24 anos de casado aqui e já conseguimos atingir o primeiro milhão. Nossos "segredos" são ter o comprometimento de ambos, nunca fazer dívidas sem sentido, sempre procurar ganhar mais, ter sonhos em comum e cada um ter os seus gastos, nada de um ficar controlando o outro. ❤
Parabéns. Infelizmente eu passei a maior parte da minha vida com pessoas que me colocaram pra trás. Mas felizmente agora estou com alguém alinhado comigo e estamos crescendo juntos. E vou te falar, nadar junto é muito mais fácil.
Tenho 24 anos e estou noivo. Há 2 semanas eu e ela fizemos algo que chamamos de "CCC", que significa "Cafe com Conversa". Foi fantástico! Fomos para uma cafeteria e conversamos sobre diversos assuntos sobre o futuro como casados. O principal deles foi finanças. No começo, estava com medo de falar sobre, pois hoje tenho uma mentalidade e eu achava que ela tinha outra. No fim, sai extremamente feliz por perceber que estou me casando com a pessoa certa e que estamos muito alinhados! Por isso eu digo: A BASE de um casal sempre deve ser a CONVERSA. Conversem!
Muito bom!!! Semana que vem faço 10 anos de casado e eu e meu esposo adoramos ir em uma cafeteria para conversar sobre a vida. Adorei o nome que vc deu ao evento.
Casado há 25 anos, minha vida melhorou mil vezes depois que eu consegui demonstrar pra minha esposa a importância de ser racional com o dinheiro. Tentei muitas coisas, até vencer pelo exemplo e pela exaustão. Hoje vivemos muito melhor, o assunto não é mais tabu em casa. Um apoia o outro e estamos ensinando nossos filhos com nossos erros e acertos. Obrigado pelo vídeo Raul!
Essa analogia da "atravessia do rio" é o melhor exemplo análogo a realidade. Coloquei minha esposa pra assistir a aula da família do curso da AUVP e graças a Deus ela assistiu a aula já em uma época que estamos muito alinhados e nossa mentalidade financeira corre junto. Fizemos terapia ano passado inteiro praticamente, com um casamento a beira do término.
Descobri o que era amor de verdade quando eu e minha esposa juntamos os nossos salários e virou um só dinheiro dos dois. Focando nos objetivos mútuo dos dois de buscar um futuro melhor para os dois.
Aqui na congregação o pastor sempre faz palestra sobre finanças. É um dos maiores problemas dentro da família, o descontrole financeiro. Já teve 3 esses ano, e até pessoas de fora podem ir.
20 anos atrás Gustavo Cerbasi escreveu o livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Um ótimo livro com o qual presenteio todos os meus conhecidos próximos que iniciam suas vidas de casados. Vale a pena a leitura de tempos em tempos.
Casada 19 anos, cansei de tentar fazer o marido investir e se controlar com as finanças. Ele sabe que é importante, vê videos mas não pratica. Depois dizem que mulher que é descontrolada, se não fosse eu de cima não teríamos nada... Cada caso é um, por aqui prefiro deixar meu dinheiro separado, pago gastos com as crianças (roupas, van escolar, etc), seguro de carro e IPTU, e cuido das crianças, trabalho meio período, amortizo o Ap. E invisto pras crianças. Os demais gastos fica com ele. Não dá pra mudar o outro, então faço o que posso.
Eu to num dilema assim, a gente para de forma proporcional as nossas despesas em comum e oque sobra cada um tem sua parte. Eu to tentando construir um patrimônio enquanto ele gasta todo o dele. Acho que vou pedir separação total de bens.
@@jomaoliveira7949Você tem dados? O que eu vejo de mulher que sustenta a família sozinha, sendo porque o marido não trabalha, ganha pouco ou foi "comprar cigarro"...
@@deborafeijo7577aqui é o contrário, eu pago tudo incluído as saídas. Mas nas brigas ele joga na minha cara que eu sou gastadeira, ele não presta atenção que eu gasto com ele
Na minha casa, é igual empresa. Entradas - saidas = resultado. Nas despesas tem a minha mesada e da minha esposa. Não interessa quem ganha mais, o mais importante é a partilha e objetivos alinhados.
Aqui em casa somos casados em separação total de bens, ambos trabalhamos, temos um filho. Dividimos tudo. Cada um tem uma parte da responsabilidade das despesas e das tarefas de cada. As despesas do filho são divididas, cada um cuida de uma parte. E os investimentos são separados. Eu tenho uma conta e ela outra. Sabemos a senha um do outro pra um caso de emergência, mas ninguém mexe no dinheiro do outro. Da certo assim. Alguns colegas criticavam essa forma racional de administrar a vida, mas deu certo. Estamos juntos há mais de 15 anos. E passamos de 1k de investimento juntos. Acho que cada casal acha sua forma (ou não) de administrar a vida. O importante é achar um modelo que faça sentido pro casal e que não seja um motivo pra acabar o relacionamento.
Na minha casa é assim também... meu marido ganha mais, porém contribui com mais também nas despesas. Cada um com sua carteira de investimentos separada e tudo bem. 20 anos juntos e 1 filho. Se um dia separarmos (não creio), cada um vai para seu lado e a amizade continua... 😂
Estou casado a 1 ano (fiz a AUVP logo no primeiro mes de casado). A melhor forma pra nós com ctz é juntar o dinheiro todo e fazer um orçamento com o dinheiro total da casa, ai dentro do orçamento (na parte de conforto/prazeres separamos um percentual igual para os dois gastarem pra si). Todo o resto é interesse mutuo, a parte de conforto e prazeres é legal ter um pouco separado até pra se um quiser dar um presente pro outro e pra ficar mais livre pra gastar com umas coisas bestas que só você gosta (tenho comprado equipamentos pra fazer café, por exemplo)
Aqui em casa trabalhamos com cotas. 1 parte vai pra conta da patroa pra despesas dela, uma parte pra uma conta só minha, 1 parte vai pra uma outra conta pra pagar as despesas do bebê, 3 partes para as despesas domesticas e com saúde. Do 13 salario, ferias e bonificações são provisionadas as despesas anuais de impostos e gastos com viagens em uma aplicação que pode ser resgatada pra essas finalidades. O restante (em torno de 30%) é aplicado. Se estourar o orçamento da cota, fica no vermelho pra compensar no mês seguinte. Depois de anos, é a estratégia que mais está funcionando até o momento.
