@@cristianesousa96291)A começar pela própria anexação de 33% do território palestino que não estava na resolução 181 da ONU (que originou Israel). 2) O não reconhecimento do Estado Palestino que estava previsto na mesma resolução... 3) O cerco de Gaza, após a vitória do Hamas (que Israel financiou, diga-se de passagem) que impede que os palestinos saiam de lá....4) Os cortes nos abastecimentos de água, comida, eletricidade... Quer mais exemplos? 5) Violação dos direitos de Guerra (reconheceu o bombardeio de Campos de Refugiados), o que fere diretamente TODO o direito humanitário internacional... 6) O bombardeio de corredores humanitários... A lista é BEM GRANDE. Ainda bem que o Canal Meio não está mencionando tudo isso nas aulas de Israel x Palestina, senão ia ficar bem difícil fundamentar a defesa de Israel (como tem feito...). Lastimável.
Os Israelenses sentiram os ataques terroristas do dia 7 com muito sofrimento, com certeza, e para os pais que perderam seus filhos, será uma dor eterna. E como será que os Palestinos estão sentindo os ataques desde então? Existe uma estimativa de quantas pessoas estão soterradas sob os escombros, morrendo de fome, de sede e de dor, sem nenhuma chance de resgate?
Sim, um horror hamas e Netanyahu se amam e estão brincando, e o povo morre em seu lugar. Idiota é o extremista que apoia hamas ou Netanyahu. Besta é o extremista que apoia o hamas ou Netanyahu. O líder do hamas apoia a morte de mártires pela causa, enquanto ele fica tomando champanhe seguro no Catar, ele não não tenta virar mártire né ?
“Sao palestino, danem-se”. Isso que pensa esse povo de extrema direita que o Meio, se alinhou. Carla Zambelli postou palestinos como ratos, estética nazista. E disso que se trata. Dizem que crianças mortas na palestina são apenas efeito colateral, mas no fundo, esse povo não vê humanidade nelas
Nao sou um radical... Sou apenas radicalmente a favor da JUSTIÇA.. E nessa disputa so um Lado e injustiçado... So um lado tem que ceder.. So um lado nao e protegido , so um lado nao tem voz no mundo....
Pedro, durante a pandemia conheci seu trabalho no meio e passei a acompanhá-lo, mesmo tendo posicionamento bem diferente do meu, me fez refletir sobre o contraditório em alguns momentos. Hoje, assisti a seu video e para mim um grande choque se instalou em minha mente e coração. Mesmo q você tenha tentado abordar o contexto do Hamas Fatah, etc, ficou muito distante de ter humanidade pelos civis palestinos. Não se pode justificar as mortes dos civis, de um povo já tão sofrido e destituído de tudo, apenas por serem feitos como escudos humanos ou pelas construções do Hamas junto a escolas, hospitais, mesquitas... Isto não pode e não deve ser licença para matar... infelizmente você tentou defender, justificar ou sei lá o quê, o indefensável. Este povo tem não só que lutar contra o hamas que o oprime mas tb contra o massacre de Israel. Alvejados pelos 2 lados???? Nada, nada, nada irá justificar este massacre. Vc mesmo expressou a necessidade de inteligência para se atingir o Hamas. Vc não abordou a corrupção de Netanyahu q também se relaciona a sua incitação e manutenção no poder para evitar a prisão. A sua ideia, seu exemplo das imagens que vemos serem mais de palestinos do que de israelenses pelo controle do Hamas não pode e não deveria representar nada, pq independente da frequência que cheguem, são reais e são pessoas. Não se trata de uma concorrência de números, trata-se de assassinato dos 2 lados, independente se de 1 ou de algumas dezenas de milhares , como já temos. Então, infelizmente, com decepção e tristeza no coração, deixo de seguir vc e o meio.
Infelizmente este canal vem mudando o tom nos últimos meses e está cada vez mais se aproximando do que condena. O Pedro fica louco quando chamam ele de Monark, mas segue, pelas beiradas, a mesma cartilha. Falta maturidade, humanidade e responsabilidade neste canal. Vcs, muitas vezes, beiram a desinformação
Impressionante como o Pedro usa dados pra justificar uma posição pró Israel ou desenhar um lado radical palestino. Esse é um assunto que quanto mais ele comenta, mais se afunda e se demonstra parcial. Ele já assumiu o viés q ele tem por laços familiares. Repito as duas sugestões anteriores: Um debate (na verdade foi uma entrevista com professores Nassem e Gherman) que o Nassif fez. O MEIO precisa urgentemente de um Ombudsman pra poder ter um olho crítico a linha editorial do canal
Pois é, eu queria ser amigo dele rsss ele parece um cara muito legal mesmo, é uma pena o que está acontecendo. Pq ele não está no “meio”, e ele não percebe!
@@fl9315 ótimas sugestões! Sim, por isso sugeriria as férias. Dá pra sentir na voz dele que tá pesado e que ele está cada diz mais afundado. E, sim, ele é um cara legal! Super educado!
Toda vez que o Pedro fala sobre o conflito eu morro por dentro um pouco. Como pode um "historiador" não fazer a leitura critica dos dados e ser tão abertamente pro Israel? E agora falando da grande mídia, é nojento a forma como nunca é dito que a guerra entre Israel e Hamas quem morre é o povo palestino, mas pelo contrario os textos sempre dão a entender que Hamas=Palestina
Obrigado, Pedro, pela sua coragem de seguir fatos e estudos sérios em detrimento de discursos que geram likes e compartilhamentos e aceitação massivas. Renovei minha assinatura anual do Meio há duas semanas e vejo que poucos investimentos foram tão importantes em minha vida até hoje.
Dória, quero puxar um ponto: Eu estivesse na Palestina entrando por Telavive e, na minha ignorância, antes de chegar lá, imaginava um lugar muito violento. Fui com medo, inclusive. Lá descobri que a violência urbana, como temos no Brasil, não existe só há violência política. Mas, do outro lado lá em Israel descobri, o que pra mim foi uma novidade inesperada, os Judeus se a opinião pública internacional permitir, faz com a Palestina o mesmo que o nazismo fez no holocausto, barbárie. E me parece que agora, exatamente agora, a conjuntura oferece a Israel o álibi perfeito para o holocausto Palestino. Eu não ouvi você falar sobre isso ainda. Talvez porque o momento não é propício, mas foi isso que vi quando estive lá em 2010.
@@Ary-n2m Não está nas mãos do Egito, e mesmo que esteja, O atual governo do Egito é SUSTENTADO pelos EUA e OTAN. Depois de Israel, o Egito é o país da região que mais recebe "verbas" dos Americanos e Europeus. E o Governo do Egito tem 2 fortes motivos para não querer encrenca. Eles faturam muito com o Canal de Suez e poderiam perder os Bilhões de Dólares que recebem. Esses Bilhões já foram ameaçados quando uma tentativa de Revolução Colorida, aconteceu alguns anos atrás, onde a Irmandade Muçulmana quase conseguiu chegar ao Governo. A Irmandade Muçulmana é Jihadista e pró Hamas, e radicalmente contra Israel. Seria um CAOS no Egito.
42:01 Viu aí? A resposta do Mandela contra o Apartheid é considerada terrorismo. Não confunda resistência do oprimido com a violência do opressor. É esse tipo de relativismo que é o alicerce para discurso de "ah, é uma situação delicada...". Eu quero saber quem teve suas terras roubadas! Palestina ou Israel? Não tem nada de complicado nisso.
O suposto oprimido matou milhares de civis de uma das maiores potências militares do planeta, vc achava que a essa altura pétalas de rosas estariam sendo lançadas em resposta a ação do “oprimido”?
Um monte de gente repudia o holocausto, genocídio, mas parece que tudo depende de que lado ideológico da história você está e do espírito do tempo. Ambos são relativos; o holocausto e o genocídio!
Pedro, porque não fala sobre a realidade na Cisjordânia, em Hebron, por exemplo. Sobre o tormento diário dos palestinos com os soldados, os checkpoints e os colonos Gostaria de vê lo descrever essa situação. Aí já não poderia botar a culpa no Hamas. Nem no Netanyahu, já que aa situação difícil ali dura há décadas. Como faria então para justificar os atos de Israel em Hebron?
só fazer uma observação que alguns comentaram: no próximo, seria muito bom poder aumentar o volume do som, pra nós podermos ouvir melhor o que está falando. fora isso, excelente vídeo, como todos são. parabéns, continue, esse trabalho de vocês é muito importante nos dias atuais. gosto da forma como aborda os temas. 👏🏼
Pedro, louvável seu vídeo e as referências à pesquisa no início dele. São dados importantes que eu desconhecia. Me parece que sua maior dificuldade é de dizer, com todas as letras e sem tergiversar, que essa resposta de Israel foi longe demais, é desumana e excessiva e ponto. Não que você não indique isso com uma série de ideias mas, veja, és um cara inteligente e quando chega nessa hora seu discurso é contraditório. Essa contradição é notável, por exemplo, no momento em que vc fala da falta de sofisticação da resposta de Israel. No minuto 40:00 do seu vídeo você diz que depois que Israel decidiu exterminar com o Hamas "você só consegue exterminar com o Hamas gerando uma quantidade muito grande de palestinos mortos (...) porque não é possível fazer de outra forma". Porém, no momento 40:50 você se refere ao assassinato de líderes do setembro negro em 1972 como forma de resposta aos atentados da Olimpíada de Munique. Ou seja: você mesmo indica que haveria maneiras não letais à população civil de tentar eliminar os principais membros do Hamas. A questão é que 1972 não é 2023, Meir não é Netanyahu e, talvez (lamentavelmente), o interesse desse governo de Israel não seja de preservar vidas palestinas ou perseguir a paz (como você também observa no vídeo), o que deixaria o Governo de Israel moralmente bem próximo do Hamas nesses aspectos. Ou seja, na minha forma de escutá-lo: vc analisou diversos pontos relevantes, mas lhe é difícil verbalizar sem hesitação a conclusão de que Israel está sob a liderança de um governo tão ruim (do ponto de vista humanitário) que: ou (1) escolheu, dentre as possibilidades existentes, a violência direta desmedida - o que colocou o estado de Israel em uma condição moral complicada para falar de paz ou (2) aproveitou-se da oportunidade criada pelo ataque do Hamas para aprofundar um projeto de colonização das terras palestinas, o que coloca Israel em uma condição moral complicada para sustentar a ideia de que apoiaria a proposta de manutenção de dois estados ou que tem algum apreço pela população Palestina. Abraços!
