Sem sombra de dúvidas, um historiador que eu mais admiro. Conhece a região de uma maneira incrível. Trabalho super sério e de qualidade, Camarada Rodrigo é genial.
Parabéns pelo conteúdo, simplesmente excelente. Dá pra ficar ouvindo por horas o Rodrigo falar sobres a URSS, algo que é tão pouco discutido e quando se ouve é sempre muito superficialista. Parabéns Rodrigo pela profundidade com que vc aborda o tema!
Parabéns. Live foi sensacional. Rodrigo é fenomenal. Dá pra ficar ouvindo ele falar sobre a URSS durante horas. O tema é muito interessante e por incrível que pareça novidade pra muitos.
Bom demais … Seria legal e bem didático para os liberais que virão aqui bater os olhos na descrição e se deparar com as referências bibliográficas mencionadas ao longo live. Fica minha sugestão. Belo trabalho professor
Conversa muito bacana! Acredito que seria interessante uma discussão direcionada sobre os principais deslizes cometidos pelas gestões soviéticas e, por outro lado, suas maiores contribuições para a sociedade.
Ainda que existissem ameaças verdadeiras. É inadmissível que a situação saiu tão fora de controle. Período de paranoia em que cada pessoa poderia ser acusada de ser contra a revolução.
Nunca aprendi tanto sobre a União Soviética quanto com essas lives que vocês fizeram. Trabalho realmente do caralho, tão de parabéns demais os camaradas.
Seria interessante uma análise tbm dos gulags em contexto histórico, vejo alguns vídeos que comparam aos campos de concentração n4zistas, fico em dúvida do que é real ou só moral...
Eu estudo a filosofia juche. Pretendo ir à Coreia em 2025. Eles oferecem um curso de coreano. Curso esse, que dura 30 dias. Ao olhar a grade, me parece mais uma imersão que ao estudo da lingua. Entretanto e por tal sorte, nos permite observar o centralismo democrático, em algum estágio. (Me refiro à política songun). Nossa situação no sec. 21, é crítica. Ou tomamos o poder nos proximos 10 anos. Ou a precarização nos levará ao facismo.
O que aconteceu na União Soviética deve servir de exemplo para que os socialistas de hoje levem a sério e incorpore os direitos humanos em sua constituição, garantindo que se não haja tortura, pena de morte é que tenha garantida a presunção de inocência. Assim mesmo que houvessem erros eles poderiam ser corrigidos. O socialismo deve se apropriar do que há de melhor do mundo capitalista, que na minha opinião são os direitos humanos, coisa que o próprio capitalismo, frequentemente, não põe em prática. Fico triste por não ver essa auto crítica clara por parte dos comunistas.
O que aconteceu na URSS deveria servir de exemplo que o estado não presta, assim como marxistas anteriores à Lenin defendiam junto ao anarquismo, e assim como Bakunin previu, mas leninista é burro e oportunista, eles inventam essas baboseiras de centralismo e organização partidária pra conseguir poder e mamar na teta estatal, essa é a verdade, um bando de hipócritas...
Importantíssimo o conteúdo. Eu entrando agora nesse conteúdo Stalinista, acho muito importante. Só recomendo deixar referências nos comentários ou na descrição... Nome do livro e autor, só pra ajudar a comunidade quando formos estudar. Mais uma vez obrigado
Esse tipo de conteúdo não pode ficar jogado no algoritmo do RUclips. É necessário criar um site unificado entre a esquerda radical onde o conteúdo sobre história criado pela coletividade Marxista pudesse ser catalogada e encontrada de forma ágil. Os vídeos listados viriam com o link, é claro, e resumos e tags de busca. Dessa forma, conteúdos mais focados em história poderia receber uma atenção especial para aqueles que começaram a se a aprofundar neste tipo de conteúdo e não ficar caindo em página de Brasil Paralelo quando busca esse tipo de conteúdo.
