Que alegria ouvir meu estimado Professor de grego, latim e português, Rev. Stéfano. Um homem erudito, mas ao mesmo tempo um homem simples e cordial. Parabéns pelo debate respeitoso.
Que honra ver o Pr. Stefano nesse Debate.Um homem de Deus que dedica a sua vida ao estudo da palavra, conhecimento colossal porém com uma humildade incrível.Uma verdadeira mente teológica num corpo eclesiástico.
@@DevissonMichellEle da aula na Universidade presbiteriana Mackenzie em São Paulo e já foi reitor do Seminário Presbiteriano do Norte e atualmente é professor também.Ele já pastoreou a segunda igreja presbiteriana de Maranguape II ,em Paulista,passou seis anos.
Os participantes do debate estão de parabéns pela harmonia, educação e respeito mútuos! O Pr. Cruvinel apresentou os seus argumentos de maneira bíblica, clara e muito racional - leitura simples e direta do texto bíblico! Os argumentos do Pr. Cruvinel não foram arminianos, foram bíblicos! A filosofia calvinista tem um impacto muito forte na leitura direta do texto bíblico - tudo é filtrado e dirigido para os conceitos do calvinismo - os versos que não se encaixam na linha de interpretação calvinista são desconsiderados! Lendo diretamente o texto bíblico e seguindo as regras mais simples da hermenêutica, NUNCA se chegaria a conclusão equivocada de que a regeneração vem antes da fé e do arrependimento! O calvinista crê que a regeneração vem antes da fé e do arrependimento, não porque a Bíblia ensina, mas porque a filosofia calvinista ensina! Não se tem um texto se quer que ensine que a pessoa é regenerada antes de crer! Nisso vemos que a confissão de "Sola Scriptura" não é tão sincero assim! Na realidade o "Sola Scriptura" não é uma realidade para o calvinista - a Tulipa também é fonte de autoridade!
Paulo diz que a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento.. Mas a dureza do coração não arrependido acumula ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.
O atributo da simplicidade divina por si só esclarece que os atos de Deus são simultâneos e não em sucessão. Inclusive, ao falar dz presciência divina, é preciso entender que o tempo é parte da criação, e como parte da criação, ele tem Deus como seu Criador. Logo, Deus conhece aquilo que cria.
A regeneração vem primeiro. Pois conforme Ef 1 e 2 nos confirmam que é obra de Deus tendo em vista a condição de mortos diante de Deus do ser humano. Ninguém nasce por si mesmo. Assim também novo nascimento só pode ser de Deus e depois disso nós dá condição para nós arrepender e mudar de vida que é conversão.
O seu professor afirmou que o pecador é regenerado através da Palavra! Nesse caso, como fica a teologia Calvinista, que defende que a regeneração vem antes da Palavra? Vejo a contradição total, e Negação das Sagradas Escrituras!
@@JoseHamiltonCurveloNascimentoninguém fala que não é preciso pregar kkk,quem te ensinou isso,primeiro vc tem que estudar a linha divergente ,para que o Eleito seja chamado e pela palavra!!vc ouvir não 3 sinônimo de regeneração!Pq se não todos que ouvissem teriam que ser regenerados,já ouviu falar de Lídia de Tiatira?DEUS abriu seu coração para entender tudo que ela ouvia sobre o evangelho!!primeiro Deus agiu ,pq se não ela não entenderia!
Cruvinel disse que era soberanista e não era Arminiano e nem calvinista, mas , mas ele afirma que COMO UM BOM ARMINIANO iria sita o texto tal kkk muita incoerência ele não tinha argumento depois da ótima explicação do Stefano.
A paz irmãos de acordo com as Escrituras primeiro o ouvir da fé o arrependimento o crer e a regeneração ou novo nascimento ou nascer do alto ou de Deus.
Eu continuo com o pensamento de que Calvinismo e Arminianismo ou pensamento de pais da igreja ou escolas teológicas devem serem está no campo da cademia ou estudos dominicais.um debate deve prevalecer a exegese ou hermenêutica no texto bíblico e nesse sentido uma exegese fiel no texto bíblico mostra claramente que fé e arrependimento vem para que nasça de novo ou regeneração.
