A respeito do arcanjo Miguel, onde o professor Rangel disse, se formos comparar 1 tessalonicenses 4 16 com mateus 24:30:31 veremos que ambos tem anjos, som de trombeta, a reunião dos escolhidos, Cristo vindo nas nuvens e arrebatando os cristãos nas nuvens também. Acerca dos mortos ressuscitarem primeiro, se analisarmos 1 coríntios 15 52, veremos que ao soar da última trombeta, os mortos ressuscitarão primeiro, e os que ficarem vivos serão transformados.
Dale professor Matheus Rangel, uma análise sintática do texto, como sempre vem com uma boa exegese. Bispo Hildo não conseguiu refutar a gramática, não soube diferenciar os dois textos, que até em português da pra ver a diferença( não precisava nem de grego) mas cada vez que eu vivo essa minha caminha teológica, eu encontro muitos negacionistas, fico muito triste de a gente explicar o óbvio.
Graça e paz. O vejam só deveria chamar pessoas que tem a mesma base de conhecimento. Se de um lado temos um professor de grego, do outro lado também deveria ter um professor de grego. Aí teríamos um verdadeiro debate. Vai ai uma dica: Pastor Airton Willians Vasnconcelos.
Professor Rangel está de Parabéns! Uma exegese mto mais FIEL ao texto sagrado! O Pre tribulacionismo está totalmente em acordo com a Doutrina ortodoxa da Bíblia Ex.1Ts.1.10/ 2Pe.2.9/ 1Ts.4.15- 17. Ap.3.10 /1 cor.15.51,52. / Mt.24.36-39,43,44. ;etc.
2Tm 3:11: "as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor."
Pré tribulacionismo tira o sentido original do texto bíblico, a última trombeta não é a última, 7 semanas são 7 anos, existe uma pausa na semana 69 e 70 kkkkkkk meu Deus, isso é muito incongruente com todo o respeito
Apocalipse 3:10 é uma prova cabal que a igreja passará por todas as perseguições, provações até o fim. (Assim.como guardastes... Também Eu te guardarei...) A igreja saiu da terra para guardar a palavra de Jesus? Claro que não. O verbo é o mesmo usado tanto para a igreja quando guardou a palavra de Jesus, assim como Jesus usa para guardar a igreja da provação que viria sobre toda a terra .. ( também te guardarei da hora) Verso 11.. portanto, guarde a sua coroa. guardar aqui é (kratéo) ser forte, aguentar firme, valente... Verso 12. Quem vencer será coluna no templo de Deus... Portanto, não existe a menor possibilidade de Apocalipse 3:10 se referir ao rapazo... Quem defende isso está sendo desonesto com o texto bíblico...
Realmente, eu gosto muito desse tema. Conhecer a cada dia esse sobre o fim dos dias, a escatologia bíblica, é de extrema importância. Cada um tem uma interpretação, e acho que atualmente pelo atual cenário, está cada vez mais difícil ter uma corrente exata, embora eu seja pre-tribulacionista.
@@orogeriooficial Parece mesmo. Mas penso que o conhecimento ampliado de ambas as escolas é positivo, mas ainda permaneço pré. Os pontos basilares do pré não mudam. O que se tem é uma ampliação de cada tema. O pós se torna impraticável se consideramos que Jesus arrebata a sua igreja no fim da Tribulação e Leva até os ares e traz de volta no mesmo instante. O bate e volta! Pra quê? Se isso for assim onde se dará o Tribunal de Cristo e as bodas? Se Jesus leva a igreja no fim da Tribulação porque é então que em Mateus 25.31-46, ele separa as ovelhas dos bodes depois de chegar na terra? Ele, Jesus porventura esqueceu dessa parte da igreja e a deixou na terra? #todos #destacar
Se mais a frente os santos são vencidos durante a tribulação (Ap 13.7), logo esses santos não são a igreja que estava antes da tribulação, pois esta foi livrada de fato da hora da tribulação, ou seja, foi arrebatada.
Foi enviado "uma carta" para 7 igrejas (Literais), o crente geração Z, escolhe a melhor carta e diz: Eu sou essa igreja.... depois inventa um monte de coisas para vender livros e cursos! :) 2Tm 3:11: "as minhas *perseguições* e os meus *sofrimentos,* quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! *De todas,* entretanto, me *livrou* o Senhor."
Desprezar o Espírito Santo? Eu vi ele examinar o texto! Jesus disse : examinai as escrituras! O que vi por parte do seu opositor uma insistência em não aceitar a interpretação por dentro de uma exegese muito bem feita!
Quem prega arrebatamento da igreja não prega volta de Cristo, porque o que se prega ultimamente é que no arrebatamento Jesus não vem, ou seja, o "seremos arrebatados" que é um evento secundário passou a ser uma doutrina perigosa "ARREBATAMENTO DA IGREJA".
@@casadoprofeta359 Seremos arrebatados evento secundário e perigoso? Jesus realmente não vem, a igreja vai! Jesus vem na vinda gloriosa é só vc ler Zc 14 com Ap 19. #todos #destacar
A cada dia que passa, os pré tribulacionistas tem que arrumar uma coisa nova para justificar uma coisa que está tão clara na bíblia, tudo para se apegarem a essa teoria
O arcanjo Miguel é protetor do povo de Daniel e vai alcançar o mundo inteiro, mas o foco é Israel 🤷🏻♀️ O povo de Daniel é Israel, a angustia de Jacó é para Israel 🤷🏻♀️ Quero mais é q a igreja passe mesmo a grande tribulaçao, pra todos esses mercenarios da fé serem provados, esses q extorquem a noiva, quero ver se vao resistir a as ofertas do anticristo 🤷🏻♀️
Eu gostaria de perguntar ao PRÉ-TRIBULACIONISTA qual foi a gramática que João usou? Porque o próprio PRÉ-TRIBULACIONISTA lendo minuciosamente o Notebook para não errar a gramática, imagino João fazendo tal coisa.
@@herik01 Gramática? Pra vc saber a Gramática é só puxar o texto grego. Pastor Rangel fez certo em usar o notebook com isso falou com precisão e propriedade de forma articulada. Isso é importante para todos que querem verdadeiramente aprender. E o Bispo usou o que? Ficou fazendo algo como uma imaginação! Como por exemplo não mostrou e nem provou que tentação foi a de Ap 3.10, que ele afirmou que Filadélfia passou. Veja a imaginacao: o texto diz todo o mundo. Pergunta : Filadélfia estava no mundo tudo? #todos #destacar
40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. 41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
outro texto interpretado errado irmão. É só ler o contexto com atenção pra perceber que o que será levado não se refere a um arrebatamento secreto, e sim à destruição do juízo. O que será deixado se refere àquele que é poupado. O próprio Jesus fala isso, leia atentamente os versículos antes. O que levou foi o dilúvio, a destruição. Absolutamente nada de arrebatamento secreto
Professor Mateus Rangel sempre fazendo uma abençoada exegese com seu brilhante argumento gramatical, que o Bispo não teve nenhuma capacidade para tocar, exceto em ficar comparando o incomparavel texto de Jo 17:15; com Apo 3:10;
@@SamuelMF.OFICIAL Boa, exatamente! Bispo Ildo, com respeito, viaja na imaginação e quer construir uma teologia baseado na lógica ou no subjetivo. E vemos que ele tem dificuldade de situar as palavras e termos dentro do sentido gramatical. Se não somos capazes nem de compreender a gramática que dirá o sentido espiritual do texto! #todos #destacar
2Tm 3:11: "as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor."
