelo Estado que tem a prerrogativa de se autofinanciar, por meio da emissão de moeda, endividamento e aumento de impostos. Quando a iniciativa privada tem prejuízo, ela quebra. Quando o Estado tem prejuízo, ele repassa a conta pra população pagar. Assim fica fácil sair na frente!
Também devemos lembrar que em muitos casos (não estou dizendo que o iPhone é um deles) o Estado impede ou dificulta a participação da iniciativa privada na inovação tecnológica, por meio de leis, regulações, taxas, concessões, monopólios, etc. Não há mérito nenhum em ganhar uma corrida onde você é o único competidor.
Pessoas que defendem intervenção estatal na economia frequentemente esquecem que Estado e iniciativa privada não competem com as mesmas regras.
O ponto é que existem inovações que não trazem lucro em breve periodo …o setor privado não se interessa ou acha que tem muito risco pra muito investimento
@@MReidogadoVc sabe como a maioria das invenções foi concebida? Então...
É muito bom ver alguém que tem base na REALIDADE argumentar kksks
Gosto demais do seu trabalho, e agora com esse projeto de cortes vai ser excelente pra todo mundo. Sucesso!
E quem financiou o estado?
O Roncaglia vai bugar com essa pergunta.kkk
Sem o Estado não teríamos educação pública de qualidade, saúde gratuita de qualidade, rodovias pavimentadas e sem buracos, segurança pública de qualidade... Realmente o Estado é o grande salvador da humanidade!
Sem o deus estado não existiria razão, estaríamos todos rolando no chão como macacos. Ó estado todo poderoso, rogai por nós.
vá estudar !@@libertascipher
@@danielramosteixeira ue cara, é verdade, por isso existe leis para os porcos pobres conseguirem viver suas vidas medíocres, precisamos ensinar como ensinar nossas crianças porque somos burros demais para isto, obvio, se não fizer isto você perde a guarda de seu filho, porque você é burro dmais para isto, excerto no dias de eleições, nesse dia, por algum milagre, deus envia o conhecimentos para a cabeça de todos os povos , e fazem os votarem nas pessoas corretamente.
O preço de se ter a civilização é estado
Excelente trabalho Professor André Roncaglia. Desmistificar os mitos dos milionários de classe média e seus papagaios é importantíssimo 👏🏼👏🏼👏🏼
Professor, gostei muito dos “cortes” do seu canal. Suas aulas são sensacionais mas às vezes eu não tinha tempo de assisti-las do começo ao fim, e os cortes me ajudam bastante a não perder os highlights. Ah, e parabéns pelo conteúdo e pelas excelentes referências.
chegando agora no canal,e amando !
Como eu adoraria um muleque desse carregando umas latas de concreto, pqp
Ele ia esquecer essas baboseiras rapidinho. Vai defender fim dos direitos trabalhistas pra trabalhador subempregado chão de fábrica pra ver?
Parabéns pelo conteúdo, é difícil encontrar canais com qualidade acadêmica. Em tese, tudo que é produzido dentro de um Estado seria impossível sem ele, dado os direito de propriedade, moeda, infraestrutura, etc. O que entendi do nacional-desenvolvimentismo, que o fim é a distribuição da riqueza, por meio da economia de mercado, começando com investimento estatal em tecnologia. No entanto, ainda tenho dúvidas sobre a sustentabilidade econômica e social desse projeto. O jeito é continuar estudando.
Se puder, leia o livro do Bresser: Em busca do desenvolvimento perdido. Acho que vao ajudar. Abraços
Que bom ler um comentário assim. Também estou tentando entender, não sou da área de economia. Eu não sei se estou certo, mas não vejo o desenvolvimentismo como uma ideologia. Seria mais como um modelo de desenvolver de uma forma agressiva, partindo pra briga mesmo (é uma espécie de legítima defesa, porque os países ricos estão na briga faz tempo). O capitalismo é um sistema que faz todos competirem pelo lucro. Tecnologia descoberta não é compartilhada com o mundo, é escondida e explorada até o limite do lucro.
@@danielsphor2535 isso mesmo meu caro, o Desenvolvimentismo é uma estratégia geoeconomica, os EUA utilizaram esta estratégia a partir de Alexandre Hamilton e do alemão Friedrich List para se desenvolverem e posteriormente o imperialismo para expandir seu mercado.
Neste caso a sustentabilidade econômica e social deve passar pela reforma tributária e da política econômica na esteira de um robusto pacto federativo, nos moldes do ESM alemão de Alfred Muller-Armack, mas ou menos o que o Ciro Gomes propõe no seu PND.
@@andreroncaglia onde encontro o livro?
