Eu tenho um exemplo perfeito disso. Trabalho com assistência técnica de celulares há alguns anos e nesse tempo percebi que as empresas tornam os aparelhos obsoletos de propósito e posso provar em prontos: 1. As atualizações de aplicativos deixam os aparelhos sem espaço de armazenamento deixando-os lentos demais. Por padrão no android todos os apps atualizam automaticamente quando no Wifi e o que eu percebo é que aplicativos simples como o app de SMS, Maps e diversos outros passam ocupar um espaço absurdo depois de atualizados (um só app pode ir de 20MB a 150MB ou mais, por exemplo. Imagine isso em 30 ou mais apps), e essas atualizações NÃO trazem nada de novo que justifique tanto espaço consumido. Tanto é que a solução, na maioria dos casos, pra aparelhos com lentidão é desinstalar as atualizações desnecessárias desses apps e desativar as atualizações automáticas. 2. Atualizações constantes do sistema operacional. Se vc tem um iPad com OS antigo, por exemplo, pode ser que vc já não consiga mais baixar ou atualizar apps como Instagram, Facebook etc. O motivo? A fabricante não quer que vc use um aparelho por muito tempo e pra isso afirma que seu aparelho está obsoleto mesmo vc sabendo que ele ainda está funcional. No Android a mesma coisa acontece. Um S9+, por exemplo, não irá não receber a atualização para o Android 11 mesmo sendo um aparelho com 6GB de RAM, 128GB de armazenamento e um poder de processamento considerável enquanto que um a20 ou a30 que são bem inferiores quanto ao hardware já estão rodando essa nova versão do sistema. Qual a lógica? Dinheiro. Não importa se o seu celular está funcionando, se ele tem mais de 2-3 anos vc deve comprar um novo. 3. Por fim, todos os anos são lançados dezenas de celulares todos praticamente iguais. Se pararmos pra pensar, qual foi a última grande novidade implementada em um celular? -Sensor de impressão digital? Isso já faz quase uma década. -Conjunto de 3-4 câmeras? Isso é mesmo necessário? Precisamos de tantas câmeras pra postar foto com nossos pets ou a mandar foto de comprovante de depósito pelo WhatsApp? A resposta é não. Mas o marketing faz vc pensar que precisa disso e que todo mundo tem e vc não pode ficar 'desatualizado'. O pior de tudo é ver gente simples e humilde sendo escravizada pelo marketing, pessoas que acham que comprando um iPhone de 5 mil reais em 99 prestações vão ser mais felizes. Não caia nessa seja um consumidor consciente. Espero que esse relato ajude alguém de alguma forma a compreender um pouco mais sobre esse injusto mercado da obsolescência programada aliado a uma cultura de consumo desenfreada.
Muito bom! Sou um "consertador" que gosta de reparar algo que quebrou apenas um pedaço, mas é incrível como isso fica cada dia menos possível e a quantidade de LIXO é gigantesca. Assunto delicado e muito bem abordado, parabéns para a equipe do Canaltech.
Não é que as coisas não duram, é que para durar custa muito mais caro! Mesma coisa que eu colocar um iPhone 14 e um celular da Caterpillar! Qual escolheria?
@@trevow2 quem repara coisas e pega reparos repetidos sabe que muitas vezes alterações simples nos projetos evitariam quebras sem necessariamente aumentar seu custo. Você está certo em dizer que durabilidade custa mais, mas quase sempre a opção mais cara não dura mais, só é diferente. A opção iPhone x CAT é uma comparação de produtos que são usados de formas diferentes, o comprador do CAT costuma estar mais expostos a quebras e o do iPhone é uma pessoa com mais dinheiro e que pode querer status ou alguma funcionalidade específica, não resistência.
@@trevow2 desculpa comparacao errads. O catepillar nao e tao caro quanto um iphone se comprar direto do wxterior.. nao e tornar duraveel mas comevar a fazer celulares nodulares isso sim resolveria o problema do lixo eletronico qhe levara inclusive a esgotarmos as fontes de minerais finitos exassos que todos os eletronicos usam... teremos que literalmente buscar bo espaco dentro de 100 anos capaz menos
Que explicação clara. Tenho 53 anos e não domino tecnologia, mas tenho senso crítico e vivo me perguntando sobre esses desperdícios... Todos os meus celulares foram substituídos por estarem obsoletos. Nunca me conformei com isso. Tomara q tenhamos leis q ampare nosso direito de reparo.
Que vídeo incrível, eu jurava que entraria e ficaria ao menos 5 minutos mas foi me comovendo que eu assisti até o fim. Obrigado a toda equipe do canaltech por este vídeo muito informativo!
Pura verdade. A mensagem que fica pra mim, é que, aqui no Brasil, não entendemos ainda a força do consumo, a força do consumidor. Nós não nos unimos contra empresas que aumentam os preços abusivamente ou, fazem produtos que não nos atendem de forma a satisfazer nossos desejos. Aqui pensamos, ah, é assim mesmo, e seguimos comprando. Já fui muito assim também, assumo. Hoje uso um celular que a dois anos está com a tela trincada, e dane-se. Não vou gastar 8/10 do preço de um novo pra trocar tela. Uma outra coisa que me incomoda muito em celular. Gastam uma fortuna com design, cores personalizadas, texturas de materiais, vidros "indestrutíveis" (mas coloca o celular com um palito de dente no bolso e ganhe um risco), e aí depois de todo este valor agregado ao produto... Somos obrigados a comprar uma capinha preta xingling porque senão o celular não sobrevive a primeira queda (quem nunca deixou seu celular cair que atire a primeira tela). Pq já não fazem o celular emborrachado e ponto? Vende este atributo como diferencial - Ei vc, vc não vai precisar comprar uma capinha assim que comprar nosso celular. Seria ótimo. Aliás, já que as telas não aguentam nada, pq eles já não mandam uma película que custa 1/200 do preço da tela pra protegê-la? Afinal, custa menos e tem mais tecnologia de resistência que a tela... Será? Obrigado aos que leram.
@@pao1777 mano tu só ta errado quanto a conseguir outra bateria original, qualquer assistencia apple tem bateria original... Agora se tu quer ir no zé da esquina ai realmente tu não vai ver basicamente nada de original. E sim eu sei que quase não existe assistencia autorizada da Apple no braZil mas ai isso não da pra culpar a apple né BR pior lugar pra se ter uma empresa :D
Mais ai é que está… já criaram esse celular (moto z force) foi um celular da Motorola que a tela literalmente não quebrava, mas por incrível que apareça as pessoas não abraçaram, vai entender a mentalidade do povo? Aí qualquer merda que a Apple enfia vira um revolução (só pra lembrar os iPhones são excelentes celulares)
Adriano, vocês não são um canal apenas de "isso é bom, isso é ruim e vai depender do seu bolso", vocês realmente informam. Por favor, nunca deixem de ser o que são.
Assunto não é delicado não, é sacanagem mesmo.... Simples assim... Sou da área técnica elétrica, e nos últimos 5 anos desisti de concertar QQ coisa... Simplesmente foram feitos para q não o possam... Foda
Eu vi isso no canal da Getech. Tem notebooks que DIFICULTAM o reparo, por natureza das peças, e sem motivos para melhorar performance do produto ou algo do tipo. Simplesmente para impedir reparo de terceiros!!! SINISTRO.
Passando para dar os parabéns à galera do Canaltech.. vocês levantaram uma questão que há muito penso a respeito!! E fizeram isso com competência técnica (parece até um artigo científico com as fontes de informação), por favor, continuem o trabalho de excelência!!! E, com o bom humor que os caracteriza.
Vídeo bom com um tema top. "Não deveria custar o preço da fazenda inteira, trocar a roda do trator" é simplesmente a melhor frase que eu escutei em meses
@@josueo.s2046 É mesmo? e caso esse trator que custa uma fazenda furar o pneu? o custo pra trocar só um pneu é o mesmo preço de um trator inteiro novo?
Eu tenho um tablet Samsung, é o Galaxy Tab 2, comprei em 2014, ele está em perfeitas condições físicas, MAS! Agora ele não funciona mais pois as atualizações não chegam mais pra ele, ele não instala nem o RUclips. Eu tenho um aparelho que liga, está perfeito em hardware, mas está obsoleto por uma escolha da fabricante de não atualização. Os eletrônicos portáteis são feitos para serem descartados pelas fabricantes sim, fico feliz desse assunto está sendo abordado.
Vdd! Eu tenho um A5 2016, não atualizava mais e a Memória sempre lotava, visto que o android não aceitava o sdcard como espaço útil. Precisei comprar outro. Depois descobri que podia instalar um Android alternativo que fez ele reviver. Grato aos desenvolvedores do LineOS.
Tragam um prêmio pra esse cara, pelo amor de Deus. Os vídeos de tecnologia dele são de outro nível... esse por exemplo, tem muitos artigos com o mesmo conteúdo, mas a forma de explanar é de um patamar acima de tudo. Parabéns
Isso não é um vídeo é uma obra-prima, faz muito sentido a abordarem desse conteúdo, não só para os celulares mas para toda a indústria mundial, uma forma mais renovável das coisas, como energia, que poderíamos usar energia solar em vez das poluentes queima de carvão e usinas, nos estamos simplesmente matando nosso planeta ou seja matando a nós mesmo...
Sim mano, infelizmente nosso governo nunca irá fazer isso pq afeta os salários deles, e se tivesse todas as formas de energia sustentável, simplesmente eles colocaria um preço abusivo e cobraria por energia do sol skksskksk
Vídeo perfeito! Totalmente explicativo sobre um assunto que ninguém comenta, mas todos passam muita raiva com essas malditas marcas de celular por diversas vezes! E sempre que ocorre um reparo sempre vem junto alguns problemas. Um reparo nunca é perfeito e sempre lhe faz comprar um novo, as vezes mesmo sem poder comprar! A Equipe do CanalTech é simplesmente incrível, Parabéns pelos vídeos e a você também Adriano, você é demais!
Só o Canaltech mesmo pra trazer um assunto complicado numa edição de vídeo que não seja cansativo de assistir até o final. Valeu Adriano. Valeu edição do Canaltech. Show de bola.
Impressionado com a qualidade técnica e especialmente o conteúdo do vídeo. Raramente eu assisto esse tipo de conteúdo em português, porque na média o nível dos canais estrangeiros é mais alto. Fiquei impressionado de que v. citou o BigClive, o Linus e o Derek (Veritasium), todos canais velhos conhecidos meus, o que me confirmou o tanto que vcs estão totalmente antenados com os canais "de ponta".
Excelente vídeo 👏🏼 👏🏼👏🏼 É impressionante como o Adriano é didático , objetivo e ainda prende o telespectador mesmo com um assunto tão pouco abordado e discutido . @Canaltech grande fonte de informação e entreterimento 😅 Parabéns a equipe por traz das câmeras e esse elenco maravilhoso de apresentadores.
Esses foram os 30 minutos mais úteis da minha semana. O vídeo consolidou todas as minhas ideias sobre o assunto. Ele traz tanta coisa séria, que quase ninguém liga, com uma responsabilidade descomunal.
Eu comecei a trabalhar com tecnologia em 1989... Até o final da década de 90, nós conseguíamos reparar de tudo, do rádio de pilha AM até um Radar, passando por copiadoras, impressoras, centrais telefônicas, Fax e computadores... Dali para frente, os componentes simplesmente começaram a desaparecer, até o ponto da impossibilidade do reparo das coisas. Pois bem, é claro que a indústria precisa produzir evoluir suas tecnologias, mas nós adquirimos produtos que podem nos servir por anos a fio de forma aceitável. Coisas que duravam 5, 10, 15 anos como dito, estão se danificando com 2 ou 3 anos de uso, e não faz sentido a trocas destes, pois estão sobre a égide da tecnologia vigente e o pior, custam muito, muito caro! Eu acredito que deva haver sim legislação que obrigue aos fabricantes manter peças de reposição disponíveis por um período pré-definido, ou ao menos pelo tempo em que durar a tecnologia. Foi bem recordado sobre as dificuldades da reciclagem e reaproveitamento, e podemos ver isso bem quando lembramos do saquinho do mercado... Quando os saquinhos de mercado eram de papel, se reclamava sobre a derrubada das árvores e cia ltda, e se instituiu o saquinho de plástico. O que se esqueceu que o saquinho de papel é por natureza bio degradável, e as árvores vinham de reserva de re-florestamento, por fim todos os saquinhos de papel não mais existem, já os malditos saquinhos de plástico, ficarão a poluir o planeta por 200, 300 anos ou mais... Podemos citar vários exemplos, como das garrafas de vidro X garrafas Pet... É preciso encontrar o equilíbrio! Já finalizando, vi recentemente esse power bank descartável... Confesso que fiquei desolado ao vê-lo... Simplesmente a coisa mais sem sentido que vi em toda a minha vida! (e olha que eu já vi alguns absurdos) ... Parabéns pelo vídeo, e o tema muito relevante para galera que só pensa em consumo, prega a sustentabilidade na rua e troca de iphone todo ano! Quem sabe agora entendam... Um grande abraço!
