Sou daqui de Itaituba banhado pelo Tapajós, e lembro de ter estudado isso na escola em estudos amazônicos e é uma história muito surpreendente, trágica
Excelente vídeo Peninha. Uma sugestão: Falando em Ford seria muito interessante um episódio sobre os três Brasileiros que foram para os Estados Unidos com dois Ford, um 1918 e outro 1925. Esta viagem durou 10 anos de 1928 a 1938. É inacreditável a viagem e foram recebidos nos USA pelo próprio Henry Ford. Você contando será um episódio sensacional.
Teu cu ... Um exemplo: BB 222anos anos patrimonio menos de 10 bilhões e o Nubank 7 anos quase 200 bilhões... Cara você para um jumento só falta o chifre
@@titan8190 A diferença quando algo só está lá para dar lucro a meia dúzia de investidores ou apoiar um país em dezenas de frentes, até culturais por exemplo.
amei o video, facil entendimento, achei o modo de fala muito entusiasmado e muito rapido, foi interresante saber, olwaldo cruz foi muito importante para saude publica no brasil, e o seu desenvolvimento economico tambem na area da ciencia, deixou um legado muito importante pra gente que foi o institutuo oswaldo cruz
Ahhh. Amei o episodio. Sou de Santarem do Pará, minha mãe nasceu em Belterra uma cidade que tambem foi implantado a monocultura de seringais so que nao deu certo. Sempre ouvi as histrorias dela e do meu avô que trabalhou nos seringais
Sou de Camaçari, e é uma pena a montadora estar saindo da cidade. Aproveitando que a cidade foi mencionada, gostaria de sugerir um tema: a aldeia hippie de Arembepe.
@@f.morozini quando vi essa história esse povo teve a chance de ter uma cidade estilo americana, bem desenvolvida e com um polo industrial gigante? Mas fazer oque né em parte o povo n quis e em outro ford além de querer a cidade top queria mandar na alimentação, liberdade e costumes mas a ideia dele era realmente incrível quase uma utópia
Peninha tu é foda, nunca tive tanto interesse na história quanto tenho agora acompanhando teus videos , obrigado por ter essa energia incrível e nos fazer rir em quanto aprendemos um pouco mais sobre tudo isso.
ENQUANTO HOUVER OS ALEX SERÁ O EM QUANTO DO TUDO MUITO PERDEREMOS EM OBSERVÂNCIA ÀS LEIS DA PRÓPRIA GRAMÁTICA NORMATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA. ALGUM PRE CONCEITO LINGUÍSTICO ASSUMIDO DE MINHA PARTE, CLARO.
Sou de BH mas moro aqui em Santarém. Conheci Fordlandia e fiquei decepcionado com tamanho descaso. Faltou falar de Belterra Peninha, a 35km de Santarém. Parabéns pelo trabalho.
Excelente ter citado o antissemitismo de Ford, normalmente as pessoas se apegam à imagem de empresário vanguardista e preferem ocultar a grande contribuição desse crápula com o Nazismo.
A questão é que o dinheiro compra muita coisa, infelizmente sempre foi e sempre será assim. O mundo está recheado de "super heróis" nesse mesmo perfil.
@@mauriciofreitas4786 exatamente! Por minha parte, sempre procuro ressaltar essa faceta racista toda vez que preciso falar dele. Acredito que é fundamental desmitificar essas figuras.
O CARA ERA EMPRESÁRIO ; DESDE DE QUANDO EMPRESÁRIO, ADVOGADO , POLÍTICO TEM ÉTICA ?? VC ESTÁ QUERENDO UM MUNDO PERFEITO NÉ. ACORDA !!! ASSIM COMO HUGO BOSS, ELE APROVEITOU OPORTUNIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS.
Que história sensacional, Eduardo bueno, eu não sabia, que a Ford, teve esse projeto na Amazônia. Os livros de história no Brasil não costam nada disso. Nem mesmo nos anos 80. Amei, muito bom mesmo.
Aqui no curso da Florestal da UFPR, ver esse documentário sobre o desastre da Ford na Amazônia é de lei no primeiro semestre, e foi triste rever essa história se repetindo na nossa geração. Mandou bem Buenas Ideais, gostei de ver a história através das suas palavras!!!! Sempre aprendo muito com você
Porque.. se possível você que é da área me dar uma luz, porque foi possível o monocultivo na malasia e outros países asiáticos e aqui falhou? Esse foi um dos grandes motivos do termino do boom da borracha.
trabalhei num projeto interessante no interior da bahia. de autoria do sr norberto odebrecht. era uma fazenda gigante que tinha uma area onde se cultivava cacau e outra area com seringueiras. o ideal de sr. odebrecht era de que nao se trabalhasse com empregados, mas sim com parceiros agricolas. entao uma familia era assentada em uma "gleba" de 10 hectares. a familia cuidava da plantacao e recebia a metade do valor dela colhido. ao mesmo tempo a familia recebia apoio de tecnicos agricolas, que andavam de motocross dando assistencia para as familias. eles passavam para as familias os insumos necessarios para cuidar da plantacao. os custos dos insumos eram pagos em 50% pela a familia. o sr. odebrecht ia mensalmente para esta fazendo e passava uma tarde inteira com a direcao da fazenda, tracando planos de melhorias. nao sei o que virou da ideia, saí do brasil fazem 30 anos. pesquisando na internet, nao achei nada. mas era um plano memoravel este de sr. odebrecht, que por sinal era uma pessoa simples e afavel.
