Excelente Documentário.Voei ATR de 2002 à 2011(Trip,Royal Air Maroc e Azul).Tive apenas um episódio de severe icing onde tive que aplicar o checklist completamente incluindo o "escape". Foi necessário uma descida do FL170 ao FL070 e retorno ao aeroporto de partida.
Sendo ex-piloto qual seria sua suposição do porquê os pilotos se mantiveram sem aplicar 100% de throttle e em 17.000 pés mesmo com os sucessivos alarmes de perfomance limitada?
@@jorge_781Cultura operacional da Passaredo. Deixei um comentário aqui nesse vídeo. Fui piloto da empresa por alguns anos até 2017. Pedi demissão junto a um grupo de colegas pois já temíamos a segurança de voo. Na época atrasavam nossos salários ou nos pagavam em 4, 5 ou até 6 parcelas dentro do mês. Até hoje não recebi meu FGTS de anos de trabalho. A empresa sempre operou no limite. Nunca - repito, nunca! - voei na minha época qualquer avião sem ser despachado MEL. Por vários meses nós voamos com alguns aviões da frota (PR-PDB, PDI e PDH especificamente) despachados no limite dos itens MEL. Se tivéssemos qualquer problema, estaríamos fora dos requisitos de aeronavegabilidade. Tivemos 20 monomotores em 1 ano, numa frota de 10 aviões. Quase tivemos um acidente com o PR-PDD em Rondonópolis por conta da cultura porca da empresa. Assista ao filme Whisky Romeo Zulu e entenda como a Passaredo sempre operou… A cultura dessa empresa gera complacência nos colegas, gera passividade, estraga qualquer aviador de alto nível. Além de ser uma empresa completamente desorganizada no aspecto interno e operacional. Repito: a ANAC já deveria ter cassado o CHETA da empresa faz anos. Num país sério, uma empresa tão incompetente como essa jamais operaria. Espero que a investigação traga luz sobre isso.
@@mariopinho6549Boa analise, como você descreveria a falta de ações dos pilotos do 2283, principalmente em não acelerar os motores nem declarar emergência para abaixar altitude? Será que ja teriam passado por outras situações semelhantes anteriormente onde não resultou em nada grave, causando neles uma certa falta de senso e preocupação com a gravidade da situação que estavam?
Fiquei assustado com a quantidade de comentários de pilotos tratando a formação de gelo como algo inofensivo e corriqueiro, e indo na direção de que se os sistemas desse ATR funcionassem perfeitamente estaria tudo ok. Cmte. Branco, por isso não canso de dizer o quão importante é seu trabalho, tendo sempre a segurança de voo em primeiro lugar 👏🏻
Disparadamente o melhor vídeo sobre o acidente até o momento. Pena que a maioria segue os “especialistas” de plantão bem como, os “jornalistas” mal intencionados. Parabéns, mais uma vez, Branco!
Mais uma vez, o Cmte e Professor Branco dá um show de didática e conteúdo. Estou na ativa há 40 anos; conheci "escolas" muito boas aqui e mundo afora. Escuto cada aula com com muita atenção, relembrando e aprendendo coisas novas. Parabéns e muito Obrigado!!!
Cara, concordo plenamente, nem sou do setor de aviação, mas esse cara consegue me fazer entender com uma clareza tão grande, que eu mesmo me admiro, imagine um piloto, acredito que todos os pilotos, deveriam assistir a esse vídeos.
Em Português, não tem pra ninguém, Prof. David Branco!!! Seu canal é, de longe, a melhor fonte de informações técnicas precisas e muito bem explicadas, que muito contribuem para a formação de bons pilotos e também para informar pessoas leigas que gostam da aviação. E, no caso de acidentes, sempre respeitando rigorosamente a filosofia SIPAER! Parabéns, professor! Brilhante como sempre!
O nível de detalhamento no vídeo e animações são algo fora do normal. As explicações até para mim, que sou leigo, são claras. Excelente trabalho parabéns!
O melhor canal de aviação, do ponto de vista didático, para pessoas com algum conhecimento aeronáutico, como é o meu caso; o canal do CMD Magnar, piloto de ATR, também é muito interessante. Estive a aguardar com grande expectativa este episódios por muitos dias. Parabéns
Mediante tantos alertas nesse terrível acidente ainda teve o copiloto que disse:"bastante gelo", quando ele ainda estava falando o piloto deveria ter decretado mayday mayday mayday imediatamente, mas o porquê de tudo isso deixa que senipa conclua a investigação. AH MAS TAMBÉM TEM UM PEQUENO DETALHE QUE EU FIQUEI SABENDO QUE SE UM PILOTO DECRETA MAYDAY MAYDAY MAYDAY QUANDO ELE DESCER, SE CONSEGUIR DESCER, ELE ESTÁ DESEMPREGADO. Eu acho que tudo isso tem que ser investigado com bastante seriedade.
Este canal é um absurdo de bom. Eu sei zero de aviação e entendo tudo o que foi explicado. Obrigada por trazer luz para o mundo obscuro da aviação na internet onde cada piloto/comandante fala uma coisa sendo que uma não tem nada a ver com a outra. A sua aula foi um show! 👏🏼
@@renep.santos8425 Que soberba cara? Os pilotos brasileiros são muito bons e muito bem vistos pelo mundo todo. 17 anos sem nenhum acidente comercial e vc vai meter essa? Só olhar para a EMIRATES, talvez a maior compania aéria que existe. O A380 (Maior avião comercial do mundo) tem como comandante um brasileiro. N tem como prever quando um avião vai falhar amigo. Quem tem que checar isso é o pessoal da manutenção, o piloto ta la pra voar.
Branco é um cara tão respeitoso, que esperou um momento melhor para falar. Além de que, ele tem propriedade para falar. Esse vídeo dele, com certeza, vai ajudar muito à comunidade aeronáutica. Grato por compartilhar seu rico conhecimento conosco. Eu sou leigo e mesmo assim, assisto o conteúdo dele. Seria muito bom que mais profissionais da área pudessem ter acesso à riqueza de conhecimento dele. Divulguem esse belo canal, sobretudo se conhecerem quem trabalha com avião. Isso tb pode salvar vidas. Se inscrevam. Vamos chegar nos 100k? Abraços e que Deus abençoe a cada um de nós!
Este sem dúvida é o vídeo mais didático sobre o tema que assisti até o momento. Muito triste pelo acidente. Mas a busca pelo aprendizado para prevenção de acidentes futuros deve ser sempre desta forma. Sem sensacionalismo, com base em informações técnicas e dados. Muito obrigado pelo vídeo, David.
Era o seu vídeo o que eu mais aguardava, Branco. Aprendi muito com você, que tem pouca firula e muito conhecimento de histórico de acidentes e incidentes. Fala com propriedade, direto ao ponto e sem sensacionalismo, de maneira TÉCNICA.
Eu nao sou d área da aviação, mas assisto todos os seus vídeos, e nao sei como explicar, consigo entender coisas da aviação que acredito que está acima da compreensão da maioria das pessoas, é um canal sensacional, parabéns e continue com esse grau de profissionalismo, e conhecimento impressionante.