@@angelamariacurtidasilva8403 quase mesma coisa comigo, tmb tive um TV Sony, ela era excelente, mas depois de uns anos deu um problema na tela e a imagem ficava trocando de cor, piscando... Levei em várias assistências, e todas me disseram que não tinha conserto, porque a peça para repor além de caríssima era quase impossível de encontrar.. Um tristeza.
Puta merda, fico muito feliz com um canal desse tamanho focado em tecnologia (mais em celulares etc.) Falar sobre esse assunto. Sou professor de biologia e sempre faço essas discussões em sala de aula, mas meu alcance é muito mais limitado. Parabéns demais, vcs entraram nos pontos mais importantes e citaram "os três R". Fico mais feliz, pois a maioria das pessoas que vem ao, vem pq está querendo trocar o smartphone por um novo por motivos de nada. Quem sabe este usuário não reflita sobre, né? Boa galera, show mesmo.
Nossa, como é triste passar pelos comentários e perceber que pouquíssimas pessoas pegaram o ponto central do vídeo. A grande questão levantada é que essa atitude dos fabricantes encontra eco na nossa cultura como consumidores. Pra quê fazer um produto reparável se 90% do meu público PREFERE trocar por um novo? Pra quê focar nos 10% conscientes se a outra parcela me garante maior lucro? Ou seja: a melhoria dessa situação depende de uma mudança de CULTURA.
Essa "cultura" é massificada pela mídia há mais de um século ou dois. Criam a noção do que é "necessário" para fazer a massa crer que precisa do (des)necessário. O marketing atua inclusive no inconsciente, individual ou coletivo. O ponto central é que o vídeo tem viés propagandista até para a sobrevivência do canal. E olha que o cara é da área de meio ambiente. Deve ter matado as aulas de ecologia. Como disse Orwell há mais de 80 anos: "a massa sustenta a marca, a marca financia a mídia e a mídia controla a massa". E olha que não ouvi a palavra sustentabilidade. Vou até ver o vídeo novamente. De qualquer forma, empresas altamente poluidoras fazem propagandas dizendo serem sustentáveis e que respeitam o meio ambiente. Só ver casos de barragens de mineradoras rompendo, petróleo poluindo mares em vazamentos de petrolíferas (cujos produtos oriundos do :ouro negro" representam a maior parte de tudo o que polui o ambiente), lixo eletrônico, etc. Uma grande mentira "amenizada" por créditos de carbono.
@@FFSONGS1978 e @K-pop Idols Não é só no iPhone que o brasileiro paga caro. É nos outros celulares também. E nos televisores de 492 polegadas. E nos carros. Smartwatches, tênis, todo e qualquer produto que se possa "ostentar". A maioria das pessoas topa pagar caríssimo por funções que nunca usa, só pra sentir que tem. Só porque não suporta se comparar com o coleguinha do lado e sentir que o seu bem é inferior. Se isso não é um problema cultural, bem, eu não sei o que é. A mídia tem sua parcela de culpa sim. Os fabricante também têm, bem como o governo com seus impostos. Mas usar tudo isso pra negar nossa parcela de culpa como sociedade é fugir do óbvio. Enquanto tivermos essa postura de colocar o consumidor como "vítima indefesa do sistema", em vez de parte ativa do processo, sinto muito, mas a coisa não vai mudar.
@@felandre sim, uma mudança cultural é necessária, mas a parcela de culpa principal é sim de fabricantes e mídia. Para mudar isso tem que mudar o sistema. Algo baseado na cooperação em vez da competição, mutualismo. Toda essa miséria e destruição os anarquistas previram com precisão acerca de comunistas e capitalistas. Mas estando nesse sistema, alguma conscientização deveria ter. Lá fora, em muitos países da Europa, o consumidor é responsável pela correta destinação dos resíduos, descartando componentes muito agressivos. Aqui não tem isso por que governantes pouco se importam e o povo mal educado (sistema de ensino mesmo) não cobra mudanças e muito luxo tóxico e impossível de reciclar vai parar nos lixões ainda existentes (Nem aterro sanitário possuímos o suficiente). Aqui o brasileiro aceita pagar caro por produtos e não por serviços (compra carro popular a preço de sport e não aceita pagar mais de 10 reais para um borracheiro trocar o pneu)... cultura sim, mas a cultura é produzida de acordo com o que os detentores de poder desejam e qualquer tentativa de mudança é vista como subversão por anos até que a mídia se apossa dessa nova cultura para angariar mais clientes para as marcas com a mensagem que muitos acreditam que querem ouvir, mas na verdade é uma linguagem distorcida Vide o veganismo como tem sido objeto das marcas em determinados produtos, mas não em toda a cadeia produtiva.
Sobre a lâmpada centenária ela tem componentes que a deixaram “infinita” e tais produtos foram substituídos por menos duráveis, já que não se trocaria lâmpadas
Eu tenho um notebook Pavílion V6 da Hp de 2012. Eu uso ele até hoje. As únicas peças que tive que alterar (por acabar o tempo de vida útil) foi o HD, que troquei para um SSD em 2017, e a ventoinha, que troquei em 2021. As demais peças são originais. Tenho ele há 11 anos. A HP está de parabéns pelo tempo de vida que meu note tem!
Há algum tempo eu me incomodo com isso, a dificuldade de reparar um eletrônico. Eu não sabia que essa discussão já estava crescendo lá fora e fiquei feliz de saber, obrigada Canaltech. Adorei saber que o Adriano tem formação em gestão do meio ambiente, acho que isso enriquece muito os conteúdos que vocês podem trazer. Tragam mais conteúdos relacionados a isso por favor.
Parabéns mesmo que video, que incrivel!! muito bom ver gente se movimentando para explicar que não é por que é mais fino, um pouco mais rapido ou simplesmente outra cor que devemos comprar mais. Esse processo de passar essa realidade de sustentabilidade como necessaria e não um adicional é crucial e videos como esse são fundamentais!
Quando eu estava no ensino fundamental uma prof falou sobre essa questão. Quando as lâmpadas foram criadas ela duravam mais de 100 anos, todo mundo comprou as lâmpadas e o estoque não precisou ser mais vendido, e foi aí que viram que precisam fazer lâmpadas com menos durabilidade para que se vendesse sempre. Acredito que a lâmpada dos bombeiros seja dessa época. Parabéns pelo vídeo, incrível
Obsolescência programada existe sim. Principalmente quando as coisas se conectam a Internet e atualizam pela Internet. Só lembrando, você esqueceu sobre uma impressora que a Apple vendia um tempo atrás. Ela tinha uma atualização que simplesmente danificada a impressora. Isso foi descoberto por alguém, que não me lembro quem foi, e a Apple foi processada. E como você falou, atualizações que deixam o aparelho mais lento. E, não duvido nada que algumas atualizações embutem algum dispositivo (código) que dá "defeito" em algumas peças nos aparelhos eletrônicos. E, todos sabem que a Samsung pode inutilizar TVs pela Internet. Aí, ela vem com um papinho de que isso serve apenas para aparelhos roubados da fábrica ou loja. Mas o fato é que ela pode fazer com qualquer um. E tenho certeza que faz aleatoriamente. É fato de que os aparelhos duram menos hoje em dia. Já trabalhei em uma empresa de suporte de rede. E lá, eles quando consertavam uma rede, deixavam um programa onde eles se conectavam remotamente no computador e dava "defeito" na rede depois de um tempo. Isso só para que eles fossem chamados pelo menos a cada 6 meses. Ganhando para tal. E, claro, acontece em autorizadas e na fabricação dos aparelhos. Infelizmente é fato. Só não vê quem não quer. Estou com um S10 que hoje está mais lento, a bixby não escuta direito e está mais lento. E agora deu defeito no touch-screen do nada. Sem nunca ter caído, sem nunca ter molhado. E, por incrível que pareça, depois que a garantia acabou. E quase sempre é assim, dá defeito depois que a garantia acaba. Aí, tem uma coisa que a justiça chama de "vício oculto". Mas que, lá no fundo, eles sabem que isso não é nada menos do que "sacanagem" da fabricante para poder vender outro aparelho, ou, no mínimo, vender uma peça caríssima que nem em sonho custa de fato o preço que pedem. Só nos sonhos da fabricante isso. Agora, para provar que se trata de um "vício oculto", leia-se: "quebra programada", é bem difícil. Só espero que saia essa lei para o mundo de você poder consertar o aparelho, até mesmo que seja você em sua casa. E que seja fácil de consertar e que, pelo menos, tenha um preço justo para comprar a peça. E repito, que seja fácil de consertar.
meu Samsung começou com isso tbm, de falar nos aúdios e não funcionar , agora o touch se foi, isso pq havia deixado nas configurações para ser atualizado autonmaticamente kkkk
@@CarlosPereira-gw6ik Você tem toda razão. Por isso eu saí. Mas eu sei que muitas empresas são assim. Assim como tem muitas empresas que consertam eletrônicos e cobram horrores por uma coisas que nuitas vezes não é nada demais. E pior, até trocam peças novas por mais velhas. Essa é a verdade. Não são todas, mas tem muitas assim.
@@amd11011 : Pois é. O meu Notebook também tem o TPM 2.0. Mas por possuir uma CPU Intel de 7ª geração, não pode ser atualizado por vias "normais". O que é um absurdo. E a gente tem que engolir isso. Sem falar que para consertar é o maior sacrifício. Nós estamos sendo roubados. Essa é a verdade. Infelizmente.
Existem, sim, muitas pessoas que querem optar por "reduzir" (que é a primeira regra na ordem citada)... Mas dou aqui um exemplo próprio: Eu tinha um "Redmi 3s" 32ROM, 3RAM e incríveis 4mil MAh de autonomia na batera. Meu primeiro celular top da Xiaomi. E confesso que, se não tivesse outra opção, continuaria com ele. Mas depois de 4 anos utilizando ele (usufruindo de toda sua capacidade ao meu favor - pois eu não gosto de comprar algo só pq tá na moda, eu compro pq vou usar)... Mas em 4 anos, a bateria deu problema... Pesquisei em várias assistências e estava muito caro para trocar. Então, eu mesmo abri o meu Redmi e percebi que não era tão difícil. Pesquisei em todo lugar uma bateria ORIGINAL, para poder continuar a beneficiar dos 4Mil mAh de autonomia. E não foi o que aconteceu. Por mais cara que fosse a bateria e estivesse que era original, ela não durou igual a que veio no celular... Troquei umas 3x a bateria em 1 ano, pq a vida útil não era igual a de fabrica (que durou 4 incríveis anos)... Depois foi a vez do conector de cargas... Também era caro na assistência, e eu paguei uma vez, pq pensei que era pq eu não fiz direito... E não deu certo... Quando eu troquei o conector, durou mais que quando levei na assistência... Em fim, fiquei 5anos e meio com o Redmi 3s e tive que o abandonar por um Redmi note 8PRO (Pq como eu disse, eu gosto de comprar um produto que eu não precise trocar por causa da moda)... E ele tem suprido minhas necessidades... Não penso em trocar tão cedo. Resumindo: eu penso que se tivesse um iPhone, aconteceria o mesmo, mas eu iria gastar mais... E se eles tivessem peças originais (DE VERDADE), Eu estaria escrevendo do meu Ex-Redmi 3s agora... Abraço! Edit.: E esqueci de mencionar: A Xiaomi parou de fabricar o modelo "3s"... O que dificultou ainda mais encontrar peças... Isso é ou não considerado uma "Obsolescência programada"? Deixo para vcs tirarem suas próprias conclusões.
