Felipe, PARABENIZO você pelo trabalho feito e o video. Totalmente esclarecedor e com muito conteudo para avaliarmos. São pessoas como você e o meu xará Ricardo (FIIs), sem menosprezar os demais, que fazem diferença no mundo que vivemos. 👏👏👏👏👏
Investir la fora te protege da variação cambial. Se o dolar explodir vc esta seguro com aquele dinheiro. Por isso eu entendo que vale pagar essas taxas. Nao é apenas sobre investir fora mas proteger parte do patrimonio
@@GabrielGasp Concordo quanto a valorização do ativo, mas você ainda conta com a segurança de uma outra jurisdição, afinal o seu dinheiro não está mais no Brasil. O risco regulatório, político e jurídico daqui não irá interferir no ETF lá fora.
Se você investe 1000 reais em um ETF lá fora e 1000 reais em um ETF no Brasil, segundo as explicações no vídeo, você já sai perdendo com as taxas de remessa, IOF, etc. Mas, se o dólar valorizar bastante frente ao real, você não estaria ganhando mais?@@coelhojoaop
@@paulovinicius_2802 Se você compra um ativo na bolsa brasileira que está lastreado em um ativo da bolsa americana, o preço do ativo brasileiro vai variar junto do dólar porque o preço em reais do lastro dele variou, só isso.
Eu investia pela Avenue quando era corretagem zero e não tinha imposto sobre ganho de capital. Hoje mudou tudo, então para mim não compensa mais ficar pagando IOF, spread bancário , taxa de corretagem. Hoje migrei tudo para ETF aqui no Brasil mesmo.
@@felipeformiga8040 Se ele tiver feito a transferência de custódia (uma mudança de corretora) sim, deve estar na faixa de U$70 - U$100. Agora, se ele tiver vendido a posição e retornado o dinheiro para o Brasil os custos são os mesmos (IOF de 0,38%, Corretagens nas vendas e Spread Cambial)
Os ativos são cotados em dólar, logo vc está exposto à variação do câmbio. O problema são as leis brasileiras que não passam segurança e mudam toda hora
boa tarde, tenho uma duvida sobre como e quando deve ser feito esse recolhimento exatamente, por exemplo: ao longo do ano fazemos diversas compras e vendas e recebemos os dividendos etc, e no momento da declaracao do irpf no ano seguinte nós apuramos todos os rendimentos, descontamos os impostos e prejuizos e se ao final tivermos lucro, geramos um darf com a aliquota de 15% sobre esse lucro ?
Obrigada por tanto conteúdo! Comecei a fazer pequenos aportes em ETFs no ano passado e, agora que preciso fazer a declaração do IRPF, tô perdida! Quase me arrependendo dessa ideia de dolarizar patrimônio. 🙄 Faz um vídeo sobre como declarar os dividendos no IRPF, por favor!!
A declaração do IRPF 23/24 segue da mesma forma com GCAP e Carnê-leão. A mudança iniciou agora em Janeiro de 2024, sendo feita da nova forma apenas na próxima declaração, ou seja, 24/25.
No meu canal fiz videos sobre como declarar os dividendos tanto de ativos nacionais como ETFs nacionais, como de ativos internacionais, como BDRs. @fabidorr
Muito interessante sua abordagem, grato. Vale lembrar que, no caso de BDRs, ainda tem os fatores Risco País e Risco da Provedora brasileira do fundo (ter em custódia ações da Apple é bem diferente de ter o BDR da mesma). 🧐
A informação principal foi omitida - Tributação na variação cambial de valores investidos no exterior - Mesmo que você estiver com perdas no investimento, se o real estiver desvalorizado em relação a data de compra você será tributado pela diferença da variação cambial.
Lembrando q essa taxacao sobre valorização cambial é somente pra dolar de origem real (qdo há cambio) e ETFs estao isentos dessa tributação, somente 15% sobre lucro na venda efetiva do ETF
Só para ver se entendi: caso eu compre ETF americano, que renda dividendo mensal, eu apenas preciso me preocupar em declarar os ganhos com o dividendo na declaração anual do IR? Não preciso mais fazer o preenchimento mensal do carnê-leão? E caso eu não venda esse ETF, não preciso em declarar ganho de capital?
Pro imposto de renda, tu tem que declarar tudo em real. Exemplo: Se tu comprou uma empresa por 100 dólares e vendeu por 100 dólares, mas quando comprou, o dólar valia 5 e quando vendeu estava em 5,20, então tu lucrou , portanto, paga os 15%. Só pra deixar claro, tu comprou por 500 (100 dólares x cotação de 5 reais) e vendeu por 520 (100 dólares X cotação de 5,20). Lucrou 20. 15% de 20 = 3 reais. Ou seja, 3 pilas pro governo.
Pensando em lucro líquido final, seria uma excelente análise. Exemplo: foi enviado dólar a R$4,00 e aplicado em um ETF de acumulação irlandês (por conta do diferimento tributário), mas hoje a cotação do dólar está a +/- R$5,65. 🤔
Obrigado pelo vídeo. Apenas uma observação. Acho que o estudo deveria ter levado em conta o local onde o recurso acumulado seria gasto (após a acumulação). Explico: se as pessoas quiserem usar os recursos acumulados no Brasil então no simulação que calcula os resultados de investir no exterior deveria ser considerado mais um custo de transferência/cambio no final do período de acumulação. Isso faria com que essa alternativa demorasse ainda mais para superar alternativa de investimento por ETF ou BDR no Brasil.
Então se eu só comprar ETF no exterior, não fazer nenhuma venda, receber os dividendos, já descontado os 30% de imposto lá, nesse caso, não terei que pagar nenhum tipo de imposto aqui no Brasil, seria isso ?
Não, só vai pagar quando for fazer a declaração anual, uma vez somente no ano, essa mudança foi uma das melhorias, não precisa ficar pagando toda vez que tiver lucro
Boa, acho que faltou colocar na conta o Bid ask spread. Poderia atualizar ou comentar sobre as diferenças entre as opções levando em consideração isso? Acredito que faça uma diferença relevante já que os BDRs e ETF na bovespa possuem uma liquidez muito menor. Será que isso pode reduzir ou até anular a desvantagem de pagar o IOF+spread cambial?
