Cara eu estou com 25 anos e estou refletindo se faço um intercâmbio ou não. Ainda nem comecei a juntar dinheiro, e provavelmente irei está com quase 30 anos quando eu conseguir. Mas uma coisa que botei na minha cabeça é que independente de qualquer empecilho e qualquer decisão que eu tomar, daqui 5 anos eu ainda vou fazer 30 anos. Então quando chegar nesse momento, quero me arrepender de ter feito, do que não ter. Pq me conheço e sei que me incomodo muito mais com o sentimento de não ter feito nada, do que me arrepender de ter feito algo que eu não deveria ter feito.😅
@@Eduardo_Trader_Investidor A aposentadoria do Japão não é das melhores, então em algum momento eu voltaria sim para o Brasil. Mas a ideia seria passar bastante tempo vivendo no Japão!
@@brzin1782 Exacly! A dúvida cruel é: gastar tempo e dinheiro me especializando em algo afim de ter uma vida melhor aqui no Brasil msm, ou tbm gastar muito dinheiro e me matar de estudar japonês pra ir para o Japão e trabalhar em fábrica. Ou além de estudar japonês, tbm estudar inglês e programação pra trabalhar nessa área lá!
Essa dica de morar sozinho é a que mais me pega, eu realmente preferiria morar sozinho por ai, mas depois de refletir vou tentar passar os primeiros meses dividindo até conseguir um baito e entender como são os gastos, se depois eu ver que pagando minhas despesas ainda sobra um dindin folgado ai sim cogitarei viver só.
Também pensei em fazer assim. Dividiria com alguém que não conheço, então acho que seria ainda mais diferente a adaptação, mas quando vamos pra um outro país, mts vezes a gente não tem escolha
Mais um vídeo informativo e gostoso de assistir como sempre Wes! Queria me enfiar no meio dessa conversa sobre vir antes ou depois da faculdade, porque por mais que eu concorde muito com o que você e o Ramon falaram, eu pessoalmente tenho uma opinião contrária sobre o pessoal que quer vir com uns 18 anos: não venha ainda! kkk Eu fiquei bem apreensiva quando decidi vir porque achei que já estava velha demais com meus idosos 26 anos, mas ao chegar percebi que na verdade eu hoje não recomendaria ninguém vir assim logo depois de fazer 18 anos! Eu sinto que os anos de experiência com a vida adulta no brasil é exatamente o que solidifica e mantêm a minha confiança e segurança nas minhas escolhas aqui. Ter essa vivência prévia é o que me permite comparar os dois países com pé no chão e escolher o que eu quero do futuro. Os meus colegas e amigos que chegaram mais novos, entre 18 e 22 anos tem uma visão consideravelmente diferente de quem chegou aqui com 25 pra cima. Na maioria dos casos ainda não sabem bem o que querem pro futuro e muitos ficam nessa corda bamba de querer voltar pro Brasil exatamente pq a única vivência que tiveram lá foi uma vida mais confortável com os pais e rotina escolar, então quando passam perrengue aqui ficam com a impressão de que no Brasil a vida seria mais fácil e tranquila. Quando a gente vem com mais experiência sinto que a gente consegue mensurar melhor as vantagens e desvantagens de cada país e dos empregos, fazer escolhas mais responsáveis com nosso dinheiro e rotina, e consequentemente tirar o máximo de vantagem do intercâmbio com menos ansiedade e medo. Claro que para cada pessoa vai ser diferente, mas eu pessoalmente sou muito grata de só ter feito o intercâmbio depois de já ter vivido o suficiente no Brasil para vir com 100% de confiança de que estou fazendo a escolha certa ^_^/
Muito bom o seu comentário e acredito que seja o melhor mesmo, qnd a gente só viveu lá sem responsabilidades, tudo parece muito melhor lá, eu mesma só vivi a minha vida adulta aqui no Japão, vim com 18, e hoje com mais de 15 anos por aqui, estou com vontade de tentar morar lá no Brasil ou no meu pais (Peru) mas a realidade é que não sei como é a vida adulta lá, não sei e não tenho nenhuma base para comparar infelizmente..
@@DanielaDoJapao Obrigada pelas palavras! De fato, a vida aqui e no Brasil é compleeetamente diferente, e eu vejo muito como a visão dos descendentes que cresceram aqui e os brasileiros que vieram já adultos sobre o Japão é também completamente diferente! Uma coisa que o Wesley diz sempre e é muito verdade é que quando a gnt mora aqui muito tempo, se acostuma com as coisas boas daqui e pensa só nas coisas boas do Brasil. Mas a verdade é que morar no Brasil é aceitar que nunca vai ter muitos dos confortos, conveniências e qualidade de vida que aqui no Japão são básicas. Sinto que o que me mantém sempre contente aqui é ser sempre grata pelas pequenas coisas que eu não tinha acesso no Brasil: água potável abundante, segurança, banheiro público, ruas limpas, bom atendimento, produtos básicos de qualidade, respeito pelo espaço do próximo, transporte público de qualidade, etc. E sempre que alguma experiência ruim acontece aqui, lembro como nem mesmo se compara com o mesmo tipo de experiência que já tive no Brasil, como por exemplo situações de machismo.
