Realmente os cursos de casais das paróquias são muito rassos entretanto nós precisamos buscar conhecer nossa fé e a nós mesmos através de formações e estudo da nossa doutrina e formação humana, pois muitas vezes nos dedicamos para concursos em fazer faculdades e etc mas quando é relacionada a fé não buscamos na mesma intensidade, e transferimos a responsabilidade somente para os catequistas e padres e esquecemos que nós somos a igreja e precisamos fazer a nossa parte.
A responsabilidade é de vocês que são adultos e sabem muito bem o que é certo e errado, e querem tirar o da reta, é sempre assim.. Ngm assume o erro, por isso quase ngm se confessa.
Então o padre com certeza teve acesso ao meu processo, iniciado em 2017, julgado em 2021 e encerrado em 2022, pois sou da Diocese de Sobral e o meu caso foi enviado ao Tribunal Eclesiástico do Ceará (justamente em Fortaleza). Graças a Deus consegui a nulidade. 🙏🏻
Esse numero reduziria muito se nós tivéssemos nas paróquias, uma formação de noivos decente. Quando eu fiz, foi muito superficial e raso, ensinaram ate sobre os metodos anticonceptivos para previnir gravidez no início do casamento. Indo contra a tudo que a igreja ensina, o metodo natural permitido para a espaçamento de uma gravidez por motivos graves e justos eles falaram bem por cima, sempre dando ênfase nos outros metodos.
A igreja orientou quanto a métodos contraceptivos para prevenir gravidez no início do casamento ?? Então esse curso foi ministrado por pessoas da turma da TL, muito provavelmente, né?
essa formação provavelmente se deu por pessoas leigas de mais para falar sobre o assunto, não conhecem direito a própria fé talvez não por maldade, a pessoa tem boa intenção de ajudar dentro das suas próprias limitações, mas é uma pessoa comum ali que dispõe do seu tempo para servir a Deus como ela pode, cabe a nós percebermos isso e é por isso que devemos sempre buscar orientação junto a um padre, através de aconselhamento espiritual, eu fiz curso de noivos e mantive contato com os organizadores mais muitas respostas me deixavam com o pé atrás, então marquei aconselhamento com o padre e tirei minhas dúvidas, por mais de uma vez inclusive e eles mesmos aconselham q os procurem
Que legal né? Um padre tem a obrigação de exercer o celibato, ainda que isso seja antibíblico. Mas alguém que opta por não ter filhos, é pecador. Ahhh, qual é consenso? Vocês tratam as questões sexuais como se fosse algo demoniaco.
Isso é reflexo da sociedade atual. A igreja nos últimos anos se preocupou na linha política e deixou de lado a família. Infelizmente faz parte do processo de acabar com a família. O sexo ficou banal, o casal acha que casamento é como um jogo de loteria, se deu certo blz, se não deu, simplesmente se separa.
Hoje é muito fácil a pessoa se enganar com o parceiro escolhido para cônjuge... o santo padre foi acertado em pedir que seja mais fácil o processo de nulidade, mas penso que ao mesmo tempo, processo de casamento deveria ser mais rígido.
O povo católico sofre e se perde por falta de boa catequese. Mal formado e mal informado. A catequese precisa ser boa. Precisamos mudar essa situação pois é muito triste.
E convite não falta para servir. Pobre do Padre que tem que fazer tudo, se você não quer servir ok, convite tem de monte, mas não critica. Primeiro faça melhor, e depois mostre seu ponto de vista, pessoas adultas não são mais crianças, se alguém enganou alguém, então alguma coisa deve ser feita.. Isso se chama justiça.
@@arthurvasconcelos8221Mas o erro não é da Igreja, são das pessoas! São pessoas que infelizmente não levam as coisas da Igreja a sério. Casamento é um sacramento!! Hoje temos tantos canais que ensinam tudo sobre a Igreja, catequizam , evangelizam. Não precisa estar na paróquia.
@@NICOLAS-2209 em qual momento eu culpei a igreja por alguma coisa, vc são sabe interpretar o que lê?, o que eu pontuei é que a igreja demora muito tempo para dar nulidade do matrimônio para os católicos que procura esse serviço, e se um fiel procura é porque realmente acredita na religião e na fé católica. E quer viver de acordo com os mandamentos da igreja
@@NICOLAS-2209 acho que criança é você que não entendeu o assunto aqui exposto, muitas pessoas quando consegue a nulidade é muito feliz casando- se com outra pessoa, vivendo um matrimônio como é a vontade de Deus, ninguém é obrigado por religião nenhuma a permanecer ao lado de pessoas sem caráter e sem lealdade, a pessoa que trai é infiel com Deus em primeiro lugar, depois consigo mesmo e então com seu conguje. Entendeu??, Deus condena o adultério, existe sim o perdão, mas não a obrigação de permanecer ao lado da pessoa que não se converte e passa uma vida inteira traindo o outro. Isso não é assunto de criança e sim de adultos que presencia a dor do adultéro que se assemelha a uma dor de luto
Respeito a opinião do padre sobre a necessidade de trabalhar as pastorais para o matrimônio, contudo penso diferente. O que acontece na Igreja é a falta de "conversão". Uma pessoa convertida viverá muito bem a sua vocação. As pessoas não querem se comprometer com Jesus.
O problema é a Igreja se dispor a celebrar matrimônio sem dizer a verdade, isto é, sem um curso obrigatorio de noivos que seja verdadeiramente esclarecedor. Se a pessoa só está a passeio ali, não quer seguir a doutrina da Igreja, não sabe os pecados mortais, não sabe o que é confissão, não pretende seguir a fé Católica, o que ela faz ali? Imagine um casal de noivos nessa condição! Uma grande parte de gente que vai se casar na Igreja é Católico só de Batismo, não pisa numa igreja há anos, só vai à missa em casamentos de amigos ou parentes ou em missas de sétimo dia. Muita gente não tem a mínima noção do que seja Sacramento. Acham que casar na Igreja é convenção social, é evento para tirar fotos etc.
