Muito legal ouvir isso de outra pessoa… meus motivos sao exatamente os mesmos, e o q fico mais feliz é q tive essa reflexão sozinho… e agradeço meus país por nao terem forçado nada dentro de casa 😊
Sou biomédica de formação e lembro até hoje da minha crise existencial no 5 período da faculdade, quando eu senti quase como concretamente e ao mesmo tempo o quanto era INQUESTIONÁVEL tanto a ciência quanto a minha espiritualidade. E foi um momento muito difícil não porque me senti culpada, mas sim porque as pessoas insistem em achar que uma coisa anula a outra. Não anula, uma coisa é uma coisa e outra coisa é OUTRA COISA, gente! Sou muito feliz com a minha espiritualidade e muito feliz fazendo meu trabalho, experimentos, escrevendo e divulgando ciência com muita responsabilidade e ética. Obrigada pelo vídeo, chará!
Eu já procurei a religião para ter paz, encontrar a luz, ter felicidade. A partir do momento que deixei isso de lado, parei de acreditar, me senti livre.!! E muito mais em paz e muito mais feliz!
Se existe algum deus (consoante dizem os crentes em deus) então pq precisamos acreditar nele e por que existem ateus? As coisas na religião são ilógicas , tá vendo. Ou será q precisamos acreditar na existência de algo q existe?
A pergunta "você acredita em deus?" me irrita profundamente, principalmente quando vem revestiadq de um julgamento, como se todos que acreditam são pessoas honestas, bondosas, verdadeiros exemplos para a sociedade.
Sempre julgam dessa forma, não ser um religioso significar você não ter nenhum elemento de moral, ética, empatia e etc. Eu não acho que a religião consegue construi-las como tanto afirmam. Somos um país altamente religioso e de longe somos algum exemplo de sociedade civilizada e pacífica.
Concordo inteiramente com você, sou cristão e conheço muita gente que já leu a Bíblia dez vezes e não tem nada de positivo, de bom pra passar adiante, crer em Deus não faz ninguém ser melhor. Ótimo vídeo!
Quando criança acreditava por medo, justamente por cultura da família. Na adolescência entrei de cabeça na igreja católica, sendo muito ativo nós grupos que participei por 10 anos. Foi então que resolvi questionar algumas coisas e conhecer com mais profundidade a história da igreja, e como já tinha lido a bíblia quase toda, comecei a ligar os pontos. A partir daí comecei a estudar outras religiões e mitologias; estava iniciado meu processo de transformação em ateu...rs. Passaram-se 11 anos e hoje tenho total convicção de minha descrença no que quer que seja espiritual, sobrenatural, etc
Da uma olhada em um vídeo do tempero dreg que se chama "O problema deus" e "religião como discurso de ódio" o vídeo sao muito didáticos e faz voce questionar... recomendo muito. ( a propósito amei seu canal bibi💛💛)
Eduquei minhas filhas exatamente dessa forma, Bibi. Sem nenhum proselitismo, e elas cresceram sem amigos imaginários, sem medo de fantasmas ou acreditando em mágicas. Elas tb nunca perguntaram sobre Deus, e eu tb perguntei se elas queriam fazer catequese... rs Nenhuma das duas quis. Tb acredito que a melhor educação é baseada em princípios éticos!
@@Julliana.Frazao Existem personagens mais interessantes para as crianças "imaginarem", ninguém precisa de fantasmas e muito menos de um Deus tirano. Acho que elas preferiam brincar com as princesas da Disney, os heróis da Marvel e muitos outros personagens mais saudáveis e interessantes.
Me identifiquei muito com vc Bibi, obrigado por falar sobre esse tema que muitos evitam com medo de perde seguidores. Falou tudo o que vc acredita (ou desacredita) de maneira respeitosa. Obrigado e parabéns Bibi! 🥰
Eu sou católico, minha família é católica em sua maioria. Sempre me senti confortável nesse meio em que vivi, acho que foi a mesma coisa contigo. Esse foi um dos melhores vídeos que já vi falando sobre acreditar ou não, somos livres para escolheremos, né? Gostei demais do vídeo, parabéns
Já fui católico, depois fui agnóstico, e voltei a ser católico. E depois, saí do Olavistão, e continuei sendo católico. Percebi que minha fé de hoje é mais madura do que a que eu tinha até o começo da fase adulta. Porque agora é uma fé de escolha, e sem passa-panismos. E o meu ir à igreja hoje é apenas por causa de Deus, e não em nome da pertença a uma panelinha.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso". Melanie Klein. Devidamente corrigido por conta da leitura atenta do João Pedro. Me perdoem o erro e obrigado ao João Pedro.
minha mãe é testemunha de jeová, conforme eu fui crescendo e fazendo questionamentos cada vez mais importunos acabei saindo cada vez mais do meio até sair da religião, hoje em dia quando eu faco uma critica ou pergunta mais complexa ela me chama de apostata e diz que não gosta de debater pra não acabar perdendo a fé, pra mim isso é fanatismo
Achava que apóstata era apenas dissidentes das religiões árabes. Pensei que o nome que se dava para as religiões cristãs era herege. Vivendo e aprendendo.
Eu e minha família também deixamos as Testemunhas de Jeová e entendo bem o que fala. Também somos tidos como apóstatas e deixaram de falar conosco. Poucos ainda conhecem esse lado bizarro das TJs. Hoje somos ateus.
Essa foi minha realidade também. Minha mãe foi TJ desde que eu era bem pequeno, batizado desde adolescente e a partir de alguns anos atrás comecei a questionar tudo o que eu via lá dentro. Resultado: Hoje em dia não faço mais parte dessa religião
Pois é. Isso as Testemunhas de Jeová não contam. Quem questiona "os furos no enredo" é desestimulado ou então condenado ao ostracismo. Mas quem tem neurônios funcionais percebe "a distância entre a teoria e a prática". Usando o termo "teoria" no jargão popular, porque se usarmos "teoria" no sentido pleno, da coisa observável... O que observamos é que as Testemunhas de Jeová tem suas falhas como qualquer religião. Não são melhores em nada. Tem a coisa de criticar as outras religiões. Fechar os olhos para as falhas deles mesmo em uma espécie de inércia moral. Ser bonzinho dentro do Salão mas fazer muita maldade fora. Enfim... Hoje me sinto muito melhor sendo um descrente.
@@Reginaldovisk legal te encontrar por aqui, Regis! Assisto o canal da Bibi, além de outros que tratam a ciência com seriedade. Estamos numa época de negacionismo e idéias esdrúxulas pra tudo. É importante a (boa) informação. Abraço!
Parabéns pelo vídeo!! Em minha casa era obrigatório ir na igreja aos domingos, fazer Primeira comunhão e crisma. Mas, sempre pensei como você e me sentia "presa" a uma garrafa. Hoje crio meu filho assim como teus pais. Aconselho que ele deve ser uma pessoa bondosa com os outros, sempre ter empatia, e dizer a verdade. Abraços amo teus vídeos!! E fico grata por sempre me ajudar no insta 😘
Tenho história semelhante, desde criança não acreditei em deus nem religião nenhuma. Assisti vários videos da Física hoje, sempre pensando: "essa, pela inteligencia, não acredita em deus", finalmente encontrei esse vídeo; dificilmente me inscrevo em um canal, mas esse rendeu ate uma, parabéns!
Já nasci com um carimbo de católico, não foi escolha. Hoje tenho filhas e elas não tem religião, vão escolher (caso queiram) o caminho que quiserem. Liberdade de escolha é o que realmente importa. Ótimo vídeo.
E desde quando criança agora tem que seguir seu próprio caminho? Pessoal, são crianças! Nós conseguimos evoluir exatamente porque crianças não seguiam seus próprios caminhos. Pelo contrário, os adultos mostravam os caminhos e dizendo qual delas devem seguir. Na fase adulta, eles que decidem se irão continuar seguindo ou não.
Meu pai era ateu e minha mãe espírita. Eu não fui nem batizada, pq eles diziam que iam esperar eu crescer pra decidir que religião eu gostaria de seguir, ou se não gostaria de seguir nenhuma. A única regra era: se te falarem Axé, responde Axé. Deus te abençoe? amém. Mesmo assim, fui "xingada" de PAGÃ por uma senhora daquelas 100% cidadã de bem 😴 daí comecei a querer ir na igreja pra "corrigir esse erro", fui em gira, missa, culto, tudo que me chamavam eu ia. No final achei loucura e saí fora, respeito todo mundo e tô mais preocupada em ser uma pessoa legal do que com a fé alheia
Eu me identifiquei muito com suas ideias. Você e seu irmão tiveram sorte em ter pais que não forçaram a professar uma fé. Eu pretendo fazer os mesmos quando tiver meus filhos.
Apesar de eu acreditar em Deus, gosto de pesquisar e questionar, e vou continuar aqui, ser religioso não é ser ignorante, não é não questionar, a prova disso é q to aqui
O religioso que sabe questionar não será religioso por muito tempo. Veja que eu não disse o religioso que questiona senão o que sabe questionar e assim o faz.
@@מלכִיצדק-ג6ק isso é um preconceito seu, as evidências científicas podem fortalecer minha convicção do meu ponto de vista, VC não sabe como eu encaro Deus
@@aggilos6127 veja que eu nem falei em acreditar em deuses ou qualquer outro tipo de criatura mística, falei em ser religioso. Ser religioso é fazer parte de um sistema religioso, como o cristianismo, judaísmo, etc. Faça o teste, vá numa igreja, qualquer que seja, e tente questionar... Questionar no seu quarto através do seu pensamento é uma coisa bem diferente. Acreditar em fantasmas, shinigamis, fadas, anjos, demônios, deuses ou semideuses não faz de você religioso.
Respeitando o pensamento de todos e da Bibi, mas eu mesmo sendo cientista, acredito muito em Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora, com certeza são a base da minha vida. Eu tento seguir os mandamentos que Jesus Cristo nos deixou, para ser uma pessoa melhor. Podemos conhecer um pouco mais a vida dos Santos, só fizeram o bem para sociedade, Santa Tereza de calcutá, Santa Dulce dos Pobres, São Francisco de Assis, e milhares de outros, quanto exemplo de amor ao próximo! A Igreja Católica, maior instituição de caridade do mundo. Deixo aqui meu relato com grande humildade e respeito a todos do canal. Salve Maria!
Fale para nos tambem, sobre o enorme RASTRO de SANGUE deixado pelo Cristianismo Catolico e Evangelico pelo mundo. As Cruzadas de evangelizacao, a queima de mulheres em fogueira, acusadas de Bruxas(como se bruxas existissem), As inquisicoes Catolicas e Evangelicas, os horrors praticados pela Igreja antiga, que torturavam e matavam "hereges" com ferramentas de tortura criadas exclusivamente para este fim......
As religiões em geral sempre prometem um "prêmio final", sempre com ênfase no pós vida - prometendo uma outra vida. Isso, de certa forma, atrai e chama atenção das pessoas. É uma tática das religiões, premiar o crente com a "vida eterna", mesmo não tendo certeza de nada!!!
OI Bibi, também sou ateu, mas pelo que já aprendi sobre religiões (sérias), acreditar em deus ou em um ser superior a nós, vai além de acreditar em um ser criador, alias, os religiosos sérios, acreditam no criacionismo de uma forma figurativa ou metafórica. Bibi! O Budismo é uma "religião" metafisica, onde não existem um deus central ou deuses e dividades. Todas as imagens figurativas (inclusive do próprio Buda) encontradas nos templos budistas, são representações simbólicas das variadas emanações de nossa consciência. Por exemplo, uma "figura" muito popular ai no Japão ou mesmo em todo Oriente é Kanon ou Kanseon Bosatsu, na China "ela" é conhecida como Kwan Yin e sua representação é feminina, no entanto seu nome original em sânscrito (a língua original em que foram escritos os Sutras Budistas) é Avalokiteshvara e sua representação é masculina, cujo significado é "aquele que ouve os clamores do mundo", também representa a compaixão humana, que tem como objetivo livrar todos os seres (inclusive os animais) do sofrimento e ajuda-los a atingirem a Iluminação. Alias a imagem de Buda, representa a Iluminação (estado pleno de consciência) atingida pelo príncipe Sindarta Gautama (o fundador do Budismo) e é o objetivo de todo praticante sério de budismo. Portanto, é óbvio que se você perguntar a um budista o que é "Deus", ele não saberá lhe dizer, ou talvez ele te diga que "Deus" é o Dharma ou Lei Maravilhosa (Verdadeira). Você também mencionou que no Japão não exitem igrejas e comunidades a sua volta, como no Brasil. Podem não existirem igrejas, mas existem inúmeros templos Budistas e Xintoístas ai, e ao contrário do ocidente, eles são ou foram construído no alto dos variados montes, longe das comunidades. Fato é que todo templo construído nas montanhas leva o nome da própria montanha seguido do sufixo Ji, que significa templo!
Cara eu tbm não acredito em Deus, mas as vezes me pego pensando nos extremos, sabe sobre mundo atômico e onde está todo esse universo, sabe do que somos criados e na onde estamos e fico bem da bugada e sei que vou morrer sem saber da resposta. Mas isso tbm não é um motivo para acreditar em mitologia.
Mano, eu fui católico a vida inteira, fiz catequese, crisma e era assíduo nas missas, era praticante. Mas me vi numa depressão que se prolongou dos 20 aos 27 anos, entre altos e baixos, tentei até suicídio em alguns momentos mas com fracasso, perdi a fé em tudo aquilo que foi me passado, questionava os dogmas da igreja e não entendia muitas coisas, abandonei a igreja pois ja nao acreitava em nada. Há três anos, numa madrugada enquanto chorava, o que era costume em alguns dias quando estava em crise, tive um insight. Eu percebi e observei meus pensamentos, percebi o padrão deles e me questionei pq pensava daquela forma, eram pensamentos depreciativos, negativos, vitimista e autopiedoso. Nessa noite fiquei em estado de presença, senti uma sensação que não sentia há anos, de paz, mas logo desapareceu. Então me debrucei a meditar durante dias, eu nem sequer conhecia o budismo, achava que era uma religião como outra qualquer com divindades. Em meio a essas meditações eu fui descobrindo os pontos chave daqueles pensamentos ruins, as causas do que me fazia sofrer, da minha baixa auto estima. Cheguei a conclusões como apego, não aceitação das mudanças, coisas que me atormentavam por anos, eu não aceitava as mudanças que ocorreram na minha vida, vivia mergulhado no passado e remoendo coisas inúteis, apegado a lembranças e pessoas que se fora, e baixo auto estima pq absorvia o que os outros diziam para mim. Quando entendi tudo isso e fui aceitando, fui me libertando dessas amarras. Semanas depois pesquisando por meditações eu descobri o Budismo e me identifiquei muito. Há três anos nunca mais me senti depressivo, consigo mesmo até me livrar de pensamentos negativos, óbvio que não totalmente, mas minha mente se expandiu de forma positiva e sei lidar melhor com as impermanências da vida.
@@jonol6934 cara me identifiquei muito, eu era bem depressiva e não tinha dinheiro para tratar com psicologo, então comecei a meditar sobre as coisas que me faziam mal e descobri que não se tratava apenas de depressão ainda tinha ansiedade tudo junto, foi foda de mais ter que lhe dar com tudo isso sozinha, mas consegui meditando e me conhecendo melhor.
@@jonol6934! O Budismo é uma doutrina muito boa para o auto conhecimento qdo praticado seriamente. No entanto, muitas vertentes do budismo, na verdade praticam o Budismo de uma forma deturpada, com muito misticismo e com referências às prática das religiões ocidental. Tipo: recitar mantras para obter conquistas materiais ou para obter a cura de uma doença qualquer, ou até mesmo, proteção no dia-a-dia. Como vc mesmo pode experimentar, é através da meditação ou mesmo recitação de mantras que conseguimos despertar para um melhor entendimento dos fenômenos que nos ocorrem. Você segue alguma escola? Se sim qual? Abraço
@@macimiano Achei muito interessante isso que você falou sobre o budismo. Você pode me mandar alguns links de sites que serviram como sua fonte de estudos?
Achei muito interessante sua forma de pensar e a forma respeitosa que você falou em relação aos católicos padrão. Eu sou protestante e para mim a física e medicina faz com que eu conheça um pouco mais sobre Deus e as suas criações. Fico extremamente desapontada com pessoas religiosas que ignoram totalmente esses dois estudos! Conhecimento é muito bom!
Sempre fui apaixonada pela ciência em geral e a cada dia sou mais. Porém, a minha história de vida não me permite ser atéia, quando criança eu ia escondida em igrejas para ouvir os pastores, fui a primeira a entrar efetivamente no protestantismo, hoje meu irmão e meus pais estão na mesma religião que eu entrei na infância. Acho que nasci pra isso, o que posso dizer hoje (após todos os conflitos e crises) é que sempre existirá uma diferença entre Deus (perfeito em juízo e graça) e o sistema religioso (que por sua vez é corrupto e cheio de dedos humanos). Eu acredito em Deus, não na religião.
@Givago Sales entendo completamente suas questões e elas são coerentes. Se eu pudesse escolher entre tudo, eu acho que eu escolheria não existir rs. Mas é como vc disse, vai dá experiência de cada um. Eu acredito que exista algo além daqui, embora racionalmente eu não me interesse tanto que tenha de fato, porque eu gosto de coisas que tem um "fim", acho necessário. No entanto, acredito que minha crença vai além de mim. Tem algo mais, e esse algo mais não está em oculto, nem distante.