Realmente. Eles acham, por exemplo, que a Coreia do Sul, um país que produzia bicicletas virou do nada uma nação que produz microchips? Não, teve planejamento e investimento na indústria privada com dinheiro de IMPOSTOS hahaha
E sem contar que a Correia do Sul tem uma das maiores indústrias metalúrgicas do mundo, uma estatal criada pelo General Park.
Pelo menos os impostos foram usados inteligentemente, diferente do que é o Brasil
@@danielsouza94535no Brasil vai tudo pro Agro
A cara do André ouvindo esse bobalhão é ótima kkkkk
Conhecendo o canal, excelente. Quantos jovens que nunca estiveram em um chão de fábrica, para conhecer o sistema produtivo, a exploração que existe nesse sistema e se julgam sábios, mas não passam de crianças mimadas.
Um complemento para aqueles que tem interesse nas motivações que levaram os EUA a criarem toda essa tecnologia e o vale do silício.
"The secret history of silicon valley" ministrado na universidade de Berkeley. Vcs encontram fácil aqui no RUclips.
Correlação não é causalidade, o estado investiu dinheiro roubado para criar o iPhone mas como provar que sem ele isso não aconteceria?
exato! Isso não passa pela cabeça dele. E citar o BNDS no sentido desenvolvimentista foi ainda pior.
Como voce pode provar que aconteceria? O fato é que a tecnologia surgiu do estado, esse é o FATO, agora abstracoes do que poderia ser ou que poderia ter acontecido não leva em conta a realidade, sendo assim voce pode fazer a abstracao que quiser mas o onus da prova esta contigo
Perfeito professor. Já vou jogar esses vídeos nos meus grupos de whats app.
Ala as fake news do ZAP ZAP
😂😂😂😂😂
Eu amo esse "então vamo lá"
Excelente esses cortes! Dica - colocar sons de efeitos ou músicas só em pontos específicos :)
Hoje a janta foi com farofa...opa, que top....valeu André. abs
Excelente!!!
Esse é o modelo de vídeo que deve ser usado num primeiro momento.
André sempre didático e perfeito nas ponderações. Já esse cidadão "liberal", definitivamente, não dispõe de linguajar técnico e usa artifícios pra esconder o seu despreparo.
Esse professor fala muita besteira e o mais engraçado são comentários como "nossa como ele é inteligente,como argumenta bem como ele é estudado etc" brasileiro gosta muito de título e status a pessoa basta ter diploma pode falar qualquer merda e ser prestigiado
Acredito que o equilíbrio entre o público e o privado é essencial, o Estado não produz nada, mas detém a arrecadação de impostos, que com responsabilidade sobre a gestão desses recursos, pode financiar setores de desenvolvimento tecnológico e socioeconômico. Afinal não foi o Estado que construiu a tecnologia empregada pela Apple, mas foi seu "investidor", denotando a dependência do Estado de suas empresas, imaginem um Banco Itaú quebrando, por exemplo, o estrago financeiro que isso não traria, o Estado interviria, isso é uma certeza. E as empresas dependem de uma política econômica favorável, então é o que se chama de interdependência.
parei no "que com responsabilidade sobre a gestão desses recursos"
Políticos capacitados e industriais com nível muito elevado.
A tempo eu busco canais com rigor acadêmico em economia pra ouvir, muito obrigado professor, projeto incrível. Não tenho posicionamento com relação as escolas e me deixo afetar por todas elas, degustando cada conceito e argumento, é um deleite ouvir pessoas boas no que fazem, com fundamento para defender as próprias ideias, independente de posicionamento político ou forma de enxergar a realidade econômica. Mais uma vez, obrigado!
Na verdade você busca o chamado "viés de confirmação" e nem percebeu que o "professor" usou apenas argumentos falsos.
Mas tudo bem, a maioria das pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema que irão lutar para protegê-lo.
A cara do André é igual a do meu professor da faculdade quando eu tava enrolando na apresentação 🤣
Libertário de iPhone
Socialista de sofá
Kkkk pois é
Certo e o estado malvadão nunca iria desenvolver tecnologia sem contratar o indivíduo pesquisador, ou seja sem o indivíduo o estado não faz nada.
Ninguém faz nada sem o indivíduo, afinal, quem produz as mercadorias é o trabalho. Seu comentário não tem sentido.
@@zdbs4468 quando o liberal cai na real de quem produz riqueza...
