Cidade Pequena e Subemprego

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 ноя 2024

Комментарии • 129

  • @subemprego
    @subemprego  20 дней назад +5

    ✅ Liberte-se do Subemprego: bit.ly/Imersao-Liberte-Se

  • @zinhorx
    @zinhorx 20 дней назад +42

    O cara que não é de cidade pequena e decide ir morar lá, a última coisa que o cara deve buscar é trabalho. No mínimo, vc deve ter uma renda passiva ou estar concursado. Não existe migrar para o interior e procurar trabalho. O que vc busca em cidade pequena é a paz e tranquilidade.

    • @TheSuperTour
      @TheSuperTour 20 дней назад +4

      Mas você tem RAZÃO mesmo! 👏👍

    • @niick_1994
      @niick_1994 20 дней назад +8

      Exatamente. Ou ser home office de alguma grande empresa.

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 20 дней назад +6

      Dependendo da cidade e do local exato que você for morar pode não ter a paz e tranquilidade que você deseja.
      O pessoal idealiza demais, a maioria viaja na maioneses buscando uma fuga pra realidade que está vivendo e não o agrada.
      Em cidades pequenas, inclusive zona rural há consumo de drogas, alcoolismo, vizinho folgado, problemas com menores e outras coisas que também existem nas maiores e é aí que muitos quebram a cara.
      Cidade pequena não é o reino encantado onde todos se amam.
      E deixo bem claro: O problema das pequenas cidades não é só emprego.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +2

      Algumas pessoas vão em busca de custo baixo e esquecem que precisam de emprego para manter a vida e aí a coisa desanda um pouco.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +4

      @@Anonimo-rh1no Isso é verdade. Tem local que as casas são tão coladas que sua vida é conhecida por todo mundo.

  • @erickz6828
    @erickz6828 18 дней назад +9

    Saí de São Paulo pra ir morar no interior e foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Salário diminuiu mas o custo de vida é bem menor e tenho muito mais tempo. Comecei a fazer até musculação, eu que sempre fui sedentário e repudiava exercício fisico, e pasmem, ganhei 15 kgs de massa muscular em 2 anos. Ansiedade foi a zero, depressão desapareceu. Não há nada mais importante do que paz e tranquilidade. Do que adianta ter tanto dinheiro se vc vai ficar doente e morrer?

    • @subemprego
      @subemprego  18 дней назад +1

      Quem consegue essa combinação realmente é maravilho. Emprego + casa + bem-estar... Tem gente que não se acostuma com a tranquilidade do local. Luz no caminho.

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 12 дней назад

      São Paulo não é a única opção fora das pequenas cidades e nem de longe é a comparação mais adequada.
      Há pessoas com depressão ou ansiedade nas pequenas cidades e zona rural. Alcoolismo e consumo de drogas também.

  • @felipesantos6527
    @felipesantos6527 20 дней назад +37

    Emprego nesse tipo de lugar é quase impossível de conseguir tem que ser amigo do prefeito e olhe lá.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +7

      São locais praticamente sem emprego. As famílias com pequenos comércios tradicionais colocam pessoas conhecidas. É igual no bairro das grandes cidades... é complicado.

    • @felipesantos6527
      @felipesantos6527 20 дней назад +4

      @@subemprego pior que isso é uma tendência no Brasil inteiro. Nas grandes capitais, ainda dar para achar um subemprego com muita luta; já nesses interiores não existe isso.

    • @cmb4tw2800
      @cmb4tw2800 20 дней назад +2

      Moro em uma cidade pequena (20k hab) que é muito próspera, tem muita indústria e emprego de sobra. Aqui não tem criminalidade, não tem favela e as casas não tem muros. Todo mundo se respeita. 🙏🏼🙏🏼

  • @Anonimo-rh1no
    @Anonimo-rh1no 20 дней назад +19

    Eu fiz o comentário citado no vídeo, agradeço a citação e reafirmo, cidade muito pequena é uma merda e quanto menor mais merda é. E detalhe que moro numa cidade na região Sul.
    E não é só pela questão de emprego. Acho a vida social sofrível. A sociedade numa cidade pequena é de castas, as pessoas tem rótulos e tudo funciona no sistema de cartas marcadas organicamente.
    Como a mesmice é a regra, é muito mais difícil mudar de vida num local assim, porque aqui é mais difícil de sair de determinados ciclos sociais e entrar em outros. Numa cidade pequena seu colega de trabalho vai na mesma igreja que você, no mesmo supermercado, te vê na rua etc, logo os universos se confundem, fofocas se espalham facilmente, mentiras viram verdades e você não tem um ambiente novo ou diferente pra respirar novos ares.
    Nas cidades maiores se você quer recomeçar sua vida foi zero é muito mais fácil. Você muda de bairro e/ou de emprego e muda tudo, são outras pessoas que não te conheciam e você pode estabelecer novos relacionamentos não viciados. Em cidades pequenas não é bem assim, aqui as pessoas passam boa parte da vida nas mesmas dinâmicas, com as mesmas referências, mesmas conversas, histórias etc. Passou a pouco as eleições, houve os mesmos papos furados que conheço a anos...
    Quem é jovem, dinâmico, gosta de estudar, trabalhar etc, não faça a cagada de ir pra um lugar desses. Eu até peço desculpas por ser até certo ponto repetitivo, mas é importante fazer um contraponto realista a um senso comum parcial que muitos tem na sua mente e que vem repetidamente sendo divulgado na internet.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +3

      Seu comentário é de suma importância e relata bem a vida de uma pessoa que deseja fugir do básico, do comum e por isso carrega esse desejo grandioso de mudança.
      Faça o máximo para manter essa linha de pensamento porque isso vai te ajudar a mudar de vida.

