Eu fui adotado e minha família, eram aquelas pessoas que cuidaram de mim com o maior carinho e cuidado do mundo! Como o pirula disse : Família e quando pessoas estão ligadas pelo afeto.
Se você veio aqui, nem viu o vídeo, comenta qualquer xingamento porque o "papai mandou" e depois vaza, nem gaste seus dedos. Seu comentário será sumariamente apagado por motivos de higiene. Porém, se quiser fazer uma critica construtiva, seja bem vindo. *PS: o canal é meu e tenho o direito de apagar comentários sim. Isso é parte da política do youtube, e é minha função manter a ordem para preservar os demais usuários, que estão querendo algo mais construtivo.
+Iuky Canedo Anabuki É cara, realmente, esse cara é um idiota, basta contrariá-lo e pronto, ofensa adquirida com sucesso. Eu sou cristão, mas mesmo assim eu gosto do Pirula, porque ele tem algo que o Nando não tem: respeito. O Pirula, por mais que ele não concorde com alguma coisa, ele tem respeito e sabe argumentar, ao contrário no Nando, que se vê alguém falando que não concordo com ele... BOOM, tome xingamento.
+Canal do Pirula POxa pirula voce fez um samba do criolo doido nesse video. Antes de existir lei que punisse o homicidio e o rouba eles já existiam. A familia al longo das eras sempre foi pai mae e filhos. Até porque quem apenas por afeto se junta nao tem qualquer responsabilidade sobre o outro. O canal nao é seu não, é de todo mundo que te assiste, até porque se ninguem visse vc nao faria. ¬¬
Pirula, seu canal é curioso. Muitas e muitas vezes eu me pego revendo vídeos anteriores ou antigos dele. É muito raro eu fazer isso, porque tenho uma boa memória, e se eu já vi o vídeo, normalmente é um pouco chato revê-lo. Mas os seus vídeos são diferentes. Não me canso de vê-los de novo. O seu canal é um tributo ao poder civilizatório do aprendizado. Muito obrigado.
Sou geógrafo e atualmente estou trabalhando num projeto técnico-social de acompanhamento de 400 famílias que estão sendo retiradas de áreas irregulares para um empreendimento do MCMV (Itapeva-SP). Tome nota: 80% das famílias tem mulheres como chefes domiciliares e responsáveis pela renda; 60% das famílias não possuem homens em sua composição; 55% delas não tem filhos; 2% das famílias são homoafetivas. Ou seja, legislar sobre uma família tradicional além de não fazer sentido simbólico, não faz o mínimo sentido real. O que me conforta é poder conversar com cada um desses 400 arranjos familiares e notar que eles se sentem "famílias", e que nenhum canalha vai fazê-los desacreditar de sua própria história de vida.
Gente, eu precisei mexer no áudio porque tinha ficado um chiado muito forte no fundo, que estava irritante. Sei que ficou esquisito. Agora, a única coisa que posso fazer é mexer no volume. Vocês acham que ajudaria?
+Canal do Pirula O volume aqui pra mim que estou num PC com "caixinhas" comuns está bom. Não sei pra galera dos smartphones que tem mais dificuldade com áudio.
Eu também consegui assistir numa boa, apesar do áudio. Creio que os alguma pessoas deve estar mais irritante, mas o conteúdo é ótimo e está assistível.
Muito boa a explicação sobre a questão da privacidade dentro de residências familiares. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e este é um dos assuntos tratados na disciplina de Teoria e História da Arquitetura Mundial. As residências romanas, por exemplo, apresentavam cômodos mais divididos que as casas da era medieval. Entretanto, ainda assim, os quartos de dormir (e ainda vários outros cômodos) não possuíam janelas para a rua e praticamente todo o convívio social dentro da casa se dava no peristilo (pátio envolvido por colunas). Outro fato bastante interessante sobre o assunto, a respeito dos palácios renascentistas até o século XVII, é que os corredores simplesmente não existiam ali. Os cômodos eram conectados entre si através de portas. Logo, para se chegar até o último cômodo, era necessário atravessar todos os anteriores. A privacidade realmente é algo muito recente.
"A intolerância e o preconceito são o primeiro passo pra destruir uma família", e são, também, o primeiro obstáculo para não construir uma, eu acrescentaria. Pirula, tá de parabéns, meu velho. Mais um trabalho excelente.
9 лет назад+37
Bem. Eles tentam impor um padrão pra família da mesma forma que tentam impor um padrão pra tudo: Quando você tem um padrão fica mais fácil de manipular esse padrão. Formular discursos é mais fácil (e mais eficaz) se o grupo que você destina ele é composto de elementos com grande semelhança de características. "Família tradicional cristã" não é nada mais nada menos que uma forma de controle da população. Você tem um padrão de hábitos que tornam as pessoas mais previsíveis tanto nos objetivos individuais quanto nos objetivos como um grupo. E pessoas/grupos previsíveis são mais fáceis de driblar do que eventuais excessões que você não consegue entender... Que eventualmente são marginalizadas, hostilizadas (chamadas de bruxas, chamados de pedófilos, estranhos, loucos). Em resumo: A gente praticamente ainda vive na idade média, culturalmente falando.
Certa vez o Malafaia disse em um debate na globo que a família sempre foi pai, mãe e filho. Nessa época eu tinha começado a estudar antropologia por conta própria. Doeu no fundo do meu coração hahaha Ótimo vídeo Pirula!
Questão da infância: Muito verdade isso, mestre Pirula. Meu bisavô, que tinha algumas fazendas de café no interior de São Paulo, por volta do começo do século XX, teve um grande trauma na vida. Ele teve 14 filhos 'vingados' ou seja, os que sobreviveram aos partos daquela época. Um deles, aos 11 anos, reclamou ao meu bisavô que não poderia ir trabalhar na roça aquele dia por sentir-se mal. Ele ficou puto com o moleque, dizendo que era preguiça (11 anos TRABALHANDO). E, sim, naquele dia ele morreu no meio do cafezal.
Agradeço o vídeo Pirula, esse é um tema sempre muito interessante. Eu acho incrível a fragilidade dos conceitos que as pessoas tem de suas próprias vidas. Se o estado reconhecer como família dois homens ou duas mulheres e eles puderem adotar crianças, logo a família de homens e mulheres estão ameaçadas, todos vão virar gays e lésbicas e uma orgia irá surgir na terra. Se o aborto for descriminalizado então todo mundo vai sair abortando, se as drogas forem permitidas, vamos virar um mar de drogados. (Exemplos com hipérboles para os que não sabem interpretar textos) Pera aí, e suas próprias convicções, vontades, então só porque é permitido você fuma, só porque é permitido você bebe? Eu acho que isso é reflexo de uma sociedade que não sabe ser boa se não tiver escrito em um livro que tem que ser bom, senão você não agrada a Deus e vai para o inferno. As pessoas parecem não ter certeza de suas próprias ações, diga-me do que você tem medo? Não vejo ninguém deixando de ser gay, porque as pessoas não gostam deles, vejo pessoas sofrendo, negando-se a si mesmos. Não vejo ninguém deixando de se drogar porque é proibido, vejo violência sendo financiada pelo trafico, enchendo os bolsos de bandidos, enquanto pelo menos poderiam estar sendo arrecadados impostos, não vejo pessoas deixando de fazer aborto quando o querem porque é proibido, vejo mulheres morrendo por falta de cuidados médicos. Você não vai ser oprimido com os direitos para quem quiser usar. Não é porque você não precisa desse direito, que você tem que achar que o outro não precisa.