O ponto alto do debate é o bom argumento do pastor Ildo Melo em Daniel 12. Infelizmente o Mateus Rangel descuidou-se, o Ildo fez um anacronismo por ser aliancista. A profecia de Daniel 12 embora fale do povo de Deus, este povo é Israel que será preservado por Deus durante a grande tribulação conforme Apocalipse 12.14-17. Logo, O bispo Ildo está errado, mas sacou um texto que estava fora do domínio do Mateus e acabou lhe forçando a dar uma interpretação que não pode ser coerente com a profecia de Daniel em relação ao arrebatamento da igreja.
Eu tenho uma opinião divergente dos dois, não acho que seja um livramento espiritual pois não faria sentido, porém não acho que seja um livramento físico ao ponto de tirar a igreja da terra. Acho que seja um livramento físico onde Deus promete livrar a igreja da sua ira que viria sobre a terra, porém temos que ver que a grande tribulação não é apenas a ira de Deus contra o ímpio, é também a ira do ímpio contra a igreja, portanto o texto de apocalipse 3:10 se cumpre em apocalipse 9:4 onde aqueles que tem a marca de Deus em suas testas não sofrem o dano da 5 trombeta.
O TEXTO DE DANIEL SE REFERE A IGREJA. O TEXTO DIZ QUE MIGUEL LIVRARÁ TODOS OS QUE TEM O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA OU ESSE LIVRO É DE ISRAEL ??? LEIA COM ATENÇÃO DANIEL 12:1
A igreja não passou pela grande tribulação , os apostolos ja alertava a igreja sobre aquilo que viria , e eles fugiram para os montes Mateus 24 : 15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; 16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; 17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; 18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. 19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; 21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
@@eloynunes3739 Não vejo que usar a conjugação do verbo seja falácia. Isso é exegese. Se é contexto qual a harmonia de Jo 17 com Ap 3.10. Vc crê que Jesus disse que a Igreja não seria tirada da Tribulação ali em Jo 17?
A igreja não passará pela grande tribulação, porque ela e a ira de Deus sobre os filhos da desobediência , a igreja foi purificada pelo sangue do cordeiro ela e o templo do espírito santo , a noiva do cordeiro , você tinha coragem de deixar sua noiva sofrer nas mãos do seu inimigo ? .
Creio que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação, após os 3 anos e meio de aparente paz, no início dos 3 anos e meio da ira de Deus sobre a Terra.
Essa posição é mais coerente do que o pré-tribulacionismo, mas creio que ainda está equivocado irmão. Quando analisamos os textos observando os bons princípios de hermenêutica (interpretação de texto), percebemos que não existe base bíblica para sustentar um arrebatamento secreto
@cadojuve93 Sobre o arrebatamento, não entendo da maneira que você entende. Eu entendo que há mais harmonia com os textos bíblicos que, o começo do fim, os sinais já estão aparecendo, os que estiverem na Terra, crentes e incrédulos, todos verão, mas quando a coisa apertar e a ira de Deus começar a ser derramada, os salvos em Cristo serão arrebatados a se encontrar com o Senhor Jesus nos ares. Entendo que não será arrebatamento secreto, as pessoas que ficarem vão perceber a ausência dos escolhidos.
Falar que apostasia significa partida física, é forçar o texto. De fato, "apostasia" é uma transliteração, e significa partida, retirada, mas não arrebatamento. Apostasia significa uma retirada ou partida da fé, ou seja, quando o apóstolo Paulo fala de apostasia, ele diz que Jesus não voltará sem antes que venha a apostasia da FÉ. Paulo, por exemplo, fala do arrebatamento em 1 tessalonicenses 4:16. Por que em vez de falar "apostasia" ele não fala "arrebatamento"? Cristo em Mateus 24 fala que o amor de muitos se esfriará. Bom, você deve concordar comigo que haverá salvos na grande tribulação, certo? Isso é inegável. Tanto apocalipse 13:7 e apocalipse 7:14 vemos salvos passando pela grande tribulação. Quer dizer que Deus destinou a ira os apóstolos e os cristão primitivos? Pois eles foram martirizados, mortos por amor a Cristo, sofreram perseguições atrás de perseguições. Apocalipse 9:4 diz que os gafanhotos poderiam ferir os homens que não tem em suas testas o sinal de Deus. Daniel 12:10 diz que no fim dos tempos muitos seriam purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios continuariam no erro. Daniel 12:1 também diz que seremos livrados daqueles dias. Mas vejamos a oração do pai nosso onde diz "livra-nos do mal" e "não nos induza a tentação". A gente não passa por tentações? Passamos! 1 tessalonicenses 4:16:17 fala que os mortos ressuscitarão, e os que ficarem vivos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, e no verso 16 diz que Cristo descera do céu com alarido, e voz de arcanjo e com a trombeta de Deus. Mateus 24:30-31 fala de Cristo vindo do céu, e arrebatando os cristãos nas nuvens, fala de trombeta, fala de anjos ou voz de arcanjo, tudo isto que está em Mateus 24, 1 tessalonicenses 4:16-17 fala também. No verso 16 de 1 tessalonicenses cap 4, fala que os mortos ressuscitarão primeiro, se formos ver 1 coríntios 15:51-52 diz que na última trombeta, os mortos ressuscitarão e nós os que ficarmos vivos seremos transformados. Ou seja, se na última trombeta os mortos ressuscitarão e os vivos serão arrebatados, o anti Cristo já se manifestou, ora. Ou ele esperou a última trombeta para se revelar? Todo judeu que se converte, vira uma parte da igreja. Se Israel é o foco da tribulação, por que em Mateus 24:31 fala da reunião dos escolhidos, assim como 1 tessalonicenses 4:16-17 também fala, ou seja, se para os pré tribulacionistas Mateus 24 se refere aos judeus, vai ter 2 arrebatamentos? Um antes da tribulação, e o outro depois?
Apocalipse : - Em breve... - 12 tribos... - Não seles esta profecia... - Está próximo... - Cumprido em 70 dC. Apocalipse 3:10, fala da grande tribulação de 66 ate 70 dC que viria sobre aquele mundo conhecido de Israel e suas 12 tribos cumprido em 70 dC.
