@@Nomadicats é ruim demais twitter pra conversar. considerando o teor do vídeo... o melhor contato seria do linkedin. já achei e pedi em amizade por lá.
@Magnata digital Não desista, cada vez mais estão precisando de programadores e sempre ta tendo vaga, se focar e dependendo como irão ser seus estudos, de 3 a 6 meses ou de 6 meses até 1 ano estudando e desenvolvendo projetos, você consegue uma vaga, só vai depender de você e da tecnologia que queira estudar. Se tem pouco conhecimento em programação, aconselho o curso de python do curso em video e o curso com o professor Gustavo Guanabara, também o de javascript.
Eu trabalho como DBA aqui na pensilvania e eu coloquei varias experiencias antigas como .NET que foi meu primeiro trabalho real como programadora, eu tinha uns 19 anos... ELES PERGUNTARAM SOBRE ISSO TUDO. E eu NEM LEMBRAVA. Alias, eu apliquei pelo linkedin e eu nao atualizava aquilo fazia um tempo. Mas passei. Essa dica de lembrar o que voce coloca no curriculum é valiosa. Eu to querendo arriscar algo na europa, tenho a sensação que é bem mais tranquilo que conseguir algo aqui nos EUA. haha
Estou com 14 anos, estou estudando no Instituto Federal Do Estado Do Pará, fazendo ensino médio+ensino técnico(Informática ou TI).Meu sonho é ser um programador de grande sucesso.Atualmente faço aulas de programação como, (No instituto Federal Do Pará ) algoritmo, Python, Java, C, mais os cursos onlines do Curso em Vídeo.Estou participando da OBI 2018(Olímpiada Brasileira de Informática, que é uma competição de programação em Java).Desenvolvi um Robô seguidor de linha no Arduino, em linguagem C.Meu passa tempo é a programaçaõ, uso isto como um hobby.
Tá no caminho certo, man Queria eu ter essa paixão na sua idade! Continua estudando mas constrói uma stack. Uma stack é um grupo de tecnologias que vc é proeficiente. Se vocÊ gosta de Java vocẽ pode ver o que as vagas de Java pedem e se especializar nisso.
Tá no caminho certo, man Queria eu ter essa paixão na sua idade! Continua estudando mas constrói uma stack. Uma stack é um grupo de tecnologias que vc é proeficiente. Se vocÊ gosta de Java vocẽ pode ver o que as vagas de Java pedem e se especializar nisso.
já fui para entrevistas na qual leram meu curriculum também amigo, e sim nunca vá para uma entrevista sem conhecer o a fundo o negocio da empresa, sua historia, sua visão de negócio.
Não sou programador hoje, mas gostaria de um dia trabalhar no exterior com isso. Mas vendo você falando sobre os testes, tá inalcançável para mim. O nível de conhecimento é muito elevado... Obrigado pelas dicas...
Uhuuuu!!! O cara é ligado em 220v. Que bom!!! Contei quantos palavras ele falou nos super-bem-aproveitados 39min de vídeo. Deu 3.141.592 palavras muito bem postas e pensadas. Parabéns velho! Vc é inspirador!!! Partiu inscrição no canal.
Legal cara, infelizmente já não tenho mais idade para encarar esse desafio, mas estou encaminhando meu filho que tem agora 17 anos e vai começar um Curso de Ciencias da Computação na Universidade Publica Federal de São Luis - MA. Ele tem algum dominio do inglês, já está no avançado. Gostaria muito que ele seguisse um caminho parecido porque sei que aqui na nossa cidade existem poucas possibilidades, exceto para Docencia, Empregos com salarios baixos ou montar uma Empresa (nem todos tem culhão para isso!!). Estou apontando o norte para ele, porque infelizmente eu não tive e não aproveitei as poucas oportunidades que tive na vida para crescer profissionalmente. Estou tentando fazer algo diferente para ele para que não perca tempo em aventuras e perca tempo ou se sinta perdido sem saber exatamente o que vai fazer no futuro. Só lamento ele não ser mais interessado, pois apesar de tudo, quando comecei no ramo lia muito, fazia coleções de revistas do meio, dei até aula de Cobol na época, mas não cheguei a desenvolver nada com essa Linguagem de Programação. Em resumo, o que de fato gostaria era que você ajudasse a dar um norte nessa questão ao meu filho, ja que vc é um jovem tambem, já passou por alguns desafios na vida nessa área e pode sem duvida ajudá-lo a seguir um direcionamento nessa área de programação ou Analista de Sistemas.
Meu amigo... Antes de mais nada queria dizer parabéns pelo vídeo, humildade e energia positiva. Gostaria de dizer que eu fiz uma pequena pesquisa no youtube e acabei vendo esse vídeo... Me chamaram através do LinkedIn pra fazer uma entrevista em uma empresa na Holanda, e vi seu video antes da entrevista... Passei na primeira etapa, depois fiz uma segunda etapa com o manager e um senior do setor, e passei... Agora estou fazendo uma etapa técnica. Não sei se vai rolar, mas de qualquer forma tu me ajudou bastante. Se der certo, juro que te pagarei uma cerveja quando estiver por aí :P
Passei nas três primeiras etapas, entrevista com RH, entrevista com gestores, teste de Q.I/personalidade/raciciocínio lógico... Mas reprovei na quarta etapa, que foi a de um projeto - seria a última etapa. Mas a experiência valeu muito! Quando eu tiver a cidadania europeia vou começar a aplicar! Valeus :D
QUANDO EU CRESCER ,JÁ SEI QUE EU QUERO SER. DO CARALHO ESSE VÍDEO. ASSISTI E NEM SENTI O TEMPO PASSAR . CADA VEZ QUE ASSISTO UM VÍDEO DO CANAL ME SINTO MAIS À VONTADE PARA ENTRAR NESSA ÁREA DE TI. VALEU RAFAEL ,PELA INSPIRAÇÃO , ALIÁS ,PELA TRANSMISSÃO DE CONVICÇÃO A CADA VÍDEO. MAIS UM INSCRITO.
Meu Deus, eu estou vendo vídeos para saber mais sobre como é trabalhar com TI na Inglaterra, e esse vídeo foi o mais dedicado na explicação, sensacional, parabéns pelo conteúdo!!!!!!
Vídeos como este mostram que aquilo que hoje é um sonho pode ganhar forma e se tornar realidade. Muito obrigado por compartilhar a sua trajetória rapaz. Sua história me inspira!
Cara... Muito bom ease video, sensasional! Eu não passei em diversas vagas que apliquei para o exterior e comecei a me sentir uma fraude por um bom tempo... Agora finalmente consegui uma vaga para trabalhar remotamente para uma empresa da nova zelandia, mas gostaria de ter assistido esse seu video beeeeeem antes! Muito bom mesmo e te desejo todo o sucesso do mundo!
Certamente com estes erros básicos que simplesmente acontecem em certos momentos de pressão e estresse, vc deve ter sentido a famosa “síndrome do impostor” kkkk mas é isso ai! Gostei do vídeo! Sou dev python tbm! Parabens!
Você é maravilhoso me ajudou muito! Sou programadora há 15 anos c# e Java quero ir com a minha esposa pra Holanda! Meu sonho é ir para Amsterdam 🙏🏽 Meu inglês é péssimo estou estudando todos os dias! Quero me preparar bem para isso! Sou Senior aqui, tenho medo da pressão mas nada do que você falou achei de outro mundo! Estava pensando em aplicar para Pleno por puro medo, daqui uns 2 anos! Tenho 2 gatas é uma cachorra! Por favor faça mais vídeos como este, quero saber questão de salário, é tranquilo pagar um aluguel de $1.500 como programador, sabendo todos os impostos da Holanda?
Melhor reunfo que tive numa entrevista foi chegar nela com um outro contrato de outra empres pronto pra assinar. Eles sabiam que era me convencer ao invés de eu ter que convencer. Consegui um otimo contrato nesta empresa (aquela que tinha que me convencer).