Outra coisa é os fones de ouvido da Samsung kkk,se estragar só comprando outro celular pra ter outro, porquê duram bastante mas encontrar um original ai é complicado
As pessoas dizem: "tem que comprar novo", mas não é bem assim, depende do aparelho, da situação e de sorte. Ano passado, deixei cair meu celular e quebrou o vidro. A tela mesmo funcionava normal, mas estava sem película e o vidro esfarelando. Mandei vários e-mails para orçamento na região de Porto Alegre e os preços variavam muito. Alguns não trocavam só o vidro, outros sim, e teve assistência que cobrou mais caro do que o preço original do celular. Por sorte, achei uma assistência próxima da minha casa que cobrou por volta de 300 reais para trocar o vidro e eu uso o celular normalmente (aproveitei e coloquei a película). Então, é complicado, porque simplesmente não há um padrão, acaba virando uma questão de sorte e disposição Porém, às vezes não temos opção a não ser comprar um novo. Meu celular antigo ainda funciona, e eu o utilizo eventualmente (como quando o atual ficou na assistência), o problema é a bateria e a lentidão do sistema. Se pudesse trocar a bateria, aumentar a memória e instalar um SO mais leve, como acontece em computadores, talvez ainda estivesse usando ele e nem teria comprado outro 💁🏻♀️
Eu vivi um dilema parecido a alguns anos, comprei um galaxy a7 2016 usado mas em estado de novo(o antigo dono comprou usou 1 mes e preferiu um iphone) paguei 750 reais na epoca deu 3 meses e quebrou a tela, o preço que me cobraram pra arruma era o mesmo q paguei pelo telefone Ps. Sou de porto alegre tbm
Dependendo do seu celular, é possivel instalar uma versao modificada do s.o(custom rom) mais leve, com a possibilidade de aumentar a ram(ram virtual), rom(com utilizaçao do cartao) e poupar bateria com apps root de otimizaçao!
eu já larguei um tablet com 7 anos de uso numa autorizada. Se eu não fizesse o serviço que era o preço de um novo eu teria que pagar pelo orçamento. Nunca mais voltei na assistência da Samsung. haha
@@FFSONGS1978 Via de regra, não poderá ser feita cobrança pelo orçamento. Na verdade, é direito do consumidor receber orçamento distinguindo os valores aplicados, tais como o de mão-de-obra e equipamentos, assim como a data inicial e de término do serviço , conforme preceitua o Art. 40 do CDC.
@@FFSONGS1978 A rigor isso não pode ser feito: receber o orçamento é um direito do consumidor. No entanto, em alguns casos a cobrança de um valor razoável é admitida - por exemplo, quando há necessidade de deslocamento do fornecedor ou do produto a ser consertado, ou quando o equipamento precisa ser desmontado.
Gostei muito do vídeo, e achei muito interessante! Nunca tinha ouvido falar da obsolescência percebida, apenas da programada. Isso explica melhor o comportamento do mercado e do consumidor, colocando-o no lugar de controlador/regulador de mercado. Se o consumidor estiver disposto a pagar um pouco mais caro por um produto mais durável e reparável, os produtores irão se adaptar a essa realidade. Tudo reside na pergunta: O quanto estamos dispostos a abrir mão do estilo de vida atual?
Tem um vídeo do Veritassium sobre o assunto que mostra que obsolescência programada não é uma teoria da conspiração, mas algo inventado por um consórcio de empresas anos atrás e muito bem documentado.
Sou técnica, peguei um notebook Intelbras com pelo menos 13 anos e para fazer funcionar tive que usar só os drivers genéricos do Windows, porque os drivers que a empresa enviou para mim nem eram aceitos pelo sistema mais, segundo a Intelbras faz 12 anos que o serviço de suporte a notebooks foi encerrado. Mas fiquei de cara que o rolê funciona até hoje relativamente bem.
Na minha casa tem um laptop CCE com 9 anos de uso e detalhe que eu já comprei usado. Passo pelo mesmo problema quando tenho que formatar. Não há mais suporte, mas até que não é difícil encontrar os drivers genéricos.
Eu também tenho um notebook Samsung NP300E4C desde 2012... Não o troco por NENHUM FABRICADO HOJE. Vou dar uma melhorada nele, adicionar uma memória flash e boa. Tá top no mundo.
Um dos videos mais incríveis que já vi! Parabéns aos envolvidos.👏🏻 Ouvi sobre obsolescência na faculdade de publicidade em 2011 e acredito muito nisso. Mesmo eu sendo bastante consciente e cuidadosa com meus eletrônicos, não sei quantos descartei ao longo da vida. É um tema complexo e que gera muitas discussões e dúvidas. Minha cabeça explodiu com esse conteúdo.
SENSACIONAL!!! Esse é um assunto dos mais sérios e jamais havia visto NINGUÉM abordar. Há anos que me sinto incomodado com isso. Um show de explicação e didática, ou seja; o conteúdo aqui é nota 10 tanto quanto à forma quanto ao conteúdo. Keep up the good job, guys.
E exatamente oq eu vivo pensando . Smartphone hj em dia deveria ser igual computadores desktop. Substitui oq precisa, faz update noque precisa ( RAM, HD, processador ), não precisa ser descartável ..
Seria ótimo mais impraticável, pelo tamanho e pelo preço de compra! Só pensar que os componentes precisam ser de fácil conexão e desconexão já alimenta muito o tamanho do aparelho em si, daí iriam questionar todos esses pontos e voltaríamos a mesma conversa!
Parabéns a toda a equipe do Canal pela qualidade do conteúdo e imparcialidade... Hoje em dia está difícil encontrar vídeos com bastante estudo por trás ( é nítido que vcs pesquisaram muito pra produzir o vídeo) e com intenção de plantar uma ideia sustentável e inovadora no público. Um dos melhores vídeos que vi recentemente aqui no RUclips, obrigado aos envolvidos.
@@rosagefloweres3800 Amigo, graças ao Michael Jackson, o homem não voltou presencialmente a Lua, o talibã tomou o Afeganistão, a China ficou com desejos expansionistas e imperialistas e por fim, ele deixou a orelha do meu cachorro deficiente. Michael... por que?
@@thehappiestyokai5031 O Michel Jackson atrapalho os astronautas nossa ja era fã dele agora sou apaixonado por ele Terra plana palavras de Ramon Souza Guimarães 😎
Eu sempre soube que o Michael Jackson era muito foda, mas não sabia que ele construía lâmpadas, carros e telefones... (tips) rsrsrsr brincadeiras à parte, este vídeo "esta aula" ficou estupendamente enriquecedora. A visao do que o futuro nos reserva, pelo Canaltech, nos faz realmente pensar fora da caixinha de areia que é nosso cérebro. Parabéns a toda equipe que produziu o conteúdo e a todos que assistiram e vão assistir.
Vídeo EXCELENTE!!! Eu acompanho canais na gringa, e fico muito feliz de saber que vocês tornam o conteúdo lá de fora acessível para nós brasileiros. Sucesso para o Canaltech.
Muito bom o vídeo, embora não concorde com a parte das empresas não serem culpadas. A obsolescência programada é inclusive propositalmente promovida por elas pra vender mais e mais. A lógica de produção atual vai muito além da necessidade humana de trocar um produto e aqui a publicidade cumpre o grande papel de convencer o consumidor de que ele precisa do produto novo.
Concordo que seja as empresas tenham culpa tambem, mas no exemplo que ele deu das pessoas trocarem o celular sempre que lança um novo me fez perceber que realmente a culpa é de geral, criou se um cicl vicioso, pense voce, por que gastaria recursos fazendo peças de reposição para modelos antigos se quando fizer um novo modelo a grande maioria vai correr pra comprar? As empresas percebendo isso concentram 100% dos esforços para fazer novos modelos o mais rapido possivel, pois tem certeza que o lucro virá de livre vontade da grande maioria, e a minoria que quer mante o antigo modelo hr ou outra tmb vai ceder
@@matheusribeiro1909 Vc não percebeu q as empresas estão fazendo o sistema "obsoleto" cada vez mais, obrigando, mesmo que inconscientemente, as pessoas gastarem horrores trocando de aparelhos Edit: Na verdade esse comentário meu, é apenas um resumo do comentário principal do Izaquiel. O comentário dele está perfeitamente explicado e claro.
Cara, você sabe que em meros 2 anos, a capacidade de processamento de placas de vídeos, é multiplicada ? Isso não é absolência progamada, é evolução da tecnologia E adivinha, você não é obrigado a comprar todo ano um iPhone novo se não quiser Isso não é culpa da empresa, se você não tem controle financeiro decente, é tipo querer culpar a coca cola, porque tem idiota que se vicia nisso
@@songogan tem que ser muito inocente pra achar que empresas não seguram tecnologia que já dominam fazendo incrementos graduais pra poder vender todo ano como novidade. "você não é obrigado a comprar um celular todo ano" só deixa ele cair e quebrar a tela ou outra peça pra ver o preço absurdo que vai ser consertar, isso se der pra consertar. "não te obrigo a comprar um novo mas também não te dou os meios de manutenção do que você tem" sim, as empresas com responsabilidade pós contratual medíocre são umas santas.
Outro ponto que sempre me questiono, é por que as fabricantes de smartphones não desenvolvem de fato um sistema anti-furto, que não precise estar com a internet e o GPS sempre ligados. Isso é só pra manter a rotatividade de consumo.
O crime sustenta uma grande parte da indústria e comércio em geral... Quanto mais o crime cresce melhor, assim como mais vírus, mais anti vírus e serviços ligados a isso...
@@christianmoura686 A Xiaomi tem? Que eu saiba apenas a Samsung e o iPhone tem isso que caso passar um celular da mesma marca (99% de chance de acontecer isso) ira compartilhar uma mínima quantidade de internet e assim vai localizar o aparelho
Uma pena que mais de 6 meses após o lançamento desse vídeo ainda não temos muitos canais falando sobre right to repair e nem projetos de lei nesse sentido...eu mesma só cheguei aqui porque ontem deixei cair meu iPhone e a tela trincou, procurei o valor de reparo original e iria custar praticamente o preço de um novo...um absurdo, por que tão caro? É evidente o interesse em que o consumidor compre outro!
Tao simples ver a lampada num quargel de bombeiros em uk que está ligada a funcionar desde 1800 , inacreditavel à LUZ DA nossa HONESTIDADE CAPITALISTA DE HOJE!!
Eu como técnico com anos de experiência apoio 100% esse é um assunto que deveria ter sido abordado a muito tempo, por que chegar na minha loja e solicitar um reparo é simples, reclamar do preço é justo mas nós apenas prestamos serviço e tentamos nos adaptar ao mercado mas a culpa disso ser tão caro são das indústrias e não das redes de lojas que prestam serviços de reparo
Que vídeo necessário e inteligente! Eu fiquei chateada qd vi a duração mas esse carinha fala tão bem que vc nem sente o tempo passar. Fui fazendo o cafe da manhã e assistindo. Parabéns ao canal🎉🎊🍾
Tela e bateria original só em autoriza,infelizmente é praticamente impossível encontrar essas peças de reposição em autorizadas a parte,com uma tela ou bateria genérica com certeza vale mais um novo aparelho.
Depende do modelo do aparelho, Depende do tipo da tela e da bateria Depende de muita coisa. Existem telas paralelas de boa qualidade, que aproximam da original, e também Depende da experiência técnica do técnico que faz o reparo no celular. Infelizmente no Brasil tem muito técnico açougueiro, que só destrói o aparelho dos clientes
n celular n da muito certo e muita informação e processamento entrando e saindo n tem resfriamento o chip e as soldas tem desgastes os aplicativos exigem cada vez mais do aparelho e ele começa a travar todo
Excelente vídeo, mais um pra minha coleçãozinha de ótimas produções-pesquisas-edições do canal. Ponto de vista correto e aprofundamento de um debate muito necessário
Quando comprei meu MacBook Air M1 foi exatamente o meu maior medo… por ter todas as peças soldadas igual a arquitetura de um Smartphone 🥵 Espero que criem uma lei pra isso logo! Excelente vídeo 😃
@@Alrekr666 Apple sendo apple... Mas eu acredito que a justiça vai encontrar uma maneira de fazer essa lei acontecer! Principalmente pela pressão popular e pelo meio ambiente. (Segundo a apple a preocupação com o meio ambiente é tanta que removeram o carregador da caixa, mas fazem os equipamentos serem difíceis de serem reparados. Ironia do destino kkkkkk) Tô aguardando as cenas do próximo capítulo
é um legítimo roubo isso!!! Pagar o preço do aparelho completo por uma bateria ou uma tela!!. Me aconteceu que quebrou a tela do meu note 8 fui mandar arrumar é o cara da loja queria me cobrar 1000 conto pra trocar uma tela isso é um assalto a mão desarmada cara realmente não vale a pena mandar arrumar
Cara, que incrivel esse vídeo, eu nem ia assistir até o final, mas gostei muito. Refletindo um pouco, realmente, nunca procurei reparar meus celurares, porque já tinha o costume de comprar a cada periodo de tempo, uns 3 anos no máximo, re também porque sabia dos altos custos de reparo.
