Eu também pensei exatamente isso kkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas há também um outro fenômeno chamado de fogo fátuo, que são gazes dos corpos em decomposição e outros componentes que ao entrar em contato com o oxigênio entra em combustão e produz bolas de fogo e ficam vagando sobre os túmulos. Pra quem nunca viu, é bem sinistro rsrs.
Já estive em um cemitério antigo em Ouro Preto-MG. O sentimento é de curiosidade principalmente pelas datas de nascimento e falecimento ocorridas em séculos passados.
Conheço um cemitério assim em Simão Pereira MG do século 18 também.Totalmente abandonado.Uma pena....Barão de São João Nepomuceno está enterrado ali ,uma figura importante da história da região.
Eu não sinto tristeza quando entro em cemitério, pelo contrário, sinto uma paz e um respeito que não sei de onde vem. Quanto a diferença entre os cemitérios antigos e atuais, deve ser porque a energia dos mortos dos cemitérios antigos já ter saído dali. Enquanto os atuais, estão bem nítidas e quem entra sente. Mesmo sentindo,eu não sinto tristeza, sinto respeitou e uma profunda e misteriosa paz...
Este cemitério era mesmo da Fazenda Guarda-Mór, cuja fazenda pertenceu a Antônio Correia Pinto fundador de Lages, tendo posteriormente pertencido a Laureano José de Oliveira Ramos (Nascido em 18 de março de 1777 um Domingo de Ramos, razão está que fez seu pai mudar o sobrenome da família que até então era Coelho de Jesus, para ramos) ele foi o percussor da família ramos na região, tendo toda a família nascido na fazenda que está a cerca de 3 km deste cemitério. Dessa da noiva eu não sabia😳existe um senhorzinho que mora próximo do Rio o Tio Beco, ele deve saber de muitas histórias...
@@cassandramariaramosdeborba2695 Mas eu vi nos registros do Museu Thiago de Castro de Lages, que diz que os pais dele eram Mateus José Coelho e Maria Antônia de Jesus...
Quem pediu para ficar olhando para a fazenda foi Carlos Vidal Ramos(com o túmulo em mármore Carraro) que foi neto de Laureano José de Oliveira Ramos (esse está com o túmulo ao lado da esposa em que tem as pedras/taipa em cima),
Laureano José de Oliveira Ramos e Maria Gertrudes de Moura tiveram 10 filhos. Ele era muito rico, mas ficou mais rico ainda, quando seu irmão, Antonio Ricardo Ramos, que era mais rico do que ele, morreu sem ter filhos e deixou metade de sua fortuna para a esposa e metade para ele. As sepulturas dele e da esposa são formados por pedras dispostas daquela maneira porque muito provavelmente eles eram cripto judeus, ou seja, descendentes de cristãos novos forçados, que eram cristãos da porta para fora, mas dentro de casa praticavam o judaísmo. Os pais dele, Mateus José Coelho e Maria Antonia de Jesus eram portugueses dos Açores, o que reforça essa tese. Naquela época não era regra os filhos terem os sobrenomes dos pais. Uma das características dos cristãos novos é ser enterrado envolto numa mortalha diretamente na terra, sem o caixão, o que é muito comum no nordeste até hoje, onde há a maior concentração de descendentes de judeus no Brasil.
@@helidafacchini9258 Na verdade, estima-se que entre 20 e 40 milhões de brasileiros descendem de judeus que foram perseguidos pela Igreja Católica em Portugal e no Brasil. Já na esquadra de Cabral, a maioria ali era de judeus, sendo o mais famoso deles o Gaspar da Gama. Aliás, entre outros inúmeros fatos, as navegações portuguesas e espanholas foram financiadas pelos judeus. Essa é uma parte da história que escondem dos brasileiros.
Minha família é católica, mas repete nomes como os judeus... guarda roupa usadas pelos mortos... procurem por hábitos judeus e comparem com suas famílias
Cada vez que vou a Lages fico sempre observando os cemitérios como são interessantes. É muito bacana ouvir as histórias da Estrada da Serra das Fazendas..
Amei seu canal e suas histórias. Já estive em cemitério antigo, mas em outro país. Fiquei pensando nas pessoas e suas histórias. É muito interessante. Parabéns pelo seu trabalho, apresentando nosso Brasil lindo e tão rico!!
Oieeee, apaixonada por esse canal!!Obrigada pelos vídeos são maravilhosos!!!!! Eu já assisti praticamente todos, uma aula de história como nunca tive... show demais!!!!
Oii eu pensei imediatamente em vaga-lume quando ele falou, mas algumas pessoas mandaram mensagem dizendo que era fogo-fatuo... mas esse cemiterio tão antigo, será que até esse tempo ainda iria ter esse fenomeno?.. eu nunca ouvi falar, não sei nada sobre esse assunto...
