COMENTA AE! Mas assiste o vídeo inteiro antes! Que tipo de narração/descrição vc curte fazer? Comenta sua experiência com RPG nesse assunto! Se curte o conteúdo vira membro do canal pra da aquela ajuda top! LINK: ruclips.net/channel/UCBCrYOCP9vWJTIOQyruiuCAjoin
Uso a técnica milenar de exemplificar assim narro os detalhes e deixo o resto a imaginação e se um jogador tiver um dúvida ou ideia ele pergunta e eu vejo se tem coerência. Por ex ao invés de narrar o dragão dormindo no ouro eu narro: o dragão vermelho de X metros esta dormindo sobe uma pilha de tesouros valiosos como a espada super rara Y e o item da missão, assim como em Hobbit. Aí normalmente vem as perguntas "só tem ouro ou tem joias caras?" "Quais itens magicos?" "Tem poção de resistência a fogo?" "O quão grande é a pilha de tesouros?" E por aí vai economiza tempo e atenção
E ae, beleza? Então, eu também percebi que tem uma galera que curte o que eu chamo de síndrome de Tolkien. Particularmente, gosto de menções mais diretas e sem muita firula, mas não nego que alguns dos meus jogadores gostam de híper detalhismo, que acaba atrasando e dando uma experiência não muito boa para os demais. Então, tento sempre balancear, e mostrar (narrar) somente o principal, dando um gostinho aqui e acolá de coisas que são pertinentes para a situação. Exemplo: o grupo volta de uma missão falha durante a noite, e começa a chover. Então, durante a narração eu enalteço o como a chuva cai pesada sobre eles, e o quão mal eles ficam com a situação toda. Acho que narrar que o chão está lamacento, e que eles estão fedendo, porque isso fica óbvio com a situação toda.
Concordo contigo Junior! Também gostei muito do termo "Síndrome de Tolkien" kkkk Acho que saber o momento certo e conhecer a galera da mesa é muito importante na hora de decidir se vamos narrar de forma mais direta ou hiper detalhada.
Sou aspirante a escritor e uma coisa que vem se tornando cada vez comum é o encurtamento de falas e descrições pq o leitor está muito exposto a distrações no ambiente de leitura, barulho, notificação, memes e etc. Tudo pode roubar a atenção do leitor e tirar o foco de uma longa descrição.
Infelizmente, amigo. Hoje em dia o mundo está mais distraído e mais rápido. As pessoas tbm querem uma leitura mais "fácil" para que possam ler rapidamente. Particularmente eu não gosto muito disso tudo, mas entendo que nos dias atuais é necessário.
Desculpa gako sou burra e não presto atenção na mesa eu entendi a indireta (direta) kakakskskskfjwid Foda é jogar comigo e com o Fox, porque eu não gosto de narração detalhada e ele gosta, taquepariu
Год назад+1
Q issu É bom ver q cada jogador funciona de um jeito e o mestre se adaptando pra deixar a mesa melhor pro grupo é o ideal, é bom ver q vc e o Fox são diferentes nisso pq além de eu evoluir mestrando desse modo, posso trazer dicas em cima disso aki pro canal, pq garanto q tem mais mestres q ficam com essas dúvidas
Um jogador da minha mesa presencial tem, e às vezes eu tô narrando detalhadamente e ele viajando nas paranóias kkkk Passei a ser menos detalhista, somente quando realmente importa. Eu tbm suspeito de ter TDAH, mas ainda não fui atrás do diagnóstico.
Год назад+2
Sim, a Carol (Obake) que falo no vídeo tem, e jogando com ela a quase 2 anos todos os dias praticamente fui mudando com ela o modo de narrar, eu gosto de narrar muito, msm q ela se perca as vezes pq eu decoro o local na mente, pq vira e mexe os personagens voltam nos cenários ae gravei na mente, mas fora isso eu dou um equilíbrio de acordo com as pessoas da mesa, pro TDAH é mt importante o mestre cvs com a pessoa, entender o nivel disso e curtir o RPG juntos!
COMENTA AE! Mas assiste o vídeo inteiro antes!
