Obrigado, Dr. Eu, por apresentar uma depressão/ansiedade leve, nunca procurei um psiquiatra, mesmo os sintomas atrapalhando muito a minha vida. Depois de um tempo, por não tratar o problema, eu tive uma crise de pânico e fui obrigado a me tratar. Como consequência, ao passar de dois/três meses com a medicação, minha vida melhorou demais! Com o decorrer do tratamento, como eu tinha melhorado, o meu médico pediu pra cessar o tratamento. E assim eu fiz com a sua orientação. Ocorre que após um mês os sintomas voltaram, não tão fortes, mas de uma forma que atrapalha demais a minha vida. Sendo assim procurei um outro profissional da área e ele me passou outra medicação. Já estou tomando ela por quase duas semanas e estou apreensivo com medo de que não tenha eficácia. Aos demais que estão lendo esse comentário, procurem sempre cuidar da saúde mental, pois essa forma de doença atrapalha em todas as esferas da vida como bem destacou o dr.
Eu admiro demais essa profissao. Profissão de coragem , muita paciencia e muiiito estudo ! Trabalho que merece toda honra. Parabens a vc doutor e a todos os outros psiquiatras ! 😉
O senhor fala de fórma simples e profunda que o público leigo e pessoas como eu que tenho transtorno bipolar pensam que sabem tudo sejão surpreendidas, gostei nuito do seu video definindo o transtorno bipolar q era pra se chamar multipolar e é a pura verdade um forte abraço ao senhor!!
Gostei muito uma explicação bastante clara para que possamos entender o quanto é importante sempre procurar um profissional e nunca agir por conta própria em relação a medicação. Obrigada Dr.
Gente, vamos compartilhar estes vídeos do dr. Fernando. Muitos não tem noção de como tem gente sofrendo neste mundo e não há quem o encaminhe a um psiquiatra. Eu já estava a muitos anos em tratamento psiquiátrico tratando de insônia. Não tinha noção do que era medicamentos de tarja preta. Fui a três cardiologista e fiz vários exames e não deram nada. Eu já estava com taquicardia, pico de pressão, indo para as emergência. Eu precisava mesmo era do psiquiatra, pois estava com TAG e pânico. Sentia muito medo de morrer, medo de dormir, medo de tomar remédio, medo de médicos, troço doido , viu. Nem o neurologista percebeu a crise de pânico.Eu perdi tanto peso, minhas forças se esvaíram, olheira. A gente não vai sempre fazer um chekap uma vez ao ano? O mesmo devia acontecer com uma consulta ao psiquiatra pelo menos algumas vezes na vida.gente, nessa correria toda, eu acabei ficando com 16 especialidades. Fiquei estressada de ir a médico. Não achavam o que eu tinha e iam me encaminhando p outro.
A sua explicação foi muito importante para mim, pois estou em tratamento contra a depressão, ansiedade e transtorno de humor, mas sou extremamente resistente às medicações psiquiátricas. Uma parte de mim quer fazer de acordo e a outra acha que não vale à pena. Eu tô "cansada", mas obrigada pelo vídeo!
Psiquiatra, São um dos mais importantes médicos pra mim pois não adianta ter um corpo saudável e a cabeça sofrer, depois que surgiu mais médicos psiquiatra a saúde mental melhorou bastante
A psiquiatria é uma especialidade Nobre! Este vídeo é muito didático. Tem que haver muita transferência entre o paciente e o seu médico. Se o paciente não confiar no seu médico, fica difícil. Pior de tudo, é qdo um médico de outra especialidade, se intromete no tratamento psiquiátrico. Eu tive crise de ansiedade e pânico a poucos meses. É sofrido, viu! Estou em acompanhamento médico, e tudo chegou ao lugar, mas tenho que fazer a minha parte. Se surje dúvidas ou crise, eu logo comunico ao meu médico e ele ajusta a medição. Estamos tentando o desmame do Alprazolam....
Dr. Parabéns, o Sr. explicou maravilhosamente bem, claro, objetivo, sem rodeios. Sou paciente psiquiátrica crônica há 35 anos e NUNCA ouvi algo tão bem explicado. Obrigada Dr.
muito bom pois eu por exemplo faço tratamento com meu psiquiatra.tambem com psicólogos.existem alguns que nos dão mais atenção nos dois campos. mas confesso que vale sim apenas buscar tais profissionais.eles são de real valor para o nosso bem estar
Excelente trabalho! Parabéns! Seria muito bom se existisse mais psiquiatras como o senhor. Ainda hoje temos muitos profissionais buscando apenas nos dopar.
Dr fernando parabéns pelo seu trabalho de orientação, gostaria muito de passar em uma consulta com sr , mas moro em s.j.c. muito longe e dificil para mim. A 10 anos passei por um acidente pós traumático, sou motorista de onibus a 30 anos após o acidente fatal sem culpa nenhuma, fiquei ancioso e um pouco deprecivo, fasso tratamento com uso do lorax 2mg mas não tem sido muito eficax, meu organismo muito dificil para adapitar com antedepressivos, ja tentei varias veses trocar a medicação , mas os efeitos colaterais fortes. Me orienta se puder . obg.
Meus parabéns Dr. , sou um fã da área de psiquiatria, faço também um tratamento psiquiatrico e utilizo medicações, e suas dicas tem me ajudado muito. Obrigado!