Não mesmo. Nem tudo é conversão, boa formação, boa cultura e maturidade psicológica pés mais que doutrina. Casais católicos não se separam e brigam por causa de rezar ou não um terço. Brigam e se separam pelos motivos de todo casamento. Dia a dia, financeiro, sexo ruim, infidelidade e etc. As vezes é um inferno a casa pela fé que mantém,. Não basta manter-se no casamento não é suficiente. Tem que ser um bom casamento e nem tudo depende de ler o catecismo e rezar e viver moral.
@@marlonmedeiros9160Concordo! É difícil mesmo. Mas eu não acredito que as dificuldades da vida possam mudar uma pessoa ao ponto do casamento não fazer mais sentido para um dos lados. As pessoas perdem-se nas idealizações de uma vida perfeita. Poucas estão dispostas a vivênciar um casamento de fato.
Você acha absurdo o número de processos de nulidade judicial ? Absurdo é a quantidade de casamentos de fachada que lotam as igrejas. Ou seja, casais que levam uma vida matrimonial de fachada por n motivos : Filhos, cargos eclesiásticos ou seculares, questões comerciais, questões familiares ... Por conta disso, é mais fácil, cômodo e barato " empurrar com a barriga " um relacionamento falido.
É porque as pessoas na sua maioria acham que o casamento é só um ato litúrgico aquela cerimônia glamourosa/ Aquele marcha nupcial emocionante... Aí pensam que ao receber a bênção a sua humanidade foi substituída literalmente pela plena divindade em pessoa... Aí o marido por si só e ou a esposa estão imunes de pecar CONTRA o sexto mandamento... E que não precisam lutar mais pra vencer os nossos pecados... Em resumo pensam que a vida é um mar de rosas... Qdo na verdade é batalha diária... suportar os defeitos um do outro/ perdoar... / Tá juntos na carência e ou fartura.. O que acontece na maioria das vezes que 1° dificuldade que entra pela porta o amor sai pela janela... Isto é só interesses amor platônico.. E qdo tem filho joga na casa da vovó pra cria o netinho/ Qdo mtas delas já estão precisando ser cuidadas pelos filhos.. Na minha família tem uma história a minha irmã cria o Neto porque a filha dela nunca exerceu o seu papel de mãe.... Porque a minha sobrinha acha que ser é mãe é engravidar e pari/ Depois é a vó e ou tia é que tem obrigação de cria o inocente....... Por isso milhares de casamentos fracassados..................................
Dizer a verdade, dizer o quanto esse senhor ofende a nosso senhor Jesus Cristo desrespeitando nossa igreja não é insulto, é obrigação moral do católico. Não sou morno, eu sirvo ao meu Senhor Jesus Cristo. Se tem alguém relativizando os pecados sexuais como este padre eu vou dizer sempre.
@@profvagnercandido ser educado não é ser morno e não procure combater um insulto com outro, mostre outra face e envie mensagens ao bispo do padre para ele tomar as devidas precauções.
E se o individuo no qual se divorciou e se juntou com outra pessoa e convive filmente seguindo os mandamentos de Jesus, essa pessoa está condenada? Não é possível reverter a situação? A pessoa não pode comungar uma vez ao ano que seja diante de uma confissão?
Olha amigo, vou ser sincera com você. Quando você está com outra pessoa e seu casamento foi válido para a igreja então você está em adultério e não pode comungar. Mas se seu casamento não foi válido, pode se casar novamente.
Leigos não podiam ser preparados para virar advogados não? A Igreja poderia criar cursos e exames (tipo a OAB) para que os leigos virassem advogados canônicos e pudessem ajudar os fiéis (isso desafogaria os padres e ainda seria uma fonte de emprego).
Geralmente os clérigos que trabalham nos tribunais são impiedosos quando se trata de problemas de padres ! Perseguem mesmo ! Torcem para uma condenação das piores !
As vezes o cara não gosta de mulheres aí a mãe fala :você tem que me dá um neto meu filho : Vadar e nulidade! As vezes a mulher gosta de garotas. A mãe fala:minha filha você tem que me dá um neto. Vai dar é nulidade.
Esse padre faz um desserviço a Igreja , a quantidade de heresias que ele fala na página dela no Instagram, dia desses ofendeu o Anderson Reis por contestar uma besteira que ele estava ensinando , coisas como ser padrinho de casamento homoafetivo ele diz lá que tá tudo bem e por aí vai.
Há uma realidade que não pode ser tapada com a peneira! Muita gente que busca se casar na Igreja não segue a fé Católica, isto é, é gente que até foi batizado na Igreja, mas quer se casar na Igreja para agradar a família (supomos que os pais dos noivos sejam Católicos e queiram que seus filhos se casem na Igreja) ou por uma convenção social. Há gente que está preocupada com o modelo do vestido de noiva, com a equipe de fotógrafos, com o buffet, com as lembranças de casamento, com a viagem de núpcias, mas não entende absolutamente nada do que seja pecado mortal, do que seja o Sacramento de confissão, do que seja doutrina da Igreja, do que seja missa de preceito etc. Conheci gente que não pisa na igreja nem um domingo sequer, mas se casou na Igreja. Que cursos preparatórios são esses? Há gente que mesmo se casando na Igreja faz controle de natalidade por métodos proibidos pela Igreja e não pretendem mudar de opinião. Penso assim. Faltam padres corajosos que digam a verdade, pois se os noivos se casarem mesmo sabendo o que é ser Católico e não seguirem aquilo que juraram, o problema será unicamente deles. Tem que ser categorico: isso é sério e não tem prazo de validade!
Esse é o passa pano no fiducia supplicans?? Quis enganar o católico dizendo q é benção individual da pessoa?! Pare com isso, pra que um docto pra abençoar uma pessoa?! Que bobeira é essa?!
Mas como a coisa tornou repercussão mundial, não era essa a intenção do Papa, e já disse em audiência/entrevista que a benção é individual, mas esse documento foi para uma parte do clero apenas, não para todos. Mas a mídia transformou isso em algo mundial.
Infelizmente a igreja condena muitas pessoas a ficarem em casamento falidos e sem poder casar novamente, isso leva fies a se afastar da igreja católica não se sentem acolhidos, o papa devia mudar isso
@@danielaaraujocardoso4721 não sou , sou uma pessoa que vivo e presenciei casais com o mesmo problema que eu, o conguje adulterou , abandonou a família pra ficar com a amante e o tribunal não considerou o casamento nulo. Só quem passa por isso é que sabe a dor que é manter um sacramento perante a igreja que não existe perante Deus.
