OMG Senpai me notou! usahusahsauh Eu é que agradeço, Átila. Foi graças ao vídeo que eu tive a oportunidade de explicar e tirar dúvidas, que sempre gosto de fazer :)
Sua explicação foi perfeita, mas Cersei e Jaime são univitelinos. Nos livros está escrito que quando eram crianças ninguém conseguia diferenciá-los. Eles trocavam de roupa e se passavam um pelo outro. Mas parabéns pelas suas resposta e interação!
andgoku, eles podem ser muito parecidos, mas definitivamente não são univitelínicos, ou seria impossível serem de sexos diferentes. Se eles compartilhassem o mesmo genoma, teriam que ser ambos XX ou XY. Conheço alguns pares de irmãos que vivem sendo confundidos com gêmeos, mas não são :P E obrigada pelos elogios ^^
Vou recomendar um tema para o Filipe Figueiredo "A pena de morte nos Estados Unidos". Como ela mudou ao longo de séculos: A cadeira elétrica tida como um símbolo da pena capital nos EUA , é usada hoje apenas em poucos estados e apenas como método secundário. Fale sobre o fato das execuções serem contadas a partir de 1976. Além de mencionar que como está em decadência, estados estão a muitos anos sem executar. A última execução pública foi recente, em 1941. Tem muita coisa interessante para se abordar sobre isso.
Raynere Pereira recomendo tb falat sobre a controvérsia da injeção letal. E sobre a possibilidade de escolha do método de execução. Lembro de uma noticia de um homem com uma doença cerebral que pediu para ir pro pelotão de fuzilamento pq tinha uma doença mental e os anestésicos não funcionariam.
A respeito de pessoas com determinados transtornos, nossa legislação (Código Penal e o Processo Penal) trata sobre Medidas de Segurança, que são: internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado; e sujeição a tratamento ambulatorial. Porém, em grande parte dos casos, por carência de estrutura pessoal e material, essas pessoas passam a cumprir uma "prisão", dependendo da situação, perpetua ou tendo um resultado final pior do que o anterior.
Fico impressionado com com a forma que o Nerdologia aborda determinados assuntos. Sempre mostrando que uma situação real não é necessariamente binária (certo ou errado). Parabéns!
Átila, acho interessante falar também como penas mais duras ou sofrimento físico e psicológico não reduz os índices de criminalidade. Porque uma coisa é o conceito de justiça e outra é como ela deve ser aplicada. Uma discussão bem importante nesses tempos de "bandido bom é bandido morto".
Acompanho todos os episódios de Nerdologia, e este pra mim foi o melhor até agora. O vídeo toca em um assunto extremamente sensível, principalmente no dias de hoje onde algo esta "completamente certo" ou "totalmente errado". Parabéns pelo excelente trabalho.
Lucas Gabriel a imagem da estátua ali e a mesma de um álbum do Metallica e o vídeo tem o mesmo tempo da música deles (...and justice for all). Muita coincidência.
Ótimo vídeo, Equipe Nerdologia! Não sei como vocês encontram tempo para desenvolver vídeos tão bem elaborados em tão pouco tempo, mas fico feliz por isso.
Foram apresentadas as motivações de justiça, mas não uma definição geral de justiça. Enquanto a motivação pode ser opcional (eu acho todas as três apresentadas válidas e não mutualmente exclusivas), a definição deve ser neutra e ser encaixável nas três. Minha sugestão de definição é a seguinte: "Sejam as pessoas A e B, sendo A e B equivalentes, chama-se justiça ao conjunto de tratamentos equivalentes que se deve dar a A e B em situações equivalentes." Isso essencialmente significa que, dada uma regra, justiça é aplicar ela a todos, respeitando as diferenças individuais A justiça deve também conter três elementos: 1 - Imparcialidade. A justiça não é em parte (ou algo é justo ou não é justo) e se aplica a todos de modo igual. Ex.: Se uma sentença tem uma parte justa e outra injusta, então a sentença é injusta. Se eu imponho uma lei também estou submetido a ela. 2 - Pesos e medidas iguais. Para cada peso há uma medida correspondente. Uma pessoa que não tem plena consciência dos próprios atos não deve ser julgada como uma que tem. 3 - Verdade. Só há justiça se houver verdade. Ex.: Se um criminoso é condenado por um crime que não cometeu, então a condenação é injusta. Para que haja justiça, ele tem de ser condenado pelo crime que de fato cometeu. Criticas e sugestões para aperfeiçoar essa definição são bem-vindas.
Atila, esse canal é o maximo. To pra conhecer gente tao humilde qndo vc. To aqui acompanhando desde o primeiro video. E me arrepio todo qndo fala de problemas sociais, penso assim! Obrigado e juro q desde la no primeiro video vou ler todas as suas recomendações. Obrigado por tudo a todos vcs.
Tem gente que julga as pessoas e situação tão rápido que não param para pensar como é complexo ser justo, existem inúmeros fatores a ser levado em consideração e mesmo assim pode haver injustiça, esse é um excelente tema parabéns a galera do Nerdologia!
Excelente vídeo Átila. Gostei muito de como você mostrou as idéias. Você mostrou que todas fazem sentido e cada uma prioriza algo e acaba por isso tendo que abrir mão de outra coisa. Obrigado esses vídeos nos enriquecem muito.
Eu achei esse tema e as coisas abordadas de hoje, excepcionais!! O que mais me vem a mente que teríamos de tornar absoluto aquilo que relativizamos e relativizar aquilo que temos como absoluto. Como ser flexível pra entender o que realmente aconteceu com o médico do tumor e decidir sobre doença e tratamento ou perversão e exclusão do cara do ônibus. Mas, no meu ponto de vista, a coisa mais difícil é conseguir que as pessoas estejam disponíveis a pensar sobre, pq a maioria (compreensivelmente) não está aberta a isso. Com certeza iríam pensar que a justiça está passando o pano sobre eles, como nos casos de criminosos idosos. É nessa flexibilidade de mente que vejo a maior dificuldade. Pq é na falta dela que reside o "bandido bom é bandido morto", qndo a meu ver o ideal é "bandido bom é bandido sendo estudado".
