PARA QUE SERVEM OS KATAS NO KARATÊ?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 ноя 2022
  • O Sensei Vinicio Antony, faixa preta 7° Dan da IAKJ, fala sobre a base a real função dos Katas no Karatê, e sobre como formar um base coerente para a interpretação das formas apresentadas.
  • СпортСпорт

Комментарии • 55

  • @higorborges8050
    @higorborges8050 36 минут назад

    Sempre com conteúdo riquíssimo Sensei! Jutsu a Arte Oculta do Karatê é uma excelente obra! Oss

  • @KenpoJutsu-FullContact
    @KenpoJutsu-FullContact Год назад +29

    Existiu um samurai chamado Aka pechin que foi Citado por ITOSU ANKO que evidencia em seus escritos como samurai de Okinawa, que deixa claro que A ARTE em Okinawa era chamado de Kenpõ Jujutsu, ou seja, o que era antes do karate japonês que apresenta uma proposta diferente da arte da guerra. Com o intercâmbio das penínsulas técnicas de contato total foram de grande eficiência nos combates. Por isso muita técnica de Muay Boran são encontradas no karatê. No livro A origem do karatê pode se observar a proximidades dos clãs e das técnicas. Outro ponto, é que se ITOSU ANKO chama a arte de Okinawa de Kenpo Jujutsu, é porque notoriamente existia técnicas de agarre, torção e imobilização. O Grande mestre Vinicius Anthony menciona o que se pode encontrar com pesquisas simples. No passado não existia estilos, mas existiam mestres! Especialistas em técnicas de Bujutsu, arte marcial de guerra japonesa ou Okinawense. Quem segue um determinado estilo será o reprodutor do pensamento de um outro mestre. Ex: Funakoshi entre outros... no passado existiam mais de 200 estilos de Jujutsu que era uma expressão genérica para designar uma categoria de artistas marciais, mas nunca como um estilo específico de arte marcial. O estilo é seu, a arte e a expressão corporal sempre foi livre. Isso permitia a criatividade e descobertas científicas... Osu!

  • @cleitoncorreia7533
    @cleitoncorreia7533 Год назад +7

    Oss Sensei. Sou praticante de Karatê Shotokan. Comecei neste caminho com 10 anos de idade, quando parei na faixa verde. Em 2019, tive novamente a oportunidade de voltar a treinar e hoje sou faixa marrom. No entanto, hoje, sendo um pouco mais velho, percebi que esta modalidade esportiva não é a que mais me agrada e sim a Arte Marcial em sí e por isso comecei a pesquisar mais sobre o assunto e felizmente achei o canal do senhor e de alguns outros Senseis que também são excelentes e que, de uma maneira geral, expandiram o meu ponto de vista sobre a Arte. Obrigado pelo Conteúdo.

  • @rafaelfreitas6312
    @rafaelfreitas6312 8 дней назад +1

    👏👏👏

  • @marinhoguimaraes7174
    @marinhoguimaraes7174 Год назад +5

    Estamos com o senhor em todas as mídias Professor! Oss!🥋

  • @augustodraggoneto6266
    @augustodraggoneto6266 Год назад +2

    Kata são tecnicas colocadas em seqüências e estudados de forma individual, um-a-um.
    Também defendo o ensino e aplicação dos kata. E tambem que as tecnicas são quedas e torrões.
    Na minha escola. Aprendem kata dhotoksn e shorin(para a curta distância) .tudo num sistema pedagógico limpo.
    Aprendi uma parte desta colocação didática com o saudoso Shihan ivo Rangel.
    Continue na luta para retirar véus das vistas destes. Está fazendo e trazendo a luz.
    Parabens Shihan Vinicius!
    Oss!

  • @matheuspessoa7502
    @matheuspessoa7502 Год назад +7

    Muito bom vídeo, sensei Vinício. Por favor, continue com as explorações por aqui também. Se puder falar sobre o sistema de combate que cada kata traz, seria bem interessante (principalmente sobre Naihanchi, o sistema preferido de Motobu). Também seria interessante uma explicação sobre deslocamento de centro de massa para geração de força.
    Muito obrigado novamente. Oss

