Gratidão Cleber! Pois como clientes e fornecedores, prezamos muito pela qualidade dos nossos produtos. Com essa dica simples, não ficamos apenas baseados nas falas dos "profissionais" da fibra.
Boa noite , Obrigado Cleber, se não fosse você e todo o seu conhecimento eu não teria feito tantas lâminas, Passou de 1000 pares, onde os 20 primeiros eram com manta, que quebraram ou eram muito lento e grossos. Depois dos seus conselhos nunca mais quebraram, sendo que temos laminas com 5 anos em arcos encordoados diretos até hoje.
Boa tarde Aurélio! Qualquer gramatura serve, se usar gramaturas mais baixas como 300 gramas/m2, serão necessárias mais camadas. Eu prefiro utilizar tecidos mais grossos para facilitar o trabalho reduzindo o tempo, mas costumam ser mais difíceis de impregnar com resina.
OLA CLEBER ESCLARECEU MUITO VALEU . ENTAO NA VERDADE EU POSSO USAR SOMENTE TECIDO PARA CONFECCIONAR A LAMINA DA MINHA BALESTRA . e quanto a resina eu devo usar de poliester ou resina epoxi valeu amigo
Oi Michelle, tudo bem? Desculpe a demora, as vezes me perco respondendo o pessoal, é muito vídeo publicado. Pode usar somente tecido sim, de preferência unidirecional no núcleo e Biaxial ou bidirecional nas faces para evitar torções. Vai de poliéster isoftálica (não compre a ortoftálica - que vende em lojas de tinta), compre também monômero de estireno, diluente. A Epóxi além de ser mais muito cara não apresenta melhorias significativas e é mais complicada para diluir e consequentemente impregnar o tecido.
Boa tarde Fernando. Neste caso pode usar manta mesmo ou se quiser um pouco mais de resistência utilize tecido bidirecional e por cima pode utilizar manta (para deixar mais liso e fácil fazer o acabamento).
Boa tarde Rogério, tudo bem? Na época em que comecei a produzir lâminas não tinha no Brasil a fibra unidirecional, daí importei duas bobinas e fracionei uma para revender. Dá uma pesquisada na internet, pode ser que já tenha algo mais próximo de você (a Redelease vende a resina e tecido bidirecional). Caso tenha interesse posso vender uns metros.
Boa tarde, já morei no ABC, comprava na Resinfiber, Av. Pereira Barreto, ficava próximo da justiça federal, antes do telhanorte. Não sei se ainda existe esta loja, mudei de SP fazem alguns anos.
Boa tarde Carlos, tudo bem? Aquelas lâminas são importadas, produzidas pelo processo de pultrusão. Estou quase sem estoque, aguardando chegar mais nas medidas de 6 x 18 mm (pedi com 35 e 60 cm de comprimento).
Cleber as fibras que usamos unhas a rover cada fio daquele tem espessura? Notei que de uma marca vem os fios mais espessos, vem mais grossinhos(quase que imperceptível) do que de outra marca que comprei e que aderiu muito mais rapidamente no gel
Boa tarde Jessica, tudo bem? Desculpe a demora. Mesmo o rooving é vendido por quilo, alguns fabricantes informam a espessura do fio e outros a gramatura (como se fosse usado para tecer uma peça e o "retalho" desse um peso por metro quadrado), neste caso como as informações nem sempre são tão precisas quanto as que encontramos nos tecidos já prontos, é necessário fazer testes.
Assisti a um vídeo onde o artesão usava apenas a ultima camada de manta segundo ele só servia para dar um bom acabamento lixando e deixando mais lisa com acabamento perfeito.
Boa tarde Rogério, tudo bem? De fato funciona para a função de acabamento, mas com o tempo cria micro rachaduras (craquelamento) não estruturais justamente em função da tração mecânica.
Oi Patrick, tudo bem? Vai depender do tipo de embarcação, pequenas Canoas e caiaques utilizam manta mesmo, mas podem e devem ser reforçadas com tecidos unidirecionais e biaxiais.
Amigo boa noite Nao contrariando vc mas eu ja fiz 4 arcos somente com manta comum e resina conprada na ferragem a mesma que se usa em funilaria fiz as laminas e meus arcos ate hoje nao quebrou ficaram bons a manta realmente é bem fragil mas intercalada com resina entre suas camadas tornase bem resistente
Bom dia amigo, na verdade tudo depende dos seus referenciais, o que é bom para um pode não ser para outro, ou ser bom somente até que não conheça algo bem melhor. Comecei a mais de 15 anos percorrendo a trajetória que todo bowyer fazia, lâminas de madeira, de mola de Kombi, de PVC e de fibra de vidro maciças ou laminadas com madeira, destas eu utilizei manta, tecidos bidirecionais, unidirecionais, biaxiais, de poliéster e de carbono, resinas também de poliéster, estervinilicas e epoxi. A muitos anos eu procurava um fornecedor de lâminas para meus arcos, estava quase fechando com um fabricante de SP (que já saiu do mercado...), eu forneceria todo o material e o conhecimento para que ele produzisse dentro das especificações que eu precisava. A resposta dele foi bem arrogante, disse que as lâminas dele eram ótimas, que se eu quisesse seria do jeito dele e pronto. Declinei, mas tive contato com as lâminas dele por meio de outra pessoa. Para evitar a quebra e melhorar o acabamento ele colava fórmica nas faces, ficava bonito, mas o rendimento era absurdamente lento, além delas serem muito pesadas. Tem um vídeo de apresentação do arco Prático no meu canal (mais de 100 unidades produzidas), lá eu mostro bem as diferenças. Algumas pessoas se sentem ofendidas e outras começam a buscar outros referenciais e melhoram bastante seus arcos (conheço vários nesta linha que auxiliei pelo Whatsapp e hoje produzem arcos bem melhores).