Nessa mesma pegada da Amazônia e da borracha, seria legal ver você falando sobre o fiasco da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (a ferrovia do Diabo).
Muito bom. Sou fã aqui. Sou docente de TGA - Teoria Geral da Administração e apaixonado pela história. Me permita a pretensão de contribuir. Talvez possamos dizer que o Ford usou o máximo da linha de montagem ao torná-la móvel. O Arsenal de Veneza parece ter, de fato, criado a linha de produção com a noção de produção em massa e em série.
Me senti em casa. Moro em Itaituba, pertinho de Fordlandia. Não existe nem vestígios do hospital, onde me curei de malária aos 5 anos de idade. Tudo foi abandonado. Tenho esse livro
@@fadentyou pois é, nós sabemos não é Alessandra o abandono que está Fordlandia. Morro de pena, é a nossa história. Meu pai nasceu no hospital de lá. Abraços
Aprendi a dirigir em um Ford LTD, turqueza com teto preto...uma banheira muito confortável na época! Vaga era difícil mas quando existia era bába estacionar com uma macia direção hidráulica, o must na época! Matei a saudades!!!
Tem uma espécie de série sobre a Fordlandia dirigida pelo grande Werner Herzog, acho que é de 2019. Se alguém souber onde assistir por favor compartilhar com a comunidade aqui.
Parabéns!!! Seu canal é o máximo!!!!! O dinamismo de como transpõe o conhecimento é diamantado!!! A História descontruída nua e crua e cheia de vigor kkkk
Gostei dessa de voltar a falar "Isso aqui tá cheio de simplificações, mas o quadro geral era esse aí mesmo"... Tenta colocar em todo episódio numa parte qualquer.
Na verdade a Ford fez sim o primeiro Batmóvel! Ele foi construído a partir do Lincoln Futura, um carro conceito da divisão de luxo da Ford, que a produção do programa de tv comprou por 1 dólar!
@@danisd2149 Olha não que eu saiba. Mas as políticas de incentivo a indústria foram abandonadas desde o final dos anos 80. Entra governo seja de direita ou esquerda a proposta é a mesma.
Seriam top demais episódios sobre: Marechal Rondon, Revolução Pernambucana de 1817, Revolução Federalista, Joaquim Nabuco, Filinto Muller e D. Pedro 2°
Sou agrônomo e achei formidável que neste seu vídeo falas dos agrônomos e biólogos que trabalham visando a agricultura sustentável. Na época talvez se sabia bem pouco sobre o equilíbrio ecológico, e este caso foi muito significativo do que os agrônomos e biólogos de hoje estão atentos e concretamente agem em prol de usar venenos menos residuais e utilizar inimigos naturais das pragas. Parabéns. Sou seu fã e gosto do seu jeito magnífico e hilário e até um tanto debochado, de explicar os temas que abordas.
Boa tarde peninha, aqui vai uma sugestão de um episódio. Um capítulo muito interessante da nossa história, gostaria de ver um vídeo seu contando sobre a guerra dos Emboabas. Admiro muito seu trabalho!!
Belo episódio, Peninha! Não cheguei a conhecer Aveiro (município da Fordlândia) mas conheci o Projeto Jari do Daniel Ludwig e sua fábrica flutuante que também foi uma empreitada e tanto!
Peninha, vídeo ótimo como sempre. Sobre a sustentabilidade,se eu não me engano a linha de produção da Ford salvou a humanidade na época ao popularizar os automóveis substituindo os cavalos que ameaçavam os recursos hídricos urbanos da época.
Eu trabalhei como Jovem Aprendiz na fábrica da Ford, em Camaçari, de 2017 a 2018. Era uma cidade, é sério. Lá era tão grande que rodavam micro-ônibus para levar o proletariado, nós meros mortais, para seus postos de trabalho no momento correto (alô Tempos Modernos). Eu trabalhava no "Olimpo" (era assim que os trabalhadores do chão de fábrica chamavam o setor que os engenheiros de desenvolvimento de produto trabalhavam) sendo escrava do sistema (e dos engenheiros, claro!). Mas, posso confessar? Sinto muita falta de ganhar PL (participação nos lucros).
É...todo mundo fala nos incentivos que o governo “da”, mas esquece o tanto de empregos e impostos dos empregos, dos carros e impostos dos carros e toda cadeia ENORME de impostos produzidos a partir das montadoras.O Governo de bobo,não tem nada !
Sou do Pará, mas moro no Amazonas e fico muito feliz com esses vídeos falando um pouco do norte do país, pensava que vc era igual o governo federal que esquece do norte, parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Bom dia Eduardo. Muita gente desconhece mas o mercado da borracha muita gente foi escravizada durante a época da borracha. Tem um livro chamado "La Vorágine" sobre isso. Não sei se tem algum livro sobre o "gentil tratamento" nas seringueiras aqui.
@@b.baresi6781 Boa tarde. Poderia me mostrar onde eu posso ler sobre isso? Eu posso dizer da minha terra (Colômbia) e um cara que até os mesmos indígenas diziam que era o diabo em carne e osso: Salvador Arana.
