Uma semana com Linux - openSUSE Tumbleweed (KDE Plasma)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 391

  • @Diolinux
    @Diolinux  3 года назад +90

    Fala Pinguins! 🐧
    Hoje o projeto Diolinux completa 10 anos! 🎉🎉🎉 Obrigado a todos que fazem parte dessa comunidade maravilhosa! E temos coisas para vocês, olha só:
    - Tem novas camisetas na Lolja como você pode ver abaixo do vídeo, e estamos dando uma para vocês no meu instagram, quem quiser participar: instagram.com/p/CMxeTzqje-h/
    - Tem Wallpapers exclusivos de 10 anos para você baixar para o seu PC ou Smartphone: plus.diolinux.com.br/t/baixe-os-wallpapers-comemorativos-do-diolinux-10-anos/31890/13
    - Tem post no blog: diolinux.com.br/noticias/diolinux-completa-10-anos.html
    Postem fotos dos seus setups com os wallpapers do canal nas redes sociais e nos marquem, comemorem conosco! 🎂

    • @Lite1427
      @Lite1427 3 года назад

      Parabéns diolinux! 🎉🎉🎉

    • @k4desh
      @k4desh 3 года назад

      E amanhã é meu aniversário !

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад +1

      @@k4desh feliz aniversário adiantado então! :D

    • @FagnerLuan
      @FagnerLuan 3 года назад

      Belo vídeo! Testei OpenSUSE TW em 2019, com o KDE, tive uma experiência bem ruim, discover não funciona, nem mesmo o baloo, mas me deixou um gosto. Sempre fui um cara GTK, adoro XFCE, mas vi potencial no KDE. Fui usar o Kubuntu, uma implementação bem melhor do KDE, mas KDE é foda, é quebrado, não tem jeito. Voltei pro Ubuntu, até que enjoei do GNOME. Resolvi instalar novamente o TW na metade do ano passado, mas com o XFCE, cara, sistema perfeito, nunca travou, bom tema, pacotes bem atualizados e com a segurança do snapper. Você deu um azar incrível, semana passada(retrasada?) eles tiveram um grande problema com os pacotes (por conta do glibc) e servidores, parece que essa semana também estão com alguns problemas, mas te digo que esses problemas são raríssimos.

    • @nicolaslongardi1265
      @nicolaslongardi1265 3 года назад

      Parabéns Dio, já te deixei mensagem de parabéns no insta. E já estou participando pela camisa
      Continue firme hermano!

  • @xicoj
    @xicoj 3 года назад +36

    Utilizo o OpenSUSE desde o segundo semestre de 2007, já havia testado diversas distros em modo dual boot, mas nenhuma me convenceu. Só resolvi migrar definitivamente quando conheci o sistema que utilizo até hoje. Me considerava um usuário avançado do Windows e até então, nenhum outro sistema me oferecia todos os recursos que eu considerava necessários para que eu o adotasse definitivamente. Mesmo que desejasse muito me livrar da MS, que sempre considerei pouco ética e muito abusiva na sua relação com os clientes. Primeiramente, nos primeiros contatos com o Linux, utilizei o KDE como interface, por ser mais estável e mais parecido com o Win, mas no OpenSUSE adotei o GNOME desde o princípio, ainda na versão dois ponto alguma coisa. Quando veio a versão três, foi paixão à primeira vista. Migrei para o Mint em meados 2018 até julho do ano passado, porém não me adaptei, limitações na gestão de discos e a falta de um painel de controle com o poder do Yast me incomodavam muito, principalmente quando tive que acrescentar uma nova unidade de armazenamento e não consegui configurar um volume virtual, o que no SUSE é feito tranquilamente. Quanto à sua experiência, não percebo esses bugs na versão Leap, não vejo vantagens no Tumbleweed, já que utilizo o computador para trabalhar e não posso ficar sujeito a instabilidades. Além disso, acredito que é também um problema do KDE Plasma, ao qual nunca me adaptei.

  • @krillAmorim
    @krillAmorim 3 года назад +22

    Gostei muito do vídeo Dio. Nós aqui no regataOS encontramos alguns desses problemas e corrigimos. Esse seu do Wi-Fi por exemplo verifica se sua placa de rede é da Broadcom. Caso positivo o problema é no driver broadcom-wl e nas configurações de rede wi-fi, salve a senha como ' não criptografada' opensource funciona perfeitamente.
    A carteira do KDE não incomoda os usuários e o tema padrão regataOS é uma mescla bem legal entre o tema claro e escuro .
    Os repositórios do openSUSE as vezes tem esse problema mesmo. Estamos tentando corrigir esse problema com o novo programa de atualizações do regataOS que deve ser liberado para nossos usuários Premium desfrutar Jajá e logo mais será aberto ao público.

    • @josuevicente2795
      @josuevicente2795 3 года назад +2

      No caso, pode ser por conta do driver broadcom-wl. As vezes ele é selecionado automaticamente ao abrir o gerenciador de software do yast pela primeira vez. Uma opção para corrigir isso é não usar este driver (desinstalando-o) e salvar a senha do wifi (nas configurações de rede) como não criptografada (para todos os usuários).

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад +6

      Temos que revisitar o Regata OS em breve para ver como ele está. Inclusive, um dos redatores do blog estava testando ele nessa semana para criar conteúdo, fiquem de olho :)

  • @sr.oskar_alhos
    @sr.oskar_alhos 3 года назад +27

    7:41 - O wifi-manager do OpenSuse Tumbleweed é bicho inteligente. Queria ter a certeza que a senha era aquela mesmo ;)

  • @paulo.aragao
    @paulo.aragao 3 года назад +14

    Estou utilizando a versão gnome tumbleweed. A experiência tem sido muito boa, bem melhor que a do ubuntu. É muito rápido e com um processamento estável.

  • @denilsonp
    @denilsonp 3 года назад +20

    opensuse é uma das melhores distros disponíveis, porém realmente vem com varias inconsistências e problemas de configuração, falta um melhor polimento aos detalhes (visuais e configurações). após se entender o funcionamento, oque demanda tempo e um bom entendimento, fica fácil fazer, mas ainda sim é pouco intuitivo.
    de forma bastante resumida, a maioria dos problemas são configurações do kde (que existem em qualquer outra distro), configurações de repositórios para codecs e instalação de pacotes.

