acabei de ler Capitães da Areia hoje, aos 16 anos adolescente igual aos personagens, minha cabeça tá fervilhando e ao mesmo tempo adorando a literatura Brasileira
Também tenho Hoje 16 anos, acabo de ler os Capitães da areia e fico tão feliz em experiênciar esse livro nessa idade. Até agora li pouco sendo meus livros BR preferidos vidas secas e Capitães da areia.
Por causa desses questionamentos o livro é "acusado" de ser comunista e é detonado até hoje. Preocupação com as crianças brasileiras e seu futuro = que horror, coisa de comunista.
Ler Antes de Morrer Isa, como disse Milton Hatoum, "mais de setenta anos depois da primeira edição, 'Capitães da areia' continua a ser lido não apenas como um registro social de uma época e de um lugar específico, mas também como uma obra literária que habilmente soube evocar um drama humano que ainda perdura." E como observou Eduardo de Assis Duarte, "é um romance folhetinesco: pobre contra ricos, fracos contra fortes, pequenos marginais contra a sociedade opressora."
É meu livro preferido do Jorge Amado, mas como é triste, né? Que aperto no coração ao conhecer a histórias daqueles meninos e mais ainda ao pensar que a mensagem é tão atual...
Jorge Amado fala sobre o efeito da Marginalização, mas sobretudo as causas que levaram a essas crianças a optarem por uma vida de crimes. Por isso, ele mostra que elas não criaram o problemas social, mas se tornaram vitimas de dela, Como: o descaso social, o abandono por parte da família e do Estado, e pela visão preconceituosa da sociedade
Como você falou "... essas crianças optaram a uma vida de crimes". Portanto, elas não são vítimas, se fossem, não teriam opção. Afinal, vítimas não têm opção. Eles são criminosos e deveriam ser condenados severamente como qualquer outro. O que o livro faz é romantizar os bandidos, sempre buscando a sua vitimização.
@@valdeirpereira6973 seu comentário, me desculpe, mostra uma certa insensibilidade viu! Não vê o quão injustiçado eles são por muitas partes e lados do sistema governo/social? Putz! Certo que eles podem ter parcela de culpa em aceitar tudo aquilo (mas em quase toda a totalidade da realidade deles, achar uma saída é tipo uma piada ou algo inalcançável) e continuar nos roubos e etc. Mas dizer que tão somente o bandidismo é romantizado alí... creio que não seja bem assim não. O próprio reformatório e também a igreja não estavam, quando deveriam está, nem aí pra nenhuma daquelas crianças! A raíz ou pelo menos boa parte da base maligna deste mundo, se encontra com certeza na insensibilidade crônica e cega dos povos!
@@ficcaoabsurda respeito a tua opinião, mas não fui insensível, e sim realista. Todos nós passamos dificuldades na vida, uns mais de que outros, é verdade, mas todos nós passamos dificuldades. Sendo assim, isso não nos dá o direito de fazer coisas ruins e muito menos justifica-las. Nos momentos bons da vida todo mundo é "bonzinho", "feliz", "honesto" e etc. Mas é justamente nos momentos mais difíceis da vida, que o ser humano monstra quem realmente é de verdade. "O ser humano não é um produto do meio em que vive". Ele é quem decide o que vai se tornar. Se não me engano, nós temos mais de 13 milhões de brasileiros que vivem na extrema miséria. E nem por isso elas se tornam ladrões e muito menos justificam tais atitudes. Por que isso é uma questão de CARÁTER. Todos passamos dificuldade e isso não é determinante para nos perverter dos bons caminhos. As dificuldades da vida só traz à tona o que realmente nós somos. E isso deveria ficar claro no livro para todos.
Isa, voltei para te contar como foi a minha experiência lendo "Capitães da Areia", e já adianto que foi umas das minhas melhores leituras de Julho. Esse livro é maravilhoso. Sensacional. A leitura é tão fluída. Os personagens são cativantes. Amei, amei, amei esse livro. Nota 11. É impressionante como Jorge Amado nos envolve com a história, e nos comove com a "triste" vida dos Capitães da Areia. Além disso, ele faz uma crítica social muito forte e muito vália para os dias de hoje. Falando nos personagens agora, o Sem-Pernas foi, sem sombra de dúvidas, o personagem que mais me tocou. Oh meu Deus, como eu me emocionei com a história dele. Aliás, tem um trecho do Sem-Pernas no livro que é simplesmente incrível. Eu engoli o choro para não me desidratar, rs. O trecho era mais ou menos assim: "Depois vai o Sem-Pernas. Vai calado, uma estranha comoção o possui. Vai como um crente para uma missa, um amante para o seio da mulher amada, um suicida para a morte. Vai pálido e coxeia. Monta um cavalo azul que tem estrelas pintadas no lombo de madeira. Os lábios estão apertados, seus ouvidos não ouvem a música da pianola. Só vê as luzes que giram com ele e prende em si a certeza de que está num carrossel, girando num cavalo como todos aqueles meninos que têm pai e mãe, e uma casa e quem os beije e quem os ame. Pensa que é um deles e fecha os olhos para guardar melhor esta certeza. Já não vê os soldados que o surraram, o homem de colete que ria. Volta Seca os matou na sua corrida. O Sem-Pernas vai teso no seu cavalo. É como se corresse sobre o mar para as estrelas, na mais maravilhosa viagem do mundo. Uma viagem como o Professor nunca leu nem inventou. Seu coração bate tanto, tanto, que ele o aperta com a mão." Não é de chorar litros essa parte? Simplesmente emocionante, não? Enfim, quero ler outras coisas do autor mais pra frente - Ah, se você quiser me indicar outras obras que você leu e gostou dele, ouvirei com muita atenção. Atenciosamente, A Gaveta de Lucy.