Sem conta que vc tem q paga todos esses custo quando converter para real, então no total são 4% de IOF com spread bancária, devido e ter q paga na ida e na volta.
Atualmente, final de 2024, acho mais cômodo investir num IVVB11. Quem sabe futuramente aliviem essas taxas com o aumento de investidores e possa melhorar essa questão.
Fala, meu amigo, o mestre nos investimentos!! Mais 1 aluno por aqui. Poderia me ajudar nessa questão? Estamos passando por algumas mudanças na legislação sobre o IR e os investimentos internacionais. No momento atual: BDR ou ETF? Se a gente considerar todas as taxas e impostos (taxa de Administração, taxas de Corretagem, spread de Compra e Venda, taxas de Câmbio, impostos etc.)
Fiz um investimento lá fora de 5k e tive o retorno de 134k quando fui transferir para a binance a corretora de fora está pedindo pra eu pagar o imposto
Arrais, tem um aspecto que acho não ter sido abordado: considerando o caso com 24 anos, caso a pessoa comece a vender os ativos para renda na aposentadoria, os 15% lá fora não "viraria o jogo" a favor das BDRs caso venda dentro do limite de 20 mil pela regra Brasil?
Boa tarde. Estou com uma dúvida. Tenho uma aplicação em Reit e quero vender pelo Banco X na conta global e utilizar valor da venda para investir em um etf internacional sem trazer o dinheiro para o Real, tem alguma tributação de darf sobre o lucro? Ou apenas preciso indicar a venda na declaração de anual de 2025? Se Puderem me ajudar. Vlew.
alguem me ajuda? se eu investi na avenue dai por ex eu coloco la 10 mil reias mudo pra dolar e etc compro um ativo e vendo e qnd eu vou mandar para o brasil vamos supor que eu ganhe e esteja COM 15 mil ou 20 tanto faz, qnd cai no Brasil eu preciso pagar algum imposto no brasil???
Tenho 57 anos de idade e invisto há 4 anos em fii-ações e criptomoedas. Sou formado em pedagogia e teologia. Terminei esses cursos com 50 anos de idade. Atualmente trabalho de vigilante patrimonial. Pensei em comprar os etfs voo e vt para o longo prazo, 10 ou 15 anos. Dar para se aposentar com esses etfs comprando só 200 ou 300 reais todo mês? Vale a pena para o micro investidor?
Exato, tanto REITS, Stocks e ETFs. Ainda permanece o acordo de reciprocidade. Acredito que no programa do IRPF deve ter uma aba específica para informar quanto foi recebido de proventos no ano e quanto já foi pago na fonte para o "abatimento".
Cara, não entendi. Se tenho ações lá fora e não vendi, mas o patrimônio aumentou pois o dólar subiu e as ações subiram, ainda assim tenho que pagar imposto?
então teoricamente quem tem milhões lá fora e quer realizar lucro ficou mais barato o imposto? pq lembro que tinha a isenção ate certo valor e depois tinha o tributo de + de 20%
Ótimo vídeo, mas fiquei em dúvida sobre o impacto da inflação nessa operação. A inflação do real é historicamente maior que a do dólar, frequente é o dobro. Me parece que esse fator deveria ser considerado também. Ou estou enganado?
Se eu faço day trade em corretora no exterior investindo em S&P500, nvidia, ouro... Como seria a tributação é mensal ou anual sobre o ganho de capital?
Boa noite , professor , se eu fizer uma venda de um etf no exterior, com lucro, de acordo com a lei nova, pago 15% sobre o lucro, mas de que forma seria feita essa cobrança , darf, e até quando teria que pagar, além de ter que fazer a declaração anual Obrigado e agradeço desde já algum retorno
Ótimo vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Considerando a variação cambial (e que o dólar é uma moeda bem mais forte que o real), os investimentos feitos em dólar propriamente dito ficam em vantagem, não? Se o real desvalorizar muito, por exemplo, o investimento no exterior não daria uma amortecida na porrada?
O IVVB11 considera também a variação cambial, logo, se o dólar valorizar e o real desvalorizar as cotas dele aumentarão mais que o IVV. Dando praticamente na mesma quando fizer a conversão.
Exemplificando, os últimos 6 meses do IVVB11 renderam 27,67% enquanto o IVV 15,19%, porque o dólar teve uma variação positiva nesse período de 4,87 foi pra 5,40 na data de hoje.
O principal atrativo de investir direto no exterior a meu ver seria mesmo a desvalorização do real frente ao dólar, que acumula uma desvalorização de aproximadamente 83% em 30 anos.
Faltou considerar o risco político de manter o dinheiro aqui no Brasil, ao alcance das leis e da "justiça" brasileiras. Não podemos esquecer que moramos numa republiqueta latinoamericana, mesmo que a gente não vislumbre esse risco imediatamente, num horizonte de 30~40 anos qualquer coisa pode acontecer.
Pelo que entendi se eu vender, sou obrigado a pagar uma darf, não importa o valor? Como faz esse pagamento de Darf? É igual aos investimentos da bolsa brasileira?
Como a tributação brasileira de 27,5% e a tributação americana de 30%, as corretoras de atributos na fonte e não há tributação no Brasil somente apresentação de carne Leão informando quem foi tributado no exterior. Logo você paga zero no cartão de leão
@@ferreiracrezo5838 Tem certeza? Todo mundo fala que é obrigado a pagar 15% nessa nova lei. Pelo que eu entendi era só o dividendo que não precisava pagar dupla tributação.
Olá parabéns pelo vídeo, pergunta tenho por exemplo 1 ativo voo em 2 corretoras , com pm diferentes como calculo se vendo e tenho ganho? Isso ninguém comentou,
Abri minha conta na inter e tirei a opção de taxa de corretagem, mas deixei a opção de dar a ordem no dia do pedido, porem nao sei se vou pagar manutenção porque nao apareceu nem inatividade... alguem sabe? Não sei se é vantajoso a opção que a inter oferece de antecipação de recebíveis no mesmo dia? a cada 100 o valor creditado é de 99,68.. alguém usa?
