Estudei sobre isso na minha graduação de química, que inclusive se desdobrou no meu TCC. Durante minha pesquisa eu sintetizei nanocatalisadores para essa reação de eletrodecomposição da água. É fascinante! Os Eletrocatalisadores permitem que a reação ocorra com um menor gasto enérgico, tornando a produção de H2 favorável em relação à energia gasta pra fazer água se transformar em H2.
@@PedroVolpini somente pelo processo de eletrólise não. Pois tudo que há na natureza, existe em sua forma mais estável, e sair da água (H2O) e ir para o (H2), é um processo contrário à natureza, e daí torna-se custoso. A ideia por tras da eletrólise, é usar um fonte de energia limpa para produzir hidrogênio. Por exemplo, energia solar para produzir hidrogênio. Mas você deve pensar: "não é melhor motor elétrico?" Pois bem. O motoreletrico precisa de bateria! E bateria é caro, polui muito, e não tem pra todo mundo... o hidrogênio, assim como a gasolina, pode ser considerado combustível (é energia pura em forma de molécula), queimou, gerou energia. A PRINCIPAL IDEIA DE USAR HIDROGÊNIO VIA ELETRÓLISE DA ÁGUA É GERAR HIDROGÊNIO DE UMA FORMA LIMPA. É um processo caro, mas de menores impactos ao ambiente.
@@PedroVolpini a ideia é justamente essa. Mas perceba, teremos que mudar literalmente tudo, desde postos de "hidrogênio ", a fábricas dedicadas a fazer célula combustíveis, ou motores a base de hidrogênio, distribuidores de hidrogênio, ou até mesmo fábrica de catalisadores, tudo isso demanda de tempo e investimento. Quem de fato tem o dinheiro pra fazer isso, investe em petróleo, onde a linha de produção ja está consolidada. Mas é possível ver a luz no fim do túnel, afinal pode ser lucrativo também com o bônus de ser mais amigável ao meio ambiente. No meu tcc eu falo sobre isso, leia-o.
@@PedroVolpini catalisadores só tornam o processo mais rápido, para mudar a entalpia da reação é necessário algo mais, todos os catalisadores que existem até agora não alteram o calor necessário, somente a velocidade. É mais eficaz queimar metano e absorver o carbono do dióxido gerado para criar semicondutores de carbono(grafeno)
ainda não assisti o vídeo , mas eu sei que da mesma forma que tem como desconstruir a molécula da agua , também se tem como construi-la , tem até filme mostrando isso
além disso a quantidade de agua do mundo é absurda , contando com as nuvens , com o mar e com a agua dissolvida no ar , a quantidade é suficiente para trilhões de seres humanos viverem luxuosamente , além disso numa sociedade com trilhões seria absurdamente facil mandar naves com quilômetros de comprimento para coletar recursos com drones em outros planetas
Eu conhecia a célula de combustível, que é capaz de transformar o hidrogênio em água novamente, mas não tinha noção que a queima do hidrogênio se transformava em água!
2H2 + O2 --> 2 H2O (combustão de hidrogênio). Libera até 4x mais energia que a queima de gasolina. Ou seja, gasta até 4x menos, e ainda não emite CO e CO2.
uma ideia que eu acho boa para usar o hidrogênio é perto de hidrelétricas, quando o nível das hidrelétricas está quase enchendo em épocas de cheia, a hidrelétrica precisa abrir as comportas para que não haja danos da pressão da água na estrutura da barragem, ao invés de perder essa energia, eles poderiam encontrar alguma maneira de, quando os níveis estiverem chegando perto do alto, transformá-la nessa reação ao invés de perdê-la com a abertura das barragens.
Provavelmente a usina hidroelétrica não vai conseguir gerar energia suficiente para consumir uma quantidade perceptível de água do seu próprio reservatório através de eletrólise.
A água excedente é descartada pois excede a capacidade de geração da usina. Para aproveitá-la , seria necessário construir mais turbinas e geradores, que ficariam ociosos a maior parte do tempo, causando prejuízo financeiro.
Conhecimento é poder, então você acha que às classes dominantes iriam dar poder as classes pobres dominadas? A sabotagem do sistema de educação dos pobres nunca foi um problema, mas um projeto dos ricos, e quanto mais burros e idiotas os pobres forem, melhor pra quem os domina, pra isso os governantes criaram às igrejas
Sempre tive essa duvida, trabalho em uma indústria que faz a produção de soda, cloro e hidrogênio, com a eletrolise. sempre me perguntei, agora eu sei, obrigado!
Pela primeira vez ouço alguém esclarecer sobre o rendimento energético da eletrolise que naturalmente é menor que 1. Ou seja para produzir hidrogênio por este meio vamos consumir mais energia que a produzida pelos motores elétricos. Carnot e Lavoisier já sabiam disto a muito tempo, quando a tecnologia não produzia veículos motorizados.
essa é minha grande duvida sobre essas energias "limpas", que parecem que não estão produzindo mais energia e sim gastando mais energia, então não seria mais "limpo/melhor" usar só as energias fósseis ?
@@jeananselmini9662Não seria mais limpo usar geração fóssil. O grande problema da geração fóssil é que elas não são renováveis em sua maioria, e no ritmo que o consumo de energia vai aumentando, cada vez mais estamos esgotando nossas reservas de petróleo e gás.
Creio que as pessoas que acreditavam que o Hidrogênio Verde acabariam com a água do mundo não são estudantes de Química... São os "sabe tudo" da internet. Até um adolescente do ensino médio sabe o básico de ligações e combustão...
Uma retificacao. a molecula da agua eh formada por 2 moleculas de Hidrogenio, que chamamos de H^2, mais 1 molecula de Oxigenio, qu chamamos de O. No final temos H2O. e nao O2, como foi mencionado muitas vezes neste video. O numero 2 na formula da agua eh para indicar a quantidade de moleculas de hidrogenio. No mais esta tudo muito bem explicado. Good Job!!!
Acredito que está correto no vídeo. O₂ é a molécula de oxigênio, que se encontra naturalmente na forma de gás, por isso simplificamos como "gás oxigênio". Na natureza, não se encontra o átomo de "O" separado.
@@joaoantonio4562 Eu perdi a aula de quimica que voce assistiu, gracas a Deus!!! Leia isso: mundoeducacao.uol.com.br/biologia/composicao-agua.htm (ta em portugues para voce) "A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). " (Tirei o texto do link). O numero na formula significa a quantidade de moleculas, se a quantidade de moleculas eh igual a 1 molecula, o numero he omitido! Entao temos 1 molecula de Oxigenio combinada de 2 moleculas de Hidrogenio. H2O ou H-H-O (que esta errado nao eh assim que representa na quimica, so ilustracao mesmo). Oxigenio eh um gas por si so, assim como o Hidrogenio.