Gostei do seu comentário e gostaria de tirar uma dúvida, ir pro japão sem falar japonês é possível? sei que para o lado mais tradicional onde ninguem fala inglês é praticamente impossível sem saber japonês. Mas na região de kanto, ali perto de tokyo dá pra se virar e viver só com inglês e arrumar um emprego sem o conhecimento avançado de japonês? Gostaria de saber sobre sua experiência, você foi já com o conhecimento de japonês ou aprendeu durante a moradia no japão? se puder contar mais sobre ficarei grato ^^
@@zNickigl Oi! Então, eu diria que tem sim como sobreviver aqui sem saber japonês, mas definitivamente não saber a língua vai limitar muito o que vc consegue ou não fazer aqui. A grande maioria dos estrangeiros que não falam japonês e moram aqui ou trabalham em fábrica ou trabalham em empresas multinacionais, logo basicamente ou você vai viver num círculo muito limitado de outros brasileiros que trabalham em fábrica e sem tempo de realmente curtir o país, ou você já tem que ser fluente em inglês e ter um diploma e especialização ou experiência em uma área como TI pra ser aceito em uma empresa que só fala inglês. Logo, sim, existe como morar aqui sem saber japonês mas não é recomendado, você não vai curtir o país da mesma forma e nem vai conseguir viver uma vida normal. O melhor é estudar a língua e vir depois de já ter pelo menos o N5/N4. Eu vim com aproximadamente o N3 e senti que tive muuuita liberdade e capacidade de viver a vida normalmente e bem mais oportunidades de trabalho, amizade e tudo mais do que quem chega aqui sem saber.
eu to estudando desenvolvimento web, ai eu vou tentar juntar a grana como frelancer, ai depois de juntar metade eu vou migrar para programação de jogos ou app :)
Eu tenho 29 anos, nunca terminei a faculdade, vou fazer, me formar e ir pro japão formado, querendo ou não vou levar um bom tempo juntando dinheiro, então já faço a faculdade e junto o dinheiro ao mesmo tempo.
Me pergunto se começo com o conteúdo que cai nos testes de JLPT do N5 e dps indo evoluindo para o seguinte. Ou se estudo algum conteúdo mais alheio aí da internet.🤔
Valeu Wesu, eu que perguntei. Vídeo esclarecedor. Considero o tópico mais importante o de não acreditar em todos os RUclipsrs. É necessário ter a maturidade de saber colher informações pq é muito fácil se encantar pelo lado bonito que estão mostrando. Quem tem o real interesse em seguir este caminho, a ótica deve ser extremamente realista, por exemplo, certa vez eu me perguntei, como é pegar ônibus no Japão, e a partir deste momento comecei a levantar informações de várias fontes sobre esse tema e vi que tem muita coisa diferente em relação ao transporte no Brasil, como o valor das passagens que é de acordo com o destino, o ticket que deve ser retirado assim que entra em um ônibus, dá pra trocar dinheiro no ônibus, o cartão que pode ser feito para pagar a passagem e demais compras, enfim. É uma infinidade de coisas para se preocupar que não nos damos conta no princípio por ser natural em outro ambiente. Vai muito além do que estudar o idioma e contratar a escola de intercâmbio, é necessário já formar uma bagagem de informação ainda estando no Brasil, por mais que a escola de total suporte. Obrigado por responder algumas dúvidas. Em suas live sempre estou perguntando alguma coisa. Um abraço.
Queria deixar meus dois centavos aqui RS... Para quem pensa em fazer faculdade relacionado a TI, acho que não vale a pena deixar pra fazer no Japão. Assim, faço análise e desenvolvimento de sistemas, que dura dois anos e meio. Você vai disputar as mesmas vagas com pessoas que fizeram um curso de 4 anos e até mesmo sem nível superior. Para ser programador não é necessário faculdade. E sim, estou ciente que é conhecimento de praticamente 'todo mundo', que para uma empresa no Japão te contratar eles exigem um diploma. Alguns pontos que me fazem ter essa opinião é: Eu não tenho dúvidas que fazer uma faculdade no Japão deve ser BEM mais puxado que no Brasil; Talvez mais da metade do que você vai ver na faculdade não vai se aplicar quando for entrar no mercado de trabalho; Ainda que você tenha um diploma, porém sem experiência, não vai evitar que certas portas fechem pra você. Eu hoje estou no último semestre da faculdade e ganho extremamente bem. A ponto de cogitar em não ir mais para o Japão. O que me impulsiona hoje são os outros problemas que nós sabemos que o Brasa tem. Acho que é isso, meu querido. Desculpa o textão, mas queria deixar meu ponto de vista pra galera mais nova que está nessa caminhada. Forte abraço! Ah, e a qualidade dos teus vídeos chegaram em outro patamar, parabéns!
