Perfeito! Um exemplo pratico desta semana aqui em Porto Alegre, duas árvores foram derrubadas pelo vento, uma árvore na Ramiro Barcelos quase em frente a casa de um desembargador e a outra árvore na Vila Divineia quase em frente da casa do seu Zé porteiro, qual das árvores vai ser removida primeiro?, qual a rede elétrica que vai ser reparada primeiro?, pois é! Acontece e muito!
Que bom que alguém aqui entendeu o conceito, porque o peninha pelo jeito não. E quando vc circula por uma cidade desconhecida, poderia identificar o padrão dos bairros sem ver uma única casa ou carro, apenas pelo quanto as calçadas são largas e arborizadas. Parece que as prefeituras julgam que algumas áreas merecem um urbanismo de maior qualidade, por que será?
@@alejandrocuevas7831 Perfeitos vcs dois, e o Peninha, como faz com frequência, fala uma porrada de coisa genial e importante, dá uma verdadeira aula sobre os conceitos históricos e científicos mais indiscutivelmente sólidos sobre um assunto, mas dá uma deslizada num ponto nevrálgico do debate. Nesse vídeo a deslizada foi sobre o ponto central. Não sei se resolveu não dar apoio intelectual completo pra ministra pq ela é flamenguista (o q é compreensível), mas não tem nenhum cabimento achar q tem algoo de errado com uma Ministra da Igualdade Racial falar sobre racismo. Esse ministério, o das Mulheres, o dos Direitos Humanos, o dos Povos Originários e até mesmo os do Meio Ambiente e da Cultura já apanham demais de gente ignorante nesse país, acho um desserviço q o Peninha faça coro com essa gente, nem q seja só com um pequeno detalhezinho. Racismo ambiental é real, como ele disse, e a ministra tem q falar disso por própria função do cargo - é pra isso q a gente paga ela, foi pra isso q votei no cara q escolheu ela, e foi pra q esse e os outros ministérios q eu mencionei fossem 100% ativos e militantes q defendi e vou continuar defender uma política q tenha coragem de resolver essas bostas históricas q atrasam nosso progresso e evolução enquanto país e humanidade. Viajou, Peninha.
@@MARCELODIAS-uf4og Insistência em dizer q isso não é racismo, aquilo não é racismo. Assim não tem como ter debate construtivo. Pessoas como vocês vão sempre fazer de tudo pra minimizar o problema gravíssimo do racismo. Ignoram como se não fosse nada os 523 anos de racismo nojento nesse país, só pq se sentem desconfortáveis em confrontar essa parte nojenta da nossa sociedade. Queria tanto q vcs tivessem um pouquinho de coragem pra parar pra pensar no assunto com o coração puro, com coragem. As desigualdades e injustiças sociais não podem ser desvencilhadas do racismo. Nunca. Não te conheço e não sei se você tem habilidade, conhecimento ou vontade de entender isso. Mas o Eduardo Bueno deveria ter. Sei que ele tem. Mesmo assim resolveu impulsionar essa lavação de mãos, desviar o assunto... Tô tão cansado disso. O primeiro passo pra resolver o problema é assumir. Se alguém com tanto conhecimento como o Eduardo é incapaz de assumir, e com a popularidade dele incentiva vocês a repetirem a mesma covardia intelectual, vai demorar muito, mas muito tempo mesmo pra gente começar a resolver o problema.
A palavra racismo não pode ser desgastada de tal modo como foi o fascismo, que hoje é tratado como piada quando alguém acusa o outro de fascista as pessoas fazem meme
A situação que você descreveu apareceu no filme parasita. O seu apartamento molhando lembra a família dos patrões que teve que cancelar o acampamento por conta da chuva enquanto a família pobre teve a casa inundada e teve que passar a noite no abrigo do governo. Corta para um país com histórico de expulsar os negros para as regiões mais ferradas durante séculos e o resultado é o que a Aniele falou. P qie aliás, tem uma bibliografia muito grande sobre o assunto, apesar de eu não ser da área.
"Um modelo de desenvolvimento que, se precisar, passa por cima de brancos pobres também, e há muitos brancos pobres nas periferias do Brasil" Essa frase, dita no vídeo, já é um argumento contra a ideia de "racismo ambiental" e contra o teu comentário.
@@giovanifm1984 E o q o Giovani escreveu aqui, Peninha, é um argumento de como esse seu vídeo talvez tenha prestado um desserviço para a luta pela Igualdade Racial, q é a função do ministério comandado pela Anielle. Vcs sinceramente acham q quem tá defendendo falar de racismo ambiental acha q não existe branco pobre? Pelamor, né? Vcs tão desconfortáveis pra falar de racismo e é normal, pq racismo é, no mínimo, um tema desconfortável. Mas a gente tem q falar. O q o @julianfernado19 falou foi bem preciso. Pobre se fode primeiro qdo a coisa pega fogo (ou congela), e a maioria dos pobres são não-brancos. Qual a dificuldade de entender q a lentidão pra tratar das mudanças climáticas é obviamente impulsionada por racismo, não só desigualdade econômica?
@@brenobacci só que é um comentário excludente, como o branco ou pardo pobre se sente? Só a vida do negro importa para alguns? Aquele velho exercício, de, como seria caso fosse o contrário, só a vida do branco ou pardo importasse? a maioria dos pobres no sul do país é... branca. Não faz o menor sentido esse tipo de argumento excludente de "racismo ambiental" e só a classe média, do alto de seu "bom mocismo" e "sentimento de culpa" não percebe que o Brasil é maior que o Rio de Janeiro.
@@giovanifm1984 Excludente do q? Do q o branco pobre tá sendo excluído? O ministério é da Igualdade Racial. Não é o Ministério da Supremacia Preta. Até pq... olha os números. Os livros de História. Não dá pra ninguém, de nenhuma região do país, seja qual for a cor da pele, ignorar qual raça foi opressora e quais foram vitimizadas. E olha, faz tempo q não vou pro Sul, mas aqui em SP não é muito diferente do Rio, não... Quanto menor o salário de um emprego, mais escura é a pele dos trabalhadores. Muito mais serventes, lixeiros, atendentes de fast-food e garçons pretos. Gerentes de bancos, empresários, advogados... a maioria com a pele quase translúcida de tão branca. Não tem coincidência nisso, não. Isso é o retrato inegável de 523 anos de crimes contra a humanidade. É papel da ministra mudar isso. Pra isso pago ela, pra isso votei no cara q escolheu ela. Meu DNA deve ser uns 70 a 90% europeu, mas me recuso a continuar a fingir q nada aconteceu e me beneficiar contentinho dos privilégios q tenho só pq herdei dos meus pais, q por sua vez herdaram de gente q fez coisas horríveis com meus irmãos africanos e dos povos originários. Até quando essa patifaria vai continuar? Pode chamar de bom mocismo o quanto quiser. Prefiro sim tentar ser um "bom moço", do q ser uma pessoa horrível q nem tenta ser bom, e fecha os olhos pro racismo.
sim...mas alguns terão ar condicionado, helicópteros, naves espaciais , oxigênio..seja lá o que for. E outros vão morrer. Eu acho que por exemplo o grande latifundiário irá facilmente se evadir para qualquer parte do globo enquanto seus empregados irão morrer.
Sou de Campos dos Goytacazes e ós ex-escravizados que aqui ficaram também foram mal tratados e excluídos. Um exemplo foi o que aconteceu com os moradores do bairro que hoje se chama Custodópolis, no período pós-escravocrata a localidade era conhecida como “Cidade de Palha”, dada precariedade das moradias e os seus moradores eram estigmatizados e subjugados ao status de cidadãos de segunda classe..
Hay controvérsias, por exemplo, as localidades mais pobres vem sofrendo constantemente com os danos ocasionados pelas reações da natureza, fruto das mudanças climáticas. Mas no temporal de 16/01/204, o qual bairros nobres de Porto Alegre foram afetados, os chiliques por parte dos moradores, criticas e divulgação feitas pela imprensa foram muito maiores. Achei graça da forma que uma comentarista da radio Gaúcha expressava que estava em situação de "sofrimento" por estar sem energia elétrica, KKK. Situação extremamente comum para qualquer localidade mais pobre e ou rural no estado.
Sem dúvida. O sujeito mais rico do Brasil é o Jorge Paulo Lemann, que tem patrimônio de uns R$ 86 bilhões. Imoral isso! Vamos dividir com todos os brasileiros; vai dar uns R$ 424,00 para cada um de nós. Teremos assim um bilionário a menos e um pobre a mais - fim da desigualdade.
Quando é que houve um mundo "igual"? Explique melhor o que quer dizer "desigual"? Infelizmente quem tem mais renda compra casa em zonas menos expostos a desastres naturais. Mas perante a força destrutiva da natureza não há cor ou classes. Morre tudo. Injustiças sempre houve e faz parte da realidade do mundo.
@@marciooliva4447 Adorei o raciocínio lógico... Se querem discutir "desigualdade social", deveriam aprofundar o raciocínio. O mesmo vale para "racista" e outras expressões da moda... E a fazenda do Lulla na região de Bragança Paulista?
@@marciooliva4447 , tudo bem? Ninguém quer tirar a renda do bilionário, mas ninguém quer morar em área que alaga pagando IPTU, sem ter como se mudar. Entendeu?
Sou de Campos dos Goytacazes e ós ex-escravizados que aqui ficaram também foram mal tratados e excluídos. Um exemplo foi o que aconteceu com os moradores do bairro que hoje se chama Custodópolis, no período pós-escravocrata a localidade era conhecida como “Cidade de Palha”, dada precariedade das moradias e os seus moradores eram estigmatizados e subjugados ao status de cidadãos de segunda classe.