@@GuelfoNegro eu não mencionei nomes enaltecendo esse ou aquele. Existem pessoas boas e más em todos os tipos de crenças e religiões. Eu falei de mãos que fazem CARIDADE e isso não se aplica ao sujeito mencionado. Não generalize.
Mauro Cappellari Então as mãos caridosas de Jim Jones também devem ter muito valor para você, certo? Mesmo estando cheias de sangue das pessoas que ele assassinou em massa????? O +Marcelo Franzini não disse nada referente a figuras ateístas e você o julgou como se ele apoiasse, então presumo que possa fazer o mesmo com você usando figuras religiosas que cometeram assassinato? 🤔
Eu sou de família extremamente católica, e desde pequeno eles me levavam para a igreja. Até uns 11 anos, não dava a mínima pra religião, ficava brincando de carrinho atrás do banco na hora da missa, faltava na catequese e tudo, mas depois, comecei a ter amigos na igreja, aí eu comecei a ir na catequese com gosto (tanto que eu sou crismado), participava do grupo de jovens, e até era coroinha. Mas eu percebi que só estava lá por conta dos meus amigos mesmo, tanto que nunca tive uma experiência que fizesse eu realmente acreditar, aí eu saí da igreja com uns 15 anos. Não me considero uma pessoa ruim por não ter religião, apesar da minha mãe e avó pesarem em mim algumas vezes por isso. Tenho convicção que eu sou o que sou por mim mesmo, mas também aceito que a igreja pode ter influenciado algumas ideias, porque eu estava em formação
4 года назад+1
Um físico que não acredita que o universo foi criado, ele é um ignorante ou não sabe observar a vida. O universo é infinitamente complexo para ter surgido do nada. Só esse argumento já prova que Deus existe. A religião da evolução é uma mentira criada para afastar as pessoas de Deus e colocar a ciência como dona da verdade no assunto da origem da vida na terra. Leiam o livro Human Devolution - Michael Cremo; nesse livro ele prova que a humanidade está presente no planeta há bilhões de anos e ele prova que a teoria de darwin é uma mentira criada pelos evolucionistas. A ciência da evolução diz que a humanidade não tem mais do que 100 mil anos de existência.
@ vc ja leo o livro 12 planeta amigo? Livro serio baseado em evidencias historicas. Leia e vc vai descobrir quem é o deus da biblia e criador do homem moderno. Saudaçoes.
Sou católico ex-ateu, na minha adolescência via Cosmos do Carl Sagan e outros conteúdos ateus. Mas me converti. Como? Deus é de demonstração racional, inclusive isso é dogma da Igreja. Conheci a filosofia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e passei a acreditar nas cinco vias (como se crê num argumento). Quando à crença numa religião propriamente dita, dois fatores foram fundamentais para mim. A demonstração racional da imortalidade da alma por Santo Tomás e o fato de que nossa vida se funda numa crença humana. A gente vai para o trabalho acreditando que o motorista do ônibus vai estar lá, de que a internet vai pegar no serviço. Se a gente for honesto, verá que acreditamos em muitas coisas que são apenas prováveis, mas não matematicamente demonstradas. Então, por que não dar uma chance à Igreja? Aos seus milagres, suas profecias etc? Sobre a imortalidade da alma, explicando mais detidamente, fica óbvio que se após a morte algo de nós fica, então devemos procurar um puxadinho lá na eternidade...
4 года назад+1
Eu leio livros mais interessantes e de pessoa compromissada com a busca da verdade. Leio A Sabedoria Oculta da Cabalá - Michael Laitman. Tem o áudio no youtube.
"Até uns 11 anos, não dava a mínima pra religião, ficava brincando de carrinho atrás do banco na hora da missa" Adorei essa parte porque eu também era desse jeito hauhauahauah Contudo até me orgulho disso
Sempre perguntei o por que de tudo, sempre tive muitas dúvidas, sempre fiz muitos questionamentos, sempre fui atendido, sempre me esclareceram, sempre caminhei lado a lado com a ciência e a filosofia, isso tudo, dentro da Igreja Católica. Cada um encontra sua verdade, cada um tem seu tempo, cada um sabe da sua consciência. Mas, sim, existe (e muita) ciência na Igreja, é só procurar nos lugares certos.
Bibi muito legal sua honestidade intelectual! Respondeu a pergunta de maneira respeitosa e não doutrinadora, deixou claro que essa não é uma questão científica como muitos pensam. Sou uma pessoa religiosa e acho muuito importante essa separação entre ciência e religião, para uma existência mais consciente e menos alienada!
Bondade e inteligência não têm relação com a religião ou ausência dela. Apaga a religião da história da humanidade, o que sobra? As pessoas. Algumas boas, outras más. Umas espertas, outras não. Sobra o senso ético.
@@adgomes1491 Concordo que já nascemos com esse senso, porém, do nada? Quem estipulou o que é bom ou mal? Quando? Num período mais decadente, historiadores dizem que o cristianismo é um divisor de águas no ocidente a tal ponto que mudou o calendário, os costumes foram humanizados, o materialismo ganhou um contra ponto, também li que antes de Cristo a palavra ou conceito de "misericórdia" era desconhecida, mas, isso tudo não impediu a igreja ( que se colocou séculos depois como s dona do evangelho de Jesus sendo que este nunca pregou religião, mas comportamento moral) de ser infinitamente pior que os bárbaros né... Paradoxo do que se quer dizer com "humanizado" sendo que o homem também é capaz de fazer o mal e dizer que é em nome de Deus.
Bibi, sou cristão, não católico, mas reformado. Você ser atéia ou não, ainda continuarei acompanhando o seu canal. Você tem vídeos bons. Isso não desmerece o seu trabalhando, tratando-se de ciências etc... abraços
Me identifiquei muito com o seu depoimento, acho que vc teve certa preocupação com esse depoimento porque quem é religioso que segue seu canal ou não pode interpretar mau, o que não é justo. Quem é ateu no Brasil ainda sofre muito preconceito e não entende a questão.
Minha filha é atéia, fez a comunhão e na perseverança quis sair. Depois ela me disse que nunca acreditou em deus, e ela é atéia. Ela é uma pessoa maravilhosa, melhor do que quem frequenta religião. Já eu sou agnóstica!
Minha história é parecida com a sua. Fui também criado num ambiente sem imposição de religião. Meu pai era ateu e minha mãe era mística (acreditava em todas as religiões. Se algo tinha alguma conotação mística, ela acreditava), mas minha mãe nunca me impôs as crenças dela. Como eu era mais ligado ao meu pai, o ateísmo foi para mim uma coisa muito natural. Aos 14 anos eu já me declarava ateu. Isso causava espanto nos meu amigos, pois todos eram, e ainda são, religiosos. A única pessoa ateia que eu conhecia era o meu pai. Todos à minha volta eram religiosos. Por vezes eu pensava que eu e meu pai tivéssemos alguma anomalia cerebral por não acreditarmos em deuses, já que todos à nossa volta eram religiosos. Durante toda a minha vida conheci pessoalmente poucos ateus, acho que nem uma dúzia. Por isso eu achava que ateus eram uma raridade, talvez algumas poucas centenas em todo o Brasil. Só vim a perceber que existem muito mais ateus do que eu imaginava, com o advento da internet. São centenas, milhares, de canais de ateísmo, que me fizeram solidificar ainda mais meu ateísmo.
Muito bom saber seu ponto de vista Bibi, eu sou Cristão e gosto muito do seu trabalho. E pela minha experiência na fé eu posso dizer pra você que há sim espaço para questionamentos, eu já tive momentos de crises de fé, e fui estudar e questionar várias coisas. Existem diversas religiões no mundo, e 99% delas envolvem você fazer algo em troca de uma benção, de uma recompensa, seja fazendo sacrifícios, promessas, fazendo barganha, mas a única que não existe isso é a fé Cristã, que é uma fé baseada na graça de Deus, isso quer dizer que não é seu esforço, mas pelo que Deus já fez por você. A perspectiva da fé Cristã não é a de restrição da liberdade, pelo contrário, ela tem a visão da liberdade em si, porque segundo a escritura somos todos pecadores e escravos dos nossos pecados e desejos desordenados, nem o bem que fazemos é 100% puro, ele também é muitas vezes afetado pela nossa natureza corrompida, então por meio do sacrifício de Cristo podemos ser livres da escravidão dos nossos pecados, e isso muda tudo na nossa forma de viver, naturalmente alguém que anda no caminho da fé cristã abandona certos comportamentos de forma natural, e as coisas que você deixa de fazer simplesmente são coisas que conforme você se aproxima de Deus deixam de fazer sentido. No fim, a fé pode ser vista como algo desnessário por muitos, mas se você refletir mais um pouco sobre a condição humana pode chegar a conclusão de que isso é essencial e pode definir tudo que vem depois da morte. Essa é um pouco da minha visão sobre isso, e espero que você um dia possa refletir um pouco mais chegar numa conclusão sua. Grande abraço e Deus abençoe você 💙
Meus pais eram super católicos praticantes, era obrigada a ir às missas, fazer catequese, etc... E me lembro perfeitamente da criança preconceituosa e medrosa por "Deus" saber tudo que se faz... Foi maravilhoso conseguir me libetar de tudo isso e hoje crio meus filhos livres destas crenças, sem ignorância ou preconceitos, mas com foco em direitos humanos a na empatia... Inclusive, como professora de educação infantil tbm milito contra a influência do "papai do céu" sempre invento que tenho uma família budista e que a criança não será representada na oração, logo, vamos agradecer as cozinheiras que preparam o alimento com muito carinho e capricho, as faxineiras que deixam tudo limpinho, assim eles aprendem a reconhecer e agradecer pessoas reais... Me considero agnóstica e se Deus existe mesmo acho que se parecer muito com o "Deus" fanfarrão do "Carlos Ruas (um sábado qualquer)
"A vida não é um argumento; entre as condições da vida se poderia encontrar o erro."- Nietzsche Tirando a frase de contexto, é uma excelente filosofia pra tolerância religiosa. Eu não acreditando em Deus acho que as religiões estão erradas, os religiosos acham que eu estou errado. Mas realmente importa quem está certo ou errado se é possível se conviver bem respeitando uma ao outro?
@@LuanHenriquee16 Eu li o Humano Demasiado Humano e agora estou lendo A Gaia Ciência. Talvez depois eu leia o Assim Falou Zaratustra ou Anticristo mesmo.
Se a igreja não intervisse na legislação como é no Brasil, realmente. Não teria problema. Se ela não fosse protegida pelo estado e lucrar sem pagar imposto pra continuar espalhando inverdades e preconceitos como homofobia, por exemplo, também seria legal. Também se ela não ensinasse a não questionar as coisas, também realmente, estaríamos em outro lugar de sociedade, principalmente no que se diz a ciência. Ah, e se as últimas grandes guerras e conflitos armados não tivessem sido por conta de religião também. Mas fora isso, realmente, deve algum dia ser possível conviver bem mesmo existindo religião pra separar as pessoas kkkkk
Muito bem dito o mais importante é defender um estado laico a liberdade das pessoas e o respeito às crenças ou não crenças mas tá aí um probleminha pq praticamente todos os livros sagrados e todas as religiões se dizem ser as únicas verdadeiras e todos os outros são infleis, pecadores, supressores e por aí vai. Faz parte da charada. Não são os ateus querendo dobrar os outros em moralismos que só fazem sentido se vc acreditar na mesma crença que eles ou que querem mudar leis para atenderem somente ao seu código religioso... afinal como não fariam isso se foram ensinados que deveriam justamente agir assim? Afinal quem fizer diferente vai arder pra sempre no inferno ou coisa parecida então fica muito difícil querer paz quando quase nenhum religião foi feita para isso, pelo contrário a maioria prega dobrar os outros a favor de sua religião e atacar quem não seja conquistar mais terras e escravizar quem seja diferente... quantas guerras no passado e ainda hoje?
Minha família é católica. Quando a minha mãe estava grávida de mim, houve a eminente ameaça de um aborto e uma tia qua estava seguindo caminho para ser freira fez novena com outra tia e prima pelo meu nascimento, minha mãe me ensinou a rezar pequenininha e não saíamos da igreja. Não tinha paciência nas missas e toquei o terror na catequese. Entrei mais cedo que as outras crianças e perguntava meeeeesmo. Os catequistas ficavam escandalizados e chegaram a falar com minha mãe. Duvidava de nossa senhora, enfim, meu ateísmo era inevitável kkk Mas não sei te explicar, Bibi. Parece que não era para eu ser atéia, mesmo. Eu só aguentei mortes, doenças na minha família, dificuldades financeiras na minha família quando eu era adolescente com a ajuda de Deus. Nossa senhora me ajudou a sair da depressão, rezei pedindo ajuda para encontrar um profissional da psicologia e psiquiatria que pudessem me ajudar de fato, pois eu não tinha mais esperanças. Conheci a minha psicóloga maravilhosa, dei de cara com a cruz de Cristo na entrada do consultório dela, ela me indicou a psiquiatra que me ajudou com a depressão. Meu pai seguiu todo o tratamento da leucemia dele confiando em Deus, mesmo quando foi paliativado e estava na UTI, e os nossos corações tinham paz, como se tudo fosse dar certo...Entre tantas coisas, Bibi. Eu não digo que compreendo todos os mistérios de Deus, que sei te dizer o porquê de tantas coisas ruins na minha família terem acontecido, eu só sei amar e agradecer. Para mim, a minha maior herança é saber que Deus está comigo. Só sei ter gratidão Agora, como que a minha fé brotou no meio de tantas dúvidas? Não sei, talvez tenha sido um milagre
Me identifiquei um pouco. Eu era ateu, sempre amei estudar física, química e afins, fui pra faculdade de sistemas em federal e sai de lá cristão católico praticante .
@@monarquistadecentro-direit5937 Nossa Sra falou em Lá Salete que "No ano de 1864, serão libertados do Inferno Lúcifer com um grande número de demônios; eles abolirão a fé pouco a pouco, mesmo nas pessoas consagradas a Deus. Irão cegá-las de tal forma que, salvo se elas forem abençoadas por uma graça especial, essas pessoas assimilarão o espírito desses anjos maus." Hj vemos que tudo isso se cumpriu perfeitamente. Porém se no meio de todo esse caos ainda temos fé, é sinal de que Deus nos concedeu essa Graça Especial
Que sorte ter pais laicos, isso sim é um privilégio no Brasil! A última vez q fui à missa aos 17 anos foi justamente qdo entrei na facu e levantei pra fazer pergunta pro padre no meio do sermão e foi um barraco hahaha obrigada por me fazer lembrar desse mico, minha carta de alforria da religião foi minha rebeldia juvenil perguntadeira de caloura de jornalismo
Que vídeo maravilhoso! (Como todos os outros do canal, na realidade). Parabéns pelo tato com a fala. E também pelo compartilhamento de ideias que encorajam o respeito, a empatia e a noção de diversidade.
Dizem que Deus fez o homem à sua semelhança.. porém o problema é que nós homens que fizemos Deus à nossa semelhança... Um Deus com forma humana.... Minha opinião
Mano,falei isso ontem com meus parentes q são católicos, n gostaram muito pq eu era católico tbm e fui perdendo a fé aos poucos.Oq ao contrário q os outros pensam n quis perder a fé ,tentei a todo custo crer ,mas n consigo mais!
Eu acompanho seu canal fazem poucos meses, estou adorando sua forma coerente de transmitir os conteúdos. Apesar de acreditar em Deus, adorei o vídeo, parabéns. Eu acredito que existe o desrespeito pelas duas partes, a parte religiosa para com aqueles que não acreditam em Deus, querendo impor a religião, e alguns ateus, que acabam de certa maneira proferindo algumas ofensas não só com o cristianismo. Enfim, para mim o respeito e a honestidade estão em primeiro lugar.
@@FabiooantunnesBom, criticas é o de menos, até porque o fato de você acreditar na divindade que for ou ser ateu, não te inibira de criticas automaticamente. Meu comentário foi somente uma pequeníssima parte do que acontece. Mas estou ciente das intrigas e guerras entre alguns religiosos, até mesmo dentro das mesmas igrejas. Como disse no comentário acima, respeito e honestidade vem em primeiro lugar, é o básico que esperamos de todo ser humano... E só ressaltado uma última coisa. As igrejas, o cristianismo em si, tem sido abrigo de muitos criminosos, os famosos ''arrependidos'' que não querem ao menos responder pelos seus atos criminosos... lamentável...
@@neverone5055 Críticas e um certo preconceito por parte de religiosos a ponto de começarem a apelar pra desonestidade, nem tanto com os ateus mas com quem tem a mesma crença que eles.
No Brasil 90% das pessoas são religiosas, mas confesso que desses 90% tem muita gente em dúvida, sobre Deus, seguem Por que foi instruída a seguir, já questionei japoneses que moram aqui no Brasil, e uma boa parte deles acredita!! Por que são influenciados, acreditar tudo depende da cultura Onde você está, na verdade Deus não existe!!! é uma criação humana, Parabéns pelo seu vídeo forte abraço.