Oi, só pra criar discussão aqui rsrs: Referente ao que você falou sobre q faculdade do Japão ser mais puxada que o Brasil, realmente, porém em qualquer lugar do mundo o ensino vai ser mais puxado (diferença de um ensino de qualidade). A questão de você precisar de experiência, não é a mesma coisa no Brasil e no Japão. Aqui no Brasil vc acaba a faculdade e precisa se matar para ter uma primeira experiência e poder entrar no mercado de trabalho, mas lá no Japão universidades dão o suporte para que você já saia com experiência, a faculdade mesmo te direciona a trabalhos enquanto estás cursando para quando acabar, já poder entrar na sua área de preferência com a experiência profissional necessária, e a demanda para profissionais de TI no Japão é grande, particularmente acho que vale muito a pena vc cursar faculdade lá. O ensino é muito bom, você se formando lá salvo dizer que já tens um diferencial à qualquer concorrente na área de TI, e ser estrangeiro para TI no Japão invés de ser desvantagem, lá é vantagem. Praticamente todos que contratam para trabalhar em TI lá são estrangeiros.
@@alinetejo , então, para TI as coisas são mais fáceis. Inclusive, foi o que me disseram logo quando iria fechar contrato com a Living. O que eles enfatizaram foi a questão da experiência. Quando eu estiver lá te conto como foi RS.
Acompanhando seus vídeos aqui agora, gostei das informações que você mandou.. pensei em dividir apartamento pelo custo benefício, mas não deve ser tão bom assim quanto parece .
Foi eu que perguntei sobre as contas naquele vídeo do mês 🥲, mas foi curiosidade mesmo, pq quero ser intercambista. Vou levar em conta isso da realidade de cada RUclipsr 🫶🏼
Excelente canal de informações sobre o Japão. Teria como lançar um vídeo sobre os coroas, +40 e +50, que queiram mudar para o Japão, mas que não tem graduação e também não falam nem o inglês? Como proceder, por onde começar? Desde já agradeço!
Cara eh do mesmo jeito… tem uma moça que vai vir em 2026 e ela tem 70 anos. Lembrando que no Japão 40/50 anos não é coroa kkkk já que o povo lá vai pros 100 - 110 anos fácil.
(8:27) eu tenho 17 anos eu tava pensando mt nisso, eu quero fazer faculdade e queria fazer isso no japao pq quando vc tem a faculdade no japao eles gostam mais, so que agr eu tenho certeza, eu fiz ja mais de 50 aulas de japones pra aprender o basico e inicei o curso pago completo com o programa japones online q eles sao mt gente boa amo eles, ent vou fazer alguns cursos de html e paython e quando me estabilizar no japao faço faculdade ai, oque vc acha wasu eu amo seu conteudo
Eu quero ir morar no Japão. Você conhece algum professor que possa me ensinar o nível N5, preferencialmente em aulas particulares? Além disso, seu vídeo é muito bom. Gosto de assistir aos seus vídeos.
Internet hj em dia é bem melhor e de graça, se vc falar inglês, melhor ainda. Uso vários apps e canais no RUclips pra estudar e tá funcionando. Mas se vc for pro Japão pela living japan, não precisa, eles disponibilizam um curso de japonês básico (N5) na acessória deles.
Oi, tenho 17 anos e estou pensando e fazer faculdade de letras inglês, mas pelo que você disse, compensa mais eu fazer no Japão, você poderia me ajudar, eu não sei como funciona o processo de matrícula, o que precisa, e como vou escolher a faculdade que se adapta a minhas condições, será que você pode responder isso, acho que seria um tema de vídeo legal, mas se na quiser tudo bem, so me responde pq preciso urgentemente saber desse processo
Não sou o Wesu e meu conhecimento é reduzido, mas tentarei ajudar no lugar, se você optar por fazer o intercâmbio e estudar 2 anos de japonês lá (o que é recomendado) a escola na qual você vai estar matriculado irá te ajudar com TUDO isso que questionou aqui, okay? Então pode ficar tranquilo quanto a isso, agora a questão é você ter como bancar esse intercâmbio
Excelente vídeo! No seu caso, tendo uma ampla formação na área da enfermagem, desde o auxiliar até o enfermeiro, é uma pena que tenha perdido o gosto, pq, aparentemente, está entre as profissões em demanda no Japão, com direito ao visto de trabalho, certo?
Wesu, você acha que é possível ir como turista e conseguir emprego ? Falta 1 ano para me formar em ciencia da computacao e já tenho uma certa experiência profissional, venho estudando e pretendo tentar alguma certificação de Japones antes.
Wesu e no meu caso que eu tenho 25 anos e ainda não sei o que fazer de faculdade, mas sempre tive vontade de morar no Japão, qual a melhor decisão, faço faculdade aqui e vou depois, ou vou pro Japão e faco faculdade ai?