A Gaveta de Lucy Que legal que você leu e curtiu!!! É um livro incrível, não é? Incrível e polêmico. Essa passagem que você citou deixa muitos críticos invocados... eles dizem que o Jorge Amado "passa a mão na cabeça" no crime, que ele faz um retrato romântico da pobreza e criminalidade... enfim. Eu sou do time dos que, como você, ficaram muito sensibilizados. Imagine só que eu estava lendo Capitães da Areia numa cafeteria e também fiquei emocionada. Acho que as outras pessoas devem ter me achado maluca! E quanto a sua outra pergunta, eu posso te indicar duas outras leituras do Jorge, livros que foram escritos nessa mesma época que Capitães da Areia: tem Jubiabá, que também tem conteúdo político e conta a história de um garoto marginal nas ruas de Salvador. E tem também Mar Morto (este eu já resenhei aqui), que é bem mais poético, mais romântico. Fala de amor e tragédia na vida dos estivadores do cais na Bahia. É um dos mais famosos do Jorge.
Ler Antes de Morrer Vou procurar esses que você está indicando, mas no momento estou querendo ler algo do Milton Hatoum (Dois Irmãos, por exemplo). Beijos.
Sou encantada pela figura de Pedro Bala, que apesar de todas as dificuldades, se sacrificava em prol do grupo e sempre pensava nos outros, algo tão difícil no ser humano. E Pirulito, Professor e João Grande são a prova de que com oportunidade, alguém que olhe com misericórdia, mudanças podem acontecer.
Jorge amado rei da literatura brasileira! E antes de escrever sobre o povo brasileiro, escrevia sobre os baianos, povo singular e que me orgulha demais por apenas ser
Adorei o Canal, inicialmente pensei que era só um meio de indicação de livros legais, agora vejo algo a mais nesse canal: um certo engajamento que contribui com a sociedade. Amei!!
Isabela, amei o seu canal. Não consigo parar de assistir. E esse vídeo dos capitães, me identifico, pq sou Dora, mãe de uma mãe alcoólatra e de meus irmãos, apenas não fui delinquente, pq tinha como meta ser do bem. E vencer. Fico admirada por vc transitar nesse mundo e captar as mensagens contidas nos livros. Até parece que vc eh atriz e faz laboratório antes de fazer as legendas. Parabéns.
Ótimo livro! Interessantíssimo, tocante e, acima de tudo, provoca uma reflexão sobre o povo brasileiro. A desigualdade social, o abandono e marginalização de muitas crianças que deveras é até hoje infelizmente uma verdade factual e parte constitutiva da nossa gente tupi-guarani. Além disso, mostra-nos a importância da luta como elemento fundamental de aquisição e manutenção dos nossos direitos!!! ❤❤❤❤ apaixonadíssimo...
Li Capitães da areia alguns anos atrás pra o vestibular e reli este mês pra um clube de leitura. Certamente hoje ele me pegou muita mais atenta às suas nuances. Pude perceber o quão grande essa obra.
"Beijo os teus vidros, barriga e moeda Samba de asfalto, tapete, miséria Ala sem vala, governo, sala e senzala Gato esperto disserto, todos netos de Pedro Bala Menino de rua, cidade 2000 Somos a praia do futuro do Brasil Menino de rua, cidade 2000 Somos a praia do futuro do Brasil" Sempre escutei essa música da banda Selvagens A Procura de Lei e sabia que se referia ao livro Capitães de Areia de Jorge Amado, porém não li o livro ainda. Depois desse vídeo a letra da música faz mais sentido pra mim e estou bem mais empolgado em começar essa leitura.
Que vídeo incrível! Que delícia de assistir! Achei a resenha como um jornalismo amoroso. Esse livro mexeu tanto comigo, ele externou tantos sentimentos.. chorei, sorri, senti angústia. Talvez o que mais me tocou até hoje!