Sou católico ex-ateu, na minha adolescência via Cosmos do Carl Sagan e outros conteúdos ateus. Mas me converti. Como? Deus é de demonstração racional, inclusive isso é dogma da Igreja. Conheci a filosofia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e passei a acreditar nas cinco vias (como se crê num argumento). Quando à crença numa religião propriamente dita, dois fatores foram fundamentais para mim. A demonstração racional da imortalidade da alma por Santo Tomás e o fato de que nossa vida se funda numa crença humana. A gente vai para o trabalho acreditando que o motorista do ônibus vai estar lá, de que a internet vai pegar no serviço. Se a gente for honesto, verá que acreditamos em muitas coisas que são apenas prováveis, mas não matematicamente demonstradas. Então, por que não dar uma chance à Igreja? Aos seus milagres, suas profecias etc? Sobre a imortalidade da alma, explicando mais detidamente, fica óbvio que se após a morte algo de nós fica, então devemos procurar um puxadinho lá na eternidade...
A 'igreja evangélica' como 'verdade', assemelha-se a uma 'revoada de balões' bem cheios e bem imponentes, ... mas de 'ar'! ... Interior 'vazio' da chamada 'verdade cristã'! ... Basta ver sua 'essência' (cristã) nula 'na pregação', e as 'raízes' políticas da 'expansão' pós 1960 / 65, financiadas (94%) pelo 'governo dos EE.UU, para desestabilizar a AMÉRICA DO SUL, ... especialmente o BRASIL. ... (Desde Roosewelt). Att, Olamir.
Pude ver muita sinceridade e verdade na sua fala, no seu pensamento , no seu sentimento. Fico muito agradecido. E peço-lhe perdão por te-la julgado como mais uma blogueira mimada, falando um monte de M...E hoje constato a sua coragem em se expressar de maneira Livre, Leve e Solta. Parabéns, continue firme no seu propósito, agora você tem um admirador !! Ahh!! estou inscrito e compartilhando. Abs.
Cara, sou ex-ateu, hoje sou católico. Eu acho que o nível de debate ateu é muito fraquinho. Olha só esse argumento por exemplo. Lá no Órganon de Aristóteles ele distinguia três modos de predicar: unívoco, equívoco e análogo. Unívoco é, por exemplo, dizer que o homem e o cachorro são animais. Os dois são animais em toda extensão. Agora temos os termos equívocos. Tem a constelação Cachorro e o cachorro animal. A única razão de semelhança entre os dois é o nome, não há nada que os iguale um ao outro. Agora vamos aplicar isso ao seu argumento. Já vi um ateu dizendo uma vez que há 70.000 deuses no mundo. Já vi alguém falando que havia 400.000 só no antigo Egito. Que seja, vamos supôr que há um bilhão de deuses no mundo. Eles são deuses em sentido unívoco ou equívoco? Entre o Deus monoteísta e os deuses politeístas, não há nenhuma semelhança. O Deus monoteísta é "aquele que é" como se diz no Êxodo. É a origem de todo o ser. Os deuses politeístas não são a fonte do ser, só são entidades além do físico. Seu argumento é falho pois se funda numa relação equívoca! Não há como comparar uma coisa e outra.
@@ViniciusDias_porMaria a ideia é simples, moldar a sua baseando-se em hipóteses impossíveis de serem provadas, não é outra coisa que não burrice. Você pode "complexar" o quanto quiser o debate, o fato é, a crença se baseia, entre outras coisas, em aceitar moldar seu caráter por tais hipóteses. A escolha se dá aí, todo o resto é assumindo um dos lados.
@@ViniciusDias_porMaria mas dai voce ta se baseando em uma constatação logica de um pensador, que provavelmente nao foi proposta para fins de argumentacao, para """"provar"""" que a comparação é equívoca. A comparação é justa, não é de exata relevancia comparativa, pra você nao sao a mesma coisa, para mim sao, logo cabe a mim sim comparar, a você nao e essa poderia ser sua resposta, mas a pergunta inicial minha continua valida e sem resposta por sua parte.
@@ViniciusDias_porMaria vc nunca foi ateu. Uma mente que se expande não volta ao tamanho original. Vc era modinha. Seu deus disse que a mulher iria ter dor de.parto..O homem criou a anestesia. Pode o homem passar pela para de um.deus?
Você é muito como eu Bibi, eu também não entendo. Me envolvi com terapias holísticas e eu ficava perguntando e tentando entender e me falavam que não tinha que entender, tinha que sentir. Mas eu sempre fui do time entender. Fui criada em religião cristã e muito rígida e sofri muito, pois eu não entendia porque tanta restrição mas meu pai acreditava tanto que eu ficava confusa. Mas foi bom meu rolê nas terapias holísticas porque eu consegui compreender muita coisa que tem por trás da fé e reafirmar que não é comigo certas coisas...
Uma vez ouvi um japonês budista dizendo que não tinha conceito de Deus, mas isso não era deixar de crer segundo a convicção dele. Achei interessante porque, eu sendo teísta, sempre pensei que Deus é inexplicável por um conceito já que foge da nossa capacidade mental, sendo absurdo. Hoje sei que creio no Absurdo, no Inconcebível, no Inominável.
So evangelico mas detesto profecias , eu também penso que se eu disser pra uma pessoa você precisa irr numa igreja , acho falta de respeito , eu concordo plenamente com a BIBI
Acho que o importante a a gente ser bom caráter! Se acredita ou não acredita, pouco importa! Eu me considero agnóstico. Eu não afirmo que deus existe e nem nego! Eu não sei ! Rsrs
5:23 vc foi uma criança questionadora como qualquer outra, a diferença é que vc conseguiu levar isso para a vida adulta, a minha visão é que a fase dos questionamentos é importante para a vida adulta e quando essa fase é podada, o adulto para de sentir interesse pelas coisas, pessoas que tiveram uma vida difícil, cheia de obrigações não tinham tempo para questionamentos, talvez até a criança era muito questionadora mas, quando chegou na fase da adolescência teve que trabalhar pra sustentar os irmãos, (caso comum) ou etc..., é só um pensamento meu.
Muito bem, é isso mesmo.Feliz de voce e seu irmão de ter nascido num lar onde os pais não interferem na educação dos filhos. Parabéns para os seus Pais.
3 года назад+8
Eu acredito muito em Deus, não consigo me imaginar sem Deus na minha vida ! Nunca fui incentivada a crer em Deus, eu comecei a crer sozinha, e cada dia é mais forte dentro de mim! Não acredito em religião!
Compartilho do mesmo pensamento mas nunca soube colocar isso em palavras. Muito obrigada pela ajuda! Também sou muito questionadora e não me satisfaz as respostas que são dadas, quando aperto demais me dizem: são mistérios de Deus! Não dá.. Achei muito gentil sua forma de posicionar e de responder, vou me inspirar em suas palavras. Bjos
Admiro muito seu canal e como você leva conhecimento verdadeiro científico as pessoas. Com certeza isso ajudou muitos. PORÉM sempre me perguntei sobre ateus inteligentes. Com esse vídeo descobri. Seus pais nunca te deram espiritualidade porque ninguém pode dar o que não tem.
Eu até já questionei da existência ou não do Criador, porém, no meu caso tive várias experiências sobrenaturais e profundas, das quais nenhuma ciência ou sabedoria humana poderia entender, enfim, isso testificou minha fé e certeza da existência do criador, é algo indescritível.
Eu só lembro de um episódio de Young Sheldon, quando o Sheldon tentava explicar "racionalmente" (ou algo do tipo) a existência de Deus para a mãe que estava com uma pequena perda de fé, foi tão lindo! Eu me emocionei!
Sou biólogo e sou pagão, o importante de ser cientista e "espirualista" é justamente separar as duas coisas e JAMAIS misturar ambas e vender isso ao público.
engraçado que a ciencia provar tudo menos a existencia de Deus. nem mesmo pra provar que ele nao existe. logo como a ciencia pode dizer se Deus existe ou não? no fim é mais teoria, opinião e achismo do que realmente prova. No fim vai ver que Deus realmente existe
Bibi, conheci seu canal esse final de semana e estou gostando muito dos temas. Vivo também no mundo acadêmico e sempre me interessei por esse "conflito" entre ciência e religião. Só gostaria de fazer uma pequena correção: o budismo é sim uma religião, mas muitas vezes é vista como uma filosofia. Sou dentista, professor, pesquisador e budista =D
Teve uma vez q o professor de matemática perguntou quem acreditava em Deus quase todos levantaram menos eu e mais alguns alunos, aí ele olhou pra mim (pra que?) E perguntou pq eu não acreditava e eu simplesmente disse q eu não via necessidade de acreditar, e ele começou a questionar meu carácter mas ainda bem q isso não interferiu nas minhas notas
Por algum motivo ele me marcou, ele é conservador eu tenho cabelo colorido e isso é meio q um sinal de rebeldia pra ele e também uso palavrão como vírgula mas só entre amigos mas as vezes ele escuta
@@aiko7970 Óbvio que não, se vc foi o único a não levantar seria normal ele perguntar, e óbvio que ele não tirou nota, talvez seja um preconceito seu achar que ele ia tirar. A liberdade vale para os dois lados meu amigo, não precisa criticar.
@@leonpunk90 eu também não sei pq ele não perguntou pros outros alunos e pq ele era muito pavio curto e qualquer coisa ele tirava nota e eu tinha muito medo dele
Perfeito! Como já relatei em algumas vezes no seu canal, eu não tenho como dúvida de Deus, pois já tive tantas experiências. Mas de uma coisa eu sei, crer ou não crer nele é irrelevante, o que importa é se íntegro, ter caráter, respeito, dignidade, disciplina... Afinal, nem todos que falam senhor, senhor entrarão nos reinos do céu, mas aqueles que fazem a vontade do pai. E pelo que vivi até hoje ele quer somente uma coisa, que amemos o mundo e as pessoas, e que dessa forma contribua para a elevação desse mundo. Eu mesmo prefiro mil vezes um ateu íntegro do que um religioso canalha, que é o que mais se tem nos dias de hoje. E sua parte vc está fazendo, esta estudando, progredindo, ajudando com sua pesquisa a melhorar o nosso mundo e até onde eu sei, para Deus isso é mais do que suficiente. Afinal, missão dada é missão cumprida e vc vem cumprindo a sua.
@@matheusmeliope não sou cristão, mas vou em todas as religiões. Pq as religiões são pedaços de um grande espelho. E no final não importa se vc chama Deus de YHWH, Odin, krishna, maitreya, Rá, Viracocha, Quetzalcoatl, Yuxibu, Tupã, Dianus Luciferu..., No fim, é tudo o msm ser, mas cada sociedade com seu pedaço de espelho, acreditando que está com a verdade, mas é apenas um fragmento de uma verdade muito maior. E só é possível ver tal verdade quando se junta os pedaços, e isso só ocorre através daquilo que leva todos a unidade, o amor.
Nossa seus pais sao incriveis Te deram a liberdade de vc decidi por si mesmo, desde criança. A doutrinação infantil é covarde, e doi sabe que o problema nao vai acabar tao cedo.
@@nicolasramalho9568 E não tem haver???? Esses comunistas nojentos sempre tentaram oprimir a religião skskskkksksksks tá sabendo legal hein amiguinho, depois pesquisa a relação do Darwinismo durante ditaduras comunistas e durante o governo do Hitler
@@Homemdenegocioss cara eu acho q tem a ver com necessidade e coerência. na >minha< opinião, eu não vejo necessidade de ter um ser superior na minha vida, ainda mais quando esse ser é descrito da forma que os cristãos descrevem. a visão de um deus que te levaria pro inferno caso vc não adorasse ele todo dia, não condiz com a visão "bondosa" de Jeová. entre acreditar em um deus maldoso que tem culpa de toda a maldade do mundo, e entre um deus q não existe e não tem culpa de nada, eu prefiro ficar com a segunda opção. mas e vc? oq te leva a crer em um deus?
@@luanatentis1719 eu na vdd religião eu não tenho,pq tbm não concordo com nda disso,Deus na vdd ele não manda ninguém ao inferno,as pessoas q interpretam errado isso,na vdd é a pessoa q se condena por si própria entende, Deus não julga ninguém,agora se a pessoa quis o caminho errado a culpa não é de Deus,e sim da pessoa q escolheu aquele caminho,aí entra aquele ditado do Livre Arbítrio entende?,,
Amei. Eu era evangélica. Agora não sou mais. Deus passou a ser apenas uma figura mítica pra mim. Ainda tenho um certo amor pelo que foi atribuído a Jesus nos evangelhos. Desde quando eu ainda era evangélica fervorosa, sempre notei que o Jesus que explicavam no púlpito não batia com o que eu lia nos evangelhos. Sempre achei estranho. Faz uns anos que saí da igreja. E mesmo que agora eu me considere mais ateia do que outra coisa, aprendi a respeitar as culturas e religiões de outros povos, coisa que eu não conseguia fazer sendo evangélica. Não tenho nenhum interesse em me converter a qualquer religião, mas aprendi a ter menos preconceito. E comparando com o cristianismo vivido aqui no brasil, qualquer outra religião é melhor. Parece que o cristianismo que "governa" por aqui passa muito longe da pessoa de Jesus Cristo. E em qualquer religião, ou cultura, existem os bons e os maus. E não tem a ver com religião, na vdd, é o caráter mesmo. Então, ateus e crentes, antes de tudo são seres humanos que podem ter o caráter bom ou mau. E eu acredito que o que mais tem é ateu se dizendo crente fiel a deus por que sabe que é fácil manipular em nome de Deus pra conquistar seus objetivos pessoais. Assim como ateus que são fiéis aos seus princípios e jamais se utilizariam de uma fé pra enganar os outros. Aqui no Brasil, durante anos e anos que eu vivi na igreja, foi o lugar onde mais ouvi fakenews, mas ninguém nem sequer imaginava nao ser verdade pq se aprende desde cedo a não questionar o que se diz no púlpito, por achar que o púlpito é sagrado e ninguém ousaria mentir ali. Grande engano. Depois que saí, desmistifiquei muita coisa que ouvi ali, principalmente sobre outras religiões.
Que relato lindo. Estou fazendo a "transição" tem menos de 1 mês. Kkkkkkk Me considerava agnóstica. Mas há uma semana, percebi que me encaixo mais como ateia. É uma verdadeira libertação. Pois passei anos buscando a aceitação de algo que não existe. E as pessoas na igreja só sabem julgar.
Muito bacana sua experiência. Fico feliz em saber que tem pessoas que passaram por um processo semelhante ao meu. Digo semelhante, pois mesmo não seguindo a religião cristã, ainda continuo acreditando em um ser superior, ao qual, por força do hábito, chamo de Deus. Mas atualmente não vejo mais sentido em acreditar apenas em uma religião. A ideia de que só uma religião é a certa e todas as outras são erradas, não faz sentido para mim. Hoje sou muito mais livre em minhas reflexões, ao ponto de entender que se caso Deus de fato quiser reunir as pessoas para estarem com ele em outro lugar, vai priorizar mais a forma como cada ser humano viveu suas vidas, do que se faz parte de religião A ou B. E viver desse jeito me traz muito alívio, pois dessa forma consigo entender e principalmente respeitar a maneira como cada pessoa enxerga a realidade que vivemos.
Como é triste ler isso, não sei qual frustração vc teve quando era evangélica q a fez sair do caminho, mas só Deus pode realmente lhe trazer de volta, pq creio q Deus é muito maior do q qualquer frustração, o q acontece é justamente o q vc disse sobre acreditar q um homem possa ser santo e não pecar, mas se pessoa q ler a Bíblia de verdade jamais se afasta de Deus, por qualquer motivo q seja, tomara q vc possa ter um encontro verdadeiro com Deus e poder mudar seu discurso, desejo muitas felicidades 😘😉🙏🙌
Gente! Me identifiquei demais com seu depoimento! E eu crio a minha filha pra ser livre tbm de religiões! Até da obrigação q minha sogra quer colocar de pedir a benção kkkk
No Japão talvez ñ acreditem em deus como no Brasil e no ocidente em geral. Mas acreditam nos ancestrais, fazem rituais para eles e acreditam que eles zelam pela família, de alguma forma (como uma espécie de anjos da guarda). Isso ñ deixa de ser um sentimento religioso. De que a vida continua após a morte, ñ é só a vida aqui na terra. É uma espiritualidade em outro formato mas é espiritualidade também. Isso é o que eu muito ouvi dizer aqui. Confere? Ou isso ñ é verdade?
Subjetivo foi o argumento do amigão acima hehehe. Sim, os japoneses são predominantemente xintoístas e budistas. Quem visitou o Japão sabe a quantidade de templos xintoístas que tem lá, é uma filosofia intrinsicamente fundida na cultura japonesa, basta estudar o código de conduta dos samurais, o bushido e toda sua base criada sob o xintoísmo e as crenças que você citou são baseadas no xintoísmo.