como uma companheira sem diploma de 25 anos, lembra que as aulas da faculdade são em japonês, tem algumas q fazem aulas em inglês mas mesmo assim vc vai precisar de pelo menos N3 ou N2 pra se virar. antes de decidir vc tem q dar uma olhada em q área vc tem mais interesse, se for exatas o Japão é o melhor lugar pra ir, mas se for humanas vc vai sofrer pra caramba sem o japa (além de q é uma área que não dão muito valor também). ah é, também tem a diferença cultural se vc for estudar humanas, n vou a fundo nisso, mas resumindo: exatas: vai pro Japão q é win 🎉 humanas: depende demais doq vc quer, pode ser BEM melhor fazer no seu país. e vc vai precisar de japonês N1 (e vocabulário especial) biológicas: é melhor fazer no Brasil se vc não sabe japonês fluente pra ontem pq tem muito vocabulário difícil (a menos q goste de sofrer)
Wesu, eu larguei meu curso já ate perdi a vaga, e hj em dia tô só juntando dinheiro pra ir pro JP. Tenho 22 anos, só que fiquei com medo agora. Será que vai ser dificil para arranjar emprego ai? mesmo em fábrica? Meu plano era juntar dinheiro ai e começar uma faculdade de novo. Só que até eu chegar no JP provavelmente já vou ter 24 pra 25, até terminar curso de japonês lá se vai mais 2 anos. Será que não vou estar muito velha pra isso? T-T
Eu larguei faculdade e estou juntando grana para ir ao Japão. O mesmo que vc, a diferença é que tenho 35 anos rs. Vc está nova, aproveite ao máximo, vc vai conseguir 😄
@@lindblum1 Obrigada! 🥺 Nesses tempos de hoje tudo acontece tão rápido, parece que tô sempre atrasada em relação as outras pessoas. Boa sorte pra você também, com certeza vai conseguir!
😊menina, não me parece um bom plano. Ser estrangeira já será um problema, sem estudo você reduz demais as suas possibilidades. Planeje melhor o seu futuro, principalmente se a ideia é morar no exterior.
Se caso eu não tiver um diploma e não quiser fazer faculdade no Japão,eu ainda posso trabalhar e morar no Japão depois de terminar os estudos de idioma?
Kkkkk mano, tem muitos trabalhos bons q só precisa de curso técnico + saber o idioma, além dos q só precisa do idioma e as vezes nem isso. Claro, tem q analisar bem essa coisa do trabalho. Se tu aprender inglês e japones já é um grande passo concluido.
@@Eduardo_Trader_Investidor tlgd,mas pelo oq eu vir o Japão só aceita trocar seu visto pra trabalho se vc tiver um diploma de ensino superior ou tiver uma experiência de 10 anos! Por isso fiquei meio preocupado pq meu plano séria cola lá e trocar meu visto pra trabalho e morar lá!
Cara eu estou com 25 anos e estou refletindo se faço um intercâmbio ou não. Ainda nem comecei a juntar dinheiro, e provavelmente irei está com quase 30 anos quando eu conseguir. Mas uma coisa que botei na minha cabeça é que independente de qualquer empecilho e qualquer decisão que eu tomar, daqui 5 anos eu ainda vou fazer 30 anos. Então quando chegar nesse momento, quero me arrepender de ter feito, do que não ter. Pq me conheço e sei que me incomodo muito mais com o sentimento de não ter feito nada, do que me arrepender de ter feito algo que eu não deveria ter feito.😅
E outra, se vc desistir da ideia ainda vai ter o dinheiro guardado pra fzr outra coisa kkkk
Tu quer ir morar definitivo, ou só juntar uma grana durante um tempo e voltar para Brasil ?
@@Eduardo_Trader_Investidor A aposentadoria do Japão não é das melhores, então em algum momento eu voltaria sim para o Brasil. Mas a ideia seria passar bastante tempo vivendo no Japão!
@@brzin1782 Exacly! A dúvida cruel é: gastar tempo e dinheiro me especializando em algo afim de ter uma vida melhor aqui no Brasil msm, ou tbm gastar muito dinheiro e me matar de estudar japonês pra ir para o Japão e trabalhar em fábrica. Ou além de estudar japonês, tbm estudar inglês e programação pra trabalhar nessa área lá!
@@JeffDniz fábrica so se vc tiver visto permanente, sem ele é muito difícil, pra n falar impossível
Essa dica de morar sozinho é a que mais me pega, eu realmente preferiria morar sozinho por ai, mas depois de refletir vou tentar passar os primeiros meses dividindo até conseguir um baito e entender como são os gastos, se depois eu ver que pagando minhas despesas ainda sobra um dindin folgado ai sim cogitarei viver só.
Também pensei em fazer assim. Dividiria com alguém que não conheço, então acho que seria ainda mais diferente a adaptação, mas quando vamos pra um outro país, mts vezes a gente não tem escolha
Faz a parte 2 mano por favor, muito bom saber desse tipo de coisa antes de ir
Mais um vídeo informativo e gostoso de assistir como sempre Wes! Queria me enfiar no meio dessa conversa sobre vir antes ou depois da faculdade, porque por mais que eu concorde muito com o que você e o Ramon falaram, eu pessoalmente tenho uma opinião contrária sobre o pessoal que quer vir com uns 18 anos: não venha ainda! kkk Eu fiquei bem apreensiva quando decidi vir porque achei que já estava velha demais com meus idosos 26 anos, mas ao chegar percebi que na verdade eu hoje não recomendaria ninguém vir assim logo depois de fazer 18 anos!