Cuidado!!! Ao juntar as finanças, existe um risco de acontecer a chamada "tragédia dos comuns" (pesquise), além de perderem autonomia financeira, aumentar ressentimentos por você estar lutando por algo que não tem muita importancia para o outro e retirar o incentivo individual para cada um ganhar mais e economizar mais. É um tema complexo e cada um tem a sua forma de viver, e não acho que ninguém deveria se basear em um vídeo no youtube para escolher a forma correta sem uma profunda reflexão sobre os riscos de todos os lados.
Sou casada a 18 anos e desde o início sempre unimos nossas rendas ,meu esposo sempre ganhou mais do que eu ,tivemos nossos 2 filhos e agora eu estou com os cuidados do lar ,das crianças e das finanças ,e meu esposo deixa eu cuidar de tudo ,sou privilegiada pois conheço muitas mulheres que se ficarem em casa os esposos além de não valorizar o seu trabalho no lar ainda as deixa sem nenhuma renda ,é por isso é tão importante acertar essas coisas no início do relacionamento.
Minha esposa tem o salário maior que o meu mas meus benefícios são bem gordos então ela paga as contas de casa já que precisa de grana para isso e eu vou ao mercado e os convênios de saúde para nós com isso eu consigo aportar mais de 60% do meu salário e ela 20% com isso se tudo continuar como planejado em 2026 estaremos independentes financeiramente e vamos nos mudar para curtir nossa aposentadoria em Angra dos Reis de boa.... temos (48 ela e 30 anos eu)
No meu casamento juntamos todo o dinheiro, pagamos as contas, investimos, e temos uma mesada para cada um de nós igual para os 2 para gastar com o que quiser, de resto conversamos e acertamos as prioridades, como gastar e com o que
Casado a 8 anos , temos 2 empresas juntamos tudo que tiramos de lucro e salário. Agora para investir 25% divido por 2 é invisto separado por cpf ( pensemos assim por conta de segurança no caso de falecimento o outro ter metade já) reserva de emergência também , dividido ao meio em contas separadas!
Mininu Gomes da Costa, foi muito bom esse vídeo, parabéns, você está formando mentalidade financeira em casais. Prosperidade e responsabilidade. Lindo.
Em 20 anos de casamento e parceria seguimos planejamentos mediatos e imediatos Na primeira década vivemos com apenas um dos salários e investimos o outro para construir nosso patrimônio inicial e proporcionar as condições para ter um filho. Na segunda década realizamos alguns sonhos, concluímos projetos individuais e conquistamos independência financeira. Agora, entramos na fase de ajudar os nossos que sempre estiveram nos apoiando, focar na melhor educação possível para nossa filha, e aproveitar os frutos do nosso esforço. Temos a mesma profissão, salários praticamente iguais e pensamos parecido, tudo isso facilita mas sempre vão existir períodos de dificuldade, em parceria sempre é mais fácil supera-los. Penso que o Casamento é uma ótima fórmula de sucesso individual realizada em conjunto, mas é necessário esforço de ambos todos os dias. Se os dois estiverem em sintonia nesse sentido, tornam-se imbatíveis no longo prazo.
A melhor solução aqui em casa foi dividir as despesas e provisionamentos comuns proporcionalmente aos nossos salários. Eu ganhava o dobro dela. Então, pegava todas as despesas e a reserva para objetivos comuns e dividia por 3. Eu arcava com 2 cotas e ela com uma. Foi um sucesso!
Casei a 14 anos pq ela engravidou aos 17, temos uma filha de 13, duas ou 3 falências e dois quase divórcios, o casamento foi pela paixão ou o simples fato de que a responsabilidade bateu em nossa cara dizendo " sigam seus princípios e valores". O amor foi construído como se constrói patrimônio, ela pé no chão e eu ALL-IN, e demorou 10 anos pra aceitarmos que nas diferenças se complementamos, quando eu tenho um projeto ela torna-se responsavel por nossos gastos pessoais ou boa parte deles para que eu possa ter a liberdade de focar em um objetivo. Alguns dão certo outros não mas posso dizer que vamos vencer. Estamos perto de dois milhões em patrimônio, pouco dinheiro investido, aliás isso ela faz melhor que eu, e estou perto de fechar o primeiro contrato em que terei 7 digitos de faturamento por ano. No fim me considero bem casado, afinal ela (apesar de ter o negócio próprio tem um certo medo de crescer ) me impulsiona atravez da liberdade e apoio as minhas decisões.
Desde o início do meu namoro eu e minha esposa sempre soubemos das condições de maneira muito clara, até por que era tudo pobre, hoje com uma empresa junto somos pobres Premium e tudo muito transparente, melhor forma
Falou no calor do Tocantins e realmente aqui em palmas está escaldante☀️😡🥵🔥 E as queimadas ajudam a piorar ainda mais esse clima complicado, infelizmente.