Ótimo episódio! Mas, a FORD tá indo embora é do mundo, e junto com ela, tantas outras. Não há como sustentar mais uma cadeia produtiva com base na força eletromotriz do petróleo, e muito menos no transporte individual ultra engarrafado. Já era essa era!
Cada pessoa recebe anúncios personalizados, não são a cargo de quem fez o vídeo, e sim do algoritmo do RUclips. Cada vez mais esse site tenta influenciar o que veremos e como iremos nos comportar, precisamos ficar atentos, mas a culpa não é do peninha, coitado haha
Interrompi agora mesmo a leitura de 'On the road' para assistir ao vídeo. Bem na página em que o tradutor colocou trompetes nos beiços de Dexter Gordon e Wardell Gray. (ambos saxofonistas).
Fui lá ver: página 124.😲 "Enquanto eles comiam vorazmente, Dean, com um sanduíche na mão, pulava em frente a uma grande vitrola, escutando um disco de bop muito louco comprado naqueles dias, chamado The hunt; Dexter Gordon e Wardell Gray sopravam seus trompetes numa performance magnífica..."
@@joaoreguffe6349 " They ate voraciously as Neal, sandwich in hand, stood bowed and jumping before the big phonograph listening to a wild bop record I just bought called “The Hunt,” with Dexter Gordon and Wardell Gray blowing their tops before a screaming audience that gave the record fantastic frenzied volume." - Fica pouco claro o significado de "tops" mas parece mais para "trumpet" do que pra "saxophone"...o Peninha podia até saber o instrumento certo dos caras... mas aí a tradução poderia ser diferente do original...🤔... complicado.
*Você é absolutamente inigualável! Adoro! Obriga- da pelas luzes nestes tristes tempos obscuros, medievais!* _Proteja-se bem, aos seus e aos demais da COVID-19._ @CORONAVÍRUS - 📖 Dra. Sônia 🕊 Acompanhe a pandemia no canal Telegram.
Peninha!!! Tu é demais cara!!! Tu me instiga a ler aí quanto mais eu leio mais longe eu fico das ignorâncias e vou ficando um chato! Meus colegas já dizem que quando eu começo a contar os livros que leio eles tbem vão atrás dos livros e assim todos nós nos chateamos juntos! Kkkk
1 - O pulmão do mundo são as algas marinhas; 2 - Quanta felicidade ao contar uma história que, sob qualquer aspecto que se observe, é uma tristeza enorme - um projeto de desenvolvimento local que deu errado, uma oportunidade de negócios que só deu prejuízo, e uma tragédia humana que até vidas custou
"A melhor maneira de dominar um povo é fazendo com que ele tenha vergonha e ódio de si mesmo" Zbigniew Kazimierz Brzezinski Peninha é a cara da nossa "acadimia": histérico, histriônico e com a velha imagem de fanfarronice de "conhecedor". Não é a toa que esse senhor cabe perfeitamente na frase acima dita por um globalista de carteirinha como Zbigniew Kazimierz Brzezinski.
@@leoguerra4516 Não, rapaz. Você está muito enganado se acha que eu seja alguma bolsonarete. Mesmo porque o Bozo tá mais perto do Eduardo Bueno devido ao comportamento histriônico. Afinal foi o próprio Bozo quem disse que quer entregar a Amazônia para os norte-americanos. Você ainda não viu esse famoso vídeo do Bozo dizendo isso? E olha que tem "academicu" que de tão vira-lata, adoraria ver países ditos de "primeiro mundo" "administrando" o Brasil. Devido a tara do Peninha pelos franceses, acredito que ele ficaria excitado em ver o governo Frances "administrando" a Amazônia, porque afinal, segundo os Peninhas da vida, o Brasil é o "pior país do mundo"! O Bozo e o Peninha se encaixam perfeitamente na frase acima dita pelo globalista Zbigniew Kazimierz Brzezinski.
Eu também tive essa curiosidade. Cheguei a um valor pouca coisa diferente do teu: US$ 2.920.112, o que daria em patacas de hoje algo como 15 milhões de reais.
Muito legal Peninha,você falando esse capítulo da história da Amazônia,já conhecia essa tentativa de Ford em Forlandia e Belterra. Aproveito e peço pra você fazer um outro episódio importante da história da Amazônia e desconhecida pela maioria dos brasileiros,que foi a revolta dos índios Manaus e de seu cacique Ajuricaba. Foi a maior rebelião indígena da história da Amazônia e uma das maiores do Brasil contra o colonizador português. Ajuricaba virou símbolo de resistência,rebeldia e valentia.
"O carro mais sustentável que jamais houve!" Como parar de rir e prestar a atenção no vídeo? Sugestão de filme, já que citado, quem puder veja Aguirre, A Cólera dos Deuses de Werner Herzog.
O jeito que esse cara fala é fora do comum, sempre entusiasmado com tudo e faz umas conexões muito boas, piadas kkk. Excelente vídeo.
Um ótimo roteiro com um ótimo apresentador, resulta nisso.
É o q acontece qdo alguém ganha o pão com aquilo q ama!
esse canal é que merecia ter uns 10 milhões de inscritos!!!!