Sensacional!!! Vocês trazem esclarecimentos mil, pois a cada exemplo vem uma curiosidade. Um verdadeiro leque de aprendizado. E que forma de transmissão!! Que equipe, dá gosto assistir gente inteligente falando de assuntos úteis @! Virei fã! Obrigada pelas aulas.
Excelente video, ja compartilhei, foi sim divertido e muito informativo. Aprendi coisas novas e que gostei de entender. Uso até hoje um Xiaomi MI A2 Lite que comprei no lançamento em 2018, funciona perfeito, mas realmente não atualiza mais, pensei muito em atualizar comprando outro, mas me forcei a entender que o que eu tenho faz perfeitamente tudo que eu preciso, consegui me libertar do ciclo de trocas. Obrigado pelo video.
Conteúdo interessantíssimo! Quero demais ver os próximos capítulos dessa história. Espero sinceramente que tenha uma “resposta” positiva, embora seja algo beeeeem complexo.
As lâmpadas de led de antes nos davam a opção de abri las e soldar um led queimado. Depois que o pessoal descobriu que podia fazer essa "gambiarra" as empresas se apressaram em fabricar lâmpadas que não se pode abrir mais. Perdemos assim a opção de recicla las.
Muito bem resumido este vídeo, tem muita conspiração por ai, temos que continuar exigindo dos fabricantes as melhorias nos produtos, bom também conter ao máximo o desejo de comprar coisas. Tem fabricante que ja percebeu isso e vem melhorando o produto, normalmente elevam o preço.
@@xdaleatoriogameplay5057 sim, tem um contador no hardware que trava a impressora para manutenção programada. a solução inicial era ter que levar a assistencia; sob a justificativa de ter que esvaziar um reservatorio/bucha que fica com a tinta excesso armazenada (principalmente quando se faz limpeza de bicos profunda, joga bastante tinta fora e atrita a cabeça de impressão por bastante tempo sobre essa bucha.) O cômico é que essa bucha devia ser de acesso fácil. E o alerta quando ela estivesse cheia e não por contagem de impressão. como o amigo falou 5mil folhas brancas vc vai ter que levar a impressora para limpeza programada. hoje ja existe trambique no google para desativar essa trava e continuar usando por umas 40 mil folhas ate começar a pingar na mesa.
Vídeo incrível, totalmente explicativo e formatado pra qualquer um entender. É complicado como essa questão de "Autorizadas" é muito limitada nesse país. Eu tenho um celular que é vendido no Brasil mas onde eu moro não tenho acesso a uma assistência que atenda a esse modelo, triste.
Ótimo conteúdo! Vocês acabaram de ganhar mais um inscrito. Parabéns pelo canal, a Tecnologia citada é fascinante. Tudo antigamente era feito pra durar, mas hoje em dia é feito p/Lucrar.
Cara, você explica bem, sua didática de fazer as pessoas refletirem sobre, desde que coloca e aborda os fatos. Gosto disso, segue essa linha, licenciatura parece ser sua área.
Meu celular acabou quebrando a tela a alguns dias atrás fui na assistência ia sair por 400 reais, fui olhar no mercado livre tava 180 reais e ainda original, fiquei meio em dúvida si era original mesmo por 180 reais ainda e tbm já fui enganado duas vezes em outros celulares. Mas comprei a tela por 180 e eu mesmo troquei e funcionou certinho. RUclips e os tutoriais sempre salva kkkk
Cara, q vídeo sensacional!!!!! Eh algo q venho percebendo há alguns anos, mas q de fato não tinha parado ainda pra pensar e analisar mais a fundo o pq disso estar se tornando tão comum. Eh super válida a discussão sobre isso pq nós consumidores somos os mais prejudicados com essa jogada das empresas de vender produtos "descartáveis" q nos "obrigam" a comprar sempre novos produtos. Parabéns ao Adriano e ao Canaltech pelo excelente vídeo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu fiquei até o final, trabalho com manutenção de celular. Vídeo muito interessante! Eu achei que você ia falar que nós só tira o dinheiro das pessoas e faz um serviço 🐷, e um vídeo simplesmente magnífico.
5:25 eu vi em alguns canais que na europa (inglaterra talvez), produtos elétricos simples possuem fusível - ex.: chapinha de cabelo, assim caso tenha algum curto, queima o fusível e não a chapinha inteira e por lá é lei
Algo que me incomodou bastante foi recentemente após comprar uma echo dot 3, na primeira semana de uso ela foi bloqueada. Ligando no suporte da amazon descobri que essa unidade que chegou para mim era de um outro cliente que recebeu sabonete no lugar da echo dot 3. Dessa forma a que eu havia recebido ficou completamente inutilizada e eles me enviaram uma nova. Essa que foi bloqueada virou um peso de papel, pq segundo a amazon ela nao tem mais utilidade, inclusive eles nem pediram pra devolver.
Eu tenho um Smartphone que era 3GB de Ram e 32GB de Memoria Interna! Eu tinha deixado ele cair rachou um pouquinho da tela onde a película não pegava direito( Telas 2.5D). Como ele já estava travando bastante resolvi trocar a Placa Mãe( Eu tenho uma noção para fazer isso) e a tela. Comprei uma Placa Mãe de 4GB de Ram e 64GB de Memoria Interna(Máxima capacidade disponível para esse modelo) e uma tela nova. E por enquanto está tudo okay e ainda me atende perfeitamente mesmo sendo um intermediário de quase 4 anos atrás e como eu não podia comprar um novo resolvi fazer isso. Só não troquei a bateria que na minha opinião deu uma piorada nesses anos.
Penso se fizessem uma aparelho que não precisava jogar fora ,ser aprovado seria ótimo vc pegaria seu aparelho para não virar lixo eletrônico e levasse para loja dar um desconto para comprar outro aparelho e a empresa usaria alguns componentes sem que precisasse jogar fora e contaminar o lençol freático
Fiquei muito feliz com a citação no final :-) Acompanhamos vocês há muitos anos! Também somos fãs!
Abração!
Iberê
Faz um vídeo também Iberê!
Foi tanta informação de uma vez.que eu fiquei com dor de cabeça agora kkkkkkk
Fica a dica do resumão sobre o tema no manual Iberê
Bora ver um video sobre esse tema!
acabei de ver e ia enviar pra vcs quando vi o comentário!
Eu tenho um exemplo perfeito disso. Trabalho com assistência técnica de celulares há alguns anos e nesse tempo percebi que as empresas tornam os aparelhos obsoletos de propósito e posso provar em prontos:
1. As atualizações de aplicativos deixam os aparelhos sem espaço de armazenamento deixando-os lentos demais. Por padrão no android todos os apps atualizam automaticamente quando no Wifi e o que eu percebo é que aplicativos simples como o app de SMS, Maps e diversos outros passam ocupar um espaço absurdo depois de atualizados (um só app pode ir de 20MB a 150MB ou mais, por exemplo. Imagine isso em 30 ou mais apps), e essas atualizações NÃO trazem nada de novo que justifique tanto espaço consumido. Tanto é que a solução, na maioria dos casos, pra aparelhos com lentidão é desinstalar as atualizações desnecessárias desses apps e desativar as atualizações automáticas.
2. Atualizações constantes do sistema operacional. Se vc tem um iPad com OS antigo, por exemplo, pode ser que vc já não consiga mais baixar ou atualizar apps como Instagram, Facebook etc. O motivo? A fabricante não quer que vc use um aparelho por muito tempo e pra isso afirma que seu aparelho está obsoleto mesmo vc sabendo que ele ainda está funcional.
No Android a mesma coisa acontece. Um S9+, por exemplo, não irá não receber a atualização para o Android 11 mesmo sendo um aparelho com 6GB de RAM, 128GB de armazenamento e um poder de processamento considerável enquanto que um a20 ou a30 que são bem inferiores quanto ao hardware já estão rodando essa nova versão do sistema. Qual a lógica? Dinheiro. Não importa se o seu celular está funcionando, se ele tem mais de 2-3 anos vc deve comprar um novo.
3. Por fim, todos os anos são lançados dezenas de celulares todos praticamente iguais. Se pararmos pra pensar, qual foi a última grande novidade implementada em um celular? -Sensor de impressão digital? Isso já faz quase uma década. -Conjunto de 3-4 câmeras? Isso é mesmo necessário? Precisamos de tantas câmeras pra postar foto com nossos pets ou a mandar foto de comprovante de depósito pelo WhatsApp? A resposta é não. Mas o marketing faz vc pensar que precisa disso e que todo mundo tem e vc não pode ficar 'desatualizado'.
O pior de tudo é ver gente simples e humilde sendo escravizada pelo marketing, pessoas que acham que comprando um iPhone de 5 mil reais em 99 prestações vão ser mais felizes.
Não caia nessa seja um consumidor consciente. Espero que esse relato ajude alguém de alguma forma a compreender um pouco mais sobre esse injusto mercado da obsolescência programada aliado a uma cultura de consumo desenfreada.
Top demais.
Gostei da sua resposta.
Boa 👏🏻👏🏻
Parabéns pela sua contribuição. Muito bom e coerente o seu argumento.
Tela 120hz.
A frase "não deveria custar o preço da fazenda inteira, trocar a roda do trator" mudou totalmente minha concepção sobre a realidade.
Tenho uma Panasonic fábrica em 2012 e já está dando problema :/
@@artu297 ja vai fazer 10 anos ne minha flor
@@artu297 KKKKKKKcelular de 10 anos atras tu quer q funcione ainda a media de duraçao de um cell é 3 anos
@@mrkcs1890 o meu j2 prime por onde estou digitando tem 4 anos completo
@@joaowilctordossantos3408 sim mais ele consegue acessar as coisas sem trava? Multitarefas? Funcionar n quer dizer q é bom
Muito bom! Sou um "consertador" que gosta de reparar algo que quebrou apenas um pedaço, mas é incrível como isso fica cada dia menos possível e a quantidade de LIXO é gigantesca. Assunto delicado e muito bem abordado, parabéns para a equipe do Canaltech.
Não é que as coisas não duram, é que para durar custa muito mais caro! Mesma coisa que eu colocar um iPhone 14 e um celular da Caterpillar! Qual escolheria?
@@trevow2 quem repara coisas e pega reparos repetidos sabe que muitas vezes alterações simples nos projetos evitariam quebras sem necessariamente aumentar seu custo. Você está certo em dizer que durabilidade custa mais, mas quase sempre a opção mais cara não dura mais, só é diferente. A opção iPhone x CAT é uma comparação de produtos que são usados de formas diferentes, o comprador do CAT costuma estar mais expostos a quebras e o do iPhone é uma pessoa com mais dinheiro e que pode querer status ou alguma funcionalidade específica, não resistência.
@@trevow2 desculpa comparacao errads. O catepillar nao e tao caro quanto um iphone se comprar direto do wxterior.. nao e tornar duraveel mas comevar a fazer celulares nodulares isso sim resolveria o problema do lixo eletronico qhe levara inclusive a esgotarmos as fontes de minerais finitos exassos que todos os eletronicos usam... teremos que literalmente buscar bo espaco dentro de 100 anos capaz menos
@@trevow2ja nao tens idade para ser do contra com ideias disparatadas..
Que explicação clara. Tenho 53 anos e não domino tecnologia, mas tenho senso crítico e vivo me perguntando sobre esses desperdícios... Todos os meus celulares foram substituídos por estarem obsoletos. Nunca me conformei com isso. Tomara q tenhamos leis q ampare nosso direito de reparo.
o cara que fez a edição desse vídeo tava inspirado, kkk parabéns
Vdd
Valeu Junior, a edição tava animada quando produziu hahahahahah 💙
Só acho que deveria reciclar bateria para não contaminar o lençol freático, salvaria o planeta e nós hj de um câncer
Que vídeo incrível, eu jurava que entraria e ficaria ao menos 5 minutos mas foi me comovendo que eu assisti até o fim. Obrigado a toda equipe do canaltech por este vídeo muito informativo!
simm eu tbm vi o vídeo de meia hora e pensei "ah é um assunto que já sei então né meio ble" e assisti TUDO
Aconteceu o mesmo comigo
Eu fico muito feliz de ver isso, obrigado pelo carinho e espero que você apareça mais vezes por aqui. Que você tenha gostado do formato e do assunto 💙
Também
Gostei desse assunto...