Vídeo necessário demais Raul!!! Obrigado. Para quem está com os planos para casar faz uma diferença absurda. Confessor que queria ver um video teu com algumas dicas de onde colocar o dinheiro para render objetivamente para comprar um imovel. Tmjjj
Casado a 19 anos eu ganho 2k e minha esposa 2k este.mes eu investi 1/3 do meu salário tenho uma mente mais de empreendedorismo e minha esposa pensa mais no hoje em gastar e pronto Meu sogro morreu em fevereiro ai veio morar minha sogra cunhada e sobrinho em casa as despesas aumentou e mesmo assim todos estao pensando somente em.gastar ninguem pensa em poupar estou quase desistindo do relacionamento 😢
É necessário conversar e conscientizar, tentar mudar a cabeça de uma pessoa assim. Eu tenho a teoria de que manter as coisas separadas é sempre a melhor opção, senão sempre acaba indo para a tragédia dos comuns (pesquise sobre). Se as pessoas juntam tudo, qual o incentivo para o parceiro se esforçar para ganhar mais? Responsabilidade dividida é complicada.
Desde meu início do namoro ja discutia sobre dinheiro e metas com minha esposa, melhor coisa que fizemos, hoje não temos muito dinheiro, mas temos metas e objetivos e não estamos devendo a ninguém com 2 filhos :)
9 anos de casados, no momento nenhum investimento, mas com algumas conquistas importante, casa própria e filhos. De agora, após quitar os custos da casa, vamos iniciar os investimentos e sempre buscando meios de ganhar mais.
Boa noite Raul, assisto aos seus videos há uns dois anos, vc é muito bom com as palavras e explica tudo muito bem, muiito facil entender oq vc quer ensinar. Parabéns pelo excelente trabalho...obrigadooo🙏🙏
Esse negócio do ar aí tem hora q é necessidade! Em dia quente aqui no interior de São Paulo tem vezes que eu nem durmo só com o ventilador travado em cima de mim de tão quente!
🎉POPULAÇÃO ENVELHECENDO. RAUL, P.F., FAÇA VÍDEOS PARA QUEM TEM 60, E SONHOS IMPORTANTES PARA REALIZAR NOS 10 ANOS DE QUALIDADE QUE AINDA RESTAM! CASA NOVA, VIAGENS DIFENRENCIADAS, E AINDA AJUDAR AOS MAIS JOVENS DA FAMILIA, SOBRINHOS, ETC! PRECISA DE MUITA GRANA!!! kkkkk ...VALEU!! PARABÉNS!
Faz um vídeo nessa linha mas para casais estáveis que não querem se separar, acima dos 40 anos, mas que ainda estão endividados, com e/ou sem filhos. Tenho certeza que um percentual grande vai se identificar, eu inclusive
finanças pra meia e para terceira idade é um conteúdo difícil de achar, temo pelo meus pais e tios... seu video da sua tia depiladora foi excelente! Os 40 de hoje temem ficar igual nossos velhos de 70
Oloco... Faz um ano que não acompanho... Erro meu. Mas teve uma mudança incrível... No canal quanto auvp entre outros... Fico muito feliz pela evolução, tudo sempre evolui. Não sou a uvp mas logo mais estarei no grupo...
Raul, muito bom! Aqui em casa sempre foi consenso que o dinheiro é nosso! Inclusive utilizamos a conta compartilhada do BTG pra centralizar tudo e ficar mais fácil de organizar a planilha financeira no sheets, que é compartilhada entre nós dois. Ninguém está aquém das condições financeiras aqui, e essa foi a melhor escolha possível.
Muito interessante sobre esse assunto é o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi la fala muito sobre questões de diferentes perfis de casais: - Gastador Casado com Poupador - Poupador Casado com sem Noção - Gastador Casado com sem Noção - Poupador Casado com Poupador E da muitas dicas para cada combinação de casal que possa existir. Super indico !
Raul. Você usou uma figura de linguagem que eu uso, que é atravessar um rio. Só que eu coloco um barco e se quem quiser entrar no meu barco, vai ter que me ajudar a remar. Quando um cansar o ou rema e vice versa e vai se revezando. O que não aceito é só eu remar. Não é justo. Obrigado pela excelente aula.
Ola Raul. Eu e minha esposa tivemos uma conta conjunta durante quase 15 anos. Não que o dinheiro tenha quase terminado com o nosso relacionamento. Mas com certeza contribuiu, pois depois que nos acertamos novamente decidimos que cada um teria a sua conta separadamente. É claro que os custos são divididos por igual, pois nossos salários são muito parecidos. Cada qual é responsável pelos seus compromissos financeiros e isso sempre funcionou. Estou investindo religiosamente 25 % do meu salário, hoje tenho 42 anos e pretendo me aposentar daqui a 15 anos com os investimentos. Sei que se ela investisse junto comigo poderíamos muito mais rápido conquistar nossas independência financeira desde que ela esteja disposta a isso. Irei apenas enviar o vídeo para ela assistir. Obrigado pelos ensinamentos.
Ainda não assisti o vídeo, mais o joinha já é garantido por que sempre é um vídeo top, cheiro de informações. Muito obrigado pelo seu esforço em nós ajudar
A parte que ganha menos deve pagar as contas da casa em uma porcentagem menor, algo como 10% ou 20%, mas deve pagar para sentir a dor do dinheiro e perceber o quanto a outra parte está se esforçando pelo casal. Caso não pague nada, perde-se a noção da realidade do custo de vida da casa
Por enquanto moro com meus pais, tô aproveitando esse tempo para investir 75-80% do salário. Já tô planejando os gastos morando sozinho ou com uma parceira. Por enquanto tá tudo tranquilo
Raul, perfeita sua análise. Aqui em casa minha esposa é totalmente independente financeiramente de mim.Como cada um tem uma boa renda as despesas de casa e entretenimento como viagens são divididas. No nosso caso é ótimo pois como cada um arca com metade dos gastos podemos nos dar ao luxo de irmos a restaurantes melhores, hospedarmos em hoteis melhores e ter um padrão de vida um pouco melhor. Acho que vc está desperdiçado no mundo financeiro, deveria ser um conselheiro matrimonial...kkk
Nós fazemos algo parecido aqui, ganho mais que minha esposa, então a compra do apartamento e do carro fui eu que fiz. Os gastos mensais dividimos meio a meio.
