@@advogadomarcioaquinopor favor não ignore minha dúvida , registrei uma criança depois de quatro anos, descobri que não era minha entrei com divórcio e Negatória de paternidade. Porque eu não posso processar a mãe? Dizem que eu abrir um processo, preciso provar que ela sabia que o filho não era meu?
Caí de paraquedas aqui, não tenho filhos, porém todo conhecimento é válido. Importante mencionar que muitas vezes o tipo sanguíneo pode mostrar se a criança é ou não seu filho. Você O e a mãe A, não pode nascer B, ou AB.
Dr meu filho mora comigo desde os sete meses a mãe o abandonou várias vezes eu não deixei mas ela levar ..ela destruiu minha casa deixou a criança com a roupa do corpo eu dei a volta por cima entrei na justiça estou com a guarda do meu filho provisória hj ela tenta contesta que ele não e meu filho biológico que me enganou ..meu filho tem dois anos eu não tenho dúvidas e declaro perante o juízo que ainda que não seje meu eu não deixarei de ser pai pois o amo mas q tudo ..que devo fazer pra me defende...caso seje movido uma ação negatória
Olá Felipe Santos vieira, grato pelo seu comentário. Respondendo seu questionamento, conforme o ordenamento jurídico atualizado, diante do tempo que você convive com seu filho, mesmo não sendo o pai biológico você é PAI AFETIVO e, pelo abandono da genitora, caso venha mover ação contra você, ela terá apenas o direito de visita, obvio que você terá que lutar para ter a guarda definitiva da criança, caso não tenha um advogado, contrate um profissional de sua confiança para estar pleiteando e acompanhando o processo. Quaisquer duvidas, a disposição.
Dr no caso da mae ja no pre natal descobriu que nao era do que ela tinha falado e mesmo assim nao teve coragem de voltar atras e fez o cara registrar dando certeza e a pagar pensao por 5 anos. A mulher tem como pagar danos morais e materias? Se ela alegar e realmente nao tiver condicoes de pagar oque acontece?
Eu tenho um filho de 11 anos, dou de tudo para meu filho. Faço tudo por ele! Temos muito vínculo afetivo. Mas eu desconfio que não sou o pai biológico, mas ainda não tive coragem de fazer exame! O que o Sr me orienta?
Olá Danilo Eduardo Pinto, grato pelo comentário. Sobre sua pergunta, mesmo que não seja o pai biológico você já é afetivo, sugiro, se houver possibilidade de virar esta pagina pois, o menino é e será sempre seu melhor amigo. Quaisquer dúvidas a disposição.
Dro, e quando o pai viveu com a mãe até a criança ter 3 anos de idade, daí ela vai embora a outro país e ele paga pensão todo mês, ele falou com a criança quando ele tinha 13 anos por telefone nao se conhecem, o garoto não chama ele de pai, ele pediu o exame de DNA, agora o menjno está com 16 anos, dro se der negativo nesse caso, ele pediu pra tirar o nome do registro se der negativo, então dro, nesse caso tira ou há possibilidade do nome continuar no registro. O menino já ele de senhor de cara. Meu esposo pediu pra fazer o exame privado ela nao quer , ele pediu pelo o ministério público. Mas ela está mudando o endereço direto. Ai que ele desconfiou mesmo agora, ele está fazendo o exame porque não se conhecem e porque o menjno não o chama de pai, não respeita ele, ele não desconfiava não da paternidade da criança ele viveu com ela entende que e filho, mas ela não o ensinou a chamá-lo de pai, então ele ficou com muita raiva e pediu o DNA,
Olá Paula Jeane Pinheiro da Silva, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, para retirar seu nome da certidão de nascimento e desconstituir esta paternidade, este pai precisará comprovar que foi induzido a erro, ou que houve um vício de consentimento, além de comprovar a ausência de vínculo biológico por meio do exame de DNA. Isso significa que ele precisará demonstrar, de forma convincente, que realmente acreditava ser o pai biológico da criança quando a registrou, mas que foi enganado sobre os fatos. Quaisquer duvidas, a disposição.
Bom video, Dr. A questão que me intriga é: ficando comprovado por meio de teste de DNA que o homem não é o pai biológico, ainda que exista afetividade, em caso de separação (assumiu a paternidade por ter sido enganado pela mãe) o mesmo teria de pagar pensão? A questão de retirar o nome da certidão não é tão sensível quanto esta, a meu ver.
Olá George Strider, grato pelo comentário. Sobre sua colocação, quando há comprovação de paternidade afetiva e havendo divórcio, certamente comprovando que a criança sempre dependeu deste pai afetivo, haverá direitos e obrigações como pai biológico fosse, ou seja, será decretado pelo juiz(quando invocado)a pensão alimentícia, guarda e visitas. Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino Pagar pensão é no caso do pai biológico, não é responsabilidade do cara que foi enganado.Não é justo a pessoa trabalhar para sustentar filho dos outros.Se a pessoa têm vínculo, que eles se relacionem,mas faze-lo pai só por causa disso, sendo que muitas vezes a pessoa não quer se considerada pai socioafetivo,é uma palhaçada da justiça
Bom dia Uma ficante disse que tava grávida de mim... eu falei eu assumo pode ter a criança... ai sim ela morando com os pais mas toda vez que eu ia visitar a criança era uma pressão pra eu casar. Com essa pressão psicológica resolvi levar a criança já resistrada e a mulher . E agora fiz DNA e deu negativo o que fazer?
Olá Orleans Silva Alves, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, tudo irá depender de sua escolha, caso deseje que seja excluído seu nome na paternidade, deverá entrar com ação, oriento a contratar um advogado(publico ou particular) de sua confiança para os procedimentos necessários. Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr. Marcio Tenho uma filha e não quero em nenhum momento recusar a paternidade. Mas, desde o início que surgiu em dois meses de namoro eu e a fitinha azul assumi a paternidade hoje ela completou 18 anos e eu te pergunto eu posso pedir um DNA JUNTO COM A ISONERACAO DA PENSÃO QUANDO EU PUDER FAZER DE FORMA SEGURA ????
Dr. Quando a mãe engravida faz todos os exames onde consta q o filho é do ex, quando nasce o suposto pai q é o ex, registra a criança, meses depois o suposto pai pede DNA, q consta q ele não é o pai, a criança já com 2 meses, já tem um vínculo mesmo q a pouco tempo com esse suposto pai, tem como retirar o sobrenome dele da certidão e colocar o pai biologico?
Olá Alinne Ferreira, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, caso queira, assista o vídeo abaixo que será sanado suas duvidas. ruclips.net/video/Ih66J5JZo-c/видео.html Caso tenha mais dúvidas, a disposição.
Dr eu tenho 3 filhos sendo que o terceiro e último a pouco tempo descobri que não era o pai biológico,mantive um relacionamento com a mãe dos meninos com idas e vindas e assim nasceu os outros dois primeiros,convivi com o mais novo até 1 ano e 6 meses e a mãe de meus filhos saiu de casa e arrumou outros,tenho contato quase zero como fazer pra pedir isenção de pensão alimentação.
Olá Alexandro Luiz de Campos, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, precisaria de mais informações para trazer uma resposta com clareza, aconselho a contratar um advogado(publico ou particular) de sua confiança para que esteja entrando com ação expondo o caso concreto, diante disso o juiz (possivelmente) determinará o exame de DNA para comprovar a negativa de paternidade biológica. Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr meu marido paga pensão. Ele nem sabe se o menino e dele . O menino ficou morando com pai durante um ano . E a mãe da Criança recebia a pensão todo mês sem está com a criança.. o que meu marido deve fazer
Doutor, parabéns pelo vídeo! Ótimo conteúdo. E no caso do "filho" registrado( não biológico) ser maior de 21 anos, consentir em retirar o sobrenome de quem o registrou, há a possibilidade de deferimento da intenção de exclusão do sobrenome ? Houve convivência entre ambos, mas foi descoberto que não é filho. Se puder responder, agradeço.
Olá Lauriane Calixto, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, é possível porem não é tão simples quanto parece, é preciso apresentar fundamentação com provas suficientes que demonstrem a necessidade e desejo de exclusão do sobrenome do pai, este pedido deverá ser feito judicialmente, por meio de um advogado(publico ou particular) de sua confiança e as provas e testemunhas, se houver, são importantes para o êxito do pedido. Quaisquer dúvidas a disposição.
Parabéns pelo conteúdo ! Sou o Pai registral, e o pai biológico nunca teve nenhuma relação, tanto afetiva quanto financeira ... Mesmo assim o pai biológico busca direitos de ter contato e convivência com a criança e registro de dupla paternidade ! EU sendo o Pai registral em que eu participei de todo o período de gravidez, nascimento e vida da criança (pois só foi descoberto após exame Dna) eu como pai registral e tendo união estável desde sempre, consigo em juízo anular qualquer tipo de relação do pai biológico ?? Alegando dentre outras coisas como Um mal psicológico na criança tão nova (3 anos) ???
Olá Arthur Teixeira, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, um tema bastante complexo portanto deixarei minha simples opinião através das ações que tenho pleiteado, quando trata-se paternidade(biológico ou socioafetiva) estamos diante do direito da criança em ter um relacionamento com o pai, pelo que tenho estudado e analisado as decisões dos tribunais superiores não vejo êxito em ANULAÇÃO sobre relação do pai com a criança, pois o que a lei protege é de fato o direito da criança. Sendo redundante esta é uma visão minha de hoje(2022), acredito que diante do tempo e do amadurecimento das discussões no STF e STJ poderá ser diferente meu entendimento. Relacionado a guarda da criança tenho convicção que este direito ira sempre favorecer aquele que cumprir o artigo 22 do Estatuto da Criança e Adolescente, que explana: “Art. 22: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”., em seu caso, conforme declarado, você(pai socioafetivo) e a mãe da criança estarão guardados por determinação legal. Quaisquer dúvidas a disposição.
AHHHHH, DETALHE MINHA FILHA NASCEU PREMATURA COM 7MESES E MEIO E ISSO TAMBEM ME CAUSA DUVIDA BEM COMO OUTRAS COISAS COMO MINHA MAE FALANDO SEMPRE QUE É POSSÍVEL NÃO SER. E AGORA SEGUE MENSAGEM A BAIXO
Eu fiz o exame pela justica deu considerou q era o. Suposto pai mesmo assim estou com duvida e os meu motivos da mae sera q eu posso entrar com negatividade da partenidade
Olá Gersonita Santos, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, contestar judicialmente sempre é uma opção no entanto, suas justificativas terão que ser plausíveis para convencer o juiz a determinar outro exame, sugiro que faça um exame em clinica particular e caso seja negativa a paternidade poderá, com o resultado do exame, questionar judicialmente o primeiro exame efetuado. Quaisquer dúvidas a disposição.
Doutor se eu não for o pai biológico depos de 7 anos que descobri por um exame, mas mesmo sim quero continuar com registro como pai dele tenho esse direito
Olá Oliveira Sat, grato pelo seu comentário. Sobre sua dúvida, caso não seja o pai biológico continuará sendo pai por afetividade, mantendo o sobrenome registral. Quaisquer dúvidas a disposição.
Prazer doutor , então .. Qeria tirar umas questões sobre esse caso. Em fim * tive um caso com uma garota dps agente terminor e conheceu outra pessoa e viveu a vida dela porém sempre me tentava e mulher quando é apaixonada pelo ex vc sabe como é crítico , em fim.. Foi vários pula muro e ela engravida. Porém morando com outro cara e dps ela definitivamente pretende voltar e dps rola briga aquela coisa toda e separamos novamente porém o atual é chifrado porém apaixonado pela garota. Agente se separa e eu acreditava que a criança não era meu. A criança nasce faz um ano e as características são idênticos com minha pessoa. E a mãe ainda apaixonada pelo ex porem insegura. Em fim , o pai biológico da criança dps de um ano tem algum direito de espor a corrigir a certidão da criança ? Vlw doutor. Qardo sua resposta. Obgd !!