Usamos do livro de Michael Sandel em filosofia geral e jurídica no primeiro semestre, realmente muito bom! Muito obrigada pelo vídeo, é um assunto de extrema pertinência e é um dilema que nós, do Direito, sempre nos pegamos pensando. É extremamente difícil ser justo quando a justiça é um universo quase que completamente diferente para cada pessoa, cada caso, cada problema. Pior ainda quando a profissão de administrar a justiça está nas mãos de pessoas que se sentem verdadeiros super heróis, salvadores da pátria, mas na verdade são só seres humanos como todos os outros. Também é problemático quando se é tão legalista que se esquece que por trás de todos aqueles papéis, processos, casos e nomes, existem pessoas reais, com vidas, famílias, amigos, hobbies, etc. Tem uma cultura tão absurda na nossa área de se seguir estritamente a lei, punindo os injustos para satisfazer a sede da população por vingança que acaba se esquecendo de tratar na verdadeira raiz do problema, o que causou, como e por que, por meio de ciências que (na maioria) das universidades de Direito sequer são levadas à sério - como a Criminologia, a política criminal, a sociologia, antropologia e a psicologia, por exemplo.
também seria legal fazer um vídeo falando sobre porque tem nego que usa da depressão, uma doença série, pra ganhar atenção? Tipo, youtubers grandes que do nada fazem videos se cortando, falando que querem se matar e geral e, um dia depois, já tão deboa com a vida e nunca mais pegam depressão
Ótimo vídeo me fez enxergar que os retoristas de HQs criam estórias com Historias e acontecimento atuais, por alguns momentos me peguei pensando em esquerda e Direita, ONU, Coreia e no fim esse dilema no que acreditar como justiça. Isso de mostra que você Atila buscou referencia, base e argumento com os livor e colegas que ajuda a moldar essa sua visão de ver tudo de todos os lados é ótimo parabéns
Se quiser mais informações sobre isso tem o livro A Leo de Frederic Bastiat Se você se interessar pode ler sobre the economics and ethics of private property de hans-hermann Hoppe, por enquanto nao tem en portugues.
Já superamos em muito a lei apenas pela lei, bem como achar que legalidade é sinônimo de justiça. O Juiz é nomeado para julgar o caso concreto da melhor forma para as circunstâncias do caso, o que nem sempre vai estar na lei. A vida é muito mais complexa e plural quando comparada aos textos normativos.
Justo é aquilo que está ajustado; e justiça é prática do que é justo. Nesse sentido, será justiça se faz ajuste, se arca em ajustar o que está desajustado. Um exemplo antigo, como dizia o Simônides: _"Justiça consiste em dar a cada o que lhes é devido ";_ Ou seja, é exatamente isto: tornar ajustado.
Gostei muito o video! Achei muito interessante os argumentos sobre a dificuldade de se praticar a justiça! Sempre penso nisso e por isso acredito em um Deus Bom e maior que nós, que nos julgará com a justiça que é muito difícil termos aqui.
Podia ter falado da justiça do L e Kira de Death Note. Qual beneficiaria mais pessoas e qual seria mais virtuosa. Acho que ficaria mais interessante esse nerdologia. De qualquer forma, mais um excelente vídeo.
Creio que o Kira respeita mais o bem-estar geral (utilitarismo), já que ele salvou milhares de pessoas de serem mortas ou roubadas e isso foi bom embora ele tenha tomado a liberdade das pessoas. E o L, é uma mistura de liberdade individual com virtude, pois ele defende a liberdade de criminosos poderem cometer crimes e serem presos por isso, além da Justiça como algo imparcial e superior.
roubou entre aspas porque segundo ele, digamos que eu seja pegue dirigindo bebado, eu nao vou ser morto por kira mas se eu matar alguem ou tentar cometer algum crime hediondo eu morreria para kira
Acho que poderia ter um vídeo explicando a evolução do método científico, de como nós passamos a estabelecer conceitos para determinar se algo está cientificamente comprovado, por exemplo o processo para se testar criar e estar um remédio, e dizer se há diferença nos métodos usados nas diferentes ciências, física, química, biologia, psicologia, etc.
Gente muito bom! É exatamente o que penso de justiça. E por esse lado podemos repensar porque deve ser "um peso, duas medidas." ou "cada caso um caso" achei ótima reflexão!
Parabéns, Átila e equipe, por compartilharem um pouco do outro lado da história. A mídia que temos, lamentavelmente, é muito tendenciosa, noticiando aquilo que lhe interessa, e da forma como lhe interessa. Indigna de confiança.
Que saudade que eu tava de temas filosóficos! Esses conceitos de justiça trabalhados pelo Sandel também foram articulados em A República do Platão, usando Sócrates como intermediário. Algo também usado como reflexão pra definir que tipo de "punição" dar para diferentes tipos de atos é o exemplo que Aristóteles vai usar em Ética à Nicômaco, o da régua de Lésbos, que é a régua que se adéqua ao corpo, ou seja, para Aristóteles, a justiça e as leis devem ser flexíveis, acho que seria algo legal de ter citado no vídeo hehe. Tragam mais temas filosóficos por favor
Sandell é legal de mais, eu adoro o trabalho dele. Tem várias aulas dele aqui no RUclips mesmo, outros temas que vc pode gostar Átila. Estudei ele na faculdade e fiquei fã hahahah
carisma ao falar o que o povo quer ouvir com autoridade e exagero combinado com uma Alemanha em declinio, a necessidade de buscar um culpado (acredite, haviam estudiosos alemães que estavam buscando um culpado pra crise que a Alemanha passada) mais o pensamento anti-semita da época. Tudo isso contribuiu para que Hitler subisse ao poder
Acho que esse foi o Nerdologia que me deixou mais desconfortável. Eu já conhecia muitos casos de tumores e danos cerebrais que resultam em comportamentos socialmente inadequados. Mas quando eles são apresentados diante de um caso tão próximo, e que instintivamente já adotamos um lado e uma narrativa, o cérebro "buga" tentando entender essa relação (e concordando com o argumento do vídeo). Parabéns pela coragem, Átila!
Tema muito bom! Essas discussões sobre Justiça ocorrem muito no inicio dos cursos de Direito na matéria de Filosofia Jurídica e Psicologia Forense. A noção de justiça desde Platão, passando pelos romanos, idade média e período industrial teve várias concepções, todas certas mas nunca absolutas, pois nunca podiam ser aplicadas indistintamente. Gostei dessa distinção falada no livro, pretendo adquiri-lo.
Faz muito sentido ele aproveitar-se do polo tecnologico que temos somado aos restos de tecnologias alienígenas pra fazer a torre, iria baratear absurdamente a construção. Não é tao simples assim mas universo de heróis tudo é possivel
Muito bom vídeo, Atila! Justamente por esse tipo de maniqueísmo do mundo dos heróis não estar presente na realidade que devemos pensar muito antes de partir pra julgamentos definitivos. E isso é super difícil, mas acho que é algo que deve ser exercitado por todos que vivem em sociedade.
Interessante. Sera que justiça e um conceito somente dos animais racionais ? Bem interessante nerdologia sobre o q a deusa atena protege. Brasil tem aldebaran para nos proteger (ironia). Alias os cavaleiros do zodíaco nao recebem salário.
Justiça é um termo bem relativo. A justiça humana (aquele treco complexo de julgamento e etc.) é exclusivo dos seres racionais, mas a justiça pura (aquela que envolve alguma punição por algum erro) está presente em maior parte das espécies.
Perfeito. Ele mostrou muito bem que devemos ter cuidado pra não cometer injustiças com as exceções a regra, o problema é que tem um pessoal ai fazendo de tudo pra aplicar a pena dada a exceção (que justamente por ser exceção é mais branda ou diferente, quando nem tem) a todos, inclusive a grande, aliás, ENORME parte de criminosos que não são exceção, são a regra, e tem que ser punidos como tal!
