O custo dela é sensacional, vale a pena. Agora resta saber se vai me atender nas instalações. Comprei uma dessa ONT para testar em um cliente essa semana.
Para GPON tem um ótimo preço A Intelbras poderia lançar algo para redes ponto a ponto semelhante a está ONT, para competir com aqueles Switchs Metro Chineses Excelente vídeo amigo
Uma boa opção... quem sabe eles lancem algo nesse sentido no futuro... mas o custo benefício deste modelo da intelbras tá muito bom amigo... Por exemplo, antes só tínhamos olt PoE da Furukawa, que é quase 3x o valor desta da intelbras... tem outras marcas mas o pós venda deixava a desejar...
Só uma porta a mais q é usada na entrada do sinal do provedor, só vai ter alguma vantagem qdo todos os computadores e equipamentos tiverem essas entradas para serem conectados diretamente na fibra, enquanto tiverem ainda q mesclar com essas portas rj 45 a vantagem ainda é irrisória
Opa, gradeço o seu Comentário. 👏 . Realmente é inegável a superioridade da fibra óptica. . Mas as redes de fibra ótica POL ligadas diretamente por placas opticas em hosts são usadas em casos muito específicos, como em empresas que possuem um grande volume de transferência de dados, Por enquanto! . Analisando os fatos atuais (NO MUNDO) o Custo-benefício de um rede doméstica 100% fibra ainda não é viavel, inclusive isso já foi assunto da FTTH Council América. . Ate mesmo os 1Gbps oferecido nos Estados Unidos pelo Google Fiber oferece redes Gigabit Ethernet utilizando cabo Cat6 na residência. . Mass... A tecnologia evolui.... Já estamos com um pé neste cenário... Eu acredito muito que a medida que a tecnologia de placas opticas cair ainda mais o custo, ter uma rede doméstica 100% fibra possa se tornar realidade como você mencionou!
Irrisório é ter um computador doméstico ligado diretamente a uma fibra óptica e nao utilizar 1% da capacidade de transmissão de dados que a fibra suporta. Nunca vai ter um equipamento doméstico que consuma mais do que 200Mbps de Down/Up. Por isso nenhum fabricante no mundo ainda nao ve vantagens de fazer equipamentos de rede doméstica com entradas de rede por fibra óptica. Por exite topologias. O importante é a fibra transmitir os dados de 100, 200, 300 computadores ao mesmo tempo no backbone, a longas distância sem interferências. ja a rede local do cliente nao necessita ter um alto desempenho acima de 1Gbps visto que os equipamentos nao consomem nem isso.
@@fwsbipu mas para cenários corporativos. Já existe um implementação 100% fibra sem uso de cabo metálico. Principalmente se a empresa precisa fazer transferências de dados acima de 1Gps, da para montar. Eu já montei projetos assim em indústrias. Porém o custo é altíssimo, se a empresa estiver disposta, a solução já existe!
Isso mesmo, a tecnologia existe porém o custo é alto. E é para aplicações específicas. Hoje mesclar as diferentes topologias vem visando o melhor desempenho de acordo com o orçamento que o cliente deseja.
Basta saber interpretar o conteúdo, inclusive eu deixo claro isso no vídeo, mas eu faço um resumo para você entender: . Ela se torna instável quando instalada em uma eletrocalha compartilhada com rede elétrica. . Grandes indústrias que possuem máquinas Elétricas, por exemplo, tem um sério problema estrutural para ter uma infraestrutura dedicada para a rede de dados numa ampliação por exemplo. . Como bem sabemos o cabo UTP é um condutor elétrico passível de sofrer interferência eletromagnéticas de condutores próximos. . Logo temos uma rede POL como solução para garantir uma melhor transmissão de dados sem sofrer INSTABILIDADE CAUSADA POR INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICAS
@@manualavancado Olhando por este prisma tem sentido, isso porquê a instalação não seguiu as boas práticas de uma instalação de cabeamento estruturado, a fibra óptica é imune às interferências eletromagnéticas, mas os ativos de rede não são, o ideal é fazer uma instalação apartada deste risco. A rede óptica tem a grande vantagem, no meu entendimento, de facilitar a instalação numa instalação mais antiga, usando os trajetos existentes,mas ela deve ser muito bem dimensionada para evitar gastos desnecessários, assim quando houve a transição de redes lógicas com cabos coaxiais e hubs para cabos de par trançado e switchs, a dificuldade vem muito do nosso lado, que precisa de adquirir conhecimento antes de iniciar as instalações. Muita gente tenta aprender enquanto implanta.