Cmte Banco, imagino o quão trabalhoso acaba sendo para que seja produzido um material de tão alto nível como este e, acho que é um sentimento comum a todos, só temos que te agradecer. É muito nobre o teu trabalho e tenha a certeza de que reconhecemos isso. Que Deus continue te abençoando e abençoando a nossa comunidade ao redor do Mundo. Desejo voos seguros a todos! Obrigado, mais uma vez!
Primor na apresentação e na análise como sempre. Espero que muitos profissionais da aviação acessem estas informações pois mesmo os mais antigos e com muitas horas de voo precisam de reciclagem constante pois inúmeras vidas passarão por suas mãos durante o exercício de sua profissão. Obrigado pelo vídeo.
@@quackgarage9551 melhor ser um leigo do que ser um comandante incompetente q matou 62 pessoas. De que adianta tanto estudo se na hora do aperto não sabem nem o que fazer 😂 talvez um leigo nessas horas se sairia bem melhor🤣
O canal do cmdt Magnar, citado no video, também é muito bom no que diz respeito a ATR. Ele comenta em seus videos que os ATRs não deveriam ser despachados com alerta de gelo severo em vigor.
É o melhor canal brasileiro de aviação. Ontem o Magnar também fez um ótimo vídeo e de cara já deixou claro que o ATR não foi certificado para gelo severo; logo, nem deveria ter decolado de Cascavel.
Então. É essa a questão deste modelo: Concluir que a operação comercial ($$) dele é inviável se todos os procedimentos que restrinjam sua operação forem seguidos à risca, pois, os modelos de administração foram de extremos, do jurássico, da Varig (trabalhei lá de 87 a 94) ao "moderníssimo", número, número, número, cash, cash, cash, cash, com o mundo real ficando de fora. Se a Aviação precisar de modelos ligeiramente maiores, com um patamar a mais de robustez, regionais quadrimotores ou a reação, mais que se tenha a margem a mais de segurança, "sobra" mais equipamento na mão da tripulação, então é isto que tem de ser feito. Pois se analisarmos os estudos que mostram quais equipamentos são considerados "adequados" para cada aplicação, vêm dos que fabricam. Ampliando aqui a analogia para utilizar mais amostras: Quem projeta bimotores pra voar o Pacífico está bem longe do assento do cockpit, confortavelmente utilizando seus óculos VR. Se UM motor fica inoperante, os pilotos só tem mais UM, e não, mais TRÊS (ou 2) como anteriormente. São exemplos do que pode estar acontecendo no tal "compliance" corporativo inserindo questões "ambientais" quando de na verdade as indústrias deveriam bater o pé e dizer que não dá pra enxugar as aeronaves sem comprometer a segurança e a pergunta que me faço é: Será que não estamos nesta situação? É apenas uma pergunta retórica pois, meu comentário não vai mudar nada, muito menos a mentalidade das empresas envolvidas no meio. Mas se muitas pessoas começassem a pensar nisto poderia vir a ser diferente.
@@FlapTurbofan Disse tudo. E vamos ser sinceros, o projeto do ATR é medíocre e extremamente suscetível a qualquer mudança no perfil aerodinâmico (ainda mais se tratando de gelo). Afinal, não é uma mera coincidência que existe um número considerável de casos de perda de controle em voo com o ATR. Como em qualquer indústria grande, é mais fácil (e cômodo $$$$) pra fabricante fazer uma diretriz específica do que admitir que o projeto do avião é ruim. Faltou sim consciência situacional dos pilotos no caso da VOEPASS, mas esse projeto é medíocre e esse perfil de asa é uma verdadeira m**** se tratando de comportamento em velocidade baixa.
@@mauricionascimento8049ele pode voar sim, era só baixar o teto operacional, onde a região estiver com formação de gelo severo, assim ele voa mais baixo
Muito obrigado cmte. por disponibilizar o seu trabalho para nos. Sou piloto e seu material tem me ajudado muito na minha formação tecnica e profissional. Grande abraço
Vídeo excepcional. Não vi nada parecido no RUclips, tv aberta, em debates ou outros. Simplesmente é um agregado de altíssima qualidade de voz, entoação, conhecimento, concatenação perfeita de conhecimentos e informações, incluindo as imagens que se adequam ao todo. O comandante David Branco e o seu trabalho são um só: talento, inteligência muito acima da média e percepções excepcionais. Se a aula desse vídeo do comandante David Branco, e outros do seu canal que seguem a mesma linha de qualidade, fossem também em inglês com certeza teria alcance mundial.
Cmte. Branco, venho mais uma vez agradecer pelo seu trabalho. Que primor de vídeo. Não trabalho na área, sou um mero leigo que há poucos anos passei a ter simpatia pela aviação. Não sei explicar de forma assertiva, mas a cada vídeo que assisto do seu canal, contribui para que de alguma forma, eu aplique isto na minha vida no intuito de me tornar uma pessoa melhor. Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Mais um excelente vídeo, obrigada Comandante! Seu trabalho primoroso em prol da segurança de voo é um exemplo de profissionalismo e de sua grandeza como ser humano.
Obrigado, Professor Cmd Branco, por compartilhar seus conhecimentos de forma tão brilhante e profissional! 👏🏻 Seguido ao infeliz acidente, assistimos a divulgação de tanta desinformação e falta de respeito com os envolvidos, que nos entristeceu o coração. 😣 Mas, quando temos o privilégio de ouvir os profissionais, que verdadeiramente se preocupam com o tema, com o propósito nobre de fazer a diferença, fico até emocionado! 🥰👍🏻
Eu nunca operei aviões da família ATR. Porém, após o acidente do 2283 fui conversar mais a fundo com amigos que voam o tipo, e procurei uma vasta literatura para aprender um pouco mais sobre o avião. É complicado julgar um projeto, é indiscutível o sucesso do modelo em no seguimento Commuter. Porém é bastante peculiar o comportamento que o avião apresenta quando submetido a uma condição de gelo moderado a severo. Falando com um colega, o mesmo relatou que fica extremamente desconfortável com essa condição, e que para ele como Comandante, um adendo no seu briefing com a tripulação técnica e comercial, é de que ele ao primeiro encontro, além de seguir os procedimentos do SOP. O mesmo já pede para livrar o nível e encontrar uma situação mais confortável. Mesmo que isso custe um aumento do consumo, ou aquilo se torne "menos" rentável para a Cia, ele me lembrou de que são situações que ocorrem com pouca frequência, mas que vale muito mais chegar gastando 300 kgs a mais, do que não chegar. O ATR tem um comportamento bastante crítico o mesmo citou, assim como podemos ver em vários exemplos do video do Cmte Davi. O nível de upset recovery é implácavel para os pilotos, é muito complicado você que nasceu para "dominar" a máquina. Virar um mero passageiro em um avião que reage de uma forma completamente desconfortável. Não estou criticando o avião. Mas acredito, que nem todo o projeto é perfeito. Hoje enfrentamos situações climáticas que se tornaram caóticas. Um bom "preflight" e a ações mitigatórias são o começo de um voo sem maiores intercorrências.. Tem um RUclipsr que diz que "turbulência não derruba avião". Pois bem, derruba, e derruba demais! Fecho esse meu humilde comentário, lembrando de uma frase que um Comandante que eu voei na época do Baron me disse: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine." Isso é uma passagem bíblica, mas que foi utilizada para que eu entendesse um contexto meteorológico em uma operação que estávamos em Ribeirão Preto. Eu queria decolar, e seguir a missão. Mas ingênuo há 20 anos atrás, aquele poderia ter sido meu último voo. Condolências a todos que pereceram no 2283
Professor, muito obrigado por mais essa oportunidade de aprendizado! Sua ética, cuidado e respeito com os dados e o conteúdo são dignos de aplausos. Parabéns também pela didática.