Muito bom, Eduardo! Identitarismo deprecia pautas legítimas. E existe técnica e investimento por trás disso. Então, qd gente com responsabilidade cai de gaiato nessas abobrinhas é ainda mais vexamoso... Prejuízo para todas as pautas: anti racismo, desigualdade social e sustentabilidade.
O maior problema do conceito do "Racismo Ambiental" é que ele foi cunhado nos Estados Unidos, e assim, como o brasileiro copia tudo que vem de lá, adotamos o termo aqui também, o problema que lá de fato o termo se adequa melhor, já que a população periferica dos Estados Unidos é toda preta, ainda mais na época que esse termo foi concebido. Já no Brasil as coisas não são bem assim.
Eu fiquei pensando nas pessoas que fizeram as provas da UERJ e ENEM que moram em Belford Roxo, por exemplo. Quem passou no vestibular e perdeu os documentos nas inundações da baixada Fluminense está eliminado da UERJ, mesmo sendo aprovado. Já no ENEM, há um risco dos documentos não ficarem prontos a tempo da abertura do SISU.
@@donramonn12 Para se inscrever em qualquer universidade pública, você precisa ter todos os documentos originais físicos junto das fotocópias, vulgo Xerox. Sem os documentos físicos não há como fechar a matrícula.
nunca passei por isso mas... uma vez que existe uma legislação que atesta a legitimidade dos documentos digitais acho que a galera pode recorrer. Mas....recorrer significa esperar anos em um país como o nosso.. então no final das contas seu argumento é válido. A lei é voltada apenas para parte da população@@thiagoflorindo2849
O termo é estranho, mas tem muito sentido e precisa ser discutido de uma forma mais ampla. Se você analisar que esse país não foi descoberto e sim invadido, que ambientalistas são cruelmente assassinados e as pessoas que mais sofrem com as consequências ambientalistais são as pessoas que foram empurradas para periferia. O termo é antigo, usado por um contemporâneo do Martin Luther king. A Anielle não inventou nada e o termo é bem atual. Você teve seu apartamento inundado, imagine as pessoas da periferia. É só você fazer um link da história com a sociologia. Seu canal é ótimo, adoro. Mas se poder reconsiderar, vai ajudar bastante Abraço fraterno
Sem contar que há uma contradição. Quando ele começa a explicar o racismo estrutural, automaticamente, explica o racismo ambiental. A questão é que cada vez mais, nesse sistema social econômico que vivemos, os brancos serão jogados para as periferias do sistema.
Muito bem Sr. Eduardo em esvaziar esse conceito de "racismo ambiental" porque a questão geopolitica das cidades da pobreza abarca todas as etinias. Parabéns!
Enfim, a ministra então não falou absurdo como foi retratado pela extrema direita. O pessoal só não gostou do termo, e sabemos bem quem se incomoda com o termo r4cismo...
Peninha, boa tarde. Adorei seu vídeo. Há negros aproveitando desta situação. Eu mesma tenho uma familiar que é branca, mas com doença mental e seu filho, também com doença mental e ela está sendo acusada de injúria racial. O filho, por problemas mentais, tinha muitos cachorros e a vizinha do lado e a da frente queriam acabar com eles. A da casa da frente é negra. Ela se juntou com a vizinha do lado, onde a branca tinha os cachorros com o filho, e inventaram que a senhora branca com problema mental foi racista com vizinha da frente, negra. A branca colocou documentos provando que a vizinha do lado já estava a perseguindo há tempos e sobre a doença mental dela e do filho, mas, o juiz não quis nem saber. Condenou a branca. Está na segunda instância, mas, não sei o que vai acontecer. Casos como o que aqui relato têm que chegar ao governo. Um doente mental é muito mais frágil que um negro.Uma senhora idosa e doente mental também. E ela está sendo acusada, simplesmente porque a sociedade agora acha que branco é tudo desonesto e racista e negro, ao contrário, honestos. Está uma caça às bruxas. Isso não pode contiuar assim.
Olá ! Você tem toda razão de colocar nas redes tua opinião ! Você tem toda razão ! Porém, acredite , estamos numa fase de transição... E com isso você deve concordar ! O fato , muito triste , q você nós relata, tem muito a ver com o que aconteceu com os movimentos feministas... Queimar soutiens... E , veja, hoje as coisas estão mais civilizadas... Espero q nas próximas décadas esses fatos , q narrastes , serão registros desta fase de transição... Só como detalhe , tenho mais de 85 anos...
Entendo, mas, ela precisa ser abolvida. É um absurdo. Não se pode deixar para o futuro. Ela tem 69 anos e o filho é filho único. A injustiça está adoecendo ela mais. Ela pode morrer mais cedo por causa deste absurdo. Tenho todas as provas que o juiz não leu adequadamente o processo e foi tendencioso. Ela ainda precisa viver para arrumar um lugar para o filho morar. Vou divulgar este caso ao máximo. E quero saber sobre o caso do italiano de Alagoas, que foi ofendido por um negro. Temos que juntar nossas forças. Os negros hoje estão muito fortes, mas, ninguém pensa que o doente mental não tem representatividade nenhuma na sociedade. Pois, se a pessoa tem doença mental ela não sabe se defender. E, em geral, o pai deixa a mãe sozinha com o filho. E ela não consegue olhar o filho e ainda participar de movimentos políticos em defesa do doente mental. Aí, vem gente maldosa e faz uma maldade destas. Divulguem, por favor.
Anielle graduou-se em English and Journalism (2008) pela North Carolina Central University (NCCU, Estados Unidos) e obteve o mestrado em Jornalismo (2010) pela Florida A&M University (FAMU, Estados Unidos). Já no Brasil, obteve uma segunda graduação em Letras-Inglês (2015), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e um segundo mestrado, em Relações Étnico-Raciais (2021) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
@@OthonMarioos EUA malvadeza formando profissionais qualificados😂...de qualquer maneira,apesar das qualificação acadêmica da dita cuja, caso não fosse irmã da vereadora não seria nem mesmo considerada para o cargo.
Todo esse extenso currículo a graduou a andar de avião da FAB para não perder o Carnaval e nem o jogo do Flamengo no Morumbi, e ainda teve assessora falando mau de Paulista. Mas o currículo dela é incrível...ainda mais sendo negra, favelada, mulher e talvez Lgbt. Como será que ela teve essas oportunidades, sendo tão oprimida e vítima da sociedade capitalista? A única resposta lógica é ela ser uma sumidade no que faz. Mas a avaliação é simples...se está próxima e alinhada co. O RATÃO de NOVE DEDOS, boa coisa não é!!!!
Inclusive "Racismo ambiental" foi tema hoje da prova discursiva do concurso do Ministério do Meio Ambiente. Por favor, grave este episódio prometido, moro na Baixada Fluminense, território indígena ancestral e de quilombos.
É o que eu pediria para Peninha incluir na pesquisa, além dos afro-brasileiros, os indígenas que já haviam migrado para a baixada fluminense inclusive daqui da região de Valença-RJ, entre os rios Preto e Paraíba, Depois chegaram na baixada. Coisa linda essa gente!!! ❤
Ao invés de falar em racismo ambiental por que não falar em falta de regularização, de planejamento urbano (água/esgoto) e política de habilitação? Racismo ambiental é uma expressão que nubla problemas que tem nomes mais específicos.
*Olha, se a ministra Anielle Franco, tivesse dito que "os maiores afetados são a comunidade pobre, a comunidade carente, de pessoas simples e humildes", eu teria concordado com ela. Até teria defendido essa fala dela, porque é a verdade.* *Realmente os mais afetados por todas essas tragédias, foram as pessoas pobres, teve gente que acordou com a casa alagada, com o colchão já flutuando.* *Brasil é um país desigual sim, não vou negar. Mas, pra acabar com isso, teríamos que começar primeiro por quem COLOCAMOS no poder. Aqui, no Brasil, fora a corrupção, o dinheiro fica parado, o dinheiro não chega aonde realmente deveria chegar. E não ajuda quem realmente deveria ajudar.* *Agora, usar a palavra "ra....ismo" no meio, aí não, aí não tem como defender mesmo. Não estou negando que não existe o ra...ismo, óbvio que existem ra...istas no Brasil e no mundo. Mas, parece que a militância estão mais preocupados em inventar termos e proibir palavras, do que realmente resolver o problema.* *A própria militância está sendo responsável por afastar as pessoas e pelo desgastes dessas palavras que ninguém mais aguenta ouvir. É igual a palavra "fascismo", quem mais acusa os outros disso, são os que mais praticam, né.* *É complicado. A gente até tenta entender o lado deles, mas, com esse tipo de pensamento, não vai dar não!*
Nem todos escravizados cometeram a insensatez de ir morar na periferia de grandes cidades. Conheci no estado de Tocantins, na região do Jalapão, comunidades quilombolas, cujos ancestrais tiveram a inteligência de fugir para um paraíso, constituído por belas cachoeiras, rios límpidos e dunas cercadas por uma vegetação especial, com o valioso capim dourado. Eles vivem de turismo e não permitem que você polua o meio ambiente; bem diferente de outros que ocupam encostas e margens de rios.
Essa Aniele na minha visão faz com que a questão racial perca sua força no debate sempre que ela surge nesses momentos trazendo conceitos que são mais acadêmicos do que fazem parte da realidade do todo. Ela me irrita muito ao perder essa imensa oportunidade de ampliar o debate e a força na luta contra o racismo estrutural. Para uma maioria ignorante que não compreende a profundidade do tema, isso apenas faz politizar o tema e enfraquecer a seriedade com que a luta contra o racismo precisa ter. Aniele, pelo amor de Deus, compreenda a tua posição de ministra e não perca essa chance incrivel!