Vale lembrar que se o gás escapar, ele vai pro espaço (literalmente), pois é mais leve que a atmosfera da terra. A eletrólise em si não destrói o H, porém a fusão nuclear sim, apesar de ser apenas com 2 variações raras do Hidrogênio (Tritium e Deutério).
Podemos fazer a eletrólise do hidrogênio usando energia doméstica . Com certeza cada kwh de energia elétrica será mais barato na fatura do que kw de energia química da gasolina da petrobrás . Sem falar que poderíamos usar turbinas eólicas e energia solar . Carros á baterias demoram pra serem carregados e são mais pesados. A vida útil e eficiência dessas baterias caem com o tempo. Vale mais um cilindro de hidrogênio no porta malas abastecendo células geradoras de eletricidade do que baterias pesadas com risco de explosão .
A agua pode diminuir sim, quando o hidrogênio escapa pra alta atmosfera sem queimar numa combustão. Ou quando o hidrogênio é combinado com outra substancia.
É feito junto com a eletrólise... Basicamente os eletrôdos são separados, aí vc envolve cada eletrodo de modo q o gás seja coletado, mas q a água possa circular livremente
Nada no universo é destruído, tudo se transforma, hoje você é um humano falando bosta, daqui a cem você e comida de planta se transformando em nutriente pra fazer oxigênio, o mente limitada.
Eu não espero que ambientalistas de momento consigam ou tentem entender esse processo , não é conveniente para a causa. Para eles , é melhor por a culpa no pum de vaca ! A vida deles não teria sentido sem isso 😂😂😂
@@freemanjonnes995 o hidrogênio vai voltar em forma de água, mas não onde ele estará sendo produzido, pq ele vai ser exportado, e os Estados q o estarão produzindo, ficarão sem água, principalmente aqui no Nordeste
Vídeo muito bom e esclarecedor. Hoje as pessoas tem uma ideia de que a ciência é uma coisa ruim quando na verdade ela é muito importante para nós haja vista que a ciência transformou a nossa vida de homens das cavernas em exploradores do espaço e muito mais ainda virá.
Uma duvida, se fizer a eletrolise em uma determinada quantidade de água, e depois inflamar o hidrogênio e o oxigênio gerado, teria a mesma qualidade de agua do começo do processo?
Professor desculpe minha ignorância, porque não sou químico apesar de ter estudado um pouquinho no 2º grau e universidade. O Sr afirma que na queima do hidrogênio após se tornar combustível ele volta a formar água, quando de sua queima, e que, talvez o maior problema seria a fonte de energia para a transformação do hidrogênio combustível, caso seja de origem fóssil por exemplo. Entretanto, me recordo da fórmula da água e os raios atômicos do Hidrogênio e Oxigênio. Posso estar enganado devido minha ignorância acadêmica, mas acredito que seriam necessários diversos metros cúbicos de água para a produção de um metro cúbico de hidrogênio, estou certo?. Daí, caso positivo me surgiu uma dúvida, se este hidrogênio convertido em combustível se for armazenado em grande quantidade, não poderia haver um desequilíbrio na atmosfera, principalmente em sua camada inferior já que na parte alta da atmosfera o oxigênio é menos concentrado. A energia é poder e as grandes potencias com certeza irão formar grandes reservas de hidrogênio combustível. Isto não poderia aumentar momentaneamente a quantidade de oxigênio na parte baixa da atmosfera? Qual seria a previsão de impacto dessa alteração sobre os seres vivos? Lembro que o imediatismo econômico tem suas consequências e as vezes o que parece ser hoje uma ótima ideia para resolver um problema imediato (aquecimento global) pode criar um problema maior ainda. Não acredito que a água vá acabar com a extração do ciclo hidrológico dessa quantidade de água para a produção de hidrogênio combustível, mas o equilíbrio da atmosfera será muito afetado, principalmente porque o equilíbrio da composição atmosférica afeta diretamente a vida dos seres vivos do planeta e não na parte superior da atmosfera, onde não há vida e sim onde vivemos na parte mais baixa da atmosfera.
Tem que ser citado algo muito importante em complemento a este vídeo: Se for o Hidrogênio verde, ou seja o hidrogênio extraído da eletrólise proveniente da energia de fontes renováveis (eólica, solar), a energia para produzi-lo compensará o consumo por ser proveniente de fontes limpas e vantajosas.
Suponha que, de repente, todos os veículos passem a usar hidrogênio. O que ocorreria com os regimes das chuvas? Como a umidade do ar seria afetada? Como reagiriam as plantas? E as estruturas de ferro e aço?
Boa pergunta, mas acho que não faria muita diferença, visto que em relação ao percentual de h20 ja existente na atmosfera, seria quase irrelevante... eu acho.
O fogo não é um estado físico, ele é a liberação de calor por causa de uma reação química. Quando a liberação de calor ocorre mais rápido do q o ambiente tem capacidade de transportar esse calor, há a produção de fogo... O conceito de "temperatura adiabática de chama" vem justamente disso
Boa noite . A frequência aplicada corretamente no ar adquirimos o combustível perfeitamente pronto para viajarmos por toda a galáxia em segundos .A formula já está ai .
Se a gente usar painéis solares no carro para ajudar na eletrólise é uma bateria melhor que segure mais carga poderia melhorar na eficiência do carro movido a hidrogênio?? Mesmo que ainda precisasse de energia externa para ter mais autonomia, ou isso só faz sentido em carros elétricos??
Uma explicação simplificada é que a eletrólise dá elétrons à agua separando em hidrogênio e oxigênio, e a queima é o calor obtido da liberação desses elétrons. Dá pra dizer que a água é utilizada como uma espécie de mola. Mas o ideal é usar hidrogênio e oxigênio líquidos nos carros, dessa forma os dois gases com pressão inicial atuam como tempo motor durante a admissão, empurram os pistões durante o tempo de admissão, em vez dos pistões terem que sugar o oxigênio do ar para misturar com o hidrogênio. A vantagem é menor volume de tanques. O oxigênio líquido é bastante concentrado, mas o hidrogênio não, mesmo líquido é muito leve, de modo que para um carro comum atual percorrer 400 km, perde o porta malas. Os dois gases líquidos custam mais caro, mas a quantidade de ambos para o mesmo percurso é menor.
Se um tanque de hidrogênio for aberto ao ar livre, liberando o gás SEM queimar; o que acontece com o hidrogênio? Ele vai se ligar ao oxigênio da atmosfera formando água ou irá flutuar até sair da Terra? Nosso planeta não tem gravidade suficiente para manter hidrogênio na forma gasosa.