@@BalestreriaMedeiros agradeco seu retorno tambem estou em busca de conhecimento sou leigo no assunto estou buscando me aperfeicoar no ramo no caso nao lhe fiz uma critica e sim buscar um parecer de o prq as minhas nao terem quebrado Grato por seu retorno
@@arqueriaarmagedom Não senti como sendo uma crítica, peço desculpas se pareceu isso. Normalmente não quebram facilmente ou por serem bem fracas em libragem e grandes no comprimento ou por serem excessivamente fortes em libragem e por isso mesmo serem pouco usadas (um arco de 50# costuma ser menos usado que um de 30#, porque o arqueiro cansa mais rápido). Outra possibilidade seria o acabamento dado no backing e belly (a exemplo do que citei sobre o fabricante que iria me fornecer lâminas). Quando puder, dá uma olhada no vídeo que mencionei, ele mostra bem as diferenças de espessura, peso e rendimento.
Olá Cleber, gostaria de agradecer sua dedicação em repassar o conhecimento, me apaixonei pela ideia de criar arcos mas confesso de deve ser uma das áreas mais difíceis e incompreensivas que já me arrisquei a aprender! Principalmente porque encontrar conteúdos como o seu é muito difícil mesmo na internet. Além de agradecer você pelas dicas do vídeo gostaria de saber como você aprendeu tanto ao longo do tempo sozinho? Sou aspirante a iniciante bowyer e ando pesquisando o máximo pra evitar muito prejuízo no começo. Acha que fabricar arcos laminados de madeira como ipê/roxinho/pau brasil intercalados com fibra de vidro e resinas nacionais é uma boa para começar ou tem muita chance de dar errado? E se conseguir me indicar qual resina comprada no brasil é boa para laminas me ajudaria muito. Me responda se puder, deus te abençoe
Oi Ricardo, boa tarde! Desculpe a demora, acabou que sua pergunta meio que se perdeu por aqui. Agradeço muito pelas considerações. Vamos lá: Sempre fui auto didata, assim como outros bowyers e amigos (Elison, Gustavo, Edu, Pedro Farinha, etc). Temos vários problemas de informações truncadas, erradas e achismos soltos pela web, muito vídeo que deveria ter o título "A forma como eu faço" mas tem "A maneira correta de fazer", daí muita gente anota como se fosse receita de bolo, reproduz e muitas vezes dá problema. Laminar com madeira é bem bacana, mas aumenta bastante as variáveis envolvidas, comecei desta forma e atualmente só uso core/núcleo em madeira em situações de uso pessoal, por isso prefiro fibra de vidro maciça, claro que tem desvantagens também, mas na minha opinião dependendo do usuário final apresenta mais vantagens. Pode usar resina de poliéster isoftálica da Redelease (o atendimento e conhecimento técnico deles em nossa área são uma merda, mas esta resina é boa). Estou desenvolvendo um projeto de curso presencial para fabricação de arcos. Agora nas férias termino o conteúdo programático e começo a divulgar.
Boa noite Carlos, o tecido unidirecional e biaxial eu tenho para venda e a resina você consegue na Redelease. Qualquer dúvida pode chamar no 61 98422 2583
@@sergioaparecidomariquitomo7183 neste caso até manta resolve, mas pode utilizar tecido bidirecional na estrutura e finalizar com manta ou véu para poder dar um acabamento mais fino (e lixar se desejar) na última camada.
Olá boa noite, qual lâmina você indicaria pra min, preciso tapar um pequeno buraco no assoalho do carro mais é um lugar que exige força aonde o macaco pega, vi várias pessoas fazendo com as lâminas normais mais queria uma que ficasse mais reforçada me indicaria qual?
Boa tarde amigo, no seu caso eu acredito que o ideal seria levar num funileiro mesmo e pedir que faça o reforço com aço e solda de oxigênio. A fibra não adere muito bem ao metal, mesmo que você crie meios de retenção como lixa grossa, parafusos ou rebites e cole com Araldite 24 hs, o risco de soltar é muito grande.
Me diz uma coisa você já fez um arco de lâminas de fibra de vidro unidirecional de 100 libras e se fez quantos centímetros ficou a espessura da lâmina ?