Demais. Primeiro que, independente de tumor, Justiça envolve reparação e esta não deve ser relativizada. Segundo que, o indivíduo sabe que é errado, e, como senhor último de si, deveria buscar meios de evitar isso. Tem um episódio de House muito bom sobre isso, o cara tá condenado à morte e House resolve tratar ele, contrariando toda a equipe que acha que o assassino tem que morrer. Daí descobrem um tumor e o House diz ao Foreman - que era o que mais estava contra o condenado - que usar isso pra fazer ele escapar da punição seria injusto com todos os outros que tiveram o mesmo problema, mas que se controlaram ( que viraram médicos, advogados, carteiros, etc, ao invés de virarem homicidas).
Os Ancaps defendem a liberdade individual desde que não interfira na liberdade de outrem, pq esse vídeo deixaria os Ancaps putos, se o Átila foi super favorável a liberdade.
Neto esse que é o problema da esquerda de modo geral, eles não enchergam a justiça como um meio de reparação. Na ótica deles, o criminoso é um injustiçado que merece tratamento e perdão, ou seja, o assassino tem o direito de ser recompensado, por ter assassinado alguém.
Eu penso que a justiça está no equilíbrio entre o "bem estar de mais gente" e o que "respeita a liberdade individual", pq na hipótese em que, cada um paga o quanto quiser e portanto recebe a proteção proporcional (parece ser bem interessante), não leva em conta a situação em que um país precise muito de proteção e não tenha condições de pagar para tanto e neste caso, eu creio que a coletividade poderia ajudar, porém, somente neste caso e provisoriamente (se o país adquire possibilidade de pagar, que passe a pagar individualmente), considerando também, que este país sem condições, contribua com o máximo que puder para a própria proteção (mesmo que não seja o suficiente, e é exatamente por isso que a coletividade ajudaria).
Bom comentário. Um meio-termo paras as coisas. Nenhum caminho ser seguido 100%. Ou um novo caminho a ser criado, que combine o que há de melhor dos dois. Pena que algumas pessoas querem ver o mundo no "preto e branco" e pensam que suas idéias/propostas são a prova de falhas e de consequências negativas, enquanto as idéias dos outros são vista como algo que vai dá errado em todos os ângulos possíveis. Por causa disso que a tecnologia evolui constantemente, mas a justiça quase para no tempo com relação a evolução. A justiça fica acorrentada demais com os crentismos de grupos. Qualquer decisão, movimento ou ato que a justiça tomar, é motivo de apedrejamento, porque é visto como algo com viés crentista.
Uma dica sobre um livro que fala sobre a complexidade da justiça é o de Chaïm Perelman, Ética e Direito, de 1990, logo no início do livro ele descreve 6 (seis) concepções de justiça que são inconciliáveis: 1) a cada qual a mesma coisa, 2) a cada qual segundo seus méritos, 3) a cada qual segundo suas obras, 4) a cada qual segundo suas necessidades, 5) a cada qual segundo sua posição, e 6) a cada qual segundo o que a lei lhe atribui. E isso é só o início do livro sobre a lógica da justiça, são 684 páginas sobre o que é a justiça, um bom livro para quem quer se aprofundar sobre o assunto. Abraços.
Rafael Bluhm parte importante da experiência de viver, em sociedade é que: você tem que saber negociar, fazer concessões e chegar a um acordo levando (sempre em consideração que as necessidades de outras pessoas, são tão importantes quanto as suas) já que você (movido por sua IDEOLOGIA) não admite que nenhum destes princípios, se sobrepõe a liberdade individual... Então a única solução é o auto-exílio, e a solidão!
Exatamente. Mas viver em "sociedade" necessita de liberdade individual, e respeito a propriedade privada. Senão do que adianta viver em "sociedade"? Regras existirão , mas respeitando cada indivíduo. Não é ideologia é ética.
Mais um vídeo muito bom, parabéns pelo trabalho!! Uma ideia: pode ser legal (ainda que mais trabalhoso), em episódios como este, serem apresentadas algumas discussões filosóficas, como o conceito de justiça (que possui numerosas obras a respeito), a questão da responsabilidade moral sobre nossos atos (imputabilidade), presente do diálogo sobre determinismo, e algumas outro temas, abordados neste e em outro "eps'.
o grande vilão do Brasil é o Estado. Se quer um culpado pela ignorância, culpe o Estado pela falta de investimento na educação. Se quer um culpado pela violência, culpe o Estado pela falta de investimento na segurança. Se quer um culpado pelo ódio, culpe o Estado por não saber criar sua população. Não adianta pegar um zé mané dos suburbios do Nordeste, jogar a culpa toda nele e esperar que ele resolva algo que só pode ser resolvido com o investimento de milhões. Enquanto o Estado existir e controlar todas as areas, o Brasil vai continuar da mesma forma. Além do mais... "Alemanha anos luz a frente do Brasil" Tão avançada que aceitou o nazismo como principal ideologia partidária e o conceito anticientifico da raça ariana como verdade absoluta
na verdade existe centenas de compulsões incluindo matemática, musica e limpar espaços publicos kkkk isso se chama TOC e pode ser causado por traumas kkkkkk
Mario SAM Pior que existe, tem um caso, da uma pesquisada ai depois, não me recordo o nome do sujeito, mas após sofrer um acidente ele ficou fascinado pela matematica.
Por gentileza falem a respeito da guerra Hispano-Americana! É um tema atual principalmente se considerarem a delicada situação de Porto Rico, muito difícil encontrar bom conteúdo relacionado ao assunto por aqui. E parabéns por essa aula incrível!
Átila faz vídeos sobre os livros do Dan Brown, o que tem de verdade, conspiração e fantasia. Curto muito o canal! Percebo nele credibilidade e seriedade!
Fala ai Atileiras suavezones.. O nerdologia tem me dado muito conhecimento cientifico e social, valorizo muito o trabalho de toda equipe do nerdologia. Queria saber quando vai laçar aquele episodio de ciência biológica de arrepiar a espinha ? Obrigado por tudo!! nozes!!!
Penso ser diferente nos casos dos heróis que não necessitam se preocupar com receber salário pois já vivem uma vida abastada, tirando o Capitão America que recebe seu salário do governo americano, heróis como a mulher maravilha, Thor, Punho de Ferro e Tony Stark podem prestar ajuda sem se preocupar com dinheiro, mas heróis como Luke Cage, Jessica Jones que só conseguem garantir sua subsistência, ou o pão nosso de cada dia através exatamente de emprestar seus poderes para serviços exclusivos como investigadora, ou como o Luke cage fez na 2º temporada de sua série da Netflix quando se encontrava com problemas financeiros, bancar o guarda costas de um empresário corporativo, assim se você não possui uma valhala ou uma ilha paradisíaca para retornar e tirar subsídios financeiros, veríamos muitos heróis não tendo outra opção senão usar seus poderes para pelo menos pagar o aluguel de seu apartamento, não é toa que sem as fotos do Homem Aranha o fotografo Peter Parker não teria como quitar as dividas com seu senhoril do prédio onde vive, ou a investigadora Jessica Jones para poder pagar os drinques quando for ao bar. Já que Infelizmente no mundo dos heróis, por mais virtuoso que sejam a ponto de até mesmo conseguir levantar o martelo de Thor, isto por sí só não enseja em privilégios suficientes para morar em Valhala.