@@Raquelmendecomo não existe perante Deus? Não sei o seu caso exatamente, mas há gente que, conscientemente, se casa mal e depois culpa a Igreja. Se o casal, antes de se casar, não vai à missa, não reza juntos, não busca conhecer a própria fé, isto é, a doutrina da Igreja, tem como dar certo? Muita gente se casa porque está apaixonado e acha que casamento resolve problemas de namoro: Ah, quando casar, muda. Ah, quando for pai, ele muda. Muita gente vive a felicidade dos primeiros anos de casamento como se crises não viessem a existir. A tentação existe e o adultério posterior ao matrimônio não é motivo de declaração de nulidade. Uma coisa é uma mulher se casar com um homem que escondeu que tinha outra família formada (tinha uma mulher e filhos, mas escondeu tudo isso da noiva). Nesse caso, provando que desconhecia essa outra família que o marido já mantinha, é provável que ela consiga a declaração da nulidade, pois ela não teria se casado com ele se soubesse da verdade. Outra situação, muito diferente, é a traição após um matrimônio válido. Isso não é causa de nulidade. E tem mais: Qual mulher reza pelo marido? Qual marido reza pela esposa? Vivem uma vida em união com Deus ou só se lembram de Deus e da Igreja depois que "a felicidade" acabou? Traiu? Há jeito de perdoar? Se sim, por que não? Mas se o convívio se tornar insuportável e tiver mesmo que se separar, por que não oferecer essa cruz a Deus? Somos tão apegados ao mundo, que achamos que "o que importa é ser feliz". Ninguém aceita sofrer por nada. Ninguém oferece o próprio sofrimento pela conversão dos familiares, pela Igreja etc. Achamos que DEUS nos quer ver felizes mesmo que seja no pecado.
@@Raquelmendeo erro tá em a pessoa achar que o casamento é o pleno da felicidade,as pessoas são muito sentimentais..não rezam junto no namoro,no noivado e nem no casamento...o povo quer q a igreja se adeque às carências e paixões,fica só com Jesus ,a Eucaristia que é Jesus inteiro ...o cara vai pagar pelo erro dele e não arrependimento e a mulher que ficou com ele também...Deus da a cada um conforme ..
@@jackelinenascimento1588 procure a realidade das coisas, tem várias pessoas de dentro da igreja, não só católica mas de outras , que são ministros da eucaristia, pastores ou serve a igreja de alguma forma, mas isso não quer dizer que são frequentados por Deus. A pessoa que trai, ela trai primeiro a Deus, a si mesmo e por terceiro o seu companheiro. Essa é a ordem caso não saiba. Perdão não é uma escolha é uma decisão a ser tomada por amor a Cristo e isso é aceitar e carregar a cruz, mas não quer dizer que tem que passar o resto da vida no sofrimento, Deus nos fez livres e não escravos, o sofrimento não é dado para destruir seu coração e sim para sua santificação. Então perdoar o outro é viver a conversão e a santidade, e quando vc libera o perdão não quer dizer que vc vai converter o outro, e sim a si mesmo, mudar é uma escolha pessoal. E caso não saiba, muitas pessoas não são como vc que com certeza pela sua fala, nunca negligênciou algum sinal, com certeza vc nunca errou com alguém e ninguém nunca errou com vc, né verdade, vc é altamente espiritualizada na verdade. Procure conhecer de perto a dor do outro, seja menos arrogante e mais solidário, vc já errou em algum momento mesmo conhecendo a Deus a seus mandamentos, não está imune nem superior a isso
Resumo: Sao tantas possibilidades que qualquer motivo é motivo. A igreja criou uma super brechas para dar nulidade. Que heresia! Engraçado que o papa falou pronto, já vale mais que a Bíblia.
@@gustavosouzacorrea6604deve ser porque ele um pouco controverso, vi respondendo perguntas de uma forma que diverge da doutrina católica, ele está muito preocupado por agradar ao mundo.
@@gustavosouzacorrea6604 não vi a entrevista, ele responde perguntas em redes sociais e lá vi muitas vezes dando respostas que são divergentes a doutrina da igreja católica, ele uma suavizada nas respostas.
Vamos lá. Anulidade não existem, isso é invenção do homem, pois a Palavra de Deus é bem clara eo sacerdote diz com todas as letras: o que Deus uniu o homem não separa, pois isso só acontece quando um dos dois morrem, mas essa porra de modernidade desregrada e com a ajuda da igreja que tem medo de perder seus fiéis faz essa merda. Se quer se separar, separa pois ninguém é obrigado a ficar ao lado de uma pessoa indesejada, só que essa pessoa tem que ter a consciência de que não poderá ter outra pessoa para dividir cama. Eu por exemplo sou casado e separado de corpos e já faz 10 anos e até agora com a graça de to sem ninguém, ela por outro lado já tem outra pessoa, mas no dia do término eu avisei que se tivesse outra pessoa estaria correndo sério risco de não alcançar a salvação, mas a resposta foi vou viver minha vida. Por isso muitos iram para o inferno achando que estão indo para o céu, . É fácil ficar sozinho? Não, mas é o preço que temos que pagar para alcançar a salvação. ANULIDADE NÃO EXISTE, ISSO É COISA INVENTADA PELO HOMEM. Moisés deu esse pedaço de papel ao homem por causa da dureza do seu coração. Conheceres a verdade e ela vos mostrará o caminho para a salvação.