Sou daqui de Itaituba banhado pelo Tapajós, e lembro de ter estudado isso na escola em estudos amazônicos e é uma história muito surpreendente, trágica
Excelente vídeo Peninha. Uma sugestão: Falando em Ford seria muito interessante um episódio sobre os três Brasileiros que foram para os Estados Unidos com dois Ford, um 1918 e outro 1925. Esta viagem durou 10 anos de 1928 a 1938. É inacreditável a viagem e foram recebidos nos USA pelo próprio Henry Ford. Você contando será um episódio sensacional.
Excelente dica ! Conheço essa façanha incrível !
Obaa, to aguardando esse episódio JÁ!
"Brasil, o país que privatiza o lucro e socializa o prejuízo" apub Buenas idéias.
Culpa dos nossos governos inutes que subisidism eikes batistas, jatos pra apresentadores, quando mal fazem empréstimos pra pequenos negócios
Sempre
Teu cu ... Um exemplo: BB 222anos anos patrimonio menos de 10 bilhões e o Nubank 7 anos quase 200 bilhões... Cara você para um jumento só falta o chifre
@@titan8190 A diferença quando algo só está lá para dar lucro a meia dúzia de investidores ou apoiar um país em dezenas de frentes, até culturais por exemplo.
Dutra torrou todas as reservas que o país acumulou durante a II Guerra . Praticamente, o milico devolveu de mão beijada aos americanos.
Eu piro na edição dos vídeos...adoroooo.....parabéns para Equipe Buenas👏👏👏👏👏👏👏👏
As manchetes em rima do Peninha também são demais.
@@thiagozanoli nossa eu acho bem excessivo mesmo
amei o video, facil entendimento, achei o modo de fala muito entusiasmado e muito rapido, foi interresante saber, olwaldo cruz foi muito importante para saude publica no brasil, e o seu desenvolvimento economico tambem na area da ciencia, deixou um legado muito importante pra gente que foi o institutuo oswaldo cruz
Ahhh. Amei o episodio. Sou de Santarem do Pará, minha mãe nasceu em Belterra uma cidade que tambem foi implantado a monocultura de seringais so que nao deu certo. Sempre ouvi as histrorias dela e do meu avô que trabalhou nos seringais
Maravilhoso!!!!! Aprende-se Historia com boas risadas. Valeu! Adorei! 👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou gaúcha e moro a mtos anos em Camaçari .... qdo a Ford encerrou as atividades, lembrei do Olívio Dutra, ele já havia cantado a pedra! 🤔
Sabe da última?
Morreu a penúltima!
Nunca tinha ouvido essa rsrs
Peninha tem ótimas sacadas, ele capta as coisas com muita rapidez hehehehe.
Sou de Camaçari, e é uma pena a montadora estar saindo da cidade. Aproveitando que a cidade foi mencionada, gostaria de sugerir um tema: a aldeia hippie de Arembepe.
Essa história do Henry Ford na Amazônia, eu não sabia. Isto é incrível!
Tem documentário.
Mas aconteceu.
Realmente. Brasileiro preguiçoso. Desde sempre condenado a pobreza
@@f.morozini quando vi essa história esse povo teve a chance de ter uma cidade estilo americana, bem desenvolvida e com um polo industrial gigante? Mas fazer oque né em parte o povo n quis e em outro ford além de querer a cidade top queria mandar na alimentação, liberdade e costumes mas a ideia dele era realmente incrível quase uma utópia
Peninha tu é foda, nunca tive tanto interesse na história quanto tenho agora acompanhando teus videos , obrigado por ter essa energia incrível e nos fazer rir em quanto aprendemos um pouco mais sobre tudo isso.
Eduardo Bueno é o cara....
ENQUANTO HOUVER OS ALEX SERÁ O EM QUANTO DO TUDO MUITO PERDEREMOS EM OBSERVÂNCIA ÀS LEIS DA PRÓPRIA GRAMÁTICA NORMATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA. ALGUM PRE CONCEITO LINGUÍSTICO ASSUMIDO DE MINHA PARTE, CLARO.
Sou de BH mas moro aqui em Santarém. Conheci Fordlandia e fiquei decepcionado com tamanho descaso. Faltou falar de Belterra Peninha, a 35km de Santarém. Parabéns pelo trabalho.
Obrigada por me informar de forma tão generosa e engraçada
Eduardo é o amigo que eu queria ter. O cara é o máximo. ☘️🙏
Vlw
Excelente ter citado o antissemitismo de Ford, normalmente as pessoas se apegam à imagem de empresário vanguardista e preferem ocultar a grande contribuição desse crápula com o Nazismo.
A questão é que o dinheiro compra muita coisa, infelizmente sempre foi e sempre será assim. O mundo está recheado de "super heróis" nesse mesmo perfil.
@@mauriciofreitas4786 exatamente! Por minha parte, sempre procuro ressaltar essa faceta racista toda vez que preciso falar dele. Acredito que é fundamental desmitificar essas figuras.
Pior que isso era mais normal do que deveria e continua sendo até hoje, mesmo na era da informação.
@William Palmeiras, tipo quem? Seja membro e faça a sugestão.
O CARA ERA EMPRESÁRIO ; DESDE DE QUANDO EMPRESÁRIO, ADVOGADO , POLÍTICO TEM ÉTICA ?? VC ESTÁ QUERENDO UM MUNDO PERFEITO NÉ. ACORDA !!!