O Pirula fez um vídeo muito bom falando sobre o caso do ejaculador do ônibus na mesma linha de pensamento, falando sobre o acidente e outros casos de pessoas com lesões ou tumores cerebrais. Recomendo a quem se interessou pelo assunto.
OMG Senpai me notou! usahusahsauh Eu é que agradeço, Átila. Foi graças ao vídeo que eu tive a oportunidade de explicar e tirar dúvidas, que sempre gosto de fazer :)
Sua explicação foi perfeita, mas Cersei e Jaime são univitelinos. Nos livros está escrito que quando eram crianças ninguém conseguia diferenciá-los. Eles trocavam de roupa e se passavam um pelo outro. Mas parabéns pelas suas resposta e interação!
andgoku, eles podem ser muito parecidos, mas definitivamente não são univitelínicos, ou seria impossível serem de sexos diferentes. Se eles compartilhassem o mesmo genoma, teriam que ser ambos XX ou XY. Conheço alguns pares de irmãos que vivem sendo confundidos com gêmeos, mas não são :P
E obrigada pelos elogios ^^
Jéssica Bonomo Você é pesquisadora? Eu tenho quase ctz q usei um artigo seu no meu tcc, ou de alguma parente sua
Jhonatam, sou mestranda, mas praticamente nada publicado. Só meu tcc mesmo e um trabalho em anal do COBEQ. Estaria como Bonomo, J.H.
Um mulherão desses, bicho! Parabéns pela boa vontade e pelo conhecimento.
Vou recomendar um tema para o Filipe Figueiredo "A pena de morte nos Estados Unidos". Como ela mudou ao longo de séculos: A cadeira elétrica tida como um símbolo da pena capital nos EUA , é usada hoje apenas em poucos estados e apenas como método secundário. Fale sobre o fato das execuções serem contadas a partir de 1976. Além de mencionar que como está em decadência, estados estão a muitos anos sem executar. A última execução pública foi recente, em 1941. Tem muita coisa interessante para se abordar sobre isso.
Faltou corrigir o Nerdologia sobre a Cassini, a Huygens não pousou em 2011, mas em janeiro de 2005!
Raynere Pereira recomendo tb falat sobre a controvérsia da injeção letal. E sobre a possibilidade de escolha do método de execução. Lembro de uma noticia de um homem com uma doença cerebral que pediu para ir pro pelotão de fuzilamento pq tinha uma doença mental e os anestésicos não funcionariam.
Raynere Pereira up
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Nerdologia sobre o sistema penal em geral seria bem foda
Esse nerdologia parece até um episódio dos Simpsons começou de uma maneira e terminou de outra totalmente diferente.
Renato Silva verdade.
Também achei que não flui tão bem, apesar dos dois temas serem justos (hehe)
Achei que só eu notasse isso nos simpsons hahahaha mega feliz sério!
Realmente
A respeito de pessoas com determinados transtornos, nossa legislação (Código Penal e o Processo Penal) trata sobre Medidas de Segurança, que são: internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, em outro estabelecimento adequado; e sujeição a tratamento ambulatorial. Porém, em grande parte dos casos, por carência de estrutura pessoal e material, essas pessoas passam a cumprir uma "prisão", dependendo da situação, perpetua ou tendo um resultado final pior do que o anterior.
Fico impressionado com com a forma que o Nerdologia aborda determinados assuntos. Sempre mostrando que uma situação real não é necessariamente binária (certo ou errado). Parabéns!
2:49 Essa Referência antiga "Quer pagar quanto? " Deu a maior treta na época kkkkkkkk
GaGal Da Cargo aquele apresentador sumiu.
minha veia fala ate hoje como um juiz pagou 1 real pela tv
GaGal Da Cargo deu 10 mil reais senhor. Ok mas quero pagar 50 centavos.
Nerdologia: como o Átila consegue ler tantos livros? Isso é possível matemática e biologicamente?
Acho que com disciplina com relação ao tempo e com audiolivros.
Átila, acho interessante falar também como penas mais duras ou sofrimento físico e psicológico não reduz os índices de criminalidade. Porque uma coisa é o conceito de justiça e outra é como ela deve ser aplicada. Uma discussão bem importante nesses tempos de "bandido bom é bandido morto".
Acompanho todos os episódios de Nerdologia, e este pra mim foi o melhor até agora. O vídeo toca em um assunto extremamente sensível, principalmente no dias de hoje onde algo esta "completamente certo" ou "totalmente errado". Parabéns pelo excelente trabalho.
Parabéns, Átila! É preciso ter culhões pra fazer um vídeo desses num tempo de linchamento virtual. Boas pesquisas e boa abordagem.
... And Justice For All
Lucas Gabriel a imagem da estátua ali e a mesma de um álbum do Metallica e o vídeo tem o mesmo tempo da música deles (...and justice for all). Muita coincidência.
Prefiro Trials and Tribulations.
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Lucas Gabriel aee, raro encontrar fãs br
@@vagnersoares5984 a música de fundo e a imagem da thumb tbm são da série Demolidor, o vídeo é cheio de referências
Música tema do demolidor 😍😍
A justiça é cega (mas às vezes parece q ela tem a Joia da Mente na testa)
@OSanoBR enxerga entre aspas né kkk
Ótimo vídeo, Equipe Nerdologia! Não sei como vocês encontram tempo para desenvolver vídeos tão bem elaborados em tão pouco tempo, mas fico feliz por isso.
Foram apresentadas as motivações de justiça, mas não uma definição geral de justiça. Enquanto a motivação pode ser opcional (eu acho todas as três apresentadas válidas e não mutualmente exclusivas), a definição deve ser neutra e ser encaixável nas três. Minha sugestão de definição é a seguinte:
"Sejam as pessoas A e B, sendo A e B equivalentes, chama-se justiça ao conjunto de tratamentos equivalentes que se deve dar a A e B em situações equivalentes."
Isso essencialmente significa que, dada uma regra, justiça é aplicar ela a todos, respeitando as diferenças individuais
A justiça deve também conter três elementos:
1 - Imparcialidade.
A justiça não é em parte (ou algo é justo ou não é justo) e se aplica a todos de modo igual.
Ex.: Se uma sentença tem uma parte justa e outra injusta, então a sentença é injusta. Se eu imponho uma lei também estou submetido a ela.
2 - Pesos e medidas iguais.
Para cada peso há uma medida correspondente.