Bom, aqui em casa nós temos uma forma diferente: temos uma espécie de POT onde colocamos 60% do nosso salário. Esse POT é usado para pagar as contas da casa, gastos em conjunto e investir. Enquanto todos os gastos pessoais devem ser pagos pelo dinheiro investido pela própria pessoa. Está funcionando super bem, porque eu sou uma pessoa mão de vaca, então não concordo com alguns gastos com beleza, mas como o dinheiro é dela, eu não tenho o direito de opinar nesse tipo de gasto. Está funcionando muito bem.
Raul, meu relacionamento tem 7 anos. Nosso dinheiro é completamente separado. Pois EU sou EXTREMAMENTE organizada. Ele extremamente instável devido a jogo de aposta. Depois de muita conversas, acho que finalmente vamos conseguir dar um passo pra frente. Mas continuar separando tudo, tenho medo de ficar sem nada, pois ele para de jogar, e depois de um tempo volta, então eu NÃO confio. Enfim vida que segue. Estou me organizando pra no futuro cuidar dos meus pais(sou a única filha, entre 2 homens), ter uma casa e me aposentar. Não quero filhos.
Aqui dividimos tudo pois ganhamos mais ou menos igual. Se um ganhar muito mais no futuro, aí faríamos uma média ponderada. Cada um tem seus investimentos. Ocorre que eu tenho um filho que nasceu antes de nós conhecermos. Então não queremos misturar as heranças. A minha será repartida entre meus filhos. A dela, no nosso filho. O ideal seria separação total de bens mas o nosso ainda é parcial. O nosso perfil de consumo é igual.
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/3TpFfPY
Leu minha mente.❤
E essa planilha ai de orçamento?
@@investidorsardinha eu vou fazer seu curso.
24 anos de casado aqui e já conseguimos atingir o primeiro milhão. Nossos "segredos" são ter o comprometimento de ambos, nunca fazer dívidas sem sentido, sempre procurar ganhar mais, ter sonhos em comum e cada um ter os seus gastos, nada de um ficar controlando o outro. ❤
Inteligência emocional é tudo
parabens meu amigo, sucesso pra vcs, quero um dia chegar nesse nivel com alguem.
ÇÇ😦
Parabéns ❤❤
Parabéns. Infelizmente eu passei a maior parte da minha vida com pessoas que me colocaram pra trás. Mas felizmente agora estou com alguém alinhado comigo e estamos crescendo juntos. E vou te falar, nadar junto é muito mais fácil.
pra vc ver como é simples descontruir, Raul foi de "não consigo falar meu marido" a "eu quero um marido pra mim" em menos de 10seg
Tenho 24 anos e estou noivo. Há 2 semanas eu e ela fizemos algo que chamamos de "CCC", que significa "Cafe com Conversa". Foi fantástico! Fomos para uma cafeteria e conversamos sobre diversos assuntos sobre o futuro como casados. O principal deles foi finanças. No começo, estava com medo de falar sobre, pois hoje tenho uma mentalidade e eu achava que ela tinha outra. No fim, sai extremamente feliz por perceber que estou me casando com a pessoa certa e que estamos muito alinhados! Por isso eu digo: A BASE de um casal sempre deve ser a CONVERSA. Conversem!
Nunca tenho medo de falar nada na relação. Os casamentos com problemas sempre tem ausência de diálogo.
Muito bom!!! Semana que vem faço 10 anos de casado e eu e meu esposo adoramos ir em uma cafeteria para conversar sobre a vida. Adorei o nome que vc deu ao evento.
@@julianamartinez4198 É fundamental, tanto pra alinhar quanto pra relaxar um pouco! Rsrs
Casado há 25 anos, minha vida melhorou mil vezes depois que eu consegui demonstrar pra minha esposa a importância de ser racional com o dinheiro. Tentei muitas coisas, até vencer pelo exemplo e pela exaustão. Hoje vivemos muito melhor, o assunto não é mais tabu em casa. Um apoia o outro e estamos ensinando nossos filhos com nossos erros e acertos. Obrigado pelo vídeo Raul!
Tenho namorada/esposa? Não
Tenho dinheiro? também não kkkkkkkk mas um dia eu vou ter
Boa, conhecimento para o longo prazo kkkkkk
eu tenho a esposa, o dinheiro tambem me falta heheh
Sem namorada/esposa dá para ter sim mano. Mas se arrumar namorada/esposa, vai conseguir não, vai por mim.
Até que o Raul se convenceu rápido com a ideia de ter um marido ein?! Já tava até pedindo um 😂
Essa analogia da "atravessia do rio" é o melhor exemplo análogo a realidade. Coloquei minha esposa pra assistir a aula da família do curso da AUVP e graças a Deus ela assistiu a aula já em uma época que estamos muito alinhados e nossa mentalidade financeira corre junto. Fizemos terapia ano passado inteiro praticamente, com um casamento a beira do término.
Se o casal não estiver alinhado, não tem como isso dar certo
Na aula da família na AUVP muita gente acaba se divorciando por isso, ainda bem que vocês conseguiram se alinhar.
Descobri o que era amor de verdade quando eu e minha esposa juntamos os nossos salários e virou um só dinheiro dos dois. Focando nos objetivos mútuo dos dois de buscar um futuro melhor para os dois.
É isso aí, quem divide despesas é colegas de faculdade
cuidado com isso de amor. O divórcio acaba com homem, 80% dos pedidos são delas
@@dsb007valha como é amargurado kkkkkkk
@@sabrinarodrigues9525falar um dado real é amargura para você? Mas é isso aí, 80% é algo muito relevante para ignorar..