@@sergioparadiso2671 Grande Tribulação? Cadê os eventos dela conforme listado por Jesus em Mateus 24? Cadê a aliança entre o anticristo e os muitos povos da profecia de Daniel 9 27? #todos #destacar
@JoseMartins-ql5be - A grande tribulação de 66 até 70 dC foi o Apocalipse Bíblico e a volta de Jesus. Em 70 dC foi o fim da guerra do Apocalipse Bíblico. José Martins, o Apocalipse Bíblico foi uma guerra.
@@franciscolopes9233 Será? Se foi assim, pastor Rangel fez a ressurreição do pré! Pastor Rangel deu aula de interpretação e exegese mostrando entender de gramática grega. O próprio Ildo reconheceu isso. Só que às vezes o orgulho e a prepotência faz a pessoa ficar cega!
@@JoseMartins-ql5bee exegese interpretação em cima de palavras por palavras? Ignorando o contexto? Pelo amor de Deus, ele basicamente em todos os debates faz exegese em cima de palavra ignorando contexto.
PRÉ TRIBULACIONISMO COLCHA DE RETALHOS ,NAS CARTAS DO APOCALIPSE, IRMÃOS SOFRENDO, MORRENDO, SENDO MORTOS, JESUS CRISTO PROFETIZANDO TODAS ESSAS COISAS; CLARAMENTE NÃO SÃO JUDEUS .
@@cristocentrico8967 Não é a cabeça do pré. E não é que nós pré queremos ser poupados. Da mesma forma poderíamos dizer que vc pós quer a Tribulação e espera o anticristo. Foi Jesus que prometeu poupar a igreja. É só vc ler com carinho Jo 14.3; 1 Ts 1.9_10; 1 Ts 5.9,10. E aceitar as escrituras. #todos #destacar
Se o pos-tribulacionismo estivesse correto quanto a Ap 3:10, eles teriam um grande problema pra resolver, pois a tal igreja não é protegida no Apocalipse. Ap 6:9-10 mostra os santos sendo degolados. Ap 13:7 o anticristo vence os santos. Ap 20:4 os santos foram mortos por causa do Testemunho... Cadê a proteção dentro da tribulação?
O próprio texto que você trouxe (Apocalipse 13:7) diz que será Deus quem permitirá que a besta lute e vença os santos nesse período. Jamais foi prometida uma proteção total para a Igreja na grande tribulação, e caso contrário eu pediria que você me mostre um texto claro. No julgamento sobre o Egito, os hebreus escravizados sofreram torturas em dobro por parte dos inimigos. Uma coisa é a ira de Deus, outra é a ira do anticristo contra a Igreja. Deus poupará a Igreja da sua ira, mas a Igreja que estará viva naquele período não será removida do mundo e enfrentará a ira do anticristo
@@cadojuve9340 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. 41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
@@RafaelFélix-c5houtro texto interpretado errado irmão. É só ler o contexto com atenção pra perceber que o que será levado não se refere a um arrebatamento secreto, e sim à destruição do juízo. O que será deixado se refere àquele que é poupado. O próprio Jesus fala, leia atentamente os versículos antes. O que levou foi o dilúvio, a destruição. Absolutamente nada de arrebatamento secreto
@@cadojuve93 então você tá mudando o significado de Ap 3:10. A proteção de Deus já não é tão protetiva assim. O fato é que o pós tribulacionista ganha esse problemão e não consegue resolver. Se a igreja passa pela tribulação ela deveria ser protegida. Mas não é... Por isso a visão Pré é coerente com as Estruturas. Paulo quando fala do arrebatamento em ITs 4 ele se inclui, mas quando fala da tribulação em 2Ts 5 ele se exclui. Pois a igreja não foi destinada para essa ira.
@@pr.rodrigobrilhanteMeu irmão, eu tô jogando uma enxurrada de argumentos bíblicos na conversa e vc apenas diz q o pré é mais coerente kkkkk… me mostra um só texto, um só, que mostre claramente que Deus prometeu proteção total para a Igreja na grande tribulação
Onde o bispo mostra , Jesus vindo com poder e grande glória , e anjos que juntará as nações para o grande julgamento das nações , que vai ser no monte das oliveiras onde Jesus pisará e se fará um extenso vale , vale de Josafá nesse dia a igreja vem com Cristo , e todo seu exército , prende o anti Cristo , julga as nações e implanta o milênio , onde a igreja será reis e sacerdotes , no final do milênio haverá outro julgamento onde comparecerá os mortos , apoc 20 , 11 , julgamento das nações Joel 3 , Zacarias 14 , Mateus 24 , 29 ao 31 , Mateus 25 , 31 , 33 , apocalipse 1 , 7 e t c confira na bíblia .
A lógica quando lemos a bíblia é: ou um texto que trata de uma promessa se aplica somente às pessoas a quem as promessas foram dirigidas, ou então se aplica a elas e também a nós de forma indireta. Não tem outra possibilidade. No entanto, a interpretação pré-tribulacionista de Apocalipse 3:10 ignora totalmente a promessa de Deus para a igreja de Filadélfia. Os pré-tribulacionistas alegam que ali é guardar no sentido de retirar da tribulação, porém Deus não fez isso com a igreja de Filadélfia (a quem a promessa foi originalmente destinada). Eles não foram retirados, mas ao invés disso, foram guardados no meio da perseguição da época. Das duas uma: ou a aplicação prática para nós é a mesma q foi para a igreja de Filadélfia, ou então Deus mentiu para eles, prometendo remover da tribulação e não cumprindo. A visão pré-tribulacionista não consegue resolver essa tensão, e Assim, aquele que talvez pode ser considerado o maior texto da bíblia a favor do pré-tribulacionismo, quando devidamente estudado, se torna uma baita pedra no sapato dessa interpretação
@@pr.rodrigobrilhanteesse ponto que você tocou não tem nenhuma relevância, pois a promessa de Apocalipse 3:10 foi dirigida a eles em primeiro lugar. Me explique qual é o sentido de Deus chegar para uma igreja em uma época de perseguição intensa e prometer algo a eles, que na verdade não tinha nada a ver com eles, mas era algo q seria só pra uma geração que viveria milênios depois. Como vc me explica isso? A mensagem tinha qual utilidade para a igreja de Filadélfia? Zero?
@@cadojuve93Deus prometeu uma terra que Abraão não herdou. Nem Isaque e nem Jacó... Mas a descendência sim. Deus falou para a igreja de Filadélfia de uma tribulação mundial que eles não passaram, mas a igreja do futuro será livre dela, pois será arrebatada. Segundo a sua lógica Abraão, Isaque e Jacó deveriam ter herdado a terra, mas Hebreus 11 diz que não herdaram.
