Nem como pode alguém não valorizar uma aula dessas. Gente valoriza isso. Esse professsor gastou o seu precioso tempo talvez pra conseguir fazer vocês entender um processo tão difícil que e contabilidade d e seu joinha
Oi, Alicia! A capacidade de produção pode ser medida de várias formas, incluindo a capacidade teórica, que é o máximo possível sob condições ideais; a capacidade efetiva, que considera fatores realistas como manutenção; a capacidade instalada, que avalia o potencial com a infraestrutura atual; a capacidade disponível, descontando perdas operacionais; a capacidade de projeto, conforme o plano original; e a capacidade realizada, que é a produção efetiva alcançada. Outras medidas incluem a taxa de produção (unidades produzidas por unidade de tempo), disponibilidade dos equipamentos, OEE (eficácia global dos equipamentos), ciclo de produção, lead time de produção e capacidade de lote. Na prática, a medição da capacidade de produção envolve a coleta de dados operacionais, como tempo de ciclo, taxas de produção, paradas de manutenção e qualidade dos produtos, utilizando sistemas de monitoramento e controle de produção. Esses dados são analisados para calcular métricas como a capacidade efetiva, disponibilidade de equipamentos e OEE.
Professor Alex. Parabéns pelas aulas, muito bom mesmo. Preciso de uma ajuda. Levo 20 dias para realizar um processo de pintura manualmente em 01 produto, trabalhando 2 turnos (7,05 HR cada)5 dias na semana. O processo como todo levam 1.800 horas (em 20 dias). Como eu poderia calcular a quantidade de operadores necessário por dia?
Oi, Los! Deixa eu ver se eu entendi. A quantidade de tempo necessária para concluir o processo de pintura é de 1.800 horas de trabalho humano. E você quer concluir esse processo em 20 dias. Sendo que os operadores vão trabalhar em 2 turnos diários de 7,05 horas cada. Se for isso, é necessário calcular a quantidade de horas trabalhadas por cada operador nesses 20 dias: 2 x 7,05 x 20 = 282 horas/operador Como são necessárias 1.800 horas, a quantidade de operadores será: 1.800/282 = 6,38 = 7 operadores (temos sempre que arredondar para cima) Assim, se tivermos 7 operadores trabalhando simultaneamente nessas condições descritas, seríamos capaz de concluir esse processo de 1.800 em 20 dias.
@@alexcascardo9894 Perfeito professor. Cheguei a este mesmo conceito de cálculo, porém tinha dúvidas tendo em vista alguns pontos. Mas como admiro muito sua técnica e já acompanho a tempos as suas aulas, tive a ideia de tirar essa dúvida com você. Este mesmo raciocínio, posso aplicar nas fases deste processo de pintura, correto? Pois 1.800 horas e o total do ciclo. E ao final, fazer o comparativo para bater 7 operadores total. Isso dá-se porque preciso encontrar a necessidade do Carga x Capacidade a curto, Medio e longo prazo. E depois transformar em gráfico para controlar melhor. Professor. Muito obrigado por sua rápida atenção. E parabéns pelo excelente trabalho em compartilhar seus conhecimentos conosco. Forte abraço.
Oi, Los! O ideal seria você montar o fluxograma das tarefas tentando organizar quais seriam as etapas desde o início até a finalização do processo de pintura (por exemplo, fazer um cronograma das atividades). Daí você teria que planejar a alocação dos operadores a cada uma dessas atividades ao longo do tempo (ou seja, o que cada operador deverá estar fazendo ao longo do tempo) de forma que a pintura seja concluída em até 20 dias. Obrigado pelo feedback! E bons estudos!
Oi, Marina! Eu não conheço o termo "capacidade crítica", mas talvez seja uma abreviação para o termo "Capacidade de Recursos Críticos". Certo? Durante a elaboração do programa mestre da produção (MPS) é necessário verificar se a capacidade que foi disponibilizada (capacidade disponível) é suficiente para atender às necessidades de demanda. Na fase de elaboração do MPS essa etapa é realizada pelo RCCP (Rough-Cut Capacity Planning), também chamado de "Planejamento da Capacidade de Recursos Críticos" ou também "Planejamento Grosseiro da Capacidade". O RCCP trata a capacidade de forma mais geral, focando nos recursos críticos, gargalos ou aqueles que sejam difíceis de ampliar a capacidade. Em outras palavras, o RCCP verifica se os recursos críticos disponíveis (capacidade disponível) são suficientes para atender aos requisitos de capacidade para o MPS. Logo, o RCCP é uma ferramenta de planejamento de capacidade que o marketing e a produção utilizam, buscando o equilíbrio entre a capacidade necessária e a capacidade disponível (para negociar alterações no MPS e/ou na capacidade disponível).
Muito bom!
Gratidão pela aula
Muito bom
Nem como pode alguém não valorizar uma aula dessas. Gente valoriza isso. Esse professsor gastou o seu precioso tempo talvez pra conseguir fazer vocês entender um processo tão difícil que e contabilidade d e seu joinha
Oi, Ivanete! Muito obrigado pelo feedback! Fico muito feliz com o elogio e principalmente em saber que vocês estão conseguindo aprender o conteúdo!
fantástico... Obrigado por disponibilizar td esse conteúdo.