    • @cmb4tw2800
      @cmb4tw2800 20 дней назад +1

      Eu costumava pensar assim, até que me mudei para uma cidade pequena (20k hab) muito próspera e rica, com emprego de sobra, e com tudo que tem de bom em uma cidade grande, só que sem os problemas. Aqui ninguém é assaltado, não tem favela nem muros nas casas. É um verdadeiro paraíso mesmo.

    • @cmb4tw2800
      @cmb4tw2800 20 дней назад +2

      Existem cidades de interior extremamente pobres e falidas, que pararam no tempo e não se desenvolvem, mas existem outras que são muito prósperas e são verdadeiras pérolas escondidas no país, com casas boas e acessíveis, investimento em indústria e agronegócio, bons empregos, entretenimento, restaurantes, serviços, segurança, saúde, etc.

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 20 дней назад +3

      ​​​@@cmb4tw2800A cidade o de você mora não é a regra. A maioria das cidades de até uns 30k habitantes não se enquadra no que você diz
      E vale dizer que em cidades pequenas mesmo com alguma atividade industrial os salários são baixos e muitas vezes sem benefícios.
      Uma cidade de 20 mil habitantes dificilmente vai oferecer os mesmos serviços, cursos e qualificações que cidades maiores.
      Outro ponto, cidades pequenas geralmente não tem favelas, mas é muito comum que tenham déficit habitacional, muitas pessoas que recebem bolsa família e outros auxílio além de outros benefícios governamentais, ou seja, pobreza. A maior diferença é que essa pobreza fica mais disfarçada e menos aglutinada, mas existe.
      O Brasil em geral não é nivelado por cima e digo isso tendo morado em cidade grande, morar em pequena e conhecer outros Estados.
      Por fim, em locais de interior mais desenvolvidos ou em desenvolvimento dificilmente os valores dos imóveis são acessíveis, a tendência natural é a valorização dos mesmos, principalmente no Sul, Sudeste e Centro Oeste.

    • @Lucas-wm9uk
      @Lucas-wm9uk 20 дней назад

      bem assim msm, sou de cidd pequena 15 mil habitantes, e aqui e desse jeito, nao tem empregos, o q tem e mercado, servente de pedreiro e uma usina de alcool q a escala e 5x1 voltando que PASMEM, É MUITO PIOR QUE A 6X1, se quer estudar precisa ir pra cdds maiores por perto, fofocas, falação e picuinha da sua vida na boca dos outros é normal, mulheres metidas e sempre as mesmas, fds e so beber cerveja procura beira de rio ou chacra e nem lazer tem tem, as msm pessoas, os msm ciclos sociais sempre querendo ou não, cdd pequena igual a minha e bem pior quanto mias pequeno mais pior, uma cdd acima de 100 mil já é menos pior nesse sentido, aqui vale a pena so pra quem e concursado ganhando ai acima de 6k por ms ai acho q ta de boa, se tolera mais facilmente, igual dito o comentario do amigo e do video, se quiser crecer vai pra uma cidade grande que tem oportunidades, por aqui e isso

  • @ramosbrunna
    @ramosbrunna 20 дней назад +14

    Conheço cidades pequenas que não há uma agência bancária, rodoviária, delegacia, corpo de bombeiros, Samu,... vivem na idade média.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +2

      Isso acontece muito porque não tem demanda. A pessoa precisa de uma moto e ter grana suficiente para se virar com tudo.

  • @rene8846
    @rene8846 19 дней назад +7

    Eu nasci e cresci em uma cidade pequena, 22 mil habitantes no interior de Rondônia, aqui tudo é difícil, saúde, trabalho, se você não tiver um carro ou uma motinha pra se locomover está lascado. Há 1 mês atrás saí pela primeira vez pra fora do estado, fui direto pra capital paulista, conhecer e fazer um curso de reparo de central de injeção eletrônica (pretendo empreender), fiquei 1 semana lá, depois 1 semana em Itupeva/Jundiaí, e lá achei tudo mais fácil, principalmente pra quem não tem carro ou moto, pra se locomover, eu quase nem sentia falta da minha moto. Estou planejando voltar pra lá pra morar, cidade pequena é uma 💩.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад +1

      Meus parabéns pela iniciativa. Muita luz em seus planejamentos e ações.

  • @Ella-pk3en
    @Ella-pk3en 19 дней назад +7

    Me mudei pro interior pra ter casa própria. Sai de um lugar perigoso no rj pra um lugar onde a violência não cresce. Em contrapartida desenvolvi depressão e meu parente que veio comigo também. Costumo pensar que a gente ta vivo e bem, sem risco de um assalto na porta de casa ou tiro no muro, mas, caramba, a gente ta se afundando vivendo aqui. Basicamente sacrifiquei as oportunidades de uma pessoa jovem por causa da violência, do medo

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Você terá que construir significados de vida com alguma atividade como sítio, plantação, pintura, internet e outras coisas para ter atividades. Nem todo mundo gosta do silêncio.

