DISCO COMPACTO OU CD ROM COMO FUNCIONA EM PORTUGUÊS EXPLICAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO ANIMADA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 окт 2020
  • DISCO COMPACTO OU CD ROM COMO FUNCIONA EM PORTUGUÊS EXPLICAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO ANIMADA
    O CD foi criado em 1979 pela japonesa Toshitada Doi (da empresa Sony) e pela holandesa Kees Immink (da empresa Philips). No ano seguinte, a Sony e a Philips, que desenvolveram o sistema de áudio digital Compact Disc, começaram a distribuir CDs, mas as vendas não tiveram sucesso devido à depressão econômica da época. Então, eles decidiram abraçar o mercado de música clássica de alta qualidade. Começou o lançamento do novo e revolucionário formato de gravação de áudio, que mais tarde seria estendido a outros setores de gravação de dados.
    O sistema óptico foi desenvolvido pela Philips enquanto a Leitura e Codificação Digital era realizada pela Sony, foi apresentado em junho de 1980 à indústria e 40 empresas de todo o mundo aderiram ao novo produto obtendo as licenças correspondentes para o produção de jogadores e discos. Em 1981, o maestro Herbert von Karajan, convencido do valor dos CDs, promoveu-os durante o festival de Salzburg (Áustria) e a partir desse momento seu sucesso começou. Os primeiros títulos gravados em CDs na Europa foram a Alpine Symphony (de Richard Strauss), as valsas de Frederic Chopin (interpretada pelo pianista chileno Claudio Arrau) e o álbum The Visitors (do grupo pop sueco ABBA).
    Em 1983, a americana CBS (que hoje pertence à japonesa Sony Music) lançou o primeiro CD nos Estados Unidos: um álbum do cantor pop Billy Joel.
    A produção de CDs foi centralizada por vários anos nos Estados Unidos e na Alemanha, de onde foram distribuídos para todo o mundo. No início dos anos noventa, fábricas foram instaladas em vários países como exemplo, em 1992 a Sonopress produziu o primeiro CD no México, intitulado De mil colores (de Daniela Romo). Em 1984, os CDs foram abertos para o mundo da computação, permitindo o armazenamento de até 700 MB.
    O diâmetro da perfuração central dos discos compactos foi determinado em 15 mm, quando entre as refeições, os criadores se inspiraram no diâmetro do florim de 10 cêntimos da Holanda. Em contrapartida, o diâmetro dos CDs é de 12 cm, o que corresponde à largura dos bolsos superiores das camisas masculinas, pois segundo a filosofia da Sony tudo tinha que caber ali.
    Definição
    O CD (Compact Disc) consiste em um pequeno disco de 120 mm de diâmetro com um orifício de 15 mm de diâmetro no centro e uma espessura de 1,2 mm, com uma densidade de 16 000 TPI (faixas por polegada: faixas por polegada); embora existam os menores minidiscos, com 80 mm de diâmetro.
    O disco é constituído por uma fina placa de policarbonato, recoberta por uma película metálica, geralmente de liga de alumínio, sobre a qual é espalhado um revestimento plástico que protege a superfície metálica, os dados são registrados apenas de um lado, enquanto que na outra geralmente é aplicado um rótulo. Ao contrário de um disco de vinil, um CD começa a tocar a partir da margem interna e não de fora.
    A gravação de um CD começa em uma fábrica onde um laser muito poderoso é usado para fazer furos em um disco master. A partir deste disco mestre é gerado um molde que será utilizado para o registro das cópias. As cópias são feitas sob pressão e não por meio de laser como no disco master.
    As áreas perfuradas são chamadas de 'poços' ('poços') e as áreas não perfuradas são chamadas de 'terras' ('terra seca'), que são alinhadas ao longo de uma única espiral que corre de dentro para fora e cobre toda a o CD com 6 km de extensão, no qual estão alojados dois bilhões de fossos, como pode ser visto na figura.
    Poços (poços) e terrenos (terreno plano).
    Ao contrário de um disco de vinil, a reprodução do CD começa logo após a introdução (a parte mais interna). Em CDs individuais, a largura da espiral é de 0,5 mícron a 0,83 mícron e a separação entre eles é de 1,6 mícron.
    Após as perfurações, o bloco de policarbonato é recoberto por uma fina camada de alumínio de 125 nm de espessura, sobre a qual é depositada uma camada de acrílico transparente que serve de proteção e, por fim, é impressa uma etiqueta sobre esta última, conforme mostrado na a figura. Ao ler a parte interna, o CD gira rapidamente e mais tarde, quando a cabeça se aproxima da borda externa, a velocidade diminui.
  • НаукаНаука

Комментарии • 23

  • @CaueGoten00
    @CaueGoten00 4 месяца назад +5

    Caraaaca mano n fazia ideia da mecânica e da tecnologia ótica criada para ler as informações dos CDS, é impressionante a tecnologia que criaram, e isso lá nos anos 70 PQP, tem q tirar o chapéu para os Japoneses msm 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @charleshenriquedasilva7075
    @charleshenriquedasilva7075 2 года назад +13

    Incrível a precisão da gravação e leitura,bilhões de pequenos traços para representar o conteudo,Incrível a tecnologia Óptica e mecânica envolvida e hardware para decodificar,ainda hj gravo DVD de jogos fico imaginando a velocidade que esses bilhões de traços e gravados.
    Mídia ultrapassada pela tecnologia quantica de armazenamento de hj memória sólida.