40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. 41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
@@pr.rodrigobrilhanteDeus falou para a igreja de Filadélfia o seguinte: “porque vocês guardaram a minha palavra…”; isso significa que eles receberam a promessa porque foram fiéis naquele tempo. Porém, se a provação de Ap 3:10 era apenas uma alusão à grande tribulação do futuro, todos os outros que não foram fiéis também foram livrados da tribulação. Como você me responderia essa questão da conexão que Jesus fez entre a promessa que eles estavam recebendo e a fidelidade deles, irmão? Ainda sobre a questão das promessas que você levantou, há uma diferença gritante entre uma promessa que foi feita a Abraão e sua descendência, e uma promessa feita apenas para uma igreja de uma cidade específica, mas que (na visão pré-tribulacionista) se extenderia misteriosamente para toda a Igreja de Cristo, milênios depois
Usar a gramática do português para testificar um texto é triste até rimou. A palavra não vou escrita em português primeiro coisa misericórdia no grego que ele é professor ele sabe disso. Primeiro à ressurreição depois o encontro nos ares os vivos não procederam os mortos. É ressureição só na vinda de Cristo Jesus uma única vez e pronto.
Quem não tem conhecimento de grego e hebraico e semântica para interpretação dos textos como o Matheus tem nem deveria aceitar participar de debates pois passa vergonha, todos os dois são servos de Deus é fica até feio pro bispo
@@dilaehugo6619 Na verdade foi estudando que vi que não existe essa possibilidade na bíblia. Ja começa pelo fato de torcer textos, é uma teoria recente (não tem nem 250 anos) etc....
Esse bispo Hildo parece ser gente boa, mas é muito fraquinho. Pós tribulacionismo se baseia no silêncio das Escrituras, enfim é mais um erro teológico.
O problema da igreja evangélica brasileira é que não entendem nada e têm certeza de tudo. Muita arrogância, muito fechar os olhos pra não ver, muita falta de disposição e humildade pra aprender. Farisaísmo puro. Como esse no seu comentário. Me pergunto por qual motivo Deus separou mestres. Afinal, os evangélicos não precisam né? Todos sabem tudo e têm certeza de tudo, com tanta facilidade. Não adianta a gente trazer argumentos, bíblia, explicar, questionar. Vocês vão continuar rejeitando a bíblia e dando saltos mirabolantes pra defender a tese que vocês abraçaram até o fim. Sejam felizes com isso. Eu digo apenas o seguinte: ainda bem q é doutrina secundária
Três coisas são necessárias para defender o pré-tribulacionismo: desconhecimento dos princípios básicos de hermenêutica, fantasia e saltos mirabolantes
Um argumento pra defender o pós tribulacionismo ,é fazer uma eisegese bíblica ( colocar no texto sagrado o q ele ñ diz). Isso é fato! Uma realidade atual! É só assistir o vídeo acima!
@@lealdomachado8361 kkkkk… você é pré irmão, eu sou quase tentado a acreditar que você entende de eisegexe melhor do que ninguém. Mas a realidade é q parece q vc não entende nem disso
Parabéns, Bispo, sempre muito bíblico!
Dale Bispo Ildo!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bispo ildo muito simples usando o contexto bíblico.
A respeito do arcanjo Miguel, onde o professor Rangel disse, se formos comparar 1 tessalonicenses 4 16 com mateus 24:30:31 veremos que ambos tem anjos, som de trombeta, a reunião dos escolhidos, Cristo vindo nas nuvens e arrebatando os cristãos nas nuvens também.
Acerca dos mortos ressuscitarem primeiro, se analisarmos 1 coríntios 15 52, veremos que ao soar da última trombeta, os mortos ressuscitarão primeiro, e os que ficarem vivos serão transformados.
Dale professor Matheus Rangel, uma análise sintática do texto, como sempre vem com uma boa exegese. Bispo Hildo não conseguiu refutar a gramática, não soube diferenciar os dois textos, que até em português da pra ver a diferença( não precisava nem de grego) mas cada vez que eu vivo essa minha caminha teológica, eu encontro muitos negacionistas, fico muito triste de a gente explicar o óbvio.
Graça e paz. O vejam só deveria chamar pessoas que tem a mesma base de conhecimento. Se de um lado temos um professor de grego, do outro lado também deveria ter um professor de grego. Aí teríamos um verdadeiro debate. Vai ai uma dica: Pastor Airton Willians Vasnconcelos.
Parabéns ao Vejam Só, grande trabalho pro Reino!
Professor Rangel está de Parabéns! Uma exegese mto mais FIEL ao texto sagrado!
O Pre tribulacionismo está totalmente em acordo com a Doutrina ortodoxa da Bíblia
Ex.1Ts.1.10/ 2Pe.2.9/ 1Ts.4.15- 17. Ap.3.10 /1 cor.15.51,52. / Mt.24.36-39,43,44. ;etc.
2Tm 3:11: "as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor."
Pré tribulacionismo tira o sentido original do texto bíblico, a última trombeta não é a última, 7 semanas são 7 anos, existe uma pausa na semana 69 e 70 kkkkkkk meu Deus, isso é muito incongruente com todo o respeito
O pior sego é o que nao quer ver.
Arrebatamento secreto é uma mentira.
Que vem se repitindo desde o jardín do Éden.
😢 Que vergonha...
Versículos muito bem selecionados, aqui é p igreja, não não esse outro aqui é para Israel, querem as bênçãos de Jó mas as provas de Jó não querem
Apocalipse 3:10 é uma prova cabal que a igreja passará por todas as perseguições, provações até o fim.
(Assim.como guardastes... Também Eu te guardarei...)
A igreja saiu da terra para guardar a palavra de Jesus? Claro que não.
O verbo é o mesmo usado tanto para a igreja quando guardou a palavra de Jesus, assim como Jesus usa para guardar a igreja da provação que viria sobre toda a terra .. ( também te guardarei da hora)
Verso 11.. portanto, guarde a sua coroa.
guardar aqui é (kratéo) ser forte, aguentar firme, valente...
Verso 12. Quem vencer será coluna no templo de Deus...
Portanto, não existe a menor possibilidade de Apocalipse 3:10 se referir ao rapazo...
Quem defende isso está sendo desonesto com o texto bíblico...
Realmente, eu gosto muito desse tema. Conhecer a cada dia esse sobre o fim dos dias, a escatologia bíblica, é de extrema importância. Cada um tem uma interpretação, e acho que atualmente pelo atual cenário, está cada vez mais difícil ter uma corrente exata, embora eu seja pre-tribulacionista.
@@orogeriooficial
Parece mesmo.
Mas penso que o conhecimento ampliado de ambas as escolas é positivo, mas ainda permaneço pré.
Os pontos basilares do pré não mudam. O que se tem é uma ampliação de cada tema.
O pós se torna impraticável se consideramos que Jesus arrebata a sua igreja no fim da Tribulação e Leva até os ares e traz de volta no mesmo instante. O bate e volta! Pra quê?
Se isso for assim onde se dará o Tribunal de Cristo e as bodas?
Se Jesus leva a igreja no fim da Tribulação porque é então que em Mateus 25.31-46, ele separa as ovelhas dos bodes depois de chegar na terra?