  • @viniciusnogueira9434
    @viniciusnogueira9434 20 дней назад +13

    Se cidade pequena fosse tão bom assim, não teria muita gente saindo da cidade pequena e querendo ir se aventurar numa cidade grande. Cidade pequena só é bom quando vc tem uma situação estável. Quando vc tem um salario bom (tipo quando vc ta aposentado) e pode se dar ao luxo de viver num lugar menor. Mas mesmo assim é complicado ate pq as opções de entretenimento e saúde são muito menores. As pessoas tem que parar de endeusar as cidades pequenas como se fosse a melhor solução pra qualidade de vida e não é.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +2

      Realmente as limitações são bem grandes e a pessoa precisa encontrar algo para fazer para conseguir suportar as rotinas. Quem tem alguma renda, pode usar do custo baixo da cidade para viver viajando para outras cidades próximas (se tiver grana). Os desafios são enormes o tempo todo.

  • @vinnynarkia1641
    @vinnynarkia1641 20 дней назад +8

    Eu morava em Brasília, ia estudar na unb e tinha outros planos tbm, mas tive que retornar para minha cidade no interior, e pretendo sair daqui em breve, e não voltar mais, so se for a passeio, pq pra quem quer crescer na vida aqui definitivamente não é o lugar.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +2

      Tem locais que são limitados mesmo e não vão mudar. A pessoa que quer mais, vai precisar sair do lugar para obter mais resultados. Luz em seu caminho.

    • @JoseSantos-jj5yv
      @JoseSantos-jj5yv 19 дней назад

      DF é só pra concursos.

  • @jamespablo5536
    @jamespablo5536 19 дней назад +9

    Vou deixar meu relato aqui mesmo sendo a exceção...
    Tenho 34 anos, sou formado em farmácia com pós em manipulação e análise laboratoriais e química com pós em química forense, até 2018 trabalhava em uma rede de farmácia que faz manipulação em são Paulo capital, o meu último trabalho foi fazer engenharia química reversa no ozempic para manipular no Brasil e vender um pouco mais barato que a original...
    Em 2019 a rede foi comprada por uma marca maior, e todo mundo que recebia 1 real a mais que o piso estipulado pelos conselhos ou pelo sindicato foi demitido e não absorvido pela nova empresa...
    Eu fiquei 1 ano sem trabalhar por ser "qualificado demais" e não poder receber menos que meu salário anterior...
    Eu decidi ir pro interior de SC uma cidade com 7mil habitantes, troquei meu carro por 5 hectares e minha moto por ferramentas manuais, eu só tinha gasto com água, luz e internet ( anual ITR imposto de propriedade rural)
    Meu 1° lucro real no interior foi a 1 ano e 4 meses atrás por falta de experiência...
    Se você for morar no interior precisa ser muito amigo de todos seus vizinhos para fazer trocas (escambo), o que eu tinha muita resistência para fazer...
    A parte ruim de ter muito contato com as pessoas é que elas vão saber tudo da sua vida...

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Muitos desafios em tão pouco tempo de vida. Realmente, local pequeno em que as pessoas são próximas demais, você não tem privacidade porque todo mundo sabe a hora que você toma banho, dorme, acorda, etc.

  • @Lucaswingao
    @Lucaswingao 20 дней назад +7

    Nossa descreveu minha cidade Campo Alegre de Lourdes Bahia não tem nada nada nada , vicem se politicagem você definha com os anos entra em depressão o bom é que não há criminalidade, barulho, o clima é bom

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад

      Nesses locais a pessoa fica dividida entre sair da cidade e ter saúde da família ou ficar por lá e limitar os desejos.

    • @JoseSantos-jj5yv
      @JoseSantos-jj5yv 19 дней назад

      Eu vi as fotos dessa cidade aqui na internet, é bem pequena.

  • @Munduo_VFX
    @Munduo_VFX 20 дней назад +11

    Fato tudo oque foi dito! Eu morava na zona sul de São Paulo e hoje estou no litoral de Sp e aqui não têm nenhuma indústria, todos os serviços públicos são péssimos e o pouco trabalho que têm é horrível, todos os empregos aqui só dão 1 folga por mês e olhe lá, benefícios como VR etc... esquece! Vale transporte tmb o empregador até pergunta se vc têm uma bicicleta porquê ele não vai te dar nem se que o dinheiro dá passagem, carteira assinada é só um sonho, em resumo é um ótimo lugar pra se morrer e não trabalhar!

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +1

      As realidades do país são bem complicadas. Recebo muitos relatos aqui de locais que nem registram as pessoas mesmo.

    • @Lucaswingao
      @Lucaswingao 20 дней назад +1

      Se o litoral que vc tiver falando for Santos eu já arrumei trabalho lá e tinha os mesmos benefícios da capital

    • @Munduo_VFX
      @Munduo_VFX 19 дней назад

      @@Lucaswingao Já me falaram que em Santos é muito bom mesmo amigo mas aqui não é Santos é Itanhaém e eu nem falei 1/3 das coisas que acontece aqui.

    • @Munduo_VFX
      @Munduo_VFX 16 дней назад

      @@subemprego Se vc só isso tava bom querido, trabalhei assim por 9 anos e em SP em contra partida eu ganhava super bem com todos os benefícios com cesta básica e um VR generoso e eles ainda pagavam a minha faculdade por isso fiquei lá por tanto tempo já aqui não dá nem pra sonhar com isso.
      Além de tudo oque vc mencionou no vídeo já ouvi até falar de crimes como assédio sexual assédio moral é tão comum que aqui já nem é visto como crime. Os proprietários não podem nem usar a desculpa que aqui por ser praia o movimento é baixo e se não for assim eles vão falir, trabalhei em um restaurante pizzaria aqui e fui pesquisar esse restaurante têm 3 restaurantes bem localizados em lugares estratégicos aqui, tudo feito com mão de obra privatizada e escrava! E se vc abre a boca pra reclamar desse tipo de condição ainda é chamado de vagabundo!