    • @igorsilvaalways
      @igorsilvaalways Год назад +1

      Lembrar q mesmo ultrapassado, sua qualidade é superior e sem perdas, não comparável com nenhuma forma de armazenamento on line, sob demanda de plataformas digitais de áudio ou formato compactado MP3, todos esses perdem qualidade pra uma gravação num CD tradicional, já q não tem compressão pra áudio e o real da gravação no estúdio, não tem perdas de gravação.
      Os armazenamento on line so serviram pra ficar mais acessível e a mão onde estiver, mesmo princípio quando criaram o formato MP3 de audio na transição dos dois, ia ter perdas.

  • @wesleysantossilver4667
    @wesleysantossilver4667 3 года назад +17

    Nunca imaginei que havia metal dentro de um CD.

    • @igorsilvaalways
      @igorsilvaalways Год назад

      Tem, na parte gravável. Tanto q se pelar ou deteriorar essa área o CD perde a precisão de leitura. E o metsl serve com reflexo no aparelho fazer leitura do arquivo gravado, já q é feixe de luz.

  • @flavianoanselmosoares7084
    @flavianoanselmosoares7084 2 года назад +1

    Parabéns, muito bom o vídeo

  • @relaxproducoes4806
    @relaxproducoes4806 3 месяца назад

    Perfeito!!!! Simplismente

  • @miguelangelomartins5666
    @miguelangelomartins5666 3 года назад +3

    Thanks, this helped me with my job 👍

  • @luiszafalon7956
    @luiszafalon7956 Год назад +2

    Creio q em um futuro distante, o CDs de música irão voltar com tudo, ser o preferido, principalmente para os q nasceram com está mídia, os amantes dos cds,, e estes cds q hoje estão colocando no lixo, amanhã valorizaram tanto q poucos poderão ter, principalmente músicas antigas q marcaram época, e sim músicas de um cd nem se compara com musicas comprimida mp3,, no Japão o cd ainda prevalece, mesmo com tanta tecnológica, porque será???

    • @hugamesYT
      @hugamesYT Год назад

      Eu não acho, pois a gente se modernizou pelos aplicativos de celular que produz música, como sportfy entre outros, mas penso que no futuro CDS e DVDS vão ser uma relíquia para colecionadores e custaram muito caro da que umas décadas adiante

    • @agiltonjunior3802
      @agiltonjunior3802 Год назад

      @@hugamesYT O DVD e o CD são mídias digitais

    • @luiszafalon7956
      @luiszafalon7956 Год назад

      @@hugamesYT e as músicas do spotify, são iguais às de um cd ? Lhe digo com toda certeza q não , no programa do jó Soares foram feitos testes de vinil, k7, cd, e mp3, esse último foi desastroso, tem vídeo dele no yutubill

  • @aldrenalves2538
    @aldrenalves2538 2 года назад +1

    Thanks!

  • @agiltonjunior3802
    @agiltonjunior3802 Год назад

    Quando o CD fica em rotação causa uma vibração no laser que chega até o sensor que assim ele libera uma corrente elétrica pequena e essa corrente vai até o processador que o converte para reproduzir a música... É assim o processo de leitura do CD.

  • @danibat305hd8
    @danibat305hd8 Год назад +1

    Mano legal cara isso é muinto incrível

    • @Goenje0
      @Goenje0 8 месяцев назад +1

      Kqkakakakakka

  • @synarasuens3308
    @synarasuens3308 2 года назад

    obrigada esse vídeo foi muito útil.

  • @comentaristadoyoutube5013
    @comentaristadoyoutube5013 6 месяцев назад

    Parece magia.

  • @jessicafernandes.1682
    @jessicafernandes.1682 Год назад

    E isso que eu quero saber pq tenho meus originais e quero saber pq ser mt antigo alguns apareceram algumas coisinhas e me preocupei

  • @bombsquash1
    @bombsquash1 5 месяцев назад

    Boa noite.
    Sabemos que a gravação de um cd em 75x é extremamente rápida. E em 4x é demorada, porém a qualidade auditiva, é melhor.
    Você poderia fazer uma analogia de como acontece internamente?

    • @bombsquash1
      @bombsquash1 17 дней назад

      @@lsstech até esse ponto eu entendo amigo. Obrigado por responder.
      Meu pedido é se há uma (analogia) interesse para comparar essa dinâmica. Por exemplo, uma analogia sobre o começo tímido do Android com o auge do Symbian.
      A navegação nos primeiros androids eram já era bem fluída. Diferente do modelo Nokia. Extremamente pesada.
      Porém, o que o Nokia N8 não conseguia mobilidade em navegação, ele descontava na câmera Carlz eyes.
      A analogia nesse caso é, compara um ônibus, que flui bem na cidade, mas não num atolamento rural.
      Diferente de um trator. 🚜
      Que não é expansivo, mas possui força pra dar um desempenho (numa câmera) com mais qualidade.

    • @bombsquash1
      @bombsquash1 16 дней назад

      @@lsstech agora sim, você fez uma cesta de costas. Obrigado.