+Maestro Bogs aqui rola de tudo, criacionistas, pessoas com experiências anedóticas tentando desaprovar pesquisas, fãs do olavo, gente com problemas de auto estima discutindo com seus próprios fakes, gente ignorante em relação a ciências, fãs do bolsonaro...cara, isso aqui é pior que circo
***** cara....não me referi a você, e sim a um outro comentário, feito por outra pessoa, kkkkk relaxa, o barraco ocorreu bem mais abaixo desse comentário do Bogs
+Lucas Balaminut Esse aí é o mito que estrondou os seguidores do famoso "coiote" Albertinho Gázio, que insistiam que o canalha preconceituoso não cometera nenhum crime ao arranjar mamatas para ilegais nos EUA.
C3- PO cara, eu sei bem de quem tá falando. Deixei um comentário bem legal sobre isso no post do Izzy Nobre que o desmascara. Mas o que isso tem a ver com o assunto família?
Boa noite, Pirula. Um outro livro sobre a questão da infância e de como crianças eram encaradas como "pequenos adultos" é a clássica obra de Philippe Ariès "História social da criança e da família". Não achei ele nos links que você referenciou, mas fica a dica, até porque você colocou links de alguns volumes do "História da vida privada", que teve participação importante de Ariès na organização. Abraço.
Sempre assisto seus vídeos inteiros, mas nunca olhei nas descrições. Você já me explica muitas coisas e até mesmo me convence, me faz pensar, sensacional. Mas nunca havia reparado em toda bibliografia dos seus vídeos. Estou totalmente surpresa. Cada vídeo seu vale mais do que o TCC da minha faculdade meu. Sensacional. Adoro seu canal! Parabéns!
Não entendo esses "seguidores" do Nando Moura, o Pirula faz um vídeo com referências, pois se você duvidar das ideias expostas no vídeo pode pesquisar nos links ou além, até porque a internet é ilimitada. Agora um doente chamado Nando Moura vem e fala "coisa com coisa", defendendo algo sem embasamento científico ou sem referências que confirmem tais ideias e aparece diversos ignorantes que engolem a ideologia mastigada do "doente" sem refletir ou pesquisar sobre. Daí o cara diz "Talvez a coisa que mais me divirta no RUclips é bagunçar canal de ateu sonso" qual o sentido de escutar um indivíduo tão infantil como esse ? Uma mensagem para os seguidores do Nando Moura que vem até aqui criticar: VÃO ESTUDAR PARA TER SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA!!
Professor Pirula, você arrasou nesse vídeo, excelente. Minha família é : meu marido, eu e o nosso filho(que tem quatro patas, pelos e late). É muita conversa fiada, preconceito, intolerância e pouca solidariedade numa questão tão delicada, meus parabéns sinceros no momento em que terminei de escrever esse comentário, eu o aplaudi de pé por ter tratado o assunto com coerência, humanidade e dignidade, abraços.
Ficou muito bom a exposição dos argumentos históricos sobre o tema. Dessa vez o Pirulla mandou bem em um assunto de Humanas!! É interessante perceber também que o Império Romano, através do Direito, impôs uma série de normas acerca da concessão da cidadania e garantia do direito de herança sobre outros povos indígenas, baseado em uma noção muito própria de "consanguinidade". Existe uma série de pesquisas, na História e na Arqueologia, que demonstram que existiu uma variação enorme nos modelos daquilo que chamamos de "família" (de fato, não de Direito) mesmo dentro do Império Romano.
pirulla,, como sempre VC mandou bem demais! eu sou formado em ciências sociais e estudo especificamente conjugal idade e achei o seu vídeo MUITO BOM!! PArabéns, Pirulla! seu trabalho é foda!
Atualmente minha família é eu, o iPad e o roteador. E tamo indo muito bem, obrigado! Hahahaha! Se deu trabalho fazer o vídeo, valeu muito a pena. Valeu, Pirula!
Familia é quem você escolhe pra viver Familia é quem você escolhe pra você Não precisa ter conta sanguinea É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia. O Rappa
Família é um termo mutável e portanto abrangente. Ele muda e se adequa conforme melhor convém para a sociedade ou grupo que utiliza esse termo. A ideia de determinar um significado fixo e imutável para um termo desse tipo beira ao absurdo. É praticamente uma propriedade linguística de diversas palavras mudarem de significado e abrangência ao longo dos anos.
Poh Pirula, ótimo vídeo de novo. Fazem uns dois anos que você sempre me motivou a entender as coisas de maneira diferente e científica. Parece-me muito claro o que você fala,e sempre posso me aprofundar com sua belíssima descrição.
Pirulla, uso uma definição bem simples. Parente é quem divide laço sanguíneo com você, família é quem divide afeto. Às vezes coincide, às vezes não. Ponto.
Caralho, quantos cegos para a ciência, as reações a esse vídeo expôs de maneira muito clara o quanto as pessoas não conseguem enxergar a ciência. Tá complicado. Com tanta clareza deixada pelo Pirula os caras conseguem interpretar tudo zuado '-' Pirula deve até ter um complexo psicológico por conta dessa interpretação nível sei lá o que usar pra qualificar isso... A situação tá horrível.
+Canal do Pirula Bah, cara! Já tentou colocar alguns calços no calcanhar? Aliviar a tensão da dorsiflexão do tornozelo costuma ajudar bastante. Qualquer coisa, dê um grito!
9 лет назад+1
Excelente, Pirula. Na minha opinião, esse foi o seu melhor vídeo de 2015.
alguns comentários aqui parecem vir de pessoas da era da inquisição q de alguma forma mágica tiveram acesso a internet... eh incrível q ainda tem gente com uma mentalidade tão retrógrada e medieval '-'
Pirula, adorei o seu vídeo. Ele é muito esclarecedor sobre a história da família (coisa que eu desconhecia) e deixa claro como deve ser formada e sustentada a família. Parabéns pelo roteiro, pois de todos os vídeos que já assisti no seu canal, este em particular ficou muito fácil de entender os conceitos apresentados!
O Direito de Família mudou. Hoje o entendimento que dá base para definir um família foi justamente isso que você falou Pirula.... O afeto. Quando o meu Prof. de Direito de Família explicou isso na sala teve gente que entendeu mas não quis aceitar.
Pqp Pirula que vídeo FODA!!! Vai ser um de meus meus favoritos pra postar todo Natal. Natal, a época de ficar constrangido em festas onde parentes consanguíneos destilam todo o seu preconceito e intolerância :-/
Perfeito! Nada melhor do que a perspectiva Científica pra entender a estrutura familiar e a importância da adaptação dela como núcleo social para um mundo melhor
9 лет назад+5
Tenho uma sugestão de tema, não sei se ta acompanhando o seminário "saídas para a crise" mas queria ouvir sua opinião nesse tema, e sobre politica em geral!
Mais uma vez Pirula me salvando e arrumando os montes de informações de um jeito bem simples, eu sou só um calouro de engenharia, mas me interesso bastante por biologia e outros temas que vc fala no canal. às vezes é tanta informação na internet sobre um determinado assunto, tantas opiniões e tanto ódio disseminado que eu fico perdido e muitas vezes nem sei dizer qual a minha opinião sobre o assunto. Vlw mesmo cara, vc me ajuda muito. Teria como vc fazer um dia um videos sobre o feminismo ? não sei se ja tem no canal, mas se tiver vou procurar... esse ai é outro assunto que, eu confesso, nem sei de que lado ficar!