3 e o hamas estuprou pessoas nos kibutz. Isso não é jeito de fazer a paz, isso é vingança simples e cruel, em pessoas que nem tem culpa da dor do torturador. Quantas pessoas aquela moça matou, quantas crianças ela decapitou? Aquela na caçamba da picape que serviu de troféu de caça para o hamas? Na hora da sobrevivência as mascaras caem sim, admito que temos amarras e mascaras, assim como voces, para esconder e controlar nosso monstro interior, para evitar o pior a quem amamos, mas sabemos retira-las quando necessário ser monstro. Monstro se combate com Monstro.
Tudo depende de Israel, ele tem o poder militar, se ele quisesse, fortalecia uma liderança moderada, negociando e abrindo concessões para o Abbas, e mostrando que ele pode ser um caminho. Ao optar pelo isolamento e deterioração das condições de vida dos habitantes de gaza e parar de negociar com o Abbas, Israel optou por radicalizar parte dos palestinos. O problema é esse, não há equiparação de forças, Israel vai decidir pra qual lado esse conflito vai, ficar discutindo o Hamas é secundário, a discussão tem que ser sobre quem tem poder pra mudar isso.
Muito obrigado! Essa foi uma sincera tentativa de buscar o caminho do meio e ver a problemática por outro ângulo. Funcionou? Depende, naturalmente, para quem perguntar. Ao fim, eu diria que isso não é o mais importante. Se cada um de nós fizermos esse esforço, estaremos um passo mais próximo do diálogo. Claramente ainda muito distantes, mas sem dúvida mais próximos. ❤
Não há como defender o Hamas, isso é óbvio. Porém tentar amenizar a resposta genocida de Israel, é inaceitável. Há que se mergulhar na forma como os palestinos vem sendo tratados há vários anos, submetidos a um incontável número de humilhações. Enfim, como se costuma dizer, a primeira vítima de uma guerra é a informação.
Pedro, Pedro, veja a quantidade de comentários desfavoráveis ao seu ponto de vista. Aliás, ultimamente isso tem se repetido inúmeras vezes. Voce já parou pra pensar nisso ?
Não vejo por que ele deveria se importar com militontos PTistas agindo de forma coordenada nos comentários. Essa corja só é útil para gerar engajamento e fazer o vídeo aparecer a mais pessoas. De resto, deve ser ignorada. Faz muito bem a equipe do Meio.
Tá cada vez mais difícil escutar o Pedro quando o assunto é o conflito Hamas-Israel. Ele gasta horas falando dos terrorismo do Hamas e do pogrom contra os israelenses, mas gasta segundos falando sobre os crimes de Israel contra o povo palestino. Existe um desequilíbrio brutal de forças entre um lado e o outro e existe um desequilíbrio igualmente grande quando o Pedro faz a análise da situação.
ele cavou isso pra si. Eu era assinante do canal e cancelei. Ele levou 3 semanas pra tentar passar alguma empatia pelo sofrimento palestino, e pra mim ele fracassou.
@@vivimattos9182 antes desse conflito, eu também pensava como você. Fui assinante premium do canal, seguidora nas redes, etc. De 3 semanas pra cá, eu percebi um viés tendencioso nele que muito me decepcionou, e o próprio admitiu em videos que é casado com uma judia, e tem colaboradores no Meio que também o são. Mais do que isso: quando acusado na semana passada de nunca se solidariezar com a dor dos civis palestinos, e de não levar jornalistas e/ou especialistas no canal dele para abordar o ponto de vista palestino, ele anunciou que estaria lançando um curso online (pago) sobre a história do conflito. Nunca mais ele verá um centavo meu.
@@gigihabib Cara eu não vi em nenhum momento ele ser insensível com os palestinos ou falar que tudo que Israel faz é certo. E outra para mim um jornalista deixar claro a relação pessoal dele com um assunto faz o contrario de descredibiliza-lo, mostra ética. Acho que o maior problema é que a galera quer que o cara ressoe suas próprias ideias sobre o conflito e se não for igual aí ele é parcial.
A Faixa de Gaza é um lugar densamente povoado. 12km x 40. Mais de 2 milhões de habitantes. Imagine, por absurdo, se o Exército Brasileiro fizesse um bombardeio na Rocinha para combater os traficantes de lá? Wual a probabilidade de matar milhares de civis inocentes? Isso nunca aconteceria porque as vidas daquelas pessoas inocentes têm grande valor. Por isso o absurdo. Vários prédios residenciais juntos na Palestina foram bombardeados. Bairros inteiros destruídos. Não é o Hamas escondido por trás de civis. É o lugar densamente povoado que, se bombardeado, matará milhares de civis. E nenhuma daquelas vidas têm alguma importância.
Provavelmente o Pedro deve ter um pensamento parecido ao do vídeo sobre o que deve ser feito no Rio já que mora lá. Né Pedro? As vítimas são efeitos colaterais certo? Pedro vc é o cara 👏
Agora, Pedro, se é virtualmente impossível que o exercito Israelense faça ataques sem que incentes morram, então será mesmo que Israel pode dar a resposta do jeito que esta sendo feito? Isto é bem complicado.
"Neste video eu vou dar a perspectiva palestina". 15 minutos depois, ainda não mencionou uma única vez a colonização e terrorismo do estado de Israel. Tu tá uma decepção atrás da outra nesses vídeos sobre a Palestina, Pedro. Quem olha até acha que tu é incapaz de reconhecer a violência causada pelo colonizador sobre o colonizado.
Não irão reconhecer isso, mano. A esquiva será criticar o Hamas para não ter que falar sobre o terror que os palestinos passam e passaram. Mas isso é só o Meio mesmo: A grande maioria das entidades internacionais reconhecem a limpeza étnica feita por Israel.
@@RomulusRomulus111a maior parte do terror imposto aos Palestinos é pelo próprio Hamas. Veja as pesquisas feitas lá mesmo. Eles mesmo praticam um “apartheid” contra sua população em troca de apoio político.
"15 minutos depois, ainda não mencionou uma única vez a colonização e terrorismo do estado de Israel". Engraçado, porque eu vi o Dória mencionar isso quando contou como Netanyahu se elegeu primeiro ministro (a partir dos 29:00).
Eu não vi nenhuma das cenas de horror causadas pelo Hamas - decapitações, etc., mas, pelo que me disseram, foi algo simplesmente inimaginável. Do lado dos palestinos, eu vi a imagem/foto de uma garota usando uma camiseta, bem velhinha e surrada, com a foto do Mickey/Minnie. Ela chora um choro meio represado, segura seus documentos restantes e tem um celular no colo.Vi essa foto no Metrópoles. Fiquei super chocado com a imagem total dessa garota. Enviei essa foto para muita gente. Não há sangue nela, mas a composição é de um terror também inimaginável. É bem provável que essa menina já tenha morrido. Não há dor, agora.
Pedro, você não entendeu até agora que existe diferença entre antissionismo e antissemitismo. Não entendeu que defender um Estado Racial é só racismo. Que achar que sionismo é legítimo é só apoiar um movimento de supremacia racial. Mas, antes de tudo, não entendeu que dizer que Israel está errado em atacar, ocupar, colonizar, cercar e exterminar uma população inteira não é antissemitismo. É uma questão de humanidade.
O Hamas defende o que mesmo? Só a libertação da Palestina? Não... Ele defende a aniquilação de todas as religiões e a supremacia do Islã. Defende que todos os infiéis sejam aniquilados e que todos se submetam às Leis do Islã. Significa dizer que LGBT+; mulheres não submissas e outras minorias são esgoto puro. Defender o Hamas é pior do que defender o sionismo.
é isso Pedro, senti que conseguiu dar uma amarradinha melhor no assunto, é complicado pra caramba mesmo, não vai ser fácil chegar numas boas sínteses sobre esse assunto mas pouco a pouco vai rolando
exatamente. um assunto complexo como esse, realmente não é simples de debater sobre, porém fico feliz que esteja evoluindo com o passar dos vídeos a respeito disso. continue assim. te admiro. 👏🏼👏🏼👏🏼
Tinha ACABADO de ouvir o podcast do Ezra quando fui ver teu vídeo e vc falando da mesma coisa. Adoro o Ezra Klein show... e se quiser mais dicas de shows Americanos, aqui vão alguns: - Breaking Points: um dos meus preferidos, falam o que tiver que falar sobre qualquer um dos lados - Left, Right and Center - The Hill Rising - The Daily Pra quem fala inglês e quer saber o que esta acontecendo aqui fora, são ótimas opções de podcasts e RUclips vídeo shows.
SEM MUITO APROFUNDAR NA PARTE RELIGIOSA E NO TEMPO, VAMOS AOS FATOS, QUE CONTRA NÃO A ARGUMENTOS.... ISRAEL CONTRUIU UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, O POVO DE GAZA VIVE A PELO MENOS 20 ANOS PASSANDO FOME.. O QUE VOCÊ ACHA QUE IRIA ACONTECER ,?
Parabéns por fazer um jornalismo verídico, de fatos históricos. Quem não gosta é porque não quer ver nem ouvir. Aí fica difícil a comunicação... Não desista, Pedro, precisamos de você.