Esse livro não faz sentido, o estado nunca sera empreendedor ja que usa dinheiro dos outros e não sofre pelo risco de fracassar ja que o prejuizo vai para o "contribuinte" o que por definição não é empreendedorismo. Ja a colocação do André, sim o Iphone não existiria sem o estado de fato, o estado pega sua grana e põe para matar outros e isso tambem é um fato, outro fato é que as grandes recessões economicas também não existira se não fosse impresso tanto dinheiro sem aumentar a produção de bens como vimos recentemente com os hermanos Argentinos, ou seja, é verdade a questão do Iphone, mas o estado faz muita merda que afeta a economia negativamente tambem
Pior é q esses caras se passam de inteligentes e acabam engananado muitas pessoas q ficam repetindo essas baboseiras.
Sem o estado cobrando imposto de importação mais pessoas teriam iPhone.
Cara, mas isso de cobrar imposto por importação é protecionismo, é altamente necessário. O governo precisa proteger o povo de ter acesso a produtos mais baratos.
@@victoroliveira7694 primeiro; governo não protege nada e nem ninguém, ele é uma contradição em termos lógicos
a) te assalta para se beneficiar disso e em troca te "dá" algumas migalhas
b) impostos sobre importação só aumentam o valor do custo, fazendo com que tal valor seja atribuído o tornando mais caro
c) o estado não tem que intervir em absolutamente nada, nem mesmo que seja feito na "melhor" das intenções. Pois assim, ele causa mais problemas ao tentar resolver outros
d) o problema econômico, basta 2 neurônios pra entender: se o governo aumenta impostos, torna o serviço/produto mais caro, fazendo com que o empresário reflita o valor no seu produto que logicamente está mais caro pelos parasitas estatais.
e) olha a merda que vc falou seu ditadorzinho de merda, "o governo precisa proteger de produtos mais baratos" então as pessoas mais pobres e carentes não podem usufruir de um produto que logicamente seria mais barato se não fosse a máfia estatal intervindo, roubando indivíduos pacíficos e ademais, e isso obviamente aumentaria a oferta e demanda aumentando a qualidade de vida e melhorando a economia. Capacidade cognitiva de uma lixeira vc tem hein.
@@brenoari era ironia
@@victoroliveira7694 É duro ser proibido de comprar produtos mais baratos e de melhor qualidade.
Infelizmente, quem não que entender, nunca o fará.
Brasil é um país miserável desde de sempre.
Muito bom recorte.
Conexão Xangai vai voltar?
Depois do carnaval
Excelente e didático.
Sem o estado malvadão, também não teríamos ruas asfaltadas e poste de iluminação? 🤔
Falácia
André, boa tarde, como vc enxerga o papel do Exército em um plano nacional-desenvolvimentista? Pois no caso do Exército Americano, apesar de desenvolverem tecnologias fundamentais para algumas industrias como vc colocou, ele tbm participa ativamente em conflitos em outras regiões do planeta, inclusive como todos nos sabemos até iniciam alguns conflitos, e isso na minha visão é algo ruim de modo geral para o mundo
Sim.
É imaginar a as guerras são boas, afinal elas fazem as tecnologias evoluírem.
@@laerciomedeiros647 não entendi amigo
Esse avanço é mais como uma consolação da desgraça da guerra que qualquer coisa, acontece muito pela facilidade em justificar aumentos das despezas estatais durante um conflito. Até fora de guerra também a retórica bélica é muito usada para outros fins, como por exemplo classificar "áreas estratégicas" da economia transforma a pauta do desenvolvimento em uma pauta existência e de soberânia do país, algo muito mais facil de se justificar para opositores. Isso tudo a parte também temos outros exemplos mais pacíficos, como a corrida espacial gerada pela rivalidade entre duas potências, nessa época o investimento em ciência era quase tão grande quanto com o exército e de resultado temos toda a industria espacial de hoje baseada nisso.
No fim o papel do exercito no desenvolvimento então é um de convenência, de facilitador da execução de um plano de desenvolvimento e não um requerimento para se haver progresso em uma sociedade.
Me responde uma dúvida, o Enéias era Nacional-desenvolvimentista?
Maravilha, provou que a sociedade avança apesar do Estado, só faltou tentar atestar que ela o faz por causa dele. Esse que é o desafio.
Uma vez eu ouvi uma dessas: "Sem o estado nós teríamos uma miríade de produtores de microchips para computadores todos competindo e vendendo a preços baixíssimos". Eu pensei: "Mano, tu tá achando que produzir nano e microtecnologia é como abrir mercearias?".
Faço um curso ligado a programação e tenho uma matéria chamada análise de requisitos, nela temos como projeto abstrair um programa e fazer todo o processo de lidar com os requisitos até o fim do semestre, minha equipe fez muitas sugestões de projeto, um sugeriu um gacha, outro uma cópia do uber, eu um gestor de estoque e o meu colega ancap um mercado livre de energia elétrica, a entrega do projeto é feita em etapas e na primeira entre outras coisas tínhamos que dizer oque impede o projeto de ser implementado, se há concorrência, uma lei ou algo do tipo, e eu simplesmente tive que dizer que pra o mercado livre dele ser implementado teríamos que ir contra deus e o mundo e com o orçamento de 4 desempregados.