Dr. Pirula, excelente vídeo! Como sempre sobra coerência e informação. Parabéns pelo canal e, por favor, continue disseminando esclarecimento. Nos faz muito bem.
Eu gosto do conceito anarquista de família, que define que a família é o conjunto de todos os seres sencientes do universo e que todos fazem parte dela sem que nenhum seja chefe da mesma ;)
Na minha concepção de mundo, se lanço sanguíneo tivesse uma importância maior que laço afetivo não existiriam brigas entre filhos por herança. Simples assim.
+Dob Bastos rapaz, tenho umas amigas que acham a barba do cara muito sexy! hauhauhauahuahua, devo dizer que não concordo com o senso estético delas, mas sobre os videos, esses sim são bons
Hahaha, não sei, acho que nós mulheres temos algo inexplicável enquanto as barbas. Podes ter razão! Ou ele me inspira os meus instintos primitivos de mulher das cavernas!!!! kkk
Defino o vídeo em duas palavras. Perfeito e impecável... Com relação aos mimimis à respeito da adoção por casais homossexuais, só a estatística é que vai dizer se é ou não nocivo à criança e à sociedade (pareço frio falando assim, mas é como eu vejo). Então tem que haver até o incentivo para a adoção, e com menos burocracia, para que pessoas, homoafetivas ou não, possam dar um lar a essas crianças e, quem sabe, dar um futuro digno a esses indivíduos.
+Tony Caetano Eu queria que me dissessem o que seria melhor para o futuro de crianças abandonadas nas escolas e nas ruas: deixar elas onde estão, ou permitir que sejam adotados por aqueles que quiserem adotar? Alguém realmente acha que a sociedade será melhor com todas essas crianças crescendo abandonadas, sem referencial de afeto?
Daniel Cardoso Como disse no início do meu comentário, só a Estatística vai dizer isso. Você está se baseando em seus credos e conceitos, que nem sempre estão corretos, a história está aí para apontar os erros do fundamentalismo... Tenho uma visão distanciada do fato, por isso sou favorável a adoção. Ps.: Quando digo você não estou me referindo à sua pessoa propriamente dita... e sim uma expressão de linguagem.
Já tinha visto uma descrição parecida em uma aula de sociologia, mas a sua é muito explicada e está perfeita.. família é onde há afeto. O tradicional não existe já que essa "tradição" é muito jovem comparada a existência da humanidade.
Pirula, como sempre excelente! É justamente essa intervenção excessiva do Estado que nos atrasa. Estamos em um momento em que é evidente que o Estado tem que diminuir. Haja vista todos os problemas econômicos no nosso país e no mundo. Eu acredito que vamos ter paz quando cada indivíduo assumir seu papel no seu desenvolvimento e deixar de depender do Estado. Assumir as próprias responsabilidades e tirar do Estado todo esse poder. Esse é um momento horroroso do nosso país, no entanto promissor.
Vídeo perfeito! Pra mim sempre foi assim, eu chamo de família aqueles que eu amo num nível muito alto, exagerando um pouco, pessoas que eu mataria e morreria pra proteger kkkkk e nesse bolo tem gente que não "divide o sangue" comigo, e nem todas que dividem estão nele também. Não preciso de papéis e assinaturas nenhuma me dizendo quem é minha família.
Bom se você a sustentar sem grandes reservas se necessário, bancá-la, etc. Ai é algo que eu vejo como família. Eu só acho que pessoas com uma certa idade, salva raras exceções podem falar disso com propriedade que não é ao meu ver o caso do autor do video, não sei se é o seu. Pois ha também a empolgação adolescente, o fetichismo, o ciume(do conceito familiar), etc. Mas no caso adolescente é tudo lindo até o momento que entra: grana, teto e responder por, ai acaba na maioria das vezes o "amor" a família. Ou doença também
Parabéns pelo vídeo, ficou excelente, o som foi esquecido em dois minutos, tema super atual e pertinente. Seus argumentos são sempre muito bem fundamentados. Aguém que teve boas aulas de história ja podia ter tido condições de concluir que a família como conhecemos é um conceito muito recente. Continue fazendo esses seus vídeos excelentes!
Excelente, Pirula. Este é o conceito moderno de família: pessoas ligadas por laços de afeto em busca da realização da felicidade. Há muito tempo o Direito não entende família como organização institucional, ou seja, pautada em regras frias, na hierarquia e no dinheiro. O conceito moderno coloca o ser humano e afeto em destaque. Esse o entendimento que falta aos retrógrados congressistas. Fala-se desde 1988 em famílias (no plural), com o advento da Constituição Federal vigente.
Eu não tenho preconceito contra conversadores; sou até favorável ao casamento entre conservadores. Mas adoção por casais conservadores é algo a se preocupar. Vai que as crianças são influenciadas. Que horror!
Nossa, até que em fim um vídeo coerente sobre família!!!! Nada se compara a REALIDADE gente, como o pirulla mesmo disse no vídeo. Muitas famílias onde tem mãe solteirra ou pai, vó, solteiro etc. E, certas religiões vendendo a "tal" família tradicional (matinal) como nos filmes musicais da Disney, ridículos....
+O Ferreiro sauhsauhsauhsusah mas só corrigindo: religiosos não, fanáticos conservadores. Sou religioso, mas nem por isso cago regras quanto à vida dos outros.
Pois é, Lukas Oliveira de Andrade.... Os religiosos como vc precisam se expressar mais claramente contra esses líderes religiosos, contra alguns posicionamentos de religiões e fazer mais divulgação científica pra acabar com essa má fama
+Gustavo Vitorino lógica dessas pessoas: pessoa random religiosa que se diz lider, diz que não gosta da cor roxo, e acha que ninguém mais deveria gostar. Pessoas que não seguem essa religião: "nossa, esses religiosos vivem impondo regras sobre o gosto pessoal das pessoas, que horror!"
Nunca tinha pensado em família desta maneira. Foi interessante. Também nunca tinha pensado que o conceito de família que me ensinaram é tão recente. Pra mim, família são as pessoas que eu amo e com as quais me importo. Tem bastante gente na minha lista. Família grande!
Eita, rapaz! Parabéns! Muito bom o seu canal e o vídeo foi extremamente claro, objetivo e repleto de referências interessantes e verídicas. Gostei muito!
Excelente vídeo, como sempre. Apenas completando, referente aos dois primeiros vídeos do meu canal que trata de tema semelhante: Casal vem do latim casalis, que quer dizer basicamente "viver sob o mesmo teto". Como dito, em Roma o casamento era um acordo econômico e em muitas épocas o casamento entre dois homens foram permitidos. Tanto que muitos imperadores romanos casaram-se com outros homens. Suetônio e Tácito afirmam que dos chamados 12 Césares apenas um, Claudio, só se interessava apenas por mulheres. E isso é apontado em A Vida dos Doze Césares como uma acusação contra Cláudio, como um exempllo do quanto ele seria limitado e ignorante.
+Descrenteando Muitos outros Imperadores Romanos também tinha relações homossexuais. Um exemplo que também pode ser citado e que tem bastante documentação a respeito é o do Imperador Adriano que tinha um amante chamado Antínoo. Inclusive, Adriano pensava em adotar Antínoo como filho para passar a sucessão do Império.
