O Senado redigiu o seguinte artigo de lei: "Aos regimes próprios de previdência social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios aplicam-se as mesmas regras do regime próprio de previdência social da União, exceto se preverem regras mais rigorosas quanto ao equilíbrio financeiro e atuarial." Eu usaria o futuro do subjuntivo no verbo "prever" acima. Mas, aparentemente, usaram o infinitivo pessoal. Está correto esse uso?
Acho que sua observação é correta. Se substituirmos o verbo PREVER por FAZER: Exceto se FAZEREM regras (infinitivo) Exceto se FIZEREM regras (futuro do subjuntivo) A segunda opção é a correta, gramaticalmente e ao nosso ouvido também. Então, o correto seria ... exceto se PREVIREM regras mais rigorosas... O conector “SE” também pede verbos no subjuntivo. O senado tem bons redatores, inclusive tem um site com dicas de português. Mas... professor também erra. Obrigada. Foi um esclarecimento útil a todos nós.
@@Foneticandoportugues Muito obrigado pela resposta! É um projeto de Emenda à Constituição. Já foi para a Câmara dos Deputados para apreciação. Espero que corrijam por lá antes de colocarem na Constituição!
Que bom saber que minha dúvida fazia sentido kkk
@@blablablablablablau Deu pra esclarecer?
@@Foneticandoportugues esclareceu sim. Obrigado pela aula
O Senado redigiu o seguinte artigo de lei:
"Aos regimes próprios de previdência social dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios aplicam-se as mesmas regras do regime
próprio de previdência social da União, exceto se preverem regras mais
rigorosas quanto ao equilíbrio financeiro e atuarial."
Eu usaria o futuro do subjuntivo no verbo "prever" acima. Mas, aparentemente, usaram o infinitivo pessoal. Está correto esse uso?
Acho que sua observação é correta.
Se substituirmos o verbo PREVER por FAZER:
Exceto se FAZEREM regras (infinitivo)
Exceto se FIZEREM regras (futuro do subjuntivo)
A segunda opção é a correta, gramaticalmente e ao nosso ouvido também.
Então, o correto seria ... exceto se PREVIREM regras mais rigorosas...
O conector “SE” também pede verbos no subjuntivo.
O senado tem bons redatores, inclusive tem um site com dicas de português. Mas... professor também erra.
Obrigada. Foi um esclarecimento útil a todos nós.
@@Foneticandoportugues Muito obrigado pela resposta! É um projeto de Emenda à Constituição. Já foi para a Câmara dos Deputados para apreciação. Espero que corrijam por lá antes de colocarem na Constituição!