impressionante como faz diferença ter os três juntos. o torturra e a alessandra em discordância ou diálogo sempre aprofunda o debate e o greg passeando pela perspectiva cronista dele de olhar a vida te deixa mais envolvido na narrativa. muito bom esse episódio. estamos fudidos.
Esse foi tranquilamente o podcast mais importante que já ouvi. Só ressaltando que sou viciado em podcasts, a lista é longa e a concorrência é braba. Mas esse é o nível de excelência e qualidade da informação, não só desse episódio, mas do projeto. Vida longa ao Calma Urgente, e sigamos juntos!
Perfeito Gregório! Direito ao descanso, diminuir essa loucura de crescimento sempre, (e a qualquer custo), é imperativo se quisermos um meio ambiente vivo
Um dos melhores programas ate aqui. Bastante rico em informações e o debate interessante. O direito a preguiça é essencial pois as pessoas estao cansadas de lutar. Elas lutam pq sao obrigadas… e so dizem a elas que devem lutar mais e mais. O que as pessoas gostariam mesmo é de descansar, relaxar… capital pra isso o mundo tem em excesso pra garantir a todos no mundo uma vida confortavel e nao precisa de nenhuma grande revolução socialista. Precisa de distribuição de renda e que o trabalhador receba mais pelo que produz… mas temos ai uma burguesia que é uma draga, pega 99% pra si, deixa 1% para quem trabalha e ainda pede parte disso em forma de dizimo prometendo um ceu para compensar o inferno na terra.
A preguiça antes de um direito é uma postura que alguns podem atualizar e outros nem tanto,rs A preguiça tbm tem sua legitimidade em alguns momentos históricos e em outros é só uma máscara ( transparente) do mimimi da nossa covardia.
Gosto sempre muitíssimo do Calma Urgente e esse não é diferente. Só tenho uma pequena correçãozinha a fazer: ali em torno de 35:00 o Bruno dá a entender que já perdemos o proposto no acordo de paris porque já aquecemos 1,5ºC. O que acontece é que 2023 contou com uma anomalia de temperatura de 1,5ºC mas isso não significa que "já aquecemos 1,5ºC" como posto no Acordo de Paris., este valor é de um aquecimento médio, de uma tendência, uma anomalia em um ano apenas não é sinal de que perdemos no acordo. (vou fazer auto jabá aqui, mas tenho um podcast chamado Tortinha de Climão, de 15 minutinhos de episódio, e um dos últimos episódios fala justamente disso)
Com toda razão, Marina! 1 ano não é suficiente, se olharmos somente para os aspectos climáticos, desligados da destruição ambiental acelerada. Contudo se relacionarmos a emergência climática à devastação das florestas, como foi feito durante todo o episódio, ainda assim não há sinais de que o acordo foi rompido e dificilmente será recuperado? Vou ouvir o podcast e volto para complementar...
@@DanPrado01 Acho que depende um pouco de como estamos abordando isso. Tecnicamente, estritamente, não podemos dizer que já ultrapassamos o combinado por não ser, de fato, uma anomalia anual que configuraria esse rompimento. Mas, claro, avaliando o contexto de ações políticas podemos dizer que sim, a coisa caminha pra um não cumprimento (note que sou otimista e ainda coloco caminha para). De fato a maior parte dos cientistas do clima não acreditam que essa meta será alcançada, mas não por causa de 2023 sozinho, claro. (espero, de verdade, que goste do podcast!)
Que bom que a Alessandra voltou!! Agora sim a química flui perfeita. Entendo não abordar o tema do assédio do Silvio já que todo mundo tá falando. Mas não dá pra diminuir o tamanho do acontecido, é triste e gravíssimo, independente da escala. Excelente programa. Já quero dois por semana.
Bruno Latour chama as mudanças climáticas de Novo Regime Climático e diz que “O quadro físico que os Modernos haviam considerado líquido e certo, o solo sobre o qual sua história sempre se desenrolara, tornou-se instável. Como se o cenário tivesse subido ao palco para compartilhar a trama com os atores”. Precisamos começar a pensar o clima como mais um ator (mais um perfil?), um agente, e não como um cenário.
