Para mim os Indies são os únicos jogos que valem cada centavo gasto, quase todos os jogos desse escopo há mais apego pela arte e experiência do que pelo produto.
Quando eu apresentei BG3 para um amigo a primeira coisa que ele perguntou foi: Tem microtransação? Respondi que não e ele repetiu a pergunta mais umas 3x até aceitar que era só comprar o jogo e jogar kkkkkk
@@dr.leafcrow Sim é sensacional, comigo foi assim qnd descobri dlcs e conteúdos extra em jogos como Hollow knight, e até mesmo sendo mais justo tbm digo que tem dlcs pagas pra jogos indies.... porém jogos indies como cuphead possuem conteúdo extra pagos bem mais acessiveis se formos comparar em questão.
@@kelvin-gp5hv fora o fato que normalmente o conteúdo extra é realmente um conteúdo extra, o de cuphead mesmo é pago mas adiciona uma personagem nova e toda um ilha nova
Estou amando os jogos indies, simplesmente sentir o amor de um jogo bem feito é muito bom. Esses triple A's muita vezes vem com o jogo cagado por 400 conto, sendo q da pra se divertir muito mais por muito mais temp9 por 1/5 do valor
Sim e vários indies abraçam a comunidade, um exemplo é o Terraria que por exemplo abraçou a comunidade de mods e oficializou ela como parte do jogo, tu só baixa o lançador de mods e pronto, aproveita os mods pelo próprio lançador sem ter que ir em sites duvidosos baixar algo e correr risco de vim vírus como vários site de mods de minecraft até famosos que já pegaram malware por exemplo, essa é a diferença de ter amor pela própria comunidade e pelo jogo próprio e desenvolver oq a galera ama.
@@soulumine Sim, tem várias empresas que possuem jogos excelentes, mas não prezam tanto por ouvir a comunidade, oq na minha sincera opinião é um baita desperdício de mais potencial, tanto indies quanto triple A.
É o que eu falo, mas o pessoal só quer saber de jogar se o Zangado fala bem, se o Alanzoka jogar em live, e por ai vai (não conheço muitos influencers grandes assim)
Eu odeio como o argumento da galera é "não gosta, não compra" sendo que quanto mais as pessoas compram mais normalizado isso fica, e cada vez vem pior.
Do meu ponto de vista o lance é que a galera que reclama, que é mais engajada, que vai atrás de nota, avaliação, etc... é a minoria, a galera que da menos dinheiro pras emporesas, então mesmo todo mundo reclamado, quem joga mais casualmente, não vai atrás de noticia e etc, continua dando dinheiro e isso que importa
Uma boa reflexão, o triste do review bomb de DD2 é que teve muita, muita fake news envolvida do que tava sendo vendido na loja... e aí pessoal que nunca nem tinha tocado no jogo começou a falar merda.
A pior parte é ver jogo que lança com pouco conteúdo, alguns jogos de luta a exemplo vendem 60% dos personagens por fora do jogo, eu prefiro pagar R$80, R$120 em jogos completos que eu não preciso correr atrás de promoção para comprar cada conteúdo isoladamente, mas hoje em dia com esse valor nem o jogo base compra dependendo. Skins eu concordo serem vendidos separadamente, apesar de em jogo singleplayer achar isso bem desanimador, principalmente porque uma das coisas que eu mais faço é caçar a roupa perfeita para o meu estilo que encaixe com a temática do personagem, me conquistando a continuar jogando mais tempo e me fazendo ter mais apego pela identidade que tomei para o personagem.
Mas é esse o objetivo. O cara que tem preguiça de jogar, vai comprar. Mas vc não precisa pq o jogo já te da tudo naturalmente. Zerei ele com 56hrs e não senti falta nenhuma de recurso. É simplesmente desnecessário ter 500 Cristais Porto espalhados pelo mapa, sendo q tem o sistema de carroça pra te levar pra maior parte do mapa. Se tu bota um cristalporto na Vila dos Elfos (no final verdadeiro vc pode retirar pq abre um cristal maior lá) e um no Acampamento Vulcânico de Bakbathal, já ta ótimo. O restos caminhos vc faz de carroça
Minha crítica a indústria atual de games é que eles se aproveitam da nossa paixão de jogar e usam táticas que manipulam nosso psicológico pra nos induzir a gastar com conteúdos in-game para ter uma experiência mais completa e agradável.
Não tô defendendo as micro transições em dragons dogma II só pra deixar claro, mas o diretor ainda está certo, os itens raros mesmo que você compre tem um limite e não funcionam simplesmente por você ter, você ainda tem que fazer todo um rolê pra eles funcionarem, na prática mesmo que você compre, o design do jogo não permite que você use eles simplesmente por ter, o que torna a compra dele inútil, e literalmente engana trouxa, meu palpite e que os devs fizeram isso de propósito, já sabendo que a Capcom ia colocar micro transação.
Isso mesmo. Só pode comprar 1 porte Crystal e pra poder usar com efetividade só com abundância de ferrystone, que só fica melhor o drop no end game. Fora que numa Run você consegue 6 porte Crystal, de um total de 10 que podem ser colocados no mapa. Se você jogar o New game e tiver os 10 e comprar esse 1 que está a venda na loja, não vai poder colocar em parte nenhuma do mapa.
É a lógica do capital, ela estraga tudo que toca. É um problema estrutural que jamais vai ser resolvido com atitudes individuais, também por não ser um problema de ordem moral.
Quem quer coisa de graça é ladrão e puta. Não vem com a ideia de comunismo pra cá não, em toda sociedade que o governo achou melhor reorganizar a distribuição de bens de maneira igual gerava um estado gordo e um povo faminto
é foda essa coisa de microtransação , por que , as vezes é meio injusto quando você pode passar 100 reais e o jogo ficar muito facil , nos singleplayer tudo bem ,mais quando é multiplayler é mais problematico
Te garanto que no meu subconsciente não tá. E tenho o prazer de dizer que joguei todas as expansões dos The Sims 2 e 4 sem nunca ter dado um único centavo pra EA.
Não ligo quando vendem skins em jogos de 350 reais, mas quando vendem uma funcionalidade do jogo, ai ja acho sacanagem. Foi o que me brochou de jogar Dragons Dogma 2. Talvez eu jogue algum dia, quando pegar uma promoção boa, mas no momento sem vontade.
Pois deveria ligar. Você já paga caro no jogo, não existe nenhum benefício de "se mostrar" pros outros, já que na maioria das vezes são jogos offline. Além de que é algo fácil de se burlar, usando algum programa para desbloquear. Tem a questão de aumentar o peso do jogo de forma desnecessária para aqueles que não vão comprar
@@nathanbezerra6829 Você disse algumas coisas, mas sinceramente, continuo não ligando em cobrar por skins, são só skins, não muda nada na gameplay. E sobre aumento de peso, em skins é praticamente irrisório.