A taxa de câmbio é um dos fatores principais que ao longo do tempo, o real sempre vai perder valor frente ao dólar... Só aí já vale investir no exterior sem dúvidas...
O IVVB11 considera também a variação cambial, logo, se o dólar valorizar e o real desvalorizar as cotas dele aumentarão mais que o IVV, no final das contas fica praticamente na mesma quando fizer a conversão.
Uma dúvida eu tenho ETF JEPI lá no exterior quero vender para ré balancia a carteira Vendendo tenho que paga imposto? A quantidade é pouco e só US$ 202 E estou no prejuízo de US$ 1,63
Estou juntando dinheiro para uma viagem. E para não deixar parado, coloquei nessas rendas fixas Treasury, Bonds. Eu pago imposto em cima dos rendimentos dessas aplicações?
Você é tributado na fonte lá no exterior em 30% sobre os dividendos pagos pelos títulos, pelo acordo de não bitributação você não pagará imposto novamente sobre dividendos pagos. Agora as vendas com ganho de capital, se ao fechar todas as vendas do ano e tiver lucro, haverá o imposto de pelo menos 15% sobre o lucro.
Investir direto lá fora tem a vantagem de você tirar o dinheiro da jurisdição brasileira, a gente nunca sabe o que vai acontecer no futuro, é importante ter uma parte do patrimônio realmente la fora.
As contas bancárias das instituições brasileiras continuam sob a batuta do Bacen, ou seja, o Bacen tem total controle sobre vc. Ou seja, não é muito diferente de estar investindo no Brasil para efeitos legais. O governo dita as regras
A família está ferrada! Vai ter que pagar 40% de imposto de herança sobre o patrimônio, além de honorários advocatícios para regularizar tudo. Com sorte a família consegue ficar com 50% do patrimônio.
Nessa nova regra para 2024, tirou a isenção de imposto sobre lucro de vendas de até R$35 mil no mês, mas vejo em alguns lugares que se tiver rendimento abaixo de R$6 mil no ano, é isento. De R$6 mil a R$50 mil, a alíquota é 15%. Acima de R$50 mil, é de 22,5%. É isso mesmo?
Não, a isenção caiu. Independente do valor de alienação, se teve lucro precisa calcular o imposto. Lembrando que agora existe a compensação do prejuizo.
Ótima explicação mais ainda tenho uma dúvida. Eu tenho ETF e Reits lá fora, porém não fiz nenhuma venda preciso declarar os meus dividendos correto normalmente mais gostaria de saber se preciso declarar as m us ETF e Reits tbm ou só os dividendos???
Se for etf,reit ou stocks que pagam dividendos voce precisa declarar em bens e direitos e também no carnê leão(rendimentos isentos recebidos no exterior ou aluguel). Se for etf de acumulação (que não distribui rendimentos, você só declara as cotas que possui)
Começou o vídeo dizendo que as ações, etf etc lá fora após vender paga os 15% mas no final do vídeo esqueceu de mencionar que ainda terá a tributação de 15%. É isso mesmo ?
uma coisa é o ativo, outra é o câmbio.. quem fez remessa com dólar a 4 reais teve um resultado diferente de quem fez a 5,50, por exemplo.. isso no tempo e na conta faz diferença@@GabrielGasp
Assim como quem comprou BDR ou ETF quando o dólar estava a 4 reais, diferente de quem comprou esses ativos quando o dólar estava a R$5,50. Vc entende que se vc compra o ativo com dólar a 4 reais, e digamos que no dia seguinte esteja $5,5 o dólar o seu ativo teria se valorizado 37,5% só por conta da variação do câmbio!? Isso fora a valorização do ativo em si na bolsa americana
Ele disse uma coisa, depois disse outra. Só gerou confusão. Alguém me explica. Vamos supor que fiz uma venda com lucro em janeiro e fiz a outra em outubro. Vou ter que gerar duas darfs, uma pra cada mês ou o imposto vou pagar tudo no final do ano quando fizer a declaração anual?
Também estou sem entender isso e não encontro em lugar nenhum como vai ser. Se iremos ter de fazer DARF's mensais conforme a venda do mês ou se vai ser uma DARF anual apenas
@@marcoshenrique5180 É uma DARF por ano. Aconselho assistir ao vídeo do canal "Rumo a renda passiva" e procura o título "Novas Regras Investimentos Exterior".
Simulação bem elaborada, porém esqueceu o fundamental que foi a variação cambial. É muito melhor investir em ivv em dólar (moeda que está ae a 235 anos)do que ibbv11 que segue o indice (mas a grana continua no Brasil e em reais um país que teve 10 moedas que chegaram ao zero)
@@kokushentomas num cenário extremo o governo poderia manipular o valor do dólar para referencia de investimentos, assim como aconteceu na Argentina. Garantia mesmo só tirando o dinheiro do país. Tem um vídeo do Perini explicando isso.
@@etelvinofranca4335acho muito difícil quebrar, inter da crescendo e tendo lucros crescentes, mas se for investir em ações ou fii, mesmo que quebre, vc pode transferir suas ações fii pra outra corretora, no caso de renda fixa vc tem garantia do FGC de até 250mil por CPF. Acho que vc não deve se preocupar com corretoras, e sim em adquirir educação financeira, conhecimento antes de investir, para não sair perdendo dinheiro, corretora pega uma que tenha corretagem 0, como inter, rico, creer etc. Eu tenho conta na rico, genial, Toro, porém transferi meus ativos todos pra rico, inter uso só para investir em dólar por ter menor taxa, porém pra quem gosta de renda fixa, notei que inter tem investimento mais interessante que a rico.