A resposta está em seu próprio comentário. Nenhum gás permanece de boa no ambiente, eles em geral são mais leves e por isso sobem. O hidrogênio é leve, mais leve que o hélio, então daí tu tira por que o balão sobe. 🎈 logo, se abrir-mos o tanque com H2, o H2 vai subir. Se ele reagir com O2 nesse meio tempo, vai formar água, se não ele continuará a subir.
apresentação impecável ! sempre digo que o hidrogênio e o oxigênio se "amam",e para separa-los a quantidade de energia aplicada é gigantesca (essa conta não fecha)...faltou dizer prof, o que fazemos com o rejeito, aquele líquido poluente resultante do processo? os irresponsáveis "cientistas" da gambiarra lançam na natureza...o perigo está aí,porque eles otimizam a condução com cloreto de sódio
Se não faltasse às aulas de quimica sabia que cloreto de sódio é sal. Agora nem sei como os peixes conseguem viver com tanto cloreto de sódio no mar...
A uns 8 anos eu fiz um gerador de hidrogênio, mas consumia uma amperagem doida 😁 Então o hidrogênio é mesmo o combustível do futuro??? Uma dúvida sobre a queima de biomassa, na queima da mesma os nutrientes contidos na mesma como fósforo, potássio etc, são perdidos queimados ou de alguma forma volta a virar nutrientes???
Sim a quantidade de energia é alta para quebrar a molécula da água, mas estamos falando de geradores eólicos que são enormes e solar que demanda muita energia pra essa quebra da molécula da água resolvendo o problema da energia. O fósforo quando queimado é oxidado se tornando um óxido fosfórico ao mesmo tempo que o potássio se transforma em outro óxido, podendo ser transformado novamente em fósforo elementar com um simples produto químico assim como o potássio.
@@AriLab Eu tenho algo a acrescentar... Mesmo usando energia renovável, a produção de hidrogênio para geração de energia elétrica é loucura. Por três principais motivos: 1) Perda de muita energia na conversão elétrica → potencial química, sendo q essa energia perdida poderia ser colocada diretamente no sistema elétrico 2) o hidrogênio ser péssimo para armazenar energia por causa do volume molar, e só tornando viável em temperaturas perto do zero absoluto (menor que -259.2°C), ou seja, gastando mais energia. 3) o gás hidrogênio contribui para o efeito estufa, indiretamente, mas contribui.
@@henryrroland Boa observação, mas não podemos continuar queimando petróleo, esse será um preço a pagar ate que a energia de fusão seja uma realidade e os desafios do hidrogênio verde sejam realizados.
A água produzida novamente pela queima do hidrogênio vem sem contaminação ? alguém já fez um estudo sobre isso, porque se voltar pra natureza, contaminada por causa do motor ou algo assim e for prejudicial não adianta de nada.
se construir um bunker com um poço daria para pegar a agua do poço passar por eletrolise, assim poderia usar o hidrogenio para um gerador de energia e o oxigenio para respirar e por final a queima do hidrogenio ainda criaria agua pura, é isso mesmo ou viajei na maionese kkkk ?
Pergunta besta, seria um moto perpétuo? Já que o resultado é água? Rssss. Desconsidere a questao do oxigênio. Então estaríamos consumindo mais oxigênio???
kkkkkk, sempre me fiz esta pergunta, pensei, deve ser por isso que detonaram com suposto cara que inventou motor a agua, kkkkkk matei muita aula de química, eu já trabalhava a noite etc, mas nem tudo está perdido, hoje me interesso muito por química e muitas outras coisas.
Imagina uma cidade com milhares de automóveis liberando toneladas de água na atmosfera... A cidades ficariam extremamente úmidas... Mas ainda parece algo melhor de lidar do que dioxido de carbono e fuligem
Tá errado... Tanto não vai q a gente literalmente tá colocando água na atmosfera, q NÃO TINHA ANTES, e nada ocorre com a dinâmica de chuva... Agora, colocar CO₂ que não tinha antes, dá problema.
@@henryrroland eu não falei que vai alterar a quantidade de água da terra... Falei que vai mudar a dinâmica do ciclo dela... Afinal o hidrogênio não vai ser produzido onde vai ser mais consumido... Os corredores de umidade são parte importante da manutenção dos climas na terra... ( a importância da amazônia pra o mundo é um exemplo disso) criaríamos bolsões de umidade nas grandes cidades que por sua vez viajariam até encontrar um obstáculo físico ou uma grande diferença de pressão e cairia como chuva....
@@jonathanbioled8908 eu imagino que sim amigo... E o problema é que provavelmente essa chuva vai se concentrar nas grandes cidades que normalmente não estão preparadas pra chuvas torrenciais... Mas é como falei... Ainda assim é um problema mais fácil de lidar do que os que vem com a queima dos combustíveis fósseis...
O x da questão é autonomia do automóvel, em um cilindro de H2 se é possível rodar uma quilometragem muito superior a uma bateria de um carro elétrico, e também tempo de recarga um veículo elétrico demora horas e horas recarregando a bateria, já no H2 alguns minutos já está cheio o cilindro novamente.
Ainda não existe um motor a hidrogênio que realmente valha a pena, justamente pela quantidade de energia gasta para realizar a eletrólise, mas, a Toyota está perto de resolver isso, tenho certeza.
boa noite trabalhei numa planta de eletrolise cloro soda diziam que o hidrogenio era um sub produto anos 80 havia uns caminhoes da wite martins que usam o hidrgenio como combustivel
No mundo tudo se transforma, principalmente na água , por que ela tem na forma dela básica da natureza , liguida ,sólido gasoso e gaz . Que o gaz é normal acontecer na natureza normal . Igual sem umidade do ar não tem chuva , mas a água existe em gaz na natureza . Quando ocorre a umidade é a metamorfose do siclo da água. Já mais vai existir a falta de água por executar a eletrólise da água , mais pode sim colocar no carro . . . ?
Estes argumentos que você citou nunca foram usados por cientistas contra o uso do hidrogênio como o combustível, o problemas apresentados são: 1) Até 40% de energia perdidos na eletrolise. 2) Os riscos de armazenar e transportar hidrogênio. 3) Os altos custos de criar uma rede de postos de hidrogênio segura. 4) Vai perpetuar a dependência de postos de hidrogênio, quando a eletricidade já temos em casa! A Toyota em 2014 já tentou emplacar uma frota de carros à hidrogênio para o Governo Japonês, mas mesmo com todo investimento e auxilio do Japão o projeto fracassou! Justamente pela falta de parceiros no fornecimento do hidrogênio! Essa conversa de Hidrogênio verde é tentativa de atrapalhar o carro elétrico, a energia eólica e fotovoltaica já fornecem mais energia que Itaipu, e certamente farão falta com o crescimento do carro elétrico! Isso me lembra Thomas Edison, que queria usar linhas de transmissão com corrente continua, pois as patentes eram suas. Chegou a eletrocutar animais para mostrar os riscos de transmissão da energia alternada de Tesla, mas o tempo mostrou que Tesla estava certo! No caso atual a Tesla está certa!