Boa tarde Hilton, tudo bem? O máximo que cheguei foram 55 libras, não vejo vantagens em fazer um arco tão forte, atualmente é possível passar dos 210 fps com 50 libras, desde que o projeto seja bom, flechas e cordas adequada, etc.
Eu tenho um arco e flecha de bambu. Na verdade, foi eu mesmo quem o fez. Porém, ele tá chegando nos 18 libras, algo que acho muito pouco. Eu gostaria de aumentar ele pelo menos até nos 20 até 25 libras ou quem sabe, até 30 se caso eu tiver sorte. Eu poderia revestir essas lâminas com fibra de vidro??? Se caso a resposta for sim, na sua opinião qual é o melhor material para eu chegar nesse objetivo com sucesso??? Desde já agradeço!!!
Boa tarde Dirley, tudo bem? Existe um meio bem eficaz, porém um pouco demorado para fazer isso, acredito que vai chegar próximo das 30 libras. Primeiro você lixa o backing (parte da frente da lâmina do arco) com uma lixa bem grossa, 50 ou 60, só para deixar áspero/com pequenas ranhuras que facilitam a colagem. Depois corte uma tira de tecido de poliéster unidirecional (para laminação de fibra de vidro) com 300 a 600 gramas/m2 no mesmo comprimento e largura da lâmina do arco, utilize um rolinho e passe resina de poliéster isoftálica sobre a lâmina, em seguida aplique o tecido, derrame um fio de resina por cima (use pouco catalizador, só estritamente o indicado) e passe o rolinho novamente até impregnar bem, sem deixar bolhas aparentes. Deixe secar por pelo menos 72 hs, depois pode lixar para dar pré-acabamento nas laterais e acertar os tips. O detalhe é que parece bom e pronto, mas quando encordoar provavelmente vai delaminar (já esperado), daí você termina de soltar a fibra, passa cola epóxy (o ideal é a Smoth On, mas é bem cara, se achar Araldite 24 hs serve também, mas é inferior), volta a fibra exatamente pro mesmo lugar e enrola borracha de câmara de ar ao longo de todo o arco. Deixa curar por pelo menos mais 24 hs e aí terá o arco pronto, só cuidar do acabamento final.
Boa tarde Paulo, eu nunca fiz este serviço, vou me valer somente do conhecimento teórico e o conselho de um amigo que produziu dois barcos. Tecido bidirecional nas duas primeiras camadas e manta por cima para acabamento. A resina pode ser de poliéster ortoftálica, mas o ideal é a isoftálica, adicionada a 10% de monômero de estireno para impregnar melhor.
Boa noite Carlos, tudo bem? Dá sim, as lâminas da Velox são feitas desta forma, não é a forma que dá melhor rendimento, mas funciona bem. Uma técnica ideal, superior a laminação seria a infusão, dá uma pesquisada que tem farto material no RUclips a respeito. Comercialmente é mais viável a laminação, mas a infusão dá resultados melhores em termos de desempenho.
Vai depender da técnica utilizada (laminação ou infusão) e da libragem desejada. Lâminas feitas com bastante cuidado podem chegar a 40 libras com 1 cm na base e 5 mm na ponta.
Desculpe a demora, neste post tem tanta pergunta que acabamos nos perdendo. Para piscinas normalmente utilizam mantas mesmo, mas acredito (achismo de quem nunca fez piscina) que utilizar tecido bidirecional e/ou mesmo rooving como uma espécie de "amarração" aumentaria bem mais a resistência a pressão da água, reduzindo o volume de resina e manta.
Bom dia Adan, tudo bem? Recomendo usar no núcleo (primeiras camadas/internas) tecido unidirecional e na parte externa pode utilizar bidirecional, mas seria desejável utilizar biaxial.
Boa tarde Delson, embarcações pequenas como caiaques e pedalinhos costumam utilizar manta mesmo, mas embarcações maiores usam normalmente uma combinação de tecidos unidirecionais e biaxiais.
Boa tarde! Tudo vai depender da finalidade, para peças que recebem tração sim, para contenção como caixas, barcos, etc seria mais interessante bidirecional ou biaxial.
@@BalestreriaMedeiros boa tarde Cléber eu estou tentando ligar pra você mas não está dando certo se você Receber eu estou precisando de um metro por um do tecido bidirecional você pode me fornecer e fala o valor aí eu mando os meus dados aqui e interior de PS região de ribeirao preto 👍
Caro Agenor, concordo em parte. Se não houvesse muito artesão usando exclusivamente manta e afirmando categoricamente que é a forma correta de fazer eu não teria nem necessidade de fazer este vídeo. A manta como enchimento pode ser uma solução interessante sim, a grosso modo seria como o core de foam das lâminas ILF modernas. Vou testar.