@@sabrinarodrigues9525 silêncio
Aqui na congregação o pastor sempre faz palestra sobre finanças. É um dos maiores problemas dentro da família, o descontrole financeiro. Já teve 3 esses ano, e até pessoas de fora podem ir.
20 anos atrás Gustavo Cerbasi escreveu o livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Um ótimo livro com o qual presenteio todos os meus conhecidos próximos que iniciam suas vidas de casados. Vale a pena a leitura de tempos em tempos.
Por experiência eu posso afirmar, quem menos ajuda nas despesas, é sempre o que mais faz questão de pegar tudo na hora que separa...
Casada 19 anos, cansei de tentar fazer o marido investir e se controlar com as finanças. Ele sabe que é importante, vê videos mas não pratica. Depois dizem que mulher que é descontrolada, se não fosse eu de cima não teríamos nada... Cada caso é um, por aqui prefiro deixar meu dinheiro separado, pago gastos com as crianças (roupas, van escolar, etc), seguro de carro e IPTU, e cuido das crianças, trabalho meio período, amortizo o Ap. E invisto pras crianças. Os demais gastos fica com ele. Não dá pra mudar o outro, então faço o que posso.
Você é uma mulher de exceção. A regra da mulher é ser como o seu marido.
Eu to num dilema assim, a gente para de forma proporcional as nossas despesas em comum e oque sobra cada um tem sua parte. Eu to tentando construir um patrimônio enquanto ele gasta todo o dele. Acho que vou pedir separação total de bens.
@@jomaoliveira7949Você tem dados? O que eu vejo de mulher que sustenta a família sozinha, sendo porque o marido não trabalha, ganha pouco ou foi "comprar cigarro"...
@@deborafeijo7577mas ele gasta com vc? Porque se ele gasta com vc, ele tem direito ao que vc tá guardando sim 😂
@@deborafeijo7577aqui é o contrário, eu pago tudo incluído as saídas. Mas nas brigas ele joga na minha cara que eu sou gastadeira, ele não presta atenção que eu gasto com ele
Se as duas mentes não tiverem em harmonia e com propósitos semelhantes, qualquer coisa que seja dita serão apenas palavras aos vento!
Recomendo muito ter essa conversa logo de início (do namoro) principalmente na parte de objetivos e sonhos que é o que dá mais conflito
Na minha casa, é igual empresa. Entradas - saidas = resultado. Nas despesas tem a minha mesada e da minha esposa. Não interessa quem ganha mais, o mais importante é a partilha e objetivos alinhados.
Aqui em casa somos casados em separação total de bens, ambos trabalhamos, temos um filho.
Dividimos tudo. Cada um tem uma parte da responsabilidade das despesas e das tarefas de cada. As despesas do filho são divididas, cada um cuida de uma parte.
E os investimentos são separados. Eu tenho uma conta e ela outra. Sabemos a senha um do outro pra um caso de emergência, mas ninguém mexe no dinheiro do outro.
Da certo assim. Alguns colegas criticavam essa forma racional de administrar a vida, mas deu certo. Estamos juntos há mais de 15 anos. E passamos de 1k de investimento juntos.
Acho que cada casal acha sua forma (ou não) de administrar a vida.
O importante é achar um modelo que faça sentido pro casal e que não seja um motivo pra acabar o relacionamento.
Vc deu sorte. As kiridas querem só sugar e depois pedir divórcio pra depenar o homem
Na minha casa é assim também... meu marido ganha mais, porém contribui com mais também nas despesas. Cada um com sua carteira de investimentos separada e tudo bem. 20 anos juntos e 1 filho. Se um dia separarmos (não creio), cada um vai para seu lado e a amizade continua... 😂
Parabéns pela administração da relação e do património.
Estou casado a 1 ano (fiz a AUVP logo no primeiro mes de casado). A melhor forma pra nós com ctz é juntar o dinheiro todo e fazer um orçamento com o dinheiro total da casa, ai dentro do orçamento (na parte de conforto/prazeres separamos um percentual igual para os dois gastarem pra si).
Todo o resto é interesse mutuo, a parte de conforto e prazeres é legal ter um pouco separado até pra se um quiser dar um presente pro outro e pra ficar mais livre pra gastar com umas coisas bestas que só você gosta (tenho comprado equipamentos pra fazer café, por exemplo)
Que foda! Espero que esteja tudo dando certo por aí!
@@investidorsardinha Está maravilhoso!! E a AUVP com ctz fez parte disso!!
Aqui em casa trabalhamos com cotas. 1 parte vai pra conta da patroa pra despesas dela, uma parte pra uma conta só minha, 1 parte vai pra uma outra conta pra pagar as despesas do bebê, 3 partes para as despesas domesticas e com saúde. Do 13 salario, ferias e bonificações são provisionadas as despesas anuais de impostos e gastos com viagens em uma aplicação que pode ser resgatada pra essas finalidades. O restante (em torno de 30%) é aplicado. Se estourar o orçamento da cota, fica no vermelho pra compensar no mês seguinte. Depois de anos, é a estratégia que mais está funcionando até o momento.
Show de bola 👏👏
Quantos por cento para cada cota?
Cuidado!!! Ao juntar as finanças, existe um risco de acontecer a chamada "tragédia dos comuns" (pesquise), além de perderem autonomia financeira, aumentar ressentimentos por você estar lutando por algo que não tem muita importancia para o outro e retirar o incentivo individual para cada um ganhar mais e economizar mais.