Esse livro é magnífico! Impressionante o poder de convencimento e persuasão de Jorge Amado. Temos o pré-conceito mais que natural com meninos de rua ou moradores em situação de rua, que Jorge consegue retirar de uma maneira muito automática e natural. No meu caso, quando já estava na metade do livro senti vontade de ir morar na rua por uns dias...
O sem-penas sentia um grande vazio dentro de si, ele olhava o Pirulito ele tinha Deus, olhava o professor ele tinha os livros, olhava o gato tinha as mulheres e só ele que não tinha nada, ele sentia um grande vazio em seu coração por causa disso e por ser alejado
Tô pegando o hábito da leitura agora, e anotei Capitães da Areia como um dos livros que vou ler em 2020. E estou amando os seus comentários e resenhas sobre os livros! ❤❣
Estou vendo seu canal e amando, essa é uma das obras de Jorge Amado que mais gosto, esse livro escrito a tanto tempo fala de coisas que ainda vivemos hoje de forma tão presente, através desse livro comecei a ver e observar os assuntos abordados de outra forma, com esse livro eu vivi tantas emoções que posso dizer ser um dos meus preferidos e mais amado.
Uma obra prima! O melhor livro nacional que já li até o momento. Fiquei apaixonada pela história dos meninos e pelo autor. É, simplesmente, sensacional! Salve minha Bahia, salve Jorge! Obrigada pelo canal.
É incrível como este livro é o retrato atual do Brasil! Toda a dor e luta dos personagens nos dá a impressão de uma profecia dos nossos dias. É como se Jorje estivesse dentro de cada lar brasileiro vivendo seus dramas. Atualíssimo!
Que show! Eu amo ler e também admiro a nossa literatura brasileira, concordando com você, quando diz que o Jorge é o maior escritor do sec. XX! Parabéns pelo canal e por ótimas resenhas 👏👏👍
Eu amor esse livro sempre que vejo alguém falar dele eu para tudo e vejo ele tem uma sensibilidade tão grande que comove e sim concordo quado dizem sobre os personagem e esse simploriedade que me encanta e fascina . A obra dele falar da humanidades e esse o motivo de se tão atua não pelo fracasso de não ter uma evolução na questão do menor no Brasil
uma obra literária atemporal, faz muito tempo que foi escrita e continua extremamente atual e, pelo andar da corrigem, sempre retratará uma das mais tristes facetas da realidade brasileira...!!! 10 minutos e vinte e nove segundos de uma resenha muito boa!!! beijo!!!
É verdade, Silvia. É possível ver versões atuais de "capitães da areia" em todas as grandes capitais do Brasil. O problema da criança desassistida/delinquente parece que é eterno em nosso país.
Eu li esse livro quando eu estava no ensino médio, e lembro que me cativou ao tempo q me pertubou também. Está entre os meus livros favoritos, foi o primeiro q eu li do Jorge Amado e hoje eu sou apaixonada pelas obras deste escritor. Parabéns ótima resenha...
Deveria ter 1000 botões Curtir.... vc deu uma aula sobre Jorge Amado... mto obrigado! Ainda não li nada de Jorge Amado, sempre procrastinei... mas vou ler. Mto obrigado por sua resenha! Virei fã! :)
Amei esse vídeo, pra mim é um dos melhores livros da literatura nacional. A temática das crianças q vivem nas ruas e abandonadas continua atual, por vezes achei q estava lendo um livro escrito agora no séc.XXI. O final do Sem Pernas até hj não me sai da cabeça, triste demais.
Isabella seus warm ups dos videos são extraordinarios e a relação de imagens que você nos apresentam e que estam dentro do contexto do livros que vc faz as resenhas, nos remete para dentro dos livros tornando a nossa leitura mais ávida em nossas mentes.Parabéns pela seleção de imagens e as entrevistas que compoe essa resenha.
+Josilene Santos Obrigada, Jucilene. Penso que é útil quando se "situa" a obra e quando podemos relacioná-la com ocorrências do mundo atual, principalmente quando se trata de obras mais antigas, como Capitães da Areia, escrito em 1937 e tão atual... Acho que é uma forma de enriquecer o livro e nossa cultura. Beijo!!
@@poolnyllmanramosdejesus5323 eu li os dois e preferi o Capitães. Deve ser pq nasci e vivo num lugar muito precário e vejo muitas crianças assim, mas não sei exatamente. O livro só me tocou muito
Tem muitos anos q eu li capitães da areia e preciso fazer uma releitura pq ele é um dos meus livros favorito! Acho que da literatura nacional é o meu top 1!