Porra não vou nem elogiar o vídeo pois todos são sempre muito bons e instrutivos, pra não dizer perfeitos. Deixarei dois comentários desnecessários. 1- acho que sou um gorila 2- essa foi a melhor figurinha de vídeo que já vi! Hahahahhaa
Nossa cara, minha lista de amigos do facebook eu procuro manter somente aqueles com quem eu tenho maior contato, e realmente eu to sempre próximo à casa dos 200 (entre 150 e 250). Engraçado que esse número chegou bem próximo do que eu sinto ser capaz de dar conta. O pior é que na verdade, eu NÃO dou conta desses ~200. Eu tenho contato mesmo é com no máximo metade disso.
+Gabriel Abreu Lugão É verdade de todos os amigos que eu tinha tive que selecionar uns 110 + ou - pra manter no facebook, sendo que os que eu tenho um verdadeiro contato está lá na casa dos 25, o resto é conhecido.
+Gabriel Abreu Lugão qndo eu usava o Orkut, ou até mesmo o face (que abandonei 2 anos atrás) eu mantinha no máximo 150 amigos. Mas uns 30 eram parentes e fora isso, só uns 20 eu realmente mantinha um contato. O resto eram conhecidos e estavam ali mais como network mesmo.
Enrriquecedor! Diria que soou como musica aos meus ouvidos, alem de ser fã do Pirulla, gosto e pretendo cursar Biologia, realmente me fascina o comportamento animal.. mais um video de primeiríssima qualidade!
Tá aí um puta exemplo de vídeo bem feito. Pra isso é preciso muita pesquisa e reflexão simultâneas. Diferente de ligar a cam e sair dando opinião. Parabéns ao dono do canal pela exigência nos conteúdos e para os envolvidos no vídeo.
Pirula, difícil é argumentar isto com pessoas que não consideram a história real da humanidade. Eu conheço muita gente, religiosa, que só considera a bíblia como documento histórico oficial. Pessoas com pouco esclarecimento e muita religiosidade.
"Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer" - Lilo & Stich
+Guilherme Limoni nostalgia :v
Com toda certeza! kkk
+Guilherme Limoni ohana
+Guilherme Limoni Alguém traz um troféu pra esse moço, ele acabou de zerar a vida.
que comentário maravilhoso
Eu fui adotado e minha família, eram aquelas pessoas que cuidaram de mim com o maior carinho e cuidado do mundo!
Como o pirula disse :
Família e quando pessoas estão ligadas pelo afeto.
Pergunta: Como chama, pessoas que tem o mesmo sangue, moram na mesma casa, mas não tem afeto uma pela outra?
Resposta: minha família!
Se você veio aqui, nem viu o vídeo, comenta qualquer xingamento porque o "papai mandou" e depois vaza, nem gaste seus dedos. Seu comentário será sumariamente apagado por motivos de higiene. Porém, se quiser fazer uma critica construtiva, seja bem vindo.
*PS: o canal é meu e tenho o direito de apagar comentários sim. Isso é parte da política do youtube, e é minha função manter a ordem para preservar os demais usuários, que estão querendo algo mais construtivo.
O "papai" n seria o nando moura , aquele imbecil político q só sabe falar dos erros dos outros e n fazer um vídeo construtivo mental ?
+Iuky Canedo Anabuki É cara, realmente, esse cara é um idiota, basta contrariá-lo e pronto, ofensa adquirida com sucesso. Eu sou cristão, mas mesmo assim eu gosto do Pirula, porque ele tem algo que o Nando não tem: respeito. O Pirula, por mais que ele não concorde com alguma coisa, ele tem respeito e sabe argumentar, ao contrário no Nando, que se vê alguém falando que não concordo com ele... BOOM, tome xingamento.
+Canal do Pirula POxa pirula voce fez um samba do criolo doido nesse video. Antes de existir lei que punisse o homicidio e o rouba eles já existiam. A familia al longo das eras sempre foi pai mae e filhos. Até porque quem apenas por afeto se junta nao tem qualquer responsabilidade sobre o outro. O canal nao é seu não, é de todo mundo que te assiste, até porque se ninguem visse vc nao faria. ¬¬
+Iuky Canedo Anabuki Sim, aquele debiloide.
PIrula, o que é bukaki?
Pirula, seu canal é curioso. Muitas e muitas vezes eu me pego revendo vídeos anteriores ou antigos dele. É muito raro eu fazer isso, porque tenho uma boa memória, e se eu já vi o vídeo, normalmente é um pouco chato revê-lo. Mas os seus vídeos são diferentes. Não me canso de vê-los de novo. O seu canal é um tributo ao poder civilizatório do aprendizado. Muito obrigado.
+André Pessoa Obrigado!!
Sou geógrafo e atualmente estou trabalhando num projeto técnico-social de acompanhamento de 400 famílias que estão sendo retiradas de áreas irregulares para um empreendimento do MCMV (Itapeva-SP). Tome nota: 80% das famílias tem mulheres como chefes domiciliares e responsáveis pela renda; 60% das famílias não possuem homens em sua composição; 55% delas não tem filhos; 2% das famílias são homoafetivas. Ou seja, legislar sobre uma família tradicional além de não fazer sentido simbólico, não faz o mínimo sentido real. O que me conforta é poder conversar com cada um desses 400 arranjos familiares e notar que eles se sentem "famílias", e que nenhum canalha vai fazê-los desacreditar de sua própria história de vida.
+Eduardo Molina excelente, obrigado pelo comentario
+Canal do Pirula Obrigado pelo vídeo, siga firme com seus objetivos.
Gente, eu precisei mexer no áudio porque tinha ficado um chiado muito forte no fundo, que estava irritante. Sei que ficou esquisito. Agora, a única coisa que posso fazer é mexer no volume. Vocês acham que ajudaria?
+Canal do Pirula pode ser que ajude, mas o conteúdo está tão bom que em certo ponto do vídeo esqueci o problema do áudio hehe
+Canal do Pirula O volume aqui pra mim que estou num PC com "caixinhas" comuns está bom. Não sei pra galera dos smartphones que tem mais dificuldade com áudio.
Eu também consegui assistir numa boa, apesar do áudio. Creio que os alguma pessoas deve estar mais irritante, mas o conteúdo é ótimo e está assistível.
+Canal do Pirula Depois de cinco minutos eu esqueci do áudio
+Canal do Pirula Parece que você gravou pelo whats app ficou bem estranho, os áudios normalmente do seu canal ficam bons
Muito boa a explicação sobre a questão da privacidade dentro de residências familiares. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e este é um dos assuntos tratados na disciplina de Teoria e História da Arquitetura Mundial.
As residências romanas, por exemplo, apresentavam cômodos mais divididos que as casas da era medieval. Entretanto, ainda assim, os quartos de dormir (e ainda vários outros cômodos) não possuíam janelas para a rua e praticamente todo o convívio social dentro da casa se dava no peristilo (pátio envolvido por colunas).
Outro fato bastante interessante sobre o assunto, a respeito dos palácios renascentistas até o século XVII, é que os corredores simplesmente não existiam ali. Os cômodos eram conectados entre si através de portas. Logo, para se chegar até o último cômodo, era necessário atravessar todos os anteriores. A privacidade realmente é algo muito recente.