    • @reddiamond3842
      @reddiamond3842 День назад +1

      Morei pouco tempo em Caraguá e fiquei com essa impressão

  • @TheSuperTour
    @TheSuperTour 20 дней назад +5

    6:30 - A partir deste trecho do áudio é só PEDRADA! É exatamente isso o que acontece com a maioria do público que "tenta" empreender, mas que não encaram isso como algo sério e motivador que fará uma diferença em suas vidas. Eu também já cometi esses erros, não minto, entretanto hoje percebo as minhas burradas feitas na época em que eu fui obcecado cegamente por grana momentânea. É porque começa assim: o empreendedor "afegão-médio" do Brasil se rebela contra o _patrão opressor_ e mergulha na odisseia em querer montar o próprio negócio, deixando de lado os planejamentos mais basilares exigidos para se tocar uma empresa própria; no final das contas a frustração é inevitável... e isto não é por acaso! Bom vídeo! 👏👍

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +2

      Você entendeu muito bem a mensagem real das coisas. Empreender é um desafio muito grande porque o custo é alto e muitos negócios não encontram viabilidade a longo prazo.

  • @znyfller
    @znyfller 20 дней назад +4

    Bom, o vídeo apareceu na timeline então vou dar meu depoimento sobre morar em cidade pequena: Eu estava em Curitiba - PR no início desse ano, então fui para São Paulo pra "tentar" a vida (fui morar sozinho e tinha em mente arrumar um trabalho, focar nos meus empreendimentos por fora etc), mas ai acabei que não me adaptei a cultura e o jeito da cidade, muito poluída e ruim, até que decidi vir morar no sul de SC pelo fato de que tenho família aqui e que, grandes empresas multinacionais (por exemplo: Mueller, Metizza, Hercules, dentre outras que todas as sedes estão aqui na região), e a mão de obra é escassa pra caramba. As empresas na região praticamente choram pra você trabalhar.
    Resumo: cidade pequena vale a pena sim! Só que você tem que saber onde vai se enfiar. Um sertão da vida não faz sentido ir morar lá mesmo, ainda mais se a pessoa quiser trabalho (é difícil), agora zona rural, lugares afastados, cidades pequenas (e desenvolvidas) e que como eu disse acima: de preferência uma região com mão de obra é escassa, eu diria pra ir ser medo.
    Atualmente eu presto serviço pra uma empresa multinacional de motores elétricos, tenho uma loja online, empreendo em outras coisas por fora, e detalhe pra quem for curisoso: ganho numa faixa de 4k até 7k na empresa, vale alimentação, auxílio de estudos, participação de lucros (altíssimo), dentre milhares de coisas, mas tudo porque eu decidi sair de onde eu estava e procurar algo melhor. Enfim, sucesso pro canal. 🙏

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 19 дней назад +1

      Com a migração que está tendo pra SC a tendência é haver uma mudança parcial no perfil desse Estado.
      Pelos comentários você pode ver que seu perfil está longe de ser regra.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Seu caso realmente é bem diferente da maioria da s pessoas, mas se todo mundo ir para essa cidade, o cenário muda.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      @@Anonimo-rh1no É algo que dá pra reparar mesmo em vários conteúdos na internet. O mercado vai ser adaptar com imóveis e empregos. Acredito que chega em um limite que falta emprego e as casas ficam caras até mesmo pra aluguel.

  • @cainaoliveira7367
    @cainaoliveira7367 20 дней назад +3

    Cresci em cidade pequena, aqui a maioria dos empregos são de quem é concursado, prefeitura (contratados) que servem para movimentar as eleições na época da política e empregos no comércio de maneira geral (os piores). Existem profissionais autônomos que ganham relativamente bem, mecânicos, marceneiros, eletricistas, às vezes algum pedereiro muito bom que consiga ganhar em cima de outras pessoas. Apesar dos pesares, não queria nunca sair do interior, é bom demais. Você economiza (tempo e dinheiro), se você for bom no que faz é mais fácil se destacar do que em uma cidade grande e me sinto bastante seguro.
    Uma pessoa com uma renda de R$ 5000 aqui pode-se dizer que pode luxar.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Em alguns momentos a conta fica muito bacana mesmo. Tendo uma casa e morando em um local mais barato, a coisa realmente muda fácil.

  • @ketelineduarda7889
    @ketelineduarda7889 17 дней назад +4

    Não vejo a hora de sair e ir pra outra cidade. Aqui onde moro não tem espaço pra mim!

    • @subemprego
      @subemprego  16 дней назад +1

      É um desafio, mas quem deseja mudança é um caminho a ser seguido.