@@manualavancado Estou avaliando opções para realizar um retrofit numa instalação com 3 DVR's, 2 de 16 e 1 de 32 canais, minha idéia é descentralizar a instalação, com 1switch PoE por andar e usando a fibra para chegar com o sinal até o Rack principal, é um projeto relativamente pequeno um dos gargalos é exatamente a chegada até Rack Central, onde estão os gravadores
O dimensionamento do projeto é fundamental para uma rede nova ou uma atualização da rede já existente. . Mas vale lembrar que hoje a fibra óptica é considerada um condutor a prova de futuro pois já temos cabos opticos capaz de transmitir até 50Gbps de dados. Dependendo da aplicação de uso da rede é mais do que suficiente. . O que vai sempre levar em consideração são os equipamentos de borda da fibra. Eles precisam ser dimensionados para que não ocorra sobrecarga de tráfego de dados e aí fique no prejuízo em trocar por um equipamento superior.
Existem Switchs com saída SFP de saída Uplink. Pode te ajudar neste cenário! . No seu caso é uma instalação de fibra óptica ponto a ponto. Aí é algo mais simples. . O conceito POL é de ponto multi ponto, sendo mais complexo e necessita a elaboração de projeto
Trabalho com projetos de segurança GPON e não conhecia essa OLT.
Ja vou incluir essa solução nos meus projetos.
Grande dica
Sem dúvidas uma excelente opção para projetos de CFTV com Redes GPON.
Não conhecia está solução da Intelbras... Topppp
É sensacional mesmo 🚀🚀🚀
O custo dela é sensacional, vale a pena. Agora resta saber se vai me atender nas instalações. Comprei uma dessa ONT para testar em um cliente essa semana.
Preço bem acessível mesmo.
Depois compartilha aqui com a gente a sua experiência com ela!
Para GPON tem um ótimo preço
A Intelbras poderia lançar algo para redes ponto a ponto semelhante a está ONT, para competir com aqueles Switchs Metro Chineses
Excelente vídeo amigo
Quem sabe um dia veremos esta solução.
Obrigado pelo apoio👏👏👏
Onde está link para o curso?
Deixei 3 links na descrição do vídeo
Se eu montar uma rede de câmeras, via fibra ótica se faltar internet no local o nvr irá parar de gravar??
Continua funcionando
Poderia ter olt gpon com 1 porta mais em conta pequenos projetos
Uma boa opção... quem sabe eles lancem algo nesse sentido no futuro...
mas o custo benefício deste modelo da intelbras tá muito bom amigo...
Por exemplo, antes só tínhamos olt PoE da Furukawa, que é quase 3x o valor desta da intelbras... tem outras marcas mas o pós venda deixava a desejar...
Existe sim, só não dá Intelbras
ANDRÉ LEANDRO PRESENTE ....
🚀🚀
Só uma porta a mais q é usada na entrada do sinal do provedor, só vai ter alguma vantagem qdo todos os computadores e equipamentos tiverem essas entradas para serem conectados diretamente na fibra, enquanto tiverem ainda q mesclar com essas portas rj 45 a vantagem ainda é irrisória
Opa, gradeço o seu Comentário. 👏
.
Realmente é inegável a superioridade da fibra óptica.
.
Mas as redes de fibra ótica POL ligadas diretamente por placas opticas em hosts são usadas em casos muito específicos, como em empresas que possuem um grande volume de transferência de dados, Por enquanto!
.
Analisando os fatos atuais (NO MUNDO) o Custo-benefício de um rede doméstica 100% fibra ainda não é viavel, inclusive isso já foi assunto da FTTH Council América.
.
Ate mesmo os 1Gbps oferecido nos Estados Unidos pelo Google Fiber oferece redes Gigabit Ethernet utilizando cabo Cat6 na residência.
.
Mass... A tecnologia evolui.... Já estamos com um pé neste cenário...
Eu acredito muito que a medida que a tecnologia de placas opticas cair ainda mais o custo, ter uma rede doméstica 100% fibra possa se tornar realidade como você mencionou!