+Mariana Castilhos Que curioso!!
Muitos com acesso a internet, poucos com interesse de estudar.
Família de verdade são as pessoas que correm do seu lado, o resto é conhecido e laço sanguíneo.
Família tradicional para os sertanejos:
Eu, você, dois filhos e um cachorro.
+Rodrigo Appendino huahuasuhauhuahhuauhauhauhahauuah
"A intolerância e o preconceito são o primeiro passo pra destruir uma família", e são, também, o primeiro obstáculo para não construir uma, eu acrescentaria.
Pirula, tá de parabéns, meu velho. Mais um trabalho excelente.
Bem. Eles tentam impor um padrão pra família da mesma forma que tentam impor um padrão pra tudo: Quando você tem um padrão fica mais fácil de manipular esse padrão. Formular discursos é mais fácil (e mais eficaz) se o grupo que você destina ele é composto de elementos com grande semelhança de características. "Família tradicional cristã" não é nada mais nada menos que uma forma de controle da população. Você tem um padrão de hábitos que tornam as pessoas mais previsíveis tanto nos objetivos individuais quanto nos objetivos como um grupo.
E pessoas/grupos previsíveis são mais fáceis de driblar do que eventuais excessões que você não consegue entender... Que eventualmente são marginalizadas, hostilizadas (chamadas de bruxas, chamados de pedófilos, estranhos, loucos). Em resumo: A gente praticamente ainda vive na idade média, culturalmente falando.
Certa vez o Malafaia disse em um debate na globo que a família sempre foi pai, mãe e filho. Nessa época eu tinha começado a estudar antropologia por conta própria. Doeu no fundo do meu coração hahaha
Ótimo vídeo Pirula!
tive 3 mães e nenhum pai.
após anos descobri meu pai biológico. Ainda bem q ñ tive aql figura na minha vida.
👌
Questão da infância: Muito verdade isso, mestre Pirula. Meu bisavô, que tinha algumas fazendas de café no interior de São Paulo, por volta do começo do século XX, teve um grande trauma na vida. Ele teve 14 filhos 'vingados' ou seja, os que sobreviveram aos partos daquela época. Um deles, aos 11 anos, reclamou ao meu bisavô que não poderia ir trabalhar na roça aquele dia por sentir-se mal. Ele ficou puto com o moleque, dizendo que era preguiça (11 anos TRABALHANDO). E, sim, naquele dia ele morreu no meio do cafezal.
+Luis Di Vasca Eh, espero que sue bisavô tenha aprendido com a morte do seu tio-avô
+Canal do Pirula Acho que sim... Sei lá. Ele tá bem morto por agora também.
Agradeço o vídeo Pirula, esse é um tema sempre muito interessante. Eu acho incrível a fragilidade dos conceitos que as pessoas tem de suas próprias vidas. Se o estado reconhecer como família dois homens ou duas mulheres e eles puderem adotar crianças, logo a família de homens e mulheres estão ameaçadas, todos vão virar gays e lésbicas e uma orgia irá surgir na terra. Se o aborto for descriminalizado então todo mundo vai sair abortando, se as drogas forem permitidas, vamos virar um mar de drogados. (Exemplos com hipérboles para os que não sabem interpretar textos) Pera aí, e suas próprias convicções, vontades, então só porque é permitido você fuma, só porque é permitido você bebe? Eu acho que isso é reflexo de uma sociedade que não sabe ser boa se não tiver escrito em um livro que tem que ser bom, senão você não agrada a Deus e vai para o inferno. As pessoas parecem não ter certeza de suas próprias ações, diga-me do que você tem medo? Não vejo ninguém deixando de ser gay, porque as pessoas não gostam deles, vejo pessoas sofrendo, negando-se a si mesmos. Não vejo ninguém deixando de se drogar porque é proibido, vejo violência sendo financiada pelo trafico, enchendo os bolsos de bandidos, enquanto pelo menos poderiam estar sendo arrecadados impostos, não vejo pessoas deixando de fazer aborto quando o querem porque é proibido, vejo mulheres morrendo por falta de cuidados médicos. Você não vai ser oprimido com os direitos para quem quiser usar. Não é porque você não precisa desse direito, que você tem que achar que o outro não precisa.
+Flaviana Martins Caffer Vida inteligente no RUclips.
+Flaviana Martins Caffer Entao, EU vou ser a favor do estupro, pois se o estupro for legalizado, os homens nao irao estuprar as mulheres.
CONCORDA?
É preciso muita coragem pra ler os comentários desse vídeo!
+Maestro Bogs Ah vai, até que tem bastante gente trollando os religiosos haha
+Maestro Bogs aqui rola de tudo, criacionistas, pessoas com experiências anedóticas tentando desaprovar pesquisas, fãs do olavo, gente com problemas de auto estima discutindo com seus próprios fakes, gente ignorante em relação a ciências, fãs do bolsonaro...cara, isso aqui é pior que circo
***** cara....não me referi a você, e sim a um outro comentário, feito por outra pessoa, kkkkk relaxa, o barraco ocorreu bem mais abaixo desse comentário do Bogs
+Maestro Bogs precisa muita coragem para acompanhar um maestro que nao toca nenhum instrumento. Maestro , toca uma para nois?
thiagotato1 Ele é músico, não?
Família são as pessoas que tem meu número de telefone fixo.
+Lucas Balaminut Nem eu sei meu número fixo de cor.
Daniel Cardoso hahaha muito menos eu, afinal, não ligo pra mim mesmo xD
+Lucas Balaminut Esse aí é o mito que estrondou os seguidores do famoso "coiote" Albertinho Gázio, que insistiam que o canalha preconceituoso não cometera nenhum crime ao arranjar mamatas para ilegais nos EUA.
C3- PO cara, eu sei bem de quem tá falando. Deixei um comentário bem legal sobre isso no post do Izzy Nobre que o desmascara. Mas o que isso tem a ver com o assunto família?
Lucas Balaminut Nada, só que eu lembrei de você.
Eu tive padrasto e sempre cresci ouvindo que pai é quem cria. Para mim, família é quem cria e quem te ama.
O dia vale a pena quando a gente acorda e descobre que tem um vídeo novo do Pirula no youtube :D
+Maestro Bogs MAESTRO! :V
Boa noite, Pirula. Um outro livro sobre a questão da infância e de como crianças eram encaradas como "pequenos adultos" é a clássica obra de Philippe Ariès "História social da criança e da família". Não achei ele nos links que você referenciou, mas fica a dica, até porque você colocou links de alguns volumes do "História da vida privada", que teve participação importante de Ariès na organização. Abraço.
Sempre assisto seus vídeos inteiros, mas nunca olhei nas descrições. Você já me explica muitas coisas e até mesmo me convence, me faz pensar, sensacional. Mas nunca havia reparado em toda bibliografia dos seus vídeos. Estou totalmente surpresa. Cada vídeo seu vale mais do que o TCC da minha faculdade meu. Sensacional. Adoro seu canal! Parabéns!