1. A palavra "ANULIDADE" NÃO EXISTE. 2. NULIDADE E ANULABILIDADE SÃO COISAS DISTINTAS. A IGREJA PODE RECONHECER A NULIDADE, MAS NUNCA HAVERÁ A ANULABILIDADE. JURIDICAMENTE FALANDO, SÓ PODE SER ANULADO O QUE TEVE VALIDADE. É POR ISSO QUE IGREJA NÃO ANULA CASAMENTO! NULIDADE É MATRIMÔNIO QUE INEXISTIU. HOUVE VÍCIO DE CONSENTIMENTO. DOU UM EXEMPLO. UMA MULHER SE CASA COM UM HOMEM QUE SABE QUE É ESTÉRIL, MAS ELE ESCONDE DELA ESSA CONDIÇÃO. ELE SABE QUE É ESTERIL E ESCONDE ISSO DA NOIVA PARA NÃO PERDÊ-LA E ELA SE CASA COM ELE. POIS BEM. ANOS DEPOIS, SEM CONSEGUIREM GERAR FILHOS, ELA PASSANDO POR TRATAMENTOS E CONSULTAS ACHANDO QUE A DIFICUDADE DE ENGRAVIDAR ERA DELA, ELA DESCOBRE QUE O MARIDO ERA ESTERIL E SABIA DISSO AINDA NO NAMORO, MAS HAVIA OMITIDO ESSA CONDIÇÃO PARA QUE ELA NÃO DESISTISSE DO CASAMENTO. NESSE CASO, ELA PODE INGRESSAR COM O RECONHECIMENTO DA NULIDADE POIS ELE OMITIU CAUSA RELEVANTE. UMA COISA É SE CASAR COM QUEM DESCOBRE POSTERIORMENTE SUA ESTERILIDADE. OUTRA É QUEM USOU DE MÁ-FÉ PARA ENGANAR A PESSOA COM QUEM IA SE CASAR.
@@jackelinenascimento1588o povo hoje em dia quer é ter outro relacionamento,não querem viver Jesus,querem ficar igual a adolescente carente,o povo precisa é se converter,mas estão buscando adequar Cristo ao mundo..eles estão tendo catequese com as mídias ,as políticas,os maçons e mais conselheiros e querem viver igual ou pior que os animais irracionais
Nulidade significa em outras palavras mostra q nunca ouvi casamento realmente a igrrja n pode anular um casamento verdadeiro mas um falso ela pode sim pq se vc pensar bem vc esta no erro axando q esta casado mas na verdade n esta pq seu casamento nuncs existiu e se vc e catolico tem q seguir oq fala a doutrina da santa igreja pq ela nunca erra
TIVE UM SUSTO E GRANDE DECEPÇÃO AO VER ESSE HEREGE NO CANAL SANTO FLOW. PENSEI QUE O INTUITO DESSE CANAL ERA TRAZER PADRES DE RESPEITO A DEUS E A IGREJA CATÓLICA E COM VERDADEIRO INTERESSE DE LEVAR ALMAS PARA DEUS MAS, HOJE O QUE QUEREM É AUDIÊNCIA, LIKE E DINHEIRO. O NOME DE DEUS FALAM POR FALAR.E O BISPO APOIAR ESSE HOMEM COMO PADRE É PRA ACABAR COM O POVO.
Essa enxurrada de pedidos de nulidade é, em grande parte, culpa das paroquias! Quanta gente se casa na Igreja por mera convenção social?! Quanta gente se casa na Igreja porque a família quer?! Há muita gente que não vai a nenhuma missa, não conhece a doutrina da Igreja, é Católico de IBGE e, um belo dia, decidem se casar na Igreja. O padre tem que ser categórico! Tem que explicar todas as consequências de se casar na Igreja. Tem que esclarecer que não existe prazo de validade! Tem que explicar que juramento feito diante de Deus é sério e irrevogável, que não se trata de um mero juiz de paz civil. Há muitos pagãos se casando na Igreja, um dia esse casamento superficial acaba, elas se dão conta do que é realmente o matrimônio, se convertem e a culpa foi do padre lá atrás, há anos, que não disse o bê-a-bá a elas. Se o casal quiser mesmo ser Católico, eles vão passar a frequentar a paroquia, estudar a doutrina, fazer uma preparação séria ao invés de casar por convenção social
Nossa, que triste trazer um padre desses para o podcast. Sinceramente, se eu vir mais um convidado desse nível o canal vai perder pelo menos um inscrito.
Realmente os cursos de casais das paróquias são muito rassos entretanto nós precisamos buscar conhecer nossa fé e a nós mesmos através de formações e estudo da nossa doutrina e formação humana, pois muitas vezes nos dedicamos para concursos em fazer faculdades e etc mas quando é relacionada a fé não buscamos na mesma intensidade, e transferimos a responsabilidade somente para os catequistas e padres e esquecemos que nós somos a igreja e precisamos fazer a nossa parte.
A responsabilidade é de vocês que são adultos e sabem muito bem o que é certo e errado, e querem tirar o da reta, é sempre assim..
Ngm assume o erro, por isso quase ngm se confessa.
Realmente precisa de uma catequese mas profunda
Então o padre com certeza teve acesso ao meu processo, iniciado em 2017, julgado em 2021 e encerrado em 2022, pois sou da Diocese de Sobral e o meu caso foi enviado ao Tribunal Eclesiástico do Ceará (justamente em Fortaleza). Graças a Deus consegui a nulidade. 🙏🏻
Esse numero reduziria muito se nós tivéssemos nas paróquias, uma formação de noivos decente. Quando eu fiz, foi muito superficial e raso, ensinaram ate sobre os metodos anticonceptivos para previnir gravidez no início do casamento. Indo contra a tudo que a igreja ensina, o metodo natural permitido para a espaçamento de uma gravidez por motivos graves e justos eles falaram bem por cima, sempre dando ênfase nos outros metodos.
A igreja orientou quanto a métodos contraceptivos para prevenir gravidez no início do casamento ?? Então esse curso foi ministrado por pessoas da turma da TL, muito provavelmente, né?
essa formação provavelmente se deu por pessoas leigas de mais para falar sobre o assunto, não conhecem direito a própria fé talvez não por maldade, a pessoa tem boa intenção de ajudar dentro das suas próprias limitações, mas é uma pessoa comum ali que dispõe do seu tempo para servir a Deus como ela pode, cabe a nós percebermos isso e é por isso que devemos sempre buscar orientação junto a um padre, através de aconselhamento espiritual, eu fiz curso de noivos e mantive contato com os organizadores mais muitas respostas me deixavam com o pé atrás, então marquei aconselhamento com o padre e tirei minhas dúvidas, por mais de uma vez inclusive e eles mesmos aconselham q os procurem
De onde vem a autorização para esses leigos ministrarem cursos de noivos? O que fomos participar foi tão vergonhoso que saímos antes de terminar.