Uma pessoa que não tem plena consciência dos próprios atos não deve ser julgada como uma que tem.
3 - Verdade.
Só há justiça se houver verdade.
Ex.: Se um criminoso é condenado por um crime que não cometeu, então a condenação é injusta. Para que haja justiça, ele tem de ser condenado pelo crime que de fato cometeu.
Criticas e sugestões para aperfeiçoar essa definição são bem-vindas.
Atila, esse canal é o maximo. To pra conhecer gente tao humilde qndo vc. To aqui acompanhando desde o primeiro video. E me arrepio todo qndo fala de problemas sociais, penso assim! Obrigado e juro q desde la no primeiro video vou ler todas as suas recomendações. Obrigado por tudo a todos vcs.
Nerdologia - Cócegas
Nossa, cara! Tava pensando nisso há poucos dias... apoio um Nerdologia sobre cócegas!
Cara, sou professor de Filosofia, Matemática, Sociologia e Diretor de Escola e digo, seu canal é o melhor do youtube, não perco um vídeo!
Nerdologia - Gagueira
droll lucas nenerdololologia gagagagueira
gagueira n tem graça, tem tratamento auhauahuahauahuahauh
eu li "caganeira" hahhahahaha
Sou gago... também quero hauhauhauha
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Não canso de falar: esse canal é sem duvida um dos melhores que tem em todo RUclips!!!
Kira é a justiça
" eu sou o deus do Novo mundo" kkk
Porra mano vc me ajudou mt, ia esquecer de devolver o manga que peguei kkkkk vlw
Rafael Vaz kkkkk de nada kkkkk
Lawliet é a justiça
Batata Chips é a justiça.
Tem gente que julga as pessoas e situação tão rápido que não param para pensar como é complexo ser justo, existem inúmeros fatores a ser levado em consideração e mesmo assim pode haver injustiça, esse é um excelente tema parabéns a galera do Nerdologia!
Nerdologia- economia, importante termos uma noção pois é uma boa fonte de manipulação a qual os políticos usam!
Cara, em vídeos de 6 minutos não é possível falar da economia. O que pode ser feito é a criação de vídeos com pontos específicos.
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Não são só os políticos que usam falsos conceitos de economia para manipular, os libertários também o fazem. Especialmente os do youtube.
Podia fazer um explicando as Reservas fracionárias. Galera ia pirar quando entendesse essa lógica do sistema bancário.
pra um Nerdologia, teria que fragmentar bastante em vários temas menores. Mas pra um Nerdcast, daria de boa
Excelente vídeo Átila. Gostei muito de como você mostrou as idéias. Você mostrou que todas fazem sentido e cada uma prioriza algo e acaba por isso tendo que abrir mão de outra coisa. Obrigado esses vídeos nos enriquecem muito.
Nerdologia:revoluçao francesa
Funcionou tanto que depois de pouco tempo, a monarquia voltou na frança
Leonardo Alves dos Anjos ceh loko, a França foi uma doidera até 1870! Um vai e volta do caramba de monarquia, república e império kkkkkk
Eu achei esse tema e as coisas abordadas de hoje, excepcionais!!
O que mais me vem a mente que teríamos de tornar absoluto aquilo que relativizamos e relativizar aquilo que temos como absoluto. Como ser flexível pra entender o que realmente aconteceu com o médico do tumor e decidir sobre doença e tratamento ou perversão e exclusão do cara do ônibus.
Mas, no meu ponto de vista, a coisa mais difícil é conseguir que as pessoas estejam disponíveis a pensar sobre, pq a maioria (compreensivelmente) não está aberta a isso. Com certeza iríam pensar que a justiça está passando o pano sobre eles, como nos casos de criminosos idosos.
É nessa flexibilidade de mente que vejo a maior dificuldade. Pq é na falta dela que reside o "bandido bom é bandido morto", qndo a meu ver o ideal é "bandido bom é bandido sendo estudado".
esse nerdologia é justo.
Usamos do livro de Michael Sandel em filosofia geral e jurídica no primeiro semestre, realmente muito bom! Muito obrigada pelo vídeo, é um assunto de extrema pertinência e é um dilema que nós, do Direito, sempre nos pegamos pensando. É extremamente difícil ser justo quando a justiça é um universo quase que completamente diferente para cada pessoa, cada caso, cada problema. Pior ainda quando a profissão de administrar a justiça está nas mãos de pessoas que se sentem verdadeiros super heróis, salvadores da pátria, mas na verdade são só seres humanos como todos os outros. Também é problemático quando se é tão legalista que se esquece que por trás de todos aqueles papéis, processos, casos e nomes, existem pessoas reais, com vidas, famílias, amigos, hobbies, etc. Tem uma cultura tão absurda na nossa área de se seguir estritamente a lei, punindo os injustos para satisfazer a sede da população por vingança que acaba se esquecendo de tratar na verdadeira raiz do problema, o que causou, como e por que, por meio de ciências que (na maioria) das universidades de Direito sequer são levadas à sério - como a Criminologia, a política criminal, a sociologia, antropologia e a psicologia, por exemplo.
Emprestei o livro do Sandel e nunca me devolveram. Isso sim não foi justo xT
Ou seja, nunca empreste nada.
Já devolveram?
Só baixar no Library Genesis
Oh moça já devolveram seu livro ??!!
Já devolveram?
Acho muito legal, quando tocam em assuntos delicados, de forma imparcial e respeitosa. Mais um motivo para o canal ser tão bom.
Nerdologia - experiência de quase morte
De longe um dos melhores vídeos do canal, minha opinião, parabéns pela coragem de trazer um tema tão delicado.
Nerdologia: Depressão
Canal Racionalizando já tem
Sim, mas o de suicídio, mas um tema dessa relevância merece ser sempre lembrado e aprofundado em um canal tão relevante e influente como o nerdologia
olha o cara querendo se promover
Seria um ótimo tema, especificando causas, como alguns têm a falsa impressão disto por não saber lidar com algo, etc. É bem amplo
também seria legal fazer um vídeo falando sobre porque tem nego que usa da depressão, uma doença série, pra ganhar atenção? Tipo, youtubers grandes que do nada fazem videos se cortando, falando que querem se matar e geral e, um dia depois, já tão deboa com a vida e nunca mais pegam depressão
Adoro essas associações q vcs fazem entre vida real e os super heróis. Vcs arrebentam! Sou mto fã! 👏👏👏👏
Nerdologia: A arte de influenciar pessoas
Up
Canal Racionalizando Dale Carnegie na veia
Já tem
Jeitinho podre de chamar atenção hein.
Eles falaram desse assunto, acho que foi no video discutindo direita x esquerda
Ótimo vídeo me fez enxergar que os retoristas de HQs criam estórias com Historias e acontecimento atuais, por alguns momentos me peguei pensando em esquerda e Direita, ONU, Coreia e no fim esse dilema no que acreditar como justiça.