Não entendo esses "seguidores" do Nando Moura, o Pirula faz um vídeo com referências, pois se você duvidar das ideias expostas no vídeo pode pesquisar nos links ou além, até porque a internet é ilimitada. Agora um doente chamado Nando Moura vem e fala "coisa com coisa", defendendo algo sem embasamento científico ou sem referências que confirmem tais ideias e aparece diversos ignorantes que engolem a ideologia mastigada do "doente" sem refletir ou pesquisar sobre. Daí o cara diz "Talvez a coisa que mais me divirta no RUclips é bagunçar canal de ateu sonso" qual o sentido de escutar um indivíduo tão infantil como esse ? Uma mensagem para os seguidores do Nando Moura que vem até aqui criticar: VÃO ESTUDAR PARA TER SEU PRÓPRIO PONTO DE VISTA!!
2 vídeos em praticamente uma semana, você tá doente Pirula ? hahahahahah
+Nícolas kkkk
Dois vídeos do Pirulla em um curto espaço de tempo \o/ MUITO BOM!
Parabéns pelo vídeo!
Professor Pirula, você arrasou nesse vídeo, excelente. Minha família é : meu marido, eu e o nosso filho(que tem quatro patas, pelos e late). É muita conversa fiada, preconceito, intolerância e pouca solidariedade numa questão tão delicada, meus parabéns sinceros no momento em que terminei de escrever esse comentário, eu o aplaudi de pé por ter tratado o assunto com coerência, humanidade e dignidade, abraços.
Ficou muito bom a exposição dos argumentos históricos sobre o tema. Dessa vez o Pirulla mandou bem em um assunto de Humanas!!
É interessante perceber também que o Império Romano, através do Direito, impôs uma série de normas acerca da concessão da cidadania e garantia do direito de herança sobre outros povos indígenas, baseado em uma noção muito própria de "consanguinidade". Existe uma série de pesquisas, na História e na Arqueologia, que demonstram que existiu uma variação enorme nos modelos daquilo que chamamos de "família" (de fato, não de Direito) mesmo dentro do Império Romano.
+Diogo Pires Dias quando ele mandou mal em assunto de humanas?
Meu irmão pergunta: Esse cara não é ateu??
Eu: Sim, pq?
Irmão: Então pq ele é Jesus?????????
Eu: fuuuuuuuuuu
+Amanda Vieira ahuuhauahuahahauhauahhahauhuahuhuahuuahuaahu
Pirula, obrigada por esse vídeo
pirulla,, como sempre VC mandou bem demais! eu sou formado em ciências sociais e estudo especificamente conjugal idade e achei o seu vídeo MUITO BOM!! PArabéns, Pirulla! seu trabalho é foda!
Nando Moura não curtiu esse vídeo......agora ta esperando o giro de quinta pra ver qual ele vai fazer um vídeo resposta....huahuaahauahauhahauauah...
+Karp Fort.....demoro de mais até.......acho que ele tava editando....kkkkkkkkk
+Jean Simões acabou de fazer isso. Visite o canal dele.
Acho que este foi um dos melhores videos que vc ja fez Pirula, tá de parabéns !
Pirulla, moro sozinho com 3 cachorros, é familia? hehehe
A pergunta é: você os ama?
Leonardo Henning sempre, menos quando tem q limpar o coco
+Ramon Denner... Eu gosto mais do meu cachorro que da minha sogra, e olha que eu não limpo o cocô dela!
+Ramon Denner Acho que só conta se viver com humanos... ou será que não?
TheElisios Mas no vídeo ele cita mamíferos e amor. Acho que se enquadra sim...
por mais novo que seja o vídeo do Pirula , ele sempre parece um vídeo caseiro dos anos 90 kkkkkkkk ...
Atualmente minha família é eu, o iPad e o roteador. E tamo indo muito bem, obrigado! Hahahaha! Se deu trabalho fazer o vídeo, valeu muito a pena. Valeu, Pirula!
os conservadores vão a loucura.
+Bruno Marques Serrano defina conservadores. Pq pelo video o conservador pra algo recente não me parece um termo correto, hehehe
+Ramon Denner "Conservdores" no sentido político.
+Fredrockroll Conservadores = Cretinos, são atraso do mundo.
+Juan Carlos KKKKKKKKKKKKK Ses são fodas manos.
vcs tão confundindo conservador com tradicionalista
Familia é quem você escolhe pra viver
Familia é quem você escolhe pra você
Não precisa ter conta sanguinea
É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia.
O Rappa
Família é um termo mutável e portanto abrangente. Ele muda e se adequa conforme melhor convém para a sociedade ou grupo que utiliza esse termo. A ideia de determinar um significado fixo e imutável para um termo desse tipo beira ao absurdo. É praticamente uma propriedade linguística de diversas palavras mudarem de significado e abrangência ao longo dos anos.
Poh Pirula, ótimo vídeo de novo. Fazem uns dois anos que você sempre me motivou a entender as coisas de maneira diferente e científica. Parece-me muito claro o que você fala,e sempre posso me aprofundar com sua belíssima descrição.
Pirula vc é foda. Nunca desanime pra produzir um conteúdo tão bom quanto esses videos. Abraço
Pirulla, uso uma definição bem simples. Parente é quem divide laço sanguíneo com você, família é quem divide afeto. Às vezes coincide, às vezes não. Ponto.
+Jacky D'arc Bem sucinto.
"Me de um unico motivo, de pq um casal gay n pode ser considerados uma familia" tanto comentario e nenhum responde isso.
Caralho, quantos cegos para a ciência, as reações a esse vídeo expôs de maneira muito clara o quanto as pessoas não conseguem enxergar a ciência. Tá complicado. Com tanta clareza deixada pelo Pirula os caras conseguem interpretar tudo zuado '-'
Pirula deve até ter um complexo psicológico por conta dessa interpretação nível sei lá o que usar pra qualificar isso... A situação tá horrível.
Sensacional, Pirula!! Muito bem colocado seu posicionamento baseado nos caçadores-coletores. Uma grande contribuição para sociedade!
+FBA - Fisioterapia & BioAntropologia Opa, o canal de vocês é muito bom tambem. Faz tempo que não vejo. Ainda não consigo ficar de cócoras.
+Canal do Pirula Bah, cara! Já tentou colocar alguns calços no calcanhar? Aliviar a tensão da dorsiflexão do tornozelo costuma ajudar bastante. Qualquer coisa, dê um grito!
Excelente, Pirula. Na minha opinião, esse foi o seu melhor vídeo de 2015.
+Pensamento Cítrico Vejamos se é a opinião dos outros tambem. Hahaha. Brigadão Cesar.
Acho que família é quem cria um laço forte de afeto e carinho e amizade
alguns comentários aqui parecem vir de pessoas da era da inquisição q de alguma forma mágica tiveram acesso a internet... eh incrível q ainda tem gente com uma mentalidade tão retrógrada e medieval '-'
aplaudindo de pé Dr. Pirula
Um dos melhores, quiçá o melhor de seus vídeos, Pirulla. Parabéns e obrigado.
Pirula, adorei o seu vídeo. Ele é muito esclarecedor sobre a história da família (coisa que eu desconhecia) e deixa claro como deve ser formada e sustentada a família. Parabéns pelo roteiro, pois de todos os vídeos que já assisti no seu canal, este em particular ficou muito fácil de entender os conceitos apresentados!
O Direito de Família mudou. Hoje o entendimento que dá base para definir um família foi justamente isso que você falou Pirula.... O afeto. Quando o meu Prof. de Direito de Família explicou isso na sala teve gente que entendeu mas não quis aceitar.
Pírula vc é foda
+K. Alice sss
+K. Alice Avatar Korra vendo videos do pirulla
Emanuel coimbra pdc
Cara, esse vídeo daria um artigo publicável.
