PARA ENTENDER O ORIENTALISMO - EDWARD SAID

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • No vídeo desta semana apresentamos o conceito de Orientalismo, criado por Edward Said, demonstrando brevemente como a visão hegemônica sobre o Oriente, é na verdade uma construção generalizante e preconceituosa dissimulada no Ocidente. Sendo uma das principais referências de estudos pós-coloniais e tendo lecionado nas principais universidades estadunidenses, Said trás em o “Orientalismo” uma visão absolutamente atual sobre estas questões, em um momento em que novamente olhamos para o Oriente e tecemos nossos juízos, esta leitura é fundamental!
    #UniversodaHistória #Orientalismo #Said #OrienteComoInvençãoDoOciente
    Se inscreva no canal, compartilhe para ajudar na divulgação e curta o vídeo!!!
    Siga nossa página no Facebook:
    @universodahistoriautp
    / universodahistoriautp
    Nosso Instagram:
    @universodahistoriautp
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 42

  • @elzeberpaizflores6343
    @elzeberpaizflores6343 Год назад +6

    Realmente é muito importante destacar que esse estereótipo criado sobre o oriente acaba sendo transmitido para muitas pessoas porém com o orientalismo do Said consegue pontar conceitos enriquecedores e tirar essa visão ocidentalista sobre o oriente

  • @ruipzmonteiro
    @ruipzmonteiro 3 года назад +17

    Muito grato por este video mano! Sério, valeu mt, estou tirando licenciatura em Antropologia na universidade aqui de ciências sociais e políticas de Lisboa e não encontro nada no youtube sobre estes temas em português (de Portugal) e por isso um muito obrigado pelo serviço público.
    Um abraço aqui de um futuro (quem sabe kkk) antropólogo português!!

  • @vanessayamamoto1844
    @vanessayamamoto1844 2 месяца назад

    Vim pela aula de Cultura Espanofona.
    Curso Letras Espanhol
    Faculdade UFPA
    Grata pela aula,que me ajudou muito.

  • @lucianomoraes3250
    @lucianomoraes3250 3 месяца назад

    Ótimo!! Valeu!

  • @juliairene9218
    @juliairene9218 4 года назад +9

    Muito bom o vídeo, destaca os pontos altos da discussão que Said aborda em sua obra!

  • @miguellima4355
    @miguellima4355 3 года назад +7

    Essa ideia de superioridade dos europeus, face aos orientais, já veio desde o tempo dos descobrimentos! Lembro-me que na aula de história, quando Portugal foi para a Índia (com a finalidade de colonizar e escravizar é claro!), os mesmos achavam a sua cultura superior há da dos índios! E o mais engraçado, é que os índios acharam a cultura deles/os portugueses inferior, devido: às maneiras de cuidar da higiene, as maneiras como comiam, etc... E foi por esse motivo, pelo qual a Índia, não ter aceito ser mais uma colónia portuguesa! Cumprimentos e obrigado por este vídeo educativo!

    • @ilyfly2977
      @ilyfly2977 2 года назад

      moça, Portugal n foi procurar um outro caminho para rotas comerciais? principalmente com a intenção de ter mais privilégios no intuito de ter vantagens dentro da venda na Europa?

    • @miguellima4355
      @miguellima4355 2 года назад

      @@ilyfly2977 primeiramente, não sou "moça"! Sou moço... não sou machista, mas também não vamos trocar o sexo dos outros! Outra, os portugueses queriam sim, colonizar a Índia! E isso é facto. Ao perceberem que não conseguiriam colonizar a Índia, pois os índios acharam os próprios pts inferiores a nível cultural, decidiram ficar apenas pelas relações comerciais! Com a troca de especiarias, etc... tanto que foram os ingleses a colonizar a Índia, dado que não eram uns autênticos "selvagens" como os nobres do alto escalão eram. Podiam se achar superiores, mas aos olhos dos índios não eram!! Percebeste? Se sim, agradeço-te.