Obrigada, doutor !! Cuido do meu filho que parece normal , mas tem fobia social e síndrome do pânico.Os medicamentos o ajudam bastante , mas eu o incentivo à fazer atividade física , ler bons livros e além disso, sou professora aposentada e nunca parei de trabalhar.Ele me ajuda nas aulas particulares, sendo responsável pelas trabalhos dos alunos , pesquisas , edição e impressão.Tenho feito o que posso para que ele se sinta útil .Além de trabalhar, recebe e fica bem quando tem trabalho para ele. Não vejo a hora de vê -lo curado.Mas ele não aceita psicólogo ou terapia.Eu é q exerço essa função...porém , tem dias que sinto -me cansada,mas o amor fala mais alto.Todos dizem que ele está muito bem... Quanto aos medicamentos, sei da importância,mesmo que alguns tragam problemas.Ele já reclamou...falei com o neuropsiquiatra. Tenho fé e enquanto viver , estarei ajudando. Deus lhe abençoe ,doutor!
Eu tomo dois medicamento fluoxetina, e amitriptilina e não foi psiquiatra que passou eu tenho depressão desde 1993 , meu nome é Maria marlene Florêncio Viana
Meus parabéns, pelo ótimo canal de divulgação . Minha antiga psicologa acabou com minha adolescencia ao se omitir, negando um encaminhamento para um psiquiatra por questões ideologica(ela acreditava que o comportamento era fruto de construção social) . Hoje , com 22 anos , descobri que possuo defect de atenção , faço tratamento e consegui engressar em uma universidade publica no curso de engenharia agronomica . A desinformação e a ideiologia cega quase acabou com meus sonhos !
Obrigado por prestigiar o canal, Clezio. Há profissionais equivacados em todas áres. Eu trabalho em parceria com excelentes psicólogos(as), quem ganha é o paciente. Abraço!
@@pedroap1946 Pedro, procure psicólogos que trabalhem com base em evidências científicas. Profissionais que estejam constantemente estudando. Bons profissionais em psicologia existem sim. Boa sorte
Encontrei esse canal e não largo mais. Sou Enfermeira e atualmente estou tentando estudar mais sobre "saúde mental", pois é uma área que eu sou bem distante e nunca me dediquei a estudar.
esse canal é muito bom! tem tanta desinformação e tanto tabu hoje em dia sobre o assunto, é ótimo ter algo esclarecedor disponível na internet! Agradeço :)
Do jeito q foi falado no video, deu a aparecer q a depressão leve ñ afeta todos as âmbitos de vivencia de uma pessoa ao longo da vida. Pois vc fala que as proximas ideias a serem ditas estão equivocadas, daí parte direto pra constatação do fato: depressão leve realmente prejudica demais a qualidade de vida quando crônica. Gosto muito dos seus videos! Obrigado pelo conteúdo ;)
Estou bastante interessada pela psiquiatria,quero me especializar nessa área,estou fazendo um estudo complexo através de textos e vídeos como este sobre esse ramo🙏 e muito obrigada por esclarecer alguns tabus,e uns conceitos. Só aumenta o meu interesse,em ajudar e tentar fazer que as pessoas tenham uma outra visão . Até me inscrevi,valeu mesmo
Verdade por anos tomei um tipo de 💊 e foi aumentando a dosagem,mas depois trocaram os remédios e incrível eu sou Border ,mas nunca mais tive depressão,claro sou categórica com elas e sou hiper consciente da eficácia deles,tenho 44 anos e desde os 12 tm medicações.
Doutor, só acho digno falar sobre efeitos colaterais pessoas que usam o medicamento no corpo, resultados de laboratórios pagos pelas indústrias farmacêuticas não são a mesma coisa, para tirar meu vício em Rivotril precisei ser internado por meses, sofro com reações extrapiramidais sempre nas crises pq os médicos insistem em administrar Haloperidol, sou alérgico, Lítio exige que eu tenha bastante sal no corpo, ou começam as reações tóxicas, exige exame de sangue periódico, tioridazina é ótimo pra dormir bem, mas ao acordar levo horas pra me sentir esperto, clorpromazina evita psicoses, mas em contra-partida evita que me apaixone, que tenha libido e ereções, sertralina então quem toma sempre compra tadalafila, sinto que o Lítio evita diversas crises, sinto que a crise acontece em segundo plano na mente e não há reação no meu comportamento, é como se o Lítio abafasse as mudanças de humor, sentimos ela existir em segundo plano, algo assim, clorpromazina faz o mesmo com as psicoses, sinto que ela está presente mas não se manisfesta da forma como seria sem o madicamento, sertralina me faz querer viver, limpar a casa, vejo tudo com beleza e cores vivas, mas também é usado pra quem tem ejaculação precoce, agora tente entender, os remédios baixam a libido, causam impotência e ainda retardam o orgasmo, dá pra ter uma idéia do trabalho que temos só para sentir prazer? Alias um bipolar sem prazer na vida é crise na certa pois as taxas de estresse aumentam e podem facilitar as crises. São fundamentais para minha sobrevivencia os remédios, mas não os considero perfeitos, considero indispensáveis na minha vida, mas pelo fato de que sem eles eu fico pior, somente os remédios de alto custo e mais modernos tem menos efeitos colaterais, a maioria como eu faz acompanhamento no SUS.