Com qual dinheiro? Só se o Partido Comunista Chinês estiver a fim, mas eles não estão, eles não querem exportar propaganda porbsua política de não interferência em outras nações soberanas. Política aliás que eu julgo certíssima
Virou algo insustentável essa ideia de que qualquer pessoa poderia denunicar um dirigente, e a pessoa era facilmente condenada. Nao havia uma investigaçao e um julgamento adequado para as pessoas que eram julgadas?
Infelizmente, chegou a um ponto em que se não levassem as acusações a sério, por mais absurda que fossem, corriam risco de ser acusados de estar acobertando sabotadores.
@@rodrigoianhez9479 Os expurgos realmente começaram por conta de um crime passional contra Kirov? Isto não implica que Stalin (leia-se a burocracia como um todo) estava apenas usando a morte dele como pretexto?
A dúvida que eu fico é : 680 mil pessoas ( q pelo q eu entendi foram em uns 3 anos... Não sei se entendi certo ) Mas é muita gente, como foi a isso na prática? QM eram essas pessoas , Eram só QM era do partido ou qualquer um ? Como é que era a gestão disso ? Pq se vc mandava prender ou matar, centenas de milhares de pessoas em posições de relevância na sociedade, isso não causaria uma desestabilização das estruturas por falta de pessoas com experiência/conhecimento das funções ?
Sim, tanto é que todos estes expurgos resultaram na falta de marxistas qualificados e, esta escassez de revolucionários foi fundamental pra contrarrevolução que se seguiu posteriormente. Experimente ler a edição soviética da Ideologia Alemã e note como toda sua estrutura ilustra a deturpação do método dialético, realizada pelos intelectuais medíocres daquele período.
@@leiba7803 Eu tava mais pensando nos profissionais técnicos no geral, não só em intelectuais. Acho meio tendencioso presumir que só sobrou intelectuais medíocres, ao menos sem demonstrar isso ( por exemplo que quase todos os intelectuais mais experientes foram principais alvos dos expurgos). Mas, realmente, como os camaradas que eram divergentes foram considerados contra- revolucionários, deve ter reduzido bastante a pluralidade dos debates dentro do partido.
@@sithyoda1 Eu não presumi, companheiro... O que apontei fica evidente quando você lê a obra dos teóricos stalinistas, quando você estuda a "teoria" do socialismo num só país e as orientações dos soviéticos para os demais PCs na III Internacional. É importante ressaltar que praticamente toda a velha guarda bolchevique foi eliminada, ou seja, revolucionários excepcionais, com experiência prática. Sobre essa questão eu recomendo o vídeo do Orientação Marxista: "O CAPITAL e o STALINISMO". O Professor José Paulo Netto também comenta vastamente sobre os chamados "professores vermelhos" daquela época, sobre as deturpações cometidas contra o marxismo enquanto tradição filosófica.
Não consegui entender o clima geral desta live. Apresenta-se que Stalin usou a morte de Kirov como pretexto para os expurgos, no entanto chamando atenção para o fato banal de que Kirov teria sido assassinado de forma passional... ora, os motivos do crime são o de menos. O pretexto ainda é o maior crime. Não entendi porque não se deu atenção a isto. Stalin (leia-se, a burocracia), aparentemente, falsificou conscientemente uma motivação para os expurgos. Isto que devia ser evidenciado... Outro contexto que gostaria de ter ouvido falar, seria a respeito das inúmeras falsificações de fotografias e documentos, dos processos que visavam perseguir certas figuras específicas do partido ligadas a um estudo mais aprofundado do capital, além de uma suposta destruição sistemática de obras como as de Isaac Rubin. Seria coincidência que a linha teórica do partido tenha mudado tanto durante este período de eliminação física de comunistas? O clima geral da live foi: São crimes imperdoáveis, mas veja, há críticas a este momento histórico ruins. Ora, faça as críticas boas então
Naquele tempo isso não era claro, estava como uma verdade o assassinato conspiratório de Kirov. Na sequência houvera os interesses pessoais de uns e outros que levou as injustiças e assassinatos dentro de um clima de tensão e conspiração devido a segunda guerra e a pressão sofrida por inúmeras potências ao redor.
