Moléstia de Dupuytren? Quais são as causas, sintomas e tratamentos?| Dr. Fernando Moya CRM 112046

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 апр 2023
  • Neste vídeo, o Dr. Fernando Moya CRM 112046, Ortopedista em Cirurgia de Mão, fala sobre a Moléstia de Dupuytren, suas causas, evidências que auxiliam no diagnóstico e os tratamentos indicados para este distúrbio. Confira!
    📅 Agende sua consulta!
    Telefone: (11) 3262-1169
    Whatsapp: bit.ly/whatsapp-fernandomoya
    E-mail: contato@fernandomoya.com.br
    CONFIRA O CONTEÚDO EM TEXTO:
    00:16 O que é a Moléstia de Dupuytren?
    A moléstia de Dupuytren ou a fibromatose palmar é um distúrbio que acomete uma parte da população, tendo maior incidência na população branca de origem caucasiana. Possui uma forte relação com a questão congênita, porém existem muitos casos que aparecem esporadicamente essas lesões e muitas vezes também podem ter associação com alguns tipos de tratamento e alguns hábitos que os pacientes podem ter.
    O que temos mais comumente, são as associações com alguns tratamentos para diabetes, alguns tratamentos para epilepsia e também existe algum grau de associação com alguns hábitos, por exemplo com o alcoolismo, que pode ser um fator desenvolvedor e que auxilia no disparo do processo de formação da fibromatose.
    01:33 Diagnóstico
    As principais evidências clínicas da fibromatose palmar, se apresentam num primeiro momento de uma forma nodular, mais sutil, com o tempo ela vai podendo formar uma certa ponte entre essas pequenas nodulações. Isso dificulta muito na rotina durante o dia a dia, como colocar a mão no bolso ou simplesmente esticar a mão para pegar algum objeto, ou seja, acaba atrapalhando a dinâmica de funcionamento da mão.
    Caso não seja tratada, o paciente pode chegar em estágios mais avançados da fibromatose palmar, onde é formada uma flexão mais exagerada da falange e como essas deformidades são bastante rígidas, pode acabar limitando cada vez mais a realização de tarefas. Os três dedos mais comuns de se submeterem a esse distúrbio são o polegar, médio e anelar.
    03:48 Causas e Tratamentos
    A Moléstia de Dupuytren tem suas causas envolvidas com componentes genéticos e alguns componentes comportamentais, há alguns tratamentos de doenças que podem desenvolver esse tipo de situação, mas tem casos em que são “espontâneos” e não possui nenhuma relação com essas alternativas.
    O tratamento deste problema normalmente vai ser a observação, a não ser que esteja em casos mais avançados, onde é aplicado a monitoração e uma sequência de atendimentos e nos casos em que o paciente tem uma deformidade mais avançada, existe a possibilidade de uma conduta cirúrgica, onde será realizada a remoção desse tecido, permitindo a volta da mobilidade. É uma cirurgia delicada, que envolve uma série de cuidados, mas cujos resultados são bastante satisfatórios.
    Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e nos siga em nossas redes sociais para mais informações sobre o conteúdo.
    Existem outros posts que falam mais a respeito desse assunto, confira:
    1 - fernandomoya.com.br/fui-diagn...
    2 - fernandomoya.com.br/category/...
    3 - fernandomoya.com.br/fibromato...
    ✅ Gostou desse vídeo sobre #? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
    📱 Siga o meu perfil nas redes sociais: bit.ly/linktree-drfernando
    🔗 Veja o post completo no link: fernandomoya.com.br/
    LINK DO PRÓPRIO VÍDEO - • Moléstia de Dupuytren?...

Комментарии • 3