@@ContraAbsurdos pois é. Mas pela fala da bibi o que dá a entender, pela visão dela ao menos, os japoneses sao essencialmente ou sua sua maioria ateus. Ou seja ninguém ou quase ninguém lá dá a mínima para temas espirituais (e religião é só um tema dentro da espiritualidade). Ñ é o que tenho visto em todo lugar desde sempre! É certo que o budismo (vi isso em reportahem sobre budismo, acredito q o mesmo vale para xintoismo) hoje no Japão ñ é tao levado a serio como antigamente. Como os católicos no Brasil se dizem catolicos mas ñ praticantes. Mas dizer que lá ninguém liga pra religião (ou espiritualidade) é um equivoco grosseiro. É interessante notar que tal como na internet na vida cotidiana a gente tende a criar uma bolha social. Tendemos a encontrar e nos a associar a pessoas que pensam mais ou menos como nós. Daí começa a parecer (para nós) que a maioria das pessoas pensa assim. Quando na verdade é o contrário. Ou será que isso é subjetivo também ;)
@@InovacaoSustentavel Primeiro eu não estava me referindo a você e sim a moça, apenas não li o nome dela e me referi a um homem. Segundo você não soube me interpretar e conseguiu se auto-refutar pois minhas palavras eram para endossar seu comentário, mas vamos aos fatos: Fato número um: Japoneses são ateus, caso você não saiba o budismo é não-teísta (em outras palavras são ateus, não tentam entender Deus), eles vêem a espiritualidade de uma forma diferente de nós, não é preciso acreditar em Deus para ser alguém que tem fé ou que tem uma parte espiritual, vide taoismo, jainismo, budismo e hinduísmo, ou seja, a maioria das filosofias espirituais orientais são formadas por ateus que acreditam no poder humano, como o budismo, jainismo e taoismo, onde você é a premissa do espírito e não outros seres, essas apenas veneram alguns ícones, como Buda. Fato número dois: Não é preciso ter dogmas, ícones de veneração ou intercessores para se chegar a Deus nas filosofias espirituais orientais (não são religiões, e sim filosofias por não conterem dogmas) Fato número três: A maioria dos orientais são sim muito espiritualizados, como eu disse no post acima, inclusive endossando o seu post, porém você não o soube interpretar e provavelmente me viu como um questionador de seu comentário. Já explorei muito o mundo oriental e posso falar com propriedade de países como o Japão, Butão, Índia e China Fato e exemplo número quatro: Observemos a China ou até a Coréia do Norte, em sua maioria são ateus, porém são altamente espiritualizados e isso é um fato, na Coréia existe o xintoísmo (Coréia), na China o CHIKUNG, ou CHI, uma forma de energia, que é usada na medicina tradicional chinesa, ou seja, ao ser tratado em um hospital público (como um dos maiores de Beijing ou particular, seja em qualquer canto da China, como faculdades, você verá médicos, inclusive alguns formados em Harvard, aprendendo e usando essa energia para cura (acredite se quiser, pesquise sobre isso, inclusive tem um documentário muito interessante chamado o mistério do Chi feito pelo jornalista Bill Moyers, ex-acessor jornalista da Casa Branca, onde ele mostra hospitais conceituados no centro da capital chinesa e as práticas do chi feitas por médicos, e sim é ciência, hoje em dia, não pseudo, basta ver que vários professores de Harvard estão no doc. e estão lá para estudar o Chi, assista, prove), o que não quer dizer que por não acreditarem em Deus, eles não teriam uma base espiritual. Conteúdo sobre o assunto pode ser encontrado em diversos artigos científicos estrangeiros, e em documentários mostrando fatos, é um mundo muito diferente do nosso. "Apesar de ainda ser uma prática vista com ceticismo por muitos membros da comunidade médica no ocidente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluiu entre as formas de Medicina Tradicional Chinesa que recomenda incluir nos sistemas de saúde, orientação à qual a legislação brasileira atualmente procura se adequar." Resumindo: é por isso que a "Bibi" os vê como ateus, talvez nem entenda como eles vêem a espiritualidade, pois vemos os orientais com conceitos ocidentais e duvido que ela esteja realmente interessada em entender tais filosofias.
@@ContraAbsurdos Caro Maurício. antes de mais nada é bom conversar com quem tem conteúdo, coisa meio rara na internet hoje em dia, tempos em que todo mundo sabe de tudo mas de forma extremamente raza! em primeiro lugar, não tinha a intenção refutá-lo, apenas expor meu ponto de vista. já faz muito tempo que eu percebi a inutilidade de querer "convencer" alguém seja do que for, não perco mais meu tempo com isso. em segundo lugar, se você ver meus outros comentários (sobre budismo inclusive) perceberá que minha visão é basicamente a mesma da sua. em terceiro lugar, me soa esquisito afirmar que japoneses entre outros, são ateus. ateu pra mim, por definição, é uma pessoa cética MATERIALISTA que só acredita no que pode ser pesado e medido em laboratório (como eu já fui uma época da minha vida, mas não mais...). por esta ótica certamente os japoneses não sao "ateus", já que acreditam em coisas que os céticos ocidentais facilmente taxariam de esotérico, místico ou sobrenatural. é certo que eles não acreditam em um deus super-homem como é pregado no ocidente. mas também é certo que eles tem sua própria espiritualidade, acreditam em existência pós morte (o que já foge do círculo fechado da ciência ocidental) e otras coisas mas. pra mim eles não são ateus, embora também não sejam deístas, e certamente são altamente espiritualizados embora não nos moldes do ocidente. abs
Só pelo tamanho do vídeo já vi que não. Na gringa: - Você acredita em Deus? - Não. Aqui: - Você acredita em Deus? - Veja bem, primeiro queria dizer que não vou te roubar, nem te bater...
Perfeito. Sou igualzinha e me irrita, pq as pessoas querem q eu acredite no que elas acham correto p elas. Não preciso de nada para ser o que sou e fazer o bem, simplesmente por fazer. Me identifiquei mto.
Menina de ouro. Parabéns pela educação recebida por seus pais; que cabeças maravilhosas. Penso que a religião te restringe, porém por trás dos panos fazem coisas monstruosas e escondem muitas informações de todos nós. Sucesso
Bibi minha "ídala" máxima!!!! Agora tu virou a máxima pq além de cientista, física ainda é atéia!!! Eu gostaria muito de conversar com você sobre religião e política. Acho que temos muitos, mas MUITOS pensamentos em comum. Parabénss pela sua coragem em se posicionar nesse mundo louco em que vivemos. Só tenho uma crítica a fazer (que tb tenho como crítica a mim): Vc precisa ler a bíblia, não para acreditar e sim para conhecer. Eu tb preciso! kkkkk. Li parte do velho testamento e tenho claro pra mim que a bíblia foi idealizada e roteirizada por homens. Mas vc chega perto de entender o que as vezes, nós que somos ateus, não entendemos (ou não faz muito sentido). Parabéns pelo lindo trabalho e pelos vídeos desse canal! Amo de paixão!
Bibi, sou super religiosa, saiba que meu respeito e admiração por você não mudam em nada por você não ser religiosa. Essa decisão é pessoal, as pessoas não deveriam nem perguntar. Beijos
Apesar da crença em Deus nao ser resultado de uma abordagem cientifica ou empirica, creio eu, opniao minha, que a presença de muitos cientistas teistas se deve ao fato de encontrarem principios na cosmologia cientifica que apontam para a necessidade de "Deus". Resumindo meu pensamento de forma bem simplista tudo que existe, que compõe a existencia, é resultado de um ente pre existente, nada surge "do nada", pense acerca dessa frase: *"Se um dia nada existiu, entao hoje nada existiria"* Nós existimos devido a uma série de circunstâncias no nosso planeta que cooperaram para a "produção" e manutenção da vida, os planetas existem em resultado da poeira que vai se formando em volta das estrelas, as estrelas tambem nao existem por si mesma, mas possuem uma causa pré existente, e assim todas as coisas surgem como resultado ou efeito de outras, se um dia nada, absolutamente nada existisse entao nunca mais nada viria a existencia, uma vez que a inexistencia nao pode gerar o existente, essa ideia tambem é confirmada pela Biogenese, abordando sobre a vida, de que toda vida nao pode surgir como "geracao espontanea"mas toda vida surge a partir de outra vida pre existente, entao como a primeira "coisa" surgiu? Algumas cosmovisoes antigas, como o Budismo, para responder essa questao, indicavam que o universo seria entao infinito, sem começo nem fim, sem causa primeira, mas a ciência descartou essa hipótese, sabe-se hoje que tudo que existe até mesmo o tempo e espaço, teve um início, o bigbang, como exemplo temos a observaçâo fisica de que o universo esta se expandindo , indicando assim que o todo o universo existente teve um ponto de partida, portanto se o universo é finito, torna-se necessário que antes de tudo houvesse uma Causa primaria, e como esta Causa é anterior ao big bang ela é anterior ao proprio espaço-tempo, contudo atemporal e aespacial, considerando tambem que na observação cientifica toda causa é Superior ao efeito, essa Causa primaria seria superior a tudo que existe, inclusive ao que existe de mais complexo no universo: a mente humana, entao essa Causa seria atemporal, aespacial, infinitamente superior a mente humana em todos os aspectos, moral etica, qual o nome dessa Causa na religiao? Deus! Bom ai muitos perguntam: " Mas qual a causa de Deus?" Ou a pergunta na sua forma mais comum: "Quem criou Deus?" Bom devemos obsevar que quando perguntamos "quem criou" "de onde veio" estamos partindo do pressuposto temporal, e o tempo nao é absoluto, o proprio tempo teve um unicio, e a Causa primordial nao se sujeita a noção de espaço-tempo, por isso á essa Causa, que muitos chamam carinhosamemte de Deus, não cabe pressupostos temporais, pra Ele nao existe "antes" ou "depois", ou "durante", todos esses termos, assim como "pré", "pós", sao termos que so têm sentido para as coisas temporais...
Os do CAMINHO sabem onde estão e para onde vão, além de saberem de onde 'vieram'. ... Os 'Ateus' negam a 'existência' de coisas 'físicas', que a 'CIÊNCIA' não tem a 'capacidade' nem de COPIAR ou DUPLICAR, e simplesmente 'negam' por 'praxe'. Esta de que a 'ciência' explica 'com lógica', estes 'mistérios' da criação, foi forte demais. ... Senão hilárquico! ... Porque ainda não se demonstrou um 'bigbang' científico? Att, Olamir.
Quando me perguntam se acredito em Deus, minha resposta é sempre a mesma: "Se acreditar em deus faz diferença na tua vida, se isso te fortalece e te faz acordar todos os dias acreditando que a vida vale a pena ser vivida, então, fico muito feliz. Eu respeito tuas crenças e tudo aquilo que é importante pro teu desenvolvimento. Porém, deus ou religião não possuem o mesmo significado para mim. Não necessito de nenhuma energia, entidade ou dogma para conseguir viver meus dias e me sentir mais feliz, mais amparada ou menos aflita. E, só por isso, não acredito em deus, nem no demônio, nem em força superior, nem em ser onipotente ou qualquer coisa do gênero." E, sim, sempre tenho que contextualizar minha resposta, pois esta pergunta sempre vem de pessoas que acreditam em deus e para muitas destas o ateismo é quase sinônimo de satanismo. Então, muitas vezes eu tenho que explicar que não acredito em deus, nem no demônio, nem nos anjos, nem nos santos, nem na reencarnação, nem nos espíritos, nem no buda, nem no alá, nem em nada disso...
Eu sou de família católica e nunca liguei de participar da farsa de grupos de oração, catequese e etc. Me divertia muito analisando as pessoas recebendo a hóstia, pois achavam que aquele pedaço de trigo e agua era o corpo de cristo.
irmão, não sou religioso, mas da mesma forma que ela reclamou das pessoas religiosas que ficavam julgando ela, você está julgando e menosprezando os religiosos... não é questão de religião ou não, e sim de respeito bro
Os católicos acreditam que no momento da ceia a hostia realmente é o corpo de Cristo. Devido a essa e outras crenças veio a reforma com Martinho Lutero.
Fui budista por 30 anos. Como busquei conhecimento em várias ceifa ou religião. Antes de ver esse seu vídeo, assisti, o vídeo da jovem que sofreu abuso sexual numa comunidade que ela viveu. Agora entendi!
Muito legal ouvir isso de outra pessoa… meus motivos sao exatamente os mesmos, e o q fico mais feliz é q tive essa reflexão sozinho… e agradeço meus país por nao terem forçado nada dentro de casa 😊
gabriel vc por aqui hahahaha
Vamo fazer um projetinho com deus, fella?
@@giordano7061 kkkkkkkk
Tá aí uma pessoa que eu nunca esperava ver nesse canal shsjskkssks
Btf tu botar o shape nela
Sou biomédica de formação e lembro até hoje da minha crise existencial no 5 período da faculdade, quando eu senti quase como concretamente e ao mesmo tempo o quanto era INQUESTIONÁVEL tanto a ciência quanto a minha espiritualidade. E foi um momento muito difícil não porque me senti culpada, mas sim porque as pessoas insistem em achar que uma coisa anula a outra. Não anula, uma coisa é uma coisa e outra coisa é OUTRA COISA, gente! Sou muito feliz com a minha espiritualidade e muito feliz fazendo meu trabalho, experimentos, escrevendo e divulgando ciência com muita responsabilidade e ética.
Obrigada pelo vídeo, chará!
❤
Que bom que você ficou bem! E que legal ter chegado a essa ótima conclusão, de acordo com a sua própria experiência!
Eu já procurei a religião para ter paz, encontrar a luz, ter felicidade. A partir do momento que deixei isso de lado, parei de acreditar, me senti livre.!! E muito mais em paz e muito mais feliz!
Que sorte você nascer em uma família como a sua!
Pensei a mesma coisa
Já eu, me considero muito feliz por ter crescido em uma família religiosa.
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan
MITO !!!!
♥️
👏👏
também
Se existe algum deus (consoante dizem os crentes em deus) então pq precisamos acreditar nele e por que existem ateus? As coisas na religião são ilógicas , tá vendo. Ou será q precisamos acreditar na existência de algo q existe?
A pergunta "você acredita em deus?" me irrita profundamente, principalmente quando vem revestiadq de um julgamento, como se todos que acreditam são pessoas honestas, bondosas, verdadeiros exemplos para a sociedade.
Acontece comigo.
" Eu prefiro um ateu do que um religioso hipócrita "
Padre Fábio de Mello
Sempre julgam dessa forma, não ser um religioso significar você não ter nenhum elemento de moral, ética, empatia e etc. Eu não acho que a religião consegue construi-las como tanto afirmam. Somos um país altamente religioso e de longe somos algum exemplo de sociedade civilizada e pacífica.
@@jonathanaurelio9614 Isso
Sinto o mesmo
Concordo inteiramente com você, sou cristão e conheço muita gente que já leu a Bíblia dez vezes e não tem nada de positivo, de bom pra passar adiante, crer em Deus não faz ninguém ser melhor. Ótimo vídeo!
Isso é bem óbvio isso tá escrito na próprio Bíblia
Fé sem obras é morta
Tá escrito que até o diabo acredita em Deus
Isso não significa nada
Respeito, eu também não sou religiosa, mas acreditar em Deus e buscar auto desenvolvimento deixam a minha vida mais completa, plena e feliz...!❤
Devíamos não precisar de "muletas" criadas pelo homem, como apoio psicológico para termos uma vida completa e plena.
@@jefflondon80 cada um escolhe. Esse seu comentário é tão sem noção quanto de quem diz que os outros são obrigados a acreditar.
Quando criança acreditava por medo, justamente por cultura da família. Na adolescência entrei de cabeça na igreja católica, sendo muito ativo nós grupos que participei por 10 anos. Foi então que resolvi questionar algumas coisas e conhecer com mais profundidade a história da igreja, e como já tinha lido a bíblia quase toda, comecei a ligar os pontos. A partir daí comecei a estudar outras religiões e mitologias; estava iniciado meu processo de transformação em ateu...rs. Passaram-se 11 anos e hoje tenho total convicção de minha descrença no que quer que seja espiritual, sobrenatural, etc
Da uma olhada em um vídeo do tempero dreg que se chama "O problema deus" e "religião como discurso de ódio" o vídeo sao muito didáticos e faz voce questionar... recomendo muito.
( a propósito amei seu canal bibi💛💛)
Eduquei minhas filhas exatamente dessa forma, Bibi. Sem nenhum proselitismo, e elas cresceram sem amigos imaginários, sem medo de fantasmas ou acreditando em mágicas. Elas tb nunca perguntaram sobre Deus, e eu tb perguntei se elas queriam fazer catequese... rs Nenhuma das duas quis. Tb acredito que a melhor educação é baseada em princípios éticos!
Coitada das meninas! Uma infância sem imaginação!
@@Julliana.Frazao Existem personagens mais interessantes para as crianças "imaginarem", ninguém precisa de fantasmas e muito menos de um Deus tirano. Acho que elas preferiam brincar com as princesas da Disney, os heróis da Marvel e muitos outros personagens mais saudáveis e interessantes.
@@Julliana.Frazao oq tem haver imaginação com crença? Essa gente parece louc@...
@@Julliana.Frazao que comentário mais ignorante😕Eu não quero acreditar que ainda há pessoas com esse tipo de pensamento. 😕
Numa perspectiva Cristã, ninguém naturalmente quer saber de Deus, porque todos já nascem separados dele.
Que vídeo gostoso de assistir. Parabéns Bibi. Seus pais tiveram inteligência para te educar sem o peso da religião.
Me identifiquei muito com vc Bibi, obrigado por falar sobre esse tema que muitos evitam com medo de perde seguidores. Falou tudo o que vc acredita (ou desacredita) de maneira respeitosa. Obrigado e parabéns Bibi! 🥰
Um amigo drogado parou de andar cmg que sou ateu pq eu era "má influência"
🤡🤡
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Ué ele tá drogado, sem consciência.