Sim, mas note: Kruschev e Gorbachev são parte interessada na pesquisa. Grover Furr analisou esse caso em livro. O cara tinha sido EXPULSO DO PARTIDO, mas pq? Havia algum motivo possível, portanto, fora o passional.
Soube falsificar fotografias, creio que só é possível hoje, no passado creio que nao era possível. Sobre falsificar documentos, há o depoimento de Viktor Illyukin na DUma, dizendo que havia falsificação no período Gorbachev em relação ao passado soviético.
Creio, todavia, num exercício teórico, dado que os trotskistas não têm escrúpulos e são mestres das retóricas vazias (por exemplo, utilizam uma fotografia retirada de um contexto, supostamente por um stalinista, para daí construir uma epopeia...) que no caso Kirov um trotskista maquiavelicamente disse: "Nikolai (Yezhov), veja bem, sua esposa está traindo você com Kirov e ele (Kirov) está comentado por aí que você é um corno!" É uma forma segura para eliminar um forte opositor sem se expor de modo algum. O objetivo, no entanto, é eliminar uma figura importante do Partido Comunista e muito próximo de Stalin e provocar incidentes aqui e ali para implodir a liderança "stalinista". Quando analiso o trotskismo, parto deste pressuposto: "Graças a Brue e Getty, eu já sabia que Trotsky havia mentido sobre algo importante. Qualquer detetive em qualquer caso misterioso sabe que se o suspeito mentiu sobre algumas coisas importantes, ele deve se perguntar: sobre o que mais essa pessoa está mentindo? Comecei a estudar seus escritos para determinar quais das afirmações de Trotsky poderiam ser verificadas. Sempre que tive a oportunidade de estabelecer a verdade das acusações de Trotsky contra Stalin, descobri que Trotsky estava mentindo - novamente"
Fala Gustavo estava ouvindo essa sequência de áudios no Spotify, porém não encontrei esse em específico. Aconteceu algo? Pq ele pula do segundo tratando da Economia e política direto para segunda guerra. Não sei se vai responder pois é um vídeo antigo, mas queria trazer essa questão, pois faz falta no contexto dos áudios. Vlw.
Rrsrsrsr, o que importa mesmo nos dias de hoje é que todo mundo saiba que comunismo e socialismo só deu certo mesmo no papel pois na vida real foi eivado de pobreza , morte e muita fome. Fico me perguntando se por acaso fosse dado a liberdade de ir e vir aos Cubanos e aos norte Coreanos quantas pessoas sairiam imediatamente dos respectivos países.
É, as condições eram terríveis, mas obviamente a coisa saiu do controle e havia pessoas mal intencionadas na burocracia estatal, burocracia essa que tmb não foi capaz de organizar e conter essa situação. O contexto de ataques constantes dos países vizinhos e suas burguesias somado a grande guerra tornaram o período muito hostil, mas a brevidade da União Soviética estava longe de eliminar as inúmeras contradições que vieram do período Czarista. E essas contradições se mantiveram e culminaram no começo do fim da União Soviética duas décadas depois, graças a esse estado de coisas dentro da burocracia estatal com interesses difusos e ainda atrelados a um modo de vida anterior a revolução. Antes mesmo do fim já havia urubus na burocracia estatal com as mentes ainda ligadas as contradições capitalistas destroçando o "corpo" da União Soviética no intuito de entrar com o pé direito de volta a ordem capitalista de exploração. A União Soviética não conseguiu lidar com essas contradições dentro da sua estrutura, o que levou seu fim. A China, por outro lado, está conseguindo, embora exista inúmeras contradições devido a esse processo de competição contra o imperialismo Norte Americano que necessariamente precisa ser derrotado para que tais condições possam ser tratadas sem que haja ameaças a sua estabilidade. E aí mora a nossa esperança, pois no momento em que a China superar os EUA, o que pode ocorrer na próxima década, ela se torna a referência e seu processo de desenvolvimento é exportado ao mundo e naturalmente as burguesias enfraquecerão, logo, seu modelo liberal terá de ser amplamente negociado na tentativa de prolongamento da sua sobrevivência.