Irrisório é ter um computador doméstico ligado diretamente a uma fibra óptica e nao utilizar 1% da capacidade de transmissão de dados que a fibra suporta. Nunca vai ter um equipamento doméstico que consuma mais do que 200Mbps de Down/Up.
Por isso nenhum fabricante no mundo ainda nao ve vantagens de fazer equipamentos de rede doméstica com entradas de rede por fibra óptica. Por exite topologias.
O importante é a fibra transmitir os dados de 100, 200, 300 computadores ao mesmo tempo no backbone, a longas distância sem interferências. ja a rede local do cliente nao necessita ter um alto desempenho acima de 1Gbps visto que os equipamentos nao consomem nem isso.
Coisa pra empresa . consumidor normal não precisa disso não é jogar dinheiro fora !
@@fwsbipu mas para cenários corporativos. Já existe um implementação 100% fibra sem uso de cabo metálico. Principalmente se a empresa precisa fazer transferências de dados acima de 1Gps, da para montar. Eu já montei projetos assim em indústrias.
Porém o custo é altíssimo, se a empresa estiver disposta, a solução já existe!
Isso mesmo, a tecnologia existe porém o custo é alto. E é para aplicações específicas.
Hoje mesclar as diferentes topologias vem visando o melhor desempenho de acordo com o orçamento que o cliente deseja.
Só uns 15 a 20 mil essa olt
A OLT sim. Mas o vídeo é sobre a ONT 140 PoE que atende a qualquer OLT do mercado, não precisa ser exclusivamente da Intelbras a sua OLT.
A idéia é interessante, mas colocar que a rede com par trançado é instável não tem sentido
Basta saber interpretar o conteúdo, inclusive eu deixo claro isso no vídeo, mas eu faço um resumo para você entender:
.
Ela se torna instável quando instalada em uma eletrocalha compartilhada com rede elétrica.
.
Grandes indústrias que possuem máquinas Elétricas, por exemplo, tem um sério problema estrutural para ter uma infraestrutura dedicada para a rede de dados numa ampliação por exemplo.
.
Como bem sabemos o cabo UTP é um condutor elétrico passível de sofrer interferência eletromagnéticas de condutores próximos.
.
Logo temos uma rede POL como solução para garantir uma melhor transmissão de dados sem sofrer INSTABILIDADE CAUSADA POR INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICAS
@@manualavancado Olhando por este prisma tem sentido, isso porquê a instalação não seguiu as boas práticas de uma instalação de cabeamento estruturado, a fibra óptica é imune às interferências eletromagnéticas, mas os ativos de rede não são, o ideal é fazer uma instalação apartada deste risco.
A rede óptica tem a grande vantagem, no meu entendimento, de facilitar a instalação numa instalação mais antiga, usando os trajetos existentes,mas ela deve ser muito bem dimensionada para evitar gastos desnecessários, assim quando houve a transição de redes lógicas com cabos coaxiais e hubs para cabos de par trançado e switchs, a dificuldade vem muito do nosso lado, que precisa de adquirir conhecimento antes de iniciar as instalações. Muita gente tenta aprender enquanto implanta.
@@manualavancado Estou avaliando opções para realizar um retrofit numa instalação com 3 DVR's, 2 de 16 e 1 de 32 canais, minha idéia é descentralizar a instalação, com 1switch PoE por andar e usando a fibra para chegar com o sinal até o Rack principal, é um projeto relativamente pequeno um dos gargalos é exatamente a chegada até Rack Central, onde estão os gravadores
O dimensionamento do projeto é fundamental para uma rede nova ou uma atualização da rede já existente.
.
Mas vale lembrar que hoje a fibra óptica é considerada um condutor a prova de futuro pois já temos cabos opticos capaz de transmitir até 50Gbps de dados. Dependendo da aplicação de uso da rede é mais do que suficiente.
.
O que vai sempre levar em consideração são os equipamentos de borda da fibra. Eles precisam ser dimensionados para que não ocorra sobrecarga de tráfego de dados e aí fique no prejuízo em trocar por um equipamento superior.
Existem Switchs com saída SFP de saída Uplink. Pode te ajudar neste cenário!
.
No seu caso é uma instalação de fibra óptica ponto a ponto. Aí é algo mais simples.
.
O conceito POL é de ponto multi ponto, sendo mais complexo e necessita a elaboração de projeto