@@lucianoomordomodecombate8456 mano kkkkk
@@lucianoomordomodecombate8456 ADS? Me formei ano passado, boa sorte no curso, espero que você goste e consiga uma boa colocação no mercado de trabalho. Aproveitando o fim de ano, feliz ano novo pra você e sua família.
Realmente. Eles acham por exemplo que a Coreia do Sul, um país que produzia bicicleta virou do nada nação que produz microchips? Não, teve planejamento e investimento na indústria privada com dinheiro de IMPOSTOS hahaha
E sem contar que a Correia do Sul tem uma das maiores indústrias metalúrgicas do mundo, uma estatal criada pelo General Park.
Esquecem que com a chegada de space x o mercado conseguiu participa da corrida aeroespacial bem na hora que a propriedade privada deu uma oportunidade para a iniciativa privada
Morro de rir dessa gente
*Excelente André!! Isso!!*
*_#Ciro2022_**_ _**_#PrefiroCIRO_**_ _**_#PND_**_ _**_#CiroRebeldiaDaEsperança_**_ !!!_* 😊👍✌👏👏👏
Você literalmente distorceu o argumento dele. Aliás, vc fez um corte muito significativo no vídeo.
Ele está falando sobre inflação. Nada mas que isso.
Você fala que o estado é responsável pelo desenvolvimento tecnológico, mas alguém consegue desenvolver algo sem que o estado se intrometa? Sem o estado se intrometendo em tudo , acredito que a tecnologia estaria bem mais avançada hoje!
Pode desenvolver sim, fica a vontade, constrói um iPhone na sua garagem. Te garanto que o estado não vai chamar a polícia para ir te prender, fica tranquilo.
@@felipeferrari1754 se eu fizer pão na minha garagem, o estado vai se intrometer pra tirar a parte dele! Ou que ele diz que é dele né!
@@rafaelchiaranda905 não vai nao, eu preparei um lanche aqui hj. Estudei um pouco de programação também aqui e fiz uns códigos. Subimeti ao Github tbm. O estado não veio me matar ainda, fica tranquilo.
@@felipeferrari1754 agora tentar fazer lanche pra vender, pra ver se o estado num vem!!!!!!
@@rafaelchiaranda905 Vem e ainda mandar fechar se não tiver registro, estado sem o empreendedor para parasitar morre de fome, agora o empreendedor sem o estado sobrevive.
O estado Americano é o maior estado, portanto o que rouba mais(inclusive ultrapassando as próprias fronteiras geográficas). Com centenas de bilhões de orçamento os caras não conseguiram reunir tecnologias que muitas eles mesmos inventaram pra fazer um smartphone. A iniciativa privada quem fez isso. Com muito menos dinheiro e sem roubar ninguém.
Uma dúvida, quem financiou as grandes navegações?
Não foi o estado 🤣
@@blenoalisson1356 e quem foi?
@@rafaelportela9044 empresas de capital aberto.
@@blenoalisson1356 nao teria sido o q hj chamamos de parceria publico privada?:
Monarquia e burguesia da época
O que o Rafael quiz dizer foi simplesmente que a intervenção do estado não boa pq essas informações sobre a economia faz as coisas ficarem mais caras devido a cobrança de impostos!!!
Sem contar que existem certos produtos e serviços que todo mundo é forcado a bancar e também a consumir por causa do Estado autoritário!!!
Então vamos acabar com o Estado e viver em feudos empresariais? Que lindo hein! A ética libertária parece uma religião, você acha mesmo que o caos não seria bem pior sem o Estado? Não entendo essa utopia anarcocapitalista, é mais bizarra que o comunismo.
Dependendo do ponto de vista, muitos argumentos se tornam válidos, como por exemplo dizer : “Ainda bem que aconteceu a primeira guerra mundial, com ela conseguimos desenvolver o sinal de rádio!”(guerra financiado pelo estado)
Por outra perspectiva não sei foi tão bom assim … No fim ta todo mundo defendendo o que mais lhe convém.
Pois veja que o liberalismo convém aos ricos. Cada um defende o que ACHA que lhe convém.