Kkkk
mitada do amigo
Eu sou católico, minha família é católica em sua maioria. Sempre me senti confortável nesse meio em que vivi, acho que foi a mesma coisa contigo.
Esse foi um dos melhores vídeos que já vi falando sobre acreditar ou não, somos livres para escolheremos, né?
Gostei demais do vídeo, parabéns
Já fui católico, depois fui agnóstico, e voltei a ser católico. E depois, saí do Olavistão, e continuei sendo católico. Percebi que minha fé de hoje é mais madura do que a que eu tinha até o começo da fase adulta. Porque agora é uma fé de escolha, e sem passa-panismos. E o meu ir à igreja hoje é apenas por causa de Deus, e não em nome da pertença a uma panelinha.
"Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso". Melanie Klein. Devidamente corrigido por conta da leitura atenta do João Pedro. Me perdoem o erro e obrigado ao João Pedro.
🙌🙌
verdade
Não foi Melanie Klein quem disse isso?
@@joaopedrovasconcelos1128 foi a melaine klain
@@joaopedrovasconcelos1128 Agora fiquei na dúvida. Vou verificar.
minha mãe é testemunha de jeová, conforme eu fui crescendo e fazendo questionamentos cada vez mais importunos acabei saindo cada vez mais do meio até sair da religião, hoje em dia quando eu faco uma critica ou pergunta mais complexa ela me chama de apostata e diz que não gosta de debater pra não acabar perdendo a fé, pra mim isso é fanatismo
Achava que apóstata era apenas dissidentes das religiões árabes. Pensei que o nome que se dava para as religiões cristãs era herege.
Vivendo e aprendendo.
Eu e minha família também deixamos as Testemunhas de Jeová e entendo bem o que fala. Também somos tidos como apóstatas e deixaram de falar conosco. Poucos ainda conhecem esse lado bizarro das TJs. Hoje somos ateus.
Essa foi minha realidade também. Minha mãe foi TJ desde que eu era bem pequeno, batizado desde adolescente e a partir de alguns anos atrás comecei a questionar tudo o que eu via lá dentro. Resultado: Hoje em dia não faço mais parte dessa religião
Pois é.
Isso as Testemunhas de Jeová não contam.
Quem questiona "os furos no enredo" é desestimulado ou então condenado ao ostracismo.
Mas quem tem neurônios funcionais percebe "a distância entre a teoria e a prática".
Usando o termo "teoria" no jargão popular, porque se usarmos "teoria" no sentido pleno, da coisa observável...
O que observamos é que as Testemunhas de Jeová tem suas falhas como qualquer religião.
Não são melhores em nada.
Tem a coisa de criticar as outras religiões.
Fechar os olhos para as falhas deles mesmo em uma espécie de inércia moral.
Ser bonzinho dentro do Salão mas fazer muita maldade fora.
Enfim...
Hoje me sinto muito melhor sendo um descrente.
@@Reginaldovisk legal te encontrar por aqui, Regis! Assisto o canal da Bibi, além de outros que tratam a ciência com seriedade. Estamos numa época de negacionismo e idéias esdrúxulas pra tudo. É importante a (boa) informação. Abraço!
Parabéns pelo vídeo!! Em minha casa era obrigatório ir na igreja aos domingos, fazer Primeira comunhão e crisma. Mas, sempre pensei como você e me sentia "presa" a uma garrafa. Hoje crio meu filho assim como teus pais. Aconselho que ele deve ser uma pessoa bondosa com os outros, sempre ter empatia, e dizer a verdade. Abraços amo teus vídeos!! E fico grata por sempre me ajudar no insta 😘
Tenho história semelhante, desde criança não acreditei em deus nem religião nenhuma. Assisti vários videos da Física hoje, sempre pensando: "essa, pela inteligencia, não acredita em deus", finalmente encontrei esse vídeo; dificilmente me inscrevo em um canal, mas esse rendeu ate uma, parabéns!
Religião é diferente de espiritualidade. Cada pessoa com sua individualidade.
Vídeo muito bom
Já nasci com um carimbo de católico, não foi escolha. Hoje tenho filhas e elas não tem religião, vão escolher (caso queiram) o caminho que quiserem. Liberdade de escolha é o que realmente importa. Ótimo vídeo.
Infelizmente, muitas crianças não podem pensar por si própria nesse exato momento.
Verdade. Comigo foi assim. Só pude me libertar da religião, depois que fiquei adulta.
Meu filho está tendo este privilégio que não tive
@@rmj28 👏👏👏
@@lauratexeira8760 É bem isso.
E desde quando criança agora tem que seguir seu próprio caminho? Pessoal, são crianças! Nós conseguimos evoluir exatamente porque crianças não seguiam seus próprios caminhos. Pelo contrário, os adultos mostravam os caminhos e dizendo qual delas devem seguir. Na fase adulta, eles que decidem se irão continuar seguindo ou não.
Meu pai era ateu e minha mãe espírita. Eu não fui nem batizada, pq eles diziam que iam esperar eu crescer pra decidir que religião eu gostaria de seguir, ou se não gostaria de seguir nenhuma. A única regra era: se te falarem Axé, responde Axé. Deus te abençoe? amém. Mesmo assim, fui "xingada" de PAGÃ por uma senhora daquelas 100% cidadã de bem 😴 daí comecei a querer ir na igreja pra "corrigir esse erro", fui em gira, missa, culto, tudo que me chamavam eu ia. No final achei loucura e saí fora, respeito todo mundo e tô mais preocupada em ser uma pessoa legal do que com a fé alheia
Eu me identifiquei muito com suas ideias. Você e seu irmão tiveram sorte em ter pais que não forçaram a professar uma fé. Eu pretendo fazer os mesmos quando tiver meus filhos.
Apesar de eu acreditar em Deus, gosto de pesquisar e questionar, e vou continuar aqui, ser religioso não é ser ignorante, não é não questionar, a prova disso é q to aqui
O religioso que sabe questionar não será religioso por muito tempo. Veja que eu não disse o religioso que questiona senão o que sabe questionar e assim o faz.
@@מלכִיצדק-ג6ק isso é um preconceito seu, as evidências científicas podem fortalecer minha convicção do meu ponto de vista, VC não sabe como eu encaro Deus
@@aggilos6127 veja que eu nem falei em acreditar em deuses ou qualquer outro tipo de criatura mística, falei em ser religioso. Ser religioso é fazer parte de um sistema religioso, como o cristianismo, judaísmo, etc. Faça o teste, vá numa igreja, qualquer que seja, e tente questionar... Questionar no seu quarto através do seu pensamento é uma coisa bem diferente. Acreditar em fantasmas, shinigamis, fadas, anjos, demônios, deuses ou semideuses não faz de você religioso.
@@aggilos6127 Acreditar em Deus não é necessáriamente uma religião, eu acredito em Deus mas nn faço parte de um grupo.
O problema é que adquirir conhecimento refuta a existência de Deuses
Respeitando o pensamento de todos e da Bibi, mas eu mesmo sendo cientista, acredito muito em Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora, com certeza são a base da minha vida. Eu tento seguir os mandamentos que Jesus Cristo nos deixou, para ser uma pessoa melhor. Podemos conhecer um pouco mais a vida dos Santos, só fizeram o bem para sociedade, Santa Tereza de calcutá, Santa Dulce dos Pobres, São Francisco de Assis, e milhares de outros, quanto exemplo de amor ao próximo! A Igreja Católica, maior instituição de caridade do mundo. Deixo aqui meu relato com grande humildade e respeito a todos do canal. Salve Maria!
Fale para nos tambem, sobre o enorme RASTRO de SANGUE deixado pelo Cristianismo Catolico e Evangelico pelo mundo. As Cruzadas de evangelizacao, a queima de mulheres em fogueira, acusadas de Bruxas(como se bruxas existissem), As inquisicoes Catolicas e Evangelicas, os horrors praticados pela Igreja antiga, que torturavam e matavam "hereges" com ferramentas de tortura criadas exclusivamente para este fim......
As religiões em geral sempre prometem um "prêmio final", sempre com ênfase no pós vida - prometendo uma outra vida. Isso, de certa forma, atrai e chama atenção das pessoas. É uma tática das religiões, premiar o crente com a "vida eterna", mesmo não tendo certeza de nada!!!
OI Bibi, também sou ateu, mas pelo que já aprendi sobre religiões (sérias), acreditar em deus ou em um ser superior a nós, vai além de acreditar em um ser criador, alias, os religiosos sérios, acreditam no criacionismo de uma forma figurativa ou metafórica.
Bibi! O Budismo é uma "religião" metafisica, onde não existem um deus central ou deuses e dividades. Todas as imagens figurativas (inclusive do próprio Buda) encontradas nos templos budistas, são representações simbólicas das variadas emanações de nossa consciência. Por exemplo, uma "figura" muito popular ai no Japão ou mesmo em todo Oriente é Kanon ou Kanseon Bosatsu, na China "ela" é conhecida como Kwan Yin e sua representação é feminina, no entanto seu nome original em sânscrito (a língua original em que foram escritos os Sutras Budistas) é Avalokiteshvara e sua representação é masculina, cujo significado é "aquele que ouve os clamores do mundo", também representa a compaixão humana, que tem como objetivo livrar todos os seres (inclusive os animais) do sofrimento e ajuda-los a atingirem a Iluminação. Alias a imagem de Buda, representa a Iluminação (estado pleno de consciência) atingida pelo príncipe Sindarta Gautama (o fundador do Budismo) e é o objetivo de todo praticante sério de budismo. Portanto, é óbvio que se você perguntar a um budista o que é "Deus", ele não saberá lhe dizer, ou talvez ele te diga que "Deus" é o Dharma ou Lei Maravilhosa (Verdadeira).
Você também mencionou que no Japão não exitem igrejas e comunidades a sua volta, como no Brasil. Podem não existirem igrejas, mas existem inúmeros templos Budistas e Xintoístas ai, e ao contrário do ocidente, eles são ou foram construído no alto dos variados montes, longe das comunidades. Fato é que todo templo construído nas montanhas leva o nome da própria montanha seguido do sufixo Ji, que significa templo!
Cara eu tbm não acredito em Deus, mas as vezes me pego pensando nos extremos, sabe sobre mundo atômico e onde está todo esse universo, sabe do que somos criados e na onde estamos e fico bem da bugada e sei que vou morrer sem saber da resposta. Mas isso tbm não é um motivo para acreditar em mitologia.
Mano, eu fui católico a vida inteira, fiz catequese, crisma e era assíduo nas missas, era praticante. Mas me vi numa depressão que se prolongou dos 20 aos 27 anos, entre altos e baixos, tentei até suicídio em alguns momentos mas com fracasso, perdi a fé em tudo aquilo que foi me passado, questionava os dogmas da igreja e não entendia muitas coisas, abandonei a igreja pois ja nao acreitava em nada. Há três anos, numa madrugada enquanto chorava, o que era costume em alguns dias quando estava em crise, tive um insight. Eu percebi e observei meus pensamentos, percebi o padrão deles e me questionei pq pensava daquela forma, eram pensamentos depreciativos, negativos, vitimista e autopiedoso. Nessa noite fiquei em estado de presença, senti uma sensação que não sentia há anos, de paz, mas logo desapareceu. Então me debrucei a meditar durante dias, eu nem sequer conhecia o budismo, achava que era uma religião como outra qualquer com divindades. Em meio a essas meditações eu fui descobrindo os pontos chave daqueles pensamentos ruins, as causas do que me fazia sofrer, da minha baixa auto estima. Cheguei a conclusões como apego, não aceitação das mudanças, coisas que me atormentavam por anos, eu não aceitava as mudanças que ocorreram na minha vida, vivia mergulhado no passado e remoendo coisas inúteis, apegado a lembranças e pessoas que se fora, e baixo auto estima pq absorvia o que os outros diziam para mim. Quando entendi tudo isso e fui aceitando, fui me libertando dessas amarras. Semanas depois pesquisando por meditações eu descobri o Budismo e me identifiquei muito. Há três anos nunca mais me senti depressivo, consigo mesmo até me livrar de pensamentos negativos, óbvio que não totalmente, mas minha mente se expandiu de forma positiva e sei lidar melhor com as impermanências da vida.
@@jonol6934 cara me identifiquei muito, eu era bem depressiva e não tinha dinheiro para tratar com psicologo, então comecei a meditar sobre as coisas que me faziam mal e descobri que não se tratava apenas de depressão ainda tinha ansiedade tudo junto, foi foda de mais ter que lhe dar com tudo isso sozinha, mas consegui meditando e me conhecendo melhor.
@@jonol6934! O Budismo é uma doutrina muito boa para o auto conhecimento qdo praticado seriamente. No entanto, muitas vertentes do budismo, na verdade praticam o Budismo de uma forma deturpada, com muito misticismo e com referências às prática das religiões ocidental. Tipo: recitar mantras para obter conquistas materiais ou para obter a cura de uma doença qualquer, ou até mesmo, proteção no dia-a-dia.
Como vc mesmo pode experimentar, é através da meditação ou mesmo recitação de mantras que conseguimos despertar para um melhor entendimento dos fenômenos que nos ocorrem.
Você segue alguma escola? Se sim qual?
Abraço
@@macimiano Achei muito interessante isso que você falou sobre o budismo. Você pode me mandar alguns links de sites que serviram como sua fonte de estudos?
Que vídeo sensacional! Principalmente pelo respeito aos que pensam diferente de vc. Parabéns!
Vc descreveu em palavras a maneira como sempre se senti em relação a Deus e as religiões. Obrigada
Importante é ser boa pessoa , não ferir ninguém propositalmente
Achei muito interessante sua forma de pensar e a forma respeitosa que você falou em relação aos católicos padrão.
Eu sou protestante e para mim a física e medicina faz com que eu conheça um pouco mais sobre Deus e as suas criações. Fico extremamente desapontada com pessoas religiosas que ignoram totalmente esses dois estudos! Conhecimento é muito bom!
Sempre fui apaixonada pela ciência em geral e a cada dia sou mais. Porém, a minha história de vida não me permite ser atéia, quando criança eu ia escondida em igrejas para ouvir os pastores, fui a primeira a entrar efetivamente no protestantismo, hoje meu irmão e meus pais estão na mesma religião que eu entrei na infância. Acho que nasci pra isso, o que posso dizer hoje (após todos os conflitos e crises) é que sempre existirá uma diferença entre Deus (perfeito em juízo e graça) e o sistema religioso (que por sua vez é corrupto e cheio de dedos humanos). Eu acredito em Deus, não na religião.
@@brenosantana1458 eu li os versículos, mas não entendi a mensagem que vc quis passar.
@@moldebe1830 Somente o pai é Deus e os mandamentos sao importantes ou para segui los(tentar pelo menos é importante).
@Givago Sales Ele existe.
@Givago Sales entendo completamente suas questões e elas são coerentes. Se eu pudesse escolher entre tudo, eu acho que eu escolheria não existir rs. Mas é como vc disse, vai dá experiência de cada um. Eu acredito que exista algo além daqui, embora racionalmente eu não me interesse tanto que tenha de fato, porque eu gosto de coisas que tem um "fim", acho necessário. No entanto, acredito que minha crença vai além de mim. Tem algo mais, e esse algo mais não está em oculto, nem distante.
@@brenosantana1458 verdade, eu acredito nisso! Acredito que o único verdadeiro Deus é o Deus que se revelou a Israel. Acredito em Jesus, o Cristo.
Sim o Brasil é o maior pais católico,por isso é normal quase toda cidade ter um igreja.Mas você foi sincera, tem meu respeito
Pra crer em Deus não precisa de religião, basta ter amor honestidade, bondade e carácter.
Vale mais as mãos que fazem caridade que os lábios que rezam.
Sim, as mãos caridosas do ateu Vladimir Lênin devem ter muito valor pra você, mesmo elas estando cheias de sangue dos russos que ele matou né?
@@GuelfoNegro eu não mencionei nomes enaltecendo esse ou aquele. Existem pessoas boas e más em todos os tipos de crenças e religiões. Eu falei de mãos que fazem CARIDADE e isso não se aplica ao sujeito mencionado. Não generalize.
Mauro Cappellari Então as mãos caridosas de Jim Jones também devem ter muito valor para você, certo? Mesmo estando cheias de sangue das pessoas que ele assassinou em massa????? O +Marcelo Franzini não disse nada referente a figuras ateístas e você o julgou como se ele apoiasse, então presumo que possa fazer o mesmo com você usando figuras religiosas que cometeram assassinato? 🤔
@@laizahalho Só que à pirralha esqueceu de uma coisa, que o Jim Jones era ateu também.
@@GuelfoNegro Mas Hitl*r não era!
