Nunca ponho em disponibilidade, a partir do momento que entro ao serviço da empresa, é martelos, condução, e cama na hora de almoço. Estar a espera de documentação, faz parte do trabalho, portanto, martelos.
A primeira questao que se faz e se o motorista e pago se estiver na disponibilidade. Por exemplo, imagine que independentemente a hora que vc termina o servico quando chega ao parque, so pode sair as 18h mesmo que nao tenha servico. Neste caso e disponibilidade e e paga? Outra questao, se o patrao mandar vc embora quando termina mais cedo, imagine que entro as 8h e sai as 14 porque ele disse que podia ir para casa, ele pode descontar por nao ter cumprido as 8 horas? Eu acredito que nao mas tem esquemas para tudo.
Boa tarde companheiro só vi agora a sua pergunta. Se o patrão mandar embora mais cedo por falta de serviço o problema é dele e não tem que descontar nada. Se você chegar ao parque e já tiver as suas 8 horas feitas pode perfeitamente ir embora sem ter que esperar pelas 18horas.
Pois.......é o correto, se estamos ao serviço da empresa á espera de carga ou descarga devemos estar em martelos, mas.......eu faço distribuição porta a porta com um pesado, entro às 8h da manhã ponho cartão, inico o turno e ponho o camião no cais e vou carregar fica em martelos cerca de uma hora......depois de já ter a papelada arranco e faço condução e martelos até cerca da 13H onde paro e faço a pausa de 1H, arranco às 14H onde continuo a fazer condução e martelos até às 19H, ponho em descanso e encerro o turno,.....é assim de segunda a sexta.......mas o meu responsável me disse que eu tenho muito tempo em martelos que não pode ser ,que tenho de ter mais descanso(cama) e para fazer isso quando estou a fazer descarga ou até mesmo de manhã na carga.......e esta hein!?!? já agora a vossa opinião
Companheiro bom dia, o que o seu patrão quer é que você coloque o tacógrafo na cama, pois dessa forma, se um dia mais tarde você se despedir, ou simplesmente exigir receber as horas que trabalha, você não vai poder reclamar as horas extras , porque na prática você trabalha pouco, pois está sempre na cama Outra coisa, é livrar de ter um acidente com o tacógrafo na cama, o seguro pode se colocar de lado.
@@florespontes2546 pois.....é um olho no burro e o outro no cigano!!!!!!.....a gente sabe o que eles querem........o azar deles é que não andamos neste mundo há 2 dias!!!
O senhor está absolutamente certo. A título de comparação, no Brasil a Lei estabelece que: " Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada." Ou seja, o tempo à disposição do empregador é termo que está ligado à jornada de trabalho e representa o tempo em que o empregado está ora aguardando ou executando ordens. Assim, conforme nossa Lei, segundo o artigo 244, § 2º da CLT, o funcionário que atua no regime à disposição da empresa deve receber um adicional de um terço do valor da hora normal de trabalho.
Bom dia sou seu fã e acredito no seu trabalho Agora , como faço pra guardar como fizeste todas as informações do tacógrafo para no futuro vir a ter como prova e fazer uso se preciso ? No outro vídeo seu entendi que ência o registro ao sindicato é assim ?
@@taxipinhais5566 boa noite companheiro. Obrigado pelas palavras, mas eu não sou nenhuma figura pública para ter fãs. 😀 Sou um simples motoristas, que partilha um pouco da sua experiência. Em relação à sua pergunta, veja este vídeo que deve ajudar. ruclips.net/video/VU0gmhh0wgQ/видео.htmlsi=Rjhr6yAtlPJvcv-v
Antes de mais muito obrigado a este canal e à informação que nos vai prestando. Trabalho com pesados há 20 anos mas tenho muitas dúvidas em relação ao tacógrafo pois até há 6 meses atrás sempre fiz trabalho que estava isento do uso do mesmo. O tacógrafo do carro que ando é antigo e não tem simbolo de condução, apenas martelos, disponibilidade e cama. Como faço um horário fixo de trabalho das 8 às 17 com 1h de almoço, tenho usado sempre martelos para trabalho, seja de condução ou não e cama na hora de almoço. Estarei a agir bem?