@@SuperMariveroEntão... A minha bebê tem 27 também. Quando ela veio em 97 eu já me preocupava muito com o mundo feião que já se apresentava e que íamos apresentar pra ela. Hoje, vendo a sede de viver dela, se aprontando pra casar, falando em nos dar netos... Ah... Melhor tê-los demais!
@@fnmattei Olha, acho que o mundo seria melhor se a espécie humana nem tivesse existido. Quantas espécies foram extintas graças as ações humanas? Inevitavelmente o ser humano vai continuar existindo, discutindo isso agora ou postergando o problema ainda mais. Isso que vivemos hoje já é fruto também da falta de seriedade que o tema deveria ter já em outras gerações, tudo graças ao processo de industrialização nada sustentável. Lamento que estiver nesse mundo daqui 100 anos. Talvez unica chance seja reduzir a taxa populacional e ações de mitigação e reflorestamento de imensas areas. Enfim, o problema é o capitalismo querer isso também.
É por isso que dizemos "socialismo ou barbárie". A barbárie já vivemos e ou mobilizamos o povo para a revolução do modo de produção social, ou descambaremos no fascismo climático; que não é nada mais que o capitalismo. Dentro da legalidade, da institucionalidade burguesa, não tem solução.
Ótima, conversa. Porém, só uma consideração sobre a fala do Gregório em "parar de crescer", há pessoas desempregadas, há pessoas sem saneamento básico, há pessoas sem acesso a moradia. A questão está na qualidade e no tipo de crescimento, onde essas pessoas estarão locadas nos seus trabalhos, de que formas promovemos mais saneamento básico (que está ligado ao questões ambientais), qual modelo de habitação iremos criar e recriar, tudo isso é um potencial de crescimento, agora qual tipo de crescimento. Simplesmente parar de crescer, seria a manutenção de uma tragédia já dada.
Excelente programa! Uma das mensagens mais importantes na minha opinião: Falta um acordo conjunto, político e social, que leve o colapso climático a sério antes que ele se torne irreversível. Contudo, não parece provável que esse acordo seja algo possível no contexto (global) atual, já que mesmo sistemas democrático são manipuláveis (e frequentemente manipulados). Seria necessário criar uma regulamentação ou cláusula pétrea que protegesse a base da subsistência humana com base nos dados científicos já evidentes no nosso cotidiano. Não poderia ser algo debatido com aqueles que têm interesses econômicos incompatíveis com as metas para a proteção da vida. Se a razão não tomar as rédeas dessa questão, o impulso da ganância, de consumo e destruição não cessará por si só. Como leitura recomendo Georges Monbiot: Out of the Wreckage.
Espero que Isabela chegue com muita saúde e traga muita alegria! E que venha, em breve, passar calor aqui neste mundo com minha Lídia, que completa 49 dias hoje!
También na emergencia climática tem que cuidar muito bem de.no causar perjuiço nos pequenhos productores...beneficiando finalmente aos grandes como sempre sucede nas nossas economías aonde o chefe e o mercado, ou seja OS grandes jogadores .
Caramba! Vim pela recomendação do Rudolfo Salm e para comhecer mais o canal fui assistir o video mais visualizado. Foi um evento triste que tive que experimentar lá de 2015: "terra dos coxinhas". Ouvir baixarias contra um dos únicos burguês (descendente dos Matarazos) de consciencia social - o Suplicy.
Primeiramente, PARABÉNS pra Ale pelo filme que com certeza é incrível e eu mal posso esperar pra ver (na Alemanha 😓)!! Segundamente, obrigada pela excelente conversa, extremamente relevante como sempre. Terceiramente, por favor não usem o "poster da live" como fundo da conversa, fica muita informacão visual.
@@marianagomes644 os maiores causadores das mudanças climáticas são produtores de petróleo e empresas de transporte, tem navio de carga que polui mais que milhões de carros, só UM NAVIO
Sempre acompanho os episódios gravados e seria ótimo disponibilizar no YT music, pra poder ouvir o áudio no celular sem estar com o vídeo em primeiro plano.