A qualidade do vídeo ficou ótima, a explicação e o tema ficaram perfeitos, cara você esta de parabéns. Esse vídeo me incentivou muito mesmo. Agora qual o problema no vídeo para quatro pela sacos da deslike? Não entendo essa galera que da statos negativo e não explica o porque disso. Deixando isso de lado, cara você esta de parabéns e agradeço muito pelo vídeo, me ajudou de uma maneira que você nem imagina.
Olá Rafael e Janaína, tudo bem? Achei show o vídeo! Gostaria saber algo... ainda curso Sistemas de Informação e nesse semestre a professora do curso pediu um documentário sobre a etapa de recrutamento e contratação na nossa área de atuação. Seria incrível se conseguíssemos uma entrevista com vocês, pois o conteúdo é de muito interesse para nossos colegas! Estamos preparando um documentário completo sobre o assunto, com gravação profissional e tudo mais. Acredito que seria algo interessante para vocês, pois ficará disponível no youtube e será apresentado para toda a faculdade. Estou enviando um e-mail para uma conversa direta. Att
Trabalho com programação a 2 anos, trabalho em uma startup e sempre tive o sonho de morar fora do Brasil. Seu vídeo me mostrou que meu sonho não é inalcançável. Gratidão!
Cara adorei seu vídeo: Eu estou na Hungria e comecei a "saga" de entrevistas essa semana, fiz a primeira e bombei. Nervosismo, entrevista em inglês, fora que eu fui despreparado: Na parte de programação consegui resolver os problemas, na parte teorica e de estrutura eu tomei pau. To vendo seu vídeo e colhendo experiências, muito bom, você citou várias coisas com as quais vou estudar também - preciso de mais teoria. Eu senti muita relação no caso que você foi reprovado por ser Senior no Brasil, mas aqui ainda não estava na "Senioridade" que os caras precisavam. A empresa que prestei também tinha um largo volume de dados (bancos) e meu background não era suficiente pra isso... os caras ficavam milimetrando (de verdade) respostas de serviços REST... o cara que me entrevistou tinha 20 anos de empresa...
Cara...que vídeo! Eu tenho planos de tentar algo no Canadá, no momento tenho um inglês intermediário mas até lá pretendo completar os estudos da língua. O que acaba com minha autoestima é que a área parece ser um poço sem fundo de requisitos, eu tenho 21 anos, curso técnico em desenvolvimento de sistemas e no momento cursando o Sistemas de Informação. A nível de faculdade eu me sinto bem, porém, ao me deparar com uma entrevista de emprego, e com aquela lista enorme de tecnologias que nunca nem ouvi falar, parece que não vou ter futuro algum na área. De qualquer forma, muito obrigado pelo vídeo!
Cara nenhuma faculdade no Brasil vai te ensinar a programar, quer aprender?? Compras cursos a distância, seja alura, udemy, corre atrás, vai estudar por conta própria
Não tenho nenhuma faculdade, mas sou desenvolvedor Web, sei JavaScript, HTML, CSS, Bootstrap, react.js, react Native, vue, node, redux, express, mongodb, entre outros framework atuais, meu foco e desenvolvedor web, futuramente de aplicativos, hoje estou em busca do meu primeiro emprego, nunca nem entrei numa faculdade
Bom dia amigo. Que vídeo emocionante. Meu sonho é morar na Europa e trabalhar como programador. Atualmente estou estudando JavaScript, já tenho conhecimento de CSS, HTML, um pouco de PHP. Acho que minha metodologia leva a ser um FrontEnd. Agora estou iniciando meu tecnólogo em análise de sistemas e tenho 40 anos. Você que está aí, o que você tem a falar sobre idade. Você acha que atrapalha, eu acredito que essa profissão, não seja tão ruim para idade. Mas você que está no ambiente, o que você observa disso tudo?
Muito legal o video! Não sou formado ainda mas trabalho 3 anos programando já, vou começar a federal esse ano e estou em processo de guardar dinheiro para tentar a "sorte" na Irlanda e lá tentar conseguir algum emprego de programador, minha esposa também esta terminando a faculdade e esta bem insegura, pois ela só tem o academico e não tem confiança no ingles, usei o seu video para incentiva-la mais um pouco a seguirmos esse caminho! Sucesso!
Cara, esse foi o vídeo mais importante que vi esse ano! Até me emocionei haha Eu sou muito inseguro com as minhas habilidades em TI, fora que eu não tenho foco para estudos. Gostaria muito de conversar contigo. Até pago uma consultoria haha Anotei alguns pontos do vídeo para estudar. Muito obrigado mesmo pelo vídeo!
Muito bom o vídeo! Eu estava precisando de inspiração para começar a procurar as oportunidades, cai no erro de pensar que só conseguiria se tivesse a cidadania primeiro de algum país europeu. O video me esclareceu que é sim possível. Parabéns pelo emprego e pela qualificação do vídeo.
Mano, foi muito muito muito bom ouvir suas experiências!!! Aprendi bastante rs Me da uma dica: eu sou tecnólogo e trabalho com programação. Você acha que para conseguir um emprego no exterior, seria bom ter o bacharelado ou um mestrado e certificações para melhorar o currículo, ou somente o curso tecnológico (tecnólogo) e saber fazer o que for pedido será o suficiente? Vejo muitas vagas que exigem o curso de bacharelado. Deus os abençoe!!! Obrigado por compartilhar suas experiências!!! Forte abraço!!!
Já mandei o meu comentário de agradecimento e elogios, e agora seguem algumas dúvidas e coisas que gostaria de saber. Quantos anos vc tem? Parece ser um cara bem novo e não estar na casa dos 30. Fiquei nessa curiosidade com a idade pois além de vc ser senior, disse que já tem mais de 10 anos de experiência com a programação, o que é super legal! Qual o seu ramo específico? Não estou totalmente por dentro de quais são os conhecimentos e experiências, domínio e etc que um sênior precisa. Sou Jr na área e atualmente programando em Python também (Java como segunda principal)! Aproveitando o que disse acima, gostaria de saber como e por que hoje vc é um desenvolvedor sênior. O que vc indica para esse processo de crescimento pessoal, em que focar e como fazer. Agradeço novamente pelo ótimo vídeo e lhe desejo muito sucesso! Parabéns por tudo.
Rafael, parabens pelo teu videos, sensacional! Estou migrando para area de Desenvolvimento, tenho formação como ADS no Brasil, estou atualmente morando em Portugal, antes de vir morar por aqui, fiz treinamento na Caelum nao sei se conhece, tenho vontade de trabalhar como desenvolvedor, mas nao estou conseguindo iniciar minha carreira. Poderia dar uma luz como consigo entrar no mercado? Obrigado por compartilhar teus videos. Abs.
Inscritas no canal! Bem legal suas dicas...é importante mostrar que não é por sermos brasileiros que devemos rebaixar nosso cv, se tivermos qualificações e idioma necessários, claro...Parabéns pelo vídeo!
Muito legal sua jornada cara, parabéns! Muito obrigado por compartilhar! Material bem completo, ajuda muito a tirar dúvidas, mesmo não sendo da área de programação. Sucesso! Obrigado
Muito obrigado por compartilhar essa experiência e doar tanto tempo pra isso! Legal demais ver sua história sendo bem realista mostrando todos os desafios e fracassos do caminho. Motivador pra quem ta começando!
Cara, vídeo sensacional! É difícil encontrar alguns tão completos assim, hein! Show, esse é o primeiro que vi no canal (embora eu esteja pensando mais em EUA agora), já vou ver os outros tbm...
Video sensacional, o mais realista, e aberto que ja vi em alguns anos. Geralmente o povo fala fala, mas esse tipo de experiencia mais pessoal, nao se encontra. Sempre amei a programacao, mas nunca tive coragem de largar a musica, que ja era meu trabalho quando morava no brasil para me dedicar. Hoje morando na russia, ressucitei a vontade de trabalhar com programacao. A minha pergunta e, mesmo eu amando PHP, qual linguagem voce diria que seria talvez uma boa porta para trabalhar no exterior?