  • @leandroweirich4487
    @leandroweirich4487 19 дней назад +2

    Isso depende muito de qual cidade/região. Tem cidades pequenas que precisam sim de muita mão de obra. Mas de fato o ideal é ter uma renda passiva. A questão da cidade pequena é pra quem quer mais natureza e paz, se você se importa com castas sociais, grupinhos, fazer amizades, estar no meio de pessoas...melhor ficar na cidade grande mesmo. Eu moro no interior em um sitio pequeno que comprei, tenho uma renda passiva e uma pequena empresa na cidade, mas vivo isolado dentro de casa lendo, jogando, e quando saio é para pescar, acampar, caminhar na mata, andar de moto, etc. Vou na cidade uma vez na semana comprar algumas coisas, ir em um restaurante, verificar meu comercio e já volto pro sitio. A questão do transporte eu concordo, mas com uma moto você já faz tudo o que precisa, até porque praticamente não tem transito e com isso também não tem quase acidentes. As despesas você pode facilmente reduzir com um investimento inicial, eu tenho poço e uma bomba no riacho para irrigar a horta (por falar nisso a horta já me salva com todas as verduras que preciso). Tenho energia solar também... e você também pode comprar produtos baratos com produtores locais e feiras locais, que inclusive são mais orgânicos. Eu digo do sitio mas na cidade tudo também é mais fácil, você pode construir uma casa sem projeto, sem nada, que dificilmente vai ser fiscalizado, enquanto em cidade grande você gasta uma fortuna apenas para se adequar as exigências da prefeitura, arquiteto, etc. Além disso de forma geral a vida é mais simples e sossegada, é como eu disse, é pra quem quer paz, natureza, etc. Eu não recomendaria pra quem está iniciando a carreira, o ideal é sim ir com um valor pra investir e já estar meio aposentado. Eu gastei cerca de 150k com o sitio, 100k com a casa e as benfeitorias de água, energia solar, etc. Obs: minha casa tem 45m2 mas é muito bem feita, com materiais de primeira, saiu barato porque não paguei uma taxa sequer, nem fiz projeto, foi tudo direto com o pedreiro. Tenho uma renda passiva de 6k e a empresa na cidade me dá mais uns 6k liquido, vivo muito bem. Devo gastar uns 3k por mês para me manter (isso vivendo bem), só gasto mais se for viajar.

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 19 дней назад +1

      A questão não é se importar. Eu fiz uma descrição do que vi, vivi e vivo desde que moro aqui.
      Meu objetivo é passar uma visão mais ampla, além do mercado de trabalho. Pra você isso pode não ser importante, mas pra outras pessoas será.
      Da mesma forma que o que você descreveu também não será do interesse de todos.
      Quanto a natureza... Várias pessoas comentam sobre curtir a natureza e no fim das contas o passatempo popular é beber.

    • @leandroweirich4487
      @leandroweirich4487 19 дней назад +1

      @@Anonimo-rh1no Sim, é de pessoa pra pessoa, mercado de trabalho que você descreve é irrelevante pra quem já está aposentado ou tem renda passiva. Isso vai da situação de cada um. Beber todo mundo bebe em todo lugar, seja cidade pequena ou grande. Cada um tem que saber o que mais gosta e o período da vida em que está. Se eu estivesse no início da carreira iria pra cidade grande juntar dinheiro e posteriormente iria pra cidade de interior pra morar. Tudo em último caso se resume a dinheiro, se você tem dinheiro você consegue uma vida boa em qualquer lugar, porque o dinheiro te possibilita isso, observe os problemas que você descreveu, 90% deles se resolve com dinheiro. Então o ideal é conseguir dinheiro primeiro, depois decidir com base na sua personalidade onde você quer viver. Não é uma questão de ser bom ou ruim, é uma questão de recursos e escolha pessoal. Mas existem sim cidades do interior onde você consegue um bom emprego e com renda alta, depende o local e a profissão, mas é claro que como a cidade é pequena as vagas são limitadas, em cidades grandes tem mais oportunidades mas também tem mais pessoas para competir. O mesmo se dá com o comercio, tem menos concorrência. Tudo é uma questão de observar o que falta no lugar onde você está ou quer estar, e daí atuar nessa área. Lembre-se também que o problema principal do nosso País são as pessoas e não os locais, os brasileiros são em sua maioria alienados, analfabetos funcionais, viciados, etc. Essas pessoas se dão mal em qualquer lugar, porque o problema está nelas.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Para os amantes de uma vida em paz, é perfeito. Se estivesse na cidade cidade como são paulo e vivesse de luxos, possivelmente não teria a empresa e já estaria com as dívidas no limite.

  • @iokai_dosertao4376
    @iokai_dosertao4376 20 дней назад +6

    Cidade pequena se resume a fofocas e todos os problemas em decorrência disso. A causa (acredito) é a falta de se ter o que fazer - literalmente - e de ter grandes preocupações.
    Independente do estado é a mesma porcaria (talvez os do sul sejam melhores pela cultura mais fechada), ficar uma semana ou um mês é ok, fique um ano e preste atenção como não vão começar a se intrometer na sua vida.
    O bom é que realmente a violencia e uso de drogas é muito reduzido quando comparado a capitais, aqui mesmo é tudo casa e não se usa grades nas janelas, ou muros com arame farpado.
    Essa é a minha experiencia tendo morado numa cidade de 7k de habitantes por 20 anos no interior de MG.
    🤡👎

    • @gabrielloureiro9145
      @gabrielloureiro9145 19 дней назад +5

      Eu moro no Interior de SP e concordo, a grande maioria das pessoas de Interior são fofoqueiras e querem se intrometer a todo custo na sua vida. Falta do que fazer mesmo devido a cidade ser pequena 😂😂😂.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Realmente acontece mesmo esse "fenômeno da desocupação".

  • @JoseSantos-jj5yv
    @JoseSantos-jj5yv 19 дней назад +2

    Nasci em cidade pequena no interior do RS com uns 100 mil habitantes, não tem industria e vive do comercio local, com 20 sai e fui morar me SP onde fiz varios cursos na área tecnica, porém o custo de vida é muito caro na capital SP e pretendo ir pra uma cidade menor, mas não muito pequena, na média de uns 500 mil a 1 milhão de habitantes, tipo Ribeirão Preto, SJC, Campinas, Sorocaba , etc...

