Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado (E-QTEsp-OpCerr) no GptFNB

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 июн 2023
  • O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) foi criado pelo Decreto nº 51.321 de 2 de setembro de 1961, data em que se comemora o aniversário da criação. Fruto de uma marcha à pé do Rio para Brasília - 28 de janeiro de 1960, teve seu aquartelamento inicial na Área Alfa.
    Em 10 de agosto de 1970 teve inauguradas suas instalações à beira do lago Paranoá, em Brasília, onde teve sua primeira bandeira hasteada pelo Presidente da República.
    Em 11 de março de 1974 foi criado o Quartel do Campo de Adestramento do GptFNB (CADEST), e que, atualmente, tem o nome de CIAB (Centro de Instrução e Adestramento de Brasília) criado 1997 com turmas de formação de SD-FN e MN.
    A missão do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília consiste do seguinte propósito e tarefas para sua consecução:
    PROPÓSITO
    Contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval, na área sob jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), estando apto a participar de operações terrestres de carater naval destinadas a prover a defesa de instalações navais e de outros elementos componentes do Poder Marítimo, bem como realizar operações de segurança interna, compatíveis com sua composição, conforme lhe forem atribuidas pelo comandante do 7º Distrito Naval.
    TAREFAS
    - Constituir ou nuclear Grupamentos Operativos capazes de participar de operações terrestres de caráter naval;
    - Promover a segurança e a defesa de instalações navais e civis de interesse da Marinha, na região sob jurisdição do Com7ºDN;
    - Integrar e/ou recompletar Grupamentos Operativos da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), dentro ou fora da área de jurisdição do Com7ºDN; e
    - Outras que lhe forem atribuídas pelo Comandante do 7º Distrito Naval, compatíveis com sua organização, efetivo e capacidade operativa.
    A Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, subordinada ao Com7ºDN, tem por finalidade atender às solicitações da MB e entidades civis de caráter cívico/social. Sua existência histórica, não está fixada apenas na data de criação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, ocorrida em 2 de setembro de 1961, mas também no singular acontecimento que marcou as páginas de nossa história. Em 7 de março de 1808, o aportar dos navios na cidade do Rio de Janeiro, que trouxera a Família Real e a Corte portuguesa, tinha também em sua tripulação a Brigada Real da Marinha - origem dos atuais Fuzileiros Navais. Esta, ao desembarcar, realizou um desfile, tendo à frente sua vistosa e garbosa Banda a executar seus dobrados vibrantes.
    Nossa história vem registrando a continuada presença de Fuzileiros Navais de reconhecida expressão no cenário musical brasileiro e internacional, como a do saudoso Maestro Eleazar de Carvalho, que dirigiu orquestras como a de Saint Louis/EUA, a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Nossas Bandas tiveram, ainda, como professor e regente, o Maestro Francisco Braga, autor da Música do Hino à Bandeira e Patrono das Bandas de Música da Marinha do Brasil.
    Dentre das apresentações no exterior desta fração de Fuzileiros, podemos destacar a participação nas comemorações dos 60 anos de criação do Estado de Israel, ocorrida no ano de 2008. Na jurisdição do 7º Distrito Naval, além das apresentações na Capital Federal e Cidades Satélites, a Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, marca presença em cidades do Estado de Tocantins e Goiás, com belas execuções de hinos e canções, pertencentes ao repertório das Bandas de Música da Marinha do Brasil. No entanto, tais objetivos, somente são alcançados, devido ao sentimento coletivo evidenciado pelo espírito de corpo, e de um profundo desvelo e profissionalismo inerente a todo Fuzileiro Naval.
    Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado (E-QTEsp-OpCerr)
    O Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado (E-QTEsp-OpCerr) tem a finalidade de proporcionar habilitação específica para coordenar e executar operações no Cerrado e promover a segurança e a proteção de dignitários e instalações de interesse da Marinha do Brasil (MB), na região sob jurisdição do Com7ºDN.
    Ampliando os conhecimentos necessários à execução de diversas tarefas pertinentes à missão do GptFNB, o Estágio contou com instruções, tais como: Segurança de Áreas, Instalações e Autoridades; Controle de Distúrbio; Abordagem de Embarcações; Operações no Cerrado; Orientação e Navegação no Cerrado; Técnicas de Vida no Cerrado; Atendimento Pré-Hospitalar Tático; e Técnicas Especiais no Cerrado. As atividades extracurriculares do Estágio abordaram ainda: Combate a Incêndio Florestal; instruções sobre Fauna e Rastreamento; e instrução de Lançamento de Rapel de Aeronave.
    O E-QTEsp-OpCerr é fundamental para tornar o GptFNB a Organização Militar da Marinha do Brasil, por excelência, vocacionada para Operações no Cerrado e detentora de conhecimentos específicos do segundo maior bioma do Brasil.
    www.marinha.mil.br/gptfnb/

Комментарии • 4

  • @edsoncostalobo2311
    @edsoncostalobo2311 23 дня назад +1

    O estágio é aberto a participação de forças coirmãs?