@@danielsphor2535 como eu disse : ao que lhe convém . Me convém favorecer os ricos, em consequência eu consigo mais trabalho … geralmente quem constrói é quem tem dinheiro, quem contrata engenheiro civil é quem tem uma condição melhor . Se favorecer os ricos tem como consequência benefícios pra mim, logo é essa ideia que eu quero apoiar . (Obs a título panorâmico de situação : sou pobre filho de pobre com descendência escravizada, que estudou e tá lutando pra reverter isso )
@@Gouthierresf e ai mano. Realmente é fácil moldar um argumento ao que é conveniente, mas nesse caso acho q o Andre so quis dar um exemplo baseado no próprio exemplo do iphone levantado pelo cara do Ideias radicais. Dito isso, todas essas tecnologias q a gnt vê por ai estão alicerçadas na ciência de base, a qual, via de regra, sobrevive graças ao investimento estatal. Isso eu nao acho que é uma questão de perspectiva, sabe? Setor privado quer retorno certo e no espaço de tempo mais curto possível. Ciência pura é algo q vc nao faz pensando no que vai virar de tecnologia nem quando. Por isso é importantíssimo investemento do estado.
@@cng8603 bem levantado seu ponto de vista amigo. Eu não gosto é da maneira com que eles tratam, colocando um como santo e o outro como demônio. Estado demais é muito difícil dar certo ( é poder demais na mão de pouca gente , e isso nunca dá certo) e capitalismo demais coloca todo mundo numa corrida de ratos. Eu gostaria do meio termo . Eu vejo problema dos dois lados, inclusive nos próprios RUclipsrs : Eu acho o André muito sarcástico (já assisti 1 hora e meia e 1 hora era falando apenas sobre a pessoa em si, nada de informação sobre o conteúdo propriamente dito, parece mais uma briga pessoal), e às vezes argumenta de forma tendenciosa, e acho os demais economistas alarmistas e simplistas demais no quesito modelo econômico ideal . Como eu disse : no fim, cada um defende seu peixe, recebe monetização do RUclips e nós batemos palmas.
@@cng8603 reconheço o papel do estado e claro, não acho que ele não deveria existir. Mas vamos falar a verdade, o estado precisa melhorar DEMAIS sua gestão de pessoas, dinheiro, e etc, etc, etc etc .
Então deixa eu ver se eu entendi?
Se não estivesse o estado bonzinho, não existia nada no mundo??🤔
Não é isso, mas a tomada de alto risco para tecnologias que não visam apenas o lucro seriam praticamente extintas.
Quem criou o iPhone foi o Steve Jobs não um burocrata americano ( político)
O Jobs já éra bilionário quando criou o iPhone pq tinha criado uma empresa na garagem d casa chamada Apple décadas atrás junto com "Osniack".
Ele desenvolveu todas as tecnologias do zero? Aprofunde um pouquinho suas pesquisas e vc vai entender o todo.
@@andreroncaglia Vc não explicou as tecnologias necessárias pra um iPhone tbm, o touch screen por ex: já existia a décadas, só não tinha aplicação pratica. No livro do Bill Gates "A estrada do futuro" d 1995, ele já descrevia um iPhone, o chamava d micro de bolso, todos do meio Já imaginavam as possibilidades dessa área.
E é fato q muitas empresas criadas em garagens sem grandes investimentos superaram empresas gigantescas q tinham lobby político forte como a IBM e a Xerox.
São os indivíduos q empreendem e consomem, são eles q movem a economia, não o estado.
GPS...internet e telefone foi o estado
@@MReidogado Sim, foi o Kennedy e o Bush pai q inventaram 👍.
@@caravulgar Já reparou que quando encurralamos eles, os mesmos se fingem de desentendidos.
Será que ele sabe que a USAF administra o gps? kkkkk
Sem o estado norte americano que deu o financiamento e durante 15 anos conseguiu a tecnologia que apos usso do exército foi passado ao uso civil, ate porque empresário nenhum iria gastar 40 bilhões em valores atuais pra algo que não sabiam se iria dar certo e além do dinheiro investido o tempo que demorou pra isso sair .
Convivo com essa molecada. O exercício mais extenuante não é nem o intelectual, mas o da paciência. Tem achando que achar basta.
Kkkkkkkkk essa musiquinha de fundo
Sem guerra e conflito vc nao teria esse iphone*
Eu nao gosto de usar esse exemplo pq eu nao acho um exemplo eh que: (vou falar uma besteira com um pouco de logica) Estados sao empresas, entao, Uniao Sovietica e Estados Unidos tavam fazem concorrência economica e tecnologica, entao os dois estavam correndo atras de serem mais competitivos, mais inovativos e nao ficar para tras. Isso eh algo como Apple x Samsung em tecnologia de smartphones. Nvidia x Amd, Intel x Amd, Dell x Apple, Xbox/Microsoft/Windows vs Valve/Linux.
Olha o projeto manhattan, maioria ali, se nao todos os cientistas que contribuíram para o projeto nao eram americanos, eh uma questão de trazer mente brilhantes e isso o brasil nunca conseguiu fazer e nunca vai pq nos estamos ANOS e ANOS atras tecnologicamente.