É um tema complexo e cada um tem a sua forma de viver, e não acho que ninguém deveria se basear em um vídeo no youtube para escolher a forma correta sem uma profunda reflexão sobre os riscos de todos os lados.
muito obrigado por recomendar a leitura desse tema, li aqui e é muito interessante
Sou casada a 18 anos e desde o início sempre unimos nossas rendas ,meu esposo sempre ganhou mais do que eu ,tivemos nossos 2 filhos e agora eu estou com os cuidados do lar ,das crianças e das finanças ,e meu esposo deixa eu cuidar de tudo ,sou privilegiada pois conheço muitas mulheres que se ficarem em casa os esposos além de não valorizar o seu trabalho no lar ainda as deixa sem nenhuma renda ,é por isso é tão importante acertar essas coisas no início do relacionamento.
Minha esposa tem o salário maior que o meu mas meus benefícios são bem gordos então ela paga as contas de casa já que precisa de grana para isso e eu vou ao mercado e os convênios de saúde para nós com isso eu consigo aportar mais de 60% do meu salário e ela 20% com isso se tudo continuar como planejado em 2026 estaremos independentes financeiramente e vamos nos mudar para curtir nossa aposentadoria em Angra dos Reis de boa.... temos (48 ela e 30 anos eu)
No meu casamento juntamos todo o dinheiro, pagamos as contas, investimos, e temos uma mesada para cada um de nós igual para os 2 para gastar com o que quiser, de resto conversamos e acertamos as prioridades, como gastar e com o que
Casado a 8 anos , temos 2 empresas juntamos tudo que tiramos de lucro e salário. Agora para investir 25% divido por 2 é invisto separado por cpf ( pensemos assim por conta de segurança no caso de falecimento o outro ter metade já) reserva de emergência também , dividido ao meio em contas separadas!
Mininu Gomes da Costa, foi muito bom esse vídeo, parabéns, você está formando mentalidade financeira em casais. Prosperidade e responsabilidade. Lindo.
Em 20 anos de casamento e parceria seguimos planejamentos mediatos e imediatos
Na primeira década vivemos com apenas um dos salários e investimos o outro para construir nosso patrimônio inicial e proporcionar as condições para ter um filho.
Na segunda década realizamos alguns sonhos, concluímos projetos individuais e conquistamos independência financeira.
Agora, entramos na fase de ajudar os nossos que sempre estiveram nos apoiando, focar na melhor educação possível para nossa filha, e aproveitar os frutos do nosso esforço.
Temos a mesma profissão, salários praticamente iguais e pensamos parecido, tudo isso facilita mas sempre vão existir períodos de dificuldade, em parceria sempre é mais fácil supera-los.
Penso que o Casamento é uma ótima fórmula de sucesso individual realizada em conjunto, mas é necessário esforço de ambos todos os dias. Se os dois estiverem em sintonia nesse sentido, tornam-se imbatíveis no longo prazo.
A melhor solução aqui em casa foi dividir as despesas e provisionamentos comuns proporcionalmente aos nossos salários. Eu ganhava o dobro dela. Então, pegava todas as despesas e a reserva para objetivos comuns e dividia por 3. Eu arcava com 2 cotas e ela com uma. Foi um sucesso!
O problema que isso pode gerar uma inferioridade na cabeça dela, com o tempo. Cuide pra isso não acontecer.
Casei a 14 anos pq ela engravidou aos 17, temos uma filha de 13, duas ou 3 falências e dois quase divórcios, o casamento foi pela paixão ou o simples fato de que a responsabilidade bateu em nossa cara dizendo " sigam seus princípios e valores". O amor foi construído como se constrói patrimônio, ela pé no chão e eu ALL-IN, e demorou 10 anos pra aceitarmos que nas diferenças se complementamos, quando eu tenho um projeto ela torna-se responsavel por nossos gastos pessoais ou boa parte deles para que eu possa ter a liberdade de focar em um objetivo. Alguns dão certo outros não mas posso dizer que vamos vencer. Estamos perto de dois milhões em patrimônio, pouco dinheiro investido, aliás isso ela faz melhor que eu, e estou perto de fechar o primeiro contrato em que terei 7 digitos de faturamento por ano. No fim me considero bem casado, afinal ela (apesar de ter o negócio próprio tem um certo medo de crescer ) me impulsiona atravez da liberdade e apoio as minhas decisões.
Desde o início do meu namoro eu e minha esposa sempre soubemos das condições de maneira muito clara, até por que era tudo pobre, hoje com uma empresa junto somos pobres Premium e tudo muito transparente, melhor forma
Falou no calor do Tocantins e realmente aqui em palmas está escaldante☀️😡🥵🔥
E as queimadas ajudam a piorar ainda mais esse clima complicado, infelizmente.
dei uma boa risada nessa hora ksksks
obs: já morei em Manaus e por isso sei que realmente é necessário o ar-condicionado
Gostei do exemplo nadando au contrário e preciso o casal nadar na mesma direção
Vídeo necessário demais Raul!!! Obrigado.
Para quem está com os planos para casar faz uma diferença absurda. Confessor que queria ver um video teu com algumas dicas de onde colocar o dinheiro para render objetivamente para comprar um imovel. Tmjjj
Casado a 19 anos eu ganho 2k e minha esposa 2k este.mes eu investi 1/3 do meu salário tenho uma mente mais de empreendedorismo e minha esposa pensa mais no hoje em gastar e pronto
Meu sogro morreu em fevereiro ai veio morar minha sogra cunhada e sobrinho em casa as despesas aumentou e mesmo assim todos estao pensando somente em.gastar ninguem pensa em poupar estou quase desistindo do relacionamento 😢
É amigo , se ela não ter gastos que justifiquem isso , é bomba viu, no mínimo não divide demais as coisas com ela, falo por experiência
Não deixe as pessoas desrespeitarem os seus limites e seus valores de vida. Por mais que voce as ame e doa.
Tu é o homem da casa, bota ordem aí
Enfim li uma história que não é família feliz, derretendo de amor e soltando fogos do sucesso. Assim é a vida real, sem filtros.