Pedro, entendo a sua situação emocinal ao tratar desse assunto. Tal como você, entendo que não há solução possível sem a saída de Bibi e do Hamas. Tal como você, nã vejo outra alternativa.
@@Ary-n2mComo que compra alguma coisa, mano! Vc acha que Israel não controla a entrada de tudo dentro da faixa de Gaza? O armamento dos caras são improvisados, armas de 1990.
Eu não entendo por que vocês, jornalistas, enfatizam tanto o ataque do Hamas, que, de fato, foi uma tragédia, mas muito menor em comparação com o que Israel está fazendo em Gaza hoje. É possível que após essa guerra, Gaza não exista mais. A desproporção é tão grande que me questiono se o silêncio dos meios de comunicação é ou não intencional.
@@willian747o que tem em abundância são pessoas que ao falar do massacre em Gaza enchem as frases de mas, só falam da premissa de auto defesa e só falam do fato do Hamas usar os civis como escudos humanos e de como isso faz ser ok tudo que o governo de Israel faz. Seriam esses canalhas também?
Cara eu se eu falar que eu toquei em todos esses pontos que você falou hoje, conversando com meu tio, ele é descendente de árabe. contra os 2 estados, discutimos muito pacificamente, e no final eu cheguei a conclusão que realmente não da pra fazer nada além de lamentar, pois se falar de paz para o extremista palestino ele te chama de traidor, se falar de paz com o judeu extremista ele te chama de traidor, é até perigoso.
E enquanto isso os brasileiros aguardam todo esse tempo para sair da palestina, na fronteira do Egito. Mas não adianta fazer nada que não há paz.....bla bla bla
Mais um vídeo que não coloca a raiz do problema no expansionismo e repressão israelenses. Uma vez mais, para o Pedro, os palestinos de Gaza estão sendo dizimados principalmente por causa do Hamas.
Eu sinceramente me pergunto se a equipe do MEIO lê os comentários aqui, pq é nítido o aumento dos comentários de decepção com a forma que certas pautas são tratadas. Ou vcs não lêem, ou vcs não ligam. Eu espero que seja a primeira. 😢
Pois é, Daniel, tal fato tb me inquieta.Será que não percebem a reação das pessoas? Eles mantém o mesmo tom e as mesmas defesas ao indefensável. Isso tem me deixado assustada.
@@neilzabarreto1390 tb me entristece, eu tinha este canal como referência em canais de opinião e inclusive recomendava para outras pessoas, mas agora se torna inviável continuar contribuindo com este canal. Uma pena 😔
Oi Pedro! No meio de tanto comentário negativo, eu queria deixar registrado meu agradecimento pela análise! Nenhuma mídia me faz refletir tanto como o Meio faz. Muito obrigada pelo bom trabalho.
Gente, você tá precisando ler mais. O que faz a gente refletir de verdade, é ver opinões diversas e diferentes das nossas! Um veículo de comunicação (e não uma mídia) sozinho, não deveria ser o responsável pelo seu senso crítico.
Parabéns, sou de esquerda, apoio os palestinos sem hamas, ótimo video, expos os erros de Israel, e o problema que é o hamas, e não apoiou nem o fim de Israel nem Palestina. Eu sempre falo da paixão entre Netanyahu e hamas, como eles se alimentam. Um agradece a existência do outro, um só existe por causa do outro. Trouxa de quem não ve.
Cara, esse video é pura propaganda sionista, papo mole para justificar limpeza étnica e genocídio. O Hamas é o que é por um desígnio de Israel. Tu acha que quem está no controle da água, comida e eletricidade de uma população miserável, em estado de insegurança alimentar severa, desnutrida, ignorante, violentada, não exerce controle político sobre essa população? O discurso de que o Hamas é uma ameaça além do controle israelense é ridículo. Os líderes do Hamas estão no Qatar sãos e salvos enquanto crianças são assassinadas aos milhares pelos carniceiros supremacistas do IDF. Tu acha que a Mossad e CIA não teriam capacidade de eliminar esses líderes e acabar com o conflito imediatamente? Mais ridículo que o discurso desse Pedro só a inteligência do seu público que não é capaz de enxergar a piada e se deixa enganar.
Não precisa, basta entrar na internet para ver, é o que mais tem. O Pedro explicou que o vídeo mostrado no Consulado de Israel contém imagens que não estão na internet, porque a tradição de não mostrar corpos e restos mortais é algo que vem da religião judaica e que se tornou cultural.
Pedro, após terminar o vídeo, passei a concordar com o comentário feito pelo assinante. Você passou todo o tempo do vídeo, argumentando e justificando os ataques de Israel e as mortes de civis. Você está na mesma linha do Pontual, na globonews. Você está errado. Se a estrutura do Hamas está abaixo da população, a estratégia de combate de Israel deveria ser diferente.
ele disse com toda clareza exatamente o que vc sugeriu, que a estratégia de Israel deveria ser diferente, com ataques apenas aos líderes do hamas, de modo a não atingir civis palestinos
Conteúdo excelente, como sempre, mas SOM BAIXÍSSIMO! (aliás, como o vídeo da colega do Meio). Tento ouvir com fone de ouvido, na academia, por exemplo... impossível!
Pedro, não sei o que está acontecendo, mas em alguns vídeos recentes do Canal Meio, incluindo este seu aí, está com o áudio muito baixo. E isso não são settings de nossos computadores/gadgets, uma vez que quando aparecem os intervalos comerciais no meio o volume fica no nível certo…
Deve se algum clickbait. Esse jornalista sabe q existem Palestinos?, pelo q observei neste quase um mês, parececq não. para os jornalistas do meio e outros, o importante e a voz de Israel. Parabéns vcs fazem a diferença
13:56 Será que isso tá relacionado ao cerco que Israel faz em Gaza? Mentira sobre a quantidade de comida que entra em Gaza: A quantidade de comida que entra é contada em calorias racionada por Israel.
Pedro e pessoal do Meio, vocês precisam ganhar muito, muito bem ou amarem em extremo este trabalho para suportar tantas bobagens nos comentários. Salvo as excessões de sempre, que show de horrores!! Mas, continuem. Força.
Não to conseguindo mais ouvir videos sérios no RUclips. O áudio é muito baixo pro meu cel, e os anúncios gritam. Meu volume fica no máximo e ainda assim é difícil ouvir.
13:21 - o Pedro fala que é compreensível que a população jovem de Gaza apoie o Hamas já que as escolas ali são estruturadas e ministradas pelo Hamas. Será que o fato de palestinos em Gaza serem subjugados há décadas pelo Estado Israelense não precede e é mais relevante ao fato do Hamas 'ter controle' sobre o que é ensinado nestas escolas?
Ha decadas gaza eh administrada pelos palestinos. Ao inves de investir em infraestrutura, compraram armas. Me diz, se for livre hoje, pode gaza sobreviver sem israel? Israel foi muito ingenuo pois manteve a estrutura basica pra um povo que so odeia eles.
@@lucianobarroqueiro5894como que são os palestinos que comandam Gaza, se é Israel que permite o que vai entrar ou não lá? As armas de Gaza são de 1990. Eles improvisam. Israel é a maior potência bélica do Oriente Médio, apoiada pela maior potência bélica do mundo. É por isso que eles fazem o que fazem.
Eles não podem nem ter empresa e o ignora te ali vem falar em investir em infraestrutura hahaha 80% do povo precisa de ajuda humanitária pra não passar fome, e ele vem falar em infraestrutura
Concordo com o Rodrigo, que fez o comentário no vídeo anterior. E até onde assisti este vídeo (perto do minuto 35), o Pedro continua fazendo justificativas enviesadas. E tudo bem ter viés, até porque ele foi transparente ao assumi-lo algumas semanas atrás. O problema é não reconhecer que seu viés LIMITA SUA ANÁLISE. Assumir o viés é um passo, mas falta reconhecer a limitação da análise pelo viés. Ao invés de convidar um especialista para conversar e ouvirmos um outro viés, o Pedro insiste nas jutificativas à reação de Israel ao Hamas e ao 'dano colateral', que mata centenas de cidadãos palestinos, em grande parte crianças, todos os dias há algumas semanas. O vídeo 'Vamos falar dos palestinos?' fala mesmo é do Hamas. Será um ato falho?
O pior é ele tratando os dois civis dessa guerra "a ele me atacou" levantando os bracinhos e fazendo voz fininha, isso não lembra alguém que falava de uma certa gripezinha?
Oi Pedro! Eu adoro suas análises e as informações que trás. Te acompanho a pouco tempo, te conheci através dos seus comentários no MyNews com o Tabet. Gostaria de te ouvir falar sobre proporcionalidade. Vi um vídeo esses dias sob a Operação Praying Mantis aka aquela vez em que o exército americano extinguiu basicamente 50% da marinha Iraniana. Pensando nisso, queria te ouvir falar sobre a proporcionalidade dos contra-ataques de Israel ao Hamas. Nem sei se vai ler meu comentário, mas te peço isso sem qualquer pretensão de soar crítico a sua visão: Concordo com você em gênero, número e grau sob as atrocidades do Hamas e sobre a complexidade da situação, mas algo que sempre parece se perder em meio as guerras que estudamos na história é justamente a questão da proporcionalidade da resposta (no campo de combate militar mesmo). Como você analisaria as atuais ações de Israel em vista das atrocidades cometidas pelo Hamas? Peço a análise do lado de Israel pois é o lado em contra-ataque, e também porque me é óbvio que se o Hamas tivesse poderio militar similar ou maior que o de Israel, eles atacariam com absolutamente tudo que pudessem - "proporcionalidade" não faz parte do vocabulário do Hamas. Desde já agradeço caso leia, te admiro muito! Grande abraço :)
É incrível como Pedro Doria pega muito leve quando vai falar do sofrimento dos palestinos. Parece haver uma dificuldade mesmo de adentrar e expor a violência sobre o povo palestino, uma lacuna no testemunho, o que pode ser uma dificuldade de identificação empática.. Eu não sei você, Pedro, conhece a obra de Norman Finkelstein, principamente o livro sobre Gaza. Mas se conhece, seu relato sobre os palestinos trai a complexidade e o martirio vivido pelos palestinos. Se não conhece, deveria imediatamente ler. É uma exigência ética e intelectual. Você se propõe a falar dos palestinos e retorna imediatamente ao ponto de vista israelense (uma compulsão cognitiva que trai o próprio título video) . Sua leitura soa muito enviesada e altamente contaminada por jargões e clichés, além do tom beirar o cinismo ("imagem de velhinhos..'). Israel não busca exterminar somente o Hamas. Há atos genocitários e limpeza étnica. Illan Pappé é contudente nisso. Há uma política de vingança e de terror pelo medo (vide Finkelstein) com efeitos de disuassão.