  • @SenseiAllanFranklin
    @SenseiAllanFranklin Год назад +5

    Exato. Cada profissional de Karate ou de qualquer outra arte marcial dentro da prática desta arte marcial por mais que cada uma delas tenha essa aparente proposta de estilos diferenfiados entre si, são apenas sistemas que as pessoas seguem, mas o que você vai fazer pessoalmente com o que aprende dentro de tal sistema é que de fato podemos chamar de estilo. E sendo assim, é de fato pessoal de indivíduo para indivíduo.
    O próprio Sensei Vinicio Antony conheceu o Sensei Sohaku Bastos que morou no Japão e até monge budista virou. Sohaku Sensei(9°Dan Shotokan Ryu) disse em conversa particular a mim que Asai Sensei mesmo lamentava muito pelos seus companheiros de JKA na época ainda antea dele sair e criar a JKS, não compreenderem o Karate como ele compreendia. E querendo ou não de Asai pra Nakayama, Kanazawa(SKIF ) para Asai etc cada um dentro do mesmo Shotokan Ryu, possuiam seus estilos de uso do Shotokan, próprio! Então de fato estilo, visão pessoal etc sempre vão bariar de pessoa para pessoa e os estudos das raízes do Karate também nos conduzem a conclusões diferenciadas entre elas, mas todos possuem suas verdades. Padronizar demais aprisiona e limita.

  • @jaderrodrigueslima7482
    @jaderrodrigueslima7482 Год назад +9

    Viniciu, obrigado por falar pelo RUclips pois é a mídia que eu mais uso, creio que outros também .
    Cara, meu Filho de 10 anos pratica Karatê desde os 5, eu acho que é muito bom como exercício físico, concentração, dentre outros, mas, francamente, me pego sempre pensando se, numa necessidade de auto defesa, meu Filho estaria pronto pra se DEFENDER, pois apartir do treino dele, o vejo treinar mais kata do que combate e isso cieramente me incomoda Bagarai .
    Venho acompanhando vc ha algum tempo e eprendendo a respeitar o Karatê como auto defesa, mas, não temho um mestre que passe isso ao meu filho, pois como vc bem fala, por ai ten-se escolas de Karatê, mas a grande maioria, quase que pra nao dizer todas, ensinam o Karatê desportivo .
    Obrigado por repassar o fruto de suas pesquisar e compartilhar e disseminar o Karatê autemtico e de auto defesa .
    Grato .

    • @gsn3104
      @gsn3104 Год назад +2

      Concordo o youtube é importante também.

    • @jefersonxjava
      @jefersonxjava Год назад +2

      Deve-se primeiro levar em consideração o desenvolvimento motor, cognitivo e de raciocínio da criança no karatê. Tenha paciência, que inclusive é uma virtude dos treinamentos de karatê, que logo seu filho estará treinando combate. OSS

  • @gsn3104
    @gsn3104 Год назад +4

    Sensei conteúdo muito interessante, grato por compartilhar os ensinamentos.

  • @luizcezario421
    @luizcezario421 Год назад +2

    Brigado pelo pensamento Sensei !

  • @cleidibaldez2571
    @cleidibaldez2571 Год назад +2

    Muito bom sensei, oss

  • @wellingtoncruzjose2243
    @wellingtoncruzjose2243 Год назад +1

    Oss muito bom parabéns pelo trabalho, precisamos de senseis assim como o senhor mestre Vinicius oss

  • @osteopatiapauloreis5348
    @osteopatiapauloreis5348 3 месяца назад

    Excelente

  • @katashotokan
    @katashotokan Год назад +2

    Simplificando, é preciso compreender o URÁ e o OMOTÊ.
    Abraço, Osu!

  • @alexcampack
    @alexcampack Год назад +2

    Grande Mestre

  • @viniciuspereira690
    @viniciuspereira690 Год назад

    Esse mestre é realmente um conhecedor do karatê. Parabéns!

  • @wedsonmat
    @wedsonmat Год назад +3

    Excelente Sensei!!! Treino Hung Gar, um estilo de kung fu e tbm gosto muito de enxergar as bases das artes marciais, do ponto de vista histórico. Muito bom ouvir sua fala. Só uma coisa a acrescentar sobre o treino de formas (no karatê, kata): além de ser um registro das técnicas, muito últil para estudar sozinho, durante o estudo do kata, o aluno em paralelo tbm excuta treino físico, sem necessariamente fazer aquelas firulas de campeonatos: gritar ou bater os pés. Enxergo esse tipo de treino como uma combinação muito prática para treinar sozinho, pois vc possui ao mesmo tempo um manual das técnicas em conjunto com um manual de condicionamento físico. Observo que muitas das posses exageradas podem ser vistas como alongamentos ou treino de resistência isométrica, que na verdade, devem ser feitos com calma, diferente do que é visto em um campeonato. Prazer em conhece-lo. Agora inscrito no canal kkkk.

    • @gustavogomes4342
      @gustavogomes4342 Год назад

      Gostaria muito de ver algum mestre fazendo no kung fu o que Antony faz no karate: esse desvendamento das formas de treino, os katas.
      O kung fu tem o kati... E quantos Katis temos no kung fu. Nenhum mestre ensina direito pra que servem. Ou se fazem Isso, fazem tarde demais e o aluno já treinou os Katis sem intenção correta.
      O que vc acha disso, wedson?