Eu acredito que ambos os aspectos são Bíblicos, pois acredito que existem alguns homens que Deus Elegeu de modo Incondicional, porém outros homens, o Eterno, Elegeu de forma Condicional, sendo que aqueles que Deus Escolheu Incondicionalmente e atraiu Irresistivelmente, certamente, Ele Regenerou antes da Conversão (Fé e Arrependimento), pois em Efesios 2, diz que Deus deu Vida a essas pessoas quando elas estavam mortas em delitos e pecados. Entretanto, aqueles que o Eterno Escolheu de forma Condicional, Ele atrai de modo Resistível, na qual na experiência dessas pessoas a Conversão (Fé e Arrependimento) antecede a Regeneração, uma vez que essas pessoas são Chamadas Resistivelmente, ainda que capacitadas pela Graça Preveniente (Antecedente).
Aos que foram Eleitos de modo Incondicional (Ordo Salutis): - Presciência (Deus ama certas pessoas Soberanamente e Salvificamente, baseado apenas no seu Santo Beneplácito) - Eleição - Predestinação - Chamado Geral - Chamado Eficaz - Regeneração - Conversão (Arrependimento e Fé) - Justificação - Adoção - Santificação - Perseverança - Glorificação -------------------------- Aos que foram Eleitos de maneira Condicional (Ordo Salutis): - Presciência (Deus sabe quem são aqueles (as) que vão crer e permanecer na Fé) - Eleição - Predestinação - Chamado Geral - Conversão (Arrependimento e Fé) - Chamado Eficaz (O propósito de Deus é realizado, pois homem atende o Chamado do Evangelho, mesmo tendo a opção de rejeitar) - Regeneração - Justificação - Adoção - Santificação - Perseverança - Glorificação
Arrependimento não é arrepende-se, pois substantivo não é verbo. Um é o dom, o outro é a ação de usar o dom. A sequência correta é: 1) Pregação 2) Fé e arrependimento (dons que vêm na pregação) 3) Habilitação graciosa do arbítrio para conseguir escolher crer e se arrepender 4) Regeneração, para aqueles que escolheram sim em (3) 5) Ação de crer e ação de arrepender-se 6) Justificação 7) Santificação 8) Glorificação
O apresentador do programa disse: o Cruvinel hoje tá sucinto, tímido kkkkk na verdade ele pegou uma pedreira hoje. O irmão calvinista deu cheque mate no Cruvinel na abordagem da exegese.
@@cristocentrico8967 As confissões de fé reformadas diz que Deus não é o autor do mal moral. Cremos que o bom Deus, depois de haver criado todas as coisas, não as abandonou nem as entregou ao destino ou acaso, mas segundo a Sua santa vontade Ele as rege e governa de tal modo que no mundo nada acontece sem a Sua determinação. Deus, contudo, não é autor nem é culpável dos pecados que se cometem, pois Seu poder e bondade são tão grandes e incompreensíveis que Ele ordena e faz Sua obra de modo mais excelente e justíssimo, ainda que os demônios e os ímpios ajam com injustiça. E quanto àquilo que ele faz que ultrapassa o entendimento humano, não queremos investigar curiosamente além de nossa capacidade de entender. Mas adoramos com toda humildade e reverência os justos juízos de Deus, que nos estão ocultos. Contentamo-nos em ser discípulos de Cristo, que devem aprender apenas o que Ele nos ensina em Sua Palavra, sem transgredir esses limites. …”.
@@andersonfelix7477 arbitrária não. O fato de você não entender, é não ver propósito não significa que é arbitrária. Existem muitas passagens na bíblia, que mostram Deus de forma ativa agindo em situações pecaminosas. Deus usando o pecado.
Graça e Paz a todos! O Calvinismo defende que o homem(eleito) é regenerado antes, do arrependimento, fé.... No vídeo o professor, nos minutos 41-43, afirmou que é através da Palavra quando o pecador recebe pela fé. Se é através da Palavra que o pecador é regenerado, como ele pode ser regenerado sem antes receber a Palavra pela fé? Claramente a teologia Calvinista se contradiz! Eles fazem malabarismo teológico, para defender o seu Sistema teológico. Porém, fazendo isso, Negam claramente às Sagradas Escrituras. Muito triste!!!