Eu sou de família extremamente católica, e desde pequeno eles me levavam para a igreja. Até uns 11 anos, não dava a mínima pra religião, ficava brincando de carrinho atrás do banco na hora da missa, faltava na catequese e tudo, mas depois, comecei a ter amigos na igreja, aí eu comecei a ir na catequese com gosto (tanto que eu sou crismado), participava do grupo de jovens, e até era coroinha. Mas eu percebi que só estava lá por conta dos meus amigos mesmo, tanto que nunca tive uma experiência que fizesse eu realmente acreditar, aí eu saí da igreja com uns 15 anos. Não me considero uma pessoa ruim por não ter religião, apesar da minha mãe e avó pesarem em mim algumas vezes por isso. Tenho convicção que eu sou o que sou por mim mesmo, mas também aceito que a igreja pode ter influenciado algumas ideias, porque eu estava em formação
Um físico que não acredita que o universo foi criado, ele é um ignorante ou não sabe observar a vida. O universo é infinitamente complexo para ter surgido do nada. Só esse argumento já prova que Deus existe. A religião da evolução é uma mentira criada para afastar as pessoas de Deus e colocar a ciência como dona da verdade no assunto da origem da vida na terra. Leiam o livro Human Devolution - Michael Cremo; nesse livro ele prova que a humanidade está presente no planeta há bilhões de anos e ele prova que a teoria de darwin é uma mentira criada pelos evolucionistas. A ciência da evolução diz que a humanidade não tem mais do que 100 mil anos de existência.
@ vc ja leo o livro 12 planeta amigo? Livro serio baseado em evidencias historicas. Leia e vc vai descobrir quem é o deus da biblia e criador do homem moderno. Saudaçoes.
Sou católico ex-ateu, na minha adolescência via Cosmos do Carl Sagan e outros conteúdos ateus. Mas me converti. Como? Deus é de demonstração racional, inclusive isso é dogma da Igreja. Conheci a filosofia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e passei a acreditar nas cinco vias (como se crê num argumento).
Quando à crença numa religião propriamente dita, dois fatores foram fundamentais para mim. A demonstração racional da imortalidade da alma por Santo Tomás e o fato de que nossa vida se funda numa crença humana. A gente vai para o trabalho acreditando que o motorista do ônibus vai estar lá, de que a internet vai pegar no serviço. Se a gente for honesto, verá que acreditamos em muitas coisas que são apenas prováveis, mas não matematicamente demonstradas. Então, por que não dar uma chance à Igreja? Aos seus milagres, suas profecias etc?
Sobre a imortalidade da alma, explicando mais detidamente, fica óbvio que se após a morte algo de nós fica, então devemos procurar um puxadinho lá na eternidade...
Eu leio livros mais interessantes e de pessoa compromissada com a busca da verdade. Leio A Sabedoria Oculta da Cabalá - Michael Laitman. Tem o áudio no youtube.
"Até uns 11 anos, não dava a mínima pra religião, ficava brincando de carrinho atrás do banco na hora da missa"
Adorei essa parte porque eu também era desse jeito hauhauahauah
Contudo até me orgulho disso
Sempre perguntei o por que de tudo, sempre tive muitas dúvidas, sempre fiz muitos questionamentos, sempre fui atendido, sempre me esclareceram, sempre caminhei lado a lado com a ciência e a filosofia, isso tudo, dentro da Igreja Católica. Cada um encontra sua verdade, cada um tem seu tempo, cada um sabe da sua consciência. Mas, sim, existe (e muita) ciência na Igreja, é só procurar nos lugares certos.
Bibi muito legal sua honestidade intelectual! Respondeu a pergunta de maneira respeitosa e não doutrinadora, deixou claro que essa não é uma questão científica como muitos pensam. Sou uma pessoa religiosa e acho muuito importante essa separação entre ciência e religião, para uma existência mais consciente e menos alienada!
"Eu sei que religião não define caráter, porém ateísmo não define capacidade intelectual."
(Isaac Newton)
Bondade e inteligência não têm relação com a religião ou ausência dela. Apaga a religião da história da humanidade, o que sobra? As pessoas. Algumas boas, outras más. Umas espertas, outras não. Sobra o senso ético.
@@adgomes1491 Concordo que já nascemos com esse senso, porém, do nada? Quem estipulou o que é bom ou mal? Quando? Num período mais decadente, historiadores dizem que o cristianismo é um divisor de águas no ocidente a tal ponto que mudou o calendário, os costumes foram humanizados, o materialismo ganhou um contra ponto, também li que antes de Cristo a palavra ou conceito de "misericórdia" era desconhecida, mas, isso tudo não impediu a igreja ( que se colocou séculos depois como s dona do evangelho de Jesus sendo que este nunca pregou religião, mas comportamento moral) de ser infinitamente pior que os bárbaros né... Paradoxo do que se quer dizer com "humanizado" sendo que o homem também é capaz de fazer o mal e dizer que é em nome de Deus.
Exatamente..
@@renata1976downey né..
Mas ela não falou no vídeo que ateísmo define intelectualismo.
Bibi, sou cristão, não católico, mas reformado. Você ser atéia ou não, ainda continuarei acompanhando o seu canal. Você tem vídeos bons. Isso não desmerece o seu trabalhando, tratando-se de ciências etc... abraços
Me identifiquei muito com o seu depoimento, acho que vc teve certa preocupação com esse depoimento porque quem é religioso que segue seu canal ou não pode interpretar mau, o que não é justo. Quem é ateu no Brasil ainda sofre muito preconceito e não entende a questão.
Minha filha é atéia, fez a comunhão e na perseverança quis sair. Depois ela me disse que nunca acreditou em deus, e ela é atéia. Ela é uma pessoa maravilhosa, melhor do que quem frequenta religião. Já eu sou agnóstica!
Minha história é parecida com a sua. Fui também criado num ambiente sem imposição de religião. Meu pai era ateu e minha mãe era mística (acreditava em todas as religiões. Se algo tinha alguma conotação mística, ela acreditava), mas minha mãe nunca me impôs as crenças dela. Como eu era mais ligado ao meu pai, o ateísmo foi para mim uma coisa muito natural. Aos 14 anos eu já me declarava ateu. Isso causava espanto nos meu amigos, pois todos eram, e ainda são, religiosos. A única pessoa ateia que eu conhecia era o meu pai. Todos à minha volta eram religiosos. Por vezes eu pensava que eu e meu pai tivéssemos alguma anomalia cerebral por não acreditarmos em deuses, já que todos à nossa volta eram religiosos. Durante toda a minha vida conheci pessoalmente poucos ateus, acho que nem uma dúzia. Por isso eu achava que ateus eram uma raridade, talvez algumas poucas centenas em todo o Brasil. Só vim a perceber que existem muito mais ateus do que eu imaginava, com o advento da internet. São centenas, milhares, de canais de ateísmo, que me fizeram solidificar ainda mais meu ateísmo.
Ou seja, vários canais que fizeram você acreditar ainda mais no ateísmo
@@laelsilva3245 ninguém acredita no ateismo minha filha, ateismo é apenas uma conclusão frente a crença das pessoas
Muito bom saber seu ponto de vista Bibi, eu sou Cristão e gosto muito do seu trabalho. E pela minha experiência na fé eu posso dizer pra você que há sim espaço para questionamentos, eu já tive momentos de crises de fé, e fui estudar e questionar várias coisas.
Existem diversas religiões no mundo, e 99% delas envolvem você fazer algo em troca de uma benção, de uma recompensa, seja fazendo sacrifícios, promessas, fazendo barganha, mas a única que não existe isso é a fé Cristã, que é uma fé baseada na graça de Deus, isso quer dizer que não é seu esforço, mas pelo que Deus já fez por você. A perspectiva da fé Cristã não é a de restrição da liberdade, pelo contrário, ela tem a visão da liberdade em si, porque segundo a escritura somos todos pecadores e escravos dos nossos pecados e desejos desordenados, nem o bem que fazemos é 100% puro, ele também é muitas vezes afetado pela nossa natureza corrompida, então por meio do sacrifício de Cristo podemos ser livres da escravidão dos nossos pecados, e isso muda tudo na nossa forma de viver, naturalmente alguém que anda no caminho da fé cristã abandona certos comportamentos de forma natural, e as coisas que você deixa de fazer simplesmente são coisas que conforme você se aproxima de Deus deixam de fazer sentido.
No fim, a fé pode ser vista como algo desnessário por muitos, mas se você refletir mais um pouco sobre a condição humana pode chegar a conclusão de que isso é essencial e pode definir tudo que vem depois da morte. Essa é um pouco da minha visão sobre isso, e espero que você um dia possa refletir um pouco mais chegar numa conclusão sua. Grande abraço e Deus abençoe você 💙
Perfeita! Eu tenho religião ( sou espírita) mas TB n curto coisas com dogmas, lugaress em que a gnt n possa questionar, e acho q vc falou tudo!!
Espiritismo não é religião.
@ Originalmente não,mas hoje pode ser religião,doutrina e(ou) filosofia
Meus pais eram super católicos praticantes, era obrigada a ir às missas, fazer catequese, etc... E me lembro perfeitamente da criança preconceituosa e medrosa por "Deus" saber tudo que se faz... Foi maravilhoso conseguir me libetar de tudo isso e hoje crio meus filhos livres destas crenças, sem ignorância ou preconceitos, mas com foco em direitos humanos a na empatia... Inclusive, como professora de educação infantil tbm milito contra a influência do "papai do céu" sempre invento que tenho uma família budista e que a criança não será representada na oração, logo, vamos agradecer as cozinheiras que preparam o alimento com muito carinho e capricho, as faxineiras que deixam tudo limpinho, assim eles aprendem a reconhecer e agradecer pessoas reais...
Me considero agnóstica e se Deus existe mesmo acho que se parecer muito com o "Deus" fanfarrão do "Carlos Ruas (um sábado qualquer)
"A vida não é um argumento; entre as condições da vida se poderia encontrar o erro."- Nietzsche
Tirando a frase de contexto, é uma excelente filosofia pra tolerância religiosa.
Eu não acreditando em Deus acho que as religiões estão erradas, os religiosos acham que eu estou errado.
Mas realmente importa quem está certo ou errado se é possível se conviver bem respeitando uma ao outro?
tem um livro do Nietzsche sobre o cristianismo, chamado de Anticristo. muito bom.
@@LuanHenriquee16 Eu li o Humano Demasiado Humano e agora estou lendo A Gaia Ciência.
Talvez depois eu leia o Assim Falou Zaratustra ou Anticristo mesmo.
Se a igreja não intervisse na legislação como é no Brasil, realmente. Não teria problema. Se ela não fosse protegida pelo estado e lucrar sem pagar imposto pra continuar espalhando inverdades e preconceitos como homofobia, por exemplo, também seria legal. Também se ela não ensinasse a não questionar as coisas, também realmente, estaríamos em outro lugar de sociedade, principalmente no que se diz a ciência. Ah, e se as últimas grandes guerras e conflitos armados não tivessem sido por conta de religião também. Mas fora isso, realmente, deve algum dia ser possível conviver bem mesmo existindo religião pra separar as pessoas kkkkk
Muito bem dito o mais importante é defender um estado laico a liberdade das pessoas e o respeito às crenças ou não crenças mas tá aí um probleminha pq praticamente todos os livros sagrados e todas as religiões se dizem ser as únicas verdadeiras e todos os outros são infleis, pecadores, supressores e por aí vai. Faz parte da charada. Não são os ateus querendo dobrar os outros em moralismos que só fazem sentido se vc acreditar na mesma crença que eles ou que querem mudar leis para atenderem somente ao seu código religioso... afinal como não fariam isso se foram ensinados que deveriam justamente agir assim? Afinal quem fizer diferente vai arder pra sempre no inferno ou coisa parecida então fica muito difícil querer paz quando quase nenhum religião foi feita para isso, pelo contrário a maioria prega dobrar os outros a favor de sua religião e atacar quem não seja conquistar mais terras e escravizar quem seja diferente... quantas guerras no passado e ainda hoje?
Que pais maravilhosos esses os da Bibi. Nem pra todos os pais serem assim.
Muito legal como a sua família tratou a questão.
Sim. me deu inveja
@@perivlog3857 não sou o único ^^
Me lembro de uma tia, ao me ouvir falar algo sobre evolução aos 12 anos de idade "QUER DIZER QUE TU VEIO DO MACACO?!"
não tive nem reação kkkk
@@eduardocorrea4766 Eu respondia: E vc veio de uma costela de lama?
@@perivlog3857 Pelo tom "respeitoso" dela, foi melhor eu nem ter respondido. Aliás, é coisa comum, essa intolerância
Minha família é católica. Quando a minha mãe estava grávida de mim, houve a eminente ameaça de um aborto e uma tia qua estava seguindo caminho para ser freira fez novena com outra tia e prima pelo meu nascimento, minha mãe me ensinou a rezar pequenininha e não saíamos da igreja.
Não tinha paciência nas missas e toquei o terror na catequese. Entrei mais cedo que as outras crianças e perguntava meeeeesmo. Os catequistas ficavam escandalizados e chegaram a falar com minha mãe. Duvidava de nossa senhora, enfim, meu ateísmo era inevitável kkk
Mas não sei te explicar, Bibi. Parece que não era para eu ser atéia, mesmo. Eu só aguentei mortes, doenças na minha família, dificuldades financeiras na minha família quando eu era adolescente com a ajuda de Deus. Nossa senhora me ajudou a sair da depressão, rezei pedindo ajuda para encontrar um profissional da psicologia e psiquiatria que pudessem me ajudar de fato, pois eu não tinha mais esperanças. Conheci a minha psicóloga maravilhosa, dei de cara com a cruz de Cristo na entrada do consultório dela, ela me indicou a psiquiatra que me ajudou com a depressão. Meu pai seguiu todo o tratamento da leucemia dele confiando em Deus, mesmo quando foi paliativado e estava na UTI, e os nossos corações tinham paz, como se tudo fosse dar certo...Entre tantas coisas, Bibi. Eu não digo que compreendo todos os mistérios de Deus, que sei te dizer o porquê de tantas coisas ruins na minha família terem acontecido, eu só sei amar e agradecer.
Para mim, a minha maior herança é saber que Deus está comigo. Só sei ter gratidão
Agora, como que a minha fé brotou no meio de tantas dúvidas? Não sei, talvez tenha sido um milagre
Me identifiquei um pouco. Eu era ateu, sempre amei estudar física, química e afins, fui pra faculdade de sistemas em federal e sai de lá cristão católico praticante .
Que depoimento!
Lindo!!!
@@monarquistadecentro-direit5937 Nossa Sra falou em Lá Salete que "No ano de 1864, serão libertados do Inferno Lúcifer com um grande número de demônios; eles abolirão a fé pouco a pouco, mesmo nas pessoas consagradas a Deus. Irão cegá-las de tal forma que, salvo se elas forem abençoadas por uma graça especial, essas pessoas assimilarão o espírito desses anjos maus."
Hj vemos que tudo isso se cumpriu perfeitamente. Porém se no meio de todo esse caos ainda temos fé, é sinal de que Deus nos concedeu essa Graça Especial
Que sorte ter pais laicos, isso sim é um privilégio no Brasil! A última vez q fui à missa aos 17 anos foi justamente qdo entrei na facu e levantei pra fazer pergunta pro padre no meio do sermão e foi um barraco hahaha obrigada por me fazer lembrar desse mico, minha carta de alforria da religião foi minha rebeldia juvenil perguntadeira de caloura de jornalismo
Agora fiquei curioso! Qual foi a pergunta? hahahaha
Foi um barraco pq você é um sem educação e sem respeito .
Esperasse terminar e fosse questionar .
Que vídeo maravilhoso! (Como todos os outros do canal, na realidade). Parabéns pelo tato com a fala. E também pelo compartilhamento de ideias que encorajam o respeito, a empatia e a noção de diversidade.
Dizem que Deus fez o homem à sua semelhança.. porém o problema é que nós homens que fizemos Deus à nossa semelhança... Um Deus com forma humana.... Minha opinião
Bem isso.
Eita garota inteligente.....é exatamente assim....
Bom sim o ser humano criou Deus para satisfazer. sentimentos E ignorância
Se não fosse um ser antropomorfo, que forma seria deus?
Mano,falei isso ontem com meus parentes q são católicos, n gostaram muito pq eu era católico tbm e fui perdendo a fé aos poucos.Oq ao contrário q os outros pensam n quis perder a fé ,tentei a todo custo crer ,mas n consigo mais!
Na minha infância aprendi a temer a Deus na catequese, mesmo sem acreditar Nele. Só fui me livrar desse medo na pré-adolescência.
"Somos todos ateus com o deus do outro"
...sei lá quem disse isso!
Só sei que faz sentido.
Exato.
Quando alguém me julga por ser ateu, esfrego na cara dela q ela também é
@@renatoipubi 👏👏👏
Correto.
vdd
Eu não, não sou ateu com o Deus de ninguém, pois não conheço a vdd, td p mim é válido
Eu acompanho seu canal fazem poucos meses, estou adorando sua forma coerente de transmitir os conteúdos. Apesar de acreditar em Deus, adorei o vídeo, parabéns. Eu acredito que existe o desrespeito pelas duas partes, a parte religiosa para com aqueles que não acreditam em Deus, querendo impor a religião, e alguns ateus, que acabam de certa maneira proferindo algumas ofensas não só com o cristianismo. Enfim, para mim o respeito e a honestidade estão em primeiro lugar.
Religiosos criticam até quem acredita em Deus mas não fazem como eles.