25 minutos de continhas que so serve pra confundir.... investimento no exterior é como fazer o seguro de um carro.... Cenário 1 - se vc pagar o seguro e nunca usar, teria sido melhor não ter feito seguro obviamente... manteria o carro e o dinheiro q gastou pagando seguro Cenário 2 - agora se vc não faz seguro e tem um sinistro ou roubo vai perder o patrimônio inteiro(o carro nesse exemplo) ou quase inteiro, então obviamente q ficaria muito melhor ter pago o seguro e agora receber a cobertura da seguradora preservando seu carro/patrimônio.... Ou seja, dois cenários opostos, com custos opostos e riscos opostos...qual o melhor?? Bom...se tivéssemos a certeza q nos próximos 10 ou 20 anos não teremos no Brasil uma grande desvalorização da moeda, aumento de impostos, mudanças de leis a cada troca de governo...etc, etc .. seria mais cômodo e simples manter todo patrimônio aqui.... agora basta considerar o histórico dos últimos 30, 40 anos pra ver q isso beira o milagre.... voltando na comparação com o seguro do carro...e como uma pessoa q bateu, e/ou teve o carro roubado todo ano nos últimos 40 anos...agora acreditar q tudo dara certo então ela não precisa fazer mais seguro 🤡😅 Resumindo... esqueça esse monte de continhas e simplesmente faca a vc msm a pergunta .."vc confia que o 'carro Brasil' vai passar ileso os próximos 20 anos?" ..se a resposta for SIM nao invista diretamente no exterior e deixe tudo aqui...agora se a resposta for não....faca o seu "seguro" e proteja ao menos uma parte do seu patrimônio investindo diretamente la fora, no EUA e Europa, em dólar e Euro!
Eu queria saber como declarar a venda de ETF. Eu fui testar a Avenue, coloquei o valor mínimo, mas tem muitas taxas, eu vou vender tudo. Só que meus ganhos não dão 5 dólares, os divividendos foram poucos e a Avenue ainda pegou parte em taxa de inatividade
Que serviço que você prestou com esse vídeo!!! o melhor que eu já vi até hoje, o mais completo. parabéns pelo trabalho
Felipe,
PARABENIZO você pelo trabalho feito e o video. Totalmente esclarecedor e com muito conteudo para avaliarmos. São pessoas como você e o meu xará Ricardo (FIIs), sem menosprezar os demais, que fazem diferença no mundo que vivemos. 👏👏👏👏👏
Excelente vídeo aula, conteúdo diferenciado. Parabéns. Luz e inspiração a vc.
Investir la fora te protege da variação cambial. Se o dolar explodir vc esta seguro com aquele dinheiro. Por isso eu entendo que vale pagar essas taxas. Nao é apenas sobre investir fora mas proteger parte do patrimonio
Na verdade não, todos os ativos abordados no vídeo são dolarizados, se o dólar disparar o IVVB11 e o BDR também disparam.
@@GabrielGasp Concordo quanto a valorização do ativo, mas você ainda conta com a segurança de uma outra jurisdição, afinal o seu dinheiro não está mais no Brasil. O risco regulatório, político e jurídico daqui não irá interferir no ETF lá fora.
Não entendi. Pode explicar?@@GabrielGasp
Se você investe 1000 reais em um ETF lá fora e 1000 reais em um ETF no Brasil, segundo as explicações no vídeo, você já sai perdendo com as taxas de remessa, IOF, etc. Mas, se o dólar valorizar bastante frente ao real, você não estaria ganhando mais?@@coelhojoaop
@@paulovinicius_2802 Se você compra um ativo na bolsa brasileira que está lastreado em um ativo da bolsa americana, o preço do ativo brasileiro vai variar junto do dólar porque o preço em reais do lastro dele variou, só isso.
Eu investia pela Avenue quando era corretagem zero e não tinha imposto sobre ganho de capital. Hoje mudou tudo, então para mim não compensa mais ficar pagando IOF, spread bancário , taxa de corretagem. Hoje migrei tudo para ETF aqui no Brasil mesmo.
Mas paga uma taxa p sair ne?
@@felipeformiga8040 Se ele tiver feito a transferência de custódia (uma mudança de corretora) sim, deve estar na faixa de U$70 - U$100. Agora, se ele tiver vendido a posição e retornado o dinheiro para o Brasil os custos são os mesmos (IOF de 0,38%, Corretagens nas vendas e Spread Cambial)
Exatamente o que estou pensando em fazer depois do "come-cotas"
O ponto negativo é ficar preso a uma moeda como o Real
Os ativos são cotados em dólar, logo vc está exposto à variação do câmbio. O problema são as leis brasileiras que não passam segurança e mudam toda hora
Quando é necessário declarar imposto de renda no exterior?
Aparti de quanto em capital investido ? Sou iniciante 😊
Preciso de videos respondendo esse topico
Tmb queria saber eles nunca respondem ou tem algum vídeo explicando isso
Caraca, vídeo realmente muito bem feito... Parabéns, Arrais!!
Assisti esse vídeo a uns meses atrás, e me deu uma paz de espírito em relação a investir lá fora ou Bdrs, obrigado.
Paga imposto de renda nos dividendos do etf ou so na venda ?
boa tarde, tenho uma duvida sobre como e quando deve ser feito esse recolhimento exatamente, por exemplo: ao longo do ano fazemos diversas compras e vendas e recebemos os dividendos etc, e no momento da declaracao do irpf no ano seguinte nós apuramos todos os rendimentos, descontamos os impostos e prejuizos e se ao final tivermos lucro, geramos um darf com a aliquota de 15% sobre esse lucro ?
Obrigada por tanto conteúdo! Comecei a fazer pequenos aportes em ETFs no ano passado e, agora que preciso fazer a declaração do IRPF, tô perdida! Quase me arrependendo dessa ideia de dolarizar patrimônio. 🙄 Faz um vídeo sobre como declarar os dividendos no IRPF, por favor!!
A declaração do IRPF 23/24 segue da mesma forma com GCAP e Carnê-leão. A mudança iniciou agora em Janeiro de 2024, sendo feita da nova forma apenas na próxima declaração, ou seja, 24/25.
No meu canal fiz videos sobre como declarar os dividendos tanto de ativos nacionais como ETFs nacionais, como de ativos internacionais, como BDRs. @fabidorr
Muito interessante sua abordagem, grato. Vale lembrar que, no caso de BDRs, ainda tem os fatores Risco País e Risco da Provedora brasileira do fundo (ter em custódia ações da Apple é bem diferente de ter o BDR da mesma).
🧐
melhor vídeo sobre o tema que eu ja vi
Né, ainda teve um comparativo no final
Excelente Aula.