Vamos parar de atacar os pastores! Ficam varios torcedores aqui ofendendo os pastores. Pensam diferente, mas acreditam no mesmo Salvador! Isso é um debate saudável, que os comentários sejam tbm. Que tipo de cristãos são vcs?
O deus calvinista é um deus estranho as escrituras, visto que eles afirmam que deus derrubou a raça humana no pecado com seu decreto, pirem só salva alguns, podemos conceber um absurdo desse?
Não concordo com a ideia do termo "reformado" ser utilizado apenas em relação aos calvinistas!!! A base da Reforma Protestante, por Lutero, foram as "Cinco Solas": Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Todo cristão evangélico crê dessa forma, logo todo cristão evangélico é reformado! O calvinismo é baseado na Tulipa, os cincos pontos de Calvino. A Tulipa é bem diferente das "Cincos Solas"!!! Logo, todo calvinista é reformado, mas nem todo reformado é calvinista - eu não sou calvinista, mas com certeza sou reformado. Pode-se crer nas "Cinco Solas" e não abraçar a Tulipa! Aliás, quando Lutero lançou as bases da Reforma (1520), João Calvino (1509 - 1564) tinha apenas onze anos de idade!
Cruvinel é um hipócrita, fala de animosidade mas na maioria dos debates dele com Calvinistas ele provoca e debocha quando o Calvinista está falando. Além de tudo, ele diz que não é nem Calvinista nem arminiano, o que é uma falácia. Quem fala isso sempre é arminiano, tanto é que ele vive citando arminio todo o debate, além de dar as mãos para seitas como o adventismo. É incrível como o arminianismo faz coro com várias seitas...
E pra que Deus deixou essa serpente e essa árvore do mal junto com eles? Faz mais esse malabarismo ai ou pastor!! Só acredita nisso quem não para pra raciocinar!!! Qual o pai que deixaria seu filho perto do perigo!!! Não não não!!!! Não dá pra continuar ouvindo tanta besteiras!!! Agora a culpa é do homem! Tchau!
Grande homem de Deus reverendo Stefano tive o privilégio de ser pastoreado por ele aqui em Pernambuco segunda igreja presbiteriana de Maranguape 2
Que alegria ouvir meu estimado Professor de grego, latim e português, Rev. Stéfano. Um homem erudito, mas ao mesmo tempo um homem simples e cordial. Parabéns pelo debate respeitoso.
Debate de alto nível. O pastor Roberto, bem cirúrgico no seu argumento, do outro lado o pastor excelente e bem honesto também.
Que honra ver o Pr. Stefano nesse Debate.Um homem de Deus que dedica a sua vida ao estudo da palavra, conhecimento colossal porém com uma humildade incrível.Uma verdadeira mente teológica num corpo eclesiástico.
Que debate maravilhoso ❤
Parabéns ao professor Stefano. Muito preparado. Deus seja louvado!!!
Rev. Stefano sempre muito cordial e educado. Uma benção. Que o Senhor continue abençoando esse programa que é uma benção.
Amo o pastor roberto cruvinel!!!
Stefano, um monstro no Grego e na tranquilidade! Professor que tive a oportunidade de Estudar com ele aqui em Igarassu-PE
Sou de Igarassu. Ele é daqui?
@@DevissonMichell Não, ele deu aula na Fatin próximo a Musashi.
@@DevissonMichellEle da aula na Universidade presbiteriana Mackenzie em São Paulo e já foi reitor do Seminário Presbiteriano do Norte e atualmente é professor também.Ele já pastoreou a segunda igreja presbiteriana de Maranguape II ,em Paulista,passou seis anos.
@@DevissonMichell Não amado, estudei com ele na Fatin, ele ministrou a cadeira de Grego 2, no curso de Bacharel em Teologia.
Não o conhecia, vou olhar o trabalho dele.