Rafael ouvi cada palavra atentamente e estou mais confiante pelas dicas suas, vou treinar e revisar o q for necessário. Te falo porque já apliquei para 4 empresas de desenvolvimento em Portugal e passei em 3 nas 1a entrevistas de cada. Todas elas pediram inglês bom para conversação, não sou um expert, mas estou conseguindo. Descobri seus vídeos e agradeço. E sei q conseguirei. Faço backend é bastante expertise e habilidade em SQL e estrutura de dados. Valew suas palavras!! Sou do Rio e moro no interior de MG. Abração.
Cara, sensacional o seu canal!!! Vou acompanhar a maioria dos vídeos ao longo das semanas. Estou terminando faculdade de ADS, além de estar fazendo alguns cursos "nanodegree" na Udacity e me programando para alguns outros na Coursera... Atualmente só programo em Python mesmo. Ah, sou cidadão italiano, gostei demais desse vídeo! Boa sorte aí amigo, abraços!!!
Eu já estava quase desistindo desse meu sonho de ir morar fora do Brasil, quase desistindo do sonho de trabalhar como desenvolvedor. Mas esse seu vídeo foi uma injeção de ânimo para mim. Muito obrigado. Tenho curso técnico de informática e cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou estudando bastante programação e inglês e quero um dia realizar esses meus dois sonhos.
Muito legal esse vídeo, eu estou começando a pegar pesado nos estudos do inglês, que é o único porém que me prendem a não enviar curriculos para outros países.
O melhor vídeo que eu já vi no RUclips até hoje. Muito obrigado por compartilhar coma gente. Muito legal ver a tua humildade. Muito sucesso pra ti, vc merece!
Muito bom! Eu sou desenvolvedora de Android nível pleno e faz muito tempo que estou querendo trabalhar na Europa... mas normalmente as vagas são pra sênior. Isso me deixa com muito medo ao momento de aplicar pra alguma vaga
Cara, QUE... VÍDEO! Provavelmente foi o melhor vídeo do YT que assisti com o foco nesse tipo de informações. Meus parabéns e parabéns pela disposição em nos ajudar. Vc é um cara bem simpático e sem dúvidas esse é um dos fatores que inspira muitos assim como eu, a te seguirem no canal. Parabéns por tudo e obrigado!!
Eu quero trabalhar no Canadá e por sorte achei este vídeo acabei me inscrevendo no canal, eu estou aprendendo python e cursando Advanced Pentest e Security Specialist, e por mais que eu entenda a maioria das frases e saiba responder eu continuo inseguro quanto a " será que vou conseguir emprego? será que vou ser capaz de resolver o que a empresa precisa? será que vou conseguir me comunicar bem" o vídeo me deu um apoio. tenho planos de ir visitar o canadá no fim do ano para conhecer Vancouver, você teria alguma dica para dar?
A dica que eu tenho pra te dar no seu caso é que você tenha menos medo de errar. Existe um problema em se preparar 100% antes de tentar fazer alguma coisa, que é o fato de que você nunca estará 100% preparado. Se você esperar sua hora nunca vai chegar. E outra coisa, a melhor forma de você aprender como fazer melhor é errando. Tentar e errar. Suas dúvidas são pertinentes e comuns, mas não deixe essas dúvidas te prender. O medo de errar pode ser seu maior inimigo. Vou te confessar uma coisa: eu sou a pessoa mais apavorada em inicio de emprego que eu conheço. No meu primeiro mês eu sempre tenho certeza que não estou sendo bom o suficiente e a empresa vai perceber isso. É sério. A Quiqup é minha 8 empresa como programador, e acho que em pelo menos 6 delas eu fiquei assim, desesperado, na deprê mesmo. Chegava em casa falando que não ia conseguir. A quantidade de coisas que eu não sabia fazer na empresa era enorme. E isso não foi diferente na Quiqup. Eu tava tão desesperado que comecei a perguntar sobre isso em grupos de Slack, sobre como fazer pra resolver isso. Porque eu tinha certeza que a empresa não estava satisfeita pela forma lenta que eu estava entregando as coisas. Olha, hoje eu to a 6 meses na Quiqup e olhando para trás eu vejo como eu estava sendo imaturo e injusto comigo mesmo. Quase todo mundo demora cerca de 3 meses até ganhar tração, entender como funciona as coisas, conseguir entregar numa velocidade adequada. Em resumo, aplique para as entrevistas nas empresas que você quer trabalhar. Se você não passar você vai aprender o que ainda te falta, e tenho certeza que você vai trabalhar nas suas falhas pra poder tentar de novo e se tornar um candidato cada vez melhor. Quando você passar para uma empresa, confia nela. Confia que quem te contratou sabia o que tava fazendo. Eles não contratariam você se não tivesse enxergado seu valor. No fim das contas, nunca ha razão para ter medo. Medo é um inimigo que a gente cria pra gente mesmo. Tente. Tente de novo. Depois tente mais uma vez. Eu tentei 8. Passei na oitava. Agora to na Holanda. Ainda bem que não desisti na sétima vez. ;)
Obrigado pela resposta, Obrigado também pelos vídeos, tem sido fonte para inspiração e motivação em continuar tentando. Vou tentar perder este medo em falhar ou não saber e tentar aprofundar mais em algumas programações de science learning que eu acho que estão precisando lá.
Muito bom o vídeo Rafael ! Obrigado por compartilhar sua experiência, foi bem claro e motivador. Eu pretendo me candidatar para algumas vagas no exterior, tenho inglês avançado e voltei esse ano a ter aulas particulares focando no IELTS e nas entrevistas. Na Europa um dos países que tenho maior interesse me morar é a Holanda. Já havia me cadastrado no Hackerrank e agora com suas dicas vou colocar na minha lista de tarefas fazer pelo menos um exercício diário na plataforma. Parabéns ! Sucesso ! Abraços !
Videozão mermu, parabéns! Muito bacana a maneira que vc encoraja e desmistifica a não ter medo das nossas incertezas. É de grande ajuda e motivador! Obrigado pelas experiências compartilhadas e sucesso na vida!
40 minutos de video que passarão voando. Muito útil e motiva muito ouvir sua experiencia. Só o ingles que me asusta e me põe pra traz na hora H. Gostaria de saber se vc tem alguma recomendação de algum youtuber ingles com videos de programação tecnico pra aprender. Brigadisimo
Acho que foi o melhor vídeo que eu assisti sobre esse tema. Dicas valiosas até para processos seletivos dentro do Brasil! Obrigado por compartilhar e sucesso pra vcs! Abs!
Oi Mila. Olha, não tem como eu te falar que é impossível, mas eu diria que é difícil. A explicação é simples. Quando uma empresa vai contratar alguém de fora daquele país, ela precisa justificar aquela contratação. Precisa explicar pro seu governo porque ela não conseguiu achar ninguém no próprio país com aquele nível de profissional e precisou contratar alguém de outro. Ou seja, é muito difícil que a empresa não consiga contratar alguém com um ano de experiência que seja bom o suficiente dentro do próprio país. Isso seria uma exceção se você for uma profissional completamente fora da curva. Então isso passaria a se tornar justificável. Outra razão é que em muitos países existe um piso salarial para se pagar a expatriados. Significa que eles não podem pagar menos do que X por ano, e geralmente esse valor é o salário de um pleno experiente ou um senior. Agora, se você tem cidadania, aí esquece tudo acima. É muito possível sim!
Aproveitando a pergunta da Mila, eu estou pra tirar minha cidadania italiana, pra quem tem documento e não muita experiência, você acha que é possível? Sabe dizer se o processo é muito complicado?