Boa Tarde companheiro. Em princípio pelo que está a contar está a fazer bem. Só é preciso ter em atenção que nunca se pode esquecer de colocar na cama na hora do almoço e há noite retirar o disco fora. Mas muito provavelmente, e na maioria dos tacógrafos, estando comotado na posição de cama, quando arranca ele faz condução automáticamente e dessa forma ao parar não corre o risco de se esquecer de colocar em descanso. A nossa equipa é composta só por motoristas que partilham apenas a sua experiência. Nesse sentido é sempre importante procurar outras fontes de informação mais credíveis. Um grande abraço e boas viagens.
Bom dia companheiro. Em princípio todos os tacógrafos têm a opção de disponibilidade, e representada por um quadrado e uma linha a meia. Tal como se vê no início do vídeo tem escrito disponibilidade e o respetivo símbolo
Boa noite, Tenho uma dúvida e agradeço se me esclarecer. Dentro das 4:30h o tempo em martelos também conta? Ou seja tenho que fazer a pausa ao fim 4:30h quer sejam elas todas de condução ou de martelos? Obrigado.
Boa noite companheiro. Para as 4:30 só conta a condução, mas para os martelos há um limite máximo de 6horas em conjunto com a condução. Exemplo. 3horas de condução e 3 de martelos tem que fazer pausa.
@@motoristasprofissionais obrigado pelo esclarecimento. Eu ainda estou um bocado cru neste assunto porque no meu anterior trabalho era isento de tacógrafo, mas agora não. Obrigado. Abraço.
🎙️📱 Zello 📱🎙️ Já agora aproveito e pergunto se conheces a nossa sala do Zello. Está aberta 24 horas por dia Lá falamos muito sobre várias questões da nossa profissão e tentamos sempre ajudar quem tem dúvidas. Tirando isso falamos sobre tudo partilhamos experiências e a cima de tudo Ajudamos nos uns aos outros a tentar passar o tempo nesta vida por vezes solitária. Caso tenhas interesse em aparecer serás bem recebido. O nome da sala é MotoristasProfissionais escrevemos tudo junto como se fosse uma só palavra. 📱🎙️ motoristasprofissionais no Zello. zello.me/k/hJlfB
Boas amigo, tenho uma dúvida: meu tacografo não passou para cama no final do dia, fechei o turno e fiz a pausa de 45 horas. Na segunda feira ao abrir o turno eu percebi que o tacografo havia ficado o fim de semana todo em martelos, te pergunto: posso ter problemas? Obrigado.
Boa tarde companheiro. Todos os erros tem consequências, e esse também tem as suas. Da próxima vez que acontecer faça a impressão de 2 talões e escreva por trás o que aconteceu. Se possível peça na empresa um papel chamado declaração de atividade., a empresa sabe o que é. Se fizer o que estou a dizer, não se vai lbrar dos problemas, mas garantidamente será mais fácil recorrer da sentença ou da multa e as consequências serão menores. Um abraço e boas viagens
Boa tarde tenho uma duvida, imaginem que vou iniciar meu trabalho, ja sei que todas as segundas, vou numa carrinha em disponibilidade para espanha 6 horas. Registo no tacografo essas 6 horas antes em disponibilidade. Qual é minha amplitude de trabalho? Essas seis horas descontam nas 13h ou 15h?
Boa tarde companheiro Esse tempo deve ser colocado em martelos e não em disponibilidade. A disponibilidade é outra coisa e não serve para nada. Quanto muito coloque em cama se tiver essa necessidade e for urgente. Se quer fazer a coisa bem feita é em martelos.
Muito boa explicação👍 Mas será que me pode ajudar? tenho algumas dúvidas sou motorista á 1 mês e tenho medo de fazer porcaria e cada motorista teem uma teoria diferente. O meu trabalho é um pouco diferente do transporte de mercadorias, ando com um chico e vou as fabricas buscar os cestos de ferro e as vezes bascular, e as vezes ando com o carro da aspiração e com um ajudante. Já mexi em muitos carros diferentes e tacografos diferentes, e cada vez estou mais confuso. reparei que no mais novo quando estou a bascular ou o carro fica au relanti nao conta como tempo de condução, agora a minha maior duvida é por exemplo com o carro da aspiraçao o tempo em que o carro esta au relantin e o meu colega esta a fazer o trabalho dele a aspirar com a tomada de força ligada tenho de respeitar as 4.5?!!