Pura verdade. A mensagem que fica pra mim, é que, aqui no Brasil, não entendemos ainda a força do consumo, a força do consumidor. Nós não nos unimos contra empresas que aumentam os preços abusivamente ou, fazem produtos que não nos atendem de forma a satisfazer nossos desejos. Aqui pensamos, ah, é assim mesmo, e seguimos comprando. Já fui muito assim também, assumo. Hoje uso um celular que a dois anos está com a tela trincada, e dane-se. Não vou gastar 8/10 do preço de um novo pra trocar tela.
Uma outra coisa que me incomoda muito em celular. Gastam uma fortuna com design, cores personalizadas, texturas de materiais, vidros "indestrutíveis" (mas coloca o celular com um palito de dente no bolso e ganhe um risco), e aí depois de todo este valor agregado ao produto... Somos obrigados a comprar uma capinha preta xingling porque senão o celular não sobrevive a primeira queda (quem nunca deixou seu celular cair que atire a primeira tela). Pq já não fazem o celular emborrachado e ponto? Vende este atributo como diferencial - Ei vc, vc não vai precisar comprar uma capinha assim que comprar nosso celular. Seria ótimo.
Aliás, já que as telas não aguentam nada, pq eles já não mandam uma película que custa 1/200 do preço da tela pra protegê-la? Afinal, custa menos e tem mais tecnologia de resistência que a tela... Será?
Obrigado aos que leram.
Troca o vidro 70% do valor
Verdade. Quando teve a greve dos caminhoneiros teve gente indo pro posto encher o tanque do carro com a gasolina o dobro do preço.
@@pao1777 mano tu só ta errado quanto a conseguir outra bateria original, qualquer assistencia apple tem bateria original... Agora se tu quer ir no zé da esquina ai realmente tu não vai ver basicamente nada de original. E sim eu sei que quase não existe assistencia autorizada da Apple no braZil mas ai isso não da pra culpar a apple né BR pior lugar pra se ter uma empresa :D
Mais ai é que está… já criaram esse celular (moto z force) foi um celular da Motorola que a tela literalmente não quebrava, mas por incrível que apareça as pessoas não abraçaram, vai entender a mentalidade do povo? Aí qualquer merda que a Apple enfia vira um revolução (só pra lembrar os iPhones são excelentes celulares)
Seu comentário deveria se tornar cultura. Sla, tenta incentivar pessoas a isso e pede pra elas fazerem o mesmo.
Incrível ver finalmente um canal Brasileiro grande falando do "right to repair", precisamos de mais pessoas falando disso! Ótimo vídeo.
Adriano, vocês não são um canal apenas de "isso é bom, isso é ruim e vai depender do seu bolso", vocês realmente informam. Por favor, nunca deixem de ser o que são.
Obrigado
Concordo
Concordo
Assunto não é delicado não, é sacanagem mesmo.... Simples assim... Sou da área técnica elétrica, e nos últimos 5 anos desisti de concertar QQ coisa... Simplesmente foram feitos para q não o possam... Foda
Eu sempre fugi de consertar impressora. As novas, então!
sim cara. Regras de negócio nojentas e camaradagem entre corporativistas que cagam pra td mundo
Eu vi isso no canal da Getech. Tem notebooks que DIFICULTAM o reparo, por natureza das peças, e sem motivos para melhorar performance do produto ou algo do tipo. Simplesmente para impedir reparo de terceiros!!!
SINISTRO.
As novas tvs samsung não tem parafuso na carcaça, fizeram uma trava bizarra.
@@samucamv Daquelas que quebram quando a gente tenta abrir o aparelho?
Passando para dar os parabéns à galera do Canaltech.. vocês levantaram uma questão que há muito penso a respeito!! E fizeram isso com competência técnica (parece até um artigo científico com as fontes de informação), por favor, continuem o trabalho de excelência!!! E, com o bom humor que os caracteriza.
Vídeo bom com um tema top. "Não deveria custar o preço da fazenda inteira, trocar a roda do trator" é simplesmente a melhor frase que eu escutei em meses
Pois é
Meu parceiro, eu entendo o objetivo da comparação, mas sendo chato, tem trator que compra duas fazendas fácil
Feliz aniversário
1qa
@@josueo.s2046 É mesmo? e caso esse trator que custa uma fazenda furar o pneu? o custo pra trocar só um pneu é o mesmo preço de um trator inteiro novo?
Eu tenho um tablet Samsung, é o Galaxy Tab 2, comprei em 2014, ele está em perfeitas condições físicas, MAS! Agora ele não funciona mais pois as atualizações não chegam mais pra ele, ele não instala nem o RUclips. Eu tenho um aparelho que liga, está perfeito em hardware, mas está obsoleto por uma escolha da fabricante de não atualização. Os eletrônicos portáteis são feitos para serem descartados pelas fabricantes sim, fico feliz desse assunto está sendo abordado.
Eu também tenho um kkk Pelo menos o pdf funciona, sempre usei pra ler
Costuma não ter atualização também
Porque o hardware é fraco
Aí acaba ficando meio fora de mão atualizar, pq só ia travar
Vdd! Eu tenho um A5 2016, não atualizava mais e a Memória sempre lotava, visto que o android não aceitava o sdcard como espaço útil. Precisei comprar outro. Depois descobri que podia instalar um Android alternativo que fez ele reviver. Grato aos desenvolvedores do LineOS.
@@AdrianoLopesdeLima Bom saber isso, vou ver se instalo no meu
Aí tem que recorrer a gambiarra aptoid etc... Muito triste isso, Tem tv smart tbm que estão nessa vc não consegue atualizar e colocar outros App!
Canaltech pelo amor de Deus continue com esse excelente trabalho... Meu Deus que vídeo bom! Sério, incrível!
Tragam um prêmio pra esse cara, pelo amor de Deus. Os vídeos de tecnologia dele são de outro nível... esse por exemplo, tem muitos artigos com o mesmo conteúdo, mas a forma de explanar é de um patamar acima de tudo. Parabéns
Isso não é um vídeo é uma obra-prima, faz muito sentido a abordarem desse conteúdo, não só para os celulares mas para toda a indústria mundial, uma forma mais renovável das coisas, como energia, que poderíamos usar energia solar em vez das poluentes queima de carvão e usinas, nos estamos simplesmente matando nosso planeta ou seja matando a nós mesmo...
Sim mano, infelizmente nosso governo nunca irá fazer isso pq afeta os salários deles, e se tivesse todas as formas de energia sustentável, simplesmente eles colocaria um preço abusivo e cobraria por energia do sol skksskksk
@@lucianolopes5450 pior q ja fazem isso........se eu n me engano o governo cobra imposto de energia elétrica para aqueles que usam PAINEIS SOLARES
Obrigado pelo carinho, espero que você tenha gostado 💙
E não demonizarem a energia nuclear também :///
E praticamente exterminando as próximas gerações.
Vídeo perfeito! Totalmente explicativo sobre um assunto que ninguém comenta, mas todos passam muita raiva com essas malditas marcas de celular por diversas vezes! E sempre que ocorre um reparo sempre vem junto alguns problemas. Um reparo nunca é perfeito e sempre lhe faz comprar um novo, as vezes mesmo sem poder comprar! A Equipe do CanalTech é simplesmente incrível, Parabéns pelos vídeos e a você também Adriano, você é demais!
Só o Canaltech mesmo pra trazer um assunto complicado numa edição de vídeo que não seja cansativo de assistir até o final. Valeu Adriano. Valeu edição do Canaltech. Show de bola.
💙💙💙
Impressionado com a qualidade técnica e especialmente o conteúdo do vídeo. Raramente eu assisto esse tipo de conteúdo em português, porque na média o nível dos canais estrangeiros é mais alto. Fiquei impressionado de que v. citou o BigClive, o Linus e o Derek (Veritasium), todos canais velhos conhecidos meus, o que me confirmou o tanto que vcs estão totalmente antenados com os canais "de ponta".
Excelente vídeo 👏🏼 👏🏼👏🏼
É impressionante como o Adriano é didático , objetivo e ainda prende o telespectador mesmo com um assunto tão pouco abordado e discutido .
@Canaltech grande fonte de informação e entreterimento 😅
Parabéns a equipe por traz das câmeras e esse elenco maravilhoso de apresentadores.
Obrigado por esse comentário Thiago. Espero que você tenha curtido o assunto 💙
Esses foram os 30 minutos mais úteis da minha semana. O vídeo consolidou todas as minhas ideias sobre o assunto. Ele traz tanta coisa séria, que quase ninguém liga, com uma responsabilidade descomunal.
Eu comecei a trabalhar com tecnologia em 1989... Até o final da década de 90, nós conseguíamos reparar de tudo, do rádio de pilha AM até um Radar, passando por copiadoras, impressoras, centrais telefônicas, Fax e computadores... Dali para frente, os componentes simplesmente começaram a desaparecer, até o ponto da impossibilidade do reparo das coisas. Pois bem, é claro que a indústria precisa produzir evoluir suas tecnologias, mas nós adquirimos produtos que podem nos servir por anos a fio de forma aceitável. Coisas que duravam 5, 10, 15 anos como dito, estão se danificando com 2 ou 3 anos de uso, e não faz sentido a trocas destes, pois estão sobre a égide da tecnologia vigente e o pior, custam muito, muito caro! Eu acredito que deva haver sim legislação que obrigue aos fabricantes manter peças de reposição disponíveis por um período pré-definido, ou ao menos pelo tempo em que durar a tecnologia. Foi bem recordado sobre as dificuldades da reciclagem e reaproveitamento, e podemos ver isso bem quando lembramos do saquinho do mercado... Quando os saquinhos de mercado eram de papel, se reclamava sobre a derrubada das árvores e cia ltda, e se instituiu o saquinho de plástico. O que se esqueceu que o saquinho de papel é por natureza bio degradável, e as árvores vinham de reserva de re-florestamento, por fim todos os saquinhos de papel não mais existem, já os malditos saquinhos de plástico, ficarão a poluir o planeta por 200, 300 anos ou mais... Podemos citar vários exemplos, como das garrafas de vidro X garrafas Pet... É preciso encontrar o equilíbrio! Já finalizando, vi recentemente esse power bank descartável... Confesso que fiquei desolado ao vê-lo... Simplesmente a coisa mais sem sentido que vi em toda a minha vida! (e olha que eu já vi alguns absurdos) ... Parabéns pelo vídeo, e o tema muito relevante para galera que só pensa em consumo, prega a sustentabilidade na rua e troca de iphone todo ano! Quem sabe agora entendam... Um grande abraço!
aqui por exemplo tem uma treta em relação a isso ruclips.net/video/VxXS6fcgxf0/видео.html
Concordo 101%...
Incrível seu comentário, outra ótica, é detalhe não assisti ainda o vídeo.
@@angelamariacurtidasilva8403 quase mesma coisa comigo, tmb tive um TV Sony, ela era excelente, mas depois de uns anos deu um problema na tela e a imagem ficava trocando de cor, piscando... Levei em várias assistências, e todas me disseram que não tinha conserto, porque a peça para repor além de caríssima era quase impossível de encontrar.. Um tristeza.
@@anneturca assista, é muito bom...
Puta merda, fico muito feliz com um canal desse tamanho focado em tecnologia (mais em celulares etc.) Falar sobre esse assunto. Sou professor de biologia e sempre faço essas discussões em sala de aula, mas meu alcance é muito mais limitado. Parabéns demais, vcs entraram nos pontos mais importantes e citaram "os três R". Fico mais feliz, pois a maioria das pessoas que vem ao, vem pq está querendo trocar o smartphone por um novo por motivos de nada. Quem sabe este usuário não reflita sobre, né? Boa galera, show mesmo.
Cara, como é bom ver como esse rapaz está bem fisicamente. Acompanho os vídeos dele faz tempo e é visível o quanto ele melhorou a forma física.
Nossa, como é triste passar pelos comentários e perceber que pouquíssimas pessoas pegaram o ponto central do vídeo.
A grande questão levantada é que essa atitude dos fabricantes encontra eco na nossa cultura como consumidores. Pra quê fazer um produto reparável se 90% do meu público PREFERE trocar por um novo? Pra quê focar nos 10% conscientes se a outra parcela me garante maior lucro?