Eu sinto que os anos de experiência com a vida adulta no brasil é exatamente o que solidifica e mantêm a minha confiança e segurança nas minhas escolhas aqui. Ter essa vivência prévia é o que me permite comparar os dois países com pé no chão e escolher o que eu quero do futuro. Os meus colegas e amigos que chegaram mais novos, entre 18 e 22 anos tem uma visão consideravelmente diferente de quem chegou aqui com 25 pra cima. Na maioria dos casos ainda não sabem bem o que querem pro futuro e muitos ficam nessa corda bamba de querer voltar pro Brasil exatamente pq a única vivência que tiveram lá foi uma vida mais confortável com os pais e rotina escolar, então quando passam perrengue aqui ficam com a impressão de que no Brasil a vida seria mais fácil e tranquila. Quando a gente vem com mais experiência sinto que a gente consegue mensurar melhor as vantagens e desvantagens de cada país e dos empregos, fazer escolhas mais responsáveis com nosso dinheiro e rotina, e consequentemente tirar o máximo de vantagem do intercâmbio com menos ansiedade e medo. Claro que para cada pessoa vai ser diferente, mas eu pessoalmente sou muito grata de só ter feito o intercâmbio depois de já ter vivido o suficiente no Brasil para vir com 100% de confiança de que estou fazendo a escolha certa ^_^/
Muito bom o seu comentário e acredito que seja o melhor mesmo, qnd a gente só viveu lá sem responsabilidades, tudo parece muito melhor lá, eu mesma só vivi a minha vida adulta aqui no Japão, vim com 18, e hoje com mais de 15 anos por aqui, estou com vontade de tentar morar lá no Brasil ou no meu pais (Peru) mas a realidade é que não sei como é a vida adulta lá, não sei e não tenho nenhuma base para comparar infelizmente..
@@DanielaDoJapao Obrigada pelas palavras! De fato, a vida aqui e no Brasil é compleeetamente diferente, e eu vejo muito como a visão dos descendentes que cresceram aqui e os brasileiros que vieram já adultos sobre o Japão é também completamente diferente! Uma coisa que o Wesley diz sempre e é muito verdade é que quando a gnt mora aqui muito tempo, se acostuma com as coisas boas daqui e pensa só nas coisas boas do Brasil. Mas a verdade é que morar no Brasil é aceitar que nunca vai ter muitos dos confortos, conveniências e qualidade de vida que aqui no Japão são básicas. Sinto que o que me mantém sempre contente aqui é ser sempre grata pelas pequenas coisas que eu não tinha acesso no Brasil: água potável abundante, segurança, banheiro público, ruas limpas, bom atendimento, produtos básicos de qualidade, respeito pelo espaço do próximo, transporte público de qualidade, etc. E sempre que alguma experiência ruim acontece aqui, lembro como nem mesmo se compara com o mesmo tipo de experiência que já tive no Brasil, como por exemplo situações de machismo.
Gostei do seu comentário e gostaria de tirar uma dúvida, ir pro japão sem falar japonês é possível? sei que para o lado mais tradicional onde ninguem fala inglês é praticamente impossível sem saber japonês. Mas na região de kanto, ali perto de tokyo dá pra se virar e viver só com inglês e arrumar um emprego sem o conhecimento avançado de japonês?
Gostaria de saber sobre sua experiência, você foi já com o conhecimento de japonês ou aprendeu durante a moradia no japão? se puder contar mais sobre ficarei grato ^^
@@zNickigl Oi! Então, eu diria que tem sim como sobreviver aqui sem saber japonês, mas definitivamente não saber a língua vai limitar muito o que vc consegue ou não fazer aqui. A grande maioria dos estrangeiros que não falam japonês e moram aqui ou trabalham em fábrica ou trabalham em empresas multinacionais, logo basicamente ou você vai viver num círculo muito limitado de outros brasileiros que trabalham em fábrica e sem tempo de realmente curtir o país, ou você já tem que ser fluente em inglês e ter um diploma e especialização ou experiência em uma área como TI pra ser aceito em uma empresa que só fala inglês.
Logo, sim, existe como morar aqui sem saber japonês mas não é recomendado, você não vai curtir o país da mesma forma e nem vai conseguir viver uma vida normal. O melhor é estudar a língua e vir depois de já ter pelo menos o N5/N4. Eu vim com aproximadamente o N3 e senti que tive muuuita liberdade e capacidade de viver a vida normalmente e bem mais oportunidades de trabalho, amizade e tudo mais do que quem chega aqui sem saber.
@@claratarquini3981 muito obrigado por responder, eu quero muito ir pro japão e estou planejando.
9:43 Poxaaaa Wesley, fiquei triste por isso... Vcs eram tão amigos cara, poxa... Meus pêsames ae mano :/
10:49 tomei um susto no inicio dessa frase
eu to estudando desenvolvimento web, ai eu vou tentar juntar a grana como frelancer, ai depois de juntar metade eu vou migrar para programação de jogos ou app :)
Eu tenho 29 anos, nunca terminei a faculdade, vou fazer, me formar e ir pro japão formado, querendo ou não vou levar um bom tempo juntando dinheiro, então já faço a faculdade e junto o dinheiro ao mesmo tempo.
2027 tou chegado aí no Japão skks
o/
2026 sou Eu kkk
Wesu Desu poderia trazer um video falando sobre 10 ou 5 motivos para morar no japão
8:43 Seu amigo diz q não consegue "buscar emprego, fazer ____?" (xuxoku?? Kkkkk) O q é isso? Pq sem diploma não pode?
Faz um vídeo de como aprender japonês da melhor forma possível no Brasil?