Ele, Jesus porventura esqueceu dessa parte da igreja e a deixou na terra?
#todos
#destacar
Coloca o pr Vailatti pra dar uma aula de exegese e humildade para o Mateus Rangel.
Eles já debateram em outro programa..
@@JoãoJosé-d2q
Mas já houve um debate com eles no Vejam Só e na minha opinião quem teve aula foi o Vaillati.
@@JoseMartins-ql5be vc assistiu qual debate ? Pq oque eu assisti eu vi ele perdendo kkk
@matheuspreleitor
Tá bem!
Claro cada um puxa brasa pro seu assado.
Mas tranquilo! Respeito a tua opinião!
O prof. Mateus Rangel como sempre preciso na sua exposição extremamente técnica e canônica, o que dificilmente se vê em outros debatedores.
Que mentira absurda
Olhe o Pastor Airton Willians Vasconcelos
Olhe o Pastor Vailati
O bispo Hildo deu uma aula pra esse irmão que se acha 😊😊
Se mais a frente os santos são vencidos durante a tribulação (Ap 13.7), logo esses santos não são a igreja que estava antes da tribulação, pois esta foi livrada de fato da hora da tribulação, ou seja, foi arrebatada.
@@lemuel.araujo
Bem isso!
As 7 cartas de apocalipse , é uma simbologia do evangelho do reino pregado antes da cruz por jesus .
Purificados no período da Tribulação? Mas quem será purificado será os santos da Tribulação! Nao é a igreja!
A visão pré é bonita mais nao é bíblica
Ate o pr Vailatti que é pós assume que Ap 3.10 se refere a grande tribulação.
@@Carlinhosmg
Pois entao
Então já aconteceu.. concordo 100%
Foi enviado "uma carta" para 7 igrejas (Literais), o crente geração Z, escolhe a melhor carta e diz: Eu sou essa igreja.... depois inventa um monte de coisas para vender livros e cursos! :)
2Tm 3:11: "as minhas *perseguições* e os meus *sofrimentos,* quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! *De todas,* entretanto, me *livrou* o Senhor."
Perfeito! Geração na sua maioria sem intelecto
Quando o mediador é fraco acontece isso aí.
O debate vira bagunça e ninguém constrói nada.
Rapaz, esse mateus rangel faz qualquer um desprezar literalmente o Espírito Santo e confiar completamente na gramática.
Desprezar o Espírito Santo?
Eu vi ele examinar o texto!
Jesus disse : examinai as escrituras!
O que vi por parte do seu opositor uma insistência em não aceitar a interpretação por dentro de uma exegese muito bem feita!
Guardados espiritualmente? Mas daonde isso?
Quem prega arrebatamento da igreja não prega volta de Cristo, porque o que se prega ultimamente é que no arrebatamento Jesus não vem, ou seja, o "seremos arrebatados" que é um evento secundário passou a ser uma doutrina perigosa "ARREBATAMENTO DA IGREJA".
@@casadoprofeta359
Seremos arrebatados evento secundário e perigoso?
Jesus realmente não vem, a igreja vai!
Jesus vem na vinda gloriosa é só vc ler Zc 14 com Ap 19.
#todos
#destacar
Boa noite!!! Assistirei!!!
A cada dia que passa, os pré tribulacionistas tem que arrumar uma coisa nova para justificar uma coisa que está tão clara na bíblia, tudo para se apegarem a essa teoria
O arcanjo Miguel é protetor do povo de Daniel e vai alcançar o mundo inteiro, mas o foco é Israel 🤷🏻♀️ O povo de Daniel é Israel, a angustia de Jacó é para Israel 🤷🏻♀️ Quero mais é q a igreja passe mesmo a grande tribulaçao, pra todos esses mercenarios da fé serem provados, esses q extorquem a noiva, quero ver se vao resistir a as ofertas do anticristo 🤷🏻♀️
@@Lavemasonhadora
Pois então.
Os mercenários passarão com toda certeza e da mesma forma todo cristão formal e simplesmente religioso!
Carlos vaillat, é top na erudição e humildade.....
Bispo Ildo fica incomodado ao ser contestado! É um debate!
O tal do pastor Mateus se cagou todo na contradição que ele próprio criou 26:10 Bispo matou e sepultou o pré-tribulacionismo.
Eu gostaria de perguntar ao PRÉ-TRIBULACIONISTA qual foi a gramática que João usou? Porque o próprio PRÉ-TRIBULACIONISTA lendo minuciosamente o Notebook para não errar a gramática, imagino João fazendo tal coisa.
@@herik01
Gramática?
Pra vc saber a Gramática é só puxar o texto grego.
Pastor Rangel fez certo em usar o notebook com isso falou com precisão e propriedade de forma articulada.
Isso é importante para todos que querem verdadeiramente aprender.
E o Bispo usou o que?
Ficou fazendo algo como uma imaginação!
Como por exemplo não mostrou e nem provou que tentação foi a de Ap 3.10, que ele afirmou que Filadélfia passou.
Veja a imaginacao: o texto diz todo o mundo.
Pergunta : Filadélfia estava no mundo tudo?
#todos
#destacar
Os pós tribulação quando estão em apuros fala é espiritual
Em apuros aonde? Cadê o texto?
Nao é guardar NA hora é guardar DA hora.
A tribulação que a biblia fala , aconteceu em jerusalem no cerco por Roma .
Assunto de extrema importância
40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
outro texto interpretado errado irmão. É só ler o contexto com atenção pra perceber que o que será levado não se refere a um arrebatamento secreto, e sim à destruição do juízo. O que será deixado se refere àquele que é poupado. O próprio Jesus fala isso, leia atentamente os versículos antes. O que levou foi o dilúvio, a destruição. Absolutamente nada de arrebatamento secreto
Esse rapaz é desrespeitoso com o oponente.
Apocalipse 3:10 esta falando de Anjos que são selados em Apocalipse 7:4
Pegou fogo 🔥 ❤️🔥✝️
Professor Mateus Rangel sempre fazendo uma abençoada exegese com seu brilhante argumento gramatical, que o Bispo não teve nenhuma capacidade para tocar, exceto em ficar comparando o incomparavel texto de Jo 17:15; com Apo 3:10;
@@SamuelMF.OFICIAL
Boa, exatamente!
Bispo Ildo, com respeito, viaja na imaginação e quer construir uma teologia baseado na lógica ou no subjetivo.
E vemos que ele tem dificuldade de situar as palavras e termos dentro do sentido gramatical.
Se não somos capazes nem de compreender a gramática que dirá o sentido espiritual do texto!
#todos
#destacar
Nao teve debate. Na verdade foi uma aula. Comecou pelas diferenças entre Ap.3.10 e Jo.17
@@praristidesrocha
Foi um aula. Concordo
Os mártires da igreja primitiva não foram guardados?
Guardar NÃO seguinifica arrebatar!!!