Debate importante. País fervendo. Manaus em especial, que votou e vota em peso no Bolsonaro, temos um quadro de fumaceira há meses. Tem esse detalhe envolvido.
O esforço de guerra é COLETIVO , não só a liderança se fortalece, mas o sentido e a alegria que é é estar junto. Isso aí Alessandra! E quanto mais o capitalismo individualiza , mesmo implodindo o indivíduo, mais a gente carece disso. Daí também o encanto da direita quando chama pelo coletivo.
É preciso aprofundar o problema. A raiz do problema é o agro, é o modelo econômico, somos cada vez mais um fazendão. O governo de plantão financia o agro, então ele não vai apagar o fogo.
Com níveis menores de poluição por conta de queimadas, Colômbia mandou todas as crianças ficarem em casa. O governo está fingindo que não estamos passando por uma situação de urgência, por que eleger prefeitos é mais importante
“0 tamo junto é a chave 🔑 “ MST vai plantar 10 milhões de árvores, 🌲 com plano e prazo. A instituição/governo Brasileiro vai plantar quantas ? E se o “tamo junto “ plantar , quantas árvores 🌳 poderiam ser plantadas ?
Tudo a ver isso do orçamento, mas tem uma dialética aí... pois gasto emergencial não tem, nunca estive, em orçamentos. Dinheiro se cria do nada, sempre, não apenas nas crises e guerras. O caso é que os donos da bola conseguem passar a ideia de que o orçamento nos limita em "tempos de paz" e nos tempos de guerra isso não rola. A quem interessar veja o verbete de Dinheiro na wikipedia, que fiz o texto principal anos atrás.
Pois é...a pauta principal do veganismo que me parece ser a dos direitos dos animais não humanos, depende muito da questão do clima e meio ambiente. Então...o assunto veganismo urge no bojo da questão climática.
Estamos chegando nos anos 30 novamente e estou entendendo melhor o ímpeto getulista pela industrialização e por tirar o poder das oligarquias agrárias da velha república.
E o nosso querido presidente dando bilhões e bilhões para o Agro (400 Bi) sendo que 70% vai para empresas gringas e para financiar campanha de Agro é Pop e para os insumos que vêm todos de fora e para financiar a bancada que é contra ele. Alguém precisa avisar o LUla que ele não está mais em 2004.
recomendo o "direito à preguiça" do socialista do séc. XIX paul lafargue FATO CURIOSO: lafargue casou com laura marx, segunda filha de karl marx. o velho barbas, por sua vez, se opunha veementemente ao relacionamento, pois conhecia lafargue do ofício na imprensa e achava ele um cara muito preguiçoso kkkkkkkkk
Esse discurso de que a culpa é essencialmente dos bilionarios é bem ruim. Pra muitos é otimo porque lava as maos ja que as atitudes individuais nao tem relevância. Tenho ouvido muita gente boa fazendo esse desserviço
impressionante como faz diferença ter os três juntos.
o torturra e a alessandra em discordância ou diálogo sempre aprofunda o debate e o greg passeando pela perspectiva cronista dele de olhar a vida te deixa mais envolvido na narrativa. muito bom esse episódio. estamos fudidos.
Esse foi tranquilamente o podcast mais importante que já ouvi. Só ressaltando que sou viciado em podcasts, a lista é longa e a concorrência é braba. Mas esse é o nível de excelência e qualidade da informação, não só desse episódio, mas do projeto. Vida longa ao Calma Urgente, e sigamos juntos!
Perfeito Gregório! Direito ao descanso, diminuir essa loucura de crescimento sempre, (e a qualquer custo), é imperativo se quisermos um meio ambiente vivo
Um dos melhores programas ate aqui. Bastante rico em informações e o debate interessante. O direito a preguiça é essencial pois as pessoas estao cansadas de lutar. Elas lutam pq sao obrigadas… e so dizem a elas que devem lutar mais e mais. O que as pessoas gostariam mesmo é de descansar, relaxar… capital pra isso o mundo tem em excesso pra garantir a todos no mundo uma vida confortavel e nao precisa de nenhuma grande revolução socialista. Precisa de distribuição de renda e que o trabalhador receba mais pelo que produz… mas temos ai uma burguesia que é uma draga, pega 99% pra si, deixa 1% para quem trabalha e ainda pede parte disso em forma de dizimo prometendo um ceu para compensar o inferno na terra.
então você entendeu do porque precisamos de uma revolução socialista
A preguiça antes de um direito é uma postura que alguns podem atualizar e outros nem tanto,rs A preguiça tbm tem sua legitimidade em alguns momentos históricos e em outros é só uma máscara ( transparente) do mimimi da nossa covardia.