@@Lucas94467 Mano deixa de conta um negoicio não tem lei nenhuma dizendo que é proibido Fazer skins ou armas lendarias p2W em nenhum Lugar da terra tem essa lei que proibi Mano serio meteu essa as emprensa estão livres pra Fazer isso
isso o que eles querem, que você não ligue pra skins, antigamente a gente jogava pra desbloquear personagens secretos lembra? Hoje a gente paga pra desbloquear personagem, a gente paga pra não jogar ou pra acelerar o jogo
@@ドレカ mas ai seu comentário não faz muito sentido, vc começa falando que eles querem que a gente não ligue pra skins e depois vc fala que a gente paga pra desbloquear personagem. se vc paga pra desbloquear personagem é porque vc liga, senão vc não pagaria por isso. outro ponto é que seu comentário não dá pra saber se vc fala de personagem como skin ou realmente um personagem novo, com habilidades novas, movimentação nova e tals, porque se for a segunda opção, ai já entra como funcionalidade do jogo, nesse caso eu já acho sacanagem venderem a parte.
fortnite tem o sistema de micro transação mais saldavel da indústria, literalmente se vc compra um passe de batalha por mil vbucks, tu sai com 1500, comprando uma única vez vc nunca mais precisa comprar, e ainda é tudo cosmético, claro q fort so consegue fazer isso pq ele é gigante, mas só o fato de so ter cosmético, e ainda ter cosmético grátis pra vc n precisar gastar e perfeito
só tem que jogar 2500 horas, tu tá trocando seu tempo valioso por cosmético inútil em um jogo, como você recebe esse valor de volta, dá impressão que você tá na vantagem, mas no final é só uma estratégia para manter a playerbase.
"saLdavel" minha r0la. Uma skin que custa quase 50conto nunca será saudável pra indústria de games. Uma FUCKING skin!! Essa porcaria de método de comércio tá levando a indústria de games pro buraco e todo mundo tá achando normal, "natural". Num é não, irmãozinho. Num é mesmo!
@@gxzik4 Eu ia falar isso, comprei o passe de batalha do warzone e é praticamente um trabalho até completar, horas e horas jogando, isso é muito ridiculo
@@gxzik4ue, mas essa é a lógica n? Ou vc farma no jogo ou vc farma na vida real trabalhando, a crítica é q tem jogos q está indisponibilizando farmar no jogo, sobrando só a segunda opção kkkkkkk. Dito isso, farmar no fortnite é igual farmar coisas nos jogos antigos onlines, vc pode pagar p conseguir as coisas ou conseguir no jogo se esforçando mt e gastando mt tempo.
A partir do momento que as pessoas compraram alma pra não precisar jogar o Devil May Cry lá atrás e depois comprou todos rewards pra não fazer puzzle no RE2 Remake, a Capcom fez o que quis, não vai mudar e não adianta reclamar, pq alguém pagou por isso e eles sabem disso. Isso vale pra toda empresa grande de jogo.
Sou traumatizado, pois sou ansioso e já gastei muita grana a partir de Pokémon Go, jogos mobile e jogos Chineses de Pokémon não licensiados pra progredir mais rápido. Depois disso, instalei emuladores e passei a jogar só jogos fechados, com começo, meio e fim com tudo incluso. Hoje com o Note é a mesma coisa. Só emulador ou jogo sem compra extra rs.
Complexo é uma coisa que os jogos AAA não são. A unica coisa que esta deixando esses jogos caros são: tentar colocar 4K até no reflexo da gota de água de uma planta (o que ninguém vai ver), mas chama atenção no marketing e com dubladores famosos (o que na real poucos ligam). A última coisa que jogos AAA estão gastando é com complexidade ou fatores de diversão
pra mim micro transações de skin que não muda nd no jogo eu acho de boa, agr ruim é quando pra evoluir o jogo basicamente te obriga a pagar pra evoluir, por exemplo o war thunder que é um jogo grátis e pra chegar nos top tier vc precisa de pelo menos uns 9 meses jogando muitas hrs por dia pra chegar nos tanque de rank alto e mais modernos, mas usando conta Premium e veículo Premium(veículos Premium não são melhores que os veículos normais alguns deles são piores que os veículos grátis, eles só dão mais dinheiro e xp) vc chega nos top tier em menos de 3 meses jogando umas 4hrs por dia, isso sim eu acho injusto, ou um outro exemplo so que dessa vez mobile é o bullet echo onde pra vc ganhar uma partida já e difícil pq muitos já vão estar com personagens melhores que os seus por gastar dinheiro no jogo, e pra evoluir o seu personagem tbm demora séculos pq vc precisa ganhar partidas e fazer kills pra abir caixas e vir cartas do seu personagem e ae fica nesse ciclo vicioso onde vc sofre pra k7 e demora meses enquanto quem gasta dinheiro fica forte em minutos ou hrs
eu acredito q a dinâmica de microtransações n vai cair tão cedo, mas eu estou cada vez mais optando por jogos indies com mecânicas novas e tranquilas, a ponto de que eu não tenha que gastar a mais para me divertir e nem farmar xp com missões secundárias maçantes pra conseguir passar de fase sem querer me "não viver". Vídeo mt bom Grifão!
skill issue, para liberar as coisas no assassins creed é baixar uma tabela do cheat engine que te dá todos os items e boosters da loja, sobre o resident evil 4 era só baixar mods ou um trainer para enfiar dinheiro todo e fazer todos os upgrades
Acho que o exemplo mais acessível de microtasações é os próprios jogos da Roblox que muitos fazem você pagar uma quantia cara de robux se quiser ter uma vantagem sobre o jogo, e alguns são literalmente pay to win
extremamente abusivo a questão das micro transações em jogos singleplayer tirando dlcs, mas é tranquilo contornar isso se quiser, só baixar um treinee ou qualquer coisa que te forneça itens que já tem no game, é completamente ridículo ter que pagar por essas coisas então quem não se importar em usar “hack” em jogo off-line é uma ótima alternativa
E pensar que a Capcom cobrou venda casada nas skins do SF6 e a cada duas skins voce precisa pagar 51 reais. E dos males que vi esse ainda é dos menores. Bizarro.
Se tem um jogo que lançou ano passado que conseguiu burlar essa ideia de P2W foi Friends vs Friends, o jogo funciona por um esquema de decks de cartas, assim como no Fifa. Só que nele pra tu conseguir a grana pra comprar esses decks, tu tem que ir jogando e aumentando nível e a partir desse conceito tu consegue tbm ganhar fichas especiais para comprar skins sortidas ao finalizar missões. Por ser um jogo de 30 reais eu acho foda que as expansões são mt baratas e sempre tá em promo
skins é a única microtransação que eu acho daora. É puramente cosmético e você gasta opcionalmente se aquilo te agrada. Mas foda quando essa skin custa absurdos, grande salve pro Overwatch 2 e pro Liga das Legendas com uns preços exorbitantes numas skins
"É que precisamos de microtransação pra existir" em jogo grátis é perfeitamente aceitável Mas se o jogo virou pago ele automaticamente perde o direito de ter(exceto se for um jogo que atualiza constantemente, como Bloons TD)
Sou totalmente a favor, queria eu ser quem recebe esse dinheiro. Criam o problema e vendem a solução, genial demais. Agora se você é contra, simples, não compre. É igual bulling digital, é só desligar a internet que acaba
Acho que as microtransações deveriam ser, a priori, cosméticos (pelo menos em jogos com mais de um jogador). Se for single player, não afetando na jogabilidade e entretenimento do jogador, acho justo e viável.
complicado mesmo é quando a empresa remove coisas extremamente importantes e que deveriam estar no jogo base, pra poder vender DLC (THE SIMS 4 COF COF)
O problema de micro transação é quando afeta o game, principalmente quando o jogo ja é pago, por exemplo dragon age inquisition q a EA faz o final do jogo ser uma DLC ( tu paga o jogo, vai até o final e depois tem q pagar pra ver o final do jogo ) e sobre dragon's dogma 2 podem até falar que nao afeta o jogo e tals, mas se tem o item pra vender ali e o jogo fez o recurso ser mais escasso, sim acaba afetando principalmente jogos futuros que empresas vão ver que deu certo e vao fazer pior e de maneira mais abusiva, veja por exemplo a disney+ q com o sucesso contraditório da netflix restringindo compartilhamento de senha, tao fazendo igual e logo mais outras tbm vão
O auge pra mim foi ver os fatality pago do MK1. Exceto em jogos como fortnite e tal eu nunca comorei pacotes de micro transação. Acho que deve existir algum tipo de lei que olhe pra isso, porque hoje em dia eles simplesmente tiram coisas dos jogos pra vender depois. Nao é como se os jogos fossem gratuitos ou baratos. Jogos da warner estao passando por essa coisa de setem 300 reais e vender pacotes de dlc caros a cada mes
O bizarro é que o mercado de microtransações virou uma fonte de renda maior que o próprio jogo, daqui alguns anos eles só vão vender cada elemento do jogo, para andar compre o passe de movimentação... lamentável.