ASSIM COMO HUGO BOSS, ELE APROVEITOU OPORTUNIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS.
Voce e muito bom gente!!! E o melhor contador de historia do Brasil!!! Amo todos os seus videos!
Que história sensacional, Eduardo bueno, eu não sabia, que a Ford, teve esse projeto na Amazônia.
Os livros de história no Brasil não costam nada disso. Nem mesmo nos anos 80.
Amei, muito bom mesmo.
Aqui no curso da Florestal da UFPR, ver esse documentário sobre o desastre da Ford na Amazônia é de lei no primeiro semestre, e foi triste rever essa história se repetindo na nossa geração.
Mandou bem Buenas Ideais, gostei de ver a história através das suas palavras!!!! Sempre aprendo muito com você
Sou agrônomo, aqui na amazônica (no Pará), e esse caso do monocultivo da seringueira é emblemático
Porque.. se possível você que é da área me dar uma luz, porque foi possível o monocultivo na malasia e outros países asiáticos e aqui falhou? Esse foi um dos grandes motivos do termino do boom da borracha.
@@iAlexSpritesify O Peninha explicou isso no vídeo! Se a seringueira ficar muito próxima da outra, os inimigos naturais se multiplicam em demasia.
Tô horas ouvindo aqui e pensando: conheço essa voz de algum lugar... gentem, pretinho básicoooo, mas é claro! Haha. Muito bacana!
Vendo e revendo e vou tornar a ver... 👏👏👏👏👏👏👏👏
trabalhei num projeto interessante no interior da bahia. de autoria do sr norberto odebrecht.
era uma fazenda gigante que tinha uma area onde se cultivava cacau e outra area com seringueiras. o ideal de sr. odebrecht era de que nao se trabalhasse com empregados, mas sim com parceiros agricolas. entao uma familia era assentada em uma "gleba" de 10 hectares. a familia cuidava da plantacao e recebia a metade do valor dela colhido.
ao mesmo tempo a familia recebia apoio de tecnicos agricolas, que andavam de motocross dando assistencia para as familias.
eles passavam para as familias os insumos necessarios para cuidar da plantacao. os custos dos insumos eram pagos em 50% pela a familia.
o sr. odebrecht ia mensalmente para esta fazendo e passava uma tarde inteira com a direcao da fazenda, tracando planos de melhorias.
nao sei o que virou da ideia, saí do brasil fazem 30 anos. pesquisando na internet, nao achei nada. mas era um plano memoravel este de sr. odebrecht, que por sinal era uma pessoa simples e afavel.
Nessa mesma pegada da Amazônia e da borracha, seria legal ver você falando sobre o fiasco da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (a ferrovia do Diabo).
Acho que já falou. Salvo engano.
Já tem...
já tem esse tema.
Muito bom. Sou fã aqui. Sou docente de TGA - Teoria Geral da Administração e apaixonado pela história. Me permita a pretensão de contribuir. Talvez possamos dizer que o Ford usou o máximo da linha de montagem ao torná-la móvel. O Arsenal de Veneza parece ter, de fato, criado a linha de produção com a noção de produção em massa e em série.
Já conhecia esta história. Parabéns por trazê-la ao canal!
P.S.: A propósito, a edição do episódio está das melhores 😉!
Eduardo Bueno e sensacional, inigualável,espetacular. Aplausos...apulsos.
Me senti em casa. Moro em Itaituba, pertinho de Fordlandia. Não existe nem vestígios do hospital, onde me curei de malária aos 5 anos de idade. Tudo foi abandonado. Tenho esse livro
Vish que sua saúde continue estável e tenha muito anos de vida
Use MMS
Olá bete tudo bem ? Vc poderia contar mais sua experiência
também sou de itaituba
@@fadentyou pois é, nós sabemos não é Alessandra o abandono que está Fordlandia. Morro de pena, é a nossa história. Meu pai nasceu no hospital de lá. Abraços
Que aula maravilhosa! Seja muito feliz, Prof Eduardo Bueno! Muy Bueno!
Cara, você é um excelente professor! Altissimo nível!
Kkkkk baita maconheiro
Mestre Peninha sempre um show de oratória e boa História. E de quebra o charme do Batmóvel. Tri legal de Bueno!
Eu nem sabia da existência dessa Fordlandia😂 Esse canal é perfeito demais😍❤
Que aula !!! Uauuuuu !! Quero mais !
A edição está sensacional. Parabéns, Lízia!
Ela se supera a cada dia!
Aprendi a dirigir em um Ford LTD, turqueza com teto preto...uma banheira muito confortável na época! Vaga era difícil mas quando existia era bába estacionar com uma macia direção hidráulica, o must na época! Matei a saudades!!!
Nossos parabéns à sua filha. A edição tá incrível! KKKKKK'
A edição dela é incrível. kkkkk
Mano, é amoça que faz aquilo? Ela já apareceu em um vídeo, não sabia que esse trampo era dela.
@@quandovcestivernoyoutube A filha dele é quem faz tudo no canal. O editor é um bostão. Mas pelo menos é MUITO bonito. kkkkk
Um verdadeiro Show de bola esse epiaódio
Tem uma espécie de série sobre a Fordlandia dirigida pelo grande Werner Herzog, acho que é de 2019. Se alguém souber onde assistir por favor compartilhar com a comunidade aqui.