** O caso foi esse .. O atual chifrado pela garota e a garota apaixonada pelo ex. Ela então tenta o ex e rola as perdidinha e ela engravida. Agente volta n dá certo e eu separo novamente ela volta pro seu atual que foi chifrado e registra a criança e só dps de um ano tive a certeza sobre aparências e traços com minha pessoa. E me pretendia acertar o registro da criança por ser minha filha biológica. Tenho algum argumento em razão ao meu favor ? *** agradeço doutor , vlw !!!
Olá Saveiro MultSOM, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, poderá pleitear na justiça a investigação de paternidade, sendo comprovado, na certidão de nascimento da criança será adicionado você como pai biológico. Obs. a criança tem todo o direito de saber quem é o pai biológico, o menor não pode arcar com as aventuras passadas dos pais. Quaisquer dúvidas, a disposição.
@@advogadomarcioaquino doutor muito grato pela resposta , tendir perfeitamente. Eu pensei que poderia não ter a razão pela paternidade do padrasto registrar ela e se passar um ano pra ter a certeza dos traços da criança. Porém esse tempo passou pq a mãe mentiu falando que a menina não é minha. Como ela é do meu bairro a criança vai crescendo e vai criando os traços e foi onde as pessoas conhecidas comenta que ela se parece muito cmg e foi onde percebir que a mãe poderia ta mentindo falando que seria de outro e só passa de uns tempo até um ano da criança fazer que fui ter certeza quw os traços realmente ela se parece 100% cmg e isso acaba mechendo com o coração da gente. Então sua resposta foi fundamental pra mim saber que de fato o juiz pode resumir durante esse tempo !! Relação a pensão ? Isso vai acontecer do mês e diante ou vou ter que voltar atras e pagar os 13 meses do crescimento da criança ? Muito importante essa pergunta
E se o pai biológico se recusar a registrar por não ter tido convívio com a criança já que a mãe mentiu e nao deu a oportunidade a ele de conviver com a criança.
Olá Maycon Jegue, feliz 2021, grato pelo seu comentário. Respondendo seu questionamento, não é concordância do pai biológico que haverá registro ou não, e sim uma ordem judicial para que seja adicionado o nome do pai biológico na certidão de nascimento do menor. Neste caso onde o genitor se recusa a registrar espontaneamente, a detentora da guarda da criança terá que entrar com uma ação para tal ato. Quaisquer duvidas, a disposição.
@@advogadomarcioaquino DOUTOR ,, tenho 2 filhos que acho que não sáo meus,,, um de maioridade e outro com 16 anos sendo que o menor é autista ... éla abandonou o lar levando o mais novo ... minha casa é em area de invasão sem escritura mas somos casados em universal de bens ,, éla recebe o auxilio do bpc em nome do menor autista sendo que por anos atraz recebeu injustamente pois nossa renda familiar comprovada na minha carteira de trabalho ultrapassava o valor maximo por pessoas da familia eu posso pedir teste de paternidade ,? se comprovado que não sou o pai posso processar éla ,, e tenho chances de ganhar ,, ????
Dr, minha mulher teve um caso antes, ela também suspeite ser do homem, assim que nascer na primeira semana é possível fazer teste de DNA sem o bebê te nenhum registro, nem da mãe ?
Olá João vitor Pires, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, o exame de paternidade pode ser feito até mesmo com o bebe no útero, da mesma forma, a cobrança de pensão de alimentos gravídicos também pode ser executada antes da criança nascer. Caso a mãe não tenha certeza da paternidade, poderá registrar a criança sem o nome do pai e, após a confirmação da paternidade com o exame de DNA poderá adicionar na certidão de nascimento o nome do pai biologico.
quer dizer mesmo que a mulher tenha traido o homem dai ela ttem um filho que nao e dele e assume dai descobre que nao e pai mesmo assim teri que assumir a paternidade ...
doutor meu noivo descobriu a pouco tempo que poder ser o pai de uma menina de 1 ano porém nem ele e nem a mãe quer qui ele registre a criança, porém o tal pai que tinha registado quer tirar do nome dele tem como a criança ficar sem nome do pai biológico no registro?
Olá Vanessa Ferreira, grato pelo comentário. Desejo um feliz 2022. Sobre seu questionamento, da criança ficar sem o nome do pai biológico em seu registro, sim, é possível quando a mãe da criança não declara em cartório quem é o pai(talvez por não saber ou omitir a informação), portanto é direito da criança saber quem é o pai. Quaisquer dúvidas a disposição.
Boa tarde Meu atual esposo tem uma filha com 8 anos . Mas ele não tem muito contato com a filha .Mas ele sempre teve dúvidas da paternidade , pois a mãe tinha postura duvidosa no relacionamento da se com ele .Ele pode pedir um exame de DNA ,ele tendo essa dúvida ?
Olá Maria Nascim, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, quando há dúvida em relação a paternidade, poderá requerer judicialmente o exame para provar a paternidade biológica, no entanto, esta decisão deve ser tomada com muito equilíbrio pois diante do tempo já passado poderá ocasionar muitas consequências. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Gilson Dantas, grato pelo comentário. Desejo um feliz 2022. Sobre seu questionamento, tudo ira depender da idade da criança e o que ficou decidido no divórcio, apenas por essa informação passada, seria imaturo de minha parte trazer uma resposta convicta a você, caso queira complementar seu questionamento, estou a disposição. Grato.
Olá Brenda Fonseca, grato pelo comentário. Diante seu questionamento, não consegui compreender sua duvida, caso queira enviar mais detalhes estarei a disposição para responder.
Meu marido tem um filho de 7 anos, que descobriu que na era seu por teste de Dna, ela diz que ele é obrigado a pagar pensão,mais ele não registrou , e continua dando pensão, ele pode ser obrigado a pagar pensao por vínculo afetivo?
Olá Helder Domanski, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, essa questão é muito polêmica. Mas, não há como dizer que não. Existem diversas decisões a respeito do tema, considerando que sim. E dessa forma, a criança passaria a receber pensão dos dois pais, tanto o biológico como o afetivo. Apesar de parecer injusto, mas o embasamento das decisões sempre tem levado em consideração o afeto. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Kanandra Faco, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, é direito da criança saber de fato quem é o pai biológico, não há nada que impeça a realização do exame, pois se o pai biológico acionar a justiça e esta determinar, você será obrigada a levar a criança para fazer o exame. Oriento fazer este exame pois a justiça é muito demorada e causa muito desgastes emocionais. Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr. Boa noite. me envolvi há 6 anos com uma moça (um fica), do qual resultou em uma criança. na época a mãe da criança disse que o filho era meu e quando eu fui solicitar DNA ela chorou muito dizendo que seria vexatório para ela, então eu registrei. não moro na mesma cidade que ela desde a época, da qual eu vou uma vez no ano visitar minha família. recentemente fiz um exame de DNA, o qual ela concordou em fazer e o resultado deu negativo. eu mando todo mês um valor de pensão para a criança de acordo verbal com a mãe. tenho pouco contado com a mãe da criança e meu compromisso com a criança é apenas a pensão, não tenho amor de pai. ela está em um relacionamento no memento e a criança tem 6 anos, ela ensina a chamar de pai para esse marido atual, mas também a família dela e ela faz ele me reconhecer como o pai. gostaria de saber se é possível retirar meu nome da certidão através da negatória de paternidade.
Olá Clebeson Goçalves, grato pelo comentário. Primeiramente desejo um feliz 2022; Diante de seu comentário, é possível entrar com uma ação negatória de paternidade e, após a determinação judicial, retificar a certidão de nascimento da criança, oriento a contratar um advogado de sua confiança(publico ou particular) para pleitear esta ação. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Karina Rodrigues lima, grato pelo comentário. Sobre sua questão, o exame de DNA é utilizado para ter a certeza da paternidade biológica, quando não há dúvidas desnecessário o exame. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Dr. No meu caso tenho uma filha de 16 anos e sou socioafetivo porém vou fazer exame de DNA, pois houve traição no relacionamento. Em caso de eu não ser o pai como fica a pensão, e como ficará em relação do pai biológico em relação a pensão?
Olá Carlos Henrique, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, não compreendi em razão de ser pai socioafetivo no entanto vai fazer exame DNA. Caso queira esclarecer melhor, estou a disposição para responder.
Dr meu BB nasceu o pai biológico não o registrou o meu namorado registrou o BB ele não é o pai eu posso pedir que o pai biológico registre? Meu namorado mora fora em outra cidade
Olá Mirlene Silva, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, caso o pai biológico concorde em registrar, poderá assim fazer, sendo que, na certidão registral haverá o nome de ambos os pais. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Renata Nogueira, grato pelo comentário. Sobre sua pergunta, o tema "afetividade" é bastante complexo e no próprio tribunal há divergências, em seu caso particular, em referencia a informação que você escreveu, em meu entendimento, não há como comprovar afetividade pela idade do menor, obvio que teria que ter mais detalhes para uma resposta mais assertiva. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Dr boa noite ,meu esposo registrou uma criança a 8 anos ,ele pediu o DNA e ela não quer fazer,ele não tem vínculo com a criança ,mas a dois anos entrei em contato com a pessoa novamente pedido para fazer o exame e ela se negou ,e me comunicou que havia entrado na justiça ,para retirada do nome do meu esposo da certidão de nascimento ela pode fazer isso?
Só quem pode pedir a anulação da paternidade é o pai, quanto ao exame de DNA se ele é o pai registral da criança ele pode fazer o exame mesmo sem a concordância da mãe, nesse caso ela não tem que querer nada e se der negativo cabe indenização
Olá Barbara Manuela, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, de fato, é possível tirar o nome do pai do registro, mas esse procedimento não é tão simples quanto parece. A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos da criança. Isso porque nome e sobrenome são entendidos pela legislação como direito de personalidade e são protegidos para que não sejam alterados simplesmente por mera vontade de seu detentor, sendo necessária uma ordem do Poder Judiciário para que se faça as mudanças cabíveis. Quaisquer dúvidas a disposição.
@@matityahu4728 mas ele não tem contato com a criança,porque ela não permite ,e tbm não é pago a pensão porque não é exigido da parte da mãe ,ele ajudava até um ano da criança,mas aí quando pedimos o DNA,ela se recusou a fazer ..
@@barbaramanuela6963 se ela se afastou depois que ele pediu o exame e tbm se recusa a fazer é porque ela mesma tem dúvida quanto a paternidade, sendo assim caso se confirme o resultado negativo não tem o porque a justiça manter ele como pai no registro uma vez que não existe vínculo afetivo. Mas o fato dela estar em dúvida não exclui a possibilidade dele de fato ser o pai, talvez o resultado de positivo ou ela já sabe que ele realmente não é o pai, enfim...... só mesmo o DNA para esclarecer tudo
Minha esposa saiu de casa grávida depois de 8 anos de casado no papel. Porém eu descobri que ela tava tendo um caso e ainda tá com o amante. Caso provo por meios do exame de DNA que o filho não e meu posso pedir idenizacão? Obrigado ótimo canal.
Olá Gato Cinza, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, para pedir indenização primeiro tem que demonstrar que foi lesado, pelo fato de traição a probabilidade de êxito é pequena, agora caso tenha sido enganado em relação ao registro da criança, poderá acionar a justiça para ver seus direitos. Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino Obrigado Dr. Homem no Brasil não tem vês na justiça perante qualquer mulher, os privilégios femininos as vezes nos prejudica indiretamente. O que eu posso fazer e usar o sistema no mínimo ao meu favor, vou tratá-la bem como uma melhor amigaque tive na vida, lógico sabendo que eu jamais teria a coragem de reconciliação, sendo assim e menos prejuízo pra minha pessoa.
eu fui enganado pago pensão fui preso por não pagar 2salarios e meio e só pago hoje 500R$ sou perseguido por a justiça até hoje não houve DNA mas sim muita dúvida a justiça nem quer saber nem tenho direito a passar feria com a criança mas continuo a pagar até o carro a justiça me pegou e agora é o padrasto da criança que se aproveita do carro Parabens justiça Brasileira
Olá Alcides Pinto, grato pelo comentário. Fico comovido com sua situação e acredito(não conheço seu processo) que "possivelmente" contem alguns erros na decisão(conforme sua expressão), claro que muitas vezes a justiça não é justa mas não podemos desistir, desejo boa sorte e quaisquer duvidas, a disposição.