Isso de mostra que você Atila buscou referencia, base e argumento com os livor e colegas que ajuda a moldar essa sua visão de ver tudo de todos os lados é ótimo
parabéns
Não é possível um conceito objetivista de justiça que respeite a liberdade individual, gere mais bem estar possível e ainda incentive as virtudes?
Infelizmente, isso não é possível, um desses valores que você citou, fatalmente, acabará prevalecendo!
Se quiser mais informações sobre isso tem o livro A Leo de Frederic Bastiat
Se você se interessar pode ler sobre the economics and ethics of private property de hans-hermann Hoppe, por enquanto nao tem en portugues.
Toda vez que assisto um Nerdologia enxergo o mundo de maneira diferente. Parabéns!
O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.
Platão
Welton Vaz
"Se, por vezes, o juiz deixar vergar a vara da justiça, que não seja sob o peso das ofertas, mas sob o da misericórdia."
Cervantes
Já superamos em muito a lei apenas pela lei, bem como achar que legalidade é sinônimo de justiça. O Juiz é nomeado para julgar o caso concreto da melhor forma para as circunstâncias do caso, o que nem sempre vai estar na lei. A vida é muito mais complexa e plural quando comparada aos textos normativos.
Justo é aquilo que está ajustado; e justiça é prática do que é justo. Nesse sentido, será justiça se faz ajuste, se arca em ajustar o que está desajustado. Um exemplo antigo, como dizia o Simônides: _"Justiça consiste em dar a cada o que lhes é devido ";_ Ou seja, é exatamente isto: tornar ajustado.
Gostei muito o video! Achei muito interessante os argumentos sobre a dificuldade de se praticar a justiça! Sempre penso nisso e por isso acredito em um Deus Bom e maior que nós, que nos julgará com a justiça que é muito difícil termos aqui.
Podia ter falado da justiça do L e Kira de Death Note. Qual beneficiaria mais pessoas e qual seria mais virtuosa. Acho que ficaria mais interessante esse nerdologia. De qualquer forma, mais um excelente vídeo.
Creio que o Kira respeita mais o bem-estar geral (utilitarismo), já que ele salvou milhares de pessoas de serem mortas ou roubadas e isso foi bom embora ele tenha tomado a liberdade das pessoas. E o L, é uma mistura de liberdade individual com virtude, pois ele defende a liberdade de criminosos poderem cometer crimes e serem presos por isso, além da Justiça como algo imparcial e superior.
Nossa é verdade!
RAIKA vim por causa disso!
roubou entre aspas porque segundo ele, digamos que eu seja pegue dirigindo bebado, eu nao vou ser morto por kira mas se eu matar alguem ou tentar cometer algum crime hediondo eu morreria para kira
Fiquei na dúvida qual melhor vídeo do canal: esse de justiça ou sobre as ondas gravitacionais
Nerdologia: Colonização do espaço
Acho que poderia ter um vídeo explicando a evolução do método científico, de como nós passamos a estabelecer conceitos para determinar se algo está cientificamente comprovado, por exemplo o processo para se testar criar e estar um remédio, e dizer se há diferença nos métodos usados nas diferentes ciências, física, química, biologia, psicologia, etc.
O nerdologia parece tão pouco, mas é muito se considerar o conhecimento que se adquire.
Bem verdade isso
Gente muito bom! É exatamente o que penso de justiça. E por esse lado podemos repensar porque deve ser "um peso, duas medidas." ou "cada caso um caso" achei ótima reflexão!
Parabéns, Átila e equipe, por compartilharem um pouco do outro lado da história.
A mídia que temos, lamentavelmente, é muito tendenciosa, noticiando aquilo que lhe interessa, e da forma como lhe interessa. Indigna de confiança.
Que saudade que eu tava de temas filosóficos! Esses conceitos de justiça trabalhados pelo Sandel também foram articulados em A República do Platão, usando Sócrates como intermediário. Algo também usado como reflexão pra definir que tipo de "punição" dar para diferentes tipos de atos é o exemplo que Aristóteles vai usar em Ética à Nicômaco, o da régua de Lésbos, que é a régua que se adéqua ao corpo, ou seja, para Aristóteles, a justiça e as leis devem ser flexíveis, acho que seria algo legal de ter citado no vídeo hehe. Tragam mais temas filosóficos por favor
1:51 Robos descontrolados = EVA- 01 kkkk, entendi a referência
Merece um nerdologia Justiça de história !
nerdologia pessoas que escrevem as mesmas coisas em todos os vídeos
seria um com cunho psicológico
parte de um fenômeno mais geral: pessoas que escrevem a mesma coisa todo santo dia na internet. Menção honrosa para os paga-paus de políticos.
Xucrutis Xicletes?
Taí um bom tema
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Sandell é legal de mais, eu adoro o trabalho dele. Tem várias aulas dele aqui no RUclips mesmo, outros temas que vc pode gostar Átila. Estudei ele na faculdade e fiquei fã hahahah
Sugestão de Tema: Nerdologia Hitler e como ele fez a cabeça de milhões de pessoas
Rapaz, tudo estava favorável pra ele...
País em crise e com um ar de derrota por toda a parte, a população só precisava de uma faísca pra explodir
Acho que já tem um nerdologia sobre isso.
carisma ao falar o que o povo quer ouvir com autoridade e exagero combinado com uma Alemanha em declinio, a necessidade de buscar um culpado (acredite, haviam estudiosos alemães que estavam buscando um culpado pra crise que a Alemanha passada) mais o pensamento anti-semita da época.
Tudo isso contribuiu para que Hitler subisse ao poder
Garuda Drakon é o que acontece com o Brasil e Bolsonaro hj ?
Neste caso é melhor assistir os documentários longos, pois acredito que em 5min não é suficiente.
Acho que esse foi o Nerdologia que me deixou mais desconfortável. Eu já conhecia muitos casos de tumores e danos cerebrais que resultam em comportamentos socialmente inadequados. Mas quando eles são apresentados diante de um caso tão próximo, e que instintivamente já adotamos um lado e uma narrativa, o cérebro "buga" tentando entender essa relação (e concordando com o argumento do vídeo). Parabéns pela coragem, Átila!
Nerdologia:revoluçao inglesa
ja tava com saudade dos videos do Atila
Nerdologia:iluminismo
Tema muito bom! Essas discussões sobre Justiça ocorrem muito no inicio dos cursos de Direito na matéria de Filosofia Jurídica e Psicologia Forense. A noção de justiça desde Platão, passando pelos romanos, idade média e período industrial teve várias concepções, todas certas mas nunca absolutas, pois nunca podiam ser aplicadas indistintamente. Gostei dessa distinção falada no livro, pretendo adquiri-lo.
Canelada: Não foi a Policia que soltou o homem. Foi o TJ-SP.
Justiça acontece quando se consegue o maior benefício para todos, preservando o meio ambiente e o respeito às liberdades individuais. Ótimo tema!
cara não tem problema o preço da estação espacial, só é o Batman usar o BATCARTAO e parcelar(esses cara não pensa huehuehu).