    • @miguellima4355
      @miguellima4355 2 года назад

      @@ilyfly2977 e sem me dispersar muito da tua pergunta, sim. Portugal foi em busca de outros lugares de rotas comerciais. E até conseguiram conquistar território com isso! O resto tu já deves saber. Digo eu...

    • @Pedro-ro6kf
      @Pedro-ro6kf 2 года назад

      Só um detalhe: habitante da Índia é indiano e não índio.

  • @pedrovalandro6763
    @pedrovalandro6763 4 года назад +6

    Muito!!!! Tema oportuno. E, principalmente a citação do Sócrates. Parabéns.

  • @brunossilva2850
    @brunossilva2850 4 года назад +2

    Muito bom e importante essa obra!
    Obrigado pelo resenha!

  • @raylanebenjo9873
    @raylanebenjo9873 4 года назад +2

    Tão necessário esse vídeo, muito grata por ter produzido

  • @identidade85
    @identidade85 4 года назад +2

    Boa! Pensar o Oriente é preciso

  • @AKARMX
    @AKARMX 2 года назад

    Essa breve explicação sobre o livro e suas passagens é essencial.

  • @prof.paulojunior
    @prof.paulojunior 4 года назад +1

    Muito bom!

  • @jiwoochoi7150
    @jiwoochoi7150 4 года назад +1

    Muito bom!!

  • @franciscobrunomartinsdasil1795
    @franciscobrunomartinsdasil1795 3 года назад

    Muito bom, consegui esclarecer algumas coisas que vão me ajudar no decorrer da leitura desse texto. Parabéns!👏

  • @mayconruani8063
    @mayconruani8063 4 года назад +4

    alem de inteligente é bonito, vídeo show de bola!

  • @annacarolina144
    @annacarolina144 2 года назад

    Perfeito!!! Muito esclarecedor.

  • @artico9583
    @artico9583 Год назад

    Ótimo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @magdajaber9485
    @magdajaber9485 3 года назад

    video INCRIVEL! parabens

  • @DeltaPrismo
    @DeltaPrismo Год назад

    3:20 isso me lembra o vídeo JAPA do canal porta dos fundos, só que no vídeo é uma pessoa chinesa nós generalizando.

  • @hevertonrezende
    @hevertonrezende 3 года назад

    Parabéns pelo vídeo

  • @mirieleklaus5112
    @mirieleklaus5112 3 года назад

    Tenho que fazer uma redação sobre Edward Said e estou perdidaaaaa

  • @tiagod2948
    @tiagod2948 2 года назад

    Por que não mostrou o contraponto feito por Robert Irwin?

  • @benjaminferreiralima4204
    @benjaminferreiralima4204 2 года назад

    fala muito pouco sobre o livro...

  • @arthuralcantara3142
    @arthuralcantara3142 4 года назад +6

    Só para deixar claro, o "Oriente" que o Said considera na sua análise se limita ao Oriente Médio. Obvio, você pode traçar paralelos, mas a teoria do Orientalismo não serve de base de análise para os países do extremo oriente, por exemplo.

  • @andremorelli85
    @andremorelli85 4 года назад +2

    Ué, mas a alimentação chinesa naquela província foi determinante para a passagem do Covid-19 para seres humanos, e cientistas, chineses tb, vem insistindo há anos que essa cultura alimentar é perigosa e potencialmente fonte de epidemias, exatamente o que aconteceu. O exemplo é ruim.