Cmte.Branco,parabéns pela excelente explicação real sem fazer video de interesse das operadoras das aeronaves ATR visando amenizar a realidade para agradar operadores devido ao esvaziamento que um acidente provoca no público de voos operados pelo modelo. Como fizeram outros canais, induzindo a população a continuar voando no ATR. Sem citar que aeronaves com cauda em "T" são mais críticas em condição de estol e irrecuperáveis devido a esteira de turbulência provocadas pelas hélices envolverem o profundor tornando-o ineficaz nas correções de arfagem (controle de subida e descida) da aeronave. como ocorre em parafuso chato. O Sr. é um grande Piloto e instrutor. por isso o Canal Aviação em Pauta está mais alinhado com sua postura profissional, Técnica e não sensacionalista e nem tendenciosa a defender interesses comerciais e sim a vida de passageiros e tripulantes(SAFETY). Com agravante de fadiga das tripulações da Voepass e suspeita de maus procedimentos de segurança quanto a manutenção das aeronaves. detalhes ainda sob investigação do CENIPA e Monitoramento da ANAC.
@@dkncelsius não foi isso o que ele quis dizer. Mas acredito em melhorias gerais nos procedimentos de voos em ATR, principalmente em conscientização e reciclagem em treinamentos da tripulação, ressaltando enfaticamente as condições de vôo em situações de formação de gelo.
@@dkncelsius ATR operado por pilotos bem treinados e por uma cia aérea que coloca a segurança dos passageiros em primeiro lugar, sem dúvidas é seguro, mas, infelizmente, esse parece não ser o caso aqui no Brasil, vide episódeo do voo da TRIP em 2013 (tem vídeo aqui no canal) e agora todas essas evidências que temos nesse voo da Passaredo. Colocar um ATR para decolar diante de uma previsão de tempo daquelas (severe icing em quase a totalidade da rota) já é questionável. Os pilotos comentarem sobre algo errado no sistema de degelo NO INÍCIO DA VIAGEM e não darem meia volta, é inaceitável. O que os levou a tomarem a decisão de seguir viagem (e seguir ignorando os avisos) é o que deverá ser esclarecido pela investigação.
A melhor explicacao que encontrei no youtube. Que diferença com os outros canais de pseudo especialistas (aero, avioes, musicas, etc) deixo like, subscribe e meu respeito.
Excelente vídeo, muito obrigado. Quero destacar o conhecimento técnico, a pesquisa feita e a didática com excelente apoio de material visual. Todo piloto deveria assistir a essa aula.
Finalmente, uma análise técnica e imparcial. Dada a maior sensibilidade do ATR às condições de gelo, devido às características de seu projeto, é essencial que os pilotos cumpram rigorosamente os procedimentos estabelecidos no Manual de Operações. Ao serem acionados os sistemas de alerta de gelo, a resposta deve ser imediata, com a declaração de emergência e o início de uma descida controlada sem hesitação, garantindo a segurança e a integridade da aeronave e de seus ocupantes.
Uau! Mais de 55.700 visualizações em menos de 12 horas da publicação. Isso é uma amostra da sua credibilidade no nosso meio. Parabéns e obrigado Professor David Branco por disseminar informação e conhecimento!
🙌Até que enfim alguém para falar a real deficiência desse projeto em condição de gelo. Os canais, dos "vendedores de camisas, chaveiro e boné", só sabem dizer que o “avião é seguro” ou “avião super moderno”. Mas nao mostram nada, de concreto como histórico da aeronave. Ora pelo histórico é nítido que esse avião é mais mais vulnerável que os outros nessa condição. No Brasil deveria ser como na Europa, onde há uma prioridade para esse modelo, em condições de gelo.
E pelo que tenho visto em entrevistas, inclusive com pilotos de ATR, é um avião que impoe uma maior carga de trabalho ao piloto e exige mais cuidados e atenção do que por exemplo um 737ng. Resumindo: não é um avião pra "amadores". Segundo o cmdt Magnar, citado no vídeo, em um de seus vídeos, os pilotos devem fazer de tudo para nunca terem que ver no painel a mensagem INCREASED SPEED.
Falar sobre deficiência de projeto é a mesma coisa que você falar que o projeto de um Opala 1977 é deficiente por falta de um câmbio automático. Dirigir um Cruze 2016 requer menor carga de trabalho quando comparado ao Opala 1977. Nos aviões é quase esse conceito. A carga de trabalho num A320 ou 737ng é menor do que no ATR. Só que no ATR pra você se safar em certas condições tem que desconectar o AutoPilot e ter ele "nas mãos".
@@ThiagoGaban é complicado pois era uma tripulação experiente no modelo, acredito que o tipo de aeronave é mais suscetível que os outro em gelo severo.
Subliminarmente, e sempre de forma excepcional... O senhor já nos iluminou alguns caminhos sobre o que esperar do resultado final das investigações do CENIPA... Sem evidentemente querer antecipar absolutamente nada, é claro, mas... Muitos já sabem o que virá... Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado...
Brilhante abordagem sobre esse tema que tem levado a diversos equívocos e até mesmo a especulações infundadas por pessoas sem base técnica para tanto. David Branco sempre é cirúrgico em suas avaliações e possui expertise elevada. Lamento pelas vítimas fatais e seus familiares com todo o meu respeito.
Excelente!! Material riquíssimo de informações. Você se aprofunda em seus vídeos, seu conhecimento é bárbaro, você mostra detalhes que faz toda diferença em nosso aprendizado. Agradeço imensamente por poder aprender em cada vídeo que você realiza com tamanho carinho, cuidado e acima de tudo profissionalismo.
Meu Deus, que canal sensacional! Muito técnico e didarico; já havia visto um vídeo do Branco com um ATR da então TRIP, em 2015, tbm com perda total de controle em vôo, que a tripulação conseguiu reverter. Parabéns pelo canal!
Aqui sim o Branco aviação e o canal asas são os melhores !! Entendem do assunto !! Não aqueles RUclipsrs que ficam chutando os motivos de acidentes aeronáuticos !! Nem perco meu tempo com aquele povo !! Parabéns ao Branco aviação por produzir um vídeo com muita informação !!
Este sim, estava esperando o Lito, e eu ouvi, até gostei. Estava esperando esta informação, do Cmte Branco, inclusive já vi outros vídeos dele, sobre o assunto. Explicação cristalina e focada . 😊
Surpreendido. Ja vinha visto o video do Lito, Mentour pilor e do noruegues Magnar Nordal. Este video apareceu como sugestao. Eu ja nem queria ver, julgando que nao ia acrescentar nada de novo. Não podia estar mais errado, Este video tem muita informacao riquíssima, não coberta nos outros videos e é por isso uma valiosa adição complementar para o estudo deste acidente. Ganhou um seguidor. abraço.