Sim ! Oséias 12.13
@casadoprofeta359 pois é, não seguinifica arrebatar!!🫡
2Tm 3:11: "as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, -que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor."
Significa o que então?
@JoseMartins-ql5be será protegidos , mas não arrebatados!!🫡
A carta foi dirigida para a igreja de Filadélfia. Oras bolas! Se a promessa não se aplica a ela, Jesus está fazendo aqueles crentes de trouxas...
Tadinho do Mateus
O ponto alto do debate é o bom argumento do pastor Ildo Melo em Daniel 12. Infelizmente o Mateus Rangel descuidou-se, o Ildo fez um anacronismo por ser aliancista. A profecia de Daniel 12 embora fale do povo de Deus, este povo é Israel que será preservado por Deus durante a grande tribulação conforme Apocalipse 12.14-17.
Logo, O bispo Ildo está errado, mas sacou um texto que estava fora do domínio do Mateus e acabou lhe forçando a dar uma interpretação que não pode ser coerente com a profecia de Daniel em relação ao arrebatamento da igreja.
Mateus é muito bom só falta humildade
E parar de dar cambalhotas. 😂😂😂😂
Eu tenho uma opinião divergente dos dois, não acho que seja um livramento espiritual pois não faria sentido, porém não acho que seja um livramento físico ao ponto de tirar a igreja da terra. Acho que seja um livramento físico onde Deus promete livrar a igreja da sua ira que viria sobre a terra, porém temos que ver que a grande tribulação não é apenas a ira de Deus contra o ímpio, é também a ira do ímpio contra a igreja, portanto o texto de apocalipse 3:10 se cumpre em apocalipse 9:4 onde aqueles que tem a marca de Deus em suas testas não sofrem o dano da 5 trombeta.
Mateus não quer sofrer pelo nome do Senhor, diferentemente do Bispo.... simples assim!!!
Miguel do capítulo 12 de Daniel , era jesus .
O texto de Daniel fala de judeus não da igreja, o bispo tá misturado as coisas 🤔
O TEXTO DE DANIEL SE REFERE A IGREJA.
O TEXTO DIZ QUE MIGUEL LIVRARÁ TODOS OS QUE TEM O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA OU ESSE LIVRO É DE ISRAEL ???
LEIA COM ATENÇÃO DANIEL 12:1
SERÁ QUE O MAL PODE EXISTIR SEM O MALIGNO?
Mortos no período da grande Tribulação? Quando isso?
A igreja não passou pela grande tribulação , os apostolos ja alertava a igreja sobre aquilo que viria , e eles fugiram para os montes Mateus 24 : 15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
Matheus é falacioso no sentido de usar a conjugação dos verbos , mas ignora o contexto . Ele usa só quando convêm.
@@eloynunes3739
Não vejo que usar a conjugação do verbo seja falácia. Isso é exegese.
Se é contexto qual a harmonia de Jo 17 com Ap 3.10.
Vc crê que Jesus disse que a Igreja não seria tirada da Tribulação ali em Jo 17?
A igreja não passará pela grande tribulação, porque ela e a ira de Deus sobre os filhos da desobediência , a igreja foi purificada pelo sangue do cordeiro ela e o templo do espírito santo , a noiva do cordeiro , você tinha coragem de deixar sua noiva sofrer nas mãos do seu inimigo ? .
@raimundosouza5003
Parabéns Raimundo boa resposta!
Creio que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação, após os 3 anos e meio de aparente paz, no início dos 3 anos e meio da ira de Deus sobre a Terra.
Essa posição é mais coerente do que o pré-tribulacionismo, mas creio que ainda está equivocado irmão. Quando analisamos os textos observando os bons princípios de hermenêutica (interpretação de texto), percebemos que não existe base bíblica para sustentar um arrebatamento secreto
@cadojuve93
Sobre o arrebatamento, não entendo da maneira que você entende. Eu entendo que há mais harmonia com os textos bíblicos que, o começo do fim, os sinais já estão aparecendo, os que estiverem na Terra, crentes e incrédulos, todos verão, mas quando a coisa apertar e a ira de Deus começar a ser derramada, os salvos em Cristo serão arrebatados a se encontrar com o Senhor Jesus nos ares. Entendo que não será arrebatamento secreto, as pessoas que ficarem vão perceber a ausência dos escolhidos.
Qd existe um debate em cima de um único versículo, isso só mostra o peso da teologia pré tribulacionista.
Acontece que o pré tribulacionismo não se baseia em um único versículo, mas sim em toda a Bíblia.
@dilaehugo6619 justamente, se um único versículo consegue promover um debate inteiro, a quantidade dos demais versículos torna o pós insustentável.
Igreja purificada pela Tribulação?
É a Tribulação que purifica agora?
O crente é provado nas tribulações, me mostre ímpio, incrédulo, perdido sendo provado? Com qual finalidade o perdido precisa ser provado???
@@paulocesarcesar7205
Provado. Provar não é purificar!
@@paulocesarcesar7205
O ímpio vive num mar de rosas?
As dificuldades e provas vem pra todos!
Falar que apostasia significa partida física, é forçar o texto.
De fato, "apostasia" é uma transliteração, e significa partida, retirada, mas não arrebatamento.
Apostasia significa uma retirada ou partida da fé, ou seja, quando o apóstolo Paulo fala de apostasia, ele diz que Jesus não voltará sem antes que venha a apostasia da FÉ.
Paulo, por exemplo, fala do arrebatamento em 1 tessalonicenses 4:16.
Por que em vez de falar "apostasia" ele não fala "arrebatamento"? Cristo em Mateus 24 fala que o amor de muitos se esfriará.
Bom, você deve concordar comigo que haverá salvos na grande tribulação, certo? Isso é inegável.
Tanto apocalipse 13:7 e apocalipse 7:14 vemos salvos passando pela grande tribulação. Quer dizer que Deus destinou a ira os apóstolos e os cristão primitivos? Pois eles foram martirizados, mortos por amor a Cristo, sofreram perseguições atrás de perseguições.
Apocalipse 9:4 diz que os gafanhotos poderiam ferir os homens que não tem em suas testas o sinal de Deus.
Daniel 12:10 diz que no fim dos tempos muitos seriam purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios continuariam no erro.
Daniel 12:1 também diz que seremos livrados daqueles dias. Mas vejamos a oração do pai nosso onde diz "livra-nos do mal" e "não nos induza a tentação".
A gente não passa por tentações? Passamos!
1 tessalonicenses 4:16:17 fala que os mortos ressuscitarão, e os que ficarem vivos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, e no verso 16 diz que Cristo descera do céu com alarido, e voz de arcanjo e com a trombeta de Deus.
Mateus 24:30-31 fala de Cristo vindo do céu, e arrebatando os cristãos nas nuvens, fala de trombeta, fala de anjos ou voz de arcanjo, tudo isto que está em Mateus 24, 1 tessalonicenses 4:16-17 fala também.