Ou seja: a melhoria dessa situação depende de uma mudança de CULTURA.
Essa "cultura" é massificada pela mídia há mais de um século ou dois. Criam a noção do que é "necessário" para fazer a massa crer que precisa do (des)necessário. O marketing atua inclusive no inconsciente, individual ou coletivo. O ponto central é que o vídeo tem viés propagandista até para a sobrevivência do canal. E olha que o cara é da área de meio ambiente. Deve ter matado as aulas de ecologia. Como disse Orwell há mais de 80 anos: "a massa sustenta a marca, a marca financia a mídia e a mídia controla a massa". E olha que não ouvi a palavra sustentabilidade. Vou até ver o vídeo novamente. De qualquer forma, empresas altamente poluidoras fazem propagandas dizendo serem sustentáveis e que respeitam o meio ambiente. Só ver casos de barragens de mineradoras rompendo, petróleo poluindo mares em vazamentos de petrolíferas (cujos produtos oriundos do :ouro negro" representam a maior parte de tudo o que polui o ambiente), lixo eletrônico, etc. Uma grande mentira "amenizada" por créditos de carbono.
Exatamente isso. Mas muitos continuam achando vantagem o aparelho ter durado mais de três anos, mesmo depois de ter assistido ao vídeo.
Pser muitas das vezes compramos um celular por 900 quebra a tela custa 500 n vale a pena
@@FFSONGS1978 e @K-pop Idols
Não é só no iPhone que o brasileiro paga caro. É nos outros celulares também. E nos televisores de 492 polegadas. E nos carros. Smartwatches, tênis, todo e qualquer produto que se possa "ostentar".
A maioria das pessoas topa pagar caríssimo por funções que nunca usa, só pra sentir que tem. Só porque não suporta se comparar com o coleguinha do lado e sentir que o seu bem é inferior. Se isso não é um problema cultural, bem, eu não sei o que é.
A mídia tem sua parcela de culpa sim. Os fabricante também têm, bem como o governo com seus impostos. Mas usar tudo isso pra negar nossa parcela de culpa como sociedade é fugir do óbvio. Enquanto tivermos essa postura de colocar o consumidor como "vítima indefesa do sistema", em vez de parte ativa do processo, sinto muito, mas a coisa não vai mudar.
@@felandre sim, uma mudança cultural é necessária, mas a parcela de culpa principal é sim de fabricantes e mídia. Para mudar isso tem que mudar o sistema. Algo baseado na cooperação em vez da competição, mutualismo. Toda essa miséria e destruição os anarquistas previram com precisão acerca de comunistas e capitalistas. Mas estando nesse sistema, alguma conscientização deveria ter. Lá fora, em muitos países da Europa, o consumidor é responsável pela correta destinação dos resíduos, descartando componentes muito agressivos. Aqui não tem isso por que governantes pouco se importam e o povo mal educado (sistema de ensino mesmo) não cobra mudanças e muito luxo tóxico e impossível de reciclar vai parar nos lixões ainda existentes (Nem aterro sanitário possuímos o suficiente). Aqui o brasileiro aceita pagar caro por produtos e não por serviços (compra carro popular a preço de sport e não aceita pagar mais de 10 reais para um borracheiro trocar o pneu)... cultura sim, mas a cultura é produzida de acordo com o que os detentores de poder desejam e qualquer tentativa de mudança é vista como subversão por anos até que a mídia se apossa dessa nova cultura para angariar mais clientes para as marcas com a mensagem que muitos acreditam que querem ouvir, mas na verdade é uma linguagem distorcida Vide o veganismo como tem sido objeto das marcas em determinados produtos, mas não em toda a cadeia produtiva.
Sobre a lâmpada centenária ela tem componentes que a deixaram “infinita” e tais produtos foram substituídos por menos duráveis, já que não se trocaria lâmpadas
Eu tenho um notebook Pavílion V6 da Hp de 2012. Eu uso ele até hoje. As únicas peças que tive que alterar (por acabar o tempo de vida útil) foi o HD, que troquei para um SSD em 2017, e a ventoinha, que troquei em 2021. As demais peças são originais. Tenho ele há 11 anos. A HP está de parabéns pelo tempo de vida que meu note tem!
Há algum tempo eu me incomodo com isso, a dificuldade de reparar um eletrônico. Eu não sabia que essa discussão já estava crescendo lá fora e fiquei feliz de saber, obrigada Canaltech. Adorei saber que o Adriano tem formação em gestão do meio ambiente, acho que isso enriquece muito os conteúdos que vocês podem trazer. Tragam mais conteúdos relacionados a isso por favor.
Vdd,gostei tbm parte q ele falou sobre tvs ,e caramba q video bbem editado .nem pareceu 30min
Parabéns mesmo que video, que incrivel!! muito bom ver gente se movimentando para explicar que não é por que é mais fino, um pouco mais rapido ou simplesmente outra cor que devemos comprar mais. Esse processo de passar essa realidade de sustentabilidade como necessaria e não um adicional é crucial e videos como esse são fundamentais!
Sensacional. Eu amo essa responsabilidade social que este canal tem. Parabéns!
Responsabilidade ambiental. Se quisermos continuar nesse mundo precisamos nos preocupar urgentemente com o meio ambiente e respeita-lo.
Quando eu estava no ensino fundamental uma prof falou sobre essa questão. Quando as lâmpadas foram criadas ela duravam mais de 100 anos, todo mundo comprou as lâmpadas e o estoque não precisou ser mais vendido, e foi aí que viram que precisam fazer lâmpadas com menos durabilidade para que se vendesse sempre. Acredito que a lâmpada dos bombeiros seja dessa época. Parabéns pelo vídeo, incrível
Então o vilão não é a Apple, nem a Samsung, o vilão é o Michael Jackson kkk
Kkkkkk 🤣🤣🤣 vdd a culpa e do Michael!!
Verdade e há provas, ele tem uma música na qual ele afirma que ele é mau!
Rusbé kkkk
Michael Jackson, sei... Eu acho que ele queria dizer Microsoft.
Hihi uou
Obsolescência programada existe sim. Principalmente quando as coisas se conectam a Internet e atualizam pela Internet. Só lembrando, você esqueceu sobre uma impressora que a Apple vendia um tempo atrás. Ela tinha uma atualização que simplesmente danificada a impressora. Isso foi descoberto por alguém, que não me lembro quem foi, e a Apple foi processada. E como você falou, atualizações que deixam o aparelho mais lento. E, não duvido nada que algumas atualizações embutem algum dispositivo (código) que dá "defeito" em algumas peças nos aparelhos eletrônicos. E, todos sabem que a Samsung pode inutilizar TVs pela Internet. Aí, ela vem com um papinho de que isso serve apenas para aparelhos roubados da fábrica ou loja. Mas o fato é que ela pode fazer com qualquer um. E tenho certeza que faz aleatoriamente. É fato de que os aparelhos duram menos hoje em dia. Já trabalhei em uma empresa de suporte de rede. E lá, eles quando consertavam uma rede, deixavam um programa onde eles se conectavam remotamente no computador e dava "defeito" na rede depois de um tempo. Isso só para que eles fossem chamados pelo menos a cada 6 meses. Ganhando para tal. E, claro, acontece em autorizadas e na fabricação dos aparelhos. Infelizmente é fato. Só não vê quem não quer. Estou com um S10 que hoje está mais lento, a bixby não escuta direito e está mais lento. E agora deu defeito no touch-screen do nada. Sem nunca ter caído, sem nunca ter molhado. E, por incrível que pareça, depois que a garantia acabou. E quase sempre é assim, dá defeito depois que a garantia acaba. Aí, tem uma coisa que a justiça chama de "vício oculto". Mas que, lá no fundo, eles sabem que isso não é nada menos do que "sacanagem" da fabricante para poder vender outro aparelho, ou, no mínimo, vender uma peça caríssima que nem em sonho custa de fato o preço que pedem. Só nos sonhos da fabricante isso. Agora, para provar que se trata de um "vício oculto", leia-se: "quebra programada", é bem difícil. Só espero que saia essa lei para o mundo de você poder consertar o aparelho, até mesmo que seja você em sua casa. E que seja fácil de consertar e que, pelo menos, tenha um preço justo para comprar a peça. E repito, que seja fácil de consertar.
meu Samsung começou com isso tbm, de falar nos aúdios e não funcionar
, agora o touch se foi, isso pq havia deixado nas configurações para ser atualizado autonmaticamente kkkk
@@CarlosPereira-gw6ik Você tem toda razão. Por isso eu saí. Mas eu sei que muitas empresas são assim. Assim como tem muitas empresas que consertam eletrônicos e cobram horrores por uma coisas que nuitas vezes não é nada demais. E pior, até trocam peças novas por mais velhas. Essa é a verdade. Não são todas, mas tem muitas assim.
Cuidado...
Daqui há pouco vem algum retardado dizer que o que você está dizendo é "teoria da conspiração".
@@amd11011 : Pois é. O meu Notebook também tem o TPM 2.0. Mas por possuir uma CPU Intel de 7ª geração, não pode ser atualizado por vias "normais". O que é um absurdo. E a gente tem que engolir isso. Sem falar que para consertar é o maior sacrifício. Nós estamos sendo roubados. Essa é a verdade. Infelizmente.
@@amd11011 : Infelizmente, eles fazem isso mesmo só para você ficar preso a eles. Sinceramente, espero que isso mude um dia.
Precisamos de mais vídeos assim, longos, bem editados, com bom roteiro e que prendem a atenção até o final
Yes
Existem, sim, muitas pessoas que querem optar por "reduzir" (que é a primeira regra na ordem citada)... Mas dou aqui um exemplo próprio:
Eu tinha um "Redmi 3s" 32ROM, 3RAM e incríveis 4mil MAh de autonomia na batera. Meu primeiro celular top da Xiaomi. E confesso que, se não tivesse outra opção, continuaria com ele.
Mas depois de 4 anos utilizando ele (usufruindo de toda sua capacidade ao meu favor - pois eu não gosto de comprar algo só pq tá na moda, eu compro pq vou usar)... Mas em 4 anos, a bateria deu problema... Pesquisei em várias assistências e estava muito caro para trocar. Então, eu mesmo abri o meu Redmi e percebi que não era tão difícil.
Pesquisei em todo lugar uma bateria ORIGINAL, para poder continuar a beneficiar dos 4Mil mAh de autonomia.
E não foi o que aconteceu. Por mais cara que fosse a bateria e estivesse que era original, ela não durou igual a que veio no celular... Troquei umas 3x a bateria em 1 ano, pq a vida útil não era igual a de fabrica (que durou 4 incríveis anos)...
Depois foi a vez do conector de cargas...
Também era caro na assistência, e eu paguei uma vez, pq pensei que era pq eu não fiz direito... E não deu certo...
Quando eu troquei o conector, durou mais que quando levei na assistência...
Em fim, fiquei 5anos e meio com o Redmi 3s e tive que o abandonar por um Redmi note 8PRO (Pq como eu disse, eu gosto de comprar um produto que eu não precise trocar por causa da moda)... E ele tem suprido minhas necessidades... Não penso em trocar tão cedo.
Resumindo: eu penso que se tivesse um iPhone, aconteceria o mesmo, mas eu iria gastar mais... E se eles tivessem peças originais (DE VERDADE), Eu estaria escrevendo do meu Ex-Redmi 3s agora...
Abraço!
Edit.: E esqueci de mencionar: A Xiaomi parou de fabricar o modelo "3s"... O que dificultou ainda mais encontrar peças...
Isso é ou não considerado uma "Obsolescência programada"?
Deixo para vcs tirarem suas próprias conclusões.
Muito bem observado. Obrigado.
Outra coisa é os fones de ouvido da Samsung kkk,se estragar só comprando outro celular pra ter outro, porquê duram bastante mas encontrar um original ai é complicado
@@Axidozinho eu que agradeço por ler tudo... 😅
@@maeldx sim, vc é praticamente obrigado a ou comprar um muito bom, ou comprar 10 fones de 15 reais por ano
é somos sempre enganados por essas empresas ,
Isso que é um canal de respeito, trazendo informações extremamente importantes e transparentes para os brasileiros. Parabéns !