Gosto sempre muitíssimo do Calma Urgente e esse não é diferente. Só tenho uma pequena correçãozinha a fazer: ali em torno de 35:00 o Bruno dá a entender que já perdemos o proposto no acordo de paris porque já aquecemos 1,5ºC. O que acontece é que 2023 contou com uma anomalia de temperatura de 1,5ºC mas isso não significa que "já aquecemos 1,5ºC" como posto no Acordo de Paris., este valor é de um aquecimento médio, de uma tendência, uma anomalia em um ano apenas não é sinal de que perdemos no acordo.
(vou fazer auto jabá aqui, mas tenho um podcast chamado Tortinha de Climão, de 15 minutinhos de episódio, e um dos últimos episódios fala justamente disso)
Excelente indicação de podcast inclusive!
Com toda razão, Marina! 1 ano não é suficiente, se olharmos somente para os aspectos climáticos, desligados da destruição ambiental acelerada. Contudo se relacionarmos a emergência climática à devastação das florestas, como foi feito durante todo o episódio, ainda assim não há sinais de que o acordo foi rompido e dificilmente será recuperado?
Vou ouvir o podcast e volto para complementar...
@@DanPrado01 Acho que depende um pouco de como estamos abordando isso. Tecnicamente, estritamente, não podemos dizer que já ultrapassamos o combinado por não ser, de fato, uma anomalia anual que configuraria esse rompimento. Mas, claro, avaliando o contexto de ações políticas podemos dizer que sim, a coisa caminha pra um não cumprimento (note que sou otimista e ainda coloco caminha para). De fato a maior parte dos cientistas do clima não acreditam que essa meta será alcançada, mas não por causa de 2023 sozinho, claro.
(espero, de verdade, que goste do podcast!)
Comentando pra dar engajamento da discussão mais importante desse século
A observação da Alessandra aos 1:20:00 é primordial. O sacrifício coletivo é um dos afetos mais fortes.
Vocês 3 são ótimos e fundamental para conscientizar a população brasileira não só sobre a crise climática, a crise política, econômica, etc etc etc .
Que bom que a Alessandra voltou!! Agora sim a química flui perfeita. Entendo não abordar o tema do assédio do Silvio já que todo mundo tá falando. Mas não dá pra diminuir o tamanho do acontecido, é triste e gravíssimo, independente da escala.
Excelente programa. Já quero dois por semana.
Concordo. Deviam abordar a questão do assédio depois. Eh muito grave
Bruno Latour chama as mudanças climáticas de Novo Regime Climático e diz que “O quadro físico que os Modernos haviam considerado líquido e certo, o solo sobre o qual sua história sempre se desenrolara, tornou-se instável. Como se o cenário tivesse subido ao palco para compartilhar a trama com os atores”. Precisamos começar a pensar o clima como mais um ator (mais um perfil?), um agente, e não como um cenário.
um dos melhores ep até hoje👏🏼 ecosocialismo ou morte
Isabel também é minha menina. Lindo nome! Que você tenha uma boa hora, Alessandra!
Greg, os indígenas não cansam de dizer da importância do Bem Viver. Do desfrutar, do descansar, do apreciar, observar....
consumo e filhos faz graaaaande diferença sim senhores ;) claro, num nível coletivo
Sempre foram Top 5 no meu coração ❤
Fico pensando nesses casais hoje em dia que planejam ter filhos, eles são muito esperançosos com o futuro. Acho que não vivem no mesmo mundo que eu. 🤔
Inclusive os 3 apresentadores
A minha tem 27 anos. Acho que se fosse hoje, eu não teria, não... são corajosos mesmo. O impulso reprodutivo é forte em nós humanos.