Ja joguei muito jogos F2P antigamente, mas recentemente resolvi procurar mias jogos que são pagos, porque normalmente eles saem mais baratos. Fora esses casos que a empresa sacaneia o jogador, um jogo F2P é moldado para que você compre coisas nele, alguns só vendem itens especificos assim, outros fazer ser mt mais difícil obter a moeda em questão pra te incentivar a comprar (não jogo Fortnite mas ele parece ser uma exceção, não influenciando o gameplay em si, só skins), então por mais que eu tenha que pagar por um jogo, quando ele é bem feito pelo menos, é uma unica compra e toda a diversão dele vai ser oferecida sem custos extras
Microtransação é aceitável desde que seja totalmente cosmético Quando tu começa a ter que pagar por acessibilidade ou melhorias diretas é quando tu cruza a linha do aceitável
Uma coisa que sempre vejo o povo esquecendo no caso do Re4Remake em comparação com o Dragons Dogma 2, é que no Re4 eles esperaram 2 semanas pra adicionar as mtx, ou seja, a maioria da galera já tinha terminado e as reviews já tinham sido publicadas quando eles colocaram as dlcs na miuda.
Nos vivemos em um ciclo. Antes so tinha indie esses indies creceram e viraram 3AAA e agora surgem mais indies que seram os proximos 3AAA e assim vai continuar
"Antes" quando? Indie só existia, pra todos os efeitos, pra computador, porque pra produzir jogo pro NES/SNES/Mega Drive voce precisava de ferramentas e computadores caros, ter acesso a algum produtor/fornecedor de cartuchos e alguém pra cuidar da logística. Não tinha como um indie conseguir nada sem uma publicadora na época. O Net Yaroze (Play1) que foi a primeira vez que grupos menores e com menos grana passaram a ter alguma chance de fazer alguma coisa pra um videogame com mais facilidade.
eu tenho meu take, sobre esse bagulho de "ah mas é só pra facilitar as microtransações do dd2" mas a regra é clara pagar por conveniencia torna o jogo inconveniente pra quem nao paga
Eu tenho jogado muito mortal Kombat recentemente (os 3 q tem pra Pc), E admito q comprei dlc para ter skin e personagens extras. Mas no MK1 n, e esse me decepciona em níveis extremos. O jogo já é quase 300 reais e tem UM MONTE de dlc, umas delas sendo coisas que você consegue jogando (oq eu não comprei), mas outras sendo personagens extras (que infelizmente eu planejo comprar 3), e se for um personagem jogável é 40 reais e se for um kameo é 25, só nesses 3 personagens eu gasto 90 reais (n vou comprar tudo junto, n tenho dinheiro), mas a maior tristeza é q o jogo vive te dando skin e coisas DE PERSONAGENS Q VC N TEM, ent vc n consegue ver oq ganhou, e pior, N CONSEGUE TIRAR A NOTIFICAÇÃO DE TER GANHADO.
Eu nunca gostei de micro transações, mas assumo que já gastei um valor considerável com elas, seja comprando elas separadas ou comprando sla uma versão deluxe do jogo. Assim como você, eu também não me orgulho de ser parte desse problema atual da indústria, mas como você disse, esse seria o novo normal da indústria de jogos. Porém, eu venho reconhecendo que os jogos atuais não vem me trazendo tanta diversão quanto antes sabe ? por essas práticas de microtransações e a empresa diminuindo o escopo do jogo pra poder vender num preço cheio, por que jogos estão absurdamente caros, eu me vi preferindo visitar jogos antigos, a fonte de que muitos jogos atuais bebem até hoje e eu tenho me divertido bastante, mais do que com os atuais, e eu espero que as empresas de videogame lembrem que jogos são pra ser divertidos acima de tudo, eu já não quero mais um gráfico ultra realista com física realista e tudo mais, eu só quero me divertir.
Eu estou nessa tbm, mas recentemente peguei pra jogar o Assassins Creed Odyssey que de certa forma é bem recente, e sim ele tem sua micro transação, que não afetou minha gameplay até. Acho que oq pega mto é ter conteúdo que poderia estar no jogo, imagina desbloquear todas aquelas roupinhas do resident evil 4 só jogando o jogo. Tlvz jogando em dificuldades diferentes, tlvz no New game plus, não sei, mas acho que o jogo ficaria bem melhor e aumentaria o fator replay. Gostei tanto do remake, mas se vc me perguntar, eu prefiro o re4 clássico.
Vpu tentar fazer um video complementando isso com MINHA OPINIÃO pois esse assunto me fez discutir recentemente com meus amigos e a ideia geral que pairou pra "responder" ou bater de frente com minha questão foi "é mercado, é comercio. As empresas tem que ter como sobreviver". Meu ov0
Por mais que seja um modelo que dê bastante dinheiro para as empresas, a forma como ele é introduzido no jogo é que influencia na recepção da comunidade gamer. Jogos como Helldivers 2 usam o Live Service de forma maravilhosa, Fortnite consegue entreter o público adicionando novos formatos de jogo e mantendo a comunidade ativa, e micro-transações que só influenciam na aparência (não na gameplay) e que não custem o olho da cara são formas de manter essas compras in-game aceitáveis. Do momento que se coloca uma compra que influencia na gameplay (e pior, na gameplay dos OUTROS), isso se torna um fator mais degradante pro bem estar da comunidade a longo prazo e faz com que a popularidade do jogo caia.
Depois de ter feito 100% do Dragons Dogma 2 posso afirmar com toda certeza que o jogo é fantástico, mesmo com toda a tonelada de problemas. A questão das microtransações não afetam absolutamente em nada o jogo. O item dado em uma das dlcs, o portcrystal, é um item de teleporte, mas que não funciona muito bem sozinho, você precisa das ferrystones para conseguir se teleportar pra eles, então é meio inútil. O jogo em si te dá uns 4/5 deles e na dlc você só pode comprar 1. Então, mesmo que você compre o portcrystal pela dlc, ela não afeta em nada a ideia de exploração do jogo. Obviamente, esse lance de microtransação em jogo a preço cheio é totalmente absurdo e não deveria existir, mas o que me deixa triste é que isso tudo caiu encima do Dragon's Dogma, mas não caiu encima de outros jogos que fazem a mesma coisa, como RE e DMC. Parece que esses jogos não sofrem o mesmo lvl de hate que Dragons Dogma sofre por terem uma fanbase baba ovo maior. Conclusão: Também odeio microtransações, mas a galera tem que parar de ser seletiva e só falar mal quando não é sobre o joguinho preferido delas.