marcootavio Por gratidão a Deus a quem devo Graças gosto de expor minhas opiniões que podem estimular alguém a procurar informações e tirar suas conclusões; assim como sugestão e somente 2 exemplos, no You Tube matérias com sérios profissionais da área títulos abaixo Psiquiatria Um Erro Mortal relato de familiares e análise seria como é como ????? É realizado o MANUAL DE DIAGNOSTICO E ESTATÍSTICO:A FARSA MAIS MORTÍFERA DA PSIQUIATRIA matéria realizada com produção em PORTUGAL
Olá, gostaria de saber se vocês poderiam falar sobre a Agorafobia, eu nunca acho matérias ou livros sobre esse tema, pois convivo com ela e nao posso fazer uso de medicamentos por causa do transtorno bipolar. Desde já sou grata! Abraço.
Infelizmente não gosto de compartilhar, muita gente sabe q faço tratamento psiquiátrico, muitos qrem se aproveitar da situação e te tachar de maluco por QLQR coisa. Gostei muito do vidio. Tomo medicamentos a muitos anos ja passei por vários mas infelizmente não evita minhas crises. Entro e saio do purgatório desde sempre
Doto um paceite que já faz o tratamento do repuridona com o biperiderno pode deixa de tomar e porque as pessoas que toma estes dois remedios fica com a barriga grande e si pode deixa de tomar um dos dois remedirio e gual e o efeito de tomar um remédio só destes ai que eu falei
Olá, Débora. Sobretudo no início do tratamento pode haver mais efeitos colaterais. Felizmente a tendência é que o efeito colateral diminua e o efeito terapêutico aumente. Obrigado por seguir o canal!
Dr Fernando minha filha tem 21 anos sofre de transtorno bipolar 1. Tratou há 4 anos com lítio e Aristab , mas não sumia os sintomas psicóticos. Em 1 ano mudou para risperidona 3mg e lítio 900mg melhorou os sintomas, mas engordou 10 kg. Há dois meses vem tratando com Latuda 120 mg e 2g de risperidona , mas não está sentindo muito bem parece que está voltando os sintomas e sentindo tristeza e dor no estômago. Seria essa troca e diminuição da Risperidona?
O seu vídeo e diferente dos outros piciquiatra pos o SH explica bem claro eu sinaciedade tomo remédio para dormir ozei olcadil 20anos saio de linha tomei aprazolam mim sentir Mal não quero osar Rivotril estou osando lorazepam estou dormindo mas não sei se posso osar a logo prazo gostaria de saber?
Eu tomo clornazepan dois miligramas a dose anos e fui em um pisiquiatra e ele nao quis me dar o remedio oque devo fazer se preciso pra me acalmar e conssseguir dormir e sem ele eu fico .mal desmaio se fico nervosa e tudo oque devo fazer
dr.tenho crises de ansiedade e faço acompanhamento com psiquiatra a dois anos,já engravidei tomando o medicamento é minha BB veio a óbito com 8 meses de gestação,eu quero muito engravidar mais n não tenho coragem de tomar antidepressivos,,meu médico disse qui tenho qui tomar 6 meses tendo melhora,já tem 2 meses,o qui faço não consigo esperar tanto tempo,4 meses de 25 mg e depois redução da mg
Muito bom o vídeo .... pena que ainda tenho medo de tomar os remédios para transtorno de pânico. pondera de 10mg e apraz de 1 mg antes de deitar. .. :(
Querido doutor, alguns anos eu sofrir, de uma grande depressão, fui parar em um hospital, e eu tive que fazer alguns exames, principalmente o exame de cabeça, e deu um poblema mas eu não soube, o que realmente era, só sentia muita dor de cabeça, vomitava , sentia muito cansaço, e ficava muitos dias sem conseguir dormir. Depois de alguns anos eu parei de tomar os remedios, casei e tnho uma filha, trabalho, e mim sinto bem, mas eu tenho medo que tudo volte novamente, sra que eu preciso retornar ao meu médico novamente.
Boa tarde, Dr. Fernando. No que se refere ao assunto "dependência", me restou uma impressão "grosso modo" do conceito. No exemplo usado, no caso dos benzodiazepínicos e estimulantes (com enfase nos estimulantes), de que modo se dá a dependência? Isto é, ela é de ordem psicológica ou química? Claro que devo relativizar e tratar as duas hipóteses, bem como ambas, e de forma simultânea. No entanto, (perdoe-me a ingenuidade, não sou medico, mas me interesso muito pelo assunto) Não estamos a falar de princípios ativos altamente estudados ao longo de anos, para que se possa chegar em sua forma de utilização mais segura? Como explicar o fator dependência? Muito obrigado,
Olá, Igor. Tanto estimulantes como os benzodiazepínicos são medicações largamente estudadas e muito seguras quando usados adequadamente. Contudo o desenvolvimento da dependência é da própria natureza do mecanismo de ação. E sim, a dependência é tanto química quanto psicológica.
Muito boas as informações! Apenas creio que seria necessário citar o que a literatura baseada em evidências ressalta há tempos, principalmente sem se tratando da depressão: a importância da psicoterapia relacionada ao tratamento medicamentoso, para um tratamento realmente eficaz e duradouro. Além da importância de um acompanhamento com um profissional responsável, disponível e atento pois, embora os efeitos colaterais não sejam mais tão comuns, quando ocorrem podem ser bem graves (podendo aumentar até o risco de suicídio, por exemplo). Abraços!