Também acho que a expressão "racismo ambiental", além de polêmica, não é feliz, pois ela banaliza a luta contra o racismo. É como você dar munição aos racistas, que enchem a boca para dizer: "Ah, agora tudo é racismo." Acho que seria muito mais apropriado se a expressão fosse "discriminação ambiental".
Grande Peninha! Sou Paulista e entendo bem sua visão, está certo! Os que sofrem e os que desejam eliminar o racismo deveriam ser os primeiros a darem o exemplo. Outro ponto importante que tocou foi o desgaste desnecessário desta importantíssima causa usando o termo "Racismo Ambiental ", que como sabemos, a principal solução para os problemas apresentados é a melhor distribuição de renda, representando direcionar os investimentos em todas as frentes que melhorem as oportunidades de melhoria de vida dos brasileiros, abraço!
SALVE, SALVE EDUARDO BUENO 👏👏👏 O QUE SERIA DE MIM, SE NÃO EXISTISSE O EDUARDO BUENO? SIM!! ELE COLOCA, TUDO EM SEU DEVIDO LUGAR. ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO MUITO DESAFIADOR E, ONDE TODOS FALAM E POUCOS SABEM O QUE ESTÃO FALANDO. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO ANDRÉ QUE O RACISMO ESTRUTURAL, TEM QUE SER COMBATIDO, E NÃO BANALIZADO! TEMOS QUE FICARMOS ATENTOS, COM ESSAS MANOBRAS, AS QUAIS PODEM COLOCAR TUDO A PERDER, POIS É ISSO QUE A EXTREMA DIREITA QUER. E EU QUE SOU IGNORANTE: ELEJO O MEU AMADISSÍMO, INTELIGENTISSIMO, IMPORTANTÍSSIMO, CALMÍSSIMO, ENFIM...TUDO DE BOM. PARA FALAR POR MIM ❤ ELE ESTÁ CORRETÍSSIMO 👏👏👏 ANDO TÃO CANSADA, QUE TENHO VONTADE DE SAIR DAS REDES SOCIAIS, POIS SÃO, CADA COISA 😳 SÓ SEI QUE NADA SEI 😢 POR ISSO AMOOOO MUIIITOOO EDUARDO BUENO ❤❤❤❤❤❤❤
Mas gente, ultimamente vejo pessoas negras desfazendo de gente branca tb. Não via isso antes. Respeito é tudo!!! Seja a pessoa negra, branca, pobre, gorda, magra, baixa, enfim, Respeito ✌️
Peninha, eu te admiro muito e tenho assistido ao seu canal por muitos anos. Mesmo acertando cerca de 99% das vezes, consigo reconhecer quando você está falando algo sem embasamento. Este vídeo é um exemplo disso. Provavelmente, você não tem uma compreensão exata do que seja o racismo ambiental, nem saiba que existem varios outros tipos diferentes de racismo, pois nunca vivenciou isso diretamente. Hoje, afirmo com firmeza que nomear os problemas como esse que o brasil enfrenta a muitos anos não enfraquece a causa. Precisamos conhecer pra lutar. Não discutiríamos várias outras situações em que o racismo está presente se não fosse necessário. Sua abordagem foi equivocada e meio perdida. Ninguém é perfeito, mas a partir disso, sugiro que reflita: Será que a população negra não está agora identificando vários tipos de racismo porque ele é estrutural e, além disso, um projeto político? Ao longo da história, o povo negro foi segregado de diversas maneiras, e você sabe muito bem disso. Outra reflexão importante: você pode expressar sua opinião, o que é justo. No entanto, ao assistir o vídeo, percebi a importância do "lugar de fala" e da necessidade de embasar as afirmações em fundamentos científicos. Você se informou antes de falar? Leia mais sobre o assunto e busque conhecimento para fundamentar seus argumentos. Não quero que leve a mal, mas ao assistir seu vídeo com meu namorado, nos envolvemos nesse debate. Apesar de você ser um professor admirado por todos, às vezes parece que você força a barra.
Tanto conheço seu trabalho e seu canal, que sei que você não lê nem responde comentários kk mas mesmo assim comentei pq acho importante. O RUclips é a terra da opinião não é mesmo, essa é a minha, estou disposta a discutir, afinal a luta do povo negro é a minha luta diária. O problema do negro é de toda humanidade!
Vento minuano. Li uma poesia que falava dele na 2° série do antigo primário, nunca mais me esqueci. Nao sabia o que era, o poeta só falava o minuano , na correção, aprendi que o nome do vento
@@giseleluiz27 , sou do Sudeste e a prova de Língua Portuguesa em questão, era minha turminha de 2° série, todos com 8 anos de idade. Se perguntar pra um aluno do sudeste hoje do Ensino Medio, ele não deve saber o que é minuano. Deve dizer que é uma marca de detergente
Bom dia Eduardo reverências.. sou aquele do duende de Paraty... será q todos os erros históricos são frutos da não aceitação dos dirigentes da nação de seus próprios defeitos?😊
Sou historiador, nasci em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, hoje moro em Santa Catarina. Racismo ambiental? Vejo muita gente branca e rica com suas casas alagadas aqui em SC, assim como via negros, nordestinos e brancos pobres terem suas casas alagadas, ou desmoronando em barrancos... Desigualdade não escolhe cor hoje em dia. Desigualdade é fruto da nossa covardia e da falta de escrúpulos de alguns.
Racismo ambiental é simples de entender. Nas periferias do Brasil, onde a maior parte da população é de origem negra, há menos atuação do poder público, há ruas precárias, construções precárias, e indiferença histórica das autoridades. Quando ocorrem catástrofes climáticas neste lugares, o impacto é muito maior. Me lembro de um bairro inteiro que foi dizimado por uma tempestade porque as casas construídas em cima de um lixão aterrado. O povo negro morre mais em enchentes, morre mais em ações da polícia (ou sendo policial), morre mais de doenças (refém da saúde pública), morre mais de acidentes de trabalho, etc. Por mais boa vontade que tenha, é difícil para um branco rico entender porque ele não sente na pele. Nunca sentirá.
O termo ambiental se refere a natureza. Não há racismo da natureza. O que há é desigualdade social. A natureza não escolhe raça pra atingir em fenômeno climático. Acho que é um termo "passa pano" pra esquecer incompetência de governantes.
A Lei que acabou com a escravidão não fez isso instantâneamente, em Uberaba/MG, o jornal da época de 1918, um fazendeiro local colocou manchete premiando com dinheiro quem desse notícias do escravo que "fugiu" da fazenda.
Tive um sonho aleatório, o peninha faria uma apresentação e por algum motivo ele me chamou pra apresentar na lugar dele. Enquanto eu apresentava ele ficava na parte técnica e falando que acreditava em mim. To ficando doido kkkkkkkkkk
Eu sempre me questiono sobre esse termo já bem difundido. Pela simbologia, de quem pra quem.. governo x pobre?.. Principalmente pelo desequilíbrio ambiental pois atingirá a tds.. de forma mais intensa ou não.. é obvio que o pobre estará mais exposto.. mas o termo é "Racismo Ambiental" Talvez piore o extremo do sentido.. O abuso do Identitarismo só piora a polarização..
Sou pardo e já fui xingado de racista, qto mais que sou policial militar tbm fui xingado de fascista. O que me surpreende são pessoas que nem uma segunda série mobral quer filosofar sobre fascismo, comunismo, socialismo etc... Polarização acabando com nosso país.
Eu acho o posicionamento do Peninha válido, apesar de discordar. As opiniões e posicionamentos que temos em relação às questões diversas estão intimamente ligadas às experiências que tivemos na vida. Sob esse viés, é natural que, como dito pelo próprio Peninha, um homem branco, nascido em uma família estruturada, com uma vida toda morando em um bairro de ricos, com todas as melhores oportunidades e relativa segurança, não veja a questão do racismo com a mesma urgência de um(a) preto(a), que nasceu em família desestruturada, em bairros sem o mínimo para se ter uma vida digna, sofrendo preconceito a vida toda, e inclusive tendo familiares assassinados, dentre outros fatores, pela cor da pele. Por isso, pode parecer ao Peninha e semelhantes que certos aspectos da luta contra o racismo sejam desperdício ou equívoco, pois não sofrem na pele os horrores de tal chaga. Apesar de discordar do Peninha nesse aspecto, é um cara que tenho máximo respeito e admiração, e continuarei tendo. Abraço
Na região metropolitana de SP, cidades como Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Suzano e outros municipios, são cidades das quais sofrem há DÉCADAS com esta segregação econômica e a infra estrutura civil defasada, as periferias destas cidades são as mais agredidas. Sim, racismo estrutural é uma realidade, e precisamos fazer a diferença com politicos que lutam contra absurdo que nos é real.
Será, será que o desmatamento das floresta do Brasil esta chegando a conta com estes temporais, ciclones, enchentes e furações? Será q a conta vai chegar e quiçá os brasileiros vão cair na real que as questões de proteção a florestas ao meio ambiente é extremamente importante.
Na música, na moda e nos esportes, atualmente, as pessoas de maior destaque no Brasil e no mundo são negras, apesar do racismo estrutural, curioso, não?