Se a nossa ideia for não continuar a espécie, pra que vamos discutir isso tudo mesmo?
@@SuperMariveroEntão... A minha bebê tem 27 também. Quando ela veio em 97 eu já me preocupava muito com o mundo feião que já se apresentava e que íamos apresentar pra ela. Hoje, vendo a sede de viver dela, se aprontando pra casar, falando em nos dar netos... Ah... Melhor tê-los demais!
@@fnmattei Olha, acho que o mundo seria melhor se a espécie humana nem tivesse existido. Quantas espécies foram extintas graças as ações humanas? Inevitavelmente o ser humano vai continuar existindo, discutindo isso agora ou postergando o problema ainda mais. Isso que vivemos hoje já é fruto também da falta de seriedade que o tema deveria ter já em outras gerações, tudo graças ao processo de industrialização nada sustentável. Lamento que estiver nesse mundo daqui 100 anos. Talvez unica chance seja reduzir a taxa populacional e ações de mitigação e reflorestamento de imensas areas. Enfim, o problema é o capitalismo querer isso também.
O papo foi muito elucidativo.
Muito bom galera! Discussão fundamental!
parabéns pelo top 5!!!
Alessandra de volta !!🎉👏🏻
É por isso que dizemos "socialismo ou barbárie". A barbárie já vivemos e ou mobilizamos o povo para a revolução do modo de produção social, ou descambaremos no fascismo climático; que não é nada mais que o capitalismo. Dentro da legalidade, da institucionalidade burguesa, não tem solução.
Que episódio essencial!❤
Assistam entrevistas com o pesquisador Carlos Nobre e ouçam o que ele fala sobre ondas de calor.
A análise que o Torturra faz a partir dos 53 minutos sobre o capitalismo é cirúrgica.
Arrasaram!
Excelente episódio
Quem vai peitar o agro? O agro é pop! O agro é globo!
O agro tem máquinas pra destruir o meio ambiente sem um pingo de remorso. Consciência ambiental?!?! Há há.
Perfeito. O maior patrocinador da Globo
O agro é tóxico!!!
Esse é o maior inimigo hoje. Pra boa parte das nossas pautas
O agro é macho!
Ótima, conversa. Porém, só uma consideração sobre a fala do Gregório em "parar de crescer", há pessoas desempregadas, há pessoas sem saneamento básico, há pessoas sem acesso a moradia. A questão está na qualidade e no tipo de crescimento, onde essas pessoas estarão locadas nos seus trabalhos, de que formas promovemos mais saneamento básico (que está ligado ao questões ambientais), qual modelo de habitação iremos criar e recriar, tudo isso é um potencial de crescimento, agora qual tipo de crescimento. Simplesmente parar de crescer, seria a manutenção de uma tragédia já dada.
Obrigada , mil vezes obrigada por levantar estas questoes !!! Fui na primeira reuniao do partido verde em 95 , la tinha esperança
Muito boa discussão.
Parabens turminha!!!!!
Fenomenal!
Vocês são foda! Bora pra top #1❤
Muito obrigada pelo conteúdo. E parabéns!
Excelente programa!
Uma das mensagens mais importantes na minha opinião: Falta um acordo conjunto, político e social, que leve o colapso climático a sério antes que ele se torne irreversível. Contudo, não parece provável que esse acordo seja algo possível no contexto (global) atual, já que mesmo sistemas democrático são manipuláveis (e frequentemente manipulados). Seria necessário criar uma regulamentação ou cláusula pétrea que protegesse a base da subsistência humana com base nos dados científicos já evidentes no nosso cotidiano. Não poderia ser algo debatido com aqueles que têm interesses econômicos incompatíveis com as metas para a proteção da vida. Se a razão não tomar as rédeas dessa questão, o impulso da ganância, de consumo e destruição não cessará por si só.
Como leitura recomendo Georges Monbiot: Out of the Wreckage.
eu to VI-CI-A-DO nesses 3
Paolo Demuru foi meu orientador no mestrado. Ele é sensacional. Vale muito a pena conhecer o trabalho dele
Conversa muito importante. O que me entristece é que este tipo de conversa já deveria ter acontecido há 40 anos.