Parabéns pelo vídeo, imagino o trabalho que deu para pesquisar, só por isso já merece estar entre os favoritos.
Excelente, Pirula! Muito bem colocado.
Vídeos como este deveriam ser exibidos em todos os canais de televisão em horário nobre.
Melhor video do pirula
kkkkk vc eh cego mesmo
áudio tá ruim só pra mim? :s
+Reginaldo vitor Morais da Silva não, pra mim também.
+Reginaldo vitor Morais da Silva Mesma coisa aqui. O áudio está com eco.
+Reginaldo vitor Morais da Silva tá zuado aqui tambem =(
+Reginaldo vitor Morais da Silva TAva quase jogando meus speakers fora rsrs
vejam o comentário q o pirula fez
Pqp Pirula que vídeo FODA!!! Vai ser um de meus meus favoritos pra postar todo Natal. Natal, a época de ficar constrangido em festas onde parentes consanguíneos destilam todo o seu preconceito e intolerância :-/
Você é FODA Pirula ! Estou vendo todos os seus vídeos cara e estou amando todos !
Perfeito! Nada melhor do que a perspectiva Científica pra entender a estrutura familiar e a importância da adaptação dela como núcleo social para um mundo melhor
Tenho uma sugestão de tema, não sei se ta acompanhando o seminário "saídas para a crise" mas queria ouvir sua opinião nesse tema, e sobre politica em geral!
Mais uma vez Pirula me salvando e arrumando os montes de informações de um jeito bem simples, eu sou só um calouro de engenharia, mas me interesso bastante por biologia e outros temas que vc fala no canal. às vezes é tanta informação na internet sobre um determinado assunto, tantas opiniões e tanto ódio disseminado que eu fico perdido e muitas vezes nem sei dizer qual a minha opinião sobre o assunto. Vlw mesmo cara, vc me ajuda muito.
Teria como vc fazer um dia um videos sobre o feminismo ? não sei se ja tem no canal, mas se tiver vou procurar... esse ai é outro assunto que, eu confesso, nem sei de que lado ficar!
+Thiago Fernandes se quer sobre o feminismo recomendo o canal do clarion de laffalot. É foda o canal dele
Ramon Denner opa, obrigado pela indicação.
+Ramon Denner Recomendar canal de homem para o tema "feminismo" é bem complicado, hein champs?
+Gladson Henrique Cardoso Ad hominem detected
+Surf Por Instinto Indicar canal que fala que machismo não existe como uma fonte de informação sobre feminismo não parece uma escolha razoável.
"família é gente com quem se pode conta"
muito bom o vídeo....o que você falou sobre casais gays formarem uma família deveria ser tão obvio...que até assusta que alguém ainda critique isso...
Dr. Pirula, excelente vídeo! Como sempre sobra coerência e informação. Parabéns pelo canal e, por favor, continue disseminando esclarecimento. Nos faz muito bem.
Eu gosto do conceito anarquista de família, que define que a família é o conjunto de todos os seres sencientes do universo e que todos fazem parte dela sem que nenhum seja chefe da mesma ;)
Na minha concepção de mundo, se lanço sanguíneo tivesse uma importância maior que laço afetivo não existiriam brigas entre filhos por herança.
Simples assim.
Pírula, será que é minha admiração por ti, que faz eu te achar lindo????? kkk Explique isso biologicamente: quem ama o feio, bonito lhe parece!
+Dob Bastos rapaz, tenho umas amigas que acham a barba do cara muito sexy! hauhauhauahuahua, devo dizer que não concordo com o senso estético delas, mas sobre os videos, esses sim são bons
Hahaha, não sei, acho que nós mulheres temos algo inexplicável enquanto as barbas. Podes ter razão! Ou ele me inspira os meus instintos primitivos de mulher das cavernas!!!! kkk
+Dob Bastos ele é bonito, só tem muito cabelo na cara
+Dob Bastos seloko mano? o cara parece um rabino mal cuidado kkkk
Não é só as mulheres não, eu também acho ele muito bonito haha.
O cara é bonito e ainda inteligente, estudado aí melhora ainda mais.
Perfeito! Simplesmente contextualizou de forma impecável! Parabéns Pirulla!! Inquestionável como sempre!!
Mais um vídeo bom seu. Parabéns, cara!
12:37 - UHAHUAHUAHUAHUA QUE DELÍCIA DE VÍDEO!
Todo mundo esperava por isso, eu imagino ahauhauahauahau
É incrível só ouvi verdades aqui.
Defino o vídeo em duas palavras. Perfeito e impecável... Com relação aos mimimis à respeito da adoção por casais homossexuais, só a estatística é que vai dizer se é ou não nocivo à criança e à sociedade (pareço frio falando assim, mas é como eu vejo). Então tem que haver até o incentivo para a adoção, e com menos burocracia, para que pessoas, homoafetivas ou não, possam dar um lar a essas crianças e, quem sabe, dar um futuro digno a esses indivíduos.
+Tony Caetano Eu queria que me dissessem o que seria melhor para o futuro de crianças abandonadas nas escolas e nas ruas: deixar elas onde estão, ou permitir que sejam adotados por aqueles que quiserem adotar? Alguém realmente acha que a sociedade será melhor com todas essas crianças crescendo abandonadas, sem referencial de afeto?
Daniel Cardoso Como disse no início do meu comentário, só a Estatística vai dizer isso. Você está se baseando em seus credos e conceitos, que nem sempre estão corretos, a história está aí para apontar os erros do fundamentalismo... Tenho uma visão distanciada do fato, por isso sou favorável a adoção. Ps.: Quando digo você não estou me referindo à sua pessoa propriamente dita... e sim uma expressão de linguagem.
Já tinha visto uma descrição parecida em uma aula de sociologia, mas a sua é muito explicada e está perfeita.. família é onde há afeto. O tradicional não existe já que essa "tradição" é muito jovem comparada a existência da humanidade.
Ótimo vídeo, Pirulla. Muito obrigado por postar.
Pirula, como sempre excelente! É justamente essa intervenção excessiva do Estado que nos atrasa. Estamos em um momento em que é evidente que o Estado tem que diminuir. Haja vista todos os problemas econômicos no nosso país e no mundo. Eu acredito que vamos ter paz quando cada indivíduo assumir seu papel no seu desenvolvimento e deixar de depender do Estado. Assumir as próprias responsabilidades e tirar do Estado todo esse poder. Esse é um momento horroroso do nosso país, no entanto promissor.
Vídeo perfeito! Pra mim sempre foi assim, eu chamo de família aqueles que eu amo num nível muito alto, exagerando um pouco, pessoas que eu mataria e morreria pra proteger kkkkk e nesse bolo tem gente que não "divide o sangue" comigo, e nem todas que dividem estão nele também. Não preciso de papéis e assinaturas nenhuma me dizendo quem é minha família.
Bom se você a sustentar sem grandes reservas se necessário, bancá-la, etc. Ai é algo que eu vejo como família. Eu só acho que pessoas com uma certa idade, salva raras exceções podem falar disso com propriedade que não é ao meu ver o caso do autor do video, não sei se é o seu. Pois ha também a empolgação adolescente, o fetichismo, o ciume(do conceito familiar), etc.
Mas no caso adolescente é tudo lindo até o momento que entra: grana, teto e responder por, ai acaba na maioria das vezes o "amor" a família. Ou doença também
Achei muito bom esse vídeo. Como muitos outros.