Pode me dar uma ajuda? Eu quero muito continuar vivendo,ser feliz e ter filhos; mas vejo muitas pessoas dizendo que não dá mais para reverter as mudanças climáticas e que o futuro é caótico e quem defende que ainda dá para reverter as mudanças climáticas é negacionista. Oq eu faço? Isso é verdade? Eu não nego que aquecimento global existe,sei que ele é real,mas acredito que ainda dá para reverter e já vi certas previsões que os cientistas erraram (Nova York estaria submersa em 2019,Amazônia seria um deserto em 2010,não existiria mais neve em 2000 etc.). Fico com medo de não haver mais as atuais cidades costeiras pois elas estarão submersas,de faltar comida,não existir mais frio nem neve,nem vida habitável nas zonas equatoriais/tropicais etc. Já vi notícia de que o buraco na camada de ozônio diminuiu. Já vi uma notícia dizendo que a camada de ozônio não ajuda a diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Mas já vi notícias antigas que diziam que as mudanças climáticas eram sim causadas pelo buraco na camada de ozônio.Muitas pessoas falam de amenizar as mudanças climáticas ou se preparar/adaptar a elas porque não dá mais para reverter. Eu não quero amenizar, quero reverter mesmo. E eu acredito que ainda dá para reverter. Têm certeza de que não dá para reverter as mudanças climáticas? Vi também uma menina de Bangladesh dizendo que para combater as mudanças climáticas temos que descolonizar o sistema; ou seja, odiar os EUA e a Europa para combater as mudanças climáticas. Acho desnecessário isso. Eu planto árvores,economizo água;vejo os governos,as pessoas,os políticos,os países e os cientistas colaborando para o meio ambiente e ajudando a combater as mudanças climáticas mas ainda assim vejo gente falando que não adianta perder tempo plantando árvores e substituindo carros à combustíveis fósseis por carros elétricos pois as mudanças climáticas são irreversíveis. Se não dá mais para reverter as mudanças climáticas, do que adianta perder tempo tentando salvar um planeta que não tem mais solução? Por favor,me ajude. Estou nervoso e ninguém me responde,me ajuda. É uma porta fechada com 900 cadeados!
É algo muito grande e complexo, ninguém tem a fórmula do bolo. Mas resumindo, se principalmente os mais ricos do mundo não repensarem o consumismo, vai dar mais ruim ainda!
800.000 escravos brancos também. E são 3.5 a 5 milhões. Não há número exato de escravos negros. Em um país tão miscigenado quanto Brasil, racismo estrutural faz muito pouco sentido. A tragédia do Brasil é algo que todos dividimos. As condições de trabalho para imigrantes aqui, em grande parte, seria interpretada como trabalho escravo hoje. Inclusive imigrações recentes, feito a japonesa, que foi cheia de absurdos. Países africanos também tiveram muitos escravos brancos. A única diferença entre os europeus, africanos e os indígenas no Brasil, é que os europeus eram mais competentes em sua brutalidade. Se o Brasil fosse devolver a terra para os indígenas, pra qual tribo devolveríamos? Toda terra era de alguém, até o momento que não mais. Haviam disputas de território, escravidão e tortura, em todos os continentes. Terra onde cachorro comia cachorro. Simples assim. O homem é o lobo do homem. Sou obrigado a dizer. Porque a relação entre oprimido e opressor é bem assim. Pela oportunidade. Entre seres humanos, a oportunidade faz a presa, não a natureza. Sabe, na Coreia do Norte, se seus pais ou avós cometerem um crime, toda a família ou é presa ou perseguida e severamente penalizada. Essa ideia de responsabilidade compartilhada, me lembra dessas estratégias de controle de massas, muito comuns em regimes brutais e autoritários. Mas não estudei o suficiente sobre isso, pra contar mais sobre. Ah. Mas falando de políticas de estado distópicas e racismo. A legalização do aborto nos EUA recebeu apoio de políticos racistas, que votavam a favor de políticas de segregação. Sabe quantos anos levou para tal lei matar tantos negros quanto quase 4 séculos de escravidão nos EUA? 3 décadas. Até hoje pode conferir. 930,160 abortos legais em 2020 (ultimo senso). Biden parou de fazer anualmente. Mulheres negras são 3 vezes mais propensas a abortar que outras etnias. Em média 900 por dia hoje. Mais de 20 milhões desde 1973. Em metade dos Estados, o aborto é permitido até 8~9 meses. É tudo uma questão de quem pode. Quem pode, é inocente.
Essa senhora disse que o termo BURACO NEGRO é um termo racista. Isso só mostra o quanto é despreparada, que nada sabe, assim como grande parte de nossos políticos, que não possuem preparo algum.. E assim caminhamos, como um país completamente condenado.
Parabéns Eduardo muito bem explicado. Lutar pelo racismo e pela desigualdade, onde afeta os negros, pardos e brancos pobres que vivem as margens da sociedade.
Perfeito! Um exemplo pratico desta semana aqui em Porto Alegre, duas árvores foram derrubadas pelo vento, uma árvore na Ramiro Barcelos quase em frente a casa de um desembargador e a outra árvore na Vila Divineia quase em frente da casa do seu Zé porteiro, qual das árvores vai ser removida primeiro?, qual a rede elétrica que vai ser reparada primeiro?, pois é! Acontece e muito!
Que bom que alguém aqui entendeu o conceito, porque o peninha pelo jeito não. E quando vc circula por uma cidade desconhecida, poderia identificar o padrão dos bairros sem ver uma única casa ou carro, apenas pelo quanto as calçadas são largas e arborizadas. Parece que as prefeituras julgam que algumas áreas merecem um urbanismo de maior qualidade, por que será?
@@alejandrocuevas7831 Perfeitos vcs dois, e o Peninha, como faz com frequência, fala uma porrada de coisa genial e importante, dá uma verdadeira aula sobre os conceitos históricos e científicos mais indiscutivelmente sólidos sobre um assunto, mas dá uma deslizada num ponto nevrálgico do debate. Nesse vídeo a deslizada foi sobre o ponto central. Não sei se resolveu não dar apoio intelectual completo pra ministra pq ela é flamenguista (o q é compreensível), mas não tem nenhum cabimento achar q tem algoo de errado com uma Ministra da Igualdade Racial falar sobre racismo. Esse ministério, o das Mulheres, o dos Direitos Humanos, o dos Povos Originários e até mesmo os do Meio Ambiente e da Cultura já apanham demais de gente ignorante nesse país, acho um desserviço q o Peninha faça coro com essa gente, nem q seja só com um pequeno detalhezinho. Racismo ambiental é real, como ele disse, e a ministra tem q falar disso por própria função do cargo - é pra isso q a gente paga ela, foi pra isso q votei no cara q escolheu ela, e foi pra q esse e os outros ministérios q eu mencionei fossem 100% ativos e militantes q defendi e vou continuar defender uma política q tenha coragem de resolver essas bostas históricas q atrasam nosso progresso e evolução enquanto país e humanidade. Viajou, Peninha.
Mas isso não é racismo.
Isso não é racismo. Poder ser desigualdade social, injustiça social, mas racismo não é. Não confundam as lutas.
@@MARCELODIAS-uf4og Insistência em dizer q isso não é racismo, aquilo não é racismo. Assim não tem como ter debate construtivo. Pessoas como vocês vão sempre fazer de tudo pra minimizar o problema gravíssimo do racismo. Ignoram como se não fosse nada os 523 anos de racismo nojento nesse país, só pq se sentem desconfortáveis em confrontar essa parte nojenta da nossa sociedade. Queria tanto q vcs tivessem um pouquinho de coragem pra parar pra pensar no assunto com o coração puro, com coragem. As desigualdades e injustiças sociais não podem ser desvencilhadas do racismo. Nunca. Não te conheço e não sei se você tem habilidade, conhecimento ou vontade de entender isso. Mas o Eduardo Bueno deveria ter. Sei que ele tem. Mesmo assim resolveu impulsionar essa lavação de mãos, desviar o assunto... Tô tão cansado disso. O primeiro passo pra resolver o problema é assumir. Se alguém com tanto conhecimento como o Eduardo é incapaz de assumir, e com a popularidade dele incentiva vocês a repetirem a mesma covardia intelectual, vai demorar muito, mas muito tempo mesmo pra gente começar a resolver o problema.
A palavra racismo não pode ser desgastada de tal modo como foi o fascismo, que hoje é tratado como piada quando alguém acusa o outro de fascista as pessoas fazem meme
Nesse caso eu acredito que foi bem empregado.
@@Tv1nn Foi.
Os bolsonaristas acham engraçado.
@@Tv1nn Não sou negro, só tenho bom senso.
@@Tv1nn Não estou chamando tudo, estou chamando o que é.
Perfeito, Peninha! Essa forma de ficar dando títulos diferentes para as mesmas coisas acaba enfraquecendo as lutas realmente necessárias.
Na verdade, essa classificação se dá em razão de estudos. Mas tudo fica relacionado a picuinha política.
Racismo ambiental é "título diferente" pra qual "mesma coisa"? Pergunta pra vc e pras 140 pessoas q deram like no q vc falou.
Enquanto isso o desemprego come solto.
A situação que você descreveu apareceu no filme parasita. O seu apartamento molhando lembra a família dos patrões que teve que cancelar o acampamento por conta da chuva enquanto a família pobre teve a casa inundada e teve que passar a noite no abrigo do governo.
Corta para um país com histórico de expulsar os negros para as regiões mais ferradas durante séculos e o resultado é o que a Aniele falou. P qie aliás, tem uma bibliografia muito grande sobre o assunto, apesar de eu não ser da área.
Pô, parabéns dou a vc. Alguém para pensar para além de concordar apenas com tudo que essa pena já meio despenada dá.
"Um modelo de desenvolvimento que, se precisar, passa por cima de brancos pobres também, e há muitos brancos pobres nas periferias do Brasil"
Essa frase, dita no vídeo, já é um argumento contra a ideia de "racismo ambiental" e contra o teu comentário.