@@FabiooantunnesBom, criticas é o de menos, até porque o fato de você acreditar na divindade que for ou ser ateu, não te inibira de criticas automaticamente. Meu comentário foi somente uma pequeníssima parte do que acontece. Mas estou ciente das intrigas e guerras entre alguns religiosos, até mesmo dentro das mesmas igrejas. Como disse no comentário acima, respeito e honestidade vem em primeiro lugar, é o básico que esperamos de todo ser humano... E só ressaltado uma última coisa. As igrejas, o cristianismo em si, tem sido abrigo de muitos criminosos, os famosos ''arrependidos'' que não querem ao menos responder pelos seus atos criminosos... lamentável...
@@neverone5055 Lamentavel mesmo, você deve saber que a religião não esta contribuíndo muito pra sociedade atualmente.
@@neverone5055 Nem todos acham que respeito e honestidade vem em primeiro lugar.
@@neverone5055 Críticas e um certo preconceito por parte de religiosos a ponto de começarem a apelar pra desonestidade, nem tanto com os ateus mas com quem tem a mesma crença que eles.
No Brasil 90% das pessoas são religiosas, mas confesso que desses 90% tem muita gente em dúvida, sobre Deus, seguem Por que foi instruída a seguir, já questionei japoneses que moram aqui no Brasil, e uma boa parte deles acredita!! Por que são influenciados, acreditar tudo depende da cultura Onde você está, na verdade Deus não existe!!! é uma criação humana, Parabéns pelo seu vídeo forte abraço.
Sou católico ex-ateu, na minha adolescência via Cosmos do Carl Sagan e outros conteúdos ateus. Mas me converti. Como? Deus é de demonstração racional, inclusive isso é dogma da Igreja. Conheci a filosofia de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e passei a acreditar nas cinco vias (como se crê num argumento).
Quando à crença numa religião propriamente dita, dois fatores foram fundamentais para mim. A demonstração racional da imortalidade da alma por Santo Tomás e o fato de que nossa vida se funda numa crença humana. A gente vai para o trabalho acreditando que o motorista do ônibus vai estar lá, de que a internet vai pegar no serviço. Se a gente for honesto, verá que acreditamos em muitas coisas que são apenas prováveis, mas não matematicamente demonstradas. Então, por que não dar uma chance à Igreja? Aos seus milagres, suas profecias etc?
Sobre a imortalidade da alma, explicando mais detidamente, fica óbvio que se após a morte algo de nós fica, então devemos procurar um puxadinho lá na eternidade...
A 'igreja evangélica' como 'verdade', assemelha-se a uma 'revoada de balões' bem cheios e bem imponentes, ... mas de 'ar'! ... Interior 'vazio' da chamada 'verdade cristã'! ... Basta ver sua 'essência' (cristã) nula 'na pregação', e as 'raízes' políticas da 'expansão' pós 1960 / 65, financiadas (94%) pelo 'governo dos EE.UU, para desestabilizar a AMÉRICA DO SUL, ... especialmente o BRASIL. ... (Desde Roosewelt).
Att, Olamir.
Pude ver muita sinceridade e verdade na sua fala, no seu pensamento , no seu sentimento. Fico muito agradecido. E peço-lhe perdão por te-la julgado como mais uma blogueira mimada, falando um monte de M...E hoje constato a sua coragem em se expressar de maneira Livre, Leve e Solta. Parabéns, continue firme no seu propósito, agora você tem um admirador !! Ahh!! estou inscrito e compartilhando. Abs.
Quando me perguntam isso eu respondo: "Em qual deles?"
Cara, sou ex-ateu, hoje sou católico. Eu acho que o nível de debate ateu é muito fraquinho. Olha só esse argumento por exemplo.
Lá no Órganon de Aristóteles ele distinguia três modos de predicar: unívoco, equívoco e análogo. Unívoco é, por exemplo, dizer que o homem e o cachorro são animais. Os dois são animais em toda extensão. Agora temos os termos equívocos. Tem a constelação Cachorro e o cachorro animal. A única razão de semelhança entre os dois é o nome, não há nada que os iguale um ao outro.
Agora vamos aplicar isso ao seu argumento. Já vi um ateu dizendo uma vez que há 70.000 deuses no mundo. Já vi alguém falando que havia 400.000 só no antigo Egito. Que seja, vamos supôr que há um bilhão de deuses no mundo. Eles são deuses em sentido unívoco ou equívoco?
Entre o Deus monoteísta e os deuses politeístas, não há nenhuma semelhança. O Deus monoteísta é "aquele que é" como se diz no Êxodo. É a origem de todo o ser. Os deuses politeístas não são a fonte do ser, só são entidades além do físico.
Seu argumento é falho pois se funda numa relação equívoca! Não há como comparar uma coisa e outra.
Sempre respondo "em nenhum deles"
@@ViniciusDias_porMaria a ideia é simples, moldar a sua baseando-se em hipóteses impossíveis de serem provadas, não é outra coisa que não burrice.
Você pode "complexar" o quanto quiser o debate, o fato é, a crença se baseia, entre outras coisas, em aceitar moldar seu caráter por tais hipóteses.
A escolha se dá aí, todo o resto é assumindo um dos lados.
@@ViniciusDias_porMaria mas dai voce ta se baseando em uma constatação logica de um pensador, que provavelmente nao foi proposta para fins de argumentacao, para """"provar"""" que a comparação é equívoca. A comparação é justa, não é de exata relevancia comparativa, pra você nao sao a mesma coisa, para mim sao, logo cabe a mim sim comparar, a você nao e essa poderia ser sua resposta, mas a pergunta inicial minha continua valida e sem resposta por sua parte.
@@ViniciusDias_porMaria vc nunca foi ateu. Uma mente que se expande não volta ao tamanho original. Vc era modinha. Seu deus disse que a mulher iria ter dor de.parto..O homem criou a anestesia.
Pode o homem passar pela para de um.deus?
Excelente! Sou professor pesquisador do Instituto Federal e compartilho da mesma opinião!
Você é muito como eu Bibi, eu também não entendo. Me envolvi com terapias holísticas e eu ficava perguntando e tentando entender e me falavam que não tinha que entender, tinha que sentir. Mas eu sempre fui do time entender. Fui criada em religião cristã e muito rígida e sofri muito, pois eu não entendia porque tanta restrição mas meu pai acreditava tanto que eu ficava confusa. Mas foi bom meu rolê nas terapias holísticas porque eu consegui compreender muita coisa que tem por trás da fé e reafirmar que não é comigo certas coisas...
Uma vez ouvi um japonês budista dizendo que não tinha conceito de Deus, mas isso não era deixar de crer segundo a convicção dele.
Achei interessante porque, eu sendo teísta, sempre pensei que Deus é inexplicável por um conceito já que foge da nossa capacidade mental, sendo absurdo.
Hoje sei que creio no Absurdo, no Inconcebível, no Inominável.
So evangelico mas detesto profecias , eu também penso que se eu disser pra uma pessoa você precisa irr numa igreja , acho falta de respeito , eu concordo plenamente com a BIBI
Já fui evangélica, hoje me denomino cristã não praticante e eu concordo plenamente com você e com a Bibi.
Sou evangélico mas detesto profecias...? Tem algo estranho aí?
Profecia=indireta/fofoca
Nós só pregamos a palavra, pelo menos eu só convido as pessoas se ela não quiser pra mim tudo bem. 👍
Somos movidos por Esperanças e Medos e a religião sabe muito bem como usar isso. Amei o vídeo! ❤️
Forte essa frase
Depende da religião
Acho que o importante a a gente ser bom caráter! Se acredita ou não acredita, pouco importa! Eu me considero agnóstico. Eu não afirmo que deus existe e nem nego! Eu não sei ! Rsrs
Quando criança eu questionava muito as coisas, inclusive sobre religião.
Enfim, o meu ateísmo era inevitável.
Nossa eu a mesma coisa e encontrei resposta em Deus!
@@udinidias eu também
Ateísmo é uma conclusão.
Eu também me pergutei desde sempre. Sou cristão convicto.
@@cristianerosadeoliveira5889 Então me explica ai a criação
5:23 vc foi uma criança questionadora como qualquer outra, a diferença é que vc conseguiu levar isso para a vida adulta, a minha visão é que a fase dos questionamentos é importante para a vida adulta e quando essa fase é podada, o adulto para de sentir interesse pelas coisas, pessoas que tiveram uma vida difícil, cheia de obrigações não tinham tempo para questionamentos, talvez até a criança era muito questionadora mas, quando chegou na fase da adolescência teve que trabalhar pra sustentar os irmãos, (caso comum) ou etc..., é só um pensamento meu.
eu tive muito tempo livre para me questionar e ainda tive recursos para responder minhas questões, coisa que minha mãe não teve.
Muito bem, é isso mesmo.Feliz de voce e seu irmão de ter nascido num lar onde os pais não interferem na educação dos filhos.
Parabéns para os seus Pais.
Eu acredito muito em Deus, não consigo me imaginar sem Deus na minha vida !
Nunca fui incentivada a crer em Deus, eu comecei a crer sozinha, e cada dia é mais forte dentro de mim!
Não acredito em religião!
Meus alunos sempre me perguntam isso também! Esse assunto desperta o ódio de muita gente hehehe.
Compartilho do mesmo pensamento mas nunca soube colocar isso em palavras. Muito obrigada pela ajuda! Também sou muito questionadora e não me satisfaz as respostas que são dadas, quando aperto demais me dizem: são mistérios de Deus! Não dá.. Achei muito gentil sua forma de posicionar e de responder, vou me inspirar em suas palavras. Bjos
Admiro muito seu canal e como você leva conhecimento verdadeiro científico as pessoas. Com certeza isso ajudou muitos. PORÉM sempre me perguntei sobre ateus inteligentes. Com esse vídeo descobri. Seus pais nunca te deram espiritualidade porque ninguém pode dar o que não tem.
Eu até já questionei da existência ou não do Criador, porém, no meu caso tive várias experiências sobrenaturais e profundas, das quais nenhuma ciência ou sabedoria humana poderia entender, enfim, isso testificou minha fé e certeza da existência do criador, é algo indescritível.
Eu só lembro de um episódio de Young Sheldon, quando o Sheldon tentava explicar "racionalmente" (ou algo do tipo) a existência de Deus para a mãe que estava com uma pequena perda de fé, foi tão lindo! Eu me emocionei!
Aaaaah assisti recente, é lindo mesmo.
sim, texto muito bem fabricado pra atender o público cristão americano.
@@jobdiogenesribeiroborges2395 Sim, porém não passa de falácias pseudocientíficas.
Mas é só uma frase pseudocientífica para agradar o público conservador norte americano
Galera! Religião não é pseudociência porque não é ciência. Vem do ramo da filosofia. Só faltam dizer que artes é uma pseudociência também 🙃
Também sou ateu. Gostei muito da parte que vc disse que não leu a bíblia e não quer ler. Tá muito certa.
Sou biólogo e sou pagão, o importante de ser cientista e "espirualista" é justamente separar as duas coisas e JAMAIS misturar ambas e vender isso ao público.
me paga 100 conto aí pra ver se tu é pagão msm
@@arthurtrasher perdi kkkkkkkkkkkkk
Cheguei a me emocionar! Pessoal n entende isso.
engraçado que a ciencia provar tudo menos a existencia de Deus. nem mesmo pra provar que ele nao existe. logo como a ciencia pode dizer se Deus existe ou não? no fim é mais teoria, opinião e achismo do que realmente prova. No fim vai ver que Deus realmente existe
@@henriquecando1 lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bibi, conheci seu canal esse final de semana e estou gostando muito dos temas. Vivo também no mundo acadêmico e sempre me interessei por esse "conflito" entre ciência e religião. Só gostaria de fazer uma pequena correção: o budismo é sim uma religião, mas muitas vezes é vista como uma filosofia. Sou dentista, professor, pesquisador e budista =D
Teve uma vez q o professor de matemática perguntou quem acreditava em Deus quase todos levantaram menos eu e mais alguns alunos, aí ele olhou pra mim (pra que?) E perguntou pq eu não acreditava e eu simplesmente disse q eu não via necessidade de acreditar, e ele começou a questionar meu carácter mas ainda bem q isso não interferiu nas minhas notas
Nossa
Por algum motivo ele me marcou, ele é conservador eu tenho cabelo colorido e isso é meio q um sinal de rebeldia pra ele e também uso palavrão como vírgula mas só entre amigos mas as vezes ele escuta
Seu professor era um idiota.
@@aiko7970 Óbvio que não, se vc foi o único a não levantar seria normal ele perguntar, e óbvio que ele não tirou nota, talvez seja um preconceito seu achar que ele ia tirar. A liberdade vale para os dois lados meu amigo, não precisa criticar.
@@leonpunk90 eu também não sei pq ele não perguntou pros outros alunos e pq ele era muito pavio curto e qualquer coisa ele tirava nota e eu tinha muito medo dele
Perfeito!
Como já relatei em algumas vezes no seu canal, eu não tenho como dúvida de Deus, pois já tive tantas experiências.
Mas de uma coisa eu sei, crer ou não crer nele é irrelevante, o que importa é se íntegro, ter caráter, respeito, dignidade, disciplina...
Afinal, nem todos que falam senhor, senhor entrarão nos reinos do céu, mas aqueles que fazem a vontade do pai.
E pelo que vivi até hoje ele quer somente uma coisa, que amemos o mundo e as pessoas, e que dessa forma contribua para a elevação desse mundo.
Eu mesmo prefiro mil vezes um ateu íntegro do que um religioso canalha, que é o que mais se tem nos dias de hoje.
E sua parte vc está fazendo, esta estudando, progredindo, ajudando com sua pesquisa a melhorar o nosso mundo e até onde eu sei, para Deus isso é mais do que suficiente.
Afinal, missão dada é missão cumprida e vc vem cumprindo a sua.
Olá, adorei a sua opinião. Muito raro achar um cristão tolerante. Parabéns.
@@matheusmeliope não sou cristão, mas vou em todas as religiões. Pq as religiões são pedaços de um grande espelho. E no final não importa se vc chama Deus de YHWH, Odin, krishna, maitreya, Rá, Viracocha, Quetzalcoatl, Yuxibu, Tupã, Dianus Luciferu..., No fim, é tudo o msm ser, mas cada sociedade com seu pedaço de espelho, acreditando que está com a verdade, mas é apenas um fragmento de uma verdade muito maior. E só é possível ver tal verdade quando se junta os pedaços, e isso só ocorre através daquilo que leva todos a unidade, o amor.
Nossa seus pais sao incriveis
Te deram a liberdade de vc decidi por si mesmo, desde criança.
A doutrinação infantil é covarde, e doi sabe que o problema nao vai acabar tao cedo.
Ué, mas vocês ateus doutrinam as crianças com darwinismo e marxismo.
@@GuelfoNegro caramba, o cara consegue colocar comunismo até em vídeo de religião mané kkkkkkkk
@@nicolasramalho9568 kkkkkkkkkk
@@nicolasramalho9568 nossa cara sim,bglh chato
@@nicolasramalho9568 E não tem haver???? Esses comunistas nojentos sempre tentaram oprimir a religião skskskkksksksks tá sabendo legal hein amiguinho, depois pesquisa a relação do Darwinismo durante ditaduras comunistas e durante o governo do Hitler
Eu acredito em Deus,mas respeito qm não acredita
eu não acredito em deus, mas respeito qm acredita
@@luanatentis1719 Ok,,,,mas me diz,pq tu não acredita? Oq leva vc a não crer em um ser superior?
@@Homemdenegocioss cara eu acho q tem a ver com necessidade e coerência. na >minha< opinião, eu não vejo necessidade de ter um ser superior na minha vida, ainda mais quando esse ser é descrito da forma que os cristãos descrevem. a visão de um deus que te levaria pro inferno caso vc não adorasse ele todo dia, não condiz com a visão "bondosa" de Jeová. entre acreditar em um deus maldoso que tem culpa de toda a maldade do mundo, e entre um deus q não existe e não tem culpa de nada, eu prefiro ficar com a segunda opção.
mas e vc? oq te leva a crer em um deus?
@@luanatentis1719 eu na vdd religião eu não tenho,pq tbm não concordo com nda disso,Deus na vdd ele não manda ninguém ao inferno,as pessoas q interpretam errado isso,na vdd é a pessoa q se condena por si própria entende, Deus não julga ninguém,agora se a pessoa quis o caminho errado a culpa não é de Deus,e sim da pessoa q escolheu aquele caminho,aí entra aquele ditado do Livre Arbítrio entende?,,
@@Homemdenegocioss ah sim entendi, mas tipo, oq exatamente te leva a crer em um deus?
Amei. Eu era evangélica. Agora não sou mais. Deus passou a ser apenas uma figura mítica pra mim. Ainda tenho um certo amor pelo que foi atribuído a Jesus nos evangelhos. Desde quando eu ainda era evangélica fervorosa, sempre notei que o Jesus que explicavam no púlpito não batia com o que eu lia nos evangelhos. Sempre achei estranho. Faz uns anos que saí da igreja. E mesmo que agora eu me considere mais ateia do que outra coisa, aprendi a respeitar as culturas e religiões de outros povos, coisa que eu não conseguia fazer sendo evangélica. Não tenho nenhum interesse em me converter a qualquer religião, mas aprendi a ter menos preconceito. E comparando com o cristianismo vivido aqui no brasil, qualquer outra religião é melhor. Parece que o cristianismo que "governa" por aqui passa muito longe da pessoa de Jesus Cristo. E em qualquer religião, ou cultura, existem os bons e os maus. E não tem a ver com religião, na vdd, é o caráter mesmo. Então, ateus e crentes, antes de tudo são seres humanos que podem ter o caráter bom ou mau. E eu acredito que o que mais tem é ateu se dizendo crente fiel a deus por que sabe que é fácil manipular em nome de Deus pra conquistar seus objetivos pessoais. Assim como ateus que são fiéis aos seus princípios e jamais se utilizariam de uma fé pra enganar os outros. Aqui no Brasil, durante anos e anos que eu vivi na igreja, foi o lugar onde mais ouvi fakenews, mas ninguém nem sequer imaginava nao ser verdade pq se aprende desde cedo a não questionar o que se diz no púlpito, por achar que o púlpito é sagrado e ninguém ousaria mentir ali. Grande engano. Depois que saí, desmistifiquei muita coisa que ouvi ali, principalmente sobre outras religiões.