    • @subemprego
      @subemprego  18 дней назад +1

      Tem que ter coragem de buscar um local que atenda as demandas... É igual sair do subemprego, a pessoa até quer, nem nem todo mundo quer trilhar um novo caminho. Luz.

  • @enoque-l5m
    @enoque-l5m 19 дней назад +3

    Depende muito do tamanho da cidade pequena. Moro numa cidade de 57 mil habitantes TOP aqui em Frutal MG o que falta é gente pra trabalhar. Tô fora nunca mais moro numa capital

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Realmente são muitas situações diferentes.

  • @GustavoHenrique-qy6qu
    @GustavoHenrique-qy6qu 20 дней назад +10

    Sou de uma cidade pequena no interior de Pernambuco, emprego aqui só na peixada. Quando se é amigo de algum político você até cresce, empresas apenas duas dão empregos com salários baixíssimos pra se matar de trabalhar. Comércios pequenos também é difícil arrumar algo, até mesmo cidades com comércio maior é difícil.
    Pessoas como eu meio que já desistiram do mercado de trabalho, o foco é concurso público com uma concorrência ainda mais absurda, passar e ainda correr o risco de nem chamarem ou ficarem te cozinhando por anos. A situação do Brasil é cada vez mais pior.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад

      Você já é uma pessoa que tem uma visão mais real das coisas, mas tem gente que acaba acreditando e fica na espera de uma oportunidade em cidade pequena e acaba não conseguindo muitas coisas.

  • @ricardosergio6042
    @ricardosergio6042 16 дней назад +3

    O comentário do início do vídeo acertou quase tudo porém, a questão dos preços altos eu preciso desmentir, o custo de vida na cidade onde eu moro (e na região) é muito baixo, só os alugueis que podem n agradar muito, mas ainda é menor doq qualquer capital ou região metropolitana do brasil isso eu garanto

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 16 дней назад +1

      O preço do litro do álcool, da gasolina e do diesel são bem mais baratos aí que em cidades maiores?
      O preço do botijão de gás é bem mais barato? Se você for comprar um carro ou uma moto eles serão bem mais baratos?
      Se você for agora numa farmácia, tudo o que está a venda lá é bem mais barato? A recarga de celular, o preço do metro cúbico de água, do KW de energia, do plano de internet, das roupas e calçados, de um computador e se seus periféricos, de um celular são bem mais baratos aí?
      Se você for reformar ou pintar sua casa, uma janela, fios, tinta, fechadura etc etc são bem mais baratos aí?
      Se tiver filhos e ele frequentar uma escolha, caderno, lápis, papel A4, canetas etc são bem mais baratos?
      Uma coca cola, uma cerveja, uma garrafinha de água mineral são bem mais baratos?
      Se precisar trabalhar ou estudar em outra cidade tendo que rodar vários kms ida e volta fica bem mais barato?
      Pense aí se o custo de tudo isso e tantas outras coisas são realmente bem mais baratas.

    • @subemprego
      @subemprego  11 дней назад

      Depende da cidade...

  • @SmartplaySPBR
    @SmartplaySPBR 19 дней назад +2

    Sobre esta comparação, tudo dependerá de qual bairro ou cidade estamos falando. Por exemplo, se pegarmos o subdistrito de Itaquera, que contempla os bairros de Itaquera, Parque do Carmo e José Bonifácio, estamos falando de algo em quase 383 mil pessoas, população maior que a cidade de Rio Branco, capital do Acre. Esta região acabou recebendo vários investimentos desde os anos 80, atualmente com mercados maiores, hospitais, UBS, subprefeitura, shopping, SESC, parques de diversões, dois terminais de ônibus e três estações de trem e uma de metro. Porém, esta estrutura ocorre porque ela está dentro do município de São Paulo, o que potencializa estes investimentos.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Faz sentido. Falando de zona leste, temos são matheus com terminal, lojas, monotrilho e perto do parque do carmo, mas ao redor é bem complicado... Pobreza alta e muitas instituições com projetos sociais, o que sinaliza extrema pobreza em muitos locais.

  • @oNiguém
    @oNiguém 20 дней назад +5

    discordo de uam coisa, moro no interior de sp menos de 20k de habitantes, aqui as coisas são baratas menos o aluguel q é de cidade grande, mas o resto tbm bato o martelo e confirmo tudo. uma coisa muitooooo chata é vc ganhando pouco e o pessoal pergunta: quantos vc ganhar? "ganho tal valor", dai eles falam: "nossa esta bom de mais." um pouco antes da pandemia eu ganhava 800 por mês, um senhor de fora perguntou isso pra mim, falei o valor e ele já veio falando q estava bom de mais pra mim q era jovem. (????????????????) realmente as pessoas do interior acha q ganhar 1 sálario ou ainda menor q essa mixaria é algo bom, é bizarro!!!

    • @oNiguém
      @oNiguém 20 дней назад

      releve meus erros, sou uma pessoa burra.

    • @oNiguém
      @oNiguém 20 дней назад

      ah... uma coisa q eu posso falar tbm, não se enganem com cidades pequenas achando q não a criminalidade, quando eu morava na roça oq mais tinha era noia, (minha cidade fica a 30km de sp) policia amigo dos marginais, tráfico de drogas para todos os lados, todos mundo conhece todo mundo, todos falam da sua vida, todo mundo inveja todo mundo é uma verdadeira lastima morar nessa merda de brasil seja aonde for.

    • @ednafernandes8218
      @ednafernandes8218 19 дней назад

      E quando soltam aquela pérola de que é melhor pingar do que faltar 😅

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Mudar algo nessa vida é um desafio.