Estou preparando um conteúdo para isso... devo divulgar em janeiro ou fevereiro
Me pergunto se começo com o conteúdo que cai nos testes de JLPT do N5 e dps indo evoluindo para o seguinte. Ou se estudo algum conteúdo mais alheio aí da internet.🤔
Cara, sabe esses milhares de videos de dicas para aprender inglês ? Pega elas e aplica no japonês, só adapitar para japonês. Bingooo!
Os dois.
Valeu Wesu, eu que perguntei.
Vídeo esclarecedor.
Considero o tópico mais importante o de não acreditar em todos os RUclipsrs. É necessário ter a maturidade de saber colher informações pq é muito fácil se encantar pelo lado bonito que estão mostrando. Quem tem o real interesse em seguir este caminho, a ótica deve ser extremamente realista, por exemplo, certa vez eu me perguntei, como é pegar ônibus no Japão, e a partir deste momento comecei a levantar informações de várias fontes sobre esse tema e vi que tem muita coisa diferente em relação ao transporte no Brasil, como o valor das passagens que é de acordo com o destino, o ticket que deve ser retirado assim que entra em um ônibus, dá pra trocar dinheiro no ônibus, o cartão que pode ser feito para pagar a passagem e demais compras, enfim. É uma infinidade de coisas para se preocupar que não nos damos conta no princípio por ser natural em outro ambiente. Vai muito além do que estudar o idioma e contratar a escola de intercâmbio, é necessário já formar uma bagagem de informação ainda estando no Brasil, por mais que a escola de total suporte.
Obrigado por responder algumas dúvidas. Em suas live sempre estou perguntando alguma coisa.
Um abraço.
Finalmente estou de volta andei um pouquinho ausente.
Senti tanto a sua falta meu amigo Wes saudades dos teus vídeos maravilhosos❤❤❤
Seja bem vinda de volta :3
Queria deixar meus dois centavos aqui RS...
Para quem pensa em fazer faculdade relacionado a TI, acho que não vale a pena deixar pra fazer no Japão.
Assim, faço análise e desenvolvimento de sistemas, que dura dois anos e meio. Você vai disputar as mesmas vagas com pessoas que fizeram um curso de 4 anos e até mesmo sem nível superior.
Para ser programador não é necessário faculdade. E sim, estou ciente que é conhecimento de praticamente 'todo mundo', que para uma empresa no Japão te contratar eles exigem um diploma.
Alguns pontos que me fazem ter essa opinião é: Eu não tenho dúvidas que fazer uma faculdade no Japão deve ser BEM mais puxado que no Brasil; Talvez mais da metade do que você vai ver na faculdade não vai se aplicar quando for entrar no mercado de trabalho; Ainda que você tenha um diploma, porém sem experiência, não vai evitar que certas portas fechem pra você.
Eu hoje estou no último semestre da faculdade e ganho extremamente bem. A ponto de cogitar em não ir mais para o Japão. O que me impulsiona hoje são os outros problemas que nós sabemos que o Brasa tem.
Acho que é isso, meu querido. Desculpa o textão, mas queria deixar meu ponto de vista pra galera mais nova que está nessa caminhada. Forte abraço!
Ah, e a qualidade dos teus vídeos chegaram em outro patamar, parabéns!
Oi, só pra criar discussão aqui rsrs:
Referente ao que você falou sobre q faculdade do Japão ser mais puxada que o Brasil, realmente, porém em qualquer lugar do mundo o ensino vai ser mais puxado (diferença de um ensino de qualidade).
A questão de você precisar de experiência, não é a mesma coisa no Brasil e no Japão. Aqui no Brasil vc acaba a faculdade e precisa se matar para ter uma primeira experiência e poder entrar no mercado de trabalho, mas lá no Japão universidades dão o suporte para que você já saia com experiência, a faculdade mesmo te direciona a trabalhos enquanto estás cursando para quando acabar, já poder entrar na sua área de preferência com a experiência profissional necessária, e a demanda para profissionais de TI no Japão é grande, particularmente acho que vale muito a pena vc cursar faculdade lá. O ensino é muito bom, você se formando lá salvo dizer que já tens um diferencial à qualquer concorrente na área de TI, e ser estrangeiro para TI no Japão invés de ser desvantagem, lá é vantagem. Praticamente todos que contratam para trabalhar em TI lá são estrangeiros.
E sim, você vai precisar de bacharel. Acredito que eles não reconhecem o tecnólogo.
@@alinetejo , então, para TI as coisas são mais fáceis. Inclusive, foi o que me disseram logo quando iria fechar contrato com a Living. O que eles enfatizaram foi a questão da experiência. Quando eu estiver lá te conto como foi RS.
Eu já não queria dividir apartamento antes.... agora então! 😂😂
bom, se for, escolha bem
Cara eu nao tenho palavras pra descrever o quão o seu canal é incrivel muito obrigado!
Tenho 22 anos, estou pensando em começar a cursar direito aqui no Brasil antes de planejar ir pro Japão e agora fiquei na dúvida 😭
Acompanhando seus vídeos aqui agora, gostei das informações que você mandou.. pensei em dividir apartamento pelo custo benefício, mas não deve ser tão bom assim quanto parece .