Olá Evandro Presença, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, oriento a fazer o exame de forma consensual, hoje, quase todos os laboratórios fazem o exame, caso a filha não aceite proceder o exame, poderá pedir que a justiça ordene a fazer, no entanto é bastante complexo relacionado a família, oriento que contrate um advogado(particular ou público) de sua confiança pra esclarecer e orientar sobre as consequências desta ação. Quaisquer dúvidas á disposição.
Vara de familia depois que o p.t. indicou 90 por cento dos "ministros do supremo tribunal de justica" alem de nao resolver os problemas entre casais que estao em litigio juridico ainda premiam prostitutas civis e bandidos que fingem levar o casamento a serio .👍
@@marcosantoniocosta5292 espero que voce consiga reverter a situacao a seu favor ou pelo menos consiga diminuir o prejuizo .A misandria /ginocentrismo nos ultimos anos esta insana ,todo cuidado ainda e pouco .👍
@@leonardoulissescosta19 tenho 2 filhos que acho que não sáo meus,,, um de maioridade e outro com 16 anos sendo que o menor é autista ... éla abandonou o lar levando o mais novo ... minha casa é em area de invasão sem escritura mas somos casados em universal de bens ,, éla recebe o auxilio do bpc em nome do menor autista sendo que por anos atraz recebeu injustamente pois nossa renda familiar comprovada na minha carteira de trabalho ultrapassava o valor maximo por pessoas da familia eu posso pedir teste de paternidade ,? se comprovado que não sou o pai posso processar éla ,, e tenho chances de ganhar ,, ????
Olá Marcos Antonio Costa, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, diante mão, precisaria de mais detalhes para responder com precisão, no entanto responderei conforme apresentado... vamos lá, voce pode sim entrar com ação de negatória de paternidade, agora caso não seja o pai biológico e queira processa-la, o correto é procurar um advogado de sua confiança para estudar melhor com o resultado de paternidade. Quaisquer duvidas, a disposição...
Olá Patricia Rodrigues, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, poderá entrar com ação de negatória de paternidade sim, obvio que levara um tempo razoável até a decisão final.
tive um relacionamento com uma moça...que era namorada de meu irmao...nasceu uma criança...meu irmao...ralou peito logo apos o nascimento da criança e a registrou...logo apos comecei a namomar a mae da criança...e fique com ela por um tempo desde os 2 meses da criança ate os seus 7anos...ela passa comigo todo o tempo dela ..trato ela como filha...a mulher nao tem certeza da paternidade...visto que ficou comigo depois namorou meu irmao..e agora dr...quero fazer o DNA ela tem 12 anos e me chama de pai..nunca viu meu irmao visto que ele foi para fora do pais...e nunca mais voltou...e nem para minha familia deu noticias...eh possivel fazer DNA e colocar meu nome na certidao e tirar o dele da certidao..se o DNA for favoravel a minha a paternidade....obrigado
Olá Marcelo Rodrigues, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, a qualquer tempo você terá direito a fazer exame de paternidade. No tocante a inserção de seu nome na certidão de nascimento da criança, basta ir a um cartório de registro, junto com a mãe da criança e requerer a inserção como pai afetivo(caso não faça exame de DNA); A problemática maior é a retirada do nome do pai biológico da certidão de nascimento, haja vista que, o detentor do direito de pedir, neste caso, é seu irmão, o pai biológico da criança, tenho assistido alguns casos idênticos ao acima narrado, no entanto sem êxito na pretensão. Quaisquer dúvidas, a disposição.
Minha mãe separou do meu pai e veio pro rio de janeiro e meu pai ficou no norte Aqui ele teve um filho e colocou no nome do meu pai sem o conhecimento dele eu como filha não aceito o que fazer pra anular?
Olá Celia Pessoa Nunes, grato pelo comentário. Sobre sua questão, seu pai poderá requerer na justiça a investigação de paternidade. Quaisquer dúvidas a disposição.
Bom dia se a mulher casada engravidou do amante o marido não sabe q ela tem o filho dele mais ele sabe q o filho é dele ele q a sumir a criança ele quer falar a verdade mais o marido dela pensar q é dele registrou é tudo o marido se descobrir a verdade ele pode processar a mãe por ela ter mentido isso é complicado
Olá Pedro Henrique, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, atuo há algum tempo na área de família, nunca me deparei com processo onde o suposto pai pleiteasse indenização por ter sido enganado, no entanto, este suposto pai enganado poderá pleitear na justiça indenização, MAS, vejo que a criança tem o direito de saber e conhecer quem é o pai biológico, na minha modesta opinião, os "erros e segredos" dos pais não podem interferir nos direitos da criança. Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino muito complicado por q a mãe tem medo de falar a verdade o pai verdadeiro quer fala quando ele tive Grande mais ela tem medo da reação das pessoas e do pai q acha q é dele a criança é louca por ele é ele também
Doutor,minha amiga cria o sobrinho dela pq a irmã morreu e só restou ela,o suposto pai registrou e depois descobriu que não é o pai e não quer tirar o nome dele da certidão do menino pq quer distancia do assunto. A mãe do menino tá morta e a tia que cuida,o que fazer?
Olá Jota Falo tudo, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, primordial resolver a questão da guarda da criança, após a definição da guarda poderá pleitear sobre o registro paterno, oriento a contratar um advogado (público ou particular) de sua confiança para acompanhar o caso. Quaisquer dúvidas a disposição
Antigo relacionamento do meu marido ele fez o teste e descobriu que a guriazinha não era filha dele ele fez na justiça até agora nada da Justiça entra em contato com ele já se passou 5 anos não teve mais contato com a criança ele quer somente eu tirar a criança do nome dele o que que ele tem que fazer
Olá Kethellyn, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, para que seja suprimido o nome do suposto pai da certidão de nascimento do menor tem que ter uma autorização do juiz, oriento a entrar em contato com o advogado da ação para saber se esta decisão já saiu com o referido pedido. Quaisquer duvidas a disposição.
Olá Vídeo diabetes, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, a pensão só será encerrada com decisão do juiz, na petição negatória de paternidade terá que haver pedido exoneratório de alimentos. Quaisquer dúvidas a disposição.
Meu marido paga pensão ele nao conviver com a criança e ele pediu duas vez o DNA e a ex nao quis fazer e a ex saiu falando que ele paga pensão por burro pk o filho nao eh dele como fazer
Bom dia, dr.. minha sobrinha de 32 anos não é filha do pai que a registrou, e filha de um rapaz que minha irmã conheceu na época que trabalhava no banco, mas assim como ela, ele tb era casado na época e disse que não iria registrar p não acabar o casamento dele; minha irmã teve a bebê, o marido até hoje não sabe e nem minha sobrinha, ela já se separou do marido a muitos anos e já casou de novo. Ela pensa em contar p minha sobrinha, mas tem muito, muito medo tanto da reação da filha quanto de ser processada pelo ex marido que pensa ser pai. Caso ele ( o que registrou)venha a processar ela por danos morais, em torno de quanto ela teria que pagar a ele? Ela é aposentada pela perícia por transtorno depressivo e ganha muito pouco. A convivência de minha sobrinha com o “pai” que registrou é razoável, de uns tempos p cá melhorou bem, e ele deu pensão até os 21 anos. Outra coisa: caso o pai biológico a reconheça como filha, ela ficará com 2 nomes de pai na certidão?? Se isso acontecer, o que registrou sem ser pai biológico também será chamado, ou ele não saberá que a certidão será modificada? Temos medo pq ele sempre teve personalidade violenta (o que pensa ser pai). Desde já, obrigada, dr..
Olá Elaine Amorin, grato pelo comentário. Sobre o caso discorrido, bastante complexo, no entanto não há como precisar em relação a indenização, haja vista as condições financeiras da genitora; Sobre o registro de nascimento, constará o nome do pai afetivo e do biológico, diante de tudo, por mais problemático que seja a verdade sempre será o caminho correto. Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino entendi… se algum dia der ruim e o advogado da minha irmã conseguir provar que o pai que registrou sempre soube não ser pai biológico? (Ainda que não seja verdade)
@@pitfall3001 Familia de gente mau caráter! A irmã além de adúltera é louca! A outra aqui, além desse absurdo todo, ainda quer co to use enganando o “suposto pai”. Que merda é essa? Que gente é essa? Deus do céu!
Olá Iracema Dos santos, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, Para retirar o nome da certidão de nascimento e desconstituir esta paternidade, este pai precisará comprovar que foi induzido a erro, ou que houve um vício de consentimento, além de comprovar a ausência de vínculo biológico por meio do exame de DNA. Isso significa que ele precisará demonstrar, de forma convincente, que realmente acreditava ser o pai biológico da criança quando a registrou, mas que foi enganado sobre os fatos. Quaisquer dúvidas, a disposição.
Dr.meu marido teve 1 noite com uma mulher que mora no interior de São Paulo.quando estávamos separados.por 7meses .1 mês depois voltamos .5 meses depois ela procurou ele por rede social e disse que estava grávida dele .meu marido não me contou porque saberia da minha reação. Descobrir 1 ano depois do ocorrido.ele viajou e registrou a criança por que estava com medo que eu soubesse, pagou pensão até nove meses atrás. Parou porque ela disse que ele não era o pai .que ia atrás da justiça para tirar o nome dele é dar o nome do verdadeiro pai.ele nunca visitou .nunca teve nenhuma relação com o menino.so mandava o dinheiro. Queria saber se demora para tirar o nome dele do registro.
Olá Vanessa Castro, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, a pensão é verba alimentar, mesmo não sendo o pai biológico os valores pagos não são restituídos. Caso o pai (enganado) quiser ser indenizado, poderá entrar com ação própria. Quaisquer dúvidas, a disposição.
Dr. Meu esposo quando solteiro teve um caso com um mulher em uma cidade do Nordeste e veio morar em são Paulo. Daí ela ligou dizendo k estava grávida ele é mandou a passem p ela vir p SP a criança com 6 meses dai ele registrou tentaram viver juntos por 6 meses não deu ela voltou pro Nordeste mais ele ficou enviando todo mês a pensão da criança depois de 12 anos ja casado comigo eu queria engravidar e não consegui descobrimos k meu esposo e ESTÉRIL .Então fomos lá no Nordeste na época foi feito o DNA k confirmou k ele NÃO É O PAI mais porém no dia da audiência o juiz nem adv0gado apareceram mais o JUIZ autorizou abrissem o resultado pq meu esposo tinha vir embora pq causa do trbalho aqui SP. Por não entender nada pensamos k tá tudo resolvido a mãe da menina falou k ia resolver sobre o registo mais em 2019 descobri k não foi mudado nada meu esposo Continua sendo pai de uma mentira. A menina já tá 24 anos . MINHA DÚVIDA é se meu esposo pode entrar com o pedido para retirar o nome dele do registro de nascimento dela é se daqui de SP dar p resolver ??? Ou só ela pode fazer ISSO?????
Olá Claudete Alves, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, para responder com mais precisão teria que estar consultando o processo, mas, diante de seu comentário, seu esposo poderá pleitear na justiça a retificação no registro de nascimento da menina, oriento a contratar um advogado de sua confiança e a petição poderá ser feito em nosso estado, pois os processos são digitais. Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr. a 6 anos atrás eu terminei um namoro e no término a menina diz estar grávida. Eu falei que assumiria mas não voltaria com ela. A mesma, sumiu , não tive notícias, até que depois de 3 meses recebi a notícia que ela “perdeu” a criança. ( uma amiga dela que disse) Hoje 5 para 6 anos depois descubro que ela não perdeu realmente é outro cara (ex marido) registrou no nome dele. ( que ainda tem uma relação de pai com a criança) Voltei a ter uma relação com a mãe e moramos juntos hoje, a criança tem uma ótima convivência comigo , as vezes ate me chama de pai. Só que, eu quero fazer exame de DNA, mas a mãe não deixa. Por conta desse casamento que teve e a criança achar que o pai dela é o outro. O que devo fazer nessa situação, como conseguir um exame. E depois ? Se confirmar que ela é minha filha, o que devo fazer? Obrigado pelo vídeo é uma boa noite
Olá Maicon Jefferson, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, quando não há concordância em fazer o exame de DNA, o correto é pleitear na justiça para que seja realizado o exame compulsoriamente, caso confirme a paternidade, esta criança poderá ter registrado em seu documento de nascimento o nome de ambos os pais, ou seja, pai biológico e o afetivo. Quaisquer dúvidas a disposição.