Mas venhamos que se o objetivo do líder palestino eleito o hamas é eliminar o povo , milhares de pessoas em Israel, milhares de judeus, o outro vai querer te eliminar também, não? nada mais natural. Os lideres cagam e o povo morre, sempre assim pra nos sempre resta chorar.
Esse Dória é igual a Rosa Weber nos seus votos,vai falando,falando aí se pensa que ela vota sim ou não,ai no voto nao é aquilo que ela fez você pensar que seria. 😂😂😂
Eu choro a morte dos Palestinos em Gaza, mas se o líder deles diz que quer exterminar Israel, Israel não vai esperar a morte. Além de não querer a paz eles não solta os reféns.
E a mantença dos brasileiros ali. Nem o Hamas está impedindo. E continuam ali expostos não só às bombas, mas também com a limitação de recursos de subsistência necessários à vida, como água, comida, remédios. Então cai por terra esse argumento das mortos inevitáveis de inocentes.
Tá mais parecendo discurso com uma tentativa muito forçada de fazer um malabarismo para não dizer que é sionista, mesmo que todas as evidências linguísticas de argumentação apontem para o oposto
Reclamação técnica sobre seus vídeos: o volume do áudio é MUITO BAIXO. Eu, por exemplo, escuto o vídeo à noite, após meu filho dormir. Preciso aumentar o volume para escutar de forma satisfatória enquanto faço outras coisas. Vai tudo bem, até entrar uma propaganda com a altura do volume TOTALMENTE DIFERENTE, muito mais alto que o vídeo. Tenho de correr para abaixar o volume, para logo em seguida aumentar de novo para continuar a ouvir seu vídeo. Isso não é normal, há um problema pequeno na edição, fácil de ser resolvido e necessário para uma boa experiência dos seus vídeos.
Verdade!! Estava assistindo vídeos no notebook e quando coloquei no canal não dava pra ouvir nada. Tive que desligar e assistir pelo celular. Com certeza há algum problema porque o som do Meio estava totalmente discrepante dos outros canais do RUclips
Ia fazer a mesma observação. E acrescento. Nos Vídeos do canal como um todo: "Cá entre nós , Curadoria e Popcorn. Eu sei q há uma relação de qualidade, mas se o áudio não bater o teto e nenhum de vcs for expressivo feito um pastor neo pentec não tem porque manter um áudio tão baixo. Minha recomendação, antes de renderizar, passa um Normalize no áudio. Não estraga e mantem a modulação. O q estraga é compressão e mesmo assim, só quando exagera. 2:1 não faz mal nenhum (mas lembra de compensar o ganho depois😅)
Sobre essa questão o Pedro calado é um poeta. Essa insistência em justificar o genocídio praticado por Israel em Gaza, é muito hipocrisia e desumanidade.
Não conhecia seu trabalho jornalístico, mas após uns 4 meses acompanhando o canal, me identifiquei com sua maneira centrada e bons argumentos. Não que concorde com tudo, mas a capacidade de vc nos fazer pensar ao mostrar os fatos, isso eh impagável e raro. Parabéns
12:21 "... A gente tá falando de uma classe média [palestina, em Gaza] com ALGUMA DIFICULDADE." - será que essa 'ALGUMA DIFICULDADE' teria relação ao fato de Israel subjugar a população em Gaza HÁ DÉCADAS, Pedro? 🤔
OK, imaginemos que eles sejam independentes hj. Israel corta todo o fornecimento deles, algo que esta no direito de israel, israel nao eh obrigado a comercializar com ninguem, e ai. Quem vai dar agua pra eles? Nem agua eles tem. Egito nunca ajudou e vai continuar nao ajudando. Ira so da armamentos pra eles.
@@danielrasch2916 alienado é quem ignora q Israel bombardeia hospitais e escolas, mata crianças e à população civil bombardeando campos de refugiados. Alienado é quem ignora anos de humilhação e tomada de territórios tanto na Cisjordânia como em Gaza que o governo de Israel impõe aos palestinos. Alienado é a pessoa que ignora que Israel está fazendo uma limpeza étnica e um extermínio em gaza. Israel é sim um estado nazista e está fazendo com os palestinos o mesmo que fizeram com eles na segunda guerra.
"É preciso construir esse encontro com os Palestinos " "A Nabka precisa estar na mesa" "É claro que eu tenho que chorar a morte das crianças palestinas" " É hora de chorar os mortos" "Não importa quem são esses mortos". "É fundamental que a gente enquanto sionistas assuma a defesa do estado Palestino" Michel Gherman no debate sobre o filme O último dia de Yitzak Rabin" Pedro Doria foi o mediador. E ouviu tudo isso de um judeu sionista. Que é justo em suas análises e colocações. Porisso convence.
Não é guerra, é massacre 💔
Pedro, desde quando Israel se preocupa com opinião internacional. Vive descumprindo acordos da ONU
Exemplos?????
@@cristianesousa9629 de descumprimentos?? De vários vou te dar um: construção de assentamentos nas áreas da Cisjordânia
Pedro, que Pedro?
salvo engano Pedro Dória@@olavofranco4805
@@cristianesousa96291)A começar pela própria anexação de 33% do território palestino que não estava na resolução 181 da ONU (que originou Israel). 2) O não reconhecimento do Estado Palestino que estava previsto na mesma resolução... 3) O cerco de Gaza, após a vitória do Hamas (que Israel financiou, diga-se de passagem) que impede que os palestinos saiam de lá....4) Os cortes nos abastecimentos de água, comida, eletricidade... Quer mais exemplos? 5) Violação dos direitos de Guerra (reconheceu o bombardeio de Campos de Refugiados), o que fere diretamente TODO o direito humanitário internacional... 6) O bombardeio de corredores humanitários... A lista é BEM GRANDE. Ainda bem que o Canal Meio não está mencionando tudo isso nas aulas de Israel x Palestina, senão ia ficar bem difícil fundamentar a defesa de Israel (como tem feito...). Lastimável.
Israel está cometendo genocídio na faixa de gaza 😢 💔 Liberdade para Palestina!! 🇯🇴🇯🇴🇯🇴🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇴
Os Israelenses sentiram os ataques terroristas do dia 7 com muito sofrimento, com certeza, e para os pais que perderam seus filhos, será uma dor eterna. E como será que os Palestinos estão sentindo os ataques desde então? Existe uma estimativa de quantas pessoas estão soterradas sob os escombros, morrendo de fome, de sede e de dor, sem nenhuma chance de resgate?
Sim, um horror hamas e Netanyahu se amam e estão brincando, e o povo morre em seu lugar. Idiota é o extremista que apoia hamas ou Netanyahu. Besta é o extremista que apoia o hamas ou Netanyahu.
O líder do hamas apoia a morte de mártires pela causa, enquanto ele fica tomando champanhe seguro no Catar, ele não não tenta virar mártire né ?
“Sao palestino, danem-se”. Isso que pensa esse povo de extrema direita que o Meio, se alinhou. Carla Zambelli postou palestinos como ratos, estética nazista. E disso que se trata. Dizem que crianças mortas na palestina são apenas efeito colateral, mas no fundo, esse povo não vê humanidade nelas
Desde então?? Ou desde 1947???
Apesar de nao concordar com tudo com o que vc diz, admiro a sensatez e a inteligência com que nos informa. Obrigado por isso.
Nao sou um radical... Sou apenas radicalmente a favor da JUSTIÇA.. E nessa disputa so um Lado e injustiçado... So um lado tem que ceder.. So um lado nao e protegido , so um lado nao tem voz no mundo....
Pedro, durante a pandemia conheci seu trabalho no meio e passei a acompanhá-lo, mesmo tendo posicionamento bem diferente do meu, me fez refletir sobre o contraditório em alguns momentos. Hoje, assisti a seu video e para mim um grande choque se instalou em minha mente e coração. Mesmo q você tenha tentado abordar o contexto do Hamas Fatah, etc, ficou muito distante de ter humanidade pelos civis palestinos. Não se pode justificar as mortes dos civis, de um povo já tão sofrido e destituído de tudo, apenas por serem feitos como escudos humanos ou pelas construções do Hamas junto a escolas, hospitais, mesquitas... Isto não pode e não deve ser licença para matar... infelizmente você tentou defender, justificar ou sei lá o quê, o indefensável. Este povo tem não só que lutar contra o hamas que o oprime mas tb contra o massacre de Israel. Alvejados pelos 2 lados???? Nada, nada, nada irá justificar este massacre. Vc mesmo expressou a necessidade de inteligência para se atingir o Hamas. Vc não abordou a corrupção de Netanyahu q também se relaciona a sua incitação e manutenção no poder para evitar a prisão. A sua ideia, seu exemplo das imagens que vemos serem mais de palestinos do que de israelenses pelo controle do Hamas não pode e não deveria representar nada, pq independente da frequência que cheguem, são reais e são pessoas. Não se trata de uma concorrência de números, trata-se de assassinato dos 2 lados, independente se de 1 ou de algumas dezenas de milhares , como já temos. Então, infelizmente, com decepção e tristeza no coração, deixo de seguir vc e o meio.