Ola, gostaria de saber qual manta e resina utilizada neste video? ruclips.net/video/UNj7wk50ikk/видео.html Se possui alguma similar aqui no brasil e quais materias eu devo usar para replicar o artefato deste video
Lucas, desculpe a demora, eu estava aguardando ter um tempinho para ver o vídeo (muito interessante por sinal). Ele utilizou tecido bidirecional (eu intercalaria com biaxial) e resina epoxy. Eu tenho ambos os tecidos para venda e a resina você consegue comprar na Redelease. Qualquer coisa me chama no 61 984222583.
@@BalestreriaMedeiros opa, obrigado pela atenção amigo!! Desculpe, mas mão sei qual o biaxial...ele utilizou fibra de vidro?? Sendo a fibra de aramida ficaria muito mais resistente, não?!
E qual seria a realidade? Produzir lâminas com cada um dos tecidos e testar? Se for isso, aceito o desafio, desde que você arque com os custos. Inclusive faço crash teste, cronografo os tiros e faço um time lapse.
Cristiano, te entendo perfeitamente, você não é obrigado a acreditar no que falamos, mas também não temos porque mentir e nem nos atemos ao empirismo. Nós paramos de fazer laminação a mais de 6 meses porque mudamos nossa linha de produção (em breve farei um vídeo explicando nossos novos projetos). Temos mais de 15 anos de experiência na fabricação de arcos e já fizemos crash testes de diversos tipos, inclusive semelhantes aos sugeridos por você, porém na prática, com as lâminas montadas nos arcos. Por duas vezes tentei parceria com oficinas mecânicas para utilizar uma prensa hidráulica, deixaram numa boa, mas em ambos os casos o manômetro não estava funcionando.
Caso você considere imprescindível ver para crer, aceito a empreitada, me manda os insumos que eu faço o teste e publico. Se não conseguir um manômetro funcionando utilizarei uma balança.
A explicação do vídeo está corretíssima. O povo que acredita no contrário é que certamente nunca pegou um arco de alto desempenho na mão pra poder comparar.
Gratidão Cleber! Pois como clientes e fornecedores, prezamos muito pela qualidade dos nossos produtos. Com essa dica simples, não ficamos apenas baseados nas falas dos "profissionais" da fibra.
Fico lisongeado com este retorno caro amigo, é bom estar em sintonia em sintonia com profissionais sérios.
Primeiro video que tirou minhas dúvidas com boa explicação direto ao ponto
Mim dá uma dica de resina para para fazer lâmina de crossobow ?
Opa, pode usar resina de poliéster isoftálica.
@@BalestreriaMedeiros
Brigado mestre
Boa noite , Obrigado Cleber, se não fosse você e todo o seu conhecimento eu não teria feito tantas lâminas, Passou de 1000 pares, onde os 20 primeiros eram com manta, que quebraram ou eram muito lento e grossos. Depois dos seus conselhos nunca mais quebraram, sendo que temos laminas com 5 anos em arcos encordoados diretos até hoje.
Muito obrigado meu amigo, pôr tirá às minhas dúvidas
Parabéns super aula, tirou todas as duvidas.
Muito obrigado!
Muito boa a sua informação . porque eu antes de começar a fazer lâminas já achava que a manta era inútil kkkk
Cleber , perfeita dicas, obrigado...
melhor explicação impossivel. muito bom.
Muito obrigado!
Muito boa a explicação amigo! Para fazer um arco resistente qual gramatura da fibra unidirecional que vc aconselha?
Boa tarde Aurélio! Qualquer gramatura serve, se usar gramaturas mais baixas como 300 gramas/m2, serão necessárias mais camadas. Eu prefiro utilizar tecidos mais grossos para facilitar o trabalho reduzindo o tempo, mas costumam ser mais difíceis de impregnar com resina.
@@BalestreriaMedeiros muito obrigado amigo. Um grande abraço
Mãos bonitas!
OLA CLEBER ESCLARECEU MUITO VALEU . ENTAO NA VERDADE EU POSSO USAR SOMENTE TECIDO PARA CONFECCIONAR A LAMINA DA MINHA BALESTRA . e quanto a resina eu devo usar de poliester ou resina epoxi valeu amigo
Oi Michelle, tudo bem? Desculpe a demora, as vezes me perco respondendo o pessoal, é muito vídeo publicado. Pode usar somente tecido sim, de preferência unidirecional no núcleo e Biaxial ou bidirecional nas faces para evitar torções. Vai de poliéster isoftálica (não compre a ortoftálica - que vende em lojas de tinta), compre também monômero de estireno, diluente. A Epóxi além de ser mais muito cara não apresenta melhorias significativas e é mais complicada para diluir e consequentemente impregnar o tecido.
Boa Noite. Queria fibrar um camper motorhome o que tu me indicaria????fibrar encima de compensado naval 6mm..obrigado
Boa tarde Fernando. Neste caso pode usar manta mesmo ou se quiser um pouco mais de resistência utilize tecido bidirecional e por cima pode utilizar manta (para deixar mais liso e fácil fazer o acabamento).
@@BalestreriaMedeiros obrigado meu amigo.
Deus abençoe sua vida
otimo video, muito obrigado, com toda certeza ja sei o que usar na estrutura do meu bote!!
Eu que agradeço!