A informação principal foi omitida - Tributação na variação cambial de valores investidos no exterior - Mesmo que você estiver com perdas no investimento, se o real estiver desvalorizado em relação a data de compra você será tributado pela diferença da variação cambial.
e se investir em real perdera 6% a.a pro dolar... media histórica dos ultimos 20 anos
Lembrando q essa taxacao sobre valorização cambial é somente pra dolar de origem real (qdo há cambio) e ETFs estao isentos dessa tributação, somente 15% sobre lucro na venda efetiva do ETF
Sempre existiu
Mas isso apenas em caso de alienação.
Historicamente e vendo a gerencia hyper melhor do dolar, rapidamente o cambio ja paga essas taxaa de remessas
Obrigado pelo trabalo. O fogo foi tributação na valorização do Dólar.
Só para ver se entendi: caso eu compre ETF americano, que renda dividendo mensal, eu apenas preciso me preocupar em declarar os ganhos com o dividendo na declaração anual do IR? Não preciso mais fazer o preenchimento mensal do carnê-leão? E caso eu não venda esse ETF, não preciso em declarar ganho de capital?
Excelente vídeo entretanto não leva em conta o ganho cambioal e existem empresas que não tem BDR.
As 3 formas já estão expostas à variação cambial
Excelente comparativo, obrigado, a única coisa que poderia desequilibrar essa comparação é a desvalorização do Real diante do dólar.
Pro imposto de renda, tu tem que declarar tudo em real. Exemplo: Se tu comprou uma empresa por 100 dólares e vendeu por 100 dólares, mas quando
comprou, o dólar valia 5 e quando
vendeu estava em 5,20, então tu lucrou , portanto, paga os 15%. Só pra deixar claro, tu comprou por 500 (100 dólares x cotação de 5 reais) e vendeu por 520 (100 dólares X cotação de 5,20). Lucrou 20. 15% de 20 = 3 reais. Ou seja, 3 pilas pro governo.
Pensando em lucro líquido final, seria uma excelente análise.
Exemplo: foi enviado dólar a R$4,00 e aplicado em um ETF de acumulação irlandês (por conta do diferimento tributário), mas hoje a cotação do dólar está a +/- R$5,65.
🤔
A maior questão de investir lá fora é a segurança de seu dinheiro estar em outra economia
Top aula. Esclareceu demais👏👏👏
Valeu. Bem completo.
Olá, tenho uma dúvida: posso abater prejuízos de ações brasileiras em lucros de ações americanas (corretora no exterior)?
Obrigado pelo vídeo. Apenas uma observação. Acho que o estudo deveria ter levado em conta o local onde o recurso acumulado seria gasto (após a acumulação). Explico: se as pessoas quiserem usar os recursos acumulados no Brasil então no simulação que calcula os resultados de investir no exterior deveria ser considerado mais um custo de transferência/cambio no final do período de acumulação. Isso faria com que essa alternativa demorasse ainda mais para superar alternativa de investimento por ETF ou BDR no Brasil.
Exatamente. É IOF e spread na ida e na volta. Haja taxas.
Então se eu só comprar ETF no exterior, não fazer nenhuma venda, receber os dividendos, já descontado os 30% de imposto lá, nesse caso, não terei que pagar nenhum tipo de imposto aqui no Brasil, seria isso ?
Ah, se vendo um ativo em janeiro por exemplo, e tenho ganho tenho q pagar a darf no mês posterior como na regra anterior?
Não, só vai pagar quando for fazer a declaração anual, uma vez somente no ano, essa mudança foi uma das melhorias, não precisa ficar pagando toda vez que tiver lucro
Gratidão pelo vídeo irmão : )
Boa, acho que faltou colocar na conta o Bid ask spread. Poderia atualizar ou comentar sobre as diferenças entre as opções levando em consideração isso? Acredito que faça uma diferença relevante já que os BDRs e ETF na bovespa possuem uma liquidez muito menor. Será que isso pode reduzir ou até anular a desvantagem de pagar o IOF+spread cambial?
Sem conta que vc tem q paga todos esses custo quando converter para real, então no total são 4% de IOF com spread bancária, devido e ter q paga na ida e na volta.
No caso de dividendos, paga imposto ?
Ou so na venda ?
Parabéns! Excelente explicação.
Ótimo vídeo
Você deveria ter colocado no cálculo a desvalorização do real em relação ao dólar ao longo desses anos
Atualmente, final de 2024, acho mais cômodo investir num IVVB11. Quem sabe futuramente aliviem essas taxas com o aumento de investidores e possa melhorar essa questão.
Excelente vídeo, parabéns.
Será que tem portabilidade da Avenue para Inter??
Inter a plataforma é horrível
Tem, mas a taxa é bem cara
@@vandomartin5618pelo que vi o custo é de 75 dólares para migrar a carteira, é isso, não ?
Tem sim, deve estar entre U$70-100 a transferência de custódia.
Tem sim, e é feito lá fora. A taxa é na faixa de uns 60 a 70 dólares
Poderia responder se existe bitributação no novo ETF QQQI11 ou não? obrigado.
Se considera a variação do câmbio, o cenário muda bastante, mas ótima análise. Deve ter dado bastante trabalho
Ótimo conteúdo e excelente didática
Fala, meu amigo, o mestre nos investimentos!! Mais 1 aluno por aqui. Poderia me ajudar nessa questão? Estamos passando por algumas mudanças na legislação sobre o IR e os investimentos internacionais. No momento atual: BDR ou ETF? Se a gente considerar todas as taxas e impostos (taxa de Administração, taxas de Corretagem, spread de Compra e Venda, taxas de Câmbio, impostos etc.)
Conclusão: mais taxinha pro classe média e menos pros milionários q pagavam alíquota maior na venda de capital. Faz o L
Mais grana para os políticos e burocratas.
O grosso entrou com força kkk faz o L
Fiz um investimento lá fora de 5k e tive o retorno de 134k quando fui transferir para a binance a corretora de fora está pedindo pra eu pagar o imposto
E depois!? Sobrou quanto? Valeu a pena pra vc o investimento?