Parabéns pelo vídeo de vdd, foi de extrema ajuda. Estou começando o curso de sistemas de informação agr e meu foco é trabalhar no exterior, muitos conceitos falados eu ainda n conheço, mas o relato da sua experiência vai ser de extrema ajuda pra mim que até então estava no 0
Oi, tudo bem? Seu vídeo é muito motivador gostaria muito de entrar nesse mundo da TI e gostaria de saber como ter um carreira de sucesso nesse mundo, gostaria muito de sua ajuda para saber como começar e oque estudar ou onde estudar. Obrigado
Cara, adorei o seu vídeo. O melhor que já assisti sobre o assunto e olha que eu já rodei esse RUclips atrás de conteúdos assim. Muito valiosas suas dicas, todas as suas orientações são super valiosas. Parabéns pela humildade! Muito muito muito obrigado por suas orientações! 🙏🏼
Cara, ótimo vídeo! Você nos seus 300km/h consegue passar diversos detalhes que ocorreram nas suas experiências. Muito bacana! Parabéns! Você sabe dizer ou indica alguém que possa falar sobre o cenário de QA (Tests) aí pela Europa? Além do inglês, quais as outras exigências? Forte abraço
Muito fã desse casal. Parabéns pelo vídeo, Rafa. Importante demais dar suporte e informações para as pessoas que querem crescer como vcs. Beijo pra Jana e pras catgirls 😘😘😘😘
Obrigado por compatilhar cara, tanta informação e bem organizada com links e tudo mais, nem quero saber se os outros vídeos são assim, inscrito e Thumbs Up com certeza.
Amei o vídeo, só faltou link das coisas que foi falado em vídeo, coisas que você citou, mas não deixou link, tipo os sites para treinar conteúdo técnico para entrevista
Primeiramente parabéns por sua iniciativa de está passando um pouco da suas experiências. Na sua opinião qual é a melhor linguagem de programação para começar trabalhar como programador remoto? E a de maior aceitação no mercado de trabalho? Para quem sabe trabalhar na Europa futuramente!
Fala Rafael, muito show o vídeo, mandou bem mesmo, anotei todas as dicas, todas de suma importância. Pretendo esse ano começar a aplicar pra vagas remotas na Europa, sei que preciso estudar muito programação, pois sempre que começo a estudar só dura alguns meses depois paro e esqueço boa parte do que estudei. Sobre o inglês eu consigo entender bem tanto escrita como audição, porém pra falar com outra pessoa me sinto inseguro, pois nunca fiz isso com ninguém a não ser no cursinho que fiz a 2 anos atrás. Meu sonho é trabalhar remoto e viajar pelo mundo. Parabéns mais uma vez pelo vídeo. Abraços.
Newton, eu diria que programação é uma das melhores profissões hoje em dia pra você poder trabalhar remoto e viajar pelo mundo. Não vejo nenhuma outra área com tanta oportunidade, nem mesmo dentro da própria TI. Então, aproveite, não será tempo perdido. Mas tenha calma, não se afobe. As oportunidades não acabarão tão cedo! Se eu puder te aconselhar algo, sugiro que você se inscreva no HackerRank e faça pelo menos um exercício novo por dia na linguagem que você está aprendendo. O HarckerRank tem vários exercícios diferentes, inclusive algumas trilhas de exercícios pra vc ir seguindo. Ele tem um esquema de pontuação e isso é legal porque te anima a conseguir mais pontos. Comece hoje! =) E sim, se dedique ao inglês também. Não vou te dar dica de como aprender porque certamente não sou a melhor pessoa pra isso e tem muito material de gente incrivelmente gabaritada pra vc aprender inglês. Mas aprenda. RUclips, Duolingo... vai atrás e defina um programa pra você aprender. Se tiver oportunidade de fazer um curso de inglês é melhor ainda, mas mesmo se fizer, não dependa somente do curso de inglês. Estude em casa, pelo menos dia sim dia não. Quão rápido você vai se tornar um programador e trabalhar viajando pelo mundo só depende de você! ;) Abração!
Tudo bem meu caro, eu gostaria de falar contigo se for possível porque eu tenho mais de 10 anos de experiência como programador em diversas linguagens e acho que um grande problema no Brasil é ser mais generalista e não incentivar ser especialista em uma linguagem específica, atualmente estou morando na Califórnia mas estou procurando trabalhos remotos ou físico em outros países. Muito bom seus videos.
Galere, caso queiram entrar em contato direto com o Rafael, façam pelo Twitter: twitter.com/rafaeltravel88
Não consigo mandar mensagem direta para ele por lá :(
Tenta de novo =)
@@Nomadicats é ruim demais twitter pra conversar. considerando o teor do vídeo... o melhor contato seria do linkedin. já achei e pedi em amizade por lá.
Thks!!
Ele tem insta????
Programador sempre divide as coisas em tópicos hehe.
Vc é muito humilde, conheço cara com 3 anos de exp se achando o Tony Stark
"SOU UM SIMPLES PROGAMADOR" 10 anos de experiência.
Kkkk pensei a mesma coisa ... Coitada de manhã m mera mortal iniciante
Kkkkk eu. Iniciante total
@Magnata digital Não desista, cada vez mais estão precisando de programadores e sempre ta tendo vaga, se focar e dependendo como irão ser seus estudos, de 3 a 6 meses ou de 6 meses até 1 ano estudando e desenvolvendo projetos, você consegue uma vaga, só vai depender de você e da tecnologia que queira estudar.
Se tem pouco conhecimento em programação, aconselho o curso de python do curso em video e o curso com o professor Gustavo Guanabara, também o de javascript.
@Magnata digital 1 ano de experiência já está ótimo 👍 mais q qualificado, não passa disso!
@Magnata digital relatos dos mais experientes e de pessoas que empregam programadores.
Eu trabalho como DBA aqui na pensilvania e eu coloquei varias experiencias antigas como .NET que foi meu primeiro trabalho real como programadora, eu tinha uns 19 anos... ELES PERGUNTARAM SOBRE ISSO TUDO. E eu NEM LEMBRAVA. Alias, eu apliquei pelo linkedin e eu nao atualizava aquilo fazia um tempo. Mas passei. Essa dica de lembrar o que voce coloca no curriculum é valiosa.
Eu to querendo arriscar algo na europa, tenho a sensação que é bem mais tranquilo que conseguir algo aqui nos EUA. haha
WonderWanny amo teus vídeos Mano sério
Que bom, sucessos!
Estou com 14 anos, estou estudando no Instituto Federal Do Estado Do Pará, fazendo ensino médio+ensino técnico(Informática ou TI).Meu sonho é ser um programador de grande sucesso.Atualmente faço aulas de programação como, (No instituto Federal Do Pará ) algoritmo, Python, Java, C, mais os cursos onlines do Curso em Vídeo.Estou participando da OBI 2018(Olímpiada Brasileira de Informática, que é uma competição de programação em Java).Desenvolvi um Robô seguidor de linha no Arduino, em linguagem C.Meu passa tempo é a programaçaõ, uso isto como um hobby.
Tá no caminho certo, man
Queria eu ter essa paixão na sua idade! Continua estudando mas constrói uma stack. Uma stack é um grupo de tecnologias que vc é proeficiente. Se vocÊ gosta de Java vocẽ pode ver o que as vagas de Java pedem e se especializar nisso.
Tá no caminho certo, man
Queria eu ter essa paixão na sua idade! Continua estudando mas constrói uma stack. Uma stack é um grupo de tecnologias que vc é proeficiente. Se vocÊ gosta de Java vocẽ pode ver o que as vagas de Java pedem e se especializar nisso.
Vc vai ter um futuro brilhante cara.
já fui para entrevistas na qual leram meu curriculum também amigo, e sim nunca vá para uma entrevista sem conhecer o a fundo o negocio da empresa, sua historia, sua visão de negócio.
Não sou programador hoje, mas gostaria de um dia trabalhar no exterior com isso. Mas vendo você falando sobre os testes, tá inalcançável para mim. O nível de conhecimento é muito elevado...