  • @fernandofredes9732
    @fernandofredes9732 Год назад

    Siguiendo a Sensei Vinicio Antony desde Argentina !! Espero algún día asistir a algún seminario . Oss

  • @paulochaves269
    @paulochaves269 7 месяцев назад

    Um forte abraço pra vc.aqui é o sensei Paulo chaves de karatê gojuryu de Brasília DF

  • @richardsantos2438
    @richardsantos2438 13 дней назад

    Top

  • @fabiopaiva5631
    @fabiopaiva5631 9 месяцев назад

    ❤ obrigado

  • @rodrigolucena3593
    @rodrigolucena3593 11 месяцев назад

    Muito bom professor, finalmente informações de verdade.

  • @raimundononatochavesjunior
    @raimundononatochavesjunior 3 месяца назад

    Vivo isso hoje no jiu-jitsu. Sou faixa marrom, treino há dez anos, tenho 51 anos. Fui treinar por ter sofrido uma violência e meu objetivo era aprender a defesa pessoal. Porém, me sinto desmotivado hoje, pois nunca tive interesse em campeonato. Sempre quis a arte marcial. No meu próximo exame, para a faixa preta, terei de fazer cerca de 300 posições, das quais umas 50 a 100 são efetivas numa defesa pessoal. O resto é firula de campeonato. Dificilmente se aplicaria numa defesa pessoal na rua. As explicações do vídeo são muito elucidativas. Parabéns, professor. Oss!

  • @paulosolon3270
    @paulosolon3270 7 месяцев назад

    No Karate Shotokan Tradicional praticado pelo Shihan Yassutaka Tanaka, na Kobukan sempre treinamos quedas, arremessos , ashi barai etc. Porém por ser uma luta de guerra e morte nao se praticava châo,para não dar brecha de ser atacado por terceiros oponentes. Penso que a vertente de competição esportiva do Shotokan Tradicional, apesar de suprimir muitos golpes e tecnicas letais para garantir a integridade fisica do adversário não anula a vertente marcial original do Karatê Shotokan Tradicional. Na guerra se o cara for lutar no chão provavelmente vai morrer, porém apenas para lutas mano a mano as tecnicas de solo são validas em caso do Karatê não estiver bom ou falhar. Neste caso é bom saber também Jiu jitsu Gracie original.
    Obs. Na vertente de competição do Shotokan derrubar,arremessar, varrer só da ponto se o competidor golpear efetivamente após o oponente ir ao solo, como vc deve saber só derrubar não gera ponto. O critério de ponto também é bem diferente do suavizado jogo olimpico do " Karatê Shotokan WUKO" Shotokan Tradicional não é só encostar o golpe no adversário pra ganhar ponto, tem que demostrar eficiencia, tecnica correta, kimê etc. Pesosalmente umlidemente penso que com toda limitação do combate esprtivo já bem explicada por vc acho pouco provavel um cara clinchar um Hugo Arrigone, Massarriro Tanaka, Y. Tanaka, Paulo Góes, Caribé Ronaldo Carlos (que também tinha conhecimento de jiu jutso) entre outros sem sair com a cabeça estourada ou outros pontos do corpo , mas acho também muito interessante a sua abordagem e a busca da evolução ou resgate do karatê mais eficiente numa luta real de defesa . Mete bronca aí Sensei sinceramente ainda nao conheço o seu Karatê Jutso, mas o pouco que pude ver, achei muita coisa boa e real. Oss!!

  • @luisclaudio3044
    @luisclaudio3044 Год назад

    Excelente vídeo sensei, gostei muito, sou muito curioso e procuro buscar conhecimento sobre a nossa nobre arte. Oss

  • @luissilvaneto1960
    @luissilvaneto1960 Год назад

    Curti muito esse vídeo Sensei e vou atrás de seus livros. Acredito que as quedas do karatê realmente precisam não apenas serem resgatadas, mas também a parte da mente dos fundadores. E por que não, um livro com técnicas da aplicação raíz ou raízes do karaté, para defesa pessoal. Sucesso.OSS!

  • @gsn3104
    @gsn3104 Год назад +2

    O que o sensei acha do karatê kombat?

  • @Brucemara3
    @Brucemara3 Год назад +2

    Oss

  • @luizbarreto598
    @luizbarreto598 5 месяцев назад

    Oss!!!

  • @manoelmessiasdasilvajunior8774

    Mestre você e foda

  • @alexcampack
    @alexcampack Год назад

    Bora compartilhar e dar like galera 👊

  • @khrissantos5243
    @khrissantos5243 3 месяца назад

    Sada miako começou a ensinar Jiu Jitsu no Brasil contratado pela marinha brasileira ( assim como o maeda, ele treinou na kodokan) Antes do Conde koma começar a ensinar a família Gracie. Leiam o livro do Robert drysdale eo livro do Elton Silva.