Faz muito sentido ele aproveitar-se do polo tecnologico que temos somado aos restos de tecnologias alienígenas pra fazer a torre, iria baratear absurdamente a construção. Não é tao simples assim mas universo de heróis tudo é possivel
Marco Silva ele pode imprimir o dinheiro dele na BatImpressora fazendo um BatKeynesianismo
Referenciou legal.
Lolicon Neko acho que isso vai contra a BatÉtica dele
Esse livro é foooooodaaaa! JUSTIÇA - O QUE É FAZER A COISA CERTA?
Esses pais do Átila são meio meio duvidosos. kkkkkk
Hahahaha
1/4 duvidosos
Muito bom vídeo, Atila! Justamente por esse tipo de maniqueísmo do mundo dos heróis não estar presente na realidade que devemos pensar muito antes de partir pra julgamentos definitivos. E isso é super difícil, mas acho que é algo que deve ser exercitado por todos que vivem em sociedade.
Interessante. Sera que justiça e um conceito somente dos animais racionais ? Bem interessante nerdologia sobre o q a deusa atena protege. Brasil tem aldebaran para nos proteger (ironia). Alias os cavaleiros do zodíaco nao recebem salário.
Justiça é um termo bem relativo. A justiça humana (aquele treco complexo de julgamento e etc.) é exclusivo dos seres racionais, mas a justiça pura (aquela que envolve alguma punição por algum erro) está presente em maior parte das espécies.
Perfeito. Ele mostrou muito bem que devemos ter cuidado pra não cometer injustiças com as exceções a regra, o problema é que tem um pessoal ai fazendo de tudo pra aplicar a pena dada a exceção (que justamente por ser exceção é mais branda ou diferente, quando nem tem) a todos, inclusive a grande, aliás, ENORME parte de criminosos que não são exceção, são a regra, e tem que ser punidos como tal!
Ancaps vão à loucura com este vídeo.
Demais. Primeiro que, independente de tumor, Justiça envolve reparação e esta não deve ser relativizada. Segundo que, o indivíduo sabe que é errado, e, como senhor último de si, deveria buscar meios de evitar isso. Tem um episódio de House muito bom sobre isso, o cara tá condenado à morte e House resolve tratar ele, contrariando toda a equipe que acha que o assassino tem que morrer. Daí descobrem um tumor e o House diz ao Foreman - que era o que mais estava contra o condenado - que usar isso pra fazer ele escapar da punição seria injusto com todos os outros que tiveram o mesmo problema, mas que se controlaram ( que viraram médicos, advogados, carteiros, etc, ao invés de virarem homicidas).
Os Ancaps defendem a liberdade individual desde que não interfira na liberdade de outrem, pq esse vídeo deixaria os Ancaps putos, se o Átila foi super favorável a liberdade.
Ué, n entendi
Neto esse que é o problema da esquerda de modo geral, eles não enchergam a justiça como um meio de reparação. Na ótica deles, o criminoso é um injustiçado que merece tratamento e perdão, ou seja, o assassino tem o direito de ser recompensado, por ter assassinado alguém.
Deixar a justiça com o estado e vc ir contra ele é como vc dar uma ak pro seu inimigo e tentar ir no soco
Um dos melhores Nerdologia até agora. Muito bom Átila!
Nerdologia - Teoria das Cordas
up
up
up
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Continua comentando cara!! Esse video seria muito bom...
De longe o canal mais foda yutube brasileiro!!!
Eu penso que a justiça está no equilíbrio entre o "bem estar de mais gente" e o que "respeita a liberdade individual", pq na hipótese em que, cada um paga o quanto quiser e portanto recebe a proteção proporcional (parece ser bem interessante), não leva em conta a situação em que um país precise muito de proteção e não tenha condições de pagar para tanto e neste caso, eu creio que a coletividade poderia ajudar, porém, somente neste caso e provisoriamente (se o país adquire possibilidade de pagar, que passe a pagar individualmente), considerando também, que este país sem condições, contribua com o máximo que puder para a própria proteção (mesmo que não seja o suficiente, e é exatamente por isso que a coletividade ajudaria).
Bom comentário. Um meio-termo paras as coisas. Nenhum caminho ser seguido 100%. Ou um novo caminho a ser criado, que combine o que há de melhor dos dois. Pena que algumas pessoas querem ver o mundo no "preto e branco" e pensam que suas idéias/propostas são a prova de falhas e de consequências negativas, enquanto as idéias dos outros são vista como algo que vai dá errado em todos os ângulos possíveis.
Por causa disso que a tecnologia evolui constantemente, mas a justiça quase para no tempo com relação a evolução. A justiça fica acorrentada demais com os crentismos de grupos. Qualquer decisão, movimento ou ato que a justiça tomar, é motivo de apedrejamento, porque é visto como algo com viés crentista.
Uma dica sobre um livro que fala sobre a complexidade da justiça é o de Chaïm Perelman, Ética e Direito, de 1990, logo no início do livro ele descreve 6 (seis) concepções de justiça que são inconciliáveis: 1) a cada qual a mesma coisa, 2) a cada qual segundo seus méritos, 3) a cada qual segundo suas obras, 4) a cada qual segundo suas necessidades, 5) a cada qual segundo sua posição, e 6) a cada qual segundo o que a lei lhe atribui. E isso é só o início do livro sobre a lógica da justiça, são 684 páginas sobre o que é a justiça, um bom livro para quem quer se aprofundar sobre o assunto. Abraços.
Por que a estátua da justiça é vendada???
Deve ser porque"" teoricamente"" ela não escolhe cor , raça , gênero e classe para a sua aplicação.
Porque ela é (ou deveria ser) imparcial.
Porque a justiça é cega, que nem o Demolidor.
porque a justiça é cega
Nêmesis, a deusa da vingança e da justiça, da Grecia, e como Danilo falou, a Justiça não escolhe para sua aplicação.
Um canal tão foda e com poucos inscritos, deveria ter uns 10 milhões
Nerdologia fusão nuclear
Erick valeu
Erick um dia né
Desenhou tudo que penso sobre o caso do Diego. Mais um baita programa.
A justiça é muito injusta. Tem que acabar a justiça!
mas sem justiça no mundo o que você acha que iria restar ?
Como vc vai acabar com a justiça se ela ñ tem porta?
?????????
italo matheus, restaria cultura jovem e nada mais.
Pessoa Aleatória, aí eu fiquei até sem resposta.
Muito das coisas citadas aqui o Pirula citou no vídeo dele! Nerdologia e Pirula você são incríveis!
Liberdade individual com certeza!
Gabriel Gomes de Morais então vá viver, numa caverna no meio do mato, porque só lá, você terá total liberdade individual!😎
Por que ele deveria viver em uma caverna se não agredir ninguém ?
Rafael Bluhm parte importante da experiência de viver, em sociedade é que: você tem que saber negociar, fazer concessões e chegar a um acordo levando (sempre em consideração que as necessidades de outras pessoas, são tão importantes quanto as suas) já que você (movido por sua IDEOLOGIA) não admite que nenhum destes princípios, se sobrepõe a liberdade individual...