Amigo aqui vivemos sob ruínas indígenas muito antigas estamos te assistindo de um vale isolado de tudo na Cordilheira dos Andes na Venezuela, a única coisa que nos liga ao mundo é a antena de internet por satélite!
Parabéns pelo trabalho. E uma curiosidade as manias dos antigos quando ia com as minhas tias no cemitério da goiabeira na Lapa São Paulo ...na saida, no portão andava de costa pra rua...Luiz Botucatu SP.
Coitado até depois..... Morto pensa nas coisas materiais sabe o que eu acho ele continua aqui no planeta terra!!!!já deixei o meu like abraços pra você!!
Paulo adoro seus vidios vejo todos dias. Conheci uma fazenda da irma de uma amiga minha. La tinha uma panela de ferro que ficava embaixo de uma bica de agua que jorrava direto de muitos anos. A panela era tao grande era usada como piscina para as criancas. De origem alema. De 1700 gravada na panela. Esta fazenda nao sei como esta agora . Ja se passarao muitos anos. Perdi contatos com eles. Fica na cidade do, carmo estado do rio de janeiro. Procure. Abracos.
A panela era pra fazer a comida dos escravos. Ja vi outra menor em outra fazenda na porta da capela usada como jardineira lmensas. Achei a fazenda da panela gigante assombrada . Ainda existia o pelourinho. Madeira onde se amarrava os escravos para serem chicoteados. Foi um fim de semans assombroso. Nunca mais voltei la. O invisivel e apavorante. Abracos.
No cemitério onde estão meus avós, num bairro rural de uma Cidadezinha do interior Paulista, alguns túmulos São assim feitos de pedra datados de 1882 e outros mais recentes, realmente uma sensação diferente de um Cemitério comum...
Oi boa noite tudo em paz nas graças de DEUS?o fenômeno das luzinhas são almas eu já me deparei com esse fenômeno aqui em feira de Santana eu e um amigo estávamos indo ao um aniversário e no caminho tínhamos que passar próximo ao cemitério foi onde aconteceu o episódio quando essas luzes se aproximaram de nós foi incrível fiquei com os cabelos todo arrupiado e tudo que eu fiz foi correr bem assustado até chegar em casa barril dobrado
Paulo, as lendas existem para explicar o inexplicável...portanto devemos ouvir e respeitar as lendas. Cemitérios nada mais são do que o depósito do corpo. Mas a impressão que temos é que esses mais antigos tem uma história mais emocionante. Você como sempre brilhante nas filmagens e informações. Parabéns.
Aqui na minha região taipa é um sistema de construção no qual se fazia as formas de tábua e ia preenchendo com barro misturado com cinza e um pouco de mato e alguns homens ficavam pisando pra ficar bem compacto depois que o barro secava as tábuas eram retiradas e as paredes estavam prontas
QUE MARAVILHA, NUNCA TINHA VISTO UM CEMITERIO TÃO ANTIGO, NO PASSADO MORRIA MUITAS CRIANÇAS DE DOENÇAS, NÃO TINHA VACINA, POR ISSO QUE AS FAMILIAS ERAM GRANDES.
As famílias eram grandes porque 100% das famílias eram católicas, e a igreja incentiva ter muitos filhos. E e também porque não existia anticoncepcional, cujo a igreja é contra. Para a igreja , quem casa é para constituir uma família e ter vários filhos se Deus o permitir. " Crescei e multiplicai".
Se quiser conhecer cemitérios incríveis, da época colonial e em.perfeito estado de.conservação com fotos e tudo.mais, vá a Ouro Preto. Morei lá, no centro tem vários. Vale muito a pena conhecer. Com relação às. Crianças não havia vacinação, não haviam remédios, antibióticos, a mortalidade infantil era algo comum no mundo inteiro, porem em.locais muito frios a mortalidade era maior. Este era um dos motivos pelos quais as famílias tinham inúmeros filhos.
As luzes podem ser um coisa chamada "fogo fátuo" isso acontece por existência de gases que saem do solo ou em cemitério esses gases saem dos túmulos ou onde tem decomposição de matéria orgânica como fezes o fogo se move é muito legal.
Sim, mas esses gases são devido ao fósforo libertado nos corpos em decomposição e que se depositam nas lápides que brilham à noite, logo corpos recentes. Não acontece em corpos com décadas e menos com séculos. Devem ser pirilampos neste caso!
@@pedrosousa8971 perceba no vídeo que existem algumas covas com sepultamentos recentes e alguns com flores frescas. Este cemitério é antigo, mas não está em desuso ou abandonado (apesar do mato alto). Em tempo: O gás liberado na decomposição de matéria orgânica e que origina o fogo-fátuo é o metano e não o elemento fósforo como o informado.