Parabéns pelo vídeo, ficou excelente, o som foi esquecido em dois minutos, tema super atual e pertinente. Seus argumentos são sempre muito bem fundamentados. Aguém que teve boas aulas de história ja podia ter tido condições de concluir que a família como conhecemos é um conceito muito recente.
Continue fazendo esses seus vídeos excelentes!
Excelente, Pirula. Este é o conceito moderno de família: pessoas ligadas por laços de afeto em busca da realização da felicidade. Há muito tempo o Direito não entende família como organização institucional, ou seja, pautada em regras frias, na hierarquia e no dinheiro. O conceito moderno coloca o ser humano e afeto em destaque. Esse o entendimento que falta aos retrógrados congressistas. Fala-se desde 1988 em famílias (no plural), com o advento da Constituição Federal vigente.
Eu não tenho preconceito contra conversadores; sou até favorável ao casamento entre conservadores. Mas adoção por casais conservadores é algo a se preocupar. Vai que as crianças são influenciadas. Que horror!
Acho que nem com isso eles conseguem abandonar os argumentos burros que eles defendem o tempo todo convictamente.
A qualidade do áudio está baixa ;_;
Quando os vídeos dele tem pra lá de meia hora
Simplesmente amei o vídeo! Parabéns pelo trabalho, é o primeiro vídeo teu que assisto, porque tenho certeza que vou assistir mais. Sensacional!
+Adriane Garcia Seja bem vinda! :)
Nossa, até que em fim um vídeo coerente sobre família!!!! Nada se compara a REALIDADE gente, como o pirulla mesmo disse no vídeo. Muitas famílias onde tem mãe solteirra ou pai, vó, solteiro etc. E, certas religiões vendendo a "tal" família tradicional (matinal) como nos filmes musicais da Disney, ridículos....
vídeo rico em informação e lucidez
religiosos : chola mais
+O Ferreiro sauhsauhsauhsusah mas só corrigindo:
religiosos não, fanáticos conservadores. Sou religioso, mas nem por isso cago regras quanto à vida dos outros.
+Lukas Oliveira de Andrade Chola mais
Pois é, Lukas Oliveira de Andrade....
Os religiosos como vc precisam se expressar mais claramente contra esses líderes religiosos, contra alguns posicionamentos de religiões e fazer mais divulgação científica pra acabar com essa má fama
+Gustavo Vitorino lógica dessas pessoas: pessoa random religiosa que se diz lider, diz que não gosta da cor roxo, e acha que ninguém mais deveria gostar. Pessoas que não seguem essa religião: "nossa, esses religiosos vivem impondo regras sobre o gosto pessoal das pessoas, que horror!"
+Gustavo Vitorino tenso, a cada um religioso bem informado, existe 9 manipulados
LIKE ETERNO PIRULA.
Nunca tinha pensado em família desta maneira. Foi interessante. Também nunca tinha pensado que o conceito de família que me ensinaram é tão recente. Pra mim, família são as pessoas que eu amo e com as quais me importo. Tem bastante gente na minha lista. Família grande!
Eita, rapaz! Parabéns! Muito bom o seu canal e o vídeo foi extremamente claro, objetivo e repleto de referências interessantes e verídicas. Gostei muito!
Excelente vídeo, como sempre. Apenas completando, referente aos dois primeiros vídeos do meu canal que trata de tema semelhante: Casal vem do latim casalis, que quer dizer basicamente "viver sob o mesmo teto". Como dito, em Roma o casamento era um acordo econômico e em muitas épocas o casamento entre dois homens foram permitidos. Tanto que muitos imperadores romanos casaram-se com outros homens. Suetônio e Tácito afirmam que dos chamados 12 Césares apenas um, Claudio, só se interessava apenas por mulheres. E isso é apontado em A Vida dos Doze Césares como uma acusação contra Cláudio, como um exempllo do quanto ele seria limitado e ignorante.
+Descrenteando curioso isso.
+Descrenteando Muitos outros Imperadores Romanos também tinha relações homossexuais. Um exemplo que também pode ser citado e que tem bastante documentação a respeito é o do Imperador Adriano que tinha um amante chamado Antínoo. Inclusive, Adriano pensava em adotar Antínoo como filho para passar a sucessão do Império.
Adriano, como digo no vídeo onclusive, chegou a construir uma cidade para seu amado, após a morte dele, a cidade de antinoópolis.
+Descrenteando Curto seu canal e achei interessante esse seu adendo.
PS: corrigi esses errinhos de digitação no seu comentario, flw.
Tô tentando achar na página. Pq das notificações tá dando bug pra corrigir. heuheue
Porra não vou nem elogiar o vídeo pois todos são sempre muito bons e instrutivos, pra não dizer perfeitos. Deixarei dois comentários desnecessários. 1- acho que sou um gorila 2- essa foi a melhor figurinha de vídeo que já vi! Hahahahhaa
Não vim comentar nada não.Só queria deixar um beijo pra você, e pra quem FOr DA sua família
+felipe buarque Alguém tinha que fazer essa piadinha
Carai. Pra q agredir subliminarmente?
Ate agr n entendi a relacao de vcs ..:(
Obrigado Pirula por continuar promovendo educacao.
Voce faz a diferenca para um mundo melhor.
Pirula você me deixou decepcionada em alguns vídeos, mas nesse eu realmente me recordei por que te admiro tanto! Parabéns!
o áudio está estranho...
Nossa cara, minha lista de amigos do facebook eu procuro manter somente aqueles com quem eu tenho maior contato, e realmente eu to sempre próximo à casa dos 200 (entre 150 e 250). Engraçado que esse número chegou bem próximo do que eu sinto ser capaz de dar conta.
O pior é que na verdade, eu NÃO dou conta desses ~200. Eu tenho contato mesmo é com no máximo metade disso.
+Gabriel Abreu Lugão também acho esse número mt alto.
+Gabriel Abreu Lugão Também faço isso. Estou com 81 atualmente.
+Gabriel Abreu Lugão É verdade de todos os amigos que eu tinha tive que selecionar uns 110 + ou - pra manter no facebook, sendo que os que eu tenho um verdadeiro contato está lá na casa dos 25, o resto é conhecido.
+Gabriel Abreu Lugão qndo eu usava o Orkut, ou até mesmo o face (que abandonei 2 anos atrás) eu mantinha no máximo 150 amigos. Mas uns 30 eram parentes e fora isso, só uns 20 eu realmente mantinha um contato. O resto eram conhecidos e estavam ali mais como network mesmo.
Para determinar o número real de amigos no fakebook é só esperar o dia do seu enterro...
Enrriquecedor! Diria que soou como musica aos meus ouvidos, alem de ser fã do Pirulla, gosto e pretendo cursar Biologia, realmente me fascina o comportamento animal.. mais um video de primeiríssima qualidade!
Tá aí um puta exemplo de vídeo bem feito. Pra isso é preciso muita pesquisa e reflexão simultâneas. Diferente de ligar a cam e sair dando opinião. Parabéns ao dono do canal pela exigência nos conteúdos e para os envolvidos no vídeo.
Pirula, difícil é argumentar isto com pessoas que não consideram a história real da humanidade. Eu conheço muita gente, religiosa, que só considera a bíblia como documento histórico oficial. Pessoas com pouco esclarecimento e muita religiosidade.