Fiz exame DNA deu negativo e agora mais a mãe fala que é meu porque parece, outra pessoa também fez exame deu negativo ela fala que ficou só com nois dois somos obrigados fazer outro teste ou esse exame negativo serve como prova já
Tenho filho que ele não é filho biológico do meu marido com tempo ele descobriu fazendo DNA só que ele não é um pai presencial Nós moramos junto mesmo ele sabendo na verdade só que ele só dá apenas a comida desde a barriga eu não fui um pai presente e agora depois que ele descobriu ele fica folgado na minha cara direto quando a gente discutir ele tem direito Dinho processar alguma coisa ele fala que sim está morando junto até hoje e deu entrada para tirar paternidade do certidão quando a nós passamos uns dias separado depois ajuntemos de novo ele não mexeu mais está mexendo comeu psicológico demais por quê ele fica Relembrando falando teu filho não é dele tenho vontade separar mas ele não deixa em paz por causa testa questão ele tem direito fazer isso comigo ou não me responda essa pergunta pelo vídeo no RUclips eu estou escrito lá
Olá Roseanne Arruda, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, em relação a paternidade, mesmo não sendo pai biológico e convivendo com a criança(na mesma casa) vejo que se trata de paternidade afetiva, talvez o pai não segue a vida(com divorcio) preocupado que certamente, caso haja o divorcio, ele terá que custear a pensão alimentícia, neste caso especifico, teria que ter mais informações para nortear uma resposta conclusiva, aconselho você a procurar um advogado de sua confiança para explicar os detalhes desta situação. Quaisquer duvidas a disposição.
Olá Jailson Almeida, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, sobre a pensão alimentícia em razão de paternidade afetiva, tem vários requisitos que são analisados pelo juiz, caso seja comprovado que esta criança depende totalmente da pensão será um longo caminho, mas oriento que agende com um advogado da área de família e relate com clareza todo o caso, certamente irá encontrar um caminho. Quaisquer dúvidas a disposição
@@advogadomarcioaquino agradeço a resposta, felizmente não estou nessa situação, o RUclips me indicou o vídeo sobre o tema e resolvi saber um pouco sobre o assunto
Oi meu irmão vai ter uma bebê mais ele tem dúvidas se ele registra e prova que não é dele ele ter A dificuldade de tira o nome dele do bebê sendo que ainda e bebe
Melhor seu irmão antes de registrar fazer o exame de dna. Pois se registrar na dúvida, assume o risco, e se fizer dna e der negativo fica praticamente impossível anular a paternidade se assumir ciente de que não é o pai. Vai por mim, conheço um cara que foi enganado.
Fui enganado por 8 anos... Tive 8 anos de depressão uma luta terrivel pois sabia que registrei um filho que não era meu, mas a mãe ficava falando o tempo inteiro que era meu, ao termino do exame de dna toda verdade veio....
E como ficou a relação de vc e a criança, aconteceu o mesmo com o meu marido, já tens anos que eles não se vê e o DNA deu negativo e a mãe tá pedindo relação socioafetivo e isso é tudo que meu marido não quer, ele não quer relação com a criança
Olá Carlos Silva, grato pelo comentário. Respondendo seu questionamento, não importa a idade dos filhos sempre você terá o direito de saber se é o pai biológico. Quaisquer duvidas, a disposição.
Vocês juristas estão peidando na farofa legal com direito de família e legislação feminista. Uma hora o bicho vai pegar neste país com as injustiças que a Justiça está praticando.
@@advogadomarcioaquinoeu dei entrada em 2014 a negatoria , em novembro do ano passado fui chamado para comparecer ao fórum para coletar meu DNA , disseram que dentro de trinta dias eu seria chamado novamente, mais vai fazer um ano e nada ainda , eu quem passo no fórum um vez no mês para obter respostas mais , a única coisa que eu recebo é venha mês que vem , é normal tanta demora assim ?
Olá Leandro Borges, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, existe a possibilidade na esfera civil de indenização. Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Orleans Silva Alves, grato pelo comentário. Sobre sua dúvida, respondi abaixo e irei complementar aqui, em razão da paternidade, pelo tempo de convívio, esta claro que há afetividade, ou seja, haverá um longo caminho judicial para "corrigir" os erros da qual você foi induzido. Quaisquer dúvidas a disposição.
esse negócio de paternidade socioafetiva mesmo sendo enganado e um absurdo eu faria justiça com as próprias mãos e mandaria a mãe e o filho pro inferno !!! lei lixo!!!!!!!! vou preso vou!!!! mas vou me sentir aliviado que fiz justica reconheço meus valores morais
@@joaopedro-zk3mf pois é a justiça do brasil é uma merda mas quem faz isso acontecer e o próprio stj devia ser revogada essa lei e ser obrigatório o teste de dna! o homem não tem como saber e depois de anos que descobre e a justiça passar o pano nisso e fazer o homem pagar o pato pelo resto da vida acho isso o cúmulo do absurdo
@@joaopedro-zk3mf isso é o feminismo que acabou com o judiciário do brasil os direito serve apenas pra elas homem não tem direito nenhum ! eu não tenho filhos e também não quero porcausa dessas leis lixo! eu seriamente penso em fazer vasectomia pra não ter dor de cabeça ! recomendo a vc fazer o mesmo caso não querer !!!! pois a chance de ter menos dor de cabeça e melhor
Doutor eu me enganei sobre a paternidade do meu filho ,o rapaz registrou e só deu frauda 100reais até quando meu filho tinha 6meses de nascido hj meu filho com 13 anos ele nunca deu nada e nem nunca foi presente eu posso registrar meu filho Só no meu nome tira do nome do rapaz??
Olá Flávia dos Santos, grato pelo comentário. Sobre seu questionamento, caso queira, assista o vídeo abaixo e será sanado as suas dúvidas. ruclips.net/video/Ih66J5JZo-c/видео.html Quaisquer dúvidas, a disposição.
Estou passando por isso.Os caras comem a mae e deixa a bucha pra gente cuidar , nao vejo a hora de resolver logo e me livrar desse problema.Tenho dó da criança que nao tem culpa , porém a mae é uma safada , ela que procure o pai.
Muita mae traindo e dpous o q criou q fica ouvindo coisas.... Pa i e' quem cria e n quem deixou de lado o filho... Ate' se o pai biologico n sabe de nada e nem o pai q criou n sabe, os dois devem tratar bem o filho e, se n sabem d nada d fato e d vdde, dar uma bronca na mulher e, mostrar q ela e' bem traira ....
Meu pai militar de marinha morreu agora em 2021. Registrou uma filhace depois de muito tempo descobriu que a mesma nao era sua filha. Ele nao teve afetividade nada com a menina que hoje tem 56 anos. Ele casou com minha mae e me teve. Ela nunca teve carteira da Marinha do Brasil, ela se casou aos 21 anos. Dessa forma meu pai achava que ela nso teria direito , pois na verdade nunca TEVE a carteira de identidade e a mesma sabe, que meu pai nao era pai dela. Meu morreu. Fui na Marinha levar o obito e constava uma filha nao declarada. La na Marinha nao tem documento nenhum, mais seu nome aparece como filha nao declarada. Com isso, minha mae nao tera direito a pensão total. Muita injustiça.
Olá Patricia Rodrigues, grato pelo comentário. Desejo um feliz 2022. Sobre seu comentário, teria que estar analisando o caso concreto, com mais informações, oriento a contratar um advogado(público ou particular) de sua confiança para acompanhar na integra o pedido de pensão. Quaisquer dúvidas a disposição.
Esses fóruns a respeito de paternidade são uma lição de vida, parabéns a todos os advogados que dispõem do seu tempo para ajudar o próximo.
Olá Carlosfisco fiscos, grato pelo comentário.
Todo comentário é combustível para prepararmos novos conteúdo.
@@advogadomarcioaquinopor favor não ignore minha dúvida , registrei uma criança depois de quatro anos, descobri que não era minha entrei com divórcio e Negatória de paternidade. Porque eu não posso processar a mãe? Dizem que eu abrir um processo, preciso provar que ela sabia que o filho não era meu?
Caí de paraquedas aqui, não tenho filhos, porém todo conhecimento é válido.
Importante mencionar que muitas vezes o tipo sanguíneo pode mostrar se a criança é ou não seu filho. Você O e a mãe A, não pode nascer B, ou AB.
Olá Francilda Moura, grato pelo comentário.
Perfeito comentário.
Realmente uma hora ou outra precisamos 😅😅😅 estou sorrindo para nao chorar
Dr meu filho mora comigo desde os sete meses a mãe o abandonou várias vezes eu não deixei mas ela levar ..ela destruiu minha casa deixou a criança com a roupa do corpo eu dei a volta por cima entrei na justiça estou com a guarda do meu filho provisória hj ela tenta contesta que ele não e meu filho biológico que me enganou ..meu filho tem dois anos eu não tenho dúvidas e declaro perante o juízo que ainda que não seje meu eu não deixarei de ser pai pois o amo mas q tudo ..que devo fazer pra me defende...caso seje movido uma ação negatória
Olá Felipe Santos vieira, grato pelo seu comentário.
Respondendo seu questionamento, conforme o ordenamento jurídico atualizado, diante do tempo que você convive com seu filho, mesmo não sendo o pai biológico você é PAI AFETIVO e, pelo abandono da genitora, caso venha mover ação contra você, ela terá apenas o direito de visita, obvio que você terá que lutar para ter a guarda definitiva da criança, caso não tenha um advogado, contrate um profissional de sua confiança para estar pleiteando e acompanhando o processo.
Quaisquer duvidas, a disposição.
gado pai e que criar e não quem faz Entendeu
@@JoseRoberto-ro5py e animal e quem abandona
Pai que cria
Obgda doutor... pela explicação.
✋
Existe sim essa possibilidade.
Dr no caso da mae ja no pre natal descobriu que nao era do que ela tinha falado e mesmo assim nao teve coragem de voltar atras e fez o cara registrar dando certeza e a pagar pensao por 5 anos. A mulher tem como pagar danos morais e materias? Se ela alegar e realmente nao tiver condicoes de pagar oque acontece?
O senhor e um maravilhoso adevogado parabens entendi tudas as minha duvidas
Com certeza viu
Olá Silvana Santos, grato pelo comentário.
Desejo um feliz 2022.
Eu tenho um filho de 11 anos, dou de tudo para meu filho. Faço tudo por ele! Temos muito vínculo afetivo. Mas eu desconfio que não sou o pai biológico, mas ainda não tive coragem de fazer exame! O que o Sr me orienta?
Olá Danilo Eduardo Pinto, grato pelo comentário.
Sobre sua pergunta, mesmo que não seja o pai biológico você já é afetivo, sugiro, se houver possibilidade de virar esta pagina pois, o menino é e será sempre seu melhor amigo.
Quaisquer dúvidas a disposição.
vai lá gado fazer o exame Para ver ser você e ou não e o pai do filho dela Pai e que cria né gado
Vira homem e faz 😊
Tô nesse barco tbm,o meu tem 7 anos!