Capitães da areia é um livro incrível, um dos melhores q eu já li, e sou muito grata e abençoada por isso. Muito obrigada pelo vídeo e pelo seu ponto de vista tão lindo! 💕
Terminei de ler esse livro e achei MARAVILHOSO. Ri, chorei, me indignei, fiquei em choque e tudo mais. É um livro que te deixa atônito com as situações, é difícil acreditar que é a realidade, mas infelizmente é assim mesmo até hoje. QUE LIVRO MARAVILHOSO♥️
Resenha fantástica, amei cada minuto, vc conseguiu em pouco tempo e resenhando apenas de um dos diversos livros de Jorge Amado fala da importância dele na Literatura, na política e na vida social dos brasileiros. Virei fã
acabei de ler Capitães da Areia hoje, aos 16 anos adolescente igual aos personagens, minha cabeça tá fervilhando e ao mesmo tempo adorando a literatura Brasileira
msm situação cmg porém 17
@@Gabriel-kg7nycmg 14
Também tenho Hoje 16 anos, acabo de ler os Capitães da areia e fico tão feliz em experiênciar esse livro nessa idade. Até agora li pouco sendo meus livros BR preferidos vidas secas e Capitães da areia.
@@eduardaamaral4068Leia O Dom Casmurro de Machado de Assis, se vai curtir
Li hj,foi uma aventura e a emoção tomou conta de mim nesse dia
"Quem cuida deles? Quem os ensina? Quem os ajuda? Que carinho eles têm?"
Trecho do livro Capitaes da Areia.
Por causa desses questionamentos o livro é "acusado" de ser comunista e é detonado até hoje. Preocupação com as crianças brasileiras e seu futuro = que horror, coisa de comunista.
Ler Antes de Morrer
Isa, como disse Milton Hatoum, "mais de setenta anos depois da primeira edição, 'Capitães da areia' continua a ser lido não apenas como um registro social de uma época e de um lugar específico, mas também como uma obra literária que habilmente soube evocar um drama humano que ainda perdura."
E como observou Eduardo de Assis Duarte, "é um romance folhetinesco: pobre contra ricos, fracos contra fortes, pequenos marginais contra a sociedade opressora."
@@LerAntesdeMorrer Isso me lembra Charlie Chaplin, que foi expulso dos Eua basicamente por dizer que todos nós somos iguais
Acabei de ler este livro,e que livro!
@@LerAntesdeMorrer Mas quem escreveu o livro era comunista,talvez poriso eles achem isso.
É meu livro preferido do Jorge Amado, mas como é triste, né? Que aperto no coração ao conhecer a histórias daqueles meninos e mais ainda ao pensar que a mensagem é tão atual...
Camila Navarro muito, muito triste! E pesado também... muitas cenas de violência física e moral. Mas mesmo assim, um livro necessário.
Eu gosto de os marinheiros, mar morto , dona flor e seus dois maridos e tieta
Um dos melhores livros que já li na vida, mudou toda a idéia que eu tinha da literatura nacional
Jorge Amado fala sobre o efeito da Marginalização, mas sobretudo as causas que levaram a essas crianças a optarem por uma vida de crimes. Por isso, ele mostra que elas não criaram o problemas social, mas se tornaram vitimas de dela, Como: o descaso social, o abandono por parte da família e do Estado, e pela visão preconceituosa da sociedade
+Ester Lopes Interpretação perfeita! Em 3 linhas você resumiu o que eu levei o vídeo inteiro pra dizer!!
Beijo!!!
Como você falou "... essas crianças optaram a uma vida de crimes". Portanto, elas não são vítimas, se fossem, não teriam opção. Afinal, vítimas não têm opção. Eles são criminosos e deveriam ser condenados severamente como qualquer outro. O que o livro faz é romantizar os bandidos, sempre buscando a sua vitimização.
@@valdeirpereira6973como definirias a palavra vítima?
@@valdeirpereira6973 seu comentário, me desculpe, mostra uma certa insensibilidade viu! Não vê o quão injustiçado eles são por muitas partes e lados do sistema governo/social? Putz! Certo que eles podem ter parcela de culpa em aceitar tudo aquilo (mas em quase toda a totalidade da realidade deles, achar uma saída é tipo uma piada ou algo inalcançável) e continuar nos roubos e etc. Mas dizer que tão somente o bandidismo é romantizado alí... creio que não seja bem assim não. O próprio reformatório e também a igreja não estavam, quando deveriam está, nem aí pra nenhuma daquelas crianças! A raíz ou pelo menos boa parte da base maligna deste mundo, se encontra com certeza na insensibilidade crônica e cega dos povos!