Que relato lindo. Estou fazendo a "transição" tem menos de 1 mês. Kkkkkkk
Me considerava agnóstica. Mas há uma semana, percebi que me encaixo mais como ateia. É uma verdadeira libertação. Pois passei anos buscando a aceitação de algo que não existe. E as pessoas na igreja só sabem julgar.
Muito bacana sua experiência. Fico feliz em saber que tem pessoas que passaram por um processo semelhante ao meu. Digo semelhante, pois mesmo não seguindo a religião cristã, ainda continuo acreditando em um ser superior, ao qual, por força do hábito, chamo de Deus. Mas atualmente não vejo mais sentido em acreditar apenas em uma religião. A ideia de que só uma religião é a certa e todas as outras são erradas, não faz sentido para mim. Hoje sou muito mais livre em minhas reflexões, ao ponto de entender que se caso Deus de fato quiser reunir as pessoas para estarem com ele em outro lugar, vai priorizar mais a forma como cada ser humano viveu suas vidas, do que se faz parte de religião A ou B. E viver desse jeito me traz muito alívio, pois dessa forma consigo entender e principalmente respeitar a maneira como cada pessoa enxerga a realidade que vivemos.
Parabéns. Ainda sou cristão, mas você disse muitas verdades.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Como é triste ler isso, não sei qual frustração vc teve quando era evangélica q a fez sair do caminho, mas só Deus pode realmente lhe trazer de volta, pq creio q Deus é muito maior do q qualquer frustração, o q acontece é justamente o q vc disse sobre acreditar q um homem possa ser santo e não pecar, mas se pessoa q ler a Bíblia de verdade jamais se afasta de Deus, por qualquer motivo q seja, tomara q vc possa ter um encontro verdadeiro com Deus e poder mudar seu discurso, desejo muitas felicidades 😘😉🙏🙌
É lindo vê que ela tem seu posicionamento, sem desrespeitar a posição do outro❤
Excelente Bibi!!! importante é ser uma pessoa de bem!!
Pensamos do mesmo jeito, Gabriela.
Gente! Me identifiquei demais com seu depoimento! E eu crio a minha filha pra ser livre tbm de religiões! Até da obrigação q minha sogra quer colocar de pedir a benção kkkk
PARABÉNSSSSS BIBI!!!!
NO MEU ENTENDER EXISTE RELIGIÃO DEMAIS NO MUNDO E ÉTICA DE MENOS.
SAÚDE A TODOS E 2022 DE PAZ!
No Japão talvez ñ acreditem em deus como no Brasil e no ocidente em geral. Mas acreditam nos ancestrais, fazem rituais para eles e acreditam que eles zelam pela família, de alguma forma (como uma espécie de anjos da guarda). Isso ñ deixa de ser um sentimento religioso. De que a vida continua após a morte, ñ é só a vida aqui na terra. É uma espiritualidade em outro formato mas é espiritualidade também. Isso é o que eu muito ouvi dizer aqui. Confere? Ou isso ñ é verdade?
Acredito que isso seja subjetivo.
Subjetivo foi o argumento do amigão acima hehehe.
Sim, os japoneses são predominantemente xintoístas e budistas. Quem visitou o Japão sabe a quantidade de templos xintoístas que tem lá, é uma filosofia intrinsicamente fundida na cultura japonesa, basta estudar o código de conduta dos samurais, o bushido e toda sua base criada sob o xintoísmo e as crenças que você citou são baseadas no xintoísmo.
@@ContraAbsurdos pois é. Mas pela fala da bibi o que dá a entender, pela visão dela ao menos, os japoneses sao essencialmente ou sua sua maioria ateus. Ou seja ninguém ou quase ninguém lá dá a mínima para temas espirituais (e religião é só um tema dentro da espiritualidade). Ñ é o que tenho visto em todo lugar desde sempre! É certo que o budismo (vi isso em reportahem sobre budismo, acredito q o mesmo vale para xintoismo) hoje no Japão ñ é tao levado a serio como antigamente. Como os católicos no Brasil se dizem catolicos mas ñ praticantes. Mas dizer que lá ninguém liga pra religião (ou espiritualidade) é um equivoco grosseiro. É interessante notar que tal como na internet na vida cotidiana a gente tende a criar uma bolha social. Tendemos a encontrar e nos a associar a pessoas que pensam mais ou menos como nós. Daí começa a parecer (para nós) que a maioria das pessoas pensa assim. Quando na verdade é o contrário. Ou será que isso é subjetivo também ;)
@@InovacaoSustentavel Primeiro eu não estava me referindo a você e sim a moça, apenas não li o nome dela e me referi a um homem. Segundo você não soube me interpretar e conseguiu se auto-refutar pois minhas palavras eram para endossar seu comentário, mas vamos aos fatos:
Fato número um: Japoneses são ateus, caso você não saiba o budismo é não-teísta (em outras palavras são ateus, não tentam entender Deus), eles vêem a espiritualidade de uma forma diferente de nós, não é preciso acreditar em Deus para ser alguém que tem fé ou que tem uma parte espiritual, vide taoismo, jainismo, budismo e hinduísmo, ou seja, a maioria das filosofias espirituais orientais são formadas por ateus que acreditam no poder humano, como o budismo, jainismo e taoismo, onde você é a premissa do espírito e não outros seres, essas apenas veneram alguns ícones, como Buda.
Fato número dois: Não é preciso ter dogmas, ícones de veneração ou intercessores para se chegar a Deus nas filosofias espirituais orientais (não são religiões, e sim filosofias por não conterem dogmas)
Fato número três: A maioria dos orientais são sim muito espiritualizados, como eu disse no post acima, inclusive endossando o seu post, porém você não o soube interpretar e provavelmente me viu como um questionador de seu comentário.
Já explorei muito o mundo oriental e posso falar com propriedade de países como o Japão, Butão, Índia e China
Fato e exemplo número quatro: Observemos a China ou até a Coréia do Norte, em sua maioria são ateus, porém são altamente espiritualizados e isso é um fato, na Coréia existe o xintoísmo (Coréia), na China o CHIKUNG, ou CHI, uma forma de energia, que é usada na medicina tradicional chinesa, ou seja, ao ser tratado em um hospital público (como um dos maiores de Beijing ou particular, seja em qualquer canto da China, como faculdades, você verá médicos, inclusive alguns formados em Harvard, aprendendo e usando essa energia para cura (acredite se quiser, pesquise sobre isso, inclusive tem um documentário muito interessante chamado o mistério do Chi feito pelo jornalista Bill Moyers, ex-acessor jornalista da Casa Branca, onde ele mostra hospitais conceituados no centro da capital chinesa e as práticas do chi feitas por médicos, e sim é ciência, hoje em dia, não pseudo, basta ver que vários professores de Harvard estão no doc. e estão lá para estudar o Chi, assista, prove), o que não quer dizer que por não acreditarem em Deus, eles não teriam uma base espiritual. Conteúdo sobre o assunto pode ser encontrado em diversos artigos científicos estrangeiros, e em documentários mostrando fatos, é um mundo muito diferente do nosso. "Apesar de ainda ser uma prática vista com ceticismo por muitos membros da comunidade médica no ocidente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluiu entre as formas de Medicina Tradicional Chinesa que recomenda incluir nos sistemas de saúde, orientação à qual a legislação brasileira atualmente procura se adequar."
Resumindo: é por isso que a "Bibi" os vê como ateus, talvez nem entenda como eles vêem a espiritualidade, pois vemos os orientais com conceitos ocidentais e duvido que ela esteja realmente interessada em entender tais filosofias.
@@ContraAbsurdos Caro Maurício. antes de mais nada é bom conversar com quem tem conteúdo, coisa meio rara na internet hoje em dia, tempos em que todo mundo sabe de tudo mas de forma extremamente raza! em primeiro lugar, não tinha a intenção refutá-lo, apenas expor meu ponto de vista. já faz muito tempo que eu percebi a inutilidade de querer "convencer" alguém seja do que for, não perco mais meu tempo com isso. em segundo lugar, se você ver meus outros comentários (sobre budismo inclusive) perceberá que minha visão é basicamente a mesma da sua. em terceiro lugar, me soa esquisito afirmar que japoneses entre outros, são ateus. ateu pra mim, por definição, é uma pessoa cética MATERIALISTA que só acredita no que pode ser pesado e medido em laboratório (como eu já fui uma época da minha vida, mas não mais...). por esta ótica certamente os japoneses não sao "ateus", já que acreditam em coisas que os céticos ocidentais facilmente taxariam de esotérico, místico ou sobrenatural. é certo que eles não acreditam em um deus super-homem como é pregado no ocidente. mas também é certo que eles tem sua própria espiritualidade, acreditam em existência pós morte (o que já foge do círculo fechado da ciência ocidental) e otras coisas mas. pra mim eles não são ateus, embora também não sejam deístas, e certamente são altamente espiritualizados embora não nos moldes do ocidente. abs
Só pelo tamanho do vídeo já vi que não.
Na gringa:
- Você acredita em Deus?
- Não.
Aqui:
- Você acredita em Deus?
- Veja bem, primeiro queria dizer que não vou te roubar, nem te bater...
😂😂😂
😂😂😂
Kkkk em alguns países da gringa tbm é assim, e outros até piores
Melhor comentario
@@wellingtonmoreno7287 tem uns que cortam cabeças
Perfeito. Sou igualzinha e me irrita, pq as pessoas querem q eu acredite no que elas acham correto p elas. Não preciso de nada para ser o que sou e fazer o bem, simplesmente por fazer.
Me identifiquei mto.
Menina de ouro. Parabéns pela educação recebida por seus pais; que cabeças maravilhosas. Penso que a religião te restringe, porém por trás dos panos fazem coisas monstruosas e escondem muitas informações de todos nós. Sucesso
Bibi minha "ídala" máxima!!!! Agora tu virou a máxima pq além de cientista, física ainda é atéia!!! Eu gostaria muito de conversar com você sobre religião e política. Acho que temos muitos, mas MUITOS pensamentos em comum. Parabénss pela sua coragem em se posicionar nesse mundo louco em que vivemos. Só tenho uma crítica a fazer (que tb tenho como crítica a mim): Vc precisa ler a bíblia, não para acreditar e sim para conhecer. Eu tb preciso! kkkkk. Li parte do velho testamento e tenho claro pra mim que a bíblia foi idealizada e roteirizada por homens. Mas vc chega perto de entender o que as vezes, nós que somos ateus, não entendemos (ou não faz muito sentido).
Parabéns pelo lindo trabalho e pelos vídeos desse canal! Amo de paixão!
2. Gosto das pessoas em geral, tirando quando são antidemocráticas e intolerantes, mas gosto muito muito mais quando são ateias.
"e tenho claro pra mim" acho bem difícil ela ter sido idealizada e roteirizada apenas por homens, pois ela vai contra eles.
Bibi, sou super religiosa, saiba que meu respeito e admiração por você não mudam em nada por você não ser religiosa. Essa decisão é pessoal, as pessoas não deveriam nem perguntar. Beijos
Apesar da crença em Deus nao ser resultado de uma abordagem cientifica ou empirica, creio eu, opniao minha, que a presença de muitos cientistas teistas se deve ao fato de encontrarem principios na cosmologia cientifica que apontam para a necessidade de "Deus".
Resumindo meu pensamento de forma bem simplista tudo que existe, que compõe a existencia, é resultado de um ente pre existente, nada surge "do nada", pense acerca dessa frase: *"Se um dia nada existiu, entao hoje nada existiria"*
Nós existimos devido a uma série de circunstâncias no nosso planeta que cooperaram para a "produção" e manutenção da vida, os planetas existem em resultado da poeira que vai se formando em volta das estrelas, as estrelas tambem nao existem por si mesma, mas possuem uma causa pré existente, e assim todas as coisas surgem como resultado ou efeito de outras, se um dia nada, absolutamente nada existisse entao nunca mais nada viria a existencia, uma vez que a inexistencia nao pode gerar o existente, essa ideia tambem é confirmada pela Biogenese, abordando sobre a vida, de que toda vida nao pode surgir como "geracao espontanea"mas toda vida surge a partir de outra vida pre existente, entao como a primeira "coisa" surgiu? Algumas cosmovisoes antigas, como o Budismo, para responder essa questao, indicavam que o universo seria entao infinito, sem começo nem fim, sem causa primeira, mas a ciência descartou essa hipótese, sabe-se hoje que tudo que existe até mesmo o tempo e espaço, teve um início, o bigbang, como exemplo temos a observaçâo fisica de que o universo esta se expandindo , indicando assim que o todo o universo existente teve um ponto de partida, portanto se o universo é finito, torna-se necessário que antes de tudo houvesse uma Causa primaria, e como esta Causa é anterior ao big bang ela é anterior ao proprio espaço-tempo, contudo atemporal e aespacial, considerando tambem que na observação cientifica toda causa é Superior ao efeito, essa Causa primaria seria superior a tudo que existe, inclusive ao que existe de mais complexo no universo: a mente humana, entao essa Causa seria atemporal, aespacial, infinitamente superior a mente humana em todos os aspectos, moral etica, qual o nome dessa Causa na religiao? Deus! Bom ai muitos perguntam: " Mas qual a causa de Deus?" Ou a pergunta na sua forma mais comum: "Quem criou Deus?"
Bom devemos obsevar que quando perguntamos "quem criou" "de onde veio" estamos partindo do pressuposto temporal, e o tempo nao é absoluto, o proprio tempo teve um unicio, e a Causa primordial nao se sujeita a noção de espaço-tempo, por isso á essa Causa, que muitos chamam carinhosamemte de Deus, não cabe pressupostos temporais, pra Ele nao existe "antes" ou "depois", ou "durante", todos esses termos, assim como "pré", "pós", sao termos que so têm sentido para as coisas temporais...
Os do CAMINHO sabem onde estão e para onde vão, além de saberem de onde 'vieram'. ...
Os 'Ateus' negam a 'existência' de coisas 'físicas', que a 'CIÊNCIA' não tem a 'capacidade' nem de COPIAR ou DUPLICAR, e simplesmente 'negam' por 'praxe'.
Esta de que a 'ciência' explica 'com lógica', estes 'mistérios' da criação, foi forte demais. ... Senão hilárquico! ... Porque ainda não se demonstrou um 'bigbang' científico?
Att, Olamir.
Puxa vida!!! Você foi tão brilhante neste vídeo. Parabéns!!!
Quando me perguntam se acredito em Deus, minha resposta é sempre a mesma: "Se acreditar em deus faz diferença na tua vida, se isso te fortalece e te faz acordar todos os dias acreditando que a vida vale a pena ser vivida, então, fico muito feliz. Eu respeito tuas crenças e tudo aquilo que é importante pro teu desenvolvimento. Porém, deus ou religião não possuem o mesmo significado para mim. Não necessito de nenhuma energia, entidade ou dogma para conseguir viver meus dias e me sentir mais feliz, mais amparada ou menos aflita. E, só por isso, não acredito em deus, nem no demônio, nem em força superior, nem em ser onipotente ou qualquer coisa do gênero."
E, sim, sempre tenho que contextualizar minha resposta, pois esta pergunta sempre vem de pessoas que acreditam em deus e para muitas destas o ateismo é quase sinônimo de satanismo. Então, muitas vezes eu tenho que explicar que não acredito em deus, nem no demônio, nem nos anjos, nem nos santos, nem na reencarnação, nem nos espíritos, nem no buda, nem no alá, nem em nada disso...
Eu sou de família católica e nunca liguei de participar da farsa de grupos de oração, catequese e etc.
Me divertia muito analisando as pessoas recebendo a hóstia, pois achavam que aquele pedaço de trigo e agua era o corpo de cristo.
irmão, não sou religioso, mas da mesma forma que ela reclamou das pessoas religiosas que ficavam julgando ela, você está julgando e menosprezando os religiosos... não é questão de religião ou não, e sim de respeito bro
Os católicos acreditam que no momento da ceia a hostia realmente é o corpo de Cristo. Devido a essa e outras crenças veio a reforma com Martinho Lutero.
@schizohead † vc é Católico?
@Jota L Cite as religiões.
@@mariolombardi3662 Cristianismo, Islã e Judaica são as principais. Acho que toda religião abraamica tem algum tipo de preconceito e discriminação.
Fui budista por 30 anos. Como busquei conhecimento em várias ceifa ou religião. Antes de ver esse seu vídeo, assisti, o vídeo da jovem que sofreu abuso sexual numa comunidade que ela viveu. Agora entendi!