Felipe Concórdia: A produção de 2.590.500 tons de hidrogênio. Pelas usinas do Ceará. Projeto de hidrogênio: Dados fornecido pela ANA; O mesmo eletrolisador projetado para produzir 100.000 toneladas de hidrogênio exigirá 900.000 m3 de água ultrapura e precisará extrair 1.200.000 m3 de água subterrânea, 1.300.000 m3 de esgoto tratado ou 3.000.000 m3 de água do mar. Muitas vezes, tem a preocupação com o consumo de energia. Para fazer 100tons de hidrogênio gasta 3.000,000 de água do mar? Imagina 2.590.500 tons de hidrogênio? Para fazer 100tons de hidrogênio gasta 3.000,000 de água do mar? Imagina fazer 2.590.500 tons de hidrogênio, com a água do mar? E toda esta água usada não volta mais para o oceano. 😱 Está água se transforma e somente oxigênio. Quando é feito todo o processo para fazer a água ultrapura toda água do mar vai fora. Não volta para dentro do oceano, porque 86% da água é oxigênio. É este oxigênio é descartado na atmosfera. O seu video é pura desinformação.
Agora a galera vai ficar preocupada com a possibilidade de alagamentos nas grandes cidades pela a água que vai ser gerada quando a maioria dos veículos for movida a hidrogênio... 😂
Nenhum líquido pega fogo, o que incendeia é o vapor desse tal líquido e o hidrogênio para estar líquido precisa estar a - 259⁰C enquanto a gasolina é líquida na temperatura ambiente. Ou seja, em caso de acidente, a explosão por hidrogênio é de alto risco, enquanto a gasolina dificilmente o veículo explodirá. O hidrogênio é extremamente inflamável, incendeia ou explode com muita facilidade.
O hidrogênio não vai estar na forma de líquido nem de gás no carro, vai tá adsorvido nas células de hidrogênio só vai ser transformado em gás no momento de entrar no motor, da mesma forma que a gasolina precisa pra poder explodir no pistão, o risco de explosão de uma célula de hidrogênio é beeemm menor que o o risco de um tanque de gasolina
Estudei sobre isso na minha graduação de química, que inclusive se desdobrou no meu TCC. Durante minha pesquisa eu sintetizei nanocatalisadores para essa reação de eletrodecomposição da água. É fascinante! Os Eletrocatalisadores permitem que a reação ocorra com um menor gasto enérgico, tornando a produção de H2 favorável em relação à energia gasta pra fazer água se transformar em H2.
Tu acha q tornaria viável um motor a combustão sendo abastecido pela eletrólise somente?
@@PedroVolpini somente pelo processo de eletrólise não. Pois tudo que há na natureza, existe em sua forma mais estável, e sair da água (H2O) e ir para o (H2), é um processo contrário à natureza, e daí torna-se custoso. A ideia por tras da eletrólise, é usar um fonte de energia limpa para produzir hidrogênio. Por exemplo, energia solar para produzir hidrogênio. Mas você deve pensar: "não é melhor motor elétrico?" Pois bem. O motoreletrico precisa de bateria! E bateria é caro, polui muito, e não tem pra todo mundo... o hidrogênio, assim como a gasolina, pode ser considerado combustível (é energia pura em forma de molécula), queimou, gerou energia. A PRINCIPAL IDEIA DE USAR HIDROGÊNIO VIA ELETRÓLISE DA ÁGUA É GERAR HIDROGÊNIO DE UMA FORMA LIMPA. É um processo caro, mas de menores impactos ao ambiente.
@@ryulopes540 e sobre a possibilidade de deixar o sistema mais eficiente colocando catalisadores pra facilitar o processo de eletrólise?
@@PedroVolpini a ideia é justamente essa. Mas perceba, teremos que mudar literalmente tudo, desde postos de "hidrogênio ", a fábricas dedicadas a fazer célula combustíveis, ou motores a base de hidrogênio, distribuidores de hidrogênio, ou até mesmo fábrica de catalisadores, tudo isso demanda de tempo e investimento. Quem de fato tem o dinheiro pra fazer isso, investe em petróleo, onde a linha de produção ja está consolidada. Mas é possível ver a luz no fim do túnel, afinal pode ser lucrativo também com o bônus de ser mais amigável ao meio ambiente. No meu tcc eu falo sobre isso, leia-o.
@@PedroVolpini catalisadores só tornam o processo mais rápido, para mudar a entalpia da reação é necessário algo mais, todos os catalisadores que existem até agora não alteram o calor necessário, somente a velocidade. É mais eficaz queimar metano e absorver o carbono do dióxido gerado para criar semicondutores de carbono(grafeno)
“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier
Essa fala não é de Lavoisier! Mas explica muita coisa.
@@jonathanbioled8908sério? É de quem?
ainda não assisti o vídeo , mas eu sei que da mesma forma que tem como desconstruir a molécula da agua , também se tem como construi-la , tem até filme mostrando isso
além disso a quantidade de agua do mundo é absurda , contando com as nuvens , com o mar e com a agua dissolvida no ar , a quantidade é suficiente para trilhões de seres humanos viverem luxuosamente , além disso numa sociedade com trilhões seria absurdamente facil mandar naves com quilômetros de comprimento para coletar recursos com drones em outros planetas
Nem que para isso precisemos nos transformar em dinossauros.
Esse canal deveria passar em TV aberta!
Eu conhecia a célula de combustível, que é capaz de transformar o hidrogênio em água novamente, mas não tinha noção que a queima do hidrogênio se transformava em água!
2H2 + O2 --> 2 H2O (combustão de hidrogênio). Libera até 4x mais energia que a queima de gasolina. Ou seja, gasta até 4x menos, e ainda não emite CO e CO2.
uma ideia que eu acho boa para usar o hidrogênio é perto de hidrelétricas, quando o nível das hidrelétricas está quase enchendo em épocas de cheia, a hidrelétrica precisa abrir as comportas para que não haja danos da pressão da água na estrutura da barragem, ao invés de perder essa energia, eles poderiam encontrar alguma maneira de, quando os níveis estiverem chegando perto do alto, transformá-la nessa reação ao invés de perdê-la com a abertura das barragens.