@@giovanifm1984 E o q o Giovani escreveu aqui, Peninha, é um argumento de como esse seu vídeo talvez tenha prestado um desserviço para a luta pela Igualdade Racial, q é a função do ministério comandado pela Anielle. Vcs sinceramente acham q quem tá defendendo falar de racismo ambiental acha q não existe branco pobre? Pelamor, né? Vcs tão desconfortáveis pra falar de racismo e é normal, pq racismo é, no mínimo, um tema desconfortável. Mas a gente tem q falar. O q o @julianfernado19 falou foi bem preciso. Pobre se fode primeiro qdo a coisa pega fogo (ou congela), e a maioria dos pobres são não-brancos. Qual a dificuldade de entender q a lentidão pra tratar das mudanças climáticas é obviamente impulsionada por racismo, não só desigualdade econômica?
@@brenobacci só que é um comentário excludente, como o branco ou pardo pobre se sente? Só a vida do negro importa para alguns? Aquele velho exercício, de, como seria caso fosse o contrário, só a vida do branco ou pardo importasse? a maioria dos pobres no sul do país é... branca. Não faz o menor sentido esse tipo de argumento excludente de "racismo ambiental" e só a classe média, do alto de seu "bom mocismo" e "sentimento de culpa" não percebe que o Brasil é maior que o Rio de Janeiro.
@@giovanifm1984 Excludente do q? Do q o branco pobre tá sendo excluído? O ministério é da Igualdade Racial. Não é o Ministério da Supremacia Preta. Até pq... olha os números. Os livros de História. Não dá pra ninguém, de nenhuma região do país, seja qual for a cor da pele, ignorar qual raça foi opressora e quais foram vitimizadas. E olha, faz tempo q não vou pro Sul, mas aqui em SP não é muito diferente do Rio, não... Quanto menor o salário de um emprego, mais escura é a pele dos trabalhadores. Muito mais serventes, lixeiros, atendentes de fast-food e garçons pretos. Gerentes de bancos, empresários, advogados... a maioria com a pele quase translúcida de tão branca. Não tem coincidência nisso, não. Isso é o retrato inegável de 523 anos de crimes contra a humanidade. É papel da ministra mudar isso. Pra isso pago ela, pra isso votei no cara q escolheu ela. Meu DNA deve ser uns 70 a 90% europeu, mas me recuso a continuar a fingir q nada aconteceu e me beneficiar contentinho dos privilégios q tenho só pq herdei dos meus pais, q por sua vez herdaram de gente q fez coisas horríveis com meus irmãos africanos e dos povos originários. Até quando essa patifaria vai continuar? Pode chamar de bom mocismo o quanto quiser. Prefiro sim tentar ser um "bom moço", do q ser uma pessoa horrível q nem tenta ser bom, e fecha os olhos pro racismo.
Não só enfraquece o combate ao racismo, como tira o foco de um maior entendimento sobre as consequências climáticas que atingirão a todos nós.
sim...mas alguns terão ar condicionado, helicópteros, naves espaciais , oxigênio..seja lá o que for. E outros vão morrer. Eu acho que por exemplo o grande latifundiário irá facilmente se evadir para qualquer parte do globo enquanto seus empregados irão morrer.
Sou de Campos dos Goytacazes e ós ex-escravizados que aqui ficaram também foram mal tratados e excluídos. Um exemplo foi o que aconteceu com os moradores do bairro que hoje se chama Custodópolis, no período pós-escravocrata a localidade era conhecida como “Cidade de Palha”, dada precariedade das moradias e os seus moradores eram estigmatizados e subjugados ao status de cidadãos de segunda classe..
Finalmente alguém expressa que a pobreza não tem etnia. Concordo que atinja mais umas que outras, mas definitivamente não escolhe. Parabéns.
Não foi isso o que ele disse.
oi!!!!! me conta mais sobre isso.
Hay controvérsias, por exemplo, as localidades mais pobres vem sofrendo constantemente com os danos ocasionados pelas reações da natureza, fruto das mudanças climáticas. Mas no temporal de 16/01/204, o qual bairros nobres de Porto Alegre foram afetados, os chiliques por parte dos moradores, criticas e divulgação feitas pela imprensa foram muito maiores. Achei graça da forma que uma comentarista da radio Gaúcha expressava que estava em situação de "sofrimento" por estar sem energia elétrica, KKK. Situação extremamente comum para qualquer localidade mais pobre e ou rural no estado.
Perfeito, do começo ao fim!!!! Parte da problemática ambiental é fruto exclusivamente da desigualdade, apenas.
Sem dúvida. O sujeito mais rico do Brasil é o Jorge Paulo Lemann, que tem patrimônio de uns R$ 86 bilhões. Imoral isso! Vamos dividir com todos os brasileiros; vai dar uns R$ 424,00 para cada um de nós. Teremos assim um bilionário a menos e um pobre a mais - fim da desigualdade.
Quando é que houve um mundo "igual"? Explique melhor o que quer dizer "desigual"? Infelizmente quem tem mais renda compra casa em zonas menos expostos a desastres naturais. Mas perante a força destrutiva da natureza não há cor ou classes. Morre tudo. Injustiças sempre houve e faz parte da realidade do mundo.
@@marciooliva4447 Adorei o raciocínio lógico... Se querem discutir "desigualdade social", deveriam aprofundar o raciocínio. O mesmo vale para "racista" e outras expressões da moda... E a fazenda do Lulla na região de Bragança Paulista?
@@marciooliva4447 , tudo bem? Ninguém quer tirar a renda do bilionário, mas ninguém quer morar em área que alaga pagando IPTU, sem ter como se mudar. Entendeu?
@@josesousa272 , a desigualdade é justamente essa. Quando se rompe um represa morre quem tá morando embaixo. Entendeu? Abç
Adoramos novos termos para viver a mesma realidade de sempre.
Professor como moradora do Rio de Janeiro, nunca ouvi uma opinião de tanta coerência, na minha opinião sem dúvida nenhuma vc é o mais inteligente.
Bom dia Maria, moro na Barra, a 500 m do local mais Nojento do Brasil.
Sem dúvida ele é muito bom em suas dissertações.
Sou de Campos dos Goytacazes e ós ex-escravizados que aqui ficaram também foram mal tratados e excluídos. Um exemplo foi o que aconteceu com os moradores do bairro que hoje se chama Custodópolis, no período pós-escravocrata a localidade era conhecida como “Cidade de Palha”, dada precariedade das moradias e os seus moradores eram estigmatizados e subjugados ao status de cidadãos de segunda classe.
Muito bom, Eduardo!
Identitarismo deprecia pautas legítimas. E existe técnica e investimento por trás disso. Então, qd gente com responsabilidade cai de gaiato nessas abobrinhas é ainda mais vexamoso... Prejuízo para todas as pautas: anti racismo, desigualdade social e sustentabilidade.
Peninha, mais uma vez vc nos dá uma explicação clara e cristalina.
O maior problema do conceito do "Racismo Ambiental" é que ele foi cunhado nos Estados Unidos, e assim, como o brasileiro copia tudo que vem de lá, adotamos o termo aqui também, o problema que lá de fato o termo se adequa melhor, já que a população periferica dos Estados Unidos é toda preta, ainda mais na época que esse termo foi concebido. Já no Brasil as coisas não são bem assim.
da pra ver que tu conhece bem os Estados unidos e ainda melhor o Brasil.
A situação do Brasil sempre foi lamentável 😢
Peninha com seu bom humor, sempre certeiro em suas colocações, enriquecidas pelas aulas de história. Abçs!!
136.anos dia 13/5/2024
Até o buraco negro é racismo. Temos uma nova Copérnica, uma nova Galiléia Galiléia, uma Alberta Einstein.... 😂🤣🤣🤣😂🤣
Hehe
A nova Mussolina has spoken ladies and gentlemen. País de bosta 💩
Peninha sempre lúcido.....gratidão por dar voz à nós..... ...
Eu fiquei pensando nas pessoas que fizeram as provas da UERJ e ENEM que moram em Belford Roxo, por exemplo. Quem passou no vestibular e perdeu os documentos nas inundações da baixada Fluminense está eliminado da UERJ, mesmo sendo aprovado. Já no ENEM, há um risco dos documentos não ficarem prontos a tempo da abertura do SISU.
Uai...uma identidade digital no celular, ou os que tem cnh podem levar
@@donramonn12 Para se inscrever em qualquer universidade pública, você precisa ter todos os documentos originais físicos junto das fotocópias, vulgo Xerox. Sem os documentos físicos não há como fechar a matrícula.
@@thiagoflorindo2849 rapaz eu faço uma pós na UFMa e aqui aceitaram a CNH digital com uma cópia.
nunca passei por isso mas... uma vez que existe uma legislação que atesta a legitimidade dos documentos digitais acho que a galera pode recorrer. Mas....recorrer significa esperar anos em um país como o nosso.. então no final das contas seu argumento é válido. A lei é voltada apenas para parte da população@@thiagoflorindo2849
O termo é estranho, mas tem muito sentido e precisa ser discutido de uma forma mais ampla.
Se você analisar que esse país não foi descoberto e sim invadido, que ambientalistas são cruelmente assassinados e as pessoas que mais sofrem com as consequências ambientalistais são as pessoas que foram empurradas para periferia.
O termo é antigo, usado por um contemporâneo do Martin Luther king.
A Anielle não inventou nada e o termo é bem atual.
Você teve seu apartamento inundado, imagine as pessoas da periferia.
É só você fazer um link da história com a sociologia.
Seu canal é ótimo, adoro.