Boa noite ! Uma questão posso movimentar por algum tempo mesmo mínimo o Caminhão quando estou em descanso, ouvi dizer que podemos até 15 minutos, está correto ? Desde já agradeço a atenção
Por curiosidade.......hoje ao inserir cartão(8h00) apareceu um símbolo a piscar que era uma seta estilo raio com a cama ao lado com o seguintes numeros(00h00.....15h00) será que já me tramei????
Boa tarde companheiro, se for ao grupo de Facebook, Motoristas Profissionais tem uma pasta com o nome ficheiros , lá encontra um com o nome CCTV- XL2023 . De qualquer das formas, deixo aqui o link direto. facebook.com/share/p/tTJ27LQ6rcxo1CBA/
Como grande novidade, temos o fato desta cláusula passar a ter um novo número 2, no qual são consagrados deveres específicos para os trabalhadores com a categoria profissional de motorista, deveres estes cuja violação, fica já caracterizada/classificada como particularmente grave. Terão por isso que respeitar as ordens, as instruções de trabalho e a legislação relativas a matérias sobre, tempos de condução, pausas, descanso e utilização do tacógrafo, documentação, estiva e proteção das mercadorias carregadas, manutenção das viaturas, condução económica e defensiva, trajetos, aquisição de gasóleo e custódia (guarda) dos respetivos cartões e seus códigos. achei isso no ccvt, resumindo isso não está falando que temos que respeitas as horas de tacografo como horario normal de trabalho?
Bom dia companheiro. Simplesmente porque não temos a coragem de dizer que não. Eu também sou um deles. Algumas vezes recusei, mas foram muitos mais os dias em que não tive essa coragem. Mas é um direito nosso e um dever, recusar, pois a lei é clara e diz que é proibido.
Meu amigo tem motorista ficando acordado 18 horas quando em tripulação múltipla depois de dirige 9 horas e vão para o banco do passageiro e não pode dormir enquanto o outro motorista conduz as 9 horas dele 9+9=18
No meu CCTV (passageiros) disponibilidade é pago ao valor da hora normal (mesmo que já esteja a fazer horas extras, ou seja, se estiver 2h extra e 1h do meu dia de trabalho for em disponibilidade, no final de contas vão me pagar uma uma hora extra a 50% e a outra nem irá ser a 75%, irá ser paga a hora normal porque é paga como disponibilidade.) Resumindo, penso estar melhor que o CCTV de mercadorias, à excepção desta macacada que fazem para pagar menos por uma hora extra, pagando-a como disponibilidade.
Se me permites estás errado, o teu horário é do inicio até ao fim com o corte de almoço ou até 3 horas por dia, depois das 8 horas seja do que fôr recebes a primeira a 50 e a restantes a 75... é assim que te pagam. Se te pagam diferente estás a ser enganado, disponibilidade é apenas uma linha no recibo para cumprir a lei. Acredita se quiseres.
@@ivogago6140 ya... Eu sei, assim é está correcto. Tal não acontece aqui. Mas acho que existe uma cláusula que serve de acertos. Mas não posso confirmar isso. As cláusulas só servem para baralhar
@@ivogago6140 também trabalho no Algarve, para o grupo e houve uma altura em que fiz muitas contas, e não batia certo porque pagavam menos horas a 75 do que aquelas que fazia na realidade. Depois é que reparei que as horas que me faltavam estavam na disponibilidade. Agora explica lá isso... Os teus recibos não estão assim?
Bem explicado
Esse vídeo devia de ser mostrado aos que estão tirar e aos quem renova o CAM.
Bom trabalho e obrigado.
Pena haver poucos com este pensamento e conhecimento.
Umas das melhores explicações que eu já vi, parabéns 👏🏽
Conteudo top!
Muito bom parabéns pelo seu vídeo
Parabéns, Amigo Flores! É isto mesmo, bravo!
Muito obrigado pelas informações
Bela explicação, parabens pêlo vídeo
Concordo 👍
Muito bem explicado
#mainada
Excelente 👏👌
Muito boa explicação. Pena que na maioria dos colegas não consegue entender que temos direitos também.
Nunca ponho em disponibilidade, a partir do momento que entro ao serviço da empresa, é martelos, condução, e cama na hora de almoço. Estar a espera de documentação, faz parte do trabalho, portanto, martelos.