Faz um vídeo cotando a história do Grande Eduardo Bueno. Se possível vídeo feito pela bela Líza.
Cara, você eh ótimo! Professor neh tem o que dizer trabalho incrível e dinâmico com linguagem atualizada. Vc eh 10
Peninha é dez sim, mas não é professor... É JORNALISTA!
O melhor.
@@Kadish_Angel obrigado meu amigo ☺️
Parabéns!!! Seu canal é o máximo!!!!! O dinamismo de como transpõe o conhecimento é diamantado!!! A História descontruída nua e crua e cheia de vigor kkkk
Eduardo faz dois vídeos semanais (além das pílulas dominicais) um sobre a história do Brasil outro sobre os EUA ou da América
Além de buenas, ótimas ideias . muito bom de assistir!
Gostei dessa de voltar a falar "Isso aqui tá cheio de simplificações, mas o quadro geral era esse aí mesmo"...
Tenta colocar em todo episódio numa parte qualquer.
Obrigada Eduardo😊
Na verdade a Ford fez sim o primeiro Batmóvel!
Ele foi construído a partir do Lincoln Futura, um carro conceito da divisão de luxo da Ford, que a produção do programa de tv comprou por 1 dólar!
ia responder exatamente isso kkkkkk
Eu li o livro. Muito interessante. As informações coincidem. Excelente
Amado Mestre Peninha muito triste para um morador do grande ABC ver o desmanche da indústria. Em breve no Brasil teremos o escambo.
Estou divulgando comentários iguais. Ok?
@@gomestrunfo sem problemas!!!
Ué, a Ford não tava junto com o Bozo?!?!?
@@danisd2149 Olha não que eu saiba. Mas as políticas de incentivo a indústria foram abandonadas desde o final dos anos 80. Entra governo seja de direita ou esquerda a proposta é a mesma.
@@danisd2149 Agora quem estava com ele e continua é a bancada ruralista. O Agro é Pop...
Perfeito como sempre Peninha.
Parabéns.
O Aldous Huxley também tinha o pé atrás com o Henry Ford... 😂
👏👏👏😂
Primeira coisa que me veio a cabeça, quando vi o título do vídeo, Admirável Mundo Novo.
@@jaciarachristiano2484 Oba! Mais pessoas aqui se lembraram de Aldous Huxley!
Parabéns por mais um excelente vídeo. Uma adorável mistura de história com a maluquice do Raul Seixas. Agora é partir para ler os livros.
Parabéns aos editores do vídeo.
E sim, parabéns ao apresentador também 🙈
Peninha vc é show , informações, história com pitadas de humor para quem quer maiores informações exercite a literatura....
Seriam top demais episódios sobre: Marechal Rondon, Revolução Pernambucana de 1817, Revolução Federalista, Joaquim Nabuco, Filinto Muller e D. Pedro 2°
Sou agrônomo e achei formidável que neste seu vídeo falas dos agrônomos e biólogos que trabalham visando a agricultura sustentável. Na época talvez se sabia bem pouco sobre o equilíbrio ecológico, e este caso foi muito significativo do que os agrônomos e biólogos de hoje estão atentos e concretamente agem em prol de usar venenos menos residuais e utilizar inimigos naturais das pragas. Parabéns. Sou seu fã e gosto do seu jeito magnífico e hilário e até um tanto debochado, de explicar os temas que abordas.
Gde prof!!! Abç, Deus abençoe vc
Visitei Fordlândia semana passada. Lugar incrível!
A Amazônia é a maior lição de resistências quê o ser humano não aprendeu !!!
Boa tarde peninha, aqui vai uma sugestão de um episódio. Um capítulo muito interessante da nossa história, gostaria de ver um vídeo seu contando sobre a guerra dos Emboabas. Admiro muito seu trabalho!!
Tu que traduziu on the road peninha? Foi o que me fez ter interesse pela literatura de fato, justamente essa edição haha.
Belo episódio, Peninha! Não cheguei a conhecer Aveiro (município da Fordlândia) mas conheci o Projeto Jari do Daniel Ludwig e sua fábrica flutuante que também foi uma empreitada e tanto!
Trabalhei em Fordlância por um ano, a história é interessante, mas virou só o resto por lá, praticamente tudo abandonado.
Livro fascinante!! É isso mesmo!
Peninha, vídeo ótimo como sempre. Sobre a sustentabilidade,se eu não me engano a linha de produção da Ford salvou a humanidade na época ao popularizar os automóveis substituindo os cavalos que ameaçavam os recursos hídricos urbanos da época.
Buenito é um artista historiador !!! Ele arrasa !!!!
Eu trabalhei como Jovem Aprendiz na fábrica da Ford, em Camaçari, de 2017 a 2018. Era uma cidade, é sério. Lá era tão grande que rodavam micro-ônibus para levar o proletariado, nós meros mortais, para seus postos de trabalho no momento correto (alô Tempos Modernos). Eu trabalhava no "Olimpo" (era assim que os trabalhadores do chão de fábrica chamavam o setor que os engenheiros de desenvolvimento de produto trabalhavam) sendo escrava do sistema (e dos engenheiros, claro!). Mas, posso confessar? Sinto muita falta de ganhar PL (participação nos lucros).