Mas se poder reconsiderar, vai ajudar bastante
Abraço fraterno
Sem contar que há uma contradição. Quando ele começa a explicar o racismo estrutural, automaticamente, explica o racismo ambiental. A questão é que cada vez mais, nesse sistema social econômico que vivemos, os brancos serão jogados para as periferias do sistema.
Muito bem Sr. Eduardo em esvaziar esse conceito de "racismo ambiental" porque a questão geopolitica das cidades da pobreza abarca todas as etinias. Parabéns!
Só uma correção: Rebaixada Santista😂😂😂. Falando sério, o termo mais adequado seria desigualdade ambiental...
Eu assisto durante o almoço, assim fico indignada e estou começando a emagrecer 😂😂
Rebaixada santista vsf cara kk
Tambem não. A palavra "ambiental" de forma generalizada é coisa da natureza. E as desigualdades não são criadas pela natureza.
Enfim, a ministra então não falou absurdo como foi retratado pela extrema direita. O pessoal só não gostou do termo, e sabemos bem quem se incomoda com o termo r4cismo...
@@renatofigueiredo1503 assiste o vídeo de novo que vc não entendeu nada
Peninha, boa tarde. Adorei seu vídeo. Há negros aproveitando desta situação. Eu mesma tenho uma familiar que é branca, mas com doença mental e seu filho, também com doença mental e ela está sendo acusada de injúria racial. O filho, por problemas mentais, tinha muitos cachorros e a vizinha do lado e a da frente queriam acabar com eles. A da casa da frente é negra. Ela se juntou com a vizinha do lado, onde a branca tinha os cachorros com o filho, e inventaram que a senhora branca com problema mental foi racista com vizinha da frente, negra. A branca colocou documentos provando que a vizinha do lado já estava a perseguindo há tempos e sobre a doença mental dela e do filho, mas, o juiz não quis nem saber. Condenou a branca. Está na segunda instância, mas, não sei o que vai acontecer. Casos como o que aqui relato têm que chegar ao governo. Um doente mental é muito mais frágil que um negro.Uma senhora idosa e doente mental também. E ela está sendo acusada, simplesmente porque a sociedade agora acha que branco é tudo desonesto e racista e negro, ao contrário, honestos. Está uma caça às bruxas. Isso não pode contiuar assim.
Olá ! Você tem toda razão de colocar nas redes tua opinião ! Você tem toda razão ! Porém, acredite , estamos numa fase de transição... E com isso você deve concordar ! O fato , muito triste , q você nós relata, tem muito a ver com o que aconteceu com os movimentos feministas... Queimar soutiens... E , veja, hoje as coisas estão mais civilizadas... Espero q nas próximas décadas esses fatos , q narrastes , serão registros desta fase de transição... Só como detalhe , tenho mais de 85 anos...
Entendo, mas, ela precisa ser abolvida. É um absurdo. Não se pode deixar para o futuro. Ela tem 69 anos e o filho é filho único. A injustiça está adoecendo ela mais. Ela pode morrer mais cedo por causa deste absurdo. Tenho todas as provas que o juiz não leu adequadamente o processo e foi tendencioso. Ela ainda precisa viver para arrumar um lugar para o filho morar. Vou divulgar este caso ao máximo. E quero saber sobre o caso do italiano de Alagoas, que foi ofendido por um negro. Temos que juntar nossas forças. Os negros hoje estão muito fortes, mas, ninguém pensa que o doente mental não tem representatividade nenhuma na sociedade. Pois, se a pessoa tem doença mental ela não sabe se defender. E, em geral, o pai deixa a mãe sozinha com o filho. E ela não consegue olhar o filho e ainda participar de movimentos políticos em defesa do doente mental. Aí, vem gente maldosa e faz uma maldade destas. Divulguem, por favor.
@@edymorais8770 Respondi para você, abaixo. Obrigada pelo seu apoio.
*Por isso que eu não gosto nem um pouco de ⚫*
Esperando pacientemente pelo episódio inédito da baixada fluminense
Qs mudanças climáticas afetam a todos e aumentam as desigualdades pois as comunidades mais frágeis sofrem mais. Isso é assim no mundo todo.
Meu Mestre Peninha, tão calmiinho hoje!!!! Não se estresse.
A Natureza é justa nunca vingativa!!!
O que o ciclone estragou, amanhã eles compram tudo de novo e mandam instalar. E continuarão a ajudar destruir o meio ambiente como sempre.
Mas...o pessoal atingido no RJ vai fazer exatamente a mesma coisa...
Incrível...tenho uma ministra que sua maior qualidade é ser irmã de alguém que foi assassinada e ninguém sabe por quem. Parabéns professor, é isso aí.
Anielle graduou-se em English and Journalism (2008) pela North Carolina Central University (NCCU, Estados Unidos) e obteve o mestrado em Jornalismo (2010) pela Florida A&M University (FAMU, Estados Unidos). Já no Brasil, obteve uma segunda graduação em Letras-Inglês (2015), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e um segundo mestrado, em Relações Étnico-Raciais (2021) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
@@OthonMarioos EUA malvadeza formando profissionais qualificados😂...de qualquer maneira,apesar das qualificação acadêmica da dita cuja, caso não fosse irmã da vereadora não seria nem mesmo considerada para o cargo.
Todo esse extenso currículo a graduou a andar de avião da FAB para não perder o Carnaval e nem o jogo do Flamengo no Morumbi, e ainda teve assessora falando mau de Paulista. Mas o currículo dela é incrível...ainda mais sendo negra, favelada, mulher e talvez Lgbt. Como será que ela teve essas oportunidades, sendo tão oprimida e vítima da sociedade capitalista? A única resposta lógica é ela ser uma sumidade no que faz. Mas a avaliação é simples...se está próxima e alinhada co. O RATÃO de NOVE DEDOS, boa coisa não é!!!!
@@OthonMariose formou na Unip americana kkkkkk , ela pensa q está no campus Yankee kkk
@@bagalao77precisa sua colocação. Seria uma ilustre Maria Ninguém.
Inclusive "Racismo ambiental" foi tema hoje da prova discursiva do concurso do Ministério do Meio Ambiente. Por favor, grave este episódio prometido, moro na Baixada Fluminense, território indígena ancestral e de quilombos.
É o que eu pediria para Peninha incluir na pesquisa, além dos afro-brasileiros, os indígenas que já haviam migrado para a baixada fluminense inclusive daqui da região de Valença-RJ, entre os rios Preto e Paraíba, Depois chegaram na baixada. Coisa linda essa gente!!! ❤
Felipe, conhece alguma família que tenha ido para aí partindo daqui da região de Valença?
Falar de torcida que canta quando tá perdendo e não falar do Vasco é sacanagem KKKKKKKK abraços, Bueno!
Eu também tenho sérios receios com esse termo de "racismo ambiental. " Pra mim isso banaliza o que é o drama do racismo
Ao invés de falar em racismo ambiental por que não falar em falta de regularização, de planejamento urbano (água/esgoto) e política de habilitação? Racismo ambiental é uma expressão que nubla problemas que tem nomes mais específicos.
*Olha, se a ministra Anielle Franco, tivesse dito que "os maiores afetados são a comunidade pobre, a comunidade carente, de pessoas simples e humildes", eu teria concordado com ela. Até teria defendido essa fala dela, porque é a verdade.*
*Realmente os mais afetados por todas essas tragédias, foram as pessoas pobres, teve gente que acordou com a casa alagada, com o colchão já flutuando.*
*Brasil é um país desigual sim, não vou negar. Mas, pra acabar com isso, teríamos que começar primeiro por quem COLOCAMOS no poder. Aqui, no Brasil, fora a corrupção, o dinheiro fica parado, o dinheiro não chega aonde realmente deveria chegar. E não ajuda quem realmente deveria ajudar.*
*Agora, usar a palavra "ra....ismo" no meio, aí não, aí não tem como defender mesmo. Não estou negando que não existe o ra...ismo, óbvio que existem ra...istas no Brasil e no mundo. Mas, parece que a militância estão mais preocupados em inventar termos e proibir palavras, do que realmente resolver o problema.*
*A própria militância está sendo responsável por afastar as pessoas e pelo desgastes dessas palavras que ninguém mais aguenta ouvir. É igual a palavra "fascismo", quem mais acusa os outros disso, são os que mais praticam, né.*
*É complicado. A gente até tenta entender o lado deles, mas, com esse tipo de pensamento, não vai dar não!*
infelizmente o brasil se destrói por dentro.
Nem todos escravizados cometeram a insensatez de ir morar na periferia de grandes cidades. Conheci no estado de Tocantins, na região do Jalapão, comunidades quilombolas, cujos ancestrais tiveram a inteligência de fugir para um paraíso, constituído por belas cachoeiras, rios límpidos e dunas cercadas por uma vegetação especial, com o valioso capim dourado. Eles vivem de turismo e não permitem que você polua o meio ambiente; bem diferente de outros que ocupam encostas e margens de rios.
A desigualdade social e o racismo são sinônimos no Brasil.
Me parece que a desigualdade social é mais abrangente que o racismo em termos numéricos digo.
Não confundir correlação com causa
Eu também tomo café da manhã assistindo Eduardo Bueno na minha cidade em Porto Alegre.
Perfeito a leitura da desigualdade social do Rio e do Brasil. Esse seu humor é demais, Obrigado!
Bom dia !
As pessoas inteligentes, sofrem mais por serem inteligentes.
🍀✨️✨️✨️✨️
Essa Aniele na minha visão faz com que a questão racial perca sua força no debate sempre que ela surge nesses momentos trazendo conceitos que são mais acadêmicos do que fazem parte da realidade do todo. Ela me irrita muito ao perder essa imensa oportunidade de ampliar o debate e a força na luta contra o racismo estrutural. Para uma maioria ignorante que não compreende a profundidade do tema, isso apenas faz politizar o tema e enfraquecer a seriedade com que a luta contra o racismo precisa ter. Aniele, pelo amor de Deus, compreenda a tua posição de ministra e não perca essa chance incrivel!