@@gracafortes2714Essas catequeses deveriam sempre ser realizadas por padres, mas eles tercerizam para a comunidade. Ai já viu...
Que legal né? Um padre tem a obrigação de exercer o celibato, ainda que isso seja antibíblico. Mas alguém que opta por não ter filhos, é pecador. Ahhh, qual é consenso? Vocês tratam as questões sexuais como se fosse algo demoniaco.
Isso é reflexo da sociedade atual. A igreja nos últimos anos se preocupou na linha política e deixou de lado a família. Infelizmente faz parte do processo de acabar com a família. O sexo ficou banal, o casal acha que casamento é como um jogo de loteria, se deu certo blz, se não deu, simplesmente se separa.
Política MARXISTA NÉ?
@@mariaclaudiatosisilvapinto4079 marxismo está falido, mas vocês parecem querer ressuscita-lo
Agora tudo é culpa da Igreja, eu não tem mais pecado. A Igreja é culpada por minha vida existir. Que comentário egoísta
A Igreja sem família se alto destroe, isso é matemática básica como 2 e 2 são 4
Seu comentário pode ser a respeito de outras instituições, grupos, seitas etc. Mas não sobre há Igreja Católica.
Hoje é muito fácil a pessoa se enganar com o parceiro escolhido para cônjuge... o santo padre foi acertado em pedir que seja mais fácil o processo de nulidade, mas penso que ao mesmo tempo, processo de casamento deveria ser mais rígido.
O povo católico sofre e se perde por falta de boa catequese. Mal formado e mal informado. A catequese precisa ser boa. Precisamos mudar essa situação pois é muito triste.
Pessoas que sabem ler e escrever. Dizer que são mal formadas e desculpas para seus pecados.
É fácil falar, mas ajudar nas tarefas da paróquia que são muitas quase Ninguém quer. Quer ter formação de qualidade, mas não se disponhe a servir.
E convite não falta para servir. Pobre do Padre que tem que fazer tudo, se você não quer servir ok, convite tem de monte, mas não critica. Primeiro faça melhor, e depois mostre seu ponto de vista, pessoas adultas não são mais crianças, se alguém enganou alguém, então alguma coisa deve ser feita..
Isso se chama justiça.
O casar por casar ...gera um casamento nulo
BOA NOITE, ÓTIMA ENTREVISTA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
Excelente Catequese! Que o Espírito Santo os capacite cada vez mais, para o bem da salvação das almas.
O Pe. simplesmente falou a verdade.
Eu fico chocada com o número de fiéis procurando o processo de nulalidade do matrimônio
Jô Soares tinha razão " casa,separa, casa, separa entao não caso..
Excelente entrevista!
São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate 🙏
Bela explicação padre!
Olá, gostaria de ver depoimentos de quem teve a declaração de nulidade do matrimônio negada ou recusada! Alguém sabe de algum caso assim?
Fico perplexo com as alegações usadas para pedir tal nulidade e mais ainda quando o processo é aceito
Você não confia na Igreja
@@NICOLAS-2209 as vezes a igreja tem nos decepcionando
Investigar. O tribunal tem que agir, não é assim. Fico bobo como vocês gostam de opinar no que não conhece
@@arthurvasconcelos8221Mas o erro não é da Igreja, são das pessoas! São pessoas que infelizmente não levam as coisas da Igreja a sério. Casamento é um sacramento!! Hoje temos tantos canais que ensinam tudo sobre a Igreja, catequizam , evangelizam. Não precisa estar na paróquia.
@@arthurvasconcelos8221 A igreja não está neste mundo para te agradar
Verdade Padre, o curso para noivos é superficial demais, tem que ter mais profundidade nos ensinamentos
Não culpe a Igreja por seu casamento dar errado, você não é mais criança
Mesmo se você for uma vítima, não foi a Igreja quem te traiu.
@@NICOLAS-2209 em qual momento eu culpei a igreja por alguma coisa, vc são sabe interpretar o que lê?, o que eu pontuei é que a igreja demora muito tempo para dar nulidade do matrimônio para os católicos que procura esse serviço, e se um fiel procura é porque realmente acredita na religião e na fé católica. E quer viver de acordo com os mandamentos da igreja
@@NICOLAS-2209 acho que criança é você que não entendeu o assunto aqui exposto, muitas pessoas quando consegue a nulidade é muito feliz casando- se com outra pessoa, vivendo um matrimônio como é a vontade de Deus, ninguém é obrigado por religião nenhuma a permanecer ao lado de pessoas sem caráter e sem lealdade, a pessoa que trai é infiel com Deus em primeiro lugar, depois consigo mesmo e então com seu conguje. Entendeu??, Deus condena o adultério, existe sim o perdão, mas não a obrigação de permanecer ao lado da pessoa que não se converte e passa uma vida inteira traindo o outro. Isso não é assunto de criança e sim de adultos que presencia a dor do adultéro que se assemelha a uma dor de luto
Peço oração pelo o meu casamento
Respeito a opinião do padre sobre a necessidade de trabalhar as pastorais para o matrimônio, contudo penso diferente. O que acontece na Igreja é a falta de "conversão". Uma pessoa convertida viverá muito bem a sua vocação. As pessoas não querem se comprometer com Jesus.
O problema é a Igreja se dispor a celebrar matrimônio sem dizer a verdade, isto é, sem um curso obrigatorio de noivos que seja verdadeiramente esclarecedor.
Se a pessoa só está a passeio ali, não quer seguir a doutrina da Igreja, não sabe os pecados mortais, não sabe o que é confissão, não pretende seguir a fé Católica, o que ela faz ali? Imagine um casal de noivos nessa condição!
Uma grande parte de gente que vai se casar na Igreja é Católico só de Batismo, não pisa numa igreja há anos, só vai à missa em casamentos de amigos ou parentes ou em missas de sétimo dia. Muita gente não tem a mínima noção do que seja Sacramento. Acham que casar na Igreja é convenção social, é evento para tirar fotos etc.
Conversão é mudança de pensamento, a frase tem uma continuação, credes no Evangelho.