Obrigado pelas dicas...
Uhuuuu!!! O cara é ligado em 220v. Que bom!!! Contei quantos palavras ele falou nos super-bem-aproveitados 39min de vídeo. Deu 3.141.592 palavras muito bem postas e pensadas. Parabéns velho! Vc é inspirador!!! Partiu inscrição no canal.
to acostumado a ver vídeos longos em 1.5x ou 1.75x de velocidade, mas esse precisei deixar em 1.25x hahaha
Legal cara, infelizmente já não tenho mais idade para encarar esse desafio, mas estou encaminhando meu filho que tem agora 17 anos e vai começar um Curso de Ciencias da Computação na Universidade Publica Federal de São Luis - MA. Ele tem algum dominio do inglês, já está no avançado. Gostaria muito que ele seguisse um caminho parecido porque sei que aqui na nossa cidade existem poucas possibilidades, exceto para Docencia, Empregos com salarios baixos ou montar uma Empresa (nem todos tem culhão para isso!!). Estou apontando o norte para ele, porque infelizmente eu não tive e não aproveitei as poucas oportunidades que tive na vida para crescer profissionalmente. Estou tentando fazer algo diferente para ele para que não perca tempo em aventuras e perca tempo ou se sinta perdido sem saber exatamente o que vai fazer no futuro. Só lamento ele não ser mais interessado, pois apesar de tudo, quando comecei no ramo lia muito, fazia coleções de revistas do meio, dei até aula de Cobol na época, mas não cheguei a desenvolver nada com essa Linguagem de Programação. Em resumo, o que de fato gostaria era que você ajudasse a dar um norte nessa questão ao meu filho, ja que vc é um jovem tambem, já passou por alguns desafios na vida nessa área e pode sem duvida ajudá-lo a seguir um direcionamento nessa área de programação ou Analista de Sistemas.
@@EnderPlayEnderPlay sou de são luis, e faço analise e desenvolvimento do sistemas na faculdade devry
Faço ciência da computação, em UNIP Universidade Paulista Araçatuba/sp
CARACA, QUE MASSA! Bom demais saber dessas possibilidades e que algo assim é real para nós "meros mortais". Obrigado por dividir isso conosco!
Meu amigo... Antes de mais nada queria dizer parabéns pelo vídeo, humildade e energia positiva.
Gostaria de dizer que eu fiz uma pequena pesquisa no youtube e acabei vendo esse vídeo...
Me chamaram através do LinkedIn pra fazer uma entrevista em uma empresa na Holanda, e vi seu video antes da entrevista...
Passei na primeira etapa, depois fiz uma segunda etapa com o manager e um senior do setor, e passei...
Agora estou fazendo uma etapa técnica. Não sei se vai rolar, mas de qualquer forma tu me ajudou bastante.
Se der certo, juro que te pagarei uma cerveja quando estiver por aí :P
E aí André, como foi o resto do processo? Conta pra gente :D
Passei nas três primeiras etapas, entrevista com RH, entrevista com gestores, teste de Q.I/personalidade/raciciocínio lógico... Mas reprovei na quarta etapa, que foi a de um projeto - seria a última etapa. Mas a experiência valeu muito! Quando eu tiver a cidadania europeia vou começar a aplicar! Valeus :D
Incrivel! Como vc pode ver, eu reprovei várias vezes antes de passar hahaha então, não desista, as próximas serão sempre mais fáceis! o/
@@Nomadicats Já fiz um ano de Europa (Irlanda)
Engraçado que quando eu vi esse video em 2019, trabalhar pra fora era realmente um sonho pra mim. Hoje eu trabalho pra um ecommerce nos EUA
QUANDO EU CRESCER ,JÁ SEI QUE EU QUERO SER. DO CARALHO ESSE VÍDEO. ASSISTI E NEM SENTI O TEMPO PASSAR . CADA VEZ QUE ASSISTO UM VÍDEO DO CANAL ME SINTO MAIS À VONTADE PARA ENTRAR NESSA ÁREA DE TI. VALEU RAFAEL ,PELA INSPIRAÇÃO , ALIÁS ,PELA TRANSMISSÃO DE CONVICÇÃO A CADA VÍDEO. MAIS UM INSCRITO.
Meu Deus, eu estou vendo vídeos para saber mais sobre como é trabalhar com TI na Inglaterra, e esse vídeo foi o mais dedicado na explicação, sensacional, parabéns pelo conteúdo!!!!!!
Vídeos como este mostram que aquilo que hoje é um sonho pode ganhar forma e se tornar realidade. Muito obrigado por compartilhar a sua trajetória rapaz. Sua história me inspira!
Cara... Muito bom ease video, sensasional!
Eu não passei em diversas vagas que apliquei para o exterior e comecei a me sentir uma fraude por um bom tempo...
Agora finalmente consegui uma vaga para trabalhar remotamente para uma empresa da nova zelandia, mas gostaria de ter assistido esse seu video beeeeeem antes! Muito bom mesmo e te desejo todo o sucesso do mundo!
Certamente com estes erros básicos que simplesmente acontecem em certos momentos de pressão e estresse, vc deve ter sentido a famosa “síndrome do impostor” kkkk mas é isso ai! Gostei do vídeo! Sou dev python tbm! Parabens!
Mano, quanto humildade, o mundo precisa de mais pessoas como vc. Abccs
O vídeo mais foda que não envelhece nunca.
Você é maravilhoso me ajudou muito! Sou programadora há 15 anos c# e Java quero ir com a minha esposa pra Holanda! Meu sonho é ir para Amsterdam 🙏🏽
Meu inglês é péssimo estou estudando todos os dias! Quero me preparar bem para isso!
Sou Senior aqui, tenho medo da pressão mas nada do que você falou achei de outro mundo! Estava pensando em aplicar para Pleno por puro medo, daqui uns 2 anos!
Tenho 2 gatas é uma cachorra! Por favor faça mais vídeos como este, quero saber questão de salário, é tranquilo pagar um aluguel de $1.500 como programador, sabendo todos os impostos da Holanda?
Melhor reunfo que tive numa entrevista foi chegar nela com um outro contrato de outra empres pronto pra assinar. Eles sabiam que era me convencer ao invés de eu ter que convencer. Consegui um otimo contrato nesta empresa (aquela que tinha que me convencer).
Porra!!! Vc tomou tantos nãos e não desistiu... obrigado pela inspiração e parabéns!!!
A qualidade do vídeo ficou ótima, a explicação e o tema ficaram perfeitos, cara você esta de parabéns.
Esse vídeo me incentivou muito mesmo.
Agora qual o problema no vídeo para quatro pela sacos da deslike?
Não entendo essa galera que da statos negativo e não explica o porque disso.
Deixando isso de lado, cara você esta de parabéns e agradeço muito pelo vídeo, me ajudou de uma maneira que você nem imagina.
Parabéns pela trajetória, Rafael. Cheguei a esse seu vídeo por acaso. Abração
Olá Rafael e Janaína, tudo bem? Achei show o vídeo! Gostaria saber algo... ainda curso Sistemas de Informação e nesse semestre a professora do curso pediu um documentário sobre a etapa de recrutamento e contratação na nossa área de atuação. Seria incrível se conseguíssemos uma entrevista com vocês, pois o conteúdo é de muito interesse para nossos colegas! Estamos preparando um documentário completo sobre o assunto, com gravação profissional e tudo mais. Acredito que seria algo interessante para vocês, pois ficará disponível no youtube e será apresentado para toda a faculdade. Estou enviando um e-mail para uma conversa direta. Att
Seria ótimo a ajuda de vocês.
+Nomandicats é um trabalho muito importante e gostaríamos de sua ajuda.
Seria muito importante e de grande ajuda nos conceder essa entrevista !!!
A ajuda de vocês colaboraria muito, para o nível de um trabalho que já vem sendo tão bem elaborado.