Então a única solução é o auto-exílio, e a solidão!
A liberdade individual nunca será a prioridade enquanto nós vivermos e compartilharmos o mesmo planeta.
Exatamente. Mas viver em "sociedade" necessita de liberdade individual, e respeito a propriedade privada. Senão do que adianta viver em "sociedade"? Regras existirão , mas respeitando cada indivíduo. Não é ideologia é ética.
Mais um vídeo muito bom, parabéns pelo trabalho!! Uma ideia: pode ser legal (ainda que mais trabalhoso), em episódios como este, serem apresentadas algumas discussões filosóficas, como o conceito de justiça (que possui numerosas obras a respeito), a questão da responsabilidade moral sobre nossos atos (imputabilidade), presente do diálogo sobre determinismo, e algumas outro temas, abordados neste e em outro "eps'.
*Faz um vídeo falando sobre os titans de atack on titans up pra fortalecer.*
Up
Tatakaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! Kkkkkk. Up.
*UP*
UP
Up
Te amo, Átila.
O grande vilão do *Brasil* é o povo Brasileiro.
o grande vilão do Brasil é o Estado.
Se quer um culpado pela ignorância, culpe o Estado pela falta de investimento na educação.
Se quer um culpado pela violência, culpe o Estado pela falta de investimento na segurança.
Se quer um culpado pelo ódio, culpe o Estado por não saber criar sua população.
Não adianta pegar um zé mané dos suburbios do Nordeste, jogar a culpa toda nele e esperar que ele resolva algo que só pode ser resolvido com o investimento de milhões. Enquanto o Estado existir e controlar todas as areas, o Brasil vai continuar da mesma forma.
Além do mais...
"Alemanha anos luz a frente do Brasil"
Tão avançada que aceitou o nazismo como principal ideologia partidária e o conceito anticientifico da raça ariana como verdade absoluta
Amei esse finalzinho com a Pharah
Obrigado de novo Jessica
A N A R C O C A P T A L I S M O
Lucas Draichi ta
Loucura! loucura! loucura!
Perfeito e "justo" Átila, vídeo incrível! E tenho a mesma opinião quanto ao caso do rapaz que ejaculou em uma mulher num ónibus! Parabéns!
pq a compulsao eh sempre por putaria? ninguem tem compulsao por estudar matematica, musica, ou limpar espaços publicos???
na verdade existe centenas de compulsões incluindo matemática, musica e limpar espaços publicos kkkk isso se chama TOC e pode ser causado por traumas kkkkkk
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Existe compulsão pra tudo, para de passar vergonha.
Mario SAM. Existem cara.
Mario SAM Pior que existe, tem um caso, da uma pesquisada ai depois, não me recordo o nome do sujeito, mas após sofrer um acidente ele ficou fascinado pela matematica.
Por gentileza falem a respeito da guerra Hispano-Americana! É um tema atual principalmente se considerarem a delicada situação de Porto Rico, muito difícil encontrar bom conteúdo relacionado ao assunto por aqui.
E parabéns por essa aula incrível!
Nerdologia: Como fazer sucesso no youtube, hipertrofia muscular e Como falar em público
Canal Racionalizando O primeiro foi no Nerdologia: Esse video vai salvar sua vida.
Acho q "como falar em público" tá mais pra Minutos Psíquicos.
Eu nem sou nenhum psicologo, mas parece que você é uma pessoa bastante insegura.
"como fazer sucesso no youtube?" cara, acho que vc procura tema errado :/
Canal Racionalizando acho q tudo isso junto não ia dar um bom vídeo KKKKKK
Acompanho desde o primeiro Nerdologia, tem videos maravilhosos. Pra mim o melhor até hoje! Valeu pelo ensino semanal! Parabéns pelo trabalho!
Busquem conhecimento #CanalRacionalizando
Canal Racionalizando ete bilu é vc?
Vou comer cimento então
teu poder de contextualização é incrível. Parabéns!
imposto é roubo
Parabéns então, você é roubado todo dia e vai continuar sendo roubado para sempre.
Rafael Alódio infelizmente ;(
Você não é vidente para saber disso kl
Em vida tenho quase certeza que serei, mas quem sabe meus filhos não serão.
Entao, o que te impede de vender a sua casa e ir para este país sem impostos?
A propósito, que país seria este sem "roubo"?
ruclips.net/video/a9Dk1Y46JSY/видео.html
Novinha Dançando de fio Dental
Quem tem que sair é o estado, o invasor é ele
"o nerdologia é um excelente canal". essa frase é justa pra todo mundo
Átila faz vídeos sobre os livros do Dan Brown, o que tem de verdade, conspiração e fantasia. Curto muito o canal! Percebo nele credibilidade e seriedade!
Parabéns por mais um episódio difícil, mas necessário
Fala ai Atileiras suavezones..
O nerdologia tem me dado muito conhecimento cientifico e social, valorizo muito o trabalho de toda equipe do nerdologia.
Queria saber quando vai laçar aquele episodio de ciência biológica de arrepiar a espinha ?
Obrigado por tudo!! nozes!!!
sugiro um nerdologia sobre as leis herméticas, queria entender esses conceitos e a galera do nerdologia são ótimos em explicar.
Ficou muito boa a trilha sonora com o tema da série Demolidor
Penso ser diferente nos casos dos heróis que não necessitam se preocupar com receber salário pois já vivem uma vida abastada, tirando o Capitão America que recebe seu salário do governo americano, heróis como a mulher maravilha, Thor, Punho de Ferro e Tony Stark podem prestar ajuda sem se preocupar com dinheiro, mas heróis como Luke Cage, Jessica Jones que só conseguem garantir sua subsistência, ou o pão nosso de cada dia através exatamente de emprestar seus poderes para serviços exclusivos como investigadora, ou como o Luke cage fez na 2º temporada de sua série da Netflix quando se encontrava com problemas financeiros, bancar o guarda costas de um empresário corporativo, assim se você não possui uma valhala ou uma ilha paradisíaca para retornar e tirar subsídios financeiros, veríamos muitos heróis não tendo outra opção senão usar seus poderes para pelo menos pagar o aluguel de seu apartamento, não é toa que sem as fotos do Homem Aranha o fotografo Peter Parker não teria como quitar as dividas com seu senhoril do prédio onde vive, ou a investigadora Jessica Jones para poder pagar os drinques quando for ao bar. Já que Infelizmente no mundo dos heróis, por mais virtuoso que sejam a ponto de até mesmo conseguir levantar o martelo de Thor, isto por sí só não enseja em privilégios suficientes para morar em Valhala.
O Pirula fez um vídeo muito bom falando sobre o caso do ejaculador do ônibus na mesma linha de pensamento, falando sobre o acidente e outros casos de pessoas com lesões ou tumores cerebrais. Recomendo a quem se interessou pelo assunto.