@@ficcaoabsurda respeito a tua opinião, mas não fui insensível, e sim realista. Todos nós passamos dificuldades na vida, uns mais de que outros, é verdade, mas todos nós passamos dificuldades. Sendo assim, isso não nos dá o direito de fazer coisas ruins e muito menos justifica-las. Nos momentos bons da vida todo mundo é "bonzinho", "feliz", "honesto" e etc. Mas é justamente nos momentos mais difíceis da vida, que o ser humano monstra quem realmente é de verdade. "O ser humano não é um produto do meio em que vive". Ele é quem decide o que vai se tornar. Se não me engano, nós temos mais de 13 milhões de brasileiros que vivem na extrema miséria. E nem por isso elas se tornam ladrões e muito menos justificam tais atitudes. Por que isso é uma questão de CARÁTER. Todos passamos dificuldade e isso não é determinante para nos perverter dos bons caminhos. As dificuldades da vida só traz à tona o que realmente nós somos. E isso deveria ficar claro no livro para todos.
Quando li esse livro bateu aquele sentimento de "Todo brasileiro devia ler esse livro". Isso não é um livro, é uma obra de arte 😍😍
Estou num projeto inclusivo sobre o livro em vídeo diários na pandemia.
Realmente, pra mim Capitães da Areia é uns dos melhores livros que já li na vida ❤
Faltou falar do professor o menino q amava livros, e os lia para os outros meninos porq a maioria n sabia ler.
E que tinha um talento maravilhoso para o desenho, que bom que no livro ele consegue desenvolver aquele dom !!!
Ele eh melhor personagem disparado
João Grande e Professor, meus favoritos!
Cheguei 5 anos depois pra dizer: que vídeo maravilhoso, mulher!
Cheguei 6 anos depois pra dizer a mesma coisa! Esse livro é sensacional!
E eu q cheguei 7 anos dps pra dizer a msm coisa?
Llegué 7 años después para decir lo mismo!
Isa, voltei para te contar como foi a minha experiência lendo "Capitães da Areia", e já adianto que foi umas das minhas melhores leituras de Julho. Esse livro é maravilhoso. Sensacional. A leitura é tão fluída. Os personagens são cativantes. Amei, amei, amei esse livro. Nota 11. É impressionante como Jorge Amado nos envolve com a história, e nos comove com a "triste" vida dos Capitães da Areia. Além disso, ele faz uma crítica social muito forte e muito vália para os dias de hoje.
Falando nos personagens agora, o Sem-Pernas foi, sem sombra de dúvidas, o personagem que mais me tocou. Oh meu Deus, como eu me emocionei com a história dele. Aliás, tem um trecho do Sem-Pernas no livro que é simplesmente incrível. Eu engoli o choro para não me desidratar, rs. O trecho era mais ou menos assim: "Depois vai o Sem-Pernas. Vai calado, uma estranha comoção o possui. Vai como um crente para uma missa, um amante para o seio da mulher amada, um suicida para a morte. Vai pálido e coxeia. Monta um cavalo azul que tem estrelas pintadas no lombo de madeira. Os lábios estão apertados, seus ouvidos não ouvem a música da pianola. Só vê as luzes que giram com ele e prende em si a certeza de que está num carrossel, girando num cavalo como todos aqueles meninos que têm pai e mãe, e uma casa e quem os beije e quem os ame. Pensa que é um deles e fecha os olhos para guardar melhor esta certeza. Já não vê os soldados que o surraram, o homem de colete que ria. Volta Seca os matou na sua corrida. O Sem-Pernas vai teso no seu cavalo. É como se corresse sobre o mar para as estrelas, na mais maravilhosa viagem do mundo.
Uma viagem como o Professor nunca leu nem inventou. Seu coração bate tanto, tanto, que ele o aperta com a mão."
Não é de chorar litros essa parte? Simplesmente emocionante, não?
Enfim, quero ler outras coisas do autor mais pra frente - Ah, se você quiser me indicar outras obras que você leu e gostou dele, ouvirei com muita atenção.
Atenciosamente, A Gaveta de Lucy.
A Gaveta de Lucy Que legal que você leu e curtiu!!! É um livro incrível, não é? Incrível e polêmico. Essa passagem que você citou deixa muitos críticos invocados... eles dizem que o Jorge Amado "passa a mão na cabeça" no crime, que ele faz um retrato romântico da pobreza e criminalidade... enfim. Eu sou do time dos que, como você, ficaram muito sensibilizados. Imagine só que eu estava lendo Capitães da Areia numa cafeteria e também fiquei emocionada. Acho que as outras pessoas devem ter me achado maluca!
E quanto a sua outra pergunta, eu posso te indicar duas outras leituras do Jorge, livros que foram escritos nessa mesma época que Capitães da Areia: tem Jubiabá, que também tem conteúdo político e conta a história de um garoto marginal nas ruas de Salvador. E tem também Mar Morto (este eu já resenhei aqui), que é bem mais poético, mais romântico. Fala de amor e tragédia na vida dos estivadores do cais na Bahia. É um dos mais famosos do Jorge.