Trabalho com programação a 2 anos, trabalho em uma startup e sempre tive o sonho de morar fora do Brasil. Seu vídeo me mostrou que meu sonho não é inalcançável. Gratidão!
Cara,tu é foda. Sucesso,vc merece. Humildade vc tem e isso é uma vantagem garantida!
Cara adorei seu vídeo: Eu estou na Hungria e comecei a "saga" de entrevistas essa semana, fiz a primeira e bombei. Nervosismo, entrevista em inglês, fora que eu fui despreparado: Na parte de programação consegui resolver os problemas, na parte teorica e de estrutura eu tomei pau. To vendo seu vídeo e colhendo experiências, muito bom, você citou várias coisas com as quais vou estudar também - preciso de mais teoria.
Eu senti muita relação no caso que você foi reprovado por ser Senior no Brasil, mas aqui ainda não estava na "Senioridade" que os caras precisavam. A empresa que prestei também tinha um largo volume de dados (bancos) e meu background não era suficiente pra isso... os caras ficavam milimetrando (de verdade) respostas de serviços REST... o cara que me entrevistou tinha 20 anos de empresa...
Em 10:54 acho que voce quis dizer "unique key".. =].. Ótimo video, obrigado!
No caso específico era foreign key mesmo, já que por ser um banco relacional ela garantiria a unicidade. Mas sua percepção foi acertada!
Melhor vídeo que já vi sobre entrevista, bem detalhado, nada daquelas dicas genéricas que vêmos por aí. Obrigado!
Cara...que vídeo! Eu tenho planos de tentar algo no Canadá, no momento tenho um inglês intermediário mas até lá pretendo completar os estudos da língua. O que acaba com minha autoestima é que a área parece ser um poço sem fundo de requisitos, eu tenho 21 anos, curso técnico em desenvolvimento de sistemas e no momento cursando o Sistemas de Informação. A nível de faculdade eu me sinto bem, porém, ao me deparar com uma entrevista de emprego, e com aquela lista enorme de tecnologias que nunca nem ouvi falar, parece que não vou ter futuro algum na área. De qualquer forma, muito obrigado pelo vídeo!
Cara nenhuma faculdade no Brasil vai te ensinar a programar, quer aprender?? Compras cursos a distância, seja alura, udemy, corre atrás, vai estudar por conta própria
Não tenho nenhuma faculdade, mas sou desenvolvedor Web, sei JavaScript, HTML, CSS, Bootstrap, react.js, react Native, vue, node, redux, express, mongodb, entre outros framework atuais, meu foco e desenvolvedor web, futuramente de aplicativos, hoje estou em busca do meu primeiro emprego, nunca nem entrei numa faculdade
@@PedroLucas-rb9yb você é desenvolver só de front-end ent?
Bom dia amigo.
Que vídeo emocionante. Meu sonho é morar na Europa e trabalhar como programador. Atualmente estou estudando JavaScript, já tenho conhecimento de CSS, HTML, um pouco de PHP. Acho que minha metodologia leva a ser um FrontEnd. Agora estou iniciando meu tecnólogo em análise de sistemas e tenho 40 anos. Você que está aí, o que você tem a falar sobre idade. Você acha que atrapalha, eu acredito que essa profissão, não seja tão ruim para idade. Mas você que está no ambiente, o que você observa disso tudo?
Nossa enquanto vc falava das perguntas que os caras do booking faziam, eu que nem estava lá já fiquei nervoso aqui kkkkkk que pressão mano.
Muito legal o video! Não sou formado ainda mas trabalho 3 anos programando já, vou começar a federal esse ano e estou em processo de guardar dinheiro para tentar a "sorte" na Irlanda e lá tentar conseguir algum emprego de programador, minha esposa também esta terminando a faculdade e esta bem insegura, pois ela só tem o academico e não tem confiança no ingles, usei o seu video para incentiva-la mais um pouco a seguirmos esse caminho!
Sucesso!
Cara, esse foi o vídeo mais importante que vi esse ano! Até me emocionei haha
Eu sou muito inseguro com as minhas habilidades em TI, fora que eu não tenho foco para estudos. Gostaria muito de conversar contigo. Até pago uma consultoria haha
Anotei alguns pontos do vídeo para estudar. Muito obrigado mesmo pelo vídeo!
Muito bom o vídeo! Eu estava precisando de inspiração para começar a procurar as oportunidades, cai no erro de pensar que só conseguiria se tivesse a cidadania primeiro de algum país europeu. O video me esclareceu que é sim possível. Parabéns pelo emprego e pela qualificação do vídeo.
Mano, foi muito muito muito bom ouvir suas experiências!!! Aprendi bastante rs
Me da uma dica: eu sou tecnólogo e trabalho com programação. Você acha que para conseguir um emprego no exterior, seria bom ter o bacharelado ou um mestrado e certificações para melhorar o currículo, ou somente o curso tecnológico (tecnólogo) e saber fazer o que for pedido será o suficiente? Vejo muitas vagas que exigem o curso de bacharelado.
Deus os abençoe!!!
Obrigado por compartilhar suas experiências!!! Forte abraço!!!
Caramba! Vou ali estudar!
Caraca irmão, os 39 minutos mais rápidos do mundo. Muito top o vídeo, parabéns !!!
Já mandei o meu comentário de agradecimento e elogios, e agora seguem algumas dúvidas e coisas que gostaria de saber.
Quantos anos vc tem? Parece ser um cara bem novo e não estar na casa dos 30. Fiquei nessa curiosidade com a idade pois além de vc ser senior, disse que já tem mais de 10 anos de experiência com a programação, o que é super legal!
Qual o seu ramo específico? Não estou totalmente por dentro de quais são os conhecimentos e experiências, domínio e etc que um sênior precisa. Sou Jr na área e atualmente programando em Python também (Java como segunda principal)!
Aproveitando o que disse acima, gostaria de saber como e por que hoje vc é um desenvolvedor sênior. O que vc indica para esse processo de crescimento pessoal, em que focar e como fazer.
Agradeço novamente pelo ótimo vídeo e lhe desejo muito sucesso! Parabéns por tudo.
Rafael, parabens pelo teu videos, sensacional!
Estou migrando para area de Desenvolvimento, tenho formação como ADS no Brasil, estou atualmente morando em Portugal, antes de vir morar por aqui, fiz treinamento na Caelum nao sei se conhece, tenho vontade de trabalhar como desenvolvedor, mas nao estou conseguindo iniciar minha carreira. Poderia dar uma luz como consigo entrar no mercado? Obrigado por compartilhar teus videos. Abs.
Meu amigo isso foi motivador demais obrigado, vou continuar estudando para um dia ser capaz de realizar esse sonho
Inscritas no canal! Bem legal suas dicas...é importante mostrar que não é por sermos brasileiros que devemos rebaixar nosso cv, se tivermos qualificações e idioma necessários, claro...Parabéns pelo vídeo!
Eu to mais impressionado de como você conseguiu lembrar de tantos detalhes das entrevistas... Parabéns pelo vídeo. Mandou bem!
Muito legal sua jornada cara, parabéns! Muito obrigado por compartilhar! Material bem completo, ajuda muito a tirar dúvidas, mesmo não sendo da área de programação. Sucesso! Obrigado
Muito obrigado por compartilhar essa experiência e doar tanto tempo pra isso! Legal demais ver sua história sendo bem realista mostrando todos os desafios e fracassos do caminho. Motivador pra quem ta começando!
Cara, vídeo sensacional! É difícil encontrar alguns tão completos assim, hein! Show, esse é o primeiro que vi no canal (embora eu esteja pensando mais em EUA agora), já vou ver os outros tbm...
Video sensacional, o mais realista, e aberto que ja vi em alguns anos.
Geralmente o povo fala fala, mas esse tipo de experiencia mais pessoal, nao se encontra.
Sempre amei a programacao, mas nunca tive coragem de largar a musica, que ja era meu trabalho quando morava no brasil para me dedicar.