Dro, e quando o pai viveu com a mãe até a criança ter 3 anos de idade, daí ela vai embora a outro país e ele paga pensão todo mês, ele falou com a criança quando ele tinha 13 anos por telefone nao se conhecem, o garoto não chama ele de pai, ele pediu o exame de DNA, agora o menjno está com 16 anos, dro se der negativo nesse caso, ele pediu pra tirar o nome do registro se der negativo, então dro, nesse caso tira ou há possibilidade do nome continuar no registro. O menino já ele de senhor de cara. Meu esposo pediu pra fazer o exame privado ela nao quer , ele pediu pelo o ministério público. Mas ela está mudando o endereço direto. Ai que ele desconfiou mesmo agora, ele está fazendo o exame porque não se conhecem e porque o menjno não o chama de pai, não respeita ele, ele não desconfiava não da paternidade da criança ele viveu com ela entende que e filho, mas ela não o ensinou a chamá-lo de pai, então ele ficou com muita raiva e pediu o DNA,
Olá Paula Jeane Pinheiro da Silva, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, para retirar seu nome da certidão de nascimento e desconstituir esta paternidade, este pai precisará comprovar que foi induzido a erro, ou que houve um vício de consentimento, além de comprovar a ausência de vínculo biológico por meio do exame de DNA. Isso significa que ele precisará demonstrar, de forma convincente, que realmente acreditava ser o pai biológico da criança quando a registrou, mas que foi enganado sobre os fatos.
Quaisquer duvidas, a disposição.
Dr se outra pessoa quer colocar o nome na certidão mais ele não é pai pode ser?
Bom video, Dr. A questão que me intriga é: ficando comprovado por meio de teste de DNA que o homem não é o pai biológico, ainda que exista afetividade, em caso de separação (assumiu a paternidade por ter sido enganado pela mãe) o mesmo teria de pagar pensão? A questão de retirar o nome da certidão não é tão sensível quanto esta, a meu ver.
Olá George Strider, grato pelo comentário.
Sobre sua colocação, quando há comprovação de paternidade afetiva e havendo divórcio, certamente comprovando que a criança sempre dependeu deste pai afetivo, haverá direitos e obrigações como pai biológico fosse, ou seja, será decretado pelo juiz(quando invocado)a pensão alimentícia, guarda e visitas.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino Pagar pensão é no caso do pai biológico, não é responsabilidade do cara que foi enganado.Não é justo a pessoa trabalhar para sustentar filho dos outros.Se a pessoa têm vínculo, que eles se relacionem,mas faze-lo pai só por causa disso, sendo que muitas vezes a pessoa não quer se considerada pai socioafetivo,é uma palhaçada da justiça
Bom dia
Uma ficante disse que tava grávida de mim... eu falei eu assumo pode ter a criança... ai sim ela morando com os pais mas toda vez que eu ia visitar a criança era uma pressão pra eu casar. Com essa pressão psicológica resolvi levar a criança já resistrada e a mulher . E agora fiz DNA e deu negativo o que fazer?
Caraca. E a mulher falou o quê?
Rapaz que história hein? Complicado.
Olá Orleans Silva Alves, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, tudo irá depender de sua escolha, caso deseje que seja excluído seu nome na paternidade, deverá entrar com ação, oriento a contratar um advogado(publico ou particular) de sua confiança para os procedimentos necessários.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr. Marcio
Tenho uma filha e não quero em nenhum momento recusar a paternidade. Mas, desde o início que surgiu em dois meses de namoro eu e a fitinha azul assumi a paternidade hoje ela completou 18 anos e eu te pergunto eu posso pedir um DNA JUNTO COM A ISONERACAO DA PENSÃO QUANDO EU PUDER FAZER DE FORMA SEGURA ????
Ela não é sua filha biologica? Voce assumiu e depois de 18 anos quer restituição? devia ter pensando isso antes .
Dr. Quando a mãe engravida faz todos os exames onde consta q o filho é do ex, quando nasce o suposto pai q é o ex, registra a criança, meses depois o suposto pai pede DNA, q consta q ele não é o pai, a criança já com 2 meses, já tem um vínculo mesmo q a pouco tempo com esse suposto pai, tem como retirar o sobrenome dele da certidão e colocar o pai biologico?
Olá Alinne Ferreira, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, caso queira, assista o vídeo abaixo que será sanado suas duvidas.
ruclips.net/video/Ih66J5JZo-c/видео.html
Caso tenha mais dúvidas, a disposição.
Querendo dar o golpe né kkkk
Dr eu tenho 3 filhos sendo que o terceiro e último a pouco tempo descobri que não era o pai biológico,mantive um relacionamento com a mãe dos meninos com idas e vindas e assim nasceu os outros dois primeiros,convivi com o mais novo até 1 ano e 6 meses e a mãe de meus filhos saiu de casa e arrumou outros,tenho contato quase zero como fazer pra pedir isenção de pensão alimentação.
Olá Alexandro Luiz de Campos, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, precisaria de mais informações para trazer uma resposta com clareza, aconselho a contratar um advogado(publico ou particular) de sua confiança para que esteja entrando com ação expondo o caso concreto, diante disso o juiz (possivelmente) determinará o exame de DNA para comprovar a negativa de paternidade biológica.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr meu marido paga pensão. Ele nem sabe se o menino e dele . O menino ficou morando com pai durante um ano . E a mãe da Criança recebia a pensão todo mês sem está com a criança.. o que meu marido deve fazer
Quanto tempo demora ? Sento que n é particular
Doutor, parabéns pelo vídeo!
Ótimo conteúdo. E no caso do "filho" registrado( não biológico) ser maior de 21 anos, consentir em retirar o sobrenome de quem o registrou, há a possibilidade de deferimento da intenção de exclusão do sobrenome ? Houve convivência entre ambos, mas foi descoberto que não é filho. Se puder responder, agradeço.
Olá Lauriane Calixto, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, é possível porem não é tão simples quanto parece, é preciso apresentar fundamentação com provas suficientes que demonstrem a necessidade e desejo de exclusão do sobrenome do pai, este pedido deverá ser feito judicialmente, por meio de um advogado(publico ou particular) de sua confiança e as provas e testemunhas, se houver, são importantes para o êxito do pedido.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquinoobrigada pela resposta! Sucesso.!!
Parabéns pelo conteúdo !
Sou o Pai registral, e o pai biológico nunca teve nenhuma relação, tanto afetiva quanto financeira ... Mesmo assim o pai biológico busca direitos de ter contato e convivência com a criança e registro de dupla paternidade ! EU sendo o Pai registral em que eu participei de todo o período de gravidez, nascimento e vida da criança (pois só foi descoberto após exame Dna) eu como pai registral e tendo união estável desde sempre, consigo em juízo anular qualquer tipo de relação do pai biológico ?? Alegando dentre outras coisas como Um mal psicológico na criança tão nova (3 anos) ???
Caralho, mané!? Descobriu que o filho não é teu e ainda ta com a mulher?
Olá Arthur Teixeira, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, um tema bastante complexo portanto deixarei minha simples opinião através das ações que tenho pleiteado, quando trata-se paternidade(biológico ou socioafetiva) estamos diante do direito da criança em ter um relacionamento com o pai, pelo que tenho estudado e analisado as decisões dos tribunais superiores não vejo êxito em ANULAÇÃO sobre relação do pai com a criança, pois o que a lei protege é de fato o direito da criança. Sendo redundante esta é uma visão minha de hoje(2022), acredito que diante do tempo e do amadurecimento das discussões no STF e STJ poderá ser diferente meu entendimento. Relacionado a guarda da criança tenho convicção que este direito ira sempre favorecer aquele que cumprir o artigo 22 do Estatuto da Criança e Adolescente, que explana: “Art. 22: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”., em seu caso, conforme declarado, você(pai socioafetivo) e a mãe da criança estarão guardados por determinação legal.
Quaisquer dúvidas a disposição.
AHHHHH,
DETALHE MINHA FILHA NASCEU PREMATURA COM 7MESES E MEIO E ISSO TAMBEM ME CAUSA DUVIDA BEM COMO OUTRAS COISAS COMO MINHA MAE FALANDO SEMPRE QUE É POSSÍVEL NÃO SER. E AGORA SEGUE MENSAGEM A BAIXO
Eu fiz o exame pela justica deu considerou q era o. Suposto pai mesmo assim estou com duvida e os meu motivos da mae sera q eu posso entrar com negatividade da partenidade
Olá Gersonita Santos, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, contestar judicialmente sempre é uma opção no entanto, suas justificativas terão que ser plausíveis para convencer o juiz a determinar outro exame, sugiro que faça um exame em clinica particular e caso seja negativa a paternidade poderá, com o resultado do exame, questionar judicialmente o primeiro exame efetuado.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Doutor se eu não for o pai biológico depos de 7 anos que descobri por um exame, mas mesmo sim quero continuar com registro como pai dele tenho esse direito
Olá Oliveira Sat, grato pelo seu comentário.
Sobre sua dúvida, caso não seja o pai biológico continuará sendo pai por afetividade, mantendo o sobrenome registral.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Prazer doutor , então .. Qeria tirar umas questões sobre esse caso. Em fim * tive um caso com uma garota dps agente terminor e conheceu outra pessoa e viveu a vida dela porém sempre me tentava e mulher quando é apaixonada pelo ex vc sabe como é crítico , em fim.. Foi vários pula muro e ela engravida. Porém morando com outro cara e dps ela definitivamente pretende voltar e dps rola briga aquela coisa toda e separamos novamente porém o atual é chifrado porém apaixonado pela garota. Agente se separa e eu acreditava que a criança não era meu. A criança nasce faz um ano e as características são idênticos com minha pessoa. E a mãe ainda apaixonada pelo ex porem insegura. Em fim , o pai biológico da criança dps de um ano tem algum direito de espor a corrigir a certidão da criança ? Vlw doutor. Qardo sua resposta. Obgd !!
** O caso foi esse .. O atual chifrado pela garota e a garota apaixonada pelo ex. Ela então tenta o ex e rola as perdidinha e ela engravida. Agente volta n dá certo e eu separo novamente ela volta pro seu atual que foi chifrado e registra a criança e só dps de um ano tive a certeza sobre aparências e traços com minha pessoa. E me pretendia acertar o registro da criança por ser minha filha biológica. Tenho algum argumento em razão ao meu favor ? *** agradeço doutor , vlw !!!
Olá Saveiro MultSOM, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, poderá pleitear na justiça a investigação de paternidade, sendo comprovado, na certidão de nascimento da criança será adicionado você como pai biológico.
Obs. a criança tem todo o direito de saber quem é o pai biológico, o menor não pode arcar com as aventuras passadas dos pais.
Quaisquer dúvidas, a disposição.
@@advogadomarcioaquino doutor muito grato pela resposta , tendir perfeitamente.
Eu pensei que poderia não ter a razão pela paternidade do padrasto registrar ela e se passar um ano pra ter a certeza dos traços da criança. Porém esse tempo passou pq a mãe mentiu falando que a menina não é minha. Como ela é do meu bairro a criança vai crescendo e vai criando os traços e foi onde as pessoas conhecidas comenta que ela se parece muito cmg e foi onde percebir que a mãe poderia ta mentindo falando que seria de outro e só passa de uns tempo até um ano da criança fazer que fui ter certeza quw os traços realmente ela se parece 100% cmg e isso acaba mechendo com o coração da gente.
Então sua resposta foi fundamental pra mim saber que de fato o juiz pode resumir durante esse tempo !!
Relação a pensão ? Isso vai acontecer do mês e diante ou vou ter que voltar atras e pagar os 13 meses do crescimento da criança ? Muito importante essa pergunta
@@saveiromultsom1395 pelo q eu sei pelo pai da minha filha
o pai começa a pagar depois do processo
Vc acaba não pagando os te antes pq ela q escolheu não revelar a paternidade para vc.
E se o pai biológico se recusar a registrar por não ter tido convívio com a criança já que a mãe mentiu e nao deu a oportunidade a ele de conviver com a criança.
Olá Maycon Jegue, feliz 2021, grato pelo seu comentário.
Respondendo seu questionamento, não é concordância do pai biológico que haverá registro ou não, e sim uma ordem judicial para que seja adicionado o nome do pai biológico na certidão de nascimento do menor. Neste caso onde o genitor se recusa a registrar espontaneamente, a detentora da guarda da criança terá que entrar com uma ação para tal ato. Quaisquer duvidas, a disposição.
@@advogadomarcioaquino DOUTOR ,, tenho 2 filhos que acho que não sáo meus,,, um de maioridade e outro com 16 anos sendo que o menor é autista ...