Boa tarde, David! O seu canal é o único que não explorou o acidente ocorrido, de forma sensacionalista. Muito pelo contrário... Nós apresentou outros casos envolvendo os ATR 72, e se ateve a apresentar o que acontece, em situações envolvendo a formação severa de gelo... Um profissional de alto nível, a gente conhece através do tipo de conteúdo que ele apresenta. Meus parabéns pelo seu comportamento ético, mostrando um completo comprometimento com os profissionais da aviação e visando meramente a segurança na condução do vôo. Pode ter certeza de que o seu trabalho já salvou muitas vidas. Forte abraço, e novamente os meus parabéns, pelo alto nível do seu trabalho!
Estava esperando ansiosamente esse vídeo. Pra quem quer detalhes mais técnicos, mesmo sendo um leigo como eu em aviação, esse é o canal certo. Que vídeo maravilhoso. Parabéns Comandante Branco. 👏🏻👏🏻
Tenho 5.000 horas em linha aérea e posso afirmar que aprendo muito com os vídeos do Cmte. Branco. Excelente didática e conhecimento. O seu trabalho salva vidas. Parabéns e continue contribuindo para uma aviação mais segura!
Sou enfermeiro, já atuei coordenando equipe em UTI e sempre vejo os vídeos deste canal. A segurança da indústria aeronáutica deve ser vista como exemplo para a segurança de pacientes em hospitais e serviços de saúde - que é muito negligenciada.
Também fico pensando, como médica (e já trabalhei em UTI por anos), que seria utilíssimo ter alguma maneira de "transportar" os métodos de segurança e investigação usados na aviação para o nosso ambiente de trabalho, @giorufpr - fiquei feliz de ver seu comentário, pois nunca tinha visto ninguém da nossa área também fazer essa ligação.
@@elisanereis1860 na saúde há alguns impedimentos objetivos por questão que: quando começa a se investigar a questão da segurança do paciente, começa também a emergir problemas da falta de investimento real tanto em recursos humanos como em infraestruturas (ou se preferir, tecnologias duras e leves). Há uma ilusão que em hospitais, dá certo de economizar em pessoal, em treinamentos constantes e mesmo assim alcançar níveis elevados de segurança. Isso tudo é uma ilusão conforme fica demonstrado na indústria aeronáutica.
esse era o vídeo que faltava, trabalho sensacional tanto deste canal como do CENIPA, o que é muito triste de ver é que os pilotos tiveram varias informações diante dos olhos deles, mas parece que não foi dado atenção devida ao evento, lamentável. Só não entendo como os ATRs vendem mais que os Dash 8 esses sim são aviões parrudos assim como o EMB 120 Brasilia.
Parabéns pelo conteúdo e explicação. Completos e precisos. Permita-me apenas uma sugestão: trazer para o início do vídeo as condolências prestadas às pessoas envolvidas que fez no final. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
OLA COMANDANTE ESTAVAMOS ESPERANDO SEU VIDEO SOBRE O ACIDENTE E O SR DEU UMA VERDADEIRA AULA, DEU UM BANHO NESSA TURMA QUE SE DIZ ESPECIALISTA, DEU PRA ENTENDER PERFEITAMENTE O QUE HOUVE NESSE VOO DA MORTE. MUITO OBRIGADO PELA AULA.
Excelente Documentário.Voei ATR de 2002 à 2011(Trip,Royal Air Maroc e Azul).Tive apenas um episódio de severe icing onde tive que aplicar o checklist completamente incluindo o "escape". Foi necessário uma descida do FL170 ao FL070 e retorno ao aeroporto de partida.
excelente atutude...voltar
Sendo ex-piloto qual seria sua suposição do porquê os pilotos se mantiveram sem aplicar 100% de throttle e em 17.000 pés mesmo com os sucessivos alarmes de perfomance limitada?
Treinamento associado a política operacional da empresa.
@@jorge_781Cultura operacional da Passaredo. Deixei um comentário aqui nesse vídeo. Fui piloto da empresa por alguns anos até 2017. Pedi demissão junto a um grupo de colegas pois já temíamos a segurança de voo. Na época atrasavam nossos salários ou nos pagavam em 4, 5 ou até 6 parcelas dentro do mês. Até hoje não recebi meu FGTS de anos de trabalho. A empresa sempre operou no limite. Nunca - repito, nunca! - voei na minha época qualquer avião sem ser despachado MEL. Por vários meses nós voamos com alguns aviões da frota (PR-PDB, PDI e PDH especificamente) despachados no limite dos itens MEL. Se tivéssemos qualquer problema, estaríamos fora dos requisitos de aeronavegabilidade. Tivemos 20 monomotores em 1 ano, numa frota de 10 aviões. Quase tivemos um acidente com o PR-PDD em Rondonópolis por conta da cultura porca da empresa. Assista ao filme Whisky Romeo Zulu e entenda como a Passaredo sempre operou… A cultura dessa empresa gera complacência nos colegas, gera passividade, estraga qualquer aviador de alto nível. Além de ser uma empresa completamente desorganizada no aspecto interno e operacional. Repito: a ANAC já deveria ter cassado o CHETA da empresa faz anos. Num país sério, uma empresa tão incompetente como essa jamais operaria. Espero que a investigação traga luz sobre isso.
@@mariopinho6549Boa analise, como você descreveria a falta de ações dos pilotos do 2283, principalmente em não acelerar os motores nem declarar emergência para abaixar altitude? Será que ja teriam passado por outras situações semelhantes anteriormente onde não resultou em nada grave, causando neles uma certa falta de senso e preocupação com a gravidade da situação que estavam?
Enfim, a análise preliminar mais aguardada por muitos aqui do youtube. Obrigado Comandante.
Fiquei assustado com a quantidade de comentários de pilotos tratando a formação de gelo como algo inofensivo e corriqueiro, e indo na direção de que se os sistemas desse ATR funcionassem perfeitamente estaria tudo ok.
Cmte. Branco, por isso não canso de dizer o quão importante é seu trabalho, tendo sempre a segurança de voo em primeiro lugar 👏🏻
a principio funciona muito bem, ta na cara que foi erro da tripulação em não fazer o que o manual do fabricante instruiu
Normalização de erro.
É impressionante a qualidade estética e técnica desse canal.
Disparadamente o melhor vídeo sobre o acidente até o momento. Pena que a maioria segue os “especialistas” de plantão bem como, os “jornalistas” mal intencionados.
Parabéns, mais uma vez, Branco!
Fly with Magnar também!!
Mais uma vez, o Cmte e Professor Branco dá um show de didática e conteúdo. Estou na ativa há 40 anos; conheci "escolas" muito boas aqui e mundo afora. Escuto cada aula com com muita atenção, relembrando e aprendendo coisas novas. Parabéns e muito Obrigado!!!
Melhor canal técnico de aviação! Um canal desse deveria ter milhões de inscritos.
Cara, concordo plenamente, nem sou do setor de aviação, mas esse cara consegue me fazer entender com uma clareza tão grande, que eu mesmo me admiro, imagine um piloto, acredito que todos os pilotos, deveriam assistir a esse vídeos.
O pessoal prefere o Lito
@@eliomarlacerda2364 Questão de didática. Eu prefiro não cometer o erro de comparar os dois pois possuem um público diferente.
O "Zé povão" não quer saber de detalhes técnicos, querem ouvir o que que lhe agradam.