Dotor boa tarde. Meu marido tem transtorno bipolar .quando ele esta na fase de euforia .sempre que se separa de mim . Tudo bota culpa em mim devruim na vida dele .quando esta tomando remedio calmo nao diz nada as e calado .fico em duvida sobre o que faser .
Tive depressão,ansiedade e transtorno do pânico comecei a tratar com amitripitilina mais o olcadil 2m junto com amitripitilina 75mg mais não táva mais achando o olcadil é então a psiquiatra me passou o frontal xr 2m e a amitripitilina 75mg mais não tá achando o frontal xr 2m e aí pergunto a Sr o que e o benzodiazepinico que substitui o frontal xr 2m para eu Tomar junto com amitripitilina 75mg me ajude por favor Dr obrigada
Olá DR Fernando, tenho depressão severa já tomei quase todos antidepressivos agora estou tomado Ritalina 6 comprimido de 10 mg durante o dia ,mas é mesmo que tomar água o efeito é muitíssimo pouco e tomo tbm venlafaxina fluoxetina lítio esses já tomo a muito tempo.Gostaria de saber do Sr se devo tomar noradrenalina iinjetável? meu médico é do caps demora meses pra ver ele.
Tenho crise de ansiedade e depressão, chorei muito da primeira vez que tomei remédio. Hoje, junto da terapia, vejo que fez um grande bem para mim.
Obrigado, Dr. Eu, por apresentar uma depressão/ansiedade leve, nunca procurei um psiquiatra, mesmo os sintomas atrapalhando muito a minha vida. Depois de um tempo, por não tratar o problema, eu tive uma crise de pânico e fui obrigado a me tratar. Como consequência, ao passar de dois/três meses com a medicação, minha vida melhorou demais!
Com o decorrer do tratamento, como eu tinha melhorado, o meu médico pediu pra cessar o tratamento. E assim eu fiz com a sua orientação. Ocorre que após um mês os sintomas voltaram, não tão fortes, mas de uma forma que atrapalha demais a minha vida. Sendo assim procurei um outro profissional da área e ele me passou outra medicação. Já estou tomando ela por quase duas semanas e estou apreensivo com medo de que não tenha eficácia.
Aos demais que estão lendo esse comentário, procurem sempre cuidar da saúde mental, pois essa forma de doença atrapalha em todas as esferas da vida como bem destacou o dr.
CONTEUDO MUITO INTERESSANTE. FORA QUE O DR. É UM GATO. COM TODO RESPEITO HEIM!
Eu admiro demais essa profissao. Profissão de coragem , muita paciencia e muiiito estudo ! Trabalho que merece toda honra. Parabens a vc doutor e a todos os outros psiquiatras ! 😉
Muito obrigado, Geova!
O senhor fala de fórma simples e profunda que o público leigo e pessoas como eu que tenho transtorno bipolar pensam que sabem tudo sejão surpreendidas, gostei nuito do seu video definindo o transtorno bipolar q era pra se chamar multipolar e é a pura verdade um forte abraço ao senhor!!
@@psiquiatrafernandofernandes,
baixei um ds teus vids
De extrema clareza e utilidade!
Muito obrigado!
Bom dia Doutor Fernando Fernandes gostei muito do seu vídeo parabéns meu irmão e esquizofrênico
Eu sou apaixonada por essa profissão parabéns Dr por estas orientações tão precisa
Gostei muito uma explicação bastante clara para que possamos entender o quanto é importante sempre procurar um profissional e nunca agir por conta própria em relação a medicação. Obrigada Dr.
O senhor está contribuindo para uma população de doentes sem tratamento, vivemos um caso de saúde pública, obrigada,dr Fernando 👏
Vc se equivocou.
Doentes com tratamento, não?
Grata pela existência da psiquiatra e dos bons psiquiatras.
Gente, vamos compartilhar estes vídeos do dr. Fernando. Muitos não tem noção de como tem gente sofrendo neste mundo e não há quem o encaminhe a um psiquiatra. Eu já estava a muitos anos em tratamento psiquiátrico tratando de insônia. Não tinha noção do que era medicamentos de tarja preta. Fui a três cardiologista e fiz vários exames e não deram nada. Eu já estava com taquicardia, pico de pressão, indo para as emergência. Eu precisava mesmo era do psiquiatra, pois estava com TAG e pânico. Sentia muito medo de morrer, medo de dormir, medo de tomar remédio, medo de médicos, troço doido , viu. Nem o neurologista percebeu a crise de pânico.Eu perdi tanto peso, minhas forças se esvaíram, olheira. A gente não vai sempre fazer um chekap uma vez ao ano? O mesmo devia acontecer com uma consulta ao psiquiatra pelo menos algumas vezes na vida.gente, nessa correria toda, eu acabei ficando com 16 especialidades. Fiquei estressada de ir a médico. Não achavam o que eu tinha e iam me encaminhando p outro.
A sua explicação foi muito importante para mim, pois estou em tratamento contra a depressão, ansiedade e transtorno de humor, mas sou extremamente resistente às medicações psiquiátricas. Uma parte de mim quer fazer de acordo e a outra acha que não vale à pena. Eu tô "cansada", mas obrigada pelo vídeo!