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  22 дня назад +1

      Sim, Quem determina número de vagas é o Comando de Operações Terrestres (COTER) para Polícia Militar e Bombeiro Militar. Entre em contato Secom do GptFNB.
      www.coter.eb.mil.br/
      instagram.com/coter_exercito/
      Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado (E-QTEsp-OpCerr)
      Telefone: (61) 3774-1200
      Telefone: (61) 3774-1206
      Telefone: (61) 3306-1113
      E-mail: gptfnb.secom@marinha.mil.br
      www.marinha.mil.br/gptfnb/
      instagram.com/opcerr_/
      Forte abraço e sucesso.

  • @wellingtonandrade4883
    @wellingtonandrade4883 11 месяцев назад +1

    Salve . Tenho algumas questões específicas . Atualmente estou embarcando numa unidade FPSO Petrobrás como marinheiro de convés por uma empresa terceirizada . Meu superior é o Coemb (Coordenador de embarcação) , funcionário concursado da Petrobras. Recentemente atingi o quantitativo de embarques suficientes para me candidatar ao curso APAQ-CTR no Ciaga em 2024 e por meu empenho esse chefia se dispôs a assinar a indicação de empresa para me ajudar a conseguir a vaga no curso. As perguntas : 1) Ele possui a prerrogativa de poder efetivamente assinar em nome da Petrobras para me indicar para esse curso ? ( O comandante do centro de ensino vai aceitar essa inidicação?) 2) Se a reposta for negativa , no Prepom diz que a função mínima seria a de Gerente de RH da Petrobras , neste caso devo assumir que o G-PLAT da unidade é hierarquicamente um preposto da BR suficiente para assinar essa indicação em nome da BR??? Vc possui alguma luz para me dar ?

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  11 месяцев назад +2

      Sim ele possui a prerrogativa de poder efetivamente assinar em nome da Petrobras para indicar para esse curso. Enviar pelo email a Carta de Indicação ciaga.cursos@marinha.mil.br todas informações suas e da empresa.
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/785
      Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre - Básico Módulo II (APAQ-CTR MOD II-1/2023)
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/2310
      Tem que ter a indicação de empresas para fazer o Curso de Aperfeiçoamento para Contramestre - Básico Modular - na modalidade PREPOM - APAQ-CTR -Módulos I, II e III
      No formulário de inscrição tem que ter a indicação de empresas.
      www.marinha.mil.br/cpsp/APAQ-CTR%20turma%201/2023
      www.marinha.mil.br/cpsc/node/452
      fundacaofemar.org.br/portalwordpress/2022/06/06/curso-de-aperfeicoamento-para-contramestre-basico-apaq-ctr-modular/
      sige.srv.br/catalogo_cursos.php
      São Selecionados empresa e Selecionados avulsos
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/2274
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/2269
      Tem a CARTA DE INDICAÇÃO (modelo incluindo CPF)
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/785
      VII - No caso de indicação de empresa, a Carta de Indicação deve ser feita de acordo com o modelo (Carta_Indicacao - MODELO2020.doc) devidamente assinada, no mínimo pelo Encarregado do setor de Recursos Humanos e somente será aceita se for remetida pela própria empresa para o CIAGA, seja para o email (ciaga.cursos@marinha.mil.br(link sends e-mail)) ou pelos Correios.
      VIII - A Carta de Indicação, quando o PREPOM assim exigir, deverá conter OBRIGATORIAMENTE em seu texto o compromisso da empresa em fornecer uma vaga de estágio embarcado para cada um dos indicados.
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/785
      www.marinha.mil.br/ciaga/modelodocs
      www.marinha.mil.br/ciaga/node/470
      www.marinha.mil.br/ciaga/perguntas#5
      Forte abraço e sucesso.