E mais nada. Somos nós que os educamos 😂
A primeira questao que se faz e se o motorista e pago se estiver na disponibilidade. Por exemplo, imagine que independentemente a hora que vc termina o servico quando chega ao parque, so pode sair as 18h mesmo que nao tenha servico. Neste caso e disponibilidade e e paga? Outra questao, se o patrao mandar vc embora quando termina mais cedo, imagine que entro as 8h e sai as 14 porque ele disse que podia ir para casa, ele pode descontar por nao ter cumprido as 8 horas? Eu acredito que nao mas tem esquemas para tudo.
Boa tarde companheiro só vi agora a sua pergunta.
Se o patrão mandar embora mais cedo por falta de serviço o problema é dele e não tem que descontar nada.
Se você chegar ao parque e já tiver as suas 8 horas feitas pode perfeitamente ir embora sem ter que esperar pelas 18horas.
Pois.......é o correto, se estamos ao serviço da empresa á espera de carga ou descarga devemos estar em martelos, mas.......eu faço distribuição porta a porta com um pesado, entro às 8h da manhã ponho cartão, inico o turno e ponho o camião no cais e vou carregar fica em martelos cerca de uma hora......depois de já ter a papelada arranco e faço condução e martelos até cerca da 13H onde paro e faço a pausa de 1H, arranco às 14H onde continuo a fazer condução e martelos até às 19H, ponho em descanso e encerro o turno,.....é assim de segunda a sexta.......mas o meu responsável me disse que eu tenho muito tempo em martelos que não pode ser ,que tenho de ter mais descanso(cama) e para fazer isso quando estou a fazer descarga ou até mesmo de manhã na carga.......e esta hein!?!? já agora a vossa opinião
Companheiro bom dia, o que o seu patrão quer é que você coloque o tacógrafo na cama, pois dessa forma, se um dia mais tarde você se despedir, ou simplesmente exigir receber as horas que trabalha, você não vai poder reclamar as horas extras , porque na prática você trabalha pouco, pois está sempre na cama
Outra coisa, é livrar de ter um acidente com o tacógrafo na cama, o seguro pode se colocar de lado.
@@florespontes2546 pois.....é um olho no burro e o outro no cigano!!!!!!.....a gente sabe o que eles querem........o azar deles é que não andamos neste mundo há 2 dias!!!
O senhor está absolutamente certo. A título de comparação, no Brasil a Lei estabelece que: " Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada." Ou seja, o tempo à disposição do empregador é termo que está ligado à jornada de trabalho e representa o tempo em que o empregado está ora aguardando ou executando ordens. Assim, conforme nossa Lei, segundo o artigo 244, § 2º da CLT, o funcionário que atua no regime à disposição da empresa deve receber um adicional de um terço do valor da hora normal de trabalho.
Empresas não respeitam absolutamente nada. Cansei de ficar 24h no ar, falta união ao motoristas. Nada que uma boa greve não resolva. 😡😡😡😡😡😡😡
E guando estamos ao lado do motorista que está a conduzir no momento temos que colocar em disponível
Uma obs então quando se faz uma travessia de ferry ou comboio nao tem se colocar o tacografo em ferry?
Bom dia sou seu fã e acredito no seu trabalho
Agora , como faço pra guardar como fizeste todas as informações do tacógrafo para no futuro vir a ter como prova e fazer uso se preciso ? No outro vídeo seu entendi que ência o registro ao sindicato é assim ?
@@taxipinhais5566 boa noite companheiro.
Obrigado pelas palavras, mas eu não sou nenhuma figura pública para ter fãs. 😀
Sou um simples motoristas, que partilha um pouco da sua experiência.
Em relação à sua pergunta, veja este vídeo que deve ajudar.
ruclips.net/video/VU0gmhh0wgQ/видео.htmlsi=Rjhr6yAtlPJvcv-v
Antes de mais muito obrigado a este canal e à informação que nos vai prestando.
Trabalho com pesados há 20 anos mas tenho muitas dúvidas em relação ao tacógrafo pois até há 6 meses atrás sempre fiz trabalho que estava isento do uso do mesmo. O tacógrafo do carro que ando é antigo e não tem simbolo de condução, apenas martelos, disponibilidade e cama. Como faço um horário fixo de trabalho das 8 às 17 com 1h de almoço, tenho usado sempre martelos para trabalho, seja de condução ou não e cama na hora de almoço. Estarei a agir bem?
Boa Tarde companheiro.
Em princípio pelo que está a contar está a fazer bem.
Só é preciso ter em atenção que nunca se pode esquecer de colocar na cama na hora do almoço e há noite retirar o disco fora.