É...todo mundo fala nos incentivos que o governo
“da”, mas esquece o tanto de empregos e impostos dos empregos,
dos carros e impostos dos carros e toda cadeia ENORME de impostos produzidos a partir das montadoras.O Governo
de bobo,não tem nada !
Sou do Pará, mas moro no Amazonas e fico muito feliz com esses vídeos falando um pouco do norte do país, pensava que vc era igual o governo federal que esquece do norte, parabéns pelo vídeo 👏👏👏
P o resto do país aqui só tem índio e onça
Bom dia Eduardo. Muita gente desconhece mas o mercado da borracha muita gente foi escravizada durante a época da borracha. Tem um livro chamado "La Vorágine" sobre isso. Não sei se tem algum livro sobre o "gentil tratamento" nas seringueiras aqui.
Teriam sido os soldados da borracha?
@@b.baresi6781 Boa tarde. Poderia me mostrar onde eu posso ler sobre isso? Eu posso dizer da minha terra (Colômbia) e um cara que até os mesmos indígenas diziam que era o diabo em carne e osso: Salvador Arana.
Genial, sempre ouvi falar dessa cidade utópica, obrigado por apresentar esse conteúdo de maneira tão bem elaborada e com bom humor!
*Pensando um pouco mais: quando foi mesmo que os tempos brasileiros não foram obscuros e medievais para a maioria da população?* 🤔
Vixi! Até que não faz muito tempo ,embora as más línguas ainda digam que foi uma fase de pura ilusão.
Foi uma fase de pura ilusão.
Língua, Má (2021)
É verdade, saudades do Eduardo Cunha! Eduardo Cunha botava comida na mesa do pobre! O pobre andava de avião! Volta, Eduardo Cunha!
Peninha.. seria legal conhecer as histórias dos times de futebol e o contexto histórico do momento em que foram criados... Adoro seu trabalho..
Ótimo episódio! Mas, a FORD tá indo embora é do mundo, e junto com ela, tantas outras. Não há como sustentar mais uma cadeia produtiva com base na força eletromotriz do petróleo, e muito menos no transporte individual ultra engarrafado. Já era essa era!
Tomara que esteja certo 🙌🏾
Sensacional...valeu Professor irei ler mais 🤣😅🤣😅🗯
Assisti um anúncio da "Brasil paralelo". Isso é uma lástima, um canal tão interessante dando palco para uma plataforma idealizada e de direita.
Cada pessoa recebe anúncios personalizados, não são a cargo de quem fez o vídeo, e sim do algoritmo do RUclips. Cada vez mais esse site tenta influenciar o que veremos e como iremos nos comportar, precisamos ficar atentos, mas a culpa não é do peninha, coitado haha
@@paulocamargo9586 mas o canal pode bloquear alguns anunciantes. Acredito que o peninha devia fazê-lo com essas pessoas que distorcem a realidade.
Deixa a galera do Brasil Paralelo receber anúncio desse canal pô, vai ser bom um conteúdo mais inteligente.
Muito incrível!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Parabéns!!!!
Greg Grandin (Fordlandia) explica detalhes do "Eldorado Amazônico" e como esse náufrago não resgatado: Ford Ka, sem Camaçari!
Esse canal e foda e apresentado e fora de serie! kkkk Aprender historia dando risada! kkkk Único!
Interrompi agora mesmo a leitura de 'On the road' para assistir ao vídeo. Bem na página em que o tradutor colocou trompetes nos beiços de Dexter Gordon e Wardell Gray. (ambos saxofonistas).
Fui lá ver: página 124.😲
"Enquanto eles comiam vorazmente, Dean, com um sanduíche na mão, pulava em frente a uma grande vitrola, escutando um disco de bop muito louco comprado naqueles dias, chamado The hunt; Dexter Gordon e Wardell Gray sopravam seus trompetes numa performance magnífica..."
@@robsonsantosOSO Provavelmente são "horns" no original, palavra genérica para instrumentos de sopro.
@@joaoreguffe6349 " They ate voraciously as Neal, sandwich in hand, stood bowed and jumping before the big phonograph listening to a wild bop record I just bought called “The Hunt,” with Dexter Gordon and Wardell Gray blowing their tops before a screaming audience that gave the record fantastic frenzied volume." - Fica pouco claro o significado de "tops" mas parece mais para "trumpet" do que pra "saxophone"...o Peninha podia até saber o instrumento certo dos caras... mas aí a tradução poderia ser diferente do original...🤔... complicado.
@@robsonsantosOSO Hum... talvez "tops" sejam as notas mais agudas, ou os sopros mais potentes que eles conseguiam.
@@joaoreguffe6349 Boa possibilidade..👍
Muito boa Explanação! Adoro os vídeos ( AULAS) no Buenas Ideias
*Você é absolutamente inigualável! Adoro! Obriga- da pelas luzes nestes tristes tempos obscuros, medievais!* _Proteja-se bem, aos seus e aos demais da COVID-19._ @CORONAVÍRUS - 📖 Dra. Sônia 🕊 Acompanhe a pandemia no canal Telegram.
