Resposta de um médico ao Ciência Todo Dia - A Crise das Superbactérias Explicada

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 окт 2024

Комментарии • 27

  • @CienciaTodoDia
    @CienciaTodoDia 6 лет назад +103

    Muito obrigado por fazer essa vídeo resposta!
    Acho que por ser de outra área eu não tive noção de o quão importante eram essas informações que você cita. A ideia do vídeo era dar uma imagem geral sobre as consequências do uso errado de antibióticos e como isso pode ser perigoso, mas reconheço que faltaram as informações que você citou e peço desculpas por não ter ido mais a fundo no meu vídeo.
    Mas de qualquer forma, obrigado mais uma vez por essa vídeo resposta! Vou indicar ela a todos que quiserem se aprofundar mais no tema! Parabéns pelo vídeo!

    • @TeoriadaMedicinagplus
      @TeoriadaMedicinagplus  6 лет назад +29

      Sua reação só confirma o que falei no vídeo sobre você ter uma mentalidade realmente científica, Pedro! Que bom que entendeu a motivação construtiva da resposta, fico realmente feliz com isso. Vou continuar também acompanhando seu canal e me esforçando para melhorar o conhecimento científico em nosso país. :) Um grande abraço!

    • @adv.valquiriavaladao
      @adv.valquiriavaladao 6 лет назад +14

      Ciência Todo Dia, eu não conhecia o seu canal, mas vou começar a segui-lo. Por causa desse vídeo do Teoria da Medicina dei uma olhada lá e achei muito bacana. E essa sua resposta mostra a sua grandeza. Parabéns ao Ciência Todo Dia e ao Teoria da Medicina, ambos focados em servir à ciência e à divulgação científica! 👏👏👏👏👏

    • @Christian-zw1xu
      @Christian-zw1xu 6 лет назад +5

      Teoria da Medicina A crítica não me pareceu construtiva; primeiro em querer que um canal como o Ciência Todo Dia que é dedicado a despertar o interesse do público em geral tivesse discernimento profundo no assunto, o que no meu entender (que também sou médico) atingiu bem seu objetivo e nisso ele está de parabéns. Meu tio avô que era bacteriologista (era o nome dado na época) desenvolveu a primeira penicilina (literalmente caseira) no Instituto Vital Brasil; era amarelada, brilhante e tóxica, mas salvava crianças com pneumonia cujo o tratamento alternativo era o cataplasma (algodão umidecido e aceso no copo colocado na pele do dorso). Ou seja nenhum. Crianças morriam mesmo como ele falou. A medicina melhorou muito, antes nossos colegas ancestrais apenas eram chamados para dar o óbito junto com o Padre local. Éramos assistencialistas apenas. Sim, tanto as penicilinas quanto as tetraciclinas foram um marco na nossa história e temos que valorizar isso. Seria injusto pensar que nossa civilização continuaria sem estes medicamentos. Demos um passo enorme na medicina.
      Quanto a mostrar links de artigos médicos no final pareceu esquisito demais. Vamos deixar isso para quando estivermos nos congressos. Nosso papel na sociedade é orientar e não ensinar.
      Acho que poderia ter enviado um e-mail privado apenas ou feito um comentário no vídeo postado se achasse tudo isso aí que está dizendo.
      Parabéns Pedro e ao seu canal. Continue a contribuir com a divulgação científica.

    • @PMfixman
      @PMfixman 4 года назад

      Achei aw posturaw destes 2 profissionais exemplares. Antes de mim um médico opinou de forma negativa a este vídeo de reação. Há que se respeitar o direito dele opinar, mesmo achando que ele comete um equívoco. O Pedro Loss aceita i envio deste vídeo pq entende, perfeitamente bem, que enviar-lhe somente uma mensagem privada não iria alcançar o mesmo resultado que, agora, foi obtido, ou seja, uma muito respeitosa argumentação e explicação sobre o que faltou no vídeo que o originou. Tanto é que o próprio Pedro aceita a atitude deste médico e inclui que indica esta matéria a seus inscritos. Eu sigo o Ciência Todo Dia há muito tempo e só tomei conhecimento deste canal agora. É pena; no momento já faz 1 ano que não há postagens. Espero que os motivos sejam, de alguma forma, por algo de melhor que tenha acontecido a ele. De qquer forma fiz minha inscrição; se voltar a haver vídeos eu ficarei sabendo. Enquanto isso vou, aos poucos, explorar os vídeos disponíveis.

