"Em sua análise da dependência latino-americana, os pesquisadores marxistas incorreram, geralmente, em dois tipos de desvios: a substituição do fato concreto pelo conceito abstrato, ou a adulteração do conceito em nome de uma realidade rebelde para aceitá-lo em sua formulação pura. No primeiro caso, o resultado tem sido os estudos marxistas chamados de ortodoxos, nos quais a dinâmica dos processos estudados se volta para uma formalização que é incapaz de reconstruí-la no âmbito da exposição, e nos que a relação entre o concreto e o abstrato se rompe, para dar lugar a descrições empíricas que correm paralelamente ao discurso teórico, sem fundir-se com ele; isso tem ocorrido, sobretudo, no campo da história Econômica. O segundo tipo de desvio tem sido mais frequente no campo da sociologia, no qual, frente à dificuldade de adequar a uma realidade categorias que não foram desenhadas especificamente para ela, os estudiosos de formação marxista recorrem simultaneamente a outros enfoques metodológicos e teóricos; a consequência necessária desse procedimento é o ecletismo, a falta de rigor conceituai e metodológico e um pretenso enriquecimento do marxismo, que é na realidade sua negação [...] Na identificação desses elementos, as categorias marxistas devem ser aplicadas, isto é, à realidade como instrumentos de análise e antecipações de seu desenvolvimento posterior. Por outro lado, essas categorias não podem substituir ou mistificar os fenômenos a que se aplicam; é por isso que a análise tem de ponderá-las, sem que isso implique em nenhum caso romper com a linha do raciocínio marxista, enxertando-lhe corpos que lhe são estranhos e que não podem, portanto, ser assimilados por ela. O rigor conceitual e metodológico: a isso se reduz em última instância a ortodoxia marxista. Qualquer limitação para o processo de investigação que dali se derive já não tem nada relacionado com a ortodoxia, mas apenas com o dogmatismo" Dialética da dependência de Ruy Mauro Marini.
@@caiquemarlon5579 Fui comentar para uma professora sobre a figura do Ruy Mauro Marini, daí ela supôs que eu tinha leitura dele(coisa que não tinha), então ela botou nossa turma pra ler a Dialética... e a gente tomou um pau e os colegas ficaram putos comigo por ter perturbado a prof com isso !
Quero comentar aqui uma coisa. Obrigado Jones, você e Sabrina me introduziram a um conteudo que eu JAMAIS teria contato se nao fosse por vocês. Obrigado camarada, o que vcs fazem é muito importante e eu sempre lembrarei isso à vocês.
Boa noite, Jones Manoel!! Sou nova no canal, há duas semanas!! Sou professora da Secretaria de educação do DF em Língua portuguesa no ensino médio, mas gosto de ir muito além!! Estou gostando muito de seus conteúdos!! Tornei-me apoiadora hoje, porque acredito que de pouco em pouco nos tornamos muitos!!! Parabéns e abraços!!
"... ORTODOXIA NO MÉTODO, DEFESA DA REVOLUÇÃO COMO HORIZONTE DE SUPERAÇÃO DAS CONTRADIÇÕES CAPITALISTAS, CENTRALIDADE DA LUTA DE CLASSES ENQUANTO FENÔMENO EXPLICATIVO DA SOCIEDADE E UMA COMPREENSÃO DO SER SOCIAL MATERIALISTA. ESSES SÃO OS FUNDAMENTOS DO MARXISMO."
Jones, falou tudo, a entrevista com o Milton Santos me deu um ódio sem igual. Um gênio daqueles sendo perguntado cada asneira, além de não deixarem o cara falar.
Obrigado pela ótima explicação sobre MARXISMO ORTODOXO! Precisava exatamente dessa sua contribuição para entender melhor o texto de LUKÁCS, " HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE"
Li um livro de um historiador criticando o Lenine por ele adaptar o marxismo a Rússia. Segundo ele Marx escreveu O Capital para países industrializados e a Rússia era um país feudal.
Tava assistindo a um vídeo antigo do Humberto que ele fala sobre teoria da moeda e uma das contradições do capitalismo e logo depois Jones lança este vídeo.
Parabéns pelo vídeo! Jones, vc conhece a obra do geógrafo David Harvey? Gosto bastante por beber diretamente dos ensinamentos de Marx e associá-los às dinâmicas do desenvolvimento urbano que acompanham a história do capitalismo e suas crises. Além de uma visão materialista e histórica, traz uma dimensão geográfica (espacial) para compreensão da realidade social.