Provavelmente a usina hidroelétrica não vai conseguir gerar energia suficiente para consumir uma quantidade perceptível de água do seu próprio reservatório através de eletrólise.
A água excedente é descartada pois excede a capacidade de geração da usina. Para aproveitá-la , seria necessário construir mais turbinas e geradores, que ficariam ociosos a maior parte do tempo, causando prejuízo financeiro.
Valeu professor! Passando aqui por causa de um projeto escolar sobre H2V, seu vídeo esclareceu bastante sobre o processo da Eletrólise. Tmj, abraço!
10 minutos de vídeo valeu mais do que 3 anos do ensino médio 😊
Infelizmente hoje em dia só ensinam coisas inuteis nas escolas de ensino medio.
Infelizmente quando o professor esta explicando tem aluno que não esta nem ai pro conteúdo
@@victorsignorelli5232 nem sempre .
Conhecimento é poder, então você acha que às classes dominantes iriam dar poder as classes pobres dominadas? A sabotagem do sistema de educação dos pobres nunca foi um problema, mas um projeto dos ricos, e quanto mais burros e idiotas os pobres forem, melhor pra quem os domina, pra isso os governantes criaram às igrejas
Os mesmos que dormiam e faziam gracinhas na sala de aula agora colocam a culpa no ensino!
Cara eu assisti mais de 20 vídeos que falam e não dizem p*** nenhuma, é esse rapaz explicou tudo em pouco tempo. Parabéns!
Explicação magnífica, parabéns Gustavão!
Trabalho muito bom ! Parabéns ao canal. Conhecimento é tudo.
Matar as aulas de química não...Mas faz tanto tempo que estudei...kkk. Aula top, top. Valeu!
parabéns por combater a desinformação, não sei como que esse povo consegue tirar tanta ideia daquele lugar..
Fiz o ensino médio nos anos noventa e já imaginava as aplicações das quebrada da moléculas de água 😂 mas levou duas décadas para se tornar viável
Sempre tive essa duvida, trabalho em uma indústria que faz a produção de soda, cloro e hidrogênio, com a eletrolise. sempre me perguntei, agora eu sei, obrigado!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO; UMA VERDADEIRA AULA. GOSTEI MUITO E PARABÉNS PELA RIQUEZA DE DETALHES SOBRE A MOLÉCULA H²O.
Também tinha essa dúvida, mas ninguém nunca explicava. Obrigado!
Pela primeira vez ouço alguém esclarecer sobre o rendimento energético da eletrolise que naturalmente é menor que 1. Ou seja para produzir hidrogênio por este meio vamos consumir mais energia que a produzida pelos motores elétricos. Carnot e Lavoisier já sabiam disto a muito tempo, quando a tecnologia não produzia veículos motorizados.
essa é minha grande duvida sobre essas energias "limpas", que parecem que não estão produzindo mais energia e sim gastando mais energia, então não seria mais "limpo/melhor" usar só as energias fósseis ?
@@jeananselmini9662Não seria mais limpo usar geração fóssil. O grande problema da geração fóssil é que elas não são renováveis em sua maioria, e no ritmo que o consumo de energia vai aumentando, cada vez mais estamos esgotando nossas reservas de petróleo e gás.
O problema das aulas de química, da minha época, é que não existia laboratório. Sem aula prática, o tédio era gigantesco.
Obrigado pela informação
O desgosto que Lavoisier teria hoje com nossos estudantes de química 😂
Creio que as pessoas que acreditavam que o Hidrogênio Verde acabariam com a água do mundo não são estudantes de Química... São os "sabe tudo" da internet. Até um adolescente do ensino médio sabe o básico de ligações e combustão...
Uma retificacao. a molecula da agua eh formada por 2 moleculas de Hidrogenio, que chamamos de H^2, mais 1 molecula de Oxigenio, qu chamamos de O. No final temos H2O. e nao O2, como foi mencionado muitas vezes neste video. O numero 2 na formula da agua eh para indicar a quantidade de moleculas de hidrogenio. No mais esta tudo muito bem explicado. Good Job!!!
Acredito que está correto no vídeo. O₂ é a molécula de oxigênio, que se encontra naturalmente na forma de gás, por isso simplificamos como "gás oxigênio". Na natureza, não se encontra o átomo de "O" separado.
@@joaoantonio4562 Eu perdi a aula de quimica que voce assistiu, gracas a Deus!!! Leia isso: mundoeducacao.uol.com.br/biologia/composicao-agua.htm (ta em portugues para voce)
"A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). " (Tirei o texto do link). O numero na formula significa a quantidade de moleculas, se a quantidade de moleculas eh igual a 1 molecula, o numero he omitido! Entao temos 1 molecula de Oxigenio combinada de 2 moleculas de Hidrogenio. H2O ou H-H-O (que esta errado nao eh assim que representa na quimica, so ilustracao mesmo). Oxigenio eh um gas por si so, assim como o Hidrogenio.
"Viu a importância em não matar as aulas de química" ... Essa parte me matou 😂😂😂😂
😀😀😀
Já tinha visto essa conversa. É por isso que é bom ter conhecimento.
ESTOU inscrito 👋
Muito bem explicado parabéns 👏👏👏
Química e física foram matérias que sempre passei de ano pelo conselho, ou seja, nunca dei valor, hoje vejo o quanto me faz falta. 😑
Parabéns prof, excelente vídeo. Ganhastes um inscrito
Vale lembrar que se o gás escapar, ele vai pro espaço (literalmente), pois é mais leve que a atmosfera da terra. A eletrólise em si não destrói o H, porém a fusão nuclear sim, apesar de ser apenas com 2 variações raras do Hidrogênio (Tritium e Deutério).
Podemos fazer a eletrólise do hidrogênio usando energia doméstica . Com certeza cada kwh de energia elétrica será mais barato na fatura do que kw de energia química da gasolina da petrobrás . Sem falar que poderíamos usar turbinas eólicas e energia solar . Carros á baterias demoram pra serem carregados e são mais pesados. A vida útil e eficiência dessas baterias caem com o tempo.
Vale mais um cilindro de hidrogênio no porta malas abastecendo células geradoras de eletricidade do que baterias pesadas com risco de explosão .
Gostei da explicação
A agua pode diminuir sim, quando o hidrogênio escapa pra alta atmosfera sem queimar numa combustão. Ou quando o hidrogênio é combinado com outra substancia.
Parabéns perfeito!!
Boa tarde, me diga uma coisa, o etanol pode ser usado em uma pilha de combustível?
É possível no final da queima condensar hidrogênio?
Minha dúvida foi resolvida aqui.
Depende se o hidrogênio produzido for lançado na atmosfera pode escapar algo pelos polos mas se o hidrogênio for usado volta a ser água
Excelente vídeo
Certo mas qual é o resultado final da queima no converter em carbono?explique.
quais as suas fontes?