@@igorquerubin5846 David Riazanov, Isaak Rubin, Patchukanis... Só alguns dos intelectuais que a burocracia soviética exterminou; mas é claro que, na mente doentia de um stalinista, essas perseguições são justificadas. A burocracia soviética acabou com a intelectualidade marxista da década de 30.
As condições históricas foram citadas, a coisa perdeu o controle devido ao clima de tensão da guerra e das ameaças externas constantes dos países ao redor. Tanto é que vieram exércitos da França, Inglaterra e outros países para conter a revolução e reestabelecer o Czar, que muito bem feito foi morto para que não houvesse nenhum líder legítimo da burguesia capaz de retomar o poder. O clima de guerra era constante desde o primeiro min da revolução, o que levou a essas falhas e a milhares de mortes nesse período. No momento em que estavam isolados em um mundo hostil a eles, onde todas as burguesias queriam destruí-los para que seus trabalhadores nunca cogitassem desafia-las, surgia um clima de tensão constante.
Se vc ver o vídeo sem uma cabeça fechada e cheia de pré-conceitos, entenderá sem muita dificuldade. Agora, ninguém ali está tentando justificar as mortes, apenas cita uma situação caótica do período dentro de um sistema em constante ataque. A União Soviética conseguir se manter de pé diante de tantos ataques e ameaças, sair de uma condição agrária de baixa produtividade para alcançar a industrialização e mandar o primeiro homem ao espaço, é um feito gigantesco. E é um feito que foi conquistado em cerca de cinco décadas, algo impensável para os países periféricos atuais sob a influência dos interesses colonizadores das potências centrais que buscam manter o subdesenvolvimento e a dependência desses países. A União Soviética só deu esse salto graças a sua revolução, o mesmo em relação a China atual que conduz sua economia a seu modo sem aceitar qualquer influência ou ingerência das potências do capitalismo central, do contrário seriam países miseráveis até hj.
Sem sombra de dúvidas, um historiador que eu mais admiro. Conhece a região de uma maneira incrível. Trabalho super sério e de qualidade, Camarada Rodrigo é genial.
Parabéns pelo conteúdo, simplesmente excelente. Dá pra ficar ouvindo por horas o Rodrigo falar sobres a URSS, algo que é tão pouco discutido e quando se ouve é sempre muito superficialista. Parabéns Rodrigo pela profundidade com que vc aborda o tema!
Eu preciso do Rodrigo mais vezes nesse canal ou que ele crie um canal dele, ÓTIMA didática, infinitamente melhor que muitos professores que eu tive
Parabéns. Live foi sensacional. Rodrigo é fenomenal. Dá pra ficar ouvindo ele falar sobre a URSS durante horas. O tema é muito interessante e por incrível que pareça novidade pra muitos.
Meus parabéns Rodrigo! penso e sou assim! sincera e honesta, é o correto, obrigada e gratidão aos dois.
Bom demais …
Seria legal e bem didático para os liberais que virão aqui bater os olhos na descrição e se deparar com as referências bibliográficas mencionadas ao longo live. Fica minha sugestão.
Belo trabalho professor
Conversa muito bacana! Acredito que seria interessante uma discussão direcionada sobre os principais deslizes cometidos pelas gestões soviéticas e, por outro lado, suas maiores contribuições para a sociedade.
Ainda que existissem ameaças verdadeiras. É inadmissível que a situação saiu tão fora de controle. Período de paranoia em que cada pessoa poderia ser acusada de ser contra a revolução.
o Gustavo conta a historia inteira do cara e depois fala pra ele se apresentar muito bom KKKKKKKK
Nunca aprendi tanto sobre a União Soviética quanto com essas lives que vocês fizeram. Trabalho realmente do caralho, tão de parabéns demais os camaradas.