Ler Antes de Morrer Vou procurar esses que você está indicando, mas no momento estou querendo ler algo do Milton Hatoum (Dois Irmãos, por exemplo). Beijos.
...
Sou encantada pela figura de Pedro Bala, que apesar de todas as dificuldades, se sacrificava em prol do grupo e sempre pensava nos outros, algo tão difícil no ser humano. E Pirulito, Professor e João Grande são a prova de que com oportunidade, alguém que olhe com misericórdia, mudanças podem acontecer.
O começo do vídeo, que tapa na cara foi este comecinho!
+Garota Antiga é nosso Brasil brasileiro...
Complicado, mas não temos culpa pelo infortúnio de pessoas menos afortunadas, é complicado mas em vida real eu torceria para que eles fossem presos.
Jorge amado rei da literatura brasileira! E antes de escrever sobre o povo brasileiro, escrevia sobre os baianos, povo singular e que me orgulha demais por apenas ser
Que linda leitura desse pedaço da literatura brasileira! Parabéns pelo vídeo!
Adorei o Canal, inicialmente pensei que era só um meio de indicação de livros legais, agora vejo algo a mais nesse canal: um certo engajamento que contribui com a sociedade. Amei!!
Um genio baiano ancioso de ler este livro.
Isabela, amei o seu canal. Não consigo parar de assistir. E esse vídeo dos capitães, me identifico, pq sou Dora, mãe de uma mãe alcoólatra e de meus irmãos, apenas não fui delinquente, pq tinha como meta ser do bem. E vencer. Fico admirada por vc transitar nesse mundo e captar as mensagens contidas nos livros. Até parece que vc eh atriz e faz laboratório antes de fazer as legendas. Parabéns.
Ótimo livro! Interessantíssimo, tocante e, acima de tudo, provoca uma reflexão sobre o povo brasileiro. A desigualdade social, o abandono e marginalização de muitas crianças que deveras é até hoje infelizmente uma verdade factual e parte constitutiva da nossa gente tupi-guarani. Além disso, mostra-nos a importância da luta como elemento fundamental de aquisição e manutenção dos nossos direitos!!! ❤❤❤❤ apaixonadíssimo...
Li Capitães da areia alguns anos atrás pra o vestibular e reli este mês pra um clube de leitura. Certamente hoje ele me pegou muita mais atenta às suas nuances. Pude perceber o quão grande essa obra.
Cinco mas depois.....
Gratidão
"Beijo os teus vidros, barriga e moeda
Samba de asfalto, tapete, miséria
Ala sem vala, governo, sala e senzala
Gato esperto disserto, todos netos de Pedro Bala
Menino de rua, cidade 2000
Somos a praia do futuro do Brasil
Menino de rua, cidade 2000
Somos a praia do futuro do Brasil"
Sempre escutei essa música da banda Selvagens A Procura de Lei e sabia que se referia ao livro Capitães de Areia de Jorge Amado, porém não li o livro ainda. Depois desse vídeo a letra da música faz mais sentido pra mim e estou bem mais empolgado em começar essa leitura.
acabei de ler agora. este livro é uma obra de arte!
2024 - acabei de ler e estou apaixonado pelo autor!!! Que história atemporal.. Viva Jorge Amado!
Jorge Amado é o melhor escritor da história do Brasil
Que vídeo incrível! Que delícia de assistir! Achei a resenha como um jornalismo amoroso. Esse livro mexeu tanto comigo, ele externou tantos sentimentos.. chorei, sorri, senti angústia. Talvez o que mais me tocou até hoje!
Muito obrigado pelo seu incrível trabalho. 🙏🏼
O tempo passa mas não a qualidade e a relevância deste vídeo. Parabéns pelo seu lindo trabalho, Isabella! ❤
Muito bom parabéns, capitães da areia e capitão de longo curso são os melhores pra mim.
achei poetico a abertura com as noticias de hj tal qual como o livro. Parabens .. amo esse livro tbm
Quem leu escuta a música do Baco Exu do Blues, de nome homônimo, passa bastante a sensação que eu tive quando li esse livro.
Acho que a palavra que define Dora é "estrela" ♥️
Como eu chorei nessa parte 🥺🥺
Uma estrela de cabelos loiros❤
O Pedro indo atrás dela é muito chocante
@@fabianooliveira3774 DEMAIS
.Já li Capitães de Areia. Jorge amado é maravilhoso. Minha avó tinha a coleção toda.
Bom vídeo, Apesar de meus pensamentos rejeitar, tal ideologia, ponho-me todo dia, o exercício de aprender sem julgamentos.
menina, você é maravilhosa. Acabei de ler Capitães da Areia e tudo continua igual ou pior... Muito triste.
Acabei de ler o livro, vim cá pra dar uma "ispiada" ... Espetáculo de leitura 📚.