Bom vídeo. Nunca gastei com micro transação e quando vejo que o foco do jogo é esse, mesmo sendo singleplayer (assassins recentes, gran turismo 7), já pulo e vou pro próximo. Estou jogando ff rebirth e parece até mentira um jogo desse existir em 2024 com tanto conteúdo interessante, diferentes mecânicas e tudo incluso no jogo, numa época que as empresas querem fazer o mínimo e lucrar o máximo.
eu sou um hipócrita do caralho KSAKDSAKK 90% da minha biblioteca steam tem todas as dlcs disponíveis para aquele jogo, mas eu nunca vou comprar uma única skinzinha no lol nem se me torturarem
A menos que comprar um jogo que vem com todas as dlc's embutidas, uns 3 anos depois do lançamento, conte, eu nunca comprei nada de microtransação. Sempre que vejo alguém, em um jogo singleplayer, pagando pra avançar, eu só lembro dos "bons tempos", quando você fazia isso usando algum código de trapaça do próprio jogo, ou um Game Shark da vida. No computador, sempre tem o Cheat Engine. E eis que as empresas passam a fazer jogos onde voce joga sozinho mas CONEXÃO COM A INTERNET É OBRIGATÓRIA, pra garantir que você não trapaceie. Um problema com skins e emotes, principalmente nos modos mais sociais do Fortnite, é a pressão social. "Olha como todo mundo tem!" - E cria aquela pressão pra você se adequar ao resto do grupo. A skin pode não afetar o jogo mecanicamente, mas afeta muito como o proprio jogador se enxerga e como os outros enxergam ele - se isso não tivesse valor, skin não vendia. E aqui, lembro de novo "dos bons tempos", principalmente com Unreal Tournament 99 e 2004, até o ano de 2010, 2012, você encontrava, facilmente, uma CARALHADA de skins e modelos feitos pela própria comunidade. Mega Man, soldado clone de star wars, darth vader, gordon freeman, space marine do 40k, homer simpson, furry peituda, tinha praticamente tudo, e tudo grátis. É como um pessoal na internet fala, você é dono de cada vez menos jogos feitos pelas grandes empresas, porque elas não vendem o jogo, elas te alugam "a plataforma" onde aproveitam pra vender coisas da "plataforma" (o jogo). O Josh Strife Hayes tem um vídeo recente falando dos diferentes níveis de monetização, vale muito a pena assistir.
Na minha opinião eu acho que "microtransação aceitável" é cosmético, DLC com conteúdo/muito conteúdo (pique Ice Born do MHW) e itens de produção (artbook, soundtrack etc.), porque ao meu ver as microtransações são completamente opcionais mesmo parecendo que as vezes que elas nos provocam a comprá-las, mas algumas eu até passo pano como DLC que algumas vezes adiciona bastante coisa para o game principal, cosmético que muitas vezes eu só taco o caguei mesmo e itens de produção é o que eu mais defendo. Porque se for comprar um artbook real você vai desembolsar muita grana, mas já os digitais são mais chochos são, mas pelo menos são um pouco mais acessíveis.
cara, na minha opinião microtransação só deveria existir em jogos gratuitos, tendo como base o fator cosmético e apenas ele. Quando pagamos 200 reais em um jogo estamos pagando o equivalente à duas cestas básicas, isso por si só já é um absurdo, então o mínimo a ser exigido é que possamos receber um jogo completo, algo que pagar 200 reais em mídia eletrônica justifique. Sinceramente fico bem triste em ver o caminho que a indústria de jogos tende a seguir, apesar de também entender o lado delas, por mais sujo e perverso que seja, é a forma mais fácil de se ganhar dinheiro para que possam investir em mais dinheiro, o que também é triste já que o "amor" ao se produzir um jogo parece que foi apagado e só é reascendido quando olhamos para jogos indies ou exceções extremamente escassas como Baldur´s Gate 3. Ótimo vídeo por sinal.
Microtransações só existem pra suprirem o custo absurdo de produzir um jogo AAA. Por conta de limitações financeiras, muitas pessoas não compram um jogo AAA por não terem onde rodar esse tipo de jogo, como a produção do jogo é absurdamente cara e as vendas são relativamente baixas, surge o modelo de microtransações, onde a empresa fica sugando cada vez mais o dinheiro do player pra manter a pequena quantidade de jogadores ativos no jogo, pois, quanto mais ele joga, mais ele vê a necessidade de comprar um item que ajuda ele um pouco, seja aumentando o XP, força e o caralho, geralmente são itens medianos pra deixar o gostinho de que ele ficou uns 10% mais forte, que se ele ainda quiser ficar mais forte, vai ter que comprar novamente, e é ai que o ciclo se repete ao infinito. Por isso que conceito é melhor que tecnologia, já vi muitos jogos graficamente medianos com um propósito diferente venderem mais que receitas de bolo ultramente realistas e detalhadas com milhões de dólares de investimentos.
Eu odeio o sistema de passe de batalha atualmente, a exclusividade de itens só podendo ser adquirido com o passe e apenas no período do passe me desanima um pouco
por isso eu amo jogos indie, é um dos motivos pra se ter esperança no mundo dos games.
Até hoje espero Silk song
Para mim os Indies são os únicos jogos que valem cada centavo gasto, quase todos os jogos desse escopo há mais apego pela arte e experiência do que pelo produto.
Quando eu apresentei BG3 para um amigo a primeira coisa que ele perguntou foi: Tem microtransação? Respondi que não e ele repetiu a pergunta mais umas 3x até aceitar que era só comprar o jogo e jogar kkkkkk
Quando adicionarem amor recíproco como microtransação eu começo a comprar.
❤ toma aqui meu amor reciproco
Ver o mortal Kombat 1 cobrando por fatality foi minha despedida dessa franquia
😅😅 isso é nojento
Sério
ridiculo do ridiculo, enquanto tem jogos indies que tu só compra o jogo original e aproveita os conteúdos extras de graça.
@@kelvin-gp5hv é sempre incrível comprar um jogo indie e no meio do jogo descobrir que o jogo tem as dlcs e os conteúdos extra de graça
@@dr.leafcrow Sim é sensacional, comigo foi assim qnd descobri dlcs e conteúdos extra em jogos como Hollow knight, e até mesmo sendo mais justo tbm digo que tem dlcs pagas pra jogos indies.... porém jogos indies como cuphead possuem conteúdo extra pagos bem mais acessiveis se formos comparar em questão.
@@kelvin-gp5hv fora o fato que normalmente o conteúdo extra é realmente um conteúdo extra, o de cuphead mesmo é pago mas adiciona uma personagem nova e toda um ilha nova
Não da ideia pra Nintendo não,por favor...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TANKEI FOI NOTHING
tarde demais
nintendo gosta de idéias assim como gosta dos seus fãs kkkkkk
Man a Nintendo provavelmente não vai fazer isso em sigle player
acho q isso e unica coisa que a nintendo n vai fazer kkkkkkkk
Estou amando os jogos indies, simplesmente sentir o amor de um jogo bem feito é muito bom. Esses triple A's muita vezes vem com o jogo cagado por 400 conto, sendo q da pra se divertir muito mais por muito mais temp9 por 1/5 do valor
Disse tudo
Sim e vários indies abraçam a comunidade, um exemplo é o Terraria que por exemplo abraçou a comunidade de mods e oficializou ela como parte do jogo, tu só baixa o lançador de mods e pronto, aproveita os mods pelo próprio lançador sem ter que ir em sites duvidosos baixar algo e correr risco de vim vírus como vários site de mods de minecraft até famosos que já pegaram malware por exemplo, essa é a diferença de ter amor pela própria comunidade e pelo jogo próprio e desenvolver oq a galera ama.
@@kelvin-gp5hv com certeza, e que incrível que o Terraria fez isso, queria que mais empresas seguissem o exemplo
@@soulumine Sim, tem várias empresas que possuem jogos excelentes, mas não prezam tanto por ouvir a comunidade, oq na minha sincera opinião é um baita desperdício de mais potencial, tanto indies quanto triple A.