Coitada de vc moça,acreditando nesses historiadores que deturparam a história por viés ideológico 😢
Cada vez mais interessante esse assunto. Obrigado por esse projeto.
Muita coerência na análise dos criminosos Processos de Moscou!
Seria interessante uma análise tbm dos gulags em contexto histórico, vejo alguns vídeos que comparam aos campos de concentração n4zistas, fico em dúvida do que é real ou só moral...
Excelente análise professor.
Parabéns pelo conteúdo !
Nikita krushev e Mikhail Gorbachov tinham como referência as idéias de Nicolau Buckarin.
Eu estudo a filosofia juche. Pretendo ir à Coreia em 2025.
Eles oferecem um curso de coreano. Curso esse, que dura 30 dias.
Ao olhar a grade, me parece mais uma imersão que ao estudo da lingua.
Entretanto e por tal sorte, nos permite observar o centralismo democrático, em algum estágio. (Me refiro à política songun).
Nossa situação no sec. 21, é crítica. Ou tomamos o poder nos proximos 10 anos.
Ou a precarização nos levará ao facismo.
Netflix é o carai, meu hobby agora é maratonar os vídeos do Rodrigo sobre a URSS.
MDS que aula
Santo deus, esse vídeo é muito bom. Eu amo ver essas perspetivas que não ficam nos absurdos financiados pela CIA do Livro Negro do Comunismo e tals.
Uma live com o Rodrigo, João Carvalho e Klaus Scarmeloto seria o Megazord de historiadores sobre a URSS
@@jblp92 João e Klaus?
Rodrigo não participaria jamais de um debate com os negacionistas que você citou. Ele é um historiador sério.
@@cosmodradek infelizmente, ele já participou. Mas concordo com vc, a turminha do grover furr é uma bosta
@@akros29 Furr tinha que ter sido lido nessa live
A terceira teoria é a mais proprovavel
O amor é a resposta para tudo
O que aconteceu na União Soviética deve servir de exemplo para que os socialistas de hoje levem a sério e incorpore os direitos humanos em sua constituição, garantindo que se não haja tortura, pena de morte é que tenha garantida a presunção de inocência. Assim mesmo que houvessem erros eles poderiam ser corrigidos. O socialismo deve se apropriar do que há de melhor do mundo capitalista, que na minha opinião são os direitos humanos, coisa que o próprio capitalismo, frequentemente, não põe em prática. Fico triste por não ver essa auto crítica clara por parte dos comunistas.
É porque os direitos humanos foram criados depois de séculos de luta, não foi algo que o capitalismo criou.
O que aconteceu na URSS deveria servir de exemplo que o estado não presta, assim como marxistas anteriores à Lenin defendiam junto ao anarquismo, e assim como Bakunin previu, mas leninista é burro e oportunista, eles inventam essas baboseiras de centralismo e organização partidária pra conseguir poder e mamar na teta estatal, essa é a verdade, um bando de hipócritas...
Faltou esse lá no podcast. rsrsrs. Parabéns pelo trabalho.
Importantíssimo o conteúdo. Eu entrando agora nesse conteúdo Stalinista, acho muito importante. Só recomendo deixar referências nos comentários ou na descrição... Nome do livro e autor, só pra ajudar a comunidade quando formos estudar. Mais uma vez obrigado
Esse tipo de conteúdo não pode ficar jogado no algoritmo do RUclips. É necessário criar um site unificado entre a esquerda radical onde o conteúdo sobre história criado pela coletividade Marxista pudesse ser catalogada e encontrada de forma ágil. Os vídeos listados viriam com o link, é claro, e resumos e tags de busca. Dessa forma, conteúdos mais focados em história poderia receber uma atenção especial para aqueles que começaram a se a aprofundar neste tipo de conteúdo e não ficar caindo em página de Brasil Paralelo quando busca esse tipo de conteúdo.