Dica de tema para vídeo futuro: os problemas do ecletismo para a análise do real e atuação política. Sobre os problemas de combinar métodos diferentes na compreensão da sociedade e os desastrosos efeitos práticos que tem; assim como o dogmatismo
Tem um debate muito bom sobre Ortodoxia vs Heterodoxia no marxismo no especial de 200anos de Marx no Anticast, do Ivan Mizanzuki, com Sabrina Fernandes, João Carvalho e, se me lembro direito, Zamiliano. Nele, Sabrina claramente se põe como Heterodoxa no Marxismo. Mesmo assim, ela parece reconhecer varios pontos em comum com o marxismo-leninismo, como, em certos tempos, a Luta Armada, entendimento de uma necessidade da Ditadura do Proletáriado. Oq faz então de Sabrina uma Heterodoxa?
É que existe uma tensão permanente entre o que é "terreno comum" e o que não é. Por exemplo desenvolver temas que não são contemplados de forma suficiente em Marx. A Sabrina tem um vídeo onde ela explica o que é ecossocialismo e lá ela fala que por muito tempo a linha dela foi (e ainda é) acusada de ecletismo(i.e não estar seguindo o método de Marx, etc...). E tem a questão que nem sempre o que a pessoa se autointitula significa o que ela é. Tem muita gente que diz ser marxista ortodoxo mas na verdade é um marxista que é dogmático.
Ruy Mauro Marini é enorme e é fundamental pra compreender o capitalismo dependente brasileiro. Leitura básica para quem quer melhor entender o capitalismo dependente. Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, autores pouco lidos nas universidades brasileiras, mas centrais pra pensar a revolução brasileira.
"Em sua análise da dependência latino-americana, os pesquisadores marxistas incorreram, geralmente, em dois tipos de desvios: a substituição do fato concreto pelo conceito abstrato, ou a adulteração do conceito em nome de uma realidade rebelde para aceitá-lo em sua formulação pura. No primeiro caso, o resultado tem sido os estudos marxistas chamados de ortodoxos, nos quais a dinâmica dos processos estudados se volta para uma formalização que é incapaz de reconstruí-la no âmbito da exposição, e nos que a relação entre o concreto e o abstrato se rompe, para dar lugar a descrições empíricas que correm paralelamente ao discurso teórico, sem fundir-se com ele; isso tem ocorrido, sobretudo, no campo da história Econômica. O segundo tipo de desvio tem sido mais frequente no campo da sociologia, no qual, frente à dificuldade de adequar a uma realidade categorias que não foram desenhadas especificamente para ela, os estudiosos de formação marxista recorrem simultaneamente a outros enfoques metodológicos e teóricos; a consequência necessária desse procedimento é o ecletismo, a falta de rigor conceituai e metodológico e um pretenso enriquecimento do marxismo, que é na realidade sua negação [...]
Na identificação desses elementos, as categorias marxistas devem ser aplicadas, isto é, à realidade como instrumentos de análise e antecipações de seu desenvolvimento posterior. Por outro lado, essas categorias não podem substituir ou mistificar os fenômenos a que se aplicam; é por isso que a análise tem de ponderá-las, sem que isso implique em nenhum caso romper com a linha do raciocínio marxista, enxertando-lhe corpos que lhe são estranhos e que não podem, portanto, ser assimilados por ela. O rigor conceitual e metodológico: a isso se reduz em última instância a ortodoxia marxista. Qualquer limitação para o processo de investigação que dali se derive já não tem nada relacionado com a ortodoxia, mas apenas com o dogmatismo"
Dialética da dependência de Ruy Mauro Marini.
Fui tentar ler esse livro e me senti analfabeto
Teria como fazer um vídeo sobre o trótski e o trótskismo?
@@caiquemarlon5579 Fui comentar para uma professora sobre a figura do Ruy Mauro Marini, daí ela supôs que eu tinha leitura dele(coisa que não tinha), então ela botou nossa turma pra ler a Dialética... e a gente tomou um pau e os colegas ficaram putos comigo por ter perturbado a prof com isso !
So eu acho bonitinho que o camarada troca os livros do fundo de acordo com a temática?
Revendo absolutamente todos os videos dele com esse cenario em 3,2,1...
Boa observação
Caralhoo
Fica como dica de literatura. Mas como eu não sou de humanas, não sei nem por onde começar.
@@thiagoskapata escolhe um tema de vídeo que te interesse mais e começa pelas indicações do Jones!
Mais um vídeo foda camarada, obrigado pela menção. Forte abraço e boa luta
Quero comentar aqui uma coisa. Obrigado Jones, você e Sabrina me introduziram a um conteudo que eu JAMAIS teria contato se nao fosse por vocês. Obrigado camarada, o que vcs fazem é muito importante e eu sempre lembrarei isso à vocês.
"Se ser ortodoxo é acreditar na luta de classe e não na conciliação, então, nós somos ortodoxos" (Ivan Pinheiro, 1991)
Belíssima colocação
Vim mais rápido que o PDT se negando a apoiar candidatos de esquerda no segundo turno.