Infelizmente este canal vem mudando o tom nos últimos meses e está cada vez mais se aproximando do que condena. O Pedro fica louco quando chamam ele de Monark, mas segue, pelas beiradas, a mesma cartilha. Falta maturidade, humanidade e responsabilidade neste canal. Vcs, muitas vezes, beiram a desinformação
Se eu fosse amiga do Pedro, diria: tira férias, amigo. Vai te fazer bem.
Impressionante como o Pedro usa dados pra justificar uma posição pró Israel ou desenhar um lado radical palestino. Esse é um assunto que quanto mais ele comenta, mais se afunda e se demonstra parcial. Ele já assumiu o viés q ele tem por laços familiares. Repito as duas sugestões anteriores: Um debate (na verdade foi uma entrevista com professores Nassem e Gherman) que o Nassif fez. O MEIO precisa urgentemente de um Ombudsman pra poder ter um olho crítico a linha editorial do canal
Pois é, eu queria ser amigo dele rsss ele parece um cara muito legal mesmo, é uma pena o que está acontecendo. Pq ele não está no “meio”, e ele não percebe!
@@leandropires1940 o Canal é dele e da Mariliz, eles que façam o que quiserem. Só sejam transparentes, só isso.
@@fl9315 ótimas sugestões! Sim, por isso sugeriria as férias. Dá pra sentir na voz dele que tá pesado e que ele está cada diz mais afundado. E, sim, ele é um cara legal! Super educado!
Toda vez que o Pedro fala sobre o conflito eu morro por dentro um pouco. Como pode um "historiador" não fazer a leitura critica dos dados e ser tão abertamente pro Israel?
E agora falando da grande mídia, é nojento a forma como nunca é dito que a guerra entre Israel e Hamas quem morre é o povo palestino, mas pelo contrario os textos sempre dão a entender que Hamas=Palestina
Obrigado, Pedro, pela sua coragem de seguir fatos e estudos sérios em detrimento de discursos que geram likes e compartilhamentos e aceitação massivas. Renovei minha assinatura anual do Meio há duas semanas e vejo que poucos investimentos foram tão importantes em minha vida até hoje.
Se manter do lado judeu é exatamente procurar likes e compartilhamentos, mas que bom que vc está feliz 👍
Dória, quero puxar um ponto:
Eu estivesse na Palestina entrando por Telavive e, na minha ignorância, antes de chegar lá, imaginava um lugar muito violento. Fui com medo, inclusive.
Lá descobri que a violência urbana, como temos no Brasil, não existe só há violência política.
Mas, do outro lado lá em Israel descobri, o que pra mim foi uma novidade inesperada, os Judeus se a opinião pública internacional permitir, faz com a Palestina o mesmo que o nazismo fez no holocausto, barbárie.
E me parece que agora, exatamente agora, a conjuntura oferece a Israel o álibi perfeito para o holocausto Palestino.
Eu não ouvi você falar sobre isso ainda. Talvez porque o momento não é propício, mas foi isso que vi quando estive lá em 2010.
Gheto de Varsóvia = Gheto de Ghaza
Um gueto cujo o controle de quem entra e sai está nas mãos do Egito
Vc descreve o mesmo que a Heloísa Vilela conta em seu diário de guerra, relatando o que viu na região nos últimos dias.
@@Ary-n2m
Não está nas mãos do Egito, e mesmo que esteja, O atual governo do Egito é SUSTENTADO pelos EUA e OTAN. Depois de Israel, o Egito é o país da região que mais recebe "verbas" dos Americanos e Europeus. E o Governo do Egito tem 2 fortes motivos para não querer encrenca. Eles faturam muito com o Canal de Suez e poderiam perder os Bilhões de Dólares que recebem. Esses Bilhões já foram ameaçados quando uma tentativa de Revolução Colorida, aconteceu alguns anos atrás, onde a Irmandade Muçulmana quase conseguiu chegar ao Governo. A Irmandade Muçulmana é Jihadista e pró Hamas, e radicalmente contra Israel. Seria um CAOS no Egito.
Como sempre, os hipócritas decidem quem vive e quem morre. E sempre são os inocentes e os pobres que sofrem. 😢
42:01 Viu aí? A resposta do Mandela contra o Apartheid é considerada terrorismo.
Não confunda resistência do oprimido com a violência do opressor. É esse tipo de relativismo que é o alicerce para discurso de "ah, é uma situação delicada...".
Eu quero saber quem teve suas terras roubadas! Palestina ou Israel? Não tem nada de complicado nisso.
Ele não autoriza a saída dos brasileiros por vingança.
Engraçado que como pra algumas pessoas isso é tão difícil de ver né?
O suposto oprimido matou milhares de civis de uma das maiores potências militares do planeta, vc achava que a essa altura pétalas de rosas estariam sendo lançadas em resposta a ação do “oprimido”?
Um monte de gente repudia o holocausto, genocídio, mas parece que tudo depende de que lado ideológico da história você está e do espírito do tempo. Ambos são relativos; o holocausto e o genocídio!
Se Israel tivesse invadido a França e submetido os franceses à política sionista o mundo olharia com mais atenção
Pedro, porque não fala sobre a realidade na Cisjordânia, em Hebron, por exemplo. Sobre o tormento diário dos palestinos com os soldados, os checkpoints e os colonos Gostaria de vê lo descrever essa situação. Aí já não poderia botar a culpa no Hamas. Nem no Netanyahu, já que aa situação difícil ali dura há décadas. Como faria então para justificar os atos de Israel em Hebron?
Esse post não é apresentado pelo Pedro. Desde de quando o Pedro é tão bonito😂😂
Pedro decepção! Quantas voltas para justificar Israel...
Já fiz várias críticas ao Pedro Doria
Mas neste episódio achei que ele acertou.
✔️
só fazer uma observação que alguns comentaram: no próximo, seria muito bom poder aumentar o volume do som, pra nós podermos ouvir melhor o que está falando.
fora isso, excelente vídeo, como todos são. parabéns, continue, esse trabalho de vocês é muito importante nos dias atuais. gosto da forma como aborda os temas. 👏🏼
Pedro, louvável seu vídeo e as referências à pesquisa no início dele. São dados importantes que eu desconhecia. Me parece que sua maior dificuldade é de dizer, com todas as letras e sem tergiversar, que essa resposta de Israel foi longe demais, é desumana e excessiva e ponto. Não que você não indique isso com uma série de ideias mas, veja, és um cara inteligente e quando chega nessa hora seu discurso é contraditório. Essa contradição é notável, por exemplo, no momento em que vc fala da falta de sofisticação da resposta de Israel. No minuto 40:00 do seu vídeo você diz que depois que Israel decidiu exterminar com o Hamas "você só consegue exterminar com o Hamas gerando uma quantidade muito grande de palestinos mortos (...) porque não é possível fazer de outra forma". Porém, no momento 40:50 você se refere ao assassinato de líderes do setembro negro em 1972 como forma de resposta aos atentados da Olimpíada de Munique. Ou seja: você mesmo indica que haveria maneiras não letais à população civil de tentar eliminar os principais membros do Hamas. A questão é que 1972 não é 2023, Meir não é Netanyahu e, talvez (lamentavelmente), o interesse desse governo de Israel não seja de preservar vidas palestinas ou perseguir a paz (como você também observa no vídeo), o que deixaria o Governo de Israel moralmente bem próximo do Hamas nesses aspectos. Ou seja, na minha forma de escutá-lo: vc analisou diversos pontos relevantes, mas lhe é difícil verbalizar sem hesitação a conclusão de que Israel está sob a liderança de um governo tão ruim (do ponto de vista humanitário) que: ou (1) escolheu, dentre as possibilidades existentes, a violência direta desmedida - o que colocou o estado de Israel em uma condição moral complicada para falar de paz ou (2) aproveitou-se da oportunidade criada pelo ataque do Hamas para aprofundar um projeto de colonização das terras palestinas, o que coloca Israel em uma condição moral complicada para sustentar a ideia de que apoiaria a proposta de manutenção de dois estados ou que tem algum apreço pela população Palestina. Abraços!
3 e o hamas estuprou pessoas nos kibutz. Isso não é jeito de fazer a paz, isso é vingança simples e cruel, em pessoas que nem tem culpa da dor do torturador. Quantas pessoas aquela moça matou, quantas crianças ela decapitou?
Aquela na caçamba da picape que serviu de troféu de caça para o hamas? Na hora da sobrevivência as mascaras caem sim, admito que temos amarras e mascaras, assim como voces, para esconder e controlar nosso monstro interior, para evitar o pior a quem amamos, mas sabemos retira-las quando necessário ser monstro. Monstro se combate com Monstro.
Os judeus também são seres humanos como qualquer outros cidadãos. Não ao antisemitismo e ao ódio. Shalom! Daniel Pearl Bezerra - Fortaleza - Ceará.
Não é fácil tentar manter lucidez em uma situação como esta. Parabéns e obrigado, Pedro!
Tudo depende de Israel, ele tem o poder militar, se ele quisesse, fortalecia uma liderança moderada, negociando e abrindo concessões para o Abbas, e mostrando que ele pode ser um caminho.
Ao optar pelo isolamento e deterioração das condições de vida dos habitantes de gaza e parar de negociar com o Abbas, Israel optou por radicalizar parte dos palestinos.
O problema é esse, não há equiparação de forças, Israel vai decidir pra qual lado esse conflito vai, ficar discutindo o Hamas é secundário, a discussão tem que ser sobre quem tem poder pra mudar isso.