Boa noite, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Poderia me informar onde encontro tecido unidirecional? Sou da região ABC, São Paulo
Boa tarde Rogério, tudo bem? Na época em que comecei a produzir lâminas não tinha no Brasil a fibra unidirecional, daí importei duas bobinas e fracionei uma para revender. Dá uma pesquisada na internet, pode ser que já tenha algo mais próximo de você (a Redelease vende a resina e tecido bidirecional). Caso tenha interesse posso vender uns metros.
Boa tarde, já morei no ABC, comprava na Resinfiber, Av. Pereira Barreto, ficava próximo da justiça federal, antes do telhanorte. Não sei se ainda existe esta loja, mudei de SP fazem alguns anos.
Like top garantido, tmj
Boa tarde Cléber aquela lâminas que vende mercado livre e você que fábrica e quanto elas tem de espessura e de largura e comprimento
Boa tarde Carlos, tudo bem? Aquelas lâminas são importadas, produzidas pelo processo de pultrusão. Estou quase sem estoque, aguardando chegar mais nas medidas de 6 x 18 mm (pedi com 35 e 60 cm de comprimento).
Cleber as fibras que usamos unhas a rover cada fio daquele tem espessura? Notei que de uma marca vem os fios mais espessos, vem mais grossinhos(quase que imperceptível) do que de outra marca que comprei e que aderiu muito mais rapidamente no gel
Boa tarde Jessica, tudo bem? Desculpe a demora. Mesmo o rooving é vendido por quilo, alguns fabricantes informam a espessura do fio e outros a gramatura (como se fosse usado para tecer uma peça e o "retalho" desse um peso por metro quadrado), neste caso como as informações nem sempre são tão precisas quanto as que encontramos nos tecidos já prontos, é necessário fazer testes.
Assisti a um vídeo onde o artesão usava apenas a ultima camada de manta segundo ele só servia para dar um bom acabamento lixando e deixando mais lisa com acabamento perfeito.
Boa tarde Rogério, tudo bem? De fato funciona para a função de acabamento, mas com o tempo cria micro rachaduras (craquelamento) não estruturais justamente em função da tração mecânica.
@@BalestreriaMedeiros obrigado pela dica vou procurar saber mais sobre acabamento das laminas de vibras de vidro.
Boa tarde amigo qual a mais correta para usar para barco de fibra, obrigado!
Oi Patrick, tudo bem? Vai depender do tipo de embarcação, pequenas Canoas e caiaques utilizam manta mesmo, mas podem e devem ser reforçadas com tecidos unidirecionais e biaxiais.
O Cléber, você faz lâminas para balestra, recurvo de 175 libras?
Em breve teremos!
Uma camada de manta no início e outra no final, só pra fazer o lixamento e o acabamento das lâminas.
Amigo boa noite
Nao contrariando vc mas eu ja fiz 4 arcos somente com manta comum e resina conprada na ferragem a mesma que se usa em funilaria fiz as laminas e meus arcos ate hoje nao quebrou ficaram bons a manta realmente é bem fragil mas intercalada com resina entre suas camadas tornase bem resistente
Bom dia amigo, na verdade tudo depende dos seus referenciais, o que é bom para um pode não ser para outro, ou ser bom somente até que não conheça algo bem melhor. Comecei a mais de 15 anos percorrendo a trajetória que todo bowyer fazia, lâminas de madeira, de mola de Kombi, de PVC e de fibra de vidro maciças ou laminadas com madeira, destas eu utilizei manta, tecidos bidirecionais, unidirecionais, biaxiais, de poliéster e de carbono, resinas também de poliéster, estervinilicas e epoxi. A muitos anos eu procurava um fornecedor de lâminas para meus arcos, estava quase fechando com um fabricante de SP (que já saiu do mercado...), eu forneceria todo o material e o conhecimento para que ele produzisse dentro das especificações que eu precisava. A resposta dele foi bem arrogante, disse que as lâminas dele eram ótimas, que se eu quisesse seria do jeito dele e pronto. Declinei, mas tive contato com as lâminas dele por meio de outra pessoa. Para evitar a quebra e melhorar o acabamento ele colava fórmica nas faces, ficava bonito, mas o rendimento era absurdamente lento, além delas serem muito pesadas. Tem um vídeo de apresentação do arco Prático no meu canal (mais de 100 unidades produzidas), lá eu mostro bem as diferenças. Algumas pessoas se sentem ofendidas e outras começam a buscar outros referenciais e melhoram bastante seus arcos (conheço vários nesta linha que auxiliei pelo Whatsapp e hoje produzem arcos bem melhores).