éla abandonou o lar levando o mais novo ... minha casa é em area de invasão sem escritura mas somos casados em universal de bens ,,
éla recebe o auxilio do bpc em nome do menor autista sendo que por anos atraz recebeu injustamente pois nossa renda familiar comprovada na minha carteira de trabalho ultrapassava o valor maximo por pessoas da familia
eu posso pedir teste de paternidade ,?
se comprovado que não sou o pai posso processar éla ,, e tenho chances de ganhar ,, ????
Dr, minha mulher teve um caso antes, ela também suspeite ser do homem, assim que nascer na primeira semana é possível fazer teste de DNA sem o bebê te nenhum registro, nem da mãe ?
Se não pode, ela pode registrar como mãe solteira e depois nos fazer o teste, dando positivo aí sim registrar novamente uma segunda via, é possível ?
Olá João vitor Pires, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, o exame de paternidade pode ser feito até mesmo com o bebe no útero, da mesma forma, a cobrança de pensão de alimentos gravídicos também pode ser executada antes da criança nascer.
Caso a mãe não tenha certeza da paternidade, poderá registrar a criança sem o nome do pai e, após a confirmação da paternidade com o exame de DNA poderá adicionar na certidão de nascimento o nome do pai biologico.
Se o pai foi enganado e ficou com a criança tres anos?quando descobri nao pode tirar misericórdia
Olá Claudia Braga, grato pelo comentário.
Sobre sua questão, o pai afetivo tem os mesmos direitos do pai biológico.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Eu registrei uma criança estou com a ação de paternidade a mae alega que sou pai socio afetivo antes do DNA pode isso
quer dizer mesmo que a mulher tenha traido o homem dai ela ttem um filho que nao e dele e assume dai descobre que nao e pai mesmo assim teri que assumir a paternidade ...
Antes de nós adentrarmos...
doutor meu noivo descobriu a pouco tempo que poder ser o pai de uma menina de 1 ano porém nem ele e nem a mãe quer qui ele registre a criança, porém o tal pai que tinha registado quer tirar do nome dele tem como a criança ficar sem nome do pai biológico no registro?
Olá Vanessa Ferreira, grato pelo comentário.
Desejo um feliz 2022.
Sobre seu questionamento, da criança ficar sem o nome do pai biológico em seu registro, sim, é possível quando a mãe da criança não declara em cartório quem é o pai(talvez por não saber ou omitir a informação), portanto é direito da criança saber quem é o pai.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Boa tarde
Meu atual esposo tem uma filha com 8 anos . Mas ele não tem muito contato com a filha .Mas ele sempre teve dúvidas da paternidade , pois a mãe tinha postura duvidosa no relacionamento da se com ele .Ele pode pedir um exame de DNA ,ele tendo essa dúvida ?
Olá Maria Nascim, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, quando há dúvida em relação a paternidade, poderá requerer judicialmente o exame para provar a paternidade biológica, no entanto, esta decisão deve ser tomada com muito equilíbrio pois diante do tempo já passado poderá ocasionar muitas consequências.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr minha ex tá me proibindo de eu sair com meu filho sendo q não sou pai biológico mas registrei no meu nome oque devo fazer?
Olá Gilson Dantas, grato pelo comentário.
Desejo um feliz 2022.
Sobre seu questionamento, tudo ira depender da idade da criança e o que ficou decidido no divórcio, apenas por essa informação passada, seria imaturo de minha parte trazer uma resposta convicta a você, caso queira complementar seu questionamento, estou a disposição.
Grato.
Lei absurda essa!
E quando a criança tem 4 anos e o pai não tem contato a 2 anos ? É um pai afetivo ?
Olá Brenda Fonseca, grato pelo comentário.
Diante seu questionamento, não consegui compreender sua duvida, caso queira enviar mais detalhes estarei a disposição para responder.
No juízo final, quero ver essas "mães" fugirem...
Olá SNdesenhos, grato pelo comentário.
Tudo de bom...
Resumindo o exame de DNA não serve pra bosta nenhuma🤬
Eu também quero ver.
Depende da história de cada um.
Meu marido tem um filho de 7 anos, que descobriu que na era seu por teste de Dna, ela diz que ele é obrigado a pagar pensão,mais ele não registrou , e continua dando pensão, ele pode ser obrigado a pagar pensao por vínculo afetivo?
Oi sou keliIN ,viva relaioneento a 8 anos ,tem uma filha a 8 anos,ele era casado,sou "amante " ERA AMANTE
Olá Kelin Carvalho, grato pelo comentário.
E no caso da pensão
Quem teria que pagar
O biológico ou afetivo
Olá Helder Domanski, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, essa questão é muito polêmica. Mas, não há como dizer que não.
Existem diversas decisões a respeito do tema, considerando que sim. E dessa forma, a criança passaria a receber pensão dos dois pais, tanto o biológico como o afetivo. Apesar de parecer injusto, mas o embasamento das decisões sempre tem levado em consideração o afeto.
Quaisquer dúvidas a disposição.
O susposto pai da minha filha que fazee o dna sera que pode fazee mas ela ja tah regristrada por outra pessoa mas ele naõ e o pai biologico
Olá Kanandra Faco, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, é direito da criança saber de fato quem é o pai biológico, não há nada que impeça a realização do exame, pois se o pai biológico acionar a justiça e esta determinar, você será obrigada a levar a criança para fazer o exame. Oriento fazer este exame pois a justiça é muito demorada e causa muito desgastes emocionais.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Olha o golpe ta ai cai quem quer kkk misiricordia dois enganados aii
@@y87009 kkkk mulher moderna E uma desgraca.olha o que o feminismo transformou a sociedade
Dr. Boa noite. me envolvi há 6 anos com uma moça (um fica), do qual resultou em uma criança. na época a mãe da criança disse que o filho era meu e quando eu fui solicitar DNA ela chorou muito dizendo que seria vexatório para ela, então eu registrei. não moro na mesma cidade que ela desde a época, da qual eu vou uma vez no ano visitar minha família. recentemente fiz um exame de DNA, o qual ela concordou em fazer e o resultado deu negativo. eu mando todo mês um valor de pensão para a criança de acordo verbal com a mãe. tenho pouco contado com a mãe da criança e meu compromisso com a criança é apenas a pensão, não tenho amor de pai. ela está em um relacionamento no memento e a criança tem 6 anos, ela ensina a chamar de pai para esse marido atual, mas também a família dela e ela faz ele me reconhecer como o pai. gostaria de saber se é possível retirar meu nome da certidão através da negatória de paternidade.
Olá Clebeson Goçalves, grato pelo comentário.
Primeiramente desejo um feliz 2022;
Diante de seu comentário, é possível entrar com uma ação negatória de paternidade e, após a determinação judicial, retificar a certidão de nascimento da criança, oriento a contratar um advogado de sua confiança(publico ou particular) para pleitear esta ação.
Quaisquer dúvidas a disposição.
mande os 2 pro inferno!!!!! faz justiça com as próprias mãos !!!!!!
e a melhor coisa que vc faz se a justiça falhar nesse caso
Quando o pai não tem dúvida é necessário faz içamento de DNA
Olá Karina Rodrigues lima, grato pelo comentário.
Sobre sua questão, o exame de DNA é utilizado para ter a certeza da paternidade biológica, quando não há dúvidas desnecessário o exame.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Dr. No meu caso tenho uma filha de 16 anos e sou socioafetivo porém vou fazer exame de DNA, pois houve traição no relacionamento. Em caso de eu não ser o pai como fica a pensão, e como ficará em relação do pai biológico em relação a pensão?
Olá Carlos Henrique, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, não compreendi em razão de ser pai socioafetivo no entanto vai fazer exame DNA. Caso queira esclarecer melhor, estou a disposição para responder.
Meu querido, pelo que entendi você tem duvidas se é pai ou não, tem que se comprovar que você foi enganado e pedir negativa de paternidade .
e serio isso gado caramba
Dr meu BB nasceu o pai biológico não o registrou o meu namorado registrou o BB ele não é o pai eu posso pedir que o pai biológico registre? Meu namorado mora fora em outra cidade
Olá Mirlene Silva, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, caso o pai biológico concorde em registrar, poderá assim fazer, sendo que, na certidão registral haverá o nome de ambos os pais.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino Obrigada pela atenção
No caso se a criança e bebe viveu 2 anos so com a pessoa que nao era o pai como ficaria essa situacao
Olá Renata Nogueira, grato pelo comentário.
Sobre sua pergunta, o tema "afetividade" é bastante complexo e no próprio tribunal há divergências, em seu caso particular, em referencia a informação que você escreveu, em meu entendimento, não há como comprovar afetividade pela idade do menor, obvio que teria que ter mais detalhes para uma resposta mais assertiva.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Dr boa noite ,meu esposo registrou uma criança a 8 anos ,ele pediu o DNA e ela não quer fazer,ele não tem vínculo com a criança ,mas a dois anos entrei em contato com a pessoa novamente pedido para fazer o exame e ela se negou ,e me comunicou que havia entrado na justiça ,para retirada do nome do meu esposo da certidão de nascimento ela pode fazer isso?
Só quem pode pedir a anulação da paternidade é o pai, quanto ao exame de DNA se ele é o pai registral da criança ele pode fazer o exame mesmo sem a concordância da mãe, nesse caso ela não tem que querer nada e se der negativo cabe indenização
Olá Barbara Manuela, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, de fato, é possível tirar o nome do pai do registro, mas esse procedimento não é tão simples quanto parece. A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos da criança. Isso porque nome e sobrenome são entendidos pela legislação como direito de personalidade e são protegidos para que não sejam alterados simplesmente por mera vontade de seu detentor, sendo necessária uma ordem do Poder Judiciário para que se faça as mudanças cabíveis.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Matityahu, grato pelo comentário.
@@matityahu4728 mas ele não tem contato com a criança,porque ela não permite ,e tbm não é pago a pensão porque não é exigido da parte da mãe ,ele ajudava até um ano da criança,mas aí quando pedimos o DNA,ela se recusou a fazer ..
@@barbaramanuela6963 se ela se afastou depois que ele pediu o exame e tbm se recusa a fazer é porque ela mesma tem dúvida quanto a paternidade, sendo assim caso se confirme o resultado negativo não tem o porque a justiça manter ele como pai no registro uma vez que não existe vínculo afetivo. Mas o fato dela estar em dúvida não exclui a possibilidade dele de fato ser o pai, talvez o resultado de positivo ou ela já sabe que ele realmente não é o pai, enfim...... só mesmo o DNA para esclarecer tudo
Minha esposa saiu de casa grávida depois de 8 anos de casado no papel. Porém eu descobri que ela tava tendo um caso e ainda tá com o amante. Caso provo por meios do exame de DNA que o filho não e meu posso pedir idenizacão?
Obrigado ótimo canal.
Olá Gato Cinza, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, para pedir indenização primeiro tem que demonstrar que foi lesado, pelo fato de traição a probabilidade de êxito é pequena, agora caso tenha sido enganado em relação ao registro da criança, poderá acionar a justiça para ver seus direitos.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino Obrigado Dr. Homem no Brasil não tem vês na justiça perante qualquer mulher, os privilégios femininos as vezes nos prejudica indiretamente.
O que eu posso fazer e usar o sistema no mínimo ao meu favor, vou tratá-la bem como uma melhor amigaque tive na vida, lógico sabendo que eu jamais teria a coragem de reconciliação, sendo assim e menos prejuízo pra minha pessoa.
Pra que gado deixa pra lá
eu fui enganado pago pensão fui preso por não pagar 2salarios e meio e só pago hoje 500R$ sou perseguido por a justiça até hoje não houve DNA mas sim muita dúvida a justiça nem quer saber nem tenho direito a passar feria com a criança mas continuo a pagar até o carro a justiça me pegou e agora é o padrasto da criança que se aproveita do carro Parabens justiça Brasileira
Olá Alcides Pinto, grato pelo comentário.
Fico comovido com sua situação e acredito(não conheço seu processo) que "possivelmente" contem alguns erros na decisão(conforme sua expressão), claro que muitas vezes a justiça não é justa mas não podemos desistir, desejo boa sorte e quaisquer duvidas, a disposição.
Mate todos vc passa um tempo preso depois se livra.