    • @lucas84405
      @lucas84405 4 года назад +5

      Ola André, agradeço sua contribuição para reflexão, mas penso que talvez não tenha intendido a intenção de dar este exemplo para relacioná-lo ao Orientalismo. Não tenho propriedade intelectual para falar sobre as peculiaridades da alimentação chinesa, mas ao que me parece, ainda está um pouco abstrato as origens da Covid-19, e se de fato tem alguma relação com os hábitos culturais da China, pelo menos até o presente momento. Gravei este vídeo no final de fevereiro, pouco tempo antes do primeiro caso no Brasil, o exemplo cuja o qual você se refere, não tem a intenção de desconsiderar a possibilidade de o vírus estar relacionado com hábitos alimentares, ma sim de problematizar a ação reacionária neste sentido, tal como se observava em inúmeras publicações que buscavam dar causas e culpados em um momento em que se sabia muito pouco sobre, é este o problema. Também precisamos lembrar que nos rincões sertanejos brasileiros, ainda se conserva hábitos de comer carne de Lagarto, Jacaré, Quati, Anta, Tatu e outros tantos animais silvestres, e não vemos problematizações circulando com a mesma intensidade, portanto, o exemplo dado tem a intenção de apontar para mais uma prática de orientalismo.

    • @andremorelli85
      @andremorelli85 4 года назад +1

      Vc ainda está errado. O Covid é um vírus que está presente em animais selvagens e o hábito de se alimentar de animais selvagens capturados de maneira cruel e sacrificados de maneira desumana em um mercado sabidamente imundo e potencialmente fonte de epidemias pela transmissão de doenças de animais para humanos é, de longe, a causa mais provável da epidemia. Isso é um fato que o governo da China não nega nem tenta esconder, prova é que declarou que vai fechar estes mercados e ainda proibiu o consumo de diversos animais. As coisas que o Said denuncia e afirma não podem ser usadas para escusar o comportamento irresponsável do governo chinês neste caso. Ademais, não estou falando de um país periférico e vítima do imperialismo, mas de um império poderoso, autoritário e trilionário, com um exército gigantesco e bem armado que tem comportamento imperialista com os países ao seu redor. Lamento que seu exemplo tenha caído tão mal por conta do momento atual.

    • @andremorelli85
      @andremorelli85 4 года назад +1

      Sobre as problematizações do consumo de carnes exóticas ou de caça nos interiores do Brasil, a comparação é ridícula, pois este hábito não é alvo de denúncias de seu potencial perigo para trazer vírus selvagens para seres humanos, como é o caso dos merrcados de Wuhan. Esta comparação é desonesta. Os mercados de Wuhan, por onde circulam dezenas, talvez centenas de variantes do coronavírus, que por sua vez é a causa de várias epidemias, é cientificamente comprovado como perigoso, e o governo chinês pouco ou nada fez para acabar com eles.

    • @galaticboom
      @galaticboom 3 года назад +3

      Tem um novo nicho dos pseudo lacrolândia de direita que gostam de se colocar como se estivessem num patamar acima dos demais, vamos lá , em relação a "doenças" , a falta de higiene por séculos foi uma grande característica dos ditos "povos ocidentais civilizados" vide a pandemia de Peste Negra que assolou a Europa vitimando em torno de 200 milhões de pessoas entre 1347 a 1351, as ruas imundas das grandes capitais ocidentais era um reflexo de como a "nobreza" também vivia , e esse estilo de vida insalubre reverberava a todas as classes sociais , assim como outras doenças relacionadas a falta de cuidados básicos sanitário higiênico e asseio (cólera, desinteria, febre de diversos tipos, doenças venéreas, obesidade, vícios, doenças devido a glutonaria, etc) , a igreja predominante cristã na época desenvorajava e condenava os cuidados pessoais associando a vaidade e pecado, perseguiu a ciência atirando a sociedade no que foi conhecido como "era das trevas" que só foi terminar com o "iluminismo" , vale lembrar de dois fatores históricos importante: A Guerra do Ópio (quando a Grã-Bretanha querendo enfraquecer o império Chinês, introduziu propositalmente essa droga no território afim de enfraquecer o povo oriental com vícios e drogas até então desconhecido por essa rica cultura) , o surgimento do HIV (Pesquise sobre o Médico e pesquisador estadunidense Robert Gallo), o contato do "homem branco" com os "primitivos" ameríndios o qual muitos sucumbiram por DOENÇAS trazidas pelos "limpos" , "higiênico" e "civilizados" ocidentais (sem contar a carnificina, chacinas, limpeza étnica, destruição do meio e ambiente, perseguição religiosa creditada aos colonos no "Novo Mundo" ) , não podemos esquecer da inquisição , portanto é preciso reflexão antes de apontar os dedos para julgar outros povos, principalmente os orientais, o ocidente foi também responsável por grandes tragédias de diversas naturezas.