Mas muito provavelmente, e na maioria dos tacógrafos, estando comotado na posição de cama, quando arranca ele faz condução automáticamente e dessa forma ao parar não corre o risco de se esquecer de colocar em descanso.
A nossa equipa é composta só por motoristas que partilham apenas a sua experiência. Nesse sentido é sempre importante procurar outras fontes de informação mais credíveis.
Um grande abraço e boas viagens.
Olá, onde posso arranjar o CCTV!?
Vais ao Google e escreves no motor de busca cctv 2024 e até podes imprimir.
Grande abraço companheiro
Já ganhou um inscrito, informação importante, só me fica uma dúvida, como ponho em disponibilidade? Ou não sei ou o meu não tem...
Bom dia companheiro.
Em princípio todos os tacógrafos têm a opção de disponibilidade, e representada por um quadrado e uma linha a meia.
Tal como se vê no início do vídeo tem escrito disponibilidade e o respetivo símbolo
Boa noite,
Tenho uma dúvida e agradeço se me esclarecer.
Dentro das 4:30h o tempo em martelos também conta?
Ou seja tenho que fazer a pausa ao fim 4:30h quer sejam elas todas de condução ou de martelos?
Obrigado.
Boa noite companheiro.
Para as 4:30 só conta a condução, mas para os martelos há um limite máximo de 6horas em conjunto com a condução.
Exemplo.
3horas de condução e 3 de martelos tem que fazer pausa.
@@motoristasprofissionais obrigado pelo esclarecimento.
Eu ainda estou um bocado cru neste assunto porque no meu anterior trabalho era isento de tacógrafo, mas agora não.
Obrigado.
Abraço.
🎙️📱 Zello 📱🎙️
Já agora aproveito e pergunto se conheces a nossa sala do Zello.
Está aberta 24 horas por dia
Lá falamos muito sobre várias questões da nossa profissão e tentamos sempre ajudar quem tem dúvidas.
Tirando isso falamos sobre tudo partilhamos experiências e a cima de tudo Ajudamos nos uns aos outros a tentar passar o tempo nesta vida por vezes solitária.
Caso tenhas interesse em aparecer serás bem recebido.
O nome da sala é MotoristasProfissionais escrevemos tudo junto como se fosse uma só palavra. 📱🎙️
motoristasprofissionais no Zello.
zello.me/k/hJlfB
Boas amigo, tenho uma dúvida: meu tacografo não passou para cama no final do dia, fechei o turno e fiz a pausa de 45 horas. Na segunda feira ao abrir o turno eu percebi que o tacografo havia ficado o fim de semana todo em martelos, te pergunto: posso ter problemas?
Obrigado.
Boa tarde companheiro.
Todos os erros tem consequências, e esse também tem as suas.
Da próxima vez que acontecer faça a impressão de 2 talões e escreva por trás o que aconteceu.
Se possível peça na empresa um papel chamado declaração de atividade., a empresa sabe o que é.
Se fizer o que estou a dizer, não se vai lbrar dos problemas, mas garantidamente será mais fácil recorrer da sentença ou da multa e as consequências serão menores.
Um abraço e boas viagens
Boa tarde tenho uma duvida, imaginem que vou iniciar meu trabalho, ja sei que todas as segundas, vou numa carrinha em disponibilidade para espanha 6 horas. Registo no tacografo essas 6 horas antes em disponibilidade. Qual é minha amplitude de trabalho? Essas seis horas descontam nas 13h ou 15h?
Boa tarde companheiro
Esse tempo deve ser colocado em martelos e não em disponibilidade.
A disponibilidade é outra coisa e não serve para nada.
Quanto muito coloque em cama se tiver essa necessidade e for urgente.
Se quer fazer a coisa bem feita é em martelos.
Muito boa explicação👍
Mas será que me pode ajudar? tenho algumas dúvidas sou motorista á 1 mês e tenho medo de fazer porcaria e cada motorista teem uma teoria diferente. O meu trabalho é um pouco diferente do transporte de mercadorias, ando com um chico e vou as fabricas buscar os cestos de ferro e as vezes bascular, e as vezes ando com o carro da aspiração e com um ajudante. Já mexi em muitos carros diferentes e tacografos diferentes, e cada vez estou mais confuso. reparei que no mais novo quando estou a bascular ou o carro fica au relanti nao conta como tempo de condução, agora a minha maior duvida é por exemplo com o carro da aspiraçao o tempo em que o carro esta au relantin e o meu colega esta a fazer o trabalho dele a aspirar com a tomada de força ligada tenho de respeitar as 4.5?!!
boa noite companheiro, para dar algumas explicações por escrito fica difícil. se poderes passa na nossa sala de zello.