Arrais, tem um aspecto que acho não ter sido abordado: considerando o caso com 24 anos, caso a pessoa comece a vender os ativos para renda na aposentadoria, os 15% lá fora não "viraria o jogo" a favor das BDRs caso venda dentro do limite de 20 mil pela regra Brasil?
Não existe isenção de 20 mil para BDRs e ETFs no Brasil, apenas ações.
Excelente abordagem. Seria legal fazer a mesma análise, para ETFs custodiados na Irlanda.
Muito bom. Virei fã
Boa tarde.
Estou com uma dúvida.
Tenho uma aplicação em Reit e quero vender pelo Banco X na conta global e utilizar valor da venda para investir em um etf internacional sem trazer o dinheiro para o Real, tem alguma tributação de darf sobre o lucro? Ou apenas preciso indicar a venda na declaração de anual de 2025? Se Puderem me ajudar.
Vlew.
alguem me ajuda? se eu investi na avenue dai por ex eu coloco la 10 mil reias mudo pra dolar e etc compro um ativo e vendo e qnd eu vou mandar para o brasil vamos supor que eu ganhe e esteja COM 15 mil ou 20 tanto faz, qnd cai no Brasil eu preciso pagar algum imposto no brasil???
Tenho 57 anos de idade e invisto há 4 anos em fii-ações e criptomoedas. Sou formado em pedagogia e teologia. Terminei esses cursos com 50 anos de idade. Atualmente trabalho de vigilante patrimonial. Pensei em comprar os etfs voo e vt para o longo prazo, 10 ou 15 anos. Dar para se aposentar com esses etfs comprando só 200 ou 300 reais todo mês? Vale a pena para o micro investidor?
Mas no grafico está só o preço do ETF? ou tem embutido tb o rendimento dos dividendos ?
Então dividendos de REITS por exemplo, não precisamos pagar esses 15% de imposto "POR ENQUANTO"?
Exato, tanto REITS, Stocks e ETFs. Ainda permanece o acordo de reciprocidade. Acredito que no programa do IRPF deve ter uma aba específica para informar quanto foi recebido de proventos no ano e quanto já foi pago na fonte para o "abatimento".
Cara, não entendi. Se tenho ações lá fora e não vendi, mas o patrimônio aumentou pois o dólar subiu e as ações subiram, ainda assim tenho que pagar imposto?
Não, só no ganho de capital (quando vc realiza o lucro, vendendo os ativos. Isso acontece nos fundos de investimento, o come cotas
então teoricamente quem tem milhões lá fora e quer realizar lucro ficou mais barato o imposto?
pq lembro que tinha a isenção ate certo valor e depois tinha o tributo de + de 20%
Ótimo vídeo, mas fiquei em dúvida sobre o impacto da inflação nessa operação. A inflação do real é historicamente maior que a do dólar, frequente é o dobro. Me parece que esse fator deveria ser considerado também. Ou estou enganado?
Se eu faço day trade em corretora no exterior investindo em S&P500, nvidia, ouro... Como seria a tributação é mensal ou anual sobre o ganho de capital?
Nao precisa se preocupar com isso, você nao terá ganho de capital fazendo day trade
Se eu tiver lucro em Janeiro, por exemplo, e tiver um prejuízo em Abril, mesmo assim eu posso compensar esse prejuízo?
Boa noite , professor , se eu fizer uma venda de um etf no exterior, com lucro, de acordo com a lei nova, pago 15% sobre o lucro, mas de que forma seria feita essa cobrança , darf, e até quando teria que pagar, além de ter que fazer a declaração anual
Obrigado e agradeço desde já algum retorno
Estou com a mesma dúvida... Você já conseguiu a resposta?
N ao sei se entendi direito mas recebeu dividendo vai ser mordido o imposto nos EUA e vai ter no BR tbm? Gerar DARF?
Não, você já recebe eles líquido, não precisa pagar mais nada.
Vai pagar imposto só na venda com ganho de capital e pode compensar prejuízo
Se for tributado lá, n tributa aqui
Excelente vídeo!!!!
Nomad é uma boa opção?
Spread ruim prefiro a inter
F Porchat é sócio. Fico longe.
Parabéns! Excelente
Ótimo vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Considerando a variação cambial (e que o dólar é uma moeda bem mais forte que o real), os investimentos feitos em dólar propriamente dito ficam em vantagem, não? Se o real desvalorizar muito, por exemplo, o investimento no exterior não daria uma amortecida na porrada?
O IVVB11 considera também a variação cambial, logo, se o dólar valorizar e o real desvalorizar as cotas dele aumentarão mais que o IVV. Dando praticamente na mesma quando fizer a conversão.
Exemplificando, os últimos 6 meses do IVVB11 renderam 27,67% enquanto o IVV 15,19%, porque o dólar teve uma variação positiva nesse período de 4,87 foi pra 5,40 na data de hoje.
@@adrianomatosfinancasvaleu!! Tirou minha dúvida. Então, pela praticidade, vou investir por aqui msm.
O principal atrativo de investir direto no exterior a meu ver seria mesmo a desvalorização do real frente ao dólar, que acumula uma desvalorização de aproximadamente 83% em 30 anos.
Os ETFs disponíveis no Brasil são cotados em dólar, logo vc está exposto à variação do câmbio.
@@manoellopes211mas aí o dinheiro está sobre jurisdição brasileira?
@@oliveira1650 sim
Só opero opções de ações nos EUA. Vc sabe como ficam os tributos para este tipo de operação a partir de 2024?
Corrigindo o % do IOF na remessa do câmbio😮 é 1,1% e não 0,38%.
Para conta investimento é 0,38%
Faltou considerar o risco político de manter o dinheiro aqui no Brasil, ao alcance das leis e da "justiça" brasileiras. Não podemos esquecer que moramos numa republiqueta latinoamericana, mesmo que a gente não vislumbre esse risco imediatamente, num horizonte de 30~40 anos qualquer coisa pode acontecer.
Pelo que entendi se eu vender, sou obrigado a pagar uma darf, não importa o valor? Como faz esse pagamento de Darf? É igual aos investimentos da bolsa brasileira?