Muito bom!!!!
Parabéns pelo Top 5, merecido!
sdds Greg News
Espero que Isabela chegue com muita saúde e traga muita alegria! E que venha, em breve, passar calor aqui neste mundo com minha Lídia, que completa 49 dias hoje!
Por isso não vou ter filhos , colocar um ser nesse mundo caótico me despedacaria o coração
AVANTE RUMO AO TOP 3
Em um carro de luxo na minha cidade, interior de SP, um adesivo: AGRO É POP; AGRO É TECH, AGRO É SANTO.
También na emergencia climática tem que cuidar muito bem de.no causar perjuiço nos pequenhos productores...beneficiando finalmente aos grandes como sempre sucede nas nossas economías aonde o chefe e o mercado, ou seja OS grandes jogadores .
Necessário
Que bom que a Ale voltou a comungar com nós, meros mortais
Caramba! Vim pela recomendação do Rudolfo Salm e para comhecer mais o canal fui assistir o video mais visualizado. Foi um evento triste que tive que experimentar lá de 2015: "terra dos coxinhas".
Ouvir baixarias contra um dos únicos burguês (descendente dos Matarazos) de consciencia social - o Suplicy.
“A pauta não é central nem para figuras de esquerda “
Coloquem a lista e livros por favor
Salve Salve ... nosso clima
Primeiramente, PARABÉNS pra Ale pelo filme que com certeza é incrível e eu mal posso esperar pra ver (na Alemanha 😓)!! Segundamente, obrigada pela excelente conversa, extremamente relevante como sempre. Terceiramente, por favor não usem o "poster da live" como fundo da conversa, fica muita informacão visual.
Nesse episódio teve a "maioria" ! 😂😂😂😂
Acho que essa recuperação florestal só viria se, além de desmatamento zero, houvesse uma reforma agrária bem planejada. Ou seja... 💀
Simone de Beauvoir conta dos olhos esperançados dos cubanos e compara com os nossos olhares tristes e sem esperança .
Esse lance de flatulência dos gados já foi desmistificando a bastante tempo, vapor d'água é um dos maiores problemas
Por quem?
@@marianagomes644 alguns estudos cientificos, sou Oceanografo de formação com mestrado nessa area, e desde 2011 isso ja é dito como mito.
@@marianagomes644 mas obviamente isso nao inocenta em nada a agropecuaria e as monoculturas, sim, sao os grandes viloes...so citei um detalhe mesmo
Não é flatulência. Trata-se da eructação (arroto) de bovinos, que diferente de nós, rumina.
@@marianagomes644 os maiores causadores das mudanças climáticas são produtores de petróleo e empresas de transporte, tem navio de carga que polui mais que milhões de carros, só UM NAVIO
O agro é ogro!
❤❤❤❤❤
Sempre acompanho os episódios gravados e seria ótimo disponibilizar no YT music, pra poder ouvir o áudio no celular sem estar com o vídeo em primeiro plano.
Debate importante. País fervendo. Manaus em especial, que votou e vota em peso no Bolsonaro, temos um quadro de fumaceira há meses. Tem esse detalhe envolvido.
Quais as indicações de livros do Gregório?
Kkkkkkk A gente passa a vida toda querendo Voltar para o útero da mãe.
O esforço de guerra é COLETIVO , não só a liderança se fortalece, mas o sentido e a alegria que é é estar junto. Isso aí Alessandra! E quanto mais o capitalismo individualiza , mesmo implodindo o indivíduo, mais a gente carece disso. Daí também o encanto da direita quando chama pelo coletivo.
Só Florianópolis que está frio, pelo jeito
Eu prefiro muito ouvir o podcast no spotify do que assistir aqui. Mas, sou ansioso e acabo sempre vendo aqui ao invés de escutar no spotify.
Ação direta pode ser útil em situações assim.
Eu estava em Palm Springs no domingo q é um deserto no sul da Califórnia e o bafo quente estava insuportável
Concordo com ela a respeito do esforço coletivo, só olhar o buraco que a Argentina se envolveu ao apostar no Milei ...