  • @mauriciogebrim
    @mauriciogebrim 19 дней назад +2

    Internet facilitou os estudos e encomendas de insumos, seja onde estiver. Todas as atividades produtivas precisam de ferramentas, seja software ou equipamentos, dificultando sim o começo de investimento inicial alto. Como o exemplo da oficina, as ferramentas são de fato caras e por isso é comum observarmos oficinas sem muito ferramental.

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 20 дней назад +6

    pelo visto quem conhece uma cidade dessas conhece todas

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад

      Em se tratando de humanos, é sempre a mesma coisa.

  • @ImaDreamerxd
    @ImaDreamerxd 20 дней назад +8

    Trabalho em cidade pqn no sul do pais , a empresa importa maquinas. Minha funçao è tranquila, e salario legal. Nao è subemprego😅

    • @vinnynarkia1641
      @vinnynarkia1641 20 дней назад

      Fazer oq mano?

    • @betaesgotofera1381
      @betaesgotofera1381 20 дней назад

      ​@@vinnynarkia1641deve ser separador de peças

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +1

      Você conseguiu fazer parte de um pequeno grupo, mas imagine quantas pessoas por aí gostaria de ter sua oportunidade.

    • @TheSuperTour
      @TheSuperTour 20 дней назад

      ​@@subempregoEu 🖐

    • @Lucaswingao
      @Lucaswingao 20 дней назад

      Qual cidade?

  • @niick_1994
    @niick_1994 20 дней назад +3

    Cidade pequena só é boa pra aposentado ou pra quem tem família e trabalha home office. Nasci e cresci em uma cidade do interior de SP que nem era tão pequena assim, e pra quem é jovem, formado e solteiro é horrível. Não tem opções de vida noturna, não havia empregos, e os que haviam eram mal remunerados e eram por indicação, concurso público nível federal e estadual abriam no máximo 5 vagas, não haviam grandes eventos, opções de lazer eram caras e limitadas já que não havia concorrência, era longe de tudo, inclusive longe de SP Capital (cerca de 250km), pra arrumar mulher era uma luta pois só queriam os mais ricos e os de fora da cidade, povinho invejoso e fofoqueiro. único ponto positivo era segurança e valor do aluguel.
    Recomendo cidades médias (de aprox. 250.000 a 400.000 habitantes) e que seja em Estados do Sul e Sudeste, e de preferência mais perto da capital dos estados. Aí sim consegue, muitas vezes, unir o útil ao agradável, do tipo: bons empregos, vida noturna, segurança, etc

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +1

      São desafios muito grandes. Se é longo das coisas é barato, mas não tem emprego. Se é perto de tudo, as coisas são caras e limitam as atividades....

    • @penstertdog9046
      @penstertdog9046 20 дней назад +1

      As mulheres são espertas, querem os "ricos" para não trabalharem kkkk

  • @xXFelipe20Xx
    @xXFelipe20Xx 19 дней назад +2

    Minha cidade e pequena pra mediana, aqui antigamente só arrumava trampo no famoso QI, nem se a pessoa fosse ultra bonita era contratado, porque podemos dizer era um lugar de família, hoje agora aqui tá na moda esses trampo de logística, e tipo aquele pião que fala que e CLT Premium, e tipo um status fala que efetivado na Amazon ou mercado livre kkk, e detalhe ganha no máximo sem nada 2200 sem nada e com uns cursinhos e QI chorando uns 2888 a 3k.

  • @masteryoda1344
    @masteryoda1344 19 дней назад +4

    Cidade pequena é um inferno.

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Dependendo da sua condição, talvez seja um pouco mais limitador.

  • @Marquessilva1905
    @Marquessilva1905 20 дней назад +5

    MORO NO INTERIOR É ASSIM MESMO, A ECONOMIA DAQUI É PURO COMERCIO, A CIDADE É SUSTENTADA PELO SERVIDOR PUBLICO, APOSENTADOS, E PESSOAS QUE RECEBEM BENEFICIOS, NÃO ADIANTA SE QUALIFICAR PRA TRABALHAR EM CIDADE PEQUENA, ESCALA 6X1, MAIORIA NEM TEM CARTEIRA ASSINADA DO COMERCIO, SALARIO ABAIXO DO MINIMO, NO MAXIMO UM SALARIO MINIMO E NADA MAIS, NENHUM BENEFICIO. EPOCA DE ELEIÇÃO É A MAIOR PUTARIA, TODO MUNDO BABANDO OVO E VENDENDO VOTO PRA VER SE CONSEGUE EMPREGO OU TERRENO DA PREFEITURA, FAÇO 3 TÉCNICOS E QUANDO FINALIZAR JA SEI QUE NÃO VAI TER MERCADO PRA MIM AQUI, O PIOR É O POVO DE CIDADE PEQUENA ACHANDO QUE SÃO OS TOPS DA REGIÃO, NA VERDADE VIVEM EM UM MUNDO DECADAS ATRASASO DA REALIDADE.
    A CHANCE QUE AINDA TENHO É EM CONSEGUIR UM EMPREGO HOME OFFICE, SÓ ISSO PRA FAZER EU PENSAR EM NÃO SAIR DAQUI.

    • @vinnynarkia1641
      @vinnynarkia1641 20 дней назад +2

      Sei comé. Estuda oq mano?