Não mesmo. Nem tudo é conversão, boa formação, boa cultura e maturidade psicológica pés mais que doutrina. Casais católicos não se separam e brigam por causa de rezar ou não um terço. Brigam e se separam pelos motivos de todo casamento. Dia a dia, financeiro, sexo ruim, infidelidade e etc. As vezes é um inferno a casa pela fé que mantém,. Não basta manter-se no casamento não é suficiente. Tem que ser um bom casamento e nem tudo depende de ler o catecismo e rezar e viver moral.
Conversão real é individual e é um processo!! Leva-se tempo e tem que partir da própria pessoa para entender que Jesus é o nosso Salvador.
@@marlonmedeiros9160Concordo! É difícil mesmo. Mas eu não acredito que as dificuldades da vida possam mudar uma pessoa ao ponto do casamento não fazer mais sentido para um dos lados. As pessoas perdem-se nas idealizações de uma vida perfeita. Poucas estão dispostas a vivênciar um casamento de fato.
o meu processo ja faz
6 anos que entrei e ainda não saiu
Esta mais fácil pedir nulidade na igreja do que o divórcio na justiça.
Quando o assunto é justiça eclesial o povo se perde, acha que tudo é pastoral e homilia bonita.
Você acha absurdo o número de processos de nulidade judicial ?
Absurdo é a quantidade de casamentos de fachada que lotam as igrejas.
Ou seja, casais que levam uma vida matrimonial de fachada por n motivos :
Filhos, cargos eclesiásticos ou seculares, questões comerciais, questões familiares ...
Por conta disso, é mais fácil, cômodo e barato " empurrar com a barriga " um relacionamento falido.
Tem igreja que cobra 5.000,00 para celebrar o matrimonio. Uma mão lavra outra ou as duas ficam sujas meu caro.!
É porque as pessoas na sua maioria acham que o casamento é só um ato litúrgico aquela cerimônia glamourosa/ Aquele marcha nupcial emocionante... Aí pensam que ao receber a bênção a sua humanidade foi substituída literalmente pela plena divindade em pessoa... Aí o marido por si só e ou a esposa estão imunes de pecar CONTRA o sexto mandamento... E que não precisam lutar mais pra vencer os nossos pecados... Em resumo pensam que a vida é um mar de rosas... Qdo na verdade é batalha diária... suportar os defeitos um do outro/ perdoar... / Tá juntos na carência e ou fartura.. O que acontece na maioria das vezes que 1° dificuldade que entra pela porta o amor sai pela janela... Isto é só interesses amor platônico.. E qdo tem filho joga na casa da vovó pra cria o netinho/ Qdo mtas delas já estão precisando ser cuidadas pelos filhos.. Na minha família tem uma história a minha irmã cria o Neto porque a filha dela nunca exerceu o seu papel de mãe.... Porque a minha sobrinha acha que ser é mãe é engravidar e pari/ Depois é a vó e ou tia é que tem obrigação de cria o inocente....... Por isso milhares de casamentos fracassados..................................
Caramba, incrível a quantidade de fies que estão simplesmente insultando o padre sem o mínimo de decoro e educação.
Quem faz isso é pessoas que não tem educacão e princípios, até porque não é obrigatório ser católico.
Dizer a verdade, dizer o quanto esse senhor ofende a nosso senhor Jesus Cristo desrespeitando nossa igreja não é insulto, é obrigação moral do católico.
Não sou morno, eu sirvo ao meu Senhor Jesus Cristo.
Se tem alguém relativizando os pecados sexuais como este padre eu vou dizer sempre.
@@profvagnercandido ser educado não é ser morno e não procure combater um insulto com outro, mostre outra face e envie mensagens ao bispo do padre para ele tomar as devidas precauções.
Claro vou combater o pecado pecando
@@marlonmedeiros9160 relatar a verdade precisamente conforme os fatos não fere nenhum mandamento da lei de Deus, frouxo.
E se o individuo no qual se divorciou e se juntou com outra pessoa e convive filmente seguindo os mandamentos de Jesus, essa pessoa está condenada?
Não é possível reverter a situação?
A pessoa não pode comungar uma vez ao ano que seja diante de uma confissão?
Olha amigo, vou ser sincera com você. Quando você está com outra pessoa e seu casamento foi válido para a igreja então você está em adultério e não pode comungar. Mas se seu casamento não foi válido, pode se casar novamente.
Leigos não podiam ser preparados para virar advogados não? A Igreja poderia criar cursos e exames (tipo a OAB) para que os leigos virassem advogados canônicos e pudessem ajudar os fiéis (isso desafogaria os padres e ainda seria uma fonte de emprego).
Geralmente os clérigos que trabalham nos tribunais são impiedosos quando se trata de problemas de padres ! Perseguem mesmo ! Torcem para uma condenação das piores !
Pelo contrário eles abafam o caso e fica tudo por isso mesmo . A secular que age certo !
@@formosojosesilva-md9nj tribunal da Igreja é bem mais confiável que o secular.
@@formosojosesilva-md9njo tribunal secular é uma cópia do tribunal da Igreja
Guto é igual Vilela: interrompe demais
Eles se casam sem conhecer a Deus sem saber nada da vida Espiritual.Quem quiser me se renucie a se mesmo tome a sua cruz e sigame.
Se quiser denunciar Padre e no tribunal eclésial
Bigamia continua sendo crime aqui no Brasil.
As vezes o cara não gosta de mulheres aí a mãe fala :você tem que me dá um neto meu filho :
Vadar e nulidade!
As vezes a mulher gosta de garotas.
A mãe fala:minha filha você tem que me dá um neto.
Vai dar é nulidade.
O Curso de Noivos, obrigatorio para casamento religioso, é fraquissimo, péssimo!
Esse padre faz um desserviço a Igreja , a quantidade de heresias que ele fala na página dela no Instagram, dia desses ofendeu o Anderson Reis por contestar uma besteira que ele estava ensinando , coisas como ser padrinho de casamento homoafetivo ele diz lá que tá tudo bem e por aí vai.
É melhor ficar sem entrevistar do que entrevistar ...
Deixando de seguir o SantoFlow caindo demais na entrevistas. Daqui a pouco vão começar a entrevistar pessoal das seitas.
Tchau!
CONCORDO COM VOCÊ.