  • @alvarovitorxp
    @alvarovitorxp 6 лет назад +7

    Parabéns pela iniciativa Augusto. Vídeos como esse são muito importantes* para o progresso e consolidação do conhecimento científico e da saúde pública. Outro ponto que é interessante nesse contexto é o processo análogo de perda de eficácia terapêutica mediada por resistência viral que os fármacos antrirretroviais vem passando nos últimos anos. Esse quadro se torna ainda mais grave devido a cronicidade característica da doença e reforça ainda mais a necessidade de medidas voltadas para a prevenção dos vulneráveis e manutenção do rigor terapêutico-posológico por parte dos pacientes** que o HIV demanda.

  • @igorlucas7270
    @igorlucas7270 6 лет назад +10

    Ótimo vídeo! Sou inscrito no canal ciência todo dia e encontrei esse canal pelo anatomia fácil, com certeza vou repassar esse vídeo para que chegue ao Pedro. Seria uma boa a junção de pessoas que falam de coisas diferentes no RUclips e fizessem vídeos. Paulo Jubilut que é professor de biologia já fez vídeos com um professor de física. Pq não uma junção do Pedro e vc? Seria uma boa. A forma com que vcs dois explicam é muito boa.

    • @TeoriadaMedicinagplus
      @TeoriadaMedicinagplus  6 лет назад +5

      Seu comentário me faz refletir bastante, Igor (em um bom sentido). Esses dias o Pirula fez um vídeo chamado "papo sério" ou algo assim, em que critica a quantidade de desinformação sendo propagada na Internet. Uma das formas de resolver este problema, a meu ver, é justamente unindo quem está comprometido com a divulgação científica verdadeira, com a disseminação dos fatos e informações embasadas. Talvez eu aproveite o embalo e faça uma vídeo resposta ao Pirula pra sugerir essa solução também. :) Obrigado pelo comentário!

    • @igorlucas7270
      @igorlucas7270 6 лет назад +2

      Teoria da Medicina de nada, se conseguiu ajudar em alguma coisa, já é algo bom. A propósito, enviei esse vídeo no vídeo de Pedro e percebi que vc tb o fez. Fazer vídeo em resposta a outros RUclipsrs ou até msm fazer vídeos juntos, seja cada um em sua casa como foi feito com Rogério Gozzi ou ambos no mesmo lugar é uma coisa ótima,pois atinge pessoas inscritas nos dois canais, ajuda com a divulgação científica e une duas áreas distintas que podem e devem andar de mãos dadas.

  • @mariaalice2244
    @mariaalice2244 3 года назад

    amei seu vídeo! gostaria muito que voces voltassem com o canal, me ajuda muito nas provas. pena que so tem um video de fisiologia cardio, e a prova é terça :S

  • @arnolddealmeida5532
    @arnolddealmeida5532 6 лет назад +1

    Que lindo ❤️te amo 💙Augusto!

  • @lauragoiaba
    @lauragoiaba 6 лет назад

    Muito bom esse vídeo! Obrigada!

  • @urielamaro6194
    @urielamaro6194 6 лет назад +3

    Muito bom video mas só uma cerrecção: é "microbiota", não flora microbiana! As bacterias não são plantas kkk É um erro bem común os médicos dizer isso kkkk
    Mas parabéns pela informação.

    • @TeoriadaMedicinagplus
      @TeoriadaMedicinagplus  6 лет назад +3

      Obrigada pela correção, Uriel! Já tinham nos informado sobre esse erro, realmente o termo flora não faz muito sentido nesse contexto. Abraço!