  • @frnobre
    @frnobre 3 года назад +6

    Dio, não se pode usar o zypper up no tumbleweed, tem que usar o zypper dup, "en.opensuse.org/System_Updates".
    Quando quer instalar um .rpm pelo kde clique com botão direito no arquivo e abrir com Yast Software, pois a maioria dos pacotes não são assinados, e usando o Yast Software pode-se ignorar a falta da assinatura.
    Reinstala e fica mais uma semana.
    Uso o Tumbleweed e Leap em ambiente de produção e são super estáveis.
    Grande abraço e continue com o ótimo trabalho.

  • @MarcoDamaceno
    @MarcoDamaceno Год назад +1

    Uso o OpenSUSE com Plasma há um mês e não tive problema. Yast me atende super bem. Segui uma recomendação de desinstalar o Discovery após a instalação do sistema. A única parte chata tem sido o chaveiro mesmo.

  • @thevirtua1771
    @thevirtua1771 2 года назад +1

    Foi o único sistema Linux que comprei uma mídia de instalação a muito anos atrás. Cansei de ficar testando sabores de Linux, e a mais de sete anos decidi somente usar o Linux Mint nas minha maquinas. Apesar do Linux Mint não funcionar com minha caixa de som USB da Edifier .

  • @andrebrasileiro7211
    @andrebrasileiro7211 3 года назад +4

    Uso o Suse desde a versão 9.1, usamos para aplicação em Asterisk sem interface gráfica, bom para essa finalidade e alguma coisa de DRBD entre outros, nós atende perfeitamente. Ótima análise, parabéns.

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад +1

    Instalei o Opensuse Leap 15.2 interfce KDE no meu notebook DELL Ispiron14 1458 4gb RAM , maquina simple, em dual boot com Windows 10. Aconteceu uma vez que não conseguia atualizar o repositoroio da comunidade. Fui no Yast , desinstalei o mesmo e só. Rodando sem problemas . Segui muitas dicas que você nos passou num video seu completo sobre instalação do OpenSuse. Tenho o mesmo tipo de instalação no Leonovo IDEAPAD com is 4GB RAM. Também rodando seguro e tranquilo,

  • @willbrasileiro
    @willbrasileiro 3 года назад +2

    Já usei openSUSE com KDE por um ano em um Notebook Dell Vostro 3550. Nunca tive esses problemas que você teve, fiquei impressionado na verdade. Porque essa foi a distro que mais me dei bem até hoje. Quanto essa Carteiro do KDE é a primeira coisa que desative depois de instalar o sistema, nunca teve utilidade p/ mim. Bom vídeo e excelente análise, precisamos de mais análises sérias como as suas no mundo Linux.

  • @gilles.silvano
    @gilles.silvano 3 года назад +4

    Estou testando distros para possivelmente substituir os Windows de onde trabalho. Gnome agradaria mais usuários do OS X, enquanto o KDE vem sendo minha aposta. Nem cogitarei o OpenSUSE depois desse vídeo kkk Atualmente estou de KDE NEON e indico fortemente para quem quiser apresentar Linux para usuários Windows. Base em Ubuntu LTS e interface KDE sólida.

  • @profalexsandroprado
    @profalexsandroprado 3 года назад +1

    Tô usando o Leap por um ano, não tive problemas com bugs no wifi. Tenho gostado da estabilidade de dele e o baixo consumo mesmo com Kde

  • @COSTITOS
    @COSTITOS 3 года назад +21

    esse quadro é o melhor!

  • @guilhermes.santos5149
    @guilhermes.santos5149 3 года назад +29

    Tô usando o OpenSuse Tumbleweed com gnome e não tive problemas, diferentemente de outras distros que usei. Com meu hardware casou super bem até agora.

    • @alexandrecaboski
      @alexandrecaboski 3 года назад +2

      Na maior parte das criticas do Dio é em relação ao KDE, esses mesmos problemas que ele comentou tive no Archlinux, mas pensei que fosse pelo fato do Arch ser mais puro. Pelo jeito o projeto KDE andou mexendo e está cagando na interface e com a sua integração aos programas.

    • @lipe5002
      @lipe5002 3 года назад +1

      Tu usas AMD, Intel, ou Nvidia??
      Se for Nvidia, vc teve que modificar manualmente o arquivo de configuração do gdm para abrir em x11 quando instalasse os drivers??
      Pq no meu caso não teve cristo que fizesse ele adotar o x11 automaticamente (o que poderia ser resolvido com uma linha de código a mais na instalação do pacote), o que fazia o GDM não abrir.
      Tenho que agradecer ao Btrfs por não ter que formatar diversas vezes a maquina, permitindo que eu voltasse altomaticamente para o ponto de restauração anterior.

    • @alexandrecaboski
      @alexandrecaboski 3 года назад +1

      @@lipe5002 Eu uso Nvidia e não precisei modificar as configurações e nem parametrizar um novo no x11. Tentou usar pelo Optimus e Prime? Detalhe, meu é hybrido intel/nvidia.

    • @guilhermes.santos5149
      @guilhermes.santos5149 3 года назад

      @@lipe5002 meu processador é um ryzen 5 e a placa de video é uma amd radeon rx560. A fan da placa de video nao liga sozinha o que resolvi com um script, mas não é um problema do open suse, pq tive o mesmo problema com todas as outras distros que testei nesse hardware.