Morro de amores por Capitães da Areia 💕 uma obra ótima... O filme também é ótimo
Esse livro é magnífico! Impressionante o poder de convencimento e persuasão de Jorge Amado. Temos o pré-conceito mais que natural com meninos de rua ou moradores em situação de rua, que Jorge consegue retirar de uma maneira muito automática e natural. No meu caso, quando já estava na metade do livro senti vontade de ir morar na rua por uns dias...
+Eduardo Dórea Ele escreve de uma maneira tão empática que não tem como a gente não se colocar no lugar dos meninos...
bjo!
Fantástico, impressionante a coerência de sua obra e a conexão com o povo brasileiro.
Adorei, parabéns!
O sem-penas sentia um grande vazio dentro de si, ele olhava o Pirulito ele tinha Deus, olhava o professor ele tinha os livros, olhava o gato tinha as mulheres e só ele que não tinha nada, ele sentia um grande vazio em seu coração por causa disso e por ser alejado
Já tinha lido Capitães da Areia antes, mas só vendo essa resenha já me emociono com essa maravilhosa história
Tô pegando o hábito da leitura agora, e anotei Capitães da Areia como um dos livros que vou ler em 2020. E estou amando os seus comentários e resenhas sobre os livros! ❤❣
Obrigada querida a Bahia agradece ❣️❣️
Af tô aqui vários anos depois vendo esse vídeo, arrepiei toda. Vc manda muito bem, Isabela!
Amo o Jorge Amado. Brasilidade viva. Literatura com gosto, perfume e cor.
Estou vendo seu canal e amando, essa é uma das obras de Jorge Amado que mais gosto, esse livro escrito a tanto tempo fala de coisas que ainda vivemos hoje de forma tão presente, através desse livro comecei a ver e observar os assuntos abordados de outra forma, com esse livro eu vivi tantas emoções que posso dizer ser um dos meus preferidos e mais amado.
Quando eu li, foi mágico, é um livro com uma história incrível e com certeza, Jorge Amado foi um cara genial.
Uma obra prima! O melhor livro nacional que já li até o momento. Fiquei apaixonada pela história dos meninos e pelo autor. É, simplesmente, sensacional! Salve minha Bahia, salve Jorge! Obrigada pelo canal.
6 anos depois e eu aqui vendo esse vídeo maravilhoso
É incrível como este livro é o retrato atual do Brasil! Toda a dor e luta dos personagens nos dá a impressão de uma profecia dos nossos dias. É como se Jorje estivesse dentro de cada lar brasileiro vivendo seus dramas. Atualíssimo!
Que show! Eu amo ler e também admiro a nossa literatura brasileira, concordando com você, quando diz que o Jorge é o maior escritor do sec. XX! Parabéns pelo canal e por ótimas resenhas 👏👏👍
Resenha maravilhosa. Jorge Amado é, um dos meus autores preferidos, tenho quase todos seus livros en casa
Verdade eu tbm gosto muito de Jorge Amado e concordo com vocé!
Eu amo esse livro! Uns dos meus preferidos!
Video Sensacional!
Jorge Amado vai ser o proximo autor que lerei.
Parabens ao Ler Antes de Morrer!
Meu livro preferido da vida !!!!! lindo, maravilhoso, envolvente e dramático
Mais uma resenha ótima pra alegrar o meu dia!
Sou fã de Jorge Amado e, para mim, esse é o livro mais incrível.
Ótima leitura, super recomendo, leitura que prende do começo ao fim envolvente cada página.
Incrível. Obra literária clássica. Independente de filiação política. Show👏👏👏👏👏👏
É o melhor livro que já li. Amo Jorge Amado
Eu amor esse livro sempre que vejo alguém falar dele eu para tudo e vejo ele tem uma sensibilidade tão grande que comove e sim concordo quado dizem sobre os personagem e esse simploriedade que me encanta e fascina .
A obra dele falar da humanidades e esse o motivo de se tão atua não pelo fracasso de não ter uma evolução na questão do menor no Brasil
Grande resenha! Fiquei arrepiado com a introdução com os noticiários. E grande livro também
Li esse livro e adorei, é muito bom. Juventude, leiam, ler é viver.
uma obra literária atemporal, faz muito tempo que foi escrita e continua extremamente atual e, pelo andar da corrigem, sempre retratará uma das mais tristes facetas da realidade brasileira...!!! 10 minutos e vinte e nove segundos de uma resenha muito boa!!! beijo!!!
É verdade, Silvia. É possível ver versões atuais de "capitães da areia" em todas as grandes capitais do Brasil. O problema da criança desassistida/delinquente parece que é eterno em nosso país.