Hahahahahahahahahahaha
so li verdade kkkk
A esquerda batendo cabeça...
A direita agradece 2022 tá aí
Enquanto a esquerda disputa quem é o mais "esquerdozo", a direita se junta pra fuder o Brasil...
Porque o Boulos consegue ser um pior estadista do que o Bruno Covas. Simples.
O camarada Humberto Matos não é mais do canal Saia da Matrix.
Mas do canal Humberto Matos mesmo.
Comentando pra engajar o algorítimo. DÊEM LIKE E COMPARTILHEM, VAMO FAZER ESSE VÍDEO FICAR TÃO BEM DE ACESSOS QUANTO O DA SEMANA PASSADA!!!
Respondendo para ajudar o algoritml
Algoritmo*
Ja dei meu like. Quero ver marxista bem rico pra poderem tentar implantar uma utopia.
@@edramos9337 show
As capas da Boitempo das obras de Lenin são muito bonitas.
Vi aquela de Lenin atrás de Jones e lembrei disso.
As do capital tbm são bem bonitas.
Boa noite, Jones Manoel!! Sou nova no canal, há duas semanas!! Sou professora da Secretaria de educação do DF em Língua portuguesa no ensino médio, mas gosto de ir muito além!! Estou gostando muito de seus conteúdos!! Tornei-me apoiadora hoje, porque acredito que de pouco em pouco nos tornamos muitos!!! Parabéns e abraços!!
Muitooooo obrigada, camarada. E bem vinda!
"... ORTODOXIA NO MÉTODO, DEFESA DA REVOLUÇÃO COMO HORIZONTE DE SUPERAÇÃO DAS CONTRADIÇÕES CAPITALISTAS, CENTRALIDADE DA LUTA DE CLASSES ENQUANTO FENÔMENO EXPLICATIVO DA SOCIEDADE E UMA COMPREENSÃO DO SER SOCIAL MATERIALISTA. ESSES SÃO OS FUNDAMENTOS DO MARXISMO."
resumindo, o marxismo é o cancer maligno do mundo😅
Sobre ortodoxia, José Paulo Neto apresenta boas análises também, ensinando usar o método histórico dialético.
Curtidor de número 500. Mas isso não tem nenhuma relevância, só tô comentando pra engajar o algoritmo mesmo
Comentando pra deixar o Jones mais famoso ainda
Já tem mais like que o Fidelix teve de voto
Marxismo é método e dialético...
Muito bom como sempre Jones, tenho orgulho de ter professores no meu estado como vc. Além de ser gatissimo kkkkk
obrigado, camarada. Pelos dois elogios rsrs
Grande Jones!
Vamo que vamo algoritmo
Quem puder curte responde aqui também
Comentando pra coisar o algarismo ✊🏼
Jones, falou tudo, a entrevista com o Milton Santos me deu um ódio sem igual. Um gênio daqueles sendo perguntado cada asneira, além de não deixarem o cara falar.
Muito bom camarada, obrigado pelo seu trabalho
comentando pra aumentar o alcance do canal
Cadê o debate sobre BBB?
Obrigado pela ótima explicação sobre MARXISMO ORTODOXO!
Precisava exatamente dessa sua contribuição para entender melhor o texto de LUKÁCS, " HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE"
tbm vim ver o video pra pegar melhor o livro haha
Camaradas vamos nos engajar tbm nos canais REDE INDEPENDENTE e ELEMENTOS SUBVERSIVOS para combater o capital!
Boa, camarada!
Li um livro de um historiador criticando o Lenine por ele adaptar o marxismo a Rússia. Segundo ele Marx escreveu O Capital para países industrializados e a Rússia era um país feudal.
Excelente, camarada!
Muito bom, camarada! Obrigado pelo vídeo!
Um roteiro muito bem produzido e fluído! Um ótimo explicador :)
Gostei da explicação. Valeu Jones!
Como sempre didático. Obrigada Jones por essa excelente explicação.
Grande Jones, sempre com suas pertinentes reflexões!!
Tava estudando isso essa semana '_' Jones, Galadriel Nordestina
Mais um vídeo esclarecedor. Parabéns Jones e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco
Mano, muito bom camarada!
Tava assistindo a um vídeo antigo do Humberto que ele fala sobre teoria da moeda e uma das contradições do capitalismo e logo depois Jones lança este vídeo.
Muito bom Jones! Grande trabalho!
Sobe no algoritmo
Brabo
Dá lhe Jones!!!
Muito bom, Jones!
Bora!
Jones, obrigada pelo conteúdo!!!
Otima analise.
ouvir a vinheta do jones dá até um animo de viver kkk
Ótima reflexão, Jones. Valeu!