Quais seus planos pro futuro? vai fazer o tokutei gynou? Vai entrar em uma escola tecnica? Tokutei vale a pena??
Salve wesu fala dobre idade da galera do curso e etc...
Hahahah esse negócio de morar em apartamento junto com os amigos eu sei bem como é.. meio q acaba com as amizades as vezes... E acaba pra valer 😅
Foi eu que perguntei sobre as contas naquele vídeo do mês 🥲, mas foi curiosidade mesmo, pq quero ser intercambista. Vou levar em conta isso da realidade de cada RUclipsr 🫶🏼
Não foi você não bb kkkk perguntaram de um jeito bem mal educado outra vez
Depois da uma olhada nos comentários lá daquele vídeo
Excelente canal de informações sobre o Japão. Teria como lançar um vídeo sobre os coroas, +40 e +50, que queiram mudar para o Japão, mas que não tem graduação e também não falam nem o inglês? Como proceder, por onde começar? Desde já agradeço!
Cara eh do mesmo jeito… tem uma moça que vai vir em 2026 e ela tem 70 anos.
Lembrando que no Japão 40/50 anos não é coroa kkkk já que o povo lá vai pros 100 - 110 anos fácil.
Ganhou seguidor, estive aí em agosto, e estou ensaiando passar 3 meses aí para um projeto pessoal... vamos ver...
Sua pronuncia do bairro é muito bonita sempre, SAKURAGAOKAAAA
(8:27) eu tenho 17 anos eu tava pensando mt nisso, eu quero fazer faculdade e queria fazer isso no japao pq quando vc tem a faculdade no japao eles gostam mais, so que agr eu tenho certeza, eu fiz ja mais de 50 aulas de japones pra aprender o basico e inicei o curso pago completo com o programa japones online q eles sao mt gente boa amo eles, ent vou fazer alguns cursos de html e paython e quando me estabilizar no japao faço faculdade ai, oque vc acha wasu eu amo seu conteudo
Eai bro,como ta ai?
Eu quero ir morar no Japão. Você conhece algum professor que possa me ensinar o nível N5, preferencialmente em aulas particulares? Além disso, seu vídeo é muito bom. Gosto de assistir aos seus vídeos.
Internet hj em dia é bem melhor e de graça, se vc falar inglês, melhor ainda. Uso vários apps e canais no RUclips pra estudar e tá funcionando. Mas se vc for pro Japão pela living japan, não precisa, eles disponibilizam um curso de japonês básico (N5) na acessória deles.
salvee wesuu, cheguei mo cedo agr, gosto mto de ver esse tipo de video pra já ir informado pro Japão!
Obrigado Kolf =3
denadaa wesu!! @@WesuDesu
Por isso que eu gosto do seu conteúdo Wesu, você é verdadeiro com seu público, e isso vale ouro maninho!
Nunca comentei em nenhum vídeo Wesu, porém hoje tive coragem hahahaha. Obrigado pelas dicas!
Oi Caio, não se segura não manim, pode comentar a vontade e vamos bater uns papos legais :3
Muito bom sua sinceridade.. isso é excelente para quem tem vontade de ir para o Japão ou para qualquer outro país! Parabéns
U único RUclipsr que mostra com franqueza isso é vc parabéns ❤
voce pensar em fazer parcerias para anucios
Putz 11 anos morando sozinho 😂 sou muito barulhento é bagunceiro 😅
Me arrependo de nao ter ido com vc no Parque Fuji.
Faço medio no if aqui no Brasil estou querendo fazer intercâmbio para o Japão para aprender a lingua e fazer faculdade, talvez morar e trabalhar.
Adorei, perfeito!
;D
É 60 mil Weso!!!
Tecnólogo conta como curso superior no japão?
siiim
Oi, tenho 17 anos e estou pensando e fazer faculdade de letras inglês, mas pelo que você disse, compensa mais eu fazer no Japão, você poderia me ajudar, eu não sei como funciona o processo de matrícula, o que precisa, e como vou escolher a faculdade que se adapta a minhas condições, será que você pode responder isso, acho que seria um tema de vídeo legal, mas se na quiser tudo bem, so me responde pq preciso urgentemente saber desse processo
Não sou o Wesu e meu conhecimento é reduzido, mas tentarei ajudar no lugar, se você optar por fazer o intercâmbio e estudar 2 anos de japonês lá (o que é recomendado) a escola na qual você vai estar matriculado irá te ajudar com TUDO isso que questionou aqui, okay? Então pode ficar tranquilo quanto a isso, agora a questão é você ter como bancar esse intercâmbio
@@Yako-kunn será que a escola ajuda a procurar uma faculdade lá?
@@oliveira3268 Sim! A grande maioria das escolas lá oferecem esse tipo de auxílio, acredito que todas que possuam opção de intercâmbio ajudam com isso
@@Yako-kunn Obrigado, bom saber. Deve ser muito bom cursar alguma faculdade da área de biológicas lá.
Excelente vídeo! No seu caso, tendo uma ampla formação na área da enfermagem, desde o auxiliar até o enfermeiro, é uma pena que tenha perdido o gosto, pq, aparentemente, está entre as profissões em demanda no Japão, com direito ao visto de trabalho, certo?