É o que eu falo, mas o pessoal só quer saber de jogar se o Zangado fala bem, se o Alanzoka jogar em live, e por ai vai (não conheço muitos influencers grandes assim)
Como um ex mobile gamer, posso dizer que, sempre que ouço a palavra microtransação eu começa a chorar e me tremer todo, video bom esse, grifinho ❤
So qm e ex mobile gamer sabem das desgraças que existem na google play
Eu ainda sou um jogador de mobile mas só jogo em emulador, ou seja sem anúncio ou micros
Só os ports (que não estejam fucking R$200 como a senhora Square faz) e os indies podem ajudar esse mercado, de resto é estelionato para todo lado.
Aqui estou eu para aproveitar mais um video em pleno domingo! Uma bom dia a todos.
Já tô acompanhando esse canal a 1 mês e até agora não lembro como diabos eu te conheci só sei que valeu a pena pq cara que vídeos bons
O culpado é quem compra. Quem investe nesse tipo de jogo merece o que?
Gosto demais das músicas de jogos que você coloca no fundo, só coisa boa
Eu odeio como o argumento da galera é "não gosta, não compra" sendo que quanto mais as pessoas compram mais normalizado isso fica, e cada vez vem pior.
Do meu ponto de vista o lance é que a galera que reclama, que é mais engajada, que vai atrás de nota, avaliação, etc... é a minoria, a galera que da menos dinheiro pras emporesas, então mesmo todo mundo reclamado, quem joga mais casualmente, não vai atrás de noticia e etc, continua dando dinheiro e isso que importa
Vcs estao descobrindo hoje que as empresas de games visam o capital??????? 😂😂😂😂
Tô gostando desse novo conteúdo cara realmente demostra mais o teu talento em outros conteúdos
Uma boa reflexão, o triste do review bomb de DD2 é que teve muita, muita fake news envolvida do que tava sendo vendido na loja... e aí pessoal que nunca nem tinha tocado no jogo começou a falar merda.
Primeira Propaganda da manual que não pulo esse canal merece mais patrocinadores
Parabéns pelo bom vídeo porque são poucos os vídeos que me cativam e que me deixam até o final com total interesse.
A pior parte é ver jogo que lança com pouco conteúdo, alguns jogos de luta a exemplo vendem 60% dos personagens por fora do jogo, eu prefiro pagar R$80, R$120 em jogos completos que eu não preciso correr atrás de promoção para comprar cada conteúdo isoladamente, mas hoje em dia com esse valor nem o jogo base compra dependendo. Skins eu concordo serem vendidos separadamente, apesar de em jogo singleplayer achar isso bem desanimador, principalmente porque uma das coisas que eu mais faço é caçar a roupa perfeita para o meu estilo que encaixe com a temática do personagem, me conquistando a continuar jogando mais tempo e me fazendo ter mais apego pela identidade que tomei para o personagem.
O caso de dragões dogma de contrariar a visão artística me fez pensar algo , o modo fácil liberado por microtransação
Mas é esse o objetivo. O cara que tem preguiça de jogar, vai comprar. Mas vc não precisa pq o jogo já te da tudo naturalmente. Zerei ele com 56hrs e não senti falta nenhuma de recurso. É simplesmente desnecessário ter 500 Cristais Porto espalhados pelo mapa, sendo q tem o sistema de carroça pra te levar pra maior parte do mapa. Se tu bota um cristalporto na Vila dos Elfos (no final verdadeiro vc pode retirar pq abre um cristal maior lá) e um no Acampamento Vulcânico de Bakbathal, já ta ótimo. O restos caminhos vc faz de carroça
O cara que compra essas coisas ou é um preguiçoso ou um idiota
Bem lembrado das carroças. fora que o grifo também pode ser um meio de transporte
Parabéns pela qualidade dos vídeos 🌟
Tô gostando muito de te acompanhar! :D
Falou tudo que precisava ser dito sobre o tema
1:39 que coincidência, eu estou jogando Ace Attorney ultimamente.
Minha crítica a indústria atual de games é que eles se aproveitam da nossa paixão de jogar e usam táticas que manipulam nosso psicológico pra nos induzir a gastar com conteúdos in-game para ter uma experiência mais completa e agradável.
espero q continue, seus videos trazem ótimas reflexões
Não tô defendendo as micro transições em dragons dogma II só pra deixar claro, mas o diretor ainda está certo, os itens raros mesmo que você compre tem um limite e não funcionam simplesmente por você ter, você ainda tem que fazer todo um rolê pra eles funcionarem, na prática mesmo que você compre, o design do jogo não permite que você use eles simplesmente por ter, o que torna a compra dele inútil, e literalmente engana trouxa, meu palpite e que os devs fizeram isso de propósito, já sabendo que a Capcom ia colocar micro transação.
e assim começa a revolução
Isso mesmo. Só pode comprar 1 porte Crystal e pra poder usar com efetividade só com abundância de ferrystone, que só fica melhor o drop no end game.
Fora que numa Run você consegue 6 porte Crystal, de um total de 10 que podem ser colocados no mapa. Se você jogar o New game e tiver os 10 e comprar esse 1 que está a venda na loja, não vai poder colocar em parte nenhuma do mapa.
É a lógica do capital, ela estraga tudo que toca. É um problema estrutural que jamais vai ser resolvido com atitudes individuais, também por não ser um problema de ordem moral.
Quem quer coisa de graça é ladrão e puta. Não vem com a ideia de comunismo pra cá não, em toda sociedade que o governo achou melhor reorganizar a distribuição de bens de maneira igual gerava um estado gordo e um povo faminto
é foda essa coisa de microtransação , por que , as vezes é meio injusto quando você pode passar 100 reais e o jogo ficar muito facil , nos singleplayer tudo bem ,mais quando é multiplayler é mais problematico
Você é incrível! Por favor, continue lançando vídeos no peito do teu papaizinho.
Te garanto que no meu subconsciente não tá. E tenho o prazer de dizer que joguei todas as expansões dos The Sims 2 e 4 sem nunca ter dado um único centavo pra EA.
Não ligo quando vendem skins em jogos de 350 reais, mas quando vendem uma funcionalidade do jogo, ai ja acho sacanagem. Foi o que me brochou de jogar Dragons Dogma 2. Talvez eu jogue algum dia, quando pegar uma promoção boa, mas no momento sem vontade.
Pois deveria ligar. Você já paga caro no jogo, não existe nenhum benefício de "se mostrar" pros outros, já que na maioria das vezes são jogos offline. Além de que é algo fácil de se burlar, usando algum programa para desbloquear. Tem a questão de aumentar o peso do jogo de forma desnecessária para aqueles que não vão comprar
@@nathanbezerra6829 Você disse algumas coisas, mas sinceramente, continuo não ligando em cobrar por skins, são só skins, não muda nada na gameplay. E sobre aumento de peso, em skins é praticamente irrisório.
@@Lucas94467 Mano deixa de conta um negoicio não tem lei nenhuma dizendo que é proibido Fazer skins ou armas lendarias p2W em nenhum Lugar da terra tem essa lei que proibi Mano serio meteu essa as emprensa estão livres pra Fazer isso
isso o que eles querem, que você não ligue pra skins, antigamente a gente jogava pra desbloquear personagens secretos lembra? Hoje a gente paga pra desbloquear personagem, a gente paga pra não jogar ou pra acelerar o jogo
@@ドレカ mas ai seu comentário não faz muito sentido, vc começa falando que eles querem que a gente não ligue pra skins e depois vc fala que a gente paga pra desbloquear personagem.
se vc paga pra desbloquear personagem é porque vc liga, senão vc não pagaria por isso.
outro ponto é que seu comentário não dá pra saber se vc fala de personagem como skin ou realmente um personagem novo, com habilidades novas, movimentação nova e tals, porque se for a segunda opção, ai já entra como funcionalidade do jogo, nesse caso eu já acho sacanagem venderem a parte.