    • @Marquessilva1905
      @Marquessilva1905 20 дней назад

      @@vinnynarkia1641 faço técnico em recursos humanos, a administração e logística, assim que terminar vou mirar na logística e me especializar em alguma área da ti, esses dois me possibilita conseguir um emprego mesmo estando distante de grandes centros, fora isso eu trabalho no ramo gastronomico, padeiro, pizzaiolo, cozinheiro, salgadeiro... faço o técnico em uma cidade a 46 Km da que moro, a diferença é brutal...participei de entrevistas de emprego lá, o foda foi que o feedback foi que se eu não morasse tão distante, seria um forte candidato.
      Tenho 21 e morei 10 anos em cidade média, é o melhor dos mundos, vocês não tem a correria das cidades grandes, e consegue oportunidades semelhantes as grandes cidades.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +1

      @@vinnynarkia1641 Valeu por acompanhar.

    • @subemprego
      @subemprego  20 дней назад +1

      Uma coisa interessante é que você tem visão real das coisas e isso vai te direcionar para a mudança. Como deseja algo homeoffice, é importante tentar construir oportunidades nesse meio de trabalho.

    • @Lucaswingao
      @Lucaswingao 20 дней назад +2

      Sai daí o quanto antes eu demorei para perceber vem para São Paulo aqui tem oportunidade

  • @azybeki
    @azybeki 19 дней назад +2

    Sinceramente prefiro meu Rio Maria - Pará do que SP/RJ Sinceramente... aqui é muito fraco mais tô bem
    4 MIL KM²
    18.207K de pessoas
    42 anos que a cidade existe
    Moro a 20 anos.

  • @LucasViniciusfsa
    @LucasViniciusfsa 19 дней назад +1

    Em cidade com população abaixo de 400mil,300mil,e 200 mil abitantes o índice de violência fica bem abaixo. Dependendo do estado em que você mora nu Brasil e as cidades tb. Mas tem que ver as condições da cidade e do estado se tá tendo corrupção

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      São muitos indicadores...

  • @ochogeek
    @ochogeek 19 дней назад +2

    Cidade pequena só serve para aposentados endinheirados que querem viver o resto da sua vida num lugar pacato, coisa que nem eu quero, mesmo quando for aposentado, prefiro até viver em São Paulo do que nesses lugares onde a vida parou no tempo.

    • @subemprego
      @subemprego  18 дней назад

      A pessoa realmente tem que gosta muito ou querer um local parado e com custo baixo mesmo.

  • @lucasvil3la
    @lucasvil3la 16 дней назад +1

    Esse video serveria pra pessoas que começaram sua vida adulta antes de 2010. Atualmente com ascensão do home oficce e do EAD o interior é disparado a melhor opção, vejo isso acontecendo pois moro em uma cidade minuscula de 10k de habitantes e alugueis cada vez mais caros e concorridos. O problema é que, por ser uma micro cidade, algumas coisas sao bem mais caras do que em cidades um pouco maiores

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 16 дней назад

      Esse vídeo serve pra hoje. Se os alugueis e preços de imóveis estão encarecendo, uma das poucas vantagens gerais dessas cidades vai se perdendo.
      Home office só é viável pra uma pequena parcela do mercado de trabalho. As demais críticas que fiz, incluindo as que fiz em outros comentários englobando também a vida social não prescrevem.

    • @lucasvil3la
      @lucasvil3la 16 дней назад +1

      @Anonimo-rh1no Unica vantagem? Irmao, aqui nao existe crime e muito menos transito, quem vai pro interior vai buscando qualidade de vida e nao dinheiro. Oq adianta morar em capital pra ganhar mais e ser escravo?

    • @Anonimo-rh1no
      @Anonimo-rh1no 16 дней назад

      ​​​​@@lucasvil3laMoro em cidade pequena a anos, me formei aqui, conheço a zona rural e outras cidades de porte parecido e lugares de interior de outros estados.
      Escrevi o comentário lido no vídeo e mais alguns outros que caso você tenha interesse pode ler e lá eu aponto alguns dos motivos da minha crítica que não são ligados apenas a emprego e dinheiro, meus motivos vão além. E como citei acima não foi ninguém que me falou, eu vivi e vivo isso aqui.
      Não estou falando pra ninguém morar em capital, cada um faça o quiser, expressei o que penso e se não concorda é um direito seu. Muitos que moram ou moraram em lugares assim concordaram ao menos parcialmente comigo. Mas meu objetivo não é validação é mostrar o outro lado, porque pra fazer elogios muitas vezes vazios já tem muitos.
      Já morei em cidade de 700mil habitantes e era bom, pouco trânsito e distâncias relativamente curtas só pra fazer um contraponto.
      Sou servidor público e tenho família na cidade, não fosse isso já teria picado a mula daqui a anos. Mas não descarto uma mudança no futuro.
      Por fim, tem cidades de 100 a 500 mil habitantes com boas condições de se se viver, mas pra alguns ou você mora numa cidade de 5k/habitantes ou no centro de São Paulo.

    • @subemprego
      @subemprego  15 дней назад

      Varia bastante da distância do local, o que faz tudo ser mais caro para chegar até o local.

    • @subemprego
      @subemprego  15 дней назад

      @@lucasvil3la muitas pessoas não conseguem ficar longe "das facilidades' da cidade grande.

  • @ednafernandes8218
    @ednafernandes8218 19 дней назад +1

    Descreveu a cidade em que nasci
    Sai de lá a 10 anos

    • @subemprego
      @subemprego  19 дней назад

      Tem que ter muita coragem para sair do lugar que nasce porque a conexão se torna muito forte com o passar do tempo, mas vale a pena para muitos. Luz no caminho.

  • @lobosolitario899
    @lobosolitario899 20 дней назад +6

    cidade pequena é um cu pra emprego kkkkkkkkk