Wesu, nosso Sensei de Nihon
Wesu, você acha que é possível ir como turista e conseguir emprego ? Falta 1 ano para me formar em ciencia da computacao e já tenho uma certa experiência profissional, venho estudando e pretendo tentar alguma certificação de Japones antes.
Não, esquece isso de vir como turista pra procurar emprego. Tem um vídeo aí que eu explico isso, acho que eh no vídeo do Tokutei
Wesu e no meu caso que eu tenho 25 anos e ainda não sei o que fazer de faculdade, mas sempre tive vontade de morar no Japão, qual a melhor decisão, faço faculdade aqui e vou depois, ou vou pro Japão e faco faculdade ai?
como uma companheira sem diploma de 25 anos, lembra que as aulas da faculdade são em japonês, tem algumas q fazem aulas em inglês mas mesmo assim vc vai precisar de pelo menos N3 ou N2 pra se virar. antes de decidir vc tem q dar uma olhada em q área vc tem mais interesse, se for exatas o Japão é o melhor lugar pra ir, mas se for humanas vc vai sofrer pra caramba sem o japa (além de q é uma área que não dão muito valor também). ah é, também tem a diferença cultural se vc for estudar humanas, n vou a fundo nisso, mas resumindo:
exatas: vai pro Japão q é win 🎉
humanas: depende demais doq vc quer, pode ser BEM melhor fazer no seu país. e vc vai precisar de japonês N1 (e vocabulário especial)
biológicas: é melhor fazer no Brasil se vc não sabe japonês fluente pra ontem pq tem muito vocabulário difícil (a menos q goste de sofrer)
Vlw Wessu
Wesu quantas horas por dia dura sua aula de japonês?
Wesu, eu larguei meu curso já ate perdi a vaga, e hj em dia tô só juntando dinheiro pra ir pro JP. Tenho 22 anos, só que fiquei com medo agora. Será que vai ser dificil para arranjar emprego ai? mesmo em fábrica? Meu plano era juntar dinheiro ai e começar uma faculdade de novo. Só que até eu chegar no JP provavelmente já vou ter 24 pra 25, até terminar curso de japonês lá se vai mais 2 anos. Será que não vou estar muito velha pra isso? T-T
Eu larguei faculdade e estou juntando grana para ir ao Japão. O mesmo que vc, a diferença é que tenho 35 anos rs.
Vc está nova, aproveite ao máximo, vc vai conseguir 😄
@@lindblum1 Obrigada! 🥺 Nesses tempos de hoje tudo acontece tão rápido, parece que tô sempre atrasada em relação as outras pessoas. Boa sorte pra você também, com certeza vai conseguir!
😊menina, não me parece um bom plano. Ser estrangeira já será um problema, sem estudo você reduz demais as suas possibilidades. Planeje melhor o seu futuro, principalmente se a ideia é morar no exterior.
haha e como fazer vuco vuco sabendo que as paredes são finas?
Faça como se "trabalhasse" no onlyfans 😁
Wesu eu tenho uma dúvida, se eu tiver um certificado da faculdade de medicina feita na Argentina, eu posso começar a atuar na área ai no Japão mesmo?
Fazer curso tecnico no japao ou br?
Acabei de lançar um vídeo respondendo sua pergunta ;D
Olá quem está vendo esse video 2024 é em 2025 ?😊❤
Top irmão!! Depois dos 2 anos da escola, tem quanto tempo para entrar em uma escola técnica ou faculdade?
Pode renovar o visto e ficar por mais 2 anos
Se caso eu não tiver um diploma e não quiser fazer faculdade no Japão,eu ainda posso trabalhar e morar no Japão depois de terminar os estudos de idioma?
Kkkkk mano, tem muitos trabalhos bons q só precisa de curso técnico + saber o idioma, além dos q só precisa do idioma e as vezes nem isso. Claro, tem q analisar bem essa coisa do trabalho. Se tu aprender inglês e japones já é um grande passo concluido.
@@Eduardo_Trader_Investidor tlgd,mas pelo oq eu vir o Japão só aceita trocar seu visto pra trabalho se vc tiver um diploma de ensino superior ou tiver uma experiência de 10 anos! Por isso fiquei meio preocupado pq meu plano séria cola lá e trocar meu visto pra trabalho e morar lá!
@@Taylan_jordandepois de se formar em curso técnico você pode fazer isso
Junte dinheiro, ele logo em seguida "acabou de chegar va curtir o Japão" ou seja gastar kkkk
Wesu, queria saber se pode morar homem e mulher no mesmo apartamento sem serem casados, se puder tirar essa dúvida, agradeço
Namorados pode sim, mas precisa da autorização dos pais, IDEPENDENTE DA IDADE
Obrigada pelas dicas , mas você está enrolado e o Ramon só de blusa e casaco😂😂😂😂😂
Video pika
Lkkk vc é mt engraçado !!!
Vai tomar copyright da nintendo pela musica de fundo. Hahahahhaaha
E a recomendacao 2 contradiz parcialmente com a 3 hahahaha
Pedido grava o video parado me dá tontrura e eu adoro seu canal KKKKKKKK Abrc Wesu 🥰