Os participantes do debate estão de parabéns pela harmonia, educação e respeito mútuos! O Pr. Cruvinel apresentou os seus argumentos de maneira bíblica, clara e muito racional - leitura simples e direta do texto bíblico! Os argumentos do Pr. Cruvinel não foram arminianos, foram bíblicos! A filosofia calvinista tem um impacto muito forte na leitura direta do texto bíblico - tudo é filtrado e dirigido para os conceitos do calvinismo - os versos que não se encaixam na linha de interpretação calvinista são desconsiderados! Lendo diretamente o texto bíblico e seguindo as regras mais simples da hermenêutica, NUNCA se chegaria a conclusão equivocada de que a regeneração vem antes da fé e do arrependimento! O calvinista crê que a regeneração vem antes da fé e do arrependimento, não porque a Bíblia ensina, mas porque a filosofia calvinista ensina! Não se tem um texto se quer que ensine que a pessoa é regenerada antes de crer! Nisso vemos que a confissão de "Sola Scriptura" não é tão sincero assim! Na realidade o "Sola Scriptura" não é uma realidade para o calvinista - a Tulipa também é fonte de autoridade!
Boa noite pastor só Deus tem misericórdia de nós
Paulo diz que a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento..
Mas a dureza do coração não arrependido acumula ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.
O atributo da simplicidade divina por si só esclarece que os atos de Deus são simultâneos e não em sucessão. Inclusive, ao falar dz presciência divina, é preciso entender que o tempo é parte da criação, e como parte da criação, ele tem Deus como seu Criador. Logo, Deus conhece aquilo que cria.
A regeneração vem primeiro. Pois conforme Ef 1 e 2 nos confirmam que é obra de Deus tendo em vista a condição de mortos diante de Deus do ser humano. Ninguém nasce por si mesmo. Assim também novo nascimento só pode ser de Deus e depois disso nós dá condição para nós arrepender e mudar de vida que é conversão.
A regeneração precede a fé. Um morto não pode fazer nada por si mesmo se primeiro não for regenerado pelo Senhor.
Se ignorar o que a bíblia diz, pode ficar com essa afirmativa mesmo
O seu professor afirmou que o pecador é regenerado através da Palavra!
Nesse caso, como fica a teologia Calvinista, que defende que a regeneração vem antes da Palavra?
Vejo a contradição total, e Negação das Sagradas Escrituras!
@@JoseHamiltonCurveloNascimentoninguém fala que não é preciso pregar kkk,quem te ensinou isso,primeiro vc tem que estudar a linha divergente ,para que o Eleito seja chamado e pela palavra!!vc ouvir não 3 sinônimo de regeneração!Pq se não todos que ouvissem teriam que ser regenerados,já ouviu falar de Lídia de Tiatira?DEUS abriu seu coração para entender tudo que ela ouvia sobre o evangelho!!primeiro Deus agiu ,pq se não ela não entenderia!
A salvação é o dom/presente de Deus, e não a graça. É assim, não?
É a salvação(Rm 6.23).
Cruvinel disse que era soberanista e não era Arminiano e nem calvinista, mas , mas ele afirma que COMO UM BOM ARMINIANO iria sita o texto tal kkk muita incoerência ele não tinha argumento depois da ótima explicação do Stefano.
Exatamente, é um arminiano enrustido. Não quer confessar. E sim, levou cheque mate do pastor calvinista
53:42 no início disse q não era arminiano, agora já é arminiano?
A paz irmãos de acordo com as Escrituras primeiro o ouvir da fé o arrependimento o crer e a regeneração ou novo nascimento ou nascer do alto ou de Deus.
Já comigo...Acontece o contrário. Cada vez que ouço um arminiano...Mais calvinista eu me torno.
Pastor cruvinel é uma benção sempre, pregando as verdades das escrituras
Eu continuo com o pensamento de que Calvinismo e Arminianismo ou pensamento de pais da igreja ou escolas teológicas devem serem está no campo da cademia ou estudos dominicais.um debate deve prevalecer a exegese ou hermenêutica no texto bíblico e nesse sentido uma exegese fiel no texto bíblico mostra claramente que fé e arrependimento vem para que nasça de novo ou regeneração.
quando foi para o grego ,o Cruvinel ficou sem saida nao teve como refutar.