É necessário conversar e conscientizar, tentar mudar a cabeça de uma pessoa assim. Eu tenho a teoria de que manter as coisas separadas é sempre a melhor opção, senão sempre acaba indo para a tragédia dos comuns (pesquise sobre). Se as pessoas juntam tudo, qual o incentivo para o parceiro se esforçar para ganhar mais? Responsabilidade dividida é complicada.
Desde meu início do namoro ja discutia sobre dinheiro e metas com minha esposa, melhor coisa que fizemos, hoje não temos muito dinheiro, mas temos metas e objetivos e não estamos devendo a ninguém com 2 filhos :)
Melhor coisa é arrumar uma parceira q faz vc crescer
Raríssimo.
@Ob6vando aí ai...calma pequeno gafanhoto
9 anos de casados, no momento nenhum investimento, mas com algumas conquistas importante, casa própria e filhos. De agora, após quitar os custos da casa, vamos iniciar os investimentos e sempre buscando meios de ganhar mais.
Raul, teus vídeos são muitos bons! Esses conhecimentos deveriam ser obrigatórios na educação básica.
Boa noite Raul, assisto aos seus videos há uns dois anos, vc é muito bom com as palavras e explica tudo muito bem, muiito facil entender oq vc quer ensinar. Parabéns pelo excelente trabalho...obrigadooo🙏🙏
Compartilhei com minha sobrinha, que casou há um mês. Tomara que o jovem casal te ouça!
Assisti sozinho e depois com minha namorada. Achei necessário vermos juntos esse conteúdo! Obrigado, Raul!
Esse negócio do ar aí tem hora q é necessidade! Em dia quente aqui no interior de São Paulo tem vezes que eu nem durmo só com o ventilador travado em cima de mim de tão quente!
🎉POPULAÇÃO ENVELHECENDO. RAUL, P.F., FAÇA VÍDEOS PARA QUEM TEM 60, E SONHOS IMPORTANTES PARA REALIZAR NOS 10 ANOS DE QUALIDADE QUE AINDA RESTAM! CASA NOVA, VIAGENS DIFENRENCIADAS, E AINDA AJUDAR AOS MAIS JOVENS DA FAMILIA, SOBRINHOS, ETC! PRECISA DE MUITA GRANA!!! kkkkk ...VALEU!! PARABÉNS!
Faz um vídeo nessa linha mas para casais estáveis que não querem se separar, acima dos 40 anos, mas que ainda estão endividados, com e/ou sem filhos.
Tenho certeza que um percentual grande vai se identificar, eu inclusive
finanças pra meia e para terceira idade é um conteúdo difícil de achar, temo pelo meus pais e tios...
seu video da sua tia depiladora foi excelente!
Os 40 de hoje temem ficar igual nossos velhos de 70
tenho pavor de perder tempo com like e comentar, mas o conteúdo me agregou bastante, valew! Pábulo Silva, Taquari-RS Tmj!
Raul aqui no Tocantins o ar condicionado é necessidade mesmo.
Parabéns por esse conteúdo super necessário!
Oloco... Faz um ano que não acompanho... Erro meu.
Mas teve uma mudança incrível... No canal quanto auvp entre outros...
Fico muito feliz pela evolução, tudo sempre evolui.
Não sou a uvp mas logo mais estarei no grupo...
Bons tempos hahahah
"Eu quero um marido pra mim." Sena, Raul. 2024
Aqui os dois salários caem na mesma conta.. parte 1 conquistada, agora falta alinhar os objetivos.. mas no caminho.. excelente vídeo
Raul vc é top❤ maduro ! Alinhar e bom!
AMOR acima de tudo!
Top Raul
Primeiro soma... a sobra é do casal...
Queria muito poder usar essa planilha 😢 ela é perfeita , hoje faço tudo pelo Caderno
Raul, muito bom! Aqui em casa sempre foi consenso que o dinheiro é nosso! Inclusive utilizamos a conta compartilhada do BTG pra centralizar tudo e ficar mais fácil de organizar a planilha financeira no sheets, que é compartilhada entre nós dois. Ninguém está aquém das condições financeiras aqui, e essa foi a melhor escolha possível.
Muito interessante sobre esse assunto é o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos" do Gustavo Cerbasi
la fala muito sobre questões de diferentes perfis de casais:
- Gastador Casado com Poupador
- Poupador Casado com sem Noção
- Gastador Casado com sem Noção
- Poupador Casado com Poupador
E da muitas dicas para cada combinação de casal que possa existir.
Super indico !
Raul. Você usou uma figura de linguagem que eu uso, que é atravessar um rio. Só que eu coloco um barco e se quem quiser entrar no meu barco, vai ter que me ajudar a remar. Quando um cansar o ou rema e vice versa e vai se revezando. O que não aceito é só eu remar. Não é justo. Obrigado pela excelente aula.
Ola Raul. Eu e minha esposa tivemos uma conta conjunta durante quase 15 anos. Não que o dinheiro tenha quase terminado com o nosso relacionamento. Mas com certeza contribuiu, pois depois que nos acertamos novamente decidimos que cada um teria a sua conta separadamente.
É claro que os custos são divididos por igual, pois nossos salários são muito parecidos. Cada qual é responsável pelos seus compromissos financeiros e isso sempre funcionou.
Estou investindo religiosamente 25 % do meu salário, hoje tenho 42 anos e pretendo me aposentar daqui a 15 anos com os investimentos. Sei que se ela investisse junto comigo poderíamos muito mais rápido conquistar nossas independência financeira desde que ela esteja disposta a isso. Irei apenas enviar o vídeo para ela assistir. Obrigado pelos ensinamentos.
Ainda não assisti o vídeo, mais o joinha já é garantido por que sempre é um vídeo top, cheiro de informações. Muito obrigado pelo seu esforço em nós ajudar
Eu mal dou conta de 1 carrinho no mercado, imagina 2.