Depois que é feito o processo de separação do hidrogênio e oxigênio, como é feita a coleta e separação deles para uso?
É feito junto com a eletrólise... Basicamente os eletrôdos são separados, aí vc envolve cada eletrodo de modo q o gás seja coletado, mas q a água possa circular livremente
Se não houver a queima, então a água foi sim destruída e o mundo perdeu água. Imagina tanques de hidrogênio vazando, é água desaparecendo pra sempre.
Nada no universo é destruído, tudo se transforma, hoje você é um humano falando bosta, daqui a cem você e comida de planta se transformando em nutriente pra fazer oxigênio, o mente limitada.
Excelente explicação. Parabéns, mas como sempre pensei, não é viável...
Eu não espero que ambientalistas de momento consigam ou tentem entender esse processo , não é conveniente para a causa. Para eles , é melhor por a culpa no pum de vaca ! A vida deles não teria sentido sem isso 😂😂😂
@@freemanjonnes995 o hidrogênio vai voltar em forma de água, mas não onde ele estará sendo produzido, pq ele vai ser exportado, e os Estados q o estarão produzindo, ficarão sem água, principalmente aqui no Nordeste
Eu vim de um lugar em que eu não matei aula de química, eu simplesmente "não tive" hahaha mas quando tinha eu estava lá!
Muito bom o vídeo. Só faltou informar um detalhe importantíssimo: a fonte de energia para os eletrodos deve ser de corrente contínua CC.
3:49
Vídeo muito bom e esclarecedor. Hoje as pessoas tem uma ideia de que a ciência é uma coisa ruim quando na verdade ela é muito importante para nós haja vista que a ciência transformou a nossa vida de homens das cavernas em exploradores do espaço e muito mais ainda virá.
Que máquina faz isso na prática
Uma duvida, se fizer a eletrolise em uma determinada quantidade de água, e depois inflamar o hidrogênio e o oxigênio gerado, teria a mesma qualidade de agua do começo do processo?
Sim, a não ser que tenha alguma perda de gás no processo
Lavoisier mandou abraços para a galera da destruição kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa Gustavo. Comentou o que eu gostaria de comentar.
Lavoisier deve ter se remexido no túmulo depois desses comentários 😂
Mandou um abraço por trás e devagarinho
Ficou um excelente vídeo e trabalho.
Eh o que eu sempre penso no carro... eu acredito que a questão maior vai ser que vai chover bem mais...
Professor desculpe minha ignorância, porque não sou químico apesar de ter estudado um pouquinho no 2º grau e universidade. O Sr afirma que na queima do hidrogênio após se tornar combustível ele volta a formar água, quando de sua queima, e que, talvez o maior problema seria a fonte de energia para a transformação do hidrogênio combustível, caso seja de origem fóssil por exemplo. Entretanto, me recordo da fórmula da água e os raios atômicos do Hidrogênio e Oxigênio. Posso estar enganado devido minha ignorância acadêmica, mas acredito que seriam necessários diversos metros cúbicos de água para a produção de um metro cúbico de hidrogênio, estou certo?. Daí, caso positivo me surgiu uma dúvida, se este hidrogênio convertido em combustível se for armazenado em grande quantidade, não poderia haver um desequilíbrio na atmosfera, principalmente em sua camada inferior já que na parte alta da atmosfera o oxigênio é menos concentrado. A energia é poder e as grandes potencias com certeza irão formar grandes reservas de hidrogênio combustível. Isto não poderia aumentar momentaneamente a quantidade de oxigênio na parte baixa da atmosfera? Qual seria a previsão de impacto dessa alteração sobre os seres vivos? Lembro que o imediatismo econômico tem suas consequências e as vezes o que parece ser hoje uma ótima ideia para resolver um problema imediato (aquecimento global) pode criar um problema maior ainda. Não acredito que a água vá acabar com a extração do ciclo hidrológico dessa quantidade de água para a produção de hidrogênio combustível, mas o equilíbrio da atmosfera será muito afetado, principalmente porque o equilíbrio da composição atmosférica afeta diretamente a vida dos seres vivos do planeta e não na parte superior da atmosfera, onde não há vida e sim onde vivemos na parte mais baixa da atmosfera.
Tem que ser citado algo muito importante em complemento a este vídeo: Se for o Hidrogênio verde, ou seja o hidrogênio extraído da eletrólise proveniente da energia de fontes renováveis (eólica, solar), a energia para produzi-lo compensará o consumo por ser proveniente de fontes limpas e vantajosas.
Exatamente, não se pode dizer que é energia, por si só
Suponha que, de repente, todos os veículos passem a usar hidrogênio. O que ocorreria com os regimes das chuvas? Como a umidade do ar seria afetada? Como reagiriam as plantas? E as estruturas de ferro e aço?
Boa pergunta, mas acho que não faria muita diferença, visto que em relação ao percentual de h20 ja existente na atmosfera, seria quase irrelevante... eu acho.
Então é uma energia infinita. Separa ,queima forma água de novo , separa e queima. . Genial.
Não
A eletricidade tem que vir de algum lugar. E há perdas no meio do caminho
E possível mesturar gás com hidrojenio e usar no carro
Tira me uma dúvida. O fogo possui massa, atomos? Que estado físico ele se encaixa?
O fogo não é um estado físico, ele é a liberação de calor por causa de uma reação química. Quando a liberação de calor ocorre mais rápido do q o ambiente tem capacidade de transportar esse calor, há a produção de fogo... O conceito de "temperatura adiabática de chama" vem justamente disso
fogo é energia em forma de luz e calor!
não tem massa.
Se usar a água do mar será perfeito. Uma pergunta qual água é melhor para gerar hidrogênio verde, salgada ou doce?
Boa noite . A frequência aplicada corretamente no ar adquirimos o combustível perfeitamente pronto para viajarmos por toda a galáxia em segundos .A formula já está ai .
Se a gente usar painéis solares no carro para ajudar na eletrólise é uma bateria melhor que segure mais carga poderia melhorar na eficiência do carro movido a hidrogênio??
Mesmo que ainda precisasse de energia externa para ter mais autonomia, ou isso só faz sentido em carros elétricos??
@@wolfmangames5645 creio que a energia seja de baixo consumo, pois a célula que vi em funcionamento, usava 2 amperes apenas.
Uma explicação simplificada é que a eletrólise dá elétrons à agua separando em hidrogênio e oxigênio, e a queima é o calor obtido da liberação desses elétrons. Dá pra dizer que a água é utilizada como uma espécie de mola.