  • @Brucemara3
    @Brucemara3 Год назад +2

    Mestre sou faixa preta de karate wado ryu

  • @SebastiaoLuisAlmeida
    @SebastiaoLuisAlmeida Год назад

    Boa tarde queria saber sobre os livros que publicou

  • @carloseduardogrbarros107
    @carloseduardogrbarros107 3 месяца назад

    Recife diz OSU 🥋

  • @valeriocyprianigomesdeoliv1205
    @valeriocyprianigomesdeoliv1205 6 месяцев назад

    Boa noite, Sensei!
    Conhece o inglês Iana Berneth?
    Gosto muito das propostas de bunkays dele, mas, ao contrário do que você apregoa, ele identifica uma série continua em cada kata, e não como partes.
    O que acha?

  • @josenetorufino1722
    @josenetorufino1722 Год назад +1

    Bom dia mestre, uma pergunta, podemos fazer no nosso ritmo em um exame de faixa, os kihons, katas??

  • @CanalMarcialChannelMartial
    @CanalMarcialChannelMartial Год назад

    Meu parecer como aluno iniciante no Karatê (cerca de 17 meses) e iniciei por conta dos vídeos do sensei Vinicio; o ambiente em geral do Karatê ao qual eu tive acesso (exames de kyu, palestras, competições e as "clínicas disponibilizadas pelas federações" ), são formadas por pessoas "estagnadas" no seu conhecimento e aplicação da arte e também na visão romantizada das técnicas e aplicações. A forma como é trainado tradicionalmente o Bunkai, Kihon e a visão feita, são fantasiosas e impraticáveis em competições ou em uma situação de defesa pessoal. Visto que se colocarmos um atleta nosso com 6 meses de treino, contra outro com o mesmo tempo, de uma modalidade mais objetiva, teremos um destoar do que estamos treinando. E o ambiente é quase doutrinário, tipo, vc questionar é quase "heresia", eu só não fui doutrinado por eles pq antes de estar no karatê, eu vinha de 17 anos de treino de Judô/BJJ e 5 anos de Sanda (Kung Fu esportivo).

  • @joaogilberto5543
    @joaogilberto5543 Год назад

    Você mesmo que se gradua na sua federação ou existe outro órgão acima?

  • @israelbenvenutto
    @israelbenvenutto Год назад

    onde acho os livros?

  • @samuelbastosbastos9330
    @samuelbastosbastos9330 Год назад

    Boa tarde você conhece 9 núcleo dharma ?

  • @robertolima2438
    @robertolima2438 3 месяца назад

    Vc está certo, sensei , acabaram com o karatê mesmo.

  • @jonatasjcom
    @jonatasjcom 8 месяцев назад

    Sou judoca a 30 anos e sinto não haver hoje escolas que dêem a devida atenção ao atemi-waza. Só se vê a competição, o jiu-jitsu está no mesmo caminho e o karatê também.

  • @andersongabriel3134
    @andersongabriel3134 Год назад

    a mente abri com essas informações. nunca conseguir entender os kata .,não faz muito sentido muitas técnicas. tem que ir na origem pra entender, pq não são aquelas acrobacias que vejo nas competições. por isso, deixei de treinar kata faz algum tempo.

  • @juliomerisi1914
    @juliomerisi1914 5 месяцев назад

    De cada dez vídeos que vejo do sensei Anthony, em nove ele está se defendendo. Toca o barco, mestre, se houve ofensa, processa as pessoas, simples assim. Parece os convidados da Ana Maria Braga que vão lá para se defender dos ataques na internet.

  • @gustavogomes4342
    @gustavogomes4342 Год назад +1

    Nem todas as artes marciais se deportizaram. Ninjutsu, por exemplo, jamais virou esporte. Devem existir outras.
    A modernizacao não arrastou tudo

  • @kimjongun-ii294
    @kimjongun-ii294 8 дней назад

    Katas para nada. Em vez de perder tempo com katas, fazer sparring.

  • @01MeuCanal
    @01MeuCanal 9 месяцев назад +1

    A pior coisa hoje em dia, relacionada a Kata, é a ideia que muitos tem, que se repetirem muitas e muitas vezes um kata vão se tornar melhores lutadores. Ninguém aprende a lutar só repetindo kata.

  • @elyfisic710
    @elyfisic710 2 дня назад

    👏👏👏

  • @valeriocyprianigomesdeoliv1205
    @valeriocyprianigomesdeoliv1205 6 месяцев назад

    Boa noite, Sensei!
    Conhece o inglês Iana Berneth?
    Gosto muito das propostas de bunkays dele, mas, ao contrário do que você apregoa, ele identifica uma série continua em cada kata, e não como partes.
    O que acha?