A SAÚDE MENTAL NO COMPLEXO DA PAPUDA E NOS PRESÍDIOS DO BRASIL (feat. Jéssica Soares)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • Confira a minha conversa com a psicóloga Jéssica Soares sobre a saúde mental dos detentos no complexo da Papuda, onde ela atua como psicóloga, e dos detentos no Brasil como um todo.
    ► COMPRE O MEU LIVRO "SER HUMANO: MANUAL DO USUÁRIO" - amzn.to/3F7oQXs
    ► NOSSA LOJINHA NA AMAZON: www.amazon.com...
    ► LISTA DOS APOIADORES💖: bit.ly/3bxoLlT
    ► SEJA UM APOIADOR: bit.ly/3Juxn9I
    ► CADASTRE-SE NA NOSSA LISTA DE E-MAILS: eepurl.com/h7WDrD
    ► INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK: @minutospsiquicos / TWITTER: @minutopsiquico
    CRÉDITOS
    ● Apresentação e edição: André Rabelo (@oandrerabelo)
    ● Participação especial: Jéssica Soares (@clubesentimental)
    #presidio #prisões

Комментарии • 25

  • @Hackeando_a_Vida
    @Hackeando_a_Vida Год назад +11

    Só quem sente ou sentiu depressão pra saber o quão destrutiva ela é, e quem nunca sentiu, trata como se fosse falta do que fazer, eu sei exatamente oque falo pois sinto a um bom tempo e sei do quanto agride e destrói tudo no nosso caminho, avassaladora, nos faz sentir um nada e tudo na vida perde o sentido, aterrorizante!

  • @natt3059
    @natt3059 Год назад +3

    *Oie!! BOA Tarde, André e a todos! Vim o mais rápido possível. Eu já dei o like no vídeo! Deus o abençoe e a Psicológa Jéssica Soares e suas famílias grandemente smp tbm!😊. Tudo de bom! Um excelente final de semana, abraço* 💗

  • @wil.batista7169
    @wil.batista7169 Год назад +7

    O melhor canal sobre psicologia, gostava muito da Ana Beatriz mas.....ela virou RUclipsr

    • @minutospsiquicos
      @minutospsiquicos  Год назад +4

      Eu sou um youtuber, qual é o problema em ser um?

    • @geonesmedeiros8354
      @geonesmedeiros8354 Год назад

      ​@@minutospsiquicoso maior problema da Ana Beatriz é que ela se rendeu as demandas do entretenimento raso gerada pelo RUclips. Já vi cortes dela defendendo pseudociência e fazendo comentários de tia do ZAP...

    • @minutospsiquicos
      @minutospsiquicos  Год назад +1

      ​@@geonesmedeiros8354ah tá, aí é problemático mesmo

  • @savinakelly
    @savinakelly Год назад +5

    Apesar do Brasil se tornar o terceiro país mais ansioso do mundo, a situação carcerária em relação a disso, é bem complicada... tem grupos e movimentos que fazem visitas aos presídios e... quando você conhece a verdadeira realidade do que eles passam lá dentro, é bem difícil... apesar da saúde mental tá bem comprometida, além da dificuldade de ressocialização no mercado de trabalho e na sociedade

  • @genissonmathias528
    @genissonmathias528 Год назад +3

    Bem legal! Adoro esse canal. André, somos xarás também tenho o sobrenome Rabêlo kkkkkkkkkkkk

  • @PS-cy9cm
    @PS-cy9cm Год назад +1

    Excelente entrevista 👏👏👏

  • @FuckJustDoit
    @FuckJustDoit Год назад +5

    Muito complicada essa temática e todo o sistema que estamos inseridos.
    A pessoa sair da prisão, por um ataque ao social que ela cometeu e ter "trabalho, lugar para morar e comida para comer" é um pensamento que, hoje, eu vejo como utópico (para não dizer ofensivo).
    Se nem a população não-criminosa e produtiva tem tudo isso, é difícil enxergar que um ex detento tenha esse direito, sendo que ele atentou contra todo esse social.
    O BR é pobre (população pobre em ter acesso a bens, informação, ajuda estatal, além de pobre de espírito, educação e etc, e isso nos leva a pobreza mental)
    E esse tipo de pobreza é a "chave" nº 1 para termos tantos dentro do sistema prisional.
    Hoje estamos diante de mais doenças mentais, advindas das redes sociais, onde há a procura doentia por imagem/dinheiro/poder de forma hiperacelerada. Isso não vai retrair o quadro prisional atual, pelo contrário.
    Não é fácil pensar em uma solução. Nenhuma proposta atual, aqui, parece que se sustentaria.

    • @amy-13l44
      @amy-13l44 Год назад

      Mas se houvesse mais incentivo, menos presos voltariam a cometer crimes, pq teriam um trabalho. Muitos presos foram por esse caminho por falta de oportunidade, de apoio, de família, por viverem em locais violentos, etc. A solução mesmo seria diminuir a desigualdade social e investir em educação. Isso é difícil mas não é impossível.