    • @lipe5002
      @lipe5002 3 года назад

      @@alexandrecaboski usei sim, mas acredito que isso seja um problema extremamente comum, pois a própria documentação do opensuse sugere que descomente uma frase no arquivo do GDM.
      Apesar de no fundo a maior culpada disso ser a nvidia por não suportar Wayland (o que convenhamos não seria tão complexo, já que o próprio Noveau já suporta, o que ja é meio caminho andado), ainda sim não custaria nada eles aldicionarem uma ou duas linha no código de empacotamento para descomentar o arquivo.
      Para quem conhece um pouco de Linux é uma coisa boba, mas para um eventual usuário final, isso pode ser decisivo para ele continuar usando Opensuse ou trocar de distro (as vezes até voltar para o windows).
      Não vou mentir até eu dar conta que ele não estava mudando automaticamente para xorg levou algumas reinstalações, e quase desistí e fui para o fedora 😁😁

  • @canal404
    @canal404 3 года назад +4

    Sempre achei o KDE muito bonito, mas sempre foi uma experiência complicada em toda distribuição que testei. Kubuntu, Mint (quando tinha KDE), Manjaro, todas davam uns problemas estranhos, coisas que aconteciam meio que aleatoriamente... Algo parecido acontecia mto com o Cinnamon. Me encontrei mto no Gnome e no XFCE (este uma rocha de tão sólido)

  • @GustavoPMartins
    @GustavoPMartins 3 года назад +6

    Por favor, testa o NixOS. Todo mundo está esperando o Debian ou Arch, mas ninguém adivinharia 7 dias com o NixOS. É uma distro com um paradigma bem diferente, e pouco famosa apesar de existir há um bom tempo.

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад +12

    Os programas baixados devem ser instalador pelo Yast, Simplificando uma vez o Discover funcionar parcialmente

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад +1

      Talvez, mas não é ele que se abre quando se dá dois cliques no arquivo. Mais um exemplo de padrões que poderiam ser melhor pensados. :)

    • @suzukaoaovento8226
      @suzukaoaovento8226 3 года назад

      @@Diolinux Fui instalar o Docker pelo site da OpenSUSE, estava usando o Firefox e ao clicar no botão verdinho instalar com 1 click o browser me deu a opção de abrir com o Yast ou salvar no diretório Downloads

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад +3

    O pos instalação do Opensuse , seja Tumbleweed ou Leap parece com o Fedora, realmente as coisas (repository, codecs Flatpak etc) não estão colocados de cara. Exige acrescentar e depois atualizar.

  • @khalilbrsc
    @khalilbrsc 3 года назад +6

    A questão do KWallet pode ser arrumada ao carregar o módulo PAM dele durante o login, é bem simples de resolver, mas existem outras questões que tornam o KWallet irritante.
    A exemplo disso, se você troca sua senha de usuário ele não troca a senha da carteira, assim ele volta a perguntar todo login

  • @GustavoMunizBDC
    @GustavoMunizBDC 3 года назад +3

    Sobre a senha do Wi-Fi, só ir nas configurações de rede deixar disponivel para todos usuários do PC. E uma dica tambem é desativar a carteira do kde. Para instalar rpm de maneira fácil é só deixar o yast como app padrão para rpm, o único ponto chato é que o yast a cada rpm que você vai instalar ele diz que tá corrompido aí só dar ok e ele instala normalmente

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад

      No caso da senha, ele simplesmente parou de pedir depois do segundo dia. Certamente não era um comportamento normal.

  • @Mateus.77
    @Mateus.77 3 года назад +7

    Open suse com o kde achei interessante.. soube que ele está passando por uma atualização muito ampla, o 15.3

    • @ryuketsuekiofficial
      @ryuketsuekiofficial 3 года назад +3

      Esse é o Leap. O que ele está usando é o Tumbleweed

    • @jonasnunes35
      @jonasnunes35 3 года назад +1

      Essa 15.3 do leap só sai em junho ou julho.

  • @Thorhent
    @Thorhent 3 года назад +2

    Proposta boa, bom conteúdo, excelente canal de tecnologia. Parabéns! Embora não seja a primeira vez, não me canso de dizer o quão bom é o canal.

  • @LeonardoYTNascimento
    @LeonardoYTNascimento 3 года назад +1

    muitos detalhes para essa distro melhorar, esse vídeo faz pensar o tanto de detalhes que o Regata OS teve que ajustar. A versão Leap também me surpreendia com o Discover cheio de atualizações todo dia. o Gnome não teve nenhum problema durante o tempo que usei.

  • @walkerfreitas9510
    @walkerfreitas9510 3 года назад

    Eu já utilizei o OpenSuse Leap e Tumbleweed (com KDE) por algum tempo no meu laptop pessoal. Confesso que foi por um prazo curto, pois quando precisei de certas aplicações ou não as encontrava no repositório, ou mesmo as instalando via terminal, não funcionavam adequadamente. Pesquisei nos Foruns da distro mas encontrava sempre o comentário de algum "bug" a resolverem. Ao meu ponto de vista, alguns problemas comentados não devem-se ao KDE mas ao próprio OpenSUSE devido a falta de integração deste com o ambiente gráfico. Utilizo atualmente o KDE Neon nos laptops pessoal e do trabalho (este para home office) e o KDE está excelente, apresenta muita fluidez com as aplicações e integração com contas online (Google por exemplo).

  • @JB-jamerson
    @JB-jamerson 3 года назад

    Você tem que usar o yast para comutar os drivers e codecs, isso tem que ser feito manualmente.

  • @mccaldeira1968
    @mccaldeira1968 2 года назад +1

    Eu instalei essa mesma versão numa máquina virtual e não tive nenhum problema. Entendo que se eu tivesse instalado o Sistema diretamente na minha máquina, talvez eu tivesse algum tipo de problema. Mas várias criticas que foram feitas nesse vídeo se referem especificamente a interface KDE. Dessa forma, permanece a dúvida. E se a interface escolhida fosse outra como o Xfce ou Gnome? No final da contas, toda essa experiência poderia ter sido diferente.

  • @victordantas745
    @victordantas745 3 года назад +2

    Esse cenário tá lindo demais 👏🏾👏🏾👏🏾

    • @lingux_yt
      @lingux_yt 3 года назад

      @@aurich172 balangaria em qualquer cenário

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад

      @@aurich172 na verdade é a mesa que meio frágil mesmo.