O ponto dele eh meio falho, mas eu entendo ate pelo fato de que: O Estado tem que ser MUITO FODA para escolher corretamente no que investir e vamos ser sinceros, os ultimos governos nao souberam investir corretamente.
Lembro da fala do Steve Jobs quando fechou a Apple no brasil pq o brasil era uma merda para colocar um negocio e ainda eh.
Mas esse seu argumento do estado, pow eh mt errado, eh mesma coisa que dizer que a Guerra foi uma delicia pq foi quando Turing desenvolveu o primeiro computador, nao eh assim neh pow.
São dois debates diferentes, eu vejo. O foco aqui é desenvolvimento tecnológico e a função do Estado. Um outro debate importante é este que você levantou. Eu considero os dois, mas enfatizei o primeiro neste corte. Tratamos disso bastante no programa Conexão Xangai. Obrigado!
Mas o projeto Manhattan é mais um exemplo do estado por trás de uma tecnologia (energia nuclear e armamentos nucleares)
" eh mesma coisa que dizer que a Guerra foi uma delicia pq foi quando Turing desenvolveu o primeiro computador,"
Não é não. A Guerra é um fato, um acontecimento, um dado da realidade em determinada época e local. Investir em tecnologia, inteligência, defesa, como consequência, é resultado da guerra. Não misture alhos com bugalhos.
@@ryuzzakibsb Guerra é uma merda feita por parasitas, desarmamentista são contraditórios defendem o estado malvadão de entupir de armas inúteis que só atende a máfia estatal e satanizam o cidadão de bem andar armado.
Me perdeu quando falou que o estado que financiou algo, como se o "Estado" por sí só gerasse riqueza. Quem financia estudo cientifico são as pessoas por meio de impostos (Obrigatórios). Esse é a base do argumento do Rafael na qual você simplesmente não entendeu, ou não quer entender .... Resumindo, o estado não é "Bonzinho" que financia as coisas tirando dinheiro do nada, as coisas são financiadas com o seu e o meu dinheiro, querendo nós ou não.
O Estado não precisa coletar impostos pra financiar seus gastos. Isso parou de funcionar qdo se adotou a moeda fiduciária. Se tiver abertura, leia o novo livro de Barry Eichengreen, In defense of public debt. Vai te ajudar a esclarecer este ponto.
@@andreroncaglia ???? Vc realm tem problemas kkkkk
@@andreroncaglia qual é a fodendo diferença? Ou ele pega parte do seu dinheiro ou ele imprime a moeda que ele te força a usar, cuja ´produçãoe ele tem monopólio, fazendo com que seu dinheiro desvalorize. Dá na mesma, é roubo em ambos os casos.
@@victoroliveira7694 nem perca tempo, o André é MMT, que é uma corrente totalmente heterodoxa na academia que acha que imprimir dinheiro magicamente multiplica a riqueza do país e não gera inflação, igual aconteceu na Argentina e na Venezula kkkkkkkkkkkkk
@@victoroliveira7694 Isso mesmo, mas aí ele se cala, esses estatistas pensam que somos otários, tanto faz ser impostos ou emissão monetária e isto é tautológico e só confunde desavisado.
Pode sim existir algo parecido com o BNDES sem o estado... Se chama banco....
BNDESpar
André adoro seus vídeos mas confesso que fiquei um pouco incomodado com as música do fundo. Parabéns pelos vídeos :)
É um risco que decidi correr. Valeu!
Meu Deus, o cara falou que o estado projetou um iPhone kkķķk cara , se burrice tiver limite , vc acabou de estourar kkķķk
Refuta aí então o sabichão
@@cocoronfonfinfun5813 se dependesse do estado, nem telefone celular básico a população teria kkķķk o estado não liga para carro, moto , celular, a única coisa que o estado te deixaria ter é uma TV para vc assistir futebol e ficar quetinho .... tenho 40 anos, todos esses anos , o estado apenas aumentou preços e colocou imposto no sol kkkkkkk tem de ser idiota para não entender que o estado tá que se foda para vc... estado não liga se vc vai comer , passar fome, ele simplesmente bota imposto na comida sem dó e sem piedade , ou vc acha que o imposto na comida é para ajudar as crianças comerem mais kkkkkkkk
@@saopaulo299O estado criou o celular gado.
Muuuuuuuuuuuuuuuuu.
Aeee Profº Andre fazendo cortes como o Luide falou na live dele, faça bastante corte desses liberaloides falando merda pra expor a merda que eles falam kkkkkkk
A arte de ignorar o argumento, misturar com um ad hominem, fingir que refutou e tentar parecer mais inteligente.... uma pena
Não é um salto lógico dizer que pq os estudos que desenvolveram a tecnologia foi financiado pelo estado, então sem o estado não teriamos essa tecnologia?