Como a tributação brasileira de 27,5% e a tributação americana de 30%, as corretoras de atributos na fonte e não há tributação no Brasil somente apresentação de carne Leão informando quem foi tributado no exterior. Logo você paga zero no cartão de leão
@@ferreiracrezo5838 Tem certeza? Todo mundo fala que é obrigado a pagar 15% nessa nova lei. Pelo que eu entendi era só o dividendo que não precisava pagar dupla tributação.
Video top
Olá parabéns pelo vídeo, pergunta tenho por exemplo 1 ativo voo em 2 corretoras , com pm diferentes como calculo se vendo e tenho ganho? Isso ninguém comentou,
Uma das maneiras é calcular separadamente.
Abri minha conta na inter e tirei a opção de taxa de corretagem, mas deixei a opção de dar a ordem no dia do pedido, porem nao sei se vou pagar manutenção porque nao apareceu nem inatividade... alguem sabe?
Não sei se é vantajoso a opção que a inter oferece de antecipação de recebíveis no mesmo dia? a cada 100 o valor creditado é de 99,68.. alguém usa?
A melhor alternativa é ter uma residência fiscal em outro país!!!
Boa noite, no caso como ficariam venda de imóveis no exterior com lucro aumentando o capital?
Segue regras anteriores
Etf voo e reits O 🎉🎉🎉🎉
A taxa de câmbio é um dos fatores principais que ao longo do tempo, o real sempre vai perder valor frente ao dólar... Só aí já vale investir no exterior sem dúvidas...
O IVVB11 considera também a variação cambial, logo, se o dólar valorizar e o real desvalorizar as cotas dele aumentarão mais que o IVV, no final das contas fica praticamente na mesma quando fizer a conversão.
Uma dúvida eu tenho ETF JEPI lá no exterior quero vender para ré balancia a carteira
Vendendo tenho que paga imposto?
A quantidade é pouco e só US$ 202
E estou no prejuízo de US$ 1,63
Prejuízo não paga imposto,vc marca o prejuízo e abate no futuro em um possível lucro.
@@guigaw1 obrigado pela informação!
Uma observação poderia fazer um vídeo ensinando a compensar esse prejuízo. Desde já agradeço
Mas e a questão do risco cambial?
Mas paga agora ate em dividendos!? Bi tributação!?
É uma baita diferença no longo prazo. Investindo 10 mil não parece, mas se o principal fosse 1 milhão, no final teria uma diferença de R$ 562.788.
Estou juntando dinheiro para uma viagem. E para não deixar parado, coloquei nessas rendas fixas Treasury, Bonds. Eu pago imposto em cima dos rendimentos dessas aplicações?
Você é tributado na fonte lá no exterior em 30% sobre os dividendos pagos pelos títulos, pelo acordo de não bitributação você não pagará imposto novamente sobre dividendos pagos. Agora as vendas com ganho de capital, se ao fechar todas as vendas do ano e tiver lucro, haverá o imposto de pelo menos 15% sobre o lucro.
@@MarceloBorgesDF muito obrigado!
Investir direto lá fora tem a vantagem de você tirar o dinheiro da jurisdição brasileira, a gente nunca sabe o que vai acontecer no futuro, é importante ter uma parte do patrimônio realmente la fora.
Poucas pessoas tem essa percepção, parabens!!! Bora comprar bitcoin heheh
Fala @GabrielGasp, te vi em todos os comentários kkkk Você tem investimentos lá fora? Faz por qual corretora?
As contas bancárias das instituições brasileiras continuam sob a batuta do Bacen, ou seja, o Bacen tem total controle sobre vc. Ou seja, não é muito diferente de estar investindo no Brasil para efeitos legais. O governo dita as regras
@@Jose_30077 tô na dúvida aqui entre comprar o IVVB11 aqui no Brasil ou comprar um VOO lá fora…
Resumo do vídeo: FAZ O L!!!!!
No caso de falecimento do investidor, como a família terá acesso ao dinheiro levado para fora do Brasil?
A família está ferrada! Vai ter que pagar 40% de imposto de herança sobre o patrimônio, além de honorários advocatícios para regularizar tudo. Com sorte a família consegue ficar com 50% do patrimônio.
@@marcos4369Somente acima de 60 mil dólares e progressivamente até 40% dependendo do valor.
O governo do amor entrou taxando tudo kkkk e aí galera da abóbora valeu a pena ? 🫶🏻🫶🏻😂😂😂
bivb39 seria melhor do que ivvb11?
Tecnicamente Ganho de capital ( aliquotas 15 % a 22,5% ) e rendimentos ( aliquota 15%)continuam existindo nos investimentos no exterior.
Nessa nova regra para 2024, tirou a isenção de imposto sobre lucro de vendas de até R$35 mil no mês, mas vejo em alguns lugares que se tiver rendimento abaixo de R$6 mil no ano, é isento. De R$6 mil a R$50 mil, a alíquota é 15%. Acima de R$50 mil, é de 22,5%. É isso mesmo?
Não, a isenção caiu. Independente do valor de alienação, se teve lucro precisa calcular o imposto. Lembrando que agora existe a compensação do prejuizo.
@@tributandonabolsa caiu também o pagamento de DARF mensal né? Agora é tudo feito na declaração anual do IR?
Ótima explicação mais ainda tenho uma dúvida. Eu tenho ETF e Reits lá fora, porém não fiz nenhuma venda preciso declarar os meus dividendos correto normalmente mais gostaria de saber se preciso declarar as m us ETF e Reits tbm ou só os dividendos???
Se for etf,reit ou stocks que pagam dividendos voce precisa declarar em bens e direitos e também no carnê leão(rendimentos isentos recebidos no exterior ou aluguel). Se for etf de acumulação (que não distribui rendimentos, você só declara as cotas que possui)
Começou o vídeo dizendo que as ações, etf etc lá fora após vender paga os 15% mas no final do vídeo esqueceu de mencionar que ainda terá a tributação de 15%. É isso mesmo ?
Lucro tributavel la fora, 15%.