Hoje morando na russia, ressucitei a vontade de trabalhar com programacao.
A minha pergunta e, mesmo eu amando PHP, qual linguagem voce diria que seria talvez uma boa porta para trabalhar no exterior?
Melhor video que ja vi, a respeito de como são as entrevistas, parabéns e sucesso
very good video. adorei as dicas!!!
Excelente vídeo! Parabéns! Sem enrolação, direto ao ponto! Não tenho paciência com vídeos enrolados rsrsrs Perfeito!!!
Obrigado pelo video! Super util. *estalada de dedo*
Rafael ouvi cada palavra atentamente e estou mais confiante pelas dicas suas, vou treinar e revisar o q for necessário. Te falo porque já apliquei para 4 empresas de desenvolvimento em Portugal e passei em 3 nas 1a entrevistas de cada. Todas elas pediram inglês bom para conversação, não sou um expert, mas estou conseguindo. Descobri seus vídeos e agradeço. E sei q conseguirei. Faço backend é bastante expertise e habilidade em SQL e estrutura de dados. Valew suas palavras!! Sou do Rio e moro no interior de MG. Abração.
Cara, sensacional o seu canal!!!
Vou acompanhar a maioria dos vídeos ao longo das semanas.
Estou terminando faculdade de ADS, além de estar fazendo alguns cursos "nanodegree" na Udacity e me programando para alguns outros na Coursera...
Atualmente só programo em Python mesmo.
Ah, sou cidadão italiano, gostei demais desse vídeo!
Boa sorte aí amigo, abraços!!!
Melhores 39 min de conteúdo que eu vi recentemente, sério, muito obrigada por compartilhar essa experiência!! Ganhou outro sub no seu canal!
Eu já estava quase desistindo desse meu sonho de ir morar fora do Brasil, quase desistindo do sonho de trabalhar como desenvolvedor. Mas esse seu vídeo foi uma injeção de ânimo para mim. Muito obrigado. Tenho curso técnico de informática e cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou estudando bastante programação e inglês e quero um dia realizar esses meus dois sonhos.
Canadá liberou 15 mil vagas no ramo da informática chegando a pagar mais 100 mil dólares anuais
Caralho... Você é um monstro sagrado.
Muito legal esse vídeo, eu estou começando a pegar pesado nos estudos do inglês, que é o único porém que me prendem a não enviar curriculos para outros países.
Nossa vc é um anjo pra quem tá buscando trabalho na área
bjs
Espero que faça a diferença na vida de bastante gente! ;)
O melhor vídeo que eu já vi no RUclips até hoje. Muito obrigado por compartilhar coma gente. Muito legal ver a tua humildade. Muito sucesso pra ti, vc merece!
Adoro os seus videos ... e eu sou programador também. Trabalho na Matriz da CAIXA em Brasília. Que massa a sua história.
Muito bom! Eu sou desenvolvedora de Android nível pleno e faz muito tempo que estou querendo trabalhar na Europa... mas normalmente as vagas são pra sênior. Isso me deixa com muito medo ao momento de aplicar pra alguma vaga
Aplica sem medo, Daniela! Se você for chamada para o processo e não passar, você vai acumular experiência; se passar, aí é só correr pro abraço :D
SENSACIONAL BROTHER!
Muito bom o vídeo e conteúdo excelente s2
parabéns!
Uma honra receber um elogio de um canal tão incrível como o seu! Obrigado mesmo!!
Parabéns!
Rapaz, vc comprova que tão importante (ou mais) quanto o alvo é o processo de chegar nele!
Ótimos comentários. Você fala super bem.
Cara, QUE... VÍDEO!
Provavelmente foi o melhor vídeo do YT que assisti com o foco nesse tipo de informações. Meus parabéns e parabéns pela disposição em nos ajudar. Vc é um cara bem simpático e sem dúvidas esse é um dos fatores que inspira muitos assim como eu, a te seguirem no canal.
Parabéns por tudo e obrigado!!
Muito obrigado você realmente me motivou a não desistir dos meus sonhos
Eu quero trabalhar no Canadá e por sorte achei este vídeo acabei me inscrevendo no canal, eu estou aprendendo python e cursando Advanced Pentest e Security Specialist, e por mais que eu entenda a maioria das frases e saiba responder eu continuo inseguro quanto a " será que vou conseguir emprego? será que vou ser capaz de resolver o que a empresa precisa? será que vou conseguir me comunicar bem" o vídeo me deu um apoio. tenho planos de ir visitar o canadá no fim do ano para conhecer Vancouver, você teria alguma dica para dar?
A dica que eu tenho pra te dar no seu caso é que você tenha menos medo de errar. Existe um problema em se preparar 100% antes de tentar fazer alguma coisa, que é o fato de que você nunca estará 100% preparado. Se você esperar sua hora nunca vai chegar. E outra coisa, a melhor forma de você aprender como fazer melhor é errando. Tentar e errar. Suas dúvidas são pertinentes e comuns, mas não deixe essas dúvidas te prender. O medo de errar pode ser seu maior inimigo.
Vou te confessar uma coisa: eu sou a pessoa mais apavorada em inicio de emprego que eu conheço. No meu primeiro mês eu sempre tenho certeza que não estou sendo bom o suficiente e a empresa vai perceber isso. É sério. A Quiqup é minha 8 empresa como programador, e acho que em pelo menos 6 delas eu fiquei assim, desesperado, na deprê mesmo. Chegava em casa falando que não ia conseguir. A quantidade de coisas que eu não sabia fazer na empresa era enorme. E isso não foi diferente na Quiqup. Eu tava tão desesperado que comecei a perguntar sobre isso em grupos de Slack, sobre como fazer pra resolver isso. Porque eu tinha certeza que a empresa não estava satisfeita pela forma lenta que eu estava entregando as coisas. Olha, hoje eu to a 6 meses na Quiqup e olhando para trás eu vejo como eu estava sendo imaturo e injusto comigo mesmo. Quase todo mundo demora cerca de 3 meses até ganhar tração, entender como funciona as coisas, conseguir entregar numa velocidade adequada.
Em resumo, aplique para as entrevistas nas empresas que você quer trabalhar. Se você não passar você vai aprender o que ainda te falta, e tenho certeza que você vai trabalhar nas suas falhas pra poder tentar de novo e se tornar um candidato cada vez melhor.
Quando você passar para uma empresa, confia nela. Confia que quem te contratou sabia o que tava fazendo. Eles não contratariam você se não tivesse enxergado seu valor.
No fim das contas, nunca ha razão para ter medo. Medo é um inimigo que a gente cria pra gente mesmo.
Tente. Tente de novo. Depois tente mais uma vez. Eu tentei 8. Passei na oitava. Agora to na Holanda. Ainda bem que não desisti na sétima vez. ;)
Obrigado pela resposta, Obrigado também pelos vídeos, tem sido fonte para inspiração e motivação em continuar tentando. Vou tentar perder este medo em falhar ou não saber e tentar aprofundar mais em algumas programações de science learning que eu acho que estão precisando lá.
Muito bom o vídeo Rafael ! Obrigado por compartilhar sua experiência, foi bem claro e motivador. Eu pretendo me candidatar para algumas vagas no exterior, tenho inglês avançado e voltei esse ano a ter aulas particulares focando no IELTS e nas entrevistas. Na Europa um dos países que tenho maior interesse me morar é a Holanda. Já havia me cadastrado no Hackerrank e agora com suas dicas vou colocar na minha lista de tarefas fazer pelo menos um exercício diário na plataforma. Parabéns ! Sucesso ! Abraços !
Que dupla, amigos! Que dupla maravilhosa. Vídeo longo, porém passa verdade e confiança. Sem mi mi mi. Parabéns!
cara o final dos eu vídeo mostra muito da sua humildade, parabéns!
raramente comento em vídeo, mas tenho que te agradecer pelo conteúdo do vídeo valeww.