Com qual dinheiro? Só se o Partido Comunista Chinês estiver a fim, mas eles não estão, eles não querem exportar propaganda porbsua política de não interferência em outras nações soberanas. Política aliás que eu julgo certíssima
Conteúdo FODA. Gaiofato, faz uns cortes desse vídeo pra requentar esse material!
"Maioria dos historiadores concorda". Maioria quem? Fontes? Nomes? Artigos? Livros?
Virou algo insustentável essa ideia de que qualquer pessoa poderia denunicar um dirigente, e a pessoa era facilmente condenada. Nao havia uma investigaçao e um julgamento adequado para as pessoas que eram julgadas?
Infelizmente, chegou a um ponto em que se não levassem as acusações a sério, por mais absurda que fossem, corriam risco de ser acusados de estar acobertando sabotadores.
@@rodrigoianhez9479 Os expurgos realmente começaram por conta de um crime passional contra Kirov? Isto não implica que Stalin (leia-se a burocracia como um todo) estava apenas usando a morte dele como pretexto?
@@jorgemachado5317 eu acho provável que sim
Presente professores camarada !!!!!!
A dúvida que eu fico é :
680 mil pessoas ( q pelo q eu entendi foram em uns 3 anos... Não sei se entendi certo )
Mas é muita gente, como foi a isso na prática?
QM eram essas pessoas , Eram só QM era do partido ou qualquer um ?
Como é que era a gestão disso ? Pq se vc mandava prender ou matar, centenas de milhares de pessoas em posições de relevância na sociedade, isso não causaria uma desestabilização das estruturas por falta de pessoas com experiência/conhecimento das funções ?
Pois é, como isso se da é bem estranho/confuso. E, por óbvio, deve ter causado um clima de tensão imenso.
Sim, tanto é que todos estes expurgos resultaram na falta de marxistas qualificados e, esta escassez de revolucionários foi fundamental pra contrarrevolução que se seguiu posteriormente.
Experimente ler a edição soviética da Ideologia Alemã e note como toda sua estrutura ilustra a deturpação do método dialético, realizada pelos intelectuais medíocres daquele período.
@@leiba7803
Eu tava mais pensando nos profissionais técnicos no geral, não só em intelectuais.
Acho meio tendencioso presumir que só sobrou intelectuais medíocres, ao menos sem demonstrar isso ( por exemplo que quase todos os intelectuais mais experientes foram principais alvos dos expurgos).
Mas, realmente, como os camaradas que eram divergentes foram considerados contra- revolucionários, deve ter reduzido bastante a pluralidade dos debates dentro do partido.
@@sithyoda1 Eu não presumi, companheiro... O que apontei fica evidente quando você lê a obra dos teóricos stalinistas, quando você estuda a "teoria" do socialismo num só país e as orientações dos soviéticos para os demais PCs na III Internacional.
É importante ressaltar que praticamente toda a velha guarda bolchevique foi eliminada, ou seja, revolucionários excepcionais, com experiência prática.
Sobre essa questão eu recomendo o vídeo do Orientação Marxista: "O CAPITAL e o STALINISMO". O Professor José Paulo Netto também comenta vastamente sobre os chamados "professores vermelhos" daquela época, sobre as deturpações cometidas contra o marxismo enquanto tradição filosófica.
Tukachevsky e Blyukher foram injustiçados.
Não consegui entender o clima geral desta live. Apresenta-se que Stalin usou a morte de Kirov como pretexto para os expurgos, no entanto chamando atenção para o fato banal de que Kirov teria sido assassinado de forma passional... ora, os motivos do crime são o de menos. O pretexto ainda é o maior crime. Não entendi porque não se deu atenção a isto. Stalin (leia-se, a burocracia), aparentemente, falsificou conscientemente uma motivação para os expurgos. Isto que devia ser evidenciado...
Outro contexto que gostaria de ter ouvido falar, seria a respeito das inúmeras falsificações de fotografias e documentos, dos processos que visavam perseguir certas figuras específicas do partido ligadas a um estudo mais aprofundado do capital, além de uma suposta destruição sistemática de obras como as de Isaac Rubin. Seria coincidência que a linha teórica do partido tenha mudado tanto durante este período de eliminação física de comunistas?