2:46 essa musica de rolou nai combina com explicações duma forma inacreditavel
fortnite tem o sistema de micro transação mais saldavel da indústria, literalmente se vc compra um passe de batalha por mil vbucks, tu sai com 1500, comprando uma única vez vc nunca mais precisa comprar, e ainda é tudo cosmético, claro q fort so consegue fazer isso pq ele é gigante, mas só o fato de so ter cosmético, e ainda ter cosmético grátis pra vc n precisar gastar e perfeito
só tem que jogar 2500 horas, tu tá trocando seu tempo valioso por cosmético inútil em um jogo, como você recebe esse valor de volta, dá impressão que você tá na vantagem, mas no final é só uma estratégia para manter a playerbase.
"saLdavel" minha r0la. Uma skin que custa quase 50conto nunca será saudável pra indústria de games. Uma FUCKING skin!! Essa porcaria de método de comércio tá levando a indústria de games pro buraco e todo mundo tá achando normal, "natural".
Num é não, irmãozinho. Num é mesmo!
@@gxzik4 Eu ia falar isso, comprei o passe de batalha do warzone e é praticamente um trabalho até completar, horas e horas jogando, isso é muito ridiculo
@@gxzik4ue, mas essa é a lógica n? Ou vc farma no jogo ou vc farma na vida real trabalhando, a crítica é q tem jogos q está indisponibilizando farmar no jogo, sobrando só a segunda opção kkkkkkk.
Dito isso, farmar no fortnite é igual farmar coisas nos jogos antigos onlines, vc pode pagar p conseguir as coisas ou conseguir no jogo se esforçando mt e gastando mt tempo.
E as empresas estão falando q n tem lucro com os jogos e por isso vão aumentar o valor dos jogos.
A partir do momento que as pessoas compraram alma pra não precisar jogar o Devil May Cry lá atrás e depois comprou todos rewards pra não fazer puzzle no RE2 Remake, a Capcom fez o que quis, não vai mudar e não adianta reclamar, pq alguém pagou por isso e eles sabem disso.
Isso vale pra toda empresa grande de jogo.
Parabéns pelo vídeo, Grifoexe! Vc é um queridão!! 😃👏👏
Sou traumatizado, pois sou ansioso e já gastei muita grana a partir de Pokémon Go, jogos mobile e jogos Chineses de Pokémon não licensiados pra progredir mais rápido. Depois disso, instalei emuladores e passei a jogar só jogos fechados, com começo, meio e fim com tudo incluso. Hoje com o Note é a mesma coisa. Só emulador ou jogo sem compra extra rs.
Nada melhor que almoçar destruindo uma coxa de frango e aparecer esse suprassumo do RUclips nos recomendados
Vídeo bom demais, semanas atrás eu fiz praticamente o mesmo vídeo, só que mais resumido, massa demais Grifo, um dia chegarei ao teu alcance 🔥
Eu vou além e digo que só de um jogo custar fucking 300 reais já é um absurdo.
saudades de quando os jogos incentivavam os jogadores a desbloquear skins, armas e acessórios nos jogos.
Complexo é uma coisa que os jogos AAA não são. A unica coisa que esta deixando esses jogos caros são: tentar colocar 4K até no reflexo da gota de água de uma planta (o que ninguém vai ver), mas chama atenção no marketing e com dubladores famosos (o que na real poucos ligam).
A última coisa que jogos AAA estão gastando é com complexidade ou fatores de diversão
A parada de "é só n comprar" só funciona com mais de 90%, e os poucos que compram dão MUITO dinheiro
Microtransação é um câncer no mundo dos jogos...
pra mim micro transações de skin que não muda nd no jogo eu acho de boa, agr ruim é quando pra evoluir o jogo basicamente te obriga a pagar pra evoluir, por exemplo o war thunder que é um jogo grátis e pra chegar nos top tier vc precisa de pelo menos uns 9 meses jogando muitas hrs por dia pra chegar nos tanque de rank alto e mais modernos, mas usando conta Premium e veículo Premium(veículos Premium não são melhores que os veículos normais alguns deles são piores que os veículos grátis, eles só dão mais dinheiro e xp) vc chega nos top tier em menos de 3 meses jogando umas 4hrs por dia, isso sim eu acho injusto, ou um outro exemplo so que dessa vez mobile é o bullet echo onde pra vc ganhar uma partida já e difícil pq muitos já vão estar com personagens melhores que os seus por gastar dinheiro no jogo, e pra evoluir o seu personagem tbm demora séculos pq vc precisa ganhar partidas e fazer kills pra abir caixas e vir cartas do seu personagem e ae fica nesse ciclo vicioso onde vc sofre pra k7 e demora meses enquanto quem gasta dinheiro fica forte em minutos ou hrs
Essa trilha Hollow Knight de fundo...
Pqp que delícia de jogo
Você jogou a bomba e saiu correndo 😆
O cara consegue fazer a "cereja do bolo" quando ele põe a trilha sonora do observatório de Zelda MM no final dos vídeos!
eu acredito q a dinâmica de microtransações n vai cair tão cedo, mas eu estou cada vez mais optando por jogos indies com mecânicas novas e tranquilas, a ponto de que eu não tenha que gastar a mais para me divertir e nem farmar xp com missões secundárias maçantes pra conseguir passar de fase sem querer me "não viver". Vídeo mt bom Grifão!
skill issue, para liberar as coisas no assassins creed é baixar uma tabela do cheat engine que te dá todos os items e boosters da loja, sobre o resident evil 4 era só baixar mods ou um trainer para enfiar dinheiro todo e fazer todos os upgrades
Acho que o exemplo mais acessível de microtasações é os próprios jogos da Roblox que muitos fazem você pagar uma quantia cara de robux se quiser ter uma vantagem sobre o jogo, e alguns são literalmente pay to win
extremamente abusivo a questão das micro transações em jogos singleplayer tirando dlcs, mas é tranquilo contornar isso se quiser, só baixar um treinee ou qualquer coisa que te forneça itens que já tem no game, é completamente ridículo ter que pagar por essas coisas então quem não se importar em usar “hack” em jogo off-line é uma ótima alternativa
E pensar que a Capcom cobrou venda casada nas skins do SF6 e a cada duas skins voce precisa pagar 51 reais. E dos males que vi esse ainda é dos menores.
Bizarro.
Se tem um jogo que lançou ano passado que conseguiu burlar essa ideia de P2W foi Friends vs Friends, o jogo funciona por um esquema de decks de cartas, assim como no Fifa. Só que nele pra tu conseguir a grana pra comprar esses decks, tu tem que ir jogando e aumentando nível e a partir desse conceito tu consegue tbm ganhar fichas especiais para comprar skins sortidas ao finalizar missões. Por ser um jogo de 30 reais eu acho foda que as expansões são mt baratas e sempre tá em promo
Pior q a gente reclama, mas continua comprando. É literalmente só parar de comprar e as empresas vão parar com essa palhaçada.
Ru não compro skin tem anos e essa meerda nunca melhorou
skins é a única microtransação que eu acho daora. É puramente cosmético e você gasta opcionalmente se aquilo te agrada. Mas foda quando essa skin custa absurdos, grande salve pro Overwatch 2 e pro Liga das Legendas com uns preços exorbitantes numas skins
"É que precisamos de microtransação pra existir" em jogo grátis é perfeitamente aceitável
Mas se o jogo virou pago ele automaticamente perde o direito de ter(exceto se for um jogo que atualiza constantemente, como Bloons TD)
Quem tbm nao sentiu o Marketing chegando?
Sensacional como sempre, mano Grifo. OBRIGADO. 👏👏👏
Sou totalmente a favor, queria eu ser quem recebe esse dinheiro. Criam o problema e vendem a solução, genial demais. Agora se você é contra, simples, não compre.