Videozão mermu, parabéns! Muito bacana a maneira que vc encoraja e desmistifica a não ter medo das nossas incertezas. É de grande ajuda e motivador! Obrigado pelas experiências compartilhadas e sucesso na vida!
40 minutos de video que passarão voando. Muito útil e motiva muito ouvir sua experiencia. Só o ingles que me asusta e me põe pra traz na hora H. Gostaria de saber se vc tem alguma recomendação de algum youtuber ingles com videos de programação tecnico pra aprender. Brigadisimo
Acho que foi o melhor vídeo que eu assisti sobre esse tema. Dicas valiosas até para processos seletivos dentro do Brasil! Obrigado por compartilhar e sucesso pra vcs! Abs!
ameeeei o vídeo e a maneira que você falou sobre o assunto.
>> IMPORTANTE
você tem 10 anos de experiência, pra quem tem 1 ano, vc acha possível pra vagas menores?
Oi Mila. Olha, não tem como eu te falar que é impossível, mas eu diria que é difícil. A explicação é simples. Quando uma empresa vai contratar alguém de fora daquele país, ela precisa justificar aquela contratação. Precisa explicar pro seu governo porque ela não conseguiu achar ninguém no próprio país com aquele nível de profissional e precisou contratar alguém de outro. Ou seja, é muito difícil que a empresa não consiga contratar alguém com um ano de experiência que seja bom o suficiente dentro do próprio país. Isso seria uma exceção se você for uma profissional completamente fora da curva. Então isso passaria a se tornar justificável.
Outra razão é que em muitos países existe um piso salarial para se pagar a expatriados. Significa que eles não podem pagar menos do que X por ano, e geralmente esse valor é o salário de um pleno experiente ou um senior.
Agora, se você tem cidadania, aí esquece tudo acima. É muito possível sim!
Aproveitando a pergunta da Mila, eu estou pra tirar minha cidadania italiana, pra quem tem documento e não muita experiência, você acha que é possível? Sabe dizer se o processo é muito complicado?
cara me ajuda ai tenho 10 anos de experiencia tb, mas meu ingles nao é fluente, como posso tentar algo tb
Cara sensacional, eu pretendo ir para Europa e você me deu uma visão muito boa.
Cara, você ganhou um inscrito ASHAUSH eu tento programar e tenho esse mesmo pensamento que não sou bom o bastante kk
Opa, ganhou mais um inscrito, baita vídeo. Programador gosta de organização até no jeito de falar.
parabéns! O canal de vocês cresceu muito! Estou recomendando seu vídeo.
Obrigada Rafa!
Parabéns pelo vídeo de vdd, foi de extrema ajuda. Estou começando o curso de sistemas de informação agr e meu foco é trabalhar no exterior, muitos conceitos falados eu ainda n conheço, mas o relato da sua experiência vai ser de extrema ajuda pra mim que até então estava no 0
Oi, tudo bem? Seu vídeo é muito motivador gostaria muito de entrar nesse mundo da TI e gostaria de saber como ter um carreira de sucesso nesse mundo, gostaria muito de sua ajuda para saber como começar e oque estudar ou onde estudar. Obrigado
Sensacional!! Obrigado! Vai ajudar muita gente!!
Cara obrigado!! estava precisando de um vídeo desse!! meu sonho é arrumar um job no exterior e esse vídeo me motivou muito!! Abçs sucesso!!
Cara, adorei o seu vídeo. O melhor que já assisti sobre o assunto e olha que eu já rodei esse RUclips atrás de conteúdos assim. Muito valiosas suas dicas, todas as suas orientações são super valiosas. Parabéns pela humildade! Muito muito muito obrigado por suas orientações! 🙏🏼
QUE VÍDEO INCRÍVEL. Muito obrigado, quando eu atingir o nível senior (sou pleno) vou com certeza aplicar
Muito bom! Fiquei vendo e tentando estralar os dedos igual...
Cara, ótimo vídeo! Você nos seus 300km/h consegue passar diversos detalhes que ocorreram nas suas experiências. Muito bacana! Parabéns! Você sabe dizer ou indica alguém que possa falar sobre o cenário de QA (Tests) aí pela Europa? Além do inglês, quais as outras exigências? Forte abraço
Muito fã desse casal. Parabéns pelo vídeo, Rafa. Importante demais dar suporte e informações para as pessoas que querem crescer como vcs. Beijo pra Jana e pras catgirls 😘😘😘😘
Obrigado por compatilhar cara, tanta informação e bem organizada com links e tudo mais, nem quero saber se os outros vídeos são assim, inscrito e Thumbs Up com certeza.
Amei o vídeo, só faltou link das coisas que foi falado em vídeo, coisas que você citou, mas não deixou link, tipo os sites para treinar conteúdo técnico para entrevista
top demais esse vídeo. já ia deixar um like no começo do vídeo. muito legal mesmo. vou te adicionar no linkedin.
Muito obrigado, vídeo muito legal .😄
Parabéns excelente vídeo,penso em entrar nessa área de programação,e um dia me mudar pra Europa, obrigado abraço!.
Primeiramente parabéns por sua iniciativa de está passando um pouco da suas experiências.
Na sua opinião qual é a melhor linguagem de programação para começar trabalhar como programador remoto? E a de maior aceitação no mercado de trabalho? Para quem sabe trabalhar na Europa futuramente!
Fala Rafael, muito show o vídeo, mandou bem mesmo, anotei todas as dicas, todas de suma importância. Pretendo esse ano começar a aplicar pra vagas remotas na Europa, sei que preciso estudar muito programação, pois sempre que começo a estudar só dura alguns meses depois paro e esqueço boa parte do que estudei. Sobre o inglês eu consigo entender bem tanto escrita como audição, porém pra falar com outra pessoa me sinto inseguro, pois nunca fiz isso com ninguém a não ser no cursinho que fiz a 2 anos atrás. Meu sonho é trabalhar remoto e viajar pelo mundo. Parabéns mais uma vez pelo vídeo. Abraços.
Newton, eu diria que programação é uma das melhores profissões hoje em dia pra você poder trabalhar remoto e viajar pelo mundo. Não vejo nenhuma outra área com tanta oportunidade, nem mesmo dentro da própria TI. Então, aproveite, não será tempo perdido. Mas tenha calma, não se afobe. As oportunidades não acabarão tão cedo! Se eu puder te aconselhar algo, sugiro que você se inscreva no HackerRank e faça pelo menos um exercício novo por dia na linguagem que você está aprendendo. O HarckerRank tem vários exercícios diferentes, inclusive algumas trilhas de exercícios pra vc ir seguindo. Ele tem um esquema de pontuação e isso é legal porque te anima a conseguir mais pontos. Comece hoje! =)
E sim, se dedique ao inglês também. Não vou te dar dica de como aprender porque certamente não sou a melhor pessoa pra isso e tem muito material de gente incrivelmente gabaritada pra vc aprender inglês. Mas aprenda. RUclips, Duolingo... vai atrás e defina um programa pra você aprender. Se tiver oportunidade de fazer um curso de inglês é melhor ainda, mas mesmo se fizer, não dependa somente do curso de inglês. Estude em casa, pelo menos dia sim dia não.
Quão rápido você vai se tornar um programador e trabalhar viajando pelo mundo só depende de você! ;) Abração!
videozão, ajudou muito a tirar resolver várias dúvidas
Vídeo muito esclaredor! Parabéns, Rafael!
Tudo bem meu caro, eu gostaria de falar contigo se for possível porque eu tenho mais de 10 anos de experiência como programador em diversas linguagens e acho que um grande problema no Brasil é ser mais generalista e não incentivar ser especialista em uma linguagem específica, atualmente estou morando na Califórnia mas estou procurando trabalhos remotos ou físico em outros países. Muito bom seus videos.
Obrigado por ter compartilhado essa experiencia, você explicou muito bem com muitos detalhes, adorei! Sucesso ae!!!