Concordo!!! Excelente canal.
Em Português, não tem pra ninguém, Prof. David Branco!!! Seu canal é, de longe, a melhor fonte de informações técnicas precisas e muito bem explicadas, que muito contribuem para a formação de bons pilotos e também para informar pessoas leigas que gostam da aviação. E, no caso de acidentes, sempre respeitando rigorosamente a filosofia SIPAER! Parabéns, professor! Brilhante como sempre!
O nível de detalhamento no vídeo e animações são algo fora do normal. As explicações até para mim, que sou leigo, são claras. Excelente trabalho parabéns!
Conteúdo de alto teor instrutivo e zero sensacionalismo.
A didática do cmte Branco é tão boa que mesmo leigo, mas entusiasta como eu consegue acompanhar o raciocínio.
O melhor canal de aviação, do ponto de vista didático, para pessoas com algum conhecimento aeronáutico, como é o meu caso; o canal do CMD Magnar, piloto de ATR, também é muito interessante.
Estive a aguardar com grande expectativa este episódios por muitos dias.
Parabéns
Agora sim uma explicação consciente.
Mais um excelente vídeo/documentário do Professor, David Branco.
Prezado Sr Branco eu estava esperando os seus comentários sobre esse assunto, no Brasil tu é o melhor. Muito grato
ele é o melhor do mundo
Sim o melhor
Eu também
Te o lito tbm que muito bom
Tenho 35 anos e quero ser como o Branco quando eu crescer!
Muito detalhado e claro como de costume.
Excelente vídeo!
kkkk
Pessoas como o professor Branco nasce uma a cada 100 milhões 😊
Esperando há dias esta análise.
Dois.
A preocupação com a qualidade do que é apresentado nos vídeos é digno de nota. Fantástico!
Estava aguardando ansiosamente pra ver aqui no seu canal
X2
Eu também.
Idem..kkk
Excellent. Shows that ATR and ice don't match, specially when the pilot disregard the severity of the situation due to poor training .
Mediante tantos alertas nesse terrível acidente ainda teve o copiloto que disse:"bastante gelo", quando ele ainda estava falando o piloto deveria ter decretado mayday mayday mayday imediatamente, mas o porquê de tudo isso deixa que senipa conclua a investigação. AH MAS TAMBÉM TEM UM PEQUENO DETALHE QUE EU FIQUEI SABENDO QUE SE UM PILOTO DECRETA MAYDAY MAYDAY MAYDAY QUANDO ELE DESCER, SE CONSEGUIR DESCER, ELE ESTÁ DESEMPREGADO. Eu acho que tudo isso tem que ser investigado com bastante seriedade.
@@alexandreUltilidadePublica Concordo 100%
@@alexandreUltilidadePublicanão existe isso de declarar mayday e estar desempregado. Pelo menos não por alguma lei/regulamentação/etc
Mayday = desemprego😅 Você tá doido, maluco, isso nem existe.
@@gpilattiperde o CMA
David, vc é imprescindível à aviação.
Parabéns por colocar seu conhecimento ao público sem sensacionalismo.
Este canal é um absurdo de bom. Eu sei zero de aviação e entendo tudo o que foi explicado. Obrigada por trazer luz para o mundo obscuro da aviação na internet onde cada piloto/comandante fala uma coisa sendo que uma não tem nada a ver com a outra. A sua aula foi um show! 👏🏼
Comandantes de aeronaves do Brasil deveriam assistir a todos esses vídeos aqui do seu canal.
Talvez a soberba e o ego de muitos não os deixem assistir esses vídeos.
@@renep.santos8425 Exatamente.
@@renep.santos8425 Que soberba cara? Os pilotos brasileiros são muito bons e muito bem vistos pelo mundo todo. 17 anos sem nenhum acidente comercial e vc vai meter essa? Só olhar para a EMIRATES, talvez a maior compania aéria que existe. O A380 (Maior avião comercial do mundo) tem como comandante um brasileiro. N tem como prever quando um avião vai falhar amigo. Quem tem que checar isso é o pessoal da manutenção, o piloto ta la pra voar.
@@ajlo.z vc sabe o que seja "soberba"? E eu não disse q eles não são bons pilotos...
Sou aluno, e temos que ter humildade de sempre está aprendendo! Aviação não permiti erros! Esse canal é muito bom
Este excelente documentário tem que ser passado em todas as escolas
Tropa de quem estava esperando o professor fazer esse vídeo 😮
Eu estava aguardando o vídeo dele.
Branco é um cara tão respeitoso, que esperou um momento melhor para falar. Além de que, ele tem propriedade para falar. Esse vídeo dele, com certeza, vai ajudar muito à comunidade aeronáutica.
Grato por compartilhar seu rico conhecimento conosco.
Eu sou leigo e mesmo assim, assisto o conteúdo dele.
Seria muito bom que mais profissionais da área pudessem ter acesso à riqueza de conhecimento dele.
Divulguem esse belo canal, sobretudo se conhecerem quem trabalha com avião. Isso tb pode salvar vidas.
Se inscrevam. Vamos chegar nos 100k?
Abraços e que Deus abençoe a cada um de nós!
Este sem dúvida é o vídeo mais didático sobre o tema que assisti até o momento. Muito triste pelo acidente. Mas a busca pelo aprendizado para prevenção de acidentes futuros deve ser sempre desta forma. Sem sensacionalismo, com base em informações técnicas e dados. Muito obrigado pelo vídeo, David.
Logo após o acidente, o algoritmo do RUclips me sugeriu este canal. Vi vídeos antigos e todos são tão bons quanto este.
Era o seu vídeo o que eu mais aguardava, Branco. Aprendi muito com você, que tem pouca firula e muito conhecimento de histórico de acidentes e incidentes. Fala com propriedade, direto ao ponto e sem sensacionalismo, de maneira TÉCNICA.
Muito obrigado pela contribuição a nós aeronautas, Branco. Seu trabalho, mais uma vez, rico e impecável.
Eu nao sou d área da aviação, mas assisto todos os seus vídeos, e nao sei como explicar, consigo entender coisas da aviação que acredito que está acima da compreensão da maioria das pessoas, é um canal sensacional, parabéns e continue com esse grau de profissionalismo, e conhecimento impressionante.
Estou começando a ver o vídeo e já percebi que aqui será minha melhor experiência com relação a qualidade de conteúdo. E meu depoimento é espontâneo.
Vídeo de utilidade pública.
Cmte Banco, imagino o quão trabalhoso acaba sendo para que seja produzido um material de tão alto nível como este e, acho que é um sentimento comum a todos, só temos que te agradecer. É muito nobre o teu trabalho e tenha a certeza de que reconhecemos isso. Que Deus continue te abençoando e abençoando a nossa comunidade ao redor do Mundo. Desejo voos seguros a todos! Obrigado, mais uma vez!
Primor na apresentação e na análise como sempre.
Espero que muitos profissionais da aviação acessem estas informações pois mesmo os mais antigos e com muitas horas de voo precisam de reciclagem constante pois inúmeras vidas passarão por suas mãos durante o exercício de sua profissão.
Obrigado pelo vídeo.
Recusei-me assistir qualquer outra fonte desse acidente antes da sua. Professor, mais uma vez, obrigado pelos ensinamentos.