É preciso aprofundar o problema. A raiz do problema é o agro, é o modelo econômico, somos cada vez mais um fazendão. O governo de plantão financia o agro, então ele não vai apagar o fogo.
resumo: cuida!
Com níveis menores de poluição por conta de queimadas, Colômbia mandou todas as crianças ficarem em casa. O governo está fingindo que não estamos passando por uma situação de urgência, por que eleger prefeitos é mais importante
“0 tamo junto é a chave 🔑 “
MST vai plantar 10 milhões de árvores, 🌲 com plano e prazo.
A instituição/governo Brasileiro vai plantar quantas ?
E se o “tamo junto “ plantar , quantas árvores 🌳 poderiam ser plantadas ?
Gente, porfa, leiam "MINISTRY FOR THE FUTURE".
To comentando no momento do vídeo em que o Bruno descobriu Chico Mendes.
Tudo a ver isso do orçamento, mas tem uma dialética aí... pois gasto emergencial não tem, nunca estive, em orçamentos. Dinheiro se cria do nada, sempre, não apenas nas crises e guerras. O caso é que os donos da bola conseguem passar a ideia de que o orçamento nos limita em "tempos de paz" e nos tempos de guerra isso não rola. A quem interessar veja o verbete de Dinheiro na wikipedia, que fiz o texto principal anos atrás.
O agro é pop o agro é tech o agro é tóxico!
Ecologia sem socialismo é jardinagem!
Quanto tempo da pra falar de emergencia climatica e agronegocio sem falar de veganismo?
Pois é...a pauta principal do veganismo que me parece ser a dos direitos dos animais não humanos, depende muito da questão do clima e meio ambiente. Então...o assunto veganismo urge no bojo da questão climática.
Os congressistas estão preocupados com as eleições eeles😢
A massa trabalhadora sai às 4hs da madrugada e volta às 9hs da noite. Essa massa não está sob o domínio do algoritmo.
Estamos chegando nos anos 30 novamente e estou entendendo melhor o ímpeto getulista pela industrialização e por tirar o poder das oligarquias agrárias da velha república.
Compreender isso tudo acontecendo é estar no camarote do fim do mundo.
A economia orçamentária mostra qual é a verdadeira pauta política de um estado,rs
Como criar um apoio real pra o ministério da Marina? Sensibilizar o Lula, o Haddad...
acho que vocês falam pouco de orçamento e sobre o novo arcabouço fiscal....
Up
Se o Lula peitar o Agro, ele volta pra cadeia.
E o nosso querido presidente dando bilhões e bilhões para o Agro (400 Bi) sendo que 70% vai para empresas gringas e para financiar campanha de Agro é Pop e para os insumos que vêm todos de fora e para financiar a bancada que é contra ele. Alguém precisa avisar o LUla que ele não está mais em 2004.
Environmental disruption
Greg, a ode ao descanso seria onde o Movimento Vida Além do Trabalho se conecta ao Slow Living dos burgueses?
Um riquinho burguês defender repouso é fácil.
recomendo o "direito à preguiça" do socialista do séc. XIX paul lafargue
FATO CURIOSO: lafargue casou com laura marx, segunda filha de karl marx. o velho barbas, por sua vez, se opunha veementemente ao relacionamento, pois conhecia lafargue do ofício na imprensa e achava ele um cara muito preguiçoso kkkkkkkkk
@@leomacedosantos2702 Só ricos podem descansar?Bah.......
Lamentável e desesperador
Não dá pra passar pano pro governo Lula. Está falhando nessa questão ambiental e em muitas outras.
Lula deu uma sala pra Marina e dali ela dá algumas entrevistas e procura passagens pelo seu programa de milhas.
Ela inclusive comprou uma maquininha de café expresso, pq cansou de pedir e não receber.
Esse discurso de que a culpa é essencialmente dos bilionarios é bem ruim. Pra muitos é otimo porque lava as maos ja que as atitudes individuais nao tem relevância. Tenho ouvido muita gente boa fazendo esse desserviço
RUAAAAAAAAAAS
Muito bom!!
Por isso não vou ter filhos , colocar um ser nesse mundo caótico me despedaçaria o coração
Up
Up