Mas isso acontece em corpos em decomposição, ali não existe mais matéria orgânica. Se não for vagalume, uma vez ouvi dizer que lugares onde há muitas pedras durante dias ensolarados, a noite liberam energia. Não sei se isso é verdade. Parece que esse fenômeno é muito visto em chapadas.
Eu já entrei em cemitérios antigos, não tão antigo quanto esse, mas é uma emoção saudosa e tristeza por estarem tão abandonados. É uma viagem em cada túmulo com as datas de nascimento e desencarne. As luzinhas deve ser vagalumes kkk . Recife-Pe
Olá, Paulo Victor! Parabéns pelo excelente canal! O fenômeno das luzes citado no vídeo trata-se dos fogos-fátuos. É uma luz, normalmente azul, que é ocasionada pela combustão natural dos gases oriundos de material orgânico em decomposição. São normalmente visualizados à noite, em cemitérios e pântanos. Abraço! Marcos Oliveira - Rio de Janeiro - RJ
@@deboraantonia2995 observe que em alguns momentos do vídeo percebem-se covas/túmulos com flores frescas o que indica, que apesar de centenário, o mesmo não está em desuso ou abandonado.
Olha o moço que fala "merda" de novo por aqui!! Aliás foi corrigido por um engenheiro químico em outro comentário com essa burrice de fogos fátuos(os corpos já não estão mais em decomposição a séculos! O cemitério está em desuso !! As flores em alguns túmulos são homenagens de alguns familiares! Abraços de Lages/SC de alguém que tem seus ancestrais sepultados em suas propriedades! Respeite a memória de minha e de outras famílias e não crie teorias afim de mendigar likes.
Esse é realmente diferente e todos os cemitérios q já entrei. Ai no Brasil o unico q entrei foi o campo da esperança em Brasília. Aonde moro aqui na Virginia tem cemitério fundado em 1700 que e um museu a céu aberto.
Bom dia! Seria interessante mostrar também o lado de fora a parte externa do cemiterio também para visualizarmos melhor a localusade do mesmo., e no caso das fazendas mostrar também que é muito impirtante as senzalas onde os escravos viviam. Marcos cidade de Santos -S.Paulo
Visitei alguns bem antigos nas cidades históricas de Minas Gerais, estão sempre anexados as igrejas, lá tem um cemitério bem pequeno, não me lembro em qual cidade, todos foram enterrados em pé, dizem que por falta de espaço do terreno, é bem interessante.
Olá, esse tipo de muro se chama "muro seco" porque é pedra sobre pedra, pelo menos na Espanha, e muro de taipa e feito de outra maneira, com barro, argila etc...muro de taipa e uma técnica muito antiga,,
Agradeço pelo seus vídeos! Histórias são importantes e bem vindas🕊️🕊️✨✨👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Luis Souza Leão foi enterrado dê pé, desejo dele pelas lutas da sua existência.....
Olá Paulo, tudo bem? Gostaria de fazer somente uma ressalva: você disse que o muro do cemitério foi construído em taipa, mas nesse tipo de construção, existente ainda hoje, é utilizado o barro como elemento de vedação e controle térmico e a madeira e/ou bambu como estrutura da parede. Pelo vídeo o muro parece ter sido executado em rocha (pedra) apenas encaixada, e/ou talvez com uso de alguma argamassa de assentamento (também chamado de pedra argamassada), muito comum nos séculos 18-19, principalmente na Europa. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Também conheço essas luzinhas , eu e meus irmãos quando crianças...em noites bem escuras apanhávamos no fogão um tição em brasas e sacudindo pro alto... cantávamos: Vagalume tem, tem! seu pai taqui , sua mãe também ... 🤣😂🤣😂 E que saudades danada!!!
Esse fenômeno é natural. Acontece muito nos cemitérios na época de verão. São gases que emanam do solo e em contato como o ar incendeiam. Gases da decomposição de matérias orgânicas.
Já fui um cemitério bem antigo, o cemitério é de Colônia Leopoldina - Palmares Alagoas. Na época quando fui se não me engano eu vi lápides de 1500 nessa faixa fiquei muito surpreso.
Aqui em Campinas tem o cemitério da Saudade! Muito antigo! Personalidades incríveis de Campinas e região estão enterradas lá! Mas se forem procurar pelo túmulo de Carlos Gomes não vai encontrar. Esse está enterrado na praça do Jóquei Club, na praça Antônio Pompeu.
Bom dia, busco informações sobre a Fazenda São João de Espirito Santo do Pinhal - SP e sobre a Fazenda Colônia de Paraisópolis - MG. Acabei de conhecer seu canal e gostei muito! De grande valia para a preservação das histórias de nossos antepassados. Que o Eterno o abençoe nessa missão!