Deixa o careca achar q ta arrasando kkkkkk
Não, pq nem as mega empresas querem perder dinheiro em desenvolver pesquisa pra alcançar a tecnologia. Elas sempre querem subsídios, isenções e injeção de capital pra financiar a pesquisa. Advinha pra quem elas se socorrem dessas ajudas? O estado malvadão. Isso quando muito, a maioria mesmo só espera o estado criar uma empresa estatal até ela ficar grande e operacional, e depois pressionam o poder público pra privatizar ela, com a estrutura e a operação toda montada. Daí o pq de governos liberais sempre sucatearem as estatais. Isso faz crescer o anseio na população de que elas precisam ser privatizadas.
Noticia que li.hoje
Em segredo, CEO de empresa dona do ChatGPT doa milhões de dólares para financiar o maior estudo sobre renda básica universal
Há anos Sam Altman procura uma forma de reduzir os impactos negativos da IA na economia e na sociedade.
Tempo para comprar um iPhone nos EUA 5 dias, no Brasil anos.
Eu não entendi a sua resposta. Afinal, o Iphone não é produzido por uma empresa privada???
Que teve financiamento massivo estatal em todos os seus componentes...
@@MReidogado Então pague o seu imposto calado, pois eu quero ser isento, talkey?
@@mbp6385 O unico pais no mundo que conseguiu abolir o imposto foi a coreia do norte skkskskskskskskksksksksks
@@togger4321 Aboliu o imposto é implantou a fome, quero não pagar impostos e ser livre, Coreia do Norte é prisão.
@@MReidogadoquem produziu idealizou serviu de alicerce para as maiores invenções da história da civilização foi a revolução industrial capitalismo indivíduos visionários que não possui vínculo assimetria nexo substrato nenhum com estado
Passar vergonha é um esporte estranho... Rsrsrsrs
O estado investiu pesadamente no iPhone. Logo...?
Logo não teria como o iPhone surgir de nenhum outro jeito? É isso?
Essa resposta é bem preguiçosa, na verdade. Nem chega a ser um argumento, é só o levantamento de um fato.
"O estado investiu no iPhone". Legal, bom pra ele.
Como isso é só um corte, não vou julgar que a resposta do economista tenha sido apenas isso. Assim que eu ver o vídeo inteiro vou poder ver a versão elaborada da resposta que ele deve ter dado.
MUITO OBRIGADO Ó GRANDE ESTADO, POR ME DAR GRANDES PRODUTOS DE LUXO, O QUE SERIA DE MIM SEM ELE 😩😩
Kkkkkkkkkkkkk
Entendeu PORRA NENHUMA
Olha só sem o estado não existiria evolução tecnológica, e também não haveria primeira e segunda guerra mundial, esqueceu esse ponto professor
Muito bom
Pq estado no iPhone dos outros, é refresco .
O estado bonzinho que você diz arrecadando milhões mensalmente! Só um mero deputado federak ganha mais de 30k por mês fora inúmeros ouros auxílios que chegam a dar quase 100 mil por mês pra um único deputado, enquanto isso o trouxa aqui lutando pra sair do salário mínimo. Esse é o estado bonzinho de vocês? Não sou ancap, mas é inegável enxergar que um estado atrapalha e muito seu povo.
Vc é nacional desenvolvimentista ?
Sim
Sim
Como se o estado não tivesse interesse em se desenvolver militarmente. Muito pobre esse argumento.
Gosto dos seus vídeos, ainda que eu seja libertário. Acho você um cara com profundidade e muito conhecimento na história do pensamento econômico, apesar de não dominar a fundo o pensamento austríaco.
O Rafael é bem raso nas explicações dele, e têm dificuldade argumentativa.
Sobre esse assunto pautado no vídeo eu gostaria que você refutasse o livro:
“Science, Technology, and Government” do Murray Rothbard. Acho que pode ser de bom proveito já que você se propõe a expor aquilo que enxerga da absurdo nas ideias libertárias.
Valeu pela dica, Thiago.
Ahahahaha. Coitado do guri. O que faz a falta de raciocinio.
"Dinheiro falso"!!!! Meodeos! Pense na besteira que é um influenciador de jovens para economia falar isso. E se trata de apenas uma dentre muitas! É muita crença no mundo mágico da escola austríaca mesmo.
Com inflação e hiperinflação o papel-moeda não serve nem para papel-higiênico.
Orçamento do exercito americano e o maior do planeta!
Quem.produz o iPhone ?! Então ...
Engraçado que eles sempre dizem: "É comunista mas vive num país capitalista"
O cara é anarquista mas vive num estado.