  • @TimeToSpeak
    @TimeToSpeak 3 года назад

    Bem, testei o fedora e ubuntu essa semana, e o OpenSUSE foi o único até agora que instalou corretamente meu teclado inglês internacional de primeira. Vou continuar testando!

  • @engecivila
    @engecivila 3 года назад +3

    Essa questão de preferencia por dois cliques é relativa: eu usei windows por muitos anos e fui pro linux. No linux eu me deparei com esse padrão de um clique para abrir arquivos e pastas. E não é que eu n estranhei? Na verdade eu gostei bastante achei inclusive bem mais rápido e eficiente gerenciar arquivos.

  •  3 года назад +1

    Bom dia Dio, sobre o chaveiro do KDE é só desativar o serviço kwallet, referente ao Discover realmente precisa ser corrigido, por isto uso o instalador do Yast que é muito mais pratico, e que poderia ficar como default no sistema, sobre o site o botão "Instalar Diretamente" só é funcional no mozilla firefox não sei o pq mas só funciona por ele. E Realmente o Opensuse NÃO É PARA INICIANTES no mundo linux e leva bastante tempo para você ajustar o sistema e deixar como você quer.

  • @o_goga
    @o_goga 3 года назад

    Pra que o "overview" do plasma te permita arrastar a janela com o mouse até outra área de trabalho, vc tem que usar o modo "grade da área de trabalho" (se não me engano crtl+f8 faz isso, mas é um atalho meio ruim na minha opinião).
    Por padrão ele só exibe as janela do desktop atual, não permitindo a troca, eu particularmente configuro teclas de atalho pra navegar entre os desktop virtuais e pra trocar a janela de desktop.

  • @nando_br
    @nando_br 2 года назад +2

    Vendo esse monte de problemas que o Dio teve fico feliz em estar usando o Linux Mint Cinnamon pois nunca tive nenhum problema de bug com ele,

    • @keulenlopes
      @keulenlopes 2 года назад +2

      Mint é foda. Sem dores de cabeça. Zorin também é nessa vibe!!

  • @luanmolinari2015
    @luanmolinari2015 3 года назад +3

    Vídeo muito completo Dio, perfeito! 👏👏
    Não sabia que o OpenSUSE Kde tinha tantos bugs assim. E realmente a interface do Kde é meio confusa, acho que tem muita informação, prefiro usar gnome ou cinnamon por serem mais simples.
    Sugestão de distro para um próximo episódio: Endless OS ou Deepin. Ambas tem visuais bem diferentes do restante das distros e não vejo falarem muito delas atualmente.
    🐧🦎

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад +1

      Pra ser sincero, depois dos updates, pareceu ficar mais estável, como comentei nos últimos dias. E, podem ser que eu tenha usado ele numa janela de tempo com alguns problemas. O ideal seria você mesmo tirar a prova. :)

  • @francolafayette1944
    @francolafayette1944 3 года назад

    Instalei a dois meses numa máquina antiga , um Positivo Unique 1990 Celeron B800 1,5ghz RAM 6 GB, com a interface KDE , rodando tranquilo. Recebe as mais recentes atualizações do KDE ou do Gnome, para quem escolheu esta interface..

  • @ryonagana
    @ryonagana 3 года назад

    eu uso o leap no desktop, acho excelente nao tive quase nenhum desss problemas citados acho que so o unrar
    a premissa do opensuse é linux pra sysadmins, deve ser por isso que nem tudo nele era tao facil
    e o thumbweed é muito rolling release pode quebrar leap ja é mais estavel

  • @ecapanema
    @ecapanema 3 года назад

    Estou usando o Leap há uma semana e estou satisfeitíssimo. Robusto, estável e rápido.

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад +1

    Notebook Positivo Unique S1990 3D com Intel® Dual Core™, 5GB, 250GB. Fiz o teste instalando o Tumbleweed KDE nessa máquina antiga . Estável , acontecendo as mega atualizações acontecem e não apresentou até agora dificuldades ou falhas graves.

  • @msm-1990
    @msm-1990 3 года назад

    usei por um bom tempo com o gnome, muito estável e sem problemas, tirando o wifi que tinha que fazer uma configuração mais manual, porém é uma das minhas distros favoritas ainda, o sistema de recuperação é fantástico por sinal

    • @msm-1990
      @msm-1990 3 года назад

      o zypper me agrada muito, tirando talvez o pamac foi o gerenciador que gostei mais

  • @jota_b7917
    @jota_b7917 3 года назад +1

    Ótimo video Dio! No KDE dá para arrastar os apps de uma área de trabalho para outra como no gnome, o atalho padrão é ctrl+f8, no kde se chama Grade da área de trabalho. Ele abre o um overview de todas às áreas e vc pode arrastar de uma para a outra. Eu uso como hotcorner, no canto superior esquerdo.

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад +2

      Eu realmente nunca tinha descoberto isso, seria bacana se fosse o comportamento padrão. Se não houvesse o widget na barra, por exemplo, ninguém descobriria os múltiplos desktops de outra forma provavelmente, a menos que estivesse procurando. Ótimo comentário :)

    • @jota_b7917
      @jota_b7917 3 года назад

      @@Diolinux Pois é, uma feature super útil, mas muito escondida no meio das opções do Plasma, eu descobri por acaso mexendo nos cantos da área de trabalho.

    • @pbcruz
      @pbcruz 3 года назад

      Seria legal o Gnome ter por padrão também botões de maximizar e minimizar janelas. Ou então ícones no desktop... mas o problema é o KDE trabalhar diferente com múltiplas áreas de trabalho... legal!

  • @gilbert1975nf
    @gilbert1975nf 3 года назад

    11:40 - Olha não acho que seja problema no Kde mas sim o OpenSUSE.
    Aqui eu uso VoidLinux com KDE Plasma 5.22.5 e consigo mover janelas de aplicativos abertos entre áreas de trabalho virtual sem nenhum problema.

  • @Makaiouji
    @Makaiouji 3 года назад +4

    Me pareceu uma review do KDE 8-)
    Mas as configurações do sistema tem um campo de pesquisa, se tivesse digitado "clique" ali teria achado mais facilmente aonde é configurado o duplo clique do mouse.