Vídeo sensacional e muito esclarecedor!
Gratidão Dr Fernando por compartilhar gratuitamente informações tão relevantes.
Nós que agradecemos!
Muito. esclarecedor obrigada 🙏
Obrigada doutor pelos seus esclarecimentos. 👏👏👏
Psiquiatra, São um dos mais importantes médicos pra mim pois não adianta ter um corpo saudável e a cabeça sofrer, depois que surgiu mais médicos psiquiatra a saúde mental melhorou bastante
Sem dúvida!
O melhor que já conheci.
A psiquiatria é uma especialidade Nobre! Este vídeo é muito didático. Tem que haver muita transferência entre o paciente e o seu médico. Se o paciente não confiar no seu médico, fica difícil. Pior de tudo, é qdo um médico de outra especialidade, se intromete no tratamento psiquiátrico. Eu tive crise de ansiedade e pânico a poucos meses. É sofrido, viu! Estou em acompanhamento médico, e tudo chegou ao lugar, mas tenho que fazer a minha parte. Se surje dúvidas ou crise, eu logo comunico ao meu médico e ele ajusta a medição. Estamos tentando o desmame do Alprazolam....
Corrigindo ( transparência )
Obrigada Dr. Fernando. As informações são extremamente úteis pelo conteúdo e pela forma com que são apresentadas pelo senhor.
Obrigado por prestigiar!
Amei as informações.
Que medico maravilhosooooo!!! Excelente explanação...parabens! Claro e objetivo
Dr. Parabéns, o Sr. explicou maravilhosamente bem, claro, objetivo, sem rodeios. Sou paciente psiquiátrica crônica há 35 anos e NUNCA ouvi algo tão bem explicado.
Obrigada Dr.
Parabéns doutor Fernando, sua metodologia de apresentação é maravilhosa, parabéns por esse trabalho!
Obrigado por prestigiar o canal, Fernando!
Que médico maravilhoso Deus te abençoe sempre!
muito bom pois eu por exemplo faço tratamento com meu psiquiatra.tambem com psicólogos.existem alguns que nos dão mais atenção nos dois campos. mas confesso que vale sim apenas buscar tais profissionais.eles são de real valor para o nosso bem estar
Maravilhoso dr.Fernando .Muito agradecida🙏
Nós que agradecemos!
A minha psiquiatra é incrível. Conversamos bastante sobre tudo referente a meu tratamento. Hoje levo uma vida normal.
Muito bom!
Excelente trabalho! Parabéns! Seria muito bom se existisse mais psiquiatras como o senhor. Ainda hoje temos muitos profissionais buscando apenas nos dopar.
Dr fernando parabéns pelo seu trabalho de orientação, gostaria muito de passar em uma consulta com sr , mas moro em s.j.c. muito longe e dificil para mim. A 10 anos passei por um acidente pós traumático, sou motorista de onibus a 30 anos após o acidente fatal sem culpa nenhuma, fiquei ancioso e um pouco deprecivo, fasso tratamento com uso do lorax 2mg mas não tem sido muito eficax, meu organismo muito dificil para adapitar com antedepressivos, ja tentei varias veses trocar a medicação , mas os efeitos colaterais fortes. Me orienta se puder . obg.
Meus parabéns Dr. , sou um fã da área de psiquiatria, faço também um tratamento psiquiatrico e utilizo medicações, e suas dicas tem me ajudado muito. Obrigado!
Muito obrigado, Isaac. Fico feliz em saber quando meus vídeos estão ajudando as pessoas.
Isaac* rsrs Obg, um abraço!
Corrigido!
sabr
sabrna
Vídeo excelente doutor, gratidão!
Muito bom, bem esclarecido. Parabéns doutor
Obrigado, Penha!
Excelentes informações! Gratidão Dr Fernando...
Fantástica sua aula. Parabéns, dr. Fernando.
Excelente comentário muito bom
Obrigada, doutor !!
Cuido do meu filho que parece normal , mas tem fobia social e síndrome do pânico.Os medicamentos o ajudam bastante , mas eu o incentivo à fazer atividade física , ler bons livros e além disso, sou professora aposentada e nunca parei de trabalhar.Ele me ajuda nas aulas particulares, sendo responsável pelas trabalhos dos alunos , pesquisas , edição e impressão.Tenho feito o que posso para que ele se sinta útil .Além de trabalhar, recebe e fica bem quando tem trabalho para ele.
Não vejo a hora de vê -lo curado.Mas ele não aceita psicólogo ou terapia.Eu é q exerço essa função...porém , tem dias que sinto -me cansada,mas o amor fala mais alto.Todos dizem que ele está muito bem...
Quanto aos medicamentos, sei da importância,mesmo que alguns tragam problemas.Ele já reclamou...falei com o neuropsiquiatra.
Tenho fé e enquanto viver , estarei ajudando.
Deus lhe abençoe ,doutor!
É muito bom assistir seus vídeos
Eu tomo dois medicamento fluoxetina, e amitriptilina e não foi psiquiatra que passou eu tenho depressão desde 1993 , meu nome é Maria marlene Florêncio Viana
Meus parabéns, pelo ótimo canal de divulgação . Minha antiga psicologa acabou com minha adolescencia ao se omitir, negando um encaminhamento para um psiquiatra por questões ideologica(ela acreditava que o comportamento era fruto de construção social) . Hoje , com 22 anos , descobri que possuo defect de atenção , faço tratamento e consegui engressar em uma universidade publica no curso de engenharia agronomica . A desinformação e a ideiologia cega quase acabou com meus sonhos !