@@BalestreriaMedeiros agradeco seu retorno tambem estou em busca de conhecimento sou leigo no assunto estou buscando me aperfeicoar no ramo no caso nao lhe fiz uma critica e sim buscar um parecer de o prq as minhas nao terem quebrado
Grato por seu retorno
@@arqueriaarmagedom Não senti como sendo uma crítica, peço desculpas se pareceu isso. Normalmente não quebram facilmente ou por serem bem fracas em libragem e grandes no comprimento ou por serem excessivamente fortes em libragem e por isso mesmo serem pouco usadas (um arco de 50# costuma ser menos usado que um de 30#, porque o arqueiro cansa mais rápido). Outra possibilidade seria o acabamento dado no backing e belly (a exemplo do que citei sobre o fabricante que iria me fornecer lâminas). Quando puder, dá uma olhada no vídeo que mencionei, ele mostra bem as diferenças de espessura, peso e rendimento.
Olá Cleber, gostaria de agradecer sua dedicação em repassar o conhecimento, me apaixonei pela ideia de criar arcos mas confesso de deve ser uma das áreas mais difíceis e incompreensivas que já me arrisquei a aprender! Principalmente porque encontrar conteúdos como o seu é muito difícil mesmo na internet. Além de agradecer você pelas dicas do vídeo gostaria de saber como você aprendeu tanto ao longo do tempo sozinho? Sou aspirante a iniciante bowyer e ando pesquisando o máximo pra evitar muito prejuízo no começo. Acha que fabricar arcos laminados de madeira como ipê/roxinho/pau brasil intercalados com fibra de vidro e resinas nacionais é uma boa para começar ou tem muita chance de dar errado? E se conseguir me indicar qual resina comprada no brasil é boa para laminas me ajudaria muito. Me responda se puder, deus te abençoe
Oi Ricardo, boa tarde! Desculpe a demora, acabou que sua pergunta meio que se perdeu por aqui. Agradeço muito pelas considerações. Vamos lá: Sempre fui auto didata, assim como outros bowyers e amigos (Elison, Gustavo, Edu, Pedro Farinha, etc). Temos vários problemas de informações truncadas, erradas e achismos soltos pela web, muito vídeo que deveria ter o título "A forma como eu faço" mas tem "A maneira correta de fazer", daí muita gente anota como se fosse receita de bolo, reproduz e muitas vezes dá problema. Laminar com madeira é bem bacana, mas aumenta bastante as variáveis envolvidas, comecei desta forma e atualmente só uso core/núcleo em madeira em situações de uso pessoal, por isso prefiro fibra de vidro maciça, claro que tem desvantagens também, mas na minha opinião dependendo do usuário final apresenta mais vantagens. Pode usar resina de poliéster isoftálica da Redelease (o atendimento e conhecimento técnico deles em nossa área são uma merda, mas esta resina é boa). Estou desenvolvendo um projeto de curso presencial para fabricação de arcos. Agora nas férias termino o conteúdo programático e começo a divulgar.
@@BalestreriaMedeiros obrigado!
Disponha sempre camarada!
Boa noite Cléber o fio ruvem
e estes dois tecidos e o mesmo material
Boa tarde Carlos, tudo bem? Desculpe a demora. Sim, o fio e os tecidos são feitos do mesmo material.
Boa tarde cleber voce vende estes materiais o fiu ruvem e a rezina pra laminasao
Boa noite Carlos, o tecido unidirecional e biaxial eu tenho para venda e a resina você consegue na Redelease. Qualquer dúvida pode chamar no 61 98422 2583
Muito bom, uma pergunta se puder responder, para laminar um barco de madeira, qual dessas vc indica?
Dependendo da embarcação até manta resolve. Qual seria o barco?
@@BalestreriaMedeiros Penso em um barco de compensado naval 10 mm 4,5 m bico chato.
@@sergioaparecidomariquitomo7183 neste caso até manta resolve, mas pode utilizar tecido bidirecional na estrutura e finalizar com manta ou véu para poder dar um acabamento mais fino (e lixar se desejar) na última camada.
Olá boa noite, qual lâmina você indicaria pra min, preciso tapar um pequeno buraco no assoalho do carro mais é um lugar que exige força aonde o macaco pega, vi várias pessoas fazendo com as lâminas normais mais queria uma que ficasse mais reforçada me indicaria qual?
Boa tarde amigo, no seu caso eu acredito que o ideal seria levar num funileiro mesmo e pedir que faça o reforço com aço e solda de oxigênio. A fibra não adere muito bem ao metal, mesmo que você crie meios de retenção como lixa grossa, parafusos ou rebites e cole com Araldite 24 hs, o risco de soltar é muito grande.
Se usar unidirecional intercalando pra deixar as pontas do limbo mais fina e uniforme e usar manta apenas na cobertura pra dar acabamento fica bom?
Fica sim, somente para acabamento funciona bem.
Show Cleber muito bem explicado o vídeo parabéns mais é muito difícil encontrar tecido unidirecional onde você compra os seus 👊🏼👍🏼🙌🏼
Eu ainda tenho quase 60kg que importei a uns 2 anos, na época não tinha onde comprar no Brasil. Atualmente você encontra no Mercado livre.
O Cleber tem geito de faser uma lâmina com 50 libras pr caçar porco
@@edsondasilvamirandamiranda8685 eu produzo entre 50 e 60 libras também.
@@BalestreriaMedeiros tem açgum vendedor que vc pode indicar??