Análise perfeita.Eduardo Bueno/Peninha sempre genial!
Também acho que a expressão "racismo ambiental", além de polêmica, não é feliz, pois ela banaliza a luta contra o racismo. É como você dar munição aos racistas, que enchem a boca para dizer: "Ah, agora tudo é racismo."
Acho que seria muito mais apropriado se a expressão fosse "discriminação ambiental".
Por favor professor faça um episodio sobre a Baixada Fluminense minhas raizes e nao sei nada de verdade da historia da minha regiao😅
Tem também o racismo sexual,
Racismo gastronômico, racismo olítico, racismo esotérico, e principalmente o racismo monossináptico. Muito triste😢
Peninha sendo o que é... sensacional
Grande Peninha! Sou Paulista e entendo bem sua visão, está certo!
Os que sofrem e os que desejam eliminar o racismo deveriam ser os primeiros a darem o exemplo.
Outro ponto importante que tocou foi o desgaste desnecessário desta importantíssima causa usando o termo "Racismo Ambiental ", que como sabemos, a principal solução para os problemas apresentados é a melhor distribuição de renda, representando direcionar os investimentos em todas as frentes que melhorem as oportunidades de melhoria de vida dos brasileiros, abraço!
Sofri racismo todo dia na minha vida 😢 triste más vou fazer o que😊
✊resistir e não sorrir pra racistas
SALVE, SALVE EDUARDO BUENO 👏👏👏
O QUE SERIA DE MIM, SE NÃO EXISTISSE O EDUARDO BUENO? SIM!! ELE COLOCA, TUDO EM SEU DEVIDO LUGAR. ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO MUITO DESAFIADOR E, ONDE TODOS FALAM E POUCOS SABEM O QUE ESTÃO FALANDO. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO ANDRÉ QUE O RACISMO ESTRUTURAL, TEM QUE SER COMBATIDO, E NÃO BANALIZADO! TEMOS QUE FICARMOS ATENTOS, COM ESSAS MANOBRAS, AS QUAIS PODEM COLOCAR TUDO A PERDER, POIS É ISSO QUE A EXTREMA DIREITA QUER. E EU QUE SOU IGNORANTE: ELEJO O MEU AMADISSÍMO, INTELIGENTISSIMO, IMPORTANTÍSSIMO, CALMÍSSIMO, ENFIM...TUDO DE BOM. PARA FALAR POR MIM ❤ ELE ESTÁ CORRETÍSSIMO 👏👏👏
ANDO TÃO CANSADA, QUE TENHO VONTADE DE SAIR DAS REDES SOCIAIS, POIS SÃO, CADA COISA 😳 SÓ SEI QUE NADA SEI 😢 POR ISSO AMOOOO MUIIITOOO EDUARDO BUENO ❤❤❤❤❤❤❤
Mas gente, ultimamente vejo pessoas negras desfazendo de gente branca tb. Não via isso antes. Respeito é tudo!!! Seja a pessoa negra, branca, pobre, gorda, magra, baixa, enfim, Respeito ✌️
Pq não via isso antes?
Pior. Tem negro inventando que branco foi racista, apresentando testemunhas falsas e o coitado do branco sendo processado injustamente.
@@julianfernando19 pq hj ninguém mais respeita ninguém...
*Eu só respeito os meus semelhantes, ou seja, brancos. Humm..*
Peninha, eu te admiro muito e tenho assistido ao seu canal por muitos anos. Mesmo acertando cerca de 99% das vezes, consigo reconhecer quando você está falando algo sem embasamento. Este vídeo é um exemplo disso. Provavelmente, você não tem uma compreensão exata do que seja o racismo ambiental, nem saiba que existem varios outros tipos diferentes de racismo, pois nunca vivenciou isso diretamente. Hoje, afirmo com firmeza que nomear os problemas como esse que o brasil enfrenta a muitos anos não enfraquece a causa. Precisamos conhecer pra lutar. Não discutiríamos várias outras situações em que o racismo está presente se não fosse necessário.
Sua abordagem foi equivocada e meio perdida. Ninguém é perfeito, mas a partir disso, sugiro que reflita: Será que a população negra não está agora identificando vários tipos de racismo porque ele é estrutural e, além disso, um projeto político? Ao longo da história, o povo negro foi segregado de diversas maneiras, e você sabe muito bem disso.
Outra reflexão importante: você pode expressar sua opinião, o que é justo. No entanto, ao assistir o vídeo, percebi a importância do "lugar de fala" e da necessidade de embasar as afirmações em fundamentos científicos. Você se informou antes de falar? Leia mais sobre o assunto e busque conhecimento para fundamentar seus argumentos.
Não quero que leve a mal, mas ao assistir seu vídeo com meu namorado, nos envolvemos nesse debate. Apesar de você ser um professor admirado por todos, às vezes parece que você força a barra.
Tanto conheço seu trabalho e seu canal, que sei que você não lê nem responde comentários kk mas mesmo assim comentei pq acho importante. O RUclips é a terra da opinião não é mesmo, essa é a minha, estou disposta a discutir, afinal a luta do povo negro é a minha luta diária. O problema do negro é de toda humanidade!
@@sheilapinheiro2321 *O problema de vocês é somente de vocês.*
@@sheilapinheiro2321 opinião é igual bunda, não é pq vc tem que vc deve dar
Peninha sempre afiado em seus textos!!! Curto muito!!!
Caríssimo Eduardo, arrasa, compre , no Brasil e Internacional - INTERNACIONAL,
Muito bom! Obrigado pelo vídeo!
Racismo ambiental foi o tema da prova discursiva do concurso do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática desde último domingo!!
Excelente, muito bem dito !
Vento minuano. Li uma poesia que falava dele na 2° série do antigo primário, nunca mais me esqueci. Nao sabia o que era, o poeta só falava o minuano , na correção, aprendi que o nome do vento
Que barbaridade, que barbaridade tchê vento minuano sopra de verdade! É essa música?
@@giseleluiz27 , sou do Sudeste e a prova de Língua Portuguesa em questão, era minha turminha de 2° série, todos com 8 anos de idade. Se perguntar pra um aluno do sudeste hoje do Ensino Medio, ele não deve saber o que é minuano. Deve dizer que é uma marca de detergente
Bom dia Eduardo reverências.. sou aquele do duende de Paraty... será q todos os erros históricos são frutos da não aceitação dos dirigentes da nação de seus próprios defeitos?😊
Sou historiador, nasci em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, hoje moro em Santa Catarina. Racismo ambiental? Vejo muita gente branca e rica com suas casas alagadas aqui em SC, assim como via negros, nordestinos e brancos pobres terem suas casas alagadas, ou desmoronando em barrancos... Desigualdade não escolhe cor hoje em dia. Desigualdade é fruto da nossa covardia e da falta de escrúpulos de alguns.
Tem vídeo sobre a Princesa Isabel e a abolição da escravatura? Gostaria de saber por que foi falcatrua. Sou nova no canal.
Perfeito , é isso! A primeira vez em que ouvi essa expressão , tsc tsc tsc tsc!
Quem aí também toma o café do domingo assistindo ao Peninha?
🙋🏻♂️🙋🏻♂️🙋🏻♂️
Eu
Como deixar de ter um domingo assim.
Domingo tem que ter Eduardo Bueno.
(: Tambem gosto ... ☺
Racismo ambiental é simples de entender. Nas periferias do Brasil, onde a maior parte da população é de origem negra, há menos atuação do poder público, há ruas precárias, construções precárias, e indiferença histórica das autoridades. Quando ocorrem catástrofes climáticas neste lugares, o impacto é muito maior. Me lembro de um bairro inteiro que foi dizimado por uma tempestade porque as casas construídas em cima de um lixão aterrado. O povo negro morre mais em enchentes, morre mais em ações da polícia (ou sendo policial), morre mais de doenças (refém da saúde pública), morre mais de acidentes de trabalho, etc. Por mais boa vontade que tenha, é difícil para um branco rico entender porque ele não sente na pele. Nunca sentirá.
O termo ambiental se refere a natureza. Não há racismo da natureza. O que há é desigualdade social. A natureza não escolhe raça pra atingir em fenômeno climático. Acho que é um termo "passa pano" pra esquecer incompetência de governantes.
Recentemente Anille estava reclamando da expressão usada em astronomia " buraco negro"
A Lei que acabou com a escravidão não fez isso instantâneamente, em Uberaba/MG, o jornal da época de 1918, um fazendeiro local colocou manchete premiando com dinheiro quem desse notícias do escravo que "fugiu" da fazenda.
Domingo, onze da manhã!!! Hora mais importante da semana !!! Sempre hora de acordar !!! Peninha ESSENCIAL !!!!
Perfeito Professor!!!
Tive um sonho aleatório, o peninha faria uma apresentação e por algum motivo ele me chamou pra apresentar na lugar dele. Enquanto eu apresentava ele ficava na parte técnica e falando que acreditava em mim. To ficando doido kkkkkkkkkk
Achei que eu estava errado !
Obrigado Peninha , por trazer luz a escuridão.
esse cara é uma aula
Só não acho que o Brasil é um dos países mais injustos do planeta e sim, o mais injusto, devido as riquezas que tem e o que entrega a sua população!!!