Boa noite! Sobre as luzes que sobem e descem, isso acontece normalmente em cemitérios devido a gases liberados por decomposição de ossos. Muitos antigos falavam que era o tal cavalo sem cabeça devido ao compadre e comadre ter relacionamento amoroso. Bom, são histórias que o povo antigo contavam. Abçssss
História é fascinante! O município de Vidal Ramos tem haver? Terras deles? Deviam ter muita terra! Sim sou Catarina de Blumenau aqui na Vila Itoupava tem 1 cemitério de Blumenau!
Aqui em MG tem cemitérios antigos também... Conheço um dos descendentes dos bandeirantes paulistas que migraram para Minas na era dos garimpos de diamantes do rio Abaeté. A família Ramos de Santa Catarina apoiou Getúlio na revolução de 30. Acredito que Nereu Ramos seja desta família.
" Pequenas luzes subindo e descendo a noite" . Aqui no Ceará esse fenômeno se chama " Vagalumes " 😆😆
Eu também pensei exatamente isso kkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas há também um outro fenômeno chamado de fogo fátuo, que são gazes dos corpos em decomposição e outros componentes que ao entrar em contato com o oxigênio entra em combustão e produz bolas de fogo e ficam vagando sobre os túmulos. Pra quem nunca viu, é bem sinistro rsrs.
@@bikespeed3988 Taí q não sabia dessa 😅
Kkkkkkkkkkk
Kkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Vagalumes verdade
Essa é boa
Já estive em um cemitério antigo em Ouro Preto-MG. O sentimento é de curiosidade principalmente pelas datas de nascimento e falecimento ocorridas em séculos passados.
Obrigado por registrar, com respeito, a história da nossa família. Parabéns pelo trabalho.
Conheço um cemitério assim em Simão Pereira MG do século 18 também.Totalmente abandonado.Uma pena....Barão de São João Nepomuceno está enterrado ali ,uma figura importante da história da região.
Eu não sinto tristeza quando entro em cemitério, pelo contrário, sinto uma paz e um respeito que não sei de onde vem. Quanto a diferença entre os cemitérios antigos e atuais, deve ser porque a energia dos mortos dos cemitérios antigos já ter saído dali. Enquanto os atuais, estão bem nítidas e quem entra sente. Mesmo sentindo,eu não sinto tristeza, sinto respeitou e uma profunda e misteriosa paz...
Este cemitério era mesmo da Fazenda Guarda-Mór, cuja fazenda pertenceu a Antônio Correia Pinto fundador de Lages, tendo posteriormente pertencido a Laureano José de Oliveira Ramos (Nascido em 18 de março de 1777 um Domingo de Ramos, razão está que fez seu pai mudar o sobrenome da família que até então era Coelho de Jesus, para ramos) ele foi o percussor da família ramos na região, tendo toda a família nascido na fazenda que está a cerca de 3 km deste cemitério.
Dessa da noiva eu não sabia😳existe um senhorzinho que mora próximo do Rio o Tio Beco, ele deve saber de muitas histórias...
Cristian, o sobrenome da família de Laureano era Coelho (não consta “de Jesus”) nos registros!
@@cassandramariaramosdeborba2695 Mas eu vi nos registros do Museu Thiago de Castro de Lages, que diz que os pais dele eram Mateus José Coelho e Maria Antônia de Jesus...
@@wolnayparker8867 Interessante, qual a fonte.
Quem pediu para ficar olhando para a fazenda foi Carlos Vidal Ramos(com o túmulo em mármore Carraro) que foi neto de Laureano José de Oliveira Ramos (esse está com o túmulo ao lado da esposa em que tem as pedras/taipa em cima),
O que é da noiva?Não estou sabendo, gostaria de saber.....por gentileza.
Conheci essa região da coxilha rica muito lindo esses lugares. Sou gaúcho mas Admiro Santa Catarina muito lindo.
Laureano José de Oliveira Ramos e Maria Gertrudes de Moura tiveram 10 filhos. Ele era muito rico, mas ficou mais rico ainda, quando seu irmão, Antonio Ricardo Ramos, que era mais rico do que ele, morreu sem ter filhos e deixou metade de sua fortuna para a esposa e metade para ele. As sepulturas dele e da esposa são formados por pedras dispostas daquela maneira porque muito provavelmente eles eram cripto judeus, ou seja, descendentes de cristãos novos forçados, que eram cristãos da porta para fora, mas dentro de casa praticavam o judaísmo. Os pais dele, Mateus José Coelho e Maria Antonia de Jesus eram portugueses dos Açores, o que reforça essa tese. Naquela época não era regra os filhos terem os sobrenomes dos pais. Uma das características dos cristãos novos é ser enterrado envolto numa mortalha diretamente na terra, sem o caixão, o que é muito comum no nordeste até hoje, onde há a maior concentração de descendentes de judeus no Brasil.