Não ha canais de aviação que se compare ao "Branco Aviação" e o "Canal ASA". Merecem milhões de inscrito!
Concordo plenamente. Só acho que o Robert tem muitos vícios de linguagem, assim como : hã, ah, é etc
O do Lito é o melhor de todos
@@claudiasoares5352 Pra leigo, sim.
@@quackgarage9551 melhor ser um leigo do que ser um comandante incompetente q matou 62 pessoas. De que adianta tanto estudo se na hora do aperto não sabem nem o que fazer 😂 talvez um leigo nessas horas se sairia bem melhor🤣
O canal do cmdt Magnar, citado no video, também é muito bom no que diz respeito a ATR. Ele comenta em seus videos que os ATRs não deveriam ser despachados com alerta de gelo severo em vigor.
É o melhor canal brasileiro de aviação. Ontem o Magnar também fez um ótimo vídeo e de cara já deixou claro que o ATR não foi certificado para gelo severo; logo, nem deveria ter decolado de Cascavel.
Então. É essa a questão deste modelo: Concluir que a operação comercial ($$) dele é inviável se todos os procedimentos que restrinjam sua operação forem seguidos à risca, pois, os modelos de administração foram de extremos, do jurássico, da Varig (trabalhei lá de 87 a 94) ao "moderníssimo", número, número, número, cash, cash, cash, cash, com o mundo real ficando de fora.
Se a Aviação precisar de modelos ligeiramente maiores, com um patamar a mais de robustez, regionais quadrimotores ou a reação, mais que se tenha a margem a mais de segurança, "sobra" mais equipamento na mão da tripulação, então é isto que tem de ser feito.
Pois se analisarmos os estudos que mostram quais equipamentos são considerados "adequados" para cada aplicação, vêm dos que fabricam.
Ampliando aqui a analogia para utilizar mais amostras:
Quem projeta bimotores pra voar o Pacífico está bem longe do assento do cockpit, confortavelmente utilizando seus óculos VR.
Se UM motor fica inoperante, os pilotos só tem mais UM, e não, mais TRÊS (ou 2) como anteriormente.
São exemplos do que pode estar acontecendo no tal "compliance" corporativo inserindo questões "ambientais" quando de na verdade as indústrias deveriam bater o pé e dizer que não dá pra enxugar as aeronaves sem comprometer a segurança e a pergunta que me faço é: Será que não estamos nesta situação?
É apenas uma pergunta retórica pois, meu comentário não vai mudar nada, muito menos a mentalidade das empresas envolvidas no meio.
Mas se muitas pessoas começassem a pensar nisto poderia vir a ser diferente.
Não devia nem ter decolado? Fonte, águas de Lindóia.
@@FlapTurbofan Disse tudo. E vamos ser sinceros, o projeto do ATR é medíocre e extremamente suscetível a qualquer mudança no perfil aerodinâmico (ainda mais se tratando de gelo). Afinal, não é uma mera coincidência que existe um número considerável de casos de perda de controle em voo com o ATR. Como em qualquer indústria grande, é mais fácil (e cômodo $$$$) pra fabricante fazer uma diretriz específica do que admitir que o projeto do avião é ruim. Faltou sim consciência situacional dos pilotos no caso da VOEPASS, mas esse projeto é medíocre e esse perfil de asa é uma verdadeira m**** se tratando de comportamento em velocidade baixa.
Ele fala no video, nao e recomendado a nenhum aviao.
@@mauricionascimento8049ele pode voar sim, era só baixar o teto operacional, onde a região estiver com formação de gelo severo, assim ele voa mais baixo
Melhor documentário explicativo da situação de gelo no ATR...
Muito obrigado cmte. por disponibilizar o seu trabalho para nos. Sou piloto e seu material tem me ajudado muito na minha formação tecnica e profissional. Grande abraço
Muito obrigado pelo seu apoio e incentivo! 🙏🏻😉👍
8:06 - Que primor de animação. Extremamente didático e elucidativo.
Estava aguardando muito este vídeo do Cmte. David Branco.
Com a seriedade e competência de sempre.
Vídeo excepcional. Não vi nada parecido no RUclips, tv aberta, em debates ou outros. Simplesmente é um agregado de altíssima qualidade de voz, entoação, conhecimento, concatenação perfeita de conhecimentos e informações, incluindo as imagens que se adequam ao todo. O comandante David Branco e o seu trabalho são um só: talento, inteligência muito acima da média e percepções excepcionais. Se a aula desse vídeo do comandante David Branco, e outros do seu canal que seguem a mesma linha de qualidade, fossem também em inglês com certeza teria alcance mundial.
Não sou da área, mas gosto muito de aviação. O conteúdo produzido pelo comandante Branco é impecável, demonstrando que domina o assunto. Parabéns.
Cmte. Branco, venho mais uma vez agradecer pelo seu trabalho. Que primor de vídeo. Não trabalho na área, sou um mero leigo que há poucos anos passei a ter simpatia pela aviação. Não sei explicar de forma assertiva, mas a cada vídeo que assisto do seu canal, contribui para que de alguma forma, eu aplique isto na minha vida no intuito de me tornar uma pessoa melhor. Que Deus lhe abençoe hoje e sempre!
Mais um excelente vídeo, obrigada Comandante! Seu trabalho primoroso em prol da segurança de voo é um exemplo de profissionalismo e de sua grandeza como ser humano.
Obrigado, Professor Cmd Branco, por compartilhar seus conhecimentos de forma tão brilhante e profissional! 👏🏻
Seguido ao infeliz acidente, assistimos a divulgação de tanta desinformação e falta de respeito com os envolvidos, que nos entristeceu o coração. 😣
Mas, quando temos o privilégio de ouvir os profissionais, que verdadeiramente se preocupam com o tema, com o propósito nobre de fazer a diferença, fico até emocionado! 🥰👍🏻
A qualidade de sempre que todos os inscritos já conhecem. Mais uma aula sensacional.
Só esse vídeo pra mim já esclarece esse acidente desse A TR!Vídeo excelente .
Eu nunca operei aviões da família ATR. Porém, após o acidente do 2283 fui conversar mais a fundo com amigos que voam o tipo, e procurei uma vasta literatura para aprender um pouco mais sobre o avião. É complicado julgar um projeto, é indiscutível o sucesso do modelo em no seguimento Commuter. Porém é bastante peculiar o comportamento que o avião apresenta quando submetido a uma condição de gelo moderado a severo. Falando com um colega, o mesmo relatou que fica extremamente desconfortável com essa condição, e que para ele como Comandante, um adendo no seu briefing com a tripulação técnica e comercial, é de que ele ao primeiro encontro, além de seguir os procedimentos do SOP. O mesmo já pede para livrar o nível e encontrar uma situação mais confortável. Mesmo que isso custe um aumento do consumo, ou aquilo se torne "menos" rentável para a Cia, ele me lembrou de que são situações que ocorrem com pouca frequência, mas que vale muito mais chegar gastando 300 kgs a mais, do que não chegar. O ATR tem um comportamento bastante crítico o mesmo citou, assim como podemos ver em vários exemplos do video do Cmte Davi. O nível de upset recovery é implácavel para os pilotos, é muito complicado você que nasceu para "dominar" a máquina. Virar um mero passageiro em um avião que reage de uma forma completamente desconfortável. Não estou criticando o avião. Mas acredito, que nem todo o projeto é perfeito. Hoje enfrentamos situações climáticas que se tornaram caóticas. Um bom "preflight" e a ações mitigatórias são o começo de um voo sem maiores intercorrências.. Tem um RUclipsr que diz que "turbulência não derruba avião". Pois bem, derruba, e derruba demais! Fecho esse meu humilde comentário, lembrando de uma frase que um Comandante que eu voei na época do Baron me disse:
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine." Isso é uma passagem bíblica, mas que foi utilizada para que eu entendesse um contexto meteorológico em uma operação que estávamos em Ribeirão Preto. Eu queria decolar, e seguir a missão. Mas ingênuo há 20 anos atrás, aquele poderia ter sido meu último voo.