    • @FuckJustDoit
      @FuckJustDoit Год назад

      @@amy-13l44 Concordo. Mas como eu disse, como teríamos incentivo para um preso, uma pessoa que cometeu crime, violentou a sociedade no geral, quando não temos incentivo nem para o cidadão que nunca cometeu crime, para a família que passa fome e não tem saneamento básico, para a mãe solteira de marido morto por esse exato criminoso preso?
      É a bola de neve que eu citei.
      Vc não vai ter esse incentivo, que vai criar pessoas pobres em todos os sentidos, que estarão suscetíveis a aderir a ideias de outros pobres em todos os sentidos, que a vida de quem tem mais condições financeiras e familiares que elas é a razão delas serem pobres e oprimidas.
      Aí a solução é dar incentivo ao criminoso que se deixou levar por essas ideias?
      Como eu falei. É complicado.
      Com certeza a desigualdade social é um fator, mas não vejo como nao-utopico querer incentivar aquele que socialmente já está excluído por se corromper.
      Incentivar a educação base seria uma das soluções mais "perto", palpável, para começar.
      Mas com mais de 4 eleições (ou mais) presidências sem mudança alguma nesse setor, e políticos que se dizem de "esquerda" que ao serem eleitos se colocam, sem concurso publico, entre o 1% dos mais ricos e as pessoas apoiam enquanto passam fome, (e os de direita tbm óbvio), não vejo como praticamente toda essa forma de querer se espelhar em outros sistemas palpável ou aplicável.

    • @ritaqueirozmelo9648
      @ritaqueirozmelo9648 Год назад

      Falou tudo. Muitos criminosos não tem solução.

  • @brunofreitas7893
    @brunofreitas7893 Год назад +1

    E sobre as vitimas desses ?

  • @leonardolima2660
    @leonardolima2660 Год назад +1

    Os caras n fazem nada lá , vivem as custas do estado e ainda temos q nos preocupar se eles estão com problemas psicológicos ?

    • @amy-13l44
      @amy-13l44 11 месяцев назад +1

      Veja um documentário sobre a superlotação nas prisões, pq não é tão fácil como você descreveu. De qualquer forma, o preso tem que ter tratamento psicológico pra sair de lá diferente, melhor. Assim não volta a cometer crimes, ne..
      (E não estou defendendo bandidos de forma alguma.)
      O certo seria todas as pessoas terem acesso a um psicólogo na infância e adolescência, pelo menos, pq muitos crimes estão ligados às situação miseráveis que algumas pessoas vivem, junto a violência, falta de apoio familiar, etc. Mas infelizmente isso não é possível.

    • @leonardolima2660
      @leonardolima2660 11 месяцев назад

      @@amy-13l44 eu tbm queria mto q as pessoas tivessem psicológicos desde cedo pq ninguém nasce mal , mas cara , eu nasci em períferia e podia ter seguidos vários caminhos , já me ofereceram de tudo e não fui influenciado por ninguém , e é foda ver pessoas se fudendo por quem não faz questão de nada na vida e só tenta atrasar o lado dos outros

  • @KOPPPP1
    @KOPPPP1 Год назад

    Não há uma cultura punitiva. O que há é um descaso em investir meios eficazes para prevenir a entrada no mundo do crime e a reincidência por parte dos infratores. Embora seja verdade que o sistema de justiça criminal no Brasil tem como um de seus princípios a ressocialização dos detentos, essa abordagem muitas vezes não é efetivamente implementada. A falta de investimento em programas de reabilitação e reintegração, a superlotação carcerária, a precariedade das condições de prisão e a demora nos processos judiciais são fatores que minam os esforços para a reintegração dos indivíduos à sociedade.
    A morosidade do sistema judiciário, a falta de recursos para investigações eficientes e a corrupção interna contribuem para essa percepção de impunidade. Portanto, é possível argumentar que o Brasil, em muitos aspectos, demonstra leniência com os criminosos devido à falta de investimento em medidas preventivas eficazes, à impunidade percebida em casos de grande repercussão e à abordagem predominantemente reativa em relação à criminalidade. Isso resulta em um ciclo de reincidência e perpetuação do crime, ao invés de uma abordagem verdadeiramente voltada para a ressocialização e a redução da criminalidade.

  • @kaylanearaujo3628
    @kaylanearaujo3628 Год назад +2

    Primeira curte ❤️😘

  • @JoaoVitor-xi6gd
    @JoaoVitor-xi6gd Год назад +2

    que assunto complicado

  • @Test-ny6uh
    @Test-ny6uh Год назад +2

    e a saude mental das milhares de vitimas deles?

    • @minutospsiquicos
      @minutospsiquicos  Год назад +6

      É algo bem importante de se considerar. Ainda bem que não precisamos escolher entre discutir uma coisa ou outra, já que podemos falar sobre os impactos de ambas e como preservá-las.

    • @amy-13l44
      @amy-13l44 Год назад +4

      Importante a se considerar, claro. Mas se cuidassem da saúde mental dos presos, eles talvez mudem de vida quando soltos. Isso não seria bom? Menos violência, menos vítimas..

  • @natt3059
    @natt3059 Год назад +3

    *Oie!! BOA Tarde, André e a todos! Vim o mais rápido possível. Eu já dei o like no vídeo! Deus o abençoe e a Psicológa Jéssica Soares e suas famílias grandemente smp tbm!😊. Tudo de bom! Um excelente final de semana, abraço* 💗