O clima geral da live foi: São crimes imperdoáveis, mas veja, há críticas a este momento histórico ruins. Ora, faça as críticas boas então
Naquele tempo isso não era claro, estava como uma verdade o assassinato conspiratório de Kirov. Na sequência houvera os interesses pessoais de uns e outros que levou as injustiças e assassinatos dentro de um clima de tensão e conspiração devido a segunda guerra e a pressão sofrida por inúmeras potências ao redor.
Comentário sensacional!
Sim, mas note: Kruschev e Gorbachev são parte interessada na pesquisa. Grover Furr analisou esse caso em livro. O cara tinha sido EXPULSO DO PARTIDO, mas pq? Havia algum motivo possível, portanto, fora o passional.
Soube falsificar fotografias, creio que só é possível hoje, no passado creio que nao era possível. Sobre falsificar documentos, há o depoimento de Viktor Illyukin na DUma, dizendo que havia falsificação no período Gorbachev em relação ao passado soviético.
Creio, todavia, num exercício teórico, dado que os trotskistas não têm escrúpulos e são mestres das retóricas vazias (por exemplo, utilizam uma fotografia retirada de um contexto, supostamente por um stalinista, para daí construir uma epopeia...) que no caso Kirov um trotskista maquiavelicamente disse: "Nikolai (Yezhov), veja bem, sua esposa está traindo você com Kirov e ele (Kirov) está comentado por aí que você é um corno!" É uma forma segura para eliminar um forte opositor sem se expor de modo algum. O objetivo, no entanto, é eliminar uma figura importante do Partido Comunista e muito próximo de Stalin e provocar incidentes aqui e ali para implodir a liderança "stalinista". Quando analiso o trotskismo, parto deste pressuposto: "Graças a Brue e Getty, eu já sabia que Trotsky havia mentido sobre algo importante. Qualquer detetive em qualquer caso misterioso sabe que se o suspeito mentiu sobre algumas coisas importantes, ele deve se perguntar: sobre o que mais essa pessoa está mentindo?
Comecei a estudar seus escritos para determinar quais das afirmações de Trotsky poderiam ser verificadas. Sempre que tive a oportunidade de estabelecer a verdade das acusações de Trotsky contra Stalin, descobri que Trotsky estava mentindo - novamente"
✊🚩
Fala Gustavo estava ouvindo essa sequência de áudios no Spotify, porém não encontrei esse em específico. Aconteceu algo? Pq ele pula do segundo tratando da Economia e política direto para segunda guerra. Não sei se vai responder pois é um vídeo antigo, mas queria trazer essa questão, pois faz falta no contexto dos áudios. Vlw.
Eu não coloquei, esqueci
@@gustavogaiofato blza. Ficou foda essa sequência vão ter mais vídeos ou só esse quatro mesmo?
🤘🙏🏾
Em russo:
otlichnaya rabota, priyatel. spasibo yi sila
Rrsrsrsr, o que importa mesmo nos dias de hoje é que todo mundo saiba que comunismo e socialismo só deu certo mesmo no papel pois na vida real foi eivado de pobreza , morte e muita fome. Fico me perguntando se por acaso fosse dado a liberdade de ir e vir aos Cubanos e aos norte Coreanos quantas pessoas sairiam imediatamente dos respectivos países.
Tá falando do capitalismo aí, exportando miséria e desgraça pra periferia enquanto sustenta a vida boa na Europa e nos Estados Unidos
Vcs tem que debater o livro Arquipélago Gulag do Solzinitsin.
Ele nunca esteve na Sibéria, sabia?
Stalin escreveu certo por linhas tortas. Fez o melhor dadas as piores condições.