Boa noite ! Uma questão posso movimentar por algum tempo mesmo mínimo o Caminhão quando estou em descanso, ouvi dizer que podemos até 15 minutos, está correto ?
Desde já agradeço a atenção
Boa noite companheiro, está errado, sempre que mexemos no carro o descanso é interrompido.
Por curiosidade.......hoje ao inserir cartão(8h00) apareceu um símbolo a piscar que era uma seta estilo raio com a cama ao lado com o seguintes numeros(00h00.....15h00) será que já me tramei????
Boa noite Sr Flores. Onde posso obter o CCTV
Boa tarde companheiro, se for ao grupo de Facebook, Motoristas Profissionais tem uma pasta com o nome ficheiros , lá encontra um com o nome CCTV- XL2023 .
De qualquer das formas, deixo aqui o link direto.
facebook.com/share/p/tTJ27LQ6rcxo1CBA/
Como grande novidade, temos o fato desta cláusula passar a ter um novo
número 2, no qual são consagrados deveres específicos para os trabalhadores
com a categoria profissional de motorista, deveres estes cuja violação, fica já
caracterizada/classificada como particularmente grave.
Terão por isso que respeitar as ordens, as instruções de trabalho e a legislação
relativas a matérias sobre, tempos de condução, pausas, descanso e utilização
do tacógrafo, documentação, estiva e proteção das mercadorias carregadas,
manutenção das viaturas, condução económica e defensiva, trajetos, aquisição
de gasóleo e custódia (guarda) dos respetivos cartões e seus códigos.
achei isso no ccvt, resumindo isso não está falando que temos que respeitas as horas de tacografo como horario normal de trabalho?
A disponibilidade interrompe o nosso tempo de trabalho?
Boa noite amigo
Se temos que trabalhar 8 horas por dia, porque nos fazem conduzir por 9 e 10 horas?
obrigado pela resposta e pela atenção.
Bom dia companheiro.
Simplesmente porque não temos a coragem de dizer que não.
Eu também sou um deles.
Algumas vezes recusei, mas foram muitos mais os dias em que não tive essa coragem.
Mas é um direito nosso e um dever, recusar, pois a lei é clara e diz que é proibido.
@@motoristasprofissionais verdade , tínhamos que ser mais unidos e lutarmos pelos nossos direitos.
Meu amigo tem motorista ficando acordado 18 horas quando em tripulação múltipla depois de dirige 9 horas e vão para o banco do passageiro e não pode dormir enquanto o outro motorista conduz as 9 horas dele 9+9=18
Alguém que fala e percebe do assunto.
No meu CCTV (passageiros) disponibilidade é pago ao valor da hora normal (mesmo que já esteja a fazer horas extras, ou seja, se estiver 2h extra e 1h do meu dia de trabalho for em disponibilidade, no final de contas vão me pagar uma uma hora extra a 50% e a outra nem irá ser a 75%, irá ser paga a hora normal porque é paga como disponibilidade.) Resumindo, penso estar melhor que o CCTV de mercadorias, à excepção desta macacada que fazem para pagar menos por uma hora extra, pagando-a como disponibilidade.
Se me permites estás errado, o teu horário é do inicio até ao fim com o corte de almoço ou até 3 horas por dia, depois das 8 horas seja do que fôr recebes a primeira a 50 e a restantes a 75... é assim que te pagam. Se te pagam diferente estás a ser enganado, disponibilidade é apenas uma linha no recibo para cumprir a lei. Acredita se quiseres.
@@ivogago6140 ya... Eu sei, assim é está correcto. Tal não acontece aqui. Mas acho que existe uma cláusula que serve de acertos. Mas não posso confirmar isso. As cláusulas só servem para baralhar
@@Tiagoshi No Grupo Barraqueiro devia ser todo assim, na EVA no algarve é assim pelo menos.
@@ivogago6140 também trabalho no Algarve, para o grupo e houve uma altura em que fiz muitas contas, e não batia certo porque pagavam menos horas a 75 do que aquelas que fazia na realidade. Depois é que reparei que as horas que me faltavam estavam na disponibilidade. Agora explica lá isso... Os teus recibos não estão assim?