    • @luanmolinari2015
      @luanmolinari2015 3 года назад

      é mesmo, fiquei pensando nisso. em vez de pesquisar no painel de configurações ele leu o manual do kde. teria economizado um tempo

  • @tauantaiguara
    @tauantaiguara Год назад +1

    Tô usando o openSUSE Leap 15.4 há quase 6 meses e não foi essa montanha russa não. Aprendi que basta usar Yast para tudo e ficar longe do terminal que o sistema não quebra.

  • @estudoskardec1611
    @estudoskardec1611 3 года назад

    Dio. Instalei o Tumbleweed num Positivo UNIQUE 1990 dual core Celeron CPUB800 COM 1,5ghZ . Funciona em problemas. Quando das atualizaçoes, por conta de novas funcionalidades lançadas no KDE se sente alguma mudanca de algum item quanto a funcionalidade, mas após atualizar e instalar ta tudo bem . Venho usando desde início do ano e minha experiência. Posinstalaçao: Desligo o chaveiro do KDE , instalo codecs conforme site da Distro, adiciono o repositorio e os programas que gosto direto dos sites com o yast e não com o Discover. E blz.

  • @phso90
    @phso90 3 года назад

    To usando há alguns dias a versão com gnome 40, e estou bastante satisfeito com a distro. As duas coisas q mais me chamaram atenção, foi a estabilidade e a responsividade. Meu computador não é tao antigo, mas tem configuração modesta, e performa muito bem com essa distro.
    Na versão que estou usando, o problema de solicitar senhas toda hora não acontece, provavelmente é um erro restrito ao KDE ou já foi solucionado.

  • @marcelofd0000
    @marcelofd0000 3 года назад

    Muito legal esses videos de uma semana com uma distro. Quando der faz uma semana com o Deepin. Valeu

  • @daniloancilotto
    @daniloancilotto 3 года назад +5

    Para mim o Kubuntu é a distro que entrega o Plasma pronto para o que a maioria dos usuários espera.

  • @laertiicar
    @laertiicar 3 года назад

    Eu nao sou bom.. nunca fui bom em linux. sou só um eterno aprendiz, ja que requer muita dedicaçao e muita cabeça, Diolinux mais que um MESTRE.. viva Torvalds e Shuttleworth.. tambem gosto do Gates. obvil. kkkk...

  • @elshadayadestramento
    @elshadayadestramento 3 года назад

    Muito bom essas análises assim!
    Trouxe meu sobrinho pro lado livre da força e ele adorou o KDE plasma! Porém usei o bom e velho Kubuntu (por ser algo que vou poder ajudar ele em quase tudo) e fiquei tentando a tentar usar o KDE, porém ainda não vejo nada que justifique sair do gnome pois uso a 8 anos gnome e tenho um problema sério com personalização (fácil se perder com o infinito do KDE nas personalização)

  • @zarilain
    @zarilain 3 года назад +2

    Dio, se não me engano esse "Instalar diretamente" só funciona no Firefox, em outros navegadores ele abre essa página estranha mesmo.

  • @ChrisMarques1981
    @ChrisMarques1981 3 года назад

    A uns anos atrás eu usei o openSUSE por quase um ano, antes de pegar um MacBook, depois de um ano e meio usando o Mac tive que vende-lo e tentei voltar ao openSUSE, não rolou e fui para o Mint. Muitos bugs e várias dificuldades. Enfim, o sistema ERA legal.

  • @felippeserpa
    @felippeserpa 2 года назад

    Eu gosto do kde, mas concordo com vc, Dio. Tem muitos bugs na barra de ferramentas em relação aos ícones. O Discover tb vira e mexe tem muitos bugs pra instalar ou remover programas, a depender da distro. Essa chave já me atrapalhou e no MX Linux KDE e o wifi não conecta automaticamente como no Fedora. Com o tempo de uso, estou percebendo alguns pequenos bugs no KDE, infelizmente...

  • @gabrielrocca1435
    @gabrielrocca1435 3 года назад

    Muito bom o Video... Quando testei o OpenSuSe fiz com KDE e Gnome... Preferi várias vezes o Gnome do KDE. Quanto mais testo distros Linux, mais eu volto pro Linux Mint, ainda o melhor sistema operacional Linux pro usuario iniciante, não iniciante e avançado... e logo depois, na minha opinião, vem o PopOs

  • @MarcelLeal
    @MarcelLeal Год назад

    A questão do VLC é sim de codecs. Voce precisa usar o Yast para instalar um pacote de codecs proprietários no VLC

  • @f171b
    @f171b 3 года назад

    O Gnome foi a interface com qual melhor me adaptei. E o Opensuse foi o Gnome que funcionou de maneira satisfatória no meu note i5 velhinho de guerra (Ele TB tá comemorando 10 anos :-D ). Comecei pelo Tumbleweed e também percebi lentidão com as atualizações e por vezes lentidão na internet. O problema só acabou quando instalei um drive de wi-fi Broadcom no site software.opensuse. Com isto as atualizações passaram a ser mais rápidas e muito frequentes e muito volumosas. Tanto que decidi trocar o Tumbleweed pelo Leap. Mantive o Gnome, que nunca apresentou bugs na interface, e instalo programas pela Gnome Software já integrada com Flathub ou pelo software.opensuse. Já vai fazer quase um ano que o utilizo para trabalhar todos os dias (serviço de escritório) e nunca travou ou me deixou na mão. O sistema sempre inicializa muito rápido (menos de 15s) e só tive que reinstalar uma vez por vacilo meu (minha rede estava com problemas mas pensei que era o note :-/) Mas agora nesta segunda instalação estou desconfiado de que o SO não está acessando as atualizações (o YaST estranhamente acusa que o pendrive de instalação não está conectado), assim provavelmente precisarei reinstalá-lo, mas dificilmente recorrerei a outra distro a não ser que o que o Google surpreenda com o CloudReady.