Obrigado pela informação
👏👏👍
Eu já tinha ouvido sobre isso no canal Israel com Aline. Interessante. Muitos de nós podemos ter antepassados judeus é não sabemos .
@@helidafacchini9258 Na verdade, estima-se que entre 20 e 40 milhões de brasileiros descendem de judeus que foram perseguidos pela Igreja Católica em Portugal e no Brasil. Já na esquadra de Cabral, a maioria ali era de judeus, sendo o mais famoso deles o Gaspar da Gama. Aliás, entre outros inúmeros fatos, as navegações portuguesas e espanholas foram financiadas pelos judeus. Essa é uma parte da história que escondem dos brasileiros.
Minha família é católica, mas repete nomes como os judeus... guarda roupa usadas pelos mortos... procurem por hábitos judeus e comparem com suas famílias
A história antiga me fascina muito obg. Por nos trazer essas relíquias
Obrigado por nos acompanhar no canal!!
Cada vez que vou a Lages fico sempre observando os cemitérios como são interessantes. É muito bacana ouvir as histórias da Estrada da Serra das Fazendas..
Amei seu canal e suas histórias. Já estive em cemitério antigo, mas em outro país. Fiquei pensando nas pessoas e suas histórias. É muito interessante. Parabéns pelo seu trabalho, apresentando nosso Brasil lindo e tão rico!!
Oieeee, apaixonada por esse canal!!Obrigada pelos vídeos são maravilhosos!!!!! Eu já assisti praticamente todos, uma aula de história como nunca tive... show demais!!!!
É mesmo vagalume com certeza, ou cupim, que tem algumas espécies que também tem luminosidade na parte traseira do corpo.
Oii eu pensei imediatamente em vaga-lume quando ele falou, mas algumas pessoas mandaram mensagem dizendo que era fogo-fatuo... mas esse cemiterio tão antigo, será que até esse tempo ainda iria ter esse fenomeno?.. eu nunca ouvi falar, não sei nada sobre esse assunto...
Realmente esses cemitérios antigos guarda muitos mistérios.
Os os atuais donos da fazenda tem que preservar, limpando este cemitério, pois é uma história do nosso país.
Preserva as histórias podres desses demónios
@@beniciosantos3230 kkkkkkkkkkkkkkk
@@beniciosantos3230 pois é, eu passava uma máquina pra acabar logo tudo.
Compreendo sim seu sentimento. Cá em Portugal temos muitos cemitérios nos castelos e é diferente sim. Os antigos, são diferentes.
Amigo aqui vivemos sob ruínas indígenas muito antigas estamos te assistindo de um vale isolado de tudo na Cordilheira dos Andes na Venezuela, a única coisa que nos liga ao mundo é a antena de internet por satélite!
Que Maravilha morar em um lugar assim. Parabéns!
Gostaria de saber como fazem para comprarem alimentos.
Agora estamos curiosos pra saber história de vcs...como foram morar aí??
@@silviafeitosa2875 eles tem canal e fala do dia a dia deles
Majestosa senti paz vendo escutando está moça aprendendo a fazenda
Parabéns pelo trabalho. E uma curiosidade as manias dos antigos quando ia com as minhas tias no cemitério da goiabeira na Lapa São Paulo ...na saida, no portão andava de costa pra rua...Luiz Botucatu SP.
Coitado até depois.....
Morto pensa nas coisas materiais sabe o que eu acho ele continua aqui no planeta terra!!!!já deixei o meu like abraços pra você!!
Kkk
Kkkk
Até depois de morto a ganância continua por bens materiais, isso que é um pobre de espírito que horror
Nunca entrei num cemitério antigo eu gostaria muito. ... gosto de Cemitério, antigo muito mais....
Incrível esses muros... já dei like e compartilhei alguns vídeos. Abraço.
Sobre as luzes , vc deveria ter ficado a noite pra ver se realmente aparece.
Paulo adoro seus vidios vejo todos dias. Conheci uma fazenda da irma de uma amiga minha. La tinha uma panela de ferro que ficava embaixo de uma bica de agua que jorrava direto de muitos anos. A panela era tao grande era usada como piscina para as criancas. De origem alema. De 1700 gravada na panela. Esta fazenda nao sei como esta agora . Ja se passarao muitos anos. Perdi contatos com eles. Fica na cidade do, carmo estado do rio de janeiro. Procure. Abracos.
A panela era pra fazer a comida dos escravos. Ja vi outra menor em outra fazenda na porta da capela usada como jardineira lmensas. Achei a fazenda da panela gigante assombrada . Ainda existia o pelourinho. Madeira onde se amarrava os escravos para serem chicoteados. Foi um fim de semans assombroso. Nunca mais voltei la. O invisivel
e apavorante. Abracos.