Excelente didática professor, foi uma ótima aula e de muito bom proveito!
Show de aula professor
Olá professor, eu tenho uma dúvida… quais são os fatores chaves para escolher a forma de medicação da capacidade produtiva??
Aula top... obrigado professor
Boa aula, muito bem explicada!
Gostei muito da sua aula... Obrigada!!
Obrigado pelo feedback, Gi! E bons estudos!
Quais são as formas de medir a capacidade de produção?
Oi, Alicia! A capacidade de produção pode ser medida de várias formas, incluindo a capacidade teórica, que é o máximo possível sob condições ideais; a capacidade efetiva, que considera fatores realistas como manutenção; a capacidade instalada, que avalia o potencial com a infraestrutura atual; a capacidade disponível, descontando perdas operacionais; a capacidade de projeto, conforme o plano original; e a capacidade realizada, que é a produção efetiva alcançada. Outras medidas incluem a taxa de produção (unidades produzidas por unidade de tempo), disponibilidade dos equipamentos, OEE (eficácia global dos equipamentos), ciclo de produção, lead time de produção e capacidade de lote.
Na prática, a medição da capacidade de produção envolve a coleta de dados operacionais, como tempo de ciclo, taxas de produção, paradas de manutenção e qualidade dos produtos, utilizando sistemas de monitoramento e controle de produção. Esses dados são analisados para calcular métricas como a capacidade efetiva, disponibilidade de equipamentos e OEE.
Aula bem pratica e lgl
Ola Alex, primeiro ótimo material, uma dúvida agora, eu posso usar esses passos para calcular capacidade de processos manuais?
Pode sim
Professor Alex. Parabéns pelas aulas, muito bom mesmo.
Preciso de uma ajuda.
Levo 20 dias para realizar um processo de pintura manualmente em 01 produto, trabalhando 2 turnos (7,05 HR cada)5 dias na semana.
O processo como todo levam 1.800 horas (em 20 dias). Como eu poderia calcular a quantidade de operadores necessário por dia?
Oi, Los! Deixa eu ver se eu entendi. A quantidade de tempo necessária para concluir o processo de pintura é de 1.800 horas de trabalho humano. E você quer concluir esse processo em 20 dias. Sendo que os operadores vão trabalhar em 2 turnos diários de 7,05 horas cada.
Se for isso, é necessário calcular a quantidade de horas trabalhadas por cada operador nesses 20 dias:
2 x 7,05 x 20 = 282 horas/operador
Como são necessárias 1.800 horas, a quantidade de operadores será:
1.800/282 = 6,38 = 7 operadores (temos sempre que arredondar para cima)
Assim, se tivermos 7 operadores trabalhando simultaneamente nessas condições descritas, seríamos capaz de concluir esse processo de 1.800 em 20 dias.
@@alexcascardo9894 Perfeito professor. Cheguei a este mesmo conceito de cálculo, porém tinha dúvidas tendo em vista alguns pontos. Mas como admiro muito sua técnica e já acompanho a tempos as suas aulas, tive a ideia de tirar essa dúvida com você.
Este mesmo raciocínio, posso aplicar nas fases deste processo de pintura, correto?
Pois 1.800 horas e o total do ciclo.
E ao final, fazer o comparativo para bater 7 operadores total.
Isso dá-se porque preciso encontrar a necessidade do Carga x Capacidade a curto, Medio e longo prazo. E depois transformar em gráfico para controlar melhor.
Professor. Muito obrigado por sua rápida atenção. E parabéns pelo excelente trabalho em compartilhar seus conhecimentos conosco. Forte abraço.
Oi, Los! O ideal seria você montar o fluxograma das tarefas tentando organizar quais seriam as etapas desde o início até a finalização do processo de pintura (por exemplo, fazer um cronograma das atividades). Daí você teria que planejar a alocação dos operadores a cada uma dessas atividades ao longo do tempo (ou seja, o que cada operador deverá estar fazendo ao longo do tempo) de forma que a pintura seja concluída em até 20 dias.
Obrigado pelo feedback! E bons estudos!
Olá! Muito Boa a aula! O senhor saberia me dizer qual dessas seria a Capacidade Crítica?
Oi, Marina! Eu não conheço o termo "capacidade crítica", mas talvez seja uma abreviação para o termo "Capacidade de Recursos Críticos". Certo?
Durante a elaboração do programa mestre da produção (MPS) é necessário verificar se a capacidade que foi disponibilizada (capacidade disponível) é suficiente para atender às necessidades de demanda.
Na fase de elaboração do MPS essa etapa é realizada pelo RCCP (Rough-Cut Capacity Planning), também chamado de "Planejamento da Capacidade de Recursos Críticos" ou também "Planejamento Grosseiro da Capacidade".
O RCCP trata a capacidade de forma mais geral, focando nos recursos críticos, gargalos ou aqueles que sejam difíceis de ampliar a capacidade.
Em outras palavras, o RCCP verifica se os recursos críticos disponíveis (capacidade disponível) são suficientes para atender aos requisitos de capacidade para o MPS.
Logo, o RCCP é uma ferramenta de planejamento de capacidade que o marketing e a produção utilizam, buscando o equilíbrio entre a capacidade necessária e a capacidade disponível (para negociar alterações no MPS e/ou na capacidade disponível).
10