Obrigado por prestigiar o canal, Clezio. Há profissionais equivacados em todas áres. Eu trabalho em parceria com excelentes psicólogos(as), quem ganha é o paciente. Abraço!
Eu nunca conheci um psicólogo competente. Profissão mais 171 que existe, se aproveitam da situação das pessoas para ganhar dinheiro.
Excelente vídeo
@@pedroap1946 Pedro, procure psicólogos que trabalhem com base em evidências científicas. Profissionais que estejam constantemente estudando. Bons profissionais em psicologia existem sim. Boa sorte
Parabéns dr" não pare d nos ajudar. Deus abençoe vc e os seus poderosamente..
Muito obrigado, Alzira, Deus abençoe.
Encontrei esse canal e não largo mais. Sou Enfermeira e atualmente estou tentando estudar mais sobre "saúde mental", pois é uma área que eu sou bem distante e nunca me dediquei a estudar.
Vou começar a fazer o tratamento denovo. Eu gostei muito. Bom dia.
Muito bom ,o Senhor atende no RJ,faço tratamento com Venlafaxina de 150 mg ,ás vezes tomo Zolpidem de 10 mg para dormir ....
Gostaria de receber mais orientações são maravilhosas
Eu tive pânico e o remédio psiquiátrico foi uma benção.
Também tive. Com apenas 5 , 6 meses , as crises desapareceram .
AI, QUE LEGAL ESSE PSIQUIATRA, TÃO BONZINHO
esse canal é muito bom! tem tanta desinformação e tanto tabu hoje em dia sobre o assunto, é ótimo ter algo esclarecedor disponível na internet! Agradeço :)
Obrigado por prestigiar, Mika. Inscreva-se no canal!
Parabéns pelo vídeo. Muito explicativo. Um abraço!
Do jeito q foi falado no video, deu a aparecer q a depressão leve ñ afeta todos as âmbitos de vivencia de uma pessoa ao longo da vida. Pois vc fala que as proximas ideias a serem ditas estão equivocadas, daí parte direto pra constatação do fato: depressão leve realmente prejudica demais a qualidade de vida quando crônica.
Gosto muito dos seus videos!
Obrigado pelo conteúdo ;)
Obrigado por prestigiar, Antonio. Não deixe de se inscrever no canal: goo.gl/WaHMCx
Queria ver algum video sobre a substituição de medicações por suplementação(GABA, vitamina B12, etc...)
Gratidão pelo seu canal e por todas as informações.
Obrigado por prestigiar, Damares!
Estou bastante interessada pela psiquiatria,quero me especializar nessa área,estou fazendo um estudo complexo através de textos e vídeos como este sobre esse ramo🙏 e muito obrigada por esclarecer alguns tabus,e uns conceitos. Só aumenta o meu interesse,em ajudar e tentar fazer que as pessoas tenham uma outra visão . Até me inscrevi,valeu mesmo
Mas Deus é mais,e ñ vai nos desamparar
Um excelente vídeo, parabéns !
Excelente espanação
Parabéns doutor tem divulgado ótimose vídeos
Obrigado por prestigiar, Alex!
Excelente!
Eu vou levando a vida doutor de forma solitária e triste.A morte seria um alívio pra mim mas quero que ela ocorra de forma natural.
Acho que consultei com o senhor, na época de sua faculdade. Sou do Rio Grande do Sul.
muito esclarecedor
Ótimo!
Muito obrigada Dr. Foi muito útil
Dr. Fernando faz um vídeo sobre paranóia e a associação ereditaria.
Verdade por anos tomei um tipo de 💊 e foi aumentando a dosagem,mas depois trocaram os remédios e incrível eu sou Border ,mas nunca mais tive depressão,claro sou categórica com elas e sou hiper consciente da eficácia deles,tenho 44 anos e desde os 12 tm medicações.
Doutor, só acho digno falar sobre efeitos colaterais pessoas que usam o medicamento no corpo, resultados de laboratórios pagos pelas indústrias farmacêuticas não são a mesma coisa, para tirar meu vício em Rivotril precisei ser internado por meses, sofro com reações extrapiramidais sempre nas crises pq os médicos insistem em administrar Haloperidol, sou alérgico, Lítio exige que eu tenha bastante sal no corpo, ou começam as reações tóxicas, exige exame de sangue periódico, tioridazina é ótimo pra dormir bem, mas ao acordar levo horas pra me sentir esperto, clorpromazina evita psicoses, mas em contra-partida evita que me apaixone, que tenha libido e ereções, sertralina então quem toma sempre compra tadalafila, sinto que o Lítio evita diversas crises, sinto que a crise acontece em segundo plano na mente e não há reação no meu comportamento, é como se o Lítio abafasse as mudanças de humor, sentimos ela existir em segundo plano, algo assim, clorpromazina faz o mesmo com as psicoses, sinto que ela está presente mas não se manisfesta da forma como seria sem o madicamento, sertralina me faz querer viver, limpar a casa, vejo tudo com beleza e cores vivas, mas também é usado pra quem tem ejaculação precoce, agora tente entender, os remédios baixam a libido, causam impotência e ainda retardam o orgasmo, dá pra ter uma idéia do trabalho que temos só para sentir prazer? Alias um bipolar sem prazer na vida é crise na certa pois as taxas de estresse aumentam e podem facilitar as crises. São fundamentais para minha sobrevivencia os remédios, mas não os considero perfeitos, considero indispensáveis na minha vida, mas pelo fato de que sem eles eu fico pior, somente os remédios de alto custo e mais modernos tem menos efeitos colaterais, a maioria como eu faz acompanhamento no SUS.