As pessoas dizem: "tem que comprar novo", mas não é bem assim, depende do aparelho, da situação e de sorte. Ano passado, deixei cair meu celular e quebrou o vidro. A tela mesmo funcionava normal, mas estava sem película e o vidro esfarelando. Mandei vários e-mails para orçamento na região de Porto Alegre e os preços variavam muito. Alguns não trocavam só o vidro, outros sim, e teve assistência que cobrou mais caro do que o preço original do celular. Por sorte, achei uma assistência próxima da minha casa que cobrou por volta de 300 reais para trocar o vidro e eu uso o celular normalmente (aproveitei e coloquei a película). Então, é complicado, porque simplesmente não há um padrão, acaba virando uma questão de sorte e disposição
Porém, às vezes não temos opção a não ser comprar um novo. Meu celular antigo ainda funciona, e eu o utilizo eventualmente (como quando o atual ficou na assistência), o problema é a bateria e a lentidão do sistema. Se pudesse trocar a bateria, aumentar a memória e instalar um SO mais leve, como acontece em computadores, talvez ainda estivesse usando ele e nem teria comprado outro 💁🏻♀️
Eu vivi um dilema parecido a alguns anos, comprei um galaxy a7 2016 usado mas em estado de novo(o antigo dono comprou usou 1 mes e preferiu um iphone) paguei 750 reais na epoca deu 3 meses e quebrou a tela, o preço que me cobraram pra arruma era o mesmo q paguei pelo telefone
Ps. Sou de porto alegre tbm
Dependendo do seu celular, é possivel instalar uma versao modificada do s.o(custom rom) mais leve, com a possibilidade de aumentar a ram(ram virtual), rom(com utilizaçao do cartao) e poupar bateria com apps root de otimizaçao!
eu já larguei um tablet com 7 anos de uso numa autorizada. Se eu não fizesse o serviço que era o preço de um novo eu teria que pagar pelo orçamento. Nunca mais voltei na assistência da Samsung. haha
@@FFSONGS1978 Via de regra, não poderá ser feita cobrança pelo orçamento. Na verdade, é direito do consumidor receber orçamento distinguindo os valores aplicados, tais como o de mão-de-obra e equipamentos, assim como a data inicial e de término do serviço , conforme preceitua o Art. 40 do CDC.
@@FFSONGS1978 A rigor isso não pode ser feito: receber o orçamento é um direito do consumidor. No entanto, em alguns casos a cobrança de um valor razoável é admitida - por exemplo, quando há necessidade de deslocamento do fornecedor ou do produto a ser consertado, ou quando o equipamento precisa ser desmontado.
Um dos melhores vídeos que já vi! Conteúdo de altíssima qualidade, não fazia ideia do assunto, parabéns a equipe
Obrigado Alan 💙
Gostei muito do vídeo, e achei muito interessante! Nunca tinha ouvido falar da obsolescência percebida, apenas da programada. Isso explica melhor o comportamento do mercado e do consumidor, colocando-o no lugar de controlador/regulador de mercado. Se o consumidor estiver disposto a pagar um pouco mais caro por um produto mais durável e reparável, os produtores irão se adaptar a essa realidade. Tudo reside na pergunta: O quanto estamos dispostos a abrir mão do estilo de vida atual?
É justamente isso. A durabilidade cobra seu preço.
Tem um vídeo do Veritassium sobre o assunto que mostra que obsolescência programada não é uma teoria da conspiração, mas algo inventado por um consórcio de empresas anos atrás e muito bem documentado.
@@Fer2Nando não o capitalismo e sim o corporativismo mantido por legislação e liberação estatal para venda.
Além de propriedade intelectual.
Sou técnica, peguei um notebook Intelbras com pelo menos 13 anos e para fazer funcionar tive que usar só os drivers genéricos do Windows, porque os drivers que a empresa enviou para mim nem eram aceitos pelo sistema mais, segundo a Intelbras faz 12 anos que o serviço de suporte a notebooks foi encerrado. Mas fiquei de cara que o rolê funciona até hoje relativamente bem.
Na minha casa tem um laptop CCE com 9 anos de uso e detalhe que eu já comprei usado. Passo pelo mesmo problema quando tenho que formatar. Não há mais suporte, mas até que não é difícil encontrar os drivers genéricos.
Tenho um notebook assim da Positivo. Comprei em 2010, novinho na época, e hoje roda bem usando o Xubuntu, eu nem acredito.
Exatamente, meu laptop hp pavilion de 2009 funciona bem até hoje
Eu também tenho um notebook Samsung NP300E4C desde 2012... Não o troco por NENHUM FABRICADO HOJE. Vou dar uma melhorada nele, adicionar uma memória flash e boa. Tá top no mundo.
O meu LG 2009 ainda funciona
Um dos videos mais incríveis que já vi! Parabéns aos envolvidos.👏🏻 Ouvi sobre obsolescência na faculdade de publicidade em 2011 e acredito muito nisso. Mesmo eu sendo bastante consciente e cuidadosa com meus eletrônicos, não sei quantos descartei ao longo da vida. É um tema complexo e que gera muitas discussões e dúvidas. Minha cabeça explodiu com esse conteúdo.
SENSACIONAL!!! Esse é um assunto dos mais sérios e jamais havia visto NINGUÉM abordar. Há anos que me sinto incomodado com isso. Um show de explicação e didática, ou seja; o conteúdo aqui é nota 10 tanto quanto à forma quanto ao conteúdo. Keep up the good job, guys.
Bn😘🥰💝💝🙃😍😍🙃
Merece muito mais que 25k de likes! Parabéns a todos envolvidos, ótima construção!
Foi o melhor vídeo que eu já assisti. Simplesmente perfeito!
E exatamente oq eu vivo pensando . Smartphone hj em dia deveria ser igual computadores desktop. Substitui oq precisa, faz update noque precisa ( RAM, HD, processador ), não precisa ser descartável ..
Seria top
Projeto ARA
@@MarcosViana pena que o Google matou ele
Seria ótimo mais impraticável, pelo tamanho e pelo preço de compra! Só pensar que os componentes precisam ser de fácil conexão e desconexão já alimenta muito o tamanho do aparelho em si, daí iriam questionar todos esses pontos e voltaríamos a mesma conversa!
@@nitrotube77 mermão nois tá falando do Google, o Google tem solução até pra levantar morto.
INCRÍVEL ver esse vídeo e observar o que está acontecendo na Europa em relação ao assunto, pensar "caramba esse vídeo tem 2 anos e foi tão certeiro"
Esse vídeo é muito importante e útil para a população, parabéns equipe do Canaltech!
O esforço de vocês na criação do script foi recompensada! O vídeo está ótimo! Parabéns!⚜️
Muito bom ver alguem falando de forma acessível do "right to repair" para o brasileiro;
Parabéns pessoal do Canaltech
Parabéns a toda a equipe do Canal pela qualidade do conteúdo e imparcialidade...
Hoje em dia está difícil encontrar vídeos com bastante estudo por trás ( é nítido que vcs pesquisaram muito pra produzir o vídeo) e com intenção de plantar uma ideia sustentável e inovadora no público. Um dos melhores vídeos que vi recentemente aqui no RUclips, obrigado aos envolvidos.
Do nada aparece esse vídeo e me faz ficar quase meia hora vendo um assunto muito importante ! Parabéns pelo vídeo 👏🏻
Resumo: Mikael Jackson é o grande causador dos problemas gerados por obsolescência programada
Coitado do Michael 🤣 mais uma acusação infudada.
@@rosagefloweres3800 Amigo, graças ao Michael Jackson, o homem não voltou presencialmente a Lua, o talibã tomou o Afeganistão, a China ficou com desejos expansionistas e imperialistas e por fim, ele deixou a orelha do meu cachorro deficiente. Michael... por que?
Fiquei meio bolado que o Michael Jackson além de música produzia tecnologia. Mas achei que realmente ele era um gênio então.
@@thehappiestyokai5031 O Michel Jackson atrapalho os astronautas nossa ja era fã dele agora sou apaixonado por ele Terra plana palavras de Ramon Souza Guimarães 😎
Assisti com minha filha até o fim! Muito bom este vídeo. Este assunto já era discutido por nós em casa.
Eu sempre soube que o Michael Jackson era muito foda, mas não sabia que ele construía lâmpadas, carros e telefones... (tips) rsrsrsr brincadeiras à parte, este vídeo "esta aula" ficou estupendamente enriquecedora. A visao do que o futuro nos reserva, pelo Canaltech, nos faz realmente pensar fora da caixinha de areia que é nosso cérebro. Parabéns a toda equipe que produziu o conteúdo e a todos que assistiram e vão assistir.
Vídeo EXCELENTE!!!
Eu acompanho canais na gringa, e fico muito feliz de saber que vocês tornam o conteúdo lá de fora acessível para nós brasileiros.
Sucesso para o Canaltech.
Muito bom o vídeo, embora não concorde com a parte das empresas não serem culpadas. A obsolescência programada é inclusive propositalmente promovida por elas pra vender mais e mais. A lógica de produção atual vai muito além da necessidade humana de trocar um produto e aqui a publicidade cumpre o grande papel de convencer o consumidor de que ele precisa do produto novo.
Concordo que seja as empresas tenham culpa tambem, mas no exemplo que ele deu das pessoas trocarem o celular sempre que lança um novo me fez perceber que realmente a culpa é de geral, criou se um cicl vicioso, pense voce, por que gastaria recursos fazendo peças de reposição para modelos antigos se quando fizer um novo modelo a grande maioria vai correr pra comprar?
As empresas percebendo isso concentram 100% dos esforços para fazer novos modelos o mais rapido possivel, pois tem certeza que o lucro virá de livre vontade da grande maioria, e a minoria que quer mante o antigo modelo hr ou outra tmb vai ceder
@@matheusribeiro1909 Vc não percebeu q as empresas estão fazendo o sistema "obsoleto" cada vez mais, obrigando, mesmo que inconscientemente, as pessoas gastarem horrores trocando de aparelhos
Edit:
Na verdade esse comentário meu, é apenas um resumo do comentário principal do Izaquiel.
O comentário dele está perfeitamente explicado e claro.
Cara, você sabe que em meros 2 anos, a capacidade de processamento de placas de vídeos, é multiplicada ? Isso não é absolência progamada, é evolução da tecnologia
E adivinha, você não é obrigado a comprar todo ano um iPhone novo se não quiser
Isso não é culpa da empresa, se você não tem controle financeiro decente, é tipo querer culpar a coca cola, porque tem idiota que se vicia nisso
oq foi dito é que as empresas pela obsolescencia percebida.
@@songogan tem que ser muito inocente pra achar que empresas não seguram tecnologia que já dominam fazendo incrementos graduais pra poder vender todo ano como novidade. "você não é obrigado a comprar um celular todo ano" só deixa ele cair e quebrar a tela ou outra peça pra ver o preço absurdo que vai ser consertar, isso se der pra consertar.
"não te obrigo a comprar um novo mas também não te dou os meios de manutenção do que você tem" sim, as empresas com responsabilidade pós contratual medíocre são umas santas.
Outro ponto que sempre me questiono, é por que as fabricantes de smartphones não desenvolvem de fato um sistema anti-furto, que não precise estar com a internet e o GPS sempre ligados. Isso é só pra manter a rotatividade de consumo.
iPhone e Xiaomi tem Isso
O crime sustenta uma grande parte da indústria e comércio em geral...
Quanto mais o crime cresce melhor, assim como mais vírus, mais anti vírus e serviços ligados a isso...
isso sim é uma boa pergunta!
@@christianmoura686 samsung também tem
@@christianmoura686 A Xiaomi tem? Que eu saiba apenas a Samsung e o iPhone tem isso que caso passar um celular da mesma marca (99% de chance de acontecer isso) ira compartilhar uma mínima quantidade de internet e assim vai localizar o aparelho
Uma pena que mais de 6 meses após o lançamento desse vídeo ainda não temos muitos canais falando sobre right to repair e nem projetos de lei nesse sentido...eu mesma só cheguei aqui porque ontem deixei cair meu iPhone e a tela trincou, procurei o valor de reparo original e iria custar praticamente o preço de um novo...um absurdo, por que tão caro? É evidente o interesse em que o consumidor compre outro!
Tao simples ver a lampada num quargel de bombeiros em uk que está ligada a funcionar desde 1800 , inacreditavel à LUZ DA nossa HONESTIDADE CAPITALISTA DE HOJE!!
ta certissima
Que aula maravilhosa, que bom ter gente que estão lutando por nossos direitos...