Enfim a hipocrisia...
Uai estamos empatados e aí ?
O indivíduo não pode se desvencilhar do Estado, não pode declarar sua própria casa soberana e negar pagar imposto em cima do que em tese seria sua propriedade. Se houvesse essa opção meu caro, eu não tenho dúvidas que anarquistas negariam o Estado em um piscar de olhos.
Agora um comunista pode perfeitamente dar um jeito de ir morar em um país comunista, pq não o faz?
Meu deus, que mentira descarada kkkkkkkk
"Sempre houve roubo e estupro na sociedade, logo sem esses dois crimes nós não estariamos aqui e agora com essa tecnologia avançada, portanto eles são necessários".
É sério que é esse o tipo de argumento usado pra defender o estado?
Ele usou um exemplo, pode ter sido um exemplo infeliz, mas foi para tentar explicar melhor o ponto dele, desonestidade intelectual intepretar de forma literal o argumento.
oi
?
Não entendi essa sua história, qual a dificuldade de entender que o estado teve atuação direta para o desenvolvimento, reveja aí no min 2.2, mas se vc acha o que tudo no mundo pode ser explicado pela simples lógica de trocas livres, tudo bem, mas tenta entender aí
@@ViaDuplaEngenharia Em nenhum momento neguei que o estado teve atuação para o desenvolvimento, volto a perguntar: logo ele é necessário?
Eu não me propus a entender e explicar o mundo. Como você explica a geração de riqueza? Agredindo outros e redistribuindo o saque igual o estado faz? Ou poupando recursos, investindo e trocando?
Falta conhecimento de economia básica.
@@thallesfouly9439 investindo é claro, bom, parece vc tem muitas dúvidas com economia básica, tem os vídeos do André e do Paulo gala, da pra entender algumas coisas, conexão Xangai é bom tb
@@ViaDuplaEngenharia Boa argumentação a sua. Admitiu que eu estou certo, não deu nenhum argumento e me "mandou estudar". Patético.
excelente, sou muito grato ao Estado por me possibilitar iphones e artigos de luxo.
Internet, computadores, roteador wi-fi, antenas parabólicas e até as panelas antiaderente 😅
@@patrickguimaraes3879 exatamente
@@pedrobrant9564 Agradeça aos pagadores de impostos norte-americano e os pesquisadores que são trabalhadores, enfim os contribuintes e os pesquisadores possibilitaram essa inovação e o político apenas direcionou o recurso para estas pesquisas, enfim sem o indivíduo contribuinte e o indivíduo pesquisador o político não faz nada, sem o indivíduo a ficção estado não sairia do papel.
quem produziu idealizou serviu de alicerce para as maiores invenções da história da civilização foi a revolução industrial capitalismo indivíduos visionários que não possui vínculo assimetria nexo substrato nenhum com estado
Bom dia! E boas chuvas tb 😏, tudo mudou, o verão não é + aquela estação do ano cheia de sol e alegrias. Só não muda os tontos de direita q não entendem patavinas de políticas públicas, sempre criticando o Estado com discursos vazios.
Kkkkkkkkkkk esses neoliberaloides são o suprassumo da ignorância.
O André segue que ideologia?
Nacional-desenvolvimentista.
@@andreroncaglia onde foi que essa ideologia deu certo?
@@blenoalisson1356 todos os lugares que se desenvolveram, o exemplo mais recente é observar a China.
O desenvolvimento tecnológico segue uma lógica simples. O risco da pesquisa e desenvolvimento de ponta é socializado com o dinheiro do contribuinte. O lucro da comercialização de produtos baseados nessas tecnologias são privatizados em poucas mãos.
Quem financia desenvolvimento tecnológico e ciência de ponta é o contribuinte. Gostaria até de ouvir do André Roncaglia, o que ele acha da dita "excessão" que foi o desenvolvimento de turbinas a gás e a formulação da termodinâmica que caminhou lado a lado com essa etapa da revolução industrial. De qualquer forma, era capital de estado que permitia esse desenvolvimento.
O resto é imposto se transformando em grants que financiam pesquisas de ponta.
Como vc aguenta, André?
não tô nem ai pro iphone só nao quero ser roubado
Você não pediu nem para existir. Dinheiro é invenção humana, você não é roubado de nada, nunca foi seu.
@@jaym8927 kkkkkkkkkkkkkkkk para de fumar …. Isso vai acabar com seu cérebro
Grande Roncaglia. Seria bom perguntar a ele qual contribuição tecnológica dele.
Ahahah, boa! Pergunta pra ele. Ele me bloqueou
@@andreroncaglia o Ancapistão teme a sua pessoa 😂🤣
Que burrice André