Quando Raul falou "meu marido", pensei nele casando com Cazé ou Ricardo hahaha
A parte que ganha menos deve pagar as contas da casa em uma porcentagem menor, algo como 10% ou 20%, mas deve pagar para sentir a dor do dinheiro e perceber o quanto a outra parte está se esforçando pelo casal. Caso não pague nada, perde-se a noção da realidade do custo de vida da casa
Raul, em Manaus, se não usar o Ar-condicionado é óbito kkk
Em alguns lugares é inviável, só o custo de um aluguel que não seja em área perigosa no RJ é mais de 1500 por mes, sem contar o condomínio.
😂😂😂 ficou engraçado meu marido! Raul vc e diferente e brincadeira
Por enquanto moro com meus pais, tô aproveitando esse tempo para investir 75-80% do salário. Já tô planejando os gastos morando sozinho ou com uma parceira. Por enquanto tá tudo tranquilo
Raul, perfeita sua análise. Aqui em casa minha esposa é totalmente independente financeiramente de mim.Como cada um tem uma boa renda as despesas de casa e entretenimento como viagens são divididas. No nosso caso é ótimo pois como cada um arca com metade dos gastos podemos nos dar ao luxo de irmos a restaurantes melhores, hospedarmos em hoteis melhores e ter um padrão de vida um pouco melhor. Acho que vc está desperdiçado no mundo financeiro, deveria ser um conselheiro matrimonial...kkk
No Tocantins realmente é necessidade básica um ar viu 😅😂
Nós fazemos algo parecido aqui, ganho mais que minha esposa, então a compra do apartamento e do carro fui eu que fiz. Os gastos mensais dividimos meio a meio.
Nossa, Raul, você ficou bonito com essa camisa verde. Amei a foto de perfil, ficou lindo o detalhe da camisa. Milagre que saiu do preto!
Raul se rendeu a insider.
Não, não uso insider, uso camisetas de algodão pima.
@@investidorsardinha hehehe a cor é muito parecida com uma da insider, que não é modal, é outro tecido mais macio, mas não sei dizer qual.
Muito bom o vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 top
Oq é meu é meu. Ponto final
Bom, aqui em casa nós temos uma forma diferente: temos uma espécie de POT onde colocamos 60% do nosso salário. Esse POT é usado para pagar as contas da casa, gastos em conjunto e investir. Enquanto todos os gastos pessoais devem ser pagos pelo dinheiro investido pela própria pessoa. Está funcionando super bem, porque eu sou uma pessoa mão de vaca, então não concordo com alguns gastos com beleza, mas como o dinheiro é dela, eu não tenho o direito de opinar nesse tipo de gasto. Está funcionando muito bem.
eu e a prenda dividimos os aportes, eu somente na bolsa e ela aplica em cdb e selic.
Que vídeo EXELENTE!
Dia 23/09/2024 Sardinhas raiz ou novos temos encontro marcado com o Raul.
No caso da Netflix eu pago 13 reais pois somos 5 usuários ,e tenho buscado aprender mais assuntos novos por meio dos documentários
Ótima aula Raul!!! Obrigado!!!
Raul comenta a queda livre da AURE3 e seus indicadores, gosto dos seus videos tecnicos.
Obrigado Raul
Raul, meu relacionamento tem 7 anos.
Nosso dinheiro é completamente separado.
Pois EU sou EXTREMAMENTE organizada.
Ele extremamente instável devido a jogo de aposta. Depois de muita conversas, acho que finalmente vamos conseguir dar um passo pra frente. Mas continuar separando tudo, tenho medo de ficar sem nada, pois ele para de jogar, e depois de um tempo volta, então eu NÃO confio. Enfim vida que segue. Estou me organizando pra no futuro cuidar dos meus pais(sou a única filha, entre 2 homens), ter uma casa e me aposentar. Não quero filhos.
Excelente vídeo,muito obrigado...
Sábio o que aprende com o erro dos outros.
Leiam casais inteligentes enriquecem juntos do Gustavo Cerbasi
Eu com 22 anos vendo esse video sem nunca ter namorado hahaha mas tamo guardando dinheiro.
plano e entrar na auvp começo de 2025
Fico te esperando!
Que vídeo genial!!! Sinceramente!
Goste do tom de verde da camiseta
Cara mt zika o video. Fassa mais videos assim kkk
Raul, não é só nas neopentecostais que existe a “regra” do sexo após o casamento. Pentecostais e reformadas também pregam isso.
Qualquer religião que prega o que a Biblia diz prega isso!!
Aqui dividimos tudo pois ganhamos mais ou menos igual. Se um ganhar muito mais no futuro, aí faríamos uma média ponderada. Cada um tem seus investimentos. Ocorre que eu tenho um filho que nasceu antes de nós conhecermos. Então não queremos misturar as heranças. A minha será repartida entre meus filhos. A dela, no nosso filho. O ideal seria separação total de bens mas o nosso ainda é parcial. O nosso perfil de consumo é igual.
ENTÃO VAMO LÁ!
Fazer investimento junto ou separado, consulte um contador para saber o que vale mais a pena no imposto de renda.
absolutamente fantástico este vídeo! vou compartilhar a rodo!
Video maravilhoso..
É até bom esse vídeo, tem uma ruma de zé, q não ganha quase nada falando q só casa eu separação total de bens!
Eu, solteira, em aula ✍🏽
Genilson❤Camila
Raul posso fazer essa planilha nas caixinhas do nubank? 😅
Não tenho ficante, namorado e não sou casada e estou aqui estudando hahahah
Bora casar e ficar rico juntos
Like esmagado na confiança 🐟 🐟 🐟
Muito 🔝🔝🔝👏👏👏