Exatamente rsrs
Eu acredito que ambos os aspectos são Bíblicos, pois acredito que existem alguns homens que Deus Elegeu de modo Incondicional, porém outros homens, o Eterno, Elegeu de forma Condicional, sendo que aqueles que Deus Escolheu Incondicionalmente e atraiu Irresistivelmente, certamente, Ele Regenerou antes da Conversão (Fé e Arrependimento), pois em Efesios 2, diz que Deus deu Vida a essas pessoas quando elas estavam mortas em delitos e pecados. Entretanto, aqueles que o Eterno Escolheu de forma Condicional, Ele atrai de modo Resistível, na qual na experiência dessas pessoas a Conversão (Fé e Arrependimento) antecede a Regeneração, uma vez que essas pessoas são Chamadas Resistivelmente, ainda que capacitadas pela Graça Preveniente (Antecedente).
Aos que foram Eleitos de modo Incondicional (Ordo Salutis):
- Presciência (Deus ama certas pessoas Soberanamente e Salvificamente, baseado apenas no seu Santo Beneplácito)
- Eleição
- Predestinação
- Chamado Geral
- Chamado Eficaz
- Regeneração
- Conversão (Arrependimento e Fé)
- Justificação
- Adoção
- Santificação
- Perseverança
- Glorificação
--------------------------
Aos que foram Eleitos de maneira Condicional (Ordo Salutis):
- Presciência (Deus sabe quem são aqueles (as) que vão crer e permanecer na Fé)
- Eleição
- Predestinação
- Chamado Geral
- Conversão (Arrependimento e Fé)
- Chamado Eficaz (O propósito de Deus é realizado, pois homem atende o Chamado do Evangelho, mesmo tendo a opção de rejeitar)
- Regeneração
- Justificação
- Adoção
- Santificação
- Perseverança
- Glorificação
A doutrina calvinista é excepcional.
Aos 58:10 o Cruvinel afirma que na verdade, quem é Deus é o homem, não Deus. "Se eu permito" Deus está sujeito a permissão do homem?
Cruvinel é um conhecedor nato, dificilmente alguma Calvinista consegue o refuta-lo, enfim quanto mais eu ouço um Calvinista, mais me torno Arminiano.
Ora ora, então vc não conhece o reverendo Ricardo Lopes coelho. Esse sim um calvinista de peso.
Entendi kkkk
Arrependimento não é arrepende-se, pois substantivo não é verbo. Um é o dom, o outro é a ação de usar o dom.
A sequência correta é:
1) Pregação
2) Fé e arrependimento (dons que vêm na pregação)
3) Habilitação graciosa do arbítrio para conseguir escolher crer e se arrepender
4) Regeneração, para aqueles que escolheram sim em (3)
5) Ação de crer e ação de arrepender-se
6) Justificação
7) Santificação
8) Glorificação
A regeneração é uma consequência da mudança de mentalidade (arrependimento). Até uma criança de 5 anos sabe isso.
E a pessoa se arrepende por conta própria ou ela é conduzinda a isso?
"Como bom ARMINIANO" mas o pastor disse no início do debate que ele não é ARMINIANO e nem CALVINISTA.
O apresentador do programa disse: o Cruvinel hoje tá sucinto, tímido kkkkk na verdade ele pegou uma pedreira hoje. O irmão calvinista deu cheque mate no Cruvinel na abordagem da exegese.
8:31 "não arminiano nem calvinista" defende livre arbítrio libertário? Sim! Defende eleição por presciência? Sim. Defende expiação ilimitada? Sim! Defende graça resistivel? Sim! Defende perca de salvação? Sim! É arminiano! 🤷♂️
O pastor presbiteriano na sua primeira fala já começa dizendo que D'us mentiu, aí fica difícil ter credibilidade pra defender qualquer outra coisa.
Debate com muito respeito. Mas eu fico com a posição do prof. Calvinista. É mais próximo da Escritura.
O x dessa questão é: Deus é o não criador do mal moral? Por esse motivo eu não acredito no Calvinismo.
@@cristocentrico8967a questão é: não tem como tirar a participação de Deus de NADA.
@@cristocentrico8967
As confissões de fé reformadas diz que Deus não é o autor do mal moral.