    • @RRMidnightCrow
      @RRMidnightCrow 5 лет назад

      São animais?

    • @matheusalmeida9203
      @matheusalmeida9203 3 года назад

      @@RRMidnightCrow No caso das bactérias, são moneras

    • @dnadomundo
      @dnadomundo 3 года назад

      @@matheusalmeida9203 Reino monera não é mais usado hoje dia, as bactérias fazem parte do reino Eubacteria, juntamente com as cianobactérias, já as arqueias ("bactérias" extremófilas) agora estão no Reino Archaebacteria

  • @inlucas1
    @inlucas1 6 лет назад +3

    Você também cometeu um equívoco ao citar das bactérias resistentes. Acho melhor abordar seu erro por e-mail, talvez a Rosangela não tenha abordado com você em aula. Att

    • @TeoriadaMedicinagplus
      @TeoriadaMedicinagplus  6 лет назад +1

      Qual equívoco? Que Rosangela? Não recebemos esse e-mail, esqueceu de mandar? Ou será que não veio? De onde vim, onde estou, pra onde vou? .-.

    • @inlucas1
      @inlucas1 6 лет назад

      Profª de Microbiologia da FCMS/JF. O e-mail já foi encaminhado para esse endereço logo abaixo do vídeo (como SPAM?!). Att.

  • @gabrielmarques8519
    @gabrielmarques8519 6 лет назад

    A partir de 2010, no Brasil, só tomaria-se remédio com receita médica, como as pessoas conseguem tantos antibióticos e tomam exagerado? É somente por pressão no médico?

    • @TeoriadaMedicinagplus
      @TeoriadaMedicinagplus  6 лет назад

      Acreditamos que por vários motivos. Há prescrição exagerada sim por parte dos médicos, não só por pressão dos pacientes mas também por preguiça e falta de paciência do profissional em acompanhar o caso antes de tomar uma conduta mais agressiva, como sugerimos no vídeo. Algumas vezes, também, não é culpa do médico: o ambiente onde ele está (por exemplo, uma emergência onde ele dê plantão apenas uma vez por semana e não possa ver o paciente nos próximos dias) às vezes não permite esse seguimento clínico, e aí se opta por "super tratar" e não "sub tratar".
      Também temos que lembrar que vivemos no Brasil e, infelizmente, aqui tem jeitinho brasileiro pra tudo. Já vi farmácias vendendo antibiótico sem receita, isso não é incomum. É uma pena, mas tudo isso contribui para o uso exagerado desses remédios.

    • @gabrielmarques8519
      @gabrielmarques8519 6 лет назад

      Teoria da Medicina muito obrigado por responder. Tomara que esse jeitinho brasileiro acabe. Na minha opnião é uma imagem ruim que espalhamos para os outros países, e não é uma vergonha só para os outros países, mas também para o nosso. Já viu o vídeo do Nerdologia sobre Jeitinho Brasileiro?

  • @MarcoAntonio-fe1fv
    @MarcoAntonio-fe1fv 5 лет назад +3

    Amigo.
    Acho que a intenção do Pedro não foi dar uma aula sobre bactérias, e sim dar uma "pincelada" que ela existe. O negócio dele é física e nisso é super competente. Sabe muito....
    Acho que fazer um vídeo resposta criticando o vídeo do Pedro, e de uma maneira enfadonha (não consegui ver até o final seu vídeo), tentando se auto promover em cima do ótimo canal CIÊNCIA TODO DIA, às custas do Pedro, não foi legal.
    Entenda como critica construtiva, foco que tenta passar .
    Em tempo: O comentário abaixo do Pedro foi muito elegante.

  • @gilmardea.franca7178
    @gilmardea.franca7178 6 лет назад

    Augusto, você é um dos poucos médicos que eu casaria...Mas...
    P.S: Além de humilde e inteligente, essa sua voz ❤❤❤