Mas o ideal é usar hidrogênio e oxigênio líquidos nos carros, dessa forma os dois gases com pressão inicial atuam como tempo motor durante a admissão, empurram os pistões durante o tempo de admissão, em vez dos pistões terem que sugar o oxigênio do ar para misturar com o hidrogênio. A vantagem é menor volume de tanques. O oxigênio líquido é bastante concentrado, mas o hidrogênio não, mesmo líquido é muito leve, de modo que para um carro comum atual percorrer 400 km, perde o porta malas. Os dois gases líquidos custam mais caro, mas a quantidade de ambos para o mesmo percurso é menor.
Nada se cria, nada se perde . . .
Oi amigo, ficou estranho a partr em que você falou sobre íons OH- e H+ e mostrando um desenho de Na+ e Cl-.
entao quer dizer que a mesma quantidade de agua que foi hidrolizada, convertida em hidrogenio, voltara a ser a mesma quantidade de agua de antes?
sim.
Não entendi muita coisa, mas sei que domina o conteúdo.
POR MUITOS OUTROS MOTIVOS ESTIVE TENTANDO NEGOCIAR COM EMPRESAS...
Se um tanque de hidrogênio for aberto ao ar livre, liberando o gás SEM queimar; o que acontece com o hidrogênio? Ele vai se ligar ao oxigênio da atmosfera formando água ou irá flutuar até sair da Terra? Nosso planeta não tem gravidade suficiente para manter hidrogênio na forma gasosa.
A resposta está em seu próprio comentário. Nenhum gás permanece de boa no ambiente, eles em geral são mais leves e por isso sobem. O hidrogênio é leve, mais leve que o hélio, então daí tu tira por que o balão sobe. 🎈 logo, se abrir-mos o tanque com H2, o H2 vai subir. Se ele reagir com O2 nesse meio tempo, vai formar água, se não ele continuará a subir.
apresentação impecável ! sempre digo que o hidrogênio e o oxigênio se "amam",e para separa-los a quantidade de energia aplicada é gigantesca (essa conta não fecha)...faltou dizer prof, o que fazemos com o rejeito, aquele líquido poluente resultante do processo? os irresponsáveis "cientistas" da gambiarra lançam na natureza...o perigo está aí,porque eles otimizam a condução com cloreto de sódio
Se não faltasse às aulas de quimica sabia que cloreto de sódio é sal. Agora nem sei como os peixes conseguem viver com tanto cloreto de sódio no mar...
Tem gente que está vendendo equipamentos que se diz fazer eletrolise para alimentar o carro.
A uns 8 anos eu fiz um gerador de hidrogênio, mas consumia uma amperagem doida 😁
Então o hidrogênio é mesmo o combustível do futuro???
Uma dúvida sobre a queima de biomassa, na queima da mesma os nutrientes contidos na mesma como fósforo, potássio etc, são perdidos queimados ou de alguma forma volta a virar nutrientes???
acredito eu que é queimado junto ou escapa de alguma forma, do msm jeito que as impurezas em um combustivel
Sim a quantidade de energia é alta para quebrar a molécula da água, mas estamos falando de geradores eólicos que são enormes e solar que demanda muita energia pra essa quebra da molécula da água resolvendo o problema da energia. O fósforo quando queimado é oxidado se tornando um óxido fosfórico ao mesmo tempo que o potássio se transforma em outro óxido, podendo ser transformado novamente em fósforo elementar com um simples produto químico assim como o potássio.
@@AriLab Eu tenho algo a acrescentar... Mesmo usando energia renovável, a produção de hidrogênio para geração de energia elétrica é loucura. Por três principais motivos:
1) Perda de muita energia na conversão elétrica → potencial química, sendo q essa energia perdida poderia ser colocada diretamente no sistema elétrico
2) o hidrogênio ser péssimo para armazenar energia por causa do volume molar, e só tornando viável em temperaturas perto do zero absoluto (menor que -259.2°C), ou seja, gastando mais energia.
3) o gás hidrogênio contribui para o efeito estufa, indiretamente, mas contribui.
@@henryrroland Boa observação, mas não podemos continuar queimando petróleo, esse será um preço a pagar ate que a energia de fusão seja uma realidade e os desafios do hidrogênio verde sejam realizados.
@@AriLab Concordo, mas o hidrogênio não é a solução pra isso.
O que você não disse é que tipo de agua é preciso para produzir o Hidrogenio e a qualidade da agua gerado pela combustão do hidrgenio
Mas se o processo gasta mais energia para produzir o Hidrogênio do que ganha ao queimá-lo, por que alguém faria isso?
Para não ter que poluir o planeta com toneladas de combustiveis fosseis
A água produzida novamente pela queima do hidrogênio vem sem contaminação ? alguém já fez um estudo sobre isso, porque se voltar pra natureza, contaminada por causa do motor ou algo assim e for prejudicial não adianta de nada.
Sem contaminação, em forma de vapor.
Water ou Água ou NaCI? Brazil
se construir um bunker com um poço daria para pegar a agua do poço passar por eletrolise, assim poderia usar o hidrogenio para um gerador de energia e o oxigenio para respirar e por final a queima do hidrogenio ainda criaria agua pura, é isso mesmo ou viajei na maionese kkkk ?
Pergunta besta, seria um moto perpétuo? Já que o resultado é água? Rssss.
Desconsidere a questao do oxigênio. Então estaríamos consumindo mais oxigênio???
Acaba só si Deus quiser , e ele quem manda , clama a mim que eu ti responderei.
E também tou querendo produzir álcool de seluloze
Porque não usar etanol para produzir hidrogênio, já q tem a composição de 5 moléculas de hidrogênio?
Porque a água é mais abundante e não precisa desviar da produção de alimentos pra produzir etanol.
75% do planeta ainda é água. Nem mesmo se quiséssemos acabaríamos com toda a água decompondo-a por eletrólise.
Acho que a água gerada é na forma de vapor, justamente, pelo fato de o sistema gerar calor.
kkkkkk, sempre me fiz esta pergunta, pensei, deve ser por isso que detonaram com suposto cara que inventou motor a agua, kkkkkk matei muita aula de química, eu já trabalhava a noite etc, mas nem tudo está perdido, hoje me interesso muito por química e muitas outras coisas.
Acabar com a água da terra não vai mesmo não, mas certamente vai alterar a dinâmica do ciclo da água, se isso vai ser bom ou ruim não dá pra saber
Imagina uma cidade com milhares de automóveis liberando toneladas de água na atmosfera... A cidades ficariam extremamente úmidas... Mas ainda parece algo melhor de lidar do que dioxido de carbono e fuligem
Será que terá mais chuva?