Muito obrigado!
Essa foi uma sincera tentativa de buscar o caminho do meio e ver a problemática por outro ângulo. Funcionou? Depende, naturalmente, para quem perguntar. Ao fim, eu diria que isso não é o mais importante.
Se cada um de nós fizermos esse esforço, estaremos um passo mais próximo do diálogo. Claramente ainda muito distantes, mas sem dúvida mais próximos. ❤
Não há como defender o Hamas, isso é óbvio. Porém tentar amenizar a resposta genocida de Israel, é inaceitável. Há que se mergulhar na forma como os palestinos vem sendo tratados há vários anos, submetidos a um incontável número de humilhações. Enfim, como se costuma dizer, a primeira vítima de uma guerra é a informação.
Amigo, com essa honestidade bem medida, favor, abrar um conal para se contra-por aos parciais !
Pedro, Pedro, veja a quantidade de comentários desfavoráveis ao seu ponto de vista. Aliás, ultimamente isso tem se repetido inúmeras vezes. Voce já parou pra pensar nisso ?
Não vejo por que ele deveria se importar com militontos PTistas agindo de forma coordenada nos comentários. Essa corja só é útil para gerar engajamento e fazer o vídeo aparecer a mais pessoas. De resto, deve ser ignorada. Faz muito bem a equipe do Meio.
Tá cada vez mais difícil escutar o Pedro quando o assunto é o conflito Hamas-Israel. Ele gasta horas falando dos terrorismo do Hamas e do pogrom contra os israelenses, mas gasta segundos falando sobre os crimes de Israel contra o povo palestino. Existe um desequilíbrio brutal de forças entre um lado e o outro e existe um desequilíbrio igualmente grande quando o Pedro faz a análise da situação.
Vejo os comentários e tenho um pouco de pena do Pedro, um homem falando aos ouvidos de quem não quer ouvir.
digo o mesmo. 👏🏼
ele cavou isso pra si. Eu era assinante do canal e cancelei. Ele levou 3 semanas pra tentar passar alguma empatia pelo sofrimento palestino, e pra mim ele fracassou.
@@gigihabib o Pedro é coerente e imparcial, trabalha sobre fatos.
@@vivimattos9182 antes desse conflito, eu também pensava como você. Fui assinante premium do canal, seguidora nas redes, etc. De 3 semanas pra cá, eu percebi um viés tendencioso nele que muito me decepcionou, e o próprio admitiu em videos que é casado com uma judia, e tem colaboradores no Meio que também o são. Mais do que isso: quando acusado na semana passada de nunca se solidariezar com a dor dos civis palestinos, e de não levar jornalistas e/ou especialistas no canal dele para abordar o ponto de vista palestino, ele anunciou que estaria lançando um curso online (pago) sobre a história do conflito. Nunca mais ele verá um centavo meu.
@@gigihabib Cara eu não vi em nenhum momento ele ser insensível com os palestinos ou falar que tudo que Israel faz é certo. E outra para mim um jornalista deixar claro a relação pessoal dele com um assunto faz o contrario de descredibiliza-lo, mostra ética. Acho que o maior problema é que a galera quer que o cara ressoe suas próprias ideias sobre o conflito e se não for igual aí ele é parcial.
Vc é o único jornalista com entendimento da situação real!! Parabéns Pedro
Sempre lúcido, incisivo e equilibrado. Parabéns mais uma vez.
Tem uma parte da esquerda que é radical .que esta virando antissemita. E a direita que é reacionária acha que o Netanyahu esta certo . Absurdo
A Faixa de Gaza é um lugar densamente povoado. 12km x 40. Mais de 2 milhões de habitantes.
Imagine, por absurdo, se o Exército Brasileiro fizesse um bombardeio na Rocinha para combater os traficantes de lá? Wual a probabilidade de matar milhares de civis inocentes?
Isso nunca aconteceria porque as vidas daquelas pessoas inocentes têm grande valor. Por isso o absurdo.
Vários prédios residenciais juntos na Palestina foram bombardeados. Bairros inteiros destruídos. Não é o Hamas escondido por trás de civis.
É o lugar densamente povoado que, se bombardeado, matará milhares de civis. E nenhuma daquelas vidas têm alguma importância.
Provavelmente o Pedro deve ter um pensamento parecido ao do vídeo sobre o que deve ser feito no Rio já que mora lá. Né Pedro? As vítimas são efeitos colaterais certo? Pedro vc é o cara 👏
Os palestinos tem todo direito de ter um país soberano e livre :)
Excelente elucidação! Obrigado 🙏
Agora, Pedro, se é virtualmente impossível que o exercito Israelense faça ataques sem que incentes morram, então será mesmo que Israel pode dar a resposta do jeito que esta sendo feito? Isto é bem complicado.
Pode
Extremamente pertinente,olhando agora e enxergando o depois. Parabéns.
"Neste video eu vou dar a perspectiva palestina". 15 minutos depois, ainda não mencionou uma única vez a colonização e terrorismo do estado de Israel.
Tu tá uma decepção atrás da outra nesses vídeos sobre a Palestina, Pedro. Quem olha até acha que tu é incapaz de reconhecer a violência causada pelo colonizador sobre o colonizado.
Não irão reconhecer isso, mano.
A esquiva será criticar o Hamas para não ter que falar sobre o terror que os palestinos passam e passaram.
Mas isso é só o Meio mesmo: A grande maioria das entidades internacionais reconhecem a limpeza étnica feita por Israel.
@@RomulusRomulus111 Já achei o Pedro tão coerente, mas hoje finalmente entendi o porquê dele ser colunista no Estadão.
@@RomulusRomulus111a maior parte do terror imposto aos Palestinos é pelo próprio Hamas. Veja as pesquisas feitas lá mesmo. Eles mesmo praticam um “apartheid” contra sua população em troca de apoio político.
"15 minutos depois, ainda não mencionou uma única vez a colonização e terrorismo do estado de Israel". Engraçado, porque eu vi o Dória mencionar isso quando contou como Netanyahu se elegeu primeiro ministro (a partir dos 29:00).
@@gabrielschuch1658hahahahaha Pedro e Estadão se transformando aos poucos na nova Jovem Pan
Eu não vi nenhuma das cenas de horror causadas pelo Hamas - decapitações, etc., mas, pelo que me disseram, foi algo simplesmente inimaginável.
Do lado dos palestinos, eu vi a imagem/foto de uma garota usando uma camiseta, bem velhinha e surrada, com a foto do Mickey/Minnie. Ela chora um choro meio represado, segura seus documentos restantes e tem um celular no colo.Vi essa foto no Metrópoles.
Fiquei super chocado com a imagem total dessa garota.
Enviei essa foto para muita gente. Não há sangue nela, mas a composição é de um terror também inimaginável.
É bem provável que essa menina já tenha morrido. Não há dor, agora.
Pedro, você não entendeu até agora que existe diferença entre antissionismo e antissemitismo. Não entendeu que defender um Estado Racial é só racismo. Que achar que sionismo é legítimo é só apoiar um movimento de supremacia racial.
Mas, antes de tudo, não entendeu que dizer que Israel está errado em atacar, ocupar, colonizar, cercar e exterminar uma população inteira não é antissemitismo. É uma questão de humanidade.
O Hamas defende o que mesmo? Só a libertação da Palestina? Não... Ele defende a aniquilação de todas as religiões e a supremacia do Islã. Defende que todos os infiéis sejam aniquilados e que todos se submetam às Leis do Islã. Significa dizer que LGBT+; mulheres não submissas e outras minorias são esgoto puro. Defender o Hamas é pior do que defender o sionismo.
ele entende sim, mas é que tem lado...lado de Israel
A história julgará a todos nós.
é isso Pedro, senti que conseguiu dar uma amarradinha melhor no assunto, é complicado pra caramba mesmo, não vai ser fácil chegar numas boas sínteses sobre esse assunto mas pouco a pouco vai rolando
exatamente. um assunto complexo como esse, realmente não é simples de debater sobre, porém fico feliz que esteja evoluindo com o passar dos vídeos a respeito disso. continue assim. te admiro. 👏🏼👏🏼👏🏼
Tinha ACABADO de ouvir o podcast do Ezra quando fui ver teu vídeo e vc falando da mesma coisa. Adoro o Ezra Klein show... e se quiser mais dicas de shows Americanos, aqui vão alguns:
- Breaking Points: um dos meus preferidos, falam o que tiver que falar sobre qualquer um dos lados
- Left, Right and Center
- The Hill Rising
- The Daily
Pra quem fala inglês e quer saber o que esta acontecendo aqui fora, são ótimas opções de podcasts e RUclips vídeo shows.
SEM MUITO APROFUNDAR NA PARTE RELIGIOSA E NO TEMPO, VAMOS AOS FATOS, QUE CONTRA NÃO A ARGUMENTOS.... ISRAEL CONTRUIU UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, O POVO DE GAZA VIVE A PELO MENOS 20 ANOS PASSANDO FOME.. O QUE VOCÊ ACHA QUE IRIA ACONTECER ,?
Os cara destruíram uma faculdade com qual sentido disso
O áudio dos seus vídeos do ponto de partida estão muito baixos Pedro. Verifique por favor isso pois fica difícil compreender
Parabéns por fazer um jornalismo verídico, de fatos históricos. Quem não gosta é porque não quer ver nem ouvir. Aí fica difícil a comunicação... Não desista, Pedro, precisamos de você.
Me parece bem claro que não gosta é aquele pessoal de extrema-esquerda que tem simpatia pelo Hamas e não quer ver a violência jogada na cara deles.
Aleluia Pedro.