Sou apaixonada por história e amo a forma que vc aborda os temas 👏👏👏
Peninha!!! Tu é demais cara!!! Tu me instiga a ler aí quanto mais eu leio mais longe eu fico das ignorâncias e vou ficando um chato! Meus colegas já dizem que quando eu começo a contar os livros que leio eles tbem vão atrás dos livros e assim todos nós nos chateamos juntos! Kkkk
1 - O pulmão do mundo são as algas marinhas; 2 - Quanta felicidade ao contar uma história que, sob qualquer aspecto que se observe, é uma tristeza enorme - um projeto de desenvolvimento local que deu errado, uma oportunidade de negócios que só deu prejuízo, e uma tragédia humana que até vidas custou
Eu gosto da piada dos continentes ...
Eu não conheço a piada dos continentes😔☹
@@docarmofachada2999 GRATIDÃO
Tb dou risada demais
Eu tambem
Eu tb...
Muito obrigada por mais esse episódio!! Obrigada por citar minha cidade, Taubaté- SP.
Vc é genial!
Só o Peninha pra mostrar de forma escancarada a podridão desse país e derrubar dos andores os santos de pés de barro...
"A melhor maneira de dominar um povo é fazendo com que ele tenha vergonha e ódio de si mesmo"
Zbigniew Kazimierz Brzezinski
Peninha é a cara da nossa "acadimia": histérico, histriônico e com a velha imagem de fanfarronice de "conhecedor".
Não é a toa que esse senhor cabe perfeitamente na frase acima dita por um globalista de carteirinha como Zbigniew Kazimierz Brzezinski.
@@renatolima1166 fica tranquilo sabichão paspalho, agora tem o aloprado 😎👉👉 o teu mito de 💩pra trazer bastante cultura e orgulho pros brasuca...
@@leoguerra4516 Não, rapaz. Você está muito enganado se acha que eu seja alguma bolsonarete. Mesmo porque o Bozo tá mais perto do Eduardo Bueno devido ao comportamento histriônico.
Afinal foi o próprio Bozo quem disse que quer entregar a Amazônia para os norte-americanos. Você ainda não viu esse famoso vídeo do Bozo dizendo isso?
E olha que tem "academicu" que de tão vira-lata, adoraria ver países ditos de "primeiro mundo" "administrando" o Brasil.
Devido a tara do Peninha pelos franceses, acredito que ele ficaria excitado em ver o governo Frances "administrando" a Amazônia, porque afinal, segundo os Peninhas da vida, o Brasil é o "pior país do mundo"!
O Bozo e o Peninha se encaixam perfeitamente na frase acima dita pelo globalista Zbigniew Kazimierz Brzezinski.
Dutra torrou todas as reservas que o país acumulou durante a II Guerra . Praticamente, o milico devolveu de mão beijada aos americanos.
@@quandovcestivernoyoutube Que coisa, General Dutra, mais um militar roubando o Brasil, deve ter embolsado uma comissão monstruosa.
Te amo , Peninha !! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️🙇♀️🙇♀️🙇♀️🙇♀️🙇♀️🙇♀️🙏🙏🙏🙏🙏🙏🥰
Muito bom. Somos bons pagadores, temos muita visão comercial. Obrigado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Que bom que o Olívio Dutra disse não!!!!@
Caro Buenas
João sem medo Saldanha.
Torcedor tricolor.
Saúde
Dei uma olhada rápida no Google. Os 250.000 seriam hoje 3.028.767,44 dólares...
Eu também tive essa curiosidade. Cheguei a um valor pouca coisa diferente do teu: US$ 2.920.112, o que daria em patacas de hoje algo como 15 milhões de reais.
Muito legal Peninha,você falando esse capítulo da história da Amazônia,já conhecia essa tentativa de Ford em Forlandia e Belterra.
Aproveito e peço pra você fazer um outro episódio importante da história da Amazônia e desconhecida pela maioria dos brasileiros,que foi a revolta dos índios Manaus e de seu cacique Ajuricaba.
Foi a maior rebelião indígena da história da Amazônia e uma das maiores do Brasil contra o colonizador português.
Ajuricaba virou símbolo de resistência,rebeldia e valentia.
Só tenho uma coisa a dizer, parabéns ao editor(a) do vídeo. Tá maravilhoso
Esse editor é um prodígio. kkkkk
Muito bom! Nem sempre os grandes “negócios” tem buenas ideias para a Amazônia.
"O carro mais sustentável que jamais houve!"
Como parar de rir e prestar a atenção no vídeo?
Sugestão de filme, já que citado, quem puder veja Aguirre, A Cólera dos Deuses de Werner Herzog.
Maravilhosa história do sonho de Henry Ford.
Narrado pelo Peninha essa cidade que não deu certo fica muito melhor .
Só uma correção: o Henry Ford não foi o criador da linha de montagem. Ela já existia quando o mesmo a implementou na sua fábrica de automóveis.
Ele aperfeiçoou e popularizou a linha de montagem baseado nas ideias de Taylor..
@@quandovcestivernoyoutube exato.
Sou de Belterra no Pará, cidade que nasceu da plantação de seringueiras para a Ford Motor Company
Confesso que já comecei a assistir dando uma baita risada !!! kkkkkkkkkk
Ter histórias explicadas desta maneira é massa demais