Há uma realidade que não pode ser tapada com a peneira! Muita gente que busca se casar na Igreja não segue a fé Católica, isto é, é gente que até foi batizado na Igreja, mas quer se casar na Igreja para agradar a família (supomos que os pais dos noivos sejam Católicos e queiram que seus filhos se casem na Igreja) ou por uma convenção social. Há gente que está preocupada com o modelo do vestido de noiva, com a equipe de fotógrafos, com o buffet, com as lembranças de casamento, com a viagem de núpcias, mas não entende absolutamente nada do que seja pecado mortal, do que seja o Sacramento de confissão, do que seja doutrina da Igreja, do que seja missa de preceito etc.
Conheci gente que não pisa na igreja nem um domingo sequer, mas se casou na Igreja. Que cursos preparatórios são esses? Há gente que mesmo se casando na Igreja faz controle de natalidade por métodos proibidos pela Igreja e não pretendem mudar de opinião. Penso assim. Faltam padres corajosos que digam a verdade, pois se os noivos se casarem mesmo sabendo o que é ser Católico e não seguirem aquilo que juraram, o problema será unicamente deles.
Tem que ser categorico: isso é sério e não tem prazo de validade!
Esse é o passa pano no fiducia supplicans?? Quis enganar o católico dizendo q é benção individual da pessoa?! Pare com isso, pra que um docto pra abençoar uma pessoa?! Que bobeira é essa?!
Na verdade esse documento só surgiu por fortes questionamentos de vários cardeais. São dúbias respondidas.
É só você ler. Leia com atenção e interpretação correta.
Mas como a coisa tornou repercussão mundial, não era essa a intenção do Papa, e já disse em audiência/entrevista que a benção é individual, mas esse documento foi para uma parte do clero apenas, não para todos. Mas a mídia transformou isso em algo mundial.
Infelizmente a igreja condena muitas pessoas a ficarem em casamento falidos e sem poder casar novamente, isso leva fies a se afastar da igreja católica não se sentem acolhidos, o papa devia mudar isso
Casamento é Sacramento, você é protestante??
@@danielaaraujocardoso4721 não sou , sou uma pessoa que vivo e presenciei casais com o mesmo problema que eu, o conguje adulterou , abandonou a família pra ficar com a amante e o tribunal não considerou o casamento nulo. Só quem passa por isso é que sabe a dor que é manter um sacramento perante a igreja que não existe perante Deus.
@@Raquelmendecomo não existe perante Deus? Não sei o seu caso exatamente, mas há gente que, conscientemente, se casa mal e depois culpa a Igreja.
Se o casal, antes de se casar, não vai à missa, não reza juntos, não busca conhecer a própria fé, isto é, a doutrina da Igreja, tem como dar certo? Muita gente se casa porque está apaixonado e acha que casamento resolve problemas de namoro: Ah, quando casar, muda. Ah, quando for pai, ele muda. Muita gente vive a felicidade dos primeiros anos de casamento como se crises não viessem a existir. A tentação existe e o adultério posterior ao matrimônio não é motivo de declaração de nulidade. Uma coisa é uma mulher se casar com um homem que escondeu que tinha outra família formada (tinha uma mulher e filhos, mas escondeu tudo isso da noiva). Nesse caso, provando que desconhecia essa outra família que o marido já mantinha, é provável que ela consiga a declaração da nulidade, pois ela não teria se casado com ele se soubesse da verdade. Outra situação, muito diferente, é a traição após um matrimônio válido. Isso não é causa de nulidade.
E tem mais:
Qual mulher reza pelo marido? Qual marido reza pela esposa?
Vivem uma vida em união com Deus ou só se lembram de Deus e da Igreja depois que "a felicidade" acabou?
Traiu? Há jeito de perdoar? Se sim, por que não?
Mas se o convívio se tornar insuportável e tiver mesmo que se separar, por que não oferecer essa cruz a Deus?
Somos tão apegados ao mundo, que achamos que "o que importa é ser feliz".
Ninguém aceita sofrer por nada. Ninguém oferece o próprio sofrimento pela conversão dos familiares, pela Igreja etc.
Achamos que DEUS nos quer ver felizes mesmo que seja no pecado.
@@Raquelmendeo erro tá em a pessoa achar que o casamento é o pleno da felicidade,as pessoas são muito sentimentais..não rezam junto no namoro,no noivado e nem no casamento...o povo quer q a igreja se adeque às carências e paixões,fica só com Jesus ,a Eucaristia que é Jesus inteiro ...o cara vai pagar pelo erro dele e não arrependimento e a mulher que ficou com ele também...Deus da a cada um conforme ..
@@jackelinenascimento1588 procure a realidade das coisas, tem várias pessoas de dentro da igreja, não só católica mas de outras , que são ministros da eucaristia, pastores ou serve a igreja de alguma forma, mas isso não quer dizer que são frequentados por Deus. A pessoa que trai, ela trai primeiro a Deus, a si mesmo e por terceiro o seu companheiro. Essa é a ordem caso não saiba. Perdão não é uma escolha é uma decisão a ser tomada por amor a Cristo e isso é aceitar e carregar a cruz, mas não quer dizer que tem que passar o resto da vida no sofrimento, Deus nos fez livres e não escravos, o sofrimento não é dado para destruir seu coração e sim para sua santificação. Então perdoar o outro é viver a conversão e a santidade, e quando vc libera o perdão não quer dizer que vc vai converter o outro, e sim a si mesmo, mudar é uma escolha pessoal. E caso não saiba, muitas pessoas não são como vc que com certeza pela sua fala, nunca negligênciou algum sinal, com certeza vc nunca errou com alguém e ninguém nunca errou com vc, né verdade, vc é altamente espiritualizada na verdade. Procure conhecer de perto a dor do outro, seja menos arrogante e mais solidário, vc já errou em algum momento mesmo conhecendo a Deus a seus mandamentos, não está imune nem superior a isso
Resumo: Sao tantas possibilidades que qualquer motivo é motivo. A igreja criou uma super brechas para dar nulidade. Que heresia! Engraçado que o papa falou pronto, já vale mais que a Bíblia.
Péssimo convidado
Porque?
@@gustavosouzacorrea6604deve ser porque ele um pouco controverso, vi respondendo perguntas de uma forma que diverge da doutrina católica, ele está muito preocupado por agradar ao mundo.