Teria que pesquisar, tem uns dois anos que não compro, mas acredito que na Redelease tenha.
Me diz uma coisa você já fez um arco de lâminas de fibra de vidro unidirecional de 100 libras e se fez quantos centímetros ficou a espessura da lâmina ?
Boa tarde Hilton, tudo bem? O máximo que cheguei foram 55 libras, não vejo vantagens em fazer um arco tão forte, atualmente é possível passar dos 210 fps com 50 libras, desde que o projeto seja bom, flechas e cordas adequada, etc.
Eu tenho um arco e flecha de bambu. Na verdade, foi eu mesmo quem o fez. Porém, ele tá chegando nos 18 libras, algo que acho muito pouco. Eu gostaria de aumentar ele pelo menos até nos 20 até 25 libras ou quem sabe, até 30 se caso eu tiver sorte. Eu poderia revestir essas lâminas com fibra de vidro??? Se caso a resposta for sim, na sua opinião qual é o melhor material para eu chegar nesse objetivo com sucesso??? Desde já agradeço!!!
Boa tarde Dirley, tudo bem? Existe um meio bem eficaz, porém um pouco demorado para fazer isso, acredito que vai chegar próximo das 30 libras. Primeiro você lixa o backing (parte da frente da lâmina do arco) com uma lixa bem grossa, 50 ou 60, só para deixar áspero/com pequenas ranhuras que facilitam a colagem. Depois corte uma tira de tecido de poliéster unidirecional (para laminação de fibra de vidro) com 300 a 600 gramas/m2 no mesmo comprimento e largura da lâmina do arco, utilize um rolinho e passe resina de poliéster isoftálica sobre a lâmina, em seguida aplique o tecido, derrame um fio de resina por cima (use pouco catalizador, só estritamente o indicado) e passe o rolinho novamente até impregnar bem, sem deixar bolhas aparentes. Deixe secar por pelo menos 72 hs, depois pode lixar para dar pré-acabamento nas laterais e acertar os tips. O detalhe é que parece bom e pronto, mas quando encordoar provavelmente vai delaminar (já esperado), daí você termina de soltar a fibra, passa cola epóxy (o ideal é a Smoth On, mas é bem cara, se achar Araldite 24 hs serve também, mas é inferior), volta a fibra exatamente pro mesmo lugar e enrola borracha de câmara de ar ao longo de todo o arco. Deixa curar por pelo menos mais 24 hs e aí terá o arco pronto, só cuidar do acabamento final.
Posso usar a fibra de vidro para desenvolver um suporte de freio a disco para bicicleta ?
Pode sim, para o suporte/garras recomendo biaxial intercalada com bidirecional.
Queria fibrar um barco de madeira qual fibra e resina usar
Boa tarde Paulo, eu nunca fiz este serviço, vou me valer somente do conhecimento teórico e o conselho de um amigo que produziu dois barcos. Tecido bidirecional nas duas primeiras camadas e manta por cima para acabamento. A resina pode ser de poliéster ortoftálica, mas o ideal é a isoftálica, adicionada a 10% de monômero de estireno para impregnar melhor.
Eu operei as máquinas que produzem esses tecidos especiais e a manta.
Excelente! Gostaria de ver este processo de fabricação.
Mas essa fibra nao é só pra dar melhor acabamento?
A manta tem esta função sim, mas muitos insistem em usar com finalidade estrutural, fica lenta e pouco resistente a tração.
Boa noite Cléber dá pra fazer lâmina para balestra
Boa noite Carlos, tudo bem? Dá sim, as lâminas da Velox são feitas desta forma, não é a forma que dá melhor rendimento, mas funciona bem. Uma técnica ideal, superior a laminação seria a infusão, dá uma pesquisada que tem farto material no RUclips a respeito. Comercialmente é mais viável a laminação, mas a infusão dá resultados melhores em termos de desempenho.
GRATO PELA AULA.
Disponha sempre!
Esso aí chará haha👏👏😘
Tamojunto!
Quantos cm de espessura para a manta unidirecional?
Vai depender da técnica utilizada (laminação ou infusão) e da libragem desejada. Lâminas feitas com bastante cuidado podem chegar a 40 libras com 1 cm na base e 5 mm na ponta.
Qual a manta de fibra ideal pra fibrar piscina?
Desculpe a demora, neste post tem tanta pergunta que acabamos nos perdendo. Para piscinas normalmente utilizam mantas mesmo, mas acredito (achismo de quem nunca fez piscina) que utilizar tecido bidirecional e/ou mesmo rooving como uma espécie de "amarração" aumentaria bem mais a resistência a pressão da água, reduzindo o volume de resina e manta.
Em questão da resina, é a mesma resina para todas? (Manta, fio ou tecido)
Sim, pode usar isoftalica ou epóxi
Eu gostaria de fazer uma quandro de bicicleta eu poderia fazer com a manta bidirecional? Obrigado amigo
Bom dia Adan, tudo bem? Recomendo usar no núcleo (primeiras camadas/internas) tecido unidirecional e na parte externa pode utilizar bidirecional, mas seria desejável utilizar biaxial.