É muita injustiça.
Eu faria justiça com minhas próprias mãos, é inaceitável isso , até hoje a mulher é tratada como santa e no fundo não é
Fui casado por 24 anos e separei e tenho uma filha de 23 anos mas gostaria de pedir um DNA para saber se eu sou realmente o pai dela oque fazer?
Olá Evandro Presença, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, oriento a fazer o exame de forma consensual, hoje, quase todos os laboratórios fazem o exame, caso a filha não aceite proceder o exame, poderá pedir que a justiça ordene a fazer, no entanto é bastante complexo relacionado a família, oriento que contrate um advogado(particular ou público) de sua confiança pra esclarecer e orientar sobre as consequências desta ação.
Quaisquer dúvidas á disposição.
A JUSTIÇA NO BRASIL É UMA MERDA ,,, ONDE JA SE VIU ,,, DESCOBRIR DEPOIS DE ANOS QUE O FILHO NÃO É DO MARIDO E A TRAIDORA NÃO TEM PUNIÇÃO
Vara de familia depois que o p.t. indicou 90 por cento dos "ministros do supremo tribunal de justica" alem de nao resolver os problemas entre casais que estao em litigio juridico ainda premiam prostitutas civis e bandidos que fingem levar o casamento a serio .👍
@@leonardoulissescosta19 eu me encontro quase nesta situação
@@marcosantoniocosta5292 espero que voce consiga reverter a situacao a seu favor ou pelo menos consiga diminuir o prejuizo .A misandria /ginocentrismo nos ultimos anos esta insana ,todo cuidado ainda e pouco .👍
@@leonardoulissescosta19 tenho 2 filhos que acho que não sáo meus,,, um de maioridade e outro com 16 anos sendo que o menor é autista ...
éla abandonou o lar levando o mais novo ... minha casa é em area de invasão sem escritura mas somos casados em universal de bens ,,
éla recebe o auxilio do bpc em nome do menor autista sendo que por anos atraz recebeu injustamente pois nossa renda familiar comprovada na minha carteira de trabalho ultrapassava o valor maximo por pessoas da familia
eu posso pedir teste de paternidade ,?
se comprovado que não sou o pai posso processar éla ,, e tenho chances de ganhar ,, ????
Olá Marcos Antonio Costa, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, diante mão, precisaria de mais detalhes para responder com precisão, no entanto responderei conforme apresentado... vamos lá, voce pode sim entrar com ação de negatória de paternidade, agora caso não seja o pai biológico e queira processa-la, o correto é procurar um advogado de sua confiança para estudar melhor com o resultado de paternidade.
Quaisquer duvidas, a disposição...
Doutor e quando o pai nunca pagou pensão e descobre que não é pai biológico ele tem direito de pedir pra processar a mae
Queria saber se podia interferir de alguma forma pedindo o DNA, tenho zap dela dizendo que sabia que meu pai nao era o pai dela.
Olá Patricia Rodrigues, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, poderá entrar com ação de negatória de paternidade sim, obvio que levara um tempo razoável até a decisão final.
tive um relacionamento com uma moça...que era namorada de meu irmao...nasceu uma criança...meu irmao...ralou peito logo apos o nascimento da criança e a registrou...logo apos comecei a namomar a mae da criança...e fique com ela por um tempo desde os 2 meses da criança ate os seus 7anos...ela passa comigo todo o tempo dela ..trato ela como filha...a mulher nao tem certeza da paternidade...visto que ficou comigo depois namorou meu irmao..e agora dr...quero fazer o DNA ela tem 12 anos e me chama de pai..nunca viu meu irmao visto que ele foi para fora do pais...e nunca mais voltou...e nem para minha familia deu noticias...eh possivel fazer DNA e colocar meu nome na certidao e tirar o dele da certidao..se o DNA for favoravel a minha a paternidade....obrigado
Olá Marcelo Rodrigues, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, a qualquer tempo você terá direito a fazer exame de paternidade. No tocante a inserção de seu nome na certidão de nascimento da criança, basta ir a um cartório de registro, junto com a mãe da criança e requerer a inserção como pai afetivo(caso não faça exame de DNA); A problemática maior é a retirada do nome do pai biológico da certidão de nascimento, haja vista que, o detentor do direito de pedir, neste caso, é seu irmão, o pai biológico da criança, tenho assistido alguns casos idênticos ao acima narrado, no entanto sem êxito na pretensão.
Quaisquer dúvidas, a disposição.
Oxe,você ficou com alguém que no momento namorava seu irmão ou foi depois?
Meu filho descobriu que não era o pai da criança mas e registrada no nome dele e agora
Essa justiça e resenha cara foi traído ainda tem que criar apusso quando descobre kkkkk
Minha mãe separou do meu pai e veio pro rio de janeiro e meu pai ficou no norte
Aqui ele teve um filho e colocou no nome do meu pai sem o conhecimento dele eu como filha não aceito o que fazer pra anular?
Olá Celia Pessoa Nunes, grato pelo comentário.
Sobre sua questão, seu pai poderá requerer na justiça a investigação de paternidade.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino muito obrigado
Bom dia se a mulher casada engravidou do amante o marido não sabe q ela tem o filho dele mais ele sabe q o filho é dele ele q a sumir a criança ele quer falar a verdade mais o marido dela pensar q é dele registrou é tudo o marido se descobrir a verdade ele pode processar a mãe por ela ter mentido isso é complicado
Olá Pedro Henrique, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, atuo há algum tempo na área de família, nunca me deparei com processo onde o suposto pai pleiteasse indenização por ter sido enganado, no entanto, este suposto pai enganado poderá pleitear na justiça indenização, MAS, vejo que a criança tem o direito de saber e conhecer quem é o pai biológico, na minha modesta opinião, os "erros e segredos" dos pais não podem interferir nos direitos da criança.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino muito complicado por q a mãe tem medo de falar a verdade o pai verdadeiro quer fala quando ele tive Grande mais ela tem medo da reação das pessoas e do pai q acha q é dele a criança é louca por ele é ele também
Doutor,minha amiga cria o sobrinho dela pq a irmã morreu e só restou ela,o suposto pai registrou e depois descobriu que não é o pai e não quer tirar o nome dele da certidão do menino pq quer distancia do assunto. A mãe do menino tá morta e a tia que cuida,o que fazer?
Olá Jota Falo tudo, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, primordial resolver a questão da guarda da criança, após a definição da guarda poderá pleitear sobre o registro paterno, oriento a contratar um advogado (público ou particular) de sua confiança para acompanhar o caso.
Quaisquer dúvidas a disposição
@@advogadomarcioaquino Obrigado doutor.
Meu marido tem dúvidas sobre o filho que ele teve com a ex mulher ele quer fazer o exame pra saber se o menino e dele ou de outro
Antigo relacionamento do meu marido ele fez o teste e descobriu que a guriazinha não era filha dele ele fez na justiça até agora nada da Justiça entra em contato com ele já se passou 5 anos não teve mais contato com a criança ele quer somente eu tirar a criança do nome dele o que que ele tem que fazer
Olá Kethellyn, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, para que seja suprimido o nome do suposto pai da certidão de nascimento do menor tem que ter uma autorização do juiz, oriento a entrar em contato com o advogado da ação para saber se esta decisão já saiu com o referido pedido.
Quaisquer duvidas a disposição.
Eles ja sao separados a criança so tem um ano e nao tem convivencia
Até sair a exclusão do nome do pai da certidão ele tem que pagar pensão?
Olá Vídeo diabetes, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, a pensão só será encerrada com decisão do juiz, na petição negatória de paternidade terá que haver pedido exoneratório de alimentos.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Meu marido paga pensão ele nao conviver com a criança e ele pediu duas vez o DNA e a ex nao quis fazer e a ex saiu falando que ele paga pensão por burro pk o filho nao eh dele como fazer
Bom dia, dr.. minha sobrinha de 32 anos não é filha do pai que a registrou, e filha de um rapaz que minha irmã conheceu na época que trabalhava no banco, mas assim como ela, ele tb era casado na época e disse que não iria registrar p não acabar o casamento dele; minha irmã teve a bebê, o marido até hoje não sabe e nem minha sobrinha, ela já se separou do marido a muitos anos e já casou de novo. Ela pensa em contar p minha sobrinha, mas tem muito, muito medo tanto da reação da filha quanto de ser processada pelo ex marido que pensa ser pai. Caso ele ( o que registrou)venha a processar ela por danos morais, em torno de quanto ela teria que pagar a ele? Ela é aposentada pela perícia por transtorno depressivo e ganha muito pouco. A convivência de minha sobrinha com o “pai” que registrou é razoável, de uns tempos p cá melhorou bem, e ele deu pensão até os 21 anos. Outra coisa: caso o pai biológico a reconheça como filha, ela ficará com 2 nomes de pai na certidão?? Se isso acontecer, o que registrou sem ser pai biológico também será chamado, ou ele não saberá que a certidão será modificada? Temos medo pq ele sempre teve personalidade violenta (o que pensa ser pai). Desde já, obrigada, dr..
Tragédia anunciada, quanta irresponsabilidade!
Olá Elaine Amorin, grato pelo comentário.
Sobre o caso discorrido, bastante complexo, no entanto não há como precisar em relação a indenização, haja vista as condições financeiras da genitora; Sobre o registro de nascimento, constará o nome do pai afetivo e do biológico, diante de tudo, por mais problemático que seja a verdade sempre será o caminho correto.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Olá Pitfall, grato pelo comentário.
@@advogadomarcioaquino entendi… se algum dia der ruim e o advogado da minha irmã conseguir provar que o pai que registrou sempre soube não ser pai biológico? (Ainda que não seja verdade)
@@pitfall3001
Familia de gente mau caráter! A irmã além de adúltera é louca! A outra aqui, além desse absurdo todo, ainda quer co to use enganando o “suposto pai”. Que merda é essa? Que gente é essa? Deus do céu!
Mesmo não sendo o pai afetivo. Como no caso mensionado tendo o resultado de exame de DNA negativo..como agir?
Olá Iracema Dos santos, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, Para retirar o nome da certidão de nascimento e desconstituir esta paternidade, este pai precisará comprovar que foi induzido a erro, ou que houve um vício de consentimento, além de comprovar a ausência de vínculo biológico por meio do exame de DNA. Isso significa que ele precisará demonstrar, de forma convincente, que realmente acreditava ser o pai biológico da criança quando a registrou, mas que foi enganado sobre os fatos.
Quaisquer dúvidas, a disposição.
Dr.meu marido teve 1 noite com uma mulher que mora no interior de São Paulo.quando estávamos separados.por 7meses .1 mês depois voltamos .5 meses depois ela procurou ele por rede social e disse que estava grávida dele .meu marido não me contou porque saberia da minha reação. Descobrir 1 ano depois do ocorrido.ele viajou e registrou a criança por que estava com medo que eu soubesse, pagou pensão até nove meses atrás. Parou porque ela disse que ele não era o pai .que ia atrás da justiça para tirar o nome dele é dar o nome do verdadeiro pai.ele nunca visitou .nunca teve nenhuma relação com o menino.so mandava o dinheiro. Queria saber se demora para tirar o nome dele do registro.
Meu filho foi registrado como é
Ja Respondido acima.
Blz, eo dinheiro.lensao que pagou p filho q não é dele? Até preso fiquei e aí???
Olá Dr !e quando o pai paga a pensão e descobre que não é o pai biológico essas pensão paga a mãe tem que devolver ?
Olá Vanessa Castro, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, a pensão é verba alimentar, mesmo não sendo o pai biológico os valores pagos não são restituídos. Caso o pai (enganado) quiser ser indenizado, poderá entrar com ação própria.
Quaisquer dúvidas, a disposição.
Boa pergunta.
Vai devolver sim, só que por meio de processo de danos morais.