Anotei a dica aqui para procuramos
No cemitério onde estão meus avós, num bairro rural de uma Cidadezinha do interior Paulista, alguns túmulos São assim feitos de pedra datados de 1882 e outros mais recentes, realmente uma sensação diferente de um Cemitério comum...
Sr.Laureano nasceu em 18/03/1777. Duzentos anos e tres meses depois eu nasci 18/06/1977
Oi boa noite tudo em paz nas graças de DEUS?o fenômeno das luzinhas são almas eu já me deparei com esse fenômeno aqui em feira de Santana eu e um amigo estávamos indo ao um aniversário e no caminho tínhamos que passar próximo ao cemitério foi onde aconteceu o episódio quando essas luzes se aproximaram de nós foi incrível fiquei com os cabelos todo arrupiado e tudo que eu fiz foi correr bem assustado até chegar em casa barril dobrado
Paulo, as lendas existem para explicar o inexplicável...portanto devemos ouvir e respeitar as lendas. Cemitérios nada mais são do que o depósito do corpo. Mas a impressão que temos é que esses mais antigos tem uma história mais emocionante. Você como sempre brilhante nas filmagens e informações. Parabéns.
Não, lendas não explicam inexplicável nenhum.
Lendas são apenas contos, ficção.
Aqui na minha região taipa é um sistema de construção no qual se fazia as formas de tábua e ia preenchendo com barro misturado com cinza e um pouco de mato e alguns homens ficavam pisando pra ficar bem compacto depois que o barro secava as tábuas eram retiradas e as paredes estavam prontas
QUE MARAVILHA, NUNCA TINHA VISTO UM CEMITERIO TÃO ANTIGO, NO PASSADO MORRIA MUITAS CRIANÇAS DE DOENÇAS, NÃO TINHA VACINA, POR ISSO QUE AS FAMILIAS ERAM GRANDES.
Eram grandes pq não tinha anticoncepcionais, e o machão só gozava dentro. Kkkk
As famílias eram grandes porque 100% das famílias eram católicas, e a igreja incentiva ter muitos filhos. E e também porque não existia anticoncepcional, cujo a igreja é contra. Para a igreja , quem casa é para constituir uma família e ter vários filhos se Deus o permitir. " Crescei e multiplicai".
Se quiser conhecer cemitérios incríveis, da época colonial e em.perfeito estado de.conservação com fotos e tudo.mais, vá a Ouro Preto. Morei lá, no centro tem vários. Vale muito a pena conhecer. Com relação às. Crianças não havia vacinação, não haviam remédios, antibióticos, a mortalidade infantil era algo comum no mundo inteiro, porem em.locais muito frios a mortalidade era maior. Este era um dos motivos pelos quais as famílias tinham inúmeros filhos.
As luzes podem ser um coisa chamada "fogo fátuo" isso acontece por existência de gases que saem do solo ou em cemitério esses gases saem dos túmulos ou onde tem decomposição de matéria orgânica como fezes o fogo se move é muito legal.
Sim, mas esses gases são devido ao fósforo libertado nos corpos em decomposição e que se depositam nas lápides que brilham à noite, logo corpos recentes. Não acontece em corpos com décadas e menos com séculos. Devem ser pirilampos neste caso!
@@pedrosousa8971 perceba no vídeo que existem algumas covas com sepultamentos recentes e alguns com flores frescas. Este cemitério é antigo, mas não está em desuso ou abandonado (apesar do mato alto). Em tempo: O gás liberado na decomposição de matéria orgânica e que origina o fogo-fátuo é o metano e não o elemento fósforo como o informado.
@@MarcosOliveira-gy1gn exatamente. Você está certo.
Mas isso acontece em corpos em decomposição, ali não existe mais matéria orgânica. Se não for vagalume, uma vez ouvi dizer que lugares onde há muitas pedras durante dias ensolarados, a noite liberam energia. Não sei se isso é verdade. Parece que esse fenômeno é muito visto em chapadas.
@@andrisiamarquesheitich9530 , o Marcos Oliveira, no comentário acima, já fez uma observação quanto a isso.
Eu já entrei em cemitérios antigos, não tão antigo quanto esse, mas é uma emoção saudosa e tristeza por estarem tão abandonados. É uma viagem em cada túmulo com as datas de nascimento e desencarne.