@@tributandonabolsa obrigado
falta colocar o câmbio na conta
Todos os ativos abordados no vídeo são dolarizados, mesmo o IVVB11 e o BDR são influenciados pelo dólar, por mais que você negocie em reais.
uma coisa é o ativo, outra é o câmbio.. quem fez remessa com dólar a 4 reais teve um resultado diferente de quem fez a 5,50, por exemplo.. isso no tempo e na conta faz diferença@@GabrielGasp
Assim como quem comprou BDR ou ETF quando o dólar estava a 4 reais, diferente de quem comprou esses ativos quando o dólar estava a R$5,50. Vc entende que se vc compra o ativo com dólar a 4 reais, e digamos que no dia seguinte esteja $5,5 o dólar o seu ativo teria se valorizado 37,5% só por conta da variação do câmbio!? Isso fora a valorização do ativo em si na bolsa americana
Alguém já viu esse site e seguro?
Ele disse uma coisa, depois disse outra. Só gerou confusão. Alguém me explica. Vamos supor que fiz uma venda com lucro em janeiro e fiz a outra em outubro. Vou ter que gerar duas darfs, uma pra cada mês ou o imposto vou pagar tudo no final do ano quando fizer a declaração anual?
Também estou sem entender isso e não encontro em lugar nenhum como vai ser. Se iremos ter de fazer DARF's mensais conforme a venda do mês ou se vai ser uma DARF anual apenas
@@marcoshenrique5180 Eu vi num outro vídeo e confirmei. É um darf só, no final do ano.
@@marcoshenrique5180 É uma DARF por ano. Aconselho assistir ao vídeo do canal "Rumo a renda passiva" e procura o título "Novas Regras Investimentos Exterior".
Minuto 07:21 tem uma tabela que responde essa pergunta.
A apuração é anual, você não vai gerar duas DARFs.
@@brunomata231 Boa! Obrigado, Bruno!
Simulação bem elaborada, porém esqueceu o fundamental que foi a variação cambial. É muito melhor investir em ivv em dólar (moeda que está ae a 235 anos)do que ibbv11 que segue o indice (mas a grana continua no Brasil e em reais um país que teve 10 moedas que chegaram ao zero)
Mas o IVVB investe em IVV, logo ele já está exposto à variação cambial
@@kokushentomas num cenário extremo o governo poderia manipular o valor do dólar para referencia de investimentos, assim como aconteceu na Argentina.
Garantia mesmo só tirando o dinheiro do país.
Tem um vídeo do Perini explicando isso.
Quando vender morde 22% mais taxa ai complica 😊. Fora Darf no Brasil e contador❤
Mesmo assim prefiro me expor ao dólar e euro pois sao moedas fortes.
Real é fraco
Inter é a menor taxa 1.5%, melhor custo benefício pra investir no EUA.
É seguro investir no Inter ? Corre o risco de quebrar ?? Gostaria de aprender mais
@@etelvinofranca4335acho muito difícil quebrar, inter da crescendo e tendo lucros crescentes, mas se for investir em ações ou fii, mesmo que quebre, vc pode transferir suas ações fii pra outra corretora, no caso de renda fixa vc tem garantia do FGC de até 250mil por CPF.
Acho que vc não deve se preocupar com corretoras, e sim em adquirir educação financeira, conhecimento antes de investir, para não sair perdendo dinheiro, corretora pega uma que tenha corretagem 0, como inter, rico, creer etc.
Eu tenho conta na rico, genial, Toro, porém transferi meus ativos todos pra rico, inter uso só para investir em dólar por ter menor taxa, porém pra quem gosta de renda fixa, notei que inter tem investimento mais interessante que a rico.
Parabéns. Que trabalhão da porra
Por isso q quem prospera no Brasil é só o Estado e lá fora não e boa parte quer deixar o Brasil.
Prefiro investir no Brasil mesmo .kkkk
Explicação ruim. Redação pode melhorar muito.
Vc tem coragem de dizer que melhorou? Tem vergonha não??
25 minutos de continhas que so serve pra confundir.... investimento no exterior é como fazer o seguro de um carro....
Cenário 1 - se vc pagar o seguro e nunca usar, teria sido melhor não ter feito seguro obviamente... manteria o carro e o dinheiro q gastou pagando seguro
Cenário 2 - agora se vc não faz seguro e tem um sinistro ou roubo vai perder o patrimônio inteiro(o carro nesse exemplo) ou quase inteiro, então obviamente q ficaria muito melhor ter pago o seguro e agora receber a cobertura da seguradora preservando seu carro/patrimônio....
Ou seja, dois cenários opostos, com custos opostos e riscos opostos...qual o melhor??
Bom...se tivéssemos a certeza q nos próximos 10 ou 20 anos não teremos no Brasil uma grande desvalorização da moeda, aumento de impostos, mudanças de leis a cada troca de governo...etc, etc .. seria mais cômodo e simples manter todo patrimônio aqui.... agora basta considerar o histórico dos últimos 30, 40 anos pra ver q isso beira o milagre.... voltando na comparação com o seguro do carro...e como uma pessoa q bateu, e/ou teve o carro roubado todo ano nos últimos 40 anos...agora acreditar q tudo dara certo então ela não precisa fazer mais seguro 🤡😅
Resumindo... esqueça esse monte de continhas e simplesmente faca a vc msm a pergunta .."vc confia que o 'carro Brasil' vai passar ileso os próximos 20 anos?" ..se a resposta for SIM nao invista diretamente no exterior e deixe tudo aqui...agora se a resposta for não....faca o seu "seguro" e proteja ao menos uma parte do seu patrimônio investindo diretamente la fora, no EUA e Europa, em dólar e Euro!
😂😂😂 melhor explicação que já vi… parabéns
Esse cara, falou falou e não falou nada sobre a mudança na taxa. Mais enrolado q papel higiênico.
Eu queria saber como declarar a venda de ETF. Eu fui testar a Avenue, coloquei o valor mínimo, mas tem muitas taxas, eu vou vender tudo. Só que meus ganhos não dão 5 dólares, os divividendos foram poucos e a Avenue ainda pegou parte em taxa de inatividade
Tudo isso não vale de nada se o governo fixar a taxa de câmbio, em outras palavras... Tirem o seu dinheiro do Brasil ou o Brasil do seu dinheiro.
credo, que negócio difícil de entender..