EDERALDO GENTIL BIOGRAFIA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 дек 2016
  • Ederaldo Gentil Pereira, que ficaria conhecido como Ederaldo Gentil, nasceu no dia 7 de setembro de 1943, no Largo Dois de Julho, um dos tradicionais bairros do centro de Salvador, filho de D. Maria José de Souza (D. Zezé) e Sr. Carlos Gentil Peres, antigo relojoeiro da capital baiana.
    Criado no mesmo bairro de nascimento, aprendeu o ofício de relojoeiro trabalhando na modesta oficina do pai, ajudando a sustentar a família bastante numerosa . Adolescente mudou-se para o bairro do Tororó, também na área central da cidade, o mais forte reduto do carnaval baiano da época, e onde tomou gosto pelo carnaval, acompanhando o pai nos bailes à fantasia que eram realizados nos clubes tradicionais da cidade.
    Alcione, no disco "A voz do samba", interpretou uma composição sua em parceria com Batatinha, "Espera".Lançou, em 1976, seu segundo disco, "Ederaldo Gentil - pequenino", interpretando diversas composições de sua autoria, como "O rei" (c/ Paulo Diniz), "In-lê-in-lá" (c/ Anísio Félix), "Vento forte" (c/ Eustáquio Oliveira) e "A Bahia vem", em parceria com Batatinha.
    Alcione gravou "Agolonã" (c/ Batatinha)..
    Alcione ainda gravou, no ano seguinte, no LP "Pra que chorar", "Feira do rolo" e, em 1978, "A volta ao mundo".
    Consagrado na mídia, retoma em Salvador, e ao lado de grandes companheiros do mundo do samba como Edil Pacheco, Batatinha, Riachão, Nelson Rufino, Walmir Lima e outros realiza shows. No final da década de 70, protagoniza ao lado de Edil Pacheco e Batatinha (já falecido) o show O Samba Nasceu na Bahia, que ficaria célebre na história da música baiana.
    Apesar de todo o sucesso, passa a ser ignorado pelas gravadoras e fica sem gravar.
    Em 1983 lançou o disco "Identidade", produção independente com ajuda de amigos, onde incluiu "Luandê" (c/ Capinam), "Provinciano" (c/ Roque Ferreira), "Ternos da Lapinha" (c/ Gereba) e "Choro - dor". Procura combater a indiferença com o seu trabalho.
    Durante todos esses anos, no dia 2 de dezembro, continuou, junto com os parceiros Edil Pacheco e Batatinha, promovendo a anual festa da noite do samba na Bahia . Mas o tempo passou e viu o seu nome sendo pouco à pouco esquecido pela mídia e pelas gravadoras, e suas canções ainda continuavam sendo executadas nos bares das noites baianas, porém muitos nem sabiam que eram de sua autoria. Contam os amigos que, antes da reforma do bairro do Pelourinho, ele ainda gostava de circular pelas ruas do Centro Histórico, e, às vezes, chegava a corrigir quando os cantores e boêmios erravam cantando suas músicas.
    Com o advento do axé music, somado à intolerância de algumas pessoas, foi a gota d´água para Ederaldo Gentil, que, vencido, e sem forças para resistir, entrega os pontos afastando-se de vez, ficando entregue ao desânimo e ao pessimismo, comportamentos que o levaram a um isolamento do mundo artístico e social.
    Passou a viver recolhido a um exílio voluntário, dentro da sua casa no bairro da Vila Laura, com a irmã Denise Gentil e outros familiares.
    Em 1998, no disco "Diplomacia", de Batatinha, juntamente com Batatinha, Nélson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco e Riachão, participou da faixa "De revólver não", e neste mesmo disco,foi gravada uma de suas parcerias com Batatinha, "Ironia", interpretada por Jussara Silveira.
    Em 1999 foi lançado o CD "Pérolas finas", em sua homenagem, produzido por seu parceiro e amigo Edil Pacheco, com diversas participações especiais, como as de Gilberto Gil e Felipe de Angola em "Luandê", composta após uma viagem do compositor a Angola; Luiz Melodia interpretando "Espera", parceria do compositor com Batatinha; Beth Carvalho em "Eu e a viola"; Elza Soares em "A saudade me mata", Jair Rodrigues, recriando um sucesso de 1975 do grupo Nosso Samba, em "O ouro e a madeira", o compositor e cantor Lazzo interpretando "Rose" (c/ Nélson Rufino), Carlinhos Brown e Cézar Mendes em "Barraco". o poeta Paulo César Pinheiro interpretando "De menor", a dupla Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes cantou "In-lê-in-lá", Jussara Pinheiro em "Impressão digital", Vânia Bárbara em "Oceano de paz", Edil Pacheco, parceiro e amigo, cantando "Maria da Graça", e a participação do cantor João Nogueira. Em 2004 sua composição "Passarela da vida" (c/ Dalmo Castello) foi incluída no CD "Passeador de palavras", de Dalmo Castello.
    Ao lado Batatinha, Riachão, Panela, Nélson Rufino, Edil Pacheco, Walter Queirós, Tião Motorista, Chocolate, Roque Ferreira, Nélson Balalô, Paulinho Boca de Cantor e Walmir Lima, é considerado a representação do samba mais tradicional da Bahia.
    Faleceu em depressão, esquecido pela mídia e público, de falência múltipla dos órgãos, em 31 de março de 2012, no Hospital Ernesto Simões, em Salvador.

