Os Chistes e sua relação com o inconsciente | Freud, 1905 - Parte 2

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 янв 2025

Комментарии • 6

  • @joaovictolealsales4792
    @joaovictolealsales4792 9 месяцев назад

    Cara, estou desenvolvendo uma pesquisa no curso de História sobre o rock cômico brasileiro e utilizo na parte teórica esse trabalho do Freud e outro do Henri Bergson. Não sabe como seu canal está me ajudando muiitoo!! Parabéns pelo conteúdo de qualidade e continue firme aqui pelo RUclips.

  • @canalprofetabruno3048
    @canalprofetabruno3048 3 года назад

    .Gostei bastante sucesso também sou RUclips nunca desisti ..

  • @matchmeparceria
    @matchmeparceria 3 месяца назад

    Querido prof, estou aqui ouvindo teus videos sobre o chiste… pensei que o chiste racional (caso do caminhão de concreto que concretiza sonhos de natal) não configuraria exatamente chiste no sentido psicanalitico se pensado…. O chiste é espontâneo e solta um segredo escondido, por assim dizer, para ser configurado como uma das manifestações do inconsciente, concorda? Bom, pensei tb no politicamente correto. Será que ao vigiar constantemente nossas palavras estamos a dificultar chistes ou, ao contrario, chistes e ironias são as únicas fornas de comunicarmos algo proibido hj pelo politicamente correto? Por fim, queria te perguntar se na clinica os chistes são comuns, pois imagino que não pelo refinamento de linguagem que pressupõem. Obrigada por seu canal maravilhoso e parabéns pelo livro 🙏🏻😘

    • @psicanalisecitacao
      @psicanalisecitacao  3 месяца назад +1

      @@matchmeparceria olá. Em relação ao chiste do caminhão ele é como os exemplos dados por Freud, chiste em potencial. Uma vez que Freud os conta ou que eu relato aqui ou que se espalha na Internet é como você disse, deixa de ser exatamente um chiste e vira meio que uma anedota. Mas mesmo no texto do Freud tais distinções entre chiste, anedota, humour, cômico, etc não é tão precisa. Quanto a linguagem atual sempre irá haver o que é aceito ou não pelo contexto social, então não acho que interfira na quantidade de chistes, nem diminuiu nem aumenta, acho que o tipo de chiste sim sempre irá variar de acordo com o contexto social e os tabus que ali operam. Valeu pelo retorno. Abraços.