Pedro, entendo a sua situação emocinal ao tratar desse assunto. Tal como você, entendo que não há solução possível sem a saída de Bibi e do Hamas. Tal como você, nã vejo outra alternativa.
isso!!! gente morrendo para o crescimento de grupos menores intolerantes, parece q a humanidade não se cura destas atrocidades
A quantidade de erros de edição e áudio do Meio chama atenção.. Será que não tem alguém que possa solucionar esses problemas ??
Estrategia meu jovem..... Sem acento mesmo...
Pq estrategia? @@lucianosilva2375
Finalmente um comentário mais equilibrado do Pedro Dória sobre o conflito.
👏🏼👏🏼👏🏼
16:27 É brincadeira! A culpa da fome em Gaza não é o embargo feito por Israel! 😂
O embargo de comida e água de nada interfere na fome!
O Hamas pegou todo o dinheiro da merenda e usou pra comprar míssil, fazer túnel e sustentar o luxo no Catar
@@Ary-n2mComo que compra alguma coisa, mano! Vc acha que Israel não controla a entrada de tudo dentro da faixa de Gaza? O armamento dos caras são improvisados, armas de 1990.
Estou com o volume máximo aqui pedro. Essa gravação saiu com volume baixo.
Eu não entendo por que vocês, jornalistas, enfatizam tanto o ataque do Hamas, que, de fato, foi uma tragédia, mas muito menor em comparação com o que Israel está fazendo em Gaza hoje. É possível que após essa guerra, Gaza não exista mais. A desproporção é tão grande que me questiono se o silêncio dos meios de comunicação é ou não intencional.
É intencional. Boa colacação a usa. Há um silenciamento cúmplice
Quando depois de falar do ataque do Hamas vea a vírgula e um mas, já sabemos que trata-se de uma opinião canalha.
@@willian747o que tem em abundância são pessoas que ao falar do massacre em Gaza enchem as frases de mas, só falam da premissa de auto defesa e só falam do fato do Hamas usar os civis como escudos humanos e de como isso faz ser ok tudo que o governo de Israel faz. Seriam esses canalhas também?
Cara eu se eu falar que eu toquei em todos esses pontos que você falou hoje, conversando com meu tio, ele é descendente de árabe. contra os 2 estados, discutimos muito pacificamente, e no final eu cheguei a conclusão que realmente não da pra fazer nada além de lamentar, pois se falar de paz para o extremista palestino ele te chama de traidor, se falar de paz com o judeu extremista ele te chama de traidor, é até perigoso.
E enquanto isso os brasileiros aguardam todo esse tempo para sair da palestina, na fronteira do Egito. Mas não adianta fazer nada que não há paz.....bla bla bla
E olha que o Hamaz não está impedindo a saída das pessoas. Diante disso, de toda essa insanidade, a minha voz vai falar pelos que não tem voz.
Mais um vídeo que não coloca a raiz do problema no expansionismo e repressão israelenses. Uma vez mais, para o Pedro, os palestinos de Gaza estão sendo dizimados principalmente por causa do Hamas.
A quantidade de anúncios inseridos no vídeo assusta.
Eu sinceramente me pergunto se a equipe do MEIO lê os comentários aqui, pq é nítido o aumento dos comentários de decepção com a forma que certas pautas são tratadas. Ou vcs não lêem, ou vcs não ligam. Eu espero que seja a primeira. 😢
Pois é, Daniel, tal fato tb me inquieta.Será que não percebem a reação das pessoas? Eles mantém o mesmo tom e as mesmas defesas ao indefensável. Isso tem me deixado assustada.
@@neilzabarreto1390 tb me entristece, eu tinha este canal como referência em canais de opinião e inclusive recomendava para outras pessoas, mas agora se torna inviável continuar contribuindo com este canal. Uma pena 😔
Tanto leio que estou saindo fora.
Oi Pedro! No meio de tanto comentário negativo, eu queria deixar registrado meu agradecimento pela análise! Nenhuma mídia me faz refletir tanto como o Meio faz. Muito obrigada pelo bom trabalho.
isso mesmo.
Gente, você tá precisando ler mais. O que faz a gente refletir de verdade, é ver opinões diversas e diferentes das nossas! Um veículo de comunicação (e não uma mídia) sozinho, não deveria ser o responsável pelo seu senso crítico.
Parabéns, sou de esquerda, apoio os palestinos sem hamas, ótimo video, expos os erros de Israel, e o problema que é o hamas, e não apoiou nem o fim de Israel nem Palestina.
Eu sempre falo da paixão entre Netanyahu e hamas, como eles se alimentam.
Um agradece a existência do outro, um só existe por causa do outro. Trouxa de quem não ve.
Cara, esse video é pura propaganda sionista, papo mole para justificar limpeza étnica e genocídio. O Hamas é o que é por um desígnio de Israel. Tu acha que quem está no controle da água, comida e eletricidade de uma população miserável, em estado de insegurança alimentar severa, desnutrida, ignorante, violentada, não exerce controle político sobre essa população? O discurso de que o Hamas é uma ameaça além do controle israelense é ridículo. Os líderes do Hamas estão no Qatar sãos e salvos enquanto crianças são assassinadas aos milhares pelos carniceiros supremacistas do IDF. Tu acha que a Mossad e CIA não teriam capacidade de eliminar esses líderes e acabar com o conflito imediatamente? Mais ridículo que o discurso desse Pedro só a inteligência do seu público que não é capaz de enxergar a piada e se deixa enganar.
Quando a emenda sai pior que o soneto
Vídeo por vídeo, vc foi em alguma "apresentação " de vídeos das mortes de civis palestinos?
Não precisa, basta entrar na internet para ver, é o que mais tem. O Pedro explicou que o vídeo mostrado no Consulado de Israel contém imagens que não estão na internet, porque a tradição de não mostrar corpos e restos mortais é algo que vem da religião judaica e que se tornou cultural.
Crianças trucidadas na Palestina. Que levantemos nossas vozes para falar por elas.
Pedro, após terminar o vídeo, passei a concordar com o comentário feito pelo assinante. Você passou todo o tempo do vídeo, argumentando e justificando os ataques de Israel e as mortes de civis. Você está na mesma linha do Pontual, na globonews. Você está errado. Se a estrutura do Hamas está abaixo da população, a estratégia de combate de Israel deveria ser diferente.
falai explert, qual?
ele disse com toda clareza exatamente o que vc sugeriu, que a estratégia de Israel deveria ser diferente, com ataques apenas aos líderes do hamas, de modo a não atingir civis palestinos
Adoro os seus vídeos desde muito! O som tem sido muito baixo
Olho por olho e o Pedro ficou cego uma pena
Nada Justifica a atrocidade do hamas. Hamas tem ser destruído.
Para o povo palestino, 76 anos de humilhação, Apartheid e perda gradual de suas terras, justifica.
Conteúdo excelente, como sempre, mas SOM BAIXÍSSIMO! (aliás, como o vídeo da colega do Meio).
Tento ouvir com fone de ouvido, na academia, por exemplo... impossível!
Verdade, som muito baixo
realmente, ele deveria prestar atenção no áudio, fora que ele acaba falando bem baixo as vezes só complica.
Pedro, não sei o que está acontecendo, mas em alguns vídeos recentes do Canal Meio, incluindo este seu aí, está com o áudio muito baixo. E isso não são settings de nossos computadores/gadgets, uma vez que quando aparecem os intervalos comerciais no meio o volume fica no nível certo…
Deve se algum clickbait. Esse jornalista sabe q existem Palestinos?, pelo q observei neste quase um mês, parececq não. para os jornalistas do meio e outros, o importante e a voz de Israel. Parabéns vcs fazem a diferença
O canal deveria mudar de Meio para Relativizando fatos
13:56 Será que isso tá relacionado ao cerco que Israel faz em Gaza?
Mentira sobre a quantidade de comida que entra em Gaza: A quantidade de comida que entra é contada em calorias racionada por Israel.
E o mundo aceitou uma Copa do Mundo no Catar!
E porque é que não se fala em sanções e boicotes contra esse país?
Pedro e pessoal do Meio, vocês precisam ganhar muito, muito bem ou amarem em extremo este trabalho para suportar tantas bobagens nos comentários. Salvo as excessões de sempre, que show de horrores!!
Mas, continuem. Força.
Não to conseguindo mais ouvir videos sérios no RUclips. O áudio é muito baixo pro meu cel, e os anúncios gritam. Meu volume fica no máximo e ainda assim é difícil ouvir.
13:21 - o Pedro fala que é compreensível que a população jovem de Gaza apoie o Hamas já que as escolas ali são estruturadas e ministradas pelo Hamas. Será que o fato de palestinos em Gaza serem subjugados há décadas pelo Estado Israelense não precede e é mais relevante ao fato do Hamas 'ter controle' sobre o que é ensinado nestas escolas?
Ha decadas gaza eh administrada pelos palestinos. Ao inves de investir em infraestrutura, compraram armas. Me diz, se for livre hoje, pode gaza sobreviver sem israel? Israel foi muito ingenuo pois manteve a estrutura basica pra um povo que so odeia eles.
@@lucianobarroqueiro5894como que são os palestinos que comandam Gaza, se é Israel que permite o que vai entrar ou não lá?
As armas de Gaza são de 1990. Eles improvisam.
Israel é a maior potência bélica do Oriente Médio, apoiada pela maior potência bélica do mundo. É por isso que eles fazem o que fazem.
Eles não podem nem ter empresa e o ignora te ali vem falar em investir em infraestrutura hahaha 80% do povo precisa de ajuda humanitária pra não passar fome, e ele vem falar em infraestrutura
@@RomulusRomulus111que gracinha vc , com dó de terrorista .