As luzinhas deve ser vagalumes kkk . Recife-Pe
Gostei muito é importante mostra e também presença sou de Recife nas morro na baiha
Olá, Paulo Victor! Parabéns pelo excelente canal! O fenômeno das luzes citado no vídeo trata-se dos fogos-fátuos. É uma luz, normalmente azul, que é ocasionada pela combustão natural dos gases oriundos de material orgânico em decomposição. São normalmente visualizados à noite, em cemitérios e pântanos. Abraço! Marcos Oliveira - Rio de Janeiro - RJ
Em decomposição? Mas o cemitério e centenário 🤔🤔🤔🤔
@@deboraantonia2995 observe que em alguns momentos do vídeo percebem-se covas/túmulos com flores frescas o que indica, que apesar de centenário, o mesmo não está em desuso ou abandonado.
Olha o moço que fala "merda" de novo por aqui!! Aliás foi corrigido por um engenheiro químico em outro comentário com essa burrice de fogos fátuos(os corpos já não estão mais em decomposição a séculos! O cemitério está em desuso !! As flores em alguns túmulos são homenagens de alguns familiares!
Abraços de Lages/SC de alguém que tem seus ancestrais sepultados em suas propriedades! Respeite a memória de minha e de outras famílias e não crie teorias afim de mendigar likes.
@@onilcerolim8011 obrigada, eu pensei em vaga lume. ..vi o comentario do engenheiro quimico, achei excelente, melhor explicação.
Gostei Rdo Silva,.é isso mesmo.
Eu gosto de cemitério ! Eu sinto muita paz e tranquilidade.
Linda suas histórias,não conhecia esse canal passei me apaixonei ,vc fala muito bem , explica muito ,🥰
Esse é realmente diferente e todos os cemitérios q já entrei. Ai no Brasil o unico q entrei foi o campo da esperança em Brasília. Aonde moro aqui na Virginia tem cemitério fundado em 1700 que e um museu a céu aberto.
Entre o céu e à terra existe muito mistério
Oi Paulo Vitor m nome e m Elza sabe essas luzes subindo e descendo n cemitério?
Essas luzes provavelmente são vagalumes !😄
Obrigada pelo excelente vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾
Meu pai era pedreiro fait esses muros de pedra a 60 anos a tras em 1961 obrigado 🥰🥰🥰🥰🤩🤩🤗
Em Minas Gerais este fenômeno é chamado de Vagalumes.
Adora ver fazendas antigas gosto muito da sua voz .
Parabéns PELAS HISTORIAS
BRASIL RICO VIREI SUA FÃ
Muito obrigado! Postaremos muito mais fazendas históricas por aqui…
Gostei da reportagem gostei do local muito obrigada
Bom dia! Seria interessante mostrar também o lado de fora a parte externa do cemiterio também para visualizarmos melhor a localusade do mesmo., e no caso das fazendas mostrar também que é muito impirtante as senzalas onde os escravos viviam. Marcos cidade de Santos -S.Paulo
Quantas.maravilhas!!!Obg.por nos mostrar estás belezas.
Visitei alguns bem antigos nas cidades históricas de Minas Gerais, estão sempre anexados as igrejas, lá tem um cemitério bem pequeno, não me lembro em qual cidade, todos foram enterrados em pé, dizem que por falta de espaço do terreno, é bem interessante.
Amo a serra catarinense...meu lar.
Se vc não conhece Ouro Preto venha conhecer não se arrependerá . história linda e cemitérios bicentenários
Olá, esse tipo de muro se chama "muro seco" porque é pedra sobre pedra, pelo menos na Espanha, e muro de taipa e feito de outra maneira, com barro, argila etc...muro de taipa e uma técnica muito antiga,,
Muito show! Parabéns Paulo Vitor.
Muito obrigado
Agradeço pelo seus vídeos! Histórias são importantes e bem vindas🕊️🕊️✨✨👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Luis Souza Leão foi enterrado dê pé, desejo dele pelas lutas da sua existência.....
Fui pesquisar Luis Souza Leão não foi enterrado dê pé ! Lenda Urbana..
Goste muito do cemitério, gosta de História do passado
Muito legal parabéns pelos vídeos 👏
Obrigado 👍
Amooo visitar cemitérios antigos!! Tem muita história aí ❤️
e vagalumes
Olá Paulo, tudo bem? Gostaria de fazer somente uma ressalva: você disse que o muro do cemitério foi construído em taipa, mas nesse tipo de construção, existente ainda hoje, é utilizado o barro como elemento de vedação e controle térmico e a madeira e/ou bambu como estrutura da parede. Pelo vídeo o muro parece ter sido executado em rocha (pedra) apenas encaixada, e/ou talvez com uso de alguma argamassa de assentamento (também chamado de pedra argamassada), muito comum nos séculos 18-19, principalmente na Europa. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Em Ouro Preto M G... existe cemitérios bicentenário..eu conheço os cemitérios.realmente e diferente..vc senti uma sensação que não dá pra descrever
Muito bacana, revelando a história do Guarda mor!
História é comigo mesma. Parabéns.
Canal de qualidade. Parabéns.