Cremos que o bom Deus, depois de haver criado todas as coisas, não as abandonou nem as entregou ao destino ou acaso, mas segundo a Sua santa vontade Ele as rege e governa de tal modo que no mundo nada acontece sem a Sua determinação. Deus, contudo, não é autor nem é culpável dos pecados que se cometem, pois Seu poder e bondade são tão grandes e incompreensíveis que Ele ordena e faz Sua obra de modo mais excelente e justíssimo, ainda que os demônios e os ímpios ajam com injustiça. E quanto àquilo que ele faz que ultrapassa o entendimento humano, não queremos investigar curiosamente além de nossa capacidade de entender. Mas adoramos com toda humildade e reverência os justos juízos de Deus, que nos estão ocultos. Contentamo-nos em ser discípulos de Cristo, que devem aprender apenas o que Ele nos ensina em Sua Palavra, sem transgredir esses limites. …”.
@@BarueriCardsparticipação ativa e arbitrária?
@@andersonfelix7477 arbitrária não. O fato de você não entender, é não ver propósito não significa que é arbitrária.
Existem muitas passagens na bíblia, que mostram Deus de forma ativa agindo em situações pecaminosas. Deus usando o pecado.
Deus aplicou a penalidade, mas foi ele que derrubou o homem no pecado dizem os calvinistas
Nunca ouvi um Calvinista afirmar isso
Graça e Paz a todos!
O Calvinismo defende que o homem(eleito) é regenerado antes, do arrependimento, fé....
No vídeo o professor, nos minutos 41-43, afirmou que é através da Palavra quando o pecador recebe pela fé.
Se é através da Palavra que o pecador é regenerado, como ele pode ser regenerado sem antes receber a Palavra pela fé?
Claramente a teologia Calvinista se contradiz!
Eles fazem malabarismo teológico, para defender o seu Sistema teológico.
Porém, fazendo isso, Negam claramente às Sagradas Escrituras.
Muito triste!!!
Vamos parar de atacar os pastores! Ficam varios torcedores aqui ofendendo os pastores. Pensam diferente, mas acreditam no mesmo Salvador! Isso é um debate saudável, que os comentários sejam tbm. Que tipo de cristãos são vcs?
O deus calvinista é um deus estranho as escrituras, visto que eles afirmam que deus derrubou a raça humana no pecado com seu decreto, pirem só salva alguns, podemos conceber um absurdo desse?
Não concordo com a ideia do termo "reformado" ser utilizado apenas em relação aos calvinistas!!! A base da Reforma Protestante, por Lutero, foram as "Cinco Solas": Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Todo cristão evangélico crê dessa forma, logo todo cristão evangélico é reformado! O calvinismo é baseado na Tulipa, os cincos pontos de Calvino. A Tulipa é bem diferente das "Cincos Solas"!!! Logo, todo calvinista é reformado, mas nem todo reformado é calvinista - eu não sou calvinista, mas com certeza sou reformado. Pode-se crer nas "Cinco Solas" e não abraçar a Tulipa! Aliás, quando Lutero lançou as bases da Reforma (1520), João Calvino (1509 - 1564) tinha apenas onze anos de idade!
Cruvinel é um hipócrita, fala de animosidade mas na maioria dos debates dele com Calvinistas ele provoca e debocha quando o Calvinista está falando.
Além de tudo, ele diz que não é nem Calvinista nem arminiano, o que é uma falácia. Quem fala isso sempre é arminiano, tanto é que ele vive citando arminio todo o debate, além de dar as mãos para seitas como o adventismo.
É incrível como o arminianismo faz coro com várias seitas...
Arminianismo faz coro com várias seitas? Que falácia! 🤦♂️
@@walmir8799 Já ouviu falar de pelagianismo, molinismo? Adventismo? Precisa estudar mais hein colega.
@@assuntosteologicos5867Filho, eu teólogo. Calvinista que precisa estudar livre desse viés sem-pé-e-nem-cabeça.
@@walmir8799 me fala qual seminário fez pra eu passar bem longe dele então kkk
@@assuntosteologicos5867Porque? Ainda existe algum seminário que ensina essa heresia do calvinismo? Ah, no Brasil ainda têm uma meia dúzia né?
E pra que Deus deixou essa serpente e essa árvore do mal junto com eles? Faz mais esse malabarismo ai ou pastor!! Só acredita nisso quem não para pra raciocinar!!! Qual o pai que deixaria seu filho perto do perigo!!! Não não não!!!! Não dá pra continuar ouvindo tanta besteiras!!! Agora a culpa é do homem! Tchau!
Nossa o pastor Estefâno enrolado na fala, não co se chegar a uma linha de pensamento.