  • @brunoagne
    @brunoagne 3 года назад +5

    O cara é muito paciente, se fosse eu, já tinha abandonado essa distro no primeiro dia kkk

    • @Jopekos
      @Jopekos Год назад +4

      @@fabricio4794 tu tem umas ideias bem tortas

  • @nonadqs
    @nonadqs 3 года назад +15

    Apoio um sobre o debian ou o Arch

    • @garotadeprograma2209
      @garotadeprograma2209 3 года назад +1

      Sim, arch por favor, eu quero saber se vale apena sair do Pop_OS kkkkk

    • @Mathias-he2ug
      @Mathias-he2ug 3 года назад +1

      Voto por Arch

    • @-r-3542
      @-r-3542 3 года назад

      @@garotadeprograma2209 Obvio que sim, arch é bem superior..mas não é para iniciantes não então pense bem..

  • @alexhenriqueeckhardt6624
    @alexhenriqueeckhardt6624 3 года назад

    Uma das melhores experiências com o Plasma que tive foi no KaOS.

  • @CarmackBR
    @CarmackBR 3 года назад

    Exato. A carteira, ou chave, toda vez pede senha para ativar. Suspeito que tem haver com o fato do Chrome ter sido instalado via terminal.
    Comigo isso ocorreu nas três interfaces do Mint (adorei a inteligência dos menus e configurações rápidas no XFCE).

  • @inunes.96
    @inunes.96 3 года назад +1

    Poh! Vídeo shoooow, Dio! Muito bom esse formato de review aí... Deve ter dado um trampo bom pra fazer! rsrsrsrs Da hora, cara, valeu aí pela dedicação de estar passando essas informações pra nós!
    Tu é o cara! Vlw!

  • @Hestrela
    @Hestrela 3 года назад

    Eu uso o openSUSE tumbleweed faz pouco tempo, mas é muito bom.
    Eu instalei o openSUSE pela iso menor e o problema provavelmente é a velocidade do download, o meu demorou um pouco também.

  • @watashibr
    @watashibr 3 года назад

    Excelente vídeo sobre o OpenSUSE Tumbleweed! É muito legal ver como outros Sistemas Operacionais funcionam... Será um meio de combater o SDA? Mas o SDA é um "vício" muito bom rsrsrs. Obrigado pelo vídeo Dionatan!

  • @amaurifeitosa993
    @amaurifeitosa993 3 года назад +1

    são bugs que aparece em alguns usuários e outros que dão a sorte de não aparecer, acontece, já tive problemas com o meu mint enquanto outros usuários não teve problema, infelizmente foi isso que me fez mudar para o Debian, claro que sinto saudades de voltar para o Mint, porém me apaixonei pelo Debian super estável.

  • @opensource10
    @opensource10 3 года назад

    Muito interessante, um dos melhores vídeos que eu já vi aqui no Diolinux, muito esclarecedor. 👏🏻😀

  • @MarlinAMB
    @MarlinAMB 3 года назад

    Gosto de sua forma de abordar o linux com o pensamento de, quer que todo mundo venha pra ele, simplifique as coisas... afinal, nem todo mundo que usa um computador é um cientista da computação. Penso da mesma forma e por isto não tenho ressalvas quanto a usar um Linux, Windows e MacOS. Todos tem seu valor e quando olhamos para cada tipo de pessoa que utiliza cada sistema para uma ou outra função, esta discussão de quem é melhor ou pior fica no limbo, afinal, usamos Computadores não para nos gabarmos de usar um e sim para realizarmos tarefas. ABS...

  • @ShafterPlay
    @ShafterPlay 3 года назад

    acho que é a primeira vez que eu assisto um vídeo do diolinux de fato num linux (finalmente)

  • @DouglasGiovaniOechsler
    @DouglasGiovaniOechsler 3 года назад

    Dio, quem faz um trabalho pra usuário final com o Opensuse bacana é o Gecko Linux. A instalação dele é bem intuitiva como o manjaro. Já vem com codecs e ícone de instalador de drivers de placa de vídeo. Tem a escolha de escolher o rolling ou o leap com seus gostos. É uma proposta pra quem quer ter um opensuse mais mint, zorin, ubuntu de ser!

  • @reinaldogomes1465
    @reinaldogomes1465 3 года назад

    O botão Instalar diretamente mencionado a partir do minuto 11:10 funciona no Firefox, o que deveria ter algum mecanismo para avisar ou ocultar caso o navegador não fosse o Firefox.

  • @augustoan
    @augustoan 3 года назад

    Faltou falar sobre o yast que digitando yast e apertando enter abre uma tela azul para fazer diversas configurações pelo terminal, é tipo o aptitude do ubuntu ou das distros baseadas em debian. Dá para atualizar o sistema habilitar repositóris e muistas outras configurações. Ótimo video.

  • @henriquepadrenosso6556
    @henriquepadrenosso6556 3 года назад

    Boa tarde!
    Dio é mais fácil fazer dual boot no linux? Explico: Colocar o Linux como s.o. principal e Windows depois...ou Windows de principal e depois Linux....ou tanto faz? Vou formatar o note fds...quero usar o mint mas não posso ficar sem windows...abraço.

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад +1

    O Opensuse, no instalador permite também configurar o softwares a serem instalador, permitindo fazer uma "instalação mínima ". Tal qual o Kubuntu

  • @Tiagogq
    @Tiagogq 3 года назад

    Ótimo video Dio, a maioria desses pequenos problemas aconteceu mais por culpa do KDE do que do Sistema em si, e curiosamente não acontecem no openSUSE Leap como é o caso dos temas, driver intel, esquecer senha do wifi, realmente tem que ter muita paciência com o Tumbleweed.

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад

      Provavelmente o Leap seja naturalmente mais estável mesmo. Eu acho que se fosse usar o openSUSE, optaria por ele.