marcootavio concordo e sou médica
Vamos acabar com a manipulação financeira da DOR E SOFRIMENTO DE MILHÕES DE SERES
Tomei sertralina durante 5 anos... Falta de libido? Kkkkkkkkkkkkk. Kkkkkkkkkkkkk
Sabe de nada inocente.
Cada organismo reage de um jeito.
marcootavio Sou médica e com experiência própria destes medicamentos estamos sob uma MÁFIA MUNDIAL ENVOLVENDO INCLUSIVE “PROFEEESSSSINAIS” da DOENÇA
@@suelymiranda6035 pode até ser uma máfia mesmo, mas só quem precisa dessas substâncias sabe o quanto elas ajudam a ter qualidade de vida.
marcootavio Por gratidão a Deus a quem devo Graças gosto de expor minhas opiniões que podem estimular alguém a procurar informações e tirar suas conclusões; assim como sugestão e somente 2 exemplos, no You Tube matérias com sérios profissionais da área títulos abaixo
Psiquiatria Um Erro Mortal relato de familiares
e análise seria como é como ????? É realizado o MANUAL DE DIAGNOSTICO E ESTATÍSTICO:A FARSA MAIS MORTÍFERA DA PSIQUIATRIA matéria realizada com produção em PORTUGAL
Não consigo deixar de tomar o rivotril. Obrigada Dr.
Olá, gostaria de saber se vocês poderiam falar sobre a Agorafobia, eu nunca acho matérias ou livros sobre esse tema, pois convivo com ela e nao posso fazer uso de medicamentos por causa do transtorno bipolar.
Desde já sou grata!
Abraço.
Infelizmente não gosto de compartilhar, muita gente sabe q faço tratamento psiquiátrico, muitos qrem se aproveitar da situação e te tachar de maluco por QLQR coisa. Gostei muito do vidio. Tomo medicamentos a muitos anos ja passei por vários mas infelizmente não evita minhas crises. Entro e saio do purgatório desde sempre
Eu faco tratamento do sidromico do panico ha um ano estou min sentindo bem antes vivia muito pertubada mais estou muito bem
@@mariarosario1161 o q vc toma ?
Preciso urgentemente voltar com meu tratamento ...
Pq vc parou? Foi diagnosticado com oq? Te fazia bem as medicações?
Parabéns pelo canal! Pena que nem todos querem buscar informações! Gratidão!
Doto um paceite que já faz o tratamento do repuridona com o biperiderno pode deixa de tomar e porque as pessoas que toma estes dois remedios fica com a barriga grande e si pode deixa de tomar um dos dois remedirio e gual e o efeito de tomar um remédio só destes ai que eu falei
Poisé ...
Entendi com esse vídeo q a gente só trata os sintomas ..🤔
A causa continua
Por essa razão que se deve fazer o uso do medicamento aliado à terapia.
É isso mesmo Ana. Medicamento trata sintoma e terapia trata as causas. :)
Oxi kkkk acho isso a maior idiotice.
É exatamente isso que eu quero, me ver livres dos sintomas.
TOMO MEDICAÇÃO E NÃO É BEM ASSIM PRINCIPALMENTE NO COMEÇO DO TRATAMENTO.
Também não foi assim comigo não.
sempre existem excessões.
Olá, Débora. Sobretudo no início do tratamento pode haver mais efeitos colaterais. Felizmente a tendência é que o efeito colateral diminua e o efeito terapêutico aumente. Obrigado por seguir o canal!
A indústria mundial é uma MÁFIA
muito bom adorei
Obrigado por prestigiar, Flávio.
Médico Inteligente
Dr Fernando minha filha tem 21 anos sofre de transtorno bipolar 1. Tratou há 4 anos com lítio e Aristab , mas não sumia os sintomas psicóticos. Em 1 ano mudou para risperidona 3mg e lítio 900mg melhorou os sintomas, mas engordou 10 kg. Há dois meses vem tratando com Latuda 120 mg e 2g de risperidona , mas não está sentindo muito bem parece que está voltando os sintomas e sentindo tristeza e dor no estômago. Seria essa troca e diminuição da Risperidona?
Enfim um canal esclarecedor! Parabéns Dr.
Dr, tem algum vídeo seu que o sr fala sobre o Zolpidem?!
O seu vídeo e diferente dos outros piciquiatra pos o SH explica bem claro eu sinaciedade tomo remédio para dormir ozei olcadil 20anos saio de linha tomei aprazolam mim sentir Mal não quero osar Rivotril estou osando lorazepam estou dormindo mas não sei se posso osar a logo prazo gostaria de saber?