Eu sempre me questiono sobre esse termo já bem difundido. Pela simbologia, de quem pra quem.. governo x pobre?.. Principalmente pelo desequilíbrio ambiental pois atingirá a tds.. de forma mais intensa ou não.. é obvio que o pobre estará mais exposto.. mas o termo é "Racismo Ambiental" Talvez piore o extremo do sentido.. O abuso do Identitarismo só piora a polarização..
Toda sociedade democrática é polarizada. Só ditaduras não são polarizadas. Eua, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Espanha são polarizados.
Como sempre, uma análise bem feita, bem explanada, e bem humorada, das mazelas Brasileiras. Parabéns Eduardo Bueno.👏👏👏
Com o Eduardo 100%, hoje 200% ...
Sou pardo e já fui xingado de racista, qto mais que sou policial militar tbm fui xingado de fascista. O que me surpreende são pessoas que nem uma segunda série mobral quer filosofar sobre fascismo, comunismo, socialismo etc... Polarização acabando com nosso país.
Eu acho o posicionamento do Peninha válido, apesar de discordar.
As opiniões e posicionamentos que temos em relação às questões diversas estão intimamente ligadas às experiências que tivemos na vida.
Sob esse viés, é natural que, como dito pelo próprio Peninha, um homem branco, nascido em uma família estruturada, com uma vida toda morando em um bairro de ricos, com todas as melhores oportunidades e relativa segurança, não veja a questão do racismo com a mesma urgência de um(a) preto(a), que nasceu em família desestruturada, em bairros sem o mínimo para se ter uma vida digna, sofrendo preconceito a vida toda, e inclusive tendo familiares assassinados, dentre outros fatores, pela cor da pele.
Por isso, pode parecer ao Peninha e semelhantes que certos aspectos da luta contra o racismo sejam desperdício ou equívoco, pois não sofrem na pele os horrores de tal chaga.
Apesar de discordar do Peninha nesse aspecto, é um cara que tenho máximo respeito e admiração, e continuarei tendo.
Abraço
Na região metropolitana de SP, cidades como Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Suzano e outros municipios, são cidades das quais sofrem há DÉCADAS com esta segregação econômica e a infra estrutura civil defasada, as periferias destas cidades são as mais agredidas.
Sim, racismo estrutural é uma realidade, e precisamos fazer a diferença com politicos que lutam contra absurdo que nos é real.
peninha é muito bom, começa o video falando sobre racismo ambiental e depois ta falando sobre quem é a melhor torcida do Brasil kkkkkkkkkkkk
Excelente, Peninha. Parabéns
Fora o racismo linguístico. Onde já se viu esses fascistas que falam a língua portuguesa corretamente, excluindo assim os menos favorecidos. 😂😂😂😂
😂😂😂... verdade! rsrs (se essa moda pega...)
Moro no interior de São Paulo, não sabia que a chuva impactou os bairros nobres de poa!! Sou gaúcha mas resido em são Paulo a mais de 20 anos.
A chuva impactou todos os bairros.
Será, será que o desmatamento das floresta do Brasil esta chegando a conta com estes temporais, ciclones, enchentes e furações? Será q a conta vai chegar e quiçá os brasileiros vão cair na real que as questões de proteção a florestas ao meio ambiente é extremamente importante.
Apesar de discordar das ideias e falas da Anielle Franco achei o vídeo extremamente bem abordado, parabéns por mais uma aula!
Na música, na moda e nos esportes, atualmente, as pessoas de maior destaque no Brasil e no mundo são negras, apesar do racismo estrutural, curioso, não?
Pois é, só vejo negros e pardosidia atualmente
*Nós brancos somos melhor do que eles em tudo. 😏*
Sempre uma grande aula.
Pode me dar uma ajuda? Eu quero muito continuar vivendo,ser feliz e ter filhos; mas vejo muitas pessoas dizendo que não dá mais para reverter as mudanças climáticas e que o futuro é caótico e quem defende que ainda dá para reverter as mudanças climáticas é negacionista. Oq eu faço? Isso é verdade? Eu não nego que aquecimento global existe,sei que ele é real,mas acredito que ainda dá para reverter e já vi certas previsões que os cientistas erraram (Nova York estaria submersa em 2019,Amazônia seria um deserto em 2010,não existiria mais neve em 2000 etc.). Fico com medo de não haver mais as atuais cidades costeiras pois elas estarão submersas,de faltar comida,não existir mais frio nem neve,nem vida habitável nas zonas equatoriais/tropicais etc. Já vi notícia de que o buraco na camada de ozônio diminuiu. Já vi uma notícia dizendo que a camada de ozônio não ajuda a diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Mas já vi notícias antigas que diziam que as mudanças climáticas eram sim causadas pelo buraco na camada de ozônio.Muitas pessoas falam de amenizar as mudanças climáticas ou se preparar/adaptar a elas porque não dá mais para reverter. Eu não quero amenizar, quero reverter mesmo. E eu acredito que ainda dá para reverter. Têm certeza de que não dá para reverter as mudanças climáticas? Vi também uma menina de Bangladesh dizendo que para combater as mudanças climáticas temos que descolonizar o sistema; ou seja, odiar os EUA e a Europa para combater as mudanças climáticas. Acho desnecessário isso. Eu planto árvores,economizo água;vejo os governos,as pessoas,os políticos,os países e os cientistas colaborando para o meio ambiente e ajudando a combater as mudanças climáticas mas ainda assim vejo gente falando que não adianta perder tempo plantando árvores e substituindo carros à combustíveis fósseis por carros elétricos pois as mudanças climáticas são irreversíveis. Se não dá mais para reverter as mudanças climáticas, do que adianta perder tempo tentando salvar um planeta que não tem mais solução? Por favor,me ajude. Estou nervoso e ninguém me responde,me ajuda. É uma porta fechada com 900 cadeados!
Ótimo texto. Acredito inclusive que ele seja retórico.
Tu sabe que isso é uma desculpa que você usa pra ser medíocre, né?
Muda pra Guiné Bissau , Moçambique ou Angola.
É algo muito grande e complexo, ninguém tem a fórmula do bolo. Mas resumindo, se principalmente os mais ricos do mundo não repensarem o consumismo, vai dar mais ruim ainda!
O que ela fez foi perfeito: estamos agora debatendo mais um assunto que estava debaixo do tapete: a desigualdade na geografia das cidades.
Excelente abordagem! Penso igual!
Que honra! KKK
Não posso ver de amanhã ,mais adoro ver o peninha, além de aprender me diverto mt😂😂😂😂😂😂
Mano se o Eduardo Bueno está de uma lado, eu to do mesmo! 👏👏👏👏
Concordo plenamente professor. Tentar inflar conceitos tão diversos apenas descredibiliza a tema que se tenta defender.
Imperdivel este Peninha, estou no bus e abro cellulare soltanto porque è hora dele, escrevo e escuto, somente neste caso,abracos da Italia
Muito bom. Oprimidos do mundo, uni-vos!
800.000 escravos brancos também.
E são 3.5 a 5 milhões. Não há número exato de escravos negros.
Em um país tão miscigenado quanto Brasil, racismo estrutural faz muito pouco sentido. A tragédia do Brasil é algo que todos dividimos.
As condições de trabalho para imigrantes aqui, em grande parte, seria interpretada como trabalho escravo hoje. Inclusive imigrações recentes, feito a japonesa, que foi cheia de absurdos.
Países africanos também tiveram muitos escravos brancos. A única diferença entre os europeus, africanos e os indígenas no Brasil, é que os europeus eram mais competentes em sua brutalidade. Se o Brasil fosse devolver a terra para os indígenas, pra qual tribo devolveríamos? Toda terra era de alguém, até o momento que não mais. Haviam disputas de território, escravidão e tortura, em todos os continentes.
Terra onde cachorro comia cachorro. Simples assim.
O homem é o lobo do homem. Sou obrigado a dizer. Porque a relação entre oprimido e opressor é bem assim. Pela oportunidade. Entre seres humanos, a oportunidade faz a presa, não a natureza.
Sabe, na Coreia do Norte, se seus pais ou avós cometerem um crime, toda a família ou é presa ou perseguida e severamente penalizada. Essa ideia de responsabilidade compartilhada, me lembra dessas estratégias de controle de massas, muito comuns em regimes brutais e autoritários. Mas não estudei o suficiente sobre isso, pra contar mais sobre.
Ah. Mas falando de políticas de estado distópicas e racismo. A legalização do aborto nos EUA recebeu apoio de políticos racistas, que votavam a favor de políticas de segregação. Sabe quantos anos levou para tal lei matar tantos negros quanto quase 4 séculos de escravidão nos EUA? 3 décadas. Até hoje pode conferir. 930,160 abortos legais em 2020 (ultimo senso). Biden parou de fazer anualmente. Mulheres negras são 3 vezes mais propensas a abortar que outras etnias. Em média 900 por dia hoje. Mais de 20 milhões desde 1973. Em metade dos Estados, o aborto é permitido até 8~9 meses.
É tudo uma questão de quem pode. Quem pode, é inocente.
Essa senhora disse que o termo BURACO NEGRO é um termo racista. Isso só mostra o quanto é despreparada, que nada sabe, assim como grande parte de nossos políticos, que não possuem preparo algum.. E assim caminhamos, como um país completamente condenado.
Parabéns Eduardo muito bem explicado. Lutar pelo racismo e pela desigualdade, onde afeta os negros, pardos e brancos pobres que vivem as margens da sociedade.
Eu voto no Eduardo Bueno para o próximo Imortal da Academia Brasileira de Letras.❤
Tu é muito massa cara. Hj caiu na discursiva pro ministério de meio ambiente justamente esse tema. Valeuuuuuuuuu
So de olhar essa Ministra ja me causa uma dor por dentro
Fantástica a análise! Como fala rápido essa inteligência!