É igual bulling digital, é só desligar a internet que acaba
Acho que as microtransações deveriam ser, a priori, cosméticos (pelo menos em jogos com mais de um jogador). Se for single player, não afetando na jogabilidade e entretenimento do jogador, acho justo e viável.
complicado mesmo é quando a empresa remove coisas extremamente importantes e que deveriam estar no jogo base, pra poder vender DLC (THE SIMS 4 COF COF)
O problema de micro transação é quando afeta o game, principalmente quando o jogo ja é pago, por exemplo dragon age inquisition q a EA faz o final do jogo ser uma DLC ( tu paga o jogo, vai até o final e depois tem q pagar pra ver o final do jogo ) e sobre dragon's dogma 2 podem até falar que nao afeta o jogo e tals, mas se tem o item pra vender ali e o jogo fez o recurso ser mais escasso, sim acaba afetando principalmente jogos futuros que empresas vão ver que deu certo e vao fazer pior e de maneira mais abusiva, veja por exemplo a disney+ q com o sucesso contraditório da netflix restringindo compartilhamento de senha, tao fazendo igual e logo mais outras tbm vão
Já comprei umas vezes quando era criança jogando GTA Online, mas dps disso nunca mais
O auge pra mim foi ver os fatality pago do MK1. Exceto em jogos como fortnite e tal eu nunca comorei pacotes de micro transação. Acho que deve existir algum tipo de lei que olhe pra isso, porque hoje em dia eles simplesmente tiram coisas dos jogos pra vender depois. Nao é como se os jogos fossem gratuitos ou baratos. Jogos da warner estao passando por essa coisa de setem 300 reais e vender pacotes de dlc caros a cada mes
O bizarro é que o mercado de microtransações virou uma fonte de renda maior que o próprio jogo, daqui alguns anos eles só vão vender cada elemento do jogo, para andar compre o passe de movimentação... lamentável.
Ja joguei muito jogos F2P antigamente, mas recentemente resolvi procurar mias jogos que são pagos, porque normalmente eles saem mais baratos. Fora esses casos que a empresa sacaneia o jogador, um jogo F2P é moldado para que você compre coisas nele, alguns só vendem itens especificos assim, outros fazer ser mt mais difícil obter a moeda em questão pra te incentivar a comprar (não jogo Fortnite mas ele parece ser uma exceção, não influenciando o gameplay em si, só skins), então por mais que eu tenha que pagar por um jogo, quando ele é bem feito pelo menos, é uma unica compra e toda a diversão dele vai ser oferecida sem custos extras
Microtransação é aceitável desde que seja totalmente cosmético
Quando tu começa a ter que pagar por acessibilidade ou melhorias diretas é quando tu cruza a linha do aceitável
comentário para engajamento
comentei mtos dias dps, mas o yt n recomendou quando lançou, ent tô engajando pra q não aconteça mais
Obrigado comunidade do SponsorBlock, vcs sempre me ajudam 👍
Uma coisa que sempre vejo o povo esquecendo no caso do Re4Remake em comparação com o Dragons Dogma 2, é que no Re4 eles esperaram 2 semanas pra adicionar as mtx, ou seja, a maioria da galera já tinha terminado e as reviews já tinham sido publicadas quando eles colocaram as dlcs na miuda.
Eu não aguento
EU NAO AGUENTO MAIS COMPRAR DLC PRA JOGO DE LUTA SÓ PRA USAR NO MODO TREINO
A parada é gastar mas com cartão clonado
receba a inteligencia
Nos vivemos em um ciclo.
Antes so tinha indie esses indies creceram e viraram 3AAA e agora surgem mais indies que seram os proximos 3AAA e assim vai continuar
"Antes" quando? Indie só existia, pra todos os efeitos, pra computador, porque pra produzir jogo pro NES/SNES/Mega Drive voce precisava de ferramentas e computadores caros, ter acesso a algum produtor/fornecedor de cartuchos e alguém pra cuidar da logística. Não tinha como um indie conseguir nada sem uma publicadora na época. O Net Yaroze (Play1) que foi a primeira vez que grupos menores e com menos grana passaram a ter alguma chance de fazer alguma coisa pra um videogame com mais facilidade.
Isso só acontece pq a galera não boicota e para de consumir
eu tenho meu take, sobre esse bagulho de "ah mas é só pra facilitar as microtransações do dd2" mas a regra é clara pagar por conveniencia torna o jogo inconveniente pra quem nao paga
Eu tenho jogado muito mortal Kombat recentemente (os 3 q tem pra Pc), E admito q comprei dlc para ter skin e personagens extras.
Mas no MK1 n, e esse me decepciona em níveis extremos. O jogo já é quase 300 reais e tem UM MONTE de dlc, umas delas sendo coisas que você consegue jogando (oq eu não comprei), mas outras sendo personagens extras (que infelizmente eu planejo comprar 3), e se for um personagem jogável é 40 reais e se for um kameo é 25, só nesses 3 personagens eu gasto 90 reais (n vou comprar tudo junto, n tenho dinheiro), mas a maior tristeza é q o jogo vive te dando skin e coisas DE PERSONAGENS Q VC N TEM, ent vc n consegue ver oq ganhou, e pior, N CONSEGUE TIRAR A NOTIFICAÇÃO DE TER GANHADO.
Quem nunca gastou com aquelas SKINS lindaskkkkk
Eu nunca gostei de micro transações, mas assumo que já gastei um valor considerável com elas, seja comprando elas separadas ou comprando sla uma versão deluxe do jogo. Assim como você, eu também não me orgulho de ser parte desse problema atual da indústria, mas como você disse, esse seria o novo normal da indústria de jogos.
Porém, eu venho reconhecendo que os jogos atuais não vem me trazendo tanta diversão quanto antes sabe ? por essas práticas de microtransações e a empresa diminuindo o escopo do jogo pra poder vender num preço cheio, por que jogos estão absurdamente caros, eu me vi preferindo visitar jogos antigos, a fonte de que muitos jogos atuais bebem até hoje e eu tenho me divertido bastante, mais do que com os atuais, e eu espero que as empresas de videogame lembrem que jogos são pra ser divertidos acima de tudo, eu já não quero mais um gráfico ultra realista com física realista e tudo mais, eu só quero me divertir.
Eu estou nessa tbm, mas recentemente peguei pra jogar o Assassins Creed Odyssey que de certa forma é bem recente, e sim ele tem sua micro transação, que não afetou minha gameplay até. Acho que oq pega mto é ter conteúdo que poderia estar no jogo, imagina desbloquear todas aquelas roupinhas do resident evil 4 só jogando o jogo. Tlvz jogando em dificuldades diferentes, tlvz no New game plus, não sei, mas acho que o jogo ficaria bem melhor e aumentaria o fator replay. Gostei tanto do remake, mas se vc me perguntar, eu prefiro o re4 clássico.
Vpu tentar fazer um video complementando isso com MINHA OPINIÃO pois esse assunto me fez discutir recentemente com meus amigos e a ideia geral que pairou pra "responder" ou bater de frente com minha questão foi "é mercado, é comercio. As empresas tem que ter como sobreviver". Meu ov0
Estou no parque, vou aguardar um bocado quando chegar a casa digo se gostei
Gostei do vídeo pra caralho, ótimo vídeo 💪🏻
Por mais que seja um modelo que dê bastante dinheiro para as empresas, a forma como ele é introduzido no jogo é que influencia na recepção da comunidade gamer. Jogos como Helldivers 2 usam o Live Service de forma maravilhosa, Fortnite consegue entreter o público adicionando novos formatos de jogo e mantendo a comunidade ativa, e micro-transações que só influenciam na aparência (não na gameplay) e que não custem o olho da cara são formas de manter essas compras in-game aceitáveis. Do momento que se coloca uma compra que influencia na gameplay (e pior, na gameplay dos OUTROS), isso se torna um fator mais degradante pro bem estar da comunidade a longo prazo e faz com que a popularidade do jogo caia.