Concordo com o Rodrigo, que fez o comentário no vídeo anterior. E até onde assisti este vídeo (perto do minuto 35), o Pedro continua fazendo justificativas enviesadas. E tudo bem ter viés, até porque ele foi transparente ao assumi-lo algumas semanas atrás. O problema é não reconhecer que seu viés LIMITA SUA ANÁLISE. Assumir o viés é um passo, mas falta reconhecer a limitação da análise pelo viés. Ao invés de convidar um especialista para conversar e ouvirmos um outro viés, o Pedro insiste nas jutificativas à reação de Israel ao Hamas e ao 'dano colateral', que mata centenas de cidadãos palestinos, em grande parte crianças, todos os dias há algumas semanas. O vídeo 'Vamos falar dos palestinos?' fala mesmo é do Hamas. Será um ato falho?
🎯
O pior é ele tratando os dois civis dessa guerra "a ele me atacou" levantando os bracinhos e fazendo voz fininha, isso não lembra alguém que falava de uma certa gripezinha?
Bem pouquinho parcial❤❤❤❤
Agora vc já entendeu o editorial do Meio 😉
Logo após os ataques terroristas do Hamas, Israel deveria lançar pétalas de rosas em Gaza e cantar John Lenon
Oi Pedro! Eu adoro suas análises e as informações que trás. Te acompanho a pouco tempo, te conheci através dos seus comentários no MyNews com o Tabet. Gostaria de te ouvir falar sobre proporcionalidade. Vi um vídeo esses dias sob a Operação Praying Mantis aka aquela vez em que o exército americano extinguiu basicamente 50% da marinha Iraniana. Pensando nisso, queria te ouvir falar sobre a proporcionalidade dos contra-ataques de Israel ao Hamas.
Nem sei se vai ler meu comentário, mas te peço isso sem qualquer pretensão de soar crítico a sua visão: Concordo com você em gênero, número e grau sob as atrocidades do Hamas e sobre a complexidade da situação, mas algo que sempre parece se perder em meio as guerras que estudamos na história é justamente a questão da proporcionalidade da resposta (no campo de combate militar mesmo). Como você analisaria as atuais ações de Israel em vista das atrocidades cometidas pelo Hamas?
Peço a análise do lado de Israel pois é o lado em contra-ataque, e também porque me é óbvio que se o Hamas tivesse poderio militar similar ou maior que o de Israel, eles atacariam com absolutamente tudo que pudessem - "proporcionalidade" não faz parte do vocabulário do Hamas. Desde já agradeço caso leia, te admiro muito! Grande abraço :)
É incrível como Pedro Doria pega muito leve quando vai falar do sofrimento dos palestinos. Parece haver uma dificuldade mesmo de adentrar e expor a violência sobre o povo palestino, uma lacuna no testemunho, o que pode ser uma dificuldade de identificação empática.. Eu não sei você, Pedro, conhece a obra de Norman Finkelstein, principamente o livro sobre Gaza. Mas se conhece, seu relato sobre os palestinos trai a complexidade e o martirio vivido pelos palestinos. Se não conhece, deveria imediatamente ler. É uma exigência ética e intelectual. Você se propõe a falar dos palestinos e retorna imediatamente ao ponto de vista israelense (uma compulsão cognitiva que trai o próprio título video) . Sua leitura soa muito enviesada e altamente contaminada por jargões e clichés, além do tom beirar o cinismo ("imagem de velhinhos..'). Israel não busca exterminar somente o Hamas. Há atos genocitários e limpeza étnica. Illan Pappé é contudente nisso. Há uma política de vingança e de terror pelo medo (vide Finkelstein) com efeitos de disuassão.
Mas venhamos que se o objetivo do líder palestino eleito o hamas é eliminar o povo , milhares de pessoas em Israel, milhares de judeus, o outro vai querer te eliminar também, não? nada mais natural. Os lideres cagam e o povo morre, sempre assim pra nos sempre resta chorar.
Não vai resolver, não vai mesmo. Essa situação é uma injeção de rancor.
Injeção de rancor no mundo todo... Eu não me reconheço.
A muito tempo o Meio vem me decepcionando e quanto mais no meio o Pedro diz ficar mais a direita ele vai ficando
Se quer consumir manipulação de esquerda partidária, vá ver conteúdo do Brasil 247. O Meio não é para quem quer ser gado. 🐮
Esse Dória é igual a Rosa Weber nos seus votos,vai falando,falando aí se pensa que ela vota sim ou não,ai no voto nao é aquilo que ela fez você pensar que seria. 😂😂😂
Free free 🇵🇸
Continua vai, quero ver
@@benchi70 free free 🇵🇸
Não tem coragem não é?
@@benchi70 já comentei já
Então não conhece o resto do refrão.
Eu choro a morte dos Palestinos em Gaza, mas se o líder deles diz que quer exterminar Israel, Israel não vai esperar a morte. Além de não querer a paz eles não solta os reféns.
Chora mesmo?!
Choro de crocodilo hehehe não pode colocar “mas”, depois de morte.
Muito obrigada pelo esforço de estabelecer a paz e o diálogo!
E a mantença dos brasileiros ali. Nem o Hamas está impedindo. E continuam ali expostos não só às bombas, mas também com a limitação de recursos de subsistência necessários à vida, como água, comida, remédios. Então cai por terra esse argumento das mortos inevitáveis de inocentes.
Tá mais parecendo discurso com uma tentativa muito forçada de fazer um malabarismo para não dizer que é sionista, mesmo que todas as evidências linguísticas de argumentação apontem para o oposto
Nada a ver. Acorda cara. Os dois lados estão errados
Muito bom trazer algo assim, Pedro. Pesquisa saída do forno.
Reclamação técnica sobre seus vídeos: o volume do áudio é MUITO BAIXO. Eu, por exemplo, escuto o vídeo à noite, após meu filho dormir. Preciso aumentar o volume para escutar de forma satisfatória enquanto faço outras coisas. Vai tudo bem, até entrar uma propaganda com a altura do volume TOTALMENTE DIFERENTE, muito mais alto que o vídeo. Tenho de correr para abaixar o volume, para logo em seguida aumentar de novo para continuar a ouvir seu vídeo. Isso não é normal, há um problema pequeno na edição, fácil de ser resolvido e necessário para uma boa experiência dos seus vídeos.
Verdade!! Estava assistindo vídeos no notebook e quando coloquei no canal não dava pra ouvir nada. Tive que desligar e assistir pelo celular. Com certeza há algum problema porque o som do Meio estava totalmente discrepante dos outros canais do RUclips
Ia fazer a mesma observação. E acrescento. Nos Vídeos do canal como um todo: "Cá entre nós , Curadoria e Popcorn. Eu sei q há uma relação de qualidade, mas se o áudio não bater o teto e nenhum de vcs for expressivo feito um pastor neo pentec não tem porque manter um áudio tão baixo.
Minha recomendação, antes de renderizar, passa um Normalize no áudio. Não estraga e mantem a modulação. O q estraga é compressão e mesmo assim, só quando exagera. 2:1 não faz mal nenhum (mas lembra de compensar o ganho depois😅)
O som ta muito baixo
Chame a Monique Sochaczewski, uma das principais especialistas nessa região.
Sobre essa questão o Pedro calado é um poeta. Essa insistência em justificar o genocídio praticado por Israel em Gaza, é muito hipocrisia e desumanidade.
Como é patético ver gente apoiando guerra. Principalmente gente que não está no meio dela.
Não conhecia seu trabalho jornalístico, mas após uns 4 meses acompanhando o canal, me identifiquei com sua maneira centrada e bons argumentos. Não que concorde com tudo, mas a capacidade de vc nos fazer pensar ao mostrar os fatos, isso eh impagável e raro. Parabéns
um dos poucos comentários sensatos.
Boa noite. O som está baixo
Concordo com o comentario do Colega.
Minha desconfiança com esse canal sempre esteve corretíssima, tenho um faro pra cinismo incrívelmente bem apurado!!!!
E serio que é isso que o Pedro falou sobre os Palestinos?
O que vc tem a dizer, exatamente?
Fraco pra caralho, né?
O som tá muito baixo!
12:21 "... A gente tá falando de uma classe média [palestina, em Gaza] com ALGUMA DIFICULDADE." - será que essa 'ALGUMA DIFICULDADE' teria relação ao fato de Israel subjugar a população em Gaza HÁ DÉCADAS, Pedro? 🤔
OK, imaginemos que eles sejam independentes hj. Israel corta todo o fornecimento deles, algo que esta no direito de israel, israel nao eh obrigado a comercializar com ninguem, e ai. Quem vai dar agua pra eles? Nem agua eles tem. Egito nunca ajudou e vai continuar nao ajudando. Ira so da armamentos pra eles.
É isso, Pedro. Lamentavelmente é isso. O grande problema é o Irã. Este é o grande inimigo da paz. Sem Irã, o Hamas se desorganiza. Penso eu.
Catar
O grande problema para a paz no oriente médio é os EUA seguidos de perto pelo estado naziterrorista de Israel.
@@gelsoncardoso3089 alienado
@@danielrasch2916 alienado é quem ignora q Israel bombardeia hospitais e escolas, mata crianças e à população civil bombardeando campos de refugiados.
Alienado é quem ignora anos de humilhação e tomada de territórios tanto na Cisjordânia como em Gaza que o governo de Israel impõe aos palestinos. Alienado é a pessoa que ignora que Israel está fazendo uma limpeza étnica e um extermínio em gaza.
Israel é sim um estado nazista e está fazendo com os palestinos o mesmo que fizeram com eles na segunda guerra.
"É preciso construir esse encontro com os Palestinos "
"A Nabka precisa estar na mesa"
"É claro que eu tenho que chorar a morte das crianças palestinas"
" É hora de chorar os mortos"
"Não importa quem são esses mortos".
"É fundamental que a gente enquanto sionistas assuma a defesa do estado Palestino"
Michel Gherman no debate sobre o filme O último dia de Yitzak Rabin"
Pedro Doria foi o mediador.
E ouviu tudo isso de um judeu sionista.
Que é justo em suas análises e colocações.
Porisso convence.