No verso 16 de 1 tessalonicenses cap 4, fala que os mortos ressuscitarão primeiro, se formos ver 1 coríntios 15:51-52 diz que na última trombeta, os mortos ressuscitarão e nós os que ficarmos vivos seremos transformados.
Ou seja, se na última trombeta os mortos ressuscitarão e os vivos serão arrebatados, o anti Cristo já se manifestou, ora.
Ou ele esperou a última trombeta para se revelar?
Todo judeu que se converte, vira uma parte da igreja.
Se Israel é o foco da tribulação, por que em Mateus 24:31 fala da reunião dos escolhidos, assim como 1 tessalonicenses 4:16-17 também fala, ou seja, se para os pré tribulacionistas Mateus 24 se refere aos judeus, vai ter 2 arrebatamentos? Um antes da tribulação, e o outro depois?
Escrevi parte por parte no whatsapp, e juntei tudo
Apocalipse :
- Em breve...
- 12 tribos...
- Não seles esta profecia...
- Está próximo...
- Cumprido em 70 dC.
Apocalipse 3:10, fala da grande tribulação de 66 ate 70 dC que viria sobre aquele mundo conhecido de Israel e suas 12 tribos cumprido em 70 dC.
@@sergioparadiso2671
Grande Tribulação?
Cadê os eventos dela conforme listado por Jesus em Mateus 24?
Cadê a aliança entre o anticristo e os muitos povos da profecia de Daniel 9 27?
#todos
#destacar
@JoseMartins-ql5be - A grande tribulação de 66 até 70 dC foi o Apocalipse Bíblico e a volta de Jesus.
Em 70 dC foi o fim da guerra do Apocalipse Bíblico.
José Martins, o Apocalipse Bíblico foi uma guerra.
Muito grego e pouco texto da bíblia
COM TODO RESPEITO! O MATEUS RANGEL AS MUITAS LETRAS FAZEM DELIRAR INFELIZMENTE.
No contexto dessa fala, o ouvinte a quem foi direcionada a mesma, estava completamente certo.
A ignorância precede a exaltação emocional ,o bispo se irritou por que não teve argumentos pra combater os argumentos do Mateus.
Bispo Hildo matou, enterrou e fez a missa de sétimo dia do pré tribulacionismo.
@@franciscolopes9233
Será?
Se foi assim, pastor Rangel fez a ressurreição do pré!
Pastor Rangel deu aula de interpretação e exegese mostrando entender de gramática grega. O próprio Ildo reconheceu isso.
Só que às vezes o orgulho e a prepotência faz a pessoa ficar cega!
@@JoseMartins-ql5bee exegese interpretação em cima de palavras por palavras? Ignorando o contexto? Pelo amor de Deus, ele basicamente em todos os debates faz exegese em cima de palavra ignorando contexto.
PRÉ TRIBULACIONISMO COLCHA DE RETALHOS ,NAS CARTAS DO APOCALIPSE, IRMÃOS SOFRENDO, MORRENDO, SENDO MORTOS, JESUS CRISTO PROFETIZANDO TODAS ESSAS COISAS; CLARAMENTE NÃO SÃO JUDEUS .
Cristo, o Filho de Deus sofreu. Mas na cabeça do pré a igreja vai ser poupada. Kkkkkķ
@@cristocentrico8967
Não é a cabeça do pré.
E não é que nós pré queremos ser poupados.
Da mesma forma poderíamos dizer que vc pós quer a Tribulação e espera o anticristo.
Foi Jesus que prometeu poupar a igreja.
É só vc ler com carinho Jo 14.3; 1 Ts 1.9_10; 1 Ts 5.9,10. E aceitar as escrituras.
#todos
#destacar
@JoseMartins-ql5be É um show de cambalhotas! Então a grande multidão é uma ilusão e vcs estão certos. A Bíblia está errada e vcs estão certos! Kkkk
O bispo confunde Tribulação com a grande Tribulação!
Esse Matheus, mesmo sendo rmao em Cristo , é uma pessoa difícil de gostar ... Deus que me perdoe
Se o pos-tribulacionismo estivesse correto quanto a Ap 3:10, eles teriam um grande problema pra resolver, pois a tal igreja não é protegida no Apocalipse.
Ap 6:9-10 mostra os santos sendo degolados. Ap 13:7 o anticristo vence os santos. Ap 20:4 os santos foram mortos por causa do Testemunho...
Cadê a proteção dentro da tribulação?
O próprio texto que você trouxe (Apocalipse 13:7) diz que será Deus quem permitirá que a besta lute e vença os santos nesse período. Jamais foi prometida uma proteção total para a Igreja na grande tribulação, e caso contrário eu pediria que você me mostre um texto claro. No julgamento sobre o Egito, os hebreus escravizados sofreram torturas em dobro por parte dos inimigos. Uma coisa é a ira de Deus, outra é a ira do anticristo contra a Igreja. Deus poupará a Igreja da sua ira, mas a Igreja que estará viva naquele período não será removida do mundo e enfrentará a ira do anticristo
@@cadojuve9340 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
@@RafaelFélix-c5houtro texto interpretado errado irmão. É só ler o contexto com atenção pra perceber que o que será levado não se refere a um arrebatamento secreto, e sim à destruição do juízo. O que será deixado se refere àquele que é poupado. O próprio Jesus fala, leia atentamente os versículos antes. O que levou foi o dilúvio, a destruição. Absolutamente nada de arrebatamento secreto
@@cadojuve93 então você tá mudando o significado de Ap 3:10. A proteção de Deus já não é tão protetiva assim.
O fato é que o pós tribulacionista ganha esse problemão e não consegue resolver. Se a igreja passa pela tribulação ela deveria ser protegida. Mas não é...
Por isso a visão Pré é coerente com as Estruturas.
Paulo quando fala do arrebatamento em ITs 4 ele se inclui, mas quando fala da tribulação em 2Ts 5 ele se exclui. Pois a igreja não foi destinada para essa ira.
@@pr.rodrigobrilhanteMeu irmão, eu tô jogando uma enxurrada de argumentos bíblicos na conversa e vc apenas diz q o pré é mais coerente kkkkk… me mostra um só texto, um só, que mostre claramente que Deus prometeu proteção total para a Igreja na grande tribulação
Onde o bispo mostra , Jesus vindo com poder e grande glória , e anjos que juntará as nações para o grande julgamento das nações , que vai ser no monte das oliveiras onde Jesus pisará e se fará um extenso vale , vale de Josafá nesse dia a igreja vem com Cristo , e todo seu exército , prende o anti Cristo , julga as nações e implanta o milênio , onde a igreja será reis e sacerdotes , no final do milênio haverá outro julgamento onde comparecerá os mortos , apoc 20 , 11 , julgamento das nações Joel 3 , Zacarias 14 , Mateus 24 , 29 ao 31 , Mateus 25 , 31 , 33 , apocalipse 1 , 7 e t c confira na bíblia .