@@marinablas177 , nesta entrevista?
@@gustavosouzacorrea6604 não vi a entrevista, ele responde perguntas em redes sociais e lá vi muitas vezes dando respostas que são divergentes a doutrina da igreja católica, ele uma suavizada nas respostas.
Explique-se. Tocou a campanhia e saiu correndo...
Vamos lá.
Anulidade não existem, isso é invenção do homem, pois a Palavra de Deus é bem clara eo sacerdote diz com todas as letras: o que Deus uniu o homem não separa, pois isso só acontece quando um dos dois morrem, mas essa porra de modernidade desregrada e com a ajuda da igreja que tem medo de perder seus fiéis faz essa merda.
Se quer se separar, separa pois ninguém é obrigado a ficar ao lado de uma pessoa indesejada, só que essa pessoa tem que ter a consciência de que não poderá ter outra pessoa para dividir cama.
Eu por exemplo sou casado e separado de corpos e já faz 10 anos e até agora com a graça de to sem ninguém, ela por outro lado já tem outra pessoa, mas no dia do término eu avisei que se tivesse outra pessoa estaria correndo sério risco de não alcançar a salvação, mas a resposta foi vou viver minha vida.
Por isso muitos iram para o inferno achando que estão indo para o céu, .
É fácil ficar sozinho? Não, mas é o preço que temos que pagar para alcançar a salvação.
ANULIDADE NÃO EXISTE, ISSO É COISA INVENTADA PELO HOMEM.
Moisés deu esse pedaço de papel ao homem por causa da dureza do seu coração.
Conheceres a verdade e ela vos mostrará o caminho para a salvação.
1. A palavra "ANULIDADE" NÃO EXISTE.
2. NULIDADE E ANULABILIDADE SÃO COISAS DISTINTAS. A IGREJA PODE RECONHECER A NULIDADE, MAS NUNCA HAVERÁ A ANULABILIDADE. JURIDICAMENTE FALANDO, SÓ PODE SER ANULADO O QUE TEVE VALIDADE. É POR ISSO QUE IGREJA NÃO ANULA CASAMENTO!
NULIDADE É MATRIMÔNIO QUE INEXISTIU. HOUVE VÍCIO DE CONSENTIMENTO. DOU UM EXEMPLO. UMA MULHER SE CASA COM UM HOMEM QUE SABE QUE É ESTÉRIL, MAS ELE ESCONDE DELA ESSA CONDIÇÃO.
ELE SABE QUE É ESTERIL E ESCONDE ISSO DA NOIVA PARA NÃO PERDÊ-LA E ELA SE CASA COM ELE.
POIS BEM. ANOS DEPOIS, SEM CONSEGUIREM GERAR FILHOS, ELA PASSANDO POR TRATAMENTOS E CONSULTAS ACHANDO QUE A DIFICUDADE DE ENGRAVIDAR ERA DELA, ELA DESCOBRE QUE O MARIDO ERA ESTERIL E SABIA DISSO AINDA NO NAMORO, MAS HAVIA OMITIDO ESSA CONDIÇÃO PARA QUE ELA NÃO DESISTISSE DO CASAMENTO.
NESSE CASO, ELA PODE INGRESSAR COM O RECONHECIMENTO DA NULIDADE POIS ELE OMITIU CAUSA RELEVANTE.
UMA COISA É SE CASAR COM QUEM DESCOBRE POSTERIORMENTE SUA ESTERILIDADE. OUTRA É QUEM USOU DE MÁ-FÉ PARA ENGANAR A PESSOA COM QUEM IA SE CASAR.
@@jackelinenascimento1588o povo hoje em dia quer é ter outro relacionamento,não querem viver Jesus,querem ficar igual a adolescente carente,o povo precisa é se converter,mas estão buscando adequar Cristo ao mundo..eles estão tendo catequese com as mídias ,as políticas,os maçons e mais conselheiros e querem viver igual ou pior que os animais irracionais
@@jackelinenascimento1588 isso sim é uma forma de fazer justiça
Nulidade significa em outras palavras mostra q nunca ouvi casamento realmente a igrrja n pode anular um casamento verdadeiro mas um falso ela pode sim pq se vc pensar bem vc esta no erro axando q esta casado mas na verdade n esta pq seu casamento nuncs existiu e se vc e catolico tem q seguir oq fala a doutrina da santa igreja pq ela nunca erra
TIVE UM SUSTO E GRANDE DECEPÇÃO AO VER ESSE HEREGE NO CANAL SANTO FLOW. PENSEI QUE O INTUITO DESSE CANAL ERA TRAZER PADRES DE RESPEITO A DEUS E A IGREJA CATÓLICA E COM VERDADEIRO INTERESSE DE LEVAR ALMAS PARA DEUS MAS, HOJE O QUE QUEREM É AUDIÊNCIA, LIKE E DINHEIRO. O NOME DE DEUS FALAM POR FALAR.E O BISPO APOIAR ESSE HOMEM COMO PADRE É PRA ACABAR COM O POVO.
Essa enxurrada de pedidos de nulidade é, em grande parte, culpa das paroquias! Quanta gente se casa na Igreja por mera convenção social?! Quanta gente se casa na Igreja porque a família quer?!
Há muita gente que não vai a nenhuma missa, não conhece a doutrina da Igreja, é Católico de IBGE e, um belo dia, decidem se casar na Igreja.
O padre tem que ser categórico! Tem que explicar todas as consequências de se casar na Igreja. Tem que esclarecer que não existe prazo de validade! Tem que explicar que juramento feito diante de Deus é sério e irrevogável, que não se trata de um mero juiz de paz civil.
Há muitos pagãos se casando na Igreja, um dia esse casamento superficial acaba, elas se dão conta do que é realmente o matrimônio, se convertem e a culpa foi do padre lá atrás, há anos, que não disse o bê-a-bá a elas. Se o casal quiser mesmo ser Católico, eles vão passar a frequentar a paroquia, estudar a doutrina, fazer uma preparação séria ao invés de casar por convenção social
Nossa, que triste trazer um padre desses para o podcast. Sinceramente, se eu vir mais um convidado desse nível o canal vai perder pelo menos um inscrito.