Tá errado... Tanto não vai q a gente literalmente tá colocando água na atmosfera, q NÃO TINHA ANTES, e nada ocorre com a dinâmica de chuva... Agora, colocar CO₂ que não tinha antes, dá problema.
@@henryrroland eu não falei que vai alterar a quantidade de água da terra... Falei que vai mudar a dinâmica do ciclo dela... Afinal o hidrogênio não vai ser produzido onde vai ser mais consumido... Os corredores de umidade são parte importante da manutenção dos climas na terra... ( a importância da amazônia pra o mundo é um exemplo disso) criaríamos bolsões de umidade nas grandes cidades que por sua vez viajariam até encontrar um obstáculo físico ou uma grande diferença de pressão e cairia como chuva....
@@jonathanbioled8908 eu imagino que sim amigo... E o problema é que provavelmente essa chuva vai se concentrar nas grandes cidades que normalmente não estão preparadas pra chuvas torrenciais... Mas é como falei... Ainda assim é um problema mais fácil de lidar do que os que vem com a queima dos combustíveis fósseis...
Já sabia , e sabia também que é melhor usar a eletricidade para movimentar o carro diretamente.
O x da questão é autonomia do automóvel, em um cilindro de H2 se é possível rodar uma quilometragem muito superior a uma bateria de um carro elétrico, e também tempo de recarga um veículo elétrico demora horas e horas recarregando a bateria, já no H2 alguns minutos já está cheio o cilindro novamente.
Nada se cria nada se destrói tudo se deturpada.
Eu queria ver fazer água em laboratório
Usa-se eletrólise para limpar moedas antigas sem danifica-las.
No futuro a Petrobrás teremos plataformas de Hidrobrás
Ainda não existe um motor a hidrogênio que realmente valha a pena, justamente pela quantidade de energia gasta para realizar a eletrólise, mas, a Toyota está perto de resolver isso, tenho certeza.
boa noite trabalhei numa planta de eletrolise cloro soda diziam que o hidrogenio era um sub produto anos 80 havia uns caminhoes da wite martins que usam o hidrgenio como combustivel
E a explosão da bomba de hidrogenio gera o Hélio no processo de fusão, não precisa de oxigênio.
os defensores do carro a água choraram na última parte do video
Como que a queima de H é limpa se para produzi-lo usa-se muita energia?As pessoas ficam repetindo isso
No mundo tudo se transforma, principalmente na água , por que ela tem na forma dela básica da natureza , liguida ,sólido gasoso e gaz .
Que o gaz é normal acontecer na natureza normal .
Igual sem umidade do ar não tem chuva , mas a água existe em gaz na natureza .
Quando ocorre a umidade é a metamorfose do siclo da água.
Já mais vai existir a falta de água por executar a eletrólise da água , mais pode sim colocar no carro . . . ?
Estes argumentos que você citou nunca foram usados por cientistas contra o uso do hidrogênio como o combustível, o problemas apresentados são:
1) Até 40% de energia perdidos na eletrolise.
2) Os riscos de armazenar e transportar hidrogênio.
3) Os altos custos de criar uma rede de postos de hidrogênio segura.
4) Vai perpetuar a dependência de postos de hidrogênio, quando a eletricidade já temos em casa!
A Toyota em 2014 já tentou emplacar uma frota de carros à hidrogênio para o Governo Japonês, mas mesmo com todo investimento e auxilio do Japão o projeto fracassou! Justamente pela falta de parceiros no fornecimento do hidrogênio!
Essa conversa de Hidrogênio verde é tentativa de atrapalhar o carro elétrico, a energia eólica e fotovoltaica já fornecem mais energia que Itaipu, e certamente farão falta com o crescimento do carro elétrico!
Isso me lembra Thomas Edison, que queria usar linhas de transmissão com corrente continua, pois as patentes eram suas. Chegou a eletrocutar animais para mostrar os riscos de transmissão da energia alternada de Tesla, mas o tempo mostrou que Tesla estava certo!
No caso atual a Tesla está certa!
E onde esse hidrogênio sera queimado para voltar a ser água, uma vez que esse combustível será exportado para outros continentes?
basicamente sim só que pouco liquido mas muito gas e fumaça se n for água pura e tbm fumaça por causa do fogo gerado
Felipe Concórdia: A produção de
2.590.500 tons de hidrogênio. Pelas usinas do Ceará.
Projeto de hidrogênio:
Dados fornecido pela ANA;
O mesmo eletrolisador projetado para produzir 100.000 toneladas de hidrogênio exigirá 900.000 m3 de água ultrapura e precisará extrair 1.200.000 m3 de água subterrânea, 1.300.000 m3 de esgoto tratado ou 3.000.000 m3 de água do mar.
Muitas vezes, tem a preocupação com o consumo de energia.
Para fazer 100tons de hidrogênio gasta 3.000,000 de água do mar? Imagina 2.590.500 tons de hidrogênio?
Para fazer 100tons de hidrogênio gasta 3.000,000 de água do mar? Imagina fazer 2.590.500 tons de hidrogênio, com a água do mar?
E toda esta água usada não volta mais para o oceano. 😱 Está água se transforma e somente oxigênio.
Quando é feito todo o processo para fazer a água ultrapura toda água do mar vai fora. Não volta para dentro do oceano, porque 86% da água é oxigênio. É este oxigênio é descartado na atmosfera. O seu video é pura desinformação.
Agora a galera vai ficar preocupada com a possibilidade de alagamentos nas grandes cidades pela a água que vai ser gerada quando a maioria dos veículos for movida a hidrogênio... 😂
Eletrólise me parece uma boa forma de limpar a água
Agora o povo ficará achando isso tudo maravilhoso, até descobrirem que o hidrogênio é explosivo... rs
E gasolina não é? Kakakaka
Quem lembra do Dirigível Hindenburg 🔥
Nenhum líquido pega fogo, o que incendeia é o vapor desse tal líquido e o hidrogênio para estar líquido precisa estar a - 259⁰C enquanto a gasolina é líquida na temperatura ambiente. Ou seja, em caso de acidente, a explosão por hidrogênio é de alto risco, enquanto a gasolina dificilmente o veículo explodirá.
O hidrogênio é extremamente inflamável, incendeia ou explode com muita facilidade.
O hidrogênio não vai estar na forma de líquido nem de gás no carro, vai tá adsorvido nas células de hidrogênio só vai ser transformado em gás no momento de entrar no motor, da mesma forma que a gasolina precisa pra poder explodir no pistão, o risco de explosão de uma célula de hidrogênio é beeemm menor que o o risco de um tanque de gasolina
Como faço meu carro andar a água 😢😢😢
tá, ok, tá certo, mas e a fusão nuclear de hidrogênio???? com isso não vamos destruir a ÁGUA do mundo??