Muito obrigado!!
Precisam cuidar com a limpeza desse cemitério em respeito a história
Uma relíquia dessa abandonado e muito triste .
Amo as histórias,antigas🙏🏻
A Arte tumular é realmente muito interessante
Obrigada pelos vídeos maravilhosos
Gratidão!!
Esses cemitérios antigos fazem parte da história do Brasil, deveriam ser mais cuidados assim como os Europeus. Tem uma beleza gótica incrível.
Muito bacana a experiência!!! Amei ☺
Que maravilha de vídeo, ótimo canal!
Muito obrigado por nos acompanhar…
Assisto sempre teu canal parabéns pelos vídeos desse gente abençoada
Ótimo vídeo Paulo viajei no tempo
Muito massa! Adorei
Essa luizinhas são vaga-lumes. Gosto muito destas suas pesquisas, minha mãe e minha tia assistem as histórias das fazendas.
Ei Paulo vai vim pro interior de São Paulo aqui tá recheada de fazenda boa!!
Grande Abraço e tô curtindo o canal!!!
Também conheço essas luzinhas , eu e meus irmãos quando crianças...em noites bem escuras apanhávamos no fogão um tição em brasas e sacudindo pro alto... cantávamos: Vagalume tem, tem! seu pai taqui , sua mãe também ... 🤣😂🤣😂
E que saudades danada!!!
😂😂😂😂
Axo que é lenda os mais velhos nunca comentaram isso
Verdade
Legal a história do muro. Eu pensava que era só colocar qualquer pedra.
Adoro cemitérios, lápides antigas e história sobe. Grato!
Esse fenômeno é natural. Acontece muito nos cemitérios na época de verão. São gases que emanam do solo e em contato como o ar incendeiam. Gases da decomposição de matérias orgânicas.
Muito giro seu video, adoro história. Parabéns, beijinhos pra si.
Olaaaa boa noite
Esse muro de pedra e muito difícil de fazer ,ótimo canal parabéns vou assistir todos 👏👏👏
Já fui um cemitério bem antigo, o cemitério é de Colônia Leopoldina - Palmares Alagoas. Na época quando fui se não me engano eu vi lápides de 1500 nessa faixa fiquei muito surpreso.
Já entrei mas n tão antigo🌱paRABENS pelo vídeo 🌷🌹⚘
Aqui também tem essas luzinhas subindo e descendo a noite incrível, é vagalume.
Aqui em Campinas tem o cemitério da Saudade! Muito antigo! Personalidades incríveis de Campinas e região estão enterradas lá!
Mas se forem procurar pelo túmulo de Carlos Gomes não vai encontrar. Esse está enterrado na praça do Jóquei Club, na praça Antônio Pompeu.
Excelente vídeo!! Parabéns!!
...essas luzes aparecem nos tabuleiros dos sertões. Vale a pena ver não tem nada de mal assombro. É um espetáculo aquelas bolas de fogo azul.
Bom dia, busco informações sobre a Fazenda São João de Espirito Santo do Pinhal - SP e sobre a Fazenda Colônia de Paraisópolis - MG. Acabei de conhecer seu canal e gostei muito! De grande valia para a preservação das histórias de nossos antepassados. Que o Eterno o abençoe nessa missão!
sensacional, lindos esses cemiterios antigos
Trabalho sensacional
Esses muros de pedras são de pedras como diz a própria descrição. Taipa é feita de barro e palha; cim entrelicas de madeira
Muita perfeição a arquitetura antiga
Fenômeno muito ouro enterrado aí no cemitério
Boa noite!
Sobre as luzes que sobem e descem, isso acontece normalmente em cemitérios devido a gases liberados por decomposição de ossos. Muitos antigos falavam que era o tal cavalo sem cabeça devido ao compadre e comadre ter relacionamento amoroso.
Bom, são histórias que o povo antigo contavam.
Abçssss
História é fascinante! O município de Vidal Ramos tem haver? Terras deles? Deviam ter muita terra! Sim sou Catarina de Blumenau aqui na Vila Itoupava tem 1 cemitério de Blumenau!
Aqui em MG tem cemitérios antigos também... Conheço um dos descendentes dos bandeirantes paulistas que migraram para Minas na era dos garimpos de diamantes do rio Abaeté.
A família Ramos de Santa Catarina apoiou Getúlio na revolução de 30. Acredito que Nereu Ramos seja desta família.
É verdade. O ex-vice-presidente Nereu Ramos era bisneto de Laureano.
Nereu Ramos era bisneto de Laureano!!!
@@cassandramariaramosdeborba2695 É verdade. Obrigado pela correção.
Os murros eram muito bem trabalhado ,que pena que está abandonado
Muito bom.
Boa noite
Eu amei conhecer essa historia