    • @andremorelli85
      @andremorelli85 3 года назад

      @@galaticboom então, não é uma questão de higiene, apenas. O que o estudo publicado em revista acadêmica internacional demonstrou, anos antes da pandemia, era de que os mercados de animais selvagens da China eram uma fonte potencial de epidemias. Não é uma besteira, algo simples estilo "falta de higiene", como se fosse um racismo contra os chineses. A questão é outra. O consumo de animais selvagens é fonte conhecida de novas doenças. Na China não só havia acumulação desses animais como um hábito alimentar de consumi-los crus. Não é uma questão de direita ou esquerda, é o que dizem especialistas em epidemiologia.

  • @kagiugsliagig
    @kagiugsliagig 3 года назад

    Acho que a galera que está estudando esses livros tem que estudar sobre historia antes para entender as razões que as coisas são como são hoje, exemplos como pedofilia, bigamia, alimentação inadequada, imperialismo, intolerância religiosa entre outros exemplos que na sua época foram vistas de forma negativa pelos antigos e que hoje ainda são vistas más de alguma forma são introduzidas de uma forma bonita, fofinha que sofre preconceito e aquela palhaçada toda, vemos nos dias de hoje os atendados na França por parte dos muçulmanos em pleno século 21 onde deveriam ser todos tolerantes neh, vemos uma alimentação bizarra em mercados como de Wuhan que criam as piores doenças vistas pela humanidade, essas coisas todas já aconteceram más parece novo para o pessoal da lacrolandia o curioso que assim como antigamente a invasão desses povos foram motivadas pelos próprios povo que habitava a Europa em 500 depois de Cristo, então se continuarem a ir por esses caminhos que como disse já aconteceu na historia algumas vezes, não foi apenas 1, novamente serão dominados e vão ter que lutar novamente por sua liberdade, porque não tem espaço em alguns '''continentes'' para justiça ou liberdade de expressão, más ironicamente onde há esse espaço existe um financiamento massivo para que essas pessoas passem um Oriente de Arco Iris, alegria, justiça e liberdade, coisa que todos sabem que mesmo nos dias de hoje existe, as pessoas continuam sendo perseguidas e mortas por acreditar em Cristo e não vejo cristãos matando ninguém porque acredita no islã, no espirita, no candomblé ou no ateísmo, não vejo ocidente tirar os órgãos do seu povo e fazer mercado, não vejo povo do ocidente perseguir jornalistas e matar eles por expressar sua opinião como em alguns países acontece hoje, não vejo escravidão no ocidente como hoje ainda existe em países da Africa, o ocidente esta entrando em uma lamaçal por acreditar que esses vão ser os salvadores todos pagos não é a toa que a maioria das mídias ocidentais são do oriente se nós criamos uma imagem do oriente negativa qual a razão e interesse do oriente em nossos meios de comunicação, a desorientação a partir do século 19 cresce a cada dia a pessoa que quiser hoje estudar qualquer matéria de ''Humanas'' tem a obrigação de saber sua historia ou será facilmente enganado por essas novas narrativas que não entendem as razões de não aceitar certos costumes que para nós ocidentais mostra um claro desrespeito ao ser humano, vejam se Edward Said está na literatura islâmica veja a unica coisa que o Irã tem em comum é o islamismo orá onde está a grandes universidades literárias a grande liberdade de expressão porque esses assuntos veem a ser estudados e discutidos no Oriente, pense nisso, estude e não seja escravo de falacias dos outros para denegrir a sua Historia e de onde viemos, para onde vamos, nossas vitorias que não foram pouca para nós termos essa liberdade essa diversidade que lugar nenhum do mundo tem

  • @larissaglouback
    @larissaglouback 7 месяцев назад

    Muito bom!

  • @duduelado
    @duduelado 3 года назад

    Muito bom!!