Que tipo de narração/descrição vc curte fazer? Comenta sua experiência com RPG nesse assunto!
Se curte o conteúdo vira membro do canal pra da aquela ajuda top!
LINK: ruclips.net/channel/UCBCrYOCP9vWJTIOQyruiuCAjoin
Uso a técnica milenar de exemplificar assim narro os detalhes e deixo o resto a imaginação e se um jogador tiver um dúvida ou ideia ele pergunta e eu vejo se tem coerência.
Por ex ao invés de narrar o dragão dormindo no ouro eu narro: o dragão vermelho de X metros esta dormindo sobe uma pilha de tesouros valiosos como a espada super rara Y e o item da missão, assim como em Hobbit.
Aí normalmente vem as perguntas "só tem ouro ou tem joias caras?" "Quais itens magicos?" "Tem poção de resistência a fogo?" "O quão grande é a pilha de tesouros?" E por aí vai economiza tempo e atenção
E ae, beleza?
Então, eu também percebi que tem uma galera que curte o que eu chamo de síndrome de Tolkien. Particularmente, gosto de menções mais diretas e sem muita firula, mas não nego que alguns dos meus jogadores gostam de híper detalhismo, que acaba atrasando e dando uma experiência não muito boa para os demais. Então, tento sempre balancear, e mostrar (narrar) somente o principal, dando um gostinho aqui e acolá de coisas que são pertinentes para a situação. Exemplo: o grupo volta de uma missão falha durante a noite, e começa a chover. Então, durante a narração eu enalteço o como a chuva cai pesada sobre eles, e o quão mal eles ficam com a situação toda. Acho que narrar que o chão está lamacento, e que eles estão fedendo, porque isso fica óbvio com a situação toda.
Concordo contigo Junior! Também gostei muito do termo "Síndrome de Tolkien" kkkk
Acho que saber o momento certo e conhecer a galera da mesa é muito importante na hora de decidir se vamos narrar de forma mais direta ou hiper detalhada.
Estou gostando deste canal
Sou aspirante a escritor e uma coisa que vem se tornando cada vez comum é o encurtamento de falas e descrições pq o leitor está muito exposto a distrações no ambiente de leitura, barulho, notificação, memes e etc.
Tudo pode roubar a atenção do leitor e tirar o foco de uma longa descrição.
Infelizmente, amigo. Hoje em dia o mundo está mais distraído e mais rápido. As pessoas tbm querem uma leitura mais "fácil" para que possam ler rapidamente. Particularmente eu não gosto muito disso tudo, mas entendo que nos dias atuais é necessário.
Desculpa gako sou burra e não presto atenção na mesa eu entendi a indireta (direta) kakakskskskfjwid
Foda é jogar comigo e com o Fox, porque eu não gosto de narração detalhada e ele gosta, taquepariu
Q issu
É bom ver q cada jogador funciona de um jeito e o mestre se adaptando pra deixar a mesa melhor pro grupo é o ideal, é bom ver q vc e o Fox são diferentes nisso pq além de eu evoluir mestrando desse modo, posso trazer dicas em cima disso aki pro canal, pq garanto q tem mais mestres q ficam com essas dúvidas
Quem tem TDAH é complicado ficar enrolando na descrição do RPG
Um jogador da minha mesa presencial tem, e às vezes eu tô narrando detalhadamente e ele viajando nas paranóias kkkk
Passei a ser menos detalhista, somente quando realmente importa. Eu tbm suspeito de ter TDAH, mas ainda não fui atrás do diagnóstico.
Sim, a Carol (Obake) que falo no vídeo tem, e jogando com ela a quase 2 anos todos os dias praticamente fui mudando com ela o modo de narrar, eu gosto de narrar muito, msm q ela se perca as vezes pq eu decoro o local na mente, pq vira e mexe os personagens voltam nos cenários ae gravei na mente, mas fora isso eu dou um equilíbrio de acordo com as pessoas da mesa, pro TDAH é mt importante o mestre cvs com a pessoa, entender o nivel disso e curtir o RPG juntos!
Muito bom, mas trás vídeo ensinando os melhores programas pra criar mapas e salas online.
33