Faz um vídeo falando sobre esquizofrenia
Eu tomo clornazepan dois miligramas a dose anos e fui em um pisiquiatra e ele nao quis me dar o remedio oque devo fazer se preciso pra me acalmar e conssseguir dormir e sem ele eu fico .mal desmaio se fico nervosa e tudo oque devo fazer
Boa noite. O senhor poderia falar sobre o TAG? Obrigado.
dr.tenho crises de ansiedade e faço acompanhamento com psiquiatra a dois anos,já engravidei tomando o medicamento é minha BB veio a óbito com 8 meses de gestação,eu quero muito engravidar mais n não tenho coragem de tomar antidepressivos,,meu médico disse qui tenho qui tomar 6 meses tendo melhora,já tem 2 meses,o qui faço não consigo esperar tanto tempo,4 meses de 25 mg e depois redução da mg
Parabéns pelo vídeo. Ganhou mais um inscrito vestibulando de medicina.
Obrigado por prestigiar!
excelente vídeo!
Muito brigado, Samu.
Canal do Samu á
Muito bom o vídeo .... pena que ainda tenho medo de tomar os remédios para transtorno de pânico. pondera de 10mg e apraz de 1 mg antes de deitar. .. :(
Olá, por favor qual porcentagem de pacientes que o Sr. trata recebem medicação?
Querido doutor, alguns anos eu sofrir, de uma grande depressão, fui parar em um hospital, e eu tive que fazer alguns exames, principalmente o exame de cabeça, e deu um poblema mas eu não soube, o que realmente era, só sentia muita dor de cabeça, vomitava , sentia muito cansaço, e ficava muitos dias sem conseguir dormir. Depois de alguns anos eu parei de tomar os remedios, casei e tnho uma filha, trabalho, e mim sinto bem, mas eu tenho medo que tudo volte novamente, sra que eu preciso retornar ao meu médico novamente.
alguns anos atras tomei neonatin ocadil topiramato me fez muito bem mas por motivo financeiro tive que parar
Dr meu filho tá na clínica de de tratamento para drogado que medicamento posso da pra Eli
Mais uma escrita
O invega pode causar refração ao longo do uso?
Boa tarde, Dr. Fernando.
No que se refere ao assunto "dependência", me restou uma impressão "grosso modo" do conceito. No exemplo usado, no caso dos benzodiazepínicos e estimulantes (com enfase nos estimulantes), de que modo se dá a dependência? Isto é, ela é de ordem psicológica ou química? Claro que devo relativizar e tratar as duas hipóteses, bem como ambas, e de forma simultânea. No entanto, (perdoe-me a ingenuidade, não sou medico, mas me interesso muito pelo assunto) Não estamos a falar de princípios ativos altamente estudados ao longo de anos, para que se possa chegar em sua forma de utilização mais segura?
Como explicar o fator dependência? Muito obrigado,
Olá, Igor. Tanto estimulantes como os benzodiazepínicos são medicações largamente estudadas e muito seguras quando usados adequadamente. Contudo o desenvolvimento da dependência é da própria natureza do mecanismo de ação. E sim, a dependência é tanto química quanto psicológica.
Ola pode me tirar uma duvida? Psicologos e psiquiatras estuda os mesmos comportamentos humano como ansiedade...?
Dr fala sobre zodel
Muito boas as informações! Apenas creio que seria necessário citar o que a literatura baseada em evidências ressalta há tempos, principalmente sem se tratando da depressão: a importância da psicoterapia relacionada ao tratamento medicamentoso, para um tratamento realmente eficaz e duradouro. Além da importância de um acompanhamento com um profissional responsável, disponível e atento pois, embora os efeitos colaterais não sejam mais tão comuns, quando ocorrem podem ser bem graves (podendo aumentar até o risco de suicídio, por exemplo). Abraços!
Dr não. Encontrando olcadil a clinica geral m passou amitril esta correto ? Me responda por favor abraço
obrigd pelas orientaçoes,que Deus cont te abençoado c mt saude,proteçao...
Obrigado por prestigiar o canal, Magda.
O que vc acha das medicações psiquiátricas para ansiedade ( apenas) em crianças (11) anos?
Dr. por favor vc poderia falar deste medicamentos Quetiapina e Carbolitium?
Dotor boa tarde. Meu marido tem transtorno bipolar .quando ele esta na fase de euforia .sempre que se separa de mim .
Tudo bota culpa em mim devruim na vida dele .quando esta tomando remedio calmo nao diz nada as e calado .fico em duvida sobre o que faser .
Tive depressão,ansiedade e transtorno do pânico comecei a tratar com amitripitilina mais o olcadil 2m junto com amitripitilina 75mg mais não táva mais achando o olcadil é então a psiquiatra me passou o frontal xr 2m e a amitripitilina 75mg mais não tá achando o frontal xr 2m e aí pergunto a Sr o que e o benzodiazepinico que substitui o frontal xr 2m para eu Tomar junto com amitripitilina 75mg me ajude por favor Dr obrigada
Com 60 dias de medicações, Não tive mais pseudoconvulsao e consigo andar sozinha só estou com pequenas dificuldades nos movimentos superiores
Olá DR Fernando, tenho depressão severa já tomei quase todos antidepressivos agora estou tomado Ritalina 6 comprimido de 10 mg durante o dia ,mas é mesmo que tomar água o efeito é muitíssimo pouco e tomo tbm venlafaxina fluoxetina lítio esses já tomo a muito tempo.Gostaria de saber do Sr se devo tomar noradrenalina iinjetável? meu médico é do caps demora meses pra ver ele.