Depois de ter feito 100% do Dragons Dogma 2 posso afirmar com toda certeza que o jogo é fantástico, mesmo com toda a tonelada de problemas. A questão das microtransações não afetam absolutamente em nada o jogo. O item dado em uma das dlcs, o portcrystal, é um item de teleporte, mas que não funciona muito bem sozinho, você precisa das ferrystones para conseguir se teleportar pra eles, então é meio inútil. O jogo em si te dá uns 4/5 deles e na dlc você só pode comprar 1. Então, mesmo que você compre o portcrystal pela dlc, ela não afeta em nada a ideia de exploração do jogo. Obviamente, esse lance de microtransação em jogo a preço cheio é totalmente absurdo e não deveria existir, mas o que me deixa triste é que isso tudo caiu encima do Dragon's Dogma, mas não caiu encima de outros jogos que fazem a mesma coisa, como RE e DMC. Parece que esses jogos não sofrem o mesmo lvl de hate que Dragons Dogma sofre por terem uma fanbase baba ovo maior. Conclusão: Também odeio microtransações, mas a galera tem que parar de ser seletiva e só falar mal quando não é sobre o joguinho preferido delas.
10:18 pensei que vc ia falar que fumava crack
no escurinho tarde da noite todo mundo ja comprou uma skinzinha kkkj nao me orgulho disso
Bom vídeo. Nunca gastei com micro transação e quando vejo que o foco do jogo é esse, mesmo sendo singleplayer (assassins recentes, gran turismo 7), já pulo e vou pro próximo. Estou jogando ff rebirth e parece até mentira um jogo desse existir em 2024 com tanto conteúdo interessante, diferentes mecânicas e tudo incluso no jogo, numa época que as empresas querem fazer o mínimo e lucrar o máximo.
eu sou um hipócrita do caralho KSAKDSAKK
90% da minha biblioteca steam tem todas as dlcs disponíveis para aquele jogo, mas eu nunca vou comprar uma única skinzinha no lol nem se me torturarem
Salve grifo tranquilo? Cara tô aguardando o vídeo de Zelda tiktok
A menos que comprar um jogo que vem com todas as dlc's embutidas, uns 3 anos depois do lançamento, conte, eu nunca comprei nada de microtransação.
Sempre que vejo alguém, em um jogo singleplayer, pagando pra avançar, eu só lembro dos "bons tempos", quando você fazia isso usando algum código de trapaça do próprio jogo, ou um Game Shark da vida. No computador, sempre tem o Cheat Engine. E eis que as empresas passam a fazer jogos onde voce joga sozinho mas CONEXÃO COM A INTERNET É OBRIGATÓRIA, pra garantir que você não trapaceie.
Um problema com skins e emotes, principalmente nos modos mais sociais do Fortnite, é a pressão social. "Olha como todo mundo tem!" - E cria aquela pressão pra você se adequar ao resto do grupo. A skin pode não afetar o jogo mecanicamente, mas afeta muito como o proprio jogador se enxerga e como os outros enxergam ele - se isso não tivesse valor, skin não vendia. E aqui, lembro de novo "dos bons tempos", principalmente com Unreal Tournament 99 e 2004, até o ano de 2010, 2012, você encontrava, facilmente, uma CARALHADA de skins e modelos feitos pela própria comunidade. Mega Man, soldado clone de star wars, darth vader, gordon freeman, space marine do 40k, homer simpson, furry peituda, tinha praticamente tudo, e tudo grátis.
É como um pessoal na internet fala, você é dono de cada vez menos jogos feitos pelas grandes empresas, porque elas não vendem o jogo, elas te alugam "a plataforma" onde aproveitam pra vender coisas da "plataforma" (o jogo).
O Josh Strife Hayes tem um vídeo recente falando dos diferentes níveis de monetização, vale muito a pena assistir.
Na minha opinião eu acho que "microtransação aceitável" é cosmético, DLC com conteúdo/muito conteúdo (pique Ice Born do MHW) e itens de produção (artbook, soundtrack etc.), porque ao meu ver as microtransações são completamente opcionais mesmo parecendo que as vezes que elas nos provocam a comprá-las, mas algumas eu até passo pano como DLC que algumas vezes adiciona bastante coisa para o game principal, cosmético que muitas vezes eu só taco o caguei mesmo e itens de produção é o que eu mais defendo. Porque se for comprar um artbook real você vai desembolsar muita grana, mas já os digitais são mais chochos são, mas pelo menos são um pouco mais acessíveis.
Aqui estou mais um dia, sobre o olhar sanguinario do vigia 🤓
cara, na minha opinião microtransação só deveria existir em jogos gratuitos, tendo como base o fator cosmético e apenas ele. Quando pagamos 200 reais em um jogo estamos pagando o equivalente à duas cestas básicas, isso por si só já é um absurdo, então o mínimo a ser exigido é que possamos receber um jogo completo, algo que pagar 200 reais em mídia eletrônica justifique. Sinceramente fico bem triste em ver o caminho que a indústria de jogos tende a seguir, apesar de também entender o lado delas, por mais sujo e perverso que seja, é a forma mais fácil de se ganhar dinheiro para que possam investir em mais dinheiro, o que também é triste já que o "amor" ao se produzir um jogo parece que foi apagado e só é reascendido quando olhamos para jogos indies ou exceções extremamente escassas como Baldur´s Gate 3.
Ótimo vídeo por sinal.
A Capcom vender o final verdadeiro de Asura Wrath no ps3 e Xbox foi intakavel na época ...anos depois The Calllisto Protocol fez igual 😂😂😂 osso viu
Fiquei surpreso da Sega não ter cobrado nada pelas atualizações do Sonic Frontiers. Inclusive a última que adiciona umas 10 horas de jogo.
aaaa essa maldita armadura de cavalo
bom, so irei dizer uma frase que revela minha opinião sobre microtransações, "compra quem quer"
Raphainhahost sendo membro é bom demais, Grifo sabe o que faz.
Nunca serei a favor das microtransações em jogo pago.
caraio mano, eu achei q era o ryanred ate o cara começar a falar KKKKKKKKKKKKKKKjjj
Microtransações só existem pra suprirem o custo absurdo de produzir um jogo AAA. Por conta de limitações financeiras, muitas pessoas não compram um jogo AAA por não terem onde rodar esse tipo de jogo, como a produção do jogo é absurdamente cara e as vendas são relativamente baixas, surge o modelo de microtransações, onde a empresa fica sugando cada vez mais o dinheiro do player pra manter a pequena quantidade de jogadores ativos no jogo, pois, quanto mais ele joga, mais ele vê a necessidade de comprar um item que ajuda ele um pouco, seja aumentando o XP, força e o caralho, geralmente são itens medianos pra deixar o gostinho de que ele ficou uns 10% mais forte, que se ele ainda quiser ficar mais forte, vai ter que comprar novamente, e é ai que o ciclo se repete ao infinito.
Por isso que conceito é melhor que tecnologia, já vi muitos jogos graficamente medianos com um propósito diferente venderem mais que receitas de bolo ultramente realistas e detalhadas com milhões de dólares de investimentos.
Eu odeio o sistema de passe de batalha atualmente, a exclusividade de itens só podendo ser adquirido com o passe e apenas no período do passe me desanima um pouco
É uma maneira bem eficiente de forçar as pessoas a jogarem