Eu li esse livro quando eu estava no ensino médio, e lembro que me cativou ao tempo q me pertubou também. Está entre os meus livros favoritos, foi o primeiro q eu li do Jorge Amado e hoje eu sou apaixonada pelas obras deste escritor. Parabéns ótima resenha...
Deveria ter 1000 botões Curtir.... vc deu uma aula sobre Jorge Amado... mto obrigado! Ainda não li nada de Jorge Amado, sempre procrastinei... mas vou ler. Mto obrigado por sua resenha! Virei fã! :)
Trilha sonora perfeita para falar da Bahia, do Jorge Amado, do Brasil. Obrigada.
Acabei o livro “nestante”. Como chorei…
Muito atual esse livro. Se não foi bem recebido na época, imagina agora...
Amei esse vídeo, pra mim é um dos melhores livros da literatura nacional. A temática das crianças q vivem nas ruas e abandonadas continua atual, por vezes achei q estava lendo um livro escrito agora no séc.XXI. O final do Sem Pernas até hj não me sai da cabeça, triste demais.
amei esse vídeo e do livro.
Isabella seus warm ups dos videos são extraordinarios e a relação de imagens que você nos apresentam e que estam dentro do contexto do livros que vc faz as resenhas, nos remete para dentro dos livros tornando a nossa leitura mais ávida em nossas mentes.Parabéns pela seleção de imagens e as entrevistas que compoe essa resenha.
+Josilene Santos Obrigada, Jucilene. Penso que é útil quando se "situa" a obra e quando podemos relacioná-la com ocorrências do mundo atual, principalmente quando se trata de obras mais antigas, como Capitães da Areia, escrito em 1937 e tão atual... Acho que é uma forma de enriquecer o livro e nossa cultura.
Beijo!!
esse começo me conquistou, estou amando ver seus videos dps de ler os livros
Fui procurar uma MSC e achei um belo vídeo cheio de conhecimento.
Que vídeo maravilhoso!
Onde eu estava que não conhecia Este livro 🤦🏼♂️
o melhor livro brasileiro
Simplesmente o melhor
O bonde dos que não leram Don Casmurro
@@poolnyllmanramosdejesus5323 KKKKKKK
@@poolnyllmanramosdejesus5323 eu li os dois e preferi o Capitães. Deve ser pq nasci e vivo num lugar muito precário e vejo muitas crianças assim, mas não sei exatamente. O livro só me tocou muito
Que vídeo incrível. 👏👏👏👏👏👏 AMEI
Acho incrível o qto na academia para ser bom tem que ser difícil e impopular
jorge amado tambem é meu favorito
Jorge Amado foi um guerreiro ,salve JORGE AMADO .
Que resenha maravilhosa, parabéns!
Estou lendo agora! Estou encantada! :))))
Livro sensacional 😍😍
Tô inconformada com você, incrível, incrível! Já conseguiu virar uma das minhas booktubers preferidas! :)
Tatiany Leite Obrigada! Fique sempre à vontade para sugerir leituras também! :D
Amei está de parabéns! conseguiu dizer tudo sobre capitães da areia. Aplausos
Um dos meus preferidos!!
Tem muitos anos q eu li capitães da areia e preciso fazer uma releitura pq ele é um dos meus livros favorito! Acho que da literatura nacional é o meu top 1!
Mais motivos para que eu leia esse livro. Me culpo por causa disso ahhaha Jorge Amado é infinitamente bom mesmo!
Janaina Pereira se ainda não conhece, então não perca mais tempo! hahahaha mas é um livro fácil de ler, a gente termina rapidinho. Bjs!
Já vi o filme, muito bom.
O jeito que você fala faz pessoas como eu ter uma grande vontade de ler livros, que antes jamais pensaria em ler...
O meu vai chegar semana que vem! Estou ansiosíssimo para lê-lo!
A Gaveta de Lucy Prepare seu coração. É impossível ficar indiferente a esse livro!
Okay. :D
sensacional e emocionante
Meu livro favorito. ❤
Irei ler ainda hoje. Obrigada! 💙
Capitães da areia é um livro incrível, um dos melhores q eu já li, e sou muito grata e abençoada por isso. Muito obrigada pelo vídeo e pelo seu ponto de vista tão lindo! 💕
Terminei de ler esse livro e achei MARAVILHOSO. Ri, chorei, me indignei, fiquei em choque e tudo mais. É um livro que te deixa atônito com as situações, é difícil acreditar que é a realidade, mas infelizmente é assim mesmo até hoje. QUE LIVRO MARAVILHOSO♥️
Esse livro fez com que Jorge Amado se tornasse meu autor favorito!
Brilhante apresentacao.
Que livro maravilhoso 😍
Resenha fantástica, amei cada minuto, vc conseguiu em pouco tempo e resenhando apenas de um dos diversos livros de Jorge Amado fala da importância dele na Literatura, na política e na vida social dos brasileiros. Virei fã