Condolências a todos que pereceram no 2283
- muito obrigado pela sua importante contribuição, Eugênio!
Turbulência só derruba se a situação for mal administrada.
Aula séria e sem sensacionalismo comum a muitos canais sobre desastres aéreos. Parabéns.
Parabéns pela qualidade do material apresentado.
Muitíssimo obrigado pelo seu apoio e incentivo! 🙏🏻😉👍
Como sempre, preciso e excelente, obrigado mestre!
Obrigado Mestre mais uma vez🙏
Professor, muito obrigado por mais essa oportunidade de aprendizado! Sua ética, cuidado e respeito com os dados e o conteúdo são dignos de aplausos. Parabéns também pela didática.
Video prazeroso em assistir, uma verdadadeira aula de matemática, física, química, aerodinâmica...
Que vídeo bem feito. Parabéns!
Vídeo com detalhamento técnico impecável e didático ! Parabéns ao canal Branco Aviação e que venham mais inscritos.
Cmte.Branco,parabéns pela excelente explicação real sem fazer video de interesse das operadoras das aeronaves ATR visando amenizar a realidade para agradar operadores devido ao esvaziamento que um acidente provoca no público de voos operados pelo modelo. Como fizeram outros canais, induzindo a população a continuar voando no ATR. Sem citar que aeronaves com cauda em "T" são mais críticas em condição de estol e irrecuperáveis devido a esteira de turbulência provocadas pelas hélices envolverem o profundor tornando-o ineficaz nas correções de arfagem (controle de subida e descida) da aeronave. como ocorre em parafuso chato. O Sr. é um grande Piloto e instrutor. por isso o Canal Aviação em Pauta está mais alinhado com sua postura profissional, Técnica e não sensacionalista e nem tendenciosa a defender interesses comerciais e sim a vida de passageiros e tripulantes(SAFETY). Com agravante de fadiga das tripulações da Voepass e suspeita de maus procedimentos de segurança quanto a manutenção das aeronaves. detalhes ainda sob investigação do CENIPA e Monitoramento da ANAC.
Então não deveríamos voar no atr? Pergunta leiga mesmo
@@dkncelsius não foi isso o que ele quis dizer. Mas acredito em melhorias gerais nos procedimentos de voos em ATR, principalmente em conscientização e reciclagem em treinamentos da tripulação, ressaltando enfaticamente as condições de vôo em situações de formação de gelo.
@@dkncelsius ATR operado por pilotos bem treinados e por uma cia aérea que coloca a segurança dos passageiros em primeiro lugar, sem dúvidas é seguro, mas, infelizmente, esse parece não ser o caso aqui no Brasil, vide episódeo do voo da TRIP em 2013 (tem vídeo aqui no canal) e agora todas essas evidências que temos nesse voo da Passaredo.
Colocar um ATR para decolar diante de uma previsão de tempo daquelas (severe icing em quase a totalidade da rota) já é questionável. Os pilotos comentarem sobre algo errado no sistema de degelo NO INÍCIO DA VIAGEM e não darem meia volta, é inaceitável. O que os levou a tomarem a decisão de seguir viagem (e seguir ignorando os avisos) é o que deverá ser esclarecido pela investigação.
Conteúdo de valor inestimável neste canal!
A melhor explicacao que encontrei no youtube. Que diferença com os outros canais de pseudo especialistas (aero, avioes, musicas, etc) deixo like, subscribe e meu respeito.
Obrigado Branco
Excelente vídeo, muito obrigado. Quero destacar o conhecimento técnico, a pesquisa feita e a didática com excelente apoio de material visual. Todo piloto deveria assistir a essa aula.
Finalmente, uma análise técnica e imparcial. Dada a maior sensibilidade do ATR às condições de gelo, devido às características de seu projeto, é essencial que os pilotos cumpram rigorosamente os procedimentos estabelecidos no Manual de Operações. Ao serem acionados os sistemas de alerta de gelo, a resposta deve ser imediata, com a declaração de emergência e o início de uma descida controlada sem hesitação, garantindo a segurança e a integridade da aeronave e de seus ocupantes.
De longe esse é o melhor canal técnico sobre aviação.... excelente trabalho cmte !!!!!!
Incrível esse canal! Faz os outros parecerem programinhas infantis!
Uau! Mais de 55.700 visualizações em menos de 12 horas da publicação. Isso é uma amostra da sua credibilidade no nosso meio. Parabéns e obrigado Professor David Branco por disseminar informação e conhecimento!
🙌Até que enfim alguém para falar a real deficiência desse projeto em condição de gelo.
Os canais, dos "vendedores de camisas, chaveiro e boné", só sabem dizer que o “avião é seguro” ou “avião super moderno”.
Mas nao mostram nada, de concreto como histórico da aeronave.
Ora pelo histórico é nítido que esse avião é mais mais vulnerável que os outros nessa condição.
No Brasil deveria ser como na Europa, onde há uma prioridade para esse modelo, em condições de gelo.
E pelo que tenho visto em entrevistas, inclusive com pilotos de ATR, é um avião que impoe uma maior carga de trabalho ao piloto e exige mais cuidados e atenção do que por exemplo um 737ng. Resumindo: não é um avião pra "amadores". Segundo o cmdt Magnar, citado no vídeo, em um de seus vídeos, os pilotos devem fazer de tudo para nunca terem que ver no painel a mensagem INCREASED SPEED.
Falar sobre deficiência de projeto é a mesma coisa que você falar que o projeto de um Opala 1977 é deficiente por falta de um câmbio automático. Dirigir um Cruze 2016 requer menor carga de trabalho quando comparado ao Opala 1977. Nos aviões é quase esse conceito. A carga de trabalho num A320 ou 737ng é menor do que no ATR. Só que no ATR pra você se safar em certas condições tem que desconectar o AutoPilot e ter ele "nas mãos".
@@ThiagoGaban é complicado pois era uma tripulação experiente no modelo, acredito que o tipo de aeronave é mais suscetível que os outro em gelo severo.
Vão se esquivar dos motivos e falar que: "Esse terrível acidente foi muito bom para deixar a aviação "Ainda" mais segura"
Subliminarmente, e sempre de forma excepcional... O senhor já nos iluminou alguns caminhos sobre o que esperar do resultado final das investigações do CENIPA... Sem evidentemente querer antecipar absolutamente nada, é claro, mas... Muitos já sabem o que virá... Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado...
Estava ansioso esperando esse excelente vídeo que já curto antes de assistir. Parabéns Cmdte Branco!