Комментарии • 53

  • @paulosergiotrusz4942
    @paulosergiotrusz4942 4 года назад +31

    Que grande compositor e intérprete .Só no Brasil mesmo pra ser desconhecido . Sou colecionador de vinil e so conheci agora .! A canção " O ouro e a madeira " tinha que ficar entre as Dez maiores e melhores músicas brasileiras de todos os tempos .

  • @tinaandrade7024
    @tinaandrade7024 3 года назад +4

    Tadinho, teve um fim tão triste.

  • @fulfulmusico9999
    @fulfulmusico9999 2 года назад +7

    O cara esbanja uma nobreza de admirar!👏🏻👏🏻

  • @franciscabarbosagoncalves8121
    @franciscabarbosagoncalves8121 2 года назад +6

    Descobri essa pérola hoje 22/01/2022. 💛💚

  • @ramonfernandes7193
    @ramonfernandes7193 2 года назад +8

    É o Samba poético da Bahia! Grandioso

  • @carloslimar288
    @carloslimar288 3 года назад +7

    Um dps meu poetas preferidos fora de serei, gênio!!! Salve 😋🏝️ Salve Tmj sempre, Vida que segue, Muita luz prá vc irmão Salve 😋🏝️ Salve Tmj sempre Salve!!!!

  • @clararibeiro3617
    @clararibeiro3617 4 года назад +15

    Grande compositor, voz, sentimento! O samba veio da nossa Bahia véia

  • @triunfodavida-4094
    @triunfodavida-4094 3 года назад +16

    Que homem de grande sensibilidade. Quanta luz, quanta humildade! Que alma rica 💖

  • @Juuxr
    @Juuxr  +2

    Talentosíssimo! Muito feliz pois existe a internet para conhecermos artistas incríveis como ele!

  • @lourdesportasbortolettonun563

    Genial, grande compositor; cantor brasileiro espetacular ❤

  • @marcwilluweit2558

    ederaldo s pequenino = sensational beauty. pure vocal poetry, blowin the feather in the direction he likes.. a gentle breeze that caresses my skin and touches my heart n soul deeply. fantastic music with lively african back up. superb roots

  • @anagabrieladourado440

    Que voz doce! Salve Ederaldo Gentil!

  • @bobstomaz4920

    Muito Samba e pouca mídia, infelizmente isso é Brasil.

  • @odonmaximo4882
    @odonmaximo4882 28 дней назад

    Perfeito, Paulo Sérgio.

  • @sergiocarlosdebarros5418
    @sergiocarlosdebarros5418 3 года назад +6

    Relíquia Musical da Memória do Samba de Salvador!

  • @carloscesarvenancio3951
    @carloscesarvenancio3951 2 года назад +5

    Meu Brasil como não reverenciar um talento de tamanha preciosidade.

  • @ueslirodriguesdesouza4582
    @ueslirodriguesdesouza4582 Год назад +3

    Músicas lindas 👏👏👏👏

  • @anetedias4974
    @anetedias4974 Год назад +3

    Poeta maravilho.❤

  • @Juuxr
    @Juuxr  +2

    Muito talentoso, merecia MUITO mais reconhecimento

  • @mariaadnaaguiar9602
    @mariaadnaaguiar9602 2 года назад +5

    Um poeta que não pode ser esquecido.