@@antoniapires3166 cretino é quem posta e mesmo curte
É, as condições eram terríveis, mas obviamente a coisa saiu do controle e havia pessoas mal intencionadas na burocracia estatal, burocracia essa que tmb não foi capaz de organizar e conter essa situação. O contexto de ataques constantes dos países vizinhos e suas burguesias somado a grande guerra tornaram o período muito hostil, mas a brevidade da União Soviética estava longe de eliminar as inúmeras contradições que vieram do período Czarista. E essas contradições se mantiveram e culminaram no começo do fim da União Soviética duas décadas depois, graças a esse estado de coisas dentro da burocracia estatal com interesses difusos e ainda atrelados a um modo de vida anterior a revolução. Antes mesmo do fim já havia urubus na burocracia estatal com as mentes ainda ligadas as contradições capitalistas destroçando o "corpo" da União Soviética no intuito de entrar com o pé direito de volta a ordem capitalista de exploração. A União Soviética não conseguiu lidar com essas contradições dentro da sua estrutura, o que levou seu fim. A China, por outro lado, está conseguindo, embora exista inúmeras contradições devido a esse processo de competição contra o imperialismo Norte Americano que necessariamente precisa ser derrotado para que tais condições possam ser tratadas sem que haja ameaças a sua estabilidade. E aí mora a nossa esperança, pois no momento em que a China superar os EUA, o que pode ocorrer na próxima década, ela se torna a referência e seu processo de desenvolvimento é exportado ao mundo e naturalmente as burguesias enfraquecerão, logo, seu modelo liberal terá de ser amplamente negociado na tentativa de prolongamento da sua sobrevivência.
Zinoviev seu cavalo...
Todos, todas e todis, kkkkkkk...
Olha, não dá pra passar pano pra esses expurgos. Quanta gente inocente foi de base nessa aí?
uma galera :(
Por exemplo?
@@igorquerubin5846 David Riazanov, Isaak Rubin, Patchukanis... Só alguns dos intelectuais que a burocracia soviética exterminou; mas é claro que, na mente doentia de um stalinista, essas perseguições são justificadas.
A burocracia soviética acabou com a intelectualidade marxista da década de 30.
@@igorquerubin5846 Tu não aprende nunca né cara???!!!!! Bicho do céu, acorda, parece um crentelho...
1 milhao e meio , mais 600 mil só de alto escalão kkkk
Cara, mas esses crimes foram democráticos. A culpa foi do Imperialismo. rs
As condições históricas foram citadas, a coisa perdeu o controle devido ao clima de tensão da guerra e das ameaças externas constantes dos países ao redor. Tanto é que vieram exércitos da França, Inglaterra e outros países para conter a revolução e reestabelecer o Czar, que muito bem feito foi morto para que não houvesse nenhum líder legítimo da burguesia capaz de retomar o poder. O clima de guerra era constante desde o primeiro min da revolução, o que levou a essas falhas e a milhares de mortes nesse período. No momento em que estavam isolados em um mundo hostil a eles, onde todas as burguesias queriam destruí-los para que seus trabalhadores nunca cogitassem desafia-las, surgia um clima de tensão constante.
Se vc ver o vídeo sem uma cabeça fechada e cheia de pré-conceitos, entenderá sem muita dificuldade. Agora, ninguém ali está tentando justificar as mortes, apenas cita uma situação caótica do período dentro de um sistema em constante ataque. A União Soviética conseguir se manter de pé diante de tantos ataques e ameaças, sair de uma condição agrária de baixa produtividade para alcançar a industrialização e mandar o primeiro homem ao espaço, é um feito gigantesco. E é um feito que foi conquistado em cerca de cinco décadas, algo impensável para os países periféricos atuais sob a influência dos interesses colonizadores das potências centrais que buscam manter o subdesenvolvimento e a dependência desses países. A União Soviética só deu esse salto graças a sua revolução, o mesmo em relação a China atual que conduz sua economia a seu modo sem aceitar qualquer influência ou ingerência das potências do capitalismo central, do contrário seriam países miseráveis até hj.
@@r.g.f.9904 Um bom comentário! O preconceituoso se leva pela superficialidade e nunca tem dimensão da totalidade.