  • @clebersouzaabreu
    @clebersouzaabreu 3 года назад

    Gostei do vídeo, mas tenho uns adendos...
    Usei Windows desde a versão 3.1, passei pelo Ubuntu, Debian, Mint, Manjaro, Arch e por fim o OpenSUSE Tumbleweed.
    De longe o OpenSUSE Tumbleweed foi a Distro que mais tive aderência. Só que o OpenSUSE (assim como outras Distros RR), não são exatamente adequadas para usuários iniciantes. Demanda sim certo conhecimento prévio, do que esperar e do que se quer.
    Depois do sistema todo redondo, é uma delícia.
    Todos esses erros que o Dio relatou, não são default do sistema, tirando os pontos do KDE, dá a impressão que o problema é brigado e quebrado, e não, não é. São problemas pontuais com o uso dele.
    Nunca tive nenhum problema nesse sentido (exceto a exaustiva necessidade de customizações do KDE inicialmente).
    Inclusive, ainda hoje irei fazer a instalação dele num notebook aqui.
    Resumindo: Uma excelente Distro, com muitos pacotes no repositório oficial, fora a possibilidade de instalar boa .rpm (recomendo abrir com o YasT ao invés do Discover).

  • @luanmolinari2015
    @luanmolinari2015 3 года назад +8

    Assisti um vídeo de 28 minutos do Dio e não estou com vontade de formatar o PC, acho que estou curado do distro hopping.

    • @anoth3r.carlos
      @anoth3r.carlos 3 года назад +1

      Já viu o vídeo dele falando sobre o KDE neon?

    • @jesusdEcristo
      @jesusdEcristo 3 года назад +2

      Na verdade essa distro que não empolga kkkkkk

    • @luanmolinari2015
      @luanmolinari2015 3 года назад

      @@anoth3r.carlos já vi sim, até cheguei a instalar. Mas não consegui me acostumar com a interface KDE. Mas eu gostei da leveza do kde, levando em conta todos os recursos de personalização que já vem inclusos no sistema.

    • @luanmolinari2015
      @luanmolinari2015 3 года назад

      @@jesusdEcristo é mesmo kkk, se eu fosse usar kde o opensuse seria no maximo minha terceira opção, ficando atras do kde neon e do manjaro kde.

  • @filipeoliveira8050
    @filipeoliveira8050 3 года назад

    puutz haha me dei bem com o manjaro kde, nem imaginava que o kde pudesse dar tanta dor de cabeça assim kk

  • @andreltdonadon
    @andreltdonadon 3 года назад +1

    Grandio Dio, mais uma vez muito obrigado por seu conteúdo!
    Eu sei que o vídeo é sobre OpenSUSE mas não pude deixar de notar você dizendo que tem suas particularidades negativas com o KDE, entre essas particularidades positivas e negativas, pra ti, quem venceria, Cinnamon ou KDE???
    Valeu brother!

    • @pbcruz
      @pbcruz 3 года назад

      Ele acha o KDE ruim. Bom é o Gnome que não tem botão de minimizar ou maximizar janelas. Ah, também não tem ícones no desktop. Gnome é super legal!

  • @marceloandrade711
    @marceloandrade711 3 года назад

    Ja usei Suse por 1 periodo...muito bom. E super recomendo s/ KDE 🤭

  • @solomonjua
    @solomonjua 3 года назад

    Excelente. Grato.

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад

    OpensuseTumbleweed com interface Gnome , primeiro a instalar no grade pacote de atualizações de 14 de abril 21 o Gnome 40. Fedora estará chegando no final deste mês de abril..

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад

    Opensuse Tumbleweed KDE contendo pacote de atualizações em 14 de abril de 2021 instalando atualização o Plasma 5.21.4, . È KDE Plasma com o motor firme e seguro do Opensuse.

  • @lucastavares4776
    @lucastavares4776 3 года назад

    Uso Tumbleweed com Gnome a anos, nunca tive problemas

  • @denilsonp
    @denilsonp 3 года назад

    em 10:37 tem um entendimento bastante equivocado, o tumbleweed não é rolling release, pelo menos não na forma arch de ser, suas atualizações dificilmente são lançadas na forma de pacotes avulsos (e nem sempre são completamente compatíveis com o ecossistema de pacotes), mas sim como patches.

    • @Diolinux
      @Diolinux  3 года назад

      Ele é Rolling Release, já que você nunca precisa reinstalar e é apenas uma versão que constantemente atualiza, e essa é a definição de Rolling. Ele pode não ser bleeding edge, ao menos não tanto quanto o Arch, recebendo snapshots com mais espaço de tempo.

  • @elshadayadestramento
    @elshadayadestramento 3 года назад +2

    Dio poderia fazer uma semana em um BSD com gnome né? Tentei instalar mas meu chromebook não rolou.... Porém vem amadurecendo muito os BSD com interface e num futuro pode ser uma opção... Quem sabe né?!

    • @lipe5002
      @lipe5002 3 года назад +1

      Verdade!! Mas acho que seria mais interessante um vídeo "uma semana com GhostBSD" (uma distro mais amigavel e mais completa), pq o freeBSD, OpenBSD, NetBSD são muito "Faça você mesmo" em relação aos programas com GUI, então a experiência dele seria diferente da experiência de outras pessoas que por ventura fosswm instalar a distro.

  • @CleberSLeite
    @CleberSLeite 3 года назад

    Dio sempre fazendo ótimas reviews. Claro, deve dar um trampo enorme e pode ter alguns erros, super admissível. Sempre chego dando like pra dar aquela força e curtindo mesmo vídeos que não me interessam, pois conhecimento é sempre bom haha

    • @CleberSLeite
      @CleberSLeite 3 года назад

      E eu testando o Garuda kkk, não briga comigo Dio hehe. Até agora, como meu PC é potente está sendo uma ótima experiência; talvez os updates desde o último vídeo acertaram algumas coisas.

  • @Lite1427
    @Lite1427 3 года назад +2

    Esse sistema também eu não consegui instalar corretamente o driver de vídeo da nvidia (Geforce GT 630).
    Eu instalei o driver, E o opensuse sumiu do grub -_-
    Mas novamente um sistema muito bonito.
    Edit: Ok, Eu reconheço que fiz algo errado.

  • @rodrigooeiras
    @rodrigooeiras 3 года назад

    Sobre atualização é melhor fazer via zupper dup. O package kit acho ruim, mas da para desinstalar. O suse tem tentado ser amigável mantendo ferramentas mais avançadas. Eu não acredito q seja para usuário qualquer.