A lógica quando lemos a bíblia é: ou um texto que trata de uma promessa se aplica somente às pessoas a quem as promessas foram dirigidas, ou então se aplica a elas e também a nós de forma indireta. Não tem outra possibilidade.
No entanto, a interpretação pré-tribulacionista de Apocalipse 3:10 ignora totalmente a promessa de Deus para a igreja de Filadélfia. Os pré-tribulacionistas alegam que ali é guardar no sentido de retirar da tribulação, porém Deus não fez isso com a igreja de Filadélfia (a quem a promessa foi originalmente destinada). Eles não foram retirados, mas ao invés disso, foram guardados no meio da perseguição da época. Das duas uma: ou a aplicação prática para nós é a mesma q foi para a igreja de Filadélfia, ou então Deus mentiu para eles, prometendo remover da tribulação e não cumprindo.
A visão pré-tribulacionista não consegue resolver essa tensão, e Assim, aquele que talvez pode ser considerado o maior texto da bíblia a favor do pré-tribulacionismo, quando devidamente estudado, se torna uma baita pedra no sapato dessa interpretação
A igreja de Filadélfia passou por uma tribulação que veio no mundo inteiro?
@@pr.rodrigobrilhanteesse ponto que você tocou não tem nenhuma relevância, pois a promessa de Apocalipse 3:10 foi dirigida a eles em primeiro lugar. Me explique qual é o sentido de Deus chegar para uma igreja em uma época de perseguição intensa e prometer algo a eles, que na verdade não tinha nada a ver com eles, mas era algo q seria só pra uma geração que viveria milênios depois. Como vc me explica isso? A mensagem tinha qual utilidade para a igreja de Filadélfia? Zero?
@@cadojuve93Deus prometeu uma terra que Abraão não herdou. Nem Isaque e nem Jacó... Mas a descendência sim.
Deus falou para a igreja de Filadélfia de uma tribulação mundial que eles não passaram, mas a igreja do futuro será livre dela, pois será arrebatada.
Segundo a sua lógica Abraão, Isaque e Jacó deveriam ter herdado a terra, mas Hebreus 11 diz que não herdaram.
40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado.
41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada.
42 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.
@@pr.rodrigobrilhanteDeus falou para a igreja de Filadélfia o seguinte: “porque vocês guardaram a minha palavra…”; isso significa que eles receberam a promessa porque foram fiéis naquele tempo. Porém, se a provação de Ap 3:10 era apenas uma alusão à grande tribulação do futuro, todos os outros que não foram fiéis também foram livrados da tribulação. Como você me responderia essa questão da conexão que Jesus fez entre a promessa que eles estavam recebendo e a fidelidade deles, irmão?
Ainda sobre a questão das promessas que você levantou, há uma diferença gritante entre uma promessa que foi feita a Abraão e sua descendência, e uma promessa feita apenas para uma igreja de uma cidade específica, mas que (na visão pré-tribulacionista) se extenderia misteriosamente para toda a Igreja de Cristo, milênios depois
Usar a gramática do português para testificar um texto é triste até rimou. A palavra não vou escrita em português primeiro coisa misericórdia no grego que ele é professor ele sabe disso. Primeiro à ressurreição depois o encontro nos ares os vivos não procederam os mortos. É ressureição só na vinda de Cristo Jesus uma única vez e pronto.
Sinceramente não dar pra assistir com esse entrevistador, a cada duas palavras dos debatedores, ele fala cinco.
Me desculpem, amigos, mas esse Mateus Rangel é um mau caráter. Não dá pra vencer debates apenas com sofismas, provocações e cinismo.
Pra mostrar algum tipo de autoridade, fica lendo o texto em grego sem necessidade alguma 🤦🤦🤦
@fabianoraposo552 somente para inchar o ego dele. Tá seriamente ler o livro do Jonas Madureira chamado "Inteligência Humilhada".
Esse bispo é masoquista, imaginem um noivo que só virá buscar sua noiva depois que ela tiver sido estuprada, espancada e sofrer todo tipo de abusos 🤔
O problema do professor mateus rangel é que ele se acha muito
De fato, e ainda defende posições que não se sustentam nem biblicamente e nem no campo do léxico
Quanta falta de entendimento desses dois pastores !
Quem não tem conhecimento de grego e hebraico e semântica para interpretação dos textos como o Matheus tem nem deveria aceitar participar de debates pois passa vergonha, todos os dois são servos de Deus é fica até feio pro bispo
Não dá pra defender pré tribulacionismo , pode dar as voltas que quiser + não é possivel o pré-tribulacionismo.
Também entendo assim.
Se não estudar a Bíblia realmente não tem como defender o pré tribulacionismo.
@@dilaehugo6619, e se estudar de maneira responsável, comprometido com o real sentido do texto, aí é que não se defende mesmo.
@@dilaehugo6619 Na verdade foi estudando que vi que não existe essa possibilidade na bíblia. Ja começa pelo fato de torcer textos, é uma teoria recente (não tem nem 250 anos) etc....
@@janderodrigues
Prezado Jander,
Torcer textos?
Dê um exemplo!
#todos
#destacar
Esse bispo Hildo parece ser gente boa, mas é muito fraquinho. Pós tribulacionismo se baseia no silêncio das Escrituras, enfim é mais um erro teológico.
O problema da igreja evangélica brasileira é que não entendem nada e têm certeza de tudo. Muita arrogância, muito fechar os olhos pra não ver, muita falta de disposição e humildade pra aprender. Farisaísmo puro. Como esse no seu comentário. Me pergunto por qual motivo Deus separou mestres. Afinal, os evangélicos não precisam né? Todos sabem tudo e têm certeza de tudo, com tanta facilidade.
Não adianta a gente trazer argumentos, bíblia, explicar, questionar. Vocês vão continuar rejeitando a bíblia e dando saltos mirabolantes pra defender a tese que vocês abraçaram até o fim. Sejam felizes com isso. Eu digo apenas o seguinte: ainda bem q é doutrina secundária
Três coisas são necessárias para defender o pré-tribulacionismo: desconhecimento dos princípios básicos de hermenêutica, fantasia e saltos mirabolantes
O que precisa para defender o pós tribulacionismo: Fazer uma construção em cima do silêncio das Escrituras.
@dilaehugo6619 kkkkk, é só ler todos os outros comentários que escrevi nas respostas. Mas você obviamente não vai se dar ao trabalho
Um argumento pra defender o pós tribulacionismo ,é fazer uma eisegese bíblica ( colocar no texto sagrado o q ele ñ diz).
Isso é fato! Uma realidade atual! É só assistir o vídeo acima!
@@lealdomachado8361 kkkkk… você é pré irmão, eu sou quase tentado a acreditar que você entende de eisegexe melhor do que ninguém. Mas a realidade é q parece q vc não entende nem disso
@@cadojuve93seu melhor argumento é a risada, porque de Bíblia é zero.