Marxismo ortodoxo é, geralmente, o marxismo de fato. As pessoas confundem algo heterodoxo com bagunça.
Bem demais, conteúdo importante
Parabéns pelo vídeo! Jones, vc conhece a obra do geógrafo David Harvey? Gosto bastante por beber diretamente dos ensinamentos de Marx e associá-los às dinâmicas do desenvolvimento urbano que acompanham a história do capitalismo e suas crises. Além de uma visão materialista e histórica, traz uma dimensão geográfica (espacial) para compreensão da realidade social.
Tabacudo foi ótimo kkkk sou de Recife mas estou morando há 10 anos em Roraima, o pessoal aqui ñ sabe o q é isso kkkkk
Parabéns por mais um vídeo, camarada
ótimo vídeo !!!
Ajudando na divulgação
o brabo dos brabo
Ótimo vídeo, camarada.
Vídeo foda ✊
Um trabalho ótimo como sempre Jones
Excelente vídeo!
assunto importantíssimo!!! excelente
Muito bom!
Dica de tema para vídeo futuro: os problemas do ecletismo para a análise do real e atuação política. Sobre os problemas de combinar métodos diferentes na compreensão da sociedade e os desastrosos efeitos práticos que tem; assim como o dogmatismo
Engajamento para o algoritmo!
Uma das coisas mais importantes que aprendi esse ano foi a palavra tabacudo/a. Eu uso demais agora.
Boa Jones!
Bom por demais da conta!
É a ortodoxia que mantém o marxismo vivo.
comentário de engajamento ✊🏽
Gente, tem um rapaz (também negro e marxista) chamado Marcus Nascimento que tem um canal revolta popular. Os vídeos dele são bem interessantes.
Faz um vídeo falando do método materialismo dialético. Acho curioso que muitas marxistas criticam essa visão do materialismo como método.
Para os dogmáticos eu gosto de indicar o livro "Contra o culto aos livros" (Mao, 1930). É batata!
jones só manda o papo reto!!
Mais um excelente vídeo camarada
Brabo
Que vídeo ótimo!!! Bem isso...
Comentando para fins de algoritmo
Rui Mauro Marini passa longe do curso de geografia da UFPA! Um absurdo!!!
Vamos mudar isso, camarada.
Jones jo-jo-nes Jones! Sempre ótimos conteúdos!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA
O PAI TA ON
Brilhante!!!
note!
Muito legal
Engajando para que cada vez mais pessoas vejam os importantes temas que Jones nos traz para compreendermos e refletirmos!
Não posso deixar passar: "Se duvidar, leia os livros 1, 2 e 3 de O Capital"... Muito bom. Kkkkk
Top
Tem um debate muito bom sobre Ortodoxia vs Heterodoxia no marxismo no especial de 200anos de Marx no Anticast, do Ivan Mizanzuki, com Sabrina Fernandes, João Carvalho e, se me lembro direito, Zamiliano. Nele, Sabrina claramente se põe como Heterodoxa no Marxismo. Mesmo assim, ela parece reconhecer varios pontos em comum com o marxismo-leninismo, como, em certos tempos, a Luta Armada, entendimento de uma necessidade da Ditadura do Proletáriado.
Oq faz então de Sabrina uma Heterodoxa?
É que existe uma tensão permanente entre o que é "terreno comum" e o que não é. Por exemplo desenvolver temas que não são contemplados de forma suficiente em Marx. A Sabrina tem um vídeo onde ela explica o que é ecossocialismo e lá ela fala que por muito tempo a linha dela foi (e ainda é) acusada de ecletismo(i.e não estar seguindo o método de Marx, etc...). E tem a questão que nem sempre o que a pessoa se autointitula significa o que ela é. Tem muita gente que diz ser marxista ortodoxo mas na verdade é um marxista que é dogmático.
@@arthur.s.b4061kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Queria uma diferenciação em termos conceituais entre ortodoxia e fundamentalismo
muito bonito, aí eu me perco às vezes
muito bom!
Uma sugestão de temática para um vídeo: mudanças no universo do trabalho. :)
Vim voando
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Arrasô
Parabéns, você é foda 👏
gigante!!
Brabo demais
Camiseta do brabo
Muito bom
BOULOS 50 💞💖💯🥰🥳🍾
Comentando pra engajar, camaradas.
Ruy Mauro Marini é enorme e é fundamental pra compreender o capitalismo dependente brasileiro. Leitura básica para quem quer melhor entender o capitalismo dependente. Marini, Vânia Bambirra e Theotonio dos Santos, autores pouco lidos nas universidades brasileiras, mas centrais pra pensar a revolução brasileira.
Força Jones! Um abraço