  • @anawinchester1899
    @anawinchester1899 3 года назад

    Olá Dio, mais um vídeo top mano!!! Te escrevi uma vez dizendo que fiquei órfã quando o mint parou com a distro mint kde, alguém escreveu "por você" dizendo para eu usar ubuntu kde, putz, já havia instalado todas as distros kde e a única que não bugava era a do mint. Desisti e passei a usar mint cinnamon, que gosto muito mas não era kde!! Por sinal sempre odiei e me recuso a usar gnome. Até que vi um video seu falando sobre Solus OS, Instalei e é tudo de bom, até agora não bugou nada, é o kde rodando redondo como no mint kde. Estou nas nuvens... Só lembrando, uso linux desde 1998, quando ainda se instalava tudo com linha de comando e era tudo muito chato, pois ninguém quer usar o SO(perder tempo com ele) e sim os aplicativos que rodam nele né? Valeu!!!

  • @engphsousa
    @engphsousa 3 года назад

    Ali por meados de 2008 usei o opensuse, era porreta 👍👍

  • @williamalves3995
    @williamalves3995 3 года назад

    O video foi muito bom para que eu pudesse entender por que não consigo usar o OpenSuse, mesmo sendo apaixonado pelo mesmo. Sou um usuário comum,, conhecimento básico. Uma pena! Obrigado Dio por me mostrar o porque de nao conseguir usar esta Distro.

  • @jackmcmorrow
    @jackmcmorrow 3 года назад

    Essas congeladas da interface toda lendo PDF já rolaram comigo no Kubuntu! Pode ser problema do Okular mesmo, ou do plasma, sei lá... O foda é descobrir de onde vem um problema que não dá pra fazer debug

  • @GuilhermeCampos353
    @GuilhermeCampos353 3 года назад

    O vídeo ficou bem bacana, mas seria interessante fazer o mesmo com o openSUSE Leap e/ou Gnome. Uso o openSUSE Leap 15.2 com Gnome e não encontrei a maioria dos problemas que você citou, que parecem estarem ligados mais ao KDE do que ao OpenSuse. Um problema realmente chato, que me fez pagar mico com "recém convertidos" lá da empresa, foi a galera baixando RPM's e o Yast dando mensagem de instalador corrompido ou algo assim, que no final das contas só tratava da assinatura de software, como no caso do chrome (que estava sendo instalado). Mas no geral curti muito o S.O e atualmente estou usando ele no meu PC de casa e da empresa. O que mais me agrada é a atenção aos detalhes, herança das raízes alemãs. Recomendo muito.

  • @CaioTeixeira19951
    @CaioTeixeira19951 3 года назад

    Excelente vídeo. Eu gosto desses vídeos porque me ajuda a escolher um sistema pra testar. Vlw Dio!

  • @francolafayette3970
    @francolafayette3970 3 года назад

    Sai do Kubuntu e Kde quando no pos instalação os programas baixados dos sites correspondentes não podiam face a mensagem de "repositórios não assinados" e o Discover não conseguir fazer a devida instalação. Minha experiência no ano passado. Vi então que o Opensuse e Fedora tem consistência na estrutura das suas distros. Segurança e instaladores não amigáveis mas poderosos

  • @VictorHugo-xw7qi
    @VictorHugo-xw7qi 3 года назад

    cara esses bugs que o dio teve sao bizarros mesmo, eu nunca tive absolutamente NADA com o opensuse tubleweed, essa foi a distro mais begginer-friendly que eu já usei na real, tirando a parte que vc precisa instalar os codecs de multimedia manualmente... (por incrivel que pareça, sempre tive mais dor de cabeça com Ubuntu e derivados, opensuse roda incrivelmente bem). recomendaria facilmente para um iniciante pela minha experiencia, na real a que eu mais recomendaria. É uma experiência bleeding edge incrivelmente estável, nunca deu nenhum problema.
    Nunca precisei ler nenhuma documentação tbm, as que eu li foi somente por curiosidade para conhecer melhor a distro, funciona perfeitamente e sem falhas para mim. Embora tenha uma determinada experiencia, meu uso é basicamente o uso de um iniciante, e para mim foi uma distro "it just works", muito mais do que qualquer distro baseada no ubuntu como o Pop!OS
    é aquilo, os hardwares do dio são "amaldiçoados", nunca rodam nada que nao seja os classicões... ta na hora de mudar esses seus companheiros de guerra hein dio

  • @MauricioRicardoPinheiro
    @MauricioRicardoPinheiro 2 года назад

    As falhas relatadas nesse vídeo são o comum das distro rolling release com KDE. Nesse aspecto as distros do Arch tem ferramentas de correção mais evidentes (no Garuda por exemplo, há uma configuração que reseta partes da instlação que está bugando tal como Late, audio, etc.) No geral hoje prefiro Arch Linux com KDE Plasma.

  • @luanmolinari2015
    @luanmolinari2015 3 года назад +1

    Esse novo quadro do DioLinux está muito bom!

  • @DouglasSilverioplus
    @DouglasSilverioplus 3 года назад

    Certa vez estava com um HD estragado e mesmo assim o Opem SUSE rodou perfeitamente, já o windows, mint, ubuntu etc, não rodou.. usei ate comprar outro HD.

  • @BrunoSouza-ho8rc
    @BrunoSouza-ho8rc 3 года назад +2

    Que quadro maravilhoso!!!

  •  3 года назад

    Maneiro o vídeo! Antigamente o OpenSUSE era maravilhoso pra uso acadêmico e pra programadores/gestoras de sistema. A impressão que eu tenho é que de uns anos pra cá eles tentaram investir numa pegada mais “usuário doméstico” e virou uma colcha de retalhos, ruim pra ambos. Da última vez que eu tentei usar o OpenSUSE pra programar tive vários problemas de compatibilidade com as ferramentas que a gente usava na empresa. É triste mas enfim.
    O Leap costuma ter menos erros que o Tumbleweed de Qqer forma.