@@BalestreriaMedeiros muito obrigado amigo
Quais dessas mantas é ideal pra fibrar embarcação?
Boa tarde Delson, embarcações pequenas como caiaques e pedalinhos costumam utilizar manta mesmo, mas embarcações maiores usam normalmente uma combinação de tecidos unidirecionais e biaxiais.
@@BalestreriaMedeiros obrigado
👏
A melhor é a unidirecional ?
Boa tarde! Tudo vai depender da finalidade, para peças que recebem tração sim, para contenção como caixas, barcos, etc seria mais interessante bidirecional ou biaxial.
Sem comentários
Boa tarde cleber vose tem o tecido unidirecional preciso conprar se voce tem vou ver conto preciso e te passo a metragem e voce me passa o valor
Boa noite Carlos, tenho a venda tanto o unidirecional quanto o biaxial, me chama no 61 984222583
@@BalestreriaMedeiros amanhã eu ligo pra você 👍
Boa tarde Cléber estou ligando e não consigo falar com você
Me ligaram de um número do DF e quando atendi caiu, foi você? manda mensagem no WhatsApp
@@BalestreriaMedeiros boa tarde Cléber eu estou tentando ligar pra você mas não está dando certo se você Receber eu estou precisando de um metro por um do tecido bidirecional você pode me fornecer e fala o valor aí eu mando os meus dados aqui e interior de PS região de ribeirao preto 👍
Boa noite vc tem algum telefone pra que possa tirar dúvida com você
Claro, 61 984222583
Não tem nem sentido vc comparar a resistência de um tecido com a resistência da manta a manta é só pra dar enchimento com o tecido.
Caro Agenor, concordo em parte. Se não houvesse muito artesão usando exclusivamente manta e afirmando categoricamente que é a forma correta de fazer eu não teria nem necessidade de fazer este vídeo. A manta como enchimento pode ser uma solução interessante sim, a grosso modo seria como o core de foam das lâminas ILF modernas. Vou testar.
Bom dia cleber tem este numero resebe no zp
Sim, pode mandar mensagem.
@@BalestreriaMedeirosboa noite Cléber o tecido bidirecional vê pra min o valor vou precisar de um metro por um
Ola, gostaria de saber qual manta e resina utilizada neste video? ruclips.net/video/UNj7wk50ikk/видео.html
Se possui alguma similar aqui no brasil e quais materias eu devo usar para replicar o artefato deste video
Lucas, desculpe a demora, eu estava aguardando ter um tempinho para ver o vídeo (muito interessante por sinal). Ele utilizou tecido bidirecional (eu intercalaria com biaxial) e resina epoxy. Eu tenho ambos os tecidos para venda e a resina você consegue comprar na Redelease. Qualquer coisa me chama no 61 984222583.
@@BalestreriaMedeiros opa, obrigado pela atenção amigo!! Desculpe, mas mão sei qual o biaxial...ele utilizou fibra de vidro?? Sendo a fibra de aramida ficaria muito mais resistente, não?!
@@BalestreriaMedeiros ruclips.net/video/_7jiIQOgwtI/видео.html tem esse aqui também, que acredito ter sido o precursor...
@@BalestreriaMedeiros ruclips.net/video/uxRJPVhuxh8/видео.html
E esse também...desculpe a quantidade, mas acho bem legal e interessante a ideia
Seria o mesmo de vergar um vergalhão de aço fora do concreto tem resistência com a resina a comparação muito infantil....
O teste foi somente de tração, não corresponde a realidade
E qual seria a realidade? Produzir lâminas com cada um dos tecidos e testar? Se for isso, aceito o desafio, desde que você arque com os custos. Inclusive faço crash teste, cronografo os tiros e faço um time lapse.
@@BalestreriaMedeiros fazer a peça de 3 formas diferentes e medir a tração até a ruptura
Cristiano, te entendo perfeitamente, você não é obrigado a acreditar no que falamos, mas também não temos porque mentir e nem nos atemos ao empirismo. Nós paramos de fazer laminação a mais de 6 meses porque mudamos nossa linha de produção (em breve farei um vídeo explicando nossos novos projetos). Temos mais de 15 anos de experiência na fabricação de arcos e já fizemos crash testes de diversos tipos, inclusive semelhantes aos sugeridos por você, porém na prática, com as lâminas montadas nos arcos. Por duas vezes tentei parceria com oficinas mecânicas para utilizar uma prensa hidráulica, deixaram numa boa, mas em ambos os casos o manômetro não estava funcionando.
Caso você considere imprescindível ver para crer, aceito a empreitada, me manda os insumos que eu faço o teste e publico. Se não conseguir um manômetro funcionando utilizarei uma balança.
O povo que acredita nessa bobagem tão infantil don't like
A explicação do vídeo está corretíssima. O povo que acredita no contrário é que certamente nunca pegou um arco de alto desempenho na mão pra poder comparar.