Brilhante abordagem sobre esse tema que tem levado a diversos equívocos e até mesmo a especulações infundadas por pessoas sem base técnica para tanto. David Branco sempre é cirúrgico em suas avaliações e possui expertise elevada. Lamento pelas vítimas fatais e seus familiares com todo o meu respeito.
Como sempre o senhor sendo consciente e técnico. Ao contrário de youtubers que só almejam likes, inclusive alguns bem conhecidos.
Parabéns comandante!
Fui ver um dos vídeos desses caras , 1 hora se esquivando para proteger seus empregos e patrocínio.
Excelente!! Material riquíssimo de informações. Você se aprofunda em seus vídeos, seu conhecimento é bárbaro, você mostra detalhes que faz toda diferença em nosso aprendizado. Agradeço imensamente por poder aprender em cada vídeo que você realiza com tamanho carinho, cuidado e acima de tudo profissionalismo.
Obrigado pelo seu trabalho.
Branco, você é o cara! Parabéns pelos altíssimos conteúdos e pelo excelente profissional que é. Por isso, é tão respeitado e admirado. Deus o abençoe!
Trabalhei 12 anos em aeroporto, mas a paixão por esse assunto não me deixa 😂
Comandante, mais uma excelente explicação, muito obrigado.
Meu Deus, que canal sensacional! Muito técnico e didarico; já havia visto um vídeo do Branco com um ATR da então TRIP, em 2015, tbm com perda total de controle em vôo, que a tripulação conseguiu reverter. Parabéns pelo canal!
Excelente vídeo aula Branco. Obrigado por dividir o seu conhecimento e ajudar a Aviacao a ficar mais segura. 👏🏼👏🏼👏🏼
O video que todos aguardavam 👏👏👏
Aqui sim o Branco aviação e o canal asas são os melhores !! Entendem do assunto !! Não aqueles RUclipsrs que ficam chutando os motivos de acidentes aeronáuticos !! Nem perco meu tempo com aquele povo !! Parabéns ao Branco aviação por produzir um vídeo com muita informação !!
Mais um conteúdo de extrema qualidade. Trabalho sério que proporciona aprendizado e conscientização. Parabéns Cmte. David Branco!
Este sim, estava esperando o Lito, e eu ouvi, até gostei.
Estava esperando esta informação, do Cmte Branco, inclusive já vi outros vídeos dele, sobre o assunto.
Explicação cristalina e focada . 😊
Quando soube do acidente em questão, na hora, me veio a mente o episódio "Estois noturnos", nao tem como não associar😔.
Surpreendido. Ja vinha visto o video do Lito, Mentour pilor e do noruegues Magnar Nordal. Este video apareceu como sugestao. Eu ja nem queria ver, julgando que nao ia acrescentar nada de novo.
Não podia estar mais errado, Este video tem muita informacao riquíssima, não coberta nos outros videos e é por isso uma valiosa adição complementar para o estudo deste acidente. Ganhou um seguidor.
abraço.
Excelente trabalho Comandante David Branco.
@@marcosabreu9796 - muito obrigado, Abreu! 🙏🏻😉👍
Boa tarde, David! O seu canal é o único que não explorou o acidente ocorrido, de forma sensacionalista. Muito pelo contrário... Nós apresentou outros casos envolvendo os ATR 72, e se ateve a apresentar o que acontece, em situações envolvendo a formação severa de gelo... Um profissional de alto nível, a gente conhece através do tipo de conteúdo que ele apresenta. Meus parabéns pelo seu comportamento ético, mostrando um completo comprometimento com os profissionais da aviação e visando meramente a segurança na condução do vôo. Pode ter certeza de que o seu trabalho já salvou muitas vidas. Forte abraço, e novamente os meus parabéns, pelo alto nível do seu trabalho!
Fantástico! Sem enrolação, extrenamente profissional!❤👍
Estava esperando ansiosamente esse vídeo. Pra quem quer detalhes mais técnicos, mesmo sendo um leigo como eu em aviação, esse é o canal certo. Que vídeo maravilhoso. Parabéns Comandante Branco. 👏🏻👏🏻
O canal brasileiro mais didático sobre aviação. Top demais!
Mais uma ótima aula Comandante Branco, parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Tenho 5.000 horas em linha aérea e posso afirmar que aprendo muito com os vídeos do Cmte. Branco. Excelente didática e conhecimento. O seu trabalho salva vidas. Parabéns e continue contribuindo para uma aviação mais segura!
Sou enfermeiro, já atuei coordenando equipe em UTI e sempre vejo os vídeos deste canal. A segurança da indústria aeronáutica deve ser vista como exemplo para a segurança de pacientes em hospitais e serviços de saúde - que é muito negligenciada.
Também fico pensando, como médica (e já trabalhei em UTI por anos), que seria utilíssimo ter alguma maneira de "transportar" os métodos de segurança e investigação usados na aviação para o nosso ambiente de trabalho, @giorufpr - fiquei feliz de ver seu comentário, pois nunca tinha visto ninguém da nossa área também fazer essa ligação.
@@elisanereis1860 na saúde há alguns impedimentos objetivos por questão que: quando começa a se investigar a questão da segurança do paciente, começa também a emergir problemas da falta de investimento real tanto em recursos humanos como em infraestruturas (ou se preferir, tecnologias duras e leves). Há uma ilusão que em hospitais, dá certo de economizar em pessoal, em treinamentos constantes e mesmo assim alcançar níveis elevados de segurança. Isso tudo é uma ilusão conforme fica demonstrado na indústria aeronáutica.
@@giorufpr Sim, exatamente!
esse era o vídeo que faltava, trabalho sensacional tanto deste canal como do CENIPA, o que é muito triste de ver é que os pilotos tiveram varias informações diante dos olhos deles, mas parece que não foi dado atenção devida ao evento, lamentável. Só não entendo como os ATRs vendem mais que os Dash 8 esses sim são aviões parrudos assim como o EMB 120 Brasilia.
É 2. Uma vez li uma matéria sobre o Dash 8 e fiquei impressionado, superior ao Atr.
@@jeanmelo1461 sim, a performance do Dash é bem superior, tambem a engenharia das asas.
21:40 pequeno erro, apenas na tabela: o acidente do american eagle de 1994 foi um ATR72, não 42.
@@tlalocbtc erro insignificante
Resposta: custo de aquisição e manutenção
Como sempre , excelente ! Uma aula em alto nível , parabens! Grande abraço.
Que aula, que aula....👏👏👏👏👏
que aula!!!!
Parabéns pelo conteúdo e explicação. Completos e precisos. Permita-me apenas uma sugestão: trazer para o início do vídeo as condolências prestadas às pessoas envolvidas que fez no final. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Parabéns!!!! Explicação simples e didática...... gosto muito desse canal. Esclarece as coisas de forma inteligente e sem alarmismo.
OLA COMANDANTE ESTAVAMOS ESPERANDO SEU VIDEO SOBRE O ACIDENTE E O SR DEU UMA VERDADEIRA AULA, DEU UM BANHO NESSA TURMA QUE SE DIZ ESPECIALISTA, DEU PRA ENTENDER PERFEITAMENTE O QUE HOUVE NESSE VOO DA MORTE. MUITO OBRIGADO PELA AULA.
Cmte., parabéns!