Eu como técnico com anos de experiência apoio 100% esse é um assunto que deveria ter sido abordado a muito tempo, por que chegar na minha loja e solicitar um reparo é simples, reclamar do preço é justo mas nós apenas prestamos serviço e tentamos nos adaptar ao mercado mas a culpa disso ser tão caro são das indústrias e não das redes de lojas que prestam serviços de reparo
Inclusive havia um projeto de um celular completamente modular...
@@foxmouder ele não existiu ele existe e um projeto da Google
@@kingtv7156 O que é o "celular modular"?
Parabéns a todos por essa matéria Adriano Ponte.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Assisti até o fim,e compartilhei o máximo que pude.
Que vídeo necessário e inteligente! Eu fiquei chateada qd vi a duração mas esse carinha fala tão bem que vc nem sente o tempo passar. Fui fazendo o cafe da manhã e assistindo. Parabéns ao canal🎉🎊🍾
Tela e bateria original só em autoriza,infelizmente é praticamente impossível encontrar essas peças de reposição em autorizadas a parte,com uma tela ou bateria genérica com certeza vale mais um novo aparelho.
eu troquei minha tela quebrada e ela funcionou 100% tudo original nao fui na autorizada nao
Depende do modelo do aparelho, Depende do tipo da tela e da bateria
Depende de muita coisa.
Existem telas paralelas de boa qualidade, que aproximam da original, e também Depende da experiência técnica do técnico que faz o reparo no celular.
Infelizmente no Brasil tem muito técnico açougueiro, que só destrói o aparelho dos clientes
@@AlissonSPereira no local aonde fui eles so trocam dela pela original
Olá boa tarde , na verdade não , eu trabalho em assistência técnica e consigo tela original fazendo o recondicionamento de tela para o meus clientes
Verdade!!!
Você tem razão, as pessoas deveriam ser como eu, 11 anos usando o mesmo notebook, e a mesma TV e 5 anos o mesmo celular!🤣🤣🤣🤣
A questão hoje é a sorte destes aparelhos durarem esses anos todos...
Hoje em dia já não funciona mais assim
no meu caso, só mesmo o celular✌
@@rafaelguimaraesdossantos2825 verdade
n celular n da muito certo e muita informação e processamento entrando e saindo n tem resfriamento o chip e as soldas tem desgastes os aplicativos exigem cada vez mais do aparelho e ele começa a travar todo
Eu também, ahahaah
Excelente a qualidade desse vídeo, a forma em que o conteúdo é passado torna tudo mais interessante, meia hora com percepção de dez minutos :)
Excelente vídeo, mais um pra minha coleçãozinha de ótimas produções-pesquisas-edições do canal. Ponto de vista correto e aprofundamento de um debate muito necessário
Muito importante esse assunto!
NOS TEMOS QUE TER O DIREITO DE CONSERTAR E NÃO PRECISAR COMPRAR UM NOVO!
Um dos melhores vídeos que assisti este ano. Parabéns aos envolvidos. :)
Quando comprei meu MacBook Air M1 foi exatamente o meu maior medo… por ter todas as peças soldadas igual a arquitetura de um Smartphone 🥵 Espero que criem uma lei pra isso logo! Excelente vídeo 😃
@@Alrekr666 Apple sendo apple... Mas eu acredito que a justiça vai encontrar uma maneira de fazer essa lei acontecer! Principalmente pela pressão popular e pelo meio ambiente. (Segundo a apple a preocupação com o meio ambiente é tanta que removeram o carregador da caixa, mas fazem os equipamentos serem difíceis de serem reparados. Ironia do destino kkkkkk) Tô aguardando as cenas do próximo capítulo
@@Alrekr666 lixo, eles fazem o que querem pq tem os babão, ja tiraram o carregador
@@rafaelsousa336 enquanto a maçanzinha estiver fazendo merda, vai ter o pessoal defendendo
já começa errado comprando qualquer produto da Apple.
é um legítimo roubo isso!!! Pagar o preço do aparelho completo por uma bateria ou uma tela!!. Me aconteceu que quebrou a tela do meu note 8 fui mandar arrumar é o cara da loja queria me cobrar 1000 conto pra trocar uma tela isso é um assalto a mão desarmada cara realmente não vale a pena mandar arrumar
um dos melhores videos que eu já vi em toda internet em todos esses anos mds.
Uau, que vídeo incrível! Não acreditei que ficaria até o final pelo tema. Parabéns equipe do canaltech! Continuem com esse trampo fantástico!
Cara, que incrivel esse vídeo, eu nem ia assistir até o final, mas gostei muito. Refletindo um pouco, realmente, nunca procurei reparar meus celurares, porque já tinha o costume de comprar a cada periodo de tempo, uns 3 anos no máximo, re também porque sabia dos altos custos de reparo.
Sensacional!!! Vocês trazem esclarecimentos mil, pois a cada exemplo vem uma curiosidade. Um verdadeiro leque de aprendizado. E que forma de transmissão!! Que equipe, dá gosto assistir gente inteligente falando de assuntos úteis @! Virei fã! Obrigada pelas aulas.
Excelente video, ja compartilhei, foi sim divertido e muito informativo. Aprendi coisas novas e que gostei de entender. Uso até hoje um Xiaomi MI A2 Lite que comprei no lançamento em 2018, funciona perfeito, mas realmente não atualiza mais, pensei muito em atualizar comprando outro, mas me forcei a entender que o que eu tenho faz perfeitamente tudo que eu preciso, consegui me libertar do ciclo de trocas. Obrigado pelo video.
Que vídeo sensacional, sem dúvida um dos melhores do Canaltech até hoje. Parabéns para todos da equipe!!!
Conteúdo interessantíssimo! Quero demais ver os próximos capítulos dessa história. Espero sinceramente que tenha uma “resposta” positiva, embora seja algo beeeeem complexo.
Adriano! Parabéns! Que vídeo incrível! Extremamente esclarecedor e reflexivo. Canaltech arrasa sempre! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Este vídeo é de grande utilidade pública! Que incrível o compilado de informações!
As lâmpadas de led de antes nos davam a opção de abri las e soldar um led queimado. Depois que o pessoal descobriu que podia fazer essa "gambiarra" as empresas se apressaram em fabricar lâmpadas que não se pode abrir mais. Perdemos assim a opção de recicla las.
Muito bem resumido este vídeo, tem muita conspiração por ai, temos que continuar exigindo dos fabricantes as melhorias nos produtos, bom também conter ao máximo o desejo de comprar coisas. Tem fabricante que ja percebeu isso e vem melhorando o produto, normalmente elevam o preço.
As impressoras tanque de Tinta que não importa se vc "imprimiu" 5000 folhas em Branco, ela vai parar de funcionar ou dar problema em uma das cores.
Era progamadas pra isso?
As minhas deram problema muito antes das 500 folhas k
@@xdaleatoriogameplay5057 sim, tem um contador no hardware que trava a impressora para manutenção programada. a solução inicial era ter que levar a assistencia; sob a justificativa de ter que esvaziar um reservatorio/bucha que fica com a tinta excesso armazenada (principalmente quando se faz limpeza de bicos profunda, joga bastante tinta fora e atrita a cabeça de impressão por bastante tempo sobre essa bucha.) O cômico é que essa bucha devia ser de acesso fácil. E o alerta quando ela estivesse cheia e não por contagem de impressão. como o amigo falou 5mil folhas brancas vc vai ter que levar a impressora para limpeza programada.
hoje ja existe trambique no google para desativar essa trava e continuar usando por umas 40 mil folhas ate começar a pingar na mesa.
Tem que baixar um programa pra resetar, depois ela volta ao normal. Usa até atingir o total novamente.
@@luizhlolo sabe alguma cisa sobre cartucho bloqueado da impressora 2676?
Obrigada equipe por fazer um vídeo que poderia ser pesado e maçante, em um trabalho tão fluido e divertido.
Vídeo incrível, totalmente explicativo e formatado pra qualquer um entender. É complicado como essa questão de "Autorizadas" é muito limitada nesse país. Eu tenho um celular que é vendido no Brasil mas onde eu moro não tenho acesso a uma assistência que atenda a esse modelo, triste.
Ótimo conteúdo! Vocês acabaram de ganhar mais um inscrito. Parabéns pelo canal, a Tecnologia citada é fascinante. Tudo antigamente era feito pra durar, mas hoje em dia é feito p/Lucrar.
Cara, você explica bem, sua didática de fazer as pessoas refletirem sobre, desde que coloca e aborda os fatos. Gosto disso, segue essa linha, licenciatura parece ser sua área.
Quase sai no meio do vídeo, mas valeu ficar até o final. Excelente conteúdo!
Refil de requeijão, bicho tu teve a ideia do século agora kkkkkkkkkkkkk
Ja existe em Minas Gerais.
Tragam o Oscar para esse mito 😅
Meu celular acabou quebrando a tela a alguns dias atrás fui na assistência ia sair por 400 reais, fui olhar no mercado livre tava 180 reais e ainda original, fiquei meio em dúvida si era original mesmo por 180 reais ainda e tbm já fui enganado duas vezes em outros celulares. Mas comprei a tela por 180 e eu mesmo troquei e funcionou certinho. RUclips e os tutoriais sempre salva kkkk
Cara, q vídeo sensacional!!!!! Eh algo q venho percebendo há alguns anos, mas q de fato não tinha parado ainda pra pensar e analisar mais a fundo o pq disso estar se tornando tão comum. Eh super válida a discussão sobre isso pq nós consumidores somos os mais prejudicados com essa jogada das empresas de vender produtos "descartáveis" q nos "obrigam" a comprar sempre novos produtos. Parabéns ao Adriano e ao Canaltech pelo excelente vídeo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu fiquei até o final, trabalho com manutenção de celular. Vídeo muito interessante! Eu achei que você ia falar que nós só tira o dinheiro das pessoas e faz um serviço 🐷, e um vídeo simplesmente magnífico.
5:25 eu vi em alguns canais que na europa (inglaterra talvez), produtos elétricos simples possuem fusível - ex.: chapinha de cabelo, assim caso tenha algum curto, queima o fusível e não a chapinha inteira e por lá é lei
Eu uso fusível exterior, não é interno do produtos mas também nunca queima nada aqui
@@diegofaverssani1005 eu tbm uso, através de um filtro de linha, se queimar queima ele, não minha tv, PS4, pc, etc...
Algo que me incomodou bastante foi recentemente após comprar uma echo dot 3, na primeira semana de uso ela foi bloqueada. Ligando no suporte da amazon descobri que essa unidade que chegou para mim era de um outro cliente que recebeu sabonete no lugar da echo dot 3. Dessa forma a que eu havia recebido ficou completamente inutilizada e eles me enviaram uma nova. Essa que foi bloqueada virou um peso de papel, pq segundo a amazon ela nao tem mais utilidade, inclusive eles nem pediram pra devolver.
Você pode leva-la a vivo e descartar
Eles fazem a reciclagem correta lá
Usa como caixa p2, não precisa conectar na net.
Obs: não sei se funicona
Ótimo conteúdo, assim que O tema deveria ser abordado dentro das escolas 👏🏻👏🏻👏🏻
canaltech esta certo, caiam em cima para ter leis voces que sao grandes, nos ajudam para melhorar isso
Parabéns Canaltech, vocês estão levando o game pra outro level.
Eu tenho um Smartphone que era 3GB de Ram e 32GB de Memoria Interna! Eu tinha deixado ele cair rachou um pouquinho da tela onde a película não pegava direito( Telas 2.5D). Como ele já estava travando bastante resolvi trocar a Placa Mãe( Eu tenho uma noção para fazer isso) e a tela. Comprei uma Placa Mãe de 4GB de Ram e 64GB de Memoria Interna(Máxima capacidade disponível para esse modelo) e uma tela nova. E por enquanto está tudo okay e ainda me atende perfeitamente mesmo sendo um intermediário de quase 4 anos atrás e como eu não podia comprar um novo resolvi fazer isso. Só não troquei a bateria que na minha opinião deu uma piorada nesses anos.
O miserável e um gênio!!!
E retirar o carregador da embalagem, é o que vai salvar o planeta...
Excelente vídeo.
Penso se fizessem uma aparelho que não precisava jogar fora ,ser aprovado seria ótimo vc pegaria seu aparelho para não virar lixo eletrônico e levasse para loja dar um desconto para comprar outro aparelho e a empresa usaria alguns componentes sem que precisasse jogar fora e contaminar o lençol freático
Fico boba como os videos de vcs são uma aula de economia, sociologia. Maratonando, fia...