Dr. Meu esposo quando solteiro teve um caso com um mulher em uma cidade do Nordeste e veio morar em são Paulo. Daí ela ligou dizendo k estava grávida ele é mandou a passem p ela vir p SP a criança com 6 meses dai ele registrou tentaram viver juntos por 6 meses não deu ela voltou pro Nordeste mais ele ficou enviando todo mês a pensão da criança depois de 12 anos ja casado comigo eu queria engravidar e não consegui descobrimos k meu esposo e ESTÉRIL .Então fomos lá no Nordeste na época foi feito o DNA k confirmou k ele NÃO É O PAI mais porém no dia da audiência o juiz nem adv0gado apareceram mais o JUIZ autorizou abrissem o resultado pq meu esposo tinha vir embora pq causa do trbalho aqui SP. Por não entender nada pensamos k tá tudo resolvido a mãe da menina falou k ia resolver sobre o registo mais em 2019 descobri k não foi mudado nada meu esposo Continua sendo pai de uma mentira. A menina já tá 24 anos . MINHA DÚVIDA é se meu esposo pode entrar com o pedido para retirar o nome dele do registro de nascimento dela é se daqui de SP dar p resolver ??? Ou só ela pode fazer ISSO?????
Olá Claudete Alves, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, para responder com mais precisão teria que estar consultando o processo, mas, diante de seu comentário, seu esposo poderá pleitear na justiça a retificação no registro de nascimento da menina, oriento a contratar um advogado de sua confiança e a petição poderá ser feito em nosso estado, pois os processos são digitais.
Quaisquer dúvidas a disposição.
@@advogadomarcioaquino obrigado Dr p ter respondido. Vou fazer o k Dr me orientou.
Peguei o exame hj e decobrir que não era o pai
Olá Mariane Freire, grato pelo comentário.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Dr. a 6 anos atrás eu terminei um namoro e no término a menina diz estar grávida.
Eu falei que assumiria mas não voltaria com ela.
A mesma, sumiu , não tive notícias, até que depois de 3 meses recebi a notícia que ela “perdeu” a criança. ( uma amiga dela que disse)
Hoje 5 para 6 anos depois descubro que ela não perdeu realmente é outro cara (ex marido) registrou no nome dele. ( que ainda tem uma relação de pai com a criança)
Voltei a ter uma relação com a mãe e moramos juntos hoje, a criança tem uma ótima convivência comigo , as vezes ate me chama de pai.
Só que, eu quero fazer exame de DNA, mas a mãe não deixa. Por conta desse casamento que teve e a criança achar que o pai dela é o outro.
O que devo fazer nessa situação, como conseguir um exame.
E depois ? Se confirmar que ela é minha filha, o que devo fazer?
Obrigado pelo vídeo é uma boa noite
Olá Maicon Jefferson, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, quando não há concordância em fazer o exame de DNA, o correto é pleitear na justiça para que seja realizado o exame compulsoriamente, caso confirme a paternidade, esta criança poderá ter registrado em seu documento de nascimento o nome de ambos os pais, ou seja, pai biológico e o afetivo.
Quaisquer dúvidas a disposição.
e serio isso gado
Fiz exame DNA deu negativo e agora mais a mãe fala que é meu porque parece, outra pessoa também fez exame deu negativo ela fala que ficou só com nois dois somos obrigados fazer outro teste ou esse exame negativo serve como prova já
Tô passando por isso
Tenho filho que ele não é filho biológico do meu marido com tempo ele descobriu fazendo DNA só que ele não é um pai presencial Nós moramos junto mesmo ele sabendo na verdade só que ele só dá apenas a comida desde a barriga eu não fui um pai presente e agora depois que ele descobriu ele fica folgado na minha cara direto quando a gente discutir ele tem direito Dinho processar alguma coisa ele fala que sim está morando junto até hoje e deu entrada para tirar paternidade do certidão quando a nós passamos uns dias separado depois ajuntemos de novo ele não mexeu mais está mexendo comeu psicológico demais por quê ele fica Relembrando falando teu filho não é dele tenho vontade separar mas ele não deixa em paz por causa testa questão ele tem direito fazer isso comigo ou não me responda essa pergunta pelo vídeo no RUclips eu estou escrito lá
Olá Roseanne Arruda, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, em relação a paternidade, mesmo não sendo pai biológico e convivendo com a criança(na mesma casa) vejo que se trata de paternidade afetiva, talvez o pai não segue a vida(com divorcio) preocupado que certamente, caso haja o divorcio, ele terá que custear a pensão alimentícia, neste caso especifico, teria que ter mais informações para nortear uma resposta conclusiva, aconselho você a procurar um advogado de sua confiança para explicar os detalhes desta situação.
Quaisquer duvidas a disposição.
O namoral, compra um livro de gramática por favor senhora.
kkkkkkkkk mds, como podem fazer isso
Quem cria ou quem fez q e' pai?????
Mas e a questão da pensão? Se for reconhecido como pai afetivo, mas não biológico, ainda vai continuar pagando a pensão?
Olá Jailson Almeida, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, sobre a pensão alimentícia em razão de paternidade afetiva, tem vários requisitos que são analisados pelo juiz, caso seja comprovado que esta criança depende totalmente da pensão será um longo caminho, mas oriento que agende com um advogado da área de família e relate com clareza todo o caso, certamente irá encontrar um caminho.
Quaisquer dúvidas a disposição
@@advogadomarcioaquino agradeço a resposta, felizmente não estou nessa situação, o RUclips me indicou o vídeo sobre o tema e resolvi saber um pouco sobre o assunto
Oi meu irmão vai ter uma bebê mais ele tem dúvidas se ele registra e prova que não é dele ele ter A dificuldade de tira o nome dele do bebê sendo que ainda e bebe
Melhor seu irmão antes de registrar fazer o exame de dna. Pois se registrar na dúvida, assume o risco, e se fizer dna e der negativo fica praticamente impossível anular a paternidade se assumir ciente de que não é o pai. Vai por mim, conheço um cara que foi enganado.
Fui enganado por 8 anos... Tive 8 anos de depressão uma luta terrivel pois sabia que registrei um filho que não era meu, mas a mãe ficava falando o tempo inteiro que era meu, ao termino do exame de dna toda verdade veio....
Meu esposo esta na mesma ela so quer saber dos 50 por cento da pensao e esconde o menino dele e agora ele entrou na justiça pra pedir o exame
E como ficou a relação de vc e a criança, aconteceu o mesmo com o meu marido, já tens anos que eles não se vê e o DNA deu negativo e a mãe tá pedindo relação socioafetivo e isso é tudo que meu marido não quer, ele não quer relação com a criança
Eu tenho direito de pedir o DNA mesmo meus filhos sendo maior de idade
Olá Carlos Silva, grato pelo comentário.
Respondendo seu questionamento, não importa a idade dos filhos sempre você terá o direito de saber se é o pai biológico.
Quaisquer duvidas, a disposição.
Pagar a pensão meu filho.
Olá Jamisson Santos, grato pelo comentário.
Por isso essas mulheres estão morrendo kkk
Olá Info tech Informações, grato pelo comentário.
Vocês juristas estão peidando na farofa legal com direito de família e legislação feminista. Uma hora o bicho vai pegar neste país com as injustiças que a Justiça está praticando.
Olá Termistocles Socrático, grato pelo comentário.
O que é “peidar na farofa”, kranio de marreta?
@@advogadomarcioaquinoeu dei entrada em 2014 a negatoria , em novembro do ano passado fui chamado para comparecer ao fórum para coletar meu DNA , disseram que dentro de trinta dias eu seria chamado novamente, mais vai fazer um ano e nada ainda , eu quem passo no fórum um vez no mês para obter respostas mais , a única coisa que eu recebo é venha mês que vem , é normal tanta demora assim ?
So' e' bom saber as vdades e pai e filho saberem....
Muita mae espertona por ai isso sim, e, fingidas e dissimuladas...
Éa mulher q enganou o cara n acontece nada ?
Olá Leandro Borges, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, existe a possibilidade na esfera civil de indenização.
Quaisquer dúvidas a disposição.
respeite as semi deusas meu amigo
Depois de 8 anos
Olá Orleans Silva Alves, grato pelo comentário.
Sobre sua dúvida, respondi abaixo e irei complementar aqui, em razão da paternidade, pelo tempo de convívio, esta claro que há afetividade, ou seja, haverá um longo caminho judicial para "corrigir" os erros da qual você foi induzido.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Deveria ser obrigatório O exame de DNA na hora de registrar o bebe no cartório,mas essa política é uma merda
esse negócio de paternidade socioafetiva mesmo sendo enganado e um absurdo
eu faria justiça com as próprias mãos e mandaria a mãe e o filho pro inferno !!!
lei lixo!!!!!!!!
vou preso vou!!!! mas vou me sentir aliviado que fiz justica
reconheço meus valores morais
😱😱😱😱😱
Olko
@@joaopedro-zk3mf pois é a justiça do brasil é uma merda mas quem faz isso acontecer e o próprio stj
devia ser revogada essa lei e ser obrigatório o teste de dna! o homem não tem como saber e depois de anos que descobre e a justiça passar o pano nisso e fazer o homem pagar o pato pelo resto da vida acho isso o cúmulo do absurdo
@@kesler741 as pessoas deveriam lutar pelos seus direitos mas ninguém faz nada
@@joaopedro-zk3mf isso é o feminismo que acabou com o judiciário do brasil os direito serve apenas pra elas homem não tem direito nenhum ! eu não tenho filhos e também não quero porcausa dessas leis lixo!
eu seriamente penso em fazer vasectomia pra não ter dor de cabeça ! recomendo a vc fazer o mesmo caso não querer !!!! pois a chance de ter menos dor de cabeça e melhor
Doutor eu me enganei sobre a paternidade do meu filho ,o rapaz registrou e só deu frauda 100reais até quando meu filho tinha 6meses de nascido hj meu filho com 13 anos ele nunca deu nada e nem nunca foi presente eu posso registrar meu filho Só no meu nome tira do nome do rapaz??
Olá Flávia dos Santos, grato pelo comentário.
Sobre seu questionamento, caso queira, assista o vídeo abaixo e será sanado as suas dúvidas.
ruclips.net/video/Ih66J5JZo-c/видео.html
Quaisquer dúvidas, a disposição.
Estou passando por isso.Os caras comem a mae e deixa a bucha pra gente cuidar , nao vejo a hora de resolver logo e me livrar desse problema.Tenho dó da criança que nao tem culpa , porém a mae é uma safada , ela que procure o pai.
Muita mae traindo e dpous o q criou q fica ouvindo coisas....
Pa i e' quem cria e n quem deixou de lado o filho...
Ate' se o pai biologico n sabe de nada e nem o pai q criou n sabe, os dois devem tratar bem o filho e, se n sabem d nada d fato e d vdde, dar uma bronca na mulher e, mostrar q ela e' bem traira ....
Meu pai militar de marinha morreu agora em 2021.
Registrou uma filhace depois de muito tempo descobriu que a mesma nao era sua filha.
Ele nao teve afetividade nada com a menina que hoje tem 56 anos. Ele casou com minha mae e me teve.
Ela nunca teve carteira da Marinha do Brasil, ela se casou aos 21 anos.
Dessa forma meu pai achava que ela nso teria direito , pois na verdade nunca TEVE a carteira de identidade e a mesma sabe, que meu pai nao era pai dela.
Meu morreu.
Fui na Marinha levar o obito e constava uma filha nao declarada.
La na Marinha nao tem documento nenhum, mais seu nome aparece como filha nao declarada.
Com isso, minha mae nao tera direito a pensão total.
Muita injustiça.
Olá Patricia Rodrigues, grato pelo comentário.
Desejo um feliz 2022.
Sobre seu comentário, teria que estar analisando o caso concreto, com mais informações, oriento a contratar um advogado(público ou particular) de sua confiança para acompanhar na integra o pedido de pensão.
Quaisquer dúvidas a disposição.
Traduzindo tá sendo uma merda ser homem neste século , pois justiça isso nunca foi
Quer dizer que se houver relação afetiva, mesmo o pai tendo sido enganado ele é obrigado a ser pai e pagar pensão??? Só no Brasil mesmo
ISSO AI,CAVE AO HOMEM PROCURAR SUA HONRADINHA😁😆
Quem veio aqui porque está desconfiado que não é o pai da criança?😭😭😭😭
Olá gatinho lindo, grato pelo comentário.